SóProvas



Prova UFV - 2016 - UFV-MG - Auxiliar em Administração


ID
2549911
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Um servidor público, nascido em 10/10/1963, ingressou no cargo de Auxiliar em Administração em uma Universidade Federal em 10/10/1986, dia do seu aniversário. Considerando que não houve outras contribuições à previdência além das referentes ao cargo ocupado nessa instituição e o fato de que esse servidor não mudou de cargo durante sua carreira, sua aposentadoria por tempo de contribuição com proventos integrais com data mais próxima será em:

Alternativas
Comentários
  • O salário-de-benefÌcio È apurado pela média dos 80% maiores salários de contribuição, com a utilização obrigatória do fator previdenciário, exceto nos casos de preenchimento das condições fôrmulas 95 e 85, introduzida pela MP 676/2015, e a renda mensal do benefÌcio È de 100% do salário de benefÌcio. ( fonte: estratégia concursos)

  • CF, art 40 poderão se aposentar:

    III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:

    a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

    b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição

     

    EMENDA CONSTITUCIONAL 47

    Art. 3º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40 da Constituição Federal ou pelas regras estabelecidas pelos arts. 2º e 6º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998 poderá aposentar-se com proventos integrais, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condições:

    I trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;

    II vinte e cinco anos de efetivo exercício no serviço público, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria;

    III idade mínima resultante da redução, relativamente aos limites do art. 40, § 1º, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal, de um ano de idade para cada ano de contribuição que exceder a condição prevista no inciso I do caput deste artigo.

  • Essa questão trás mais de um conceito embutido na mesma alternativa, o que elevou o números de erros.

    Para resolver essa questão deve-se está de olho:

    1° na idade do trabalhador;

    2 ° tempo de contribuição;

    3° na regra 85/95


    Se for aposentar-se por idade, será somente em 2023, quando completa 65 anos.

    Se for por tempo de contribuição, que é por 35 anos, deve-se ser em 2021. Mas se quer aposentadoria integral, sem aplicação do fator previdenciário, logo deve-se esperar até 2022, quando completa a regra 85/95, pois temos que +59=95.

  • MUITO BOA ESSA QUESTÃO !

  • GABARITO: C

     

    Questão: Um servidor público, nascido em 10/10/1963, ingressou no cargo de Auxiliar em Administração em uma Universidade Federal em 10/10/1986, dia do seu aniversário. Considerando que não houve outras contribuições à previdência além das referentes ao cargo ocupado nessa instituição e o fato de que esse servidor não mudou de cargo durante sua carreira, sua aposentadoria por tempo de contribuição com PROVENTOS INTEGRAIS com data mais próxima será em: 

     

    De acordo com as normas vigentes, o homem precisa ter 35 anos de tempo de contribuição.

     

    O servidor completou 35 anos de tempo de contribuição em 2021 com 58 anos de idade

     

    Regra 85/95 ( 95 = homem)  = 35 + 58 = 93 - PROPORCIONAL

     

    Para receber o provento INTEGRAL, precisa a soma ser igual a 95.

    Portanto:

    Em outubro de 2022, o servidor completou 36 anos de contribuição com 59 anos de idade:

    36 + 59 = 95 - INTEGRAL

     

    HOMEM 95: Se fizer 95 pontos, o FATOR PREVIDENCIÁRIO deixa de ser OBRIGATÓRIO.

     

     

    Em 31/12/2018 a REGRA será 96/86concurso de 2019

    Em 31/12/2020 a REGRA será 97/87

    Em 31/12/2022 a REGRA será 98/88

    Em 31/12/2024 a REGRA será 99/89

    Em 31/12/2026 a REGRA será 100/90

  • A questão não tem resposta correta, pois em 2022 a regra não será mais 85/95 e sim 88/98 =/

  • Conforme determina a Emenda Constitucional n. 47/2005 juntamente do texto da CF, o servidor deveria:

    a) ter 35 anos de contribuição e 60 de idade; ou

    b) nos termos do inciso III do art. 3º da EC 47/05, para cada ano de contribuição que superar o mínimo de 35, reduzirá um ano no limite etário.

    Dessa forma, como ele completou 36 anos de contribuição, o limite mínimo etário reduziu em um ano, resultando em 59 anos de idade.

    a) ERRADA;

    b) ERRADA;

    c) CORRETA;

    d) ERRADA.

  • Questão nível procurador previdenciário. Para técnico tiram o coro; para cargos jurídicos, passam o pano. Proporcionalidade passa longe quando se fala em concursos de nível médio.

  • Questão nível procurador previdenciário. Para técnico tiram o coro; para cargos jurídicos, passam o pano. Proporcionalidade passa longe quando se fala em concursos de nível médio.

  • Meu Deus, cobrar regra de transição antiga para cargo técnico...

    Eu entendo se as provas futuras cobrarem as regras contidas na emenda 103, pois vão ser bem recentes e importantíssimas para a história da previdência, porém cobrar emenda 47 e 41... Aí já é demais!


ID
2549914
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir em relação à Lei nº. 12.618/2012, que trata do regime de previdência complementar para os servidores públicos: 

I. Os servidores que ingressaram no serviço público em data anterior ao início da vigência do regime de previdência complementar poderão fazer opção pela adesão ao referido regime.

II. Os servidores que ingressarem no serviço público a partir do início da vigência do regime de previdência complementar e que tenham remuneração inferior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social serão automaticamente inscritos desde a data de entrada em exercício.

III. O participante poderá requerer, a qualquer tempo, o cancelamento de sua inscrição, nos termos do plano de benefícios do regime de previdência complementar. 


Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA B, I e III corretas.

    Lei 12.618-12, "Art. 1o  É instituído, nos termos desta Lei, o regime de previdência complementar a que se referem os §§ 14, 15 e 16 do art. 40 da Constituição Federal os servidores públicos titulares de cargo efetivo da união, suas autarquias e fundações, inclusive para os membros do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do Tribunal de Contas da União.

