SóProvas



Prova FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Biblioteconomia


ID
752725
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Amapá (Lei Complementar no 0009/1994 e alterações posteriores), no que concerne à autonomia funcional, é INCORRETO afirmar que cabe ao Ministério Público do Estado do Amapá

Alternativas
Comentários
  • d) Elaborar sua proposta orçamentária, dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e encaminhá-la ao Secretário de Estado dos Negócios da Justiça, o qual, após os ajustes e apreciações que entender cabíveis, a enviará ao Governador do Estado.


ID
752728
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 0047/2008, que dispõe sobre a Estrutura organizacional do Ministério Público do Estado do Amapá, a Seção de Consignação, a Divisão de Engenharia e Arquitetura e o Departamento de Finanças e Contabilidade pertencem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Comutação por circuito = Telefonia

    Comutação por pacote = Internet

  • C) ao Departamento de Recursos Humanos, ao Departamento de Apoio Administrativo e à Diretoria Geral.


ID
752731
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 0046/2008, que dispõe sobre o plano de carreira, cargos e remuneração dos servidores efetivos, bem como dos cargos comissionados do Ministério Público do Estado do Amapá, será exercido privativamente por Bacharel em Direito nomeado dentre os integrantes do Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Amapá o cargo em comissão de

Alternativas
Comentários
  • E) Diretor da Assessoria de Procedimentos Cíveis e Criminais de 1º e 2º graus.


ID
752734
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei nº 0066/1993, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá, a Administração Pública poderá deferir, quando do interesse público, a seu juízo, conversão de 1/3 (um terço) de férias em abono pecuniário, se requerido pelo servidor,

Alternativas
Comentários
  • Art. 90 § 1º da lei 066/93. É facultado ao servidor somente converter 1/3 das férias em abono pecuniário, desde que o requeira com pelo menos 60 dias de antecedência.  

  • Art. 91 § 1º da Lei 066/93 RJU - Dispões que A Administração pública poderá deferir, quando do interesse público, a seu juízo de 1/3 um terço de férias em abono pecuniário,se requerido pelo servidor no período mínimo de 60 (seseenta) diasde antecedência do início do gozo.

  • TÍTULO III -DOS DIREITOS E VANTAGENS

    CAPÍTULO I - DO VENCIMENTO E REMUNERAÇÃO

    CAPÍTULO II -DAS VANTAGENS

    CAPÍTULO III - DAS FÉRIAS

    Art. 90 - O servidor fará jus a 30 (trinta) dias consecutivos de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de 02 (dois) períodos, no caso de necessidade de serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

     § 1º - Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    § 2º- É vedado levar a conta de férias qualquer falta ao serviço.

     Art. 91 - O pagamento da remuneração das férias será efetuado até 02 (dois) dias antes do início do respectivo período, observando-se o disposto no parágrafo primeiro.

     § 1 º - A administração pública poderá deferir, quando do interesse público, a seu juízo, conversão de 1/3 um terço de férias em abono pecuniário, se requerido pelo servidor no período mínimo de 60(sessenta) dias de antecedência do início do gozo.

    **§ 1° foi alterado pela Lei n°. 0246, de 19.12.1995

    § 2º - No cálculo do abono pecuniário será considerado o valor do adicional de férias.


ID
752737
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

No que concerne às Procuradorias de Justiça, considere:

I. É obrigatória a presença de Procurador de Justiça nas sessões de julgamento dos processos da respectiva Procuradoria.

II. Os Procuradores de Justiça não têm atribuição para exercer inspeção permanente dos serviços dos Promotores de Justiça nos autos em que oficiem, por tratar-se de atribuição privativa da Corregedoria-Geral do Ministério Público.

III. Os Procuradores de Justiça das procuradorias de Justiça cíveis e criminais que oficiem junto ao mesmo Tribunal, reunir-se-ão para fixar orientação jurídica, com caráter vinculativo, encaminhando-as ao Procurador-Geral de Justiça.

IV. À Procuradoria de Justiça compete, dentre outras atribuições, escolher o Procurador de Justiça responsável pelos serviços administrativos da Procuradoria.

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Amapá
(Lei Complementar no 0009/1994 e alterações posteriores), está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
767152
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre documentação.

I. Surgiu na metade do século XX com uma abordagem de tal modo ampla, que acabou por gerar indefinição e ambiguidade.

II. É uma corrente teórica e uma prática proposta no final do século XIX e crescentemente considerada como uma das origens da ciência da informação.

III. Compõe-se por princípios e técnicas focadas na representação do conteúdo de documentos visando ao uso da informação.

IV. Passou a considerar como documento qualquer coisa em que conhecimento é registrado, o que inclui, além de livros, também arquivos, mapas, diagramas, desenhos e fotografias.

V. Seu conceito e função se aproximam aos da biblioteconomia, desenvolvendo-se com foco na descrição bibliográfica.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - A documentação surgiu no final século XIX.

