SóProvas



Prova COMPERVE - 2016 - UFRN - Farmacêutico


ID
2083798
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora estável lotada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotou uma criança com idade de dois anos. De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o prazo de duração de uma licença à adotante quando a criança adotada tem essa idade é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    Art. 210.  À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada.     

     

    Parágrafo único.  No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

     

    O Decreto 6.690/2008 instituiu o Programa de Prorrogação da Licença à Gestante e à Adotante para as servidoras públicas federais.
    No caso da gestante, o Decreto 6.690/2008 autoriza a prorrogação do afastamento por mais 60 dias. Assim, o prazo da licença à gestante passa a ser de 180 dias.


    Já para as servidoras adotantes, a prorrogação será de 45 dias no caso de criança de até um ano de idade, e de 15 dias no caso de criança
    com mais de um ano de idade. O total do prazo da licença à adotante passa a ser, então, de 135 dias e de 45 dias, respectivamente.

     

    Fonte: Direito Administrativo, Estratégia Concursos, Aula 05.

     

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  •                             Adoção                                                                 Gestante

    até 1 ano                          mais de 1 ano                       120 dias prorroga por mais 60

    90 dias                             30 dias

    prorroga por mais 45          mais 15

  • O STF mudou o entendimento em março de 2016. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão majoritária, decidiu que a legislação não pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade para servidoras públicas gestantes e adotantes. Na sessão desta quinta-feira (10), os ministros deram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 778889, com repercussão geral reconhecida.
  • A questão quer de acordo com De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90. 

    Mas para o STF como o colega falou não existe diferença entre licença-maternidade: adontante e gestantes.

    #FÉ

  • Os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença-adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada. STF. Plenário. RE 778889/PE, Rel. Min. Roberto Barroso, j. em 10/03/2016 (repercussão geral). 

  • -
    comentários à parte: acho um absurdo a pessoa adotar uma criança com apenas 2 anos e ter só 30 dias
    de licença para ficar com ela!

    Enfim, marcar o que na hora da prova? o que ta na Lei ou a Decisão do STF ¬¬

  • Segundo STF, hoje, o prazo máximo em qualquer situação é de 180 dias. Isso é a Jusrisprudência, mas a questão é taxativa ao pedir o que está escrito em lei.

     

    Gabarito A

  • Fernandinha, tem que ver o comando da questão se falar em recentes julgados vai pelo STF.

  • Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
    Art. 210. À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada. (Vide Decreto nº 6.691, de 2008)
    Parágrafo único. No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

    O Decreto 6.690/2008 prevê a prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias, totalizando o prazo de 180 dias.

    O STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Gabarito: A

    Fonte: Lei 8.112 Esquematizada - Estratégia Concursos.

  • Adoção: Criança < 1 ano = 90 dias Criança > 1 ano = 30 dias Obs: Apenas mulheres
  • CRIANÇA ATÉ 1 ANO DE IDADE = 90 DIAS

    CRIANÇA + DE 1 ANO DE IDADE = 30 DIAS

  • Adotar ou obtiver guarda judicial de criança:

    - até 1 ano: 90 dias de licença remunerada.

    - com mais de 1 ano: 30 dias de licença remunerada.

  • De acordo com a 8112/90:

     

    Adotante---> ATÉ 1 ano = 90 dias / + de 1 ano = 30 dias /// STF = 120 dias (+60) de prorrogação sem prejuízo da remuneração.

    Maternidade --> 120 dias /// STF = 120 (+60) prorrogação

    Paternidade --> 5 dias /// STF= (+15) de prorrogação e ATÉ 20 (para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã)

    Natimorto e aborto (atestado) --> 30 dias

     

  • Sobre o art. 210 da lei 8.112/1990, o STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Lei nº 8.112/1990 atualizada e esquematizada (Estratégia Concursos)


ID
2083801
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo prescricional para a ação disciplinar considerando o tipo de penalidade prevista para a infração cometida. Para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a referida lei prevê o prazo prescricional de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

     

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • c)

    cinco anos.

  • Mnemônico: 1825

    180 dias - Advertência

    2 anos - Suspensão

    5 anos - Demais penalidades

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 142, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a lei 8.112 de 1990 prevê o prazo prescricional de 5 (cinco) anos.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083807
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O adicional por serviço extraordinário está no rol das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90. Segundo estabelece essa lei, o referido adicional deve respeitar o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90

     

     Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • a)

    duas horas por jornada. 

