SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MI - Estatístico


ID
756754
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da transferência e fiscalização de recursos transferidos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução, escolha a opção correta à luz da Lei n. 12.340/2010.

Alternativas

ID
756757
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Fundo Especial para Calamidades Públicas – FUNCAP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.340, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010:

    Art. 8º O Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos nos termos do art. 3º.

    “Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.”

    Art. 9° O Funcap terá seu patrimônio constituído por cotas que serão integralizadas anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    § 1º A integralização de cotas por parte dos Estados, Distrito Federal e Municípios será voluntária e somente poderá ser realizada em moeda corrente.

    § 2º Na integralização das cotas, para cada parte integralizada pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, a União integralizará 3 (três) partes.

    Art. 10. Os recursos do Funcap serão mantidos em instituição financeira federal e geridos por um Conselho Diretor, composto por:

    I - 3 (três) representantes da União;

    II - 1 (um) representante dos Estados e do Distrito Federal;

    III - 1 (um) representante dos Municípios.

    A caminhada é árdua e cansativo é o processo, mas persista e tenha constância que chegarás ao objetivo.


ID
756760
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n. 12.340/2010, assinale a opção que se vincula ao conceito legal de defesa civil como o “conjunto de ações”:

I. preventivas destinadas a evitar desastres;

II. de socorro destinadas a evitar desastres;

III. assistenciais destinadas a evitar desastres;

IV. recuperativas destinadas a manter os impactos dos desastres.

Alternativas
Comentários
  • Defesa Civil: conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social;


ID
756763
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta entre as assertivas a seguir relacionadas ao funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, segundo a Lei n. 12.340/2010.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: Letra "C"

    Art. 2° § 2º A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.


    Letra A - (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra B - Art. 2º, §1º Os Estados e o Distrito Federal deverão encaminhar à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da data de assinatura do termo de adesão ao Sindec, mapeamento, atualizado anualmente, das áreas de risco de seu território e disponibilizar apoio para a elaboração de plano de trabalho aos Municípios que não disponham de capacidade técnica, conforme regulamento. (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra D -  Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.


    Letra E - Art. 3º-A. O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, conforme regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012).


ID
756766
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 7.257/2010, considera- se elemento das ações de reconstrução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alernativa "D"

    A resposta consta no art. 2º do Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010. Vejamos:

    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
    (...)
    VIII - ações de reconstrução: ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre, como a reconstrução ou recuperação de unidades habitacionais, infraestrutura pública, sistema de abastecimento de água, açudes, pequenas barragens, estradas vicinais, prédios públicos e comunitários, cursos d'água, contenção de encostas, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional;
  • Art. 2o Para os efeitos deste Decreto, considera-se:     (Revogado pelo Decreto nº 10.593, de 2020)


ID
756769
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Cartão de Pagamento de Defesa Civil - CPDC, assinale a opção correta de acordo com o Decreto n. 7.505/2011 e o Decreto n. 7.257/2010.

Alternativas

ID
756772
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Defesa Civil e os aspectos jurídicos das atividades de defesa civil, indique qual direito formalmente reconhecido pela Constituição Federal de 1988 vincula-se diretamente à finalidade da defesa civil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Ao que parece, a questão é basicamente teórica, mas vale mencionar que as atividades de defesa civil vizam primeiramente assegurar o direito à vida, e posteriormente os demais direitos, como a segurança, integridade física etc.

    Ademais, o próprio art. 5º da CF traz em seu caput como primeiro direito assegurado, o direito à vida, eis que cuida-se do bem jurídico mais importante.


    Castro (2000) define que a finalidade da Defesa Civil é “o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Compete à Defesa Civil a garantia desse direito, em circunstâncias de desastre” 

    Para finalizar observe a Lei nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
    Vejamos o art. 5º da referida lei:


    Art. 5o  São objetivos da PNPDEC: (DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PNPDEC
    (...)
    X - estimular o ordenamento da ocupação do solo urbano e rural, tendo em vista sua conservação e a proteção da vegetação nativa, dos recursos hídricos e da vida humana;
    (...)
  • correção  ao colega WILLION - Gabarito letra D direito a vida. 


    Willion sua exposição de fundamentos está perfeita, mas ao anotar o gabarito cometeu um pequeno equívico, talvez por ser a resposta no meio das alternativas, mas o gabarito é letra D e não letra C, parabéns pela explicação. 


ID
756775
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à estrutura do SINDEC.

