SóProvas



Prova FATEC - 2018 - FATEC - Vestibular - Primeiro Semestre


ID
3798757
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE) apresentou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referente a 2016, que, em um de seus tópicos, investigou pessoas de 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. Em seu módulo “Outras Formas de Trabalho”, a pesquisa apontou que 3,9% das pessoas entrevistadas nesse tópico praticou o trabalho voluntário. Essa porcentagem corresponde a 6,5 milhões de brasileiros na faixa etária citada.

<https://tinyurl.com/yc9myhl9> Acesso em: 04/10/2018. Adaptado.

Considere que, em 2016, havia N milhões de brasileiros com 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. De acordo com o texto, é correto afirmar que o valor de N é

Alternativas

ID
3798763
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, sancionada em 1991, um trabalhador poderá ser assegurado caso padeça de doença profissional, cuja definição, dada no Art. 20, inclui os seguintes aspectos:

• Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
• Doenças profissionais não incluem as degenerativas, as inerentes a grupo etário, as que não produzam incapacidade laborativa, nem as endêmicas não resultantes de atividades profissionais.

Considerando apenas os termos dispostos no artigo 20 dessa lei, um programador de softwares em Goiás poderá receber amparo legal caso sofra de

Alternativas

ID
3798769
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.

Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação. [...] Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13 e 14 anos.

Jornal O Combate, São Paulo, 4/09/1917. Apud CENPEC; Ensinar e aprender História. V.3: ficha 10, 1998.

Considerando o contexto da industrialização de São Paulo, no início da Primeira República, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3798778
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”

Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.

Alternativas

ID
3798781
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia os textos.

• Francisco tem pouca esperança no futuro. Depois de cinco anos em busca de trabalho e após três entrevistas de emprego, todas infrutíferas, decidiu parar de procurar. Passou assim a fazer parte de um contingente cada vez maior de brasileiros: os desalentados.

• Um indicador fundamental para observar o nível da confiança do trabalhador no mercado de trabalho é a taxa de desalento.

• O Brasil iniciou o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego pela quarta vez seguida, mas registrou número recorde de desalentados diante das incertezas atuais em torno da economia, segundo dados divulgados no dia 30 de agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego atingiu 12,3% no terceiro trimestre de 2018, depois de ter ficado em 12,4% no trimestre anterior, na quarta queda seguida, de acordo com o IBGE.

“O desemprego vem caindo no Brasil por conta do desalento, principalmente neste ano de 2018”, afirmou o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo. O IBGE estimou em 4,8 milhões o número de pessoas desalentadas no trimestre maio – julho.

<https://tinyurl.com/yactn5rh> Acesso em: 03.10.2018. Adaptado.

De acordo com os textos, o cidadão desalentado é aquele que

Alternativas

ID
3798784
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um grupo de alunos do curso de Jogos Digitais da FATEC inicia a produção de um jogo. Após 6 horas de trabalho, verificam que conseguiram finalizar apenas 24% do jogo. Para poder concluir o restante dele, esse grupo de estudantes pede ajuda a alguns amigos, conseguindo duplicar o tamanho da equipe.

Assinale a alternativa que apresenta o tempo total de produção do jogo.

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde a todos muito dificil mas da se pega 6h e duplica 24 por cento faz se uma regra de tres 6*76/48 9.5+ 6horas, dar 15.5. lebramdo de estamos falando de horas e 0.5 é igual a 30 minutos

    gabarito: D


ID
3798787
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

São proposições equivalentes para a negação da proposição “todo homem ama lógica”:

  • “pelo menos um homem não ama lógica”;
  • “algum homem não ama lógica”;
  • “existe um homem que não ama lógica”.
Assim, a forma correta de negar a proposição “todas as vagas deste vestibular são de ensino superior” é

Alternativas

ID
3798790
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Entre as pessoas que compareceram à festa de inauguração da FATEC Pompeia, estavam alguns dos amigos de Eduardo. Além disso, sabe-se que nem todos os melhores amigos de Eduardo foram à festa de inauguração.

Considere:

F : conjunto das pessoas que foram à festa de inauguração.
E : conjunto dos amigos de Eduardo.
M : conjunto dos melhores amigos de Eduardo.

