SóProvas



Prova FCC - 2011 - TRE-RN - Técnico de enfermagem


ID
262831
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As instruções que uma CPU necessita para executar um programa são buscadas

Alternativas
Comentários
  • Um macete pra essa questão é o seguinte:

    Lembrem-se que se a CPU não tiver uma boa memória ela não vai lembrar como se faz pra executar o programa.


    Bons estudos
  • São buscados na memória!
    O barramento de endereço é usado pela memória RAM para chegar corretamente nas informações contidas na Memória.
  • Complementando...

    As memórias principais, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não funciona! Elas geralmente, meio que oferecem uma ponte para as memórias secundáriass, mas a sua função principal  é a de conter a informação necessária parao processador num determinado momento.

    Exemplos de memórias principais: RAM (volátil), ROM (Não volátil) e Cache...



  • Acrescentando...

    A CPU e a memória principal se comunicam o tempo todo!  As duas trocam informações de forma constante enquanto o computador está funcionando. Na verdade, é essa comunicação entre as duas que faz o computador funcionar. Se não houvesse essa comunicação, o computador nem ligaria!
  • Achei a questão muito genérica, não especificou qual tipo de memória seria .. 
  • Só complementando:  As informações para processamento originam na memória ROM (não volátil).  Ela que instruí o computador assim que é ligado.
  • Letra C. As interfaces USB podem conectar impressoras, scanners, pendrives, mouses, teclados, enfim, vários tipos de dispositivos, até HD externo. Porém, não consegue fornecer informações para o processador diretamente, sendo estas transferidas para a memória RAM (sempre). O disco rígido local (HD, hard disk, winchester, unidade C) armazena os programas que serão transferidos para a memória RAM para execução, usando o arquivo de troca (swap file) para otimizar esta operação. O drive de DVD é um periférico de entrada e saída a partir de mídias óticas do tipo CD e DVD, e obviamente, não fornecem as instruções para o processamento. O barramento de endereços é um suporte interno do processamento para localização dos periféricos e dispositivos, e é gerenciado pelo chipset da placa mãe.
  • As alternativas A, D e E seriam eliminadas logo de início, sendo necessário ressaltar que o HD (disco rígido) é um tipo de memória secundária (fazendo alusão à alternativa B).

    A partir da da diferenciação entre memória primária e secundária tiramos a conclusão de que a resposta é a letra C.

    OBS: Quando a questão se refere ao termo "memória" somente, está tratando da  principal.

    Fundamentação Teórica:

    Memória principal: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
     
    Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays,disquetes e fitas magnéticas.


  • Gabarito Letra C.. acabei de ver aqui, conta premium..

  • -
    será que a FCC ainda continua com esses tipos de perguntas?!

    #quecaiassimnaminhaprova

  • Memória ROM pra ser exato.

     

  • A memória RAM, que é de leitura e gravação, é encarregada de armazenar dados lançados pelo usuário, além de armazenar instruções de programas e endereçamento. A CPU busca essas informações na memória.
     

    Disco Rígido:  memória secundária para leitura e gravação de dados, por não ser volátio, é destinado a armazenamento de arquivos e programas. 

    Barramento de endereço: é o barramento responsavel pelo envio dos endereços das posições de memória a serem acessadas pela CPU.

  • Comentários do professor de informática Fernando Nishimura:

    Resposta: Letra C.

    As interfaces USB podem conectar impressoras, scanners, pendrives, mouses, teclados, enfim, vários tipos de dispositivos, até HD externo. Porém, não consegue fornecer informações para o processador diretamente, sendo estas transferidas para a memória RAM .

    O disco rígido local (HD, hard disk, winchester, unidade C) armazena os programas que serão transferidos para a memória RAM para execução, usando o arquivo de troca (swap file) para otimizar esta operação.

    O drive de DVD é um periférico de entrada e saída a partir de mídias óticas do tipo CD e DVD, e obviamente, não fornece as instruções para o processamento.

    O barramento de endereços é um suporte interno do processamento para localização dos periféricos e dispositivos, e é gerenciado pelo chipset da placa mãe.


ID
262834
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, uma das funções do Windows Explorer é organizar arquivos e pastas através de operações disponíveis em menus e botões. Uma operação NÃO disponível no Explorer é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

    As operações copiar, recortar, renomear e colar fazem parte do windows explorer, os quais são encontrados no menu EDITAR. A única alternativa que não se encontra em nenhum dos menus é a opção B: salvar
  • Bom gente, o Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

    A função salvar é usada em programas (word, excel, photoshop, pdf etc) gerenciadores têm a função de organizar os diretórios, copiando, colando, renomeando excluindo arquivos e pastar para uma melhor organização.


    espero ter ajudado, bons estudos
  • Letra B. As opções Copiar (Ctrl+C), Recortar (Ctrl+X) e Colar (Ctrl+V) estão no menu Editar, e usam a Área de Transferência do Windows. O item Renomear, trocar o nome/extensão, está no menu Arquivo, e é acessível pela tecla F2. A opção Salvar não existe no Windows Explorer, apenas nos aplicativos que abrem/modificam os arquivos.
  • B.

    Salvar não está disponível no Windows Explorer.

    As operações copiar, recortar, renomear e colar fazem parte do windows explorer, os quais são encontrados no menu EDITAR. 


ID
262840
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No BrOffice.org 3.2 Calc, a fórmula =SOMA(A1:C2;B3) calculará a soma dos valores das células

Alternativas
Comentários
  • Os dois pontos (:) vai pegar os valores das celulas do intervalo (a1 até c2) então vai pegar a1, b1, c1, a2, b2, c2 e o ponto e virgula (;)  é usado quando queremos utilizar células aleatórias

    o ponto e virgula não vai multiplicar, não vai dividir, não vai dar mensagem de erro nem ignorar a celula b3.


    espero ter ajudado, bons estudos

  • MACETE QUE AJUDA:

    DOIS PONTOS (:) SIGNIFICAM "ATÉ"  - - - - - COMO, FOI ABORDADO NA QUESTÃO ACIMA ----> A SOMA VAI SER DA CÉLULA A1 ATÉ A CÉLULA C2, ENGLOBANDO TODAS AS CÉLULAS DENTRO DESTE CONTEXTO.

    PONTO E VÍRGULA (;) SIGNIFICA "E" - - - - - - - IRÁ SOMAR A CÉLULA B3 AO INTERVALO INDICADO ANTERIORMENTE.
  • Obrigado a todos, em especial a Marli. Visualizando fica bem melhor.
  • É muito bom quando vc responde com propriedade! Agradeço de coração ao professor LeonardoGabriel, que nem sabe da minha existência. Mas que eu amo de paixão e tem me ajudado muito com sua bondade  de disponibilizar aulas no youtube.
    Assertiva  A.
    O sinal de : significa "intervalos existentes entre os elementos"   Exemplo: de A:Z  - Todas as letras do alfabeto compreendidas entre a até z (a,b,c,d,e,f,g... z)
    O sinal de ; significa"somente estes nada mais"  Exemplo: A;Z - Só o a e z, nada de acrescentar outro elemento.
    Desenhei, localizei as celulas e procurei entre as opções. Bingo!!! Só quem percebe a dificuldade de aprender uma disciplina com a qual não se tem intimidade compreenderá minha alegria de responder essa questão.
  • Obrigada Sila e silva! (:

  • Letra A.

    Dois pontos significa ATÉ, portanto A1:C2 significa que serão somadas as células A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

    Ponto e vírgula significa E, e incluirá a célula B3.


ID
316396
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

                         Rio Grande do Norte: a esquina do continente

Os portugueses tentaram iniciar a colonização em 1535, mas os índios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. O Estado tornou-se centro de criação de gado para abastecer os Estados vizinhos e começou a ganhar importância a extração do sal – hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extraído no país. O petróleo é outra fonte de recursos: é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual.
O litoral oriental compõe o Polo Costa das Dunas − com belas praias, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo –, do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, é caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas. A região é grande produtora de sal, petróleo e frutas; abriga sítios arqueológicos e até um vulcão extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossoró é a segunda cidade mais importante. Além da rica história, é conhecida por suas águas termais, pelo artesanato reunido no mercado São João e pelas salinas.
Caicó, Currais Novos e Açari compõem o chamado Polo do Seridó, dominado pela caatinga e com sítios arqueológicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caicó há vários açudes e formações rochosas naturais que desafiam a imaginação do homem. O turismo de aventura encontra seu espaço no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo.
Outro polo atraente é Agreste/Trairi, com sua sucessão de serras, rochas e lajedos nos 13 municípios que compõem a região. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do sertão potiguar – em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arraiá do Lampião são as grandes atrações de Tangará, que oferece ainda um belíssimo panorama no Açude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 

O texto se estrutura notadamente

Alternativas
Comentários
  • A narrativa encontra-se no primeiro parágrafo e a descritiva nos demais.
  • ATENÇÃO!

    Gaste um pouco do seu tempo separando o texto por paragrafos colocando observações do que se trata cada um. Assim será mais fácil de julgar qual assertiva corresponde melhor com o texto. 


ID
316399
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

                         Rio Grande do Norte: a esquina do continente

Os portugueses tentaram iniciar a colonização em 1535, mas os índios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. O Estado tornou-se centro de criação de gado para abastecer os Estados vizinhos e começou a ganhar importância a extração do sal – hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extraído no país. O petróleo é outra fonte de recursos: é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual.
O litoral oriental compõe o Polo Costa das Dunas − com belas praias, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo –, do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, é caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas. A região é grande produtora de sal, petróleo e frutas; abriga sítios arqueológicos e até um vulcão extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossoró é a segunda cidade mais importante. Além da rica história, é conhecida por suas águas termais, pelo artesanato reunido no mercado São João e pelas salinas.
Caicó, Currais Novos e Açari compõem o chamado Polo do Seridó, dominado pela caatinga e com sítios arqueológicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caicó há vários açudes e formações rochosas naturais que desafiam a imaginação do homem. O turismo de aventura encontra seu espaço no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo.
Outro polo atraente é Agreste/Trairi, com sua sucessão de serras, rochas e lajedos nos 13 municípios que compõem a região. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do sertão potiguar – em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arraiá do Lampião são as grandes atrações de Tangará, que oferece ainda um belíssimo panorama no Açude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 

Com a substituição dos segmentos grifados pela expressão entre parênteses ao final da transcrição, o verbo que deverá ser colocado no plural está em:

Alternativas
Comentários
  • Em todas as orações de A até D o núcleo do sujeito, mesmo com as substituições, permanece no singular. A única opção que o núcleo vai para o plural é na letra E. Ficando assim:   ... e começaram a ganhar importância os recursos obtidos com a extração do sal.