  • Mais de 2 horas poderia inibir a realização de novos concursos (só pensar assim)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os artigos elencados acima, conclui-se que adicional por serviço extraordinário deve respeitar o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    Gabarito: letra "a".

  • O serviço extraordinário será acrescido 50% em relação à hora normal, respeitando o limite máximo de 2 horas por jornada.


ID
2083810
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia

Alternativas
Comentários
  • GRATIFICAÇÃO NATALINA - Popularmente conhecida como décimo terceiro salário!! =D

     

    LEI 8.112/90

     Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • Gratificação natalina:

     

    - 1/12 avos da remuneração que o servidor fizer jus ao mês de dezembro 

    - Maior ou igual a 15 dias = 1 mês

    - Paga até o dia 20 do mês de dezembro

    - Não será considerada para o calculo de qualquer outra vantagem

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • d)

    20.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 63 e 64, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 63. A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.

    Parágrafo único. A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como mês integral.

    Art. 64. A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia 20 (vinte).

    Gabarito: letra "d".


ID
2083813
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que expressamente dispõe o regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir.

I - I A licença concedida dentro do período de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
II - Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
III - O servidor da Administração Pública Federal não pode ser cedido à sociedade de economia mista.
IV - O servidor investido em mandato de Vereador será afastado do cargo, sendo -lhe facultado optar pela sua remuneração.

Das afirmativas, estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    III - ERRADA

    Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:
    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;
    II - em casos previstos em leis específicas.

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem.

    IV - ERRADA

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de vereador:
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

     

     

  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissinal.

  • Lembrando que com a alteração do art. 93, caput da lei 8.112 o servidor poderá ser cedido para ocupar cargo de direção ou gerência em entidade de serviço social autônomo instituído pela União.

  • Os comentários já citados explicam perfeitamente todos os enunciados da questão.

    Apenas ratificando. GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    ITENS I e II CORRETOS

    Das Licenças

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 87, da citada lei, "após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 2º, do artigo 93, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;

    II - em casos previstos em leis específicas.

    (...)

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem."

    Logo, considerando os dispositivos acima e por não haver óbice legal previsto em lei, o servidor da Administração Pública Federal pode ser cedido, sim, à sociedade de economia mista.

    Item IV) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    - No caso do inciso I elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração).

    - No caso do inciso II elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    - No caso do inciso III elencado acima, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    Gabarito: letra "a".


ID
2083816
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede. Com base nos preceitos da Lei nº 8.112/90, esse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito " A "

     

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • LETRA A

     

    Lei 8.112/90

     

    a) Remoção. Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    b) Reintegração. Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    c) Recondução. Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:        I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;        II - reintegração do anterior ocupante.

     

    d) Readaptação. Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Gab A.

    Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    Remoção: Desloca servidor.

     

  • a)

    removido.

  • REMOÇÂO: É o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede;

    REDISTRIBUIÇÃO: É o deslocamento do cargo para outro órgão ou entidade;

  • Se desloca o servidor é REMOÇÃO.

    Se desloca o cargo é REDISTRIBUIÇÃO. 

    Reintegração, recondução e readaptação são formas de provimento (no caso da recondução é vacância também).

     

  • GABARITO: LETRA A

    Da Remoção

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração o que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso de um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte o qual foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede, tal servidor foi removido. Ressalta-se que a reintegração, a recondução e a readaptação são conceitos os quais não se aplicam ao caso descrito em tela, sendo a remoção o único conceito cabível a partir do enunciado da questão.

    Gabarito: letra "a".


ID
2083819
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 8.112/90, “reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado”. Com base nessa lei, um dos requisitos para a reversão no interesse da Administração é que

Alternativas
Comentários
  •   Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago. 

  • LETRA A

     

  •  a)

    o servidor aposentado a tenha solicitado. 

  • GABARITO: A

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão

  • >>>>>>>>>>>>>>> Voluntário Está(vel) Solicitando Vaga(vago) há 5 anos.<<<<<<<<<<<<<<<<<

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo ela a alternativa que não apresente uma forma de provimento de cargo público. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou     

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    Dito isso:

    A. CERTO. O servidor aposentado a tenha solicitado.

    Conforme art. 25, II, a, Lei 8.112/90.

    B. ERRADO. A aposentadoria tenha sido por invalidez.

    Conforme art. 25, II, b, Lei 8.112/90.

