SóProvas



Prova CECIERJ - 2017 - CEDERJ - Vestibular - Primeiro Semestre


ID
2787946
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células musculares e as células de levedura (fermento biológico) apresentam certa similaridade em termos de utilização de glicose como combustível, pois ambas são capazes de gerar energia de forma aeróbica (presença de oxigênio) ou anaeróbica (ausência de oxigênio).


A opção que relaciona corretamente as vias metabólicas com seus respectivos produtos, gerados por cada um dos tipos celulares em condições de aerobiose e anaerobiose é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa escrita de maneira incorreta. Segundo o caderno de questões:

    (A) Ambas as células geram gás carbônico em condição de aerobiose. No entanto, o processo anaeróbico resulta em produção de ácido láctico em células musculares e etanol em leveduras.

  • ambas as células realizam a glicólise (quebra do carboidrato), que não precisa do oxigênio, portanto, é uma fase anaeróbica. Entretanto, as células musculares precisam do oxigênio para continuar o processo de respiração celular no ciclo de Krebs e formar ácido cítrico, assim, na falta dele, ou seja, numa situação anaeróbica, elas acabam produzindo ácido láctico (causando dores musculares e câimbras, por exemplo). Já as leveduras fazem fermentação alcoólica, portanto, não precisam de oxigênio e formam álcool etílico (etanol).


ID
2787949
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água, puxando para dentro do continente a umidade evaporada do oceano Atlântico. Propelidas em direção ao oeste pelos ventos alísios, parte das nuvens provenientes da evapotranspiração da floresta precipita-se sobre a encosta leste da Cordilheira dos Andes, abastecendo as cabeceiras dos rios amazônicos. Boa parte desse “rio voador” faz a curva e parte em direção ao sul, para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de países vizinhos. Estudos promovidos pelo INPA mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia.

Adaptado de http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos- -rios-voadores/. Acesso em: 08 set. 2017.


Considerando o avanço da atividade agrícola e pecuária sobre a área de floresta amazônica, o impacto esperado é que

Alternativas

ID
2787952
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A “lei do uso e desuso” defende que o uso constante de determinadas regiões do corpo promove seu desenvolvimento, levando à hipertrofia, enquanto o desuso resulta em sua atrofia. Por outro lado, a “lei da transmissão dos caracteres adquiridos” defendia que as alterações desenvolvidas no corpo de um indivíduo, pelo uso ou desuso, são transmitidas a sua prole.


Ao longo da década de 1870, o biólogo alemão August Weismann realizou experimentos de remoção de caudas de ratos em cinco gerações e comprovou que, ainda assim, seus descendentes nasciam com essa parte do corpo. Essa experiência simples refutava as ideias de que os caracteres adquiridos, pelo uso ou desuso, passam para as gerações futuras, como já fora proposto pelo evolucionista

Alternativas
Comentários
  • A. Jean-Baptiste Lamarck. 




ID
2787955
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O pâncreas é uma glândula mista, pois possui funções endócrina e exócrina. O conteúdo de suas secreções endócrinas é liberado na circulação sanguínea e apresenta diferentes tipos celulares como alvos, enquanto o conteúdo de suas secreções exócrinas é liberado no lúmen do sistema digestório e participa do processo de digestão dos alimentos.


Sobre a correlação entre os produtos e funções de secreções endócrinas e exócrinas do pâncreas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)Quem reduz o ph (para +/- 2) no estômago é o HCL presente no suco gástrico ( Pepsina + HCL).

    D) pâncreas produz suco pancreático, formado por tripsina e quimiotripsina, que são proteases, ou seja, enzimas que digerem proteínas


    resposta d


ID
2787958
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pedro possui cariótipo 47, XXY (síndrome de Klinefelter), e é portador do gene para daltonismo das cores vermelho-verde, embora possua visão colorida normal. Seu irmão Antônio possui cariótipo normal 46, XY, e é daltônico para as cores vermelho-verde. Os irmãos possuem pais com visão colorida normal e cariótipo normal com 46 cromossomos. O daltonismo para as cores vermelho-verde é um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X.


A opção que esclarece corretamente a condição de daltonismo de algum dos membros dessa família é:

Alternativas
Comentários
  • Questão mt interessante. O que possui a síndrome de klinefelter não é doente porque ele aprenda XXy, Sendo um dos X doente. Porém, é como se o X normal compensasse o doente (como acontece nas mulheres), o irmão dele não tem a doença pq a mãe dele é heterozigótica e deu p ele o X bom. O pai n passou a doença, pq a doença tá no X e o pai deu o y pros homes

ID
2787961
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo de dupla hélice para explicar a interação entre os dois polímeros (polinucleotídeos), que formam a estrutura do DNA. Eles admitiram, ainda, que o processo de duplicação da molécula envolveria a separação dos polímeros unidos por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas complementares. Apenas cinco anos mais tarde, Meselson e Stahl elucidaram o mecanismo molecular de duplicação do DNA que precede a divisão celular.