Com base nessas informações assinale a alternativa que contém o diagrama de Euler-Venn que descreve corretamente a relação entre os conjuntos.

Alternativas

ID
3798796
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A criptografia pode ser descrita como um conjunto de técnicas desenvolvidas com o objetivo de proteger a informação de modo que apenas algumas pessoas, que possuem uma “chave”, possam obter acesso aos dados.

Considere que uma empresa decida codificar seus dados numéricos valendo-se de um sistema de criptografia baseado em um sistema de numeração posicional de base 26, similar ao posicional de base 10, no qual cada letra do alfabeto passa a corresponder a um número.

A    B    C    D    E    F    G    H    I    J    K    L    M
0    1     2     3    4    5     6     7   8    9   10   11  12

N    O    P    Q    R    S    T    U    V    W    X    Y    Z
13  14   15   16  17   18  19   20   21  22   23  24   25

Assim, qualquer informação numérica é traduzida como “palavras”. Com elas é possível realizar operações de modo semelhante ao que se faz no sistema posicional de base 10. No exemplo DIA + SOL, temos:

 D      I      A
                                                   DIA
+        3      8      0
 
   S      O      L 
                                                   SOL     
   18    14     11        
                                                      =
                                                   VWL              21    22     11
                   
Assinale a alternativa que apresenta, nesse sistema, o valor correto da soma QUERO + FATEC.

Alternativas

ID
3798799
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade científica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia.

Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado.

O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, pois

Alternativas

ID
3798805
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1519, os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião del Cano partiram de Cádiz, na Espanha, para uma viagem que entraria para a história por

Alternativas

ID
3798808
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.

Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.

A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.

DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.

O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da

Alternativas

ID
3798814
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Um incêndio atingiu uma fábrica de resíduos industriais em Itapevi, na Grande São Paulo. O local armazenava três toneladas de fosfeto de alumínio (A P). De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o fosfeto de alumínio reagiu com a água usada para apagar as chamas, produzindo hidróxido de alumínio e fosfina (PH3). A fosfina é um gás tóxico, incolor, e não reage com a água, porém reage rapidamente com o oxigênio liberando calor e produzindo pentóxido de difosfóro (P2O5). Segundo os médicos, a inalação do P2O5 pode causar queimadura tanto na pele quanto nas vias respiratórias devido à formação de ácido fosfórico.

<https://tinyurl.com/yafzufbo> Acesso em: 11.10.18. Adaptado.

A reação química da produção da fosfina pode ser representada pela equação

AlP (s) + 3 H2O (l) Al (OH)3 (s) + PH3 (g)

Considerando que toda a massa de fosfeto de alumínio reagiu com a água e que o rendimento da reação é 100%, o volume aproximado de fosfina produzido no local, em litros, é

Dados:
Volume molar dos gases nas
condições descritas: 30 L/mol

Massas molares em g/mol:
Al = 27, P = 31

Alternativas

ID
3798820
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das substâncias que pode neutralizar o ácido fosfórico é o hidróxido de magnésio, Mg(OH)2.

A equação química balanceada que representa a reação de neutralização total que ocorre entre essas substâncias é

Alternativas

ID
3798823
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação que ocorre entre a fosfina e o oxigênio é representada pela equação química

2 PH3 (g) + 4 O2 (g) P2O5 (g) + 3 H2O (g)

As substâncias que atuam como agente oxidante e agente redutor desse processo são, respectivamente,

Alternativas

ID
3798826
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A amônia (NH3), molécula de estrutura semelhante à da fosfina, reage com água produzindo uma solução de caráter básico. A reação que ocorre pode ser representada pela equação química

NH3 (g) + H2O (l) NH4+ (aq) + OH (aq)

Uma solução aquosa de NH3 apresenta concentração inicial de 0,02 mol/L a 25oC.
Nessas condições, o valor da concentração de íons OH , em mol/L, é


Dado:
Constante de basicidade
da amônia a 25o C:
Kb = 1,8 × 10-5

Alternativas

ID
3798829
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

     The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

     The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

     You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

     In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

     In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020. 

     Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn. 

     Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

     Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.

Na frase, The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020…, presente no primeiro parágrafo do texto, a palavra thrive pode ser substituída por

Alternativas

ID
3798832
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

     The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

     The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

     You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

     In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

     In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020. 

     Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn. 

     Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

     Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.

De acordo com o texto, dentre as dez habilidades apontadas como necessárias para os profissionais prosperarem em 2020, a habilidade que apresenta maior probabilidade para que uma pessoa se mantenha empregada é

Alternativas

ID
3798835
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

     The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

     The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

     You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

     In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

     In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020. 

     Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn. 

     Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

     Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.

Na oração The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn, presente no terceiro parágrafo do texto, Toffler afirma que, no século 21, serão consideradas letradas as pessoas que souberem

Alternativas

ID
3798838
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

     The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

     The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

     You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

     In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

     In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020. 

     Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn. 

     Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

     Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.

Na oração In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills, presente no quinto parágrafo do texto, a expressão will have to indica

Alternativas

ID
3798841
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

     The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

     The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

     You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

     In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

     In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020. 

     Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn. 

     Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

     Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.

De acordo com o texto, algumas habilidades adicionais serão necessárias para os empregos do futuro. A capacidade de fazer anotações detalhadas, selecionar ideias principais, entender e dar sentido às informações refere-se à habilidade de

Alternativas

ID
3798850
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que:

• a frequência cardíaca máxima de uma pessoa, em batimentos por minuto (bpm), é a diferença entre uma constante K e a idade da pessoa. O valor de K para um homem é 220 e, para uma mulher, K é 226.

• a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino é de 60% a 75% da frequência cardíaca máxima.


Dessa forma, a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino para um homem de 40 anos, em bpm, varia de

Alternativas

ID
3798859
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia a notícia, divulgada em maio 2017,
para responder à questão. 

Navio autônomo e elétrico

     O primeiro navio autônomo — e, além disso, totalmente elétrico — já tem data marcada para começar a navegar. O Yara Birkeland (homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland) deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da fábrica de fertilizantes da Yara, em Porsgrunn, até as cidades de Brevik e Larvik — todas na Noruega.
     O navio elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões que fazem 40 000 viagens por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas, pouco mais de 22 km. Com 70 metros de calado¹ e 4 500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós). 
     Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh.
   A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, RADAR (Radio Detection And Ranging), LIDAR (Light Detection And Ranging) e AIS (Automatic Identification System), um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações. 

 <https://tinyurl.com/yapk5b5f> Acesso em: 10.10.2018. Adaptado.

¹Calado – distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto.

Para o exercício, considere situação ideal e g = 10 m/s²


Desconsiderando as acelerações de saída e de chegada do navio nos portos de Brevik e Larvik, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3798862
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia a notícia, divulgada em maio 2017,
para responder à questão. 

Navio autônomo e elétrico

     O primeiro navio autônomo — e, além disso, totalmente elétrico — já tem data marcada para começar a navegar. O Yara Birkeland (homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland) deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da fábrica de fertilizantes da Yara, em Porsgrunn, até as cidades de Brevik e Larvik — todas na Noruega.
     O navio elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões que fazem 40 000 viagens por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas, pouco mais de 22 km. Com 70 metros de calado¹ e 4 500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós). 
     Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh.
   A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, RADAR (Radio Detection And Ranging), LIDAR (Light Detection And Ranging) e AIS (Automatic Identification System), um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações. 

 <https://tinyurl.com/yapk5b5f> Acesso em: 10.10.2018. Adaptado.

¹Calado – distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto.

Para o exercício, considere situação ideal e g = 10 m/s²


Se o navio, considerado estável, percorre um trecho qualquer em velocidade de cruzeiro, podemos concluir que a quantidade de movimento, em kg· m/s, nesse trecho especificado é, aproximadamente,

Alternativas

ID
3798865
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para o exercício, considere situação ideal e g = 10 m/s²


Relacionando as informações do texto com os respectivos conceitos físicos, está correto afirmar que

Alternativas

ID
3798874
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.

