SóProvas



Prova FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO - Engenheiro Civil


ID
325255
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os principais líderes mundiais estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, durante a segunda semana de novembro, para debaterem problemas relacionados à economia mundial, principalmente a questão cambial, já que a prática chinesa de manter a sua moeda desvalorizada artificialmente é considerada uma prática desleal pelas demais nações. Devido à prática cambial chinesa, o comércio internacional está sendo marcado por:

Alternativas
Comentários
  • Opinião - Edição 572 - Jornal NippoBrasil

    Política cambial - China e o resto do mundo

    Alberto Furuguem*

    O sistema de câmbio flutuante tem sido,em geral, considerado (como o mais eficiente e desejável), sendo praticado na maioria dos países desenvolvidos e em boa parte das nações em desenvolvimento. Na prática, entretanto, mercados cambiais inteiramente livres de intervenção, não existem. Em maior ou menor grau, os bancos centrais costumam intervir, para amenizar volatilidades, ou mesmo tentar corrigir tendências consideradas indesejáveis.

    Destoando dessa orientação temos a China, a segunda maior economia do planeta, com uma taxa de câmbio praticamente fixa e uma moeda muito desvalorizada. Isso dá àquele país uma grande vantagem na competição internacional, tanto pelo lado das exportações, quanto da atração de capitais. Fica mais barato produzir na China e exportar, além de vender no próprio mercado interno de mais de um bilhão de pessoas. Essa situação explica, em boa medida, porque a China segue crescendo a taxas aceleradas, em um cenário internacional ainda bastante incerto. É claro que a política cambial não constitui o principal fator por trás de suas elevadas taxas de crescimento (a poupança, por exemplo, chega a 50% do PIB), mas não há dúvida de que se trata de uma variável relevante. Caso contrário, a China não resistiria às pressões internacionais (principalmente dos EUA) para valorizar o yuan.

    (...) A cada reunião do G-20, a China promete valorizar o yuan, ou até faz alguma pequena valorização prévia, para não ficar muito desconfortável diante da pressão internacional. As valorizações pontuais da moeda tem sido, entretanto, milimétricas, diante do que seria necessário para colocar o yuan em patamar mais consistente com as moedas dos seus principais parceiros comerciais. 

    (...) Apesar das sugestões de órgãos multilaterais (como o FMI) e das pressões de outros países (como os EUA), ou blocos de países (como a zona do euro), a China, ou qualquer outro país, pode alegar o direito de “soberania” para conduzir sua própria política cambial.

    Realisticamente, tudo indica que somente vamos ter um ajuste estrutural na política cambial chinesa, quando aquele país estiver em estágio bem mais avançado de desenvolvimento, exibindo um padrão de vida médio de sua população bem mais elevado que o atual.

    Enquanto isso não acontecer, países que se sintam prejudicados pela concorrência dos produtos chineses, nos mercados interno e externo, tendem a buscar suas próprias soluções.

    O resultado poderá não ser dos mais brilhantes, em termos globais, na medida em que resulte em disseminação de decisões protecionistas (por cotas e tarifas) e mesmo algum tipo de guerra cambial. Em um cenário de aumento do protecionismo e guerra cambial, todos (ou a maioria) sairão perdendo.

    www.nippo.com.br


ID
325258
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil subiu quatro posições no ranking global de bem-estar das populações em 2010. Saltou da 77ª para a 73ª colocação. A escalada brasileira de quatro posições obtida em 2009 foi o melhor desempenho no ranking, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – refletem o país de 2009 para a maioria dos indicadores e poderíamos estar em melhor posição caso tivesse havido avanços em todos os setores avaliados pela ONU. Neste caso, o setor que pode ter impedido umamelhor colocação para o país foi:

Alternativas
Comentários
  • a escolaridade é o grande fator!
  • Bom essa questão menciona o IDH, portanto teríamos que pensar em quais fatores influenciam o IDH: renda per capita, escolaridade e expectativa de vida ao nascer. Logo já poderíamos eliminar as alternativas D e E

    De fato, a resposta correta é educação, como podemos ver no relatório da ONU, onde a BAIXA ESCOLARIDADE é destacada.

    " o relatório diz que “um estudo de atitudes sobre educação entre elites brasileiras durante os anos 90 mostrou que as elites são frequentemente relutantes em ampliar as oportunidades de educação, pois trabalhadores educados seriam mais difíceis de gerenciar”. Em outro ponto, critica-se de uma vez só dois pontos: a baixa escolaridade geral e a diferença no acesso ao ensino entre pobres e ricos. “Anos médios de escolaridade são muito mais baixos no Brasil (7 anos) que na Coréia do Sul (12 anos), mas os dois países tem perdas de desigualdade similares na educação (26%).” "


    De fato ficaria mais fácil de responder a questão em 2010 já que foi noticiada na época. Mas a má qualidade da educação brasileira é sempre um assunto recorrente. Já o PIB per capita e a expectativa de vida estão subindo nos últimos anos.
  • Questão confusa, todas as alternativas podem ser apontadas como corretas. Todos os itens citados são precários no Brasil.


ID
325261
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009.

Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado.

A justificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:

Alternativas
Comentários
  • No inverno, a região Amazônica  pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Clima


  • Assertiva correta A:
    È justamente o conceito de ''friagem''.O súbito esfriamento do tempo no inverno,tendo em vista que lá geralmente é quente e úmido(tropical úmido).Isso acontece quando a massa polar antartica chega até a Amazônia ocidental...
    Deus é fiél...
    De 

ID
325270
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 68/92 do Estado de Rondônia constitui um direito do servidor público:

Alternativas
Comentários
  • apesar de citar a  Lei Complementar nº 68/92, a questão pode ser respondida por analogia à legislação federal (Lei 8.112) e CF/88, assim sendo:

    resposta a, conforme:
    CF/88 - Art. 5ª
    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    demais opções são todas proibidas pelo artigo 117 da Lei 8.112
  • Gabarito: A

    Lei Complementar nº 68/92

    Art. 141 - É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de decisões.


  • a) CORRETA: É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de  decisões


    As demais alternativas estão elencadas no art. 155 da Lei 68/92 e constituem PROIBIÇÕES inerentes aos servidores:

    b) participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comandatário.c) ausentar-se do serviço durante o expediente, semprévia autorização do chefe imediato.

    d) recusar fé a documentos públicos.

    e) promover manifestações de apreço ou desapreço no recinto da repartição.

  • letra a

     

    Os demais são proibições.


ID
325276
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Artigo 40 da Constituição Federal assegura aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, o regime de previdência de caráter:

Alternativas
Comentários
  • Vejamos o que diz a Constituição Federal:

    Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

    Resposta: B
  • Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos
    Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas
    autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de
    caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do
    respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos
    pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio
    financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.
  • O RPPS tem caráter  contributivo porque é custeado pelos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações.
    O RPPS tem carater solidário porque as aposentadorias e pensões serão custeadas pelas contribuições dos servidores ativos, inativos e pensionistas atuais e futuros.
     

    Fundamentação : Art. 40 da CRFB/88.

    "Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)"

     


    .
     .
  • ARTIGO 40 DA CF

     

    ===>  Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter CONTRIBUTIVO E SOLIDÁRIO, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

  • Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, MEDIANTE CONTRIBUIÇÃO (compulsória ) do respectivo (1) ente público, (2) dos servidores ativos e inativos e (3) dos pensionistas, observados critérios que preservem o EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL (necessidade de contribuições suficientes para dar conta do benefício no regime de previdência) e o disposto neste artigo.

     

    Obs.: Propositalmente, a lei não mencionou no caput do Art. 40 as empresas públicas e nem sociedades de economia mista.

