SóProvas



Questões de Modernização Agrícola


ID
83812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos mapas temáticos do território brasileiro geralmente apresentam fortes contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas disparidades e das tendências de mudança, julgue os itens a seguir.

Os contrastes nos sistemas de produção agrícola no país são bastante evidentes. As atividades da agricult ura moderna coexistem com cultivos de subsistência prat i cados em minifúndios.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • eu pensei que era a letra E

     


ID
305602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos à agricultura no Brasil.

A modernização da agricultura no Nordeste do Brasil vem ocorrendo em áreas contínuas e especializadas no cultivo de frutas, legumes e soja.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. O cultivo de soja na Região Nordeste está expandindo cada vez mais.


    Segundo dados da revista BNB Conjuntura Econômica n. 19 (BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, 2008), a cultura da soja no Nordeste ultrapassou a da cana-de-açúcar em Valor Bruto da Produção (VBP), em 2008, alcançando R$ 3,4 bilhões, ou seja, 17,2% a mais que os R$ 2,9 bilhões obtidos pela cana-de-açúcar.

  • O avanço da fronteira agricola nordestina ligado a soja já toma grandes proporções(PI, MA, BA) e em moldes tecnocientificos do centro-sul. O que está errado na questão é a parte CONTINUA. O avanço são pequenas ilhas, apesar de modernas

  • Gente, sempre lembrem de observar as datas das provas.  Todas as informações estão corretas, porém, os dados são de 2008.
    A prova foi aplicada em 2005, e com certeza os assuntos abordados possuem históricos retroativos ao ano do concurso!

    Sem falar que o nordeste até hoje, 2013, é a região mais pobre do país, o que inclui também, as tecnologias na agrícolas. Por tanto, os casos de sucesso, são extremamente isolados.
  • O erro da questão está em afirmar que a modernização da agricultura no Nordeste do Brasil vem ocorrendo em áreas CONTÍNUAS.

  • Justamente, vem ocorrendo em áreas isoladas como na região do vale médio, no rio São Francisco(frutas) e a ultima fronteira agrícola(soja) do pais o MAPITOBA 

  • O cultivo de soja no Maranhão e Piauí vem crescendo a cada dia.


  • Essa questão é de 2005. Naquele ano a produção de soja no Nordeste ainda era incipiente, tendo grande desenvolvimento nos últimos anos. Se aplicada hoje, possivelmente essa questão poderia ser dada como correta.

  • O erro da questão é a palavra "contínuas", pois as frutas e legumes são plantadas de forma isolada no vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco). Já a soja é cultivada em áreas isoladas, no sul do Piauí, Maranhão e Bahia.

    Vlw!! Vqv!!  ; )

  • MAPITÓBA ou MATOPIBA

    Pra quem tiver interesse:

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/mapitoba-conheca-a-ultima-fronteira-agricola-do-brasil.htm


ID
687808
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ampla aplicação de modificações genéticas tem suscitado diversas polêmicas entre países, agricultores e consumidores. Os cientistas que defendem as vantagens dos OGMs (organismos geneticamente modificados) mostram que

I - plantas são criadas e adaptadas a diversos ambientes (solo, clima e luminosidade). São criadas novas matérias-primas a serem utilizadas na indústria alimentícia, manufaturas e têxtil.

II - apesar de todo o avanço, é impossível a manipulação dos organismos e a criação de novos materiais como o bioplástico.

III - haverá aumento da produtividade e da produção, acarretando menos riscos e custos, já que muitas plantas poderão ser produzidas em laboratórios, evitando a não-utilização do solo, ainda tão necessário à produção.

IV - foram viabilizados o enriquecimento nutritivo de alguns alimentos, a capacidade de combater doenças e estimular o crescimento humano e a criação de vacinas comestíveis.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Vacina comestível???????????


ID
689194
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras as proposições que tratam dos interesses da soja em terras das regiões Sul, Centro- Oeste, e sua expansão no Norte e Nordeste.

( ) Seu cultivo tem garantido aos pequenos proprietários rurais o acesso à terra.

( ) Sua produção tem exigido grandes investimentos em insumos industriais.

( ) Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.

( ) Seu preço no mercado mundial tem envolvido mercados de ações e grupos financeiros.

( ) Sua exportação tem contribuído para a obtenção de superavits na balança comercial.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C - F V V V V


ID
722854
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O meio natural, no tempo histórico e através do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, foi transformado pela sociedade em um meio técnico-científico-informacional, que hoje abrange de modo desigual todo o nosso planeta. Considerando-se essas mudanças e seus efeitos nas técnicas agropecuárias, é correto afirmar-se que 

Alternativas

ID
739213
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a modernização do campo brasileiro, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A modernização do oeste baiano foi realizada por correntes migratórias oriundas do sul do Brasil.

( ) A fertilidade dos solos foi o principal atrativo para a ocupação do cerrado nordestino.

( ) Os processos de irrigação no cerrado nordestino vem contribuindo para a degradação de algumas bacias hidrográficas.

( ) Embora tenha passado por um amplo processo de modernização agrícola a agricultura familiar no cerrado nordestino se manteve dinâmica.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A modernização do oeste baiano foi realizada por correntes migratórias oriundas do sul do Brasil. CORRETO

    ( ) A fertilidade dos solos foi o principal atrativo para a ocupação do cerrado nordestino. ERRADO. Os solos do Cerrado caracterizam-se, em geral, pela sua acidez, porosidade, profundidade e transformações intempéricas provocadas pela lixiviação. 

    ( ) Os processos de irrigação no cerrado nordestino vem contribuindo para a degradação de algumas bacias hidrográficas. CORRETO

    ( ) Embora tenha passado por um amplo processo de modernização agrícola a agricultura familiar no cerrado nordestino se manteve dinâmica. ERRADA. A agricultura modernizada está trazendo beneficios e ao mesmo tempo causando devastações no cerrado e além disso, é necessário possuir equipamentos tecnologicos de ponta que não estão ao acesso da agricultura familiar.


ID
739228
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as dinâmicas atuais do campo brasileiro, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A agricultura familiar cumpre um importante papel na produção agropecuária brasileira.

( ) Uma parte da população rural do Brasil pratica a migração circular.

( ) A reforma agrária equalizou a estrutura fundiária brasileira.

( ) O movimento dos sem-terra é circunscrito á área não moderna do campo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A agricultura familiar cumpre um importante papel na produção agropecuária brasileira. CORRETO

    ( ) Uma parte da população rural do Brasil pratica a migração circular. CORRETO

    ( ) A reforma agrária equalizou a estrutura fundiária brasileira. ERRADO. A reforma agrária no Brasil ainda passa por um lento processo de transformação devido a resistência de latifundiários, dificuldades jurídicas e alto custo de manutenção de famílias assentadas. 

    ( ) O movimento dos sem-terra é circunscrito á área não moderna do campo.ERRADO. O movimento dos sem-terra é um movimento de caráter social que além da reforma agrária, luta por justiça social, causas indígenas, etc.


ID
758236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A denominada revolução verde favoreceu a criação e a disseminação
de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento
na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado. A esse respeito, julgue os itens de 73 a 75 e assinale a opção correta no item 76, que é do tipo C.


O objetivo dessa política agrícola era erradicar a fome por meio do incentivo à produção de alimentos orgânicos.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da Revolução Verde era o aumento da produtividade agrícola, e não a erradicação da fome e o incentivo à produção orgânica. A Revolução verde significa o período em que muitas técnicas modernas de agricultura foram implantadas em países em desenvolvimento com o objetivo de aumentar a produtividade. Os Estados desenvolvidos já haviam passado por essa revolução antes e, depois de mecanizarem suas lavouras, usarem melhoramentos genéticos em plantas e desenvolverem o setor insumos químicos, eles exportaram essa “revolução” para os países periféricos. Isso tudo levou a produções agrícolas em massa que se distanciam completamente da produção de alimentos orgânicos. Nos países em desenvolvimento, as grandes propriedades agrícolas, responsáveis principalmente pela exportação no setor, foram as mais beneficiadas pela Revolução Verde, formando os chamados complexos agroindustriais.


    A questão está errada.


  • MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA

    REVOLUÇÃO VERDE

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    Em outras palavras, ela favoreceu a criação e a disseminação

    de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento

    na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    [...]

    As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional.

    [...]

    O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    [...]

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    [...]

    A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

    [...]

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    [...]

    Resumindo...

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE.


ID
873988
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabe-se que “a salinização dos solos ocorre quando a concentração de sais se eleva a ponto de afetar a germinação e a densidade das culturas, bem como seu desenvolvimento vegetativo, reduzindo sua produtividade e, nos casos mais sérios, levando a morte generalizada das plantas. Aproximadamente 35% das áreas com projetos públicos no Nordeste brasileiro apresentam problemas de salinização, algumas dessas áreas já não produzem mais”. (Adaptado. www.codevasf.gov.br). Marque a opção que contém corretamente o fator causador principal e o tipo de região do mundo em geral mais suscetível à salinização dos solos.

Alternativas

ID
1033699
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As plantas geneticamente alteradas, cultivadas nos últimos 10 anos, têm trazido resultados espetaculares, embora de forma localizada. Culturas como a soja, o algodão, o milho e a colza transgênicas ocupam cerca de 120 milhões de hectares no mundo.

Quanto a esse fato, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Transgênicos (português brasileiro) ou transgénicos (português europeu) são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante. A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria nanatureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnese
  • O Brasil admite o uso de transgênico. Muitas das plantações, como soja e milho, são baseadas em grãos geneticamente modificados. A liberação ocorreu em 2003 e uma das empresas mais atuantes no ramo dos transgênicos é a Monsanto. A alternativa (A) está incorreta.


    O mundo continua a ter sérios problemas de fome e desnutrição. As safras de transgênicos são geralmente destinadas à exportação e os países que importam são aqueles que têm recursos financeiros, e não os que têm problemas econômicos e sociais. Os transgênicos não surgiram para resolver a questão da fome no mundo, mas para aumentar a produtividade e o lucro dos produtores. A alternativa (B) está incorreta.


    Há muitas terras cultiváveis no mundo. O principal objetivo é o aumento da produtividade e dos lucros do setor agropecuário. A alternativa (C) está incorreta.


    China e Índia permitem transgênicos em seus territórios: tanto produção como importação. A alternativa (D) está incorreta.


    Embora o aumento da produtividade seja inquestionável, não se conhecem os efeitos de longo prazo para o ser humano quanto ao consumo de organismos geneticamente modificados. Por isso, muitos países desenvolvidos, como os da União Europeia, não permitem esse tipo de produto em seus territórios.  A alternativa (E) está correta.


  • Organismos geneticamente modificados (OMG), ou simplesmente transgênicos, são aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies que não se reproduziriam em condições naturais; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.


ID
1034524
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na busca de maiores lucros, a agricultura moderna, capitalista, tem utilizado recursos que, ambientalmente, nem sempre são adequados. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das técnicas utilizadas para aumentar a produtividade do cultivo das grandes lavouras comerciais.

Alternativas

ID
1407112
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A modernização da agricultura brasileira tem promovido nos últimos 40 anos uma profunda reestruturação dos espaços produtivos do campo, a partir da incorporação de novas tecnologias nas etapas do trabalho agrícola. A difusão de fatores técnicos, científicos e normativos pelo território brasileiro, característicos do atual período histórico chamado de meio técnico-científico-informacional, possibilitou o aperfeiçoamento das atividades econômicas e a especialização produtiva dos lugares, principalmente em áreas com grande aptidão agrícola. Sobre essa temática, julgue as afirmativas a seguir:

I. A modernização do campo brasileiro passou a se consolidar a partir de 1960, com a implantação de empresas multinacionais produtoras de maquinários, implementos e insumos agrícolas, com os incentivos governamentais através dos programas de financiamento, e ao início das pesquisas agropecuárias em instituições públicas e privadas. Mas foi, sobretudo na década de 1970, que o Brasil deu um salto em sua modernidade, quando muitos médios e grandes agricultores passaram a implementar nos processos produtivos o pacote tecnológico vindos dos países desenvolvidos (principalmente Europa e EUA) para a agricultura, denominada de Revolução Verde, que inclui fertilizantes, agrotóxicos, mudas e sementes melhoradas, maquinários e implementos, calendário agrícola, etc. (Martine e Garcia, 1987). De acordo com Hespanhol (2007), duas forças foram decisivas neste processo: o Estado e as multinacionais.

II. A política de modernização agrícola foi incentivada também através de um argumento, defendida principalmente pelas grandes empresas ligadas ao ramo agroindustrial e que visavam maximizar suas vendas, que dizia o seguinte: o arcaico setor rural seria um entrave para o desenvolvimento econômico, pois não conseguiria responder à demanda do setor urbano-industrial que estava se constituindo no país (Teixeira, 2005). Daí a discurso capitalista ter de certa forma convencido grande parte dos atores pertencentes ao sistema agrário a seguir a ideia de modernização de suas atividades. A década de 1970 vai sendo marcada pela chamada 'industrialização da agricultura', sendo esta cada vez mais subordinada à indústria e, consequentemente, uma maior subordinação da natureza ao capital.

III. A maior aproximação ou, como muitos autores mencionam, integração e/ou subordinação da agricultura à indústria e também a outras atividades, como o comercial e o financeiro, resultou na consolidação dos chamados Complexos Agroindustriais (CAI). Segundo Teixeira (2005), para explicar o processo produtivo do CAI deve-se analisar os três segmentos que o compõem: indústria a montante, agricultura e indústria a jusante. A indústria - montante - é a fornecedora de bens de capital e insumos para a agricultura e a indústria - jusante - é a processadora de matéria-prima agrícola, denominada de agroindústria.

IV. O agronegócio se fortalece principalmente a partir de 1990, quando houve a regulamentação estatal da agropecuária brasileira e a liberalização do mercado, favorecendo a entrada e controle do setor por grandes empresas do Complexo Agroindustrial, especialmente às estrangeiras. Com isso, o país assiste a uma crescente desmonopolização do mercado de insumos, implementos e maquinários agrícolas, bem como nas atividades de processamento, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas. Investindo pesadamente em tecnologia e em ciência, em conjunto com os institutos de pesquisas, essas empresas passam a ter um controle poderoso sobre o território brasileiro e a modificar ainda mais a base técnica de produção, ao mesmo tempo em que ditam regras ao mercado agroindustrial.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém, por favor,  pode explicar o que está errado no item IV?

    Obgda!
  • Eliza, acredito que o erro está em:

    "Com isso, o país assiste a uma crescente DESMONOPOLIZAÇÃO do mercado de insumos..."

  • O mercado de insumos é caracterizado pelo "monopólio" de grandes empresas. Isso caracteriza a opção IV como errada. 

  • Apenas a nível de conhecimento sobre a III. Link do livro Políticas Diferenciadas de Desenvolvimento Rural no Brasil: 


    https://books.google.com.br/books?id=rLsqAAAAYAAJ&pg=PA18-IA2&lpg=PA18-IA2&dq=A+ind%C3%BAstria+montante+e+a+ind%C3%BAstria+jusante&source=bl&ots=AduW9_qrvJ&sig=NGR0n3xSKjBPn61uVCk2kg6e3fY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiev6z7z77LAhUEg5AKHUGdBpwQ6AEITDAI#v=onepage&q=A%20ind%C3%BAstria%20montante%20e%20a%20ind%C3%BAstria%20jusante&f=false

  • Apenas a afirmativa IV apresenta erro. O investimento em tecnologia e ciência por parte do agronegócio gera uma crescente monopolização no mercado agrícola. Tomemos por exemplo a utilização de plantas transgênicas. Percebe-se que além da monopolização do mercado, gera-se também uma maior inserção das relações capitalistas na agricultura familiar e, consequentemente, a uma exclusão ainda maior dos pequenos e médios agricultores.
    A resposta correta é a letra A 

  • Eu acredito que o erro da IV esteja na data, pois segundo minhas bibliográfias o agronegócio começou a ganhar força nos anos 70. Me corrijam se estiver errado

  • Pessoal, a primeira parte do item IV já está errada, pois fala "O agronegócio se fortalece principalmente a partir de 1990, quando houve a regulamentação estatal da agropecuária brasileira e a liberalização do mercado". A década de 1990 no Brasil foi exatamente o período de liberalização do mercado, ou seja, de desregulamentação estatal.

  • Concordo com lucas


ID
1407115
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A modernização do campo a partir da inclusão das inovações tecnológicas de produção levaram várias conseqüências socioespaciais, tanto no campo quanto na cidade. Ao lado do progresso econômico da agricultura moderna, existem também problemas sociais que são gerados pela marginalização e exclusão de grupos sociais com a territorialização da modernização agrícola. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Não são todos os agricultores que possuem capital e capacidade produtiva suficiente para arcar com aquisição e desfrute das novas técnicas e equipamentos de produção, visto que há vários fatores que geram essa incapacidade, como o encarecimento dos insumos, implementos e maquinários agrícolas por intermédio de interesses empresariais, o lucro mínimo obtido com a venda dos produtos a preços baixos, determinado muitas vezes pelo mercado financeiro e as dificuldades desses agricultores em ingressar e permanecer em programas de financiamento, devido à burocracia, e obter capital para bancar as despesas destinadas a investimentos em modernização e custeio de produção.

II. Caume (2009, p. 39-40) argumenta que a modernização agrícola beneficia uma pequena parcela de produtores do campo, sobretudo, aqueles que detém capital e cultivam produtos para exportação, enquanto que um número expressivo de agricultores familiares, incapazes de se inserir nas cadeias de integração agroindustrial e com baixa participação na produção agropecuária do país, se reproduzem em condições precárias. A agricultura se toma cada vez mais industrializada e necessita cada vez mais de capital para a sua modernização competitiva. A falta de planejamento e de estímulos governamentais para melhorar a capacidade produtiva e comercial destes produtores tem contribuído para acentuar de forma drástica as desigualdades sociais no campo.

III. Para Silva (1994) o desenvolvimento da agricultura brasileira ocorreu sobre duas características básicas: deforma desigual e excludente. Esse processo foi profundamente desigual, até mesmo parcial, seja por região, produto, tipo de lavoura, tipo de cultura, tipo de produtor, principalmente; ou seja, aqueles produtores menos favorecidos tiveram menos acesso às facilidades de crédito, aquisição de insumos, máquinas, equipamentos, e apresentaram graus menores de evolução, especialmente da sua produtividade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • mega texto  so para deixar o cara louco.

    Ta tudo certo falam a mesma coisa

  • Estão corretas as afirmativas:D

    I, II e III.

  • Agricultores familiares têm baixa participação na produção agropecuária do país? Quem alimenta o Brasil são os agricultores familiares, minha gente!


ID
1472776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
                                          SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:

Alternativas
Comentários
  • E - Êxodo Rural.

    Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.

  • O êxodo rural é a saída do campo para a cidade. Temos na questão a situação inversa: a saída da periferia da CIDADE para o CAMPO. É a migração urbana. Causas: - A concentração fundiária sob a forma de latifúndios e empresas agrícolas continua excluindo milhões de trabalhadores do acesso à terra.
    - A modernização da agricultura que vem substituindo o emprego de trabalhadores pela utilização de máquinas.
    - A expansão da agricultura comercial de exportação que promove a reconcentração de terras e a expulsão de pequenos e médios arrendadores, parceiros e proprietários. Gabarito INCORRETO. A alternativa correta é B. 

    Fonte: http://www.coseac.uff.br/vest99/provas/2etapa/grupod/geografia.htm

  • Paula, não faz o menor sentido a letra B. Tu expôs no teu cometário a interpretação correta: "- A expansão da agricultura comercial de exportação que promove a reconcentração de terras e a expulsão de pequenos e médios arrendadores, parceiros e proprietários."

    A questão pergunta sobre a modernização técnica do campo, que provoca a uma consequência socioespacial: e)êxodo rural

  • E

    Com a modernização no campo, os trabalhadores rurais são despedidos e migram para as cidades para tentar seguir a vida.
  • Prezados colegas, a resposta é realmente êxodo rural, pois, com a modernização do campo, embora, trabalhadores que vivem na periferia das cidades se desloquem todos os dias como boias frias para o campo, no contexto geral a modernização do campo leva a um êxodo rural, pois, trabalhadores são trocados por máquinas! vejam o exemplo: hipoteticamente sem a modernização do campo havia 10.000 (dez mil) trabalhadores no campo e posteriormente com a modernização do campo, uma máquina equivale a 100 trabalhadores que é igual 100 máquinas e 100 trabalhadores. 100 x 100 =10.000. Dez mil trabalhadores foram substituídos por 100 que vem da periferia da cidade para trabalhar no campo. Vimos então que 9.900 trabalhadores ficaram desempregados no campo e esses 9.900 tendem a sair do campo e ir para cidade provocando assim o fenômeno chamado de êxodo rural. Silvio Mello (Economista) what sap 4896407698

  • A modernização do campo irá fazer com que as pessoas que dependem desde tipo de atividade, mesmo que sejam de suprema pobreza, sofrerá com graves consequencias fazendo com que as mesmas se desloquem para os centros urbanos em busca de melhores condições de trabalho ou ate mesmo qualquer um para sobreviver, caracterizando dessa forma o subemprego ou os baixos salarios que será pagos aos mesmos.

  • êxodo rural = passagem bíblica do Velho Testamento sobre a condição escrava em que viviam os hebreus e que até hoje subsiste e depois explode em situações econômicas como a que estamos observando. Inclusive, um dos temas para este ano é a exploração de terrenos no Nordeste e Norte do país pelo arrebanhamento de terreno injustificado. Vide Kelly Slater.

  • ESSá questão está confusa! O êxodo  rural é um  deslocamento de pessoas do campo para a cidade.mas a questão está falando de pessoas que saem da cidade para o campo.

