NÃO são atividades previstas para atuação profissional, segundo o Conselho Federal de Nutrição:
NÃO são atividades previstas para atuação profissional, segundo o Conselho Federal de Nutrição:
Assumir responsabilidade técnica como nutricionista não é permitido para profissionais que:
I estejam regulares com o Conselho;
II trabalhem como fiscais do CRN;
III possuam compatibilidade de carga horária semanal e diária com as atribuições específicas do profissional;
IV tenham concluído o curso Técnico em Nutrição;
V estejam habilitados, com compromisso profissional e legal na execução de suas atividades.
Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
O Código de Ética prevê que na relação com as entidades da categoria NÃO é dever do nutricionista:
Acerca de alimentação institucional, julgue os itens a seguir.
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, emanado do Conselho Federal de Nutricionistas, é facultado ao nutricionista indicar as falhas existentes nos regulamentos e normas das instituições em que atue profissionalmente, quando considerá-las incompatíveis com o exercício profissional ou prejudiciais aos indivíduos e à coletividade, comunicando o fato aos responsáveis e, no caso de inércia destes, aos órgãos competentes e ao conselho regional de nutricionistas da respectiva jurisdição.
Com referência a ações governamentais e saúde pública, julgue
os itens seguintes.
É ético suspender a consulta nutricional de uma gestante em um serviço de pré-natal, pelo fato de a mesma ter faltado às consultas anteriores, ser usuária de drogas, ter perdido o benefício do programa Bolsa Família ou ser causadora de tumulto às atividades do serviço.
O código de ética do nutricionista estabelece os direitos e deveres desse profissional e dá outras providências, conforme explicitado abaixo.
I – Emitir atestado de comparecimento à consulta nutricional.
II – Primar pelo decoro profissional, assumindo inteira responsabilidade por seus atos em qualquer ocasião.
III – Prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social.
É(são) dever(es) do profissional nutricionista SOMENTE
O Código de Ética do Nutricionista estabelece, entre outros, os direitos do profissional. É um direito do nutricionista:
Atribui-se ao nutricionista a seguinte atividade:
De acordo com o código de ética, são direitos dos nutricionistas, exceto:
Assinale a alternativa que contraria o disposto no Capítulo V da Resolução CFN n° 356/2004, intitulado "Dos Processos".
Assinale a alternativa que está em desacordo com o disposto na Resolução CFN n° 466/2010.
Considere as seguintes afirmações.
I.O deferimento da baixa ou cancelamento da inscrição não poderá ser condicionado ao pagamento de eventuais débitos existentes em nome do profissional, os quais serão cobrados pelo CRN por intermédio dos meios legais cabíveis.
II. O profissional ficará isento do pagamento da anuidade em exercício, se o requerimento de baixa ou cancelamento for protocolado até a data limite para a correspondente quitação da anuidade em exercício.
III. Caso o profissional requeira a reativação da inscrição no mesmo exercício em que solicitou a baixa temporária, o valor da anuidade será proporcional, considerando o período compreendido entre a data do requerimento da reativação e o mês de dezembro no mesmo exercício.
De acordo com o disposto na Resolução CFN n° 466/2010, estão corretas:
Assinale a alternativa que está em desacordo com o que dispõe a Resolução CFN n° 321/2003.
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, é dever do nutricionista manter o sigilo no exercício da profissão sempre que tal seja do interesse dos indivíduos ou da coletividade assistida, adotando, entre outras, as seguintes práticas, exceto:
Conforme disposto no Decreto Regulamentador n° 84.444/80, as empresas cujas finalidades estejam ligadas à nutrição e alimentação ficam obrigadas à inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas em que tenham sua respectiva sede. Consideram-se empresas com finalidades ligadas à nutrição e alimentação, exceto:
É incorreto afirmar que são penas disciplinares, conforme disposto na Lei nº 6.583/78:
A resolução CFN nº380/2005 dispõe, dentre outros assuntos, sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições. Em unidades de alimentação e nutrição considera-se atividade obrigatória do nutricionista:
São atividades que poderão ser exercidas pelos Técnicos em Nutrição e Dietética em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), respeitados os limites compreendidos pelas disciplinas da respectiva formação escolar, EXCETO:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna, em conformidade com o disposto na Lei no 6.583/1978.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas serão constituídos de _________ membros efetivos, com igual número de suplentes eleitos.