O mecanismo molecular de duplicação do DNA, elucidado por Meselson e Stahl, descreve que cada um dos polinucleotídeos é usado como molde para a síntese de um outro complementar e que, ao final do processo de duplicação, a composição de uma das moléculas de DNA é de:

Alternativas
Comentários
  • A duplicação do DNA ( Ácido Desoxirribonucleico ) é um processo semi-conservativo,no qual cada molécula de DNA é formada por uma fita molde e uma fita nova (recém sintetizada).


ID
2787964
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A célula é a menor unidade dos seres vivos, sendo constituída, nos seres eucariontes, de membrana, citoplasma e núcleo. No citoplasma, estão localizadas estruturas celulares que podem ou não apresentar membrana. São exemplos de estruturas citoplasmáticas que não possuem membranas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?

  • Letra c

    http://www.dacelulaaosistema.uff.br/?p=407

  • As células são as unidades morfológicas e fisiológicas básicas de todos os organismos multicelulares. As células podem ser divididas em dois compartimentos principais: o citoplasma e o núcleo. Em geral, o citoplasma é a parte da célula localizada fora do núcleo. O citoplasma contém organelas e inclusões em um gel aquoso denominado matriz citoplasmática. As organelas são descritas como membranosas, com membranas plasmáticas que separam o ambiente interno das organelas do citoplasma, ou não membranosas, sem membranas plasmáticas. São organelas membranosas: membrana plasmática (celular), retículo endoplasmático rugoso (RER), retículo endoplasmático liso (REL), aparelho de Golgi, endossomos, lisossomos, vesículas de transporte (vesículas pinocíticas, vesículas endocíticas e vesículas revestidas), mitocôndrias e peroxissomos. São organelas não membranosas: microtúbulos, filamentos, centríolos e ribossomos. 


ID
2787967
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos reproduzem-se de forma sexuada ou assexuada, enquanto a divisão de suas células pode ocorrer através de processos conhecidos como mitose e meiose. A respeito da correlação entre o processo de divisão celular e o tipo de reprodução, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Reprodução assexuada,a qual inclui fissão binária e cissiparidade é um processo que ocorre por MITOSE


ID
2787976
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma amostra de um gás ideal ocupa, inicialmente, um volume V0 , sendo sua temperatura T0 e pressão 3P0 . O gás sofre uma transformação em duas etapas. Na primeira etapa, a pressão do gás passa de 3P0 para 2P0 mantendo o volume do gás constante igual a V0 e atingindo a temperatura final T1 . Na segunda etapa, o volume do gás muda para 2V0 , mantendo pressão do gás constante em 2P0 e atingindo a temperatura final T2. As relações entre T0 , T1 e T2 são:

Alternativas
Comentários
  • Primeira transformação: Isocórica (isovolumétrica)

    3P0/T0 = 2P0/T1

    3T1 = 2T0

    T1 = 2T0/3

    Segunda transformação: Isobárica

    V0/2T0/3 = 2V0/T2

    T2 = 4T0/3

    T1 < T0 < T2

    GABARITO: LETRA C


ID
2787982
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma característica da onda sonora diminui quando um ouvinte posiciona-se mais afastado de uma fonte de som. Essa característica é

Alternativas
Comentários
  • Amplitude sonora está ligada a intensidade, ou seja, volume. Quanto mais próximo da fonte, mais intensidade, maior a amplitude. Analogamente, quanto mais afastado da fonte, menos intensidade, menor é a amplitude.

  • Amplitude = intensidade


ID
2788009
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trump alerta que empresas que deixarem EUA enfrentarão “consequências”

Presidente eleito prometeu reduzir impostos e cortar regulamentações para conter fuga de empresas.

Disponível em: Globo G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-alerta-que-empresas-que-deixarem-eua-enfrentarao-consequencias.ghtml. 01-12-2016. Acesso em: 03 out. 2017.


A manchete acima mostra a insatisfação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a saída das empresas estadunidenses do país. Essa estratégia empresarial tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • LETRA B) reduzir os gastos elevados com mão-de-obra e impostos nos Estados Unidos e concentrar esforços em pesquisa e desenvolvimento.


ID
2788015
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tendência de revalorização da área central da cidade do Rio de Janeiro

Esse objetivo vincula-se ao propósito de tentar requalificar o espaço urbano do centro do Rio de Janeiro mediante a sua valorização mais simbólica-subjetiva, para, depois, atingir uma valorização mais objetiva-econômica que permita, que as forças do mercado deem mais vigor e autonomia ao processo.

