-
Qual seria o erro da questão o final: "manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos."
Nesse caso seria : manifesta ética baseada na eficiência e nos deveres ??? Errei a questão e tentei achar o errro e visualizei dessa forma! Alguém pode me ajudar?
-
Pessoal, Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética : Ética utilitarista, Ética individualista, Ética da Moral e dos Direitos e a Ética da justiça. Vou falar das duas ás quais a questão se refere:
Ética utilitarista:Na abordagem utilitária o mais importante é fazer uma escolha que beneficie a maioria das pessoas. Um problema existente neste tipo de abordagem e que às vezes só são consideradas as pessoas afetadas diretamente e acabam por desconsiderar pessoas afetadas indiretamente.Por exemplo, uma empresa que inventa um estimulante para as vacas produzirem mais leite, proporcionando uma maior produção para os fazendeiros, porém, muitas vezes as vacas contraem doenças extremamente dolorosas e o leite sai contaminado, o que prejudicava indiretamente os consumidores.
Ética da Moral e dos direitos: Este tipo de abordagem acaba por considerar vários tipos de direitos tais como; os direitos de consentimento livre, o direito a privacidade, o direito a liberdade de consciência, os direito de liberdade de expressão, o direito a um processo justo, e o direito a vida e a segurança.
Portanto a questão se refere a Abordagem Utilitarista
-
Felipe, qual a fonte que tem esses tipos de ética que você está utilizando, por favor?
-
Creio que o erro está claramente na particula:
"O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos"
O servidor Não tem escolha ele tem o dever de agir "de acordo com os interesses coletivos e de procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifestando conduta ética baseada na moral e nos direitos."
Cito o DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
Seção II
Dos Principais Deveres do Servidor Público
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
Trata-se de uma questão interpretativa onde o servidor tem o "dever de escolher sempre ... a melhor opção e a mais vantajosa para o bem comum;"
Concordo com as Colegas Nirlene Maria Rodrigues e Natalia Borges ... Realmente O servidor Não tem escolha ele tem o dever de agir"de acordo com os interesses coletivos e de procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifestando conduta ética baseada na IMPESSOALIDADE e na EFICIÊNCIA."
Construção de inteligencia coletiva Isso é muito lindo. Louvado seja YaHuWaH que deu entendimento ao ser humano!
Se quiser escolher por si mesmo não deve tornar-se servidor público, mas sim empresário! :-D
Espero ter ajudado. Shalom até a próxima!
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
Questão errada.
O servidor público não deve agir de acordo com os interesses coletivos e sim de acordo com o interesse público.
Lei 1.171 inciso II
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal. CF/88, Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Na questão, cabe o princípio da impessoalidade. PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE:
ou da finalidade, impõe ao administrador que somente pratique o ato para o seu fim legal, qual seja, objetivando do interesse público, excluindo-se, então, qualquer motivação pessoal ou individual.
Espero ter ajudado.
Nirlene Rodrigues
-
Acho que o erro é quando ele diz: satisfação do maior número de pessoas baseada na moral e direito.Horas nem sempre o que agrada a maioria e direito certo???
-
Acho que o problema está no cérebro da criatura que bolou a questão!
-
Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética e muitas vezes são elas mesmo que acabam por nos colocar em situações de difícil escolha. A abordagem utilitária (“o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”), a abordagem individualista (“o conceito ético de que as ações morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior”), a abordagem da moral e dos direitos (“o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetados por elas”) e a abordagem da justiça (“o conceito ético de que as decisões morais precisam ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade”).
Leia mais em http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/criterios-para-tomada-de-decisao-etica.html
-
Acredito que o erro está no 'interesse coletivo" que deveria ser "interesse público". São duas situações distintas.
-
"O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos."
Gente acho que o erro dessa questão se encontra numa abordagem principiológica.
Essas duas condutas éticas não são baseadas na moral e nos direitos, e sim, na IMPESSOALIDADE e na EFICIÊNCIA
-
Acho que o erro está em "escolher ". o servidor é um robô que não pode escolher nada, apenas tem o dever de agir. Ou seja, a CESPE é uma banca doente em fazer esse tipo de questão.
-
INTERESSE PUBLICO E NÃO COLETIVO.
-
A questão fala sobre a ética utilitarista e não a ética baseada na moral e nos direitos.
