SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel - PR - Telefonista


ID
2019649
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais, podemos inferir que

Alternativas
Comentários
  • Inferência => é a conclusão de determinadas ideias contidas no texto

  • Questão de interpretação. .

  • Letra E.

     

     a) as notificações da AIDS e do HIV são obrigatórias e urgentes. - É necessário notificar-se, mas o texto não cita esse caráter obrigatório e emergencial "...aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

     b) o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente. - O crescimento não se mantém para todos, é principalmente nos adolescentes e jovens "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. "

     c)  o adolescente busca a si mesmo e não há constantes flutuações de humor. - O adoslescente busca ao outro, busca se inserir na sociedade "...o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele."

     d) a AIDS passou de uma doença letal a uma condição crônica passível de controle. - Nada é dito no texto sobre isso, é extrapolação, no texto só menciona que a doença pode ficar por longo tempo assintomática, porém há programas de prevenção e controle.

     e) atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs. - Certa, pois sendo os adolescentes o principais sujeitos, com crescimento da doença neles, infere-se que é realmente urgente eles adquirirem capacidade de se proteção.

  • Em momento algum, no texto, aparece DST. Se é inferência textual, deveria haver tal informação no texto. Questão confusa.

  • Resposta E


    "Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Apesar de eu ter achado que a questão extrapolou ao citar DSTs

  • So li a fonte e respondi rs

  • DTS ??? Sério Consulplan ??? 

  • Texto não fala em DST!

  • Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

     

    Gabarito E

  • eu ia de e, mas vi esse dst fiquei com medo kkkkk

  • Cabe recurso pois extrapolou.

  • A pergunta diz: o que se pode INFERIR de acordo com o texto.

    Logo, é a Letra E

  • A questão exige inferência.

    "INFERÊNCIA TEXTUAL: Ocorre quando a banca exige do candidato algo que esteja além do texto. Enunciados que se apresentam como “Deduz-se…”, “Depreende-se…”, “Conclui-se”, “Infere-se”, “O que o autor quis dizer com…” impõem que a resposta correta não seja algo que esteja explícito, mas sim algo implícito – subentendido ou pressuposto. É uma dedução." 

     

    Portanto, o termo DSTs, não necessáriamente, precisa estar expresso no texto.

    ..."fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    O excerto do texto nos permite deduzir / concluir que a prevenção e controle da AIDS também contribuirá para a proteção contra outras DSTs.

     

    Regra básica para questões de interpretação de texto: no comando da questão, saiba diferenciar questões de inferência textual e questões de recorrência textual.

    Recorrência textual: Ocorre quando a banca exige algo que esteja claro no texto. Enunciados que se apresentam como “Segundo o texto”, “De acordo com o texto”, “O autor diz que”… impõem que as respostas estejam explícitas no texto.

     

    Bizu:

    Em uma questão de recorrência textual, com 4 alternativas, vai acontecer o seguinte: uma alternativa estará efetivamente em conformidade com as ideias expostas no texto, e as outras (erradas), para dificultar, serão uma dedução coerente com as ideias do texto.

     

    Fonte (adaptado): Interpretação de textos e semântica para concursos (Marcelo Rosenthal, Lilian Furtado, Tiago Omena, Pedro Henrique), editora Elsevier.

     

  •  b) o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente. - O crescimento não se mantém para todos (OK), é principalmente nos adolescentes e jovens "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem."

    Se é crescente entre os adolescente não se pode inferir que o número total de casos é ascente?

    E mais: sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem - e, sendo assim, o montante de casos de AIDS aumenta.

    Se é pra se inferir, acho que poderíamos inferir que o número de casos de aids se mantém em escala ascendente, crescente etc.

    E mais...
    Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência

    Beleza, se as infecções ocorreram na adolescencia, isso contribuiu para haver um aumento em casos de AIDS (quando se pensa em um cômputo geral)

    Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.

    Beleza tbm e isso favorece o aumento de casos de AIDS de modo que se mantenha em escala ascendente.

     

    Eu coloquei B e fiquei me sentindo burro por errar uma m&%$&¨& de questao dessa, talvez eu seja burro mesmo; mas existem outros trechos do texto que corroboram com minha ideia.

    Eu entraria com recurso e acho que perderia. Questao ruim (minha opiniao).

  • Dsts, Hiv, Aids... Parem de reclamar

  • acho que essa resposta foi muito muito muito além 

  • Felipe,

     

    Até mesmo nas questões de inferência a banca tende a basear cada alternativa em um só trecho do texto, o excerto em questão é: "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes." Ora, pode-se ter ocorrência crescente entre os adolescentes mas que decresce ainda mais acentuadamente entre os mais velhos, levando assim a um decréscimo no valor total.

     

    Nos outros trechos é como eu falei, sua interpretação extrapola demais o que foi pedido.


ID
2019652
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Segundo o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    [2º periodo do 3º paragráfo]

     

    [Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro.]

  • Letra B.

     

     a) poucos jovens sabem que estão infectados. - Ao contrário "...grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática."

     b) o abuso de álcool e outras drogas favorecem a prática do sexo inseguro. - Certa.

     c) a televisão coloca o adolescente frente a uma educação formal e convencional. - "...colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo..."

     d) adolescentes relatam vontade de dar continuidade às práticas de seu cotidiano normalmente, como anteriormente ao diagnóstico. - Ao contrário "...o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele."

     e) as pessoas infectadas pelo HIV necessitam muito mais do que indicação adequada de regimes terapêuticos e acesso a exames laboratoriais. - Nada é dito sobre isso, só é mencionado isto: "...necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

  • Resposta B

    "Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro."

  •  

    Caso de recorrência textual

     


ID
2019655
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais sobre a adolescência é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    [segunda linha do texto]

    Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele.

  • Questão de Compreensão de texto tem que retirar direto do texto

     

  • Resposta A


    A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele.

  • Questão de compreensão de texto, onde é necessário encontrar a resposta de forma explícita no texto.

    Resposta está na linha 2. Gabarito letra A.

    "A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise..."


ID
2019658
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão destacada exprime ideia de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Advérbio de modo!

    Qual o modo que os jovens recebem a informação? Frequente

  • Os advérbios de modo, em sua maioria, são terminados pelo sufixo -mente. Este sufixo se junta à forma feminina dos adjetivos.

     

  • Os advérbios de modo, em sua maioria, são terminados pelo sufixo -mente. Este sufixo se junta à forma feminina dos adjetivos.

     

  • complementando o comentário dos colegas

    GABARITO A

    Advérbios de inclusão: até, também.

    Ex.:A Joana também vai viajar.

     

    Advérbios de dúvida: talvez, porventura, provavelmente.

    Exs.:Talvez o João tenha viajado.

           

    Advérbios de modo: bem, mal, melhor, pior, certo, também, depressa, devagar e, em geral, os adjetivos femininos acrescidos do sufixo -mente.

    Ex: A menina segurava a boneca delicadamente.

     

    Ordem: depois, primeiramente, ultimamente.
    Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.

  • Gabarito A.

    Frequentemente (com frequência) = Advérbio de modo.

  • Fácil, fácil...

    GABARITO: A

  • Geralmente o final MENTE é modo; Quase sempre na verdade
    Gabarito A

  • GABARITO: LETRA A

    GABARITO: LETRA C

    Do ponto de vista semântico, o advérbio é um modificador ou ampliador de sentido de certos vocábulos ou estruturas e, nessa relação, pode indicar algumas circunstâncias (ou valores semânticos), como afirmação, acréscimo, negação, modo, lugar, tempo, dúvida, intensidade, causa, concessão, conformidade, finalidade, condição, meio, instrumento, assunto, companhia, preço, ordem etc.

    Do ponto de vista morfológico, o advérbio não se flexiona em gênero nem em número, por isso é chamado de palavra invariável. Só varia em grau por meio de derivação.

    Do ponto de vista sintático, tradicionalmente falando, o advérbio se refere a um verbo, a um adjetivo (ou locução adjetiva), a outro advérbio (ou locução adverbial) ou a uma oração inteira, exercendo apenas uma função sintática na frase: adjunto adverbial.

    FONTE: A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.

  • Frequentemente.

    DICA: Geralmente palavras terminadas em MENTE vai indicar MODO,


ID
2019661
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Em “Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro.” (3º§), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

  • GABARITO B

     

    Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php ( sempre bom postar a referência de onde se pega a informação)

  • Porque "visto que " nao esta correto, pois me parece o mesmo sentido.

  • Visto que , é uma conjunção causal, o segredo msm é estudar as conjunções, para não errar esse tipo de questão. 

  • Visto que denota causa e afirma o que causou aquilo, na questão está passando idéias contrárias adversárias por esta razão embora se encaixa muito bem neste exemplo 

  • a)Adversativa
    b)CONCESSIVA>>>>>>CORRETA
    c)CAUSAL
    d)TEMPORAL
    e)FINALIDADE

  • Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: EMBORA, AINDA QUE, CONQUANTO, DANDO QUE, POSTO QUE, EM QUE, QUANDO MESMO, MESMO QUE, POR MENOS QUE, POR POUCO QUE, APESAR DE QUE.