Alternativas

ID
756778
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação a aspectos jurídicos de defesa civil, indique qual espécie tributária permite, mediante lei complementar, atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".
    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
  • Art 148 

  • Características do Emprétimo Compulsório:

    - Instituído EXCLUSIVAMENTE pela União, mediante Lei Complementar;

    - dotado de RESTITUIBILIDADE, tendo prazo e condinções de resgate definidos pela Lei Complementar.

    - tem arrecadação vinculada;

    - poderá ou não ser vinculado a uma contraprestação estatal;- destina-se a atender a despesas extraordinárias (calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência), não está sujeito à anterioridade e à noventena;

    - destina-se também a investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional (sujeito à anterioridade e à noventena);

    - Lei Complementar pode criar isenções para os tributos que foram instituídos por lei complementar, tais como empréstimos compulsórios. (Art. 195. § 4º);

    - poderá utilizar uma base econômica já prevista expressamente para outro tributo, seja ele federal, estadual ou municipal, ou prever uma situação nova no ordenamento jurídico.

  • Imposto extraordinário somente em caso de guerra externa ou sua eminencia.

  • Resposta: letra C - Empréstimo Compulsório.

    Art. 148 CF - A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b.


ID
756781
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às DIRETRIZES e METAS da Política Nacional de Defesa Civil, assinale a opção que contém uma DIRETRIZ e uma META das ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL, nessa ordem.

Alternativas

ID
853222
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Pelo valor do quociente entre o momento centrado de terceira ordem e o cubo do desvio padrão da distribuição de frequências apresentada na Questão 11, pode-se concluir que a distribuição

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D

    É a questão Q284402.

    Olhando os dados, é possível verificar que há maior frequência nos menores valores. Logo, é uma assimetria positiva.


ID
853225
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere um estimador T de um parâmetro θ de uma população. Se E(T) = Ø, então T é um estimador

Alternativas

ID
853228
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Se A e B são eventos independentes, então:

Alternativas
Comentários
  • Poderia também ser: P(B/ A) = P(B)

  •         Se dois eventos são independentes, o fato de um deles ter ocorrido em NADA influencia a probabilidade de ocorrência de outro. Assim, a probabilidade de A ocorrer, sabendo que B aconteceu, é simplesmente a probabilidade de A ocorrer. Isto é,

    P(A / B) = P(A)

    Resposta:C

  • GABARITO: Letra C

    Dois eventos são independentes quando satisfazem a seguinte condição:

    I) P(AeB) = P(A).P(B)

    Com isso, já podemos eliminar a letra d) e a letra e).

    Não há essa definição nas alternativas, mas há sua correlação com a probabilidade condicional. Veja:

    II) P(A/B) = P(AeB) / P(B)

    Substituindo I) em II)

    P(A/B) = P(A).P(B) / P(B)

    P(A/B) = P(A)


ID
853231
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O diagnóstico para uma grave doença que atinge 20% da população adulta em determinada região é feito por um invasivo exame que produz resultado positivo ou negativo. Pesquisas mostraram que esse exame produz um resultado falso positivo em 10% dos casos e produz um resultado falso negativo em 40% dos casos. Se uma pessoa adulta desta região fizer o exame e o resultado for negativo, indique qual a probabilidade de essa pessoa ter a doença.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Se o resultado é falso positivo significa que o exame deu positivo mas a pessoa não tem a doença - 10%

    Se o resultado é falso negativo significa que o exame deu negativo e a pessoa tem a doença - 40%

    20% tem a doença: 60% deu positivo e 40% deu negativo

    80% não tem a doença: 10% deu positivo e 90% deu negativo

    A questão pede a probabilidade de ter a doença se o exame deu negativo

    P = Quero/Total

    Quero = ter a doença com exame negativo = 20% x 40% = 8%

    Total = exames negativos = (20% x 40%) + (80% x 90%) = 8% + 72% = 80%

    P = 8%/80% = 10%

  •         O exame produz um resultado falso positivo em 10% dos casos. Ou seja, se a pessoa NÃO TEM a doença, ela tem 10% de chance de mesmo assim obter resultado positivo (como se tivesse), e 90% de obter resultado negativo (que seria o correto). Há ainda resultado falso negativo em 40% dos casos, isto é, se a pessoa TEM a doença, há 40% de chance de o exame dar negativo (como se a pessoa não tivesse a doença), e 60% de chance de dar positivo (que seria o correto).