    V - "Quanto à relação entre biblioteconomia e documentação, entemos que está contribui fortemente para a abrangência e generalização daquela para alem da noção de gestão de acervos, como busca expressar os termos biblioteconomia e documentação. Os termos bibliotecnomia, documentação e ciencia da informação representam a area, porem se manifestam a partir de significados distintos, uma vez que ocorreram em diversos tempo e espaços de constituição, sedimentação e transformação"


ID
767155
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre outros atributos, a informação jurídica normativa e a informação jurídica interpretativa caracterizam-se pelo fato de que são

Alternativas
Comentários
  • A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada, basicamente, em três formas distintas: descritiva (por meio do controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal da doutrina); normativa (pela legislação) e interpretativa (com o emprego da jurisprudência).

    A normativa caracteriza-se por: 1) ser produzida apenas pelo poder estatal competente; 2) ser pública, no sentido de poder ser utilizada, coletada, arranjada, selecionada ou reproduzida por qualquer pessoa; 3) ser insubstituível, pois em relação à legislação não podemos admitir similares (cada dispositivo legal é único sobre o caráter normativo que procura regulamentar).
    A interpretativa caracteriza-se, também, por ser pública e pela forma como é produzida, ou seja, "pela sua repetição longa, diuturna, uniforme e constante".   PASSOS, E. J. L. O controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal.  Ciência da Informação, Brasília – DF, v. 23, n. 3, p. 363 368, set. / dez. 1994.

ID
767158
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A principal função da ementa jurisprudencial é

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a) facilitar o processo de recuperação da informação.....

    Mas confesso que não entendi......
  • Ementa Jurisdicional é o resumo de uma decisão judiciária.
    Resumo é uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor.
    Por conta disso a ementa seleciona as principais idéias, ou seja, seleciona palavras que representam o texto jurisdicional facilitando, portanto, o processo de recuperação da informação. Resposta letra A.
  • No campo da documentação judiciária, a ementa, que nos acórdãos portugueses se denomina “resumo”, presta-se, quando bem elaborada, tanto para a recuperação da informação quanto para subsidiar a tomada de decisão sobre a consulta ou não ao inteiro teor do acórdão. Fonte: ELABORAÇÃO DE EMENTAS JURISPRUDENCIAIS: elementos teórico-metodológicos José Augusto Chaves Guimarães SÉRIE MONOGRAFIAS DO CEJ, VOLUME 9


ID
767161
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao avaliar o módulo de seleção e aquisição de um software para automação de bibliotecas, o bibliotecário deve observar, entre outras funções, se o sistema oferece

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    A) atualização de estatísticas de circulação e cadastro de fornecedores.

    C) controle de assinatura de periódicos e importação de dados bibliográficos (requisito para o sistema de PROCESSAMENTO TÉCNICO ou CATALOGAÇÃO).

    D) pré-catalogação para registro de tombo e definição de instrumentos de alerta.

    E) inserção de dados patrimoniais e processamento de materiais especiais (requisito para o sistema de PROCESSAMENTO TÉCNICO ou CATALOGAÇÃO).


ID
767164
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os metadados são conjuntos de dados estruturados que representam o conteúdo informacional de um recurso, fornecendo dados sobre a sua descrição, administração, funcionalidade técnica, uso e preservação. São exemplos de metadados para a descrição de recursos de informação o formato MARC e o protocolo Z39.50.

A afirmativa acima está

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez a banca tentando nos fazer engolir que o Z39.50 é um protocolo de coleta de metadados! Esse é um peguinha constante, que às vezes vem acompanhado da menção do OAI-PMH para nos induzir ao erro. Tomem cuidado! 


ID
767167
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de estruturação de um tesauro, após o levantamento dos termos, procede-se

Alternativas
Comentários
  • "Após o levantamento dos termos, procede-se à sua estruturação, isto é, ao estabelecimento das relações entre eles. De fato, o que se vai relacionar são os conceitos, expressos pelos termos, formando-se uma rêde entre os significados."

    Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002423.pdf

    Gabarito: LETRA A


ID
767170
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No momento em que o indexador está lendo um documento procurando identificar e selecionar conceitos, seus objetivos são determinar os elementos essenciais do seu assunto e também definir o que pode interessar ao usuário do sistema de informação.

É correto concluir que esse procedimento

Alternativas
Comentários
  • segue concepções de análise orientadas para o conteúdo e para a demanda.


ID
767173
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em indexação, ocorre perda de especificidade quando

Alternativas
Comentários
  • "A especificidade se refere ao grau de precisão com que um termo define determinado conceito  no documento. Ocorre perda de especificidade quando um conceito é representado por um termo com significado mais genérico”. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 12676, 1992, p. 3).

