SóProvas



Prova Exército - 2019 - EsFCEx - Oficial - Veterinária


ID
3135439
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para a questão.


Quando o cérebro começa a falhar

Assinale a alternativa em que o termo apresente, no texto, função sintática idêntica à de de coordenação motora (linha 53).

Alternativas
Comentários
  • De toda forma é lavrado o AIAI (Auto de Investigação de Ato Infracional).


ID
3136099
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    ERRADA. Na zona açucareira, os escravos urbanos gozavam de maior liberdade do que na zona mineira, uma vez que podiam ser artesãos, vendedores, carregadores, escravos do ganho ou escravos de aluguel para tarefas diversas, atividades incompatíveis com as da mineração.

    ->O trabalho escravo na região das minas não ficou somente restrito à extração do ouro, pois os escravos realizavam diferentes funções, como atividades ligadas ao transporte, comércio (ambulante) e à construção de pontes, ruas e edifícios.

    CORRETA. A procura pela mão de obra negra africana nos engenhos contradiz a tese que afirma ser o tráfico negreiro o gerador da escravidão de africanos, ou seja, que a oferta teria precedido a procura.

    -> Os negros foram feitos de escravos pela procura de mão de obra para trabalhar, inicialmente, na cana-de-açucar.

    ERRADA. Com a expansão da mineração, deu-se, nesse período, uma drástica redução da escravidão negra na região Sudeste, uma vez que se passou a empregar, nessa área, exclusivamente, o trabalho de mineiros livres, ou seja, de imigrantes portugueses.

    -> Durante a primeira década do século XVIII, um grande número de pessoas migrou para a região das minas. Entre essas pessoas se encontravam homens brancos europeus, colonos, africanos escravizados e indígenas e lá eles desenvolveram vários povoados, arraiais e vilas.

    ERRADA. Um dos efeitos da mineração foi o surgimento de uma larga rede urbana nas zonas das minas e o crescimento do tamanho e de importância de São Salvador, porto de abastecimento das minas, de saída do ouro e capital colonial, até a chegada da Corte portuguesa, em 1808.

    -> A capital foi transferida pelo Marques de Pombal antes da vinda da corte portuguesa para o Brasil. A corte fez investimentos quando chegou no Rio de Janeiro, quando se instalaram em 1808.

    ERRADA. No século XVII, o Sudeste do Brasil se transformou em região típica de plantations açucareiras, que se assentavam, sobretudo, no trabalho de escravos africanos comprados aos holandeses que dominavam a região Nordeste.

    -> O foco do Sudeste não foi a cana-de-açucar, a capitania de São Vicente iniciou uma jornada rumo ao interior das do Brasil com o objetivo predominante de caçar índios e procurar ouro através dos bandeirantes.

    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trabalho-escravo-nas-minas.html

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-sudeste.html

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • Baby Yoda, seus comentários estão me ajudando muito a compreender as questões. Muito obrigado. Você terá um lugar separado no céu

ID
3136105
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América portuguesa, em consequência da ofensiva francesa e do declínio do trato asiático, foram tomadas em 1534 medidas para o povoamento e a valorização do território.
(ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 20).

As medidas mencionadas na afirmativa acima referem-se aos sistemas de administração que Portugal empregou no Brasil no século XVI. Em ordem cronológica, a partir de 1534, tais sistemas foram

Alternativas
Comentários
  • O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530.

    Governo-geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

  • Gab: B

    As feitorias eram fortalezas no litoral que além da defesa do território também armazenavam produtos como madeira e africanos escravizados. Não geraram povoamento do território e estavam mais ligados a marcar a presença portuguesa no território, que de colonizar efetivamente o território, o que somente aconteceu a partir de 1530 com a expedição de Martim Afonso de Souza. Em 1534 foram criadas as capitanias hereditárias, que dividiam do litoral à linha de Tordesilhas em 15 faixas. Devido à descentralização administrativa, dificuldades de contato e a forte resistência indígena. Em 1548 para centralizar as capitanias foi criado o Governo Geral e a primeira capital estabelecida em Salvador.

  • Letra B

    Capitanias Hereditárias -> 1534

    Governo Geral -> 1548 -> Foi criado devido ao insucesso das Capitanias.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • capitanias hereditárias (1534) > governo geral (1548) - sistemas de governo da colônia.

    feitorias eram instalações que, geralmente, eram feitas no litoral a fim de facilitar e controlar o "comércio" com a metrópole, portanto não era um sistema de governo da colônia, era apenas um meio de facilitar o comércio.


ID
3136114
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.

II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.

III. Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.

IV. Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Um dos mecanismos de colonização usados pelos portugueses foi a manipulação das guerras intertribais. O Brasil indígena era tribal e não existia uma unidade política entre as diversas tribos. Aos olhos do colonizador sem dúvida o indígena foi visto como mão de obra que poderia ser escravizada e os indígenas lutaram contra os europeus em algumas ocasiões e aliaram-se a eles em outras.

  • Letra C

    II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.

    -> Os bandeirantes se utilizaram muito das rivalidades entre as tribos indígenas para se beneficiarem, por exemplo, fazendo aliança com uma tribo contra a outra, pois o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Logo, não se pode afirmar que os índios estavam numa frente única, mas que eram várias tribos de ramos diferentes.

    -> Principal acontecimento a Guerra dos Bárbaros.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • Pergunta repetida.Resposta C

  • por eliminação, a alternativa correta é a C, pois a II está errada ao dizer que entre os nativos não tinham rivalidade, sobrando a única questão que não contém a II.


ID
3136120
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Duas linhas de interpretação surgiram já nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experiência, aumentaram o rol dos descontentes, exaltando as glórias do Império e ressaltando os vícios do regime republicano. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 387).

O texto acima refere-se ao contexto da Proclamação da República no Brasil e, nele, a autora faz menção aos diversos argumentos republicanos de então. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os republicanos procuravam atenuar os males do Império afirmando que advinham menos do imperador e muito mais da estrutura monárquica montada que o levou a ser, ao mesmo tempo, o seu maior representante e também a sua maior vítima.

    PMBA 2020

  • Correto meu amigo, mas como PMBA já passou PMOUTROSESTADOS

  • D)As arbitrariedades, os abusos do Poder Moderador, a manutenção da escravidão, a má gestão financeira e as guerras externas foram usadas como fatores da progressiva impopularidade da monarquia

    A queda da monaquia foi um golpe elitista e sem particupação popular.

    Embora não fosse de acordo com a minoria elitista, a monarquia nao era impopular

    Alguém pode me ajudar?

    Que eu saiba o golpe militar foi um atentado contra a vontade do povo, pois o povo tinha um certo carinho por Don Pedroll

    Não concordo, pois a monarquia não tinha uma progressiva impopularidade, tornando a alternativa incorreta, tendo dois gabaritos

  • Olá Tararau, tudo bem?

    Na minha concepção, Dom Pedro acabou tendo grandes problemas no final do seu império, onde o Brasil acabou enfrentando crises e essa impopularidade que a banca menciona.

    Certamente, o seu conceito também está correto, porém acredito que essa boa visão foi concebida ao Dom Pedro II apenas durante alguns períodos de seu governo, esse que acabou melhorando, um pouco, a economia e outros aspectos do país.

  • D)As arbitrariedades, os abusos do Poder Moderador, a manutenção da escravidão, a má gestão financeira e as guerras externas foram usadas como fatores da progressiva impopularidade da monarquia.

    Alguém mais achou estranho? Manutenção é "o ato de manter".

    A monarquia acabou com a escravidão, o que, aliás, fê-la perder o apoio dos cafeicultores.

  • Republica era o contrario de Monarquia, " A frase: Muito mais da estrutura monárquica" é totalmente erronia.


ID
3136126
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As críticas feitas na Europa pelo pensamento ilustrado ao absolutismo assumiram no Brasil o sentido de críticas ao sistema colonial. No Brasil, Ilustração foi, antes de mais nada, anticolonialismo. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 26).