                   Se o resultado deu negativo, temos duas possibilidades:

    - a pessoa tem a doença (20%) e o resultado foi um falso negativo (40%):

    20% x 40% = 8%

    - a pessoa não tem a doença (80%) e o resultado apontou isso corretamente (90%):

    80% x 90% = 72%

                   Assim, em 80% dos casos (8% + 72%) o resultado será negativo, e destes apenas em 8% a pessoa tem a doença. Logo, a probabilidade de a pessoa ter a doença, dado que o resultado foi negativo, é:

    P(Doença|Negativo) = P(Doença e Negativo) / P(Negativo)

    P(Doença|Negativo) = 8% / 80% = 10%

    Resposta:C

  • Não tá invertido isso?


ID
853234
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma turma de uma escola de primeiro grau tem 30 alunos, dos quais 20 são meninas e 10 são meninos. Ao se escolher ao acaso três alunos da turma, sem reposição, qual a probabilidade de exatamente 2 dos 3 alunos escolhidos serem meninas?

Alternativas
Comentários
  • Combinação:

    1º C30,3= 30.29.28/3.2.1=4060 (todos: meninas e meninos)

    2º C20,2=29.19/2.1=190 (meninas)

    3º C10,1=10/1=10 (meninos)

    Então: 190*10/4060= 95/203 (letra D)

  •         O total de formas de selecionar 3 dos 30 alunos é:

    Total = C(30,3) = (30 x 29 x 28) / (3 x 2 x 1) = 4060

                   O total de formas de escolher 2 das 20 meninas é C(20,2), e de escolher 1 dos 10 meninos é C(10,1), de modo que o total de casos com 2 meninas é:

    Casos favoráveis = C(20,2) x C(10,1) = 190 x 10 = 1900

                   Portanto,a chance de escolher um desses casos favoráveis é:

    P = 1900 / 4060

    P = 190 / 406

    P = 95 / 203

    Resposta: D


ID
853237
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja X uma Variável Aleatória Binomial com parâmetros n e p. Sendo C n,k o número de combinações de n elementos tomados k a k, obtenha a expressão de P(X = k).

Alternativas
Comentários
  • Para obter sucesso em cada tentativa, a probabilidade é p. E para obter fracasso, a probabilidade é 1 – p. Assim, para ter sucesso exatamente nas “k” primeiras tentativas, a probabilidade é p, e para obter insucesso nas demais (n – k) tentativas, a probabilidade é (1 – p).

    Até aqui, temos que a probabilidade de sucesso nas “k” primeiras tentativas e de insucesso nas demais é dado por:

    p x (1 – p)

                   Sabemos, entretanto, que não é preciso que exatamente as “k” primeiras tentativas sejam os sucessos. Basta que uma combinação de k, dentre as n tentativas, seja de sucesso. Assim, podemos multiplicar o resultado anterior pela combinação de n tentativas, k a k, chegando à expressão:

    C x p x (1 – p)

                   Temos esta expressão na alternativa C. Veja que esta é exatamente a fórmula que vimos ao estudar a binomial:

    Resposta: C

  • só consegui fazer até o Cn,K.p^k o restante chutei!

    Gabarito: C


ID
853240
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sendo F(x) a função de distribuição da variável aleatória definida na questão anterior, calcule F(1), para o caso n=5 e p=0,5.



Alternativas
Comentários
  • Alguem pode explicar o porquê de F(1) = F(0) + F(1). Como saber que essa questão foi para calcular a função acumulada, ao invés da função F(k=1). 

  • Não entendi essa resposta... Tinha colocado F(1) = 5/32, mas a resposta é a função acumulada de  F(0) + F(1).

    Por que deu essa resposta se ele só pede F(1)?

  •  F(1) é dada por P(X<=1), ou seja, F(1) = P(X=0) + P(X=1) 

    F(1) = 1.1/2^5 + 5. 11/2.1/2^4 = 1/32 + 5/32 = 6/32 = 3/16

     

    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/estat%C3%ADstica/117096-quest%C3%A3o-de-binomial-esaf-2012

  • Cn,k p^k(1-p)^(n-k) *** Alternativa C da primeira questão.

    Então , P(X=0) = C5,0 . 0,5^0 . 0,5^5 = 1 . 1 . 1/32

    P(X=1) = C5,1 . 0,5^1 . 0,5^4 = 5 . 0,5 . 1/16 =5/32

    Sendo F(X=1) a probabilidade acumulada até X=1 , então

    F(X=1) = P(X=0) + P(X=1) = 1/32 + 5/32 = 6/32 = 3/16

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/estat%C3%ADstica/117096-quest%C3%A3o-de-binomial-esaf-2012

  • Ao utilizar F(x), com letra maiúscula, está representando a funçâo acumulada. Ao usar f(x), com letra minúscula, está representando a função pontual. Ou seja, o que a questão realmente testou foi se o candidato tinha conhecimento de simbologia. 