  • A capacidade de revocação e de precisão do sistema de buscas da biblioteca está diretamente relacionada à especificidade e à exaustividade, ou seja, quanto mais exaustivamente um bibliotecário indexa seus documentos, maior será a revocação na recuperação da informação buscada e, inversamente proporcional, a precisão será menor. E quanto mais especificamente um bibliotecário indexar, menor será a revocação, porém a precisão será maior.

    OU SEJA,

    a) A revocação será menor e a precisão será maior, na medida em que a especificidade aumentar. INCORRETA

    b) A imposição de limites de termos que podem ser atribuídos aos documentos está relacionada a exaustividade e afeta a revocação e a precisão. INCORRETA

    c) A não admissão de novos termos na linguagem de indexação pode afetar a precisão e a revocação, uma vez que serão atribuídos aos documentos, que trazem assuntos novos, termos que não correspondem exatamente ao seu teor. INCORRETA

    d) A subjetividade no julgamento da escolha de termos de indexação não prejudica a especificidade. INCORRETA

    e) A especificidade será menor quando os documentos forem indexados por termos mais genéricos. Por exemplo: “frutas cítricas” no lugar de “laranjas”. CORRETA.

    Gabarito: E


ID
767176
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os resumos possuem dois atributos que constituem a base sobre a qual são formulados: representação e condensação. A noção de condensação significa que

Alternativas

ID
767179
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estudo avalia os determinantes sociais, econômicos e culturais da morte materna, analisando trinta casos de óbitos maternos ocorridos no serviço de obstetrícia de uma unidade pública de saúde no estado do Amapá entre 2009 e 2010. A coleta de dados foi baseada em informações de prontuários do hospital e em entrevistas estruturadas com os familiares de mulheres que foram a óbito. Os dados foram tratados a partir da associação do método qualitativo e quantitativo, à luz do materialismo dialético. As mortes maternas prevaleceram em mulheres com idade acima de 22 anos (60%), sendo 66,7% de mulheres afrodescendentes, 26,7% de brancas e cerca de 6,6% sem informação. Dos casos estudados, 40% das mulheres passaram por situação de violência. O resultado indica que a morte materna está relacionada com as condições materiais de vida, entre as quais a falta de acesso ao Sistema Único de Saúde, o misticismo, a prática do aborto e o isolamento social.

O texto acima é exemplo de resumo

Alternativas
Comentários
  • 2.TIPOS DE RESUMO: De acordo com a NBR 6028:2003, podemos ter os seguintes tipos de resumos: a - resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão. b - resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. c - resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

ID
767182
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A inversão na ordem de citação é um mecanismo da Classificação Decimal Universal que possibilita ao bibliotecário privilegiar determinados aspectos de um assunto. Esse é o caso das seguintes notações:

Alternativas
Comentários
  • Na opção certa que foi a letra (d), foram previlegiados os aspectos geograficos.
  • Sinais biterminais podem ser aplicados a qualquer parte de um numero CDU (no inicio, no meio e no fim)

    (410)622.3

    622(410).33

     


ID
767185
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre Classificação Decimal Universal.

I. A notação 347(450)“19”=111 representa determinadas facetas relacionadas ao assunto “direito civil”.
Pela ordem em que aparecem, são elas: forma, tempo e língua.

II. Os sinais de adição e extensão ampliam o significado de um número, assim, os números compostos que os contêm devem ser ordenados antes do próprio número simples.

III. O sinal :: (dois pontos duplos) indica que a ordem dos números é fixa, não podendo ser mudada.

IV. O mecanismo de intercalação permite que as subdivisões auxiliares especiais com ponto zero sejam inseridas nas subdivisões diretas de uma classe ou subclasse.

V. Extensibilidade é um dispositivo que consiste no uso de uma mesma notação para representar um determinado conceito em mais de um lugar das tabelas, resultando em uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos por uma mesma sequência de algarismos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Eu acredito que:

    I. A notação 347(450)“19”=111 representa determinadas facetas relacionadas ao assunto “direito civil”. 
    Pela ordem em que aparecem, são elas: forma, tempo e língua. ERRADO Nessa notação se apresenta LUGAR, Tempo e Língua
     

    IV. O mecanismo de intercalação permite que as subdivisões auxiliares especiais com ponto zero sejam inseridas nas subdivisões diretas de uma classe ou subclasse ERRADO Intercalação somente com sinais auxiliares independentes BITERMINAIS

     

    V. Extensibilidade é um dispositivo que consiste no uso de uma mesma notação para representar um determinado conceito em mais de um lugar das tabelas, resultando em uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos por uma mesma sequência de algarismos ERRADO Acredito que esse seja o conceito de SUBDIVISÕES AUXILIARES ESPECIAIS


ID
767194
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a nova declaração de princípios de catalogação da IFLA de 2009, os pontos de acesso são os elementos que providenciam uma recuperação eficaz de registros bibliográficos e de autoridade e delimitam os resultados da pesquisa.

A afirmativa acima está

Alternativas
Comentários
  • Correto. Os pontos de acesso são essenciais para a recuperação eficaz dos registros bibliográficos.