“Há 8 mil anos, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Nesse mesmo período, a Europa, sem a Rússia, possuia cerca de 7%; a África quase 11%; e a Ásia, 23,6%.

No início do século XXI, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil detinha 28,3% das florestas mundiais. A Europa, sem a Rússia, detinha apenas 0,1%; a África estava com 3,4%; e a Ásia, 5,5%.

Fonte dos dados: MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007


Relacionando as informações dos dois períodos históricos citados no texto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3798877
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Terras-raras é o nome dado ao conjunto dos dezessete elementos químicos da Tabela Periódica, formado pelos quinze lantanídeos mais o escândio e o ítrio.

Sobre esses elementos químicos e a localização das suas principais reservas mundiais, podemos afirmar corretamente que

Alternativas

ID
3798880
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Centenas de pessoas morreram e milhares tiveram suas casas e propriedades destruídas depois da ocorrência de um terremoto que ocorreu na ilha indonésia de Sulawesi em 28 de setembro de 2018.

O fenômeno relatado ocorre com certa frequência na Indonésia, pois esse país se localiza

Alternativas

ID
3798883
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Alguns municípios do estado de São Paulo se desenvolveram em consequência da expansão da malha ferroviária entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, em decorrência da ampliação das áreas produtoras de café no estado.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, fundada no início do século XX, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios de

Alternativas

ID
3798886
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.


Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:


A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.


A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.


A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.


Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.


https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.


De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

Alternativas

ID
3798889
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fim de controlar os diversos problemas ambientais de cunho antrópico detectados na Terra a partir de meados do século XX, os governos dos países membros da ONU têm se reunido em grandes conferências em busca de soluções e metas comuns.

Assinale a alternativa correta a respeito dessas conferências.

Alternativas

ID
3798892
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy effciency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.

Assinale a alternativa em que a relação entre a consequência ambiental e a técnica descritas no texto é feita corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Seleção Artificial, já foi questão de ENEM, por isso como falo para meus amigos o BIZU para se dar bem no ENEM não é apenas fazer todas as questões do ENEM, mas também fazer o máximo de questões de vestibulares.

    SELEÇÃO ARTIFICIAL:seleção artificial, também chamada de "reprodução seletiva", acontece quando os seres humanos selecionam as características desejáveis em produtos agrícolas ou animais, ao invés de deixarem a espécie evoluir e mudar gradualmente sem a interferência humana, como acontece na seleção natural.

    "Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. "

    GAB:E

    O cruzamento entre as aves de maior eficiência metabólica e fisiológica na população, ao longo de algumas gerações, resultou em indivíduos que podem ser criados com menor custo.


ID
3798895
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto para responder
à questão.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy effciency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos.

Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de

Alternativas

ID
3798898
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.

Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.

Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico

Alternativas
Comentários
  • Como o bebê não possui cromossomo y, só pode ser sexo feminino, visto que:

    XX mulher

    XY homem

    Somente com essa afimativa, já é possível descartar a alternativa c, d, e.


ID
3798904
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão. 

     Temple Grandin empacou diante da porteira. Alguns parafusos cravados na madeira lhe saltaram aos olhos. “Tem que limar a cabeça desses parafusos, se não o gado pode se machucar”, aconselhou à dona da fazenda, Carmen Perez, que ao lembrar a cena comentou: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto.”. 

     Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos. Professora de ciência animal, ela é autista e dona de uma hipersensibilidade visual e auditiva. Tocada pelas angústias do gado desde a juventude, ela compreendia por que a rês recuava na hora da vacinação, por que atacava um vaqueiro, por que tropeçava, por que mugia. Grandin traduziu esse entendimento em projetos que propunham mudanças no manejo. Hoje, instalações criadas por ela são familiares a quase metade dos bovinos nos Estados Unidos. O Brasil, com seus quase 172 milhões de cabeças de gado, segundo o Censo Agropecuário de 2017, vem aos poucos fazendo ajustes alinhados com as propostas da americana.

