SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Engenharia Mecânica


ID
1707436
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma obra ou indústria, o adicional pago aos trabalhadores que exercem atividades ou operações que, por sua natureza, condições ou métodos de execução os exponham a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade dos agentes e do tempo máximo de exposição aos seus efeitos é denominado:

Alternativas

ID
1707439
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório em que é prevista a inversão das fases de habilitação e classificação dos licitantes, permitindo que seja examinada somente a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Q569144 

     Pregão: conceito e funcionalidade

    Apesar da Lei Licitatória n.º 8.666/93, vedar a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas, a medida provisória n.º 2.182-18/2001, instituiu, no âmbito da União, uma nova modalidade denominada Pregão. Só que a referida lei vedava a criação de outras modalidades de licitação, salvo se introduzidas por outra norma geral. Foi aí que a Lei 10.520, de 17/07/2002, converteu a medida provisória em norma geral, determinando também a sua aplicação aos Estados, Distrito Federal e Municípios, o que acabou por dispensar estas entidades de editarem leis próprias sobre a matéria[2].

    O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço. Sua grande inovação se dá pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas, onde se verifica apenas a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta.

    Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita por meio de proposta de preço escrita e, após, disputa por lances verbais. Após os lances, ainda pode haver a negociação direta com o pregoeiro, no intuito da diminuição do valor ofertado.

  • Inversão das fases no pregão

     

    Nas modalidades clássicas de licitação da Lei 8.666/93 (Concorrência, Tomada de Preços e Convite), via de regra, primeiro é feita a habilitação de todos os proponentes (isto é, são abertos os envelopes contendo a documentação de todos os licitantes,  sendo analisados os aspectos jurídico, fiscal, técnico e econômico-financeiro de cada um à luz dos artigos 27 a 31 da Lei 8.666/93) sendo que só continuam no certame aqueles devidamente habilitados.

     

    Fases das Licitações em Geral:

     

    --- > Edital;

    --- > Habilitação;

    --- > Classificação;

    --- > Homologação;

    --- > Adjudicação.

     

    analise das propostas dos proponentes somente será feita após a fase de habilitação e após decorrida a fase recursal referente à habilitação.

     

    Assim, a Administração é obrigada a verificar a documentação de todos os proponentes mesmo sabendo que, apenas um deles, será o vencedor do certame.

     

    Diferentemente, no Pregão, visando à celeridade do procedimento, inverteram-se as fases: primeiramente é aberta e concluída a fase de classificação e julgamento das propostas, seguida da fase de lances para, somente ao final, realizar-se a fase de habilitação e apenas do primeiro classificado no certame (isto é, o vencedor provisório).

     

    Fases das Licitações - Pregão:

     

    --- > Instrumento Convocatório;

    --- > Classificação;

    --- > Habilitação;

    --- > Adjudicação.

    --- > Homologação.

     

    Portanto, a verificação da documentação será feita tão somente do vencedor provisório do certame e, apenas no caso deste ser inabilitado, a Administração procederá à análise da documentação do segundo colocado (e, assim, sucessivamente, se necessário).
     

    Tem-se, portanto, verdadeira economia de tempo, uma vez que não será necessário efetivar a análise documental de todos os proponentes como ocorre na concorrência.

     

    Atenção: No Pregão Eletrônico, o edital deverá estabelecer prazo mínimo de 2 (duas) horas, a partir da solicitação do pregoeiro no sistema eletrônico, para envio de documentos de habilitação complementares, por fax ou outros meios de transmissão eletrônica.

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço.

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    Ressalta-se que, na modalidade de licitação pregão, visando a dar mais celeridade ao processo licitatório, ocorre a inversão das fases de habilitação e apresentação das propostas, ou seja, primeiro se apresentam as propostas para depois proceder à verificação da documentação do licitante vencedor, para fins de habilitação.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "d".

    GABARITO: LETRA "D".


ID
1707442
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa que corresponde ao tipo de produto ou serviço que não pode ser adquirido na modalidade de licitação do tipo pregão:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


ID
1707445
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório prevista quando há a necessidade de trabalho intelectual – técnico, artístico ou científico, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o § 1º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    DICA: Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

    Conforme o § 2º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    DICA: Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

    Conforme o § 3º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    DICA: Convite = "Com 24 horas de antecedência" + "número mínimo de 3".

    Conforme o § 4º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    DICA: Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico.

    Conforme o § 5º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    DICA: Leilão = oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço.

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    consulta é uma modalidade de licitação que possui previsão na lei 9.472 de 1997 e é destinada às agências reguladoras (autarquias sob regime especial).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "b".

    GABARITO: LETRA "B".


ID
1707448
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando um bem ou produto só é fornecido por um produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, a modalidade de processo de aquisição a ser utilizada pela administração pública é denominada:

Alternativas
Comentários
  • C)  Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Será inexigível a licitação:

    forncedor exclusivo,

    profissional ou empresa de notória especialização serviços técnicos ( natureza singular ),

    artista consagrado,

    credenciamento,

    aquisição ou locação de imóveis.

    Gab: C


ID
1707451
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ato pelo qual a comissão de licitação de um órgão público declara o licitante vencedor é denominado:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D!

     

     NA ETAPA DE HOMOLOGAÇÃO O ÓRGÃO PÚBLICO DECLARA O LICITANTE VENCEDOR APÓS EXERCER UM CONTROLE DE LEGALIDADE DO PROCEDIMENTO LICITATÓTIO.

  • Não concordo com esse gabarito. Para mim, a resposta é "A" ADJUDICAÇÃO.

     

     

    Baseio-me nas palavras de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo na obra "Direito Administrativo Descomplicado" 24 Ed.

     

     

    Cap 10 - pág. 679

     

     

    "Na etapa de HOMOLOGAÇÃO é exercido um controle de legalidade do procedimento licitatório. Verificando irregularidade no julgamento, ou em qualquer fase anterior, a autoridade competente não homologará o procedimento, devolvendo o processo à comissão para correção das falhas apontadas, se isso for possível. Caso se trate de vício insanável, deverá ser anulado o procedimento, se não integralmente, pelo menos a parte do ato ilegal, inclusive.

     

     

    A ADJUDICAÇÃO é o ato pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitação. Não se deve confundir a adjudicação com a celebração do contrato. A adjudicação apenas garante ao vencedor que, quando a administração for celebrar o contrato relativo ao objeto da licitação, o fará com o vencedor. A adjudicação é o ato final do procedimento da licitação."

     

     

    Além disso, Gustavo Knoplock em "Manual de Direito Administrativo" - 8 Ed, pág. 381 diz:

     

     

    "12.5.6 - Adjudicação

     

     

    Ato pelo qual a Administração atribui, entrega simbolicamente ao vencedor o objeto da licitação, ou seja, declara o vencedor da licitação. Posteriormente, deverá ser assinado o contrato com o adjudicatário."

  • Adjudicação: após o julgamento das propostas, ao licitante vencedor será adjudicado o objeto licitado (adjudicar = conceder, atribuir, entregar, submeter, conferir).

    Homologação: após a fase de julgamento, adjudicação e decorridos todos os prazos de recurso, a autoridade competente ratificará todos os atos anteriores confirmando sua validade perante a lei.

    Portanto, após a Comissão de Licitação realizar o julgamento das propostas e adjudicar o objeto da licitação à licitante vencedora, a autoridade superior, no uso de suas atribuições legais, homologará a licitação confirmando todos os atos praticados no procedimento licitatório.

    fonte:

  • Questão controversa por demais. A homologação é um ato de confirmação, e não de constituição. Já a adjudicação, é a entrega do objeto ao vencendor da licitação. Também não é na adjudicação que declaro o vencedor. No meu entendimento, eu declaro o vencedor na fase de classificação e julgamento. Logo após isso, eu homologo ( ratifico ) o resultado. Eu NÃO Posso homologar algo que não esteja estabelecido.

    Desculpem me se estou equivocado.

  • D - Homologação

    O comando da questão quer saber qual ato declara o vencedor.

    A adjudicação não declara o vencedor, a adjudicação entrega o objeto ao vencedor. O que é diferente. Por lógica, a entrega do objeto ao vencedor só pode ocorrer se antes for declarado o vencedor, pois não podemos entregar algo a alguém que ainda não é reconhecido como vencedor do certame. A fase anterior à adjudicação é, como sabemos, a homologação. Anterior à homologação temos o julgamento, fase na qual se determina o vencedor. Naturalmente o vencedor só pode ser declarado como tal se a autoridade superior atestar a legalidade e o mérito do procedimento anterior. Assim, após o julgamento pela comissão a autoridade competente verifica a legalidade, o mérito e DECLARA o vencedor, caso tudo esteja correto, conforme 43, VI: deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

    Sabemos que os licitantes perdedores ficam liberados de suas propostas após a homologação. Ora, isso indica que é nesta fase que o vencedor é declarado.

    Hely Lopes Meirelles assim diz:

    Depois de conhecido o conteúdo da proposta, ou após o julgamento, sendo o vencedor, sujeitar-se-á às sanções administrativas e responderá por eventuais perdas e danos; não sendo o vencedor, ficará liberado da proposta desde a homologação,..

    Ou ainda:

    Como ato de simples controle, a homologação não permite alterações no ato controlado pela autoridade homologante, que apenas pode confirmá-lo ou rejeitá-lo...

    Bons estudos.


ID
1707454
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prazo de publicidade de um processo licitatório na modalidade tomada de preços no tipo melhor preço, em dias, é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como C, mas vejo possibilidade de recurso. Querido examinador, qual tipo?

  • Lei 8.666/93:

    Art. 21...

    § 2   O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    ...

    II - trinta dias para:                   

    a) concorrência, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior;

    b) tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço”;

    III - quinze dias para a tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão; 

    Assim, pode-se concluir que, para o tipo melhor preço (conforme o comando da questão), o gabarito é a letra C - 15 dias.


ID
1707457
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em processos licitatórios que envolvam reformas de edifícios ou equipamentos é possível efetuar aditamentos cujo percentual em relação ao valor contratado é, no máximo, igual a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - § 1o  O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos


ID
1707460
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de processo licitatório para a venda de bens legalmente apreendidos ou penhorados pelo poder público é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D -  § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o § 1º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    DICA: Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

    Conforme o § 2º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    DICA: Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

    Conforme o § 3º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    DICA: Convite = "Com 24 horas de antecedência" + "número mínimo de 3".

    Conforme o § 4º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    DICA: Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico.

    Conforme o § 5º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    DICA: Leilão = oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço.

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    consulta é uma modalidade de licitação que possui previsão na lei 9.472 de 1997 e é destinada às agências reguladoras (autarquias sob regime especial).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "d".

    GABARITO: LETRA "D".

  • É só lembrar do leilão do DETRAN, Receita federal, PRF e etc.

     Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Gab: D


ID
1707463
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O sistema informatizado que processa a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos e entidades da administração federal é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Sabia que Administração Financeira Orçamentária iria servir para alguma coisa kkk

  • O SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o território nacional, a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União.

    O sistema pode ser utilizado pelas Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta Única do Governo Federal, suas receitas (taxas de água, energia elétrica, telefone, etc) dos Órgãos que utilizam o sistema.

    Resposta correta: (A) SIAFI

  • RESP (A)

    Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAF), que consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.


ID
1707466
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O término da vigência de um crédito orçamentário ocorre:

Alternativas
Comentários
  • ao término do exercício financeiro a que se refere. 

  • 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:               

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;              

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;            

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;                

    IV o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.      