    Alternativa A.

    Erros das demais:

    B) correta; cabe ao usuário escolher a forma dos pontos de acesso pela qual prefere pesquisar dados bibliográficos e de autoridade.

    Não é o usuário que determina o ponto de acesso principal e sim o código de catalogação.

    C) incorreta; os pontos de acesso recuperam elementos dos registros bibliográficos e não de autoridade.

    Os pontos de acesso recuperam registros bibliográficos, incluindo os atributos vinculados com a autoridade da obra.

    D) incorreta; para uma recuperação eficaz, os pontos de acesso devem ser controlados para as formas variantes.

    As formas variantes na verdade auxiliam na eficácia da busca, pois fornecem mais pontos de acesso ao usuário.

    E) incorreta; os resultados de uma pesquisa realizada por meio de pontos de acesso são limitados pelo catálogo ou arquivo.

    INCORRETO, os pontos de acesso não limitam a busca e dependendo da forma que o catálogo é caracterizado, é possível pesquisar registros além dos da própria biblioteca, como é o caso de sistemas de bibliotecas com catálogos integrados.

  • "Segundo a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação, eles 'são os elementos dos registros bibliográficos que 1) fornecem recuperação confiável dos registros bibliográficos e de autoridade e de seus respectivos recursos bibliográficos e de autoridade e de seus respectivos recursos bibliográficos associados e 2) limitam os resultados da busca .

    Principalmente em contextos informatizados, a segunda função dos pontos de acesso adquire importância significativa, tendo em vista que permitiria ao usuário criar limites ou filtros a suas próprias buscas e recuperação.

    Em catálogos manuais ou em linha, são pontos de acesso: responsabilidade(s) pelo conteúdo intelectual ou artístico, título(s) e todas as suas variações e assunto(s) do recurso bibliográfico. Em catálogos em linha, na dependência do tipo de sistema, é possível buscar toda e qualquer informação contida na representação, ou utilizar alguns filtros selecionados." (MEY; SILVEIRA, p. 95, 2009)


ID
767197
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Denis Grogan, o processo de referência é constituído por oito passos, tendo como ponto inicial o momento em que o usuário reconhece a existência de um problema e se estende até o ponto em que se chega mutuamente ao entendimento de que o problema foi solucionado, pontos esses que correspondem, respectivamente, aos seguintes passos:

Alternativas
Comentários
  • FCC inventando moda..........aff!
  • AFF mesmo! 

  • Os 8 passos de Grogan: problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.

     

    1 O problema: pode ser interno, de origem psicológica ou cognitiva, surgindo na mente da pessoa ou do contexto social.

     

    2 Necessidade de informação: nesse ponto é vaga e imprecisa, pode ser apenas uma curiosidade.

     

    3 Questão inicial: é a pergunta, é intrapessoal até quando apresenta a questão a outro torna-se interpessoal.

     

    4 Questão negocicada: o bibliotecário precisa entender a necessidade informacional, o que há no acervo local ou onde localizá-la. Pode ser necessário redefinir ou reformular a questão.

     

    5 Estratégia de busca: Como o acervo será consultado, quais partes e em que ordem. É precioso estudo minucioso e escolher entre diversos caminhos possíveis.

     

    6 O processo de busca: as buscas mais eficazes são aquelas em que há mudança de curso, se for necessário. É conveniente ser maleável e ter alternativas prontas. 

     

    7 A resposta: o resultado da busca pode ser frutífero ou não. Mesmo assim ainda não finda o processo. A resposta é apenas solução em potencial.

     

    8 A solução: se não houver dúvidas quanto a resposta ela é suficiente. Pode ser necessária alguma elucidação a partir do usuário para completar a solução. É aconselhável que bibliotecário e usuário avaliem juntos o “produto” da pesquisa.

  • Cuidado com o enunciado e com as opções (e com a FCC). Na opção "a" é dito "necessidade de informação", que é o segundo passo do processo de referência, e, portanto, não poderia ser o ponto inicial do processo. Isso já elimina essa opção. Na opção "c" é dito "uma questão que atrai a atenção do usuário" para indicar o ponto inicial, o que está de acordo com a definição de Grogan para o primeiro passo, embora não seja decoreba. Vejam:

    "O processo geralmente se inicia com um problema que atrai a atenção de um usuário potencial da biblioteca." (p.51)

    O grande truque é que a banca usou "questão" como sinônimo de problema, e não em um sentido mais estrito/rígido, similar a pergunta, o mesmo sentido da "questão inicial" (3ª etapa do processo) e "questão negociada" (4ªetapa).

    Além disso, continua-se com "a avaliação da resposta". Novamente, não é decoreba, mas encaixa com o que o autor diz. Vejam:

    "Também é boa prática o bibliotecário e o consulente avaliarem juntos o 'produto' da pesquisa, e que ambos o aprovem antes de chegar de comum acordo à conclusão de que o processo foi concluído."(p.52)

    Referência bibliográfica:

    GROGAN, Denis. A prática do Serviço de Referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

  • Acrescentando...