O texto acima faz alusão aos movimentos anticoloniais de fins do século XIX. A respeito do contexto histórico daquele período, analise as afirmativas a seguir:

I. Criticar a realeza e o poder absoluto dos reis significava lutar pela emancipação dos laços coloniais.

II. Os estudantes que viajavam para o exterior, completando seus estudos em Portugal ou na França, voltavam imbuídos das novas ideias e se tornavam seus principais propagandistas.

III. Nem as prisões, nem os exílios, nem os enforcamentos foram capazes de deter a marcha do processo. Em vão a censura intentava impedir a divulgação das ideias nocivas à ordem vigente.

IV. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.

V. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Erros:

    A inconfidência Mineira não teve caráter igualitário, foi um movimento de elites

    A conjuração baiana foi um movimento popular e não das elites

    #Rumo.A.Farda

    EliteMil cursos preparatórios, onde tudo começa...

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T


ID
3136132
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Período Regencial, ocorreram reformas que ficaram conhecidas como uma "experiência republicana", mas que acabaram por desatar forças até então contidas pelo unitarismo imperial. Por quase todo o período eclodiram revoltas populares que procuraram alterar a ordem política e social estabelecida.

A respeito dessas revoltas, iniciadas, exclusivamente, no Período Regencial, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    A cabanagem (1835-1840) foi o movimento armado mais popular do Brasil, é considerada a mais violenta das rebeliões do período regencial e a única em que as camadas populares conseguiram tomar o poder

    Principais causas: brigas de elite local sobre a nomeação do presidente da província.

    B) ERRADA

    A Guerra dos Farrapos ou a Farroupilha foi a mais longa revolução brasileira. Os motivos desse movimento estão ligados à atividade econômica da região: pecuária. Impostos abusivos, desejo de maior autonomia e até mesmo a separação, também são causas atribuídas ao movimento.

    Grandes fazendeiros e camadas médias urbanas (elites) participaram.

    C) ERRADA

    A Sabinada tem como sua principal causa a reação dos liberais exaltados à centralização regencial. Revolta estrita às camadas médias urbanas de Salvador e algumas tropas militares baianas, não foi um movimento de massa. Seu desfecho se deu com uma batalha corpo a corpo com mais de 1800 mortos

    D) CORRETA

    E) ERRADA

    A Revolução Praieira foi um movimento político e social que ocorreu em Pernambuco. Essa província enfrentava grave crise econômica devido a queda do preço do açúcar. Um grupo de liberais pernambucanos resolveu criar um partido próprio: O Partido da Praia, essa denominação se originou do nome da rua onde funcionava o jornal dos rebeldes, o Diário Novo.

  • cabanagem (1835-1840) foi o movimento armado mais popular do Brasil, é considerada a mais violenta das rebeliões do período regencial e a única em que as camadas populares conseguiram tomar o poder. Principais causas: brigas de elite local sobre a nomeação do presidente da província.

    Guerra dos Farrapos ou a Farroupilha foi a mais longa revolução brasileira. Os motivos desse movimento estão ligados à atividade econômica da região: pecuária. Impostos abusivos, desejo de maior autonomia e até mesmo a separação, também são causas atribuídas ao movimento. Grandes fazendeiros e camadas médias urbanas (elites) participaram.

    Sabinada tem como sua principal causa a reação dos liberais exaltados à centralização regencial. Revolta estrita às camadas médias urbanas de Salvador e algumas tropas militares baianas. Não foi um movimento de massa. Seu desfecho se deu com uma batalha corpo a corpo com mais de 1800 mortos.

    A Balaiada ocorreu no Maranhão e no Piauí, reuniu setores populares, como camponeses, vaqueiros e escravos, liderados pelo fabricante de cestos Manuel Francisco e o negro Cosme Bento.

    Revolução Praieira foi um movimento político e social que ocorreu em Pernambuco. Essa província enfrentava grave crise econômica devido a queda do preço do açúcar. Um grupo de liberais pernambucanos resolveu criar um partido próprio: O Partido da Praia, essa denominação se originou do nome da rua onde funcionava o jornal dos rebeldes, o Diário Novo.


ID
3136138
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A Política dos Governadores foi adotada na República Oligárquica, segunda parte da República Velha, ela constituía de troca de favores entre o Governo Executivo Federal e Estadual para manter o poder centralizado. Sabendo que na época quem dominava era a oligarquia, por isso o nome da República, que utilizava dos meios que pudesse ao seu alcance para continuar no poder como o voto de cabresto, curral eleitoral, etc. E talvez um dos meios mais importante fazia uma alternância das oligarquias paulista e mineira no poder federal, ficando conhecida como política do café com leite.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • Ei, Jhonny, qual é o equívoco da letra C???

    obrigado

  • A política dos governadores e a República do café com leite são diferentes. Sendo aquela um aliança entre os governos estaduais e federal para ter GOVERNABILIDADE enquanto esta a a alternância de poder.

  • Alberto, pelo visto a letra C está incompleta.

    Deste modo, a alternativa A possui o conceito mais adequado.

  • uma alternância das oligarquias paulista e mineira no poder federal; por isso mesmo, ela também ficou conhecida como política do café com leite.

    Seria uma alternância no governo estadual.

  • Política dos Governadores foi um acordo, um sistema de alianças, de troca de favores.

    Política do café com leite foi o fenômeno decorrente da política dos governadores, o domínio do poder pelas respectivas oligarquias.

    Também errei, mas essa distinção se fez fundamental.

    Jesus sempre vence.

  • A letra C se refere ao pacto ouro fino. No qual as oligarquias Paulista e Mineira revezavam para lançar os candidatos a presidência

ID
3136144
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A eleição presidencial brasileira de 1985 foi a última ocorrida de forma indireta, por meio de um colégio eleitoral, sob a égide da Constituição de 1967. Nesse pleito, a vitória coube à Aliança Democrática, que, em síntese, foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Uma aliança feita entre o PMDB, principal partido da oposição, e a Frente Liberal, grupo formado por dissidentes do partido do governo, o PDS, em torno da candidatura da chapa Tancredo Neves/José Sarney.

    Apesar de não estarem mais a frente do poder os militares queriam alguém que os fosse favorável no próximo governo, indicando José Sarney na chapa com Tancredo Neves.

  • Segundo Boris Fausto em "História do Brasil" (pág 511), a Aliança Democrática foi uma uma aliança, em oposição a Maluf, formada entre o PFL(Partido da Frente Liberal, fundado por Aureliano Chaves) e o PMDB que lançara o nome de Tancredo Neves para presidência e José Sarney para a vice-presidência.


ID
3136150
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da industrialização brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito- B

    Aspectos da industrialização do Brasil:

    Capital excedente dos cafeicultores

    Maior concentração em SP

    Tardia

    Substituição das importações

    Voltada para o mercado interno

    Importação de tecnologias

    Bens de consumo NÃO DURÁVEIS ( têxtil, alimentos, higiene)

    # Rumo.A.Farda

    EliteMil,onde tudo começa...

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    https://go.hotmart.com/Y18514032M?dp=1

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T


ID
3136156
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da metropolização das cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    pelo lado econômico a metropolização é fator positivo

    pelo lado social gera sérios problemas como: favelização, segregação social, encarecimento do acesso à moradia, "muita gente para pouca terra" pois todos querem a facilidade de morar próximo à cidade grande.

    bons estudos

  • Metropolização ocorre quando uma cidade possui um elevado crescimento urbano, a ponto de integrar outras cidades e estabelecer em torno de si uma centralidade econômica, atraindo pessoas, capitais e investimentos.

     

    Características da metropolização:

     →conubarção: é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades vizinhas expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.

     →região metropolitana

     →migração em massa na sua formação

     →migração pendular: ir ao trabalho na metrópole e voltar para casa na região metropolitana


ID
3136159
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ross destaca as plataformas ou crátons, bacias sedimentares e cadeias orogênicas como as principais macroformas que sustentam o relevo brasileiro, cujas rochas são anteriores à atual configuração do continente sul-americano. Especificamente sobre as grandes bacias sedimentares brasileiras, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab D

  • EON FANEROZOICO ----> ERAS: PALEOZOICA, MESOZOICA, CENOZOICA.

