SóProvas



Questões de Tipos de Biblioteca


ID
77953
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Serão adquiridos todos os títulos das bibliografias básicas de cada disciplina na proporção de 1 (um) exemplar para até 10 (dez) alunos (conforme recomendação do MEC). O texto acima, extraído de um documento de Política de Desenvolvimento de Coleções disponível na internet, refere-se à atividade atualmente conhecida como

Alternativas
Comentários
  • 2 Seleção quantitativa Serão utilizadas as recomendações do Ministério da Educação (MEC) para estabelecer a seleção quantitativa do acervo para a literatura básica. O acervo referente aos títulos indicados na bibliografia básica deve atender aos programas das disciplinas do curso, e quantidade suficiente, na proporção de no mínimo um exemplar para até dez (10) alunos para cada turma, além da sua condição de atualização e registro junto ao patrimônio da UFBA.

     

    2.2.1 Seleção qualitativa O acervo deve sempre ser o resultado de uma ação planejada norteadora do processo de aquisição. Para garantia de um plano sistemático e racional de desenvolvimento de coleções com qualidade, a qualidade do material a ser adquirido deve ser o fator preponderante para decisões referentes à alocação do orçamento.

     

     

    http://www.ims.ufba.br/wp-content/uploads/downloads/2014/06/Pol%C3%ADtica-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-e-Desenvolvimento-de-Cole%C3%A7%C3%B5es-do-SIBI-UFBA.pdf

  • QUANTITATIVA : média de cresceimento da coleção e relação entre tamanho (quantidade de títilos) e o público a ser atendido.


ID
83422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os
próximos itens.

Em bibliotecas especializadas, a atividade de planejamento frequentemente ocorre no nível operacional, uma vez que o planejamento estratégico e o tático constituem prerrogativa dos níveis de direção da instituição a que pertencem.

Alternativas
Comentários
  • segue os planejamento e seus respectivos níveis de hierarquia

    planejamento estratégico---------Chefia (cúpula) pois mexe com a visão de futuro da empresa
    planejamento tático-----------------Gerência (divisão de trabalho)
    planejamento operacional----------Empregado (execução das tarefas) 

    O erro da questão está em dizer que: "uma vez que o planejamento estratégico e o tático constituem prerrogativa dos níveis de direção da instituição a que pertencem.
  • Segundo Almeida (2010, p. 8):

    "O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos dois últimos níveis [tático e operacional], sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem".

     

  • RESOLUÇÃO: O planejamento tático não é prerrogativa dos níveis de direção, portanto pode ser realizado na biblioteca.

    Resposta: E


ID
130774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Por meio da acumulação, os registros funcionam como instrumento de pesquisa para historiadores e outros estudiosos, interessados em identificar tendências, progressos e interesses do país, possibilitando visualizar a evolução cultural da nação ao longo do tempo. Em uma perspectiva operacional, serve como instrumento de seleção e aquisição para as bibliotecas do país, além de modelo de catalogação. Para a indústria editorial funciona como registro estatístico da sua produção. Além de servir como base para a compilação de bibliografias retrospectivas variadas, que podem ser geradas a partir dos registros acumulados ao longo do tempo.

O texto acima descreve a função de

Alternativas
Comentários
  • Marquei Biblioteca Nacional, mas lendo com cuidado, a parte que fala "serve como instrumento de seleção e aquisição para as bibliotecas do país" realmente remete a bibliografia nacional. Falta de atenção! 

  • Queria saber qual a diferença entre cada.

    Tb marquei Biblioteca Nacional.

  • GABARITO: D

    a) “Depósito Legal é a exigência, definida por lei, de se efetuar a entrega a um órgão público (geralmente a biblioteca nacional) de um ou mais exemplares de toda publicação editada em um país, considerando seus limites geográficos. Constitui uma das formas mais utilizadas para captar material para a elaboração da bibliografia nacional e formar a coleção que propiciará a preservação da herança cultural do país” (CAMPELLO, 2006).

    b) O Controle Bibliográfico em sua funcionalidade pode ser entendido como um conjunto de instrumentos que atuam como mecanismos para a organização dos documentos que possuem conhecimento originado pelo homem, cada instrumento com sua determinada tarefa que se enquadram desde o controle do registro de conhecimentos específicos de uma organização ao registro em contexto mundial. Em se tratando da organização física de documentos há a necessidade de classificá-los para melhor organizá-los. (ALMEIDA, 2017).

    c) “Atualmente, observam-se três orientações distintas nas funções das bibliotecas nacionais:

    1 . Função depositária: ênfase na preservação da herança cultural do país, representada por extensa coleção de materiais. As que seguem essa orientação são, geralmente as mais antigas ('clássicas') e suas atividades voltam-se predominantemente para a conservação do acervo.

    2. Função de infra-estrutura: ênfase na coordenação, liderança e serviço às bibliotecas do país. As que seguem essa orientação são, em geral, mais novas.

    3. Função de serviço nacional abrangente: nesse caso, estão as bibliotecas nacionais que direcionam seus serviços para o usuário final, atendendo a pessoas do país inteiro, mediante o sistema de bibliotecas públicas. Esse tipo de orientação é encontrado em bibliotecas nacionais de países em desenvolvimentismo” (CAMPELLO, 2006).

    d) CORRETA.


ID
130798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito e atuação das bibliotecas digitais, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
163393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual dos serviços, no contexto das bibliotecas digitais, é constituído de numerosos serviços de informação especializados?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. Eu coloquei essa alternativa pois é a única que se encontra num contexto especializado, um portal temático certamente trabalhará com informações especializadas.


ID
163531
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:

Alternativas
Comentários
  • Para a criação de uma biblioteca digital deve existir a preocupação com aspectos relacionados à qualidade, consistência, credibilidade do conteúdo disponibilizado e certificação dos dados.


ID
166249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para o desenvolvimento e a gestão de uma biblioteca digital, o bibliotecário deve se preocupar com aspectos relacionados a:

Alternativas

ID
174358
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma biblioteca digital, os padrões de metadados incluem metadados com funções distintas, que podem ser divididos em

I. descritivos, usados na descrição de recursos informacionais.

II. estruturais, utilizados na estruturação visual da biblioteca digital.

III. administrativos, empregados na administração de recursos informacionais.

I, II e III são exemplos, respectivamente, de metadados para

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Metadados descritivos: é a face mais conhecida dos metadados, são eles que descrevem um recurso com o propósito de descoberta e identificação; podem incluir elementos tais como título, autor, resumo, palavras-chave e identificador persistente.

    Metadados estruturais: são informações que documentam como os recursos complexos, compostos por vários elementos, devem ser recompostos e ordenados. Por exemplo, como as páginas de um livro, digitalizadas separadamente, são vinculadas entre si e ordenadas para formar um capítulo.

    Metadados administrativos: fornecem informações que apoiam os processos de gestão do ciclo de vida dos recursos informacionais. Incluem, por exemplo, informações sobre como e quando o recurso foi criado e a razão da sua criação. Nessa categoria, estão metadados técnicos que explicitam as especificidades e dependências técnicas do recurso; inclui também os metadados voltados para apoio à gestão dos direitos relacionados ao recurso.

  • Tipos de metadados:

    →Administrativos – usados no gerenciamento e administração dos recursos de informação. Este tipo de metadado fornece: data de criação dos recursos, tipos de arquivos, formas de acesso, aquisição de informação, controle de direitos e reproduções, critérios de seleção para digitalização, informação sobre registros legais, informação sobre localização etc.

    →Descritivos – usados para descrever, identificar e representar recursos e informações. Fornece informações relacionadas com a catalogação, como título, autor, imprenta, data, resumo, palavras-chave, e ainda a relação dos hiperlinks entre os recursos, anotações de usuários, etc. (Indexação) (TRF 2017 Q56)

    →Preservaçãorelacionados com a conservação e a preservação dos recursos de informação. Este tipo fornece informações sobre as condições físicas de um recurso, informações sobre as ações tomadas para conservar as versões físicas e digitais de um recurso, etc.

    →Técnicos – relacionados com o funcionamento dos sistemas e o comportamento dos metadados. Fornece informações sobre hardware e software, digitalização, controle do tempo de respostas do sistema, autenticidade e segurança dos dados (criptografia e senhas) etc.

    Uso – relacionados com o nível e tipo de uso dos recursos de informação. Fornece informações sobre os registros de exibição, controle de uso e usuários, controle de acesso, informação sobre versões múltiplas, logs de acesso, etc.


ID
177757
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Existem vários tipos de bibliotecas, vinculadas a contextos específicos, mas enquanto uma organização, a biblioteca pressupõe três grandes funções:

Alternativas
Comentários
  • Que questão foi essa? Essas questoes de Biblio são fodas! Coisa de decoreba! Todas essas funções são tb de bibliotecas. Aí foi sorte de quem leu algum texto que fala especificamente da alternatica d. Foda!

  • GABARITO: D

     

    A biblioteca como uma organização pressupõe três grandes funções:

     

    1) função gerencial – administração e organização.

     

    2) função organizadora – seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação.

     

    3) função divulgação – referência, empréstimo, orientação, reprografia, serviços de disseminação, extensão.

     

    A função gerencial pressupõe gestão e políticas para a biblioteca / unidade de informação para buscar o seu melhor desempenho.

     

    A função organizadora aglutina atividades muito especializadas do profissional da informação: selecionar materiais para aquisição, catalogar, classificar e indexar aqueles materiais.

     

    A função divulgação consiste em comunicar ao usuário as informações de que ele necessita e, dependendo do procedimento, antecipar-se à pesquisa do usuário, como também propor-lhe as possibilidades de acesso a estas informações / documentos. As diferentes formas de atuação da biblioteca nesta atividade englobam um conjunto de serviços que se denominam Serviços de Disseminação.

     

    Fonte: CENDÓN, Beatriz Valadares [et al.]. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.


ID
187771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca universitária brasileira tem merecido, nos últimos anos, especial atenção de estudiosos, aqui e fora do Brasil. Enfocando aspectos importantes, discutindo suas funções, avaliando seu desempenho, propondo padrões para seu desenvolvimento, alguns trabalhos demonstram o grau de maturidade a que se chegou hoje, na análise da biblioteca universitária brasileira.

Leila Mercadante. Biblioteca universitária. In: Revista Palavra-chave. São Paulo, 1982, n.º 1, p. 13-4 (com adaptações).

Acerca das funções e objetivos de bibliotecas em universidades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dentro desse contexto de uma Universidade renovada, dinâmica e atual, as bibliotecas universitárias não podem continuar a desem-penhar o papel estático e tradicional que, muitas vezes, é a característica dos países em desenvolvimento. Elas serão chamadas não só a tomar parte ativa como elemento de apoio a todo o processo intelectual e desenvolvimento do saber, mas também no processo de interação das Universidades com os campos de produção de cada país, onde a informação é o elemento básico.

    Gab. E

    Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=24698&co_midia=2


ID
187774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos dias atuais, em que a universidade tenta se posicionar como força capaz de gerar soluções para os problemas que afetam a sociedade e contribuir para a educação de populações pouco instruídas, a biblioteca torna-se instrumento eficaz para isso. Nesse contexto, cabe à biblioteca universitária brasileira

Alternativas

ID
187789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Marquei a 'd' por considerá-la mais certa que a 'c'. Mas não sei onde está o erro da letra 'c'.


  • Marquei a 'd' por considerá-la mais certa que a 'c'. Mas não sei onde está o erro da letra 'c'.


  • Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

     

     a) A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.

     

     b) No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.

     

     c) Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.

     

     d) No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.

     

     e) A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.

     


ID
187801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.

Alternativas

ID
187861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A interface é parte do sistema computacional utilizada pelo usuário para interagir física, perceptiva e conceitualmente com o sistema. Assinale a opção correta acerca de interface em bibliotecas digitais e sítios web.