  • GABARITO B

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.   

          (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019) 


ID
325282
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Artigo 186 da Constituição Estadual de Rondônia, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e executada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua preparação e qualificação para o trabalho. Cabe aos Municípios prioritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Baseado no Art. 211 CF: " A União, os Estados, o Df e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino."
    § 2°: " Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil."

     

  • Parágrafo único, do art. 188, da Constituição do Estado de Rondônia: 

    §ún. Os Municípios organizarão os seus sistemas de ensino, tendo em vista a sua capacidade financeira e a necessidade de seus habitantes, atuando, prioritariamente, no ensino fundamental e na pré-escola

ID
325288
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Apenas uma das formas citadas NÃO se caracteriza como provimento de cargo público. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • letra b:

    ascenção era possível, mas foi revogada em 1997
  • De acordo com a Lei 8112/90:

    Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

            I - nomeação;

            II - promoção;

            III - ascensão;(Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            IV - transferência; (Execução suspensa pela RSF nº 46, de 1997)   (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução

    Como se pode observar, a ascensão está proibida como forma de provimento de cargo público,o que torna a letra B incorreta.
    Questão de literalidade da lei (decoreba mesmo!)

    Resposta: B

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Dito isso:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reverso;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Dito isso:

    A. CERTO. Nomeação.

    Art. 9º, Lei 8.112/90. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.              

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    B. ERRADO. Ascenção.

    Ascensão representava a passagem de uma carreira para outra (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    C. CERTO. Reintegração.

    Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    D. CERTO. Readaptação.

    Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    E. CERTO. Promoção.

    A promoção é forma de provimento derivado e vertical que possibilita ao servidor a progressão na carreira em que ingressou mediante prévia aprovação em concurso público. Ela deve acontecer, alternadamente, por antiguidade e merecimento.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
325291
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor público efetivo em cargo que ocupava anteriormente, após a invalidação de sua demissão, por decisão judicial, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • resposta c:

    resuminho para não esquecer mais:

    reintegração
    :
    retorno do demitido
     
    reversão:
    retorno de aposentado

    readaptação:
    ida para cargo compatível devido à limitação física / mental

    aproveitamento:
    está em disponibilidade, então retorna para cargo compatível

    recondução:
    está na ativa em um cargo, mas retorna a cargo anteriormente ocupado
     
    remoção:
    mudança de lotação

    transferência:
    revogada
  • Mais uma questão de literalidade da lei 8112/90:

     Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Resposta: C
  • Alternativa correta letra C

    Mas vejamos os versinhos do poema

    Eu aproveito o disponivel
    Eu reintegro o demitido
    Eu readapto o incapacitado
    Eu reverto o aposentado
    Eu reconduzo o inabilitado e
    o ocupante do cargo do reintegrado.

  • Quanto à preexistência de vínculo: o provimento pode ser: 

    1) originário: é o tipo de provimento que não depende de vinculação jurídica anterior com o Estado. 

    Exemplo: nomeação em caráter efetivo; 


    2) derivado: constitui o provimento que pressupõe relação jurídica anterior com o Estado. 

    Exemplos: promoção, remoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    O enunciado remete ao instituto da reintegração. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 28 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “C”.

    Abordarei o conceito das demais alternativas:

    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).                 

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36).

    Revisão: não se amolda ao enunciado em tela.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
325297
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Excel, qual expressão representa uma célula?

Alternativas
Comentários
  • As letras representam as colunas (verticais), enquanto os números representam as linhas (horizontais). As letras e os números são usados para identificar uma célula.

    Resposta letra A
  • Letra A.
    A letra B representa uma região vertical (matriz) com 4 linhas, todas na coluna A, devido ao uso dos dois pontos, que significa ATÉ.
    A letra C representa a aplicação de uma função do Excel, para realização da SOMA de células de A1 ATÉ A4, e deverá ser colocada em qualquer outra célula fora deste intervalo. Se colocada no intervalo a que faz referência, causa erro de referência circular.
    A letra D representa a primeira coluna da planilha, nomeada com a letra A. No XP/2003 vai até coluna IV. No 2007/2010 até XFD.
    A letra E representa a primeira linha da planilha, numerada com o número 1. No XP/2003 vai até linha 65536. No 2007/2010 até 1.048.576 linhas.
  • A1
    As letras representam as colunas e o número representa uma linha; assim A1 representa a célula
    A1:A4 representa uma sequência de célula
    c) exemplo de como fazder uma soma no Excel
    d) representa uma coluna
    e) representa 1´linha
  • Apenas complementando os comentários...

    podemos lembrar q a célula é o encontro de linhas e colunas, ou seja, na representação deve aparecer esse encontro, o q ocorre em "A1".

    Bons estudos! Não desanimem!
  • A1

    a= coluna
    1= linha
  • o A é a coluna
    e o 1 a linha
    portanto A1 é uma célula.
  • As letras representam as colunas;
    Os números representam a linha;
    A célula é a interseção de coluna e linha.




  • Gab. A

    A ---> coluna

                                   = CÉLULA

    1---> linha

     


ID
325300
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O que deve ser digitado para iniciar uma fórmula no Excel?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não tem muito o que comentar, sempre para iniciar uma fórmula no Excel utiliza-se o sinal de igual (=)
    Ex: =Soma(A1:A2)
  • Letra D.
    Podemos iniciar uma fórmula ou função com o sinal de igual, ou com o sinal de mais, ou com o sinal de menos. O uso do sinal de menos no início da função/fórmula inverte o resultado (igual na escola, quando multiplicávamos uma expressão por -1 para que o A ficasse positivo).
  • Bom toda fórmula se inicia com o sinal de =
    Se não não será uma fórmula
    Enfim questões FUNCAB!
  • Atenção ao comentário do Fernando, ñ é apenas o sinal de igual, galera.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • só demonstrando...

    =20-10=10         
    +20-10 = 10        (substituiu o = , e trouxe o mesmo resultado)

    - - 20-10=10    


    -20-10= -30     (como o Fernando falou)

     
  • Olá galera!
    A resposta correta é a D.
    É um sinal de igual o que deve ser digitado para iniciar uma fórmula no Excel, podendo também iniciar com: sinal de mais(+), sinal de menos(-) e o arroba(@) em alguns casos.
    Um abraço a todos. Fiquem com Deus!
  • Não é sempre que se inicia uma função ou fórmula do Excel o sinal de "=". Fórmulas e funções podem ser iniciadas, além do sinal de "=", com o símbolo "@".
    Somas e subtrações podem ser iniciadas com seus respectivos sinais.
    Divisões com o sinal de "=" ou com o sinal "+" (lembrando que o sinal de divisão no Excel é a "/").
    Multiplicações serão iniciadas sempre com o sinal de "=".
    OBS: Excel 2007

  • O Excel aceita os sinais de  mais (+),menos (-) e até o arroba (@) em alguns casos ao iniciar uma fórmula,porém o sinal oficial é o sinal de igual(=)
    Assim mesmo que seja 
    usado outros sinais o sinal de  igual aparece na fórmula.

     

  • Esta questao, na minha opiniao, e' completamente passivel de anulacao. Eu marquei letra d, mas a letra b tambem esta correta, como ja exposto por varios colegas, pois tambem e' possivel inicar formulas com os sinais de + e -.
  • toda formula comerça com =

ID
325306
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que seu vídeo esteja configurado para a resolução de tela 1024 por 768 pixels. Qual configuração aumentará o tamanho da fonte, levando em conta a configuração citada?