    Conforme Grogan (2001, p. 51-54): No caso, o comando da questão fala que começa pelo 1º até o 8º passo do PR.

    1 O problema

    O processo geralmente se inicia com um problema que atrai a atenção de um usuário potencial da biblioteca. Ninguém é imune a problemas, e, assim, teoricamente, todo ser humano é um iniciador potencial do processo de referência.

    8 A solução

    Uma ‘resposta’ é somente uma solução potencial: em alguns casos, quando não há dúvida alguma na mente do bibliotecário quanto à sua adequação ao propósito do consulente, ela é suficiente em sua forma despojada. Freqüentemente, porém, toma -se necessário um certo grau de elucidação ou explicação para que se tenha uma solução completa. Também é de boa prática o bibliotecário e o consulente avaliarem juntos o ‘produto’ da pesquisa, e que ambos o aprovem antes de chegar de comum acordo à conclusão de que o processo foi concluído.

    Gab. C

    GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.


ID
767200
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.

É correto afirmar que os estudos baseados na abordagem

Alternativas
Comentários
  • A abordagem tradicional enfoca o "conteúdo" ou a "tecnlogia". Os estudos voltados ao conteúdo são relaciondo às linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, com base nos modelos tradicionais de classificsação do conhecimento. Os estudos voltados à tecnologia são os que focalizam o uso de livros, fontes, base de dados, obras de referência, computador ou o próprio sistema. Esses dois tipos de estudos socebem o usuário apenas como informante, portanto, não como objeto de estudo (FIGUEIREDO, 1999)

    A abordagem alternativa, conhecida também como abordagem da percepção do usuário, é vista como novos estudos de comportamento de usuários caracteizados por:

    1) observar o ser humano como sendo construtivo e ativo

    2) considerar o indivíduo como sendo orientado situacionalemente

    3) focalizar os aspectos cognitivos envolvidos

    4) analisar sistematicamente a individualidade das pessoas

    5) empregar mais orientação

    Por essa abordagem alternativa, o usuário é compreendido como elemento central dos sistemas de informação

  • A) A abordagem tradicional não emprega maior orientação qualitativa, e sim quantitativa (isso é básico, qualquer texto sobre o tema irá evidenciar isso);

    De resto:

    "A abordagem tradicional enfoca o "conteúdo" ou à "tecnologia". Os estudos voltados ao conteúdo são os relacionados às linhas temáticas de interesse de grupos de usuários( mostra que a LETRA C está errada), com base nos modelos tradicionais de classificação do conhecimento. Os estudos voltados à tecnologia são os que focalizam o uso de livros, fontes, bases de dados, obras de referência, computador ou o próprio sistema (LETRA B correta). Estes dois tipos de estudos concebem o usuário apenas como informante, portanto, não como objeto de estudo (FIGUEIREDO, 1999 )

    "[...] os estudos relacionados à abordagem tradicional analisam o comportamento do usuário real ou potencial referente às seguintes atitudes: usa um ou mais sistemas de informação, um ou mais tipos de serviços de informação e materiais; é afetado por uma ou mais barreiras ao uso do sistema de informação; ou demonstra satisfação com os vários atributos do sistema (mostra que a LETRA D está errada)."

    "A abordagem alternativa, conhecida também como "abordagem da percepção do usuário" [...] caracterizados por:

    2) considerar o indivíduo como sendo orientado situacionalmente (LETRA E errada);"

    Fonte:

    COSTA, L.F.; SILVA, A.C.P.; RAMALHO,F. A. (Re)visitando os estudos de usuário: entre a "tradição" e o "alternativo". DataGramaZero, v. 10, n. 4 ago/09 (perdão a referência incompleta, faltou tempo e paciência)

    https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/11278


ID
767206
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema de Informações do Congresso Nacional oferece acesso a uma série de bases de dados na área jurídica, entre as quais as bases de

Alternativas

ID
767212
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6024 estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa sequência lógica o interrelacionamento da matéria e a permitir sua localização. A norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção de obras literárias em geral e daqueles que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Escopo da NBR 6024

    Esta Norma estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.

    Esta Norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).


ID
767215
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as informações abaixo.

Em 2006, José Augusto Chaves Guimarães e Natália Bolfarini Tognolli apresentaram, no XXIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, o trabalho intitulado “Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea”.O evento foi realizado na cidade de Maceió, Alagoas, e organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, que também foi responsável pela publicação dos anais. O trabalho foi publicado às páginas 125 a 140 dessa obra.

Segundo a NBR 6023, a referência bibliográfica do trabalho acima mencionado é

Alternativas
Comentários
  • 7.7.3

     

    Gab. C


ID
767218
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 10520, que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos, notas explicativas são usadas para

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Notas de referência: notas que indicam fontes consultadasou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

    Notas de rodapé: indicações, observações ou adiantamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esqueda ou direita da mancha gráfica.