Alternativas

ID
187891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diante do crescimento vertiginoso dos recursos de
informação digitais na Internet voltados para a comunidade
científica, os mecanismos de buscas e portais de pesquisa desse
tipo de informação aumentaram em quantidade e qualidade.

Com base no texto e com relação aos recursos informacionais eletrônicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "SciVerse Scopus também oferece perfis de autores, que abrangem filiações, o número de publicações e de seus dados bibliográficos, referências e detalhes sobre o número de citações de cada documento publicado que ele tenha recebido." Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scopus_%28base_de_dados_bibliogr%C3%A1fica%29



    "Por meio da Web of Science estão disponíveis ferramentas para análise de citações, referências, índice h, permitindo análises bibliométricas." Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcollection&mn=70&smn=79&cid=81

  • Qual o erro da C?

  • Também queria saber o porquê da letra C está errada.

  • A letra C está errada porque a BDTD é uma rede de sistemas de informação que gerenciam teses e dissertações, sendo assim, não existe apenas um servidor. Cada instituição participante possui o seu servidor de dados e a BDTD nada mais faz do que agregar todos eles e disponibilizar em uma única interface. Porém, é possível ainda navegar entre os servidores a partir do próprio site da BDTD.


ID
187906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que as bibliotecas digitais cada vez mais constituem uma realidade na prestação de serviços de informação na atualidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha (2008, p. 8):

    Como já se mencionou, a biblioteca digital pode conter diferentes tipos de suportes informacionais (mídias informacionais) sobre os mais variados assuntos. Já na biblioteca convencional, é comum a organização desses suportes informacionais variados em setores específicos distribuídos no organograma da instituição.

    A ênfase do foco da biblioteca digital é maior no acesso e menor na coleção.

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da. Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências. Perspectivas em Ciência da Informação. v. 13, n. 1, p. 2-17, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso


ID
187909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda com relação à biblioteca digital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ainda com relação à biblioteca digital, assinale a opção correta.

     

     a)A portabilidade é um dos requisitos desejáveis em um software para construção de bibliotecas digitais. Este requisito indica se o software possui a habilidade de oferecer outros padrões de metadados além daquele que ele adota.

     

    ERRADO. Portabilidade refere-se a CATÁLOGOS, e a consulta a ele dentro e fora da biblioteca.

     

     b) Usuários devem constituir uma prioridade de segunda ordem na estruturação de uma biblioteca digital, pois os recursos informacionais digitais requerem dos bibliotecários maior atenção devido à complexidade que envolve sua organização e, sobretudo, sua preservação.

     

    ERRADO. Foco é sempre o USUÁRIO.

     

     c) São funcionalidades previstas nos modos básicos de acesso à biblioteca digital: o browsing (procurar a esmo ou folhear) nos índices; e a organização da coleção (pesquisar por meio de um mecanismo de busca e baixar e usar documentos).

     

    CORRETO . As funções básicas de uma biblioteca digital , estão na busca e organização do conhecimento.

     

     d) O desenvolvimento de coleções é uma das atividades que pouco sofreu alterações no ambiente digital, pois seus princípios básicos permanecem os mesmos tanto para as bibliotecas convencionais quanto para as bibliotecas digitais.

     

    ERRADO. Não é preciso comentar a evolução das TIC'S...

     

     e)O modelo tecnológico de arquivos abertos não se aplica ao desenvolvimento de bibliotecas digitais, pois foi estruturado de acordo com os requisitos de repositórios institucionais e periódicos científicos de acesso aberto.

     

    ERRADO. O Acesso aberto tem tudo a ver com bibliotecas digitais,

     

  • Conforme Tammaro & Salarelli (2008, p. 239):

    Os modos básicos de acesso à biblioteca digital devem prever três funcionalidades:

    1) A primeira é poder procurar a esmo ou folhear  (browsing) os índices e a organização da coleção, para identificar e localizar algum documento que satisfaça às necessidades do usuário, mas cuja existência é desconhecida;

    2) A segunda é pesquisar, inserindo uma dada expressão de busca, para identificar e localizar determinado documento;

    3) A terceira é baixar e usar os documentos, localizados por meio dos dois modos precedentes de busca, inclusive formar sua própria biblioteca digital.

    Gab. C

  • Complementando:

    Portabilidade: habilidade de um pacote de software poder ser executado em diferentes ambientes operacionais (Microsoft Windows, MAC, Linux...).

    Flexibilidade quanto à definição do padrão de metadados: capacidade de oferecer ao usuário outros padrões de metadados além daquele que ele adota, como o Dublin Core, MARC, MODs.

  • Gabarito: Letra C. 

    São funcionalidades previstas nos modos básicos de acesso à biblioteca digital: o browsing (procurar a esmo ou folhear) nos índices; e a organização da coleção (pesquisar por meio de um mecanismo de busca e baixar e usar documentos).

    Vale guardar que browsing significa navegar, procurar algo.

    Letra A está errada porque a habilidade de oferecer outros padrões de metadados é o requisito da flexibilidade e não portabilidade.

    Letra B está errada porque os usuários são prioridade na estruturação de uma biblioteca digital e qualquer que seja seu serviço.

    Letra D está errada porque o desenvolvimento de coleções sofreu grandes alterações no ambiente digital. 

    Letra E está errada porque o modelo tecnológico de arquivos abertos se aplica perfeitamente ao desenvolvimento de bibliotecas digitais, assim como se aplica aos repositórios institucionais e periódicos científicos. 


ID
197077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a análise documentária e representação da
informação, julgue os itens a seguir.

Em uma biblioteca especializada, em que é necessária a adoção de uma política de indexação mais exaustiva, a quantidade de documentos que são indexados sob determinado termo diminui na medida em que a base de dados cresce de tamanho.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade a quantidade de documentos aumenta, e NÃO diminui, como afirma a questão.

    Força, foco e fé!

  • Justamente o contrário, conforme forem sendo adicionados novos documentos que tratam sobre os mesmos assuntos, a tendência é que o número de itens indexados sob um determinado termo só aumente.

    Gabarito: E


ID
197164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

Uma biblioteca digital pode ser constituída de diferentes tipos de suportes de informação acerca dos mais variados assuntos; nas bibliotecas convencionais, por outro lado, é comum a organização desses variados suportes informacionais em setores distribuídos no organograma da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Como pode essa questão estar errada gente? se foi exatamente assim que Cunha (p. 8) disse:

    Como já se mencionou, a biblioteca digital pode conter diferentes tipos de suportes informacionais (mídias informacionais) sobre os mais variados assuntos. Já na biblioteca convencional, é comum a organização desses suportes informacionais variados em setores específicos distribuídos no organograma da instituição.

    CUNHA, Murilo Bastos da. Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 2 - 17, jan./abr. 2008. 

    Eu, particularmente, não acho que "organograma" é a palavra mais adequada, mas quem sou eu pra discordar do Murilo né? Ele é O cara!
  • Eu achei que estava errada justamente pela palavra "organograma", mesmo não sabendo que havia citado isto.
  • Essa questão está certa.

    Em outro concurso, no mesmo ano, a mesma afirmativa apareceu também, constando como correta.

    Dêem uma olhada.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/7493a072-b1
  • pra mim o erro está em ser constituída...é diferente de conter
  • Pessoal, apesar de eu ter marcado como certo, acredito que realmente a questão está incorreta. Vejamos o conceito de organograma, segundo o site infoescola.com:

    organograma  é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

    Assim, vê-se que nas bibliotecas a organização dos variados suportes NÃO se dá entre diferentes setores, pois esses suportes estão incluídos num único setor, a saber: o setor do acervo. NÃO há propriamente uma divisão no organograma do setor acervo, apesar de ele (o acervo) ser dividido conforme o suporte o suporte do material.

    Acredito que seja isso.

  • O que eu pensei é que a Bilioteca 'Digital' não é constituída de diferentes suportes, justamente porque seu acervo  'digital' é ofertado através da rede .

  • Joao Pereira tem razão. A questão mostra como certo o item.Portanto, o gabarito desta está errado. Vamos avisar ao QC.

  • Como dito pelo João Pereira na questão Q62633 essa mesma assertiva está correta.

    Mas estranhamente nesta questão do MS 2010 o gabarito definitivo é errado http://www.cespe.unb.br/concursos/MSADMINISTRATIVO2009/arquivos/Gab_definitivo_MSADM_007_11.PDF 

    A questão é a 103 http://www.cespe.unb.br/concursos/MSADMINISTRATIVO2009/arquivos/MSADM_007_11.pdf

  • Estranho que na Q62633 consta como correta.


ID
197170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

Repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica são considerados um tipo de biblioteca digital.

Alternativas
Comentários
  • todo repositório institucional de acesso aberto pode ser considerado um tipo de biblioteca digital, mas nem toda

    biblioteca digital pode ser considerada um repositório institucional. (LEITE, 2009). Fonte: https://kuramoto.files.wordpress.com/2009/11/repositorios-institucionais-f-leite.pdf




ID
197173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

Greenstone, Ddspace, Fedora e Eprints são software gratuitos destinados à construção de bibliotecas digitais e repositórios institucionais.

Alternativas
Comentários
  • achei que fedora fosse um sistema operacional.....
  • O termo, num primeiro momento, pode até causar confusão com o homônimo sistema operacional para ambiente Linux (FEDORA CORE), mas o FEDORA enfocado é sigla para: The Flexible Extensible Digital Object and Repository Architecture.

    É um sistema dedicado à construção e administração de repositório e bibliotecas digitais, baseado numa arquitetura moldada para suportar de maneira flexível, uma ampla variedade e quantidade de objetos digitais. Desenvolvido para ser uma base onde os futuros repositórios e outros sistemas de bibliotecas digitais, baseados no conceito da interoperabilidade do ambiente Web, possam ser construídos. O programa é o resultado de trabalho conjunto entre aUniversidade de Virgínia e Universidade de Cornell

  • Também fiz isso.

     


ID
235219
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao conceito, conteúdo, organização e recuperação de bibliotecas digitais, considere as seguintes afirmativas:

1. Em um escopo conceitual amplo, a biblioteca digital seria constituída por todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na Internet.
2. O que mudou com o advento das bibliotecas digitais foram os conteúdos e a essência das mensagens veiculadas.
3. Os novos objetos documentais digitais são passíveis de acatar inúmeros arranjos e tipos de abordagem no processo de sua recuperação.
4. No contexto da ciência da computação, esforços vêm sendo empreendidos no sentido de se classificar automaticamente objetos digitais dispersos, procurando tornar mais eficaz o processo de recuperação de informações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Concordo que a 3 e 4 estejam corretas, mas discordo da 1.

  • Ampliando-se o escopo do conceito, poder-se-ía considerar a biblioteca digital um termo genérico que simboliza todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na web. Já num contexto mais limitado, afirma-se que uma biblioteca digital pode estar circunscrita a um segmento definido e identificável de objetos, organicamente articulados e voltados para interesses específicos de um grupo. fonte: http://www.dgz.org.br/dez01/Art_05.htm

  • GABARITO: D

    1. "Ampliando-se o escopo do conceito, poder-se-ía considerar a biblioteca digital um termo genérico que simboliza todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na web. Já num contexto mais limitado, afirma-se que uma biblioteca digital pode estar circunscrita a um segmento definido e identificável de objetos, organicamente articulados e voltados para interesses específicos de um grupo".

    2. "O que mudou com o advento das bibliotecas digitais não foram, portanto, os conteúdos nem a essência das mensagens veiculadas, mas a forma e o meio através dos quais os documentos passaram a ser produzidos e registrados: um meio mais leve, ágil e dinâmico em suas possibilidades de processamento e comunicação".

    3. Por biblioteca digital entende-se  "um conjunto de objetos, concebidos em meio digital, desmaterializados de sua condição física tradicional, constituídos de funções inteiramente novas que lhes garantem a hipertextualidade e caráter multimidiático, tornando-os passíveis de acatar novos e peculiares arranjos e tipos de abordagem, no processo de sua recuperação".