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Para aumentar o tamanho da fonte é preciso diminuir a resolução da tela. E vice-versa.
    Portanto, deverá diminuir o valor de 1024 (linhas) por 768 (colunas) de pixels para outro. A letra D só reduziu a quantidade de linha (de 1024 para 800), e  aumentou o tamanho da fonte, mas de forma desproporcional, porque a quantidade de colunas 768 permaneceu.
  • Quanto menor a resolução de pixels, maior o tamanho da fonte.

    resposta letra E - 800 x 600
  • Resolução de tela se refere à clareza com que textos e imagens são exibidos na tela. Em resoluções mais altas, como 1600 x 1200 pixels, os itens parecem mais nítidos. Também parecem menores, para que mais itens possam caber na tela. Em resoluções mais baixas, como 800 x 600 pixels, cabem menos itens na tela, mas eles parecem maiores.

    A resolução que você pode usar depende das resoluções a que seu monitor oferece suporte. Os monitores CRT normalmente têm resolução de 800 × 600 ou 1024 × 768 pixels e funcionam bem em resoluções diferentes. Monitores LCD (também chamados de monitores de tela plana) e telas de laptop geralmente oferecem suporte a resoluções mais altas e funcionam melhor em uma resolução específica.

    Fonte:http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Change-your-screen-resolution


ID
325321
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Outlook, considere a situação em que se deseja enviar um email sinalizado com prioridade alta. O ícone que permite fazer essa marcação na mensagem é:

Alternativas
Comentários
  • Você pode definir o nível de prioridade das mensagens para que os destinatários de email possam ver os indicadores em suas Caixas de Entrada antes de abrir o item. A configuração do nível de prioridade também permite que o destinatário do email classifique as mensagens por prioridade. Saiba mais sobre como classificar os itens na Caixa de Entrada.

    OcultarAlterar o nível de prioridade de uma mensagem

    1. Para marcar uma mensagem como alta ou baixa prioridade, abra a mensagem.
    2. Na barra de ferramentas, clique em Prioridade: Alta Imagem do botão ouPrioridade: Baixa Imagem do botão.

    OcultarAlterar o nível de prioridade de todas as mensagens

    1. No menu Ferramentas, clique em Opções.
    2. Em Email, clique em Opções de Email.
    3. Na caixa de diálogo Opções de Email, clique em Opções de Email Avançadas.
    4. Em Ao enviar uma mensagem, na lista Definir prioridade, clique em Alta ou Baixa.
    Fonte: <http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/alterar-o-nivel-de-prioridade-das-mensagens-HP001156244.aspx>
  • LETRA B

    Prioridade: Alta Imagem do botão
    Prioridade: Baixa Imagem do botão
  • ! prioridade alta.

    a bandeira somente sinaliza uma mensagem.
  • Pesquisei e não achei, alguém sabe dizer o que significa o ícone do item a ?
  • A Letra "A" Significa email bloqueado
  • GABARITO B

     

     

     

    PONTO EXCLAMAÇÃO VERMELHO  : PRIORIDADE

     

    Através do recurso "ACOMPANHAMENTO" sinalizado pela BANDEIRINHA você pode sinalizar mensagens de email, controlar as respostas a mensagens enviadas,  também pode garantir que você acompanhe as mensagens recebidas. Nos dois casos, você pode incluir um alerta de lembrete.

     

     

     

    bons estudos


ID
325324
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a combinação de teclas no Windows Internet Explorer que estabelece o nível de zoom de 100%?

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A letra B aumenta, a letra C diminui, a letra D não existe (porque combinação de teclas não tem mais do que 1 tecla no atalho), assim como a digitação do número 100 ao acaso.
  • O mesmo procedimento apontado pelo colega acima é observado no Google Chrome.
  • Correto, nos navegadores de Internet existe mais padronização do que nos sistemas operacionais e aplicações de escritório, e um dos motivos é porque a Internet é pública, e os usuários acabam determinando seus padrões. Imagine um novo e revolucionário navegador com teclas de atalho diferentes. Será que iria vingar???
  • Acertei a questão no chute, mas com o meu navegador aqui não funcionou!
    Alguém saberia me dizer por quê?
    Estou usando o IE 9.
  • Descobri o que acontece: o zero do teclado numérico não funciona em conjunto com o CTRL, mas o que fica acima das letras do alfabeto sim!

    Além disso, quando aciono o atalho CTRL + 0 aqui, o zoom retorna a 125% e não 100%.

    É assim com mais alguém?
  • Então gente acho que foi a duvida de muitos a não funcionamento da tecla “CTRL 0” Vocês podem fazer até o teste para conferir mais funciona da seguinte forma. O navegador tem que tar em outro ZOOM. Ex: de zoom de 160% ação de CTRL 0 = 100%...
     
    Entenderam?
  • O Comentário do Rafael solucionou tudo. Obrigada.
  • muito obrigada Farlei. Agora sim entendi
    Vlw mesmo..
    Entao a questao tinha que vir explicando isto não?
    Bom..
    é isso
    bjao a todoss
  • ctrl + = aumenta

    ctrl - = diminui

    Em Firefox a mesma coisa acontece, mas o comand ctrl+0 não tem feito neste internet browser.
  • Valeu mesmo pessoal agora sim ficou claro, demorei para achar o botão do zoom , mas quando achei o teste foi perfeito.
  • O atalho é ctrl 0 (ZERO) e é o número que está acima das letras. ctrl + aumenta e ctrl - diminui. São os mesmos atalhos que o Firefox tem.

ID
325687
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para um melhor desempenho no setor foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Cerca de 85% do superfície do Amazonas está a menos de 100 metros de altitude.
  •  Ausência de rios planálticos que facilitam a instalação de usinas hidrelétricas.

ID
325696
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Assembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1milhão de hectares de florestas. O ato foi formalizado por leis complementares. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente a mais de seis cidades de São Paulo. Abaixo, você encontra uma opção que destaca corretamente a justificativa para a medida aprovada pelo Poder Público.Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.

    O total de florestas perdidas no processo foi de 49 mil km2, quase um Rio Grande do Norte. As reduções ocorreram sem consultas públicas ou estudos técnicos, como manda a lei.

    Os dados são de um estudo inédito do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).
     

  • Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.

    O total de florestas perdidas no processo foi de 49 mil km2, quase um Rio Grande do Norte. As reduções ocorreram sem consultas públicas ou estudos técnicos, como manda a lei.

    Os dados são de um estudo inédito do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a ser publicado amanhã na internet (www.imazon.org.br ).

    Os pesquisadores Elis Araújo e Paulo Barreto levantaram 37 iniciativas entre novembro de 2008 a novembro de 2009 para reduzir 48 unidades de conservação ou terras indígenas na Amazônia.

    Até julho deste ano, 23 propostas haviam sido concluídas --93% delas resultaram em perda de área na unidade de conservação.

    O Estado de Rondônia, o mais desmatado da Amazônia, é o campeão: reduziu duas unidades de conservação estaduais e extinguiu dez, além de ter negociado com o governo a redução da Floresta Nacional Bom Futuro, unidade federal.

    "Como eles perderam um terço da cobertura florestal, o que sobrou são áreas protegidas", diz Araújo. "A indústria madeireira lá ainda é forte. As unidades de conservação sofrem muita pressão."