    C. ERRADO. O servidor esteja aposentado, também, em outro cargo público.

    Não há previsão legal.

    D. ERRADO. A aposentadoria tenha ocorrido nos últimos três anos, anteriores ao pedido.

    Conforme art. 25, II, d, Lei 8.112/90.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • UAI, MAS E O CASO DE REVERSÃO DE OFÍCIO PELA ADM. PÚB.???


ID
2083822
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A um servidor público federal em estágio probatório foi concedida a licença para o serviço militar. À luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, esse servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Gabarito letra C.

     

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

     

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

            Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

  •  c)

    trinta dias, sem remuneração.

  • Só para ajudar a fixar, são 30 dias SEM remuneração, para que ele queira voltar o mais rápido possível.

  • GABARITO: C

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo. 

    Obs.: Só lembrando que se o servidor não reassumir o cargo em no máximo 30 dias, ele será EXONERADO.

    Em caso de dúvidas sobre se o servidor, neste caso, tem ou não direito a remuneração, BASTA PENSARMOS QUE SE ELE TIVESSE DIREITO A ATÉ 30 DIAS REMUNERADOS, PARA QUE ELE VOLTARIA ANTES DO 30º DIA???  A administração, não remunera, portanto, para que instigue o servidor a reassumir o cargo o mais breve possível (antes dos 30 dias permitidos pela lei 8.112/90 no caso). 

    Tamos juntos nessa batalha!!!

    Que Deus nos ilimine!!!

     

  • GABARITO: LETRA C

    Da Licença para o Serviço Militar

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 85, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 85. Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único. Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações elencadas acima, conclui-se que, no caso de a um servidor público federal em estágio probatório ter sido concedida a licença para o serviço militar, à luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, tal servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de 30 (trinta dias), sem remuneração.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083825
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece prazos para a nomeação, posse e entrada em exercício de pretenso servidor. Nos termos dessa lei, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será

Alternativas
Comentários
  •   Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    [...]

            § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

    [...]

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Não respeitou o prazo da:

    Posse> tornará sem efeito o ato de provimento.

    Entrada em exercício> exoneração de ofício 

    ---

    #AFT

  • d)

    tornado sem efeito o ato de provimento.

  • Se não cumprido os prazos:

    Nomeaça a posse: em 30 dias, torna-se sem efeito.

    Posse ao exercicio: 15 dias, exonerado.

  • D) tornado sem efeito o ato de provimento

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 2º Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    § 5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, pode-se afirmar que, nos termos da lei 8.112 de 1990, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será tornado sem efeito o ato de provimento de tal servidor.

    Gabarito: letra "d".

  • ART. 13. A POSSE DAR-SE-Á PELA ASSINATURA DO RESPECTIVO TERMO, NO QUAL DEVERÃO CONSTAR AS ATRIBUIÇÕES, OS DEVERES, AS RESPONSABILIDADES E OS DIREITOS INERENTES AO CARGO OCUPADO, QUE NÃO PODERÃO SER ALTERADOS UNILATERALMENTE, POR QUALQUER DAS PARTES, RESSALVADOS OS ATOS DE OFICIO PREVISTOS EM LEI.

    PARAGRAFO 1º A POSSE OCORRERÁ NO PRAZO DE TRINTA DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃODO ATO DE PROVIMENTO.

    PARAGRAFO 3º A POSSE PODERÁ DAR-SE MEDIANTE PROCURAÇÃO ESPECIFICA

    PARAGRAFO 4º SÓ HAVERÁ POSSE NOS CASO DE PROVIMENTO DE CARGO POR NOMEAÇÃO.

    PARAGRAFO 6º SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE PROVIMENTO SE A POSSE NÃO OCORRER NO PRAZO PREVISTO NO PARAGRAFO 1º 


ID
4139554
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

O propósito comunicativo dominante no texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Resposta na parte destacada:

     ''Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada. 

     Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? ''

  • Discordo total do gabarito. Totalmente forçado.

  • Texto Chatinho!


ID
4139560
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

Considere as seguintes afirmativas acerca da paragrafação e da progressão temática do texto:


I O 1º parágrafo introduz o tema sem sinalizar a ideia central a ser desenvolvida no texto.

II A ideia central do terceiro parágrafo é apresentada já em seu primeiro período.

III A presença de subtítulos entre os parágrafos prejudica a progressão temática do texto.