    § 1º Os servidores e os membros referidos no caput deste artigo que tenham ingressado no serviço público até a data anterior ao início da vigência do regime de previdência complementar poderão, MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA OPÇÃO, aderir ao regime de que trata este artigo, observado o disposto no art. 3o desta Lei. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.183, de 2015)  ITEM I- CORRETO

    § 2º Os servidores e os membros referidos no caput deste artigo com remuneração SUPERIOR ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, que venham a ingressar no serviço público a partir do início da vigência do regime de previdência complementar de que trata esta Lei, serão automaticamente inscritos no respectivo plano de previdência complementar desde a data de entrada em exercício.         (Incluído pela Lei nº 13.183, de 2015) -  ITEM II INCORRETO, pois fala "inferior"

    § 3º Fica assegurado ao participante o direito de requerer, a qualquer tempo, o cancelamento de sua inscrição, nos termos do regulamento do plano de benefícios.         (Incluído pela Lei nº 13.183, de 2015) ITEM III - CORRETO

     


ID
2549917
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 8.112/1990, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as três fases do processo disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

     

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

     

    II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

     

    III - julgamento.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Lembrando que as fases do Procedimento Sumário são um pouco diferentes:

     

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

     

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração; 

     

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

     

    III - julgamento. 

  • A presente questão deve ser resolvida à luz do que estabelece o art. 151 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

    II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

    III - julgamento."

    Logo, dentre as opções fornecidas pela Banca, a única que se mostra correta é aquela indicada na letra D.

    Todas as outras apresentam etapas de julgamento que destoam do figurino legal, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: D


ID
2549920
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora ingressou no cargo de Auxiliar em Administração em uma Universidade Federal em agosto de 2015. Em janeiro de 2016, teve filhos gêmeos e foi orientada a requerer o benefício de auxílio natalidade que, nesse caso, de acordo com a Lei nº. 8.112/1990, deverá ser pago no valor equivalente:

Alternativas
Comentários
  • Correta, C

    Lei 8.112/90 - Do Auxílio-Natalidade


    Art. 196.  O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.


    § 1o  Na hipótese de parto múltiplo, o valor será acrescido de 50% (cinqüenta por cento), por nascituro.


    § 2o  O auxílio será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público, quando a parturiente não for servidora.

  • Auxínio-Natalidade -> quantia equivalente ao MeNor Vencimento do servidor(a) Público.

  • Questão trata do auxílio-natalidade e deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 196, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 196. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.

    §1º Na hipótese de parto múltiplo, o valor será acrescido de 50% (cinquenta por cento), por nascituro.

    O contexto narrado na questão se amolda ao dispositivo legal sobredito. Logo, acertada a alternativa “C”.

    A alternativa “A” está incorreta, tendo em vista que foi hipótese de parto múltiplo, ensejando o acrescido de 50%.

    As alternativas “B” e “D” estão incorretas. O acrescido é de 50%.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.


ID
2549923
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Um servidor público ocupa o cargo de Assistente em Administração em uma Universidade Federal desde agosto de 2013. Ele possui graduação em Administração de Empresas e recebe o Incentivo à Qualificação no valor correspondente a 25% do seu vencimento básico. Em dezembro de 2016, esse servidor concluirá o curso de Mestrado em Administração Pública, que tem relação direta com o ambiente organizacional em que atua. Esse título lhe possibilitará um percentual de Incentivo à Qualificação de:

Alternativas
Comentários
  • Qual é o embasamento para esta questão?

  • Estou acompanhando aqui tem um tempo... letra B

  • COISA ESTRANHA ESSA...

  • Faz referência não a lei 8.112 mas a lei 11.091/05 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais. Anexo IV fala dos incentivos a titulação.

  • Lei nº 11.091/05

    Anexo IV

    TABELA DE PERCENTUAIS DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO



    Área de conhecimento com relação direta


    Ensino fundamental completo 10%

    Ensino médio completo 15%

    Ensino médio profissionalizante ou ensino médio com curso técnico completo 20%

    Curso de graduação completo 25%

    Especialização, com carga horária igual ou superior a 360h 30%

    Mestrado 52%

    Doutorado 75%


    Área de conhecimento com relação indireta


    Ensino fundamental completo -

    Ensino médio completo -

    Ensino médio profissionalizante ou ensino médio com curso técnico completo 10%

    Curso de graduação completo 15%

    Especialização, com carga horária igual ou superior a 360h 20%

    Mestrado 35%

    Doutorado 50%

  • A resposta dessa questão está sim na Lei 11.091, na tabela que fica no Anexo IV, que informa quais são as porcentagens de incentivo à qualificação para os diferentes níveis de educação formal.


    É uma questão um pouco injusta, infelizmente. Mas que está na lei, está :(


    GAB. B

  • Precisa decorar, não tem outro jeito!

    MÉDIO=15%

    M.PROFI= 20% 10%

    GRADU=35% 15%

    ESPECIAL=30% 20%

    MESTRE=52% 35%

    DOUTOR=75% 50%

  • Adriana, o embasamento está em um dos anexos da lei 11.091/05

  • A resposta está errada. O incentivo à qualificação será devido ao servidor que possuir qualificação superior ao exigido para o cargo.

    Se ele é assistente e recebe incentivo de 25%, logo ele ocupa cargo de nível médio, caso contrário, se ele fosse técnico-administrativo, nível superior, ele não receberia esse valor, pq a graduação seria o nível mínimo exigido para o cargo.

  • COM RELAÇÃO DIRETA

    >>> 25% de graduação

    >>> 30% de especialização com carga horária igual ou superior a 360h

    >>> 52% de mestrado

    >>> 75% de doutorado

  • Incentivo à Qualificação(nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo):

    Área de conhecimento com relação direta:

    fundamental completo: 10%

    médio completo: 15%

    médio com profissionalizante/técnico: 20%

    graduação: 25%

    especialização(+de 360h): 30%

    mestrado: 52%

    doutorado: 75%

    Área de conhecimento com relação indireta:

    médio com profissionalizante/técnico: 10%

    graduação: 15%

    especialização: 20%

    mestrado: 35%

    doutorado: 50%

  •  PERCENTUAIS DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO - D

                                    DIRETA     INDIRETA

    ENSINO MÉDIO –      8%               ---

    GRADUAÇÃO-          10%             5%

    ESPECIALIZAÇÃO    27%            20%

    MESTRADO              52%           35%

  • Adriana, embasamento é a lei.