  • Os comentários dos colegas são excelentes, mas o ÊXODO RURAL é um DESLOCAMENTO DO CAMPO PARA A CIDADE, o cara mora no interior e tem um tabalho na cidade, esse é o ÊXODO RURAL, a questão foi mal formulada. Cabe recurso nesta questão ? 

  • Êxodo rural é o deslocamento do campo para a cidade, não da cidade para o campo.

    Errada a questão.

  • O texto confunde na hora de responder. O texto fala sobre os trabalhadores que se deslocam da cidade ao campo para trabalhar, entretanto, a resposta indica o que o começo do texto diz: Apenas 28% da PEA trabalha no setor primário. Por que ? devido a modernização técnica do campo, que provoca o exôdo rural. Se você analisar os dados do IBGE, esse índice da PEA era bem maior, mas devido a modernização, diminui. Típica questão (enem) que você ignora o textão e vai direto para a resposta.

     

  • E . Não vi erro na questão. Com a modernização as pessoas são trocadas pelas máquinas evão pra cidade em busca de emprego ( Êxodo Rural).

  • Letra E, nunca  tinha ouvido falar  desse  deslocamento da cidade para o campo, fosse  Êxodo Rural.  Acho que  essa  questão cabe  recurso.

  • Não cabe recurso essa questão. O texto fala de migração pendular, o trabalhador sai da cidade e vai para o campo trabalhar, no final do dia retorna para a cidade. o pesquisador do IBGE, por exemplo.

    A pergunta quer saber a consequencia da "modernização técnica do campo", como o lavrador ( no momento da modernização) não possui formação técnica, como ele vai operar a máquina? Ocorrendo o êxodo rural.

  • Galera, vamos prestar atenção na hora de responder... Logicamente que muitos de nós não percebemos o sentido da última pergunta do texto referente: "Essa modernização técnica do campo PROVOCA a seguinte consequência socioespacial" A pergunta é clara, e o gabarito está correto. Sem margens para recurso.

  • Gabarito: E

     

    Você deve ficar bastante atento nesta questão, pois há uma pegadinha feita pela banca.

    Ela apresentou um texto falando sobre o setor primário e os trabalhadores do campo, informando que muitos destes residem nas cidades e se deslocam para o meio rural para trabalhar.

    Na prática, no entanto, a questão pergunta outra coisa.

    Ela quer saber o efeito socioespacial provocado no campo pela modernização técnica.

    - O desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura, com a aplicação de insumos, fertilizantes e maquinário moderno fez com que a produção aumentasse sendo necessário um número muito menor de trabalhadores. Com menos ofertas de emprego no campo, grandes contingentes populacionais migraram para as cidades, o que chamamos de êxodo rural, que aconteceu no Brasil com muita intensidade entre os anos 1970-1980.

    Portanto, a resposta é a letra E.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • "...percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo".

    Êxodo Rural - Saída do campo para cidade.

  • êxodo rural= POIS AS MAQUINAS TOMARAM OS EMPREGOS.

    GABARITO= E

  • Nem precisa ler o texto para responder

  • Nem precisa ler o texto para responder

  • GAB: LETRA "E''

    Êxodo rural é o termo pelo qual se designa A MIGRAÇÃO DO CAMPO POR SEUS HABITANTES, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, "podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos"


ID
1562605
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Quando se analisa a modernização da agricultura, é comum que se pense apenas na modernização das técnicas – substituição de trabalhadores por máquinas, uso intensivo de insumos e desenvolvimento da biotecnologia – e que se esqueça de observar as consequências dessa modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população.”


(Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Moderna, p. 240, v. 3.)


Assinale a alternativa que faz referência a um dos efeitos da modernização agrícola no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    A industrialização do campo é um processo especifico no qual a indústria passou a comandar as transformações na agricultura, e isso só foi possível ocorrer a partir da implantação da indústria para a agricultura no país. Nestes termos, a produção agrícola passou a ser um elo de uma cadeia, processo que resultou na formação dos Complexos Agroindustriais. (...)

    A partir desse processo tem-se um estreitamento das relações intersetoriais, um reforço dos elos técnicos e dos fluxos econômicos entre a agricultura e a indústria, resultando na subordinação da agricultura à dinâmica industrial.


    Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geografia/0006.html

  • "Uma das consequências da modernização das técnicas é a completa subordinação da agropecuária ao capital industrial – além da valorização das terras agricultáveis –, que promove a concentração das propriedades e a intensificação do êxodo rural. A rápida e cada vez maior acumulação de capital de um lado, por parte dos grandes produtores, e o estabelecimento de precárias relações de trabalho de outro lado determinam a dupla face da modernização agrícola brasileira."


    (Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Moderna, p. 242, v. 3.)


ID
1613182
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o espaço brasileiro leia as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I – A modernização da agricultura e a ocupação estimulada pelo desenvolvimento da fronteira agrícola fortalecem a estrutura fundiária brasileira, os latifúndios e a empresa rural.


II – A indústria brasileira encontra-se concentrada principalmente no Sudeste, marcada pela variedade e volume de produção, diversificada em indústria automobilística, petroquímica, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica e mecânica.


III – A questão energética brasileira é uma das preocupações primordiais, quando se trata da relação crescimento e desenvolvimento socioeconômico, os principais investimentos, neste setor, têm priorizado outras fontes de energia limpa, como as termoelétricas, considerando a crise da água no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • As termoelétricas usam o carvão mineral com a principal fonte de energia. A queima libera grandes quantidades de dióxido de carbono que é uns dos principais agente do agravamento do efeito estufa.

  • I - "fortalecem"...achei meio vago...ambíguo...dependo do ponto de vista....

  • TERMOELÉTRICA É FONTE DE ENERGIA LIMPA? KKKKKKKKKK

  •       I.    A modernização da agricultura e a ocupação estimulada pelo desenvolvimento da fronteira agrícola fortalecem a estrutura fundiária brasileira, os latifúndios e a empresa rural.

    Tanto a modernização da agricultura quanto a ocupação estimulada pelo desenvolvimento da fronteira agrícola contribuem para o fortalecimento da estrutura fundiária brasileira, os latifúndios e a empresa rural, já que ambos estão relacionados, principalmente, aos grandes atores do setor. ITEM CORRETO.

          II.    A indústria brasileira encontra-se concentrada principalmente no Sudeste, marcada pela variedade e volume de produção, diversificada em indústria automobilística, petroquímica, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica e mecânica.

    Apesar do movimento dos últimos anos de desconcentração espacial da indústria, esta ainda se concentra bastante na região Sudeste. ITEM CORRETO.

         III.    A questão energética brasileira é uma das preocupações primordiais, quando se trata da relação crescimento e desenvolvimento socioeconômico, os principais investimentos, neste setor, têm priorizado outras fontes de energia limpa, como as termoelétricas, considerando a crise da água no Brasil.

    As termoelétricas não são consideradas exemplo de fonte de energia limpa, tendo em vista que consomem combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, o que ocasiona uma grande liberação de poluentes na atmosfera. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  •  I.    A modernização da agricultura e a ocupação estimulada pelo desenvolvimento da fronteira agrícola fortalecem a estrutura fundiária brasileira, os latifúndios e a empresa rural.

    Tanto a modernização da agricultura quanto a ocupação estimulada pelo desenvolvimento da fronteira agrícola contribuem para o fortalecimento da estrutura fundiária brasileira, os latifúndios e a empresa rural, já que ambos estão relacionados, principalmente, aos grandes atores do setor. ITEM CORRETO.

          II.    A indústria brasileira encontra-se concentrada principalmente no Sudeste, marcada pela variedade e volume de produção, diversificada em indústria automobilística, petroquímica, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica e mecânica.

    Apesar do movimento dos últimos anos de desconcentração espacial da indústria, esta ainda se concentra bastante na região Sudeste. ITEM CORRETO.

         III.    A questão energética brasileira é uma das preocupações primordiais, quando se trata da relação crescimento e desenvolvimento socioeconômico, os principais investimentos, neste setor, têm priorizado outras fontes de energia limpa, como as termoelétricas, considerando a crise da água no Brasil.

    As termoelétricas não são consideradas exemplo de fonte de energia limpa, tendo em vista que consomem combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, o que ocasiona uma grande liberação de poluentes na atmosfera. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
1654600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das recentes transformações do espaço agroindustrial brasileiro, julgue o item que se segue.

Com as mudanças nas relações de trabalho e com as especializações de funções nas agroindústrias, muitas pessoas se mudaram para as áreas rurais em busca de bons empregos.

Alternativas
Comentários
  • A modernização do espaço agroindustrial brasileiro manifestou-se pela contínua  intensificação do capital empregado na produção rural, sob a forma de máquinas, fertilizantes, defensivos, sementes selecionadas, irrigação, serviços veterinários e meteorológicos e assessoria financeira. Em consequência, ocorreu expansão permanente da produtividade do trabalho e da terra. O êxodo rural representa um dos efeitos desse processo. Portanto, a afirmativa está incorreta.
  • Poucas pessoas, sendo elas, profissionais qualificados.

    A maioria ocorreu êxodo rural.

     

  • Achei a questão ambígua. Ela não disse que há mais pessoas mudando da cidade para o campo... Somente citou que "muitas pessoas se mudaram para as áreas rurais em busca de bons empregos". Sei lá!

    Sabemos que as áreas rurais, em decorrência da constante modernização da agropecuária, estão atraindo/contratando cada vez mais especialistas que se formam e residem em áreas urbanas. Isso decorre da demanda de mão de obra especializada.

    Ta certo que esses profissionais não vão propriamente  "em busca" de novos empregos, pois geralmente vão quando já estão contratados, mas como em se tratando de CESPE tudo é possível... CESPE faz até chover pra cima.

  • questão equivocada para os padrões atuais.

    .

     

    em virtude do agronegócio ser o grande setor que move o brasil atual, em virtude de haver uma modernização constante e ascendente no setor agrobusiness, muitas pessoas estão revertendo aquele processo de exodo rural das décadas anteriores e indo para o campo onde ( pelo menos nas regiões de maior pujança) conseguem ótimos salários, muito melhores do que conseguiriam na cidade. 

     

    .

     

    um funcionário , que se duvidar não tem nem o ensino médio, de uma fazendo do interior do MT  ganha muito mais do que uma pessoa com nível superior que trabalha num escritório com ar condicionado em SP. Fato. 

     

    .

     

  • Copiando Isis


    questão equivocada para os padrões atuais.

    .

     

    em virtude do agronegócio ser o grande setor que move o brasil atual, em virtude de haver uma modernização constante e ascendente no setor agrobusiness, muitas pessoas estão revertendo aquele processo de exodo rural das décadas anteriores e indo para o campo onde ( pelo menos nas regiões de maior pujança) conseguem ótimos salários, muito melhores do que conseguiriam na cidade. 

  • Ta desatualizada!

    E o que seria muita ou pouca? Qual o parâmetro?


  • Questão no mínimo polêmica. O que a banca quis dizer com “muitas pessoas”? Dez, cem, mil?

    Na impossibilidade de decifrar esse número o que nos resta é imaginar o que a banca quis dizer.

    O que tem se observado no Brasil, durante décadas, é a crescente diminuição da população rural. Este movimento, de diminuição da população rural, deve persistir, tendo em vista a contínua adoção de tecnologias no campo que aumentam a produtividade – e dispensam o uso de muita mão-de-obra.

    Assim, há um fluxo maior de pessoas do campo em direção às cidades que em sentido contrário.

    Resposta: Errado

  • Corroborando com os amigos no sentido de que esta questão se encontra desatualizada para a realidade atual (apenas 10 anos depois).

  • O Enunciado induz a erro, é uma questão "coringa" do Cespe, para variar... o gabarito poderia ser outro, e a justificativa também....é óbvio que em se tratando de "bons empregos"," especialização de funções" há migração da zona urbana para a rural...não se está falando de mão de obra barata e ( não - especializada)..

  • Discordo que a questão esteja desatualizada, pelo menos pelos seguintes pontos:

    • A verdade é que não é que muitas pessoas que se formam nas áreas urbanas se mudam para as áreas rurais em busca de bons empregos. Grande parte dos profissionais que se especializam para trabalhar nas áreas rurais são provenientes destas áreas, muitas vezes são filhos de fazendeiros ou similares (que tem condição de bancar os estudos) ou mesmo de famílias com menor poder aquisitivo que buscam uma chance de se manterem no campo e com o negócio da família. O que ocorre é retorno desses profissionais para sua terra de origem.

    • O trabalho no campo tem se modernizado (e isto não se aplica a todos no campo), mas não existe oferta de emprego de maneira exponencial como nas cidades que justifique uma "migração".

    Se eu estiver equivocado sobre estes pontos, me corrijam por favor.

  • Questão no mínimo polêmica. O que a banca quis dizer com “muitas pessoas”? Dez, cem, mil?

    Na impossibilidade de decifrar esse número o que nos resta é imaginar o que a banca quis dizer.

    O que tem se observado no Brasil, durante décadas, é a crescente diminuição da população rural. Este movimento, de diminuição da população rural, deve persistir, tendo em vista a contínua adoção de tecnologias no campo que aumentam a produtividade – e dispensam o uso de muita mão-de-obra.

    Assim, há um fluxo maior de pessoas do campo em direção às cidades que em sentido contrário.

    Resposta: Errado

  • Essa questão é a cara da Banca: Faz uma afirmação genérica cuja resposta do Item pode ser tanto certo quanto errado.

  • Com as mudanças nas relações de trabalho e com as especializações de funções nas agroindústrias, muitas pessoas se mudaram para as áreas rurais em busca de bons empregos? SIM

    Essa questão está CERTA... Muitas pessoas se mudaram para essas áreas devido à expansão agrícola...

  • Consequentemente gerou desemprego e exodo rural

    Gac E

  • Questão no mínimo polêmica. O que a banca quis dizer com “muitas pessoas”? Dez, cem, mil?

    O que tem se observado no Brasil, durante décadas, é a crescente diminuição da população rural. Este movimento, de diminuição da população rural, deve persistir, tendo em vista a contínua adoção de tecnologias no campo que aumentam a produtividade – e dispensam o uso de muita mão-de-obra.

    Assim, há um fluxo maior de pessoas do campo em direção às cidades que em sentido contrário.

    Finalizo concordando com os colegas, questão desatualizada.

  • Só em saber que 60% da população se encontra no setor TERCIÁRIO já pude marcar errado.

  • Na atualidade muitas pessoas migraram para as pequenas e médias cidades, porém maior parte está na área de serviços, pois a agropecuária precisa de diversos apoios, como postos de combustível, oficinas, transportadoras, cartórios, entre outros.

  • Êxodo rural é o inverso da questão.

    GAB. ERRADO.

  •  esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.


ID
1654603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das recentes transformações do espaço agroindustrial brasileiro, julgue o item que se segue.

A agropecuária modernizou-se pela integração ao conjunto da economia, em especial, ao setor industrial.

Alternativas
Comentários
  •   Verifica-se que a economia industrial deflagrou uma verdadeira revolução nas tecnologias da agropecuária, que passa a contar com empresas de biotecnologia e serviços agronômicos especializados.

       Nas economias modernas, o consumo urbano de alimentos e as demandas industriais de matérias primas moldam não apenas a produção agropecuária, mas a produção agrícola como um todo. De um lado, a economia rural, antes autossuficiente, reorganiza-se e especializa-se para atender às demandas da cidade. De outro, passa a depender da economia urbana, que fornece maquinário , insumos e alimentos industrializados. A cidade, antes espaço de consumo e circulação de excedentes agrícolas, torna-se o foco de transformação industrial e de redistribuição da totalidade da produção rural.

       Diante do exposto, a afirmativa está correta.

  • O texto fala sobre os Complexos Agroindustriais, responsáveis pela modernização da agropecuária.

  • Se chama "Agronegócio".

  • O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva é utilizado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, para isso é necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos.


    Diante disso, podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, isso na primeira etapa produtiva.


    fonte: mundo educação

  • Gabarito (C) AGRONEGÓCIO

    ➥ Corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. No processo de produção intensiva é utilizada uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade.

    [...]

    ________

    Bons Estudos!

  • Sim, indústria, tecnologia, tudo isso= Mecanização= +agropecuária

    GAB C

    PMAL

  • cara,o gabarito é errado

  • cara,o gabarito é errado

  • UMA QUESTÃO DE FÁCIL ENTENDIMENTO DESSA, TEM COMENTÁRIO DE PROFESSOR.


ID
1715812
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução". O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Depreende-se do texto, que o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos sobre questões envolvendo modificação genética dos alimentos e possíveis riscos à saúde são debatidos na sociedade civil, o que demonstra que o diálogo público no tema da bioética é de grande importância e ganha cada vez mais repercussão.

    A resposta correta é a letra C. 

  • "...vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução". " O próprio enunciado nos alude ao diálogo público.

  • Letra C

    Um debate publico seria uma possibilidade para informar e auxiliar na compreensão da influência e consequências que as alterações genéticas em alimentos têm na vida dos indivíduos. Com isso, haveria uma maior conscientização e responsabilidade sobre essas mudanças.

  • ''O princípio da precaução foi formulado pelos gregos e significa ter cuidado e estar ciente. Precaução relaciona-se com a associação respeitosa e funcional do homem com a natureza. Trata das ações antecipatórias para proteger a saúde das pessoas e dos ecossistemas. Precaução é um dos princípios que guia as atividades humanas e incorpora parte de outros conceitos como justiça, eqüidade, respeito, senso comum e prevenção.''. Com isso, o que responde ao principio da precaução é a letra C

  • Rapaz, não sei se to bom em interpretação, mas eu só li até essa parte: "Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução". O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia"

    Letra C

  • "quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena"

    GAB:C

    instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.

    As outras questões são tão esdruxulas que dá ate raiva:

    A

    priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza. PELO CONTRARIO ELE FALA QUE É MELHOR PERDE DINHEIRO DO QUE DEIXA UM PRODUTO SER APROVADO E ELE MATAR UM MONTE DE PESSOAS.

    B

    negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos. O FATO DE ELE QUERER QUE SEMPRE HAJA UMA VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUE O QUE A CIENCIA CRIE NÃO POSSA TIPO FU*** COM O SER HUMANO NÃO QUER DIZER QUE ELE NEGUE A CIÊNCIA.

    C

    instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.

    D

    combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais. MESMA IDEIA DA B.

    E

    romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico. ELE VISA TRAZER ESTE EQUILIBRIO DE VOLTA.

    GABARITO COMPLEMENTAR DO PROFESSOR DO QCONCURSOS:

    Depreende-se do texto, que o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos sobre questões envolvendo modificação genética dos alimentos e possíveis riscos à saúde são debatidos na sociedade civil, o que demonstra que o diálogo público no tema da bioética é de grande importância e ganha cada vez mais repercussão.

    A resposta correta é a letra C. 

    NIVE:FACIL CONTEUDO:INTERPRETAÇÃO


ID
1928548
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para

Alternativas
Comentários
  • As plantas transgênicas são criadas por meio da introdução de genes de outras espécies com o auxílio da engenharia genética. O objetivo é desenvolver plantas com certas características desejadas como resistência a pragas ou condições ambientais adversas, gerando maior produtividade e rentabilidade ao produtor.
    A resposta correta é a letra B.

  • A) Errada. O cultivo de transgênicos não visa excluir a aplicação de agrotóxicos, uma vez que a indústria lucra com agrotóxicos exclusivos para determinados transgênicos, ou seja, sem esse agrotóxico não nasce a cultura;

    B) Correto.

    C) Não têm como preservar a função da terra usando agrotóxico. Ademais, o preço tende a aumentar com o uso de transgênicos e não diminuir, como propõe a alternativa.

    D) Na verdade, os transgênicos tentam superar as deficiências de áreas NÃO agricultáveis, como por exemplo, solos com elevada acidez e solos secos;

    E) As pequenas propriedades rurais não têm dinheiro para comprar e plantar transgênicos.


ID
1941751
Banca
FGV
Órgão
PM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento do agronegócio significa modernização da agricultura, interdependência entre

setores da economia, mudanças nas estruturas espaciais e amplas oportunidades de investimento de capital.

Com relação ao agronegócio no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O funcionamento do agronegócio é regulado pela economia de mercado, pelas demandas urbanas e industriais e pelas frequentes fusões entre empresas industriais, comerciais e de serviços.

II. O agronegócio provocou um maior desenvolvimento das indústrias que fornecem insumos e bens de capital para a agricultura e das que processam produtos agropecuários em mercadorias padronizadas para o consumo de massa.

III. Nas adjacências das áreas agrícolas modernizadas, as cidades passaram a ser o lugar que atende à crescente demanda por produtos e serviços, tais como implementos agrícolas, centros de pesquisa em biotecnologia e serviços especializados em genética agrícola.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As três alternativas estão corretas. O funcionamento do agronegócio é regulado pela economia de mercado, pelas demandas urbanas e industriais e pelas frequentes fusões entre empresas industriais, comerciais e de serviços. O agronegócio provocou um maior desenvolvimento das indústrias que fornecem insumos e bens de capital para a agricultura e das que processam produtos agropecuários em mercadorias padronizadas para o consumo de massa. Nas adjacências das áreas agrícolas modernizadas, as cidades passaram a ser o lugar que atende à crescente demanda por produtos e serviços, tais como implementos agrícolas, centros de pesquisa em biotecnologia e serviços especializados em genética agrícola.

    GAB: E

    FORÇA GUERREIROS!