Esse é o erro.
-
"O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos."
Acredito que o erro está em dizer "maior número de pessoas", pois o servidor não deve se preocupar apenas com quantidade mas principalmente com a qualidade nos serviços. Assim seria fácil atender o público de forma ineficiente e antiética (de qualquer jeito), tendo em vista apenas uma meta quantitativa. "olá tudo bem? toma aqui anda logo e tchau!! próximoooo!!" rsrs
Art. 5 º - São deveres éticos fundamentais do servidor:
...
VI - desempenhar suas atividades com qualidade;
Bons estudos!!
-
Essa questão tá errada na parte em que ele fala "escolhe", e o agente tem o "dever", porém é muito vago esse tipo de questão, é feito pra derrubar mesmo
-
Pessoal vejamos que essa questão traz claramente um conflito de conceitos, achei bem complexa pra nível médio mas trata-se sim de um conflito de conceitos na minha visão, senão vejamos:
"O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos".
Esses trechos destacados se referem claramente às características da Ética Utilitarista e uma outra caracterísca da Ética Utilitarista ( ou de Resultado) é que se utiliza qualquer meio para se alcançar um resultado pré-estabelecido, e, justamente por isso, fere o Pricípio da Moralidade, e, por essa condição, não é utilizada na Adiministração Pública.
Sorte e Paz!!!
-
Gabarito Errado.
A criação de um código de ética para ser seguido pelo servidor no exercício das funções públicas busca garantir que as diferenças individuais não sejam tratadas de modo particular, arbitrário, ou seja, com base na vontade do agente público que presta determinado serviço.
Desta forma, o servidor não pode "escolher" o que vai fazer. Ele DEVE efetuar o que a lei determina, com impessoalidade e visando sempre o bem comum. A questão está errada porque diz que o servidor ESCOLHE AGIR... Nesse caso não há escolha, pois DEVE seguir o que a lei manda! Típico da banca CESPE que mistura parte correta e muda algum termo para derrubar o candidato. Ela não quer só avaliar, mas também quer derrubar.
Um abraço a TODOS!
Bons Estudos!
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos.
Pode-se dizer o seguinte: o servidor quando estiver diante de duas opções deve sempre escolher a mais vantajosa para a coletividade, mas ele nunca pode AGIR em desacordo com os interesses do bem comum.
É DEVER do servidor AGIR sempre em acordo com o interesse comum da coletividade, não é passível de escolha.
-
O núcleo da questão é que não cabe ao funcionário escolher "... agir de acordo com os interesses coletivos..." : esta é sua obrigação.Deve agir com impessoalidade, visando atender aos interesses coletivos.
Assim, a assertiva é INCORRETA.
-
Retirado do site: https://www.tecnolegis.com/provas/comentarios/114774
Façamos análise da proposição acima à luz do Decreto n.º 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Veja o que dispõem os itens II e III do Anexo:
"II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4.º, da Constituição Federal.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo."
Evidencia-se, pelo mero e ilustrativo exemplo utilizado, que a assertiva não açambarca conduta ética, mas simplesmente obrigação legal inerente à função pública (servir o público, a coletividade). Ou seja, "o servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas", simplesmente cumpre sua obrigação legal.
O núcleo da questão é que não cabe ao funcionário escolher "... agir de acordo com os interesses coletivos..." : esta é sua obrigação. Deveagir com impessoalidade, visando atender aos interesses coletivos.
Assim, a assertiva é INCORRETA.
-
O erro dessa questão está "no maior número de pessoas". O certo é atingir a TODAS AS PESSOAS.
-
Lei 1171/94
Das Regras Deontológicas:
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
Dos Principais Deveres do Servidor Público
a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;
b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
-
Não é direito e sim DEVER!
-
Pra mim essa questão
está errada pois nem sempre a coletividade ou a maioria das pessoas atuam
socialmente de maneira a atingir o bem comum e a equidade (tratando-se
desigualmente os desiguais). Bem comum não quer dizer “vontade” da maioria,
sinceramente não consigo compreender como sinônimos. Vivemos isso de forma
muito intensa atualmente, especialmente no que se refere às minorias, lembrando
que democracia não é só a vontade da maioria, mas também respeitar as minorias
políticas e sociais.
Se um maior número de
pessoas tiver um interesse coletivo social antiético, antidemocrático, o
servidor tem que agir de forma a atendê-los?
-
Eu adoro errar essa questão, impressionante!
-
Errei a questão. Depois, analisando-a melhor, notei que talvez o erro esteja no trecho: "satisfação do maior número de pessoas".
Note que o Código de Ética não diz sobre a satisfação do maior número de pessoas possível, mas diz que a ação do servidor visa o bem comum. Comum a todos, não ao maior número de pessoas possível.
"III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo."
-
Cespe e suas pegadinhas.
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta MORAL baseada na moral e nos direitos.
EXPLICANDO:
ÉTICA: é a ciência, a filosofia, teoria.
MORAL: está relacionada com a ação, com o comportamento
portanto a ação do servidor é uma conduta MORAL e não ética com fala a questão.
-
Dois erros:
1- Não é o bem para a MAIORIA, mas o BEM COMUM. 2- Nao se trata de DIREITO e sim de DEVER, uma vez que o Dec. 1171 nem se quer trata de direitos do servidor.
-
Gabarito. Errado.
seria o BEM COMUM
-
Acredito que o erro esteja na palavra "escolhe", pois servidor público em regra não tem discricionariedade nos seus atos, cabendo ao mesmo fazer apenas aquilo que a lei determina.
-
ele não escolhe agir de acordo com os interesses coletivos, ele DEVE fazer isso objetivando o BEM COMUM.
-
Não existe pegadinha!!! A questão apenas aborda um CONCEITO que não condiz com o tipo de ética que ela descreve!
O ÚNICO ERRO é que questão fala sobre a ética UTILITARISMO e não sobre a ética "baseada na moral e nos direitos" (DIREITOS MORAIS).
Esse é o ERRO!
-
LEGALIDADE e FINALIDADE(bem comum)= consolidam a MORALIDADE
gab:errado
-
Questão errada.
"Pessoal, por lei, é dever do servidor público agir de acordo com os interesses coletivo. Deve orientar seus esforços para consecução do bem comum, ou seja, isso não é uma faculdade, a palavra “escolhe” não foi bem colocada na frase, pois denota margem de opção, de escolha, facultatividade.Resposta: Errado. "
Fonte: Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015)da PRF. Teoria e exercícios comentados, Prof Daniel Mesquita -
Estratégia Concursos
-
Lembrando que o Código de Ética não é lei, ou seja, ele não obriga.. apenas norteia os servidores públicos.
Ficando evidente que o Servidor diante de situações terá que fazer escolhas. Quando ele escolhe orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas ele estará agindo conforme a ética Utilitarista. Não podendo dizer que a conduta dele é baseada nos direitos, até porque a Constituição manda o Bem comum.
Acredito eu, que não tem o porque discutir se o erro é em entre "escolher" ou "dever", o que a questão quer é se tal condutal foi baseada de tal modo. Certo ou Errado.
Díficil é saber o que o Cespe acha a respeito!
-
O servidor nada escolhe.
Ele tem que agir sempre com Impressoalidade ( logo supremacia do interesse publico 'coletivo).
-
Concordo com Nayara... Nós temos que ter bola de cristal com o SUPREMO TRIBUNAL CESPE... ¬¬
-
O servidor deve orientar seus esforços para consecução do
bem comum, ou seja, isso não é uma faculdade, a palavra “escolhe”
não foi bem colocada na frase, pois denota margem de opção, de
escolha, facultatividade.
-
Esse CESPE. Aff
-
...manifesta conduta moral baseada na Ética e nos direitos. A moral é baseada na ética e não o inverso.
-
eita caramba.. nem percebi o erro kkk o sono bateu
-
Vi nos comentários que o pessoal está com muitas opiniões adversas, vamos pedir comentário do professor para esclarecer melhor, eu já pedi!
-
Esse Cespe é muito sacana. Eu leio 100 vezes antes de responder uma questão formulada por essa banca!
-
Concurseiros,
A afirmativa está errada, pois nos termos do
inciso III, do Decreto nº1.171/94: A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o
fim é SEMPRE o bem comum. O
equilíbrio entre a legalidade e a finalidade,
na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a
moralidade do ato administrativo.
Minha humilde explicação.
-
ERRO: (...) e no direito.
-
Maior número de pessoas é diferente de bem comum para a banca
-
ética utilitarista: é bom o que é útil e tomar decisões que traga o maior bem para o maior número de pessoas..
-
O servidor deve agir com impessoalidade, visando atender aos interesses coletivos. Não cabe a ele escolher pois esta é sua obrigação legal: agir de acordo com os interesses coletivos, respeitando o princípio da impessoalidade.
-
A MORAL É BASEADA NA ÉTICA, OU SEJA, A PRÁTICA, O CONJUNTO DE NORMAS É BASEADO EM UM ESTUDO, EM UMA IDEOLOGIA QUE É A ÉTICA.
GABARITO ERRADO
A cespe adooora confundir candidatos leigos com essas duas palavras: ÉTICA e MORAL.
-
O erro: "...manifesta conduta ética baseada na moral..."
O certo seria: "...manifesta conduta moral baseada na ética..."
Apenas inverteu as palavras ética e moral.
A moral que baseia-se na ética, e não a ética que baseia-se na moral.
-
Enfim... há vários erros, rs.
Outro erro é que, para que a moralidade seja alcançada, é necessário o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, conforme o inc. III do Decreto 1.117:
A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Ou seja, no caso, a conduta do servidor não basta para se configurar a moralidade do ato, pois não uniu os dois elementos: finalidade + legalidade.
-
Acredito que o problema esteja no verbo "escolher", pois os servidores não tem o direito de escolher. Eles devem seguir aquilo que está nas leis.
-
Tipo de questao que prejudica quem estudou e favorece os que tem sorte...
-
Em provas do Cespe, se a questão estiver bonita demais, como é o caso, desconfie e faça uma segunda e terceira leituras. O "escolhe" quase passa despercebido nesta questão. O correto é 'deve'.
-
Acredito que essa palavra seja o erro:
-
achei meio vago esse negócio de "escolhe" ou "deve", que questão maldosa viu
-
Satisfação do bem comum.
-
GABARITO: ERRADO
Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada
sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da
justiça:
a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que
traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja,
para a coletividade.
b) Individualismo: considera que as ações são morais quando
promovem os interesses individuais a longo tempo e, em
última instância, o maior bem.
c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades
fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão:
livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência,
liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo
e direito à vida e segurança.
d)
Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça,
sendo um conceito ético de que as decisões morais são
pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade,
impessoalidade e imparcialidade.
Fonte: https://d2tacdowib50bg.cloudfront.net/46804/00000000000/curso-4625-aula-01-v1.pdf?Expires=1440168055&Signature=YpLq94ANGFO17Kv3PR~sJKrRIvOLhEF2dej9ztR~sLOzWERk2vHBmeRO-ikxHUCY~lUiGBVKwSomt1J-SpkOsKuEMdgexNjaxeJeCCKwz-ErlUO~HO2Qbr6-03qu2krJB9vuCRNB00tZNlgfGOX79DPMoRrcou7f0dThTe7ViPA_&Key-Pair-Id=APKAIKHUAVWTIL5FVANA
-
O servidor têm que fazer o que a administração pública faz estritamente de acordo com a lei. Seria a supremacia do estado. O erro está em afirmar que ele orientara sua conduta no interesse coletivo.
-
O erro da questão está em "interesses coletivos", quando o Decreto 1171/94, III diz que o fim é sempre o bem comum.
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
-
O núcleo da questão é que não cabe ao funcionário escolher"... agir de acordo com os interesses coletivos..." : esta é sua obrigação.Deve agir com impessoalidade, visando atender aos interesses coletivos.
é isso aí galera...bom dia e bons estudos!!!
-
kkkkkkkkkkk os comentarios são mto engraçados.
-
"O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses
coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da
satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na
moral e nos direitos."
Segundo minha opinião:
1. escolhe:
Muitos comentários dizem que este é o erro, pois o servidor não escolhe, é OBRIGADO.
A meu ver - por ser uma questão Cespe - não está errado, visto que independente de escolher ou não, o efeito é o mesmo, o de agir de acordo [..]
2. "satisfação do maior número de pessoas versus direitos"
Aí está o erro, visto que o servidor -segundo o Direito - deve agir em favor do Interesse Público, que nem sempre é o que satisfaz o maior nº de pessoas.
>Exemplo simplificado: Em situações de crise, um Presidente pode aumentar a tributação (medida não-popular)
-
Por lei, é dever do servidor público agir de acordo com
os interesses coletivo. Deve orientar seus eforços para consecução do
bem comum, ou seja, isso não é uma faculdade, a palavra “escolhe”
não foi bem colocada na frase, pois denota margem de opção, de
escolha, facultatividade.
Resposta: Errado. - Resposta do Prof. Daniel Mesquita. Material do Estratégia.
-
Não me parece que o problema da assertiva seja quanto à escolha aludida, pois o próprio decreto nº 1.171 prevê a possibilidade de escolha, desde que sempre pautada pelos princípios éticos e pelo bem comum. E convenhamos, se não houvesse escolhas, não haveria necessidade de arrolar um rol taxativo balizando-as. Afinal, o servidor pode escolher não ser ético, submetendo-se assim as sanções previstas. Vejamos como exemplo a seguinte questão (ANATEL/2102), considerada certa pelo CESPE:
Aspectos humanos como estrutura cognitiva e personalidade são variáveis que influenciam a conduta ética na administração pública.
Mas quando diz que o servidor público deve agir de acordo com os interesses coletivos e procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas refere-se a uma conduta baseada no utilitarismo, e não nos direitos morais, como afirmado.
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
O servidor público deve agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do bem comum manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
gabarito: errado
-
"Essa questão foi bastante questionada. Para banca, maior numero de pessoas n seria o mesmo q interesse coletivo- bem comum. Para entender isso, é preciso diferenciar ética utilitarista de deontológica. Na primeira, o bem é o que contempla a felicidade do maior n de pessoas, ainda que outras sejam preteridas. Na segunda, agimos conforme o dever, a norma, a regra geral que abarca toda a coletividade. Na redação apresentada, há margem p o servidor privilegiar parte da população em detrimento do restante, por isso consideraram incorreto."
Este comentário é do professor Glauber Marinho do Grancursos online. Foi a resposta que ele me deu. Achei bastante complicada esta questão que resolvi perguntar para ele.
-
...manifesta conduta ética baseada na moral e nos DEVERES.
-
1. Dever de agir, 2. dever de probidade adm e 3. dever de prestar contas (publicidade dos atos). Não existe discricionariedade nos deveres dos servidores públicos.
-
Esta questão é muito simples, mas muitos colegas estão procurando pelo em ovo.
O avaliador apenas definiu a abordagem "utilitária", e concluiu que aquilo era a abordagem "moral e direitos". Erro crasso.
-
Marina Batista vc foi diretamente no X da questão, parabéns!
O servidor ESCOLHER...??? Nada disso disso.
-
mas ele escolhe sim..
entre duas opções... a que melhor atender o bem comum. :/
-
Olá Viviane. O erro é que o Servidor é obrigado a seguir . È um dever. Não é facultativo a ele. È vinculado no serviço público agir no dever da ética.
-
O Servidor não tem direito de escolha é um dever..Caí nessa pegadinha!!!!
-
Esta questão é discutível. Achei o texto mal elaborado.
Independente do servidor DEVER fazer algo e não apenas poder ESCOLHER fazê-lo, isso não o impede de tomar suas decisões como ser humano/indivíduo, que pode sim esolher o que fazer, e se neste caso escolher não agir de tal forma, estaria indo de contra aos princípios éticos.
-
·
O servidor público DEVE agir
de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a
otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética
baseada na moral e nos direitos.
-
Errei essa questão e mesmo com a resolução do professor fiquei na dúvida. Segundo o professor Luciano Franco, interesse coletivo é diferente de interesse público, e que o esforço do servidor público não é a satisfação do maior número de pessoas, e sim, atender, independente da quantidade, de forma correta e dentro da lei.
-
"...escolhe agir de acordo com os interesses coletivos"
Quem me dera poder escolher agir de acordo com os meus interesses dentro da Administração Pública.
Servidor Público não escolhe nada! rs. É nosso dever agir de acordo com os interesses coletivos e nos esforçarmos para a otimização da satisfação do maior número de pessoas.
-
A Ética UTILITARISTA, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
Se contrapondo a Ética INDIVIDUALISTA que considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
-
Creio que o erro da questão está em " SATISFAZER O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS", o servidor não pode pesar nesta linha de raciocinio, pois " A MAIORIA", NÃO SIGNIFICA TODAS, o servidor tem que satisfazer a TODOS, pois a palavra maioria limita-se a um número X de pessoas.
-
A afirmativa está errada, pois nos termos do inciso III, do Decreto nº1.171/94: A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
-
Interesses coletivos... maior número de pessoas possível..... o examinador quis filtrar quem conseguisse entender isso como vontade das maiorias e com isso derrubou bastante gente. Muito subjetivo. Para ser mais objetiva, a questão deveria expor que se tratava de uma situação de uma escolha entre duas opçoes pelo servidor. So que Cespe não é Papai Noel né, muito pelo contrário.... Acordem!!!!!!!
-
Realmente não sei onde é o erro dessa questão e confessor q já fiz ela umas 300 vezes e sempre erro :(
-
Infere-se da questão o princípio da legalidade, não? Embora uma das finalidades da administração pública seja a prestação de serviços públicos, o administrador deve agir de acordo com o que manda a lei e não de acordo com o que o cidadão deseja.
-
O erro da questão esta em dizer que .....
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
Quando visto no Código de ética 1.171 QUE O SERVIDOR TEM QUE SATISFAZER A TODOS (mesmo que em realidade possa ser impossivel) PARA OS FINS DO DECRETO A ASSERTIVA ESTA ERRADA POIS VOCÊ MEU CARO COLEGUINHA QUE EM BREVE ESTARÁ A POSSE DE SEU CARGO PÚBLICO TERÁ, QUE FAZER O MILÁGRE DE SATISFAZER A TODOS E NÃO MERAMENTE UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS.
BONS ESTUDOS :D
-
O único erro dessa questão foi o CESPE não ter alterado o gabarito de errado para certo.
-
Errado
Nessa matéria de Ética, principalmente da banca CESPE, há muita controvérsia. Eu erro várias questões por simples questão de interpretação dos dispositivos. Já errei questões mesmo consultando o Código de Ética Decreto 1171/1194 debaixo do meu nariz e, claro, soquei o teclado e despedacei alguns mouses no processo de explosão temperamental, seja por frustração ou por total discordância com a banca. E agora deparei-me com um item com 90 comentários! Pensei: vou errar essa na certa e fiquei ansioso pra ver os reclames dos comentaristas. Como que por milagre eventualmente acertei o item. Mas de fato, quando vi o a parte "maior número de pessoas" matei a charada. O bem comum, a despeito de sua conceituação por demais abstrata, não significa uma maioria de pessoas e sim incorre que todos sejam atingidos pelas atitudes éticas e prestação correta do servidor. Por isso, dessa vez, não vou fazer escândalo na frente do monitor e lançar maldições e injúrias contra os elaboradores das questões de Ética do Cespe (pelo menos não dessa vez).
-
A questão tem tudo pra está certa, mas vc observa 90 comentários, já sabe que a questão está errada.
-
Existem quatro abordagens principais para a tomada de uma decisão ética e muitas vezes são elas mesmo que acabam por nos colocar em situações de difícil escolha:
A abordagem utilitária - “o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”,
A abordagem individualista-“o conceito ético de que as ações morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior”
A abordagem da moral e dos direitos - “o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetados por elas”
A abordagem da justiça - estabelecem regras claramente explicitadas, consistentes e que sejam imparcialmente executadas; o conceito ético de que as decisões morais precisam ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade”.
Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/
-
servidor não escolhe nada, pois ele tem o dever legal de agir!
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TJ-DFT
Prova: Todos os Cargos
O poder-dever de agir do servidor público revela-se quando ele cumpre seu dever para com a comunidade e para com os indivíduos que a ela pertencem.
GABARITO: certo
-
ÉTICA UTILITARISTA E NÃO A ÉTICA BASEADA NA MORAL E NOS DIREITOS
VIDE COMENTÁRIOS ANTERIORES
-
Manifesta conduta ética baseada na abordagem Ética Utilitarista, que significa "tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade"... e, não na conduta ética baseada na moral e nos direitos como citado no final da questão, esta se refere a abordagem dos Direitos Morais em que diz que "as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetadas por elas."
-
DIREITO AO PONTO
O Código de Ética não se limita a apontar o comportamento que se espera dos servidores públicos. Estabelece também deveres a serem observados a fim de que os valores possam ser alcançados. Alguns desses deveres refletem os valores desejados; outros, a integridade do exercício da função pública, e, outros, ainda, o que se poderia chamar de “boas maneiras” no ambiente de trabalho. São deveres que refletem a integridade da função pública e a busca dos valores que norteiam seu exercício.
Porém, o servidor não tem escolha ele tem o dever de agir de acordo com os interesses coletivos e de procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifestando conduta ética baseada na moral e nos direitos.
Firme no propósito! ⊙.⊙
-
Raciocínio desse na hora da prova é válido, pena que não funciona cmg
-
Nunca negligenciar a matéria de Ética. Que negócio complexo!
-
Satisfazer o maior número de pessoas, interesses coletivos é a ética utilitarista e não ética baseada na moral e nos direitos.
-
Não sei se "acertei errando", mas pensei no fato de que os termos interesses coletivos e maior número de pessoas têm sentidos distintos da expressão "bem comum", que deve ser o objeto do comportamento ético no serviço público.
-
Apesar de ter errado 500x essa bendita.
Eu acho que o erro dessa questão está "no maior número de pessoas". O certo deveria ser atingir a TODAS AS PESSOAS...
-
Deve favorecer o bem da sociedade que o mesmo presta serviços. O maior número de pessoas é relativo, pois pode ser referente aos seus.
-
MINHAS ANOTAÇÕES
DIREITOS MORAIS- os individuos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retificados por uma decisão: livre consentiimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressao...
UTILITARISMO- Significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas (coletividade)
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na ética utilitarista e nos deveres.
> Pensei na ética utilitarista por ser conduta que visa atingir ao maior número de pessoas, ou melhor, a coletividade.
> Pensei nos deveres, ao invés de direitos, porque o servidor DEVE agir com postura ética e de modo imparcial, probo e efetivo, sendo vedada qualquer atitude procrastinatória, discriminatória ou que favoreça indevidamente alguma parte.
praise be _/\_
-
Servidor age conforme seu dever legal.
não tem escolha.
-
Mesmo que não se domine tantos conceitos como o pessoal está explicando, acho que dá para notar que essa conduta fere o princípio da impessoalidade.
-
O servidor público que escolhe agir de acordo com os interesses coletivos e procura orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifesta conduta ética baseada na moral e nos direitos.
É baseado na moral e no bem comum.
-
E se o interesse coletivo for de pegar o chefe e bater nele? uheuhe. Quando aparecer esse tipo de questão, falando de vontade própria ou alheia, individual ou coletiva, é só pensar com esse raciocínio.
-
O servidor Não tem escolha ele tem o dever de agir
-
Gabarito ERRADO
A questão diz que a "otimização da satisfação do maior número de pessoas" se deve a abordagem da moral e dos direitos e isso está errado. A "otimização da satisfação do maior número de pessoas" vem da abordagem utilitária. Segue:
Abordagem utilitária - “o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”
Para quem quiser saber existem 4 abordagens e aqui vai uma colinha para vocês gravarem e não errarem mais:
A abordagem utilitária - “o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior”,
A abordagem individualista - “o conceito ético de que as ações morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior”
A abordagem da justiça - "estabelecem regras claramente explicitadas, consistentes e que sejam imparcialmente executadas; o conceito ético de que as decisões morais precisam ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade”.
A abordagem da moral e dos direitos - “o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantém os direitos das pessoas afetados por elas”
Pronto agora é só gravar esse resumo que vocês não erram mais!
-
Gabarito ERRADO
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
-
O erro está, UNICAMENTE EM, maior número de pessoas.
-
Questões assim me fazem chorar...
-
Ao buscar a satisfação da maioria de pessoas o servidor não se baseia na moral e nos direitos, pois se trata de buscar a satisfação de todos.
-
Redação tão bonitinha, mas ordinária.
-
Muita erva do capiroto pra uma questão só....
-
Olha isso! Questão apática! Sem cor! Peba! Vai te fu@#$ CESPE --'
-
“Coletivo “ diz respeito a moral
-
Ética Utilitarista
-
O erro está em: MAIOR NUMERO DE PESSOAS.
O servidor público deverá buscar a satisfação e efetivação dos direitos de TODAS as pessoas.