     Em julho passado, Grandin, hoje com 71 anos, veio ao Brasil pela sexta vez. Na fazenda Orvalho das Flores, localizada em Barra do Garças (MT), ela testemunhou como a equipe de Perez conduz suas 2 980 cabeças de Nelore, raça predominante no país. Os vaqueiros massageiam os bezerros, não gritam com os bois, tampouco deixam capas de chuva, correntes ou chapéus no caminho dos animais.

     A engenheira agrônoma Maria Lucia Pereira Lima foi aluna de pós-doutorado de Grandin na Universidade do Estado do Colorado, em Fort Collins, em 2013. Viajara aos Estados Unidos para aprender como medir o bem-estar dos bovinos e se inteirar de inovações que pudessem ser implantadas em currais brasileiros. Uma delas, por exemplo, tranquiliza o animal conduzido à vacinação: o gado em geral se via obrigado a passar espremido por espaços afunilados. Grandin projetou um acesso em curva, sem cantos, que dá à rês a ilusão de que voltará ao ponto de partida. Outra: uma lâmpada acesa na entrada do tronco de contenção – o equipamento que permite o manejo individual do boi – a indicar o trajeto reduziu em até 90% o uso de choque elétrico durante o processo.

     [...]

    No auditório da universidade, outros pesquisadores se revezavam no palco discutindo aspectos econômicos e sociais relacionados ao bem-estar animal. O tempo de manejo cai pela metade nos estabelecimentos agropecuários que seguem os manuais de Grandin. De ovos transportados com cuidado nascem pintinhos sadios. Sem falar na melhor qualidade de vida de quem lida com esses bichos. Vaqueiros bem treinados sofrem menos acidentes no trabalho e desenvolvem uma relação mais harmoniosa nos casamentos. “A melhoria do bem-estar animal melhora o bem-estar humano”, afirmou o zootecnista Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista.

Monica Manin <https://tinyurl.com/y8xeoqul> Acesso em: 12.10.2018. Adaptado.

Observe os elementos destacados na passagem: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto”, presente no primeiro parágrafo.

As palavras destacadas exercem

Alternativas

ID
3798907
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão. 

     Temple Grandin empacou diante da porteira. Alguns parafusos cravados na madeira lhe saltaram aos olhos. “Tem que limar a cabeça desses parafusos, se não o gado pode se machucar”, aconselhou à dona da fazenda, Carmen Perez, que ao lembrar a cena comentou: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto.”. 

     Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos. Professora de ciência animal, ela é autista e dona de uma hipersensibilidade visual e auditiva. Tocada pelas angústias do gado desde a juventude, ela compreendia por que a rês recuava na hora da vacinação, por que atacava um vaqueiro, por que tropeçava, por que mugia. Grandin traduziu esse entendimento em projetos que propunham mudanças no manejo. Hoje, instalações criadas por ela são familiares a quase metade dos bovinos nos Estados Unidos. O Brasil, com seus quase 172 milhões de cabeças de gado, segundo o Censo Agropecuário de 2017, vem aos poucos fazendo ajustes alinhados com as propostas da americana.

     Em julho passado, Grandin, hoje com 71 anos, veio ao Brasil pela sexta vez. Na fazenda Orvalho das Flores, localizada em Barra do Garças (MT), ela testemunhou como a equipe de Perez conduz suas 2 980 cabeças de Nelore, raça predominante no país. Os vaqueiros massageiam os bezerros, não gritam com os bois, tampouco deixam capas de chuva, correntes ou chapéus no caminho dos animais.

     A engenheira agrônoma Maria Lucia Pereira Lima foi aluna de pós-doutorado de Grandin na Universidade do Estado do Colorado, em Fort Collins, em 2013. Viajara aos Estados Unidos para aprender como medir o bem-estar dos bovinos e se inteirar de inovações que pudessem ser implantadas em currais brasileiros. Uma delas, por exemplo, tranquiliza o animal conduzido à vacinação: o gado em geral se via obrigado a passar espremido por espaços afunilados. Grandin projetou um acesso em curva, sem cantos, que dá à rês a ilusão de que voltará ao ponto de partida. Outra: uma lâmpada acesa na entrada do tronco de contenção – o equipamento que permite o manejo individual do boi – a indicar o trajeto reduziu em até 90% o uso de choque elétrico durante o processo.