  • Agronegócio (em inglês: Agribusiness) é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo é usado para se referir às grandes propriedades monocultoras modernas que empregam tecnologia avançada e pouca mão de obra, com produção voltada principalmente para o mercado externo ou para as agroindústrias e com finalidade de lucro.[1]

    ·        EXPORTAÇÃO: SOJA E ETC

    O agronegócio comanda a organização do espaço produtivo. Vultosos investimentos em tecnologia (agricultura de precisão) e pesquisa permitiram aproveitar de maneira mais eficiente e produtiva o espaço, gerando alta rentabilidade e produção e colocando algumas commodities agropecuárias brasileiras em destaque mundial.

  • A especialização dos núcleos urbanos, provocada pelas demandas do campo moderno, transformou a antiga relação campo-cidade, baseada na regulação local e nos nexos de complementaridade. Na nova fase, a cidade tornou-se o lócus principal da produção, pois é nesta que se concentram os principais serviços, produtos e agentes (trabalhadores agrícolas, produtores, consultores, empresas, bancos) necessários à produção.

    Nas regiões onde o meio técnico científico informacional se faz presente, tanto as ações quanto os objetos possuem um grande conteúdo em ciência e informação, o que conduz, segundo Santos (1996b, p.54), à proliferação de serviços com múltiplas especializações.


ID
2017639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mundialização não diz respeito apenas às atividades dos grupos empresariais e aos fluxos comerciais que elas provocam. Inclui também a globalização financeira, que não pode ser abstraída da lista das forças às quais deve ser imposta a adaptação dos mais fracos e desguarnecidos.

                                           François Chesnais. A mundialização do capital.São Paulo: Xamã, 1996 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o fragmento de texto apresentado, julgue (C ou E) o item subsequente.


A agricultura moderna brasileira elabora usos e apropriações da terra com reduzida demanda de recursos hídricos e maximização da fragmentação do território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Errada!  A agricultura brasileira é reponsável por um consumo exorbitante de água.

  • Segundo a Embrapa, no Brasil, cerca de 72% das vazões consumida vão para a agricultura - em especial a irrigada, 11% matam a sede dos rebanhos, 9% são distribuídos pelas cidades e 1% abastecem as áreas rurais. 

  • Uma das técnicas de economia de água na agricultura mais conhecidas é a irrigação por gotejamento, em que o uso controlado da água propicia um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, diminuindo o desperdício e poupando as reservas.

    O princípio desse método é utilizar uma quantidade mínima de água que, como o nome indica, é despejada sobre o solo em forma de gotas de maneira regrada e econômica.

  • Errado !

    A agricultura moderna demanda uma grande quantidade de água. No Brasil, e no mundo, as atividades agrícolas são responsáveis por grande parte da demanda de água. O método de irrigação apresenta, de modo geral, elevadas taxas de desperdício.
     

  • Uma associação simples pra essa questão é que em média pra se produzir um kg de carne são necessários cerca de 3700 litros de água, isso por se só já é muito, agora pensa na soja e um outros alimentos.

  • O protagonismo do agronegócio brasileiro só é possível por causa do atual estágio de desenvolvimento do nosso espaço agrário, que apresenta:

    ALTO GRAU DE MECANIZAÇÃO E QUIMIFICAÇÃO das fazendas, o que permitiu importante aumento da produtividade;

    FORTE AUMENTO NA PRODUÇÃO, inicialmente de bens exportáveis, e depois de produtos para o mercado doméstico;

    Grande demanda por RECURSOS HÍDRICOS;

    CRESCIMENTO DA AGROINDÚSTRIA;

    AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA;

    CRESCIMENTO DA UTILIZAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA TEMPORÁRIA; e

    MAIOR INTERLIGAÇÃO ENTRE O SETOR AGRÍCOLA COM SEUS FORNECEDORES.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    A agricultura moderna brasileira elabora usos e apropriações da terra com reduzida demanda de recursos hídricos e maximização da fragmentação do território nacional.

     

    A agricultura moderna brasileira demanda uma grande quantidade de água. Além disso, ela minimiza a fragmentação do território nacional, pois é baseada em latifúndios (grandes extensões de terras) monocultores agroexportadores que possuem uma lavoura comercial apoiada no agronegócio

     

    TECCONCURSOS

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Sobre a agricultura modernizada no Brasil julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    A agricultura de exportação de grãos brasileira é intensiva na utilização de recursos diversos como águas subterrâneas e grandes áreas de latifúndio onde são removidas a cobertura natural. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • *AGROPECUARIA

    - 74% dos gases de efeito estufa vêm da agropecuária ---> desmatamento e gases dos animais.

    72% do consumo de água do Brasil está relacionado com a Agropecuária

    Para produzir 1 kg de carne de boi, são utilizados 15,4 mil litros de água

    -A agropecuária é a principal causa de desmatamento no brasil.


ID
2062225
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias- -ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em: 31 maio 2016.

Nesse contexto histórico, o processo de modernização mencionado caracteriza, especificamente,

Alternativas
Comentários
  • Todo esse processo ficou conhecido na década de 1960 como Revolução Verde, programa financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Sob o pretexto de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas.

     

    Gab : B

  • A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

  • Revolução verde desenvolvido pelo Estados Unidos e ONU, cujo objetivo era combater a fome no mundo.

  • As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde. Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

    A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola.

    Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo.

    Constatou-se um aumento extraordinário na produção de alimentos. No México, as experiências iniciais e mais significativas foram realizadas com o trigo, que em sete anos quadruplicou sua produção. Nas Filipinas, as pesquisas foram realizadas com o arroz, o resultado foi satisfatório, havendo um grande aumento na produção e colheita.
    Porém, a fome no mundo não reduziu, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
     

    Em Suma: A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente a produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.

     

    Fonte:

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm

  • A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

  • Duas inovações tecnológicas contribuíram fortemente para um aumento exponencial da eficiência na agricultura, a biotecnologia e Revolução Verde, sendo que esta permitiu o alcance de uma maior produtividade por meio do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem.

    Resposta: B

  • Revolução Verde foi criada pelo engenheiro agrônomo Norman Borlaug no México

  • O texto de apoio aborda a modernização agrícola e o enunciado questiona o nome dado ao processo. 

    A) Programa de reformas estruturais do Estado brasileiro do presidente João Goulart.

    B) Nome dado ao processo de união da agropecuária com a indústria e a tecnologia que intensificou a pesquisa, produção, investimentos, lucratividade e impactos socioeconômicos e ambientais da atividade por todo o mundo. Alternativa correta. 

    C) Período de grande crescimento econômico sustentado por investimentos e empréstimos estrangeiros no Brasil entre 1969 e 74 encerrado com as graves consequências da crise do petróleo. 

    D) Período da história republicana brasileira, iniciado após a redemocratização, com a posse do primeiro presidente não militar escolhido por civis.

    E) Período político da Era Vargas. 





    Gabarito do professor: B.
  • Gabarito''B''.

    A revolução verde consistiu na modernização da atividade agrícola através do desenvolvimento em pesquisas de sementes adaptadas para determinados solos, melhor aproveitamento do solo, industrialização da atividade com a introdução de maquinário. Esse processo ocorreu no final da década de 1940 e início de 1950 e resultou no aumento significativo da produção mundial de alimentos, porém, a questão da fome continuo existindo.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Duas inovações tecnológicas contribuíram fortemente para um aumento exponencial da eficiência na agricultura, a biotecnologia e Revolução Verde, sendo que esta permitiu o alcance de uma maior produtividade por meio do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem.

    Resposta: B

  • Milagre Econômico, kkkkk

  • O texto de apoio aborda a modernização agrícola e o enunciado questiona o nome dado ao processo. 

    A) Programa de reformas estruturais do Estado brasileiro do presidente João Goulart.

    B) Nome dado ao processo de união da agropecuária com a indústria e a tecnologia que intensificou a pesquisa, produção, investimentos, lucratividade e impactos socioeconômicos e ambientais da atividade por todo o mundo. Alternativa correta. 

    C) Período de grande crescimento econômico sustentado por investimentos e empréstimos estrangeiros no Brasil entre 1969 e 74 encerrado com as graves consequências da crise do petróleo. 

    D) Período da história republicana brasileira, iniciado após a redemocratização, com a posse do primeiro presidente não militar escolhido por civis.

    E) Período político da Era Vargas. 

  • REVOLUÇÃO VERDE

    • Modernização do campo com ALTA TECNOLOGIA

    • OGM's, transgênicos e insumos

    -> CONSEQUÊNCIAS

    • + abismo social (concentração fundiária e monopólios no agronegócio)

    • desenvolvimento de atividades de monocultura

    Gabarito: B

  • Por culpa da revolução verde que hoje degradamos mais o meio ambiente e comemos alimentos cheios de agrotóxicos, parabéns aos envolvidos

  • modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como:

    • a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores;
    • a diminuição da biodiversidade;
    • o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo;
    • poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

  • GABARITO - B

    a) Reformas de Base - eram um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. Pretendia-se, por meio dessas reformas, atenuar o quadro de  do país, contudo, sem ultrapassar os marcos do  e econômico. Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

    b)Revolução Verde - processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

    c) Milagre Econômico - foi a época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo".

    d) Nova República - é o período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar aos dias atuais. É caracterizado pela ampla democratização política do Brasil e sua estabilização econômica.

    e) Estado Novo - foi a terceira e última fase da . Durou de 1937 a 1945 e sucedeu, portanto, as fases do Governo Provisório (1930 a 1934) e do Governo Constitucional (1934 a 1937). A característica principal do Estado Novo era o fato de ter sido propriamente um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascista europeu, então em voga à época.

  • GAB: LETRA "B"

    Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.

    Mas ao meu ver ainda há bastante trabalho para reduzir a fome tanto no Brasil quanto no mundo.


ID
2112049
Banca
FGV
Órgão
CBM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento do agronegócio significa modernização da agricultura, interdependência entre setores da economia, mudanças nas estruturas espaciais e amplas oportunidades de investimento de capital.

Com relação ao agronegócio no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O funcionamento do agronegócio é regulado pela economia de mercado, pelas demandas urbanas e industriais e pelas frequentes fusões entre empresas industriais, comerciais e de serviços.

II. O agronegócio provocou um maior desenvolvimento das indústrias que fornecem insumos e bens de capital para a agricultura e das que processam produtos agropecuários em mercadorias padronizadas para o consumo de massa.

III. Nas adjacências das áreas agrícolas modernizadas, as cidades passaram a ser o lugar que atende à crescente demanda por produtos e serviços, tais como implementos agrícolas, centros de pesquisa em biotecnologia e serviços especializados em genética agrícola.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todos as alternativas estão corretas.

    Agronegócio: é regulado pelo mercado (assim como qualquer outra atividade econômica), causa maior desenvolvimento tecnológico e no campo genético também (por consequência de suas necessidades).


ID
2122042
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As tecnologias industriais repercutiram profundamente sobre a agropecuária. Tratores, semeadeiras, colheitadeiras e debulhadoras produziram um salto de produtividade da economia rural, que passou a depender da energia fornecida pelos combustíveis fósseis e da eletricidade.

Demétrio Magnoli. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2006 (com adaptações).

Acerca do assunto tratado no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C: As transformações observadas na agricultura mundial, a que o texto alude, praticamente não interferiram nas questões relacionadas a emprego, renda e deslocamentos populacionais.

    ERRADO, pois o aumento da tecnologia referente: Tratores, semeadeiras, colheitadeiras e debulhadoras, causam desemprego e geram mão de obra qualificada para a manutenção e controle dessas maquinas.

    LETRA E: Entre as tecnologias industriais utilizadas atualmente na produção agrícola, merece destaque o surgimento dos organismos geneticamente modificados (OGMs) ou transgênicos, que têm provocado grandes discussões a respeito de possíveis riscos para o consumidor e cuja produção está ainda proibida no Brasil.

    ERRADO, no Brasil não há proibição para a produção de OGMS ou transgênicos, tendo em vista que o Brasil possui uma população muito vasta e necessita de uma qualidade alimentar e produção maior.

    #PMAL2021 VIBRAAAAA


ID
2217583
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX, o espaço social agrário tornou-se mais complexo como consequência da modernização da agropecuária. Um dos grupos sociais do campo brasileiro é descrito em:

Alternativas
Comentários
  • Estranho a alternativa B ser dada como correta, pois está em contradição com o que afirma José Graziano da Silva, em texto clássico ("A Industrialização e a Urbanização da Agricultura Brasileira").

  • José Graziano da Silva estava errado.

  • Conforme estudamos, os trabalhadores do campo que são formalizados representam uma pequena parcela do total dos trabalhadores rurais, algo em torno de 10%.

    Neste meio, os trabalhadores temporários e em condições de fragilidade social são a grande a maioria.

    GABARITO: B

  • os trabalhadores do campo que são formalizados representam uma pequena parcela do total dos trabalhadores rurais, algo em torno de 10%.

    Neste meio, os trabalhadores temporários e em condições de fragilidade social são a grande a maioria.

  • A questão acima tem como tema o espaço social agrário brasileiro, que sofreu várias modificações na segunda metade do século XX por conta da modernização agrícola que ocorreu no Brasil nesse período.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que aconteceu no processo de modernização agrícola no país e tenha ciência das consequências sociais que o espaço agrário sofreu ao longo desse processo.
    Feita a análise do que é pedido na questão, vamos julgar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois os grandes agricultores que vieram da região Sul em direção à região Centro-Oeste, devido a nova fronteira agrícola presente no Cerrado, se dedicaram principalmente à cultura da soja e a produção de carne bovina.
    Letra B - Correta, pois com a chegada de máquinas agrícolas, oriundas do processo de modernização agrícola, muitos trabalhadores rurais perderam seu emprego tendo sua mão-de-obra substituída pelos maquinários agrícolas (tratores, colheitadeiras, etc), diminuindo então o número de trabalhadores permanentes nessas lavouras. Além disso, como o número de empregos no campo caiu devido à mecanização, o vínculo permanente, no ponto de vista dos grandes produtores, já não é mais necessário, o que fez aumentar o número de trabalhadores temporários - pessoas que recebem seu salário com base da empreita combinada e contratado verbalmente - nessas grandes e médias propriedades rurais.
    Letra C - Incorreta, pois a figura dos posseiros é mais presente na região Norte, que ocupam muitas terras sem qualquer tipo de documentação ou legalização fundiária do governo brasileiro, em busca de uma terreno para poder plantar e garantir o seu sustento.
    Letra D - Incorreta, pois em sua grande maioria, os camponeses de origem europeia, basicamente oriundos da região Sul, tiveram grande parte de seu êxito em grandes e médias propriedades se destinando ao agronegócio. A agricultura familiar realizada nas periferias urbanas, geralmente são praticados por pequenos produtores desprovidos de capital.
    Letra E - Incorreta, pois a pressão dos sem-terras em busca de um programa de reforma agrária, é justamente porque muitas famílias não tem sido beneficiadas por programas de colonização agrária na Amazônia, região onde ocorre muitos conflitos por disputa de terras.
    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2236486
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).

A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:

Alternativas
Comentários
  • Análise das alternativas:

    -> A letra A está errada. A expansão do mercado interno não é um processo característico do espaço rural mencionado.

     -> A letra B está errada. Em estados como Goiás e Mato Grosso, a transformação regional dependeu da aplicação de novos manejos às terras dos cerrados.

     -> A letra C está correta. O crescimento econômico da região Centro-Sul esteve sempre atrelado ao desmatamento e à cultura de grãos, especificamente na área do cerrado.

    Este bioma já perdeu 48,8% da sua cobertura vegetal original, em decorrência da ocupação do interior e do avanço da soja e do gado.

     -> A letra D está correta. Houve uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais a serviços de produção tanto de alimentos básicos quanto de grãos para consumo interno e exportação.

     -> A letra E está errada. Em decorrência da mecanização do campo, esse espaço rural promoveu a expulsão da mão de obra abundante para os grandes centros urbanos.


     A resposta dada pela banca é a letra D, porém, conforme explicado acima, considero que a letra C também está correta. 

    Gabarito do professor: Letras C e D em divergência com a resposta dada pela banca examinadora. Cabe recurso ou pedido de anulação.

  • Gabarito: D

    Questão fácil, bastam se lembrar que nas últimas decadas o centro-oeste brasileiro vem cada vez mais se mecanizando, e sofrendo com o aumento das fronteiras agrícolas, desmatando o cerrado. OBS: essa mecanização faz o manejo correto do solo chamado de CALAGEM ou mesmo a neutralização do PH ácido do solo e adubamento.

    Bons estudos!

  • Gabarito é a letra D. Pode haver confusão com a letra C, porém, ao tratar de espécies nativas, podemos avaliar que a soja, por exemplo, não é nativa do Centro-Oeste, mas por melhoramento de sementes conseguiu ser implatada nessa região.

  • Letra D

    O mato grosso é considerado o coração do agronegócio do Brasil. As novas formas produtivas cresceram a fronteira agrícola do Sul em direção ao Centro Oeste que já está dominado por esse oligopólio, que hoje ameaça a Amazônia. Isso só foi possível pela implementação de tecnologia e modernização dos métodos produtivos.


ID
2412037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à interação entre sociedade e natureza.

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, o que está relacionado à contaminação dos solos. Antes de o Brasil assumir essa posição, a China era o maior consumidor desses produtos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Outros grandes produtores e consumidores de agrotóixicos são a Europa e os EUA.

  • Veja os dez países que mais compraram agrotóxicos em 2013.  
     

    Brasil: US$ 10 bilhões

    Estados Unidos: US$ 7,3 bilhões

    China: US$ 4,8 bilhões

    Japão: US$ 3,3 bilhões

    França: US$ 2,8 bilhões

    Alemanha: US$ 2,1 bilhões

    Canadá: US$ 1,9 bilhão

    Argentina: US$ 1,7 bilhão

    Índia: US$ 1,5 bilhão

    Itália: US$ 1,3 bilhão

  • Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos ou plantas no ambiente rural e urbano. No Brasil, a venda de agrotóxicos saltou de US$ 2 bilhões para mais de US$7 bilhões entre 2001 e 2008, alcançando valores recordes de US$ 10 bilhões em 2013, assim, já em 2013, alcançamos a indesejável posição de maior consumidor mundial de agrotóxicos, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas, o que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante. O estudo foi divulgado pelo INCA em parceria com a consultoria Phillips McDougall. Veja os dez países que mais compraram agrotóxicos em 2013.
     

    Veja a lista dos dez países que mais compraram agrotóxicos em 2013 postada pelo Rafael Freitas.

     

    http://lista10.org/diversos/os-10-paises-que-mais-utilizam-agrotoxicos-no-mundo/

     

  • Errado pela questão apontar; Antes de o Brasil assumir essa posição, a China era o maior consumidor desses produtos.

     

    Só a nível de informação, o brasileiro consome + de 5 litros de agrotóxicos por ano... Estamos morrendo silenciosamente e lentamente.

     

     

     

  • ERRADO

     

    O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Antes do Brasil os Estados Unidos eram os maiores consumidores.

  • Reinaldo, que bom que estamos morrendo lentamente, pq n tenho pressa p/ morrer rssrs..  tow zoando man! 

    Abrç.

  • O Brasil completa em 2018 seu décimo ano na liderança do ranking de maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Todos os anos, são utilizados 7,3 litros de veneno para cada um dos habitantes do País, volume que, em 2017, resultou em 11 registros de intoxicação por exposição a agrotóxicos por dia.


    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/05/lider-mundial-brasil-pode-ganhar-mais-agrotoxicos-na-comida.html

  • a china e nosso grande comprador agropecuário.

  • As pessoas falam que o Brasil consome 5 litros de agrotoxico como pessoal trazendo uma falsa ideia de que estamos bebendo um "suquinho de agrotoxico". Esse agrotoxicos sao dispersos em milhares e milhares de kms de plantacao. A produtividade esta vinculada a isso. Existem profissionais nessas áreas que estudam para colocar a quantidade correta para o consumo humano. É o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes que permite a maior produtividade do agronegocio brasileiro. Sao os avancos na tecnologia agrícola que permite que o Brasil seja um dos celeiros do mundo.

    Agora muitos brasileiros gostam de esculhambar um setor que deveria ser motivo de orgulho nacional!

  • Brasil lidera o ranking de maior consumidor de agrotóxicos do mundo, em 2018, liderança de 10 anos seguidos. Anteriormente quem ocupava essa posição era os Estados Unidos, que está em segundo lugar hoje.

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção.

    Análise do item:

    De fato, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e a contaminação de solos e águas é um pesado impacto ambiental resultante, mas a China com boa parte de seu território impróprio para a agricultura e com intensa modernização em suas práticas agrícolas não ocupa o segundo lugar nessa lista posição que é ocupada pelo segundo maior produtor de grãos do mundo os Estados Unidos. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO




  • ddddddd


ID
2412142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    No atual período histórico, caracterizado pela forte internacionalização do modo de produção capitalista, importantes transformações de ordem técnica, política e econômica têm promovido intensa reestruturação produtiva e regional do Brasil e do mundo. A intensificação do poder das empresas transnacionais sobre o espaço mundial é uma dessas manifestações.

Iná Elias de Castro. Política pública e conflito no espaço urbano.

In: GEOgraphia, ano 18, n. º 36, 2016 (com adaptações).

Considerando esse texto, julgue o item a seguir. 
Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

Alternativas
Comentários
  • "Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor"
    A assertiva está correta até aí, mas no trecho que segue faz confusão com bens de valor agregado, que passam por processos parciais ou totais de transformação industrial antes de serem exportados.

  • ERRADO: sem agregação de valor  / CERTO: COM AGREGAÇÃO DE VALOR

  • Há uma certa agregação de valor pois também exportamos derivados como etanol, óleo de soja, açúcar, etc. 

  • O Caio deu uma viajada...