  • GABARITO: letra B

    Concessivas

    Mostram insistência. São utilizadas em orações subordinadas adverbiais concessivas.

    embora, conquanto, posto que, por muito que, se bem que, ainda que, mesmo que, apesar de que, que, dado que, suposto que, ainda quando, quando mesmo, a despeito de,posto, suposto,conquanto que, malgrado,em que pese,sem embargo de que,não embargante que(arcaica),se bem, bem que, mas que , sobre que (arcaica),quando(embora) e(=embora), que(embora), pese embora, muito embora, em que,inclusive se, por mais que, por menos que, por pouco que,em que pese em que ,não obstante que , não obstante, com que(em desuso), empero(arcaico), pero que(arcaico), se, etc…

    Mesmo que jogasse um balde de água fria nele, ele não acordaria.

    Ele não ficaria triste ainda que nós morrêssemos.

    Ficaria sossegado ainda se o incomodassem.

    fonte:  http://www.gramaticaemvideo.com.br/26-lista-das-conjuncoes-aulas-2-e-3-conjuncoes/

  • Gabarito B

     

    Embora-conjunção concessiva

     

     Concessivas:   concedem ou admitem uma  condição contrária ao que foi dito na Oração Principal.  


    Amanhã haverá aula embora seja domingo. 


      Or. Princ.               Or. Sub. Adverbial Concessiva  

     

    Orações Subordinativas Concessivas

     

    EMBORA, AINDA QUE, CONQUANTO, DANDO QUE, POSTO QUE, EM QUE, QUANDO MESMO, MESMO QUE, POR MENOS QUE, POR POUCO QUE, APESAR DE QUE.

     

     

  • Resposta B
     

    Conjunções concessivas: Ainda que, apesar de que, embora, mesmo que, conquanto, se bem que, por mais que, posto que, etc.

  • VIDE   Q482318

     

    As mais pedidas da FCC:

     

     

    Q590406       Q817676    Q629834

     

    TEMPORAIS:       QUANDO,   Assim que,  EIS QUE,     MAL = LOGO QUE,   APENAS, SEMPRE QUE, NO MOMENTO QUE

     

    CONCESSÃO:       EMBORA,      A DESPEITO,  MESMO QUE, CONQUANTO,  AINDA QUE, APESAR DE, POSTO QUE

     

    PROPORCIONAL :               ENQUANTO    =             AO PASSO QUE, À MEDIDA QUE

     

    CONFORMATIVA:                    COMO     SEGUNDO, CONSOANTE,  CONFORME

     

    CONDICÃO:               DESDE QUE, CONTATO,        SE NÃO,          QUANDO NÃO

     

    CAUSAL/EXPLICATIVA:    PORQUANTO,  PORQUE, UMA VEZ QUE, POIS, JÁ QUE

     

     

    COMPARATIVO:                    QUE        =  DO QUE          Esta casa é mais alta (que = DO QUE) a outra

                                                   ASSIM COMO = COMPARAÇÃO

     

             ADIÇÃO:       

     

    NÃO APENAS

    TAMBÉM NÃO

    OUTROSSIM

    MAS = E   (depende do contexto)

    ADEMAIS

     

     

     

     

            PROPORCIONAIS  =      À MEDIDA QUE, AO PASSO, TANTO MAIS

     

    Q478660

                                        ALIÁS      =         ALÉM DISSO  

     

    Q823806

     

    CONSECUTIVA     =         CONSEQUÊNCIA:      QUE =  TAL,  TÃO, DE SORTE

                                              

    DE MANEIRA

    TANTO QUE

    TÃO ..... QUE

    DE  SORTE QUE

     

     

    CONSECUTIVA =    DE OUTRO MODO, DE MANEIRA            BIZU  TESÃO

     

    Consecutivas =    ideia de consequência.   ( Tal, Tanto, Tamanho).

    Que   (precedido de termo que indica intensidade: tão, tal, tanto, etc.) de modo que, de sorte que..

     

  • Apesar de = conjunção concessiva. Expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. Concessão também pode ser associado a ideia de fazer uma coisa contrária a do que era esperado. Ex: Apesar de estar chovendo, não levou o guarda-chuva.

    a) senão (ao contrário de) = conjunção adversativa. Ex: mas, porém, no entanto, entretanto, todavia, contudo e não obstante;

    se não (caso não) = conjunção condicional.

    b) embora = conjunção concessiva. Ex: apesar de que, mesmo que, ainda que, se bem que, por mais que, posto que, conquanto; 

    d) enquanto = conjunção temporal. Ex: quando, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, sempre que, assim que, agora que e etc;

    e) com o propósito de (com a finalidade de) = conjunção final. Ex: com o fim de, a fim de, com o intuito de, para que e etc.

  • A expressão sublinhada pelo QC não estar completa. Mas acertei a questão.

    O correto seria destacar a expressão toda, "apesar de que"  e não só:   "apesar de"

  • CARLOS OLIVEIRA , na prova está grifado dessa forma: (...) casal, apesar de que, no mundo, (...)

  • Gabarito B 

    Embora 

  • GABARITO B

     

    Concessiva: embora, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, apesar de que.

  • CONquanto = CONcessiva

    ENquanto - tENporal.


ID
2019664
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§) No trecho anterior, o ponto final ( . ) foi utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Uma das formas do uso do ponto final, é  marca uma pausa de longa duração

    GAB D

  • Gabarito letra E (marcar pausa de longa duração).

  • Queria saber qual a utilidade de se comentar aqui exatamente o que está descrito na alternativa correta da questão
  • Por favor, galerinha, vamos colocar comentários úteis, e não repetir o gabarito. :(

  •  O ponto final na questão foi utilizado para encerrar um período, ou seja, um segmento declarativo de um fato e que posteriormente será seguido de um período ao qual explica o anterior.

     

  • O ponto final representa a pausa máxima da voz. A melodia da frase indica que o tom é descendente. Emprega-se, principalmente:

    - Para fechar o período de frases declarativas e imperativas.

    Exemplos:

     

    Contei ao meu namorado o que eu estava sentindo
    Façam o favor de prestar atenção naquilo que irei falar.

     

    - Nas abreviaturas.

    Exemplos:

    Sr. (Senhor)
    Cia. (Companhia)

  • gab E

    ponto final é um sinal de pontuação que marca uma pausa total, absoluta. É usado:

    - No final das frases declarativas e imperativas, indicando que o período frásico está finalizado, com sentido completo.

    Exemplos:

    Hoje de manhã acordei com dor de cabeça.

    O aluno já estudou toda a matéria da prova.

    Prestem especial atenção à próxima parte da apresentação.

    - Na escrita de palavras de forma abreviada, sendo chamado de ponto abreviativo e indicando que houve eliminação de letras.

    Exemplos:

    V.Ex.ª chegará a Brasília dentro de minutos.

    Meu irmão mora no 1.º andar.


    Nota: Abreviaturas utilizadas internacionalmente devem ser escritas no singular, sem ponto abreviativo.

    Exemplos:

    h (hora);

    s (segundo);

    kg (quilograma);

    l (litro);

    fonte: https://www.normaculta.com.br/ponto-final/

  • e)

    marcar pausa de longa duração. 

  • tem pessoas aline que nao sao assinantes e precisam ver o gabario, e por isso!

  • Eu achei que ponto final era uma pausa total, e que a pausa longa era o "ponto e vírgula"


ID
2019667
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com a classe de palavras, assinale a relação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Algumas é pronome

  • Pronome indefinifo - substitui um nome.

    letra C

  • Fiquei na dúvida entre a letra b e c... marquei b e errei.

    Pesquisando na Gramática Fácil do Bechara, vi que também pode ser advérbio de inclusão.

    Inclusão - também, até, mesmo, inclusive, ademais, além disso, de mais a mais, etc.

  • Algumas = Pronome indefinido

  • a) “Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta.” (1º§) – Pronome.  (CERTO - Pronome indefinido)

    b)  “Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros.” (3º§) – Advérbio. (CERTO - Está se referindo ao verbo Observar, portanto, Advérbio)

    c) “Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV.” (3º§) – Conjunção. (ERRADO - Algumas é pronome indefinido)

    d) “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§) – Adjetivo. (CERTO - Está se referindo ao substantivo Fator, portanto, Adjetivo)

    e) “A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais.” (1º§) – Preposição. (CERTO - O termo por indica meio pelo qual...)

    Gab.: C

    Creio que seja assim.

  • Pronomes Indefinidos

    São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada.

     

    Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.

    Não é difícil perceber que "alguém"  indica uma pessoa de quem se fala (uma terceira pessoa, portanto) de forma imprecisa, vaga. É uma palavra capaz de indicar um ser humano que seguramente existe, mas cuja identidade é desconhecida ou não se quer revelar. 

     

    Classificam-se em:

    Pronomes Indefinidos Substantivos: assumem o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase.

    São eles: algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, TUDO.

    Por exemplo:

    Algo o incomoda?

    Quem avisa amigo é.

     

    Pronomes Indefinidos Adjetivos: qualificam um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noção de quantidade aproximada.

    São eles: cada, certo(s), certa(s).

    Por exemplo:

    Cada povo tem seus costumes.

    Certas pessoas exercem várias profissões

     

    Ora são pronomes indefinidos substantivos, ora pronomes indefinidos adjetivos:

    algum, alguns, alguma(s), bastante(s) (= muito, muitos), demais, mais, menos, muito(s), muita(s), nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), pouco(s), pouca(s), qualquer, quaisquer, qual, que, quanto(s), quanta(s), tal, tais, tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s), um, uns, uma(s), vários, várias.