     [...]

    No auditório da universidade, outros pesquisadores se revezavam no palco discutindo aspectos econômicos e sociais relacionados ao bem-estar animal. O tempo de manejo cai pela metade nos estabelecimentos agropecuários que seguem os manuais de Grandin. De ovos transportados com cuidado nascem pintinhos sadios. Sem falar na melhor qualidade de vida de quem lida com esses bichos. Vaqueiros bem treinados sofrem menos acidentes no trabalho e desenvolvem uma relação mais harmoniosa nos casamentos. “A melhoria do bem-estar animal melhora o bem-estar humano”, afirmou o zootecnista Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista.

Monica Manin <https://tinyurl.com/y8xeoqul> Acesso em: 12.10.2018. Adaptado.

Assinale a alternativa em que a paráfrase corresponda ao sentido do período original apresentado, mantendo as mesmas relações sintático-semânticas.

Alternativas

ID
3798910
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão. 

     Temple Grandin empacou diante da porteira. Alguns parafusos cravados na madeira lhe saltaram aos olhos. “Tem que limar a cabeça desses parafusos, se não o gado pode se machucar”, aconselhou à dona da fazenda, Carmen Perez, que ao lembrar a cena comentou: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto.”. 

     Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos. Professora de ciência animal, ela é autista e dona de uma hipersensibilidade visual e auditiva. Tocada pelas angústias do gado desde a juventude, ela compreendia por que a rês recuava na hora da vacinação, por que atacava um vaqueiro, por que tropeçava, por que mugia. Grandin traduziu esse entendimento em projetos que propunham mudanças no manejo. Hoje, instalações criadas por ela são familiares a quase metade dos bovinos nos Estados Unidos. O Brasil, com seus quase 172 milhões de cabeças de gado, segundo o Censo Agropecuário de 2017, vem aos poucos fazendo ajustes alinhados com as propostas da americana.

     Em julho passado, Grandin, hoje com 71 anos, veio ao Brasil pela sexta vez. Na fazenda Orvalho das Flores, localizada em Barra do Garças (MT), ela testemunhou como a equipe de Perez conduz suas 2 980 cabeças de Nelore, raça predominante no país. Os vaqueiros massageiam os bezerros, não gritam com os bois, tampouco deixam capas de chuva, correntes ou chapéus no caminho dos animais.

     A engenheira agrônoma Maria Lucia Pereira Lima foi aluna de pós-doutorado de Grandin na Universidade do Estado do Colorado, em Fort Collins, em 2013. Viajara aos Estados Unidos para aprender como medir o bem-estar dos bovinos e se inteirar de inovações que pudessem ser implantadas em currais brasileiros. Uma delas, por exemplo, tranquiliza o animal conduzido à vacinação: o gado em geral se via obrigado a passar espremido por espaços afunilados. Grandin projetou um acesso em curva, sem cantos, que dá à rês a ilusão de que voltará ao ponto de partida. Outra: uma lâmpada acesa na entrada do tronco de contenção – o equipamento que permite o manejo individual do boi – a indicar o trajeto reduziu em até 90% o uso de choque elétrico durante o processo.

     [...]

    No auditório da universidade, outros pesquisadores se revezavam no palco discutindo aspectos econômicos e sociais relacionados ao bem-estar animal. O tempo de manejo cai pela metade nos estabelecimentos agropecuários que seguem os manuais de Grandin. De ovos transportados com cuidado nascem pintinhos sadios. Sem falar na melhor qualidade de vida de quem lida com esses bichos. Vaqueiros bem treinados sofrem menos acidentes no trabalho e desenvolvem uma relação mais harmoniosa nos casamentos. “A melhoria do bem-estar animal melhora o bem-estar humano”, afirmou o zootecnista Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista.

Monica Manin <https://tinyurl.com/y8xeoqul> Acesso em: 12.10.2018. Adaptado.

Sobre a expressão “parafuso a mais” presente na passagem “Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos.”, é correto afirmar que se trata de

Alternativas

ID
3798913
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão. 