Analise as afirmativas acerca do Conselho Federal de Nutricionistas.
I. O Conselho Federal reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação pelo Presidente ou de maioria de seus membros.
II. Constitui renda do Conselho Federal: 20% (vinte por cento) do montante arrecadado como anuidades, taxas, emolumentos e multas, em cada Conselho Regional; legados, doações e subvenções; e rendas patrimoniais.
III. A renda do Conselho Federal será aplicada exclusivamente na organização e funcionamento de serviços úteis à fiscalização do exercício profissional de Nutricionistas ou em atividades culturais destinadas a aprimorar a capacidade técnico-profissional do Nutricionista, bem como em serviços de caráter assistencial, quando solicitados por entidades sindicais.
Tendo em vista o que dispõe o Decreto no 84.444/1980, é correto o que se afirma somente em:
Considerando-se o que dispõe o Decreto no 84.444/1980 sobre a organização do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas, assinale a alternativa incorreta.
Analise as seguintes afirmativas, referente às anuidades.
I. O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição não constitui condição de legitimidade para o exercício da profissão e para o funcionamento da empresa.
II. A anuidade, inclusive a primeira, será paga até o dia 31 (trinta e um) de março de cada ano.
III. Os Conselhos Regionais repassarão, até o último dia útil de cada trimestre, ao Conselho Federal, a parte da arrecadação que lhe cabe.
Tendo em vista o que dispõe o Decreto no 84.444/1980, é correto o que se afirma em:
São atividades privativas dos nutricionistas, dentre outras:
I. direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição.
II. planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.
III. planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos.
IV. ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição.
V. ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins.
Tendo em vista o que dispõe a Lei ng 8. 234/1991, é correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa em desconformidade com o disposto na Resolução no 227/99 do CFN.
Analise as afirmativas acerca dos princípios fundamentais previstos no Código de Ética dos Técnicos em Nutrição e Dietética.
I. O Técnico em Nutrição e Dietética deve ter como princípio básico de sua atuação o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.
II. O Técnico em Nutrição e Dietética dever estar, continuamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos técnicos e científicos, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços aos indivíduos e à coletividade.
III. O Técnico em Nutrição e Dietética deve agir de modo criterioso e transformador, considerando os padrões sócio-culturais do meio em que estiver atuando, observando a legislação e respeitando os direitos do indivíduo, sendo-lhe vedada a prática de discriminação de qualquer natureza.
IV. O Técnico em Nutrição e Dietética deve pautar a sua atuação profissional na análise crítica da realidade política, social e econômica do País, tendo por princípio básico o bem-estar da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos sanitários em vigor.
Diante do que dispõe a Resolução n° 333/2004 do CFN, é correto o que se afirma somente em:
O Código de Ética dos Técnicos em Nutrição e Dietética poderá ser alterado pelo Conselho Federal de Nutricionistas por iniciativa própria e/ou mediante proposta de quaisquer dos Conselhos Regionais de Nutricionistas subscrita:
Segundo a Resolução do CFN no 378/2005, considera-se documento padronizado pelo CFN, preenchido e firmado pelo representante legal da pessoa jurídica e pelo nutricionista que assumirá a responsabilidade técnica, devendo ser entregue no CRN da jurisdição para análise do requerimento de responsabilidade técnica:
A fiscalização do exercício profissional de nutricionistas e de técnicos de nutrição e dietética e das atividades relacionadas à Alimentação e Nutrição será efetivada por meio dos recursos e procedimentos de que trata a Resolução CFN no 527/2013. Segundo esta norma, os nutricionistas fiscais terão as seguintes atribuições:
I. realizar outras atividades que venham a ser definidas pelo Plenário, pela Comissão de Fiscalização e pelo coordenador do setor de fiscalização.
II. colaborar com o setor de fiscalização na análise de processos relativos a pessoas físicas e jurídicas, com vistas à verificação de dados técnicos de interesse da fiscalização.
III. orientar o pessoal de apoio administrativo para a realização das atividades inerentes ao setor.
IV. acompanhar a tramitação dos processos de cadastro e registro de pessoas físicas e jurídicas e dos processos de infração de pessoas físicas e jurídicas.