Fonte: Santana, F e Duarte, R. Rio de Janeiro: Estado e Metrópole. São Paulo: Ed. Do Brasil, 2009. p.193.


Esse processo em curso é chamado de gentrificação e provoca impactos sócioespaciais que contribuem com

Alternativas
Comentários
  • LETRA A ) a substituição da população residente por classes sociais de maior poder econômico.


ID
2788018
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1861, inicia-se a Guerra Civil nos Estados Unidos da América. Essa guerra, que durou até 1866, dividiu o estado americano entre aqueles que lutavam pela implantação do regime de trabalho livre e de desenvolvimento do capitalismo e aqueles que defendiam, sobretudo, a manutenção do trabalho escravo. A associação correta entre as posições dos opositores, na Guerra Civil americana, é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A) Norte – desenvolvimento industrial; Sul – defesa do escravismo.


ID
2788021
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira Grande Guerra inaugura um dramático período para a humanidade. Em nome dos nacionalismos, homens de vários países deram a vida para reafirmar o poder de sua Nação. Alguns países, no entanto, mantiveram oficialmente a neutralidade em face ao conflito, sendo um deles a

Alternativas
Comentários
  • Resumão

    https://youtu.be/OzFHlKd3oiA

  • A belgica não participou da guerra definitivamente,mas foi invadida violentamente pelos alemães ,sendo este acontecimento conhecido como o "estupro da belgica".

  • GABARITO - B

    A Bélgica não entrou no conflito, tendo em vista que os participantes foram apenas: Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia e os EUA. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália.


ID
2788024
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 1930 configurou-se como aquela na qual o Brasil inicia o seu processo de crescimento industrial por meio da política de implemento de indústrias de base. São fatos, processos ou eventos que podem indicar essa nova etapa da história do Brasil:

Alternativas
Comentários
  • B. a crise das oligarquias do café e a Revolução de 1930. 




ID
2788027
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1910, a Independência da África do Sul não se desdobrou num processo de democratização que ampliasse os direitos de todos os habitantes do novo país. Já em 1940, instituiu-se o Apartheid, regime marcado pela

Alternativas
Comentários
  • LETRA C) negação dos direitos civis e políticos dos negros.


ID
2788030
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há 50 anos, morria o médico argentino e herói da Revolução Cubana Che Guevara. Sua morte deu-se em um país da América Latina onde Che Guevara continuava desenvolvendo a sua ação política. O país em que o revolucionário morreu foi:

Alternativas

ID
2788033
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ainda sobre Che Guevara, pode-se dizer que um dos elementos constitutivos da crise política brasileira que levou à renúncia de Jânio Quadros e ao movimento militar de 1964 envolvia o herói cubano. O fato que se relaciona à referência acima é

Alternativas
Comentários
  • C. a condecoração dada pelo presidente Jânio Quadros a Che Guevara, na forma da Ordem do Cruzeiro do Sul, considerada a mais importante do Brasil.



  • "herói cubano" kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Parei de ler no "HERÓI CUBANO"


ID
2788036
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2018, a Carta Magna Brasileira completará 30 anos. Sua promulgação foi o resultado de várias percepções sobre os direitos que deveriam ser assegurados pela Constituição. O líder político e o termo que ele consagrou para a Carta de 1988 são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Há 31 anos, o Brasil conhecia sua nova Constituição. O sonho da nova Constituição, de romper as regras estabelecidas no regime militar, teve inicio na campanha de Tancredo Neves para a Presidência da República. Tancredo sonhou com uma nova Constituição e prometeu fazê-la. Mas ele morreu sem ver seu sonho realizado. Coube ao seu sucessor, José Sarney, convocar a Constituinte e ao seu melhor amigo, Ulysses Guimarães, promulgar a nova Constituição brasileira. a "Constituição Cidadã", como ele a chamou, foi promulgada, quando ele pronunciou as palavras históricas: “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”.


ID
2788039
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Os terrestres agora tinham compreendido a lição: não basta que duas criaturas sejam diferentes para que tenham de ser inimigas. Por isso aproximaram-se do marciano e estenderam-lhe as mãos. E ele, que tinha seis, apertou de uma vez só a mão aos três, enquanto com as mãos livres fazia gestos de saudação”.

ECO, Umberto; CAMI, Eugenio. Os três astronautas. Lisboa: Quetzal Editores, 1989. Adaptação.