    Por exemplo:

    Poucos vieram para o passeio.

    Poucos alunos vieram para o passeio

     

    GABARITO Letra C

  • c)“Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV.” (3º§) – Conjunção.  Errado!!! PRONOME INDEFINIDO!

     

     

    algum
    nenhum
    todo
    muito
    pouco
    vários
    tanto
    outro
    quanto

    alguém
    ninguém
    outrem
    tudo
    nada
    algo
    cada

     

    qualquer

    quaisquer

     

  • algumas pronome indefinido 

    gabarito C

  • Letra C

    Algumas é pronome indefinido, porque substitui um nome e traz ideia vaga, imprecisa

  • Errei por nao saber os pronomes.

    VARIÁVEIS

    algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

    INVARIÁVEIS

    alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo.


ID
2019670
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Assinale, a seguir, a afirmativa transcrita do texto em que o tempo verbal apresenta-se DIFERENTE dos demais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Nos itens a,b,d,e o verbo está no presente, diferentemente, do item c que se encontra no passado

  • Alguém sabe por que a alternativa E está incorreta?

  • Matheus Santos, o verbo "Ter" na letra E) está conjugado na 3ª pessoa do plural

    do Presente do Indicativo.

    Eles/elas têm. 

     

    Veja no site como fica a conjugação completa do verbo "Ter":  http://www.conjuga-me.net/verbo-ter

     

    Por este motivo, a letra E) está errada, já que a questão pede o Pretérito. (passado) e não o presente.

     

     

  • Alternativas C correta.

    Alternativa E também está no passado.

    Tempos Compostos

    São formados por locuções verbais que têm como auxiliares os verbos ter haver e como principal, qualquer verbo no particípio. São eles:

    01) Pretérito Perfeito Composto do Indicativo:

    É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particípio, indicando fato que tem ocorrido com frequência ultimamente.

    Por exemplo:

    Eu tenho estudado demais ultimamente.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf66.php

  • c- “(...) a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, (...)” (2º§) 

  • a) “Ela representa (PRESENTE DO INDICATIVO) um período de crise, (...)” (1º§) 

    b)  “A televisão informa (PRESENTE DO INDICATIVO) e forma opiniões, (...)” (4º§) 

    c) “(...) a grande parte das infecções aconteceu(PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO) no período da adolescência, (...)” (2º§) 

    d) “Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre(PRESENTE DO INDICATIVO) entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§)

    e) “Estudos de vários países têm demonstrado (Pretérito Perfeito Composto do Indicativo) a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, (...)” (2º§)

     

     

    E agora José ?????????

  •                                          1-     PRESENTE    =   HOJE

     

    -    INDICA IDEIA DE REGULARIDADE, ROTINA

     

    -      NORMALMENTE, GERALMENTE

     

    *** LOCUÇÃO VERBAL:  VIR  +    GERÚNDIO:        eu venho estudando todos os dias

     

    -      VEM

    -      SAI

    -     HÁ

    -     IMPEDE

     

    Q795125

    1.     enuncia um fato atual

    2.     enuncia ações e fatos permanentes       (ex: verdade científica)

    3.     expressa uma ação contínua ou uma característica do sujeito

    4.    aproxima  o leitor dos fatos ocorridos no passado (presente histórico)

    5.    marca um fato futuro, conferindo certeza à afirmação

    6.   suaviza o imperativo

    7-  se repetem com os passar dos dias.

     

     

     

    2-        PRETÉRITO PERFEITO =    O PASSADO PERFEITO, ONTEM, ACONTECEU, FORAM     considerei +  andei + descobri

     

     -     INDICA PASSADO PONTUAL  que foram totalmente concluídos antes do momento da fala

     

    -    AÇÃO PONTUAL NO PASSADO, AÇÃO MONETÂNEA

     

          ONTEM     =    MOREI

    -     TEVE

    -     FORAM

    -     ACONTECEU

    -       Vi

    -      VEIO

    -      FEZ

    -       ESTEVE

     -     entrou

      -   Levou

    -    ESTUDA – RAM (pretérito perfeito)         acredita-ram

    -    pudemos

    -   apaixonou-se

    - QUIS, SOUBE

     

     

     

     

          

     

     

     

     

       3-          PRETÉRITO   IM -   PERFEITO     =     NAQUELA ÉPOCA

     

    -   INDICA PASSADO  HABITUAL, indicando uma ocorrência habitual, costumeira, ROTINA NO PASSADO. Regularidade no passado

     

    -   TERMINADO:        

             -          VA    

             -          I A          (merec    –     IA      – am) 

             -          INHA    

              -         ERA  (ANÔMALOS)

               -            ERAM

              -           EU    VIA   

               -          DIZ    IA     -SE

    -

     

          ***         SSE =       PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO

     

     

     

    4-         PRETÉRITO  -   MAIS     - QUE   -     PERFEITO

     

    -            PASSADO ANTERIOR A OUTRO: DUAS AÇÕES NO PASSADO

     

    -         DESTAQUE, RELEVÂNCIA INDICA   PASSADO DO PASSADO

     

    -         TERMINADO          RA   -   RAS   -    RAMOS   -      RAM

     

    Ex             Eu tinha estudado (tempo COMPOSTO)    =    Eu estuda - ra (tempo SIMPLES)

     

     

    ***       HAVIA (PRET. IMP. IND)   DITO (PARTICÍPIO)    PRE +  PERFEITO COMPOSTO      =    DISSERA

     

    Q800900

    Ele não tinha fantasiado coisa alguma”, está no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.

     

     

     

     

     

     

    5-     FUTURO      =  AMANHà  PREVISIBILIDADE     certos e prováveis

     

    Jamais (EM TEMPO ALGUM  = ADV TEMPO) a terei a meu lado.

     

     

     

     

     

    Q29396

    6    -           FUTURO DO PRETÉRITO  =     PROBABILIDADE POSSIBILIDADE     HIPÓTESE

      CONDICIONAL.    SERIA

     

                -        COLOCA A PALAVRA:  Eu, tu, ele...    ATÉ     

     

             - incerteza, DÚVIDA, hipótese em relação a um fato passado

             -   SENTIDO      HIPOTÉTICO

    - HIPÓTESE

    - SE EU FOSSE

     

    -  SERIA ele ?            

      TERIAM

    tiver

     FOR

     VIRIAM

     

    Q799666

    A secretária quereria sair mais cedo

  • GABARITO:  LETRA C

    A) PRESENTE DO INDICATIVO

    B) PRESENTE DO INDICATIVO 

    C) PRETÉRITO PERFEITO

    D) PRESENTE DO INDICATIVO

    E) PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO ( é formado por dois verbos: verbo ter/haver NO PRESENTE DO INDICATIVO + outro verbo no PARTICIPIO) 

     

  • As alternativas, a,b,d,e estão no presente. A alternativa "c" corresponde ao Pretérito Perfeito do Indicativo(colocar "ontem")

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

    Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo:

    -Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

    -Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. 

    -O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

    FONTE: https://www.normaculta.com.br/preterito-perfeito-do-indicativo/


ID
2019673
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

São palavras transcritas do texto que apresentam ditongo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Palavras com 7 Letras
    A Palavra Erótico possui 7 Letras
    A Palavra Erótico possui 4 vogais - e o i o 
    A Palavra Erótico possui 3 consoantes - r t c 
    A Palavra Erótico ao contrário: Ocitóre 
    Busca reversa Onomasiológica por Erótico

     

    http://www.dicionarioinformal.com.br/erótico/

  • Para ser ditongo , necessário duas vogais(semi vogal e vogal) na mesma sílaba..O único que não apresenta é a palavra Erótico...

  • Toda sílaba tem apenas e somente uma vogal. O ditongo ocorre quando há encontro de vogal + semivogal ou semivogal + vogal na mesma sílaba.

     

    e•ró•ti•co

    in•fec•ção - ditongo decrescente - vogal + semivogal ( a letra "o" tem som de "u", por isso é semivogal )

    ne•ces•sá•ria - ditongo crescente - semivogal + vogal

    a•pai•xo•na•do - ditongo decrescente - vogal + semivogal

    a•do•les•cên•cia - ditongo crescente - semivogal + vogal

     

  • Questão eroticamente fácil kkk

     

  • Essa é para ninguém zerar rsrs 

  • Ensinamentos da Prof Flávia Rita

    Não esquecer que em uma sílaba tem apenas uma vogal.

    Há ditongo :  encontro de v+ sv ou sv+ v na mesma sílaba.

     

    e•ró•ti•co >>>> proparoxítona

    in•fec•ção - ditongo decrescente - vogal + semivogal                              

    ne•ces•sá•ria - ditongo crescente - semivogal + vogal                                                  

     a•pai•xo•na•do - ditongo decrescente - vogal + semivogal                                          

      a•do•les•cên•cia - ditongo crescente - semivogal + vogal                                                    

                5- A

                4- O

                3- E

                2- I/U NA MESMA SÍLABA O PRIMEIRO É VOGAL

                1-  U DO GRUPO GUE,GUI,QUE,QUI (ANTIGO TREMA).

                                                                                            .

     

    a•do•les•cên•cia ->>> - i (2) SEMIVOGAL e A é (5)VOGAL  de 2 para 5 crescendo = ditongo crescente

    Na escala o maior número sempre será a vogal.