    Espero ter ajudado.. 
    Bons estudos
  • Núcleo do sujeito das expressões substitutivas:

    a) região
    b) ocupação
    c)região
    d) turismo
    e) recursos

    Portanto, o único que o verbo deverá ir para o plural é a letra E.
  • Não deixe de ler todas as alternativas :/


ID
316402
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

                         Rio Grande do Norte: a esquina do continente

Os portugueses tentaram iniciar a colonização em 1535, mas os índios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. O Estado tornou-se centro de criação de gado para abastecer os Estados vizinhos e começou a ganhar importância a extração do sal – hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extraído no país. O petróleo é outra fonte de recursos: é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual.
O litoral oriental compõe o Polo Costa das Dunas − com belas praias, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo –, do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, é caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas. A região é grande produtora de sal, petróleo e frutas; abriga sítios arqueológicos e até um vulcão extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossoró é a segunda cidade mais importante. Além da rica história, é conhecida por suas águas termais, pelo artesanato reunido no mercado São João e pelas salinas.
Caicó, Currais Novos e Açari compõem o chamado Polo do Seridó, dominado pela caatinga e com sítios arqueológicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caicó há vários açudes e formações rochosas naturais que desafiam a imaginação do homem. O turismo de aventura encontra seu espaço no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo.
Outro polo atraente é Agreste/Trairi, com sua sucessão de serras, rochas e lajedos nos 13 municípios que compõem a região. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do sertão potiguar – em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arraiá do Lampião são as grandes atrações de Tangará, que oferece ainda um belíssimo panorama no Açude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 

O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. (1o parágrafo)
O mesmo tipo de regência nominal que se observa acima ocorre no segmento também grifado em:

Alternativas
Comentários
  • Toda Regência Nominal
    após o nome obrigatoriamente vem uma preposição concordando com o complemento
    que é o complemento nominal.
    A ) O termo grifado é complemento verbal;
    B) Não é complemento
    C) A plavra fundação pede o complemento nominal. Note que a pergunta é feita a palavra, Com a fundação de que?
    Esse DE é prposição obrigatória do complemento nominal, caracterizando a regência nominal.
    D) Complemento verbal
    E) Toda beleza é complemento verbal do verbo desvendar e do sertão potiguar não é complemento nominal  da palavra beleza.
  • a) objeto direto
    b) sujeito
    c) CORRETA:complemento nominal
    d) objeto direto
    e) objeto direto
  • Boa explicação Lourival, obrigado.
  • Vale lembrar também que "a construção do Forte dos Reis Magos" dá a ideia de passividade, ou seja, o Forte foi construído. Quando isso ocorre, infalivelmente ocorre o complemento nominal.
  • Complemento Nominal: complementa um adjetivo, advérbio ou SUBSTANTIVO ABSTRATO (idéia passiva). A CANA
    Adjunto Adnominal: complementa um substantivo concreto ou ABSTRATO (idéia ativa). 4A

     
  • Resposta C:

    A - o Polo Costa das Dunas: adjunto adnominal. Indica posse, gente? Se sim,  então é ADJUNTO ADNOMINAL!

    B - quilômetros de praias: Indica posse. Por isso, adjunto adnominal de novo.

    C- a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal: aqui sim é complemento nominal - como o excerto principal! O forte é fundado: sentido passivo. Assim como a cana, que é cultivada...

    D - a imaginação do homem: o homem imagina, sentido ativo: ADJUNTO ADNOMINAL.

    E - ... do sertão potiguar: indica posse: ADJUNTO ADNOMINAL.

    e por que razão estávamos atrás de um COMPLEMENTO NOMINAL?

    Porque a frase principal nos indicava um: 

    "favorável ao cultivo da cana": como adjetivo (FAVORÁVEL) não pode ser complementado por ADJUNTO ADNOMINAL, temos um complemento nominal. 

    então, adjetivo + preposição + substantivo: complemento nominal (1 dos casos...)

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

ID
316405
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

                         Rio Grande do Norte: a esquina do continente

Os portugueses tentaram iniciar a colonização em 1535, mas os índios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. O Estado tornou-se centro de criação de gado para abastecer os Estados vizinhos e começou a ganhar importância a extração do sal – hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extraído no país. O petróleo é outra fonte de recursos: é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual.
O litoral oriental compõe o Polo Costa das Dunas − com belas praias, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo –, do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, é caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas. A região é grande produtora de sal, petróleo e frutas; abriga sítios arqueológicos e até um vulcão extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossoró é a segunda cidade mais importante. Além da rica história, é conhecida por suas águas termais, pelo artesanato reunido no mercado São João e pelas salinas.
Caicó, Currais Novos e Açari compõem o chamado Polo do Seridó, dominado pela caatinga e com sítios arqueológicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caicó há vários açudes e formações rochosas naturais que desafiam a imaginação do homem. O turismo de aventura encontra seu espaço no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo.
Outro polo atraente é Agreste/Trairi, com sua sucessão de serras, rochas e lajedos nos 13 municípios que compõem a região. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do sertão potiguar – em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arraiá do Lampião são as grandes atrações de Tangará, que oferece ainda um belíssimo panorama no Açude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 

As informações mais importantes contidas no texto estão resumidas, com clareza e correção, em:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da letra A seja que "A atividade econômica está concentrada na extração do sal"

    Não está dizendo isso expressamente no texto:

    O QUE DIZ SOBRE ECONOMIA:

    O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária.

     

    E

     

     Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. 


ID
316408
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
Os ecos da Revolução do Porto haviam chegado ao Brasil e bastaram algumas semanas para inflamar os ânimos dos brasileiros e portugueses que cercavam a corte. Na manhã de 26 de fevereiro, uma multidão exigia a presença do rei no centro do Rio de Janeiro e a assinatura da Constituição liberal. Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoadas. Pouco depois chegou o Príncipe D. Pedro, que passara a madrugada em conversas com os rebeldes. 
Vinha buscar o rei. D. João estava apavorado com a lembrança da ainda recente Revolução Francesa. Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multidão aclamava seu nome. Ao contrário do odiado Luís XVI, o rei do Brasil era amado e querido pelo povo carioca. (Adaptado de Laurentino Gomes, 1808. São Paulo: Planeta, 2007) 

Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoadas. (1o parágrafo)
Com a afirmativa acima, o autor

Alternativas
Comentários
  • Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoada

    MOSTRA QUE O MESMO FICOU AMEDRONTADO IGUALMENTE EM DIAS DE TEMPESTADE.


ID
316411
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
Os ecos da Revolução do Porto haviam chegado ao Brasil e bastaram algumas semanas para inflamar os ânimos dos brasileiros e portugueses que cercavam a corte. Na manhã de 26 de fevereiro, uma multidão exigia a presença do rei no centro do Rio de Janeiro e a assinatura da Constituição liberal. Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoadas. Pouco depois chegou o Príncipe D. Pedro, que passara a madrugada em conversas com os rebeldes. 
Vinha buscar o rei. D. João estava apavorado com a lembrança da ainda recente Revolução Francesa. Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multidão aclamava seu nome. Ao contrário do odiado Luís XVI, o rei do Brasil era amado e querido pelo povo carioca. (Adaptado de Laurentino Gomes, 1808. São Paulo: Planeta, 2007) 

As questões de números 5 a 8 referem-se ao texto acima.
... como fazia em noites de trovoadas. (1o parágrafo)
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:

Alternativas
Comentários
  • O Verbo FAZER está no:

    Pretérito imperfeito
    eu fazia
    tu fazias
    ele fazia
    nós fazíamos
    vós fazíeis
    eles faziam

    Então, das opções apresentadas o verbo AGUARDAR (Letra E), também está no Pretérito Imperfeito:

    eu aguardava
    tu aguardavas
     ele aguardava
     nós aguardávamos
    vós aguardáveis
    eles aguardavam
     


     
  • Novamente o verbo estava no pretérito imperfeito e só foi necessário procurar a terminação AVA
  • Perceba as desinências modo-temporais “-va” (primeira conjugação) e “-ia”(segunda conjugação).

     

  • GABARITO: Letra E

    Clássica (e previsível) questão da banca FCC com o
    pretérito imperfeito do indicativo. Aqui vai um macete:

    Ti
    nha uma galinha que miava. Mas, se gato mia, pinto pia.
    Se
    era uma galinha, cacarejava ou se ela era gatinha, miava.
     
    PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO:

    IA(er, 2a.conjugação)
    AVA(ar, 1a.conjugação)
    NHA
    ERA
    (exceção!)
     

     
  • MACETE: AVAIAnas...... Preterito imperfeito...


ID
316414
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
Os ecos da Revolução do Porto haviam chegado ao Brasil e bastaram algumas semanas para inflamar os ânimos dos brasileiros e portugueses que cercavam a corte. Na manhã de 26 de fevereiro, uma multidão exigia a presença do rei no centro do Rio de Janeiro e a assinatura da Constituição liberal. Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoadas. Pouco depois chegou o Príncipe D. Pedro, que passara a madrugada em conversas com os rebeldes. 
Vinha buscar o rei. D. João estava apavorado com a lembrança da ainda recente Revolução Francesa. Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multidão aclamava seu nome. Ao contrário do odiado Luís XVI, o rei do Brasil era amado e querido pelo povo carioca. (Adaptado de Laurentino Gomes, 1808. São Paulo: Planeta, 2007) 

Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multidão aclamava seu nome. (2° parágrafo)
O trecho acima está reescrito com correção e lógica em:

Alternativas
Comentários
  • Vejamos no texto...


    Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade.