ID
325705
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público elencados abaixo, um NÃO se enquadra como essencial. Identifique-o.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se a questão baseia-se na Lei 8.112/90, mas se tomarmos em consideração aos requisitos estabelcidos por ela a resposta é o item "e":

    Art. 5o da Lei 8.112/90: São requisitos básicos para investidura em cargo público: 
     
            I - a nacionalidade brasileira; 
            II - o gozo dos direitos políticos; 
            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; 
            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; 
            V - a idade mínima de dezoito anos; 
            VI - aptidão física e mental

    Vê-se, portanto, que o requisito da não condenação criminal não é exigida pela lei 8.112/90.
  • LEI Nº 8.112/90
    REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA
    Art. 5º — São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I — a nacionalidade brasileira;
    II — o gozo dos direitos políticos;
    III — a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
    IV — o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
    V — a idade mínima de dezoito anos;
    VI — aptidão física e mental.

    OUTROS REQUISITOS
    § 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.
    RESERVA DE CARGOS PÚBLICOS A DEFICIENTES
    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    ADMISSÃO DE PROFESSOR ESTRANGEIRO
    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo as normas e procedimentos desta Lei.(Redação dada pela Lei nº 9.515/97. DOU. de 21/11/97).
    Art. 10 — A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
    Parágrafo único. Os demais requisitos para ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreiras na Administração Pública Federal e seus regulamentos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

  • Aprofundando o tema sobre a letra A, vejam:

    TRF2 - APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO: APELREEX 200951010025493

    Ementa

    Mandado de Segurança -Constitucional e Administrativo -Concurso Público -Professor -Universidade Federal -Inscrição -Título de Doutor -Súmula 266, STJ 1. Agravo Interno em face de decisão que, confirmando sentença concessiva da segurança, determinou à autoridade impetrada se abstivesse de exigir documentação de candidato a concurso público no momento da inscrição. 2. A apresentação de diploma de conclusão de curso deve ser exigida no momento da posse, e sua não apresentação em fase anterior não acarreta qualquer prejuízo ao interesse público ou aos demais candidatos. 3. O art. , da Lei 8.112/90, prevê que um dos requisitos básicos para investidura em cargo público é "o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo", e o art. 7º dispõe que "a investidura em cargo público ocorrerá com a posse". 4. Aplicação do enunciado 266, da Súmula do Eg. Superior Tribunal de Justiça: "O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público"
  • A Constituição Federal - artigo 37, inciso II -, diz que a investidura em um cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. O trecho da Carta Maior faz ressalva às nomeações para cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.  

    A lei nº 8112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, traz no artigo 5º, incisos I a VI, os requisitos básicos para investidura em cargo público. São eles: a nacionalidade brasileira; o gozo dos direitos políticos; a quitação com as obrigações militares e eleitorais; o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; a idade mínima de 18 anos e aptidão física e mental. A norma diz ainda, no artigo 5º, parágrafo 1º, que as atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei. 

    A investidura em cargo público, de acordo com o artigo 7º da lei nº 8112/90, acontece com a posse que ocorrerá no prazo de 30 dias, contados da publicação do ato de provimento. A posse será concretizada com a assinatura do respectivo termo que deverá conter as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos relacionados ao cargo ocupado. Na posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício, ou não, de outro cargo, emprego ou função pública. 

  • Muito estranha essa questão...

    Em que pese a Lei 8.112 não exigir tal requisito para a posse e exercício de cargo público, como bem assinalado pelos colegas que me antecederam, é importante salientar, que na prática não é bem assim...
    Basta acessar o site de qualquer órgão público para verificar que é SIM exigido várias certidões negativas, INCLUSIVE, a CRIMINAL...
    Há um rol de crimes elencados na própria 8.112 (CR IM A LE CO), em que o servidor federal condenado JAMAIS poderá assumir cargo público federal, e outros crimes ainda da 8.112 ( PRO PRO) em que o servidor público federal deverá aguardar o lapso temporal de pelo 05 anos para que possa assumir cargo federal...
    Então, diante destas informações creio que este gabarito esteja equivocado...

    Site do TRF4, onde é feita tal exigência: http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/rgi_Ingresso_Informacoes_Importantes.pdf
  • Complementando o comentário...

    CR IM A LE CO, onde:

    - CR - crime contra a administração pública;
    - IM -  improbidade administrativa;
    -  A  - aplicação irregular de dinheiros públicos;
    - LE - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;
    - CO -corrupção;

    *** Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão pelo cometimento destes crimes.

    PRO PRO, onde:

    - PRO - procurador ou intermediário;
    - PRO - proveito pessoal.

    *** Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão pelo cometimento destes crimes, pelo prazo de 05 anos.
           
  • Sério? Ninguém vai falar da "aptidão física emental"? =D
  • EMBORA PARA MUITOS CARGOS SEJA EXIGIDA A COMPROVAÇÃO DE AUSÊNCIA DE CONDENAÇÃO PENAL (EM EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS), REALMENTE ESSE REQUISITO NÃO É CONSIDERADO ESSENCIAL, POIS ASSIM NÃO CONSTA NOS REGIMES JURÍDICOS DE SERVIDORES PÚBLICOS. 

    QUESTÃO CORRETA LETRA E
  • Vi que existe um fundamento legal para a resposta. Portanto, não há dúvidas sobre isso. Porém, gostaria que alguém esclarecesse o seguinte: o Código Civil afirma que a incapacidade civil, para os menores, se encerrará pelo exercício de emprego público efetivo (art. 5o, III, CC/02). Diante desse dispositivo, como a idade de 18 anos seria considerado como um requisito? Entendo que haveria uma impossibilidade lógica para os dois dispositivos.

    Além disso, os alunos de escolas militares entram, normalmente, com menos de 18 anos. E lá já são considerados como servidores públicos.
  • Dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público elencados abaixo, um NÃO se enquadra como essencial. Identifique-o.

    •  a) O nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
    •  b) Aptidão física e mental.
    •  c) Gozo dos direitos políticos.
    •  d) Idade mínima de dezoito anos.
    •  e) Comprovação de ausência de condenação penal.

    A comprovação de ausência de condenação penal em si não é exigência para a investidura.

    Entretanto, é vedado ao servidor investir-se em cargo público quando houver incorrido nas penas de demissão ou destituição de cargo em comissão elencadas no art. 137, parágrafo único, do Estatuto. São elas:


     Art. 132. (...)

    I - crime contra a administração pública;

    IV - improbidade administrativa;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;


    Acrescente-se também que o ex-servidor punido com demissão ou destituição de cargo comissionado previstos nos incisos IX e XI do art. 117 se vê incompatibilizado de contrair nova investidura em cargo público pelo prazo de 5 anos (art.137, caput):


    Art. 117. (...)

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;



    Pela leitura da lei, é de se concluir que não é requisito a comprovação de ausência de condenação penal. O que a lei veda é a reinvestidura do ex-servidor público após ter ele sido penalizado ADMINISTRATIVAMENTE em uma das hipóteses acima elencadas. É importante não confundir a pena administrativa com a pena criminal. Muito embora essas penas que incompatibilizam o servidor de se reinvestir no cargo público sejam também, regra geral, passíveis de persecução penal, ambas as esferas são distintas e autônomas entre si (art. 125 da Lei 8.112/90). Uma coisa é a pena administrativa de demissão em decorrência de corrupção, por exemplo, e outra coisa é a pena criminal por corrupção. Isso tanto é verdade que o servidor pode ser absolvido na esfera penal em razão de insuficiência de provas, e ser demitido na esfera administrativa. A responsabilidade administrativa só será afastada nas hipóteses de inexistência de fato ou negação de autoria devidamente comprovadas no processo criminal respectivo (art. 126 da Lei 8.112/90).


    Força e fé, pessoal!
  • RESPOSTA LETRA "E".

    A "Comprovação de ausência de condenação penal" não consta no rol de requisitos  para investidura.
    Veja Art. 5o da Lei 8.112:

    " São requisitos básicos para investidura em cargo público:
            I - a nacionalidade brasileira;
            II - o gozo dos direitos políticos;
            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
            V - a idade mínima de dezoito anos;
            VI - aptidão física e mental."