    GAB<<<<<< LETRA A

  • Eu não entendo essas questões de Português eles lançam um texto enorme, mas que no final não é importante para responder a pergunta!

  • Pra não zerar

     

  •  

    Quando juntamos duas ou mais vogais em uma palavra, temos um encontro vocálico.

    Os encontros vocálicos são divididos em três tipos: DITONGO, TRITONGO e HIATO.

    DITONGO: quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba.

    Ex:

    PEIXE

    SAUDADE

    PAIXÃO

    O ditongo pode ser classificado de duas formas:

    Ditongo crescente ou Ditongo decrescente

    Ditongo oral ou Ditongo nasal

    Para entendermos como acontece a classificação de crescente ou decrescente, temos que saber distinguir uma vogal de uma semivogal.

    Toda vez que uma vogal está sozinha na sílaba, ela classifica-se como vogal, mas quando ela está junto a outra vogal ela pode ficar em menos evidência, mais “fraca” ou “escondida”, estas são as chamadas semivogais.

    Ex:

    APAIXONADO: neste caso a sílaba -PAI- contém duas vogais. A mais aberta ou “forte” é a letra A, enquanto que a letra I é mais fechada e “fraca”. Neste caso, diz-se que é a junção da vogal A + a semivogal I.

    Ditongo crescente

    É quando há na sílaba a junção de semivogal + vogal

    Ex: qua-dra-do (u=SV, a=V)

    Ditongo Decrescente

    É quando, na mesma sílaba, junta-se vogal + semivogal

    Ex: noi-te (o=V, i=SV)

    Para compreendermos o que é um ditongo oral ou um ditongo nasal, precisamos entender que há vogais que são pronunciadas somente pela boca, chamadas de vogais orais (a, é, ê, i, ó, ô, u), e há vogais que são pronunciadas também pelo nariz, chamadas de vogais nasais.

    Ditongo oral

    É quando há uma junção de duas vogais orais na mesma sílaba.

    Ex: cai-xa

    Ditongo nasal

    É quando há uma junção de duas vogais nasais ou de uma vogal nasal e uma oral na mesma sílaba.

    Ex: sa-bão

     

  • Bem, marquei a alternativa A por motivos óbvios mas, corrijam-me  inclusive se estiver errado. 

    DITONGO: É a ocorrência de duas vogais na mesma silaba, certo?

    Não se acentua paroxítonas terminadas em A(s)

    Toda palavra proparoxítona é necessariamente acentuada.

    Logo, pela minha lógica (que inclusive pode estar errada) a separação silábica se daria da seguinte forma:

    A-do-les-cên-ci-a  NÃO APRESENTANDO DITONGO;

    Ne-ces-sá-ri-a TAMBÉM NÃO APRESENTANDO. Se a alternativa A não fosse tão gritante, ficaria na dúvida.

  • Mateus Silva

    Sua dúvida também há um tempo foi minha dúvida também. Mas deixa eu tentar explicar , já ouviu falar em :

    PROPAROXÍTONA EVENTUAL? 

    Pois é justamente isso que acontece com as palavras NECESSÁRIA E ADOLESCÊNCIA

     

     As palavras "Necessária" e "adolescência" são proparoxítonas eventuais, isto é, são paroxítonas terminadas em ditongos crescentes, que podem também ser consideradas proparoxítonas.

     

    NE-CES-SÁ-RIA = paroxítona  ou   NE-CES-SÁ-RI-A= proparoxítona

     

       fonte:http://portugues-concursos.blogspot.com.br/2014/01/proparoxitonas-eventuais.html 

  • a) E-ró-ti-co. (não há nenhum encontro vocálico) [GABARITO]
    Nas demais opções, temos ditongos:
    b) In-fec-ção.
    c) Ne-ces-sá-ria.
    d) A-pai-xo-na-do.
    e) A-do-les-cên-cia.
     

  • GABARITO: LETRA A

    Ditongo

    Existem dois tipos: crescente ou decrescente (oral ou nasal).

    Crescente (SV + V, na mesma sílaba):

    Ex.: magistério (oral), série (oral), várzea (oral), quota (oral), quatorze

    (oral), enquanto (nasal), cinquenta (nasal), quinquênio

    (nasal)...

    Decrescente (V + SV, na mesma sílaba):

    Ex.: item (nasal), amam (nasal), sêmen (nasal), cãibra (nasal), caule (oral), ouro (oral), veia (oral), fluido (oral), vaidade (oral)...

    FONTE:  A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.

  • Desde quando infecção tem ditongo?

    Letras com til não são consideradas vogais...


ID
2019676
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A AIDS na adolescência
A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.
(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

No trecho “A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que ‘todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem’.” (4º§), o termo destacado expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • GABARITO C

     

    Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php ( sempre bom postar a referência de onde se pega a informação)

  • Conjunções Adversativas

        Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendocontraste ou compensação. "Mas" é a conjunção adversativa típica. Além dela, empregam-se:  porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.

    Veja os exemplos:

    "O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar)
    O país é extremamente rico; o povo, porém, vive em profunda miséria.
    Tens razão, contudo controle-se.
    Renata gostava de cantar, todavia não agradava.
    O time jogou muito bem, entretanto não conseguiu a vitória.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint26.php

  • Resposta C


    Conjunção adversativa com valor de oposição, contraste.

  • Eu acertei...mas fiquei procurando "adversidade" nas opções rsrsrs

  • GAB   C

     

    ADVERSATIVA        =         IDEIA     QUE     CONTRAPÕE, CONTRASTE  

     

    CONTRASTE     OPOSIÇÃO            Q826460      Q514498       Q826494

     

    MAS =  E   (depende do contexto)

     

    PORÉM

    NÃO OBSTANTE

       

    AINDA ASSIM

     A NÃO SER

    SÓ   QUE

     

     SENÃO (DO CONTRÁRIO)

       MAS        =  QUE

     Ex.:     DIGA ISSO A OUTRA PESSOA, MAS  = QUE NÃO A MIM

                                                  

  • Boa tarde,

     

    As conjunções adversativas: Mas, porém, todavia, contudo, entretando, no entando, assim como as conjunções concessivas: embora, conquanto, não obstante, apesar de, ainda que, posto que, mesmo que, exprimem uma ideia de contraste, ou seja, "contrariam" o que foi dito na primeira oração.

     

    Bons estudos

  • Fui seco na letra E..

  • Adversativas : mas , porem , contudo , todavia , no entanto , entretanto ....

    gabarito C 

  • GABARITO C

     

    Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, senão, não obstante, aliás, ainda assim. 


ID
2019679
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um produto em alta no mercado teve seu preço aumentado duas vezes em um período de duas semanas:
  • na primeira semana, seu valor subiu 10%; e,
  • na segunda semana, seu valor subiu 15% em relação ao valor da semana anterior.

Sabendo que o preço ao final dos aumentos citados foi de R$ 2.024,00, é correto afirmar que o valor inicial do produto é um preço compreendido entre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    1 mês= 110%= 1,1

    2 mês= 115%= 1,15

     

    1,1 x 1,15= 1,265= 126,5% (valor após os aumentos)

     

    2024      126,5%

     x            100%

     

    x= 1600!

  • 1,1 x 1,25 = 1,265

     

    2024 / 1,265 = 1600

     

    quanto menos conta melhor na prova :D

  • Apos dois aumentos sucessivos de 10% e 15%, temos 26.5% de aumento do valor inicial. 

    26.5% de 1600 = 424

    1600 + 424 = 2024.

    Letra A


ID
2019682
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere duas circunferências de perímetros 62,8 cm e 94,2 cm. Qual é a diferença entre os raios destas circunferências?
(Considere π = 3,14.)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Fórmula Circunferência= C = 2·π·r

     

    C = 2·π·r                                          C = 2·π·r

    62,8 = 2.3,14.r                                94,2= 2.3,14.r

    62,8=6,28.r                                     94,2= 6,28.r

    r= 10                                                 r= 15

     

    Diferença= 15-10= 5!

     

    QUEM ESTUDA VENCE!

  • O perímetro de uma circunferência é o mesmo que calcular o seu comprimento, pois circunferência nada mais é que uma linha fechada.

    C = 2. π . R

     

     


ID
2019685
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte sequência:
(C, F, I, L, ?)

Qual alternativa completa a sequência apresentada?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    A cada três letras do alfabeto aparecerá na sequência 

     

    C D E F G H I J L M N

  • (C, F, I, L, ?)

    de C para F são 3 letras e assim por diante.... até chegar no O

  • Gabarito: Letra B

     

     

    (C, F, I, L, ?)

    A, B, C (3)

    D, E, F (+3)

    G, H, I (+3)

    J, K, L (+3)

    M, N, O (+3)

     

    Bons estudos. Fé em Deus!

  • Posições do alfabeto com 26 letras

    3 ... 6 ... 9 ... 12 ... 15

    C ...F....I.......L......O

    Beijos meus lindos e lindas !

  • A B C D E F G H I J K L M N

  • Letra (b)

     

    Alfabeto completo: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z

  •    

    C  (3º letra do alfabeto)   /   F (6º letra do alfabeto)   /   i (9º letra do alfabeto)   /   L (12º letra do alfabeto)   /   (qual letra do alfabeto) ?