    Notas explicativas: notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possa ser incluídos no texto.

  • Para não confundir as definições de notas de rodapé e notas explicativas...

    Notas explicativas: notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possa ser incluídos no texto.

  • Notas de Referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

    Notas de Rodapé: indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

    Notas Explicativas: Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.


ID
767221
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Observe as definições abaixo.

I. Monografia é um item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.

II. “Coleção” ou “série editorial” são recursos criados pelos editores ou pelas instituições responsáveis para reunir conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico-editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantêm correspondência temática entre si.

III. Separata é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.

Segundo a NBR 6023,

Alternativas
Comentários
  • Separata: Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, cap. de livros, colaborações em coletâneas etc.) mantendo exatamente as mesmas carac. tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas  informações que a vinculam ao todo, e a expressão "Separata de" em evidência. São usadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor.


ID
767224
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 6029, que estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto, a falsa folha de rosto é também chamada de

Alternativas
Comentários
  • NBR 6029  3.21 Falsa Folha de Rosto: Folha opcional que antecede a folha de rosto, também chamada deOlho ou Anterosto

    FOCO E FÉ


ID
767227
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para fins de planejamento, os dados sobre o acervo que constam no relatório da biblioteca devem distinguir o acervo processado e não processado. Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, isso é fundamental para

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    "Mencionar o acervo não processado é fundamental para chamar a atenção do bibliotecário para a necessidade de se desenvolverem projetos de tratamento desses documentos e para alertar as autoridades para o fato e para a necessidade de mais recursos para a biblioteca" (ALMEIDA, 2004, p. 36)


ID
767230
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, relacionadas aos princípios que devem guiar a formulação de objetivos para um projeto.

I. Exequibilidade: não devemos nos atribuir missões impossíveis.

II. Motivação: as pessoas envolvidas no processo devem estar motivadas para implementá-lo e a organização, como um todo, para acolhê-lo.

III. Envolvimento: o projeto deve ter o engajamento de todos aqueles que deverão executá-lo ou são diretamente atingidos por ele.

IV. Aceitabilidade: os objetivos devem ser definidos em função de necessidades e expectativas identificadas junto a todos os envolvidos no processo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "Os projetos geralmente comportam um objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral identifica resultados finais esperados, ou, em outras palavras, indica, de forma abrangente, o que se pretende conseguir com a execução do projeto. Ao se formularem objetivos, devem ser considerados seus princípios:

    coerência: os objetivos do projeto devem ser coerentes com os objetivos e as políticas da organização;

    necessidade: os objetivos devem ser definidos em função de necessidades e expectativas identificadas junto a todos os envolvidos no projeto (os skateholders);

    aceitabilidade: os objetivos devem ser aceitáveis para as pessoas envolvidas no projeto, ressaltando-se aqui, novamente, a importância da participação dos responsáveis pela execução e dos que sofrerão os resultados da ação;

    motivação: as pessoas envolvidas no processo devem estar motivadas para implementá-lo e a organização, como um todo, para acolhê-lo.

    simplicidade: ainda que se trate de um projeto de alta complexidade, seus objetivos devem ser expostos de forma simples e clara, de modo a garantir sua compreensão pelos elementos envolvidos no projeto, por seus patrocinadores e por seus beneficiários." (ALMEIDA, 2005, p. 96)

     

    (ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144 p.)


ID
767233
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em várias categorias, sendo que a

Alternativas

ID
767236
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Seu principal objetivo é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.

Trata-se

Alternativas
Comentários
  • A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa, para servir de subsídio ao planejamento na fase de implementação. A avaliação possibilita a escolha certa, permite compor resultados esperados e alcançados, conhece o nível de satisfação do público alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e e no ambiente. uM das principais razões para a avaliação contínua dos serviços é a escassez de recursos. (ALMEIDA, 2014)

  • Função da Avaliação

    A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa, para servir de subsídio ao planejamento na fase de implementação. A avaliação possibilita a escolha certa, permite compor resultados esperados e alcançados, conhece o nível de satisfação do público alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e no ambiente. Uma das principais razões para a avaliação contínua dos serviços é a escassez de recursos. (ALMEIDA, 2011, p. 11).

    ALMEIDA, M.C.B. de A. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.

  • Percebi pela estatística de acertos e erros que muitos, assim como eu, confundiram a definição de avaliação e diagnóstico:

    Diagnóstico organizacional, de acordo com Almeida (2011, p. 59):

    "O processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações pode ser chamado de diagnóstico. Consiste na intervenção da rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado de uma organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fracos e fortes na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e eficácia organizacionais."

    Portanto,

    A avaliação dos serviços desenvolvidos por uma biblioteca, quando conduzida de modo processual e sistematizado, com tempo e espaço definidos, identifica-se com o diagnóstico organizacional.