  • GABARITO: B

    Ross destaca as plataformas ou crátons, bacias sedimentares e cadeias orogênicas como as principais macroformas que sustentam o relevo brasileiro, cujas rochas são anteriores à atual configuração do continente sul-americano. Especificamente sobre as grandes bacias sedimentares brasileiras, é correto afirmar que:

    A

    As bacias sedimentares do Paraná, Amazônica, de São Paulo e Curitiba, do ponto de vista macroestrutural, constituem as principais bacias sedimentares do território brasileiro.

    O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos:

    Bacias sedimentares de grande extensão (MACROESTRUTURAL) (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);

    Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);

    Bacias de compartimentos de planalto: (bacias de Curitiba, Taubaté, São Paulo, entre outras).

    B

    As bacias sedimentares do Parnaíba, de Santos e Amazônica têm sua gênese associada à deposição fluvial cenozoica. Apenas a Bacia de santos é da era cenozoica.

    A Bacia do Parnaíba, tal qual a Bacia Amazônica e do Paraná é uma bacia sedimentar, também chamada do Meio-Norte, posto que os rios possuem excessivos sedimentos que foram depositados com o passar do tempo.

    Ela está inserida na plataforma Sul-americana, formada principalmente no período pré-histórico denominado Era Paleozoica.

    C

    A bacia hidrográfica do rio Amazonas apresenta similaridade cronológica com a bacia sedimentar do Parnaíba. Errado, a a bacia amazônica apresenta sedimentos de todas as eras geológicas.

    D

    As grandes bacias sedimentares brasileiras, em função de sua cronologia, também podem ser chamadas de bacias do Fanerozoico. CORRETO - As bacias sedimentares brasileiras são chamadas de bacias fanerozoicas, pois vieram se formando ao longo das eras paleozoicas, mesozoica e cenozoica.

    E

    A gênese das bacias sedimentares brasileiras está associada à orogênese andina, desencadeada após a abertura do oceano Atlântico.

    Essas estruturas se originaram a partir do desgaste das rochas cristalinas, que se fragmentaram em sedimentos menores e foram transportadas para regiões de menores altitudes, em que se acumularam e compactaram-se, formando assim as bacias sedimentares.Essas estruturas tem como principal elemento, as rochas sedimentares, as quais são formadas a partir do acúmulo de sedimentos.

  • um Piauiense não erra essa hahah

ID
3136165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Às vezes, os fenômenos de crescimento registrados em algumas regiões deprimidas não significam que as disparidades regionais estejam em vias de diminuição ou de absorção. Se as atividades recentemente instaladas são responsáveis por relações privilegiadas com outras atividades locais ou pela utilização de matérias-primas da região, é possível que os efeitos cumulativos assim provocados contribuam para reduzir os desníveis. Em caso contrário, ocorre o crescimento estatístico, dito às vezes econômico, mas não crescimento social ou socioeconômico. (SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2008, p. 299 – 300.)

De acordo com a citação de Milton Santos acima, assinale a alternativa correta sobre os aspectos políticos, administrativos e socioeconômicos das regiões brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • UMA DICA:

    FALOU EM MILTON SANTOS: temos uma critica.

    MILTON SANTOS: critico.

    GABARITO: E

  • isso foi uma ironia né? tentando achar cabimento nessa E


ID
3136171
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a reportagem a seguir:


Espera por viagens de trem completa 20 anos com linha e estações destruídas


    (...) A atual administração do Distrito Federal fala na retomada do transporte de passageiro sobre trilhos. A ideia é atender principalmente aos moradores de cidades vizinhas da capital, ligando a Rodoferroviária a Valparaíso (GO), onde sequer há terminal.
    A promessa era colocar o trem para rodar em caráter experimental em março, com apoio financeiro do governo federal. Mês passado, alegando não ter a verba da União, o governo do DF mudou a data para o “começo de 2020”. No entanto, não há locomotiva, vagão nem prédio para receber passageiros. Tampouco, funcionários para operar as locomotivas. Os trilhos precisam ser restaurados.
    O projeto do governo de Ibaneis Rocha (MDB) é mais comedido que o apresentado, em junho de 2013, pelo governo federal e os então governadores do DF, Joaquim Roriz (MDB), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Eles anunciaram a retomada do transporte de passageiros entre Brasília e Luziânia (GO). Colocariam as composições para rodar sobre o trecho entre as estações Bernardo Sayão, no Núcleo Bandeirante, e Jardim Ingá, bairro populoso de Luziânia. Tudo ficou em promessas, ampliadas por Roriz e Perillo, anos depois, para um trem de alta velocidade entre Brasília e Goiânia.
    Antes de elaborar o projeto, comitivas de Goiás e do GDF visitaram cidades da Itália, França e Alemanha para conhecer sistemas ferroviários e negociar com possíveis fornecedores. Mas o Ministério dos Transportes apontou a inviabilidade do plano. (...)
    Inaugurada em 1968 para ligar a nova capital a Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a linha férrea que parte da Rodoferroviária cruza áreas urbanas de grande densidade, nas periferias de Valparaíso e Luziânia. De lá, segue até Pires do Rio, no centro de Goiás. Mas são os 120 primeiros quilômetros que interessam ao brasiliense e aos moradores das cidades vizinhas. Pelos cálculos de especialistas, cerca de 600 mil pessoas poderiam ser beneficiadas pelo transporte de passageiros, interrompido no trecho em 1992, com a desativação da linha Bandeirante, que ligava Brasília a Campinas (SP).
    Com a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1997, a linha brasiliense foi transferida à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Hoje, o trecho Brasília-Luziânia funciona sobre os escombros da linha férrea pontilhada de estações de passageiros. O ponto de partida é um cemitério de trens. No pátio de manobras da Rodoferroviária, dezenas de vagões, inclusive os que transportaram os últimos passageiros, há 27 anos, estão expostos ao vandalismo, tomados pelo mato. Vez ou outra recebem visita de grafiteiros. Do galpão para reparos, só sobrou o esqueleto. Saquearam todo o alambrado, geradores, janelas, portas, pisos, pias.

(Correio Brasiliense, 28/7/19, com adaptações)

Assinale a alternativa que retrate e explique a situação da falta de investimento na malha ferroviária em várias cidades do país.

Alternativas
Comentários
  • Não precisa nem ler o texto
  • gabarito letra A

    nossos governos populistas não gostam de projetos demorados e caros como as ferrovias, com inicio em JK, os projetos de rápida implementação/uso como rodovias e estradas são a opção para um projeto rápido e de fácil implementação, mesmo que menos vantajoso

    por EX: a rodovia transporta muito menos carga, o que por uma ferrovia poderia ser muito mais viável, no caso em questão o transporte de passageiros via ferrovia levaria muito mais pessoas que um ônibus

    bons estudos


ID
3136189
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos recursos energéticos e a produção de energia no Brasil, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

  • Qual o erro exato da B?

  • Erros da letra D e E

    D) A grande maioria das usinas de biomassa está localizada no Estado de São Paulo, onde está concentrada grande parte do setor sucroalcooleiro do país.

    E) O Brasil apresenta condições muito favoráveis para a produção de etanol e biodiesel, pois tem grande extensão de áreas agricultáveis como solo e clima favoráveis ao cultivo de oleoginosas e cana.

  • Deyviton Yule, o erro da B, está em afirmar que:

    "O emprego da lenha no Brasil tem caído consideravelmente", além de ter utilizado a "redução de custos" como justificativa para essa queda.

    Tendo em visa que, muitas notícias (TV e/ou jornais impressos) mostram que a população de baixa renda tem optado pelo uso de lenha, para cozinhar alimentos, justamente por causa do aumento do custo do botijão com gás liquefeito do petróleo (GLP).

    Ou seja, o emprego de lenha está aumentando ou pode ser que esteja estabilizado, mas não em queda.