    4. "No contexto da ciência da computação esforços vêm sendo empreendidos no sentido de se classificar automaticamente objetos digitais dispersos, procurando tornar mais eficaz o processo de recuperação de informações. Nesse sentido, muitos pesquisadores vêm desenvolvendo motores de buscas (search engines) e agentes inteligentes para acessar informações, fundamentando-se esse instrumental primordialmente em buscas por palavras, utilizando-se de sistemas vetoriais e estratégias booleanas, ou combinações de métodos de pesquisa".

     

    Fonte: ALVARENGA, Lídia. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.2 n.6 dez/01. 


ID
259495
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para conclusão de uma pesquisa, o usuário X solicita uma cópia do seguinte documento: Queiroz, Vera Cristina. Curso em ambiente virtual de aprendizagem: canteiro para germinação de comunidade de aprendizagem on line. Tese defendida na Faculdade de Educação da USP em 2005.
Pelas características do documento, qual seria a primeira opção para sua localização?

Alternativas
Comentários
  • Questão dada! 
    Gabarito: letra D.


ID
259519
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as características seguintes, referente às Bibliotecas Digitais,

I. Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.

II. Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas.

III. Existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo.

IV. Serviço de auxílio ao usuário por meio da entrevista de referência.

V. Provisão de acesso em linha e outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas), por meio da utilização da comutação de dados e empréstimo entre instituições.

é correto afirmar que apenas

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E

    As opções que correspondem a biblioteca digital são:

    I. Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.
    II. Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas. 
    III. Existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. 

    A opção IV trata do serviço de referência e a opção V refere-se a comutação bibliográfica.
  • Discordo um pouco do gabarito. Não duvido que hoje em dia podemos ter serviço de referência via email ou chat em tempo real. Eu mesma atendo a pedidos de usuários que me chegam por email. Mas enfim, se a banca diz, está dito...

  • Também acho estranho o Serviço de referência não ser uma característica da biblioteca digital.

    Talvez esteja errado por que na opção ele fala de entrevista de referência e não de entrevista de referência virtual.

    Alguém sabe se algum autor fala sobre isso?

  • Na biblioteca digital, definida por dezenas de autores, pode-se encontrar uma ou várias das características seguintes: 

    a) acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede; 

    b) utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas; c) inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informa- ção;

    d) existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. O percentual de documentos retrospectivos tenderá a aumentar à medida que novos textos forem sendo digitalizados pelos diversos projetos em andamento;

     e) provisão de acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas); 

    f) utilização de maneira que a biblioteca local não necessite ser proprietária do documento solicitado pelo usuário;

     g) utilização de diversos suportes de registro da informação tais como texto, som, imagem e números; 

    h) existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui sistema inteligente ou especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante.

     Ler: Murilo Bastos da Cunha. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999

  • As opções IV e V são serviços oferecidos e não características da biblioteca.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • Cunha (1999b, p. 258) aponta, como características encontráveis nas bibliotecas digitais: 

    acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede; utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas; inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informação; existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo


ID
277594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O desenvolvimento de coleções, sejam elas digitais ou impressas,
constitui uma atividade bibliotecária fundamental. Acerca desse
assunto, julgue os próximos itens.

No contexto das bibliotecas digitais, a origem dos recursos de informação pode ser diversificada, como, por exemplo, materiais originalmente digitais, periódicos eletrônicos originalmente digitais, periódicos eletrônicos com licença de uso, livro eletrônico e materiais substitutos de obras impressas. Nesse sentido, é possível que, para cada uma dessas origens, seja necessário ter políticas distintas de desenvolvimento de coleções.

Alternativas
Comentários
  • "é possível " - palavra mágica para provas da Cespe.


ID
317566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

A preocupação com os direitos autorais é um aspecto relevante apenas para a gestão de bibliotecas digitais de acesso público, pois, nas demais, o uso pode ser controlado com o uso de níveis de acesso.

Alternativas
Comentários
  • e o que dizer das cópias dos livros em bibliotecas?
  • Em bibliotecas convencionais (não digitais) os direitos autorais também devem ser uma preocupação constante, devido ao costume de tirar fotocópias dos livros ("xerox").

  • Um outro aspecto pode estar ligado a seleção do acervo, já que,  Bibliotecas devem adquirir e ofertar itens originais, respeitando os direitos de autor. 


ID
327430
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As unidades de informação especializadas são as que abrangem, em geral,

Alternativas
Comentários
  • Trata dos assuntos!!

  • Grupo restrigo de usuários. Campo específico de conhecimento.

  • A biblioteca especializada é uma biblioteca quase exclusivamente dedicada a pulicações sobre um assunto ou sobre um grupo de assunto em particular. Inclui também coleções de um espécie particular de documentos.

    As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico de assunto.

    As bibliotecas especializadas são diferenciadas dos demais tipos de bibliotecas pela sua estrutura de orientação por assuntos, e pelo fato de que as organizações as quais elas pertcem terem objetivos específicos e estes objetivos por sua vez, devem nortear todas as atividades da biblioteca, dentro das áreas do conhecimento abrangido pela empresa a qual ela serve.

    O papel da biblioteca especializada baseia-se no suporte científico e tecnológico, necessitando de uma constante atualização para atender a demanda. A biblioteca especilizada não deve estar isolada, mas em constante comunicação com outras fontes de informação e fazendo itercambio para, assim, suprir as necessadesd e informação da intituição ou dos seus usuário.

    Sua estrutura é orientada pelo assunto, seus objetivos são mais específicos do que gerais.


ID
327433
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O principal objetivo das bibliotecas especializadas é

Alternativas
Comentários
  • Chega-se a resposta ao se fazer a seguinte pergunta: Qual a principal caracterísitca de um acervo de biblioteca especializada? A cobertura, ou seja, a exaustividade em buscar e todas as referências possíveis da área de atuação. Um acervo com esta característica, deve ter o objetivo de atender, em potencial, todas as necessidades de seus usuários de interesse.
  • Questão sem sentido algum. Atender de "imediato" solicitações de pesquisa é o principal objetivo das bibliotecas especializadas?? Não sabia que o atendimento de imediato agora significa principal objetivo das bibliotecas especializadas.

    E se atender as solicitações, mas não existir um acervo pertinente? A ESAF é cheia dessas questões de lógicas absurdas.
  • Definição que encontrei mais pertinente para bibliotecas especializadas: "As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico de assunto ". (Cezarino ,1978, p. 238)


ID
327502
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca digital pode ser a mais avançada do mundo, com as tecnologias mais sofisticadas, documentos mais atraentes e catálogos mais eficientes. Entretanto, o instrumento que torna a biblioteca digital um sistema centrado no usuário

Alternativas
Comentários
  • " Podemos construir a biblioteca digital mais avançada do mundo, com as tecnologias mais sofisticadas, com os documentos mais atraentes, com o catálogo mais eficiente, mas, se não utilizarmos a Rede, estaremos nos privando do instrumento que torna uma biblioteca digital um sistema  centrado no usuário(user centered system)."  TAMMARO,  Anna Maria.; SALARELLI, Alberto. A Biblioteca Digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. Página 85.

ID
327595
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na arquitetura de uma biblioteca digital, as informações armazenadas no objeto digital que são necessárias para administrá-lo num ambiente de rede, como: armazenar, reproduzir ou transmitir o objeto digital, sem proporcionar acesso ao conteúdo, são conhecidas por

Alternativas

ID
395851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

As bibliotecas universitárias podem ser organizadas por meio do modelo de uma única unidade informacional, do tipo biblioteca central.

Alternativas
Comentários
  • A Biblioteca Universitária, como o nome já indica, é aquela que serve aos propósitos das universidades e instituições de ensino superior, estando também por isso ligada ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em universidades de grande porte, é comum existir a Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais ligadas à ela, formando assim um Sistema de Bibliotecas (SIBI).

  • Poder pode, né?

  • Biblioteca Universitária (Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, 2008):

    - A que é mantida por uma instituição de ensino superior e que atende às necessidades de informação dos corpos docente, discente e administrativo, tanto para apoiar as atividades de ensino, quanto de pesquisa e extensão. Pode ser uma única biblioteca ou várias organizadas como sistema ou rede.

ID
395860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

Atualmente, os serviços de referência disponíveis em uma biblioteca universitária restringem-se à disponibilização de recursos de busca e recuperação da informação via Internet.

Alternativas
Comentários
  • Pela prática dá de saber a resposta. E ainda tem a palavrinha mágica que o CESPE adora "restringem-se".

  • Existe o atendimento presencial também.


ID
395875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

Apesar do uso crescente da Internet, o papel da biblioteca universitária se preserva, pois a integridade e a confiabilidade do conhecimento que disponibiliza são indicadores de qualidade fundamentais no âmbito do ensino superior.

Alternativas

ID
395890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

Na biblioteca universitária, a prioridade de atendimento deve ser dada a docentes e alunos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia me explicar porque está errada a questão?
  • ACREDITO QUE ESTE ENUNCIADO ESTEJA INCOMPLETO, POIS  A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NÃO ATENDE APENAS AO ALUNOS E PROFESSORES, MAS A COMUNIDADE GERAL AO QUAL ELA ESTA INSERIDA.
  • Acredito que ela também deve atender prioritariamente, além de docentes e alunos, os funcionários da universidade.

    Força, foco e fé!

  • Se no enunciado da questão existissem as palavras unicamente, somente, exclusivamente, eu concordaria com esse gabarito.

  • Questão confusa, típica do CESPE.

  • A Biblioteca Universitária tem por objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seu acervo e dos seus serviços. Atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. É vinculada a uma unidade de ensino superior, podendo ser uma instituição pública ou privada.

  • O erro está na palavra PRIORIDADE, pois a biblioteca universitária não prioriza atendimento ela atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade academica em geral.

  • Porque a prioridade da biblioteca univ. não é atender apenas docentes e alunos(discentes, neste caso), mas a comunidade acadêmica, em geral.

  • NÃO HÁ PRIORIDADE DE ATENDIMENTO. ISSO FERIRIA O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE.

  • Deve ser somente a questão do atendimento, mas qto a finalidade...

    Classificação das bibliotecas segundo a finalidade:

     

    a) Universitária: atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários.

     

     b) Escolar: [...] Desempenha importante papel na formação do hábito de leitura.

     

     c) Especial: são bibliotecas que atendem a uma categoria especial de usuário, exemplo, pessoas com dificuldades de visão e cegos. 

     

     d) Pública: Na igualdade de acesso para todos. A biblioteca pública tem por finalidade atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independente de classe social, cor, religião ou profissão. Segundo o âmbito da entidade mantedora, elas podem ser: federais, estaduais e municipais.

     

     e) Escolar: Ela deve estar intimamente relacionada com a escola, para funcionar como verdadeiro complemento das atividades realizadas em classe. 

  • Vamos lá, a universidade é formada apenas por docentes e alunos? E seus técnicos(bibliotecários fazem parte do corpo técnico de uma universidade), pessoal que trabalha na secretaria dos cursos etc. Como muitos colegas já levantaram: toda a comunidade acadêmica
  • Comunidade externa a maioria das bibliotecas de universidades particulares (pelo menos aqui em Brasília) não atende, mas acredito que tenha faltado incluir seus técnicos na assertiva... além disso, acho que não há nenhum tipo de prioridade nesse contexto.


ID
395905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

Os serviços e os acervos de uma biblioteca universitária devem apoiar as atividades típicas de uma universidade, ou seja, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Alternativas
Comentários
  • É a razão de ser de uma biblioteca universitária.


ID
395920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

No roteiro básico do processo de avaliação institucional do SINAES, o quesito infraestrutura, que orienta a avaliação das bibliotecas universitárias, inclui a produção de conhecimentos como elemento de análise das comissões de especialistas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. Usa-se a produção de  conhecimentos dos especialistas na avaliação de coleções .