     

    A "agregação de valor" é exatamente o processo de transformação industrial, fazendo que a venda seja feita por valor maior do que a do produto in natura. A Questão está errada porque diz que o Brasil mantém produção agrícola para exportação sem agregar valor (ou seja, in natura). Embora grande parte da exportação seja, de fato, de baixo valor agregado; há, sim, industrialização da produção agropecuária no brasil! Não só pelo que o Daniel citou (álcool, açúcar, óleo de soja), mas também pensando especificamente na produção pecuária, que evidentemente passa por processos industriais antes de ser exportada!

  • Q542311 Geografia   Agropecuária,  Pecuária,  Agricultura brasileira Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata - Prova 1

    As grandes distâncias entre as áreas produtoras de alimentos e os centros de industrialização, consumo, produção e portos, além de envolverem implicações de ordem local (ambiental, econômica, social, política), repercutem na escala nacional de uso do território brasileiro, dada a existência de fluxos de grande volume e

    baixo valor agregado entre regiões desprovidas de condições logísticas capazes de fazer frente às quantidades produzidas em larga escala.

    Gab C

    Em relação ao Brasil, falar baixo valor agredado é C. Falar sem valor agredado é E

  •  A resposta é contraditória, se a producção agropecuária é transformada pela indústria nacional, entõa há agregação de valor

  • Sem agregar valor??? Como assim?

     

    Gab. E

  • Garanto que este é o melhor comentário sobre essa questão. Leia você não se arrependerá.



    Pelo conceito de produto por valor agregado, no comércio exterior brasileiro, carne "in natura" é classificada como produto básico, assim como soja, minério de ferro, café em grão, algodão em bruto, mármores e granitos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por esse critério, "os produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração".

    Já os produtos industrializados, aqueles que sofrem transformação substantiva, são divididos em semimanufaturados, "aqueles que ainda não se encontram em sua forma definitiva de uso (óleo em bruto, açúcar em bruto)", e manufaturados (açúcar refinado, laminados planos e papel).

    O ministério informa que essa classificação é utilizada no comércio exterior brasileiro desde meados dos anos 1960.

    Levando em conta o fator "etapas de transformação", as carnes, ainda que "in natura", deveriam ser consideradas "manufaturados", pois são exportadas depois de agregação de valor no processo de transformação do milho e da soja em farelo e, em seguida, em ração animal. O passo final é a produção do frango e do suíno, que são abatidos, processados ou customizados para serem destinados ao mercado externo.



    Leia mais sobre esse assunto em https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/valor-agregado-e-exportacoes-o-que-precisa-mudar/20140805-084859-i403

    © 2019. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  • GABARITO: ERRADO

    Muito pelo contrário, há muito valor agregado no agronegócio do Brasil destinado à exportação.

  • Não é sem valor agregado e sim baixo valor agregado.

  • Comentário do Bruno César inconsistente!


    O valor agregado sobre as commodities existem, porém são valores baixíssimo; ex: O Brasil exporta laranja e importa suco de laranja em citrus.

  • GABARITO:ERRADO


    -A questão de contradiz e também peca por generalização,visto que o setor agropecuário tem bastante dos dois lados,a citar, a comercialização sem valor agregado de soja e a comercialização de suco de laranja concentrado, esta, com alto valor agregado.

    (1)Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor,(2) representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

  • QUANDO HÁ TRANSFORMAÇÃO PELA INDÚSTRIA, HÁ VALOR AGREGADO!

    SE FOR MATÉRIA EM BRUTO, NÃO HÁ VALOR AGREGADO.

    VEJAMOS A QUESTÃO!

    "baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional." ERRADA!

    Pelo conceito de produto por valor agregado, no comércio exterior brasileiro, carne "in natura" é classificada como produto básico, assim como soja, minério de ferro, café em grão, algodão em bruto, mármores e granitos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por esse critério, "os produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração".

    Já os produtos industrializados, aqueles que sofrem transformação substantiva, são divididos em semimanufaturados, "aqueles que ainda não se encontram em sua forma definitiva de uso (óleo em bruto, açúcar em bruto)", e manufaturados (açúcar refinado, laminados planos e papel).

    A classificação utilizada no comércio exterior brasileiro é antiga. Talvez devêssemos classificar nossos produtos de exportação em baixo, médio e alto valor agregado, dependendo das transformações pelas quais eles passam.

  • # Vá direto ao comentário da colega Renata Amorim Meira.

  • Por seu caráter exportador, podemos dizer que o agronegócio brasileiro:

    Atende à demanda do mercado internacional;

    Utiliza-se de capitais nacionais e estrangeiros;

    É dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura;

    Apresenta uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo; e

    Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.

    Apesar dessas características positivas, e em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor. Ou seja, não há processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

    Resposta: Certo

  • parei no "sem agregação de valor".

  • Errei porque confundi "sem valor agregado" com baixo valor agregado...

    A maioria dos produtos exportados pelo Brasil possuem baixo valor agregado ( Commodities)...

  • O erro está em dizer que o Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação SEM A AGREGAÇÃO DE VALOR, o que não é verdade.

  • Se de fato o Brasil não agregasse valor, aí o fumo era dobrado igual tapioca.

  • Qual agregação de valor na pecuária? O corte? Obrigado

  • De maneira simplificada: Agregar valor é sinônimo de fazer processamento.

    Assim, quando a questão escreve "sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional." ela está entrando em contradição, pois, se há processamento, mesmo que parcialmente, existe agregação de valor.

  • A questão acima pede para o candidato que julgue uma afirmação sobre o processo de modernização produtiva no Brasil e suas características referentes a exportação e a participação da indústria nacional na produção agrícola do país.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato se atenha as características do agronegócio que vigora no país, junto com a sua dinâmica de funcionamento no Brasil.
    No Brasil, o agronegócio é um setor econômico bastante importante no país e para a sociedade mundial, uma vez que essa atividade consiste em uma cadeia de produção alimentar que integra vários setores econômicos como a agricultura, a pecuária, a indústria, e por fim, o comércio que vende e torna possível o consumo dos gêneros agrícolas produzidos.
    Esse modelo de produção agrícola só foi possível graças a Revolução Verde - ocorrida em meados da década de 1970 - que trouxe várias inovações tecnológicas para a estrutura agrícola do país, como máquinas agrícolas, sementes transgênicas, adubos, agrotóxicos e insumos agrícolas. Essa revolução, traz uma nova cara para a agricultura brasileira, uma vez que ela expandiu sua produção e passou a ter um maior peso na economia e nas exportações brasileiras.
     Como a produção do agronegócio é em larga escala, ou seja, em grandes quantidades, grande parte dos gêneros agrícolas produzidos tem como destino as exportações para outros países com agregação de valor, ou seja, com o valor econômico um pouco acima do preço final estabelecido no mercado internacional.
    Esse acréscimo e agregação de valor ocorre pois a produção em larga escala feita pelo agronegócio passa por vários setores econômicos: primeiro na agricultura, já que médios e grandes produtores por meio de diversas atividades produzem a mercadoria (como criação de gado, plantação de lavouras, etc); outra atividade econômica presente no agronegócio é a indústria que é responsável por produzir os insumos e máquinas agrícolas utilizados nas produções em larga escala; por fim, temos as atividades comerciais que promovem o armazenamento, distribuição e venda das mercadorias produzidas para os consumidores finais situados em várias escalas, sejam elas locais, nacionais ou mundiais.
    Outro detalhe importante é que o agronegócio depende da indústria internacional para o seu funcionamento acontecer. Um exemplo clássico está na produção de maquinários agrícolas aqui no país, uma vez que para a produção ocorrer, o país precisa importar peças e acessórios de outros países. Isso vale também para agrotóxicos e insumos agrícolas, que em geral, são importados de outras nações, tornando a indústria nacional e dependente e pouco autônoma na produção dessas tecnologias utilizadas na área agrícola do país. 

    Portanto, a afirmação está ERRADA, já que existe sim uma aplicação de valor agregado nas exportações, em razão da cadeia produtiva que envolve o agronegócio no país, e que a indústria nacional não tem quase ou total transformação da produção agrícola no Brasil, já que o setor industrial brasileiro é muito dependente de outros países.
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A agropecuária brasileira passa por processos de industrialização, sendo assim, há sim a agregação de valor no produto que é exportado.


ID
2469610
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As formas pelas quais a modernização aconteceu em nosso país foram dramáticas. Nos últimos 60 anos, o Brasil praticamente transformou‐se em outro país. No enorme conjunto de mudanças, as geográficas estão entre as mais importantes. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conjunto de transformações ocorridas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Incorporação da natureza aos sistemas técnicos humanos? em que sentido?

     

    É possível afirmar que não houve diversificação? 

  • Eu tinha marcado a "C"...

    GABARITO: D

  • Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conjunto de transformações ocorridas no Brasil.

     

    d) Diversificação da produção agrícola nas propriedades rurais.

     

    No Brasil, predomina o Plantation, ou seja, grandes latifúndios monocultores que produzem para exportação.

  • A diversificação das atividades é uma estratégia frequentemente adotada pelos agricultores brasileiros. O esforço da diversificação destina-se não só a ampliar o leque de produtos comercializáveis, mas igualmente a garantir o autoconsumo (Wanderley, 1997).

    No Brasil predomina o chamado plantation moderno,grandes latifúndios monocultores que produzem para exportação.

  • DIVERSIFICAÇÃO= O BRASIL PRODUZ VÁRIOS PRODUTOS.

    PARA MIM A QUESTÃO É ANULÁVEL


ID
2469613
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Nas últimas cinco décadas, o Brasil passou por grandes mudanças no seu espaço rural. Muitos pesquisadores afirmam que não é mais tão simples definir o que vem a ser espaço rural e o que é espaço urbano. Na tentativa de um entendimento do que é espaço rural percebe‐se a existência de uma tensão constante entre o que vem a ser essencial e o acidental, entre o efêmero e o eterno, entre a essência e a aparência.”

(Ivair Gomes. (Re)pensando e (Re)qualificando o rural: uma contribuição da Geografia ao debate. Niterói: [s.n.], 2008. p. 9. Adaptado.)

Sobre o espaço rural moderno, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2538199
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade de circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando solos, criando sementes e até buscando, embora pontualmente, impor leis ao clima.

(FONTE: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2001.)


Assinale a alternativa correta que se refere ao texto acima:

Alternativas
Comentários
  • Algumas referências conceituais...

     

    Agricultura Familiar: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura-familiar.htm

     

    Celibato no campo: Não achei uma referência legal na internet, porém, pelo que vi em alguns livros seria algo referente ao êxodo das moças do interior para fugir do trabalho pesado do campo, indo para a cidade enquanto os rapazes permanecem com a família (no campo, rural). Assim, os rapazes tem dificuldades em encontrar moças para namorar e casar.

     

    Exodo rural e urbano: https://www.estudopratico.com.br/exodo-rural-causas-e-consequencias/  e  https://www.planet-nomad.com/pt/exodo-urbano/

     

    Modernização da agricultura: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm [Gabarito: D]

     

    População agrícola: Em resumo, compreende a população ativa e não ativa ligada a explorações agrícolas pelo trabalho e/ou vivência familiar.

  • O próprio texto dá a resposta! 
    "Inovações técnicas e organizacionais na agricultura.."
    Gab: Letra D

  • E aí, concurseiro(a). Beleza?

    A resposta é a letra D.

    A chave para resolver esta questão é a interpretação do texto.

    "O fruto do vosso esforço é o tamanho do seu galardão."

    Att, Douglas Claudio.

  • Gabarito letra D

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • ué, nem parece q é da especex essa questão, fiquei procurando a pegadinha por um bom tempo kkkk

  • Celibato no campo!

    Hahahahahahahahhahahahhah

    Sei nem oq pensar dessa questão.

  • Show de bola

  • Modernização = Inovação tecnológica.

    GAB. D

  • Inovações técnicas e organizacionais da agricultura, novo uso da terra e encurtamento dos ciclos vegetais.

     Tudo isso é possível com a modernização da agricultura, através do desenvolvimento da própria. Deste modo temos o investimento em novas tecnologias (maquinários) para otimização das atividades na qual o homem foi desenvolvendo de forma gradativa ao longo do tempo.

    Associação para facilitar a memorização: um fazendeiro quer otimizar o tempo e quantidade das colheitas = investimento em novas tecnologias.

     Agricultura familiar: realizada por agricultores em pequenas propriedades nas quais grupos de famílias estão envolvidas. O alimento resultante é para o consumo próprio e de parte da população. Estima-se que 70% dos alimentos consumidos no Brasil advém da agricultura familiar. Ela garante também o sustento de várias famílias das zonas rurais.

    Associação: Uma família trabalha diariamente na sua pequena popriedade para o próprio consumo e sustento (venda para grandes redes = comercialização).

    https://www.todamateria.com.br/agricultura-familiar/  

     Celibato do campo: Basicamente é o ato das mulheres realizarem um êxodo rural (deixar o campo e ir para outras regiões), dificultando aos homens das áreas rurais terem uma parceira, pela diminuição considerada da população feminina dessas áreas.

    Associação: grande parte das mulheres foram embora de tal região, restou uma minoria casada e uma maioria de homens solteiros.

     

     Celibato significa: Estado da pessoa que está solteira, de quem não é casado.

      

    https://core.ac.uk/download/pdf/231191165.pdf

     Êxodo rural: É propriamente o ato da população do campo migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida. Sendo muito relativo se vão para as cidades ou não, pois muita das vezes requer uma mão de obra cada vez mais qualificada. 

     Condições que geram: seca, fome, doenças pode ser o pavio para ocorrer o êxodo rural, sendo o principal motivo a questão de latifundiários mecanizarem as atividades do campo (modernização da agricultura). 

    Associação: um trabalhador que colhe cana, perde seu emprego para uma máquina de colheita mecanizada (CH670) e precisa ir embora para outra região em busca de um novo emprego.

    https://www.todamateria.com.br/exodo-rural/

     Êxodo urbano: É o ato inverso do êxodo rural. Fatores contribuintes: econômicos, qualidade de vida e disponibilidades de recursos.

    Associação: Um idoso com síndrome do pânico prefere um campo tranquilo do que uma cidade agitada.

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm

      

  • Continuação dos comentários:

     População rural: É aquela que vive em áreas rurais e pode estar envolvida em qualquer atividade econômica.

    Associação: vivo no campo mas trabalho como mecânico em uma cidade próxima.

     

     População agrícola: É aquela que vive em áreas rurais e está envolvida em atividades plantio, colheita e comercialização agrícola. 

      

    Associação: vivo no campo e trabalho com minha família na minha colheita de café e comercializo com a cidade.

    https://brainly.com.br/tarefa/3053316


ID
2587363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Entende-se por fronteira agrícola moderna a ocupação de áreas para as atividades agrícolas com alto conteúdo tecnológico e organizacional, em substituição à pecuária extensiva, às formas tradicionais de cultura e(ou) à cobertura vegetal original. Atualmente, a área ocupada pela fronteira agrícola moderna coincide, proximamente, à área de abrangência do chamado polígono dos solos ácidos, que ocupa a maior parte da região Centro-Oeste, parte do estado de Minas Gerais e do Tocantins, bem como algumas regiões do Nordeste.

S. Frederico. Gênese e consolidação da rede urbana na região de fronteira agrícola moderna. In: E. Costa e R. Oliveira. As cidades entre o real e o imaginário: estudos no Brasil (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Caberia recurso, resposta  vaga "o campo tornou-se menos funcional para as cidades e as cidades tornaram-se funcionais para o campo". Da a impressão que nos tornarmos menos dependente do que acontece no campo, e que o urbano subjugou as relações no campo, bem, a bancada ruralista brasileira, seu poder e capilaridade n é um sinal que o campo virou menos "funcional" para as cidades, se funcionalidade entendermos uma relação de dependência. 

  • A

    Com o avanço da fronteira agrícola moderna, emergiram novas cidades brasileiras, nas quais passou a ocorrer uma inversão: o campo tornou-se menos funcional para as cidades e as cidades tornaram-se funcionais para o campo.

  • Concordo com a colega @Alana Louise, visto que a assertiva não permite tal conclusão. De certa forma, a resposta até mesmo é uma oração concessiva, visto que, inicialmente infere-se que foi com o desenvolvimento do campo, da frontreira agrícola, que cidades nasceram/desenvolveram, e é do campo que a renda destas cidades provêm (inferência em consonância com o texto de apoio), portanto, é contraditório afirmar que o campo é figura secundária.

    É possível que a intenção da questão seja afirmar que as cidades atualmente fornecem uma grande quantidade de serviços e produtos para o campo, por tal razão seriam elas extremamente funcionais a ele. Mesmo assim, considero incorretor afirmar que o campo é menos funcional às cidades, que estas àqueles.



    De toda sorte, o gabarito é a "A", pois as demais não poderiam de qualquer forma, vejamos:


    B) A fronteira agrícola moderna se configurou mais intensamente em São Paulo que nos demais estados.


    Veja que a situação aqui confronta com o texto, o qual afirma ser no Centro-Oeste... No geral, São Paulo está mais relacionado a questões de industrialização, que pese ser um Estado de agricultura forte também.


    C) Entre os serviços ofertados pelas cidades do agronegócio, destaca-se a comercialização dos grãos realizada pelos escritórios comerciais importadores das grandes empresas (tradings). 


    O que o agronegócio necessita são de escritórios EXPORTADORES.


    D) A difusão do meio técnico científico-informacional, em determinadas regiões de fronteira agrícola moderna, propiciou que ações e objetos agregassem valor fundamentado no desenvolvimento da ciência e da informação, contudo essa difusão não favoreceu a proliferação de serviços com múltiplas especializações.


    A primeira parte da assertiva está correta, todavia, sua parte final traz informação contrária à verdade.


    E)No caso da região pantaneira brasileira, a integração territorial promovida pela construção das rodovias, associada à inexistência de heranças territoriais de grande monta, facilitou a rápida difusão da agricultura moderna nessa área.


    Muito pelo contrário, a região pantaneira é extremamente permeada por herenças territoriais.

  • ''A''


    Relação de interdependência entre Campo e Cidade

  • a

  • FAMOSAS CIDADES DO AGRAONEGÓCIO (cidades médias ou pequenas), as quais concentram universidade e centros de pesquisas!


ID
2587366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Entende-se por fronteira agrícola moderna a ocupação de áreas para as atividades agrícolas com alto conteúdo tecnológico e organizacional, em substituição à pecuária extensiva, às formas tradicionais de cultura e(ou) à cobertura vegetal original. Atualmente, a área ocupada pela fronteira agrícola moderna coincide, proximamente, à área de abrangência do chamado polígono dos solos ácidos, que ocupa a maior parte da região Centro-Oeste, parte do estado de Minas Gerais e do Tocantins, bem como algumas regiões do Nordeste.

S. Frederico. Gênese e consolidação da rede urbana na região de fronteira agrícola moderna. In: E. Costa e R. Oliveira. As cidades entre o real e o imaginário: estudos no Brasil (com adaptações).

Ainda com relação à fronteira agrícola moderna, é correto afirmar que a construção de Brasília possibilitou

Alternativas
Comentários
  • Denomina-se fronteira agrícola moderna as áreas ocupadas, a partir da década de 1970, por monoculturas intensivas em capital e tecnologia, em substituição à vegetação original (principalmente de Cerrado), a culturas tradicionais (praticadas por campesinos e/ou agricultores familiares) e as áreas de pastagens extensivas.


  • A construção de Brasília possibilitou

    (B)

    a formação de uma rede urbana brasileira sustentada por novas relações de trabalho advindas do contato entre o campo e a cidade, a partir da década de 70 do século XX.

  • Quase todas as questões de geografia sem gabarito comentado por professores. Quando colocam vídeo aula, é totalmente genérico, sem esclarecer de fato a questão.

    Peçam, por favor, gabarito comentado. É um direito nosso!

  • ONDE QUE A LETRA C ESTÁ ERRADA? FROIDS DEMAIS

  • @GEF_MOS, a C está errada porque no país o investimento em ferrovias durante 100 anos foi praticamente o mesmo, não alterando o quadro ferroviário no Brasil.

    Sobre a E a região é a maior produtora agrícola do país, contudo as decisões econômicas e a maior parte das empresas ligadas a agroindústrias possui sede em São Paulo, sendo esse o centro decisório econômico do setor. 


ID
3165013
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.


Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C OU

    LETRA A COMO NAO SEI DIREITO A RESPOSTAS ENTAO EU NAO CONFIRMO

  • Galera, "controle biológico" está na "moda", vale a pena pesquisar e ler sobre. Atentem-se.

    O comando da questão pede uma solução que não afete a produtividade da agricultura moderna.Tendo em vista os sistemas agroecológicos, existem formas de realizar um controle biológico, a fim de reduzir as pragas, sem afetar as outras espécies como os agrotóxicos químicos fazem.  (Descomplica)

    Alternativa C

  • Com esse problema acarretado por agrotóxico pode reduzir a população de abelha e consequentemente a diminuição da variabilidade genética das angiospermas.Logo é preciso introduzir o controle biológico para reduzir as pragas e portanto o agrotóxicos.

  • Agrotóxicos: Utilizados no combate as pragas nas lavouras

    Adubação química: Aumentar os nutrientes do solo. ex NPK

    1° No caso citado, o problema diz respeito a extinção das abelhas devido os pesticidas presentes nas plantas, visto que consomem o agrotóxico no processo de poliniação.

    2° Como os agrotóxicos são utilizados no combate às pragas das lavouras, podemos substituir pelo controle biológico das pragas

  • Utilização da técnica de controle biológico, pois a premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Sob esse viés, estaríamos combatendo as pragas que matam as plantas sem propiciar a morte das abelhas, a fim de que elas contribuem para reprodução de diversas plantas e continuem seu trabalho de polinização.

  • Letra C

    Uma das principais vantagens do uso de controle biológico na agricultura é um menor impacto sobre o meio ambiente. Isso porque diminui o uso de defensivos agrícolas como inseticidas.