  • o apagão foi em 2000
  • Gabarito letra C

    Pordução de energia no Brasil:

    1° Derivados do Petróle

    2° Biomassa ( cana de açúcar - SP)

    3° Hidrelétricas

    4° carvão mineral (Sul) e gás natural

    5° urânio

    54% não renovável e 46% renovável

    O emprego da lenha tem aumentado devido ao preço do gás

    #Rumo.A.Farda

    ELITEMIL, onde tudo começa

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    https://go.hotmart.com/Y18514032M?dp=1

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • A)Nao é na região Centro-Oeste e sim no Norte mais precisamente na região Amazônica.

    B) A lenha Lenha continua sendo utilizada consideravelmente.

    C)GABARITO - A crise do apagão foi uma crise nacional ocorrida no Brasil, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica

    D A grande maioria dessas usinas Estão localizadas em São Paulo e utiliza o bagaço de cana. (um subproduto da produção de açúcar e álcool.)

    E)O Brasil apresenta condições muito propício para a produção de etanol e biodiesel, pois tem grande extensão de áreas agricultáveis como solo e clima favoráveis ao cultivo de oleoginosas e cana.

    #PMPR2020

  • A)Nao é na região Centro-Oeste e sim no Norte mais precisamente na região Amazônica.

    B) A lenha Lenha continua sendo utilizada consideravelmente.

    C)GABARITO - A crise do apagão foi uma crise nacional ocorrida no Brasil, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica

    D A grande maioria dessas usinas Estão localizadas em São Paulo e utiliza o bagaço de cana. (um subproduto da produção de açúcar e álcool.)

    E)O Brasil apresenta condições muito propício para a produção de etanol e biodiesel, pois tem grande extensão de áreas agricultáveis como solo e clima favoráveis ao cultivo de oleoginosas e cana.

    #PMPR2020


ID
3136195
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando que a eutanásia nos animais é um procedimento clínico necessário e que compete privativamente ao Médico Veterinário a sua implementação, o Conselho Federal de Medicina Veterinária instituiu normas reguladoras para uniformizar seus procedimentos, estando contidas no Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em Animais. Em relação a esse cenário, analise as afirmativas a seguir:

I. Para a eutanásia de animais de vida livre e selvagens, requer-se um preparo específico para manipulação de armadilhas, bem como treinamento e habilitação para o uso de armas de dardos, como rifles, pistolas e zarabatana.

II. As técnicas de irradiação por micro-ondas e compressão torácica têm uso específico na pesquisa científica, mediante a aprovação especial da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) das instituições pesquisadoras.

III. Entre os métodos físicos de eutanásia, o uso da arma de fogo requer pessoas treinadas e habilitadas para garantir a morte imediata e sem sofrimento ao animal. Desse modo, o projétil deve ser desferido em direção à cabeça ou coração.

IV. O deslocamento cervical é uma técnica amplamente empregada em pequenos animais de laboratório. Esse procedimento pode ser realizado manualmente ou com o auxílio de deslocadores comerciais.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • I. Para a eutanásia de animais de vida livre e selvagens, requer-se um preparo específico para manipulação de armadilhas, bem como treinamento e habilitação para o uso de armas de dardos, como rifles, pistolas e zarabatana.

    II. As técnicas de irradiação por micro-ondas e compressão torácica têm uso específico na pesquisa científica, mediante a aprovação especial da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) das instituições pesquisadoras.

    III. Entre os métodos físicos de eutanásia, o uso da arma de fogo requer pessoas treinadas e habilitadas para garantir a morte imediata e sem sofrimento ao animal. Desse modo, o projétil deve ser desferido em direção à cabeça ou coração. O disparo deve ser desferido em direção a CABEÇA,  já que lesões no tórax ou abdômen podem não produzir morte imediata e, consequentemente, sofrimento e dor aos animais. 

    IV. O deslocamento cervical é uma técnica amplamente empregada em pequenos animais de laboratório. Esse procedimento pode ser realizado manualmente ou com o auxílio de deslocadores comerciais.

    Alternativa E (I, II e IV


ID
3136201
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Resolução Normativa 02, de 27 de novembro de 2006, dispõe sobre a classificação de riscos de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e os níveis de biossegurança a serem aplicados nas atividades e projetos com OGM e seus derivados em contenção. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Nas instalações que realizam projetos e atividades com Nível de Biossegurança 1 (NB-1), os organismos geneticamente modificados (OGM) serão manipulados em áreas, com acesso restrito à equipe técnica e de apoio ou de pessoas autorizadas, sem a necessidade de sinalização com o símbolo universal de risco biológico. COM A NECESSIDADE DE SINALIZAÇÃO

    B) Toda equipe técnica e de apoio deve receber, de forma obrigatória, vacinação contra os agentes infecciosos relacionados aos experimentos conduzidos nas instalações com Nível de Biossegurança 1 (NB-1). VACINA É OBRIGATÓRIA NO NB-2, 3 e 4 quando existente

    C) Os organismos geneticamente modificados (OGM) que fazem parte da Classe de Risco 1 apresentam sequências de ADN/ARN com baixo risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente. I – Classe de Risco 1 (baixo risco individual e baixo risco para a coletividade): O OGM que contém sequências de ADN/ARN que não causem agravos à saúde humana e animal e efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente; 

    D) As manipulações com organismos geneticamente modificados (OGM) de Classe de Risco 4 devem ser realizadas em cabine de segurança biológica Classe II ou III, com EPIs recomendados para Laboratório NB-3 com pressão positiva, ventiladas por sistema de suporte de vida.CORRETA

    E) A instalação com Nível de Biossegurança 3 (NB-3) deve estar localizada em prédio separado ou em área claramente demarcada e isolada das demais instalações da instituição e dispor de vigilância 24 horas por dia.Nível de Biossegurança 4 (NB-4)


ID
3136207
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Instrução Normativa 179, de 25 de junho de 2008, foi criada com o objetivo de definir as diretrizes e procedimentos para destinação dos animais da fauna silvestre nativa e exótica apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente às autoridades competentes. Assinale a alternativa que está de acordo com essa normativa.

Alternativas
Comentários
  • A) Espécime da fauna silvestre exótica deverá ser destinado para o retorno imediato à natureza ou soltura. Exótica NÃO deve ter retorno imediato.

    B) Espécime da fauna silvestre híbrido não poderá ser destinado para retorno imediato à natureza ou soltura, salvo em programas específicos de conservação. CORRETA

    C) Espécime da fauna silvestre nativa poderá retornar imediatamente à natureza, sem necessidade de comprovação do local de captura na natureza. COM necessidade de comprovação do local de captura.

    D) Espécime da fauna silvestre nativa deverá ser destinado para o programa de soltura, mesmo sem aprovação de projeto de soltura. apenas com aprovação do projeto

    E) Espécime com comprovado potencial de causar danos à saúde pública, agricultura, pecuária, fauna, flora ou aos ecossistemas poderá ser submetido ao óbito, sem a obrigatoriedade de avaliação da comissão da Superintendência (Supes). Obrigatória a avaliação da comissão


ID
3136213
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Vigilância em Saúde (VS), entendida como uma forma de pensar e agir, tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. Entre as zoonoses de importância na saúde pública, umas das mais preocupantes é a raiva humana, por estar entre as doenças de notificação individual, compulsória e imediata aos níveis municipal, estadual e federal, conforme Portaria 5, de 21 de fevereiro de 2006, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A respeito da classificação do grupo de risco dos animais envolvidos em acidentes, com possível exposição da raiva para humanos, analise as afirmativas a seguir:

I. Todos os roedores, incluindo os roedores carnívoros silvestres, fazem parte do grupo de animais de baixo risco.

II. Os animais mamíferos silvestres, com exceção dos domiciliados e domesticados, fazem parte do grupo de animais de risco.

III. Os animais domésticos de interesse econômico ou de produção, como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, são considerados de risco.

IV. Cães e gatos domiciliados são considerados animais de baixo risco.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C) III e IV

    I. Todos os roedores, incluindo os roedores carnívoros silvestres, fazem parte do grupo de animais de baixo risco. São do grupo de alto risco

    II. Os animais mamíferos silvestres, com exceção dos domiciliados e domesticados, fazem parte do grupo de animais de risco. São de risco, SEM exceção.