ID
325720
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para localizar um texto num site disponível na Internet, a ferramenta recomendada é:

Alternativas
Comentários
  • Q questão é essa hein?!

    kkkkkkk
  • Sim, Patricia.

    Para localizar um texto num site disponível na Internet, a ferramenta recomendada é:
  • Mais uma vez essa banca mostrou não está apta para elaborar provas.

  • Essas questões da FUNCAB são tristes....pelo amor de Deus.
  • O google é mais completa ferramenta de busca que eu conheço, experimente pegar qualquer frase de um texto que ele mostrará várias opções onde poderá encontrar o mesmo. Até mesmo com essa questão, façam um teste copiando ela no google que aparecerá vários sites onde a mesma é exibida. Questão correta!

  • Essa é para ninguém zerar a prova...rsrsrs
  • Se tivesse a opção Ctrl + F, eu acho que iria direto nela, que banca triste.

  • DAI NA MINHA VEZ VEM ...

    QUANTAS LINHAS E QUANTAS CÉLULAS SÃO EXISTEM NO EXCEL E SUAS ALTERAÇÕES POSSÍVEIS, SE ABERTAS TRÊS ABAS ? ? ?
    WTF

ID
331345
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores públicos, no desempenho de suas funções ou a pretexto de exercê-las, podem cometer infrações de três ordens: administrativa, civil e penal. Sobre as responsabilidades dos servidores pela prática dessas infrações, uma das afirmativas está INCORRETA. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Art. 125 da lei 8112. As sanções civis, penais, e administrativas poderão cumula-se, sendo independentes entre si.

  • Insta destacar que a esfera penal pode influenciar nas outras esferas, mas apenas quando ficar comprovado que o fato não existiu, e que o autor da infração não é pessoa a qual foi imputada a conduta. As bancas, geralmente, tentam induzir o candidato, afirmam que a falta de provas na esfera criminal pode influenciar nas outras esferas, civil e administrativa, sendo que é uma afirmação falsa.

  • Não entendi o erro da assertiva D. Alguém poderia esclarecer? De fato, é possível conceder anistia às infrações administrativas

    Compreende-se na esfera de autonomia dos Estados a anistia (ou o cancelamento) de infrações disciplinares de seus respectivos servidores, podendo concede-la a Assembleia Constituinte (STF, ADI 104, 2007)

  • e o cumprimento da pena exaure a sanção; a prescrição extingue a punibilidade, com a fluência do prazo fixado em lei, ou, na sua omissão, pelo da norma criminal correspondente; o perdão da pena é ato de clemência da Administração e só por ela pode ser concedido em caráter geral, grosso modo denominada “anistia administrativa”. Mesmo gozando de autonomia, não pode o Legislativo conceder esta “anistia administrativa” por lei de sua iniciativa, porque isto importaria cancelamento de ato do Executivo por norma legislativa, pois nos termos do Art. 2º da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.


ID
336124
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que temos a sensação de que, em
nosso País, há impunidade? Existem muitas
respostas para essa pergunta, mas nos
cingiremos a uma delas: o fato de que, atualmente,
a liberdade é regra e a prisão exceção.
Todas as nossas leis penais e processuais
penais partem dessa premissa. A constrição da
liberdade somente tem lugar quando há grave
violação ao pacto social, por sermedida extrema e
demasiadamente aflitiva.
Mas nem sempre foi assim. A História é
pródiga em nos mostrar como o valor liberdade,
tão eclipsado em determinados períodos, cresceu
e foi, aos poucos, reconhecido como inerente à
condição humana, tendo ampliado seus vetores
para outras direções e deixado de ser protegido
apenas quanto ao aspecto da liberdade de ir e vir.
Com efeito, é por uma razão de ordem
existencial – o ideal do homem livre – e não
jurídica, que nossas leis primam pela utilização da
prisão como último recurso. Assim, apenas em
modalidades estritamente previstas em lei, o
Estado, e somente o Estado, pode impor a pena
das penas: o cárcere.
Beccaria chegou a afirmar que “um roubo
praticado semuso de violência apenas deveria ser
punido com uma pena em dinheiro. É justo que
aquele que rouba o bemde outremseja despojado
do seu.”Mas reconheceu a dificuldade damedida:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da
miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes,
para os quais o direito de propriedade (direito
terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a
vida como único bem, as penas em dinheiro
contribuirão tão-somente para aumentar os
roubos, fazendo crescer o número de mendigos,
tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a
umrico talvez criminoso.”
O nosso legislador, por uma questão de
política criminal certamente não inspirada em
Beccaria, apenou o crime de roubo coma privação
de liberdade. Mas para que uma pessoa seja
presa por isso, deverá ser, antes de tudo,
submetida a umdevido processo legal.
Trata-se da prisão decorrente de sentença
penal condenatória. Esta modalidade de prisão é
factível quando, após um processo regular e
válido, com ampla defesa e contraditório, a
autoridade judicial, devidamente investida em seu
cargo, condena um indivíduo por um crime cuja
pena cominada seja privativa de liberdade.
Ainda assim, a efetiva prisão somente será
possível quando o processo transitar em julgado,
ou seja, quando não couber mais recurso da
decisão. Isso porque, em nosso País, seguindo a
esteira processualista mais moderna, não há
necessidade de recolhimento ao cárcere para
apelar, em virtude do princípio constitucional da
presunção da inocência.
Uma vez decretada a procedência da
acusação, ou seja, tendo o Estado reconhecido a
justa causa para a pretensão punitiva através de
uma sentença condenatória, dá-se início ao
cumprimento da pena, com seus diferentes
regimes.
Em suma, esta é a prisão que se justifica
pelo cometimento de um crime, cuja autoria e
ma t e r i a l i d a d e r e s t a r am d e v i d ame n t e
comprovadas por meio de um processo judicial
j u s t o .
(A R A G Ã O , D a p h n e P o l i s e l . I n :
http://curiofisica.com.br/index.php/direito/processual-
penal/prisao-e-liberdade-i-2#more-2377)

O sentido do enunciado altera-se com a substituição da locução empregada no texto por qualquer das formas sugeridas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B