  • Letra C

    Entre os muitos recursos empregados para assegurar a produtividade agrícola, o controle biológico da produção é o mais compatível com esforços para mitigar os impactos causados pela "pegada ecológica".

  • Controle biológico é uma área retrata que todas as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais, os quais atacam vários estágios de vida de seus alvos.

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 

  • A morte das abelhas pode causar uma reação em cadeia, plantas morrerem...Se elas morreram por causa de agrotóxicos, que serve para matar pragas, deve substituir-se por outra técnica que mate as pragas, dentre as alternativas o controle biológico é o ideal.

    controle biológico: é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores.

    Letra C


ID
3331420
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que:
I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola.
II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria.
III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • Assertiva l,na pratica não é assim

  • desinserção não né

  • a alternativa II diz, "...passa a depender cada vez menos dos recursos naturais". Acho que não é correta essa afirmação.


ID
3336859
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agricultura mundial nas décadas iniciais do século XXI, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Como a alternativa D pode estar correta?

  • QUAL O ERRO DA ALTERNATIVA D

  • agricultura não produz cane, o que produz carne é a Pecuária. acho que é isso. só percebi depois que errrei
  • Alguém sabe o acerto da D?


ID
3355018
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio assume importância, em nível mundial, pelo avanço tecnológico, pelo nível de produtividade e pela participação na geração de riqueza.

São características dessa modalidade de agricultura, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • A alternativa D gerou dúvidas. Tentarei explicar de modo inteligível o meu pequeno conhecimento sobre:

    (d) O desenvolvimento de uma agricultura com baixa capacidade de absorção da força de trabalho tradicional, se comparada a décadas anteriores.

    O agronegócio é um setor que utiliza muito a tecnologia, um setor consideravelmente bem avançado. Com isso, a utilização de mão de obra é reduzida e a utilização de máquinas, aumentada; reduzindo a força de trabalho em comparação ao passado.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3377314
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comercialização de commodities em mercados internacionais. A respeito da balança comercial de produtos agropecuários entre Brasil e China, julgue o item a seguir.


O comércio bilateral entre Brasil e China envolvendo produtos agropecuários é bastante longevo. Não obstante o aumento dos volumes e dos valores exportados, o patamar de exportações brasileiras manteve-se estável no século 21 com variação entre 5% e 10% do total exportado para a China. Ou seja, as principais modificações ocorridas estão relacionadas mais diretamente à diversificação de produtos com destaque para o crescimento explosivo da exportação de soja em grão em detrimento do açúcar e do café.

Alternativas
Comentários
  • A China no século 21 passou a figurar como a principal parceira comercial do Brasil. As exportações para lá estão na casa de 24% e ultrapassaram os EUA.

  • Qual o erro dessa questão?

  • A questão erra ao afirmar que há uma diversificação de

    produtos nessa relação. Na verdade, apesar do aumento do fluxo, o

    Brasil ainda continua exportando commodities para a China,

    especialmente soja e minério de ferro.

    Prof Alexandre Vastella

    Gabarito: Errado

  • As relações diplomáticas entre Brasil e China são bastante antigas e remontam ao século XIX. No entanto, somente na década de 70 do século passado que começaram trocas comerciais mais significativas. Estas, por sua vez, se acentuaram no início do século XXI, fortemente baseadas na complementaridade de suas economias. Neste período o total das trocas começou uma curva ascendente que permanece com pequenos sobressaltos até hoje. A principal modificação é que as exportações brasileiras tem aumentado de forma consistente desde o início do século e são baseadas em  commodities agrícolas e minerais, que incluem a soja e o açúcar. Merece destaque o aumento dos últimos dois anos que está relacionado a disputa comercial da china com os EUA que levou o país asiático a substituir importações de grãos norte americanos por brasileiros. 


    Gabarito do professor: errado.


  • Não me parece que o erro esteja no ponto mencionado pelo Diego do Nascimento, porque o próprio enunciado, ao mencionar a diversificação, dá o exemplo de 3 commodities (soja, açúcar e café). Além disso, é importante notar que desde o enunciado geral da questão, ela se refere somente ao agronegócio e ao comércio de produtos agropecuários entre Brasil e China, então qualquer menção a produtos fora deste setor (como o minério de ferro), não serve para explicar o erro nesta questão.

    Resumidamente, o que o enunciado esta dizendo é que: no total de produtos agropecuários, as exportações brasileiras para a China não evoluíram significativamente no século 21, apenas houve uma troca com o aumento das exportações de alguns produtos e redução de outros.

    O erro está justamente em dizer que não houve evolução na exportação de produtos agropecuários no período, segundo o seguinte informe do ministério da agricultura: A evolução das exportações agropecuárias para a China é impressionante. Em 2000, por exemplo, as vendas de produtos agropecuários não alcançavam US$ 500 milhões. As exportações de soja eram de US$ 337,35 milhões ou 1,78 milhão de tonelada. Após quatorze anos, em 2014, esse valor chegou próximo a US$ 20 bilhões. (fonte: www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/relacoes-internacionais/documentos/intercambio-comercial-do-agronegocio-10a-edicao/16868_china.pdf - pg 04).

    Ou seja, o aumento nas exportações de produtos agropecuários para a China, no período de 2000 a 2014, chegou perto de 4.000%.

  • Na exportação de soja, minério de ferro e açúcar da cana, o foco é a Ásia, principalmente a China.

    "exportação de soja em grão em detrimento do açúcar e do café"


ID
3377317
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comercialização de commodities em mercados internacionais. A respeito da balança comercial de produtos agropecuários entre Brasil e China, julgue o item a seguir.


A China exerce um papel importante no comércio internacional de alimentos no mundo e é o quarto país no ranking de exportação. No entanto, as trocas comerciais de produtos agropecuários com o Brasil ainda não apresentam valores significativos.

Alternativas
Comentários
  • O setor de agronegócio é, atualmente, o que possui o maior potencial de exportação do Brasil para a China. A soja, a carne de frango e a bovina, o açúcar bruto, a celulose, o café e o farelo de soja lideram a lista dos itens com maior demanda, no entanto, não tenho certeza da primeira afirmação, creio eu, que a China seja a primeira no tal ranking.

  • Uma questão extremamente complicada e mal escrita que, na minha humilde opinião, deveria ser anulada. O gabarito está “correto”, porém, há alguns erros. 

    Primeiramente, não está claro em qual “quarta posição” a China estaria. Levando em consideração dados do CIA Factbook, a China não é o quarto, mas sim o primeiro país no ranking de exportação global. Além disso, a China também é o país que o Brasil mais exporta, de acordo com dados do Observatório de Complexidade Econômica. Sendo assim, o país asiático está em primeiro lugar, tanto no volume de exportações global quanto no volume de exportações do Brasil.

    Além disso, a questão diz que as trocas comerciais de produtos agropecuários com o Brasil “ainda não apresentam valores significativos”. Isso contradiz a própria questão anterior que afirma que o Brasil passou a exportar mais soja para a China a partir de 2018 por conta da guerra comercial. Na verdade, é bastante evidente para qualquer CACDista que há uma intensa troca comercial de produtos agropecuários entre os dois países. 

    Surpreenda-me que esse gabarito esteja “correto”. Minha sugestão é que entrem com recurso. Gabarito: Correto (?)

    Fonte:Estratégia Concursos.

  • Confira a Lista dos 10 Produtos que o Brasil exporta para China:

    Produtos Exportados ChinaValor FOB US$

    1º 20,5 Bilhões

    2ºÓleos brutos de 15,4 Bilhões

    3º e seus concentrados13,1 Bilhões

    4º3,3 Bilhões

    5º2,68 Bilhões

    6º1,23 Bilhão

    7ºFerro-ligas1,1 Bilhão

    8º816,33 Milhões

    9ºCarne de suíno congelada, fresca ou refrigerada611,77 Milhões

    10º e seus concentrado443,13 Milhões

     

    Fonte: Comextat no período de Janeiro a Dezembro de 2019

    https://www.fazcomex.com.br/blog/principais-produtos-exportados-do-brasil-para-china/

  • As trocas comerciais entre Brasil e China tem sim valores significativos. Esse gabarito está equivocado, cabe recurso.

  • Eu entendi que a ênfase da questão está no conceito de "trocas comerciais", que está mais próximo de balança comercial do que só de exportação. Para as trocas comerciais entre Brasil e China estarem em equilíbrio no setor de agronegócio, além do Brasil ser um dos maiores exportadores para a China, a China também teria que ser uma das nossas maiores exportadora, mas em 2019 houve uma queda de 450% no saldo de trocas, comparando os anos de 2018 e 2019.

    Fonte:

  • Ao usar o termo "troca de produtos agropecuários com o Brasil", está implícito que o fluxo deste tipo de produto da China para o Brasil está incluído no cálculo. Desta forma, o Brasil envia uma enorme quantidade de produtos alimentícios para a China mas recebe uma quantidade bem pequena dos mesmos no fluxo contrário. As importações brasileiras de produtos chineses são principalmente de manufaturados de diversos tipos que abastecem a demanda nacional.
    Gabarito do professor: Item correto  
  • Questão mal redigida e ambígua. 1. É possível entender que: - a China é o 4º destino das exportações de produtos brasileiros - a China é o 4º país exportador do mundo (= China produz e exporta para outros países e ocupa o 4º lugar em nível mundial) 2. Segundo prof. Tiago Rocha (IDEG), o termo "troca" pode sugerir fluxo nos dois sentidos. Sentido China-Brasil: NÃO existe fluxo significativo de gêneros agropecuários. Sentido Brasil-China: EXISTE enorme volume de gêneros agropecuários.
  • Questão muito duvidosa.

  • gabarito do professor do qc: CORRETA.

    bom, segundo o professor do qc o gabarito está correto. Conforme, elucidado o Brasil é um grande exportador, contudo, as relações de importações com a China sao de fato insignificantes.

  • Questão estupidamente mal escrita. É perfeitamente possível compreender "as trocas comerciais de produtos agropecuários" como o FLUXO de comércio agropecuário total entre Brasil e China, e não somente as importações brasileiras de produtos chineses (que era o que se passava na cabeça do examinador chapado), essas, sim, majoritariamente concentradas em bens manufaturados. O problema é que não é isso que está escrito!!!

    Uma aberração, simplesmente uma aberração.

  • Impossível essa porcaria não ter sido anulada


ID
3460846
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao autoabastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários. A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".


Este texto refere-se à agricultura da:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Um dos fatores que tem auxiliado para o desenvolvimento do setor de proteína animal é agricultura familiar, principalmente nos estados do Sul do país. O diagnóstico foi realizado pela equipe da Expedição Agricultura Familiar, que durante o seu primeiro roteiro passou por PR, RS e SC. “A agricultura familiar é extremamente estratégica para a fabricação de alimentos no Brasil, contribuindo para a agricultura, o desenvolvimento do país e também na formação de novos empregos”, ressalta o integrante da equipe da Expedição Agricultura Familiar, Dimitri do Valle.

    De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), os paranaenses, em agosto, foram responsáveis pela produção de mais de 168 mil aves, o correspondente a 7,7% superior que no mesmo período em 2018. Santa Catarina liderou as exportações de carne suína no mês de agosto, com 237 mil toneladas exportadas no período, conforme mostram os dados da ABPA.

  • Creio que grande parte das pessoas vão na região Centro-Oeste devido ao trecho "e avançou sobre áreas de pecuária extensiva", de fato, o centro do país possuí uma grande malha pecuária.

    Porém quando o texto diz "com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial", sabemos que não se trata da Região Centro-Oeste, a Região Nordeste é uma grande produtora agrícola e não pecuária, e São Paulo Cafeeira, logo nos resta, o Sul do País.

  • Interpretação!!! Na próxima vou acertar!

  • GAB: A

    CENTRO- OESTE

    SOJA + PECUARIA

    boa parte das industrias dessa região estão ligadas à soja (industrias de oleo por ex)

    a pecuária também se destaca

    SUL

    industria da soja também é muito forte, o que mata a questão é o ponto das hidrelétricas ( paraná possuí 27), e suino cultura/avicultura.

  • PMPR - 2020

  • Esta questão exige bastante interpretação textual.

    Observe que o candidato mais afoito, que lê apenas as expressões “fronteiras agrícolas” e “soja”, marca logo a alternativa B – “Centro-Oeste”.

    Porém o texto continua e fala também de “pequenos produtores” e “desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra”, características dos produtores do Sul brasileiro, que desenvolviam “áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial”.

    Resposta: A

  • .... avicultura e suinocultura ...

  • Fui na Região Sul pelo fumo


ID
3475051
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A parcela mais expressiva da transição rural-urbana no Brasil ocorreu entre 1960 e 1991, de acordo com os dados do IBGE. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Nas décadas de 1960 e 1970, mais de 31 milhões de indivíduos abandonaram o campo.

II. Os migrantes rurais compuseram os extratos mais altos das ocupações urbanas.

III. A modernização agrícola brasileira, intensificada a partir de 1960, resultou no aumento de concentração de terra e na expulsão violenta de pequenos produtores familiares em áreas de fronteira agrícola como Centro-Oeste e Norte.

IV. Na modernização agrícola brasileira, ocorreu maior distribuição de terra, principalmente no Centro-Oeste e no Norte, que passaram a utilizar menos mão de obra por conta da mecanização.

Alternativas
Comentários
  • II. Os migrantes rurais compuseram os extratos mais altos das ocupações urbanas.

    Pelo contrário, o êxodo rural ocasionou a urbanização acelerada das principais cidades brasileiras. As cidades não tinham infraestrutura que suportasse esse contingente, logo os migrantes passaram a ocupar irregularmente as cidades, formando favelas.

    IV. Na modernização agrícola brasileira, ocorreu maior distribuição de terra, principalmente no Centro-Oeste e no Norte, que passaram a utilizar menos mão de obra por conta da mecanização.

    Errado, os índices de concentração fundiária aumentaram.


ID
3514861
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Produzir gêneros agrícolas com baixos custos, suficientes para alimentar a população nacional e para exportar em grande quantidade, foi - e continua sendo - uma atividade que exigiu muita pesquisa demorada para a correção dos solos e para o aprimoramento de animais e plantas. Daí a importância dos institutos de pesquisas agrícolas. É lógico que a hidrografia também ajudou muito no caso do Brasil, pois temos por volta de 12% do total mundial de água potável; também a enorme disponibilidade de terras foi um fator importante. Mas as pesquisas agronômicas (de seleção e melhoramento das plantas, de correção dos solos) foram fundamentais para o avanço agrícola."

Fonte: VESENTINI, J W. Geografia: o mundo em transição: ensino médio. São Paulo: Ática, 201 O. p. 67.


Com base no texto, e nos seus conhecimentos sobre o tema que o texto aborda marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    A ) A excelente produtividade alcançada pela agricultura brasileira independe de fatores naturais ➡ errado, muito errado kkk sou do interior, banca! nascido e criado no mato hahaha. aqui não.

    B ) A elevada fertilidade dos solos amazônicos permite a Região Norte prescindir das pesquisas científicas agrícolas. ➡ quase impossível falar que um cultivo independe de pesquisa científica, tudo é volível, pois existem muitas pragas que hoje não existem, mas amanhã podem dizimar uma plantação.

    C) A associação entre pesquisa científica e tecnológica e condições naturais favoráveis contribuiu para que o Brasil figure hoje entre as grandes potências agrícolas mundiais.➡ gabarito

    D) A agricultura extensiva é a que mais usa produtos científicos e tecnológicos, por isso é mais produtiva que a agricultura intensiva. ➡ errado: intensivo ( + produção, - espaço) extensivo (- produção, + espaço)

    E) No Brasil, as maiores extensões e melhores porções de terra são controladas pela agricultura familiar. ➡ errado, tendo em vista as raízes históricas do nosso querido brasil e a distribuição fundiária, é fácil notar que a maioria das terras se concentram nas mão de poucas pessoas, isso agrava a questão social e o acesso a terra para plantio ou moradia.

    bons estudos

  • extensiva = Características da de subsistência (familiar, menor quantidade)

  • Extensiva = familiar

    Intensiva = latifundiários, geralmente, monocultura de exportação.

    A associação entre pesquisa científica e tecnológica e condições naturais favoráveis contribuiu para que o Brasil figure hoje entre as grandes potências agrícolas mundiais. Gabarito!

    Infelizmente, o Brasil ainda investe pouco em tecnologia de ponta, mas continua investindo muito em agricultura, setor primário, o qual é um atraso, pois beneficia pouquíssimas pessoas.

    Vamos pra cima.

  • Agricultura extensiva e intensiva não se diferem no tamanho da propriedade, isto é, tanto uma quanto a outra pode apresentar-se sobre um latifúndio ou minifúndio. A diferença discorre sobre o uso da terra. A intensiva apresenta um elevado grau de tecnologia na produção, além de insumos e agrotóxicos que garantem o máximo rendimento da safra. Por outro lado, a extensiva apresenta-se sobre uma produção com baixa produtividade, baixa emprego tecnológico comparada a intensiva. Não necessariamente está relacionado ao tamanho da área disponível ao plantio.

    Fonte: Prof. Sérgio Henrique (Estratégia)


ID
3514879
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os intensos processos de urbanização e industrialização mundiais ocorridos no século XX transformaram de forma significativa o campo. De modo que, pode-se dizer: o meio rural já não é mesmo. Sobre o assunto em questão, analise as alternativas a seguir e marque a única CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Atividades não agrícolas, como o turismo, passaram a fazer parte da economia do meio rural na atualidade.

    Pesque pagues, parques aquáticos e hotel fazenda eles têm ganhado bastante relevância nos últimos anos.

  • A) Errada. Não resulta em maior crescimento da população rual em detrimento da urbana, por causa da mecanização do campo, que cada vez menos exige mão de obra humana.

    B) Correta.

    C) Errada. O Setor Primário é o setor de menos relevância.

    D) Errada. O Agronegócio tem a produção voltada para o mercado externo, não interno.

    E) Errada. Aumenta a interdependência, não diminui.


ID
3537739
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os textos I e II, a seguir



I. Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de 3,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 13,4% a cada ano. A produção brasileira saltou, na safra 1996/1997, de 26 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, na safra 2015/2016. De acordo com avaliação da Embrapa Soja, o incremento na produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada. A área cresceu um milhão de hectares por ano e o aumento da produtividade foi de aproximadamente 34 kg por hectare por ano.

(https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/25242861/
producao-de-soja-no-brasil-cresce-mais-de-13-ao-ano)



II. O debate sobre o uso de agrotóxicos ganhou um novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo inédito revelou o abismo que existe entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa.

(http://reporterbrasil.org.br/2017/11/
agrotoxicos-alimentos-brasil-estudo)


Com base nos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar esses textos para abordar as seguintes temáticas: 

Alternativas
Comentários
  • Falou de aumento de produtividade por meio da química, bom lembrar-se da revolução verde e seus desdobramentos.


ID
3561391
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Dona Inês - PB
Ano
2015
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária proposta para os países subdesenvolvidos que ficou conhecida como Revolução Verde, visava o aumento da produção de alimentos e apresentava como principal proposta:

Alternativas
Comentários
  • A

    o objetivo era inovar as atividades do campo com tecnologias, fazendo que a produção alimenticia aumentasse, com o proposito de acabar com a fome no mundo , principalmente de paises subdesenvolvidos.

    é um pouco ironico, ja que os paises subdesenvolvidos são os responsaveis pela a produção alimenticia no mundo, entretando essas produções de alimentos são, hordiernamente é , direcionados a paises desenvolvidos, destinadas às grandes nações

    resumindo .... o objetivo era acabar com a fome, e até hoje nao alcaçamos esse exito.

  • GABARITO: LETRA A

    REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    ► O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    ► Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantesagrotóxicos.

    Resumindo...

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    _________

    Fonte: Brasil Escola; Questões da CESPE; colegas do QC.

    Bons Estudos.


ID
3570259
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Disciplina
Geografia
Assuntos

A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos [...]. [...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território  e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...]. 


CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.

A  dificuldade mencionada  no texto é comprovada pela existência de 

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica isso porque pelo o que eu entendi o grande problema são os altos custos.

  • Oi ???? Onde está isso no texto???

  • eu, aqui não sei de nada .....

  • Onde que está mencionado isso no texto? Acreditava ser a letra D.

  • Dei uma pesquisada aqui e achei a prova que tem essa questão, é para a vaga de Agente de Pesquisas por Telefone, essa questão está na parte de Conhecimento Geral na prova, não sei porque a classificaram como se fosse de Português. Por isso que tem esse gabarito confuso.

  • Se você acertou, admita, foi na cagada...haha

  • Professor, vamos comentar essa questão ! Pelo Amor...!!!!!!

  • Na verdade eu havia acertado porque fiz uma análise de um trecho onde falava das dificuldades impostas pelos paises importadores. Logo vi que uma dessas dificuldades seria na letra A que trata dos subsídios aos euroupeus e americanos.
  • Questão estranha!!!

  • Gabarito: A

    Vide "Cortina de fumaça" de Brasil Paralelo.

    :P

  • Que questão é essa???!!

  • Nossa que estão estranha

  • Conhecimentos de geografia, parece questão de vestibular

  • questão bem estranha essa. não tem nexo do que diz no texto para a resposta. tem mais a ver com a alternativa D.

  • Uffa!

    Fiquei aliviado ao ler os outros comentários! kkkkkkk

  • wtf?? É de português mesmo? kkkk
  • Questão de atualidades.. kkkkkk

  • Escolhi a "D" associando "elevados custos internos" com a citada alternativa. Apontaram a "A", mas... no contexto não há referência a esses agricultores, pode até estar contida nas dificuldades impostas pelos países importadores, mas o texto não confirma isso.

  • Eu li 3 vezes e não faz sentido. Parece uma questão de atualizades inves de uma questão de portugues.