    Esse é o enunciado de uma questão que já nos dá a resposta para a pergunta!!


ID
767239
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O planejamento compensa incertezas e mudanças e não deixa o futuro ao acaso. Com isso, traz três benefícios relevantes:

Alternativas
Comentários
  • A palavra Equilibrio (D) mata a charada qto a pergunta Não deixa o futuro ao acaso.
  • Planejamento apresenta-se como uma forma de reduzir riscos futuros, avaliar possíveis impactos que determinadas situações teriam nas organizações e norteando a tomada de decisões no presente (Fonte: Fernandes e Crespo)

    O planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o ambiente. ( Oliveira, 1998)

    Com as citações acima, podemos entender que, embora as outras alternativas tenham alguns pontos importantes para a boa gestão, a letra D é a que se encaixa perfeitamento no que se refere a planejamento. Principalmente quando é citado equilíbrio e melhor desempenho. 

  • Questão copia e cola de Almeida (2005): "O planejamento compensa incertezas emudanças. Não deixa o futuro ao acaso, confirme ressalta Maximiano (1995), e, com isso, traz três benefícios relevantes: permanência das decisões, equilíbrio e melhor desempenho." 

     

    (ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144 p.)


ID
767242
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A base na qual os cargos são agrupados para coordenar tarefas comuns é chamada de

Alternativas
Comentários
  • As atividades podem ser agrupadas por função e buscar economias de escala mediante a lotação de funcionários com qualificações e orientações comuns em unidades comuns. As tarefas podem ser agrupadas de acordo com um produto específico. Isto aumenta a responsabilidade pelo desempenho do produto, já que todas as atividades relacionadasao produto estão sob a direção de um gerente.

    departamentalização
  • O desenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. À medida que ocorre a especialização com o trabalho e o aparecimento de funções especializadas, a empresa passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser atribuídas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, no sentido de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas na medida em que o seu conteúdo apresente semelhanças entre si. O desenho departamental é mais conhecido como departamentalização ou divisionalização. A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas e está relacionada com o tamanho da empresa e com a natureza de suas operações. Quando a empresa cresce, as suas atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou pelo diretor. Essa tarefa de supervisão pode ser facilitada atribuindo-se a diferentes departamentos a responsabilidade pelas diferentes fases ou aspectos dessa atividade.

    TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO

    O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos.Os principais tipos de departamentalização são:

    a)funcional;

    b)por produtos e serviços;

    c)por base territorial;

    d) por clientela:

    e) por processo;

    f) por projeto;

    g) matricial.

    h) mista

    i) por quantidade

    fonte: http://www.zemoleza.com.br/carreiras/11066-departamentalizacao-por-clientela.html


ID
767245
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto maior a contribuição fornecida pelo pessoal de nível mais baixo, mais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  B

    Uma característica das organizações descentralização  é pressionar os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. O que facilita a administração e torna 'menos importante' a liderança, visto que todos tem esse perfil.



ID
767248
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

I. A cultura organizacional serve de marco de referência aos membros de uma organização e dá as diretrizes de como as pessoas devem nela se comportar.

II. As organizações comprometidas com o sucesso estão abertas a uma aprendizagem constante.

III. O clima organizacional representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.

IV. As organizações são sistemas fechados compostos de recursos que perseguem objetivos.

Está correto que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Todas as organizações são sistemas abertos compostos de recursos que perseguem objetivos.

    letra: D

ID
767251
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os grupos internos ou externos à organização que têm interesse direto ou indireto nela, porque podem afetar ou serem afetados pelos atos, objetivos e políticas da organização, são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c) Stakeholders

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos e interessados em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

ID
767254
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Henry Mintzberg, o gestor deve exercer diversos papéis e atividades. Entre outras coisas, ele deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado) e ter a capacidade de transformá-las em desenvolvimento para a unidade de informação. Nesse caso, ele está desempenhando o papel de

Alternativas
Comentários
  • "...Uma das teorias de Henry Mintzberg, criador do método de desenvolvimento de gestão CoachingOurselves, diz que o gestor tem 10 funções dentro de uma empresa: símbolo, líder, elemento de ligação, coletor, disseminador, porta-voz, empreendedor, solucionador, alocador de recursos e negociador..."
    "...COLETOR (monitor): Os dirigentes buscam constantemente informações úteis, tanto dentro como fora da organização. Eles fazem perguntas aos subordinados e coletam informações não solicitadas, geralmente através de sua rede de contatos. O papel de coletor frequentemente faz dos administradores os membros mais bem informados de seus grupos..."

ID
767257
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em unidades de informação, existem várias possibilidades de organização da seleção:

I. Comissão de seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou coordenador/presidente.

II. Comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção.

III. A seleção dos materiais é feita pelo bibliotecário.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Comissão de caráter deliberativo: da qual obibliotecário participa como membro ou coordenador/presidente.