     

    Considerando que a prova está selecionando um estatístico, e só trouxe a matéria estatística, achei razoável a questão, para não dizer fácil.


ID
853243
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em determinadas situações uma variável aleatória binomial pode ser adequadamente aproximada por uma variável aleatória normal. Seja X uma variável aleatória binomial com parâmetros n=900 e p=1/2. Usando essa aproximação, calcule o valor mais próximo de P(868 ≤ X ≤ 932), considerando os seguintes valores para Φ(z), onde Φ (z) é a função de distribuição de uma variável aleatória normal padrão Z:


Φ (1,96) = 0,975, Φ (2,17) = 0,985 Φ (2,33) = 0,99 e Φ (2,58) = 0,995

Alternativas
Comentários
  • OLÁ QUERIDOS ALUNOS AQUI É O PROFESSOR CARLOS ANDRÉ 

    PASSEI POR AQUI E VERIFIQUEI QUE ESTA QUESTÃO ESTAVA SEM COMENTÁRIO E RESOLVI AJUDAR VCs CONCURSEIROS !!!!

    UMA QUESTÃO QUE MISTUROU A DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL COM A DISTRIBUIÇÃO NORMAL

    n = 900 e p = 1/2        na distribuição binomial o parâmetro p representa a probabilidade do sucesso, logo a probabilidade do fracasso ==> q = 1/2

    A média da distribuição binomial ==>  m = n.p    ==>  m = 900. 1/2  = 450

    A variância da distribuição binomial ==> v = n.p.q   ==> 900.1/2.1/2 = 225 , logo o desvio padrão é a raiz quadrada de 225 ==> s = 15

    Podemos agora calcular Z  ( normal padrão )

    Z = (X - 450 ) / 15  

    isolando o valor de X

    15 Z = X - 450

    X = 15Z + 450

    Como o enunciado valou que  417,5 < X < 482,5,  temos :  ( colocando 15Z no lugar do X )

    417,5 <15Z + 450 < 482,5

    417,5 - 450 <15Z <   482,5 - 450    ( dividindo por 15) 

    -2,17 < Z < + 2,17 

    pela tabela dada pelo enunciado  Z=2,17  ==>  98,5%

     

        -------2,17-----------------0------------------+2,17 -----------

    valores menores que - 2,17 ==> 1,5%

    valores superiores a + 2,17 ==> 1,5%

    X = 97%  = 0,97 

    letra C

    Abraços 

     

  • Seu aluno da Academia o  parabeniza pela iniciativa!!!!! Abraços

  • Velho de onde saiu esse 417,5 e 482,5 ????????????????

  • De onde sairam esses valores que não estao no enunciado?

    417,5 < X < 482,5


ID
853246
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja X uma variável aleatória contínua com função densidade de probabilidade constante no intervalo [0,2]. Determine sua variância.

Alternativas
Comentários
  • V(x) = [(a - b)^2]/12 se a distribuição for uniforme 

  • V(x) = [(2 - 0)²]/12

    2²/12 = 4/12 = 1/3

  • Fórmula da VARIÂNCIA:

    DISTRIBUIÇÃO UNIFORME CONTÍNUA 

    σ² = (b - a)² / 12

    Cabe salientar que a ordem entre “b” e “a” não altera o resultado.

    (2 - 0)²/12 = 4/12 = 1/3

  • Se a questão perguntasse a esperança:

    E(x) = (a+b)/2

    E(x) = (2+0)/2

    E(x) = 1


ID
853249
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Se X for a soma dos quadrados de n variáveis aleatórias N(0,1) independentes, então X é uma variável

Alternativas
Comentários
  • Vimos que uma variável aleatória qui-quadrado (designada por ) é formada pela soma dos quadrados de outras variáveis aleatórias com distribuição normal:

             Como a variável X do enunciado é dada pela soma dos quadrados de n variáveis aleatórias com distribuição normal padrão, isto é, N(0,1), dizemos que ela possui distribuição qui-quadrado com n graus de liberdade.

    Resposta: E

  • A soma dos quadrados de n variáveis aleatórias reduzidas independentes é uma variável que tem distribuição de qui-quadrado com n graus de liberdade.