  • O texto não menciona a resposta
  • oxe????

    como assim o texto não faz menção nenhuma com a letra A

    escolhi D

  • O bom e velho "tô errada, mas tô certa, rsrsrs"

  • Sou formado em letras, e realmente ficou bastante esquisita a resposta, a qual não fazia menção alguma aos dois termos "europeus e norte-americanos."

  • Se fosse CESPE com certeza seria "Extrapolação" Qualquer outra banca o gabarito menos confuso seria D).


ID
3581020
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto. 

"Estudos realizados pelo IBGE, juntamente com a Unicamp e a Embrapa, mostram que entre 1990 e 2000 os empregos não agrícolas na área rural cresceram 35%. Em outras palavras, no período analisado surgiu 1,2 milhão de novas vagas em setores como prestação de serviços (vigias, motoristas, caseiros), construção civil, comércio e atividades sociais."

Geografia:Estudos para a compreensão do espaço,volume único/James Onnig Tamdjian,Ivan lazzari mendes.-1.Ed. –São Paulo:FTD,2011. 

O conteúdo do texto permite estabelecer relações com processos de transformação no campo brasileiro, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a modernização da agricultura, como reflexo do processo de urbanização e industrialização, acaba necessitando de mão de obra qualificada. Ou seja, cada vez mais pessoas começam a frequentar estabelecimentos de ensino para se qualificarem para trabalhar no setor rural.

  • "NOVAS RURALIDADES"


ID
3591949
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Governador Valadares - MG
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

Avalie as afirmativas e marque a opção correta:


I - O fenômeno da urbanização, em diferentes escalas, intensificou-se em todo o território brasileiro, na segunda metade do século XX, gerando um acentuado processo de metropolização,

PORQUE

II - A modernização agrícola e a concentração fundiária expulsaram o homem do campo, que migrou para as cidades, particularmente as industrializadas, a procura de trabalho, concentrando-se no setor terciário de prestação de serviços formais ou não. 

Assinale:

Alternativas

ID
3653977
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às questões que envolvem a expansão da fronteira agrícola para o Cerrado, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I. As áreas plantadas do Cerrado reciclam menos água do que vegetação natural do bioma, alterando de maneira substancial o ecossistema regional.
II. A vegetação original do Cerrado está cedendo espaço para plantios de soja, algodão e cana-de-açúcar, além de pecuária extensiva, geração de energia e urbanização.
III. O rápido avanço da expansão agrícola sobre o Cerrado pode estar alterando o ciclo de águas e reduzindo as chuvas não só no bioma, mas na Amazônia.
IV. A modernização agrícola no Cerrado também ocorreu por intermédio de diferentes formas de intervenção estatal na economia.
V. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, especialmente para suprir a demanda por carne e grãos para exportação, tem acontecido progressivo esgotamento de seus recursos naturais.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas

ID
3656086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.


A mecanização e a produtividade da agropecuária brasileira põem o Brasil em posição mundial de destaque na produção e exportação de commodities.

Alternativas
Comentários
  • Correto, o Brasil é um país privilegiado em solo e recursos hídricos oque favorece a agricultura e consequentemente o seu bom desempenho em exportações no setor primário.

  • Commodity ou, em português, comódite, corresponde a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional. 

  • O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador de “commodities” agrícolas (como soja, café e trigo), baseando-se num agronegócio que se modernizou ao se orientar pelo binômio INDUSTRIALIZAÇÃO/EXPORTAÇÃO.

    Resposta: Certo

  • GAB C

    DANDO UM TOM RELEVANTE PARA :SOJA E O MINÉRIO DE FERRO.

  • Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria.

  • Produtos mais exportados pelo Brasil:

    1. Soja

    2. Petróleo

    3. Minério de ferro

    4. Celulose

    5. Milho

    6. Carne de frango

    7. Carne bovina

    8. Demais produtos manufaturados.

    9. Farelo de soja

    10. Açúcar de cana, bruto

  • O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador de “commodities” agrícolas (como soja, café e trigo), baseando-se num agronegócio que se modernizou ao se orientar pelo binômio INDUSTRIALIZAÇÃO/EXPORTAÇÃO.

    Resposta: Certo

  • Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities do agronegócio do mundo, dentre as quais se destacam a soja em grão, o milho em grão, as carnes bovina e de frango, o farelo de soja, o café em grão e o açúcar. O país também é um grande exportador de outras commodities como o minério de ferro e a celulose

  • Em 2020 Brasil bateu EUA na produção de SOJA assumindo a posição de maior exportador do mundo do grão.www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos

  • MERCADORIA ESTOCADA SEM PERDER QUALIDADE.

    Brasil exporta muito:

    SOJA

    FERRO

    CANA

    ETC

    GAB C

    PMAL2021

  • COMMODITIES - SÃO PRODUTOS QUE FUNCIONAM COMO MATÉRIA-PRIMA, PRODUZIDOS EM ESCALA E QUE PODEM SER ESTOCADOS SEM PERDA DE QUALIDADE, PRINCIPAIS COMMODITES PRODUZIDOS NO BRASIL:

    SOJA,

    BOI GORDO,

    SUCO DE LARANJA CONGELADO,

    CAFÉ,

    CANA DE AÇUCAR,

    PETRÓLEO,

    OURO.

  • Estamos bons de chute hein? Ou vai dizer que tu sabia o que era Commodity.

  • CERTO

    Commodities - Produtos em estado de matéria prima ou semi-industrializado, produzidos em grande escala, com o preço regulado pela oferta e procura. Não se perde a qualidade, caso sejam estocados.

    Ex: Soja, Café, Petróleo.

    Obs: O Brasil produz muita commodities.

  • "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Commodities são produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, em estado bruto ou pequeno grau de industrialização, produzidos em larga escala e destinados ao comércio externo

    No Brasil, as principais commodities são o café, a soja, o trigo e o petróleo


ID
3656092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.


Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

Alternativas
Comentários
  • Após 1950, muitos países do mundo, incluindo o Brasil, introduziram a Revolução Verde, medida essa que tinha como único objetivo intensificar a oferta de alimentos.

    Esse nome é derivado de grandes evoluções tecnológicas que favoreceram a mecanização e modernização de todo o processo produtivo agrícola, além dos implementos, foi implantada no campo uma série de técnicas de cultivo, utilização de insumos como defensivos, fertilizantes entre outros, sem contar o surgimento de plantas modificadas geneticamente imune de pragas e adaptadas aos mais distintos climas do mundo.

    Apesar do emprego de diversas tecnologias que desencadeou um aumento na oferta de alimentos, a Revolução Verde não resultou em respostas positivas em relação à sua proposta inicial, seus objetivos são muito questionados.

    As conseqüências do aumento significativo na produção de alimentos ocasionaram também um crescimento geométrico na fome.

  • Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

  • Foi a Revolução Verde, a partir de meados da década de 1960, a grande responsável pelo processo de modernização da agricultura brasileira. Apesar das inúmeras vantagens para o consumidor, porém, acadêmicos apontam que esse novo padrão de desenvolvimento econômico gerou desemprego para o homem do campo e a diminuição da renda destes trabalhadores. Até hoje, como sabemos, o agronegócio brasileiro é caracterizado por uma heterogeneidade estrutural que beneficia uma minoria e exclui uma grande quantidade de trabalhadores.

    Resposta: Certo

  • O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde. A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.
  • REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    _________

    Bons Estudos.

  • Revolução Verde.

    CONCEITO: É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), sementes geneticamente modificadas, mecanização e redução do uso de mão-de-obra.

    CONTEXTO HISTÓRICO: A introdução destas técnicas em países subdesenvolvidos provocou um aumento brutal na produção agrícola. Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção.

    Essa chegou ao Brasil no Regime Militar, em 1964, e se tornou um dos pilares do “milagre econômico”. O desenvolvimento proporcionou a abertura de agências voltadas para o trabalho agrícola, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fundada em 1973.

    CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS: A partir da década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com o aumento da fronteira agrícola e a disseminação de culturas em que o país é atualmente RECORDISTA mundial de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.

    CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS

    1. Esgotamento do solo
    2. Erosão
    3. Alteração do ecossistema para a implantação da lavoura
    4. Desmatamento
    5. Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.
  • GABARITO CERTO

    Revolução verde:

    www.youtube.com/watch?v=yTBXvjrmj90&t=1s

  • Sim, revolução verde como uma GLOBALIZAÇÃO INDUSTRIAL no campo, MECANIZAÇÃO, isso consequentemente gera desempregos, homens substituídos por máquinas.

    GAB C

    PMAL 2021 PERSEVERE

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Revolução verde

    • prejudicou a agricultura familiar
    • desencadeu a desemprego dos trabalhadores informais
    • contribuiu para o exôdo rural
  • Pontos positivos e negatvos

  • Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

    Revolução Verde apresentou como principal característica o uso de técnicas modernas de cultivo e produção agrícolas baseadas no emprego da tecnologia nas diversas escalas produtivas. O principal objetivo desse modelo de produção é aumentar a produtividade.

    Revolução Verde trouxe inúmeros problemas para o meio ambiente. Com o desmatamento para cultivo, veio também o surgimento de pragas e utilização de agrotóxicos, fungicidas, entre outros produtos. Desta forma, houve uma alteração e contaminação em todo o ecossistema – solos, rios, animais, vegetais.

  • Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm#:~:text=Entre%20os%20efeitos%20da%20mecaniza%C3%A7%C3%A3o,meio%20natural%20em%20espa%C3%A7o%20geogr%C3%A1fico.

  • Diversificou a produção?
  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre a Revolução Verde e seus impactos sociais.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato compreenda o que foi a Revolução Verde e quais foram os impactos que ela causou no meio agrário rural.
    A Revolução Verde aqui no país, foi um processo que ocorreu na década de 1970 trazendo uma intensa modernização agrícola na estrutura agrária brasileira. Entre as inovações tecnológicas podemos citar as máquinas agrícolas (como tratores, colheitadeiras e pivôs centrais), agrotóxicos, fertilizantes e sementes transgênicas.
    Com essa intensa transformação, tivemos um elevado aumento da produtividade agrícola em razão das inovações tecnológicas trazidas por esse processo. Mas esse aumento da produtividade se deu por conta da alteração produtiva que o campo brasileiro passou. Com os tratores a terra foi preparada e arada com maior eficiência, com as colheitadeiras as produções foram colhidas mais rapidamente, com os pivôs centrais as irrigações ficaram mais rápidas e dinâmicas.
    Com isso, muitos trabalhadores que faziam essa mesma função de maneira rudimentar, foram substituídos pelas máquinas,  levando ao processo chamado desemprego estrutural, uma vez que esse maquinário agrícola realizava de maneira mais eficiente os trabalhos rurais, além de gerar uma economia com salários e gratificações a esses camponeses, que desempregados não tiveram outra opção além de migrarem para as grandes cidades em busca de novas oportunidades de vida.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Substituição do homem pela máquina.


ID
3656188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à história ambiental do desmatamento e da transformação de vegetação nativa do cerrado, julgue o item a seguir.


A implantação da agricultura moderna na década de 70 do século passado e a redução das áreas de vegetação natural foram propiciadas pela associação entre o conjunto de medidas governamentais tomadas na década de 30 do século passado e a política internacional para a agricultura.

Alternativas
Comentários
  • importante acrescentar como acerto da questão o fato da criação do Programa de Integração Nacional (pin) e do programa calha Norte( PCN )ambos criados no governo militar dos anos 1964 a 1985. o pin possibilitou a modernização da agricultura brasileira , intensificou o desmatamento nas regiões norte e centro-oeste e uma agricultura mais voltada à exportação em grande escala de gêneros agrícolas . Fonte: licenciamento ambiental Federal, ebook, autor Diego da Rocha Fernandes, Página 250 ,ano 2019 . Amazon
  • CERTO

    Entre as décadas de 1930 e 1960, a região foi palco de políticas como a “Marcha para Oeste”, do período Vargas, que teve a intenção de ampliar o mercado interno, incentivar a imigração, aumentar a produção agropecuária, entre outros fatores. 

    Dentro desse contexto, a região dos Cerrados tornou-se estratégica na incorporação de novas áreas, tanto pela sua posição geográfica, como por suas características físico-ambientais, que propiciavam a expansão da produção agropecuária nos padrões da nova agricultura moderna, baseada no pacote tecnológico da “Revolução Verde”.

    Ainda no Governo Vargas, através do Projeto de Colonização nos Cerrados, muitas famílias vieram do Sul do país para desenvolver a agricultura, entre elas o cultivo da soja.

  • Quando se fala em "agricultura moderna", não podemos deixar de trazer um estudo sobre a Revolução Verde:

    __________

    REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    ► O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    ► Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantesagrotóxicos.

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    Questão sobre o assunto:

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    (CERTO)

    __________

    Fonte: Brasil Escola; Questões da CESPE; colegas do QC.

    Bons Estudos!

  • Gabarito''Certo''.

    A questão exigiu conhecimento sobre o processo de transformação do espaço agrário brasileiro (a partir da década de 1930) associado às transformações politicas nacionais e internacionais.

    Após a crise de 1929, ocorreram muitas mudanças nas estruturas políticas e econômicas de vários países. No final da década de 30, o Brasil entrou em uma nova fase de desenvolvimento com a Éra Vargas que incentivou a ocupação do oeste do território brasileiro em um movimento conhecido como Macha para o Oeste. Dessa forma, houve uma expansão intensa das práticas agrícolas nessa região a partir desse período. Esse movimento provocou a intensificação da degradação do Cerrado do Centro-Oeste que ganhou ainda mais destaque a partir da década de 70, associado às políticas internacionais de aumento de produção agrícola que ficou conhecida como Revolução Verde.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • REVOLUÇÃO VERDE...

  • A implantação da agricultura moderna na década de 70 do século passado e a redução das áreas de vegetação natural foram propiciadas pela associação entre o conjunto de medidas governamentais tomadas na década de 30 do século passado e a política internacional para a agricultura.

    1.    A industrialização no Brasil tomou corpo a partir dos anos de 1930, com a interligação de mercados regionais até então bastante isolados uns dos outros em um mercado nacional, protegido da concorrência externa.

    Na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, foi implementado o modelo de industrialização como forma de substituição das importações. O Brasil alcançou um nível de crescimento mais moderno, ultrapassando o modelo agroexportador e voltando-se para o mercado interno. 

    Dessa forma, houve uma expansão intensa das práticas agrícolas interna a partir desse período. Esse movimento provocou a intensificação da degradação do Cerrado do Centro-Oeste, o qual ganhou ainda mais destaque a partir da década de 70, associado às políticas internacionais de aumento de produção agrícola que ficou conhecida como Revolução Verde.

  • Gabarito: CORRETO

    A crise da economia cafeeira nos anos de 1930, no bojo da grande crise da economia mundial de 1929, direcionou a base econômica nacional para a industrialização, representando também mudanças na representatividade política brasileira, com a instituição do Governo Vargas, a centralização política e a acomodação das oligarquias regionais no novo governo inaugurado pela Revolução de 1930. Com essas transformações, a participação do Estado a partir da década de 1930, foi crucial na estruturação do capitalismo brasileiro, com a passagem da economia nacional de base agrário-exportadora para uma economia urbano industrial . O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960 e sua intensificação nos anos de 1970. Do ponto de vista nacional , três políticas foram importantes para favorecer o processo de modernização da agricultura brasileiro. A primeira foi o crédito subsidiado, principalmente para a compra de insumos modernos e financiamento de capital, a segunda foi a extensão rural; e a terceira foi a pesquisa agropecuária, liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).Do ponto de vista internacional , a segunda guerra mundial e a revolução verde, induzida por um pacote tecnológico que incluía sementes híbridas, fertilizantes, defensivos e mecanização, triplicou a capacidade de produção agrícola mundial e contribui também para essa modernização.

    TECCONCURSOS

  • A implantação da agricultura moderna na década de 70 do século passado e a redução das áreas de vegetação natural foram propiciadas pela associação entre o conjunto de medidas governamentais tomadas na década de 30 do século passado e a política internacional para a agricultura.

    CERTO

    • Expansão da agricultura e de formas que não ficassem presas ao café (Década de 30);
    • Revolução na agricultura ou Revolução Verde: Uso de tecnologias no campo e expansão da agricultura;
    • Redução da vegetação natural dos locais com expansão da agricultura.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Quando se fala em "agricultura moderna", não podemos deixar de trazer um estudo sobre a Revolução Verde:

    __________

    REVOLUÇÃO VERDE

    ✓ Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    ✓ Transformou as práticas agrícolas.

    ✓ Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    ✓ Iniciou-se na década de 50, no México.

    ✓ Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    ► O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    ► Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    Questão sobre o assunto:

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    (CERTO)

    __________

    Fonte: Brasil Escola; Questões da CESPE; colegas do QC.

    Bons Estudos!

  • Certo.

    Industrialização de Getúlio Vargas a partir de 1930 junto com a Revolução verde.

  • 30 > Vargas > Industrialização

    70 > Médice > Revolução Verde

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmação que tem como tema a ocupação econômica e a devastação da vegetação nativa do cerrado.
    A afirmação contida no enunciado reforça que a implantação da agricultura moderna na década de 1970 no bioma foi impulsionada por muitas medidas governamentais tomadas na década de 1930, e a política internacional para a agricultura, que foi representada pela Revolução Verde, idealizada pelos EUA, em pleno período da Guerra Fria.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato esteja atento a medidas governamentais tomadas para a agricultura na década de 1930, a partir do governo de Getúlio Vargas, e qual foi a política internacional para a agricultura que foi representada pela implantação da Revolução Verde aqui no Brasil na década de 1970.
    Quando Getúlio Vargas assume o poder em 1930, a defesa da urbanização e da industrialização eram bandeiras fortemente defendidas para o seu governo. Nesse período, cerca de 80% da população brasileira viviam no campo, e 60% do PIB brasileiro era gerado pela agricultura. (PERES, 2009)
    Para promover a urbanização e a industrialização do país, Getúlio Vargas tinha duas opções: ou pegava mão-de-obra e capital estrangeiro, ou promovia esses processos a partir do capital e da mão-de-obra nacional. 
    Como o tenentismo - movimento que era muito forte no país na época - defendia uma identidade nacional e considerava uma afronta a nação a busca por capital e mão-de-obra estrangeira, Getúlio Vargas teve que tirar recursos da agricultura para financiar o setor industrial e a urbanização aqui no país.
    Entre as políticas implementadas para drenar esses recursos oriundos da agricultura, Getúlio taxou as exportações de produtos agrícolas, arrecadando mais impostos dos produtores rurais. Com esses recursos obtidos, ele ofereciam empréstimos a grandes industriários com uma reduzida taxa de juros, estimulando o setor aqui no país. Getúlio também valorizou a moeda nacional, no sentido de tornarem mais caros os preços dos produtos agrícolas aqui no Brasil, e estimulando a importação de produtos oriundos do setor industrial com aquisição de insumos vindos do exterior, no sentido de desvalorizar a agricultura nacional e forçar a população do campo a migrar para as cidades.
    Entretanto, a longo prazo, os efeitos da desvalorização e da falta de incentivos da agricultura teve reflexo no abastecimento de alimentos para a população. Sendo assim, era preciso criar políticas públicas para amenizar esse problema e fortalecer novamente a agricultura. Juscelino Kubitscheck em seu mandato (1956-1961) criou uma série de iniciativas como a de abastecimento, crédito a juros baixos para agriculturas e a política de preço mínimo.
    Entretanto, essa política de crédito ficou acessível apenas para os grandes produtores rurais, que se fortaleceram e controlaram grande parte das terras e dos recursos disponíveis para a produção agrícola. Isso causou uma grande concentração fundiária e em uma grande desigualdade socioeconômica entre grandes produtores e pequenos trabalhadores rurais.
    Ou seja, a partir dessas políticas implementadas por JK, nota-se que os grandes produtores rurais e detentores de capitais foram os privilegiados, e que influenciam a atual dinâmica agrária aqui no país.
    Na década de 1960, os EUA junto com a Organização das Nações Unidas (ONU) discutiram técnicas, modelos e metodologias para melhorar a produtividade agrícola, produzir mais alimentos, acabar com a fome presente no mundo, e tentar evitar a adesão de países capitalistas ao bloco comunista, em pleno auge da Guerra Fria. Nesse sentido, surge a Revolução Verde que consistia na implementação de máquinas, agrotóxicos, sementes transgênicas e adubos para aprimorar a produção e trazer uma maior modernização do campo.
    A Revolução Verde surge no Brasil na década de 1970, e com ela trouxe várias inovações tecnológicas na estrutura agrária do país. Biomas que antes eram preservados e que não tinham condições favoráveis para grandes plantios, como o Cerrado, foram ocupados e "invadidos" por essas tecnologias. O campo ficou mecanizado, a produção agrícola se tornou mais cara, levou ao endividamento do pequeno produtor, trouxe a concentração fundiária nas mãos dos grandes produtores rurais, ao intenso êxodo rural e trouxe um caráter comercial para a agricultura brasileira.
    Isso traz também vários impactos ambientais, no Cerrado, por exemplo, houve uma intensa devastação do bioma, com o desmatamento, a extinção de espécies vegetais e animais, ao assoreamento dos rios e a perda de volume de água dos rios cerradeiros. 
    Resumindo, as devastações que ocorreram no Cerrado advém de suas causas principais: as políticas implementadas por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck que pararam de incentivar o pequeno produtor rural excluindo-o do contexto agrário do país trazendo mais espaço para o grande produtor rural, a política internacional da Revolução Verde, que quando chegou no Brasil causou uma intensa alteração na estrutura agrária do país e levou a devastação do Cerrado aqui no país.
    Portanto, a afirmativa está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3656191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à história ambiental do desmatamento e da transformação de vegetação nativa do cerrado, julgue o item a seguir.