    FOCO E FÉ 


ID
395935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Em uma biblioteca, a eficácia está relacionada, com os produtos informacionais, e o seu critério de eficácia é a proporção das demandas dos usuários atendidos.

Alternativas
Comentários
  • A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    www.administradores.com.br

    Resposta: CERTO

  • A eficácia em unidades de informação está relacionada com a rapidez de atendimento ao usuário, grau com que objetivos foram atingidos, grau de satisfação do usuário, quantos EEB's foram solicitados e quantos efetivamente foram emprestados a quem solicitou, já eficiência tem relação com custo e benefício, recursos aplicados x benefícios alcançados. Ex: comprei uma casa por 100 mil reais e vendi por 250 mil reais, exemplo bem simples mas dá pra sentir a diferença entre os dois.
  • LANCASTER, F.W. Avaliação dos serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

  • Resumindo:

    eficácia = relacionada aos resultados.

    eficiência = relacionada aos processos.

  • Conforme Lancaster (2004, p. 12):

    Uma maneira um pouco diferente de se considerar a avaliação é em termos de custos, eficácia e benefícios. A eficácia se relaciona com os produtos, e o critério geral de eficácia é a proporção de demandas de usuários que são satisfeitas. Os benefícios do sistema são realmente os resultados desejados. Os custos são bastante concretos, desde que se cogite apenas em termos monetários.

    Gab. Certo

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.

  • "cacia" resultados "ciencia"- processos

ID
395953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A avaliação da política de desenvolvimento de coleções é o parâmetro mais adequado para a aferição da qualidade do acervo das bibliotecas universitárias.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe responder o porquê da afirmação estar errada?!

  • CREIO QUE SEJA PELA RESPOSTA QUE LI EM OUTRO GABARITO, DEIXADA POR UM COLEGA DE ESTUDO. ELE DISSE QUE "A eficácia em unidades de informação está relacionada com a rapidez de atendimento ao usuário, grau com que objetivos foram atingidos, grau de satisfação do usuário, quantos EEB's foram solicitados e quantos efetivamente foram emprestados a quem solicitou, já eficiência tem relação com custo e benefício, recursos aplicados x benefícios alcançados. Ex: comprei uma casa por 100 mil reais e vendi por 250 mil reais, exemplo bem simples mas dá pra sentir a diferença entre os dois."

  • Novos parâmetros do MEC para avaliação de cursos superiores é que são os mais adequados.


ID
395968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A avaliação das bibliotecas universitárias é um dos quesitos listados na avaliação de instalações físicas das instituições de ensino superior, realizada por meio do SINAES.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

     

    Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisio­nados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    http://portal.mec.gov.br/component/content/270-programas-e-acoes-1921564125/sinaes-2075672111/12303-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-sinaes


ID
395983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

No roteiro básico do processo de avaliação institucional do SINAES, o quesito relativo à existência de políticas formais estabelecidas para a adequação da infraestrutura aos fins é empregado para avaliar a utilização de equipamentos, hospitais, laboratórios, campos experimentais e áreas esportivas e de lazer. A avaliação do uso de bibliotecas, por sua vez, é realizada por meio do quesito referente a equipamentos de infraestrutura de apoio às atividades de ensino e pesquisa.

Alternativas

ID
395998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico em bibliotecas universitárias, julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico deve possibilitar ao gestor avaliar com clareza as implicações futuras de decisões presentes, em função dos objetivos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     Complementando a definição...

     

    "O planejamento da alta administração é o planjeamento estratégico, que consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos. Abrange a organização como um todo, afeta-a a longo prazo e é decidido no nível hierárquico mais elevado. Está voltado às relações entre a organização e o ambiente e sujeito a incertezas provocadas por esse ambiente. As grandes estratégias de uma organização são, portanto, definidas a partir de uma análise do contexto ou do ambiente em que está organização está inserida. Em outras palavras, as estratégias são escolhidas à luz de fatores favoráveis e de análises de risco relativas às possibilidades de sucesso na implementação de cada estratégia." (ALMEIDA, 2005, p. 7-8)


ID
396013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico em bibliotecas universitárias, julgue os itens que se seguem.

A definição da missão e dos objetivos da biblioteca universitária é uma providência fundamental para que se dê início ao processo de planejamento estratégico dessa unidade.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a missão e os objetivos da biblioteca devem ser compatíveis com a missão e os objetivos da instituição a qual está vinculada.


ID
396073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Os atributos denominados satisfação com o produto informacional e investigação de como e para que a informação é utilizada compõem a estratégia de levantamento de dados do estudo de usuários.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • Compreendemos, na teoria, que existem muitos propósitos para a realização de estudos de usuários. Dentre eles, estão, por exemplo, investigações que buscam compreender se a biblioteca ou serviço de informação está cumprindo seu propósito; ou investigações para determinar o nível de satisfação do usuário; ou, ainda, estudos para investigar padrões e níveis de uso e determinar as prioridades do usuário. Estando essas assertivas elencadas como propósitos dos estudos de usuários, podemos dizer que esses atributos compõem a estratégia de levantamento de dados em estudos de usuários. Assertiva correta.

    Gabarito: C


ID
396091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

As investigações inerentes aos estudos de usuários em bibliotecas universitárias devem ser realizadas sistematicamente a cada semestre, uma vez que o consumo da informação é cada vez mais volátil.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Acredito que NÃO necessariamente essas investigações devem ser realizadas sistematicamente a cada semestre.

    Outro erro acredito que está em afirmar que o consumo da informação é cada vez mais volátil (inconstante, variável, instável).

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • EU ACERTEI E MARQUEI ERRADA PQ ACREDITO QUE UNIVERSIDADE EXIGE INVESTIGAÇOES NAO SEMESTRALMENTE MAS DE REPENTE TRIMESTRALMENTE POIS A UNIVERSIDADE DEVE TER UMA ATUALIZAÇAO MAIS FREQUENTE POIS O CONSUMO DA INFORMAÇAO NESSAS INSTITUÇOES E VOLATIL  E MUITO FREQUENTE 

  • Estudo de usuário semestralmente? Aí o bibliotecário não fazer mais nada da vida a não ser estudo de usuário. 

     

  • uma vez que o consumo da informação é cada vez mais volátil.
    Acredito que o erro está na palavra volátil, pois os teóricos dos cursos, e sua bibliografia básica não mudam constantemente, se fosse assim biblioteca teria que ser enorme e haveria muito descarte de livro.

  • Errada

    Entendo que cada biblioteca terá seu sistema de estudo de usuários, podendo ser avaliados critérios que vão depender da unidade bibliotecária, quantidade de acervos, quantidade de usuários etc...

  • Booooooa...

    Só para concluir... se caso o arquivo fosse transferido criptografado, só seria uma rota !

  • Essa assertiva é um pouco estranha, pois relaciona os estudos de usuários ao consumo de informação e sua volatilidade. Na verdade, a realização de um estudo de usuários busca observar comportamentos, necessidades, e aspectos com relação à busca e uso da informação, e isso não possui relação com a volatilidade da informação. Ainda, a realização de um estudo de usuários é um processo muitas vezes moroso, que envolve, se aplicadas técnicas qualitativas, a preparação e treinamento dos aplicadores, e a análise de dados também toma certo tempo. Não seria adequado, dessa forma, realizar novamente esses estudos em seis meses. Assim, alternativa errada.

    Gabarito: E

  • Excelente explicação!

    Complementando:

    Após fragmentados esses "pedacinhos" podem ser enviados em formato blocado (pega vários pedacinhos e junta, como se fosse uma caixa e envia várias caixas) ou de forma contínua, (envia pacotinho por pacotinho). Tem também o modo comprimido, que é menos cobrado em prova (pega o arquivo e tenta comprimir o máximo para enviar).

    Caiu na PF/18

  • Parabéns pela explicação!!! Boa metodologia...

  • Parabéns pela explicação!!! Boa metodologia...


ID
396103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Os resultados dos estudos de usuários devem ser generalizáveis, visto que nortearão as ações de planejamento nas bibliotecas universitárias.

Alternativas
Comentários
  • Questão: E

    Os resultados dos estudos de usuários, embora nem sempre generalizáveis, oferecem contudo uma visão ampla dos problemas e tendências dos usuários na consulta das bibliotecas e/ou de suas coleções.


    Figueiredo, Nice Menezes de.
    Estudos de uso e usuários da informarçao p.13

  • EU ACERTEI E MARQUEI  ERRADO PQ NAO TEM COMO PENSAR EM GENERALIZAR AÇOES DE PLANEJAMENTO DE UMA INSTITUIÇAO ESPECIFICA NO CASO UNIVERSITARIA FUI PELA MEUS CONHECIMENTOS EM ADMINISTRAÇAO 

  • ERRADA

    entendo que estudo de usuários não deve ser generalizado, pois existem diversos tipos de situações, que podem mascarar qualquer estudo que seja feito. No meu entendimento analisa-se todos os casos e faz-se o planejamento em foco ao comportamentos que foram mais semelhantes.


ID
396115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Em uma biblioteca universitária, os resultados do levantamento do perfil de consumo dos usuários devem fornecer subsídios para o desenvolvimento de um portfólio de produtos e serviços informacionais.

Alternativas
Comentários
  • Essa assertiva diz respeito às características e objetivos de estudos de usuários, mas de uma forma direcionada para as bibliotecas universitárias. Sabemos que os estudos de usuários possibilitam investigarmos perfil (que pode ser de consumo de informação), necessidades, processo de busca, etc., para que possamos desenvolver produtos e serviços de informação. A palavra portfólio foi apenas uma palavra sofisticada para relacionar o agrupamento de produtos e serviços oferecidos em bibliotecas universitárias. Assertiva correta. 

    Gabarito: C

  • Sim, os resultados do levantamento do perfil de consumo dos usuários devem fornecer subsídios para o desenvolvimento de um portfólio de produtos e serviços informacionais.


ID
396118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Técnicas de marketing não devem ser utilizadas em estudos de usuários de bibliotecas universitárias, em razão de esse tipo de biblioteca ser, em geral, unidade sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Marketing em bibliotecas nada tem haver com geração de lucros.

  • "Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores" kotler (1991). Por isso mesmo deve-se usar o marketing em biblioteca: para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços adequados. Nas bibliotecas universitárias visa reconhecer as necessidades e desejos dos usuários.

  • O marketing em bibliotecas mede a satisfação dos usuários.

  • Verificamos, na teoria, que uma tendência atual é relacionar os estudos de usuários ao marketing da informação. E, realmente, também vimos que na teoria que os dois conceitos são aderentes com relação ao propósito final, que é oferecer produtos e serviços de informação que sejam adequados às necessidades dos usuários. Também vimos anteriormente que o marketing não necessariamente deve ser aplicado em organizações com fins lucrativos: as técnicas servem, também, para organizações sem fins lucrativos. Dessa forma, técnicas de marketing podem ser instrumentos a serem utilizados em estudos de usuários em bibliotecas universitárias, em virtude de possibilitarem a adequação da oferta de produtos e serviços às demandas expostas pelos usuários. Assertiva incorreta.

    Gabarito: E


ID
396121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens subsecutivos.

Na biblioteca universitária, a política de aquisição de periódicos deve priorizar o periódico eletrônico; devendo o periódico em formato impresso ser adquirido quando as duas versões, impressa e digital, tiverem conteúdos substancialmente diferentes.

Alternativas
Comentários
  • "Correto. Atualmente, até pelo fato de que a grande maioria dos periódicos já estão em formato eletrônico, que além de tudo é mais rápido, ele deve ser indicado na política de aquisição. Só faz sentido adquirir as duas versões se o conteúdo for substancialmente diferente, e eu ainda acrescentaria que só se o conteúdo da versão impressa for relevante."


    http://biblioteconomiaparaconcursos.com/blog/2011/05/26/concursos-dos-correios-ect-analise-de-prova/

  • Na biblioteca universitária, a política de aquisição de periódicos deverá enfatizar o periódico eletrônico, e o formato impresso somente será privilegiado nos casos em que a imagem visual digitalizada não tenha alta qualidade, ou, quando as duas versões, impressa e digital, tenham conteúdos substancialmente diferentes. Com a implantação dessa política, haverá redução na quantidade de volumes encadernados e títulos recolocados nas estantes e, conseqüentemente, será reduzido o número de servidores envolvidos nessa tarefa. ( Murilo Bastos da Cunha. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010)


ID
396193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.