ID
336127
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que temos a sensação de que, em
nosso País, há impunidade? Existem muitas
respostas para essa pergunta, mas nos
cingiremos a uma delas: o fato de que, atualmente,
a liberdade é regra e a prisão exceção.
Todas as nossas leis penais e processuais
penais partem dessa premissa. A constrição da
liberdade somente tem lugar quando há grave
violação ao pacto social, por sermedida extrema e
demasiadamente aflitiva.
Mas nem sempre foi assim. A História é
pródiga em nos mostrar como o valor liberdade,
tão eclipsado em determinados períodos, cresceu
e foi, aos poucos, reconhecido como inerente à
condição humana, tendo ampliado seus vetores
para outras direções e deixado de ser protegido
apenas quanto ao aspecto da liberdade de ir e vir.
Com efeito, é por uma razão de ordem
existencial – o ideal do homem livre – e não
jurídica, que nossas leis primam pela utilização da
prisão como último recurso. Assim, apenas em
modalidades estritamente previstas em lei, o
Estado, e somente o Estado, pode impor a pena
das penas: o cárcere.
Beccaria chegou a afirmar que “um roubo
praticado semuso de violência apenas deveria ser
punido com uma pena em dinheiro. É justo que
aquele que rouba o bemde outremseja despojado
do seu.”Mas reconheceu a dificuldade damedida:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da
miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes,
para os quais o direito de propriedade (direito
terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a
vida como único bem, as penas em dinheiro
contribuirão tão-somente para aumentar os
roubos, fazendo crescer o número de mendigos,
tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a
umrico talvez criminoso.”
O nosso legislador, por uma questão de
política criminal certamente não inspirada em
Beccaria, apenou o crime de roubo coma privação
de liberdade. Mas para que uma pessoa seja
presa por isso, deverá ser, antes de tudo,
submetida a umdevido processo legal.
Trata-se da prisão decorrente de sentença
penal condenatória. Esta modalidade de prisão é
factível quando, após um processo regular e
válido, com ampla defesa e contraditório, a
autoridade judicial, devidamente investida em seu
cargo, condena um indivíduo por um crime cuja
pena cominada seja privativa de liberdade.
Ainda assim, a efetiva prisão somente será
possível quando o processo transitar em julgado,
ou seja, quando não couber mais recurso da
decisão. Isso porque, em nosso País, seguindo a
esteira processualista mais moderna, não há
necessidade de recolhimento ao cárcere para
apelar, em virtude do princípio constitucional da
presunção da inocência.
Uma vez decretada a procedência da
acusação, ou seja, tendo o Estado reconhecido a
justa causa para a pretensão punitiva através de
uma sentença condenatória, dá-se início ao
cumprimento da pena, com seus diferentes
regimes.
Em suma, esta é a prisão que se justifica
pelo cometimento de um crime, cuja autoria e
ma t e r i a l i d a d e r e s t a r am d e v i d ame n t e
comprovadas por meio de um processo judicial
j u s t o .
(A R A G Ã O , D a p h n e P o l i s e l . I n :
http://curiofisica.com.br/index.php/direito/processual-
penal/prisao-e-liberdade-i-2#more-2377)

Há ERRO óbvio no comentário a respeito da significação da palavra destacada em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

  • São sinônimos e não antônimos


ID
336133
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos quadros da Administração Pública há cargos efetivos, cargos vitalícios e cargos em comissão.Todos são criados por lei, em caráter permanente e número certo, remunerados pelos cofres públicos. Em outras palavras, são cargos públicos. Sobre os cargos públicos, uma afirmativa NÃOestá correta. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO, B.

    Função de Confiança -> exercidas EXCLUSIVAMENTE por servidores ocupantes de cargo efetivo / com concurso público, já que somente pode exercê-la o servidor de cargo efetivo, MAS A FUNÇÃO em si não necessita de concurso público / somente são conferidas atribuições e responsabilidades / é de livre nomeação e exoneração no que se refere à função e NÃO em relação ao cargo efetivo.

    Cargo em Comissão -> exercidos por qualquer pessoa, observado o percentual mínimo reservado ao servidor de carreira / sem concurso público, ressalvado o percentual mínimo reservado ao servidor de carreira / é atribuído um posto - lugar - num dos quadros da adm.pública, conferindo atribuições e responsabilidades àquele que irá ocupá-lo e é de de livre nomeação e exoneração.

    Detalhe que, tanto as funções de confiança, quanto os cargos em comissão, destinam-se apenas às atribuições de Direção, Chefia e Assessoramento e ambos são de livre nomeação e exoneração do cargo !!!

  • O erro está na expressão "Cargo em comissão", ou seja, os "cargos em comissão" são exercidos por qualquer pessoa (efetivo ou não), já a "função de confiança" é exclusiva de servidor de "cargo efetivo".

    GABARITO - B


ID
336136
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 68/92, constitui uma infração disciplinar punível com demissão:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar 68/92

    Art. 170 - São infrações disciplinares puníveis com demissão:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo ou emprego; (Alterado pela Lei Complementar nº 164 de 27/12/1996, publicada no D.O.E. nº 3663 de 27/12/96)

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa; 37

    V - incontinência pública e conduta escandalosa;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiro público;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio público;

    XI - corrupção em quaisquer modalidades;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII – a transgressão dos incisos IX a XVII do artigo 155;

    XIV - reincidência de infração capitulada no inciso VI e VII, do artigo 169.

  • GABARITO: LETRA A

    B) conceder diárias com o objetivo de remunerar outros serviços ou encargos, bem como recebê-las pela mesma razão ou fundamento.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    C) obstar o pleno exercício da atividade administrativa.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    D) faltar à verdade, com má-fé, no exercício das funções. SUSPENSÃO DE 10 DIAS

    E) deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial. REPREENSÃO



ID
336139
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os servidores públicos, uma das afirmativas está INCORRETA, de acordo com os preceitos constitucionais. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e os dispositivos constitucionais referentes a tal disciplina.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta, ou seja, deve ser assinalada a alternativa a qual não se encontra de acordo com a Constituição Federal.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 4º, do artigo 41, da Constituição Federal, "como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 13, do artigo 40, da Constituição Federal, "aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o inciso IV, do artigo 38, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    (...)

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;".

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso XIII, do caput, do artigo 37, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...)

    VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;".

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso III, do caput, do artigo 37, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...)

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;".

    Gabarito: letra "c".


ID
336154
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Word, qual ícone permite desfazer a digitação de um texto em um documento?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


ID
336157
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que você queira colocar no cabeçalho de um documento Word o nome do arquivo. A melhor forma de criar esse cabeçalho de forma a garantir que ao mudar o nome do arquivo, o cabeçalho exibirá o novo nome, de forma automática, sema necessidade de que você altere,manualmente, o cabeçalho é:

Alternativas
Comentários
  • AutoTexto


ID
336163
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O concreto utilizado em determindada obra foi especificado com fck = 20MPa e será preparado segundo as seguintes condições: o cimento será medido em massa, a água de amassamento será medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados serão medidos em volume. A umidade do agregado miúdo será determinada três vezes durante o serviço do mesmo turno de concretagem. O volume de agregado miúdo será corrigido através da curva de inchamento estabelecida especificamente para o material utilizado. O desvio-padrão não é conhecido. De acordo com a NBR 12655: 1996 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento), a resistência de dosagemdeste concreto, em MPa, deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12655:2015

    5.6.3.1 Condições de preparo do concreto
    O cálculo da resistência de dosagem do concreto depende, entre outras variáveis, das condições de preparo do concreto, definidas a seguir:
    a) condição A (aplicável a todas as classes de concreto): o cimento e os agregados são medidos em massa, a água de amassamento é medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em função da umidade dos agregados;


    b) condição B (pode ser aplicada às classes C10 a C20): o cimento é medido em massa, a água de amassamento é medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em massa combinada com volume, de acordo com o exposto em 5.4;


    c)  condição C (pode ser aplicada apenas aos concretos de classe C10 e C15): o cimento é medido em massa, os agregados são medidos em volume, a água de amassamento é medida em volume e a sua quantidade é corrigida em função da estimativa da umidade dos agregados da determinação da consistência do concreto, conforme disposto na ABNT NBR NM 67 ou outro método normalizado.

     

    5.6.3.3 Concreto com desvio-padrão desconhecido
    No início da obra, ou em qualquer outra circunstância em que não se conheça o valor do desvio- padrão, deve-se adotar para o cálculo da resistência de dosagem o valor apresentado na Tabela 6, de acordo com a condição de preparo (conforme 5.6.3.1), que deve ser mantida permanentemente durante a construção.
     