IV O 4º parágrafo é determinante para a progressão das ideias discutidas no texto.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
4139578
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

As questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


A primeira palavra destacada no trecho funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto: conjunções adversativas (sinônimos = de oposição, contraste).

    Portanto ''Mas'' é uma conjunção adversativa, cuja função é opor ideias presentes em períodos distintos.

  • A palavra ''mas'' representa uma conjunção coordenada adversativa, fazendo a oposição de ideias presentes em períodos distintos.

    Gabarito: D

  • A questão é sobre conjunções e quer saber sobre a conjunção MAS em "Mas há a teoria divertida...". Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) conjunção subordinativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    B) conjunção subordinativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    C) conjunção coordenativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. É conjunção coordenativa adversativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

     .

    D) conjunção coordenativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     .

    Gabarito: Letra D

  • Interessante para resolver a questão é retornar ao texto e entender que a conjunção sob análise conecta dois parágrafos, opondo as ideias do trecho trazido à baila às do anterior, funcionando como um mecanismo de coesão textual.


ID
4139581
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

A questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


Sobre o trecho em questão, considere as afirmativas a seguir.


I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Em síntese, a questão apresenta duas temáticas:

    → Estrutura de período. Este pode ser simples (constituído de uma única oração à qual se dá o nome de oração absoluta, ou pode ser composto (constituído de duas ou mais orações).

    → Coesão textual, que diz respeito a mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto, ou seja, a forma que o texto é costurado.

    Inspecionemos o fragmento a fim de cotejá-lo com as asseverações feitas:

    "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson."

    I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

    Incorreto. Não há período simples, logo não se deve falar em oração absoluta. Existe um encadeamento de orações subordinadas, que constituem o período composto. Leia-o: "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

    Correto. Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta, ou seja, exerce função sintática de objeto direto do verbo da oração anterior. Veja: "(...) escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada (...)"

    III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

    Incorreto. A partícula "que" referida constituem uma locução adverbial consecutiva. Leia: "(...) tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.

    Correto. O pronome demonstrativo "essa" serve para resgatar todo o raciocínio da estrutura precedente.

    Letra B

  •  "O primeiro período é composto por duas orações absolutas." quem é bom em teoria gramatical sabe que isso está errado por si só, uma vez que não pode haver período composto por 2 orações absolutas, se houvesse 2 orações absolutas, teríamos 2 períodos simples, ou seja, não é possível construir 1 período composto com 2 períodos simples.


ID
4139590
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), considere as afirmativas a seguir.

I A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício.
II O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.
III O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício.
IV O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as "ausências e afastamentos" de acordo com a lei nº 8.112/90.

    I. ERRADA. "A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício."

    ➡ Essa ausência do servidor de dará sem qualquer prejuízo (de acordo com o caput do art. 97), ou seja, é considerado efetivo serviço, assim como é reafirmado no caput do art. 102.

    II. CERTA. "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    ➡ De acordo com o art. 103, conta-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade. "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    III. CERTA. "O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício."

    ➡ Perfeito. De acordo com o art. 102, "são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei."

    IV. ERRADA. "O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade."

    ➡ As férias também estão no rol de ausências que são consideradas como efetivo exercício e não apenas para efeitos de aposentadoria e disponibilidade como afirma a assertiva. (Art. 102, I)

    Portanto, estão corretas apenas os itens II e III.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Todas as concessões contam para todos os efeitos.

    Além disso, não confunda Tiro de Guerra com tempo prestado em operações de guerra.

  • essa eu não podia errar...

    "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    Art. 103, contar-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade:

    "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    abraços a todos os companheiros do 02-023 o/

    PARAMENTE-SE!

  • Para ajudar mais com a Sheyla Rabelo:

    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra

  • Analisemos cada afirmativa da Banca, separadamente:

    I- Errado:

    Nos termos do art. 97, III, "a", da Lei 8.112/90, a ausência por força de casamento do próprio servidor se dá sem qualquer prejuízo. Confira-se:

    "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    (...)

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;"

    Ademais, o art. 102, caput, ratifica se tratar de efetivo exercício, ao assim estabelecer:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:"

    Do exposto, incorreto este item ao sustentar que tal ausência não seria computada como de efetivo exercício.

    II- Certo:

    Trata-se de proposição devidamente apoiada no teor do art. 103, VI, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    (...)

    VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

    III- Certo:

    Cuida-se de proposição alinhada à norma do art. 102, VI, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;"

    IV- Errado:

    Por fim, esta afirmativa afronta a norma do art. 102, I, em vista do qual as férias devem ser contadas como de tempo de efetivo exercício. É ler:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    I - férias;"

    Do exposto, estão corretas apenas as proposições II e III.


    Gabarito do professor: B


ID
4145890
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um município iniciou procedimento licitatório para a aquisição de medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da modalidade Pregão. Em relação a esse processo licitatório, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Encontre uma Jurisprudência do STJ sobre o tema:

    Corte Superior, em caso envolvendo o fornecimento de medicamentos a usuários do SUS, afirmou, de maneira peremptória, que a licitação, em tal caso, seria dispensável. Trata-se do AgRg do REsp. n.º 1270579/MG, de relatoria do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em 22.04.2014.

    JÁ cobrado em outra questão:

    Ano: 2014 Banca: FUNIVERSA Órgão: SEAP-DF Prova: FUNIVERSA - 2014 - SEAP-DF - Auditor de Controle Interno - Finanças e Controle

    Um agente público iniciou procedimento licitatório, na modalidade pregão, para a aquisição dos medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de determinadas doenças.

    e) No caso narrado, a licitação era dispensável.

    ------------------------------------------------------------------------

    Eventual Divergência ou atualização Jurisprudencial sobre o tema , favor, notifique -me!

  • Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

  • A questão exige o conhecimento da licitação, especialmente no que tange ao pregão, que é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns para a Administração Pública.

    que é o procedimento prévio de seleção por meio do qual a Administração escolhe a melhor proposta para a celebração de um contrato, levando em consideração os critérios previamente estabelecidos, de forma isonômica e aberta ao público.

    Conforme o art. 1º e seu parágrafo único, o pregão deve ser usado para a aquisição de bens e serviços comuns, que são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Além disso, a lei nº 10.520/02 não delimita qualquer valor para a utilização do pregão.

    Sendo assim, o que define o uso do pregão é o objeto da licitação, e não o valor, de forma diferente do que ocorre com as demais modalidades.

    Portanto, a alternativa correta é a letra B: o pregão pode ser utilizado para aquisições de qualquer valor.

    GABARITO: B


ID
4145893
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 60, de 10 de outubro de 2014, trata dos critérios para a concessão e renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares. Todos os produtos de que trata essa RDC somente poderão ser industrializados, expostos à venda ou consumidos após registro no Ministério da Saúde. De acordo com essa resolução, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4145896
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 60, de 10 de Outubro de 2014 (Ministério da Saúde), são requisitos necessários para o registro de medicamento novo:

Alternativas

ID
4145899
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A RDC nº. 17, de 16 de abril de 2010, dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Considere as afirmativas a seguir sobre controle de qualidade na fabricação de medicamentos:


I As áreas de recebimento e expedição devem ser separadas e devem proteger os materiais e produtos das variações climáticas. Mas, na impossibilidade de separação, medidas devem ser adotadas para evitar misturas.

II Os laboratórios de controle de qualidade devem situar-se no interior da área de produção do respectivo produto.

III Os riscos associados à produção farmacêutica são constituídos essencialmente por contaminação cruzada, contaminação por partículas, troca ou mistura de produto.


Dentre essas afirmativas, apenas

Alternativas

ID
4145902
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998, apresenta o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. São medicamentos que constam, respectivamente, nas listas A, B e C dessa portaria:

Alternativas
Comentários
  • A2: Tramadol, codeína;

    B1: Clonazepam, diazepam, bromazepam,anfepramona

    C1: Sibutramina, fluoxetina, fenitoína, carbamazepina, amitriptilina,celecoxibe


ID
4145905
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A seleção de medicamentos é uma etapa essencial para o uso racional de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde. É correto afirmar que a seleção de medicamentos

Alternativas
Comentários
  • É o contrário, amigo.

    Negação da condicional => MANÉ (mantém a 1ª E Nega a 2ª).

    Paulo trabalha oito horas por dia E não é servidor público => A ^ ~B


ID
4145908
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma das finalidades da Farmacoeconomia é avaliar a relação custo / benefício da farmacoterapia para sistemas públicos de saúde e para a sociedade. Algumas metodologias de análise de custo podem ser empregadas para estimar os benefícios da terapêutica medicamentosa. Sobre métodos de análise de custo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Criei um mneomônico para aprender os tipos de estudos farmacoeconômicos:

    "Como Boa Estudante Universitária"

    AS INICIAIS DE CADA PALAVRA REPRESENTAM UM TIPO DE ESTUDO

    AMC - compara somente os custos, os resultados são similares.