Todas as obras disponíveis em uma biblioteca tradicional podem ser digitalizadas e, em seguida, disponibilizadas na biblioteca digital de uma instituição.

Alternativas
Comentários










































  • E a Lei de direitos autorais
  • Entendi o "podem" no sentido de haver a possibilidade, i. é, de conseguirem efetuar. E em regra há tal possibilidade. 

    Mais uma questão pessimamente elaborada... :(

    Força, foco e fé!

  • Direitos autorais.

    Não podemos pegar um material em um suporte e digitalizá-lo.

    A biblioteca digital precisa ter uma política de seleção diferente da biblioteca física


  • A CESPE como sempre fazendo dupla intencionalidade nas questões. Nisso eles beneficiam quem quiser

  • Devemos imaginar também que há 'obras' que fazem parte do acervo da Biblioteca e não necessitam ser digitalizadas, pois já estão em suportes eletrônicos/digitais, como os CD's, DVD's.

  • A palavra " Todas" torna a questão errada.
  • Adoro quando o cespe usa a palavra "TODAS", quase sempre está errado.


ID
396196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.

Definem-se bibliotecas digitais como bibliotecas tradicionais cujo acervo é disponibilizado em formato digital.

Alternativas
Comentários
  • Bibliotecas digitais são semelhantes dentre as outras, porém diferenciam-se das demais porque suas informações existem somente em formato digital.
  • Errado

    Conforme Tammaro e Salarelli (2008, p. 123), "pela combinação das diversas definições de biblioteca digital tornam-se evidentes os elementos essenciais que a compõem: 1) o usuário, entendido como o público em geral ou como usuário individualizado [...]; 2) os conteúdos, i. é, os objetos digitais, organizados e estruturados nas coleções digitais segundo normas próprias e distribuídos em rede; e 3) os serviços de acesso, caracterizados por interfaces ou serviços mediados pelo pessoal bibliotecário.

    Assim, percebe-se que biblioteca digital NÃO é apenas uma biblioteca tradicional cujo acervo é disponibilizado em formato digital.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • GABARITO: ERRADO

     

    "As bibliotecas digitais incluem as funcionalidades das bibliotecas tradicionais, mas potencialmente vão além em escopo e significado. [...]  A substituição de papel pelo documento eletrônico está assentada em algumas importantes diferenças: no armazenamento distribuído em formas digitais, na comunicação direta, on-line, na obtenção do material via redes de computadores, na multiplicidade de cópias a partir de uma versão original, no nível de granularidade que é possível tratar as informações digitais e nas suas possibilidades de reúso. Essas diferenças se desdobram em transformações tão profundas que eventualmente deixam a biblioteca digital distante de uma mera expressão da biblioteca tradicional (McPherson, 1997)".

     

    FONTE: SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital? Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dez./fev. 2008-2009.

  • Definição do Dicionário de Biblioteconomia: ¨2. Proporciona o ¨acesso em linha, não somente a catálogos, mas também a uma grande variedade de recursos existentes na própria biblioteca ou fora, como, por exemplo, índices e resumos bibliográficos, bases e bancos de dados, sistemas de CD-ROM, entrega de documentos, jornais eletrônicos, bases de dados de imagens¨

  • Bib. Digitais vão além, são extensões e ampliações da biblioteca tradicional. Os objetivos são os mesmos (uso máximo da informação)


ID
396199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.

Nas bibliotecas digitais, disponibilizam-se, prioritariamente, catálogos eletrônicos que, por sua vez, remetem aos acervos das bibliotecas tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • Bibliotecas digitais disponibilizam o documento em modo digital.
  • Não confundamos biblioteca digital com OPAC. 

  • GABARITO: ERRADO

     

    "Uma biblioteca digital possui e controla a informação. Ela oferece acesso à informação, e não apenas aponta para ela".

    "A biblioteca digital seria aquela que teria, além de seu catálogo, os textos dos documentos de seu acervo armazenados de forma digital, permitindo sua leitura na tela do monitor ou sua importação(dowload) para o disco rígido do computador.(PEREIRA, LIMA,1999 apud OHIRA, 2002)".

     

    FONTES: SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital? Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dez./fev. 2008-2009.

     ALMADA, Magda; SANTOS, Rute Brazil dos. As bibliotecas digitais como meio de universalização da informação da informação no sistema de bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: BCZM, 2004.


ID
396202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.

A biblioteca eletrônica é parte integrante de uma biblioteca digital.

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas digitais dispõe de todos os recursos da biblioteca eletrônica, oferecendo visualização e pesquisa dos ducumentos, tanto local como remotamente por meio de redes de computadores. (Marchiori, 1997).
  • Seria interessante que quando uma pessoa cita um texto colocar a referência completa do mesmo

  • "De acordo com Tennant, uma biblioteca eletrônica compreende tanto materiais quanto serviços que empregam eletricidade para que sejam usados. Neste sentido, segundo o autor, a biblioteca eletrônica inclui a biblioteca digital, mas a expressão 'biblioteca digital' é empregada mais correntemente e, portanto, é preferível." 

    Tammaro, Ana Maria; Salarelli, Alberto. A biblioteca digital.  Brasília: Briquet de Lemos, 2008. P. 117

  • GABARITO: CERTO

     

    "As bibliotecas digitais são bibliotecas que existem de forma digital, ou seja em disquetes, winchester, CDs, etc. Dispõem de todos os recursos de uma biblioteca eletrônica oferecendo pesquisa e visualização dos documentos (full text, vídeo etc.), tanto local como por meio de redes de computadores (CUNHA, 1999)".

    FONTE: ALMADA, Magda; SANTOS, Rute Brazil dos. As bibliotecas digitais como meio de universalização da informação da informação no sistema de bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: BCZM, 2004.

     


ID
396205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.

Fotografias, entrevistas, áudios e vídeos integram o acervo das bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Isso, poderíamos falar que a BD tem um acervo multimidia

ID
523357
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas públicas, a função informativa é muito visível quando são estabelecidas parcerias com outras entidades para fornecer informações que respondam às necessidades do dia-a-dia da comunidade.

Nesse caso, essas bibliotecas funcionam como um:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) é a resposta.


ID
523372
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das causas relevantes para o pequeno número de usuários nas bibliotecas públicas, levando-os a buscar outros espaços de leitura, é a:

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil, a questão mais condizente é a letra B, pois investimento em acervos é um dos muitos problemas enfrentados pelas BPs.
  • O fato é que praticamente todas as alternativas são relevantes para a diminuição no número de usuários em Bibliotecas Públicas! Contudo, de fato, a questão B é a que representa com mais ênfase..


ID
670291
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere aos requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital, aquele que possui a habilidade de um pacote de software que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais é o da

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de onde tiraram essa questão ? A informação que eu tenho é que a portabilidade é a característica que permite a descrição acima...

  • MARCONDES, C. H. et al. (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: Ibict, 2006.

     

    Pag 152

  • GABARITO: D

    Complementando...

    Conforme Kuramoto (2005. p. 152-155), são requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital:

    » Portabilidade: é a habilidade de um pacote de software poder ser executado em diferentes ambientes operacionais.

    » Flexibilidade quanto à definição do padrão de metadados: indica se o pacote de software possui a habilidade de oferecer, ao usuário, outros padrões de metadados, além daquele que ele adota.

    » Uso de padrões de interoperabilidade: permite maior visibilidade e integração aos conteúdos de bibliotecas digitais.

    » Uso de linguagem de marcação XML: seu uso proporciona maior interoperabilidade entre os sistemas de bibliotecas digitais.

    » Capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos: um pacote de software para administrar uma biblioteca digital deveria ter facilidades para o tratamento de diversos formatos como o PDF, RTF, HTML, XML, DOC, GIF, JP EG e outros.

    » Possuir interfaces ergonômicas e adaptativas: é desejável que as interfaces oferecidas pelos pacotes de software de administração de bibliotecas digitais utilizem padrões de ergonomia com vistas a facilitar o seu uso por parte dos usuários menos especializados.

    » Facilidades para estruturação dos documentos: determinadas coleções necessitam de facilidades que proporcionem uma estruturação hierárquica e que, inclusive, os procedimentos de indexação do conteúdo considerem essa estruturação.

    » Configuração dos procedimentos de indexação: essa funcionalidade dá ao administrador da biblioteca digital a possibilidade de definir os metadados que se tornarão os campos de busca, ou pontos de acesso, aos registros de uma biblioteca digital.

    » Possui módulo de formatação de relatórios ou saídas: trata-se de uma funcionalidade muito desejável, pois eventualmente o usuário tem necessidades de imprimir o resultado de uma busca.

    Fonte: KURAMOTO, Hélio. Ferramentas de software livre para bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos. H. et al. (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT, 2005.


ID
670294
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos problemas encontrados pelas bibliotecas digitais diz espeito à proteção contra usos não permitidos do recurso digital. A solução para isso vem sendo buscada com medidas técnicas de controle do acesso por meio de programas apropriados. A possibilidade de controle das cópias digitais não autorizadas é gerenciada por sistemas denominados

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação tem conduzido a melhorias significativas no acesso à informação digital por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Mas estas tecnologias não apenas tornam este acesso mais fácil, mas também implicam em uma maior facilidade de infringir os direitos autorais de obras digitais: elas podem ser copiadas repetidamente e transmitidas a qualquer lugar do mundo, praticamente sem qualquer custo ou degradação de sua qualidade. Para resolver este problema, surgiram os sistemas de gestão eletrônica dos direitos de autor (ECMS), que mediante a dispositivos tecnológicos, controlam o uso que se faz destas obras. Este trabalho descreve os aspectos mais significativos dos sistemas e discute suas vantagens e desvantagens para as bibliotecas e os cidadãos em geral.

    Fonte: http://portaldobibliotecario.com/2012/02/16/concurso-questoes-comentadas/

  • Métodos de controle da utilização da obra protegida por direitos de autor:

    ECMS (Electronic Copyright Management Systems – Sistemas de Gestão Eletrônica de Direitos de Autor)

    ERMS (Electronic Rights Management Systems – Sistemas de Gestão de Direitos Eletrônicos)

    DRMS (Digital Rights Management Systems – Sistemas de Gestão de Direitos)

    Gab. C


ID
670297
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O acesso às bibliotecas digitais implica em um grande número de problemas, tais como a interoperabilidade de diversos esquemas de metadados, a responsabilidade e a metodologia de arquivamento, e a

Alternativas

ID
721372
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Classificação Decimal Universal utiliza um recurso chamado intercalação que permite ao classificador mudar a ordem de citação das facetas de acordo com a ênfase que deseja dar a um conjunto de obras. Por exemplo, esse recurso permite que

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA -os auxiliares comuns dependentes possam assumir uma posição invertida com a notação principal.(são sempre sufixos)

     b) ERRADA -as subdivisões auxiliares especiais com ponto zero sejam inseridas nas subdivisões diretas de uma classe ou subclasse. (São acrescentados aos números principais)

     c) ERRADA- os sinais de ordenação e de subgrupamento possam ser deslocados ao longo da notação principal ou auxiliar. (Indicam relação entre dois ou mais números, se deslocamos o sinal mudamos a relação.)

     d)ERRADA-os sinais de coordenação e de extensão sejam empregados entre classes principais e entre subdivisões auxiliares independentes. (São usados entre os números principais)

     e) as subdivisões auxiliares de lugar e de tempo possam ser usadas como sunfixos em qualquer nível de um número principal.

    SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição-padrão internacional em língua portuguesa. Brasília: Thesaurus, 2009. 163 p.

     


ID
725911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


Além de outros conteúdos, as bibliotecas digitais jurídicas capturam, organizam, armazenam, preservam, recuperam e disseminam doutrinas, que incluem artigos, capítulos de livros e trabalhos acadêmicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Lembrando que as informações jurídicas são divididas em 3 tipos: normativa (legislação), interpretativa (jurisprudência) e descritiva (doutrina).


ID
725914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


A ênfase das bibliotecas digitais está mais centrada na perspectiva do acesso que nas coleções que elas armazenam, muito embora essas coleções sejam imprescindíveis.

Alternativas

ID
725917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


Um sítio na Internet que relaciona um conjunto de links persistentes, dispostos em torno de temas e que direcionam usuários para outros acervos digitais é considerado uma biblioteca digital.

Alternativas
Comentários
  • Acho que seria somente uma bibliografia com recursos em meio digital.

  • ERRADO. A biblioteca digital não é somente uma coleção digitalizada, mas um ambiente com coleções, serviços e pessoas para apoiar todo ciclo vital de criação, disseminação, uso e preservação de dados, informação e conhecimento. (TAMMARO, SALARELLI, 2008)


ID
725920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


Determinação de necessidades de informação e comportamento informacional dos usuários, características das atividades de busca, acesso e uso da informação, juntamente com o mapeamento de processos, constituem insumos fundamentais para se conhecerem os requisitos para a implementação de bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Já imagino uma discursiva pedindo os 4 requisitos fundamentais para implantação de uma BD

ID
725923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


A interoperabilidade é requisito dispensável na implementação de bibliotecas digitais jurídicas, uma vez que essa característica está relacionada apenas aos repositórios institucionais de informação científica que demandam visibilidade aos recursos de informação gerenciados.

Alternativas
Comentários
  • A interoperabilidade é requisito dispensável na implementação de bibliotecas digitais jurídicas, uma vez que essa característica está relacionada apenas aos repositórios institucionais de informação científica que demandam visibilidade aos recursos de informação gerenciados.

     

    A interoperabilidade é requisito INDISPENSÁVEL na implementação de bibliotecas digitais jurídicas, uma vez que essa característica está relacionada apenas aos repositórios institucionais de informação científica que demandam visibilidade aos recursos de informação gerenciados.

  • GABARITO: ERRADO

     

    "A interoperabilidade encoraja a construção de novos serviços (Van de Sompel e Lagoze, 2000), além de ser uma condição fundamental para qualquer modelo de comunicação que pretenda agregar diferentes sistemas de informação distribuídos em rede" (MARTINS, FERREIRA, 2012).


ID
725926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


O OAI-PMH, um protocolo de coleta de metadados, pressupõe que os sistemas de informação que o adotam, como as bibliotecas digitais, mantenham seus recursos de informação livremente acessíveis.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo OAI-PHM de fato é utilizado para a coleta de metadados; todavia, a coleta de metadados se realiza por meio da criação de uma cópia local dos metadados das múltiplas fontes. Desse modo, na consecução da busca/pesquisa, os resultados são extraídos desse repositório local e não diretamente dos sistemas.


    Portanto, não há a necessidade (via de regra) de que os sistemas de informação que o adotam, como as bibliotecas digitais, mantenham seus recursos de informação livremente acessíveis.
  • O depósito do trabalho pode ser compulsório, mas sua acessibilidade imediata e de maneira irrestrita pode ser que não.

  • Na minha visão a questão está errada, pois, apenas os metadados dos recursos de informação precisam estar acessíveis para que os agregadores possam coletá-los, porém, não os recursos como um todo. Por exemplo, texto integral de artigos de bases de dados podem ter o acesso restrito para alguns usuários, mas seus metadados devem estar abertos ao OAI-PMH.  

  • "Um repositório que implementa o protocolo OAI-PMH não é necessariamente um repositório de acesso aberto. Este protocolo consiste apenas na abertura dos metadados e não necessariamente na abertura do texto completo dos trabalhos presentes nos repositórios. O contrário também é verdade, isto é, existem repositórios de acesso aberto que não implementam o protocolo OAI-PMH."


ID
725929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


O OAI-PMH utiliza seis verbos ou requests: identify, listmetadataformats, listrecord, listidentifier, getrecord e listsets; este último retorna a estrutura de determinado sistema, listando os conjuntos que o compõem.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo OAI-PMH possui seis verbos. Para cada verbo, apresenta-se uma ou mais requisições.

    Identify: Este verbo é utilizado para recuperar informações que descrevem o repositório. Algumas informações retornadas são obrigatórias, como parte da especificação do protocolo. Os repositórios também podem utilizar o verbo Identify para retornar informações adicionais, que complementam a descrição dos mesmos.

    ListMetadataFormats: Este verbo é utilizado para listar os padrões de metadados suportados pelo repositório. Destaca-se a obrigatoriedade da implementação do formato Dublin Core. Opcionalmente, pode-se acrescentar o identificador de um objeto como argumento, para listar os padrões de metadados suportados pelo objeto em particular.

    ListRecords: Este verbo é utilizado para a coleta de metadados em um repositório. Através de argumentos opcionais, pode-se realizar coletas seletivas, baseadas em data ou em conjuntos. Dependendo do repositório, o cabeçalho retornado para um objeto pode conter o atributo status como “deleted”, se este objeto tiver sido removido do repositório. Nenhum metadado será retornado para objetos com o estado removido.

    ListIdentifiers: Este verbo é uma versão abreviada do verbo ListRecords, que retorna apenas os cabeçalhos dos objetos. Através de argumentos opcionais, pode-se realizar coletas seletivas de metadados, baseada em data ou em conjuntos. Dependendo do repositório, o cabeçalho retornado de um objeto pode conter o atributo status como “deleted”, se este objeto tiver sido removido do repositório. Nenhum metadado será retornado para objetos com o estado removido.

    GetRecord: Este verbo é utilizado para recuperar os metadados de um objeto individial do repositório. Os argumentos obrigatórios devem especificar o identificador do objeto e o padrão de metadados que se deseja recuperar.

    ListSets: Este verbo lista os conjuntos de um repositório (também conhecido como árvore de assuntos ou hierarquia do repositório), útil para a coleta seletiva de metadados.


ID
725935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.


A Biblioteca Digital Jurídica do STJ gerencia recursos de informação gerados na própria instituição e em outras instituições.

Alternativas
Comentários
  • A BDJur permite criar uma rede de bibliotecas digitais formada pelo Poder Judiciário e órgãos essenciais e auxiliares da Justiça, englobando as esferas federal e estadual (entidades cooperantes).


ID
758464
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a interface para bibliotecas digitais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando CORRETAMENTE a característica à sua descrição.


1. Consistência.
2. Conveniência.
3. Eficiência.
4. Familiaridade.


( ) Emprego de conceitos, linguagem e metáforas do mundo real do usuário.
( ) Facilidade de acesso a todas as operações.
( ) Redução do esforço gasto para executar uma tarefa.
( ) Utilização de ações iguais para obtenção de um mesmo resultado.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.

Alternativas

ID
771337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à biblioteconomia e à ciência da informação.

Quando utilizadas em bibliotecas digitais, as regras de catalogação diferenciam-se das de indexação e metadados, por se aplicarem a quaisquer tipos de documentos bibliográficos e suportes, e não a tipos específicos, como os em formato papel, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • As atuais regras de catalogação consideram regras distintas para quaisquer tipos de documentos bibliográficos e suportes.


ID
788503
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito das bibliotecas digitais, a flexibilidade é uma característica do

Alternativas
Comentários
  • Características do documento digital:

     

    -Flexibilidade

    -Simulação

    -Reprodutividade e conservação

    -Transmissibilidade

     

  • Complementando:

    a) Flexibilidade: os documentos digitais, na condição de representações numéricas, são imateriais e, ocorrem por meio de interfaces, portanto é sempre passível de alteração.

    b) Simulação: uma das principais características do documento digital em relação ao documento tradicional é a possibilidade de este ser manipulado, desmontado e remontado em mil combinações diferentes, sem jamais perder a possibilidade de manter intacto o original. A simulação digital é sempre reversível. 

    c) Reprodutibilidade e conservação: a capacidade de um documento digital sobreviver no tempo é diretamente proporcional à sua reprodutibilidade e inversamente proporcional à instabilidade dos suportes até hoje utilizados. Ou seja, é extremamente afetado pela obsolescência tecnológica.

    d) Transmissibilidade: uma transmissão digital por intermédio de uma rede telemática consiste em transmitir os bits que compõem a mensagem do emissor ao receptor de modo que a sequência que chega ao destino seja totalmente igual à que saiu da origem. 

    FONTE: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/174/1/TCC_Magna_Loures_de_Farias.pdf

  • Conforme Tammaro & Salarelli (2008, p. 11-19):

    Características do documento digital:

    • Flexibilidade
    • Simulação
    • Reprodutibilidade e conservação
    • Transmissibilidade

    Gab. B

    TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.


ID
882976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento de coleções.

Um dos objetivos das bibliotecas especializadas é a democratização da informação para a comunidade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Salasário (2000) "existem três princípios teóricos quanto ao conceito de biblioteca especializada: os que tratam do acervo que a biblioteca possui e disponibiliza; os que falam do tipo de usuário que a frequenta; os que colocam o tipo de acervo associado ao tipo de usuário". A autora afirma ainda que "unindo-se acervo e usuário tem-se o conceito de biblioteca especializada, ou seja, uma unidade de informação com acervo especializado destinado à satisfação das necessidades informacionais de um público específico".


    SALASÁRIO, Maria Guilhermina da Cunha. Biblioteca especializada e informação: da teoria conceitual à prática na biblioteca do laboratório de mecânica de precisão (LMP/UFSC). ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Santa Catarina, v. 5, n. 5, 2000.

  • A questão tratou da biblioteca pública.


ID
929218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações
simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz
de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de
ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Bibliotecas polimídia são instituições que armazenam informação utilizando uma extensa e variada gama de mídias, sendo o processo de gerenciamento totalmente automatizado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Na realidade os processos de gerenciamento e organização são praticamente manuais. Vale ressaltar que essa tecnologia não é usada para qualquer forma de automação da biblioteca.


ID
929254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções
digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio
ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento
digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As características básicas de um sistema digital são a representação numérica (abstrata, virtual) e a serialidade da trilha codificada.

Alternativas

ID
929257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções
digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio
ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento
digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A biblioteca digital representa uma mudança de tecnologia, com atividades conexas e funções biblioteconômicas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o erro da questão?

  • Tb não entendi!

  • Onde está o erro?

     

  • Pelo o que entendi, essa parte "funções conexas" está se referindo a uma relação de dependência entre a biblioteca digital e a biblioteca tradicional, o que não é uma característica da biblioteca digital, que é autônoma e pode fazer todas as funções básicas de uma biblioteca tradicional. A afirmação da questão é mais adequada para conceitos como "automação de biblioteca" ou "biblioteca hídrica".

  • GABARITO: ERRADO

    O que caracteriza a biblioteca digital é uma mudança da tecnologia e de atividades conexas, mas não de funções.

    Fonte: TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A evolução das tecnologias da informação. In: A Biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. p. 75.


ID
929260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções
digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio
ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento
digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O serviço da biblioteca digital se restringe ao acesso à informação e ao seu uso.

Alternativas
Comentários
  • Conforme afirma Tammaro e Salarelli (2008), "convém observar que o serviço da biblioteca digital a que nos referimos não está limitado ao acesso à informação e ao seu uso. Um sistema de gestão da biblioteca digital abrange outra funções, como a gestão do fluxo de todas as atividades administrativas, gerenciais, econômicas e de preservação que são necessárias para a biblioteca digital, além da gestão de todos os atores envolvidos, inclusive o registro dos usuários para garantir seu acesso ao acervo local e ao acervo externo."