  •  PERCENTUAIS DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO - D

                                   

     DIRETA     INDIRETA

    ENSINO MÉDIO –     8%              ---

    GRADUAÇÃO-          10%            5%

    ESPECIALIZAÇÃO    27%          20%

    MESTRADO              52%          35%

    PERCENTUAIS DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO - E

                                   

     DIRETA     INDIRETA

    ESPECIALIZAÇÃO    27%          20%

    MESTRADO              52%          35%

    DOUTORADO 75% 50%

  • Segura na mão de Deus;kkkk

    Como são péssimos de descorar eu vou decorar pelo menos as possibilidades que se encaixam no nível de qualificação que estou concorrendo.Acredita-se que sejam os mais possíveis serem cobrados.

  • Precisa decorar, não tem outro jeito!

    MÉDIO=15%

    M.PROFI= 20% 10%

    GRADU=35% 15%

    ESPECIAL=30% 20%

    MESTRE=52% 35%

    DOUTOR=75% 50%


ID
2549926
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre o ingresso e o desenvolvimento dos Servidores no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de acordo com a Lei nº. 11.091/2005, considere as afirmativas a seguir:

I. O ingresso no cargo será sempre no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público.
II. A progressão por capacitação deverá respeitar o interstício de 12 meses.
III. A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c, art.9, e art.10 §1 e §2.

  • Gabarito: B

     

    Lei 11.091/05

    I - Correto, art. 9º

    II - Errado, o interstício é de 18 meses e não 12 como consta na alternativa. art. 10 §1º 

    III - Correto, art. 10  §5º

     

    Bons estudos!!!

     

     

  • Gabarito: B

  • interstício de 18 meses.

  • interstício de 18 meses.


ID
2549929
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Um servidor aposentado de uma Universidade Federal casou-se com uma mulher de 35 anos de idade. Passados quatro anos de casados, esse servidor faleceu, tendo a esposa requerido o benefício de pensão civil, que, de acordo com a Lei nº. 13.135/2015:

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.135/2015:

     

    § 2o  O direito à percepção de cada cota individual cessará:

     

    ............................................................................................

     

    II - para filho, pessoa a ele equiparada ou irmão, de ambos os sexos, ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência;

     

    III - para filho ou irmão inválido, pela cessação da invalidez;

     

    IV - para filho ou irmão que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, pelo afastamento da deficiência, nos termos do regulamento;     (Vigência)

     

    V - para cônjuge ou companheiro:

     

    a) se inválido ou com deficiência, pela cessação da invalidez ou pelo afastamento da deficiência, respeitados os períodos mínimos decorrentes da aplicação das alíneas “b” e “c”;

     

    b) em 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do segurado;

     

    c) transcorridos os seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do beneficiário na data de óbito do segurado, se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável:

     

    1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade;

     

    2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade;

     

    3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade;

     

    4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade;

     

    5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade;

     

    6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade.

     

    Gabarito: letra C.

  • O interesse dessa questão é que, em que pese o indivíduo ser servidor aposentado de Universidade Federal, o que levaria a crer que se trataria de RPPS, na realidade a regra cobrada é de RGPS. 

  • Lei de Benefícios:

        Art. 77. A pensão por morte, havendo mais de um pensionista, será rateada entre todos em parte iguais. 

            § 1º Reverterá em favor dos demais a parte daquele cujo direito à pensão cessar.   

             § 2  O direito à percepção de cada cota individual cessará:  

            I - pela morte do pensionista;  

             II - para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, ao completar vinte e um anos de idade, salvo se for inválido ou tiver deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave; 

             III - para filho ou irmão inválido, pela cessação da invalidez; 

            IV -  pelo decurso do prazo de recebimento de pensão pelo cônjuge, companheiro ou companheira, nos termos do § 5.  

    V - para cônjuge ou companheiro: 

    a) se inválido ou com deficiência, pela cessação da invalidez ou pelo afastamento da deficiência, respeitados os períodos mínimos decorrentes da aplicação das alíneas “b” e “c”; 

    b) em 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do segurado;

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • É a famosa Viúva Negra.

  • NÃO SERIA REGIME PRÓPRIO?? POR SER SERVIDOR DE UNIVERSIDADE FEDERAL?? ERREI PQ PENSEI ASSIM... ALGUÉM PODE EXPLICAR?

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre pensão por morte. Consoante o art. 74, caput da Lei 8.213/1991, a pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não.

     

    Ainda, nos termos do art. 77, § 2º, inciso V, alínea c, item 4 da Lei 8.213/1991, alterado pela Lei 13.135/2015, o direito à percepção de cada cota individual cessará para cônjuge ou companheiro se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável em 15 (quinze) anos, se o sobrevivente tiver entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade.

     

    A) Somente se o sobrevivente tivesse 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade, consoante art. 77, § 2º, inciso V, alínea c, item 6 da Lei 8.213/1991.

     

    B) Somente se o sobrevivente tivesse entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade, consoante art. 77, § 2º, inciso V, alínea c, item 3 da Lei 8.213/1991.

     

    C) A assertiva está de acordo com art. 77, § 2º, inciso V, alínea c, item 4 da Lei 8.213/1991.

     

    D) Somente se o sobrevivente tivesse entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade, consoante art. 77, § 2º, inciso V, alínea c, item 5 da Lei 8.213/1991.

     

    Gabarito do Professor: C

     

  • PENSÃO POR MORTE, CÔNJUGE OU COMPANHEIRO (A)

    VALOR

    100% da aposentadoria do morto;

    OU

    Valor que seria da "aposentez" do morto (na data do óbito).

    60% da média + 2% por ano de contr.

    H mín. 20 anos de contr. M mín. 15 anos de contr.

     

    SE O MORTO TIVER:

    < 18 contr. Mensais;

    OU

    < 2 anos de casamento/união.

    SOBREVIVENTE RECEBE POR:

    4 meses (salvo se óbito por acidente de qualquer natureza).

     

    SE O MORTO TIVER:

    Pelo menos 18 contr. mensais;

    E

    Pelo menos 2 anos de casamento/união.

    OU

    Sem esses requisitos, mas óbito por acidente de qualquer natureza.