A partir de 2005, o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis tornou-se um novo fator de transformação da paisagem do cerrado.

Alternativas
Comentários
  • O cultivo de cana-de-açucar vem crescendo no cerrado nos ultimos 15 anos

  • A expansão do setor sucroalcooleiro, com crescimento na última década de 379% da área plantada na região Centro-Oeste, passou a exigir o desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao manejo da cana-de-açúcar no Cerrado. (EMBRAPA).

    Produto de peso na economia brasileira no período colonial, a cana-de-açúcar hoje está presente em todo o território brasileiro, movimentando a economia de pequenos produtores rurais e das indústrias do açúcar e do combustível. Apesar dessa presença nacional, é o Cerrado paulista que concentra 1/3 da área cultivada de cana do país.

    Ao longo do tempo, as plantações de cana se expandiram das áreas tradicionais de cultivo da costa nordestina e do Norte Fluminense (RJ) em direção aos planaltos do Rio Paraná, incluindo o Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o sul do Mato Grosso do Sul. Em todas essas áreas, como em São Paulo, o ciclo de produção é altamente mecanizado.

    Fonte:

  • Gabarito''Certo''.

    A produção de cana-de-açúcar é um dos cultivares que tem pressionado a expansão agrícola sobre o Cerrado desde a década de 70 quando foi criado do Proálcool. Após a queda de produção na década de 1980, sua produção tornou a crescer na primeira década do século XXI em função da produção de carros do tipo biocombustíveis. Apesar de São Paulo ser o maior produtor de álcool do Brasil, tem ganhado destaque a produção de cana-de-açúcar no oeste de Minas Gerais, em Goias e Mato Grosso do Sul, regiões onde predominam vegetação típica de Cerrado.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Um relatório divulgado em 2007, pelo Programa de Meio Ambiente da ONU, afirma que o cultivo de lavouras para a produção de etanol representa uma ameaça à biodiversidade do cerrado brasileiro.

    Segundo o relatório Panorama do Meio Ambiente Global:

    "O Brasil espera dobrar a produção de etanol, um biocombustível 'moderno', nas próximas duas décadas. (...) Para produzir matéria-prima vegetal suficiente para alcançar esses objetivos, a área cultivada está crescendo rapidamente (...). O crescimento das fazendas coloca em risco regiões ecológicas inteiras, como o cerrado."

    Resposta: Certo

  • https://www.youtube.com/watch?v=yTBXvjrmj90

  • massa mesmo é ter aqui no estado do MT uma das maiores usinas de cana de açúcar, produtoras de Álcool, e ter o álcool a R$3,50.

  • Toda vez que vejo data, como essa, respondo com uma mão e a outra não passa nada kkk

  • O brasileiro é muito "bonzinho" mesmo, pois aceita de forma "mansa, omissa e muda" a exploração feitas pelas refinarias e postos de combustíveis.

    Somos alto-suficiente na produção de combustíveis fósseis e biodegradáveis, mas mesmo assim pagamos os mais altos preços do mundo.

    Só aqui em Patos-PB a gasolina tá custando 5,50 e o etanol 4,40 - 19/03/2021.

    Brasil véi sem jeito!

  • O CERRADO(MG, MTS e GO) destacou-se, pois antes o Sudeste que era brabo

    O cerrado veiio investiu pesado na cana e ganhou destaque, principalmente quando a crise do petroleo bateu e o brasil investiu em ETANOL ALCOOL, vindo da CANA

    GAB C

    PMAL2021 - PERSEVERE

  • A partir de 2005, o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis tornou-se um novo fator de transformação da paisagem do cerrado.

    CERTO

    • Cerrado geralmente é bem representado pela região CENTRO-OESTE;
    • Cultivo de cana-de-açúcar é algo novo no CO (algo que já tinha muito no Nordeste)

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Atualmente sou do estado de Mato Grosso do Sul, e toda viagem que faço, são filas e filas de caminhões com cana-de-açúcar, soja e milho.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre a expansão da produção de cana-de-açúcar no bioma Cerrado.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como se deu o cultivo de cana-de-açúcar no Cerrado, e constatar se houve ou não um aumento da produção no bioma.
    A preocupação com a questão energética no Brasil não é recente e já perdura por algumas décadas. Na década de 1970, por exemplo, a OPEP (organização internacional que reúne os principais exportadores de petróleo) aumenta o preço do barril do petróleo após a descoberta que o recurso natural não era renovável, causando uma intensa desestabilização na economia de vários países do mundo, entre eles o Brasil. Além disso, na década de 1990, especificamente na Guerra do Golfo, um conflito que envolveu o Iraque, o Kuwait e os EUA levou a uma crise do petróleo, uma vez que iraquianos incendiaram poços de petróleo no país vizinho logo após serem expulsos pelas tropas estadunidenses no território, causando uma diminuição na produção e afetando o preço do barril novamente.
    Tudo isso, levou a uma preocupação em encontrar novas fontes energéticas e formas de obtenção de combustível, devido a instabilidade do preço do petróleo no mercado internacional. 
    Frente a essa preocupação, o governo brasileiro, em 1975, criou a Proálcool (Programa Nacional do Álcool) com o objetivo de intensificar a produção de etanol para amenizar a grande dependência do país em relação ao petróleo. 
    Em 2003, uma nova crise na produção de petróleo somada ao seu encarecimento, fez com que muitas montadoras de carro produzisse automóveis com motor flex, ou seja, que funcionavam a base de etanol e gasolina. Isso levou a uma maior demanda no setor sucroalcooleiro, e estimulou o governo a produzir mais cana-de-açúcar voltada para a produção do etanol.
    Tendo em vista esse aumento de demanda, o governo brasileiro incentivou a produção de cana no Cerrado a partir de 2005. Entre os fatores que levaram a expansão do cultivo da cana no bioma estão a elevada produtividade que o bioma vinha tendo, sobretudo na produção de grãos (soja e café), e o clima tropical presente no Cerrado que era bastante favorável para a produção. Isso ocasionou em um considerável crescimento de usinas sucroalcooleiras na Região Centro-Oeste voltadas para a produção de etanol.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3670102
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após a Segunda Guerra Mundial, com o processo de descolonização afro-asiática em marcha, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial. Concebida nos Estados Unidos, apresentava-se como estratégia para combater a fome e a miséria nos países subdesenvolvidos, por meio da introdução de um pacote tecnológico contendo novas técnicas de cultivo, equipamentos para mecanização, fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas (Lucci; 2015). A referida descrição denomina-se: 

Alternativas
Comentários
  • A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1960 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

    Gab: B

  • A Revolução Verde começou na verdade no México. Mas vamos fingir que não sabemos disso e continuar a questão.

    O processo citado pelo avaliador é a Revolução Verde, o conjunto de iniciativas tecnológicas, iniciadas na década de 1950 no México, que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    Resposta: B

  • Th. Na verdade o surgimento da Revolução Verde aconteceu no México, por um agrônomo de lá. Mas por ordem de eliminação, a mais correta é a letra B. Abraço

  • A Revolução Verde começou na verdade no México. Mas vamos fingir que não sabemos disso e continuar a questão.

    O processo citado pelo avaliador é a Revolução Verde, o conjunto de iniciativas tecnológicas, iniciadas na década de 1950 no México, que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    Resposta: B


ID
3701896
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2014
Disciplina
Geografia
Assuntos

A integração entre indústria e pesquisa nos campos da agronomia, química, biologia e engenharia provocou uma revolução ao introduzir tecnologias de ponta na agropecuária.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema biotecnologia e seus avanços tecnológicos.

1. Um exemplo de integração entre indústria e tecnologia é a biotecnologia. 

2. A biotecnologia utiliza a engenharia genética e mobiliza também conhecimentos das áreas de microbiologia, bioquímica, química e informática. 

3. Movida por interesses produtivos, a intervenção humana nos ciclos vegetativo e animal tem sido praticada durante séculos com a finalidade de melhorar as espécies por meio da realização de cruzamentos e da seleção dirigida. 

4. As principais modificações genéticas pretendem tornar os produtos tolerantes a herbicidas e resistentes a insetos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    todos os itens corretos

    bons estudos

  • PM PR!


ID
3716977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

No desenvolvimento da agricultura, algumas etapas são consideradas do ponto de vista técnico e científico. Com relação às etapas da agricultura contemporânea, verifica-se que elas se utilizam de

Alternativas
Comentários
  • Gab (D)

    agricultura contemporânea é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção, e reprodução de produtos agropecuários.

  • Ok, mas a C esta errada por quê?

  • Quando levamos em conta de globalização com revolução verde, consequentemente acarretará em MECANIZAÇÃO, gerando desempregos, exodo rural, etc.

    GAB D

    PMAL2021

  • Gabarito: letra D

    Meios tecnológicos e pouca mão de obra.

    Os investimentos feitos na tecnologia para a maior produtividade gera a pouca mão de obra e o desemprego, que também esses por consequência deveria diminuir a degradação ambiental, mas não é o caso.


ID
3727786
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar de suas particularidades, a agricultura é dependente do que acontece na economia mundial como um todo. As principais transformações na agricultura mundial tiveram início após a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, devido à globalização econômica, grandes empresas agroindustriais passaram a dominar o setor. Sobre a agricultura mundial, suas inovações e sistemas agrícolas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia é um dos mais importantes símbolos do processo de integração regional europeu, garantindo variada oferta de alimentos ao mercado europeu.

  • gabarito letra B

    Europa é o sonho de consumo dos agricultores. lá os caras investem pesado na sua soberania alimentar.

    bons estudos

  • PMPR! #Pertenceremos!


ID
3735604
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Massapê - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A economia brasileira se destaca por apresentar um grande volume de produtos agrícolas exportados. Essa exportação é favorecida por vários fatores que incentivam as transações comercias. Sobre o tema, indique a alternativa que destaca esses fatores:

Alternativas
Comentários
  • Mão de obra qualificada, disponibilidade de terras agricultáveis, presença de centros de pesquisa e deficiência de infraestrutura nos setores de transporte e de energia.

    Senão fosse "energia" estaria correta a alternativa E. No entanto, a letra A está adequada nessa contexto.

  • A exportação não é favorecida por deficiência, somente por eficiência.

  • PM PR!


ID
3748072
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à modernização do setor agropecuário brasileiro, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A modernização da agricultura privilegiou as áreas menos desenvolvidas economicamente, os grandes proprietários e os produtos de exportação.

II – A agropecuária da Região Nordeste é baseada na agricultura e pecuária intensiva, de alta qualidade e baixo preço da terra.

III – As pequenas parcelas do território nacional são responsáveis por um alto nível de modernização, enquanto as grandes encontram-se estagnadas.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

  • Que questão mal formulada.

  •       I.    A modernização da agricultura privilegiou as áreas MAIS desenvolvidas economicamente, os grandes proprietários e os produtos de exportação. ITEM INCORRETO.

         II.    A agropecuária da Região Nordeste é baseada na agricultura e pecuária EXTENSIVA, de BAIXA qualidade e baixo preço da terra. ITEM INCORRETO.

         III.    ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  •  I.    A modernização da agricultura privilegiou as áreas MAIS desenvolvidas economicamente, os grandes proprietários e os produtos de exportação. ITEM INCORRETO.

         II.    A agropecuária da Região Nordeste é baseada na agricultura e pecuária EXTENSIVA, de BAIXA qualidade e baixo preço da terra. ITEM INCORRETO.

         III.    ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  • ENTENDI NEM PORRAAA!

  • alguem consegue explicar esse gabarito aí... que mentira

  • Que alívio ler dos colegas que também consideraram mal formulada. Faltou o comentário do professor explicando pq está correto o terceiro item.


ID
3781933
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.


I - A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.


II - Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.


III - De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e, apresentam elevados índices de produtividades são classificadas em extensiva.


IV - Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 

Alternativas

ID
3782131
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É a integração técnica intersetorial entre a agropecuária, as indústrias que produzem para a agricultura (máquinas e insumos) e as agroindústrias (que processam matérias-primas agropecuárias e as transformam em produtos industrializados como queijo, manteiga, óleos vegetais, extratos de tomate, suco de laranja, açúcar).


O texto refere-se à/ao:

Alternativas

ID
3786265
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as décadas de 1960 e 1980, Mato Grosso passou por um acelerado desenvolvimento econômico e demográfico, sobretudo após a divisão do Estado, que originou o estado de Mato Grosso do Sul.

MADUREIRA, Elizabeth Siqueira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá/MT: Entrelinhas, 2002.

Sobre esse assunto e essa época, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3788494
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de modernização subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbanoindustrial, definindo novas funções para a economia rural no interior da economia brasileira. Os velhos complexos rurais que caracterizavam o modelo agroexportador foram substituídos pelos complexos agroindustriais, fortemente integrados com o setor industrial e financeiro. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 166).


Em relação ao contexto atual da economia brasileira, principalmente as relações agroindustriais, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Ocorreu uma crescente mecanização das atividades agrícolas, especialmente na Região Centro-Sul.

( ) Verificou-se uma intensa liberação da mão de obra rural.

( ) Criou-se uma forte dependência do espaço urbano em relação ao espaço rural.

( ) Eliminaram-se os conflitos entre posseiros e grileiros.

( ) Consolidou-se uma grande transformação no setor agropecuário, uma vez que sua função se tornou, unicamente, a de abastecer o mercado externo.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo,

Alternativas

ID
3789880
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O avanço do agronegócio pode ser constatado a partir de vários enfoques, entre os quais o aumento da produção/produtividade e da área plantada com produtos de exportação, pela crescente mecanização e tecnificação dos processos produtivos no campo, pelo aumento da integração entre capitais agropecuários-industriais-financeiros, bem como pela ampliação das cadeias produtivas alimentares e de insumos sob controle de conglomerados econômicos (...)
Campos, C. S. S. A face feminina da pobreza das mulheres em território do agronegócio: o caso de Cruz Alta –RS. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 101

Considerando o texto acima, pode-se constatar que, no Brasil, o agronegócio traz em seu cerne:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A- Um recorte de classe, um modelo de política econômica no país e uma estratégia de ocupar e condicionar os usos dos espaços cada vez mais amplos em todas as regiões brasileiras.

    -Agronegócio: soma de cadeias produtivas (ciência->supermercado). 

    -Cadeia produtiva. 

    1)Antes da porteira: insumos, sementes, máquinas, créditos. 

    2)Dentro da porteira: preparo do solo e colheita. 

    3)Depois da porteira: indústria, embalagem, distribuição interna/externa. 

    Esses não são nomes técnicos, obvio, é só para ser mais fácil de entender.


ID
3791086
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A soja é a principal oleaginosa produzida no Brasil. Sua produção e seu consumo têm-se expandido mundialmente em função de vários fatores. Atualmente, o aumento da produção da soja no Brasil também está associado à(s)

Alternativas

ID
3792136
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tem sido comum falar em “novo rural brasileiro”. Além da multiplicação das atividades rurais, como o turismo rural e ecológico, ganhou destaque o advento do agrobusiness, os agronegócios ou, como preferem alguns, a agroindustria. Assinale o que for INCORRETO sobre o agrobusiness.

Alternativas

ID
3792694
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançará o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, às 9h desta sexta-feira (15/05/2015), em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento ocorrerá no Centro de Coordenação Regional do Senar. Formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos. O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam, é considerado a última fronteira agrícola do mundo e representa hoje cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. (…) O território do Matopiba apresenta a expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam despontar na região, como o algodão e o milho.
Os dados coletados pela Embrapa mostram concentração de renda e pobreza na região. Do total de estabelecimentos rurais da região, 80% são muito pobres (renda mensal de 0 a 2 salários mínimos) e geraram apenas 5,22% de toda a renda bruta do Matopiba. 14% são pobres e geraram 8,35 % da riqueza na região. 5,79% são classe média e responsáveis por 26,74% da renda. Somente 0,42% das propriedades são ricas (renda mensal de 200 salários mínimos) e geraram 59% da renda bruta da região.


FONTE: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Ministra lança plano Matopiba na Bahia. Disponível em:
<http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2015/05/ministra-lanca-plano-matopiba-na-bahia>.Acesso em: 05 out 2016. Adaptado.



A notícia acima apresenta alguns dos elementos que compõem a realidade do espaço agrário brasileiro. Sobre tal, é possível afirmar corretamente:

Alternativas

ID
3792964
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Esta Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    -Revolução verde: processo de modernização da produção agrícola 

    -A revolução verde começou entre 1960 e 1970, mas a pesquisa para chegar nela já acontecia. A fundação Rockfeller investiu em estudos voltados para o melhoramento genético. Um dos líderes da pesquisa, que dirigiu o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México na década de 1940, Norman Borlaug, desenvolveu uma espécie de trigo resistente a doenças e de elevada produtividade. 

    -O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja. 

    -A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como: 

    • modificação genética de sementes 
    • Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes. 
    • mecanização da produção 
    • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas) 
    • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita 
    • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção 
    • Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura. 

    -Aspectos negativos: 

    • altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos 
    • alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos 
    • redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro) 
    • sustentabilidade questionável 
    • alto nível de degradação ambiental 
    • aumento da concentração de renda 
    • aumentou a desigualdade entre a produção familiar e agronegócio. 
    • fomentou a adoção de novas tecnologias e insumos no campo a partir da associação com o capital internacional. 


ID
3793264
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre o final do século XX e o início do século XXI, a inserção do Brasil na economia globalizada se deu, em grande parte, por meio da cadeia produtiva do agronegócio, graças à sua forte participação no comércio internacional de commodities.
Com relação ao agronegócio brasileiro, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) As inovações técnicas e organizacionais adotadas pela cadeia produtiva do agronegócio possibilitam o aumento da produtividade.
( ) O agronegócio integra as pequenas e médias propriedades às suas cadeias produtivas por meio da compra de sua produção.
( ) O agronegócio é responsável pela distribuição social da riqueza produzida no campo e pelo fim da estrutura fundiária concentrada.

As afirmações são, respectivamente,

Alternativas

ID
3794608
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as transformações do espaço agrário brasileiro nas últimas décadas, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
3800227
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A despeito de o Nordeste do Brasil ser mais identificado como a região que concentra a maior parcela de pobreza entre todas as regiões brasileiras, há alguns subespaços regionais que são marcados pelo dinamismo de suas atividades econômicas e que funcionam como a face da modernização no contexto da economia regional. Identifique quais são os núcleos modernizados do Nordeste nas alternativas seguintes.

I. Produção de soja no Oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, formando, com o vizinho estado do Tocantins, a zona de fronteira agrícola denominada Matopiba.
II. Fruticultura irrigada no médio Vale do São Francisco (PE/BA), no Vale do Açu (RN) e Baixo Jaguaribe (CE).
III.Produção fumageira no Recôncavo Baiano, polo cítrico em Sergipe e produção de cacau, no sul da Bahia.
IV.Implantação de infraestrutura turística em espaços litorâneos, com forte incremento da urbanização turística.
V. Extrativismo da carnaúba, no Meio Norte; produção cafeeira na Chapada Diamantina (BA); Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) e Pecém (CE).

As atividades que compõem os núcleos de modernização econômica do Nordeste estão contempladas totalmente nas alternativas

Alternativas

ID
3800626
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

(...) O Estado participa generosamente do financiamento necessário à criação de novos sistemas de engenharia e de novos sistemas de movimento. É uma produção de alimentos que se dá a grandes distâncias, hoje franqueáveis, sob a demanda das firmas globais com sede nas áreas mais ricas do Brasil, mesmo que os mecanismos de comando sejam pouco visíveis. Foi o caso, por exemplo, da expansão da soja para os cerrados.

Fonte: Adaptado de SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.120.


A partir dos elementos mencionados no texto, pode-se destacar que a expansão da soja para os cerrados

Alternativas

ID
3804967
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A chamada Revolução Verde foi responsável pelo surgimento da agropecuária moderna, mas, do ponto de vista social, uma das críticas a ela incide no fato de que favoreceu os grandes proprietários de terras e prejudicou os pequenos, promovendo, assim, a concentração da terra no meio rural.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO- A chamada Revolução Verde foi responsável pelo surgimento da agropecuária moderna, mas, do ponto de vista social, uma das críticas a ela incide no fato de que favoreceu os grandes proprietários de terras e prejudicou os pequenos, promovendo, assim, a concentração da terra no meio rural.

    -A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como: 

    • modificação genética de sementes 
    • Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes. 
    • mecanização da produção 
    • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas) 
    • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita 
    • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção 

    -Aspectos negativos: 

    • sustentabilidade questionável 
    • alto nível de degradação ambiental 
    • aumento da concentração de renda 
    • aumentou a desigualdade entre a produção familiar e agronegócio. 
    • fomentou a adoção de novas tecnologias e insumos no campo a partir da associação com o capital internacional. 

  • REVOLUÇÃO VERDE

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. Em outras palavras, ela favoreceu a criação e a disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    [...]

    As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional.

    [...]

    O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    [...]

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    [...]

    A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

    [...]

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    [...]

    Resumindo...

    Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.

    Conjunto de iniciativas tecnológicas

    Transformou as práticas agrícolas

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo

    Iniciou-se na década de 50, no México

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE.


ID
3804970
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os agricultores denominados de posseiros e parceiros realizam, em geral, formas mecanizadas de trabalho rural, pois dispõem de tecnologias relativamente avançadas para incrementar sua produção.

Alternativas

ID
3804973
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os grandes complexos agroindustriais, que caracterizam o novo rural brasileiro, tornaram-se repulsores de mão de obra não especializada, e, dentro dessa perspectiva, a cidade é o local de destino da população excluída dessa modernização.