           

            3º   (+3) = 6º       /   =  6º   (+3) = 9º           /    = 9º   (+3) = 12º        /    =  12º   (+3) = 15º        /      15º Letra - "Letra O"

                                                                                                                                                                                           

     

    Resposta: Alternativa C - "Letra O"

     

     

     

    "Siga em busca do seu objetivo, seja ele qual for, todos são capazes de vencer, inclusive você ! "​

  • (C, F, I, L, ?)

    esta de 3 em 3:

    C +3 = F

    F +3= I

    I + 3= L

    L + 3= O

  • Só eu esqueci do K?

  • Sequência fixa de 3 em 3. Gabarito letra B

  • Igual questão de mesma banca, ano e prefeitura: Q642614


ID
2019688
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As dimensões de um quadrilátero são dadas por quatro números consecutivos. Sabendo que o perímetro deste quadrilátero é de 26 m, qual é o valor do menor dos lados deste quadrilátero?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    X + X+1 + X+2 + X+3 = 26

    4X = 20

    X = 5

     

    5 + 6 + 7 + 8 = 26

  • ]kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Vai eliminando as alternativas!

    Ja mata logo na primeira.

  • De acordo com o enunciado, os lados de um quadrilátero correspondem a números consecutivos. Isso quer dizer que se o menor dos números for X, a medida dos outros lados serão: X+1, X+2, X+3.

    O perímetro do quadrilátero é a soma de todos os quatro lados, portanto:

    26 = X + X+1 + X+2 + X+3

    26 = 4.X + 6

    Resolvendo para X temos: X = 5cm

  • é so olhar pras alternativas:

    se na letra a) é 5 e;  5 + 6 + 7 + 8 = 26 entao as proximas alternativas, o resultado vai ser maior que 26.  


ID
2019691
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual das equações a seguir possui raiz cuja soma dos algarismos resulta em um número primo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    -3x + 55 = 13

    -3x = 13-55

    -3x = -42 (-1)

    3x = 42

    x = 42/3

    x = 14  ==> 1 + 4 = 5 Número primo.

  • Duas resposta, pois a "B" tb resulta em numero primo.

    11x – 2 = x ## 10x=2  ## x=2/10  ## x=0,2 ## somando 0+2 = 2 que é único número par que é primo. Estou errado ??? Deveria ser anulada essa questão. Isso prova que essas bancas copiam e colam as questões para as provas de concurso que nem se dão o trabalho de olhar se as respostas batem com o enunciado ou não...

  • que questão mal feita. o que consigo entender é que ele quer a raiz da soma dos algarismos do resultado da equação. A não ser que a palavra RAIZ signifique resultado!

  • Todas as somas deram números primos, menos a alternativa A... @_@
  • Não dá não, gente!! A resposta do gabarito está corretíssima.

    É a soma DOS números que compõem a raiz. 

    Tem que assimilar o questionamento feito no enunciado.

    Boas provas.

  • Que pegadinha do Carambas! errei.

    Depois observei que é a soma dos Algarismos ou seja 71. srsrsrsrsr

  • Tem comentário da professora, mostrando no vídeo!

  • A letra c seria 8x -83 = 23

    8x= 106

    x=106/8

    x= 13,25

    1+3+2+5= 11 -> número primo

    Se alguém puder me ajudar pq está errada, agradeço. Não consigo ver o vídeo da professora...

  • Todo resultado do "x" na funcao é chamado de raiz da funcao.

    E pelo que se entende do enunciado, devera encontrar a raiz exata, ou seja, o valor do x, cuja soma dos seus 

    algarismos resulte em um numero primo.

    Em todas, o resultado dara fracionario, mas a LETRA D da uma raiz inteira.

    -3x+55=13

    -3x= 13 - 55

    -3x= -42

    x= -42 / -3 

    x= 14   (raiz da funcao)    soma dos algarismos 1+4= 5   (numero primo)

  • b) 2/10 (soma 3) primo ou 2/10 = 0,2 ( soma = 2 ) primo

  • Questão que deveria ser anulada! Três alternativas dão números primos!

  • Números primos: São os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo. 

    a) x: 9,5

    9 + 5: 14 não é um número primo

    b) x: 0,2

    0 + 2: 2

    c) x: 13,25

    1 + 3 + 2 + 5: 11  

    d) x: 14

    1 + 4  :  5    é um número primo

    e) x: 1,875

    1 + 8 + 7 + 5 : 21 não é um número primo

    Letra D

     

     

    Deus é fiel!

     

  • Gabarito D.

    x= -42 / -3 

    x= 14  (raiz da funcao)  soma dos algarismos 1+4= 5  (numero primo)


  • Letra B tbm dá resultado 5, que é numero primo :-/


ID
2019697
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ingrid construiu uma piscina em sua casa e foi orientada que para tratar da água de sua piscina, deverá usar 0,005% da capacidade total da piscina em cloro. Sabendo que Ingrid utilizou 150 mililitros de cloro, qual é, em litros, a capacidade de sua piscina?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    150 mililitros de cloro= 0,15 litros

     

    0,15     0,005%

    x           100%

     

    x= 3000

  • Se X = 100%, então

      150 = 0,005

    0,005x = 15.000

    x= 3.000


ID
2019703
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas:
I. O número 76852 é divisível por 3 e por 4.
II. Sejam x e y números reais. A divisão x/y , com 0 < y < 1 e x > 0 é sempre um número maior que x.
III.A soma das raízes da equação x2 - 5x + 6 = 0 é um número ímpar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, pois na alternativa II pode ser falsa. Se x = 0,5 e y = 0,5, se dividirmos um pelo outro o resultado será igual a x e portanto não é sempre maior que x.

  • Daniel, se dividir 0,5 por 0,5, terá 1. Ou seja, maior que x

    x = 0,5

    y = 0,5

    x/y = z

    0,5/0,5 = 1

     

    z = 1

    z > x

    1 > 0,5

  • I. (FALSA) ⇨ Para ser divisível por 3, a soma dos algarismos do número deve ser divisível por 3.  7 + 6 + 8 + 5 + 2 = 28 (não é divisível por 3). Já para ser divisível por 4, o número deve terminar em "00" ou o número formado pelo dois últimos algarismos da direita deve ser divisível por 4.  76852   52 é divisível por 4.

     

    (Leitura recomendada: http://www.somatematica.com.br/fundam/critdiv.php )

     

    II. (VERDADEIRA) ⇨ Se multiplicássemos qualquer número positivo por outro maior que 0 e menor que 1, nós obteríamos um número menor que o primeiro (tanto é que dá pra usar esses decimais pra calcular a porcentagem do número. Ex.: 0,5 = 50%; 0,25 = 25%; 0,01 = 1%). A divisão sob as mesmas circunstâncias resultará num número maior que o primeiro (seria como uma "porcentagem inversa").

     

    III. (VERDADEIRA) ⇨ Equação do 2° grau AX² + BX + C = 0. Dá pra resolver pela fórmula de Bhaskara, mas é mais rápido usando a fórmula da soma das raízes S = (– B) / A   S = –(– 5) / 1  S = 5.

     

    (Leitura recomendada: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/soma-produto-das-raizes-uma-equacao-2-grau.htm )

  • Daniel Martins se x= 0,5 e y= 0,5 a divisão dará 1.

  • PARA NÃO PERDE TEMPO NO ITEM III

    SOMA DAS RAIZES, COM O VALOR DE A = 1, SERÁ SEMPRE O VALOR INVERSO DE B = 5

    O PRODUTO DAS RAIZES, COM O VALOR DE A = 1, SERÁ SEMPRE O VALOR DE C = 6

  • A Katia Paixao está equivocada.
    As afirmações dela só funcionam quando o valor de "a", no modelo de equação "ax²+bx+c", for igual a 1.

  • Questão mau elaborada quanto ao

    I. O número 76852 é divisível por 3 e por 4. SIM, é divisil mas não no conjunto dos Naturais, o que não é especificado,mas dentro do conjunto dos Reais é divisivel

  • O gabarito está correto.

    I- Não é divisível por 3, só por 4 (F)

    II- Testei por meio de frações, porque um número no denominador maior que zero e menor que 1, pode ser colocado em fração. Logo, quando a gente divide um número por uma fração é só multiplicar o numerador pelo seu inverso. Isso sempre vai dar um número maior que o numerador (V).

    III- Baskara não posso nem ouvir falar. Utilizo o método da soma (números somados que dão B) e da multiplicação (números que multiplicados dão C) com inversão dos sinais ao final = raízes:  2 e 3 cuja soma é 5 (V)

    Gabarito E.

  • Letra E.

     

     

    x² - 5x + 6 = 0
    a = 1; b = -5; c = 6
           

     

           Δ = b² - 4ac
           Δ = (-5)² - 4 · 1 · 6
           Δ = 25 - 24
           Δ = 1
               

     

                  x = - b ± √Δ / 2a
                  x = - (-5) ± √1 / 2 · 1
                  x' = 5 + 1 / 2 = 6 / 2 = 3
                  x'' = 5 - 1 / 2 = 4 / 2 = 2

     

    As raízes da equação são 2 e 3, que são números primos (alternativa E).

     

     

     

    https://brainly.com.br/tarefa/975273

  • Acrescentando um pequeno detalhe ao comentário da Juli Li:

    A 3º afirmativa apenas disse que a soma das raízes seria um nº impar, e está correta ! pois 2 + 3 = 5

    Não se falou em nº primo como a Juli comentou.