    Trata-se de uma conjunção subordinativa concessiva, que pode ser substituída por "embora, mesmo que, ainda que, conquanto..."

    a) Embora estivesse com medo, D. João subiu na carruagem que estava esperando por ele e dirigiu-se ao centro da cidade.


    LETRA A)

ID
316417
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
Os ecos da Revolução do Porto haviam chegado ao Brasil e bastaram algumas semanas para inflamar os ânimos dos brasileiros e portugueses que cercavam a corte. Na manhã de 26 de fevereiro, uma multidão exigia a presença do rei no centro do Rio de Janeiro e a assinatura da Constituição liberal. Ao ouvir as notícias, a alguns quilômetros dali, D. João mandou fechar todas as janelas do palácio São Cristóvão, como fazia em noites de trovoadas. Pouco depois chegou o Príncipe D. Pedro, que passara a madrugada em conversas com os rebeldes. 
Vinha buscar o rei. D. João estava apavorado com a lembrança da ainda recente Revolução Francesa. Apesar do medo, D. João embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multidão aclamava seu nome. Ao contrário do odiado Luís XVI, o rei do Brasil era amado e querido pelo povo carioca. (Adaptado de Laurentino Gomes, 1808. São Paulo: Planeta, 2007) 

Graças ...... resistência de portugueses e espanhóis, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleão e deu início ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francês.

Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada,

Alternativas
Comentários
  • Graças ...... resistência de portugueses e espanhóis, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleão e deu início ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francês.
    Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada,


    Quem da graças, da graças a algo ou alguem alguem. Logo, graças a + a (à) resistencia

    Quem da início, da ínicio a algo. Logo, Napoleão e deu início a + a (à) campanha

    Quem causa, causa algo. Logo, causaria a (preposição) queda do imperador.


  • Acredito que o gabarito esteja incorreto uma vez que é proibido o uso da crase antes de pronomes indefinidos.

    A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes indefinidos.

    Os pronomes indefinidos são aqueles que apresentam, de um modo vago, os seres em terceira pessoa. (ex.: alguém falou; qualquer lugar; certas questões...). Tais quais os artigos, os pronomes indefinidos funcionam como determinantes, ou seja, apresentam, mesmo que indeterminadamente, um nome. Desta forma, eles não admitem um artigo antecedendo a palavra a qual acompanham (ex.: a alguém falou; um alguém falou).

    Nas orações em que aparece o termo regido pela preposição "a" introduzindo um termo determinado por pronome indefinido, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

    Exemplos:

    1. Preocupado com as crianças, dirigia-se agora à toda escola que conhecia. [Inadequado]

      Preocupado com as crianças, dirigia-se agora a toda escola que conhecia. [Adequado]

      ...[termo regente: dirigir-se a]

      ...[toda: pronome indefinido]

    2. Sempre perguntava à outra enfermeira sobre qual o leito que lhe pertencia... [Inadequado]

      Sempre perguntava a outra enfermeira sobre qual o leito que lhe pertencia. [Adequado]

      ...[termo regente: perguntar a]

      ...[outra: pronome indefinido]

      Fonte Mini Gramática

  • GABARITO LETRA C

    HERMES- voce cometeu um equivoco. Há alguns pronomes indefinidos que aceitam artigo (femininos), então aceitam crase, por exemplo: mesmas, outras, diversas.

    Uma dica é substituir a crase por “ao”, e a palavra por sinonimos masculinos caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto. Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.

    A minha dica aplicada a questão, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleão e deu início ...... campanha vitoriosa
     trocar a campanha por atrito. " deu inicio ao atrito". Logo tem crase.

    que causaria ...... queda do imperador francês. Por que causaria o declinio, logo não tem crase.

  • A melhor maneira para saber se um pronome indefinido aceita artigo e, portanto, crase é tentar iniciar uma frase genérica/qualquer com o artigo e o pronome. Se conseguir, há crase; senão, não há.

    Exemplo:

    A outra menina chegou... [OK]
    Outra menina chegou... [OK]
    Então "outra" aceita crase!

    A alguém chegou... [Não dá, né?]
    Alguém chegou... [OK]
    Então "alguém" não aceita crase!

    E por ai vai.
    Pode testar com qualquer pronome, aliás, com qualquer classe de palavra!
    Verifique e confira!
  • Gabarito - c

    Clique no mapa abaixo para revisar regras sobre o uso da crase.

       
  • GRAÇAS AO TREINAMENTO 

    deu início ao trabalho  

    QUEM CAUSA, CAUSA ALGO ( LOGO NÃO TEM PREP)

  • graças ao processo de resistência
    de início ao processo vitorioso
    causaria o processo de queda
  • Quando eu erro CRASE e lembro que era só trocar por AO

    dá vontade de bater na cabeça!!!

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
316420
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 9 a 11 referem-se ao texto abaixo.

                                                   O corvo e o jarro

Um pobre corvo, quase morto de sede, avistou de repente um jarro de água. Aliviado e muito alegre, voou velozmente para o jarro. Mas, embora o jarro contivesse água, o nível estava tão baixo que, por mais que o corvo se esforçasse, não havia meio de alcançá-la. O corvo, então, tentou virá- lo, na esperança de pelo menos beber um pouco da água derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele. Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali perto. Foi, então, pegando-as uma a uma e atirando-as dentro do jarro. Lentamente a água foi subindo até a borda, e finalmente pôde matar a sede. (Fábulas de Esopo, recontadas por Robert Mathias, Círculo do Livro, p. 46) 

Típica das fábulas, a moral da história que pode ser depreendida da leitura de O corvo e o jarro é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    O animal, ao visualizar as pedras, resolveu utiliza-las para conseguir a água. A sede do animal, na fábula, fez com que ele planejasse isto.

    Questão tranquila.
  • Muita cede do corvo fez com que ele pensasse na solução.

    LOGO: 

    A necessidade é a mãe da invenção.

     


ID
316423
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 9 a 11 referem-se ao texto abaixo.

                                                   O corvo e o jarro

Um pobre corvo, quase morto de sede, avistou de repente um jarro de água. Aliviado e muito alegre, voou velozmente para o jarro. Mas, embora o jarro contivesse água, o nível estava tão baixo que, por mais que o corvo se esforçasse, não havia meio de alcançá-la. O corvo, então, tentou virá- lo, na esperança de pelo menos beber um pouco da água derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele. Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali perto. Foi, então, pegando-as uma a uma e atirando-as dentro do jarro. Lentamente a água foi subindo até a borda, e finalmente pôde matar a sede. (Fábulas de Esopo, recontadas por Robert Mathias, Círculo do Livro, p. 46) 

A reconstrução de um segmento do texto, com um diferente emprego pronominal, que mantém a correção e o sentido originais é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Pronome "lhe" não pode exercer a função de Objeto diteto. Só com esta regra eliminamos todas as demais alternativas.

    A) Alcançar - VTD (alcançá-la)
    c) Atirar - VTD (antirando-o)
    d) Tentou virar - Loc. verbal VTD (o tentou virar / tentou virá-lo)
    e) Pegar - VTD (pedando-as)

    •  d) o jarro era pesado demais para ele = o jarro lhe era por demais pesado.
    Para é preposição, indicando que o verbo é VTI (era para o corvo, pesado demais), logo, cabe a substituição por "lhe".
     
  • As assertivas A, C, D e E estão incorretas porque substituem indiscriminadamente (sem observar a regência dos verbos envolvidos) o pronome obliquo átono o(s), a(s), que desempenham funções próprias de objeto direto, pelo pronome  lhe(s), que desempenha função própria de objeto indireto.

    A alternativa B encontra-se correta porque houve a correta substituição do pronome pessoal oblíquo tônico que faz parte da expressão “para ele” (que funciona como complemento nominal da frase) pelo seu correspondente átono lhe que para continuar a desempenhar a função de complemento nominal não necessita ser acompanhado por preposição.

    EXPLICANDO MELHOR:

    Vamos começar do início, entendendo o que é o complemento nominal:
    O Complemento Nominal (CN) é um termo preposicionado que completa o sentido de um Nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

    Representação do CN:

    Preposição + substantivo
    Foi proibida a venda de fogos.
    Meu marido têm paixão por futebol.

    Preposição + numeral
    A decisão do diretor foi favorável aos cinco.
    A derrota de umé a tristeza de todos.

    Preposição + Or. Subordinada completiva nominal
    Tenho um pressentimento de que tudo vai dar certo.
    O medo de que lhe tirasse as filhastrouxe-lhe uma depressão.

    Preposição + pronome
    O professor ficou descontente comigo. (= com + eu)
    A decisão do diretor foi favorável a eles.
    A decisão do diretor foi-lhesfavorável. (com pronome átono o CN não vem acompanhado de preposição)

    Nosso caso está aqui!! Vejamos:

    O jarro era pesado demais para ele= o jarro lhe era por demais pesado.

    Como dito "para ele" exerce funcao de complemento nominal. Uma das funções que os pronomes oblíquos desempenham é a de complemento nominal. Caso o pronome utilizado seja o tônico deve-se seguir a regra geral, ou seja, deve vir acompanhado de preposição como apresentado na primeira frase da alternativa. Caso seja utilizada uma das formas átonas em substituição a alguma das formas tônicas, a preposição não será utilizada. Correta a assertiva!

    ( continua no proximo)

     
  • Na substituição DO PRONOME TONICO PELO PRONOME ATONO deve-se apenas observar a correspondência da tabela abaixo:
      Pronomes Pessoais Retos Pronomes Pessoais Oblíquos Não reflexivos
        Átonos Tônicos
     
    SINGULAR
    1 pessoa
    2 pessoa
    3 pessoa
    Eu
    Tu
    Ele, ela
    me
    te
    o, a, lhe
    mim, comigo
    ti, contigo
    ele, ela
     
    PLURAL
    1 pessoa
    2 pessoa
    3 pessoa
    Nós
    Vós
    Eles, elas
    Nos
    Vos
    Os, as, lhes
    Nós, conosco
    Vós, convosco
    Eles, elas

    Lembrar que --> O pronomes pessoais podem ser retos ou oblíquos. Os pronomes retos funcionam como sujeito da oração. Os pronomes pessoais oblíquos se empregam fundamentalmente como objeto direto, indireto, complemento nominal, adjunto adnominal e sujeito acusativo. 
  • GABARITO: B

    Questão interessante.