     

    Fonte: TAMMARO, A. M.; SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.


ID
929263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções
digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio
ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento
digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O projeto de organização da biblioteca digital deverá, em primeiro lugar, partir do conhecimento do tipo de recurso que permitirá o acesso aos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Conforme o livro "A Biblioteca Digital" de Tammaro e Salarelli,

    "O projeto de organização da biblioteca digital deve, em primeiro lugar, partir do conhecimento do contexto social predominante, no qual os documentos digitais serão criados, compartilhados e usados, incluindo a cultura organizacional das instituições às quais se reporta a biblioteca digital".

    Força, foco e fé!


ID
929275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções
digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio
ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento
digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A função “integração funcional de fases” é, atualmente, caracterizada como: identificação, localização e acesso a determinado recurso digital.

Alternativas

ID
945583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

As bibliotecas digitais adotaram novos parâmetros para o desenvolvimento de suas coleções, focalizados em seus próprios acervos eletrônicos armazenados localmente, de uma forma muito mais simples e eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    O foco está mais no acesso do que nas coleções em si.

  • Biblioteca Digital: é aquela que possui documentos e localização física, com parte de acervo digitalizado ou em formato eletrônico, e que podem ser acessados a distância.

    (VIEIRA, 2014, p. 20).

    Gab. Errado


ID
951346
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Indique a alternativa correta para: Biblioteca com informações existentes apenas em forma digital, armazenada em diferentes meios “como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos)”; “não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores”:

Alternativas
Comentários
  • Biblioteca Virtual => Para existir, depende de tecnologia de realidade virtual. Ou seja, um software específico é instalado em um computador e este reproduz o ambiente de uma biblioteca (circular entre as salas, selecionar um livro em uma das estantes, etc.).

    Biblioteca Digital =>Informação é disponibilizada apenas na forma digital; não possuindo livros na forma convencional. 

     

    Fonte: http://pt.slideshare.net/ritadecassiafigueredo7/bibliotecas-eletrnicas-digitais-e-virtuais

  • Biblioteca Híbrida - Garcez & Rados (2002) destacam sua importância "no atendimento aos vários tipos de usuários, (...) por meio da flexibilização dos bens e serviços oferecidos e da integração dos suportes impresso e digital, nesse momento de transição por que passam as bibliotecas convencionais".

    Biblioteca Digital - é aquela que possui documentos e localização física, com parte do acervo digitalizado ou em formato eletrônico, e que podem ser acessados a distância.

    Biblioteca Virtual - Rowley (2002, p. 21) define como um fornecedor de serviços na forma eletrônica, que não possui localização física para o usuário final ou para a fonte. O acesso pode ser remoto, independentemente do local, "e a informação pode estar em qualquer lugar. Pois é irrelevante para o usuário saber onde a informação é mantida".

    (VIEIRA, 2014, p. 14;20-21).

    Gab. D


ID
1016911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota- se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

No planejamento bibliotecário de uma biblioteca pública, é suficiente levar em consideração os aspectos consensual e teórico, visto que a função social desse tipo de biblioteca é basicamente educativa.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Acredito que a função social de uma biblioteca pública é basicamente recreativa.
  • ERRADO.

    A função social da biblioteca pública, nesse período, era basicamente educativa. Para melhor compreendermos o planejamento bibliotecário, além dos aspectos consensual e teórico, apontados acima, é preciso considerar os aspectos coercivos e as oportunidades do meio ambiente no qual a biblioteca está inserida (a sociedade, o país, com seu governo, política, economia, etc), bem como o momento histórico.

  • GABARITO: ERRADO

    Segundo Tarapanoff e Suaiden (1995, p. 160-161):

    Acreditamos que a função principal da biblioteca pública hoje deva ser a formação da consciência do cidadão, para que o mesmo compreenda os seus direitos e deveres. Independente das diretrizes e ação do governo, a biblioteca pública pode e deve continuar preocupada com as suas funções sociais. Essas funções podem/devem ser:

    » a função social/comunitária - a biblioteca deve se preocupar em ser o centro cultural e social da comunidade, engajando a comunidade na administração da biblioteca, tornando-a responsável pela organização de eventos, envolvendo-a na angariação de fundos para a biblioteca (Skory, 1989), determinando as prioridades de ação social e comunitária da biblioteca;

    » a função informativa/utilitária - a biblioteca deve ter uma compreensão das reais necessidades de sua comunidade, e o primeiro passo para atender a sua clientela seria a provisão de informações sobre tudo o que realmente possa interessar àquela comunidade. O seu acervo deve corresponder às necessidades de informação de seus usuários. Deve também preocupar-se com o seu não-usuário e com a disponibilização de publicação de valor utilitário e outras de caráter mais informal; a biblioteca deve priorizar as ações de caráter utilitário, privilegiando aquelas que respondam à maior parte das necessidades da comunidade;

    » a função educativa - enfatizando principalmente a formação do hábito de leitura, a exemplo do programa PROLER, pois esse ajuda a erradicar o analfabetismo, apóia a educação formal e possibilita a educação informal e continuada.

    Paralelamente a biblioteca pública deve continuar com as suas funções cultural e recreativa, complementares e indispensáveis para poder atingir as outras funções (Miranda, 1978). A biblioteca pública brasileira deve, ainda, assegurar a importantíssima função econômica de continuar a existir, pois reúne em um único lugar materiais que têm um efeito multiplicador infinito, podendo beneficiar um sem número de pessoas, ajudando o país a assegurar a educação e o acesso à cidadania para todos.

    Fonte: TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir. Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil: histórico, crise e perspectivas. R. Bibliotecon, Brasília, v. 19, n. 2, p. 137-165, jul./dez. 1995.


ID
1016932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à formação e ao desenvolvimento de acervos, julgue os itens que se seguem.

As bibliotecas especializadas não devem eleger, em função de seu nível de especialização, determinados tipos de documentos como prioritários.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    A principal característica das bibliotecas especializadas é eleger, em função de seu nível de especialização, determinados tipos de documentos como prioritários.

ID
1041523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

Bibliotecas digitais podem ser consideradas como bases de dados de texto completo, uma vez que esse tipo de base de dados oferece a possibilidade de acesso ao conteúdo integral dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • "Segundo Toutain (2006, p. 16) apresenta a biblioteca digital como uma biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais que estão armazenados e disponíveis para acesso em servidores próprios ou distribuídos e acessados via rede de computadores em outras bibliotecas ou rede de bibliotecas da mesma natureza."

    Disponível em: http://www.ibict.br/servico-de-informacao-ao-cidadao-1/Anexo_Relatoriofinal_MileneCosta_estudosobrebibliotecasdigitais.pdf

    Gabarito: CERTO


ID
1041526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

Em razão de sua natureza bibliográfica, catálogos de bibliotecas devem adotar formatos de intercâmbio bibliográfico. Nas bibliotecas digitais, os formatos de intercâmbio são prescindíveis, pois os motores de busca são por si só capazes de integrar acervos digitais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    prescindir = dispensar. 

    A questão estaria correta se substituísse o termo prescindíveis por imprescindíveis. 

  • O cespe ama essa palavra prescindir. Já vi em várias questões e em todas disciplinas.

ID
1041532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

O GreenStone é uma ferramenta voltada para a construção de bibliotecas digitais e seu uso depende da criação e manutenção de um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Informações interessantes aqui: http://www.greenstone.org/

  • Informações interessantes aqui: http://www.greenstone.org/

  • Greenstone é uma conjunto de softwares para a construção e distribuição digital de acervos bibliográficos. Ele fornece uma nova forma de organização da informação e publicação na Internet ou em CD-ROM. Greenstone é produzido pela Nova Zelândia Projeto Biblioteca Digital na Universidade de Waikato , e desenvolvido e distribuído, em cooperação com UNESCO e as ONG Human Info . Trata-se de software livre, disponível a partir de http://greenstone.org , nos termos da GNU General Public License. Disponível em: <http://greenstone.eci.ufmg.br/>


ID
1062715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fim de que um projeto de estruturação de uma biblioteca digital seja bem sucedido, é necessário que se sigam diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade.Entre essas diretrizes, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    De acordo com Vicentini (2005, p. 254), a estruturação de uma biblioteca digital pode seguir diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade, visando a estabelecer indicadores para que o projeto seja bem-sucedido, tais como:

    1) Desempenho

    - Armazenamento dos Documentos: integridade do documento digital; espaço em disco; controle de vírus; facilidade e rapidez na inserção; dados de conteúdo e informações adicionais; indexação dos arquivos; integração de dados.

    - Mecanismo de Busca: grau de recuperação dos documentos.

    - Controle de Acesso: registro de visitas e downloads.

    - Cadastro de Visitantes: identificação dos usuários que acessam as teses e dissertações.

    - Estatísticas: indicadores de visitas e downloads.

    2) Conformidade

    - Atores: ações realizadas pelos personagens. Definição de quem faz o que?

    - Arquitetura de Informação: nível de organização das informações.

    - Metadados: padrões para a descrição dos dados.

    - Integração e interoperabilidade: utilização de protocolo de comunicação e protocolo de coleta automática dos metadados (harvesting); utilização de tecnologia de software livre.

    3) Durabilidade

    - Implementações: realização de upgrade de software e hardware.

    - Segurança: política de backup; documentação do software e da metodologia.

    - Preservação: política de preservação do documento digital.

    Fonte: VICENTINI, Luiz Atílio. Gestão em bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos H.; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia B; SAYÃO, Luís (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT. 2005.


ID
1062766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As questões de direitos de autor na formação e no desen- volvimento de uma biblioteca digital estão fundamentadas no preceito de que o(a).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Segundo Procópio (2004, p. 46-47):

    A viabilidade gerencial

    O acervo pressupõe a definição de critérios gerenciais lúcidos, dentre os quais se destacam:

    » O processo de digitalização se restringe a obras que se encontram, segundo a Lei de Direitos Autorais, em Domínio Público, ou seja, livros cujos autores tenham falecido há mais de 70 anos, ou documentos cujo direito esteja 100% assegurado e licenciado pela entidade mantenedora da Biblioteca em questão;

    » Os livros disponíveis na Web poderão automaticamente fazer parte do acervo, desde que a fonte digital seja real e segura; e

    » Deverá haver informação da fonte digital [provedor de conteúdo] da obra, ou documento, no acervo.

    A partir desses e de outros critérios, a gestão tornar-se-á viável.

    Fonte: PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: EI - Edições Inteligentes, 2004.


ID
1062769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um projeto de biblioteca digital deve prever a médio e longo prazos a realização de upgrade no software e no hardware, objetivando a manutenção da qualidade do sistema, independentemente do seu banco de dados. Essa afirmativa se refere a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    De acordo com Vicentini (2005, p. 254-258), a estruturação de uma biblioteca digital pode seguir diretrizes baseadas em itens da teoria da qualidade, visando a estabelecer indicadores para que o projeto seja bem-sucedido, tais como: 

    1) Desempenho

    - Armazenamento dos Documentos: integridade do documento digital; espaço em disco; controle de vírus; facilidade e rapidez na inserção; dados de conteúdo e informações adicionais; indexação dos arquivos; integração de dados.

    - Mecanismo de Busca: grau de recuperação dos documentos.

    - Controle de Acesso: registro de visitas e downloads.

    - Cadastro de Visitantes: identificação dos usuários que acessam as teses e dissertações.

    - Estatísticas: indicadores de visitas e downloads.

    2) Conformidade

    - Atores: ações realizadas pelos personagens. Definição de quem faz o que?

    - Arquitetura de Informação: nível de organização das informações.

    - Metadados: padrões para a descrição dos dados.

    - Integração e interoperabilidade: utilização de protocolo de comunicação e protocolo de coleta automática dos metadados (harvesting); utilização de tecnologia de software livre.