    SOBREVIVENTE RECEBE POR:

    3 anos <21

    6 anos 21-26

    10 anos 27-29

    15 anos 30-40

    20 anos 41-44

    VITALÍCIA >44

    (IDADES PODEM MUDAR, DEPENDE DA EXPECTATIVA DE SOBREVIDA)

     

    OBS.:

    > divorciado/separado com direito a alimentos: TEM DIREITO À PENSÃO POR MORTE (limitado, óbvio, pelas regras acima).


ID
2549932
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme preceitua a Constituição Federal de 1988 em seu art. 5°, inciso XXXIII, todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações que sejam:

I. imprescindíveis à segurança do Estado e da Sociedade.
II. de interesse particular.
III. de interesse coletivo.
IV. de interesse geral.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas

ID
2549935
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme se depreende do inciso LXXIII, do art. 5° da Constituição Federal de 1988, é CORRETO apontar
como instrumento constitucional para anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao
meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural:

Alternativas
Comentários
  • LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência; 

    Fonte: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

  • a)(GABARITO) Ação popular : serve para para anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural como diz a questão.

    b) Habeas Data: Serve para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

    c) Madado de Injunção: sobre a ausência de norma regulamentadora, o que torna inviável o exercício dos direitos e garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, soberania e cidadania.

    d) Mandado de Segurança: Para proteger direito liquido e certo não amparado por HC ou por HD. 

  • - Habeas Corpus: direito de locomoção.

    - Habeas Data: direito de informação pessoal.

    - Mandado de segurança: direito líquido e certo.

    - Mandado de injunção: omissão legislativa.

    - Ação Popular: ato lesivo

  • Direito Constitucional - Remédios Constitucionais Esquematizado l Tá Tudo Mapeado ==> vídeo curtinho com resumo dos principais remédios constitucionais. https://www.youtube.com/watch?v=8U3I83z-sI4 

     

    CF/88   - Art. 5

    LXXIII qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-féisento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

     

    Ação popular: Anular os 2MP3 lesionados
    Moralidade administrativa + Meio ambiente + Patrimônio: histórico, cultural e públio.  

  • AÇÃO POPULAR é 0800, salvo comprovada má fé

    MOTIVO: ANULAR ATO LESIVO (ilegalidade)

    MACETE: "PAPAI ME MORDEU"

    a) ao PAtrimônio Público ou entidade de que o Estado participe

    b) ao PAtrimônio histórico e cultural

    c) ao MEio ambiente

    d) à MORalidade Administrativa

    TEM POR ESCOPO A PROTEÇÃO DE DIREITOS DIFUSOS

  • GB A

    PMGOO

  • GB A

    PMGOO

  • gb a

    pmgo<<

  • gb a

    pmgo<<

  • gb a

    pmgoo

  • gb a

    pmgoo

  • a) Correto. A ação popular tem como objetivo a defesa de direitos difusos (patrimônio público histórico e cultural, o meio ambiente e a moralidade administrativa). Vejamos o art. 5º, LXXIII, Constituição Federal:

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

    b) Errado. O habeas data tem como objetivo garantir ao impetrante (=autor) o conhecimento e/ou retificação de informações pessoais que estejam em registros ou dados de entes do Governo ou que tenham caráter público. (art. 5º, LXXII, Constituição Federal).

    c) Errado. O mandado de injunção é o instituto constitucional utilizado para defesa de direitos/ liberdades constitucionais/ prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania quando não existir uma norma que torne esse direitos/liberdades/prerrogativas viáveis. (art. 5º, LXXI, Constituição Federal)

    d) Errado. O mandado de segurança se trata de um tipo de ação judicial utilizada para defender o direito líquido e certo de pessoas físicas ou jurídicas quando estes são violados (ou há tentativa de violá-los) por uma autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público, nos casos em que não caibam habeas corpus ou habeas data. (art. 5º, LXIX, Constituição Federal)

    GABARITO: LETRA “A”

     

  • BIZU:

    • Habeas Data. – Acesso a Informação
    • Mandado de Segurança. – Proteger direito líquido e certo
    • Habeas Corpus. – Liberdade de Locomoção
    • Mandado de Injunção. – Falta Norma Regulamentadora. (Omissão legislativa)
    • Ação Popular. – Anular ato lesivo ao Patrimônio Público
    • Ação Civil Pública - Instrumento Processual utilizado pelo MP

ID
2549938
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, com base no Decreto nº 1.171/1994, expõe que a moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal. A conduta do servidor público deverá, segundo tal Decreto, buscar o equilíbrio entre:

Alternativas
Comentários
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. 

     

    Fonte: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 


ID
2549941
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº. 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. De acordo com essa legislação, são legitimados como interessados no processo administrativo:

I. as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.
II. as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos.
III. aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.
IV. pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Art. 9° São legitimados como interessados no processo administrativo:

     

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; (ITEM "IV")

     

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; (ITEM "III")

     

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; (ITEM "II")

     

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos. (ITEM "I")

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Gab. D


    Obs.: Interesses difusos são um tipo de interesse transindividual ou metaindividual, isto é, pertencem a um grupo, classe ou categoria indeterminável de pessoas, que são reunidas entre si pela mesma situação de fato. Eles têm natureza indivisível, ou seja, são compartilhados em igual medida por todos os integrantes do grupo. Exemplos: os moradores de uma região atingida pela poluição ambiental, ou os destinatários de uma propaganda enganosa divulgada pela televisão.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Interesses_difusos

  • Questão relaciona 04 (quatro) itens, para que seja feito o exame de sua veracidade, acerca dos legitimados como interessados no processo administrativo, no contexto da Lei 9.784/99. Examinemos um por um:

    I. “as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos”. Correto. São legitimados como interessados no processo administrativo as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos, segundo o art. 9º, IV, da Lei nº 9.784/99.

    II. “as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos”. Correto. São legitimados como interessados no processo administrativo as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos, por expressa determinação estabelecida no o art. 9º, III, da Lei nº 9.784/99. Como se vê, o dispositivo legal, não alude aos interesses difusos.

    III. “aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada”. Correto. São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada, nos termos do segundo o art. 9º, II, da Lei nº 9.784/99.

    IV. “pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação”. Correto. Devidamente respaldada no teor do art. 9º, I, da Lei 9.784/99, que ora replico: “Art. 9º São legitimados como interessados no processo administrativo: I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação”.

    Ante o exposto, está correto o que se afirma em I, II, III e IV.