ID
2019706
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere os conjuntos P e Q dados por:
P = {1, 2, 8, 9, 15, 11} e Q = {1, 3, 6, 8, 7, 14, 33, 9}
Qual das alternativas apresenta o conjunto P ∩ Q?

Alternativas
Comentários
  • intersecção de conjuntos

     

     

    Lê-se como "A intersecção B"

     

    P = {1, 2, 8, 9, 15, 11} e Q = {1, 3, 6, 8, 7, 14, 33, 9}

     

    1, 8,9 (estão tanto em A ou B)

     

  • Sério que essa prova foi pra telefonista?

  • b

    Intersecção sao os elementos que estao nos 2 conj ao mesmo tempo. 

  • letra c

    {1,8,9}

     


ID
2019709
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O trabalho infantil é proibido no Brasil, exceto na condição de aprendiz. A condição de aprendiz vale para adolescentes a partir de:

Alternativas
Comentários
  • O texto do artigo 60 do ECA nos dá uma interpretação de que adolescentes menores de 14 anos podem trabalhar. Portanto, esse tipo de questão resolver-se-á conforme o disposto no artigo 7° da Constituição Federal de 88.

  • Essa é a clássica para não ZERAR! kkk

  • Art.60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, SALVO na condição de aprendiz.

    Ou seja, é permitido a menores de 14 anos de idade na condição de aprendiz.

    Questão cabível de anulação.

  • A questão não nos dar em qual lei, se é o art. 60º do ECA ou o art. 7º CF, então devemos levar em consideração o que está na Constituição Federal, já que as demais leis têm que respeita-la.

  • O artigo 60 do ECA foi revogado tacitamente com o advento da EC nº 20/1998.Portanto,se a banca quisesse cobrar o teor deste artigo,deveria ter colocado expressamente no comando da questão.

  • O conceito de trabalho infantil adotado pelo Brasil está definido no Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e transcrito a seguir: “trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional.

  • GABARITO C

  • * GABARITO: "c";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: LEIAM O COMENTÁRIO DA COLEGA RENATA.

    ---

    Bons estudos.

  • Quando se tratar do Art. 60º, respondemos com base na CF.

  • [ARTIGO DESATUALIZADO, mais ainda não revogado] Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.          

    Não se admite o trabalho infantil nem na condição de aprendizagem. O menor entre os 12 e 14 anos incompletos é incapaz de celebrar um contrato de trabalho, mesmo que o seu representante legal o faça, a lei não lhe defere nenhum direito trabalhista ou previdenciário.

    Entre os 14 e 18 anos incompletos o menor depende de autorização de seu responsável legal para firmar contrato de trabalho.

    Em resumo:

    --- > Menor de 14 anos: não se admite o trabalho de FORMA ALGUMA. (ECA, Art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.)

    --- > A partir de 14 anos: admite – se, excepcionalmente, o trabalho na condição de aprendiz. Nesta fase o adolescente não tem discernimento suficiente para firmar contrato de trabalho. Essa atividade envolve horário especial compatível com a garantia de frequência à escola e exige que seja enquadrada dentro da formação técnica - profissional do aprendiz, dentre outras condições. (ECA, Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.);

    --- > A partir dos 16 anos: admite – se o trabalho, exceto em condições precárias (noturno, perigoso ou salubre e penoso). Cabe destacar também que o Código Civil, em seu art. 4º, inciso I, determina que só a partir dos 16 anos a pessoa física deixa de ser totalmente incapaz para atos da vida civil.

    --- > A partir dos 18 anos: não há restrição legal ao trabalho, ainda que noturno, perigoso ou salubre (CLT).

    Adolescente Deficiente:

    --- > Menor de 14 anos: Bolsa Aprendizagem (ECA, Art. 64) e garantia de trabalho protegido (ECA, Art. 66)

    --- > A partir de 14 anos: admite – se, excepcionalmente, o trabalho na condição de aprendiz, garantia de trabalho protegido, horário especial compatível com a garantia de frequência à escola e exige que seja enquadrada dentro da formação técnica - profissional do aprendiz, dentre outras condições. (ECA, Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.);

    --- > A partir dos 16 anos: admite – se o trabalho, exceto em condições precárias (noturno, perigoso ou salubre e penoso), garantia de trabalho protegido. Cabe destacar também que o Código Civil, em seu art. 4º, inciso I, determina que só a partir dos 16 anos a pessoa física deixa de ser totalmente incapaz para atos da vida civil.

  • Seria interessante se essa questão não estivesse entre as questões sobre o ECA, pois ela está de acordo com a CF. Sendo assim, o gabarito é letra C

  • Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

  • Questão mal formulada, mas vamos que vamos!!!!

  • É proibido trabalho aos menores de:

    ECA → 14 anos, salvo na condição de aprendiz.

    CF/88 → 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

    Cuidado para não confundir! ;)

  • A literalidade do ECA prevê que é proibido qualquer trabalho aos menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Dessa forma, o menor de 14 anos poderia trabalhar.

    Art. 60, ECA - É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)

    Entretanto, o artigo 7º da Constituição Federal foi alterado pela Emenda Constitucional nº 20 de 1998, elevando a idade mínima para o trabalho como aprendiz, de modo que os menores de 14 anos de idade não podem trabalhar, nem mesmo como aprendizes. Em julgamento realizado no dia 13/10/2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a elevação da idade mínima para o trabalho do adolescente promovida pela EC 20/1998 está em plena conformidade com os princípios e diretrizes que orientam a doutrina da proteção integral (ADI 2096/DF, Relator Ministro Celso de Mello, informativo 994 do STF). 

    Art. 7, XXXIII, CF - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;       (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    Nesta questão, prevalece o texto constitucional.

    Gabarito: C

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 7º, XXXIII da Constituição Federal, que versa sobre a idade mínima para o trabalho do adolescente. Veja:

    Art. 7º, XXXIII, CF: são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

    Levando em consideração o disposto na CF, podemos esquematizar o trabalho da seguinte forma:

    • Menores de 14 anos: não podem trabalhar
    • A partir de 14 anos: podem trabalhar como aprendizes
    • A partir de 16 anos: podem trabalhar em atividade não perigosa, insalubre ou noturna
    • A partir de 18 anos: podem trabalhar em qualquer atividade

    Gabarito: C

  • A literalidade do ECA prevê que é proibido qualquer trabalho aos menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Dessa forma, o menor de 14 anos poderia trabalhar.

    Art. 60, ECA - É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)

    Entretanto, o artigo 7º da Constituição Federal foi alterado pela Emenda Constitucional nº 20 de 1998, elevando a idade mínima para o trabalho como aprendiz, de modo que os menores de 14 anos de idade não podem trabalhar, nem mesmo como aprendizes. Em julgamento realizado no dia 13/10/2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a elevação da idade mínima para o trabalho do adolescente promovida pela EC 20/1998 está em plena conformidade com os princípios e diretrizes que orientam a doutrina da proteção integral (ADI 2096/DF, Relator Ministro Celso de Mello, informativo 994 do STF). 

    Art. 7, XXXIII, CF - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;       (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    Nesta questão, prevalece o texto constitucional.

    Gabarito: C

    Danielle Silva | Direção Concursos


ID
2019712
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O povoamento da região paranaense desenvolveu-se muito lentamente. No século XVII uma importante atividade econômica atraiu um grande número de pessoas para o interior do atual Paraná, especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Paranaguá.” Essa atividade econômica foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Em 1614, Diogo de Unhate, tabelião em São Vicente, obteve a primeira sesmaria em terra paranaense, localizada entre os rios Ararapira e Superagui. Em 1640 Gabriel de Lara, que passou para a história como o "capitão-povoador", chegou a Paranaguá, sendo que após seu estabelecimento, fez erguer o Pelourinho em 6 de janeiro de 1646, símbolo máximo da justiça e do poder lusitano. Neste mesmo ano Gabriel de Lara anunciou descobrimento de ouro em Paranaguá.

    Com esta notícia, iniciou-se oficialmente o ciclo da mineração aurífera no Paraná, e até mesmo do Brasil Colônia, e antes que se iniciasse regularmente a procura pelo ouro vil, o Governador-Geral do Rio de Janeiro nomeou um "... Administrador e Provedor para o seu desenvolvimento, pesquisa de novas jazidas e defesa fiscal dos quintos reais", em nome d'El Rey. A presença de tantas autoridades nesta região, acabou despertando a atenção e o interesse de muita gente que afluiu em busca de riqueza fácil, iniciando diferente atividade sertanista.

    A partir do núcleo Paranaguá, outras regiões foram atingidas: Tagassaba, Serra Negra, Faisqueira e os rios do Pinto, Guarumbi, Cubatão e outros lugares. Posteriormente a cata ao ouro transpôs a serra e foi ter no planalto. Até os dias de hoje historiadores discutem qual o resultado final da cata do ouro, pelo menos com a significância desejada. No entanto foi a ilusão do ouro que ajudou a fundar o Paraná.

    Fonte: Wikipédia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Paranagu%C3%A1

  • Ciclos relevantes Paraná: Pra ficar bem fácil de memorizar :)
    Ciclo do ouro -Metade séc XVII
    Gados - Século XVIII
    Erva-mate - Século XIX
    Madeira - Século XX

  • GABARITO= B

    OURO

    MINERAÇÃO.