    Na letra D, numa análise mais “moderna”, o adjetivo ‘pesado’ exige um complemento preposicionado iniciado por ‘a’ ou ‘para’, por isso o uso do ‘lhe’ é aceitável. Lembra que o ‘lhe’ pode ser substituído por “a/para ele”? É isso aí. “O jarro era pesado para ele = o jarro lhe era pesado”.

    Eu disse que a questão é interessante, pois a maioria dos gramáticos dizem que o ‘lhe’ só pode exercer função sintática de objeto indireto em detrimento de outros estudiosos da língua e poucos gramáticos, como Claudio Cezar Henriques, Ulisses Infante, Faraco & Moura e mais uma meia dúzia de dois ou três que não me lembro agora. Estes dizem que o ‘lhe’ pode exercer função sintática de complemento nominal, que também é um termo preposicionado.

    Fica esperto!



ID
316426
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 9 a 11 referem-se ao texto abaixo.

                                                   O corvo e o jarro

Um pobre corvo, quase morto de sede, avistou de repente um jarro de água. Aliviado e muito alegre, voou velozmente para o jarro. Mas, embora o jarro contivesse água, o nível estava tão baixo que, por mais que o corvo se esforçasse, não havia meio de alcançá-la. O corvo, então, tentou virá- lo, na esperança de pelo menos beber um pouco da água derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele. Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali perto. Foi, então, pegando-as uma a uma e atirando-as dentro do jarro. Lentamente a água foi subindo até a borda, e finalmente pôde matar a sede. (Fábulas de Esopo, recontadas por Robert Mathias, Círculo do Livro, p. 46) 

... viu pedrinhas ali perto. (3° parágrafo)
A passagem para a voz passiva da frase acima resulta na seguinte forma verbal:

Alternativas
Comentários
  • "Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali perto"

    Voz passiva analítica: VERBO SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL


    Pedrinhas foram vistas ali perto (por ele)
  • voz ativa: viu pedrinhas.

    voz passiva: pedrinhas foram vistas

    Na transposição o tempo Verbal deve ser Mantido no Plural.
  • Letra "C"


    Viu pedrinhas ali perto

    PEDRINHAS = OBJETO DIRETO DA VOZ ATIVA = SUJEITO DA VOZ PASSIVA 
    VIU = PRET. PERFEITO DO INDICATIVO


    Assim, transpondo para a voz passiva e mantendo-se o tempo verbal, temos:


    Pedrinhas foram vistas ali perto
  • Simplificando:

    Imagine a situação:

    Sujeito + verbo + complementos + adj adverbial (ordem direta da frase!!!).

    representado pelos números abaixo nessa ordem:

    1 + 2 + 3 + 4

    Logo, qdo vamos transpor para a voz passiva, geralmente temos que fazer a seguinte mudança na ordem:

    3 + 2 + 1 +4 (com as devidas adaptações de concordância nominal & verbal, ok?! Mas a ordem costuma ser essa!)

    Obs: o 4 (adj. adverbial, nesse caso, não influencia, já que o mesmo pode ser deslocado na frase, com a devida pontuação entre vírgulas...  o importante é analisar os números 1, 2 e 3)Ajuda bastante!
    Bons estudos!!



ID
316429
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • a) Este setor do Governo Estadual, responsável pelo atendimento a vítimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistência a ser encaminhado às entidades que colaboram nesse atendimento, para a adequada efetivação dos trabalhos nas ocasiões de calamidade pública. (CORRETA)
      b) O Instituto Benefício para Todos deverá estar sendo SERÁconvidado para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que se espera-SE QUE seja suficiente para atender a todos os desabrigados da enchente; conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social. 
      c) Como Deputado da Bancada Estadual, sinto- me avexado porque não estou podendo NÃO PODER atender com mais prontidão e benefícios as vítimas dessa implacável seca, que teve motivos alheios à minha vontade para não conseguir isso.   POR FORÇA MAIOR
      d) Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos (ERRADO: SUJEITO SEPARADO DO PREDICADO POR VÍRGULA) , apurou APURARAM que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele (ELE QUEM? O PRESIDENTE OU O VICE? FRASE AMBÍGUA)poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.
      e) O critério metodológico (SUJEITO) de escolha dos participantes das equipes de atendimento à vítimas de desastres naturais estão sendo preparados ESTÁ SENDO PREPARADO, tendo em vista que é importante observar a correspondência entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situação LETRA A
  • Gostaria de saber se " a vítima " está correto.
    Não seria : ás vítimas? 
  • Jorget foi perfeita em seu comentário, porém acredito que na alternativa "d", não estaria errado a concordância de apurou, pois esse concordaria com comissão...

    d) Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos, apurou que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.

    ou

    d) Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos, apuraram que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.





  • Regilania

    ...atendimento a vitimas de desastres naturais...

    Neste caso ocorre o uso apenas da preposição "a" pedida pela palavra ATENDIMENTO.
    Esta também correto: ... atendimento às vitimas de desastres naturais... , já neste caso
    há o uso da preposição "a"( pedida pela palavra ATENDIMENTO) + determinante "as" concordando com "vitimas" ocorrendo sinal indicativo de crase.

    Espero que tenha entendido.
  • Correta letra A.
    b) Erro de regência.
    c) Pessoalidade e regionalismo.
    d) Falta clareza.
    e) Erro de crase.
  • Correta A, pela  impessoalidade, clareza, concisão. Em todas as outras alternativas há o uso do "gerundismo".
    Em com gerúndio. Evite as formas em se tratando de, em me vendo chegar, em sendo eleito, em conquistando o governo, etc. Proceda da maneira mais usual:tratando-se de, vendo-me chegar, sendo eleito, conquistando o governo. E seja sempre comedido ao recorrer ao gerúndio.
  • Letra A.

    b) Errada. Falta objetividade e clareza (por pontuação).

    c) Errada. Falta impessoalidade.

    d) Errada. Falha na pontuação (o que gera problemas à clareza).

    e) Errada. Por fim, falta clareza e correção gramatical.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre


ID
316432
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 13 a 15 referem-se ao texto abaixo.
                                                       João e Maria
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
(...)
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido

Chico Buarque e Sivuca 

I. Nos versos Agora eu era o herói e A gente agora já não tinha medo, o uso do advérbio agora mostra-se inadequado, pois os verbos conjugados no pretérito imperfeito designam fatos transcorridos no tempo passado.
II. Em Finja que agora eu era o seu brinquedo e Sim, me a mão, os verbos grifados estão flexionados no mesmo modo.
III. Substituindo-se a expressão a gente pelo pronome nós nos versos A gente agora já não tinha medo e Acho que a gente nem tinha nascido, a forma verbal resultante, sem alterar o contexto, será teríamos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II. Em "Finja que agora eu era o seu brinquedo e Sim, me a mão", os verbos grifados estão flexionados no mesmo modo. ( correto)

    Finja -  Presente do Subjuntivo (3a. pessoa)
    dê -  Presente do Subjuntivo ( 1a. pessoa)


    III. A gente agora já não tinha medo e Acho que a gente nem tinha nascido

    Nós agora já não tínhamos medo e acho que nós nem tínhamos nascido.
  • Na minha compreensão "Finja" e "dê" estão sim no mesmo modo, mas no modo Imperativo. Denotam ordem. Concordam?

  • Só esclarecendo o comentário do colega acima:

    Subjuntivo presente em função de imperativo

    Em português, o tempo imperativo é defectivo e só apresenta flexões de segunda pessoa. Quando o contexto da frase pede o modo imperativo mas a frase é negativa ou a concordância se faz em primeira ou terceira pessoa, usa-se o subjuntivo presente. Entenda melhor através do exemplo:

    Cumpre tua tarefa.
    Cumpri vossa tarefa.

    Cumpra sua tarefa.
    Cumpramos nossa tarefa.
    Cumpram sua tarefa.
    Não esqueças de tua tarefa.
    Não esqueça de sua tarefa.
    Não esqueçamos de nossa tarefa.
    Não esqueçais de vossa tarefa.
    Não esqueçam de sua tarefa.

    Observe que apenas os verbos em negrito estão flexionados no tempo imperativo. Os demais apresentam as flexões do subjuntivo presente, embora as características sintáticas e semânticas sejam semelhantes em todas as frases dadas.

    Na variante culta, são inaceitáveis frases como:

    * Cumpras tua tarefa.
    * Cumprais vossa tarefa.

    No entanto, são aceitáveis:

    Ordeno que cumpras tua tarefa.
    Ordeno que cumprais vossa tarefa.

    É comum encontrar prescrições em gramáticas normativas chamando a atenção para inaceitabilidade de frases em primeira pessoa singular do subjuntivo presente com característica própria ao imperativo como a seguir:

    * Cumpra eu a tarefa.

    A limitação, nesse caso, é semântica, dada a improbabilidade de o falante emitir uma ordem para si mesmo, no entanto, não se se trata de limitação morfossintática.

    Espero ter ajudado.

    Bons Estudos!


     



  • Apenas, se possível, um esclarecimento acerca do termo "VOSSA". O mesmo não deverá ser usado apenas como pronome de tratamento?
    Ex: Solicito a Vossa Senhoria... Vossa Magestade... Vossa Excelência. Foi assim que aprendi nos cursinhos, que não se deve usar o termo como foi usado no exemplo dado no comentário acima.

    Grato
  • Caro colega,
    vc está confundindo o pronome de tratamento (Vossa) com o pronome possessivo (vossa).
    Que no caso em tela está para a palavra "SUA", por isso está concordando com "TAREFA". É muito comum essa troca. 
    Os cursinhos dão essa dica para que vc grave pelo menos a regra geral do pronome de tratamento. 
    Vou tentar explicar melhor:
    Qual das duas formas a seguir seria correta:


    Vossa Senhoria deve expor seu projeto
                             ou
    Vossa Senhoria deve expor vosso projeto?