    Tabela 6 – Desvio-padrão a ser adotado em função da condição de preparo do concreto
    Condição de preparo do concreto                         Desvio-padrão MPa
    A                                                                  --                          4,0
    B                                                                  --                          5,5
    C                                                                  --                          7,0

     

     

    5.6.3 Cálculo da resistência de dosagem
    A resistência de dosagem deve atender às condições de variabilidade prevalescentes durante a construção. Esta variabilidade medida pelo desvio-padrão, sd, é levada em conta no cálculo da resistência de dosagem, segundo a equação:
     

    fcmj = fckj + 1,65 × sd
     

    onde
    fcmj  
    é a resistência média do concreto à compressão, prevista para a idade de j dias, expressa em megapascals (MPa);
    fckj é a resistência característica do concreto à compressão, aos j dias, expressa em megapascals (MPa);
    sd é o desvio-padrão da dosagem, expresso em megapascals (MPa).
     

    Pelo exposto acima e analisando a questão, temos.

    Condição de prepato B  --> desvio padrado de 5,5.

    Logo:

    fcmj = 20 + 1,65 × 5,5 = 29,1

     

  • Na minha opniao ta mais pra CONDIÇÃO C (Sd =7,0)

    Para se enquadra na condição B (e os agregados medidos em massa combinada com volume),

    Que nao é o que a questão fala......

  • Concordo com Vitória. marquei D,inclusive.

    Vamos ao enunciado:

    O concreto utilizado em determinada obra foi especificado com fck = 20MPa e será preparado segundo as seguintes condições: o cimento será medido em massa, a água de amassamento será medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados serão medidos em volume.

    Pela perfeita explanação do comentário de Damião, percebe que temos:

    → Cimento: massa

    → Tanto água como agregado: volume

    Encaixando-se na condição de preparo C.

    Logo, teremos:

    fcmj = fckj + 1,65 × sd → fcmj = 20 + 1,65 × 7,0 31,55 = 31,6

    sd:

    Condição A: 4,0

    Condição B: 5,5

    Condição C: 7,0


ID
336169
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Foi coletada uma amostra de solo com 100cm³. Esta amostra depois de seca em estufa apresentou uma massa de 120g. A massa específica das partículas é 2,5 g/cm³. O índice de vazio deste solo é:

Alternativas
Comentários
  • Ys= Ms/Vs --> 2,5=120/Vs --> Vs= 120/2,4 --> Vs= 48

    Vt= Vv + Vs --> Vv= Vt - Vs

    e= Vv/Vs --> e= [Vt -Vs]/Vs --> e= [100-48]/28 --> e= 1,083

  • densidade = m/V 120/100= 1,2

    e= ys/ yd -1 (2,5/1,2) -1= 1,1

    gabarito E


ID
336175
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um canal retangular com declividade “S”, largura “b” e altura “h”, trabalha em escoamento uniforme com a lâmina de água a meia seção e escoa uma vazão “Q”. Para que este canal passe a escoar uma vazão “Q ” igual ao dobro da vazão “Q”, alterando-se única e exclusivamente sua declividade, o valor desta nova declividade deve ser (utilize a fórmula de Manning):

Alternativas
Comentários
  • Q= 1/n*A*R^2/3*S^1/2

    A area é a mesma , o raio hidráulico e n também... Isola o n na fórmula e iguala.

    n= 1/Q*A*R^2/3*S^1/2

    1/Q* S^1/2= 1/2Q *S2^1/2

    S2^1/2= 2S^1/2 (eleva os dois lados ao quadrado)

    S2=4S

    gabarito D


ID
336178
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo coma norma ABNTNBR7200:1998 (Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento), quando se fizer uso de argamassas preparadas em obra, para aplicação do emboço sobre chapisco, a idade mínima, em dias, deste chapisco, salvo exceções, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • idade mínima de cura do chapisco: 3 dias.

  • Chapisco é aplicado pelo menos 14 dias após o assentamento;

    Emboço é aplicado pelo menos 3 dias após o chapisco;

    Reboco é aplicado pelo menos 7 dias após o emboço;

    Pintura é aplicada pelo menos 28 dias após o reboco.

  • De acordo com a NBR 7200, quando se fizer uso de argamassas preparadas em obra, as bases de revestimento devem ter as seguintes idades mínimas:

    a) 28 dias de idade para as estruturas de concreto e alvenarias armadas estruturais;

    b) 14 dias de idade para alvenarias não armadas estruturais e alvenarias sem função estrutural de tijolos, blocos cerâmicos, blocos de concreto e concreto celular, admitindo-se que os blocos de concreto tenham sido curados durante pelo menos 28 dias antes da sua utilização;

    c) três dias de idade do chapisco para aplicação do emboço ou camada única; para climas quentes e secos, com temperatura acima de 30°C, este prazo pode ser reduzido para dois dias;

    d) 21 dias de idade para o emboço de argamassa de cal, para início dos serviços de reboco;

    e) sete dias de idade do emboço de argamassas mistas ou hidráulicas, para início dos serviços de reboco;

    f) 21 dias de idade do revestimento de reboco ou camada única, para execução de acabamento decorativo.

    A cal virgem para construção deve ser imediatamente extinta. O tempo mínimo de maturação da pasta de cal virgem é de uma semana antes da utilização na argamassa.

    O revestimento de argamassa pode ser de camada única (argamassa única) ou de duas camadas (emboço e reboco).


ID
336181
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A resistência à compressão (fb) dos blocos cerâmicos de vedação, usados com furos na horizontal, calculada na área bruta, deve ser, em MPa, de acordo coma norma ABNTNBR15270-1: 2005 (Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos),maior ou igual a:

Alternativas
Comentários
  • Para blocos usados com furos na horizontal: ≥ 1,5

    Para blocos usados com furos na vertical: ≥ 3,0

  • Resistência à compressão dos blocos cerâmicos:

    mín 1,50 MPa furos horizontal;

    mín 3,00 Mpa Furos vertical.

    mín 4,00 Mpa (alvenaria estrutural)


ID
336190
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a norma RDC 50 da ANVISA, em estabelecimentos assistenciais de saúde que possuam estacionamento com mais de 100 vagas, quantas vagas devem ser destinadas a deficientes?

Alternativas
Comentários
  • Conforme RDC nº 50/2002:

    Para estacionamentos com até 100 vagas, devem existir duas vagas reservadas a deficientes ambulatórios. Estacionamentos acima de 100 vagas devem possuir 1% dessas destinados a esses deficientes, conforme norma NBR-9050 da ABNT.


ID
336193
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de purificação da água que se caracteriza pela eliminação das bactérias patogênicas, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Bactérias patogênicas são bactérias que podem causar doenças. Embora a maioria das bactérias seja inofensiva ou frequentemente benéfica, algumas são patogênicas, com o número de espécies estimado em menos de cem que causam doenças infecciosas em humanos.

    Gab.: E


ID
336196
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma sapata rígida de base quadrada “b” e altura “h” recebe um pilar de 30cm x 30cm com carga total centrada de 648 kN. Este pilar está centrado na sapata. Desprezando-se o peso próprio da sapata e sabendo-se que a tensão admissível do solo onde a sapata se apoia é de 0,2 MPa, as menores dimensões desta sapata devem ser:

Alternativas
Comentários
  • P=648KN -----> 648000 N

    Ta=0,2MPa -----> 200000 N/m²

    A=Área da sapata

    Ta=P/A ---> A=P/Ta----> A= 648000/200000 = 3,24m²

    Lado da Sapata

    A=BxB

    A=B²

    B=√ A

    B=√ 3,24

    B=1,8m

    Altura

    H>= (B-b)/3

    H>=(1,8-0,3)/3

    H=0,5m

    RESPOSTA CORRETA LETRA D

  • Boa noite!

    De onde saiu o 0,3 da formula da altura ?