  • Paranaguá fica na baixada litorânea e não no interior

  • Ouro de aluvião, primeiro ouro encontrado no País, mas com rápido esgotamento. Agora Paranaguá no interior???????? Tá de sacanagem!!!!


ID
2019715
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As bandeiras são símbolos que representam um povo, um estado ou uma nação e estabelecem uma relação muito grande com seus cidadãos. As cores oficiais da bandeira do município de Cascavel e que também representam a municipalidade são:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Brasão de Cascavel (Paraná)

    ARMAS DE CASCAVEL

    O Brasão de Armas de Cascavel foi instituído pela Lei municipal nº 243, de 9 de outubro de 1963, com as seguintes características:[1]

    Lei Municipal 243, de 9 de outubro de 2003

    Art. 1º ARMAS DE CASCAVEL, escudo moderno de bleu, encimado por coroa mural de quatro torres ameadas e sua porta cada uma, privativa das municipalidades, listél, fitão.

    Art. 2º DESCRIÇÃO DO ESCUDO, em abismo, Cascavel de Ouro encimado por coroa também de ouro, acompanhados de duas estrelas em pala de cada lado. Bordadura de prata.

    Art. 3º LITERATURA DE ESCUDO, o bleu fala da justiça e vigilância com que os poderes Constituídos de Cascavel olham por seus interesses, de cidade que cresce pelo trabalho e nobreza de sua gente. A Cascavel se constitui na arma falante da cidade e Município e é de ouro, porque suas características são as de uma cidade rica, generosa e de uma economia sólida. A Coroa de ouro lembra o orago da cidade, Nossa Senhora Aparecida, Santa que protege a religiosidade e prosperidade da gente de Cascavel. As quatro estrelas de prata falam da paz, pureza, integridade e brandura em que os homens de Cascavel vão desenvolvendo suas atividades, sempre seguros e firmes nas possibilidades que a cidade lhes oferece. A bordadura do escudo lembra os rios Piquiri de Iguaçu, cujas águas fertilizam as terras do Município, proporcionando férteis colheitas. O fitão de sínople fala que as terras de Cascavel, possibilitando várias espécies de semeaduras, proporcionam abundâncias de colheitas. A palavra Cascavel que aparece com o dístico em seu fitão lembra que no Município, todos se unem em torno do bem estar comum, que é o progresso da cidade.

    Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

     

    Bons estudos!

  • O gabarito é B, não E, como o colega colocou.


ID
2019718
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil, também chamada de Constituição Federal, é a lei fundamental e suprema do país. Ela regula e organiza o funcionamento do estado, limitando poderes e definindo os direitos e deveres do cidadão. A Constituição Federal do Brasil foi promulgada em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    No dia 5 de outubro era promulgada a Constituição Federal, que tinha como objetivo garantir os direitos sociais, econômicos, políticos e culturais que desde o período anterior haviam sido suspensos pelos governos no período da ditadura. Também conhecida como a Constituição Cidadã, ela foi a sétima na história do Brasil desde que ele passou pela independência, e foi elaborada por 558 constituintes durante um período de 20 meses. 

     

    http://www.estudopratico.com.br/constituicao-de-1988-sua-historia-e-caracteristicas/

  • Letra (c)

     

    a) Descobrimento do Brasil

     

    b) Golpe de Estado no Brasil

     

    c) CF.88

     

    d) Independência do Brasil

     

    e) Proclamação da Republica

  • Apesar de ser uma questão fácil, mas pra mim é falta do que perguntar. 

  • 22 DE ABRIL DE 1500 -> "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL

    31 DE MARCO DE 1964 -> GOLPE MILITAR

    5 DE OUTUBRO DE 1988 -> PROMULGACAO DA CONSTITUICAO CIDADÃ

    7 DE SETEMBRO DE 1822 -> "INDEPENDENCIA OU MORTE"

    15 DE NOVEMBRO DE 189 -> PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

  • Essa é a banca que fará a prova do TRF2, oremos!

  • Quem se assombra ante a fragilidade da questão formulada, deve se ater ao cargo para o qual houve a cobrança. A Consulplan não é qualquer banquinha. Aos operadores do Direito e concurseiros de plantão é necessária absluta atenção às questões pela banca apresentadas. Avante nos estudos!

  • Gente, para o cargo de Telefonista em concurso de prefeitura, esta questão está de bom tamanho! Agora, não acreditem que para o TRF este tipo de moleza (para nós) será repetido! Não mesmo!! Continuem seus estudos!!! 

  • Pra quem nunca estudou isso essa sim.

    Nem todos estão aqui estudando pra tribunais.Tem muita gente de nível médio ou

    fundamental que mal ler a constiuição e focam em matérias menores.

    Depois que já sabemos tudo parece tão fácil.

  • Humildade não machuca ninguém.

    Tem muita gente que está começando a estudar agora.

    Foco nos estudos e fé em Deus.

  • Verdade, Bruno. Um dia nós começamos. Me lembro exatamente das que errava. Mas é isso, cada um no seu tempo. Mas também pensei: estão perguntando isso mesmo? Kkkkk... o que a cespe, FCC, esaf pensam vendo isso? Kkkkkkk...
  • Essa eu pulei, muito difícil!

  •  

    A Consulplan é dessas: ora elabora questões extremamente fáceis, ora extremamente difíceis. Em fim, uma adolescente rebelde! =P

     

     

  • Putz.... uma dessa não cai na minha prova pra juiz.....kkkkk

  • O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500;

    O golpe de 1964 e a instauração do regime militar;

    Constituição Federal (Texto promulgado em 05 de outubro de 1988);

    Independência do Brasil, fim da colonização na História do Brasil, o 7 de setembro de 1822, o grito de Independência;

    Proclamação da República Brasileira ocorrida em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    passei aqui só pra rir dessa questão, se pelo menos tivesse duas com o ano de 1988 ainda ia ne

     

  • Lucky Shin, muito bom os seus comentários com as datas dos grandes acontecimentos ocorridos aqui no Brasil. Porém, apenas uma dica\observação sobre o "Descobrimento...", não quanto a data, e sim quanto ao imperialísmo português implícito que está nesta frase. Esse tipo de concepção é duramente crititicada hoje pela História, inclusive, em livros fundamentais de ensino. É sabido que os portugueses não descobriram nada, uma vez que este solo  já havia sido descoberto ha bastante tempo por outros povos, a saber:os índios. Assim, o mais adequado seria dizer: "Quando os portugueses chegaram ao Brasil" e não quando Descobriram. 

  • uma questãozinha pra passar o estresse depois de tanta porrada da cespe kkkkkkkkkkk

  • Essa foi para não zerar...

  • Aquele momento em que vc lê o comando do enunciado e já gela a espinha, aí lê as alternativas e fica de boa

  • Quando eu acho que já vi de tudo em questão de concurso kkkk

  • n sabia que se fazia concurso para este cargo, pensava se tratar de um setor terceirizado

  • "Essa foi para não zerar", "muito fácil", "quero uma dessa na minha prova"

    Coloca um dia ou um mês diferente com o ano de 1988, pra ver neguim chorando...

  • A questão exige conhecimento acerca das Constituições brasileiras. Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa Correta:

    a) Incorreta. Esse é o dia considerado como de “descobrimento do Brasil” por Pedro Álvares Cabral, marcando o início do período colonial do Brasil, submetido a Portugal.

    b) Incorreta. Não há constituição brasileira nesta data. A mais próxima desta data é a Constituição de 1967, promulgada após o golpe militar de 1964.

    c) Correta. É a data que foi promulgada nossa atual Constituição, que pretendeu criar um verdadeiro Estado Democrático-Social de Direito.

    d) Incorreta. Não há constituição brasileira nesta data. A mais próxima desta data é a primeira constituição brasileira (1824), que foi outorgada (=imposta). Sua forma de Governo era a monarquia.

    e) Incorreta. Não há constituição brasileira nesta data. A mais próxima desta data é a primeira constituição  brasileira (1891) a adotar a forma republicana de Governo.


ID
2019721
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região Sul do Brasil apresenta um quadro natural marcado principalmente pelas características climáticas, sendo a região que possui as mais baixas temperaturas do país. Sobre os aspectos climáticos e suas relações com a natureza dessa região, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alguem explica

  • As alternativas corretas são conceituais, já a incorreta faz todo o sentido: o sul não possui os menores índices pluviométricos, os menores estão no nordeste. Índice pluviométrico se refere a quantidade de chuvas, se é baixo chove pouco e se é alto chove muito.

  • REGIÃO SUL TEM UM ÓTIMO NÍVEL DE CHUVA,

    NORDESTE A COISA É BRAVA

  • A - Correto: O clima subtropical é o predominante na região com variações de Subtropical Úmido (Cfa) e Oceânico Temperado (Cfb).

    B- Correto: A Zona temperada do Sul é o intervalo entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Como corretamente é colocado, a maior parte das terras do Sul do Brasil estão na Zona em questão.

    C- Correto: Por possuir as mais baixas temperaturas do país e pela proximidade com o Trópico de Capricórnio, o sul do país está sujeito a altas temperaturas do Solstício de Verão. Dessa forma, a região possui grandes amplitudes térmicas.