     Vossa Senhoria é pronome de tratamento e pertence sempre à 3ª pessoa. "Vosso" seria correto se estivesse combinado a "vós".

    Ex: Vós deveis apresentar vosso projeto.

    Há uma dica para facilitar a compreensão:
    Pensando na palavra "você", que também é pronome  de tratamento da 3ª pessoa, como diria:

    Você deve expor seu pensamento ou Você deve expor vosso pensamento?

    Logo, a alternativa correta é a primeira.

    Espero ter ajudado.
    Bons Estudos!
  • Alguém poderia esclarecer a letra a??
  • Encontrei em um site www.contarhistorias.com.br essa explicação:
     
    “Um professor de Português poderia explicar gramaticalmente para seus alunos a frase “Agora eu era o herói”? Impossível na gramática, possível na poesia.
     
    “Era uma vez” é uma frase com tempo verbal compartilhado pelas histórias popu­lares, pelas crianças pequenas que se reúnem para brincar (“Faz de conta que eu era a mãe e você era o pai, tá?”) e pelos artistas. Um tempo que não cabe na história temporal, datada cronologicamente, como o do ontem ou do amanhã”
  • Encontrei esta resposta no Formspring do prof. Diego Raigorodsky:


    "Considero errada, pois quando estamos falando do passado, principalmente, quando temos um envolvimento emocional com ele, podemos falar dele como se fosse presente, constante, pois, de certo modo, é como se nos transportássemos para ele. Por isso o uso do "agora"."

  • Analisei da seguinte forma para acertar a questão (não sei se é a forma mais correta):
    I. Nos versos Agora eu era o herói e A gente agora já não tinha medo, o uso do advérbio agora mostra-se inadequado, pois os verbos conjugados no pretérito imperfeito designam fatos transcorridos no tempo passado.
    Falso. Os verbos no pretérito imperfeito não indicam a certeza de um fato acontecido, sendo assim chamado este tempo verbal de pretérito imperfeito, pois não se refere a um conceito situado perfeitamente num contexto de passado; dá idéia de continuidade.

    II. Em Finja que agora eu era o seu brinquedo e Sim, me a mão, os verbos grifados estão flexionados no mesmo modo.
    Verdade. Ambos estão no imperativo afirmativo:
    Verbo fingir:
    Finge tu (pres. do indicativo)
    Finja você (pres do subjuntivo)
    Finjamos nós (pres do subjuntivo)
    Fingi vós (pres. do indicativo)
    Finjam vocês (pres do subjuntivo)

    Verbo dar:
    Dá tu(pres. do indicativo)
    você (pres do subjuntivo)
    Dêmos nós (pres do subjuntivo)
    Dai vos(pres. do indicativo)
    Deem vocês (pres do subjuntivo)

    III. Substituindo-se a expressão a gente pelo pronome nós nos versos A gente agora já não tinha (pretérito imperfeito do indicativo) medo e Acho que a gente nem tinha (pretérito imperfeito do indicativo) nascido, a forma verbal resultante, sem alterar o contexto, será teríamos.
    Falso. O verbo teríamos esta conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo. O correto seria empregar o verbo  tínhamos (pretérito imperfeito do indicativo) 


    Se minhas observações estiverem erradas, por favor corrijam-me!

    Bons estudos

  • LILIAN, ADOREI A DICA SOBRE O ÍTEM 1. Confesso que ainda não tinha ouvido falar sobre isso. abraço
  • No item I eu interpretei da seguinte forma:
    -Eu sempre fui o herói (ideia de continuidade)
    -Agora eu não sou mais o herói
    Portanto, no presente momento (Agora) eu era o herói (do passado)
    Talvez isso complemente o que a Lilian disse...espero ter ajudado!
  • Pessoal Realmente o Pretérito IMerfeito é aquele que se coloca a palavra ´= ENQUANTO na frente do verbo para conjuga-lo, diz respeito a uma ação ROTINEIRA do passado.
    Entretanto ainda existe dentro do Pretérito Perfeito (ação rotineira) duas outras classificações que a FCC já cobrou em prova que VALE salientar.
    Existe a ação rotineira no passado IMPRECISA e a PRECISA.

    IMPRECISA:

    É aquela que não se estabelece dentro da oração um tempo determinado para início e fim.
    Eu estudava quatro horas por dia. - Aqui percebe-se pelo tempo verbal que a ação ocorreu rotineiramente dentro de um passado.

    PRECISA
    É aquela que se consegue identificar dentro do passado o tempo que ocorreu aquela ação.
    Durante um ano eu estudava quatro horas por dia.


    Então nota-se que as duas orações demonstram ações ocorridas, rotineiramente, dentro do passado; mas a primeira não se pode ter precisão do tempo (início e fim).

    Bons estudos amigos!

    Anderson Cardoso
  • Sempre desconfie de uma alternativa que insinue dizer que Chico Buarque é indequado.
  • Veja o comentário de cada frase nas palavras do Prof. Décio Terror.
    A frase I está errada, porque, na música, “agora” é um advérbio de tempo, o qual marca um determinado momento do passado. Este advérbio é usado normalmente com ideia de tempo presente, porém houve esta mudança de valor justamente porque os verbos estão no pretérito imperfeito do indicativo (“era”, “falava”, etc.).
    A frase II está certa, porque os verbos “Finja” e “dê” estão no modo imperativo afirmativo.

    A frase III está errada porque a primeira pessoa do plural do verbo “tinha” é “tínhamos” (pretérito imperfeito do indicativo). O verbo colocado na questão (teríamos) está no futuro do pretérito do indicativo.
    Bons estudos

  • Comentando apenas o item I, para complementar o que já foi dito pelos colegas: o advérbio agora tem como um de seus significados a ideia de "nesse (ou naquele) instante, momento, tempo etc.", segundo o dicionário Houaiss, que dá um exemplo bem semelhante à construção do item: esgotara suas energias, a. só queria descansar.


ID
316435
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 13 a 15 referem-se ao texto abaixo.
                                                       João e Maria
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
(...)
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido

Chico Buarque e Sivuca 

Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês

Os versos acima estão corretamente pontuados em:

Alternativas
Comentários
  • Não se separa VERBO DE COMPLEMENTO.

    Correta letra E
    "Eu enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões; guardava o meu bodoque e ensaiava um rock para as matinês"
  • drogaaaaaaaaa..odeio quem reclama da fcc....mas vo ter que dizerrrr........QUE MERDA DE TEXTO É ESSE?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Colega Jesica, o texto é uma letra do Chico Buarque e Sivuca, vou colar aqui já q vc desconhecia. Poesia cara colega.

    João E Maria

    Agora eu era o herói 

    E o meu cavalo só falava inglês 
    A noiva do cowboy 
    Era você 
    Além das outras três 
    Eu enfrentava os batalhões 
    Os alemães e seus canhões 
    Guardava o meu bodoque 
    E ensaiava um rock 
    Para as matinês 

    Agora eu era o rei 
    Era o bedéu e era também juiz 
    E pela minha lei 
    A gente era obrigado a ser feliz 
    E você era a princesa 
    Que eu fiz coroar 
    E era tão linda de se admirar 
    Que andava nua pelo meu país 

    Não, não fuja não 

    Finja que agora eu era o seu brinquedo 
    Eu era o seu pião 
    O seu bicho preferido 
    Vem, me dê a mão 
    A gente agora já não tinha medo 
    No tempo da maldade 
    Acho que a gente nem tinha nascido 

    Agora era fatal 
    Que o faz-de-conta terminasse assim 
    Pra lá desse quintal 
    Era uma noite que não tem mais fim 
    Pois você sumiu no meu mundo 
    Sem me avisar 
    E agora eu era um louco a perguntar 
    O que é que a vida vai fazer de mim 


ID
316438
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 13 a 15 referem-se ao texto abaixo.
                                                       João e Maria
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
(...)
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido

Chico Buarque e Sivuca 

É comum que, durante suas brincadeiras, as crianças se ...... para um universo mágico e ...... a identidade de uma personagem admirada, ...... um super-herói ou uma figura da realeza.

Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que está em:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A, pois é a que contempla todos os verbos no modo subjuntivo.
    Esse tempo contempla um universo de possibilidades no qual :

    ..., as crianças se TRANSPORTEM (Pres. do subjuntivo);
    .....um universo mágico e ASSUMAM (Pres. do subjuntivo) e finalmente
    .....uma personagem admirada, SEJA (Pres. do subjuntivo) um super-herói ou uma figura da realeza.

    Bons estudos a todos!

ID
316441
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo conta com a opção de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opção é identificada por Exportar como

Alternativas
Comentários
  • (Letra: E) - Comparado com as versões 2000, XP (2002) e 2003 esta é uma das principais diferenças entre o BrOffice o MS-Office Word que até então não gerava arquivos no formado PDF. Para o Office esta funcionalidade só surgiu a partir da versão 2007. O Writer salva em formado DOC em Arquivo / Salvar (ou Salvar como) / Tipo.
  • Só complementando nosso amigo.
    Essa opção está no menu Arquivo/exportar...

  • o/my-images/5
  • só complementando, se o usuário clicar diretamente no ícone, apenas salva em PDF, mas não pode configurar, para isto é necessário ir pelo menu.
  • A funcionalidade "exportar como PDF" continua ativa no BrOffice.org 5.0 Writer!

  • Prezados,

    Conforme imagem abaixo vemos que o Writer, no menu Arquivo, possui a opção para exportar diretamente para o formato PDF.



    Portanto a alternativa correta é a letra E.