    GABARITO: D.

  • O rol de legitimados como interessados nos processos administrativos, nos moldes da Lei 9.784/99, encontra-se previsto em seu art. 9º, que abaixo transcrevo:

    "Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos."

    Do cotejo deste elenco, em relação às assertivas propostas pela Banca, percebe-se que todas correspondem, com fidelidade, aos termos dos incisos I a IV, de maneira que inexistem incorreções a serem apontadas. Todas estão corretas.


    Gabarito do professor: D


ID
2549944
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 9.784/1999, é CORRETO afirmar que os recursos administrativos, que não possuem disposição legal específica:

Alternativas
Comentários
  • Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    § 1o Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

    § 2o O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

  • GABARITO A

    A - ART.59 LEI 9784/99

    § 1o Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias (30), a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

    § 2o O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.  ou seja, 30 + 30 = 60 dias de prazo total. 

    B - Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias (10) o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    C - ART 59 § 1o Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias (30), a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente

    D - VIDE JUSTIFICATIVA LETRA B

     

    FÉ EM DEUS E PROSSIGAMOS PARA O ALVO!

  • Esses são os prazos expressamente relacionados na lei 9784/99:

     

    3 dias – COMPARECIMENTO dos interessados às intimações (art. 26, §2º)

     

    3 dias - intimação de PROVA ou DILIGÊNCIA ORDENADA dos interessados. (Art. 41)

     

    5 dias - inexistindo disposição específica (art. 24): Pode ser prorrogado por mais 5 dias.

     

    5 dias - para autoridade se retratar no caso de recurso (art. 56, §1º): se não a reconsiderar no prazo de 5 (cinco) diaso encaminhará à autoridade superior.

     

    5 dias – prazo para interpor recursoquando intimar os demais interessados.(Art. 62)

     

    10 dias - para alegações quando encerrada a instrução do processo (art. 44): salvo se outro prazo for legalmente fixado.

     

    10 dias - para recorrer da decisão (art. 59), salvo disposição legal específica.

     

    15 dias - emissão de parecer de oitiva de órgão consultivo (art. 42): SALVO norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

     

    30 dias + 30 dias de prorrogaçãoPrazo de Decisãoquando concluída a instrução.(art. 49)

     

    30 dias + 30 dias de prorrogaçãoPrazo de decisãoquando a lei não fixar prazo diferente (Art. 59, §1 e §2).

     

    5 anosAnulação de Atos. (Art. 54): prazo decadencial; passados os 5 anos, não havendo anulação, considera-se o ato convalidado (tácito)

     

  • 30 dias (Prazo de Decisão de Recurso Administrativo). Prazo de Decisão, quando a lei não fixar prazo diferente (Art. 59, §1 e §2)

     

    Obs.1: Se o prazo não for cumprido, não será tornado nulo o ato, havendo responsabilidade funcional

     

    Obs.1: Se a lei não fixar prazo diferente, então o prazo será de 30 dias.

     

    Obs.2: O prazo total pode ser até de 60 dias, mediante justificativa explícita.

     

     

    *** Lembrando que esse prazo de decisão ocorreu logo após cumprido a fase:

     

    10 dias (Recurso Administrativo). Para recorrer da decisão (art. 59), salvo disposição legal específica.

     

    Obs.1: Se não existir disposição legal específica, então o prazo será de 10 dias.

     

    Obs.2: Prazo peremptório, ou seja, sem prorrogação.

     

    Obs.3: O Recurso Administrativo fora do prazo não será reconhecido (Intempestivo).

     

    Obs.4: Este recurso feito somente a pedido do interessado, sendo o motivo em face da legalidade e mérito; É admitido reformátio in pejus, ou seja, a PENA pode ser AGRAVA no RECURSO, pois o processo está em andamento.

     

    Obs.4: Revisão (Não há prazo prescricional previsto em lei): --- > A qualquer tempo; a pedido ou de ofício; quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes que evidenciem a inadequação de sansão aplicada; não podendo agravar a sansão (não é admitido reformátio in pejus).

  • QUANTOS AOS PRINCIPAIS PRAZOS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO

    DAS INTIMAÇÕES

    Quando for necessário o comparecimento de algum interessado em algum ato, a Adm, por meio do órgão em que tramita o processo, deverá intimá-lo com antecedência mínima de três dias úteis quanto à data do comparecimento.

    DOS RECURSOS [dez dias corridos e improrrogáveis]

    Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para a interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou da divulgação oficial da decisão recorrida.

    DA RECONSIDERAÇÃO DO RECURSO

    O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    CONCLUÍDA A INSTRUÇÃO, PRAZO PARA A ADMINISTRAÇÃO DECIDIR = 30 + 30 = 60 dias

    Concluída a instrução do processo administrativo disciplinar, a Adm tem o prazo de trinta dias para decidir, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período expressamente motivado.

  • O examinador solicitou a assertiva CORRETA no que concerne à Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    A) CORRETA. É A RESPOSTA. Com efeito, nos termos do art. 59, §§ 1º e 2º da lei 9.784/99, a regra é que os recursos administrativos sejam decididos em 30 dias a contar de seu recebimento pelo órgão competente; contudo, se houver JUSTIFICATIVA EXPLÍCITA, como mencionou a assertiva, tal prazo poderá ser prorrogado por igual período (isto é, por mais 30 dias), totalizando 60 dias para a decisão. Vejamos:

    Art. 59, § 1º da lei 9.784/99. “Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.”

    Art. 59, § 2º da lei 9.784/99. O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.”

    B) INCORRETA. Em regra, é de 10 dias, e não de 5 dias, o prazo para interposição do recurso administrativo, nos termos do art. 59 da lei 9.784/99: “Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.”

    C) INCORRETA. Em regra, é de 30 dias, e não de 10 dias, o prazo para a Administração decidir o recurso administrativo e, mesmo assim, tal prazo deve ser contado a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente, e não da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida. Nesse sentido, o art. 59, § 1º da lei 9.784/99: “Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.”

    D) INCORRETA. Em regra, é de 10 dias, e não de 5 dias, o prazo para interposição do recurso administrativo, nos termos do art. 59 da lei 9.784/99: “Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.”