    D- Incorreto: Não é correto dizer que o Sul do Brasil possui os menores índices pluviométricos do país, sendo estes pertencentes ao semiárido nordestino.

    E- Correto: A Mata das Araucárias é vegetação característica do sul do país, sendo ela uma variação da Mata Atlântica adaptada ao clima regional.

    Fonte: Estratégia


ID
2019724
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Sobre a necessidade de atender bem ao público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O atendimento ao público fixa uma boa imagem da empresa junto ao mesmo.
( ) O serviço de atendimento será avaliado pelo cliente.
( ) Através de um bom atendimento, conquista-se a clientela.
( ) A informalidade é indispensável ao bom atendimento.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A informalidade é indispensável ao bom atendimento.  (ERRADO)

     

    OBS : O certo seria dispensável

  • -O atendimento ao público "fixa uma boa imagem da empresa" junto ao mesmo. Nesse caso a questão deveria ter sido mais específica, pois apenas um atendimento bom ou de excelência passa para o cliente/usuário uma boa imagem da empresa. 

    gabarito: C

  • O atendimento ao público fixa uma boa imagem da empresa junto ao mesmo. V

    O serviço de atendimento será avaliado pelo cliente. V

    Através de um bom atendimento, conquista-se a clientela. V

    A informalidade é indispensável ao bom atendimento. F

     

  • Premissas sobre atendimento.

    1-No atendimento telefônico, a linguagem é o fator principal para garantir a qualidade da comunicação. Portanto, é preciso que o atendente saiba ouvir o interlocutor para responder as suas demandas de maneira cordial, simples, clara e objetiva.

    2-O uso correto da língua portuguesa e a qualidade da dicção também são fatores importantes para assegurar uma boa comunicação telefônica. É fundamental que o atendente transmita a seu interlocutor segurança, compromisso e credibilidade.

    3-Deve-se reforçar a necessidade de se evitar ruído na comunicação telefônica, buscando a mais correta e adequada interação ao telefone, que é o instrumento responsável pela maior parte da comunicação entre uma organização e seus usuários.

    4-Ao receber uma ligação, o atendente assume a responsabilidade pelas informações prestadas a quem está do outro lado da linha. A utilização do telefone, além de significar economia de tempo, imprime qualidade à imagem da organização.

    5-Em toda e qualquer situação de comunicação em meio empresarial ou institucional, é preciso enfatizar o foco no cliente ou no usuário. Em muitos casos, o público constrói uma representação extremamente positiva da organização apenas com base na qualidade do atendimento telefônico que lhe é dispensado.


ID
2019727
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A voz é o principal recurso da comunicação verbal. Sobre algumas recomendações para o seu uso, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Você deve deixar o cliente falar pouco; portanto, você deve de falar 60% do tempo.  (ERRADO)

     

    oba: não é importante saber a % que foi colocada.... o cliente deve sempre falar mais do que o vendedor para poder entender as necessidades do cliente

  • Tanta a questão A e E estão incorretas. Mas a questão E está mais ainda.É essencial o atendente ouvir do que falar, pois assim facilitará a resolução do problema.

  • A e E incorretas. Mas claro, marquemos a E por ser mais óbvia!

     

    Interlocutor;

    1.cada uma das pessoas que participam de uma conversa, de um diálogo.

    "os i., exaltados, acabaram trocando insultos"

    2. p.ext. a pessoa com quem se conversa.

    "preferiu não retorquir as acusações de seu i."

    Já imagino um atendente falando na mesma velocidade que um cliente a beira de um ataque de nervos...rsrsrs

    Engim, Gaba E.

  • Imaginei o mesmo que o Danilo...se o cliente tiver problema de fala ou se falar demasiadamente apressado não vejo pq falar na mesma velocidade deste. Alternativa estranha.

  • Se o cara falar se atropelando o atendente tem que imitar então?

  • Acertei porque marquei a mais bizarra que é a opção E.

    Quando li a opção A comecei a visualizar situações e dar gargalhadas. Imagina se o cliente é gago e tem dificuldades de terminar uma palavra ou uma frase, ou o cliente que fala igual a um narrador de corrida de cavalos! Agora imagina o desespero do atendente numa situação dessas!

  • GAB. E


    Deve-se deixar o cliente falar mais e o atendente escutar menos, o que é essencial para uma boa comunicação, pois ela é uma troca, além de ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do cliente e entender e tentar resolver seus problemas.


ID
2019730
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para se obter uma comunicação eficaz, o uso da linguagem deve:

Alternativas
Comentários
  • Adote uma atitude positiva. Ao fazê-lo, você estará sendo automaticamente mais receptivo. Retire palavras negativas do seu vocabulário. Evite começar o atendimento com o famoso “pois, não?”. Nunca comece uma frase com a palavra “não”, já que nós seres-humanos temos uma enorme dificuldade de compreender o seu significado. Diga o que você quer.


    - Expressões fechadas provocam o distanciamento do cliente. “Todo mundo acha..” não dá a menor brecha para um diálogo ou discussão. Por sua vez “Muita gente parece ter a opinião de que...” dá a entender que outras opiniões são igualmente bem vindas. Isso muda a atitude do consumidor.



    - Conheça bem os concorrentes, seus pontos fortes, suas fraquezas, a forma como atuam, como fazem os lançamentos, as promoções e o tipo de cliente que atendem. A regra é muito simples: jamais fale mal de seus concorrentes.

  • ser sexy sem ser vulgar..

  • Vulgar - Que se refere ou pertence ao povo, à plebe; comum ou popular: língua vulgar.

    Que respeita as regras comuns; que não se distingue dos demais; usual: tem um conhecimento vulgar.

    De procedência ruim; de natureza baixa; grosseiro, rude: fez uso de linguagem vulgar.

    Conhecido por muitas pessoas; sabido: é vulgar a paciência dos monges.

     

    Vulgar é sinônimo de: banal, comum, corriqueiro, ordinário, trivial.

     

     

  • Não se pode usar a linguagem vulgar e sim de acordo com o cliente que se lida. Evitar a palavra ´´não´´ pois ela é de difícil interpretação por nós.


ID
2019733
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da qualidade no atendimento ao telefone, analise as afirmativas a seguir.

I. A voz pausada e firme, demonstrando solicitude, facilita a comunicação.

II. Saber ouvir é a habilidade mais importante para se obter uma comunicação perfeita.

III. Desligar antes do interlocutor é uma atitude inaceitável.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Diante de uma demanda específica, o cliente espera que a empresa demonstre cortesia e eficiência no atendimento. Conforme a solução ou resposta oferecida, o cliente pode retornar em outras ocasiões.

    O atendimento é um processo. E o primeiro passo deve ser dado na direção da qualidade e no aprimoramento da imagem que o cliente terá da empresa. Ainda que este não queira adquirir de imediato determinado produto ou serviço, a empresa deve considerar que a pesquisa ou a troca de informações faz parte do processo de atendimento.

    Ao admitir essa condição, a empresa reforça sua imagem frente ao cliente e dá início a um relacionamento que pode ser duradouro.

  • Gabarito "A"

    Em atenção à Aline Costa e demais colegas que não têm acesso...

    Bons estudos! Acreditar sempre!

  • E se o cliente morrer do outro lado da linha? Kkkkk desculpem só pra descontrair eu errei essa porque pensei justamente isso, pois a questão diz ser inaceitável, eu já penso que há  casos e casos, mas o que eu penso não vale! Bons estudos!

  • Depois que o cliente disse não ter mais nada a dizer, não vejo por que não se possa desligar a ligação.

  • O correto é esperar o cliente desligar, pois ás vezes ele ainda quer tirar alguma dúvida, mesmo que pareça que não tem mais nenhuma dúvida, ás vezes ele lembra de algo e já pergunta para o atendente.


ID
2019736
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da comunicação telefônica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve-se evitar conversas paralelas enquanto estiver ao telefone.
( ) Sempre desviar o assunto, quando não for capaz de resolver o problema do interlocutor.
( ) Demonstrar desinteresse em resolver o problema do interlocutor.
( ) Mencionar sempre “um momento, por favor” enquanto o cliente estiver na espera.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (v) evitar conversas paralelas

    (f) Sempre desviar o assunto

    (f) Demonstrar desinteresse

    (v)  Mencionar sempre “um momento, por favor”

     

     

    O monitoramento da qualidade do atendimento é uma das principais ações que dispõe o empreendedor para garantir a fidelização do cliente. Ela envolve a elaboração de um checklist, com o qual a empresa manterá um registro de todos os contatos do cliente.

     

    O processo de busca da qualidade deve considerar que todas as pessoas que mantenham contato com a empresa são clientes. Tenham elas adquirido ou não algum produto ou serviço. Ao consultá-las, o empreendedor poderá identificar possíveis falhas e acertos decorrentes do atendimento.

     

  • O monitoramento da qualidade do atendimento é uma das principais ações que dispõe o empreendedor para garantir a fidelização do cliente. Ela envolve a elaboração de um checklist, com o qual a empresa manterá um registro de todos os contatos do cliente.

     

    O processo de busca da qualidade deve considerar que todas as pessoas que mantenham contato com a empresa são clientes. Tenham elas adquirido ou não algum produto ou serviço. Ao consultá-las, o empreendedor poderá identificar possíveis falhas e acertos decorrentes do atendimento.