    III. Os animais domésticos de interesse econômico ou de produção, como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, são considerados de risco.

    IV. Cães e gatos domiciliados são considerados animais de baixo risco.


ID
3136216
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cinomose canina é uma doença infecciosa que afeta cães, tendo como característica o envolvimento de vários sistemas orgânicos do animal afetado. A respeito de cinomose canina, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O vírus tem predileção pelo S. nervoso, linfoide e epitelial.

  • Na verdade a predileção do vírus dependerá de sua virulencia e cepa. Podendo atingir outros sistemas com mais agressividade como: Digestivo e Trato Respiratório.


ID
3136219
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Escorpionismo é o quadro do envenenamento humano causado pelo veneno escorpiônico. Os grupos mais vulneráveis são de pessoas que atuam na construção civil, crianças e donas de casa que permanecem o maior período no intra ou peridomicílio. O reconhecimento do quadro clínico é fundamental para auxiliar na conduta médica adequada. A respeito do acidente escorpiônico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136222
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A babesiose canina é uma doença causada por protozoários que parasitam os glóbulos vermelhos, tendo como principal vetor os carrapatos. Em relação aos aspectos clínicos da babesiose canina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136225
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A parvovirose é uma doença grave que afeta cães, responsável por quadros entéricos e outras complicações sistêmicas. Em relação aos seus aspectos patológicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Devido às células-alvo serem aquelas em rápida divisão mitótica, o epitélio da cripta intestinal é o mais afetado.

    B) A colite necrosante é a lesão mais importante observada em cães infectados. INCORRETA as lesões macroscópicas da doença nos cães consistem em enterite hemorrágica segmentar ou difusa. O segmento afetado (intestino delgado e não o colon) está hiperêmico, congesto e preenchido por sangue

    C)Nos casos de quadro entérico e morte aguda, acredita-se que esteja associada endotoxemia por translocação bacteriana.

    D) Nas lesões graves, as vilosidades intestinais podem estar fusionadas, atrofiadas e necróticas.

    E) Um dos principais achados macroscópicos do intestino delgado é a presença de conteúdo líquido hemorrágico.


ID
3136231
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As parasitoses causadas por helmintos em cães correspondem a infecções de alta prevalência em todas as partes do mundo, podendo ser especialmente graves em animais jovens ou imunocomprometidos. Alguns desses parasitos, além de causarem problemas sérios nos cães, podem infectar humano, sendo responsáveis por importantes zoonoses. O conhecimento sobre a biologia desses agentes é essencial para o Médico Veterinário instituir medidas de controle e tratamento, contemplando-os de forma concomitante na saúde pública. A respeito das helmintoses intestinais em cães, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) O Trichuris vulpis parasita estômago de cães, causando quadros de gastrite hemorrágica. INCORRETA o T. vulpis parasita IG

    B) A infecção por Ancylostoma spp. e Uncinaria spp. pode ocorrer por meio da ingestão de ovos ou por meio da transmissão via colostro.

    C) A infecção por Dipylidium caninum ocorre quando o cão se alimenta de um hospedeiro intermediário infectado, como pulgas e piolhos.

    D) A infecção grave por ancilostomídeos causa perda de sangue com risco de anemia por deficiência de ferro, potencialmente fatal para filhotes.

    E) A infecção por Dipylidium caninum raramente é patogênica, tendo como sinal clínico mais comum a irritação anal durante a eliminação do agente.


ID
3136237
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A traqueobronquite infecciosa canina é uma doença altamente contagiosa, causada por diversos patógenos. Em relação aos agentes que podem estar associados a essa doença, além da Bordetella bronchiseptica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Agentes associados

    VÍRUS:

    Adenovírus canino 2

    Vírus da Influenza (H3N8)

    Vírus da Parainfluenza canina

    Herpesvírus canino tipo 1

    Coronavírus canino respiratório

    BACTÉRIAS:

    Streptococcus equi subesp. zooepidemicus

    Mycoplasma eynos


ID
3136246
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do botulismo, analise as afirmativas a seguir:

I. O botulismo é causado pela ingestão da toxina do Clostridium botulinum, que é um cocobacilo aeróbico.

II. A patogenia da doença está relacionada à necrose das células musculares receptoras de acetilcolina.

III. Os esporos do C. botulinum, quando ingeridos por um animal, passam pelo tubo digestivo sem causar qualquer doença.

Assinale

Alternativas

ID
3136252
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre técnicas e complicações cirúrgicas em cães, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, referentes às normas da Organização Mundial de Saúde para transporte e comercialização internacional de animais.

I. Medicações que modifiquem o comportamento (tais como tranquilizantes) ou outras medicações não devem usadas de maneira rotineira durante o transporte. Essas drogas devem ser apenas administradas por um médico veterinário ou outra pessoa que tenha sido instruída no seu uso por um veterinário. Os animais tratados devem ser colocados em uma área especial.

II. Animais criados juntos devem ser mantidos no mesmo grupo; entretanto, fêmeas aleitando filhotes ao pé devem ser separados, devido à grande diferença de peso e tamanho.

III. Animais cegos de ambos os olhos devem ser transportados em espaço especial para animais deficientes.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • -ANIMAIS CEGOS TOTAIS NÃO PODEM VIAJAR EM HIPÓTESE ALGUMA. FILHOTES EM AMAMENTAÇÃO DEVEM SER TRANSPORTADOS JUNTOS A MÃE.

  • I- Durante o transporte NÃO deverá ser administrado aos animais medicamentos que modifiquem o seu comportamento (tranquilizantes, por exemplo). Esses tipos de medicamentos devem ser administrados apenas quando houver problema particular com um animal e, neste caso, o medicamento deve ser administrado por um veterinário ou  outra pessoa que tenha sido instruída sobre seu uso por um veterinário. Os animais em  tratamento serão instalados em uma área especial. 

    II- Deve-se evitar a mistura de animais de origens diferentes em um único lote.  

    Separar, quando necessário, os animais jovens ou pequenos dos mais velhos ou  maiores, EXCETO mães lactantes de suas crias; 

    III- Entre os animais inaptos a viajar, cabe citar:

     iii. os cegos de ambos os olhos; 


ID
3136264
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre acidentes com animais peçonhentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    A)    os venenos dos três gêneros de aranhas de importância em saúde (PhoneutriaLoxosceles Latrodectus) possuem atividades bastante semelhantes, impedindo a diferenciação entre os tipos de acidente. Podem ser diferenciados entre si.

    B)    o soro antiaracnídico (SAA) é um concentrado de imunoglobulinas específicas indicado somente no tratamento dos acidentes por aranhas do gênero Phoneutria e Loxosceles. O SAA é indicado também para acidentes com escorpiões do gênero TiTyus

    C)    os quadros clínicos de foneutrismo e escorpionismo são bastante semelhantes, podendo até ser indistinguíveis caso o animal causador não seja identificado. Correta

    D)    o veneno loxoscélico promove a despolarização de fibras musculares e terminações nervosas da junção neuromuscular, bem como ativação do sistema nervoso autônomo, causando a liberação de neurotransmissores adrenérgicos e acetilcolina. Definição do veneno da Phoneutra

    E)    o veneno da Phoneutra possui uma substância denominada esfingomielinase-D, que age sobre o sistema completo e diferentes células, como leucócitos, hemácias, plaquetas, sendo a ela atribuída a atividade dermonecrótica e a hemólise intravascular. Definição do veneno Loxoscélico

  • Bizuzinho

    Loxoceles (marrom) - enfingomielase-d; necrose, pouca dor; é o mais grave; +S.Catarina

    Phoneutra (armadeira) - dor intensa, incoordenação motora; agressiva. + Sudeste

    Latrodectus (viuva) - dor, colicas e nauseas, alterações PA e FC. Permanecer 24h no hospital.