    ACB - compara os custos e os resultados exclusivamente em unidades monetárias, ou seja, transforma os resultados em valores monetários.

    ACE - compara tanto os custos quanto os resultados, ou seja, os custos são comparados em unidades monetárias e os resultados em unidades clínicas (melhorias de saúde).

    ACU - avalia os resultados de uma intervenção em termos de quantidade e qualidade de vida (AVAQ).


ID
4145911
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmacocinética descreve as etapas de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação dos medicamentos e através dela pode ser avaliada a biodisponibilidade. A Biodisponibilidade é definida como

Alternativas

ID
4145914
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) agem inibindo a cicloxigenase (COX), enzima associada à inflamação e a outras funções, como agregação plaquetária, perfusão renal e produção de muco estomacal. O efeito de antiagregação plaquetária promovido pelo ácido acetil-salicílico decorre da

Alternativas

ID
4145917
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As estatinas são amplamente empregadas na prevenção de eventos cardiovasculares e uma de suas reações adversas de maior gravidade é a rabdomiólise. São sinais e sintomas que indicam a manifestação dessa reação adversa:

Alternativas
Comentários
  • Sintomas relacionados com as complicações esperadas de rabdomiólise incluem:

    • Insuficiência renal, que pode causar inchaço das mãos e dos pés.
    • Diminuição da produção de urina.
    • Falta de ar, uma vez que há acúmulo de fluido nos pulmões.
    • Letargia.
    • Fraqueza.
    • Sintomas de hipercalemia (fraqueza, náuseas, tontura)


ID
4145920
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Interação medicamentosa é definida como qualquer evento clínico em que o efeito de um medicamento é alterado pela presença de outro medicamento, alimento ou substância. O uso de salbutamol concomitante ao emprego de propranolol implica em uma interação medicamentosa. Essa interação, é

Alternativas
Comentários
  • salbutamol e os ß-bloqueadores não seletivos, como o propranolol, não devem ser administrados concomitantemente, pois os ß-bloqueadores podem inibir os efeitos terapêuticos do sulfato de salbutamol e vice-versa.

  • Pessoas asmáticas e hipertensas se beneficiam de B bloqs seletivos, como o atenolol e o metopropolol.


ID
4145923
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A autoinspeção deve avaliar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) por parte do fabricante de medicamentos, em todos os seus aspectos. Para tal, deve-se nomear uma equipe para conduzir a autoinspeção, formada por profissionais qualificados, especialistas em suas próprias áreas de atuação e familiarizados com as BPF. De acordo com a Resolução nº 17, de 16 de Abril de 2010, o setor responsável por nomear essa equipe e a frequência da autoinspeção são, respectivamente,

Alternativas

ID
4145926
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A água é o mais importante dos solventes farmacêuticos e, para ser utilizada, diferentes métodos de purificação e produção podem ser adotados, a partir dos quais se obtém água com diferentes graus de pureza. Os dois processos utilizados para obter água para injetáveis a partir da água purificada são:

Alternativas

ID
4145932
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em uma emulsão cujo Equilíbrio Hidrófilo Lipófilo (EHL) é igual a 11,8, pode-se usar diferentes tensoativos para estabilizar o sistema. Sabendo que a massa total de tensoativos utilizada nessa formulação é de 4 g, a quantidade de Span 65 (EHL 2,1) e de Tween 80 (EHL 15) são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Span 65 = A

    Tween 80 = B

    Fórmula 1: A + B = 1(100%)

    Fórmula 2: A x (EHL 2,1) + B x (EHL 15) = EHL 11,8

    1) A = 1-B

    2) Substituindo o valor de A da fórmula 1 na fórmula 2 temos:

    (1-B) x 2,1 + B x 15 = 11,8

    3) 2,1 - 2,1B + 15B = 11,8

    4) 2,1 + 12,9B = 11,8

    5) 12,9B = 11,8 - 2,1

    6) B = 9,7/12,9

    7) B = 0,75 ou 75%

    8) Substituindo o valor de B na fórmula 1 temos:

    A = 1 - 0,75 = 0,25 ou 25%

    9) Sabendo-se que a massa total dos tensoativos é de 4g, temos:

    A = 4g x 0,25 = 1g e B = 4g x 0,75 = 3g

    10) Sendo assim, os valores de A (Span 65) e B (Tween 80) são respectivamente:

    1 g e 3 g.

    Letra C.

    Bons estudos!


ID
4145935
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A velocidade de sedimentação é uma das características físico-químicas que deve ser avaliada na formulação de suspensões. A previsão da estabilidade das suspensões pode ser avaliada aplicando-se a Lei de Stokes. A respeito dessa Lei, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Aumento da viscosidade, diminui a velocidade de sedimentação das partículas.


ID
4145938
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na produção de formas farmacêuticas sólidas, a presença de adjuvantes é essencial. Dentre os adjuvantes, os diluentes são amplamente utilizados tanto na preparação de cápsulas como de comprimidos. Os diluentes utilizados na indústria farmacêutica, podem ser classificados, quanto a sua solubilidade, em solúveis ou insolúveis. Considera-se como um diluente insolúvel

Alternativas

ID
4145941
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Determinada indústria farmacêutica tem, em sua linha de produção, Dipirona comprimido 500 mg e Paracetamol comprimido 750 mg. Solicitou-se a essa indústria a produção do medicamento Olanzapina 10 mg. Segundo a Resolução nº 17, de 16 de Abril de 2010 e a Portaria SVS/MS n° 344, de 12 de Maio de 1998,

Alternativas

ID
4145944
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante os estudos de pré-formulação de um medicamento, procedeu-se ao teste de densidade bruta (DB) e de compactação (DC) para as substâncias A e B, obtendo -se os seguintes resultados:


A: DB = 10 g/L DC =14,3 g/L

B: DB = 5,5 g/L DC = 6 g/L


Esses resultados indicam que

Alternativas

ID
4145947
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os lubrificantes são utilizados no processo de compressão por assegurarem um completo enchimento da matriz e evitarem a aderência dos pós aos cunhos da máquina. Um lubrificante amplamente utilizado na produção de sólidos em uma indústria farmacêutica é

Alternativas
Comentários
  • Estearato de Magnésio.


ID
4145950
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na determinação do teor de fármacos utilizando métodos volumétricos, frequentemente, é necessário substituir os solventes aquosos por outros não aquosos e, ainda, dispensar o uso de indicadores visuais e empregar a potenciometria para a visualização do po nto final da titulação. Essa metodologia deve ser empregada para

Alternativas
Comentários
  • Demore limpar: não impede de lançar para evitar decadência.

ID
4145953
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os testes farmacopeicos apresentam certa complementaridade, ou seja, para cada fármaco e forma farmacêutica, são exigidos testes que possam, em conjunto, ates tar a sua qualidade. A opção que apresenta corretamente o medicamento e seus respectivos testes de controle de qualidade requeridos é:

Alternativas
Comentários
  • A - não se aplica teste de pirogênio à solução oral;

    B - não se aplica teste de friabilidade à drágea, apenas a comprimido não revestido

    C - Comprimidos são necessitam de teste de esterilidade ;

    D - gabarito!


ID
4145956
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para que um método de análise seja utilizado na rotina de um laboratório de controle de qualidade, é necessário que ele seja validado. Considere as seguintes afirmativas sobre os parâmetros de validação de métodos analíticos:


I Limite de quantificação é a menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis sob as condições experimentais estabelecidas.

II Exatidão é a avaliação da proximidade dos resultados obtidos em uma série de medidas de uma amostragem múltipla de uma mesma amostra.

III Linearidade é a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado.

IV Robustez é a capacidade que o método possui de medir exatamente um composto em presença de outros componentes tais como impurezas, produtos de degradação e componentes da matriz.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    I Limite de quantificação é a menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis sob as condições experimentais estabelecidas. CORRETA

    II Exatidão é a avaliação da proximidade dos resultados obtidos em uma série de medidas de uma amostragem múltipla de uma mesma amostra. ERRADA. Esse é o conceito de precisão

    III Linearidade é a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado. CORRETA

    IV Robustez é a capacidade que o método possui de medir exatamente um composto em presença de outros componentes tais como impurezas, produtos de degradação e componentes da matriz. ERRADA.

    O método é considerado ROBUSTO quando ele se mantém inalterado à pequenas mudanças de parâmetros operacionais e ambientais (vazão, proporção e pH da fase móvel, variação no comprimento de onda do detector, tempo de extração da amostra, temperatura de agitação da amostra, quantidade de amostra, diferentes lotes de colunas cromatográficas etc.)