ID
316447
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a correio eletrônico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (d)
    Dá para acertar essa questão só por eliminação, mas, vamos analisar as alternativas:

    a) Endereços de correio eletrônico no padrão nome@xxx.xxx.com.br, estão restritos a destinatários do território brasileiro, apenas. 
    O que a alternativa está afirmando é que se eu tiver um email ".br" eu só poderei enviar mensagens para pessoas do mesmo país. Está errado pois  não importa o país do destinatário, posso mandar pra qualquer email que desejo.

    b) Exceto o campo assunto, cada campo de cabeçalho do correio eletrônico tem seu tamanho máximo limitado a dez caracteres.
    Em um programa de correio eletrônico, o campo assunto é ilimitado, portanto, surporta quantas palavras ou numeros quiseres.

    c) O web mail é um aplicativo que permite o envio e a recepção de mensagens de correio eletrônico, desde que não exista anexos nessas mensagens.
    Pode sim conter anexos, contanto que respeite o limite de tamanho que cada site estipula. Por exemplo, o hotmail comporta somente 25MB por mensagem.

    e) Todo programa de correio eletrônico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vírus de computador.
    A questão está errada porque generalizou.
  • O campo assunto não é ilimitado. É limitado a 250 caracteres.
  • Esses examinadores da FCC são mesmo fantásticos. Veja só: eles conhecem todos os programas de correio eletrônico do mundo! Incrível!

  • Franco ,sua resposta na letra b estar errada pois no campo assunto tem limite sim ,não a dez mais também não é ilimitado.Preste atenção ,tem pessoas que estudam pelos os comentários.

    se tiver dúvida faça vc mesmo o teste.

  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois o domínio sendo .com.br não gera uma limitação para que os destinatários do território Brasileiro, qualquer pessoa, mesmo estrangeira, possa possuir um endereço de correio eletrônico que tenha domínio .com.br .

    A alternativa B está errada pois não existe essa limitação de 10 caracteres.

    A alternativa C está errada pois o web mail pode enviar e receber mensagens com anexos sem problemas.

    A alternativa E está errada pois detectar e bloquear mensagens infectadas é função do antivírus , e nem todo programa de correio eletrônico possui um antivírus integrado.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.

  • TODOS os programas? Nada impede que exista UM programa onde vc só pode enviar e-mail para um único endereço de e-mail "E não para um e vários.
    Mas já que o examinador conhece TODOS os programas neh... rsrsrs

  • (a) Errado, apesar de o subdomínio ter esse nome, não implica que o dono da caixa postal seja moradora daquele país (Imaginem se eu me mudo para Itália, eu não posso mais utilizar mais meu e-mail? Claro que não!);

    (b) Errado, isso não faz o menor sentido;

    (c) Errado, o conceito de webmail não tem relação com a possibilidade ou não de anexos. O webmail é uma forma de se acessar o correio eletrônico através da internet e permite inserir anexos;

    (d) Correto, a funcionalidade encaminhar está presente em todos os programas de correio eletrônico;

    (e) Errado, nem todo programa de correio eletrônico possui essa capacidade. Em geral, somente os clientes de e-mail e com o auxílio de outros softwares. Os webmails são capazes de rastrear vírus e impedir o anexo de determinadas extensões, mas isso não se estende a todo programa de correio eletrônico, como diz a questão.

     

    Gabarito: Letra D


ID
316450
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento pré-hospitalar, a vítima com suspeita de fratura fechada em fêmur esquerdo, apresenta hipoxemia, alteração da responsividade, hipotensão arterial e taquicardia. Nessa situação de emergência, a prioridade do técnico de enfermagem é

Alternativas
Comentários
  • A fratura fechada pode ser total ou parcial, porém sem rompimento de musculatura, tecido adiposo e pele. Sempre em situações de urgência e emergência devemos lembrar-nos de garantir a vida e para isso observar o que é prioridade. Logo, uma fratura fechada não precisa, em um primeiro momento, preocupar-se com a fratura em si, deve-se fazer a avaliação primária, estabilizar os sinais vitais. No caso acima é necessário garantir a oxigenação já que ele está com hipoxemia e alteração da responsividade. Além disso apresenta sinais de sangramento (hipovolemia), mesmo que não visível, como a hipotensão arterial e a taquicardia. Com o sangramento o corpo tenta compensar a deficiência de oxigenação tecidual aumentando a frequência cardíaca, porém a queda da volemia leva a queda pressão arterial. Para estabilizar o técnico de enfermagem deve puncionar um acesso de grasso calibre para a reposição volêmica posterior.

    Resposta C

    Bibliografia Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007

ID
316453
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as orientações das VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, na verificação da pressão arterial em membro superior, o paciente deve ser mantido

Alternativas
Comentários
  • Preparo do Paciente.

    1. explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos 5 minutos e ambiebte calmo. Deve ser instruído a não convesar durante a medida. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou após o procedimento. 

    2. Certificar-se de que o paciente não:

    -Está com a bexiga cheia.

    -não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos

    -ingeriu bebidas alcoolicas, café ou alimentos

    -fumou nos 30 minutos anteriores

    3. Posicionamento do Paciente:

    -deve estar na posição sentada

    -Pernas descruzadas, pés apoiados no chão

    -Dorso recostado na cadeira e relaxado

    - Braço deve estar na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou do 4ª espaço intercostal), libre de roupas, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido. 

    Fonte: Artigo. Fontes de erro na medida da pressão arterial: papel do esfigmomanômetro e do observador. Autores: Josiane Lima de Gusmão, et.al


ID
316456
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo as diretrizes da American Heart Association/2010, durante a parada cardiorrespiratória, na presença de um ou dois profissionais de saúde, a reanimação cardiopulmonar no suporte básico de vida ao indivíduo adulto, é realizada na relação compressão e ventilação, respectivamente, de

Alternativas
Comentários

ID
316459
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, consta sobre o sigilo profissional na Resolução Cofen n° 311/2007, que o técnico de enfermagem tem o dever de

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
    CAPÍTULO II
    DO SIGILO PROFISSIONAL
    DIREITOS
    Art. 81- Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo
    RESPONSABILIDADES E DEVERES
    Art. 82- Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
    § 1º - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
    § 2º - Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
    § 3º - O profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.
     

ID
316462
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Lei n° 7.498/86 que trata do exercício de enfermagem, ao assistir o enfermeiro, cabe ao técnico de enfermagem a

Alternativas
Comentários
  •  A

    Art. 10 – O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe:

    I – assistir ao Enfermeiro:

    a) no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem;

    b) na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave;

    c) na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica;

    d) na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;

    e) na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde;

    f) na execução dos programas referidos nas letras “”i”” e “”o”” do item II do Art. 8º.

    II – executar atividades de assistência de Enfermagem, excetuadas as privativas do Enfermeiro e as referidas no Art. 9º deste Decreto:

    III – integrar a equipe de saúde

    http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html 


ID
316465
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem humanizada é fundamentada nos princípios:
I. Prescrever medicamentos e praticar ato cirúr- gico, rotineiramente.

II. Participar da defesa dos princípios de universalidade de acesso aos serviços de saúde.

III. Comprometer-se com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.

IV. Garantir o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem-estar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários

ID
316468
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma dose de insulina regular foi administrada ao paciente diabético por via subcutânea às 10 horas da manhã. Após a aplicação, espera-se que a insulina atinja o pico de ação em

Alternativas
Comentários
    • A Insulina Regular tem o seguinte tempo de ação: (Subcutanea)

    - Inicio: 30 min.
    - Pico: 2 - 4 h
    - Duração: 8 h

    • E a Insulina NPH:

    - Inicio: 1:30 h
    - Pico: 4 - 8 h
    - Duração: 24 h
     


ID
316471
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à terapia farmacológica de um indivíduo adulto apresentando atividade elétrica sem pulso, a droga recomendável, segundo as diretrizes da American Heart Association 2010, é:

Alternativas
Comentários
  • Epinefrina

  • Good, son of God.

  • Good, son of God.

  • Good, son of God.


ID
316474
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente consciente, com sudorese intensa, cianose de extremidades e pressão arterial = 70 × 40 mmHg, é prioridade

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
316477
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria GM/MS n° 2.048/02 inclui, entre outros, o componente pré-hospitalar fixo para o atendimento de urgências e emergências, atribuindo às unidades básicas e à estratégia de saúde da família, as ações descritas em:

Alternativas
Comentários
  • 1.1 - Acolhimento dos Quadros Agudos:
    Dentro da concepção de reestruturação do modelo assistencial atualmente
    preconizado, inclusive com a implementação do Programa de Saúde da Família, é
    fundamental que a atenção primária e o Programa de Saúde da Família se responsabilizem pelo acolhimento dos pacientes com quadros agudos ou crônicos agudizados de sua área de cobertura ou adstrição de clientela, cuja complexidade seja
    compatível com este nível de assistência.


    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=AVpjVbPFEuyB8Qex7IHwBg#q=Portaria+GM%2FMS+n%C2%B0+2.048%2F02


ID
316480
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente portador de neoplasia pulmonar com sudorese, dispneia apresenta expectoração intensa com sangue vivo. O técnico de enfermagem pode associar esse sangramento com

Alternativas
Comentários
  • Hemoptise é uma quantidade variável de sangue que passa pela glote oriunda das vias aéreas e dos pulmões. No inicio do século passado, a hemoptise era patognomônica de tuberculose pulmonar avançada. Hoje, o câncer de pulmão e as doenças inflamatórias crônicas pulmonares são suas causas mais frequentes nos países desenvolvidos devido o efetivo controle da tuberculose pulmonar

    fonte:  
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000300002
  • Nossa! Esse enuciado fiocu muito confuso!


ID
316483
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria n° 2.048/2002, define emergência como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Emergência é a condição imprevista de agravo à saúde, com risco iminente de morte ou sofrimento intenso e necessidade de assistência de saúde imediata.


ID
316486
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização do eletrocardiograma de 12 derivações em um paciente com 50 anos, apresentando dor torácica, palidez cutânea, pele fria e pegajosa, com histórico de angioplastia, é indicado especificamente em casos de

Alternativas
Comentários
  • Infarto agudo do miocárdio


ID
316489
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento pré-hospitalar de um indivíduo apresentando trauma abdominal com evisceração intestinal, é prioritário que o órgão eviscerado seja

Alternativas
Comentários
  • Letra D.   Não se deve recolocar os orgãos eviscerados, pois isso é uma medida intra-hospitalar. 

  • A ação de enfermagem na presença de evisceração deverá ser a de cobrir o local com gaze estéril umedecida.