    Portanto, NÃO CONFUNDA:

    INTERPOSIÇÃO de recurso administrativo – 10 dias CONTADOS DO recebimento pelo órgão competente (art. 59, caput da lei 9.784/99)

    DECISÃO de recurso administrativo – 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias se houver justificativa explícita CONTADOS DA ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida (art. 59, § 1º da lei 9.784/99)

    GABARITO: LETRA “A”

  • Que examinador criativo.

  • Analisemos cada uma das opções, separadamente:

    a) Certo:

    Este item encontra apoio expresso no teor do art. 59, §§1º e 2º, da Lei 9.784/99, que abaixo transcrevo:

    "Art. 59 (...)

    § 1o Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

    § 2o O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

    Logo, em sendo de 30 dias o prazo regular, e podendo ser prorrogado por igual período, está correto dizer que, mediante justificativa explícita, o prazo para exame do recurso pode alcançar até 60 dias, a partir de seu recebimento pelo órgão competente.

    b) Errado:

    Em verdade, o prazo para interposição de recurso administrativo, na ausência de regramento específico, é de 10 dias, e não de apenas 5 dias, como foi dito pela Banca, o que se vê do teor do art. 59, caput, da Lei 9.784/99:

    "Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida."

    c) Errado:

    Como já demonstrado nos comentários à opção A, o prazo para exame do recurso, em regra, é de 30 dias, se não houver disposição legal específica em contrário, podendo ainda ser prorrogado por igual período. Equivocado, pois, aduzir que seria de apenas 10 dias, tal como aqui sustentado pela Banca.

    d) Errado:

    Conforme fundamentado nos comentários à alternativa B, o prazo de interposição é, em regra, de 10 dias, a não ser que haja disposição legal em contrário. Ademais, inexiste base legal para a prorrogação do prazo de interposição do recurso.


    Gabarito do professor: A


ID
2549947
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 8.112/1990, o servidor inabilitado em estágio probatório, mas que já era estável em cargo anteriormente ocupado, será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Art. 20, § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Os 4 REis NOMAdos APROVEItaram a PROMOÇÂO.


    Tipos de provimento:

    - reversão: servidor aposentado que retorno ao trabalho ex offício ou a pedido.

    - reintegração: retorno do servidor demitido injustamente. 

    - recondução: servidor estável que não é aprovado em estágio probatório em cargo superior.

    - readaptação: servidor que sofre alguma injúria física ou mental é readaptado para cargo compatível com sua deficiência.

    - nomeação: servidor que ingressa por meio de concurso público.

    -aproveitamento: retorno do servidor que estava 'em disponibilidade'.

    - promoção: servidor promovido a cargo superior.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Dito isso:

    A. CERTO. Reconduzido ao cargo anterior.

    Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    B. ERRADO. Reintegrado ao cargo anterior.

    Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    C. ERRADO. Revertido ao cargo anterior.

    Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão; 

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    D. ERRADO. Readaptado ao cargo anterior.

    Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
2549950
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para participar de curso de capacitação, conforme a Lei nº. 8.112/1990, após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Art. 87. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 87 da Lei 8.112/1990, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.    

    GABARITO DA QUESTÃO: C.


ID
2549953
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São princípios expressamente previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988 como norteadores da administração pública direta e indireta:

Alternativas
Comentários
  • CF, art. 37, qual seja: a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência 

    GB B

    PMGOOOO

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o título relacionado à Administração Pública.

    De acordo com o caput, do artigo 37, da Constituição Federal, a Administração Pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Importa ressaltar que estes princípios são chamados de princípios constitucionais explícitos.

    DICA: "LIMPE"

    Legalidade.

    Impessoalidade.

    Moralidade.

    Publicidade.

    Eficiência.

    Cabe destacar que o princípio da eficiência foi acrescido pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998. A eficiência, que antes não tinha previsão expressa na Constituição Federal, passou a ser a mais nova obrigação da Administração Pública.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "b", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas. Embora as demais alternativas até deixem expressos alguns princípios da Administração Pública, a única assertiva que traz corretamente todos os princípios constitucionais expressos da Administração Pública é a letra "b".

    GABARITO: LETRA "B".

  • É o famoso L.I.M.P.E

    Legalidade -Impessoalidade- Moralidade- Publicidade - Eficiência.

  • GABARITO: LETRA B

        Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA e, também, ao seguinte:  

    ''LIMPE''.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    FONTE: CF 1988 e QC


ID
2549956
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo relacionadas ao gerenciador de arquivos Nautilus, utilizado no sistema operacional Ubuntu Linux:

I. Permite visualizar os arquivos ordenados por tipo, tamanho ou data.
II. Possui um editor de textos integrado para a edição de arquivos pequenos.
III. Possui funcionalidades para a criação de pastas para organizar os arquivos.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do Gnome e, conseqüentemente, também é o gerenciador padrão do Ubuntu. Ele é iniciado sempre que você abre alguma localidade de seu computador (Pasta, Discos etc). 

     

    http://wiki.ubuntu-br.org/Nautilus

  • Acessórios do Ubuntu: Calculadora, Gedit, Analisador de disco, Compactação/Descompactação de disco, Captura de tela, Mapa de caracteres, Utilitários de unidades.


    Sobre Editor de texto


    O Editor de texto Gedit é o editor de texto padrão GUI no sistema operacional Ubuntu.

    (Logo, editor de texto no Linux se relaciona ao padrão/ambiente gráfico, e não ao gerenciador de arquivo).


    "O Gedit é um editor de textos similar (ao menos em aspecto visual) ao já conhecido Bloco de Notas para Windows. Sua principal aplicação é a criação de anotações rápidas ou avisos, pois não permite formatação com opções de suíte de escritório, como negrito ou itálico, porém, permite abrir vários arquivos em abas.

    Como não deveria deixar de haver em um programa do tipo, o Gedit traz opções de pesquisa e substituição de texto e permite melhorias através de plugins. Outro ponto positivo à favor do Gedit, é que ele permite uma correta endentação e marcação de sintaxes através de cores quando usado para escrever códigos de linguagens de programação."


    Fonte: Ubuntu Guia do Iniciante 2.0

  • Mesmo com a explicação dos colegas eu não consegui entender o erro da II...."Possui um editor de textos integrado para a edição de arquivos pequenos"

    Alguém poderia explicar?