ID
3136270
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A ureterolitíase é uma alteração do trato urinário comum em cães, apresentando sinais clínicos variáveis, dependendo da localização e tamanho do cálculo formado. A respeito dos seus aspectos clínicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136276
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas) tem como objetivo estabelecer, de forma objetiva e pormenorizada, as características e especificações técnicas (Padrões de Identidade e Qualidade) para os gêneros alimentícios, víveres e forragens (artigos de Classe I), adquiridos pela logística de subsistência. Com base no Capítulo I, referente a produtos de origem animal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) Jerked Beef ou carne bovina salgada curada dessecada é o produto originário da carne bovina, desossada e adelgaçada, salgada pelo sal comum, maturada e dessecada, acondicionada, armazenada e transportada segundo as “Normas Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Elaboração” e oriundo de estabelecimento produtor sob Inspeção Federal. Salgada pelo sal comum é o charque, Jerked beef é com o sal de cura.

    B) peito de frango, com osso congelado, é a parte da ave formada pelo esterno (quilha), clavícula e coracoides, envolvidos pelos tecidos musculares correspondentes, sendo permitida a presença de costelas ou fragmentos delas. Não é permitida a presença de costela.

    C) bacalhau salgado seco apresenta nível de saturação mínima de 95%, com ou sem aditivos, devidamente seco, não podendo conter mais de 40% de umidade para as espécies consideradas gordas, tolerando-se 5% a mais de umidade para as espécies consideradas magras. Correta, apesar de não ter decorado esses índices da para chegar a resposta por eliminação

    D)carne bovina desossada congelada apresenta em suas especificações autorização no uso de aditivos, conforme previsto na Port. SVS/MS 1004, de 11 de dezembro de 1988. Carne é carne, SEM uso de aditivos.

    E) leite em pó instantâneo, adicionado de lecitina como emulsionante na proporção de 5g/kg, é considerado fraudulento. 5g/kg é o limite aceitável, portanto, não considerado fraudulento


ID
3136282
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A insuficiência hepática em cães geralmente está relacionada a uma perda progressiva da massa funcional dos hepatócitos e tem como consequência síndromes clínicas, como hipertensão portal, ulceração gástrica, coagulopatias e encefalopatia hepática. O manejo efetivo desses problemas é essencial para manter a qualidade de vida do paciente. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:

I. A lactulose (beta-galactosidofrutose) é uma fibra solúvel que acidifica o conteúdo do cólon, reduz a absorção da amônia, além de servir como fonte de energia para as bactérias presentes no cólon, permitindo que cresçam e incorporem a amônia, o que facilita sua eliminação nas fezes.

II. O uso de inibidores de secreções ácidas gástricas (bloqueadores H2 ou inibidores da bomba de prótons) pode ser pouco benéfica quando o paciente apresenta hipertensão portal, pois a ulceração ocorre geralmente no duodeno, e não no estômago.

III. Quando há desnutrição proteico-calórica, a restrição proteica deve ser evitada o máximo possível, necessitando de suplementação de uma dieta de manutenção com proteína de alta qualidade.

IV. O prolongamento de tempos de coagulação na doença hepática crônica pode ser tratado com suplementação de vitamina K. Tratamentos alternativos como a administração de plasma são totalmente contraindicados.

Assinale

Alternativas

ID
3136288
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As neoplasias testiculares em cães são condições comuns na clínica reprodutiva, sendo necessário conhecimento dos aspectos clínicos, meios de diagnóstico e tratamento. Com base nisso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) as neoplasias testiculares apresentam crescimento rápido, infiltrativo e causam síndrome da feminilização em 100% dos casos. Pode causar feminilização, mas não em 100% dos casos (sempre muita atenção as palavras sempre, todos, exclusivamente).

    B) o exame ultrassonográfico é uma ferramenta de diagnóstico não invasiva, permitindo a detecção e identificação do tipo tumoral presente. Permite detecção, mas identificação do tipo apenas com biópsia.

    C) o criptorquidismo é um fator protetor para o surgimento de neoplasias testiculares. Fator predisponente.

    D) o exame citológico é contraindicado para o diagnóstico de neoplasias testiculares, devido ao risco de veiculação das células tumorais para outros sítios testiculares. Sem identificar o tipo de tumor como tratar?

    E) o potencial metastático das neoplasias testiculares é baixo, entretanto há registros de metástases intra-abdominais e para linfonodos regionais. CORRETA


ID
3136294
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas) estabelece no Capítulo 2, de forma objetiva e pormenorizada, as características e especificações técnicas de alimentos de origem vegetal. De acordo com essas especificações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) na farinha de mandioca com classificação mercealógica do tipo grossa, há retenção do produto em até 10% (dez por cento), inclusive, na peneira com abertura de malha de 2 mm (peneira 10). - 15% ( quinze por cento)

    c) o fubá de milho tem como características gerais ser um produto obtido de grãos de milho, Zea Mays, livre de seu tegumento, cozido, seco, laminado e tostado, recoberto por açúcar, devendo conter em sua formulação açúcar, extrato de malte, sal, podendo conter vitaminas e minerais, desde que mencionado, embalado, armazenado e transportado segundo as “Normas Higiênico-Sanitárias e Boas Práticas de Fabricação”. - Flocos de Milho Açucarados.

    d) o xarope de guaraná tem que apresentar diluição de 1 (uma) parte de xarope para 10 (dez) partes de água potável, sendo permitido adicionar cafeína sintética ou obtida de outro vegetal. - É Proibido.

    e) o suco concentrado de frutas com adição de frutas deve conter aromas e corantes artificiais. Seu transporte deve ser em temperatura não superior a -12ºC (menos doze graus centígrados). É Proibido.


ID
3136300
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito da piometra em cadelas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (A) ERRADA - Os efeitos farmacológicos da PGF2α são contração do miométrio, redução da concentração de progesterona circulante, relaxamento cervical (menos consistente). Com a ação da PGF2α espera-se encontrar o esvaziamento do útero, aumento da secreção vulvar no inicio do tratamento e redução do volume uterino, a descarga vaginal se torna menos purulenta e mais mucóide ou sanguínea com a continuidade do tratamento.

    (B) ERRADA - Piometra fechada é a mais grave, podendo evoluir rapidamente para sepse quando se tem a ruptura uterina.

    (C) ERRADA - A hiperplasia endometrial cística (HEC) está correlacionada com a piometra. Na HEC, o endométrio se espessa consequentemente ao aumento do número e tamanho das glândulas endometriais. Estas glândulas endometriais aumentam sua atividade secretória e o fluído estéril produzido por elas pode se acumular no lúmen do útero, resultando em mucometra ou hidrometra, dependendo da viscosidade do fluido. A Piometra é um processo inflamatório do útero, caracterizado pelo acúmulo de secreção purulenta na luz uterina resultante do acumulo de liquido devido a hiperplasia endometrial cística (HEC) somada a uma infecção bacteriana. O uso de anticoncepcionais pode aumentar o risco da doença.

    (D) CORRETA

    (E) ERRADA - Não são facilmente distinguidas da piometra no exame ultrassonográfico, sendo necessário a avaliação citológica da secreção para classificá-la de acordo com o tipo celular envolvido no processo.


ID
3136306
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, referentes às conceituações contidas no Capítulo 2 das Normas para Inspeção de Alimentos e Bromatologia (Niab).

I. Inspeção de alimentos é a atividade que tem por objetivo controlar a qualidade e o estado sanitário dos produtos destinados à alimentação humana ou animal.

II. Rejeição de víveres ou forragens é o ato ou efeito de considerar impróprio para o consumo um determinado artigo, quando em inspeção ou reinspeção for constatada a presença de agentes nocivos à saúde humana ou animal.

III. Condenação de víveres ou forragens consiste em recusar o artigo considerado, por não atender às especificações previstas no Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas), no Edital de Licitação ou na legislação em vigor.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • A definição da alternativa II e III estão invertidas, portanto ambas são falsas.

    Afirmativa I é verdadeira.

    Gab.:D


ID
3136309
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir referentes a plantas tóxicas:

I. Entende-se por plantas tóxicas de interesse agropecuário aquela que, quando ingerida pelos animais de fazenda, sob condições naturais, causa danos à saúde ou mesmo a morte.