ID
316492
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao administrar um medicamento, o técnico de enfermagem substitui, por conta própria, a aplicação endovenosa pela injeção intramuscular, em razão da falta de habilidade em venopunção. Essa situação é caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tem duas alternativas corretas, pois o tecnico de enfermagem por nao saber a tecnica prescrita é um imperito (impericia), e por ter mudado a conduta estipulada pelo médico foi (imprudente), pois sabia que estava errado agindo daquela forma, porem fez assim mesmo.
  • NEGLIGÊNCIA - É o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência, falta de atenção, não tomando as devidas precauções, ausência de reflexão necessária, inação, indolência, inércia e passividade, outro exemplo é um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, pode causar a morte de alguém, por sua atitude negligencia.IMPRUDÊNCIA - É o ato de agir perigosamente, com falta de moderação ou precaução, consiste na violação da regras ou leis, um comportamento de precipitação, outro exemplo é um motorista que dirige em velocidade acima da permitida e não consegue parar no sinal vermelho, invadindo a faixa de pedestres e atropelando alguém, agiu com imprudência.IMPERÍCIA - Constata em agir com inaptidão, falta qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão, a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber, falta de habilidade ou conhecimento para realizar a contento determinado ato, um exemplo é um menor de idade que não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) conduzir veículos e motos.


    Fonte: Diferença entre Negligência, Imprudência e Imperícia | Prevenção Online


     

  • Creio que  a alternativa C também está correta, pela falta de experiência na prática considera-se imperícia.

  • A resposta correta é imprudência, pois o profissional agiu perigosamente, sem a cautela necessária
  • Veja! Não diz que ele não sabia a via certa, mas sim que ele fez por conta própria. Ou seja, ele fez de forma DIVERSA da correta. Ele cometeu IMPRUDÊNCIA.

    Resposta: B.


ID
316495
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A oxigenoterapia pode ser aplicada por meio de diferentes dispositivos, incluindo

Alternativas
Comentários
  • O oxigênio (O²) é fonte de vida do ser humano devendo ser administrado em concentrações que variam de 21% a 100% dependendo da necessidade do paciente, visando manter a pressão parcial de O² dentro dos parâmetros da normalidade.


  • A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia. Existem diversas formas de se trabalhar com a oxigenoterapia, desde materiais que garantem alta precisão e alto do fluxo de O2 até aqueles com baixo fluxo.

    A Máscara de Venturi é um dispositivo de alto fluxo, no qual o oxigênio passa por um orifício de baixa pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara. Desta forma o paciente respira uma mescla precisa de ar ambiente e oxigênio. Pela máscara de Venturi se administram concentrações de oxigênio (24%, 28%, 31%, 35% e 40%) totalmente controladas. Não é um sistema invasivo.

    A máscara facial simples é de fácil aplicação e pode ser usada como máscara do nebulizador, porém ele a tem um fluxo irregular e não é fornecido o O2 por pressão positiva.

    O cateter tipo óculos que fornece uma concentração de oxigênio superior a 21%, porém é um sistema de baixo fluxo, ou seja, não fornece grandes concentrações de oxigênio.

    A bolsa valva máscara com reservatório, popularmente conhecida como ambu, quando acoplado ao reservatório garante oxigênio superior a 21%.

    A máscara CPAP faz parte de um sistema que permite ao cliente respirar espontaneamente para receber pressão positiva contínua na via respiratória.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • O cateter nasal possui concentração de oxigênio entre 21% a 44%.


ID
316498
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na prevenção de infecções, o técnico de enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • A prevenção de infecção é realizada através da prestação de cuidados mínimos antes, durante e após a realização da assistência de enfermagem, como: realizar a higienização das mãos com água e sabão, antes e após qualquer procedimento, para remover a sujidade e possíveis micro-organismos que estejam colonizando a pele da equipe de saúde. Esse procedimento evita infecção cruzada entre pacientes, e a disseminação de infecção hospitalar. O uso de luvas de procedimento não substitui a lavagem das mãos, pois sem o procedimento base, podemos contaminar as luvas e disseminar infecção para outros usuários. Vale lembrar que a luva de procedimento serve para conferir proteção apenas o profissional. Para proteger usuários devemos utilizar luvas estéreis. A máscara cirúrgica não protege o profissional da contaminação com bacilos de Kock em usuários com tuberculose em fase bacilífera (transmissores da doença). A máscara a ser utilizada pela equipe é a N95. As máscaras cirúrgicas são indicadas apenas para uso pelos pacientes com suspeita de tuberculose, e fora dos locais de isolamento. A assepsia da pele para punção venosa deve ser realizada com álcool 70%. O banho com clorexidina alcoólica deve ser realizada em usuários com infecção já existente, não servindo portanto para prevenção de infecção. 


    Resposta: B

  • b

     

  • B.

    As infecções relacionadas com o ambiente de saúde podem ser classificadas em alguns tipos de acordo com o microrganismo e forma de entrada no corpo. Assim, as IRAS podem ser classificadas em:

     Endógena, em que a infecção é causada pela proliferação de microrganismos da própria pessoa, sendo mais frequente em pessoas com sistema imune mais comprometido;

     Exógena, em que a infecção é causada por um microrganismo que não faz parte da microbiota da pessoa, sendo adquirido através das mãos dos profissionais de saúde ou como consequência de procedimentos, medicamentos ou alimentos contaminados;

     Cruzada, que é comum quando existem vários pacientes na mesma UTI, favorecendo a transmissão de microrganismos entre as pessoas internadas;

     Inter-hospitalar, que são infecções levadas de um hospital a outro.

    https://www.tuasaude.com/o-que-e-infeccao-hospitalar/


ID
316501
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dor, considerada como 5° sinal vital, pode ser

Alternativas
Comentários
  • A escala de Braden é composta de 6 subclasses que refletem o grau de percepção sensorial, umidade, atividade física, nutrição, mobilidade, fricção e cisalhamento. Todas as subclasses são graduadas de 1 a 4, exceto fricção e cisalhamento, cuja variação é de 1 a 3. O grau de risco varia de 6 a 23, e pacientes adultos hospitalizados com escores de 16 ou abaixo são considerados de risco para a aquisição de úlcera por pressão. Em população mais velha, os graus 17 ou 18 já podem ser considerados críticos. Utilizaremos o escore ≤16 como crítico para desenvolvimento de úlceras por pressão.



ID
316504
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após o uso do material perfuro cortante, os cuidados relacionados ao descarte incluem

Alternativas
Comentários

ID
316507
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As manifestações clínicas características da Síndrome Coronariana Aguda são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com BRUNNER E SUDDARTH O SINAIS E SINTOMAS SÃO:

    Cardiovasculares: dor ou desconforto torácicos. As bulhas cardíacas podem incluir B3 e B4 e início recente de sopro; distensão jugular; PA elevada devido a estimulação simpática ou PA reduzida devido a contratilidade diminuída, choque cardiogênico eminente ou medicamentos; o pulso irregular indica fibrilação atrial; taquicardia, bradicardia ou outras arritmias.

    Respiratórios: Falta de ar, dispinéia, taquipneia e estertores se houver congestão pulmonar.

    Gastrintestinais: Náuseas e vômitos.

    Geniturinários: Diminuição do débito urinário pode indicar choque cardiogênico.

    Cutâneos: Pele fria, pegajosa e pálida, com sudorese, pode indicar choque cardiogênico.

    Neurológicos: Ansiedade, inquietação e tontura.




  • não há sibilo, mas ESTERTOR se infarto em VD e não há alteração de temperatura, caso haja febre pensar em pericardite como diagnostico diferencial.


ID
316510
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores que interferem na velocidade da absorção da insulina, incluem-se

Alternativas
Comentários
  • O Fluxo sanguíneo subcutâneo aumentado (trazido por massagem, banhos quentes e exercícios) eleva a taxa de absorção.

    GABARITO: (C)

  • massagem, compressa fria ( QUENTE), hipertermia e desidratação, aumentando a velocidade, ocasionando hiperglicemia( HIPOGLICEMIA).; EXERCICIOS FISICOS 

     

  • Quente = Maior circulação = Maior velocidade

     

    Frio = Menor circulação = Menor velocidade


ID
316513
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento inicial à vítima de queimadura na perna, por agente químico na forma líquida, é prioritário

Alternativas
Comentários
  • Queimaduras podem ser causadas por agentes: térmicos (calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor, frio); químicos (ácidos e bases); elétricos (raios e corrente elétricas); radioativos (radiação nuclear). Ácidos queimam por necrose de coagulação. Os álcalis por liquefação (maior penetração tecidual). A gravidade da queimadura química depende do tempo de exposição, natureza e concentração do agente. Tratamento imediato de emergência em caso de queimadura química: - Lembrar que a lesão é progressiva, remover as roupas e retirar o excesso do agente causador. - Remover previamente o excesso com escova ou panos em caso de queimadura por substância em pó. - Diluir a substância em água corrente por no mínimo 30 minutos e irrigar exaustivamente os olhos no caso de queimaduras oculares. Ou seja: No atendimento inicial à vítima de queimadura na perna, por agente químico na forma líquida, é prioritário retirar as vestes molhadas quando não aderidas na pele, se estiverem aderidas a pele não deve ser removida já que pode piorar as lesões. Resposta D. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • GABARITO D.

     

    Trata-se de queimadura causada pelo derramamento de produtos químicos corrosivos sobre a pele.

    O que fazer :

    -  retire roupas e acessórios contaminadas com o produto, inclusive sapatos , meias, etc;
     - lave o local de contato com água corrente e fria pelo menos 5 minutos;
     - cubra o local com pano úmido e limpo;
     - procure ajuda médica imediatamente.

     

    FONTE: http://www.drsergio.com.br/primeiros%20socorros/queim3quim.html


ID
316516
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os locais mais frequentes para administração de medicamentos por via intramuscular são: músculo deltoide,

Alternativas
Comentários
  • Via Intramuscular (IM) – a quantidade de solução a ser introduzida varia de acordo com a musculatura escolhida, varia de 1 a 4ml. Ângulo de 90°. Regiões ventroglutea e dorsoglutea – agulha 30x7. Regiões deltoide e casto lateral da coxa – agulha 25x7 e vasto lateral da coxa em crianças 25x6, temos também o músculo reto femoral que pode ser usado tanto em crianças quanto em adultos.