Alternativas

ID
3805921
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao considerar a agricultura comercial, são fatores que indicam a elevada produtividade das empresas agrícolas, EXCETO

Alternativas

ID
3807793
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio no Brasil movimenta mais de 450 bilhões de reais e detém a maior parcela dos produtos nacionais exportados. A respeito dos sistemas de produção e dos processos agrícolas em curso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABALEVELS: A

    LATIFÚNDIO (AGRONEGÓCIO; CERCA DE 80% DAS TERRAS AGRICULTÁVEIS)

    MINIFÚNDIO (AGRICULTURA FAMILIAR; CERCA DE 20% DAS TERRAS AGRICULTÁVEIS)

    LATIFÚNDIOS (MONOCULTURA PARA EXPORTAÇÃO; ALTAMENTE MECANIZADO)

    MINIFÚNDIOS (POLICULTURA PARA ATENDER PRINCIPALMENTE O MERCADO INTERNO;BAIXA TECNOLOGIA, TRABALHO BRAÇAL)

    FONTE: MEU CADERNO.

    QUALQUER DÚVIDA MANDA MENSA.

    BONS ESTUDOS!


ID
3809221
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1968, o biólogo americano Paul Ehrlich escreveu, no livro A Bomba Populacional, que milhões de pessoas morreriam de fome nas décadas seguintes. Sua previsão estava parcialmente correta. O que Ehrlich não antecipou foi um fenômeno [...] baseado no desenvolvimento de técnicas modernas para aumentar a produtividade dos campos. A introdução de variedades selecionadas de plantas, irrigação e da química (com nitrogênio, fósforo e potássio adubando o solo) fez a produtividade das lavouras se multiplicarem. (EM 1968...2010, p. 55).

O fenômeno que o autor do texto não antecipou veio a ocorrer, surpreendentemente, no espaço agrário dos países subdesenvolvidos, sendo conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    -Revolução verde: processo de modernização da produção agrícola 

    -A revolução verde começou entre 1960 e 1970, mas a pesquisa para chegar nela já acontecia. A fundação Rockfeller investiu em estudos voltados para o melhoramento genético. Um dos líderes da pesquisa, que dirigiu o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México na década de 1940, Norman Borlaug, desenvolveu uma espécie de trigo resistente a doenças e de elevada produtividade. 

    -O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja. 

    -A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como: 

    • modificação genética de sementes 
    • Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes. 
    • mecanização da produção 
    • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas) 
    • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita 
    • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção 
    • Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura. 

    -Aspectos negativos: 

    • altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos 
    • alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos 
    • redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro) 
    • sustentabilidade questionável 
    • alto nível de degradação ambiental 
    • aumento da concentração de renda 
    • aumentou a desigualdade entre a produção familiar e agronegócio. 
    • fomentou a adoção de novas tecnologias e insumos no campo a partir da associação com o capital internacional. 


ID
3810196
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

O modelo da modernização da agricultura foi implantado a partir de receitas – os pacotes tecnológicos – que o produtor deveria adotar. Para os produtores terem acesso aos pacotes tecnológicos, nos países subdesenvolvidos, foi necessária uma ampliação do crédito por meio de convênios intergovernamentais, com o objetivo de financiar a importação de insumos e de maquinário agrícola. Tal medida teve um peso muito forte para convencer os produtores a implantarem, em suas propriedades, um manejo de produção com base nos pacotes, favorecendo o surgimento da Revolução Verde.

ROSA, Antônio Vitor. São Paulo: Atual, 1998.

Sobre a Revolução Verde, destacada no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura.
2. Minimiza a concentração da renda e da terra e evita a migração para as cidades.
3. Pode causar contaminação dos ecossistemas e compactação do solo.
4. Aumenta a concentração fundiária e de renda.
5. Multiplica o desenvolvimento da biodiversidade e da biomassa.

Estão CORRETAS

Alternativas

ID
3812755
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As pessoas pagam bilhões de dólares, anualmente, para limpar a poluição e lidar com os outros custos associados à agricultura moderna: desde a remoção de pesticidas da água potável, passando pelos reparos aos danos da erosão do solo, até a perda de aves e outras vidas silvestres.”

WORLDWATCH INSTITUTE. Estado do mundo 2004. P.87. Salvador: UMA, 2004. P. 87.


A respeito da afirmação acima e de seus conhecimentos sobre a agropecuária mundial e seus impactos socioambientais, julgue os itens a seguir e marque o que estiver incorreto.

Alternativas

ID
3813112
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A afirmação abaixo poderia ser concluída pelo segmento presente na alternativa:

“Embora os fatores climáticos e topográficos tenham evidentemente auxiliados a difusão da cultura da soja no Cerrado brasileiro, as ações políticas estatais e privadas...”

Alternativas

ID
3813121
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Muitos geógrafos e economistas consideram que a modernização da agricultura brasileira se fez sem que a estrutura da propriedade rural fosse alterada, e isso, na opinião deles, teve “efeitos perversos”.

Que exemplos desses “efeitos perversos” podem ser mencionados?
1) A propriedade rural tornou-se mais concentrada.
2) As disparidades de renda aumentaram bastante.
3) O êxodo rural acentuou-se.
4) O aumento da taxa de exploração da força de trabalho nas atividades agrícolas.
5) A diminuição da modernização conservadora no campo.

Estão corretos:

Alternativas

ID
3814639
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os espaços agrários estão sofrendo acentuadas mudanças como consequência do desenvolvimento técnico. A moderna agricultura apresenta-se cada vez mais tecnologizada e globalizada, sendo os produtos agrícolas um dos motores do avanço da biotecnologia e do progresso do mercado mundial. No entanto, essas mudanças se confrontam com os interesses dos:

Alternativas
Comentários
  • C) Produtores tradicionais, que lutam pela propriedade de seu saber e seu gênero de vida.

    Ou comunidades tradicionais, têm um estilo de vida de característica regional e de subsistência, dependem da natureza e estão sofrendo muito com o avanço da fronteira agrícola


ID
3814645
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na atual conjuntura do Sistema de produção agrícola do Brasil, existem importantes diferenças entre o agronegócio e a agricultura familiar, no conceito e na forma de utilização das terras. Assinale a alternativa que contém apenas elementos do agronegócio.

Alternativas
Comentários
  • Intensa especulação imobiliária e em ambas

    Uso de pequenas propriedades unidas em um sistema de cooperativismo. familiar

    Grande diversidade de produtos agrícolas e pecuários familiar

  • GAB B- Extensas monoculturas de produtos para exportação fortemente mecanizadas.

    -Familiar/camponesa/subsistência: conservar a biodiversidade, tecnologia apropriada, mercado interno/subsistência. 

    -Principais características da agricultura familiar 

    • os trabalhadores fazem parte da mesma família
    • agricultura destinada ao mercado interno, 
    • propriedades rurais pequenas
    • a agricultura é orgânica ou com poucos agrotóxicos; 
    • pouca mecanização, boa parte da mão de obra usada é humana; 
    • O agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia 
    • Diversidade produtiva
    • A agricultura familiar representa, segundo o Censo Agropecuário de 2017, levantamento feito em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil: 

    -->aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país foram classificados como da agricultura familiar. Em extensão de área ocupa 80,9 milhões de hectares, 23% da área total da agropecuária 

    -->A agricultura familiar também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. 

    -Os quatro tipos de agricultura familiar 

    • subsistência: alimentos para consumo próprio e de regiões vizinhas; 
    • cinturão verde: agricultura familiar localizada em regiões rurais que ficam ao redor de grandes cidades; 
    • itinerante: utiliza a queima da mata para renovar o solo e deixá-lo mais fértil antes do período de plantio; 
    • jardinagem: usa basicamente mão de obra humana e a escolha das espécies plantadas é feita de acordo com as estações do ano. 

    -Agronegócio: soma de cadeias produtivas (ciência->supermercado). 

    -No Brasil o agronegócio chegou na década de 1950 e é considerado um dos setores responsáveis pela ascensão e sustentação da economia do país. Em 2017, por exemplo, o setor teve a maior participação no PIB brasileiro, sendo 23,5% do total, segundo a Confederação Agropecuária do Brasil. 

    -Características 

    • Grande propriedade (latifúndio) 
    • Monocultura 
    • Alta tecnologia (insumos, máquinas) 

    -Cadeia produtiva- agronegócio é um conjunto de atividades econômicas envolvidas com a agropecuária e a agricultura, que inclui insumos, equipamentos e serviços que garantem a produção, transformação, distribuição e consumo de alimentos. 

    1. Antes da porteira: insumos, sementes, máquinas, créditos. 
    2. Dentro da porteira: preparo do solo e colheita. 
    3. Depois da porteira: indústria, embalagem, distribuição interna/externa. 

    -Críticas ao agronegócio: 

    • Desmatamento; 
    • Má distribuição de terras, que gera o grande conflito entre os ativistas do Movimento Sem Terra e os grandes latifundiários; 
    • Grandes níveis de agrotóxico nos alimentos; 
    • Invasão de terras indígenas 


ID
3820282
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.

Alternativas
Comentários
  • -Revolução verde: processo de modernização da produção agrícola 

    Letra A- Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes. 


ID
3821026
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.
Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.

Alternativas

ID
3824335
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva F ou V para as proposições que tratam da soja nos cerrados brasileiros, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.
( ) A atual mobilidade geográfica no território brasileiro é fortemente influenciada pelos novos fronts agrícolas, que caracterizam regiões altamente modernizadas e especializadas, produtoras principalmente de commodities de soja.
( ) A ocupação de novas áreas nos cerrados do Centro-Oeste, Rondônia, sul da Maranhão e Piauí e oeste da Bahia, além de mobilizar tanto um aparato tecnológico para a produção da soja na área, tem provocado uma profunda transformação na organização do território, sobretudo em termos de transportes e comunicações.
( ) A localização das novas regiões distantes dos portos e das áreas de maior densidade de transportes no país tem mobilizado o poder público e grandes empresas para a modernização e implantações de grandes sistemas de engenharia voltados ao escoamento da produção.
( ) Os interesses particulares de produtores de commodities vêm sendo atendidos através de políticas de investimentos em corredores de transportes. Esses eixos modais, na verdade, não integram as regiões brasileiras entre si, mas as regiões produtoras de commodities aos mercados internacionais, beneficiando, em primeiro lugar, as grandes empresas do setor.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
3824356
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Identifique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

A estrutura produtiva do país passou por dois ciclos de profundas alterações nas últimas décadas. O primeiro refere-se ao projeto de __________ da economia, consolidado com o desenvolvimento __________ a partir da década de 1960. Juntamente com a modernização do __________, desde então redesenhou-se a ocupação do espaço brasileiro. A reorganização econômica e geográfica não se faz de forma isolada. A crescente importância da __________ na produção da riqueza nacional trouxe consequências para a divisão __________ do trabalho. As mudanças de rumo do capitalismo internacional decorrentes da crise do __________ e do endividamento do Estado, alteraram os padrões da __________ brasileira. As __________ tornaram-se peças fundamentais do cenário econômico do país. No final da década de 1980 e inicio de 1990 inaugura-se um novo ciclo de mudanças: reestruturação do papel do __________, busca de qualidade, redução de custos para elevar a produtividade do país no comércio internacional e alterações na divisão setorial do trabalho.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto é:

Alternativas

ID
3824368
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:
I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.
III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

Estão corretas

Alternativas

ID
3866986
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região denominada Matopiba é responsável pela produção nacional de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A cultura principal nas principais regiões produtoras do Matopiba concentra-se atualmente na soja. Mas outras culturas como arroz e algodão também tem papel importante. Segundo a pesquisa, grande parte deste impulso na produtividade de grãos se deve ao acesso às tecnologias hoje empregadas, como o uso de híbridos e cultivares adaptados às condições edafoclimáticas, além de boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, corretivos e defensivos e sistemas conservacionistas de manejo como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta. De acordo com pesquisadores da Embrapa que atuam na região, mesmo com este grande salto na produtividade das culturas da soja e do milho, a região ainda enfrenta grandes desafios no manejo e conservação do solo e na implantação de sistemas integrados de produção. Embora bastante difundidos em outros Estados do Bioma Cerrado, sistemas de intensificação ecológica ainda apresentam grandes dificuldades na implantação e na condução ao longo dos anos.

    FONTE: PESQUISA DO EMBRAPA

  • GABARITO A

    Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

  • O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980 especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA).

    Produz de tubérculos a frutas, passando pela pecuária, mas se destaca mesmo é no cultivo de grãos e fibras, especialmente soja, milho e algodão.

    www.embrapa.br/tema-matopiba/sobre-o-tema

  • Errei por não saber ou nunca ter ouvido falar em MATOPIBA


ID
3886441
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca do urbano e do rural na sua dimensão espacial, social e cultural.



( ) Ao longo dos últimos séculos, o capital acumulado pelos donos dos meios de produção, sobretudo nos países capitalistas mais industrializados, possibilitou, na sua maioria, o desenvolvimento tecnológico alterando as formas de trabalho, as paisagens geográficas, bem como os hábitos e costumes das populações.


( ) Essas inovações traduziram-se em inventos como máquinas e utensílios, por exemplo, mas que não mudaram radicalmente as paisagens rurais e urbanas de todo o mundo.


( ) A criação de equipamentos agrícolas cada vez mais avançados viabilizou o uso de grandes extensões de terras para o cultivo, com menor gasto de tempo no preparo da terra, no plantio e na colheita.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : B

  • Ao meu ver, deveria ser opção A, pois quando se fala de todo "o mundo", isso quer dizer o mundo todo, e em países dos continentes africano e asiático, podemos perceber que não houve mudanças radicais nas paisagens urbanas e principalmente rurais.

  • TA DE SACANAGEM "TODO MUNDO" SER VERDADEIRO

  • Com relação à assertiva 2, concluí da seguinte forma:

    Quando fala-se em "TODO O MUNDO" o que infere-se da assertiva é o fato de "máquinas e utensílios" influenciarem positivamente na alteração de determinadas áreas de produção - rurais e urbanas - e, consequentemente, prejudicarem outras com menos poder de investimento. Portanto, todo o mundo sofre algum tipo de mudança.


ID
3893599
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Com a modernização do campo, os trabalhadores rurais passam a ser expulsos da terra sem direitos ou garantias, enfrentando uma realidade nova e hostil. Os laços familiares e coletivos, e também a indústria doméstica são brutalmente transformados, chegando a serem dissolvidos. Os trabalhadores rurais adentram a sociedade de mercado pela porta dos fundos, tendo de se adaptar a uma condição onde os elementos básicos para a reprodução da existência são as mercadorias.”

(MEDINA, Etore. Vivendo a Vida de Rapina.)


O trecho acima se refere a um personagem da estrutura agrária brasileira identificado como

Alternativas

ID
3900217
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após a Segunda Guerra Mundial, com o processo de descolonização afro-asiática em marcha, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial. Concebida nos Estados Unidos, apresentava-se como estratégia para combater a fome e a miséria nos países subdesenvolvidos, por meio da introdução de um pacote tecnológico contendo novas técnicas de cultivo, equipamentos para mecanização, fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas (Lucci; 2015). A referida descrição denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.

  • Técnica para combater a fome = Revolução Verde, não que isso tenha acontecido rsrs

  • Avante PMPR #Pertenceremos!


ID
3900250
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito do agronegócio no Brasil, analise as assertivas abaixo:

I. O agronegócio envolve vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia.
II. No agronegócio, são empregados capitais nacionais e estrangeiros.
III. O agronegócio é dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

  • Agricultura de precisão está associado à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.

  • Por seu caráter exportador, podemos dizer que o agronegócio brasileiro:

    ·     Atende à demanda do mercado internacional;

    ·     Utiliza-se de capitais nacionais e estrangeiros;

    ·     É dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura;

    ·     Apresenta uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo; e

    ·     Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.

    Resposta: E

  • De acordo com o censo de 2017, realizado pelo IBGE, 77% dos estabelecimentos agropecuários são classificados como sendo de agricultura familiar.

    Esses pequenos agricultores são responsáveis por produzir cerca de 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

    Eaí eu te pergunto, como é que o item III pode estar certo?

  • Por seu caráter exportador, podemos dizer que o agronegócio brasileiro:

    ·     Atende à demanda do mercado internacional;

    ·     Utiliza-se de capitais nacionais e estrangeiros;

    ·     É dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura;

    ·     Apresenta uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo; e

    ·     Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.

    Resposta: E

  • #PMPR2021


ID
3910720
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo a Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária (EMBRAPA), a região denominada de MATOPIBA compreende cerca de 73 milhões de hectares distribuídos em 31 microrregiões e 337 municípios. Nela há mais de 300 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária e áreas quilombolas, num total de cerca de 14 milhões de hectares de áreas legalmente atribuídas, além de áreas de conservação ainda em regularização. Essa região denominada MATOPIBA corresponde à:

Alternativas

ID
3915691
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente o agronegócio é responsável por mais de 40% das exportações do Brasil. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em 2017 alguns dos principais produtos exportados foram a soja (em grão), a carne de frango, o açúcar bruto, a celulose, o farelo de soja, a carne bovina e o café em grão. Como consequência da dependência do Brasil em relação à exportação desse tipo de produto e a variação do preço de venda das comodities no mercado internacional, tem-se

Alternativas

ID
3928486
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de mundialização da economia brasileira no âmago do capitalismo mundializado demonstra que o campo no Brasil, seus conflitos e lutas pela terra, é afetado diretamente por este processo, assim vê-se uma crescente expansão da cultura de exportação dos produtos em detrimento daqueles destinados ao mercado interno. Assiste-se à alteração rápida dos hábitos alimentares da população em decorrência da expansão desses produtos.


(OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A questão agrária na década de 90. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Adaptado.)  



Percebe-se com a reflexão do autor que o processo de desenvolvimento do capitalismo na agricultura de nossos dias está marcado pela industrialização desigual que provoca

Alternativas
Comentários
  • ---- > expansão do trabalho familiar nas grandes propriedades, possibilitando aos pequenos agricultores também crescerem e se tornarem produtores que visam à exportação de seus produtos.

    para que isso ocorra, deve tem uma grande escala de plantio, mas isso nao ocorre devido a concentração de terras. Mas isso nao diz que os pequenos produtores nao cresçam .. estão ganhando espaço, porem nao com essa magnitude

    ----->contrariedade na unificação da agricultura com a indústria, isso porque o capitalista se tornou também proprietário das terras, revelando que o capital se territorializa e explora o trabalho alheio.

    há relações de complementaridade entre espaço urbano e rural. está mais associado com poder capitalista e industria de beneficiamento , ou seja , agregar valor ao produto. uma só corporativa pra fazer todo o processo

    -----> conformidade na distribuição de terras, pois o capitalista se tornou o grande proprietário de terras, porém, devido às lutas no campo, os trabalhadores assalariados também ganharam espaço.

    então ....

    ------ > distribuição social e territorial mais igualitária entre o pequeno e o grande produtor, pois o camponês também se transforma em um grande latifundiário, visando produzir produtos voltados ao mercado externo.

    nunca existiu, nao há e nunca existirá.

  • Avante PMPR #Pertenceremos!


ID
3935002
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito do agronegócio no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

  • Uma pesquisa realizada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostrou que o agronegócio gera cerca de 19 milhões de empregos no Brasil, desse total, aproximadamente 9,09 milhões ou quase a metade, está no segmento primário denominado ”dentro da porteira”.

    Constitui o setor da economia nacional com menor capacidade de geração de postos de trabalho. (Errada).

    Gab: C

  • A única alternativa incorreta é a letra C.

    O agronegócio é um dos mais importantes setores da nossa economia, constituindo-se, assim, como setor da economia nacional com grande capacidade de geração de postos de trabalho, a despeito do seu processo de mecanização.

    Resposta: C

  • gab: c

    ---

    "De acordo com dados da PNAD Contínua (IBGE, 2015b), no segundo trimestre de 2015, mais de dois terços (67,7%) da população ocupada trabalhava no setor terciário da economia, 14,2% na indústria em geral, 10,4% no setor primário e 7,7% no setor de construção. "

    fonte: <https://www.abbt.org.br/plutofiles/folder_of_rel_arquivo/vkixGDEcNMWaMd6QEqnjfpcDxJk65G2CMYCXfw1W/2017_08_25_08_48_30_5operfildaforcadetrabalho.pdf>

  • A única alternativa incorreta é a letra C.

    O agronegócio é um dos mais importantes setores da nossa economia, constituindo-se, assim, como setor da economia nacional com grande capacidade de geração de postos de trabalho, a despeito do seu processo de mecanização.

    Resposta: C

  • GAB-C

    Constitui o setor da economia nacional com menor capacidade de geração de postos de trabalho.

    O BRASIL CELEIRO DO MUNDO.


ID
3937552
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/ciencia/> 

Acesso em: 24 maio 2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a proposição CORRETA.


A revolução verde dos anos 1960 e 1970 foi um movimento popular de combate ao uso abusivo de agrotóxicos e pela defesa da produção de alimentos orgânicos em grande escala.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO- A revolução verde dos anos 1960 e 1970 (1)foi um movimento popular de (2)combate ao uso abusivo de agrotóxicos e (3)pela defesa da produção de alimentos orgânicos em grande escala.

    -------------------------

    PARTE CORRETA- A revolução verde começou entre 1960 e 1970, mas a pesquisa para chegar nela já acontecia. A fundação Rockfeller investiu em estudos voltados para o melhoramento genético. Um dos líderes da pesquisa, que dirigiu o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México na década de 1940, Norman Borlaug, desenvolveu uma espécie de trigo resistente a doenças e de elevada produtividade.

    PARTE ERRADA-

    • 1-Não foi um movimento popular
    • 2-Na verdade, o uso de agrotóxico foi intensificado com a revolução
    • 3-Uma das características é modificação genética de sementes 
  • Gabarito: Errado.

    REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    --------------

    Bons Estudos.