II. Senecio spp. é um exemplo de planta que afeta o funcionamento do coração.

III. Pteridium aquilinum é uma planta que apresenta ação radiomimética.

IV. Entende-se por facilitação social o fato de animais passarem a ingerir plantas, por imitação aos animais que já adquiriram tal hábito.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E) I, III e IV corretas

    I. Entende-se por plantas tóxicas de interesse agropecuário aquela que, quando ingerida pelos animais de fazenda, sob condições naturais, causa danos à saúde ou mesmo a morte.

    II. Senecio spp. é um exemplo de planta que afeta o funcionamento do coração. P.A são os alcalóides pirrolizidínicos (mesmo que a Crotalaria) e é HEPATOTÓXICA

    III. Pteridium aquilinum é uma planta que apresenta ação radiomimética.

    IV. Entende-se por facilitação social o fato de animais passarem a ingerir plantas, por imitação aos animais que já adquiriram tal hábito.

    Assinale


ID
3136318
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerado o conhecimento de nutrição animal, correlacione as colunas a seguir:

1 Cálcio
2 Magnésio
3 Zinco
4 Selênio
5 Iodo
6 Ferro

( ) A vitamina D ativada é o regulador mais importante na sua absorção.

( ) É o terceiro macromineral mais encontrado no organismo, estando envolvido no metabolismo de carboidratos e lipídeos, funcionando também como catalisador para uma grande variedade de enzimas.

( ) É necessário para síntese dos hormônios tiroxina e triiodotironina.

( ) É o micromineral essencial na constituição da enzima glutationa peroxidase, ajudando a proteger as membranas celulares de dano oxidativo.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( Cálcio ) A vitamina D ativada é o regulador mais importante na sua absorção.

    ( Magnésio ) É o terceiro macromineral mais encontrado no organismo, estando envolvido no metabolismo de carboidratos e lipídeos, funcionando também como catalisador para uma grande variedade de enzimas.

    ( Iodo ) É necessário para síntese dos hormônios tiroxina e triiodotironina.

    ( Ferro ) É o micromineral essencial na constituição da enzima glutationa peroxidase, ajudando a proteger as membranas celulares de dano oxidativo.


ID
3136321
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, referentes à Anemia Infecciosa Equina (AIE).

I. O agente etiológico é um Adenovírus, pertencente à família Retroviridade.

II. A legislação brasileira de saúde animal considera AIE como doença de notificação obrigatória.

III. Na fase aguda, o animal doente pode apresentar febre, trombocitopenia e/ou anemia.

IV. O sacrifício dos animais doentes é realizado após a confirmação da doença, por meio do detecção da anemia no exame hematológico.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Família dos Retrovírus, gênero Lentivirus

  • I - AIE é gênero Lentivirus, da família Retrovírus.

    IV - O sacrificio dos animais só é feito após teste de imunodifusão de Agar Gel (IDGA) e reteste confirmatório. Com exceção da região Pantanera onde a doença é endêmica e os animais não são sacrificados, porém não podem nunca sair desta região.


ID
3136330
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

.Considerando o conhecimento sobre plantas tóxicas, correlacione as colunas a seguir:

1 Crotalaria spp
2 Manihot spp
3 Thiloa glaucocarpa
4 Ricinus communis
5 Senna occidentalis

( ) Planta hepatotóxica
( ) Planta que causa degeneração e morte muscular
( ) Planta que afeta o trato digestório

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Crotalaria (Xique-Xique) - Hepatotóxica

    Senna occidentalis (fedegoso) - Degeneração e morte muscular

    Ricinus communis (Mamona) - Afeta o trato digestório, em especial, as sementes.

    Manihot (Mandioca Brava) - Cianeto - causa cianose e morte rápida

    Thiloa glaucocarpa - Nefrotóxica


ID
3136333
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com o objetivo de reduzir a incidência das doenças transmitidas por alimentos, o Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil propõe subsidiar as medidas de prevenção e controle, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Com base nesses conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D)

    A assertiva trata da definição de restos e não sobras


ID
3136339
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para a manutenção da sanidade animal, cabe ao médico veterinário conhecimento sobre as doenças importantes para a defesa sanitária animal. Em ruminantes, merecem destaque febre aftosa, febre catarral maligna, encefalopatia espongiforme bovina, maedi-visna e raiva, cujas etiologias são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Aphtovírus - Febre Aftosa

    Rhadinonivírus - Febre Catarral Maligna

    Prion - Encefalopatia espongiforme bovina

    Lentivírus - Maedi Visna ( mesmo tipo da AIE e da AIDS)

    Lyssavírus. Raiva


ID
3136345
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base nos conhecimentos em helmintoses equinas, o parasito que forma nódulos fibrosos na mucosa gástrica é

Alternativas
Comentários
  • A) Strongyloides westeri. - parasito de ID

    B) Draschia megastoma. - Correta - parasito de estômago (outros parasitas de estômago em equinos: Gastrophilus spp, Habronema spp e Trichostrongylus axei

    C) Anaplocephala magna. - parasito de ID

    D) Paranoplocephala mamillana. - parasito de ID

    E) Parascaris equorum. - parasito de ID

  • Strongyloides westeri. - Cólica tromboembolica.

    Draschia megastoma. - Nodulos fibrosos/ granulomas.

    Anaplocephala magna. - Taenia; Ulceração da mucosa ileo-cecal e intussucepção por infestação.

    Paranoplocephala mamillana. - Ulceração da mucosa ileo-cecal e intussucepção por infestação.

    Parascaris equorum. - Potros até 6m, Pneumonia e obstrução (quando infestação).


ID
3136351
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tuberculose bovina é uma doença de notificação compulsória, e os meios de diagnóstico, controle e profilaxia são fiscalizados e preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com base nos conhecimentos dos meios de diagnóstico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A)O teste cervical simples é o teste de rotina recomendado, realizado mediante a inoculação intradérmica do Derivado Proteico Purificado (PPD), na dosagem de 1,0 ml, na região cervical ou na região escapular. Todos os testes são com dosagem de 0,1ml.

    B)A leitura do teste deve ser feita após 72 horas, com nova medida de espessura da dobra da pele no local da inoculação. Há uma tolerância de 6 horas, para mais ou para menos, para se efetuar a leitura.

    C)O teste cervical comparativo é realizado pela inoculação das tuberculinas PPD aviária e bovina, por via intradérmica, na dosagem de 0,1, na pele tricotomizada da região cervical ou na região escapular, a uma distância entre as duas inoculações de 15-20cm, sendo a PPD aviária inoculada cranialmente, e a PPD bovina, caudalmente.

    D)O teste da prega caudal é realizado no gado de corte, por meio da inoculação, por via intradérmica na dosagem de 0,1 ml, de tuberculina PPD bovina, 6-10cm da base da cauda, na junção das peles pilosas e glabra.

    E)Os animais com reação superior a 2mm serão considerados positivos se essa reação for 4mm maior que a reação da tuberculina aviária.


ID
3136357
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do controle e profilaxia da anemia infecciosa equina, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3136363
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, referentes ao controle e profilaxia da brucelose bovina.

I. Os animais com o diagnóstico positivo devem ser marcados com um “P” contido em um círculo de 8cm de diâmetro.

II. O controle da brucelose bovina baseia-se na vacinação de bezerros e bezerras com a amostra B19 da Brucella abortus.

III. A legislação prevê a certificação voluntária de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose, aplicada a rebanhos leiteiros, e a certificação voluntária de estabelecimentos monitorados para brucelose e tuberculose, aplicada a rebanhos de corte.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • para bovinos e bubalinos, a vacina oficial e obrigatória no Brasil é vacina B19, aplicada somente nas fêmeas

    entre 3 e 8 meses de idade

    Brucelose bovina e bubalina é de notificação obrigatória

  • Gabarito: Letra A

    Não existe mais essa classificação de Propriedade Monitorada, pela IN 10/2017 tem-se a adesão voluntária de propriedades LIVRES de brucelose ou tuberculose!!!