Este trecho sintetiza um dos sentimentos mais complexos da sociedade contemporânea, que, falsamente, justifica as ações de desprezo por outrem. Tal sentimento é designado pelo termo

Alternativas

ID
2788042
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando os números inteiros m, n, p, dados por: m = 35.(14)5, n = 2.64 .(21)4 e p = 22.(14)2.(21)3, é verdadeiro que

Alternativas
Comentários
  • propriedade (a.b)*x 

    M= (3.14) *5        M= ( 42)*5

    RESPOSTA LETRA B


ID
2788045
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam p e q dois números reais. Se p < q, então

Alternativas

ID
2788048
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se, em um supermercado, 144g de um patê custa R$11,52, então um quilo desse mesmo produto custará

Alternativas
Comentários
  • 144 ----- 11,52

    1000 ----- X

    1152000/144 = 80

  • 144g --- 11,52

    1000g -- x

    144x = 11520

    x = 11520/144 => 5760/72

    x = 80

    Alternativa D.


ID
2788054
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O polinômio p(x)= x8 + x4 - 2x2 possui

Alternativas
Comentários
  • p(x)=x8 +x4 -2x2 =x2 (x6 +x2 -2)= x 2 (x-1)(x5 +x4 +x3 +x2 +2x+2).Como zero e 1 não são raízes do polinômio x5 +x4 +x3 +x2 +2, zero é uma raiz dupla e 1 é uma raiz simples. 


ID
2788057
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O triângulo equilátero ABC tem, como dois de seus vértices, os pontos de coordenadas B=(1,0) e C=(3,0). Sabe-se que a ordenada do outro vértice do triângulo, o ponto A, é positiva. Nessas condições, uma equação da reta que passa pelos pontos A e C é dada por:

Alternativas
Comentários
  • MONTE UM PLANO CARTESIANO E SIGA ESSES PASSOS:

    • Bota o triângulo sobre o eixo X sendo que os pontos B (1,0) e C(3,0) formam a base do triângulo.

    • O valor da base BC é justamente a diferença entre seus pontos de coordenadas X, ou seja, 3-1=2 .

    • O enunciado diz que o triângulo é equilátero, logo todos os seus lados são iguais, ou seja, lados iguais a 2.

    • Sabendo disso, você será capaz de identificar as coordenadas do ponto A, a coordenada X está entre 1 e 3, ou seja, 2.. e a coordenada Y é a altura do triângulo, que pelo teorema de Pitágoras é √3.

    • Pronto a coordenada do ponto A é (2,√3).

    • O enunciado pede a equação da reta dos pontos A e C, logo você aplica a regra de Sarre pra achar a equação

    A(2,√3) ; C(3,0)

    x y 1 x y 1

    2 √3 1 2 √3

    3 0 1 3 0

    Equação:

    -3√3-2y+x√3+3y=0

    x√3+y=3√3

    letra B


ID
2788063
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja α um número real tal que a equação 2cos(x)+10 = 2α tem solução. Nessas condições,

Alternativas

ID
2788072
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada. Possui denominações de origem e várias classes e tipos, cuja característica comum é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, com vistas à retenção dos sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.


Esse álcool é o etanol somado a pequenas quantidades de outras substâncias, dentre as quais, ácido acético e acetato de etila. Estas duas últimas substâncias teriam se formado, a partir do etanol, respectivamente, por reações de

Alternativas
Comentários
  • Para a resolução desta questão é importante saber quais produtos são formados a partir de reações de álcoois. O enunciado pede quais as reações que acontecem com o álcool etanol para que haja a formação do ácido acético, que é um ácido carboxílico, e formação do acetato de etila, que é um éster. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA – A reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres: R – OH  R – H. Logo, a reação de redução geraria o hidrocarboneto etano, o que torna esta alternativa incorreta.

    B) ERRADA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar um ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 → CH3COOH + H2O
    Entretanto, na reação de hidrólise, ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário. Portanto, essa alternativa é incorreta. 

    C) CORRETA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 CH3COOH + H2O
    A reação de esterificação acontece entre ácidos carboxílicos e álcoois, formando um éster. Sendo assim, como a oxidação do etanol gera o ácido acético, o contato entre esses dois compostos pode promover uma reação em que o acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é formado, como mostrado abaixo:
    CH3COOH + CH3CH2OH  CH3COOCH2CH3 + H2O
    Logo, os compostos ácido acético e acetato de etila são formados a partir do etanol pelas reações de oxidação e esterificação, respectivamente.