Estão corretos apenas os incisos:
Segundo a Resolução CFN no 511/2012, não se considera infração a pessoa física:
Ainda a respeito da Resolução CFN no 511/2012, assinale a alternativa incorreta.
Compete ao nutricionista a prescrição dietética, como parte da assistência hospitalar, ambulatorial, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio. Sabendo disso, algumas regras devem ser seguidas. Aponte qual regra (ou item) não está em conformidade com o glossário sobre prescrição dietética estabelecido na Resolução CFN no 304/2003.
A Resolução CFN no 525/2013 é responsável por regulamentar a prática da Fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe as competências devidas sobre este assunto. Assim sendo, encontre a assertiva inadequada a respeito dessa prática, conforme tal resolução.
Considerando que 1 nutricionista atende a 30 leitos, quantos deverão ser contratados para atuarem em clínica nutricional em um hospital com 270 leitos?
De acordo com um dos princípios da Bioética–o da não mal eficiência–,o profissional de saúde tem o dever de,além de socorrer o indivíduo,não causar mal e/ou danos a seu paciente.
Geralmente,a autonomia do paciente pediátrico ou geriátrico está ausente ou limitada,e,por isso,o Nutricionista ou outros profissionais de saúde capacitados podem decidir pela introdução da terapia nutricional artifciial.
A responsabilidade técnica de um profissional de saúde assume características diferenciadas por ser avaliada não só a capacidade legal do agente, mas, também, os possíveis agravos à saúde. Ao assumir a responsabilidade técnica por um serviço, o nutricionista passa a responder integralmente de forma ética, civil e penal, compreendendo-se que o serviço engloba, inclusive, as atividades desenvolvidas pelos profissionais a eles subordinados. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente, com relação à legislação profissional do nutricionista.
Encontra-se em discussão, no âmbito do Conselho Federal de Nutricionistas, a possibilidade de regulamentação da prática da fitoterapia pelo nutricionista, fato que lhe atribuiria competência para prescrever plantas medicinais, e restringir a prescrição de drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética.
De acordo com a Resolução CFN n o 333/2004, que dispõe a respeito do Código de Ética Profissional dos técnicos em nutrição e dietética e dá outras providências, em suas relações com outros profissionais, o técnico em nutrição e dietética deverá
Segundo o Código de Ética do Nutricionista, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve manter o indivíduo sob sua responsabilidade profissional, ou o respectivo responsável legal, informado quanto à assistência nutricional e os riscos e objetivos do tratamento.
II. Deve primar pelo decoro profissional, assumindo a responsabilidade pelos seus atos em qualquer ocasião e pelos seus colegas de profissão.
III. Deve denunciar às autoridades competentes, inclusive ao Conselho Regional de Nutricionistas, atos de que tenha conhecimento e que sejam prejudiciais à saúde e à vida.
Assinale:
No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista são-lhe vedadas as seguintes condutas:
De acordo com o Código de Ética do Técnico em Nutrição e Dietética, é direito desse profissional:
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos deveres do nutricionista em relação ao Código de Ética Profissional.
De acordo com art. 7° da Resolução CFN nº 333/2004, é vedado ao técnico em nutrição e dietética, EXCETO:
Analise as afirmativas sobre os deveres dos Nutricionistas (Resolução CFN N° 334/2004) e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) Auxiliar os demais profissionais da área de saúde da sua equipe multiprofíssional, realizando as atribuições daqueles quando estiverem ausentes, para evitar que o andamento do serviço seja comprometido.
( ) Delegar ao estagiário atividades privativas do nutricionista sem a sua supervisão direta, para que o mesmo exercite a profissão.
( ) Analisar, com rigor técnico e científico, qualquer tipo de prática ou pesquisa, abstendo-se de adotá-la se não estiver convencido de sua correção e eficácia.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
De acordo com a resolução CFN 402/2007, quais dos medicamentos fitoterápicos, abaixo citados, o nutricionista NÃO pode prescrever.
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, são direitos desse profissional:
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Um nutricionista divulgou, em sua página
da Internet, um tratamento que promoveria perda de 10 kg em
1 semana com melhora da condição de saúde, por meio da
ingestão diária de suco detox de tomate. Os resultados seriam
reflexos das propriedades funcionais desse alimento e do baixo
teor energético da preparação. Assertiva: A atitude desse
profissional está em desacordo com o Código de Ética do
Nutricionista, apesar de ser verdade que o suco de tomate
possui baixo valor energético.
O Código de Ética e Conduta do Nutricionista é um instrumento delineador da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. A nova edição do Código de Ética, publicada em fevereiro de 2018, apresenta inovações que consideram os avanços e as nuances da prática profissional do século XXI. O Código reflete a abrangência e a visibilidade da Nutrição, e é um instrumento orientador acerca dos diretos e deveres do nutricionista, mas tem a preocupação de se adequar à realidade e responsabilidade técnica, social, ética e política com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. O Código tem o objetivo de garantir que os princípios da Nutrição sejam respeitados e valorizados, e que a soberania e a segurança alimentar e nutricional sejam premissas na atuação dos nutricionistas (http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_599_2018.htm). Em relação ao Código de Ética, julgue as afirmativas abaixo:
I - É direito do nutricionista prescrever, indicar, manifestar preferência ou associar sua imagem para divulgar marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição, desde que informe e não direcione escolhas.
II - É direito do nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços, registrando as alterações e justificativas de acordo com as normas da instituição, e sempre que possível informar ao responsável pela conduta.
III - É dever do nutricionista manter-se atualizado quanto aos conhecimentos e práticas necessários ao bom andamento do processo de trabalho, bem como incentivar e facilitar que profissionais sob sua orientação e supervisão o façam.
IV - A atuação do nutricionista deve ser pautada na defesa do Direito à Saúde e do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e coletividades.
Estão corretas as afirmativas:
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o próximo item.
Em relação ao funcionamento e à deliberação pelo
Plenário do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), a
instalação das sessões exigirá a presença de maioria
simples da totalidade de seus membros.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o próximo item.
Membro da Diretoria não poderá integrar a Comissão de
Ética.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o próximo item.
Compete à Comissão de Comunicação organizar as
campanhas publicitárias e de marketing do CRN.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o próximo item.
As retificações de atas que alterem o teor das
deliberações poderão ser processadas e aprovadas pelo
Plenário, sendo permitida a reapreciação de matéria
vencida.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o próximo item.
O cancelamento do cadastro da pessoa jurídica será
efetivado pelo CRN, após regular notificação ao
cadastrado, quando for constatado que a empresa não
exerce mais atividades na área de alimentação e
nutrição.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
A habilitação para o exercício da profissão de
nutricionista ocorre a partir da inscrição do interessado
no CRN, podendo a inscrição ser originária ou
secundária.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
O exercício profissional anterior à solicitação de
inscrição no CRN é considerada como mera
irregularidade, impunível pelo CRN.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
Em relação às anuidades, há isenção aos que
completarem setenta anos de idade, desde que
requeiram o benefício, que será contado da data do
requerimento.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
É obrigatória a reformulação orçamentária quando a
arrecadação estiver superestimada ou subestimada.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
O CFN e os Conselhos Regionais de Nutrição poderão
promover até seis reformulações orçamentárias anuais,
sendo uma a cada bimestre.
Acerca das Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item.
Os Portais de Transparência do Sistema de
Conselhos CFN/CRN deverão divulgar obrigatoriamente
todos os documentos relacionados aos processos
éticos-disciplinares.
A profissão de nutricionista assumiu posição de destaque na área da saúde e se expandiu para os campos de interface da alimentação e nutrição com as demais ciências. No campo de atuação específica, novos espaços se abriram e a participação conjunta em outras áreas é cada vez mais surpreendentemente diversificada. O novo Código de Ética, que ora se entrega aos nutricionistas do Brasil, revisto e ampliado, traduz, por um lado, o crescimento e a diversificação do campo profissional e, por outro, os anseios de uma categoria que, cada vez mais, busca se firmar com competência e lucidez. A ética profissional hoje, se pressupõe, trilha os caminhos da bioética, visto que, como ciência, envolve o conhecimento biológico associado aos conhecimentos dos sistemas de valores humanos. Esse pressuposto exige que a prática do exercício profissional seja conduzida sob a égide dos valores humanos vigentes na sociedade. Não se trata de uma receita, tampouco de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido. Isso porque cada situação detém características próprias, inerentes ao fato em si, mas, também, pelo contexto social em que está inserida e pelas pessoas envolvidas.
Resolução CFN n.º 334/2004 (com adaptações)
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.
A ética pode ser entendida como o conhecimento que
oferta ao homem parâmetros para a eleição da melhor
conduta, considerando-se o interesse individual.
A profissão de nutricionista assumiu posição de destaque na área da saúde e se expandiu para os campos de interface da alimentação e nutrição com as demais ciências. No campo de atuação específica, novos espaços se abriram e a participação conjunta em outras áreas é cada vez mais surpreendentemente diversificada. O novo Código de Ética, que ora se entrega aos nutricionistas do Brasil, revisto e ampliado, traduz, por um lado, o crescimento e a diversificação do campo profissional e, por outro, os anseios de uma categoria que, cada vez mais, busca se firmar com competência e lucidez. A ética profissional hoje, se pressupõe, trilha os caminhos da bioética, visto que, como ciência, envolve o conhecimento biológico associado aos conhecimentos dos sistemas de valores humanos. Esse pressuposto exige que a prática do exercício profissional seja conduzida sob a égide dos valores humanos vigentes na sociedade. Não se trata de uma receita, tampouco de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido. Isso porque cada situação detém características próprias, inerentes ao fato em si, mas, também, pelo contexto social em que está inserida e pelas pessoas envolvidas.
Resolução CFN n.º 334/2004 (com adaptações)
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o seguinte item acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.
Não adianta o homem saber os sistemas e valores
humanos, o que é bom, correto e justo, se não sabe para
que e como usá-los. O comportamento ético deve
expressar-se em ações do homem, e não apenas no
conhecimento do que é ético.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.
A ética é influenciada por fatores sociais e históricos, já
a moral pauta-se pela universalidade. Dessa forma, os
modismos alimentares, uma vez incorporados aos
hábitos da sociedade, fazem com que tais dietas sejam
consideradas como morais e éticas.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.
O conhecimento científico, por si só, não é suficiente
para que o profissional de nutrição pratique conduta
ética.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o item:
Em relação ao Plenário do Conselho Regional de
Nutricionistas (CRN), todas as deliberações serão
aprovadas por maioria simples dos presentes.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o item:
É facultado à Comissão de Tomada de Contas o acesso a
toda a documentação relacionada às contas do CRN,
podendo recomendar a intervenção administrativa na
unidade gestora em caso de recusa injustificada.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o item:
É vedada a contratação pelo CRN, para ocupação de
emprego efetivo, de pessoa que, em relação a
conselheiro federal ou regional, efetivo ou suplente, ou
a outro empregado do CRN, tenha, direta ou
indiretamente, relação de parentesco até o segundo
grau, colateral e afim de primeiro grau, ou que se lhes
assemelhem, tais como companheiro, enteado e
parentes destes, sendo nulas de pleno direito tais
contratações.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o item:
Os membros da Diretoria e os conselheiros são
solidariamente responsáveis pelos atos que praticarem,
não podendo alegar desconhecimento da legislação.
Quanto às Resoluções CFN n.º 356/2004, n.º 460/2009 e n.º 378/2005, julgue o item:
Quando for apresentado alvará de funcionamento da
empresa, será dispensável visita fiscal para deferimento
do registro da pessoa jurídica junto ao CRN.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
No âmbito do processo disciplinar, poderão ser
constituídas comissões temporárias de instrução,
compostas de, pelo menos, três profissionais, sendo
vedada a participação de conselheiro da Comissão de
Ética do próprio Conselho.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
As partes deverão ser representadas por advogado
detentor de mandato com poderes para atuar no
processo disciplinar.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
Toda notificação será feita por correspondência ou por
outro meio idôneo e eficaz de que resulte prova
inequívoca do recebimento.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
As partes poderão arrolar, no máximo, três
testemunhas, sendo vedado à Comissão de Ética colher
o depoimento de pessoas que não foram formalmente
indicadas por qualquer das partes.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
É vedado ao conselheiro autor do pedido de vista deixar
de apresentar voto de vista, sob pena de
responsabilização disciplinar.
À luz da Resolução CFN n.º 321/2003, que institui o Código de Processamento Disciplinar para o nutricionista e o técnico da área de alimentação e nutrição, julgue o item que se segue.
Todo processo disciplinar que ficar paralisado por três
anos, pendente de despacho ou julgamento, será
arquivado de ofício ou a requerimento da parte
interessada.
A respeito das resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item subsequente.
A prescrição de plantas e chás medicinais é permitida
apenas aos nutricionistas com título de especialista em
fitoterapia.
A respeito das resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item subsequente.
A prescrição de preparações magistrais e de
fitoterápicos será feita exclusivamente a partir de
matérias-primas derivadas de drogas vegetais, não
sendo permitido o uso de substâncias ativas isoladas,
mesmo as de origem vegetal, ou destas associadas a
vitaminas, minerais, aminoácidos ou quaisquer outros
componentes.
A respeito das resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item subsequente.
A responsabilidade técnica corresponde à atribuição
concedida pelo CRN ao nutricionista habilitado, sendo
indelegável e obrigando o nutricionista à participação
efetiva e pessoal nos trabalhos inerentes a seu cargo,
sob pena de sanções de natureza cível, penal e
administrativa.
A respeito das resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item subsequente.
É proibido ao nutricionista fiscal dos Conselhos
Regionais de Nutricionistas assumir a responsabilidade
técnica.
A respeito das resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), julgue o item subsequente.
Os registros realizados em prontuário de paciente
deverão seguir os padrões de identificação profissional
previstos em lei, sendo estes, no prontuário eletrônico:
nome e sobrenome; e número de inscrição no CRN, com,
no mínimo, um nível de garantia de segurança.
Acerca das resoluções do CFN, julgue o próximo item.
Poderá ser responsável técnico do Programa de
Alimentação Escolar (PAE) o nutricionista habilitado e
regularmente inscrito no CRN que for contratado pela
entidade executora como pessoa física ou jurídica.
Acerca das resoluções do CFN, julgue o próximo item.
No procedimento de fiscalização de infração praticada
por pessoa física, a ausência de identificação do
denunciante necessariamente torna a denúncia inválida
por ser vedado o anonimato.
Acerca das resoluções do CFN, julgue o próximo item.
No procedimento de fiscalização de infração praticada
por pessoa física, prevista na Resolução CFN n.º 596/2017,
a sanção aplicável consiste em multa.
Acerca das resoluções do CFN, julgue o próximo item.
O termo de visita é indispensável e requisito para a
lavratura do auto de infração de pessoa jurídica.
Acerca das resoluções do CFN, julgue o próximo item.
As omissões na lavratura do termo de visita ou do auto
de infração de pessoa jurídica não acarretarão nulidade,
desde que contenham elementos necessários à
identificação da irregularidade ou da infração e do
autuado.
As Resoluções do CFN n.º 525/2013 e n.º 556/2015 regulamentam a prescrição de fitoterápicos pelo nutricionista. Considerando essa informação, julgue o item que se segue.
É permitido ao nutricionista prescrever plantas e chás
medicinais para complementar a prescrição dietética do
paciente.
As Resoluções do CFN n.º 525/2013 e n.º 556/2015 regulamentam a prescrição de fitoterápicos pelo nutricionista. Considerando essa informação, julgue o item que se segue.
É permitido ao nutricionista prescrever plantas
medicinais e drogas vegetais sob a forma de infusões,
cápsulas ou drágeas.
À luz da Resolução n.º 599 do Conselho Federal de Nutrição,
que aprovou o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista,
julgue o item a seguir.
O nutricionista tem o dever de manter sigilo e respeitar a confidencialidade de informações no exercício da profissão, salvo em caso de exigência legal.
À luz da Resolução n.º 599 do Conselho Federal de Nutrição, que aprovou o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, julgue o item a seguir.
É direito do nutricionista ter acesso a informações referentes a indivíduos e à coletividade sob sua responsabilidade profissional que sejam essenciais para subsidiar sua conduta técnica.
À luz da Resolução n.º 599 do Conselho Federal de Nutrição, que aprovou o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, julgue o item a seguir.
Ao nutricionista é permitido divulgar, em mídias e redes sociais, a imagem corporal de terceiros atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas e protocolos, desde que haja autorização concedida por escrito.
À luz da Resolução n.º 599 do Conselho Federal de Nutrição, que aprovou o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, julgue o item a seguir.
O nutricionista deverá apresentar mais de uma opção ao prescrever suplemento, indicando marcas de produtos, empresas ou indústrias, mas, caso não haja opção com a mesma composição que atenda a finalidade desejada, deverá apenas indicar a composição do produto.