    Bons estudos!!


ID
3136369
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As cefalosporinas têm como mecanismo de ação inibir a síntese da parede celular bacteriana, por meio da prevenção das ligações cruzadas do peptidoglicano. Elas são classificadas em grupos de primeira, segunda, terceira e quarta geração, tendo como exemplo, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • 1º GERAÇÃO: CEFADROXIL ( cefalotina; cefazolina;cefapirina;cefaloridina;cefadrina;cefalexina)

    2º GERAÇÃO: CEFOTETAN ( cefaclor; cefoxetina; cefuroxima; cefamandol)

    3º GERAÇÃO: CEFMENOXIMA ( cefotaxima; ceftriaxona; ceftiofur; cefixima; cefpodoxima; ceftamet; cefoperazona; ceftiazidima; cefovecina)

    4º GERAÇÃO: CEFPIROMA ( cefpima; cefquinoma)


ID
3136375
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com os conhecimentos de Farmacologia Veterinária, aplicada à medicina canina, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O ibuprofeno não é recomendado em pequenos animais pois possui baixa margem de segurança, alem de meia vida longa, podendo desencadear prejuízos gastrointestinais e nefrotóxicos.

  • O Ibuprufeno é usado em grandes animais. E contra indicado para pequenos.


ID
3136381
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa referente às doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.

Alternativas
Comentários
  • A) antraz (carbúnculo hemático), estomatite vesicular, febre aftosa e raiva CORRETA

    B) botulismo , carbúnculo sintomático/manqueira, leishmaniose e leptospirose. Todas essas são de notificação mensal de caso confirmado

    C) botulismo, estomatite vesicular, leishmaniose e leptospirose Apenas estomatite vesicular é de notificação imediata de caso suspeito, já que é um diferencial para aftosa.

    D) antraz (carbúnculo hemático), raiva, leptospirose e botulismo. Lepto e botulismo são de notificação mensal de caso confirmado

    E) carbúnculo sintomático/manqueira, febre aftosa, botulismo e raiva. Manqueira e botulismo são de notificação mensal de caso confirmado.


ID
3136390
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Nas últimas décadas, os patógenos fúngicos têm assumido um papel cada vez mais importante na doença em cães. Há a necessidade de opções mais eficazes e menos tóxicas; adicionalmente, é essencial o médico veterinário conhecer os princípios da terapia antifúngica. Com base nos conhecimentos nesse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- O tratamento com Anfotericina B  é contra-indicado a pacientes com insuficiência renal.

    B - Cetoconazol NÃO pode em gestantes.

    C- CORRETA

    D - A anfotericina B pertence ao grupo dos poliênicos.

    E - O econazol faz parte dos imidazóis.


ID
3136396
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cólica equina é uma emergência médica, de causa multifatorial, definida como dor abdominal aguda. A respeito dos aspectos clínicos da cólica equina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O parasitismo acentuado por Draschia spp. é uma importante causa de cólica tromboembólica. Draschia é parasito estomacal dos equinos relacionada a nódulos na mucosa do estômago, sendo que o parasita relacionado a cólica tromboembólica é o Strongylus vulgaris

    B) A cólica gasosa em equinos é pouco relatada, devido à alta capacidade de eructação dessa espécie. Equinos não possuem capacidade de eructação e as cólicas gasosas são muito relatadas.

    C) O intestino delgado longo e relativamente livre na cavidade abdominal (preso por um mesentério muito desenvolvido) predispõe a torções e vólvulos. Correta

    D) A flexura pélvica e a transição do cólon dorsal direito ao cólon transverso são locais pouco frequentes para surgimento de cólica por compactação. São locais muito frequentes

    E) Os equinos apresentam um estômago grande, proporcional a sua capacidade digestiva total, facilitando o surgimento de compactação gástrica. Estômago pequeno em relação a toda a sua capacidade digestiva.


ID
3136402
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os meios semiológicos em fisiopatologia da reprodução buscam, basicamente, maximizar a fertilidade, eliminar animais inférteis da reprodução e, possivelmente, selecionar indivíduos mais férteis. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Na avaliação do sêmen, é verificada a presença da fração gelatinosa, que é variável entre garanhões e épocas do ano. Essa fração deve ser removida mediante aspiração com seringa e desprezada.

II. A avaliação espermática em relação à movimentação progressiva e curvilínea das células espermáticas é um importante parâmetro para definir o grau de fertilidade.

III. Alterações comportamentais podem afetar a fertilidade do garanhão, inviabilizando a deposição dos seus gametas no trato genital feminino.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • II - A avaliação espermática em relação à movimentação progressiva e curvilínea das células espermáticas é um importante parâmetro para definir o grau de fertilidade.

    R: Motilidade total e progressiva.


ID
3136408
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A claudicação em equinos é uma perturbação estrutural ou funcional caracterizada pela desarmonia em um ou mais membros e que se manifesta, principalmente, durante a locomoção, por causas multifatoriais. Assinale a alternativa correta referente às condutas adequadas de diagnóstico para claudicação em equinos.

Alternativas
Comentários
  • A) O diagnóstico da causa de claudicação em equinos é realizado somente pela apalpação dos membros, tendo em vista que a avaliação do animal em movimento não fornece muitas informações de sua real condição clínica. O animal em movimento fornece muitas informações: membro afetado e até posição da lesão (mais proximal ou distal).

    B) A radiografia é uma importante ferramenta de diagnóstico para os casos de claudicação em equinos, pois permite a avaliação das estruturas ósseas e tecidos moles. Tecidos moles não é radiografia e sim ultrassom.

    C) Os bloqueios anestésicos, na tentativa de estabelecer um diagnóstico, são contraindicados, devido ao grande risco no surgimento de laminite. Bloqueios anestésicos são importantes ferramentas no diagnóstico de claudicações.

    D) A ultrassonografia é essencial para o diagnóstico, pois permite avaliar a extensão da lesão, estabelecimento de um prognóstico e avaliação do tratamento das lesões tendíneas. CORRETA

    E) Para o diagnóstico da síndrome navicular, o exame radiográfico é pouco eficaz, sendo indispensável o uso de técnicas mais sofisticadas, como análise biomecânica e biópsia óssea. É muito eficaz no diagnóstico de doença do navicular.


ID
3136414
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com os princípios básicos da nutrição animal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A e C estão trocadas.

    B - CORRETA

    D e E - densidade energética é definida como a energia disponível por unidade de peso (Quilojoules/g ou Quilocalorias/g) e relaciona-se à quantidade de água nos alimentos.


ID
3136423
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente à conduta adequada de profilaxia da raiva humana.

Alternativas
Comentários
  • A) A pessoas que tiveram contato indireto com animal silvestre raivoso, que se tornou desaparecido, recomendam-se 2 doses da vacina, nos dias 0 e 3. Contato indireto: recomendado apenas lavar com água e sabão.

    B)Pessoas com ferimentos profundos por mordeduras de um animal silvestre raivoso e que desapareceu devem receber 3 doses da vacina (dia 0, 3 e 7) e 2 doses do soro (dia 14 e 28). Mordedura profunda = acidente grave, com animal silvestre: 5 doses de vacina 0, 3, 7, 14 e 21 +SORO.

    C)Pessoas que foram mordidas por cão ou gato, sem suspeita clínica de raiva no momento da agressão e que, após o período de observação, o animal agressor permanece vivo, devem receber 5 doses da vacina (dia 0, 3, 7, 14 e 28) e o soro no trigésimo dia do acidente.Após o período de observação o animal está sadio = caso encerrado.

    C)Pessoas com mordidas múltiplas por cão raivoso, com morte do animal dentro do período de observação, devem iniciar o tratamento profilático com soro e 5 doses da vacina (dia 0, 3, 7, 14 e 21). CORRETA

    E)A pessoas que tiveram contato indireto com animal silvestre raivoso, que se tornou desaparecido, recomenda-se 1 dose do soro. Contato indireto: recomendado apenas lavar com água e sabão.