    D) ERRADA – Na reação de hidrólise ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário, ou seja, a partir de um álcool não é possível obter um ácido carboxílico pela reação de hidrólise. Já a reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres (R – OH  R – H). Logo, a reação de redução do etanol geraria o hidrocarboneto etano. Por essas razões essa alternativa é incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A FÓRMULA DO ETANOL É CH3CH2OH, SENDO NECESSÁRIO ADICIONAR UM OXIGÊNIO PARA QUE ELE SE TRANSFORME EM UM ÁCIDO ACÉTICO, CUJA FÓRMULA É CH3COOH. SENDO ASSIM, VISTO QUE O OXIGÊNIO É MAIS ELETRONEGATIVO QUE O CARBONO, ELE TENDE A ROUBAR ELÉTRONS DO CARBONO, AUMENTANDO, DESSA FORMA, O NOX DO CARBONO, ISTO É, O OXIGÊNIO REDUÇÃO, OCASIONANDO NA OXIDAÇÃO DO CARBONO.


ID
2788075
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Astaxantina é um carotenoide que, ao contrário de outros, não se converte em Vitamina A no corpo humano, sendo um poderoso antioxidante e componente nutricional natural.


Com massa molar de aproximadamente 596 g/mol e fórmula centesimal C (80.54%), H (8.72%) e O (10.74%), esse carotenoide é representado pela fórmula molecular:

Alternativas
Comentários
  • Para a determinação da fórmula molecular da Astaxantina é preciso relacionar a porcentagem mássica mostrada na fórmula centesimal à massa atômica dos elementos presentes nesse composto. Dessa forma, observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Porcentagem mássica: 80,54% de carbono; 8,72% de hidrogênio e 10,74% de oxigênio;
    Massa molar da Astaxantina: 596 g/mol;
    Massa atômica dos elementos (de acordo com a tabela periódica): C = 12,0; H = 1,0 e O = 16,0.

    Resolução:
    1) É preciso passar a porcentagem mássica pra massa. Considerando que em 1 mol de Astaxantina há 596 g, tem-se que:
    C: (80,54/100) x 596 ≅ 480 g
    H: (8,72/100) x 596 ≅ 52 g
    O: (10,74/100) x 596 ≅ 64 g

    2) Para saber a relação de quantidade em mol de cada átomo é preciso dividir a massa encontrada pela massa atômica de 1 mol:
    C: 480/12 ≅ 40 mols de átomos de carbono
    H: 52/1 ≅ 52 mols de átomos de hidrogênio
    O: 64/16 ≅ 4 mols de oxigênio

    Portanto, a fórmula molecular da Astaxantina é: C40H52O4.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2788078
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido láctico é um composto orgânico de função mista que apresenta fórmula CH3 CH(OH)COOH. O organismo humano produz ácido láctico em quantidades expressivas durante a realização de exercícios físicos, sendo produzido excessivamente quando esses se intensificam. No ambiente celular, o ácido láctico transforma-se em lactato, que é a sua forma ionizada. A mistura de ácido láctico e lactato de sódio, em solução aquosa, funciona como uma solução-tampão, ou seja, como, praticamente, aquela que não muda seu pH pela adição de H+ ou OH- em pequenas quantidades.


Supondo uma solução contendo 0.15 mol/L de ácido láctico e 0.15 mol/L de lactato de sódio (Ka = 1.0 x 10-4) e negligenciando a quantidade de ácido que ioniza, o valor do pH será igual a :

Alternativas
Comentários
  • Esta questão envolve o conceito de solução-tampão. A solução-tampão citada no enunciado é formada pelo ácido láctico (CH3CH(OH)COOH) e pelo sal lactato de sódio (CH3CH(OH)COONa). Dessa forma, é uma solução-tampão ácida. Para calcular o pH é importante identificar o ácido fraco e a base conjugada presentes. O ácido (HA) é, portanto, o CH3CH(OH)COOH e sua base conjugada, espécie produzida quando o ácido doa um próton H+, (A-) é o CH3CH(OH)COO-. Observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Concentrações das espécies:
    [CH3CH(OH)COOH] = 0,15 mol/L;
    [CH3CH(OH)COONa] = 0,15 mol/L;
    Ka = 1,0 ∙ 10-4.

    Resolução:
    1) Em uma solução-tampão tem-se os equilíbrios do ácido fraco e do sal:
    CH3CH(OH)COOH + H2O ⇄ CH3COO- + H3O+ ou HA + H2O ⇄ A- + H3O+
    CH3CH(OH)COONa + H2O ⇄ CH3COO- + Na+ ou NaA + H2O ⇄ A- + Na+

    Para o cálculo do pH, o equilíbrio que nos interessa é o equilíbrio do ácido, pois, a partir dele, podemos obter a constante de ionização do ácido, Ka, que nos possibilita o cálculo da concentração de H3O+ e, com o valor dessa concentração, podemos calcular o pH. Dessa forma, considerando que a concentração da água é praticamente constante e por isso ela não entra na expressão do equilíbrio, tem-se:
    Ka = [H3O+] [A-]/[HA]

    2) A partir da expressão de Ka, é possível descobrir a concentração de H3O+. Considerando que o ácido láctico é fraco, ele se ioniza muito pouco em água, sendo possível negligenciar essa quantidade. Devido a isso, a concentração de A- que deve ser utilizada na expressão do equilíbrio é proveniente do sal NaA, que, por ser solúvel em água, se dissocia completamente em A- e Na+. Logo, [A-] = [NaA] = [CH3CH(OH)COONa]. Substituindo os valores das concentrações na expressão de Ka, tem-se:
    1,0 ∙ 10-4 = [H3O+] ∙ 0,15/0,15
    [H3O+] = 1,0 ∙ 10-4

    3) A partir da concentração de H3O+ é possível calcular o pH pela seguinte expressão:
    pH = - log [H3O+]
    pH = - log (1,0 10-4) = - [log (1,0) + log (10-4)] = - (0 – 4,0) = 4,0

    Dessa forma, o pH da solução é igual a 4,0.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2788084
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nas informações sobre os valores de potenciais de redução, a 25º C:


Mg+2(aq) + 2 e- ⇄ Mg (s) E° = - 2.4 V

Cu+2(aq) + 2 e- ⇄ Cu (s) E° = + 0.34 V


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conteúdo de reações de oxirredução. Esse tipo de reação acontece quando há transferência de elétrons de uma substância para outra. Logo, se uma substância for oxidada, necessariamente outra substância precisa ser reduzida na mesma reação. A redução acontece quando a substância recebe elétrons, havendo uma diminuição no número de oxidação. Já a oxidação acontece quando a substância perde elétrons, e, consequentemente, há um aumento no número de oxidação. Nessa questão são fornecidas as semi reações de redução e o potencial padrão de redução das espécies, que indica a tendência que determinada substância tem de sofrer redução. Dessa forma, entre magnésio e cobre, o que possui maior potencial padrão de redução é o cobre. Logo, ele tem tendência a se reduzir e o magnésio a se oxidar. Uma reação é espontânea quando a diferença de potencial (∆E°) é positiva, sendo que a ∆E° é dada por:  ∆E° = E°redução + E°oxidação.  Com base no exposto, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA – Numa solução aquosa de Mg+2 em presença de cobre metálico, para que o Mg+2(aq) sofra redução gerando magnésio metálico, o Cu(s) precisa sofrer oxidação. Com os potenciais padrão fornecidos tem-se que o E°redução do magnésio é igual a - 2,4 V e o E°oxidação do cobre é igual a – 0,34 V (sinal inverso uma vez que a semi reação fornecida é de redução). Logo, E° = - 2,4 + (- 0,34) = - 2,74 V. Como a diferença de potencial dessa reação é negativa, isso significa que ela não é espontânea, tornando impossível a obtenção de magnésio metálico espontaneamente.

    B) ERRADA – Numa solução aquosa de Cu+2 em presença de magnésio metálico, para que o Cu+2(aq) sofra redução gerando cobre metálico, o Mg(s) precisa sofrer oxidação. Com os potenciais padrão fornecidos tem-se que o E°redução do cobre é igual a + 0,34 V e o E°oxidação do magnésio é igual a + 2,4 V (sinal inverso uma vez que a semi reação fornecida é de redução). Logo, ∆E° = 0,34 + 2,4 = + 2,74 V. Como a diferença de potencial dessa reação é positiva, isso significa que ela é espontânea, tornando possível a obtenção de cobre metálico espontaneamente, ao contrário do que é dito na alternativa.

    C) ERRADA – Uma solução aquosa de Mg+2 em presença de Cu+2 não é termodinamicamente estável, uma vez que é impossível obter magnésio metálico espontaneamente. Para que o Mg+2(aq) sofra redução e se transforme em magnésio metálico ele precisa receber elétrons do Cu+2(aq), o que não é possível espontaneamente.

    D) ERRADA – Uma solução aquosa de Cu+2 em presença de Mg+2 não é termodinamicamente estável, uma vez que é impossível obter cobre metálico espontaneamente. Para que o Cu+2(aq) sofra redução e se transforme em cobre metálico, ele precisa receber elétrons do Mg+2(aq), o que não é possível espontaneamente.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2788087
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um acidente no laboratório, um frasco contendo 2.0 kg de NaOH foi quebrado e, para neutralizar essa soda foi proposta a reação


HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l),


que liberou 660 Kcal. Se 1 cal = 4.18 J, a variação da entalpia de neutralização, em kJ mol-1, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta questão é importante entender que a reação de NaOH e HCl é classificada como uma reação de neutralização e que no enunciado ele já dá a variação de entalpia de neutralização para uma reação contendo 2,0 kg de NaOH. Entretanto, ele pede o valor em kJ por mol. Logo, é preciso passar a variação de entalpia para a unidade correta. Observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Massa (NaOH) = 2,0 kg = 2000 g;
    ∆Hneutralização = 660 kcal;
    Massa atômica dos elementos (de acordo com a tabela periódica): Na = 23,0; H = 1,0; O = 16,0.

    Resolução:
    1) Para passar a informação dada em massa (quilogramas) para mol, basta usar a massa molar do NaOH:
    MM (NaOH) = (23 + 16 + 1) = 40 g/mol

    2) A partir da massa molar é possível descobrir quantos mols de NaOH correspondem à massa de 2,0 kg, por regra de três simples:
    1 mol de NaOH possui  40 g
                X            -------    2000 g
    X = 2000/40 = 50 mols de NaOH

    3) Com o número de mols é possível descobrir a variação de entalpia, através da divisão da variação de entalpia pelo número de mols de NaOH:
    ∆Hneutralização = 660/50 = 13,2 kcal/mol

    4) Entretanto, o enunciado pede em kJ/mol, portanto, é preciso passar para essa unidade, através de uma regra de três simples:
    1 kcal/mol equivale a 4,18 kJ/mol
        13,2      ----------      Y
    Y = 4,18 ∙ 13,2 = 55,2 kJ/mol

    Portanto, Hneutralização = 55,2 kJ/mol. 
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2788090
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Text 1


                      The global warming controversy


The global warming controversy is an ongoing dispute about the effects of humans on global climate and about what policies should be implemented to avoid possible undesirable effects of climate change.

The current scientific consensus on climate change is that recent warming indicates a fairly stable long-term trend, that the trend is largely human-caused, and that serious damage may result at some future date if steps are not taken to halt the trend.

Mainstream scientific organizations worldwide (Royal Society, American Geophysical Union, Joint Science Academies, Intergovernmental Panel on Climate Change, American Meteorological Society, and American Association for the Advancement of Science) concur with the assessment that most of the observed warming over the last 50 years is likely to have been due to the human-caused increase in greenhouse gas concentrations.

However, there is also a small but vocal number of scientists in climate and climate-related fields that disagree with the consensus view.

Adapted from:< https://www.sciencedaily.com/terms/global_warming_controversy.htm.> Access 30 Sept. 2017. 


Text 2


             Climate change label leads to climate science acceptance


On the heels of President Donald Trump's decision to pull the United States out of the Paris climate agreement, a new Cornell University study finds that labels matter when it comes to acceptance of climate science.

The U.S. public doubts the existence of "global warming" more than it doubts "climate change".

In a nationally representative survey, 74.4 percent of respondents said they believed that climate change is really happening. But only 65.5 percent said they believed in global warming.

Nonetheless, it's important to remember that 65 percent of respondents did indicate that global warming is occurring, said co-author Peter Enns, associate professor of government. "In other words, although the term matters -- climate change versus global warming -- an overwhelming majority of people still state that global warming is happening," he said.

Adapted from:<http://mediarelations.cornell.edu/2017/06/21/climate-change-label-leads-to-climate-science-acceptance/>. Access. 23 Sept. 2017. 


Glossário

to halt: parar; label: rótulo; on the heels: na esteira/na sequência.

The current scientific consensus on climate change, described in Text 1, indicates that

Alternativas

ID
2788093
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Text 1


                      The global warming controversy


The global warming controversy is an ongoing dispute about the effects of humans on global climate and about what policies should be implemented to avoid possible undesirable effects of climate change.

The current scientific consensus on climate change is that recent warming indicates a fairly stable long-term trend, that the trend is largely human-caused, and that serious damage may result at some future date if steps are not taken to halt the trend.

Mainstream scientific organizations worldwide (Royal Society, American Geophysical Union, Joint Science Academies, Intergovernmental Panel on Climate Change, American Meteorological Society, and American Association for the Advancement of Science) concur with the assessment that most of the observed warming over the last 50 years is likely to have been due to the human-caused increase in greenhouse gas concentrations.

However, there is also a small but vocal number of scientists in climate and climate-related fields that disagree with the consensus view.

Adapted from:< https://www.sciencedaily.com/terms/global_warming_controversy.htm.> Access 30 Sept. 2017. 


Text 2


             Climate change label leads to climate science acceptance


On the heels of President Donald Trump's decision to pull the United States out of the Paris climate agreement, a new Cornell University study finds that labels matter when it comes to acceptance of climate science.

The U.S. public doubts the existence of "global warming" more than it doubts "climate change".

In a nationally representative survey, 74.4 percent of respondents said they believed that climate change is really happening. But only 65.5 percent said they believed in global warming.

Nonetheless, it's important to remember that 65 percent of respondents did indicate that global warming is occurring, said co-author Peter Enns, associate professor of government. "In other words, although the term matters -- climate change versus global warming -- an overwhelming majority of people still state that global warming is happening," he said.

Adapted from:<http://mediarelations.cornell.edu/2017/06/21/climate-change-label-leads-to-climate-science-acceptance/>. Access. 23 Sept. 2017. 


Glossário

to halt: parar; label: rótulo; on the heels: na esteira/na sequência.

The statement “On the heels of President Donald Trump's decision to pull the United States out of the Paris climate agreement, [...]” in Text 2 implies that

Alternativas

ID
2788096
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Text 1


                      The global warming controversy


The global warming controversy is an ongoing dispute about the effects of humans on global climate and about what policies should be implemented to avoid possible undesirable effects of climate change.

The current scientific consensus on climate change is that recent warming indicates a fairly stable long-term trend, that the trend is largely human-caused, and that serious damage may result at some future date if steps are not taken to halt the trend.

Mainstream scientific organizations worldwide (Royal Society, American Geophysical Union, Joint Science Academies, Intergovernmental Panel on Climate Change, American Meteorological Society, and American Association for the Advancement of Science) concur with the assessment that most of the observed warming over the last 50 years is likely to have been due to the human-caused increase in greenhouse gas concentrations.

However, there is also a small but vocal number of scientists in climate and climate-related fields that disagree with the consensus view.

Adapted from:< https://www.sciencedaily.com/terms/global_warming_controversy.htm.> Access 30 Sept. 2017. 


Text 2


             Climate change label leads to climate science acceptance


On the heels of President Donald Trump's decision to pull the United States out of the Paris climate agreement, a new Cornell University study finds that labels matter when it comes to acceptance of climate science.

The U.S. public doubts the existence of "global warming" more than it doubts "climate change".

In a nationally representative survey, 74.4 percent of respondents said they believed that climate change is really happening. But only 65.5 percent said they believed in global warming.

Nonetheless, it's important to remember that 65 percent of respondents did indicate that global warming is occurring, said co-author Peter Enns, associate professor of government. "In other words, although the term matters -- climate change versus global warming -- an overwhelming majority of people still state that global warming is happening," he said.

Adapted from:<http://mediarelations.cornell.edu/2017/06/21/climate-change-label-leads-to-climate-science-acceptance/>. Access. 23 Sept. 2017. 


Glossário

to halt: parar; label: rótulo; on the heels: na esteira/na sequência.

Mark the correct assertion according to Text 2:

Alternativas

ID
2788099
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Text 1


                      The global warming controversy


The global warming controversy is an ongoing dispute about the effects of humans on global climate and about what policies should be implemented to avoid possible undesirable effects of climate change.

The current scientific consensus on climate change is that recent warming indicates a fairly stable long-term trend, that the trend is largely human-caused, and that serious damage may result at some future date if steps are not taken to halt the trend.

Mainstream scientific organizations worldwide (Royal Society, American Geophysical Union, Joint Science Academies, Intergovernmental Panel on Climate Change, American Meteorological Society, and American Association for the Advancement of Science) concur with the assessment that most of the observed warming over the last 50 years is likely to have been due to the human-caused increase in greenhouse gas concentrations.

However, there is also a small but vocal number of scientists in climate and climate-related fields that disagree with the consensus view.

Adapted from:< https://www.sciencedaily.com/terms/global_warming_controversy.htm.> Access 30 Sept. 2017. 


Text 2


             Climate change label leads to climate science acceptance


On the heels of President Donald Trump's decision to pull the United States out of the Paris climate agreement, a new Cornell University study finds that labels matter when it comes to acceptance of climate science.

The U.S. public doubts the existence of "global warming" more than it doubts "climate change".

In a nationally representative survey, 74.4 percent of respondents said they believed that climate change is really happening. But only 65.5 percent said they believed in global warming.

Nonetheless, it's important to remember that 65 percent of respondents did indicate that global warming is occurring, said co-author Peter Enns, associate professor of government. "In other words, although the term matters -- climate change versus global warming -- an overwhelming majority of people still state that global warming is happening," he said.

Adapted from:<http://mediarelations.cornell.edu/2017/06/21/climate-change-label-leads-to-climate-science-acceptance/>. Access. 23 Sept. 2017. 


Glossário

to halt: parar; label: rótulo; on the heels: na esteira/na sequência.

No Texto 2, o professor Peter Enns afirma que, apesar do termo usado (climate change ou global warming) interferir na avaliação das pessoas sobre o fenômeno em questão, é necessário ressaltar que

Alternativas