    Comissão de caráter consultivo: para assessoria aoresponsável pela seleção.

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais deinformação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 1989.


  • Conforme Vergueiro (2010, p. 58-61):

    Várias alternativas para organização das atividades de seleção:

    Existência de uma comissão de seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou coordenador/presidente.

    [...], permitem um contato maior com os usuários, funcionando como um canal permanente para a discussão de suas necessidades de informação e também como um excelente veículo de relações públicas.

    Existência de uma comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção. Visa proporcionar ao bibliotecário suporte às decisões de seleção.

    O bibliotecário faz a seleção dos materiais.

    Gab. D

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.


ID
767260
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, sobre critérios de seleção.

I. O critério de precisão visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa e correta.

II. Na aplicação do critério de cobertura/tratamento, o bibliotecário distinguirá se o texto entra em detalhes suficientes sobre o assunto ou se a abordagem é apenas superficial.

III. A consideração de aspectos especiais dos documentos está ligada à escolha dos caracteres tipográficos e sua legibilidade pelo usuário pretendido.

IV. Na aplicação do critério de relevância/interesse, além da necessidade de um conhecimento mais aprofundado dos usuários, o bibliotecário deverá também ter algum conhecimento das características dos textos literários e técnicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    I. "Precisão. Visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta." (p.19)

    II. "Cobertura/Tratamento. Refere-se à forma como o assunto é tratado. Na aplicação deste critério, o bibliotecário distinguirá: - se o texto entra em detalhes suficientes sobre o assunto ou se a abordagem é apenas superficial; - se todos os aspectos importantes foram cobertos ou alguns foram tratados ligeiramente ou deixados de fora." (p. 21)

    III. "Aspectos especiais. Neste item analisam-se a inclusão e a qualidade de bibliografias, apêndices, notas, índices, etc. Enfim, todos os elementos que contribuem para melhor utilização do documento." (p. 23)

    IV. "Relevância/Interesse. Busca definir se o documento é relevante para a experiência do usuário, sendo-lhe de alguma utilidade. Da mesma forma, tenta-se verificar se o texto tem condições de despertar sua imaginação e curiosidade." (p. 22)

     

     

    (VERGUEIRO, Waldomiro. Selação de materiais de informação. 3 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.)

  • Itens a se considerar em toda a seleção de materiais:

    Assunto;

    Usuário;

    Documento;

    Preço;

    Questões complementares (ex: segurança do material)

    Critérios que abordam o conteúdo:

    • Autoridade
    • Precisão
    • Imparcialidade
    • Atualidade
    • Cobertura/Tratamento

    Critérios que abordam a adequação ao usuário:

    Conveniência

    Idioma

    Relevância/ Interesse

    Estilo

    Critérios relativos a aspectos adicionais do documento:

    Características físicas;

    Aspectos especiais;

    Contribuição potencial

    Custo

    Critérios a se considerar na seleção dos documentos eletrônicos:

    Conteúdo;

    Acesso;

    Suporte;

    Custo;

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.


ID
767263
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Muitas bibliotecas não possuem um documento formal contendo sua política de seleção de materiais de informação. Essa situação

Alternativas

ID
767266
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tem como missão orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão de Bibliotecário em todo o território nacional, bem como contribuir para o desenvolvimento biblioteconômico no país. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Supervisionar em TODO território nacional = CFB


ID
767269
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O anel de grau do bibliotecário deve ter como pedra a

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFB n.º 034, de 30 Abril de 2001 
    Dispõe sobre os símbolos emblemáticos do anel de grau do Bacharel em Biblioteconomia. 

    O Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 4.084/62, e pelo Decreto nº 56.725/65, apoiado em decisão anterior da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB). 
    Considerando, ainda, decisão Plenária de 22 a 25 de março de 2001, 
    Resolve: 

    Art.1º – O anel de grau do Bacharel em Biblioteconomia deverá ter as seguintes características: Pedra – ametista, originária do grego Amethystos, de cor violeta; Emblemas – lâmpada de Aladim simboliza a perene vigília, a atividade intelectual de um lado do anel; livro aberto, do outro lado, simbolizando a informação. 
    Art. 2º - Os emblemas e a cor da pedra ametista, violeta, passarão a ser considerados os símbolos da Biblioteconomia. 
    Art. 3º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se em especial a Resolução CFB n.º 19/2000. 

    José Fernando Modesto da Silva 
    Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia 
    Publicado no Diário Oficial da União de 03/05/01, Seção I, p. 14
  • Isso cai em concurso??? eu hein.....
  • Ridícula esta questão ! Não avalia candidato nenhum !!! 

  • Eu sei que a questão é ridícula mas infelizmente está em resolução do CFB nº 34, assim como expôs nosso colega. Como o edital cobrava legislação, está dentro dos padrões de avaliação. 

  • Quando eu penso que já vi de tudo!!!