  • Marcos Paulo Andreico, o Natilus é um gerenciador de arquivos, não um editor de texto. Exemplos de editores de arquivos famosos no linux: VIM e GEDIT.

  • para arquivos de texto pequeno e grandes, nao restringiu para arquivos apenas pequenos


ID
2549959
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário, utilizando o gerenciador de arquivos Nautilus, selecionou uma pasta de nome “teste”, usando o mouse. A referida pasta continha apenas um arquivo de nome “teste”. Imediatamente após a seleção, o usuário apertou a tecla “Del” e confirmou a operação. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o resultado após essas operações:

Alternativas
Comentários
  • Para adicionar uma opção para excluir arquivos permanentemente no menu de contexto do Nautilus no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

    Passo 1. Abra um o gerenciador de arquivos Nautilus;

    Passo 2. Vá no menu “Editar” e nele, clique na opção “Preferências

    Passo 3. Clique na guia “Comportamento

    Passo 4. Marque a caixa onde diz “Incluir um comando excluir que não usa a lixeira”.

    Pronto! A partir desse momento, basta clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo e escolher a opção “Excluir” para apagar definitivamente o arquivo, sem enviá-lo para a lixeira.

    fonte: http://www.edivaldobrito.com.br/adicionando-uma-opcao-para-excluir-arquivos-permanentemente-menu-de-contexto-ubuntu/

  • A tela delete quando usada move o que foi deletado para a lixeira. Se uma pasta é deletada todo o seu contúdo também é deletado junto.

  • O Nautilus é uma espécie de "Windows Explorer" do Linux.

    Quando pressionamos DEL sobre um diretório e confirmamos a operação, tanto a pasta quanto o seu conteúdo são enviados para a Lixeira, e podem ser recuperados posteriormente.

    Resposta certa, alternativa a).

  • pegadinha do malandro, em momento algum disseram que selecionou o arquivo teste... então a resposta é a A

  • O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do Gnome e, consequentemente, também é o gerenciador padrão do Ubuntu

  • Del não existe no Linux, não entendi o porquê dessa questão não ser anulada. Será que estou viajando? Se alguém souber, avise-me.

  • MDS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade das teclas de teclado, bem como o resultado de excluir pastas que contenham subpastas ou arquivos. 

     

    A)     Correta – A tecla Delete tem como função remover pastas ou arquivos e enviá-los à lixeira. Vale destacar que as subpastas e arquivos presentes em um pasta que foi apagada também serão deletados. 

    B)     Incorreta – A pasta “teste” e os arquivos dentro dela serão enviados à lixeira. 

    C)     Incorreta – Tanto a pasta “teste” quanto os arquivos e subpastas dentro dela serão deletados. 

    D)     Incorreta – A pasta “teste” e o arquivo “teste” foram deletados e enviados à lixeira. 

     

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
2549962
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação às funcionalidades do editor de textos LibreOffice, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LibreOffice não salva como PDF.

  • LibreOffice não salva PDF e sim exporta

  • WORD = ARQUIVO -> Salvar Como -> PDF

     

    WRITER= ARQUIVO -> Exportar como PDF...

  • B

    A opção “Arquivo” -> “Salvar Como” permite salvar um arquivo usando o formato PDF (.pdf).

  • Libre, somente exportação para PDF.

  • Da pra salvar até em Word 97-2003, mas não tem PDF, rsrs. Doidera.

  • A letra C é pegadinha monstra. Parece que não, mas é possível gerar um PDF de um arquivo do Writer através do comando "Imprimir". Basta apenas trocar a impressora padrão pelo destino em PDF (mesmo campo de selecionar as impressoras no comando de impressão de arquivos).

  • GABARITO - B

    CTRL + S ⇒ SALVAR

    CTRL + SHIFT + S ⇒ SALVAR COMO

    No Wirter EXPORTAMOS como PDF.


ID
2549965
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Após marcar um trecho de texto em uma página web aberta em um navegador, um usuário pretende copiar o trecho de texto para o editor de textos LibreOffice, mas sem a formatação de tamanho de letra e cor utilizados na página. A seleção CORRETA, para chegar ao ponto onde será possível efetuar essa ação, é:

Alternativas

ID
2549968
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um arquivo de texto puro (sem nenhuma opção de formatação) foi aberto no editor de textos do LibreOffice e verificou-se que ele possui 52 páginas. Foram utilizadas, na ordem mostrada abaixo, apenas as seguintes opções:

I. “Inserir” -> “Cabeçalho” -> “Todos”
II. “Inserir” -> “Campos” -> “Total de Páginas”
III. “Inserir” -> “Campos” -> “Número da Página”

Logo após, o texto foi salvo e enviado para uma impressora. Em relação à quarta página que foi impressa, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2549971
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um elemento recomendável para ser utilizado a fim de se definir uma senha segura:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    Para criar uma senha complexa, mas que seja simples de ser memorizada, existem algumas técnicas diferentes, que citamos a seguir:

    o Google dá diversas dicas:

    Evitar palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456”. A orientação da empresa é usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos. Mas como tornar isso fácil? A ideia é pegar uma frase longa, mas que signifique algo para você como “eu gosto de chocolate e futebol” e transformá-la em uma senha com substituições por números e símbolos como “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”.  É um primeiro passo, mas se for possível adicionar espaços entre as palavras, é ainda melhor, como “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!”.

    Já a Intel e a McAfee vão por outro caminho para tornar a vida do usuário mais simples. Em um infográfico divulgado pelas empresas, um exemplo dado é a senha "My 1st PassPHRASE!" ("minha 1ª senha" em inglês), que alterna letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda conta com os espaços, o que ajuda a complicar a vida do hacker um pouco mais, mesmo sendo uma senha extremamente fácil de ser lembrada.

  • Ai  o sujeito acerta uma questão dessas, e acha que tá manjando de informática rsrsrs!

  • GABARITO D

  • Fala sério!


ID
2549974
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Um programa ou parte de um programa de computador que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos” (Fonte: Cert.br, Cartilha de Segurança para Internet, 2012) corresponde à definição de:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

     

    b) Spyware.

    Errada. Esse malware rouba coleta informações da vítima

     

     

    c) Backdoor.

    Errada. É um malware que permite o invasor voltar ao dispositivo da vítima.

     

     

    d) Cavalo de troia. 

    Errada. É um malware que ,aparentemente, não traz nenhuma ameaça, mas na verdade trará muitos danos ao dispositivo da vítima.

     

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

  • GABARITO A

     

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.
    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).
    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

  • Ano: 2016  Banca: UFV  Órgão: UFV-MG  Prova: Assistente de Tecnologia da Informação

    (...)

    Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:

    (V) Worm é um programa de computador capaz de se propagar pelas redes, enviando cópias de si próprio para outros computadores.

    (V) Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    (V) Vírus de computador é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    (V) Trojan é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. (*Cavalo de troia = Trojan)

    **Backdoor: retorno de um invasor a uma computador comprometido, assegura o acesso futuro, se instala por meio da configuração de um novo serviço ou por substituição por versões mais recentes. 

     

    (Fonte: Cert.br, Cartilha de Segurança para Internet)

     

     

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware responsável por se propagar e auto replicar após a execução do programa ou arquivo hospedeiro. 

     

    A)     Correta – Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina. 

    B)     Incorreta - O malware “Spyware” é o responsável por espionar o usuário, através das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

    C)     Incorreta - O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.

    D)     Incorreta - O malware “Cavalo de Tróia" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.

     

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
2549977
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre o programa Thunderbird:

I. Possui um sistema de identificação de SPAM.
II. Não oferece corretor ortográfico em Português.
III. Os destinatários de um e-mail não veem endereços eletrônicos adicionados no campo “Bcc”.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II. Não oferece corretor ortográfico em Português.

    Errada. O referido recurso oferece corretor ortográfico.

     

    Só nos resta a letra B

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

     

  • GABARITO B

     

    O Thunderbird possui um corretor de ortografia. Palavras desconhecidas são grifadas a medida que você escreve.

    Entretanto, é necessário ativá-lo instalando o dicionário de palavras em português.

     

     

    No Thunderbird, selecione Ferramentas > Complementos.

    Abra a página de instalação do dicionário pt-BR.

    Arraste o link Baixar agora da página acima para a janela Complementos do Thunderbird.

    O Thundebird deve instalar o dicionário.

    Caso o Thunderbird não tenha acesso a web, é possível instalar a partir do seu HD. Salve o arquivo no seu computador e instale-o clicando no botão Instalar da janela Complementos do Thunderbird. 

    Seleção de idioma => Na janela de edição de mensagens, clique no botão Ortografia. No campo Idioma, selecione a opção Português/Brasil.

     

    http://br.mozdev.org/thunderbird/ortografia

     

  • Apenas para complementar os comentários, "BCC" é a mesma coisa que "CCo", sendo este a sigla em português e aquele em inglês. 

     

    BCC - Blind Carbon Copy 

  • Letra "B"

    BCc = CCo


ID
2549980
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o programa Thunderbird:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Cpode ser instalado em diferentes sistemas operacionais. 

     



    O Thunderbird está disponível para diversos sistemas operacionais, como Windows, MAC oS, Linux etc

     

     

    Fonte/Download: https://www.mozilla.org/en-US/thunderbird/all/

  • Acrescentando>

    I) O Thunderbird  é um SERVIDOR de email

    Mozilla Thunderbird é um aplicativo utilizado para ser um servidor de e-mails e notícias da Mozilla Foundation, mesma criadora do Mozilla Firefox

    () CERTO (X ) ERRADO

    --------------------------------------------------------------------------

    *CONFIGURAÇÃO DE CONTAS:

    ARQUIVO - NOVO - CONFIGURAR CONTA DE EMAIL

    ------------------------------------------------------

    BONS ESTUDOS!


ID
2549983
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o programa Mozilla

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Instale o Firefox no Linux

    Instalar o Firefox em seu computador é o primeiro passo para poder usá-lo. Esse artigo irá mostrar como instalar o Firefox no Linux. Para outros sistemas operacionais, veja Como baixar e instalar o Firefox no Windows e Como baixar e instalar o Firefox no Mac.

    Muitas distribuiçoes do Linux incluem o Firefox como navegador padrão, e muitas têm um gerenciador de aplicativos que pode facilmente auxiliá-lo a instalar o Firefox. O gerenciador de aplicativos irá:

    Certificar que você possui todas as bibliotecas necessárias para rodar o Firefox.

    Instalar o Firefox de um modo que funciona melhor com sua distribuição do Linux.

    Criar atalhos para iniciar o Firefox.

    Disponibilizar o Firefox para todos os usuários do seu computador.

    Habilitar a removeção do Firefox como qualquer outro aplicativo.

    O gerencador de aplicativos também possui alguns pontos negativos:

    Pode não obter a ultima versão do Firefox.

    Pode obter uma versão sem a marca Firefox.

     

    Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/instale-o-firefox-no-linux

  • Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation. Ele está disponível para os sistemas Windows, macOS, Linux, Android e iOS 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Firefox

  • O erro é afirmar que não existe Firefox para Linux. Temos versões do Firefox para os principais sistemas operacionais do mercado.

    Resposta certa, alternativa c).


ID
2549986
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assumindo que o programa Mozilla está configurado para fazer pesquisas no Google, assinale a afirmativa INCORRETA sobre a utilização do campo de pesquisa do Mozilla

Alternativas
Comentários
  • LETRA D ta certa? ATÉ ONDE EU SEI, VIRÃO PÁGINAS QUE CONTENHAM EXATAMENTE A PALAVRA "UM DIA"!

  •  a) Não é possível pesquisar um texto em uma página web específica.

    ERRADO. Usando TERMO A BUSCAR + SITE:NOME DO SITE é possível pesquisar num site específico. Ex: lei site:www.uol.com.br

     b) Ao pesquisar por 15*5, o resultado da pesquisa incluirá o resultado da operação: 15*5 = 75.

    CERTO. Digitando uma operação matemática o Google retorna o seu resultado diretamente

     c) Letras maiúsculas ou minúsculas no texto pesquisado não interferem no resultado da pesquisa.

    CERTO.  Tanto faz digitar "Peixe" ou "PEIXE" por exemplo

     d) A pesquisa com o texto “Um dia” retorna páginas com uma ou mais ocorrências das palavras Um e dia.

    CERTO. Entre aspas , a pesqusa retorna o termo exato. Se não houvesse usado as espas retornaria página com um E/OU dia