SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Engenharia de Produção


ID
331186
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma obra ou indústria, o adicional pago aos trabalhadores que exercem atividades ou operações que, por sua natureza, condições ou métodos de execução os exponham a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade dos agentes e do tempo máximo de exposição aos seus efeitos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. CLT. Art . 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. 

  • A insalubridade é um tema que causa muita confusão entre os trabalhadores, mas é de fácil compreensão, eis que é caracterizada pela exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos. Tal exposição necessariamente deve decorrer do ambiente de trabalho ou da atividade desenvolvida pelo obreiro.

    Ademais, o artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define insalubridade como as atividades ou operações que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

    A existência de insalubridade no ambiente de trabalho é caracterizada por meio da realização de perícia técnica. Ao realizar a perícia, o perito avalia todo o ambiente de trabalho, bem como todos os equipamentos utilizados para a proteção dos trabalhadores. No final, conclui se estes são capazes de eliminar ou neutralizar os agentes insalubres, conforme estabelece a Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho.

    Mesmo nos casos em que o empregador fornece os equipamentos de proteção individual, é possível incidir o adicional de insalubridade, pois muitas vezes esses equipamentos são incapazes de neutralizar a insalubridade do ambiente, apenas reduzindo os seus danos.


ID
331189
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório em que é prevista a inversão das fases de habilitação e classificação dos licitantes, permitindo que seja examinada somente a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

  • A modalidade de licitação em que há a inversão das fases de habilitação e classificação dos licitantes é o PREGÃO. Pois esta modalidade permite que haja somente a entrega da documentação do licitante com a melhor proposta, pois dessa forma, a licitação ocorre com maior agilidade no caso de aquisição de bens e serviços comuns.

  • LETRA D

     

    Um aspecto característico do pregão é a inversão que ocorre na sequência das fases de habilitação e julgamento das propostas. De fato, nas outras modalidades de licitação, mesmo que não exista uma fase bem definida de habilitação, a regra geral é a verificação da correspondente documentação dos licitantes ser feita antees da análise e julgamento das propostas. No pregão, diferentemente, a habilitação é sempre posterior à fase de julgamento e classificação.

     

     

     

    Direito Administartivo Descomplicado

     

    ♥ ♥ ♥

  • Inversão das fases no pregão

     

    Nas modalidades clássicas de licitação da Lei 8.666/93 (Concorrência, Tomada de Preços e Convite), via de regra, primeiro é feita a habilitação de todos os proponentes (isto é, são abertos os envelopes contendo a documentação de todos os licitantes,  sendo analisados os aspectos jurídico, fiscal, técnico e econômico-financeiro de cada um à luz dos artigos 27 a 31 da Lei 8.666/93) sendo que só continuam no certame aqueles devidamente habilitados.

     

    Fases das Licitações em Geral:

     

    --- > Edital;

    --- > Habilitação;

    --- > Classificação;

    --- > Homologação;

    --- > Adjudicação.

     

    analise das propostas dos proponentes somente será feita após a fase de habilitação e após decorrida a fase recursal referente à habilitação.

     

    Assim, a Administração é obrigada a verificar a documentação de todos os proponentes mesmo sabendo que, apenas um deles, será o vencedor do certame.

     

    Diferentemente, no Pregão, visando à celeridade do procedimento, inverteram-se as fases: primeiramente é aberta e concluída a fase de classificação e julgamento das propostas, seguida da fase de lances para, somente ao final, realizar-se a fase de habilitação e apenas do primeiro classificado no certame (isto é, o vencedor provisório).

     

    Fases das Licitações - Pregão:

     

    --- > Instrumento Convocatório;

    --- > Classificação;

    --- > Habilitação;

    --- > Adjudicação.

    --- > Homologação.

     

    Portanto, a verificação da documentação será feita tão somente do vencedor provisório do certame e, apenas no caso deste ser inabilitado, a Administração procederá à análise da documentação do segundo colocado (e, assim, sucessivamente, se necessário).
     

    Tem-se, portanto, verdadeira economia de tempo, uma vez que não será necessário efetivar a análise documental de todos os proponentes como ocorre na concorrência.

     

    Atenção: No Pregão Eletrônico, o edital deverá estabelecer prazo mínimo de 2 (duas) horas, a partir da solicitação do pregoeiro no sistema eletrônico, para envio de documentos de habilitação complementares, por fax ou outros meios de transmissão eletrônica.


ID
331192
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa que corresponde ao tipo de produto ou serviço que não pode ser adquirido na modalidade de licitação do tipo pregão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Como a gente pode resolver essa questão? Basta lembrar do conceito de Pregão. E qual é? 


    Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


  • A Lei nº 8.666/93, que estabelece as regras gerais de licitação, e que também se aplica ao pregão, dispõe em seu artigo 45, § 4º o seguinte:

    "§ 4º. Para contratação de bens e serviços de informática, a Administração observará o disposto no art. 3º da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu § 2º e adotando obrigatoriamente o tipo de licitação 'técnica e preço', permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em Decreto do Poder Executivo".


    Fonte: https://www.conlicitacao.com.br/sebrae_am/bd/resposta_legislacao.php?id=126 em 28/08/2015


  • Pregão é a modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços comuns.

  • Nada de radicalismo


ID
331195
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório prevista quando há a necessidade de trabalho intelectual – técnico, artístico ou científico, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Lei 8666/93. Art. 22, § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

  • A modalidade CONCURSO:  CAT 


    Científico

    Artístico

    Técnico

  • Gabarito letra b).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/


ID
331198
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando um bem ou produto só é fornecido por um produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, a modalidade de processo de aquisição a ser utilizada pela administração pública é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


ID
331201
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ato pelo qual a comissão de licitação de um órgão público declara o licitante vencedor é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

    III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

    IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

    V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;

    VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

  • homologa vencedor e adjudica objeto

  • Ta certo mesmo o gabarito D? - no Direito Administrativo Descomplicado, está explicitamente escrito que a Adjudicação é a atribuição do certame ao licitante vencedor. Isso é diferente de "declarar o vencedor"?

  • Banca considerou letra D.

    Divergência doutrinária.

     

    Adjudicação: após o julgamento das propostas, ao licitante vencedor será adjudicado o objeto licitado (adjudicar = conceder, atribuir, entregar, submeter, conferir).

     

    Homologação: após a fase de julgamento, adjudicação e decorridos todos os prazos de recurso, a autoridade competente ratificará todos os atos anteriores confirmando sua validade perante a lei.

     

    Portanto, após a Comissão de Licitação realizar o julgamento das propostas e adjudicar o objeto da licitação à licitante vencedora, a autoridade superior, no uso de suas atribuições legais, homologará a licitação confirmando todos os atos praticados no procedimento licitatório.

     

    Observamos, entretanto, que há doutrinadores não simpatizantes da seqüência acima citada, ou seja, defendem a Homologação como ato anterior à Adjudicação, por ser da competência da autoridade superior estes dois atos. A autoridade primeiramente homologaria o procedimento licitatório, confirmando o certame, e após, adjudicaria o objeto da licitação à licitante vencedora.

     

    http://www.portaldelicitacao.com.br/site/questoes-sobre-licitacoes/adjudicacao-e-homologacao/

  • Não concordo com esse gabarito. Para mim, a resposta é "A" ADJUDICAÇÃO.

     

     

    Baseio-me nas palavras de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo na obra "Direito Administrativo Descomplicado" 24 Ed.

     

     

    Cap 10 - pág. 679

     

     

    "Na etapa de HOMOLOGAÇÃO é exercido um controle de legalidade do procedimento licitatório. Verificando irregularidade no julgamento, ou em qualquer fase anterior, a autoridade competente não homologará o procedimento, devolvendo o processo à comissão para correção das falhas apontadas, se isso for possível. Caso se trate de vício insanável, deverá ser anulado o procedimento, se não integralmente, pelo menos a parte do ato ilegal, inclusive.

     

     

    ADJUDICAÇÃO é o ato pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitação. Não se deve confundir a adjudicação com a celebração do contrato. A adjudicação apenas garante ao vencedor que, quando a administração for celebrar o contrato relativo ao objeto da licitação, o fará com o vencedor. A adjudicação é o ato final do procedimento da licitação."

     

     

    Além disso, Gustavo Knoplock em "Manual de Direito Administrativo" - 8 Ed, pág. 381 diz:

     

     

    "12.5.6 - Adjudicação

     

     

    Ato pelo qual a Administração atribui, entrega simbolicamente ao vencedor o objeto da licitação, ou seja, declara o vencedor da licitação. Posteriormente, deverá ser assinado o contrato com o adjudicatário."

  • Se fôssemos levar em conta os termos da questão, "A COMISSÃO DE LICITAÇÃO de um órgão público DECLARA...", marcaríamos a fase de "julgamento", pois a homologação/adjudicação devem ser realizadas pela autoridade superior/competente, pessoa(s) diversa(s) da comissão de licitação.  Péssima questão.

  • A questão é suti, é maldosa, própria de um examinador de coração peludo ;-)

    A adjudicação é a fase da entrega do objeto ao vencedor.

    A fase do julgamento determina quem é o vencedor da licitação.

    A homologação, ao verificar a legalidade e o mérito, confirma o que foi determinado na fase anterior, o julgamento, acabando assim por declarar o vencedor.

    Tanto é assim que é na homologação que aqueles que não venceram a licitação ficam desobrigados das propostas que fizeram.

    Gabarito D.


ID
331204
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prazo de publicidade de um processo licitatório na modalidade tomada de preços no tipo melhor preço, em dias, é de:

Alternativas
Comentários
  • § 2o O prazo mínimo até o recebimento das proposta sou da realização do evento será:

    I - quarenta e cinco dias para:

    a) concurso;

    b) concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço"; 

    II - trinta dias para:

    a) concorrência, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior;

    b) tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou"técnica e preço";

    III - quinze dias para a tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão;

    IV - cinco dias úteis para convite.


  • Gabarito C

     

    Prazos Mínimos - desde a publicação do edital até a abertura do envelope:

    - 45 dias >> Concurso e Concorrência (empreitada integral / técnica / tecnica e preço)

    - 30 trinta dias >> Concorrência (menor preço / maior lance) e Tomada de Preços (técnica / técnica e preço)

    - 15 dias >> Tomada de Preços (menor preço / maior lance) e Leilão

    - 8 dias úteis >>> Pregão

    - 5 dias úteis >>> Convite

     

    #profmarcelomastra

    #persevere


ID
331207
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em processos licitatórios que envolvam reformas de edifícios ou equipamentos é possível efetuar aditamentos cujo percentual em relação ao valor contratado é, no máximo, igual a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.

  • Complementando o comentário do colega, o artigo 65 da lei 8.666, Seção III - Da Alteração dos Contratos


ID
331210
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório para a venda de bens legalmente apreendidos ou penhorados pelo poder público é denominada:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

    § 5o Leilão é a modalidadede licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis paraa administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para aalienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ousuperior ao valor da avaliação.


    Gab: D

  • d)

    leilão.


ID
331213
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O sistema informatizado que processa a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos e entidades da administração federal é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. O SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal é um Sistema de teleinformática criado para promover a modernização e a integração dos sistemas de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal de forma integrada, objetivando minimizar custos, e dar eficiência e eficácia na gestão dos recursos alocados na Lei Orçamentária Anual - LOA.
    Os dados inseridos no SIAFI são centralizados em Brasília, sendo disponibilizados por tele-processamento aos Órgãos/Entidades do Governo Federal distribuídos no país e no exterior.
    O SIAFI é o sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil da União, através de terminais instalados em todo o território nacional. Tem como premissa básica a contabilização de todos os atos e fatos praticados pelos Gestores públicos (pagamentos, recebimentos, compras, baixa de itens patrimoniais etc.), e praticamente todas as consultas gerenciais do sistema se baseiam em registros contábeis para serem obtidas.


ID
331216
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O término da vigência de um crédito orçamentário ocorre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. A lei estabelece que os contratos têm sua vigência limitada aos respectivos créditos orçamentários, em observância ao princípio da anualidade do orçamento. Sendo assim, os contratos vigoram até 31 de dezembro do exercício financeiro em que foi formalizado, independentemente de seu início. Todavia a lei admite algumas  exceções:

    • projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, que podem ser prorrogados, se houver interesse da Administração e previsão no ato convocatório. Exemplo: construção de um hospital de grande porte;

    • serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por até 60 meses. Exemplo: serviços de limpeza e conservação;

    • aluguel de equipamentos e utilização de programas de informática, que podem ser prorrogados pelo prazo de até 48 meses. Exemplo: aluguel de computadores.

  • Gab A


    Créditos Adicionais são as autorizações para despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária Anual, visando atender:

    • Insuficiência de dotações ou recursos alocados nos orçamentos;
    • Necessidade de atender a situações que não foram previstas, inclusive por serem imprevisíveis, nos orçamentos.

    Os créditos adicionais, portanto, constituem-se em procedimentos previstos na Constituição e na Lei 4.320/64 para corrigir ou amenizar situações que surgem, durante a execução orçamentária, por razões de fatos de ordem econômica ou imprevisíveis. Os créditos adicionais são incorporados aos orçamentos em execução.


    a) Créditos Suplementares

    São destinados ao reforço de dotações orçamentárias existentes, dessa forma, eles aumentam as despesas fixadas no orçamento. Quanto à forma processual, eles são autorizados previamente por lei, podendo essa autorização legislativa constar da própria lei orçamentária, e abertos por decreto do Poder Executivo. A vigência do crédito suplementar é restrita ao exercício financeiro referente ao orçamento em execução.

    b) Créditos Especiais

    São destinados a autorização de despesas não previstas ou fixadas nos orçamentos aprovados. Sendo assim, o crédito especial cria um novo projeto ou atividade, o uma categoria econômica ou grupo de despesa inexistente em projeto ou atividade integrante do orçamento vigente.

    Os créditos especiais são sempre autorizados por lei específica e abertos por decreto do Executivo. A sua vigência é no exercício em que forem autorizados, salvo se o ato autorizativo for promulgado nos últimos quatro meses (setembro a dezembro) do referido exercício, caso em que, é facultada sua reabertura no exercício subseqüente, nos limites dos respectivos saldos, sendo incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente (CF, art. 167, § 2°).

    c) Créditos Extraordinários

    São destinados para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública (CF. art. 167, § 3).

    Os créditos extraordinários, quanto à forma procedimental, são abertos por Decreto do Poder Executivo, que encaminha para conhecimento do Poder Legislativo, devendo ser convertido em lei no prazo de trinta dias.

    Com relação à vigência, os créditos extraordinários vigoram dentro do exercício financeiro em que foram abertos, salvo se o ato da autorização ocorrer nos últimos quatro meses (setembro a dezembro) daquele exercício, hipótese pela qual poderão ser reabertos, nos limites dos seus saldos, incorporando-se ao orçamento do exercício seguinte.


  • Exceções - vide art.57, Lei 8666/93.

    Bons estudos.


ID
331219
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O tipo de empenho que visa à realização de despesas cujo valor ou montante não seja previamente determinado ou identificado, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Os créditos serãoutilizados mediante empenho:

      # ordinário – quando setratar de despesa de valor determinado e o pagamento deva ocorrer de uma sóvez;

      # estimativo – quando se tratarde despesa cujo montante não se possa determinar;

      # global –quando se tratar de despesa contratual e outra de valor determinado, sujeitas aparcelamento

  • GABARITO: LETRA B

    "O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição" (Art. 58 da Lei 4.320/64).

    O empenho pode ser:

    Ordinário: quando o valor do empenho é igual ao da compra ou serviço e o pagamento pelo seu total, em uma única vez.

    Por estimativa: quando não houver condições de se apurar o valor correto da despesa.

    Global: quando se conhece o valor total da despesa mas cujo pagamento é feito parceladamente.

    FONTE: UEL.BR

  • estimativo.


ID
331222
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A principal característica que define um software livre é:

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos do Software Livre (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software,2 3 estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres - o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa5 ). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

    Índice
  • Software livre

    Definição

    Tipo de software disponível para utilização, cópia e distribuição, seja no formato digital ou alterado, seja com custo ou não. A possibilidade de modificações implica a abertura do código-fonte. É importante não confundir software livre com software gratuito, pois a liberdade do software livre para cópia, alteração e redistribuição não tem relação com a gratuidade. Por exemplo, existem programas gratuitos que não podem ser modificados e nem redistribuídos.


ID
331225
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O espaço de armazenamento em um pen-drive de 4 GB corresponde a uma quantidade de disquetes de 1.44 MB aproximadamente igual a:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se é o raciocínio correto, mas acertei a questão pensando assim:
    Se 1 GB=1024 MB,
    4GB=4096 MB.
    4096 MB dividido por 1.44 MB = 2844,44.... Resposta letra D.

  • Errei pois acreditava que 1 gb = 1000 mb.

    Bom saber quer na verdade é 1024 mb

  • Não entendo. Não saiu uma norma dizendo que kB/GB etc é contado em forma decimal? Se for pra levar em binário seriam kiB/GiB etc. Isso no mínimo desde 2006 e a questão é de 2010

    Eu teria recorrido

  • O fato é que a banca na época considerou 1GB como sendo 1.024MB. Hoje em dia, ela adota que 1GB são 1.000MB

  • A questão é de 2010, quando ainda usavam como referência o valor 1.024, então:

    4 x 1.024/1,44 = aproximadamente 2844

  • Quem fez por 1000, não se desespere! Você acertou para os parâmetros dos dias atuais. No entanto, em 2010, eles ainda consideravam 1.024!

    Resumindo: Em 2010 a resposta seria letra D, mas em 2021 a resposta é a letra C.

    Para resolver a questão:

    1º PARTE: transforma GB em MB, como estamos partindo de uma unidade de medida maior para uma menor, devemos multiplicar (se fosse o contrário, deveríamos dividir).

    4 GB = 4 X 1.024 = 4.096 MB

    2º PARTE: divide o valor encontrado pelo valor individual de cada disquete, ou seja, 4.096 MB / 1.44 MB = 2.844,4444...

    .

    Resposta: LETRA D


ID
331228
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Selecione a opção correspondente a uma linguagem de programação multiplataforma:

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos destas plataformas são: a linguagem de programação Java2 (que impôs o conceito de máquina virtual a essa camada) e a mais recente plataforma .NET  

  • Java é uma linguagem multiplataforma porque ela roda sob uma maquina virtual (JVM). Como ela (a maquina virtual) é fornecida para varias plataformas e executa o Java da mesma forma em todas, ela é multiplataforma, isto é, para as plataformas que possuem a JVM instalado.

  • Olha, eu acredito hoje que tanto o Visual Basic quanto o C# seriam multiplataforma pois rodam sobre máquinas virtuais CLR. Porém, como Java é uma tradicional linguagem multiplataforma, acabamos ficando com Java.


ID
331231
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.
I. O endereço de um computador em uma rede é denominado endereço IP.
II. O registro de domínios no Brasil está a cargo do Ministério das Comunicações.
III. A política de segurança da informação de uma organização não deve ser de conhecimento dos usuários.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    O item II está errado, porque o registro de domínios no Brasil está a cargo da Registro.BR, pertencente ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil)

    O item III está errado, porque todos os usuários devem conhecer e aplicar as regras da política de segurança de informação da empresa.

  • GABARITO A

    a) se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • O Registro.br é o responsável pelos registros de domínio no Brasil


ID
331234
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.
I. Códigos em linguagem PHP são executados num servidor WEB.
II. Códigos em linguagem JavaScript são executados num cliente WEB.
III. A linguagem Java pode ser usada no desenvolvimento de Applets.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    A linguagem PHP é para produção de conteúdo dinâmico. Assim, o conteúdo é 'montado no servidor' e transferido para o cliente.


ID
331237
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma célula de uma planilha eletrônica armazena a seguinte informação: =(A2^B2)^C2.
Quando os valores das células A2, B2 e C2 forem respectivamente iguais a 2, 3 e 4, o valor armazenado naquela célula será igual a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O símbolo de ^ (acento circunflexo) em planilhas eletrônicas, significa potência. É a primeira operação que deve ser calculada. Como ambas estão no mesmo nível, o parênteses procurou garantir o cálculo correto e evitar problemas.

    = (2 ^ 3) ^ 4

    = 8 ^ 4 = 4096

    Se não houvesse o parênteses, e o candidato calculasse da esquerda para a diretia, seria o mesmo resultado.

    Mas calculando da direita para a esquerda, seria:

    = 2 ^ 81


  • Gabarito: e

    --

    2 elevado a 3 = 2x2x2 = 8.

    8 elevado a 4 = 8x8x8x8 = 4096.

    Símbolo "^" no excel equivale a potência da matemática.


ID
331240
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos fatores que ajudam a reduzir riscos no ambiente predial, analise os itens a seguir.
I. Manutenção preditiva de equipamentos.
II. Vibração excessiva de pisos.
III. Sinalização adequada.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - MANUTENÇÃO PREDITIVA DE EQUIPAMENTOS

    III - SINALIZAÇÃO ADEQUADA.


ID
331243
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na administração pública, as contas empenhadas, mas não pagas até o término do exercício financeiro são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Restos a Pagar são as despesas empenhadas mas não pagas dentro do exercício financeiro, ou seja, até 31 de dezembro (art. 36 da Lei no 4.320/64 e 67 do Decreto no 93.872/86).

    O conceito de Restos a Pagar está ligado aos Estágios da Despesa Publica, representados pelo Empenho, Liquidação e Pagamento. O Empenho é o primeiro estágio da despesa publica e de onde se origina o processo de Restos a Pagar. Portanto, sendo emitido o empenho, fica o Estado obrigado ao desembolso financeiro, desde que o fornecedor do material ou prestador dos serviços atenda a todos os requisitos legais de autorização ou habilitação de pagamento. A Liquidação é o segundo estágio da despesa publica e consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, apos a entrega do bem e ou serviço objeto do gasto. O Pagamento é o terceiro estágio da despesa e resulta na extinção da obrigação, após o respectivo ateste. Quando o pagamento deixa de ser efetuado no próprio exercício, procede-se, então, a inscrição em Restos a Pagar.

  • Restos a Pagar

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

    Entende-se por Restos a Pagar de Despesas Processadas aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez já forneceu o material, prestou o serviço ou executou a obra, e a despesa foi considerada liquidada, estando apta ao pagamento. Nesta fase a despesa processou-se até a liquidação e em termos orçamentários foi considerada realizada, faltando apenas à entrega dos recursos através do pagamento.

    Já os Restos a Pagar de Despesa Não Processada são aqueles cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende ainda da fase de liquidação, isto é, o empenho fora emitido, porém o objeto adquirido ainda não foi entregue e depende de algum fator para sua regular liquidação; do ponto de vista do Sistema Orçamentário de escrituração contábil, a despesa não está devidamente processada.

    FONTE: LEI N.º 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    FONTE: PORTAL DE CONTABILIDADE.COM.BR


ID
331246
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à ferramenta relacionada com a priorização de processos ou produtos.

Alternativas
Comentários
  • Curva ABC - É método de classificação estatística de informações baseado no princípio de Pareto. sendo possível identificar os itens de maior representatividade. 

  • Classificação ABC poder ser ultilizada como à ferramenta relacionada a priorização de processos ou produtos.


ID
331249
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um determinado processo industrial, uma cronoanálise determinou que o tempo real é de 48 segundos e que o ritmo do operador é de 85%.
O tempo normal a ser adotado nesta análise, em centésimos de minuto, será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C  

    48/60 =0,8

    0,8x85= 68

  • diz a questão "em centésimos de minuto"

    Se 60s/100 é um centésimos de minuto então 48s é?

    0,6 ---- 1

    48 ---- x

    x=80 centésimos de minuto

    TN= 80 x 0,85 = 68


ID
331252
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um fluxograma de processos que utiliza a simbologia ASME, um quadrado representa:

Alternativas
Comentários
  • A simbologia utilizada nos fluxogramas de processo padronizada pela ASME:

    Circulo ----> Operação

    Seta ----> Transporte

    "Quadrado com duas extremidades boleadas" ----> Espera/demora

    Triângulo ----> Armazenagem

     

    *Obs.: Se a seta for "fina" indica sentido do fluxo, mas se a seta "grossa" indica movimentação.

     

     


ID
331255
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que não corresponde a um dos estágios do ciclo de vida de um produto:

Alternativas
Comentários
  • Trata da ferramenta de análise e formulação de estratégia corporativa chamada Ciclo de vida do produto (CVP). Sua função é determinar a fase de venda em que o produto se encontra (fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio) para gerar estratégias específicas e adequadas a cada fase, além de verificar a necessidade de alocação de recursos.

  • Ciclo de vida de um produto:

    INTRODUÇÃO > CRESCIMENTO > MATURAÇÃO > DECLÍNIO


ID
331258
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo mais tradicional de estrutura organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A - Funcional.

  • GAB A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. http://googleweblight.com/i?u=http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/&hl=pt-BR


ID
331261
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a um patrimônio estratégico intangível de uma organização:

Alternativas

ID
331264
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O princípio de administração científica estabelecido por Fayol que preconiza a criação de grupos com atividades que tenham o mesmo objetivo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • resposta: letra E

    a) centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização;
    b) disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos;
    c) equidade: combinar complacência e justiça;
    d) unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior;
    e) unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, do Chiavenato. Dá para consultar pelo Google Livros. O único problema é que geralmente eles não dão acesso a todas as páginas da publicação, mas já ajuda bastante quem não pode ($$) ficar comprando livro. 

    Neste link tem ainda um material da USP (Esalq) bem bacana:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MSPtJy3kbNUJ:www.economia.esalq.usp.br/intranet/uploadfiles/1000.doc+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a


ID
331267
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A escola de pensamento estratégico que se preocupa em saber como as estratégias se formam na organização é denominada:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    ESCOLA DO APRENDIZADO

    ESTRATÉGIA COMO PROCESSO EMERGENTE = SURGE/ SE FORMA DO APRENDIZADO DO ESTRATEGISTA.
      

  • a) Escola do aprendizado - a montagem da estratégia é um processo de aprendizagem ao longo do tempo e várias pessoas vão aprendendo ao formá-la, florescendo novas estratégias, é "emergencial" - como é chamada na literatura. Como o planejamento vai se formando, é o foco do que o enunciado diz: saber como as estratégias se formam na organização

    b) Escola do design - a formação da estratégia é um ajuste entre forças internas (SW) e externas (OT), "tocado" pelo chefe máximo da organização

    c) Escola do planejamento - estruturam-se os dados e uma equipe de planejadores "toca" a estratégia, mais complexa que a do design

    d) Escola do poder - formular a estratégia é um processo de negociação, uma barganha entre os participantes da organização. A estratégia também é vista como uma busca de alianças e negociações com outros entes.

    e) Escola do posicionamento - o mais importante é a estratégia em si e não a formulação dela, pois é formá-la é um processo analítico


ID
331270
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à indústria cujos produtos a ela destinados apresentam ciclo de vida predominantemente mais extenso:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida do produto são as fases de que um produto passa. Desde seu lançamento até o momento que é descontinuado.

    Gab.: C


ID
331279
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na notação BPMN, um evento é representado por um(a):

Alternativas
Comentários
  • circulo

  • Evento: é algo que ocorre durante um processo de negócio. Esses eventos afetam o fluxo do processo e têm normalmente algo que os dispara ou um resultado, que são representados como marcadores no centro do elemento.

    Esta figura representa do evento inicío – Nada(Simples)

    Há três tipos de eventos:

    ·  Evento inicío

    ·  Evento intermerdiário

    Evento fim

  • Evento - Círculo

    Atividade/Tarefa - Retântulo

    Gateway/Decisão - Losango

    Seta - Meio de comunicação/conexão entre atividades/tarefas, eventos e decisões.

    Triangulo - Acho que não existe.


ID
331285
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à principal idéia associada ao processo de compras Just In Time.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Alternativa A - Minimizar necessidade de armazenagem e manutenção de estoques.

    Compras = estoques. Quanto mais compras, maior o tamanho dos ambientes para armazenamento. Também aumenta o gasto com a segurança (manutenção). Isso sem contar a depreciação da matéria-prima e do custo oportunidade ($ poderia ser gasto de forma diferente, em operações que agreguem valor/qualidade ao produto final).


ID
331288
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um sistema de modelagem de processos em que um conjunto de entradas resulta em várias possibilidades de saída é denominado:

Alternativas

ID
331291
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O conjunto de valores e crenças de uma organização que moldam as atitudes e os comportamentos relacionados à modelagem de processos é denominado (a):

Alternativas
Comentários
  • Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por  meio  de  valores,  normas,  atitudes  e  expectativas compartilhadas na organização


    Fonte: Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".