    Logo, os locais mais frequentes para administração de medicamentos por via intramuscular são: músculo deltoide, área dorsoglútea, área ventroglútea, músculo vasto lateral e músculo reto femoral 

    Resposta E

    Bibliografia


    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Os locais mais frequentes para a administração intramuscular são:

    Músculo vasto lateral;

    Músculo reto femoral;

    Área ventroglutea;

    Área dorsoglutea;

    Músculo deltoide.

     

    Portanto, GABARITO letra E

    Fonte: http://www.enfermagemesquematizada.com.br/via-intramuscular/


ID
316519
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Limpeza, descontaminação e desinfecção de artigos, respectivamente, são processos utilizados com a finalidade descrita em:

Alternativas
Comentários

ID
316522
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a ocorrência de infecções é imprescindível a interrelação entre

Alternativas
Comentários
  • E. resistência do hospedeiro, neotropismo, período de incubação, dose de infectividade e esporogonia.


ID
316525
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma solução de medicação deve ser administrada na velocidade de 120 microgotas/minuto. Considerando o tempo de infusão de 30 minutos, o volume a ser administrado será de

Alternativas
Comentários
  • 1 min = 120 microgotas. 30 min é igual a quanto? Fazer regra de 3. 1 - 120/ 30 - x,

    Resultado: 3600 microgotas/ 3600 microgotas é = 1.200 gotas. Porque 3600 / 3 = 1.200.

    Sabendo que:

    1 ml = 20 gotas e 20 gotas é igual 1 ml, quantos ML são 1.200 gotas? Fazer regra de 3. 20 - 1/ 1200 - X.

    Resultado: 60.

  • Aplicando a fórmula: microgotas/minuto= Vx60/T

    120= Vx60/30

    60V= 120x30

    V=3600/60

    V=60 ml..


ID
316528
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi orientado administrar 3,8 mg de enalapril via oral. O comprimido disponível no serviço contém 10 mg e foi diluído em 15 mL de água filtrada. Desta solução, a dose prescrita corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Disponivel 10mg - 15ml

    preciso 3,8mg - x

    10x= 3.8 x 15

    x = 57,0 / 10

    x= 5,7

    Alternativa B


ID
316531
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao administrar Soro Fisiológico 0,9%, na velocidade de 103 mL/h em 6 horas, o volume total a ser infundido será de

Alternativas
Comentários
  • 103ml_____1h

    X_________6h

    1x= 618/1

    x= 618ml


ID
316534
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as orientações ao portador assintomático do vírus da AIDS, inclui-se

Alternativas
Comentários

ID
316537
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas ações educativas em saúde sobre a prevenção da hepatite B, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • C.

    Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. 


ID
316540
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Associada ao câncer de colo de útero, a infecção por HPV:
I. É uma doença sexualmente transmissível que pode ser tratada por medicação tópica, crioterapia ou remoção cirúrgica.

II. Recebe diferentes denominações como crista de galo, verruga genital ou condiloma culminado.

III. Pode se apresentar como lesões múltiplas, difusas com tamanhos de até 1 mm.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Dê acordo com o site do ministerio da saúde. "portalms.saude.gov.br".

        Nos portadores de HPV.

    -As lesões podem aparecer no pênis, ânus, vagina, vulva(genitália feminina), colo do útero, boca e garganta.

    O ministério usou a palavra lesões e não verrugas.

  • ACUMINADO NÃO CULMINADO. ERREI A QUESTÕES PELO ERRO ORTOGRÁFICO DA QUESTÃO.

  • III. Pode se apresentar como lesões múltiplas, difusas com tamanhos de até 1 mm. Na verdade, as lesões podem ter tamanhos variáveis.

    As lesões clínicas podem ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas, de tamanho variável, planas ou exofíticas.

  • III. Pode se apresentar como lesões múltiplas, difusas com tamanhos de até 1 mm. Na verdade, as lesões podem ter tamanhos variáveis.

    As lesões clínicas podem ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas, de tamanho variável, planas ou exofíticas.


ID
316543
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As ações de enfermagem no atendimento emergencial ao cliente com taquicardia supraventricular são:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Puncionar acesso venoso calibroso, preparar drogas antiarrítmicas e equipamento para cardioversão.


ID
316546
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A esterilização mediante a exposição a agente físico, no processamento de pinças e instrumentais utilizados em curativos e pequenas cirurgias, é obtida por meio de

Alternativas
Comentários
  • Todas as letras menos A e D indicam agentes químicos, e não físicos. 

     

    Instrumentais cirúrgicos vão para autoclaves, que operam em calor úmido.


ID
316549
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em avaliação periódica dos colaboradores de uma determinada empresa, foram utilizadas medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional. A análise constatou:
I. A obesidade androide, situação que representa o excesso de gordura abdominal, representa maior risco à saúde do indivíduo.

II. A combinação do IMC elevado associado ao tabagismo, à hipertensão, à dislipidemia, entre outros pode levar a riscos diferentes de adoecer.

III. Valores socioeconômicos relacionados ao excesso de peso podem variar de uma sociedade para outra e em diferentes contextos históricos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A obesidade androide é caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo na metade superior do corpo, sobretudo no abdômen. Essa distribuição de gordura, também conhecida como maçã, é a mais prejudicial a saúde, pois a gordura localizada dessa forma fica mais próxima a órgãos vitais, como rins, fígado, pâncreas, comprometendo seu funcionamento. 

    A combinação do IMC (índice de massa corpórea) elevado associado ao tabagismo, à hipertensão, à dislipidemia, entre outros elevam o risco cardiovascular.

    Observa-se que em países industrializados o desenvolvimento da obesidade é mais acentuado nas classes socioeconômicas (CSE) mais baixas, enquanto nos países em processo de industrialização, como é o caso do Brasil, embora se observe uma taxa de crescimento mais acentuada nas CSE mais baixas, a maior ocorrência se dá nos estratos socioeconômicos mais elevados. Logo, embora o processo histórico seja interferente há outras implicações importantes no desenvolvimento da obesidade.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51

  • O contexto "riscos diferentes de adoecer" presente na alternativa II não invalida ela pois IAM AVC ou Trombose venosa profunda apesar de doenças cardiovasculares podem ser consideradas diferentes por N motivos e um desse motivos é o órgão alvo afetado por cada. Questão mal elaborada.


ID
316552
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A finalidade do curativo, em ferimento corto contuso extenso, é

Alternativas
Comentários
  • proteger contra traumas mecânicos e manter o meio úmido para facilitar a cicatrização.

ID
316555
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são considerados:

Alternativas
Comentários
  • -Idade

    -Gênero e etnia

    -Excesso de Peso e obesidade

    -Ingestão de sal e álcool

    -Sedentarismo

    -Fatores socioeconômicos

    -Genética

    -Outros fatores de risco cardiovascular

    (E)

  • *integram

  • *integram


ID
316558
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Jovem de 28 anos, diabético tipo 1, procura serviço de ambulatório referindo tremor, sudorese e palpitação e apresenta glicemia capilar de 50 mg/dL. A condição de hipoglicemia pode estar associada a

Alternativas
Comentários
  • Pessoal minha resposta foi a letra C, alguém saberia embasar a letra D?

    Desde já agradeço.
  • Olá Michelle, apesar do tempo, mas nunca é tarde.  Na letra "c" o aumento da atividade física está correto causa hipoglicemia, agora a diminuição da dose de  insulina há um aumento da glicemia no sangue e consequentemente hiperglicemia.

    Na letra "d" Quando se aumenta a insulina e quando diminui a ingesta de alimentos "carboidratos" o resultado é hipoglicemia.

    Daí da necessidade de se adequar a dosagem  e o tipo de insulina. Se não for suficiente a pessoa fica HIPER e se aumentar além da necessidade a pessoa fica HIPO.


ID
316561
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cetoacidose diabética pode ser caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • A cetoacidose diabética é um problema que ocorre nas pessoas com diabetes. Ocorre quando o corpo não consegue usar o açúcar (glicose) como fonte de combustível porque não há insulina ou a insulina não é suficiente. Em vez disso, a gordura é usada como combustível.

    Os subprodutos da decomposição da gordura, chamados cetonas, acumulam no corpo.

    SINTOMAS

    * Sede intensa e boca seca;

    * Aumento da frequência das micções e da quantidade da urina;

    * Hiperglicemia;

    * Altos níveis de corpos cetônicos na urina;

    * Pele seca;

    * Fadiga intensa;

    * Respiração rápida e superficial;

    * Náuseas, vômitos e dor abdominal;

    * Hálito com odor acentuado de acetona,

    * Confusão mental.



  • cetoacidose geralmente em diabertes tipo | ( hiperglicemia e hálito cetonico,nauseas,e dor abdominal, acidose metabolica , desiratação e alteração de estado mental.


ID
316564
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A limitação ao fluxo de ar, na asma, é caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • SINTOMAS DE ASMA

    tosse com catarro, dor no peito e respiração ofegante, sibilos.

    Ansiedade, irritação na garganta, pressão no peito ou ritmo cardíaco acelerado

  • A Asma é um doença inflamatória crônica causada pela resposta exagerada das vias aéreas inferiores a agentes irritantes (ácaros, alimentos, pelos, fumaça, etc). Os anticorpos liberados nas vias aéreas inferiores agridem o agente irritante, porém atingem também o revestimento dos brônquios, aumentando a quantidade de muco e a contração, difilcuntando a passagem de ar e consequentemente a ventilação adequada. Sintomas: Tosse produtiva, Dispneia, Sibilância. Tratamento: Oxigenoterapia, Reabilitação Pulmonar, Farmacológico (Corticosteroides e/ou Broncodilatadores como Fenoterol, Salbutamol e Ipratrópio).


ID
316567
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Síndrome Metabólica tem como base

Alternativas
Comentários

  • LETRA B CORRETO:
    De acordo com a SB de Endocrinologia.

     A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina.

    http://www.endocrino.org.br/a-sindrome-metabolica/
  • A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência a insulina. É importante destacar a associação da SM com a doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes.