-
Certo. Não há necessidade de que o servidor preste serviços de natureza permanente.
XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
(DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994)
Outro ponto importante e que não podemos confundir: significado de Prescindem Prescindem: demitem; desobrigam; desoneram; destituem; dispensam; eximem; exoneram; isentam; livram.
Prescindir: v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar.
Não ter em consideração; abstrair.
(Etm. do latim: praescindere)
-
GABARITO CORRETO!
Decreto 1.171
XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
Servidor Público = Qualquer pessoa que preste serviço permanente, temporário ou excepcional, com ou sem remuneração.
PRESCINDIR = não precisa que o servidor preste natureza somente permanente.
-
Puts brincaram com as palavras aqui hein
-
É só lembrar que
IMPRESCINDÍVEL = necessita, logo:
PRESCINDÍVEL = não necessita
-
Cespe e suas questões de Português.
-
O que a questão quis passar foi que o Código de Ética se aplica a todos que exerce função pública, até àqueles que não têm vínculo permanente. Item Correto!
-
PRESCINDE, O Cesp gosta muito dessa palavra.......E TODA VEZ EU ERRROOO!!!
-
Bizu pra memorizar:
Prescindir é um velhinho rabugento que trabalha pra banca Cespe e NÃO NECESSITA DE bengala!
-
Servidor público para o Código de Ética é todo aquele que exerce uma atividade para o estado, de forma transitória ou não, remunerado ou não. Ou seja, prescinde-se ( não precisa) que o servidor exerça atividade de forma permanente para ser considerado servidor.
ERRADA
-
esta questao esta errada..porque nao é preciso que o servidor seja PERMANETE OU EFETIVO.
XXIV - Para fins de apuração do
comprometimento ético, entende-se por
servidor público todo aquele que, por força
de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico,
preste serviços de natureza permanente,
temporária ou excepcional, ainda que sem
retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão
do poder estatal, como as autarquias, as
fundações públicas, as entidades
paraestatais, as empresas públicas e as
sociedades de economia mista, ou em
qualquer setor onde prevaleça o interesse
do Estado.
-
Quando aparece numa questão a palavra PRESCINDE, derruba muita gente e pior tira o sono e tens conseguências terríveis na vida de um concurseiro ou até mesmo estudante de direito nas provas da graduação.
PRESCINDE É DIFERENTE DE PRECISAR
PRESCINDE significa: dispensar - renunciar - passar sem34- Analise os itens abaixo, a respeito dos princípios da Administração Pública:
PRESCINDE É = NÃO PRECISAR
Veja o item de uma prova de concurso.
III – Uma das facetas do princípio da continuidade dos serviços públicos pode ser traduzida pela necessidade de o direito de greve do servidor público prescindir de lei específica para ser regulamentado.
Incorreta. A incorreção do item está na afirmação “o direito de greve do servidor público prescindir de lei específica para ser regulamentado”. Que o direito de greve precisa ser regulamentado por lei específica, todos sabemos. O erro está na palavraprescindir, pois ela significa não precisa, e é muito utilizada nessas “pegadinhas” de prova.
IMPRESCINDÍVEL = INDISPENSÁVEL - QUE PRECISA, não caio mais.
-
Perfeita colocação Larice !! Obrigada.
-
prescindir - v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar. Não ter em consideração; abstrair.
Valeu para não esquecer mais! Bons estudos!
-
Cacete... Sempre erro essa questão!! ¬¬
"Prescinde" Cespeeeeeeee....
-
Fiz uma prova esses dias que fui tão afoito nessas palavrinhas que confundi imprescritível, que não tem nada a ver.
kkkkk
Cespiano se amarra nessas palavras, quando vejo prescinde já troco por não é preciso, não é fundamental. Logo, a questão fala que não precisa o servidor ser permanente, CERTO, podemos ter os caráter temporário, transitório.
Imprescindível -> leio como algo fundamental, que é preciso.
GAB CERTO
-
Prescindem: demitem; desobrigam; desoneram; destituem; dispensam; eximem; exoneram; isentam; livram.
-
Alternativa
certa: certo
CAPÍTULO
II
DAS
COMISSÕES DE ÉTICA
XXIV
– Para fins de apuração
do comprometimento ético, entende-se
por servidor públicotodo aquele que, por
força de lei,
contrato
ou de qualquer ato
jurídico, preste
serviços de natureza
permanente,
temporária
ou excepcional,
ainda que sem retribuição
financeira, desde
que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder
estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades
paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia
mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
-
CAPÍTULO II
DAS COMISSÕES DE ÉTICA
XXIV – Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retibuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as estidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
-
prescindir = dispensar, não precisar
-
Misericórdia Divina... Ninguém merece
-
A questão em si é fácil, o difícil é entender o real significado da palavra "prescinde", então vai uma dica para os que estão se preparando para concursos públicos, essa é uma das palavras que o candidato tem a obrigação de entender seu significado, todas as bancas a usam com determinada frequência.
bons estudos
-
Prescindir
[Do lat.
praescindere.]
Verbo transitivo indireto.
1.Separar mentalmente; não fazer caso;
não levar em conta; abstrair: Os
místicos prescindem da realidade.
2.Pôr de lado;
renunciar; abrir mão de; dispensar:
Não pode prescindir do uso de
óculos;
Orgulhoso,
prescindiu de qualquer ajuda;“Pagão e católico, d’Annunzio não
prescindiu de
explorar os deuses gregos, abusando por vezes dos dicionários de mitologia, mas,
simultaneamente, ressuscitou a tragédia cristã, se não o mistério à moda da
Idade Média” (Agripino Grieco,
Estrangeiros, p.
233).
-
Por isso é tão importante conhecer bem a gramática!!!
-
É só lembrar que agente honorífico é um agente público também.
-
Prescinde = dispensa
Independente do servidor ser permanente, temporário ou efetivo. Em todas as hipóteses ele vai se submeter ao decreto 1171.
-
o palavra chata duplo sentido )-;
FOCO SEMPRE
-
PARA FINS DE APURAÇÃO TEÓRICA DO COMPROMETIMENTO ÉTICO (isto não é a definição teórica de servidor cuidado!), ENTENDE-SE POR SERVIDOR PÚBLICO TODO AQUELE QUE, POR FORÇA DE LEI, CONTRATO, OU QUALQUER ATO JURÍDICO, PRESTE SERVIÇOS DE NATUREZA PERMANENTE, TEMPORÁRIO, OU EXCEPCIONAL, AINDA QUE SEM RETRIBUIÇÃO FINANCEIRA, DESDE QUE LIGADO DIRETA OU INDIRETAMENTE A QUALQUER ÓRGÃO DO PODER ESTATAL, COMO AS AUTARQUIAS, AS FUNDAÇÕES, ENTIDADES PARAESTATAIS (3º setor), AS EMPRESAS PÚBLICAS E AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA, OOOOU QUALQUER SETOR ONDE PREVALEÇA O INTERESSE DO ESTADO.
GABARITO CERTO
-
Atenção, Muitas das vezes uma leitura desatenta da alternativa pode leva-lo ao erro. Uma, PRESCINDE significa dispensar, desprezar, abrir mão de. Assim, consoante a questão em comento a apuração de comprometimento ético dispensa o servidor público de prestar serviços de natureza permanente.
Neste termos, dispõe o inciso XXIV, Capitulo II, Das Comissões de Ética :
XXIV Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado
-
prescindir... me pegou em cheio.
-
CESP é do mal... Sempre faz minha cabeça voar kkk depois de responder bem umas 30 questões. O foda mesmo e que essas questões dela pega muito pelo significado das palavras ai MATA! Pra estudar pra cesp e melhor enumerar varias palavras que ela costuma utilizar e ai sim fazer as questões.
-
NÃO É NECESSÁRIO QUE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO PELO SERVIDOR SEJA, NECESSARIAMENTE, DE FORMA PERMANENTE, POIS PODERÁ TAMBÉM SER DE FORMA TEMPORÁRIO OU EXCEPCIONAL. OU SEJA, POSSO ABRIR MÃO DO SERVIÇO PRESTADO DE FORMA PERMANENTE E APLICAR O CÓDIGO DE ÉTICA TAMBÉM AO SERVIÇO PRESTADO DE FORMA TEMPORÁRIO OU EXCEPCIONAL.
''SE ESTÁ NA QUALIDADE DE AGENTE PÚBLICO, ENTÃO ESTARÁ SUBMETIDO À ÉTICA.''
GABARITO CERTO
Obs.: Sei que parece besteira, mas devemos ter muuito cuidado, pois o verbo ''prescindir'' nos leva a uma ideia de ''prever/anteceder'', mas é totalmente o contrário... PRESCINDIR é sinônimo de DISPENSAR, ABRIR MÃO... A CESPE AAAMA ESSE VERBO! Sugiro que cole um papel no espelho do banheiro!... ;) aqui deu certo...rsrs
-
Obrigado Jefferson Ferreira. Seu comentário foi esclarecedor.
-
Cespe e seu estilo faz prescindir comentários.
-
Pode ser vínculo de natureza permanente, temporária ou excepcional.
-
As vezes achamos que a questão esta incorreta pelo fato de estar incompleta .....
-
como tem gente perdida aqui....foco galera vamos lá!!!
rumo a posse
bom dia e bons estudos galera
-
''prescindem'' significa o quê? Pra mim restringe.
-
Já percebi que e banca adora o termo prescindir e o utiliza em diversas questões, olho vivo galera! Prescindir significa dispensar.
-
PODERÁ TAMBÉM SER DE FORMA TEMPORÁRIO OU EXCEPCIONAL...
Gab: C
-
Esse prescindir não me pega mais.
A dor é passageira, e o desistir é para sempre. Fé em Deus!!!
-
Prescindir: NÃO PRECISA!
-
Caí na pegadinha do prescindem.
Melhor aqui do que na prova !!!
Força, guerreiros !
-
próximo cachorro meu terá o nome de prescide kkkkkkkkkkkkkkkk
-
PRESCINDIR: palavrinha retirada dos quintos dos.....
Prescindível= Não é necessário.
Imprescindível= É necessário.
-
Pior eu, que sei o que é prescindem e errei igual...nao entendi saporra
-
Captei, captei a vossa mensagem ...
-
Essa palavrinha, PRESCINDIR, realmente aparece muito em prova e pode nos confundir. Para mim a palavra imprescindível é mais comum, então sempre penso nela.
Se imprescindível é algo que não pode ser dispensado, não pode ser deixado de lado, então prescindível é o contrário, algo que pode ser dispensado, não é necessário, não irá fazer falta.
-
Onde se lê :Prescindem de o servidor público prestar serviço de natureza permanente a determinado órgão público.
Leia-se: Não precisa o servidor público prestar serviço de natureza permanente a determinado órgão público (Para incidência das vedações previstas no Código de Ética Profissional do Serviço Público e a sujeição à apuração de comprometimento ético) , Podendo ser prestado de natureza temporária ou excepcional....
-
Olha o prescinde aê minha gente, lembrando que agora a CESPE está com nova tendência para verão e outono que é o NÃO prescinde, tipo a negação da negação.
-
Não cai no "Prescidem".
Já cai demais nessa palavra kkkkkkkkkkk
-
não foi PRESCINDE que me fez errar... não entedi o que a banca quis dizer.
-
Leticia a questão falou prescindem( não precisa) prestar serviço de caráter permanente.
E está certo o que ela falou,pois pode ser uma prestação de natureza transitória.
EX:servidores temporários
Código de ética é aplicado para eles também.
-
A sujeição à apuração de comprometimento ético independem de o servidor público prestar serviço de natureza permanente a determinado órgão público, pois poderá ser tanto de natureza permanente como de natureza temporária, excepcional ou eventual, dependendo-se de qual decreto estamos falando:
DECRETO 1171: Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado
DECRETO 6029: entende-se por agente público, para os fins deste decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou EVENTUAL, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta
Ano: 2013 / Banca: CESPE / Órgão: MJ / Prova: Analista Técnico - Administrativo
A respeito do acesso à informação por parte dos cidadãos e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens de que se seguem.
O referido código de ética não considera servidora pública a pessoa que presta serviço de natureza eventual e sem remuneração a entidade da administração pública indireta. (x) CERTO
-
É incrível o tanto que essa banca ama a palavra "prescinde"
Ja vi varias questoes em que ela aparece e tambem caí varias vezes.
Quando a vejo agora ja fico alerta haha
-
Um segundo que seja de serviço público prestado, o cara há de ser ético um milhão de segundos. A ética é uma substância que independe de tempo e espaço.
-
CUIDADO COM ESSA PALAVRA MALIGNA " PRESCINDE"
-
Servidores temporários e excepcionais também se submetem ao código
-
Natureza permanente;
Excepcional;
Temporário.
-
De natureza PET - Permanente, Excepcional e Temporário
Correta!
-
Prescinde = Nao precisa. Dispensa.
Não precisa (não é necessário) que o servidor seja permanente. Pela lei, pode ser temporário, excepcional, com ou sem remuneração.
--
CERTO.
-
Podendo ser temporário!
PRESCINDIR: DISPENSAR
-
prescinde = dispensa ( não necessita) que ele preste serviço apenas em caráter PERMANENTE.
Fundamento:
XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
-
A incidência das vedações previstas no Código de Ética Profissional do Serviço Público e a sujeição à apuração de comprometimento ético DISPENSAM de o servidor público prestar serviço de natureza permanente a determinado órgão público.
-
QUESTÃO INCOMPLETA NÃO SIGNIFICA QUESTÃO ERRADA. AVANTE!!!
-
Muitas vezes a gente falha por não compreender o significado de certas palavras...
Mas quem disse que ao errar a gente também não aprende?
LUTA QUE SEGUE!
-
GAB: C
➩ANÁLOGO = IGUAL
➩AQUIESCÊNCIA = CONCORDÂNCIA;
➩ATENUAR = AMENIZAR;
➩ARDILOSO = ESPERTO;
➩BALBÚRDIA = CONFUSÃO;
➩CONSPÍCUO = NOTÁVEL;
➩DEPREENDER = CONCLUIR;
➩DEFESO = PROIBIDO;
➩ESCOPO = OBJETO;
➩INJUNÇÃO = IMPOSIÇÃO;
➩IMPRESCINDÍVEL = ESSENCIAL;
➩LACÔNICO = BREVE;
➩PRESCINDÍVEL = DISPENSÁVEL;
➩RECÔNDITO = OCULTO ;
➩SUBJAZ= CONDIZ.
➩SIMULACRO = IMITAÇÃO;
➩TÊNUE = FRÁGIL .
-
Prescindem vem do verbo prescindir. O mesmo que: dispensam, recusam, abstraem, desobrigam, desoneram, exoneram, isentam, evitam, eximem.