ID
4145959
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os trechos a seguir foram retirados da Farmacopeia Brasileira, 5a edição (Anvisa, 2010). 


"As moléculas ao absorverem energia sofrem uma transição para um estado de maior energia ou estado excitado. A passagem ao estado excitado não é de natureza contínua realizando-se, geralmente, em etapas chamadas de transições."

"Estas transições compreendem promoções de elétrons de orbitais moleculares ocupados, geralmente, σ e π ligantes e não ligantes, para os orbitais de energia imediatamente superiores, antiligantes π* e σ*. "


A região do espectro eletromagnético a que os trechos se referem é

Alternativas

ID
4145962
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os testes de contagem do número total de micro-organismos mesofílicos e pesquisa de microorganismos patogênicos são preconizados pela Farmacopeia Brasileira para produtos farmacêuticos não estéreis. Com relação ao teste de contagem, há um limite máximo pr econizado para cada categoria de produto farmacêutico existente. Na tabela a seguir, apresenta -se o resultado de um teste de contagem microbiana em um produto líquido não estéril: 


Diluição         Colônias por placa

  1:10                         190

  1:10                         200 

  1:100                        30

  1:100                        32 


O número de unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro deste produto é

Alternativas

ID
4145971
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A acreditação de laboratórios analíticos é realizada segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Nessa Norma, estão descritos os requisitos técnicos e gerenciais para os laboratórios de ensaio e calibração. Dentre os requisitos da Direção, estão as diretrizes para subcontratação de ensaios e calibrações. Considerando essa Norma, leia as seguintes afirmações sobre a subcontratação de ensaios e calibrações.


I Quando um laboratório subcontrata trabalhos, seja por razões imprevistas, ou de forma contínua, esses trabalhos devem ser repassados para um subcontratado competente. Um subcontratado competente é aquele que possui notório saber para executar o serviço em questão.

II O laboratório deve informar a subcontratação ao cliente, por escrito, e, quando apropriado, obter a aprovação do cliente, preferencialmente por escrito.

III O laboratório é responsável perante o cliente pelo trabalho subcontratado, exceto no caso em que o cliente ou uma autoridade regulamentadora especificar o subcontratado a ser usado.

IV O laboratório deve manter cadastro de todos os subcontratados que ele utiliza para ensaios e/ou calibrações, assim como registro de evidência de conformidade com a Norma para o trabalho em questão.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
4145974
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na cromatografia a líquido de alta eficiência (CLAE), é necessário empregar um detector para, como o próprio nome diz, evidenciar a presença e a separação dos compostos de uma amostra. Os detectores mais utilizados na cromatografia a líquido de alta eficiência (CLAE) são os

Alternativas
Comentários
  • Os detectores mais usadas na CLAE são os fotométricos, baseados na absorbância no ultra violeta e no visível. Os detectores de fluorescência, utilizados como método de detecção específica, são sensíveis para substâncias que fluorescem. Este tipo de detector pode detectar quantidades de ordem picograma.

    fonte: https://pfarma.com.br/farmaceutico-industrial/130-cromatografia-liquida-de-alta-eficiencia-.html


ID
4145977
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O seguinte texto foi retirado da Farmacopeia Brasileira, 5ª edição (Anvisa, 2010):


“Para assegurar a administração de doses corretas, cada unidade do lote de um medicamento deve conter quantidade do componente ativo próxima da quantidade declarada. O teste de uniformidade de doses unitárias permite avaliar a quantidade de componente ativo em unidades individuais do lote e verificar se esta quantidade é uniforme nas unidades testadas. As especificações deste teste se aplicam às formas farmacêuticas com um único fármaco ou com mais de um componente ativo. A menos que indicado de maneira diferente na monografia individual, o teste se aplica, individualmente, a cada componente ativo do produto.”


A modalidade do teste de uniformidade de doses unitárias que deverá ser empregada para a análise de comprimidos de loratadina 10 mg cujo peso médio da forma farmacêutica seja de, aproximadamente, 100 mg, é 

Alternativas
Comentários
  • Segundo a FB, no teste de uniformidade de comprimidos, caso a dose e proporção do fármaco seja < 25 mg ou < 25%  (como é o caso da questão, 10 mg), deverá ser realizada a modalidade de uniformidade de conteúdo, independente de haver ou não revestimento.