ID
331294
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um Plano de Negócios inserido no Planejamento Estratégico de uma organização, a técnica que consiste em comparar o desempenho de seus produtos com os da concorrência é denominado:

Alternativas

ID
331297
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma organização cujos produtos são de origem industrial, a localização das instalações têm, entre seus fatores determinantes:

Alternativas

ID
331300
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma organização, a procura da adequação das tarefas, dos equipamentos e ferramentas às características do ser humano, está relacionada aos conceitos e princípios da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA A

    Conceito de Ergonomia:estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.


ID
331303
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sobre a curva de classificação ABC, analise as seguintes afirmativas.
I. É sempre crescente.
II. Sua derivada é sempre crescente.
III. Sua derivada é sempre positiva.
Assinale:

Alternativas
Comentários

  • A Curva ABC que adveio da análise de Pareto, é um método para categorizar estoques, seu objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes e seus rendimentos na empresa. Muito utilizado pela Engenharia e logística.


    Conforme as assertivas:


    I. É sempre crescente - Correto, analisando gráficos da aplicação deste método, sempre terá crescimento.


    II. Sua derivada é sempre crescente. - Errado, pois a derivada é o Limite a que pode chegar a relação do aumento duma função com o aumento da variável, quando este tende para zero e isto não ocorre na curva ABC.


    III. Sua derivada é sempre positiva. - Correto, se tende sempre ao crescimento, significa que se mantém positiva.



    Então a alternativa C é a correta.


ID
331306
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma dimensão da qualidade em serviços:

Alternativas
Comentários
  • Os cinco fatores determinantes da qualidade de serviços, segundo o método SERVQUAL:

    • Confiabilidade, garantia, aspectos tangíveis, empatia e responsividade.

    Credibilidade é sinônimo de confiabilidade. B.


ID
331309
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma dimensão da qualidade em produtos:

Alternativas
Comentários
  • Competência, comunicação, conveniência e cortesia só podem ser dimensões da qualidade em SERVIÇOS. Já a confiabilidade pode ser uma dimensão da qualidade em produto.


ID
331312
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à terceira parte do ciclo PDCA de gestão da qualidade:

Alternativas
Comentários
  • A 3ª etapa é o “Chek”, ou seja, a verificação ou checagem dos resultados alcançados, onde devemos fazer uma análise do que foi realmente aprendido durante a execução do plano de ação (2º etapa – “Do/Executar”), comparando-se esses resultados com os prognósticos feitos na etapa de planejamento (1º etapa – “Plan”), para detectar erros e falhas a serem corrigidas na etapa seguinte denominada “Action” (4ª etapa).

  • As etapas do ciclo PDCA são: planejamento, execução (ou realização), verificação e ação (ou atuação, ou atuar corretivamente). A única alternativa que descreve corretamente a terceira etapa é a alternativa E.

    Gabarito: E


ID
331315
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A probabilidade de um produto desempenhar a função requerida por um intervalo de tempo estabelecido, sob condições definidas de uso, é denominada:

Alternativas

ID
331318
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A anamnese faz parte da seguinte técnica:

Alternativas

ID
331321
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A fase do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) que define o portfólio de uma empresa é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento da Estratégico - Letra A

  • O que é o portfólio? Portfólio, de forma objetiva, é uma "coleção" com todos os trabalhos (ou no nosso caso, produtos), concluídos ou em andamentos, realizados (ou em realização) pela empresa. Conforme estudamos, a fase que define quais produtos a empresa disponibilizará ao mercado ocorre no planejamento estratégico. Gabarito: Alternativa A 


ID
331324
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que indique o tipo de sustentabilidade alcançado por meio do gerenciamento e da alocação mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.

Alternativas

ID
331327
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O teste de um produto sob condições reais de operação, considerando o seu desempenho técnico e de mercado, é denominado:

Alternativas

ID
331330
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a um processo contínuo de comparação.

Alternativas
Comentários
  • Consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking

ID
331333
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o método de solução de problemas, que permite obter a solução ótima de um problema de minimização de uma função objetivo linear, considerando-se um conjunto de restrições lineares.

Alternativas