ID
336199
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma barra tracionada, isolada, de aço CA50 e diâmetro igual a 12,5mm será emendada por traspasse. A distância livre entre barras emendadas é 3cm. O comprimento de ancoragem básico é 50cm e a relação entre as áreas de aço calculada e efetivamente utilizada é igual a 1. A barra não tem gancho. A porcentagem de barras emendadas na mesma seção é 60%. O comprimento do trecho de traspasse desta barra, em cm, de acordo com a norma ABNT NBR 6118: 2003 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), deve ser:

Alternativas
Comentários
  • NBR6118 - Tabela 9.4 – Valores do coeficiente a0t

     

    Quando a porcentagem de berras emendadas na mesma seção for maior que 50 %, deve-se multiplicar pelo coeficiente 2,0

  • A norma de 2014 diz: 0,3 x coeficiente Alfa0t x Lb (comprimento de ancoragem básico) que dá 300 mm e não 1000 mm.

  • Pela 2014:

    Em barras tracionadas esse valor deve ser maior ou igual ao maior dos seguintes casos:

    Caso 1: 0,3 x alfa x lb = 0,3 * 2 (>50% barras emendadas na mesma seção) * 500 = 300 mm

    Caso 2: 15 diâmetro = 15 x 12,5 = 187,5 mm

    Caso 3: 200 mm

  • Ø = 12,5 mm = 1,25 cm

    Distância livre entre barras emendadas = 3 cm

    As,cal / As,ef = 1

    Comprimento de ancoragem básico (lb) = 50 cm

    α =1 , para barras sem gancho

    αot = 2 , para porcentagem de barras emendadas > 50 % (60 % > 50%)

    Comprimento de ancoragem necessário (lb,nec) = α * lb * ( As,cal / As,ef ) = 1 * 50 * 1 = 50 cm

    Como a distância livre entre barras emendadas está compreendida entre 0 e 4*Ø (4*1,25 = 5 cm > 3 cm ), temos:

    Comprimento do trecho de traspasse para barras emendadas (lot) = αot * Lb,nec = 2 * 50 = 100 cm

    Gabarito: Letra A


ID
336205
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às condições exigíveis no recebimento do cimento Portland de alta resistência inicial , fixadas na norma ABNT NBR 5733: 1991 (EB-2), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) deve apresentar teor de clínquer maior ou igual a 95%.

    b) a adição máxima de material carbonático é de 5%.

    c) é designado pela sigla CPV-ARI.

    d) sacos que apresentem variação superior a 2%, para mais ou para menos, dos 50kg líquidos, devem ser rejeitados.

    e) gabarito


ID
336208
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As barragens de terra formadas essencialmente por um núcleo impermeável, limitado por zonas externas mais permeáveis, formada por material mais grosseiro, que evita deslizamentos, são denominadas barragens:

Alternativas
Comentários
  • homogêneas : feitas de solos argilosos e muito pouco
    permeáveis;
    - zoneadas : com um núcleo impermeável e as zonas externas
    mais permeáveis;
    - mista : constituída de vários tipos de materiais
    tais como argila, areia, brita, blocos de pedra.

    Fonte: Prof. Reynaldo Lopes.

     

                                                                                      Dividir para somar sempre!
     


ID
336211
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo J. M. Crespo de Carvalho em seu livro “Logística”, na comparação entre o desempenho dos vários modos de transporte, no critério “velocidade total para distância < 500km” o modo de transporte de melhor desempenho é o:

Alternativas

ID
336214
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um dos elementos básicos para o projeto geométrico de uma estrada é a distância de visibilidade de frenagem, que é a distância mínima necessária para que um veículo que percorre a estrada, na velocidade de projeto, possa parar, com segurança, antes de atingir um obstáculo que possa surgir em sua trajetória. É correto afirmar que a distância de visibilidade de frenagem desejável:

Alternativas
Comentários
  • DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE

    *Curvas verticais convexas: motorista com olhos a 1,1 m de altura deve ser capaz de enxergar um objeto de 15 cm de altura;

    *Curvas verticais côncavas: é adotado o critério da visibilidade noturna;

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!

  • A

    varia única e exclusivamente coma velocidade do veículo e com o coeficiente de atrito longitudinal entre o pneu e o pavimento. ERRADA

    Varia unica e exclusivamente com a velocidade, coeficiente de atrito e declividade. Dp= 0.7V( + V²/(255x(f + i)

    B

    é diretamente proporcional ao coeficiente de atrito longitudinal entre o pneu e o pavimento.ERRADA

    É inversamente proporcional ao coeficiente de atrito.

    C

    deve ser majorada em rampas ascendentes. ERRADA

    D

    é calculada, segundo a American Association of State Highway and Transportation Officials – AASHTO, adotando-se para velocidade a velocidade de projeto. CORRETA

    é diretamente proporcional ao cubo da velocidade de projeto.ERRADA

    BASTa ver a fórmula


ID
336217
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma DNIT 005/2003 – TER (Defeitos nos pavimentos flexíveis e semirrígidos – Terminologia) o deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de meia- lua é denominado:

Alternativas
Comentários
  • 3.4 Escorregamento


    Deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de meia-lua. 

  • Escorregamento

    Deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento com aparecimento de fendas em meia-lua.

    Principais causas: falhas construtivas e de pintura de ligação.

    .

    .

    Exsudação

    Filme de material betuminoso que aparece na superfície do pavimento criando um brilho vítreo, causado pela migração do ligante por meio do revestimento.

    Principais causas: excessiva quantidade de ligante; baixo conteúdo de vazios.

    .

    .

    Ondulação ou corrugação

    Movimento plástico do revestimento, caracterizado por ondulações ou corrugações (que são enrugamentos) transversais na superfície do pavimento.

     Principais causas: falta de estabilidade da mistura asfáltica; excessiva umidade do solo subleito; contaminação da mistura asfáltica; falta de aeração das misturas líquidas de asfalto.

    .

    .

    Afundamento plástico 

    Deformação permanente (plástica) caracterizada por depressão da superfície do pavimento acompanhada de solevamento (compensação volumétrica lateral). Quando a extensão é de até 6 m, denomina-se de afundamento plástico local. Para extensões maiores que 6 m e se for localizado ao longo da trilha de roda, denomina-se afundamento plástico de trilha de roda. 

     Principais causas: fluência plástica de uma ou mais camadas do pavimento ou do subleito; falha na dosagem de mistura asfáltica – excesso de ligante asfáltico; falha na seleção de tipo de revestimento asfáltico para a carga solicitante.

    .

    .

    Fissuras

    São fendas capilares no revestimento asfáltico que ainda não causam problemas funcionais nem estruturais na rodovia. Elas estão posicionadas longitudinal, transversal ou obliquamente e são perceptíveis à vista de quem está a até 1,5 m de distância. A extensão das fissuras é inferior a 30 cm. 

    Principais causas: má dosagem do asfalto, excesso de finos (ou material de enchimento) no revestimento; compactação excessiva ou em momento inadequado.


ID
336220
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma DNIT 122/2009 – ES (Pontes e viadutos rodoviários – Estruturas de concreto armado – Especificação de serviço), a pista de rolamento das pontes e viadutos rodoviários pode ser de concreto convencional ou de concreto asfáltico. A espessura mínima para pista de rolamento em concreto convencional, em cm, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • A pavimentação de concreto exige cuidados especiais de execução: tratamento

    adequado à superfície do concreto da laje estrutural, lançamento de um concreto

    compatível na espessura mínima de 7 cm, confecção de juntas e observância de

    cura cuidadosa e prolongada. O pavimento de concreto de cimento Portland deverá

    ter, além de outras características específicas, fck ≥ 30 MPa.