     Temple Grandin empacou diante da porteira. Alguns parafusos cravados na madeira lhe saltaram aos olhos. “Tem que limar a cabeça desses parafusos, se não o gado pode se machucar”, aconselhou à dona da fazenda, Carmen Perez, que ao lembrar a cena comentou: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto.”. 

     Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos. Professora de ciência animal, ela é autista e dona de uma hipersensibilidade visual e auditiva. Tocada pelas angústias do gado desde a juventude, ela compreendia por que a rês recuava na hora da vacinação, por que atacava um vaqueiro, por que tropeçava, por que mugia. Grandin traduziu esse entendimento em projetos que propunham mudanças no manejo. Hoje, instalações criadas por ela são familiares a quase metade dos bovinos nos Estados Unidos. O Brasil, com seus quase 172 milhões de cabeças de gado, segundo o Censo Agropecuário de 2017, vem aos poucos fazendo ajustes alinhados com as propostas da americana.

     Em julho passado, Grandin, hoje com 71 anos, veio ao Brasil pela sexta vez. Na fazenda Orvalho das Flores, localizada em Barra do Garças (MT), ela testemunhou como a equipe de Perez conduz suas 2 980 cabeças de Nelore, raça predominante no país. Os vaqueiros massageiam os bezerros, não gritam com os bois, tampouco deixam capas de chuva, correntes ou chapéus no caminho dos animais.

     A engenheira agrônoma Maria Lucia Pereira Lima foi aluna de pós-doutorado de Grandin na Universidade do Estado do Colorado, em Fort Collins, em 2013. Viajara aos Estados Unidos para aprender como medir o bem-estar dos bovinos e se inteirar de inovações que pudessem ser implantadas em currais brasileiros. Uma delas, por exemplo, tranquiliza o animal conduzido à vacinação: o gado em geral se via obrigado a passar espremido por espaços afunilados. Grandin projetou um acesso em curva, sem cantos, que dá à rês a ilusão de que voltará ao ponto de partida. Outra: uma lâmpada acesa na entrada do tronco de contenção – o equipamento que permite o manejo individual do boi – a indicar o trajeto reduziu em até 90% o uso de choque elétrico durante o processo.

     [...]

    No auditório da universidade, outros pesquisadores se revezavam no palco discutindo aspectos econômicos e sociais relacionados ao bem-estar animal. O tempo de manejo cai pela metade nos estabelecimentos agropecuários que seguem os manuais de Grandin. De ovos transportados com cuidado nascem pintinhos sadios. Sem falar na melhor qualidade de vida de quem lida com esses bichos. Vaqueiros bem treinados sofrem menos acidentes no trabalho e desenvolvem uma relação mais harmoniosa nos casamentos. “A melhoria do bem-estar animal melhora o bem-estar humano”, afirmou o zootecnista Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista.

Monica Manin <https://tinyurl.com/y8xeoqul> Acesso em: 12.10.2018. Adaptado.

De acordo com as informações apresentadas no texto sobre os trabalhos da professora Temple Grandin, a mudança proposta por ela no tratamento dos animais acarreta

Alternativas

ID
3798916
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

     A denúncia de uma crise de sentido na educação não é algo novo e exclusivo do momento histórico em que vivemos. Podemos dizer que a crítica ao modelo educacional e à função social da escola se constitui à medida que a própria educação se institucionaliza, incorporando a responsabilidade de ser um processo sistemático e intencional de formação humana.

[...]

     A reflexão sobre o sentido da educação adentra o século XX. A crítica se aprofunda e há insatisfação tanto das correntes mais liberais quanto das mais marxistas. [...] As mudanças sociais acentuaram os problemas estruturais da instituição escola. No Brasil, por exemplo, em meados dos anos 50, apenas 30% da população brasileira vivia nas cidades. A pressão das camadas médias pelo aumento do acesso e da permanência na escola ampliou-se consideravelmente neste período, dada a relação estabelecida entre a escolarização e o direito à cidadania.

(ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafo os da educação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018, p.154.)

O excerto apresenta, brevemente, uma crítica ao modelo vigente da educação na sociedade brasileira nos anos 1950. Assinale a alternativa em que o trecho literário retrata uma situação semelhante à abordada no texto.

Alternativas