    Gabarito: E

    Fonte: Estratégia

  • O enunciado não diz que estas variáveis têm distribuição normal...para darmos a resposta precisamos inferir tal conceito.


ID
853255
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística

Uma amostra aleatória simples de tamanho 9 de uma população com distribuição normal levou ao cálculo de uma média amostral igual a 32 e ao cálculo de uma variância amostral igual a 225. Construa um intervalo de 95% de confiança para a média da população.,



Alternativas

ID
853264
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Calcule o coeficiente de determinação R2 da reta de regressão ajustada na Questão 27.

Alternativas

ID
853273
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Determine a equação da reta que representa a direção da primeira componente principal referida na Questão 30.

Alternativas
Comentários
  • subtrai lâmbida da diagonal principal de A, calcula o determinante (para encontrar autovalores)

    para encontrar autovetores:

    AV = lâmbida*V

    A: matriz de covariância

    V: autovetor (x1,x2) 

    lâmbida = (lâmbida1, lâmbida2)


  • https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/63568?orgao=min&cargo=estatistico-min&ano=2012


ID
853279
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dos 120 candidatos do sexo masculino que se submeteram a um concurso, 55 foram aprovados, enquanto dos 180 candidatos do sexo feminino que se submeteram ao mesmo concurso, 95 foram aprovados. Se desejarmos testar a hipótese estatística de que a proporção de aprovação no concurso independe do sexo dos candidatos, calcule o valor mais próximo da estatística do teste, que tem aproximadamente uma distribuição Qui quadrado com um grau de liberdade.

Alternativas
Comentários
  • https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/63570?orgao=min&cargo=estatistico-min&ano=2012

  • A média total de aprovados = 50%.                                                                                                                                                                        Frequencia observada   H aprovados 55    H reprovados 65   Total 120                                                                                                                                                     M aprovadas 95    M reprovadas 85   Total 180                                                                                                             Frequencia esperadas    H aprovados 60 (50%)   H reprovados 60   Total 120                                                                                                                                           M aprovadas 90 (50%)   M reprovadas 90   Total 180                                                                                                        (55-60)^2 / 60 + (65-60)^2 / 60 + (95-90)^2 / 90 + (85-90)^2 / 90 => 5/12 + 5/12 + 5/18 + 5/18                                                                           => 5/6 + 5/9 =>  25/18 = 1,388


ID
853282
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A especificação técnica de um produto afirma que a média de sua característica principal é de 200. Para testar esta afirmação, uma amostra aleatória simples de tamanho 9 forneceu uma característica média de 187 e desvio padrão amostral de 26. Calcule o valor mais próximo da estatística t para testar a hipótese nula de que a média da característica principal do produto é 200, admitindo que a distribuição da característica é normal.

Alternativas
Comentários
  • t = ((187-200)/(26/raiz(9))= -1,5



ID
853285
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para selecionar uma amostra aleatória de tamanho n de uma população formada por N unidades, que são numeradas de 1 a N segundo uma certa ordem, escolhe-se aleatoriamente uma unidade entre as k primeiras unidades da população, onde k = N / n e seleciona-se cada k-ésima unidade da população em sequência. Esta técnica de amostragem denomina-se amostragem

Alternativas
Comentários
  • O enunciado define a amostragem sistemática, em que os elementos da
    população apresentam-se ordenados e são retirados periodicamente (de cada
    k elementos, um é escolhido).
     

  • ordem = sistemática


ID
853291
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere uma amostra aleatória simples de tamanho 50 extraída sem reposição de uma população finita de tamanho 500. Sendo &sigma; 2 = 100 a variância da população, determine o valor mais próximo da variância da média amostral.

Alternativas
Comentários
  • usar correção de Bonferroni pois é sem reposição:

    (sigma^2)/n * (N - n) / (N - 1)


ID
853300
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere um processo autoregressivo estacionário Zt = 10 + 0,5 Z t-1 + at , onde a t é ruído branco com variância &sigma;2 = 3. A média e a variância de Zt são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • D

    http://es.wikipedia.org/wiki/Modelo_autorregresivo_de_media_m%C3%B3vil

  • https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/63577?orgao=min&cargo=estatistico-min&ano=2012

  • GABARITO: Letra D

    Média de Xt:

    • Média (Xt) = c/(1-a) = 10/(1-0,5) = 10/0,5 = 20

    Variância de Xt:

    • Variância de Xt = Variância do Erro/(1-a²) = 3/(1-0,5²) = 3/(1-0,25) = 3/0,75 = 4