    3) Durabilidade

    - Novas implementações: o projeto da biblioteca digital deve prever a médio e longo prazo a realização de upgrade no software e hardware, objetivando manter a qualidade do sistema, independentemente do crescimento do seu banco digital.

    - Segurança: política de backup; documentação do software e da metodologia.

    - Preservação: política de preservação do documento digital.

    Fonte: VICENTINI, Luiz Atílio. Gestão em bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos H.; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia B; SAYÃO, Luís (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT. 2005.


ID
1091242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as abordagens contemporâneas em Biblioteconomia, destacam-se três grandes tendências: mediação, competência informacional e os estudos sobre;

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Conforme Araújo (2013, p. 54-55):

    Dentro das abordagens contemporâneas em Biblioteconomia, destacam-se três grandes tendências que, embora possam ser separadamente identificadas, possuem vários elementos em comum.

    A primeira delas é a que se apresenta sob a designação de “Mediação”, promovendo uma alteração estrutural do conceito de biblioteca, sendo esta considerada “menos como „coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados‟ do que como assembléia de usuários da informação” (FONSECA, 1992, p. 60). Assim, a ideia de mediação sofreu uma mudança, enfatizando menos o caráter difusor (de transmissão de conhecimentos) e mais o caráter dialógico da biblioteca.

    A segunda vertente se desenvolveu a partir do conceito de “Information Literacy”, surgido nos EUA, em 1974. Conforme Campello (2003), as teorias e ações em torno do campo da Competência Informacional (ou Literacia Informacional) tiveram como antecedentes os serviços de referência e a educação de usuários, e se constituíram a partir de discursos estruturados em quatro aspectos: as questões relacionadas com a sociedade da informação; as teorias educacionais construtivistas; a tecnologia da informação; e o papel do bibliotecário. 

    Por fim, a terceira vertente é a dos estudos sobre as bibliotecas eletrônicas ou digitais, com todas as implicações em termos de acervos, serviços e dinâmicas relativas a essa nova condição (ROWLEY, 2002). A chegada das tecnologias digitais trouxe toda uma reconfiguração da própria estrutura dos produtos e serviços bibliotecários e, mais recentemente, destaca-se o impacto específico das discussões sobre a web 2.0.

    Fonte: ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58, jan./dez. 2013.

  • Questões decorebas de artigos. Pois mesmo se eu tivesse lido este artigo eu erraria esta questão!!! Melhorem bancas.


ID
1102132
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito das bibliotecas universitárias, a estatística é considerada uma das ferramentas para analisar os dados bibliográficos, de circulação e de uso do material da biblioteca. Todo grupo de objetos ou indivíduos observados e o conjunto de dados que se deseja estudar na biblioteca são denominados

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha, Amaral e Dantas (2015, p. 171, 173):

    Em termos estatísticos, denomina-se população ou universo qualquer conjunto de elementos ou indivíduos, com pelo menos uma característica em comum, que possa ser contada, medida, pesada ou ordenada de algum modo e que sirva de base para as propriedades a serem investigadas.

    Estatisticamente, uma amostra pode ser definida como qualquer subconjunto não vazio da população, um subconjunto - representativo ou não - da população que está estudando. [...]. Isso exige que a amostra seja representativa da população.

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.


ID
1181224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Uma biblioteca digital deve possuir componentes básicos como tecnologia, dados e informação, procedimentos e pessoas. Sendo assim, a Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI) é considerada uma biblioteca digital.

Alternativas
Comentários
  •  A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas.

  • Uma biblioteca digital deve possuir componentes básicos como tecnologia, dados e informação, procedimentos e pessoas. Sendo assim, a Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI) é considerada uma biblioteca digital.

     

     A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas.

     

     

  • Errado.

    Enriquecendo os comentários...

    Rede de bibliotecas refere-se a um grupo ou conjunto de instituições, com seus edifícios, instalações, acervos e pessoal, estruturados de modo a manter serviços bibliotecários coordenados ou não, cujo fim é oferecer um melhor serviço à comunidade.


ID
1181227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Drupal, DSpace, Greenstone, Joomla são ferramentas utilizadas para a construção de bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Ferramentas para Bibliotecas Digitais e 

    Repositórios Institucionais

    – Principais sistemas:

    ● Dspace (dspace.ibict.br)

    ● Gnu e-prints (software.eprints.org)

    ● Fedora (fedora-commons.org)

    ● Greenstone (www.greenstone.org)

    ● TEDE (tedesite.ibict.br)

    ● Nou-rau (www.softwarelivre.unicamp.br)

  • Drupal e Joomla são ferramentas de CMS (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo)


ID
1181233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Redes de informação são esquemas institucionais de caráter cooperativo criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação com um menor custo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO:

    Redes de informação reúnem pessoas

    e organizações para o intercâmbio de

    informações, ao mesmo tempo em que

    contribuem para a organização de produtos

    e a operacionalização de serviços que sem

    a participação mútua, não seriam possí-

    veis. 

    Muitos são os termos empregados

    para conceituar e denominar as redes, como:

    serviços cooperativos, parcerias, compartilhamento

    e consórcio. A literatura ora

    os aborda como sinônimos ora destaca

    algumas peculiaridades que justificam uma

    distinção entre eles. Estamos considerando

    como redes, para efeito deste estudo, todos

    esses termos, visto que sua aplicação,

    seus objetivos e suas funções estão sempre

    relacionados ao desenvolvimento de

    uma atividade que deve proporcionar benefícios

    comuns aos seus integrantes.

    De acordo com essa demarcação

    uma rede de informação é tradicionalmente

    um grupo de unidades e serviços de informação

    voltado para um interesse comum,

    que pode ser a compilação de uma base

    de dados, um sistema cooperativo de catalogação,

    entre outras atividades, sendo seu

    ponto focal o compartilhamento de recursos

    e a cooperação em serviços e produtos.

     

    Para compreender melhor as redes

    de informação, é importante conhecer seus

    objetivos centrais que, para Rowley (1994,

    p.285), permanecem constantes desde o

    início da década de 1970.

    - mostrar o conteúdo de um grande

    número de bibliotecas ou de um

    grande número de publicações,

    principalmente por meio do acesso

    a bases de dados catalográficos,

    com o emprego de interfaces de

    catálogos em linha de acesso pú-

    blico;

    - fazer com que os recursos mostrados

    nessas bases de dados catalográficos

    se tornem disponíveis

    para bibliotecas e usuários, onde e

    quando sejam necessários;

    - compartilhar custos e esforços

    despendidos na criação de bases

    de dados catalográficos, por meio

    do intercâmbio de registros e atividades

    correlatas.

    Resgatando a essência contida nos

    objetivos explicitados, podemos destacar:

    conteúdo informacional, acesso à informa-

    ção, disponibilidade de registros bibliográficos,

    redução de custos e esforços, intercâmbio

    de informações. Esses elementos

    essenciais se harmonizam com os motivos

    mais comuns para o estabelecimento de

    redes de informação, enfatizados por Lozano

    (2004):

    - Empréstimo entre bibliotecas;

    - Organização de eventos;

    - Elaboração de produtos cooperativos;

    - Reunião de recursos;

    - Treinamento e capacitação;

    - Catalogação cooperativa;

    - Consórcios para aquisição.

    Os motivos que determinam a criação

    das redes de serviços e unidades de informação

    são variados e constituem o cerne

    das diferentes redes que têm contribuído

    para a ciência, a tecnologia e a educação,

    que só podem ser mais bem compreendidas

    se inseridas dentro de seu contexto

    histórico. FOCO E FÉ

  • CERTO.

    “Esquemas institucionais de caráter cooperativo que são criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação a um custo menor do que se alcançaria de forma isolada” (CEPAL, 1986).


ID
1184422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas universitárias, teoricamente, estão mais engajadas na busca por melhorias na qualidade da prestação de seus serviços via web. Para isso, essas bibliotecas apoiam-se no planejamento estratégico e na

Alternativas
Comentários
  • Gestão participativa.


ID
1237468
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A coleção de documentos disponíveis por meio eletrônico para utilização simultânea de um mesmo documento por diversos usuários, cuja organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos usuários com os objetos de informação, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Leiner (1988), "Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital."


ID
1251640
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um importante sistema de informação nacional, mantido pelo IBICT, que ocupa a segunda maior posição no mundo em termos de quantidade de conteúdos é a BDTD –

Alternativas
Comentários
  • O IBICT desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

    Gab. B

    Fonte: https://bdtd.ibict.br/


ID
1251697
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O protocolo OAI/PMH promoveu tanto o aparecimento de bibliotecas digitais normalizadas funcionando como provedores de dados como os provedores de serviços pautados em ferramentas de meta-busca. Os provedores de serviços geram sistemas conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Protocolo OAI/PMH e sistemas federados de informação:

    http://www.brapci.inf.br/article.php?dd0=0000012493

  • Lembrar que os termos sistemas federados (ou busca federada, ou metabusca) e harvesting se relacionam com protocolos de integração, como o Z3950 e o OAI-PMH.


ID
1255615
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tammaro (2003) considera a biblioteca digital um sistema cooperativo e apresenta uma tipologia para os acordos necessários à integração de recursos heterogêneos. Relacione adequadamente os tipos de acordo às suas respectivas características.

1. Acordo organizacional.              ( ) Concordância quanto às regras de acesso, preservação, autenticação e pagamento.
2. Acordo quanto a conteudos.      ( ) Consenso quanto a formatos, protocolos e sistemas de segurança que permitam a
                                                            troca de mensagens.
3. Acordo técnico.                         ( ) Decisão quanto aos dados e seus metadados, inclusive os metadados semânticos.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tammaro & Salarelli (2008, p. 253):

     [...] três tipos de acordos necessários para a integração eficaz de recursos heterogêneos:

    • acordos técnicos: para decidir quanto a formatos, protocolos, sistemas de segurança, de modo a permitir a troca de mensagens;
    • acordos quanto a conteúdos: é preciso chegar a um consenso quanto aos dados e seus metadados, inclusive os metadados semânticos e o problema da língua;
    • acordos organizacionais: concordar quanto às regras de acesso, preservação, autenticação e eventual pagamento.

    Gab. B

    TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.


ID
1268914
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao planejar o desenvolvimento de serviços e produtos de informação no âmbito da biblioteca digital, o bibliotecário deve repensar a questão do uso da informação de maneira que a biblioteca

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha (1999, p. 258):

    Na biblioteca digital, definida por dezenas de autores, pode-se encontrar uma ou várias das características seguintes:

    a) acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede;

    b) utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas;

    c) inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informação;

    d) existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. O percentual de documentos retrospectivos tenderá a aumentar à medida que novos textos forem sendo digitalizados pelos diversos projetos em andamento;

    e) provisão de acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas);

    f) utilização de maneira que a biblioteca local não necessite ser proprietária do documento solicitado pelo usuário;

    g) utilização de diversos suportes de registro da informação tais como texto, som, imagem e números;

    h) existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui sistema inteligente ou especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante.

    Gab. D

    CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Wb33LWZdjFTqxTrRhpDbwcp/?lang=pt


ID
1269061
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção CORRETA que compreende modalidade de acesso a biblioteca digital, é o instrumento com o qual o usuário pode fazer buscas e visualizar a informação de que precisa. As pesquisas sobre o acesso à biblioteca digital tem se concentrado principalmente no comportamento do usuário durante a procura de informação (information seeking), visando melhorar a relação homem-máquina. A afirmativa acima refere-se a

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    O conceito de Interface é amplo, pode expressar pela presença de ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material, seja ele virtual. O dicionário define interface como o conjunto de meios planejadamente dispostos sejam eles físicos ou lógicos com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas [1] para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.


ID
1269076
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A força da biblioteca digital está na integração de elementos heterogêneos, e que se pode definir como um sistema sociotecnológico que é útil para múltiplas comunidades, através de acessos

Alternativas