ID
1707469
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O tipo de empenho que visa à realização de despesas cujo valor ou montante não seja previamente determinado ou identificado, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • estimativo. 

  • Gab. B

    O empenho pode ser:

    a) Ordinário: é aquele que ocorre para despesas previamente conhecidas e cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.

    b) Por estimativa: é aquele que ocorre quando a despesa não pode ser determinada.

    c) Global: serve para as despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

    Espero ter ajudado!

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.  


ID
1707472
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A principal característica que define um software livre é:

Alternativas
Comentários
  • Software livre

    Definição

    Tipo de software disponível para utilização, cópia e distribuição, seja no formato digital ou alterado, seja com custo ou não. A possibilidade de modificações implica a abertura do código-fonte. É importante não confundir software livre com software gratuito, pois a liberdade do software livre para cópia, alteração e redistribuição não tem relação com a gratuidade. Por exemplo, existem programas gratuitos que não podem ser modificados e nem redistribuídos.


ID
1707475
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O espaço de armazenamento em um pen-drive de 4 GB corresponde a uma quantidade de disquetes de 1.44 MB aproximadamente igual a:

Alternativas
Comentários
  • 4 GB---> transformando em MB ( multiplica por 1024) : 4 GB X 1024 = 4096 MB

    Temos 1.44 MB e 4096 MB, é só dividirmos este número para acharmos o valor da quantidade: 4096 /1.44 = 2844,44

  • Qual o motivo da multiplicação por 1024 já q é de GB para MB... não é para bits, se fosse teria lógica...

  • 4 x 1024 / 1.44 = 2844,4


ID
1707478
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Selecione a opção correspondente a uma linguagem de programação multiplataforma:

Alternativas
Comentários
  • É por conta do JVM que o Java é multiplataforma. Desta forma você desenvolver sua aplicação sem se preocupar em qual ambiente irá funcionar, pois o usuário irá instalar o JVM adequada para o seu ambiente.


ID
1707481
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. O endereço de um computador em uma rede é denominado endereço IP.

II. O registro de domínios no Brasil está a cargo do Ministério das Comunicações.

III. A política de segurança da informação de uma organização não deve ser de conhecimento dos usuários.

Assinale:

Alternativas

ID
1707484
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Códigos em linguagem PHP são executados num servidor WEB.

II. Códigos em linguagem JavaScript são executados num cliente WEB.

III. A linguagem Java pode ser usada no desenvolvimento de Applets.

Assinale:

Alternativas

ID
1707487
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma célula de uma planilha eletrônica armazena a seguinte informação: =(A2^B2)^C2.

Quando os valores das células A2, B2 e C2 forem respectivamente iguais a 2, 3 e 4, o valor armazenado naquela célula será igual a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O símbolo de ^ (acento circunflexo) em planilhas eletrônicas, significa potência. É a primeira operação que deve ser calculada. Como ambas estão no mesmo nível, o parênteses procurou garantir o cálculo correto e evitar problemas.

    = (2 ^ 3) ^ 4

    = 8 ^ 4 = 4096

  • Gabarito: e

    --

    2 elevado a 3 = 2x2x2 = 8.

    8 elevado a 4 = 8x8x8x8 = 4096.

    Símbolo "^" no excel equivale a potência da matemática.


ID
1707490
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos fatores que ajudam a reduzir riscos no ambiente predial, analise os itens a seguir.

I. Manutenção preditiva de equipamentos.

II. Vibração excessiva de pisos.

III. Sinalização adequada.

Assinale:

Alternativas

ID
1707493
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na administração pública, as contas empenhadas, mas não pagas até o término do exercício financeiro são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 36. Consideram-se RESTOS A PAGAR as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  •  

    Lei 4.320/64

     

    Art. 36. Consideram-se RESTOS A PAGAR as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

     

  • GABARITO: LETRA E

    O conceito de Restos a Pagar encontra-se expresso no art. 36 da Lei no 4.320/1964 como sendo as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro. Restos a Pagar são resíduos passivos cujos pagamentos poderão, ou não, ocorrer em exercício(s) seguinte(s). A inscrição não garante o direito ao pagamento – é necessário que se cumpra integralmente o estágio da liquidação (que em Restos a Pagar é definido como “processado”). Portanto, alguns empenhos inscritos poderão ser cancelados se o fornecedor não entregar o material ou não prestar o serviço conforme combinado.

    FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo, Augustinho Paludo.

  • obs: Na letra D o examinador quis tentar pegar o candidato que lembra da primeira palavra do sinônimo de restos a pagar que é resíduos passivos


ID
1707496
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Pede-se determinar a máxima tensão de um tubo longo fechado de aço SAE 1020 com diâmetro interno de 40 cm e espessura 10mm para resistir à pressão de trabalho 2,0 MPa de um determinado fluido escoando em seu interior, em estado permanente.

Este tubo não sofre deformações permanentes, considera-se uma pressão externa atmosférica e se utiliza um fator de segurança de 2,0.

As propriedades mecânicas do material do tubo são: o módulo de elasticidade 200 GPa, o coeficiente de Poisson 0,3, tensão de escoamento 200 MPa e tensão de ruptura 400 MPa.

Alternativas
Comentários
  • Di=400mm;

    t=10mm;

    P=2,0MPa;

    fs=2,0

     

    Para o cálculo da espessura da parede de uma tubulação em função da pressão interna utiliza-se a seguinte expressão:

    t=(P*D)/(2*Sh)

    (ftp://ftp.sm.ifes.edu.br/professores/JoaoPaulo/Tubula%E7%E3o%20Industrial/apostila%20Tubula%E7%E3o.pdf)

     

    Onde:

     

    t: espessura da parede;

    P: pressão interna;

    D: diâmetro externo;

    Sh: tensão admissível do material na temperatura de projeto

     

    Sh=(P*D)/(2*t)

    Sh=(2,0*(400+10))/2*10)

    Sh=41Mpa

     

    Com fator de segurança igual a 2,0:

     

    σ=Sh/fs

    σ=41/2

    σ=20,5MPa

  • Não entendi o que a questão está pedindo...

    A pressão de trabaho (2 MPa) impõe uma tensão (atuante) no tubo. Como ele deu os limites do material eu poderia calcular o fator de segurança a que o material está submetido. Daí ele forneceu o fator de segurança...

    Pede-se determinar a máxima tensão [...] para resistir à pressão de trabalho 2,0 MPa.

    Tentei calcular as tensões axial, radial e circunferencial com as fórmulas para tubos fechados de parede espessa, porém, nenhuma delas bateu com a resposta.


ID
1707499
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O diagrama de fase Ferro-Carbono ilustra o equilíbrio das fases do ferro e do carbono sob diferentes temperaturas, produzindo produtos que são, principalmente, diferenciados:

Alternativas
Comentários
  • Fe -> Solvente;

    C -> Soluto

  • Questão com formulação confusa.

    Avaliando a mesma pela lógica pedida pelo formulador, o Carbono é o soluto do diagrama e o ferro o solvente.

    R: B


ID
1707502
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Placas de alumínio de 3mm de espessura servem para formar um cilindro de diâmetro interno de 30cm, que são soldadas helicoidalmente a 15º em relação ao eixo longitudinal. O cilindro oco suporta torques por intermédio das placas de extremidades rígidas.

Pede-se determinar o torque máximo admissível se a resistência à tração admissível da solda é de 150 MPa e o material não escoa por flambagem.

Alternativas
Comentários
  • Consegui resolver junto com o Rivson e o Elson, do grupo da mecânica!

    A principio a questão parece um pouco complexa, mas é bem simples!

    Os dados informados:

    Dext = 306 mm ( D int + espessura (3mm))

    Dint = 300 mm

    Resistência à tração admissível

    da solda é de 150 Mpa

    Um conceito crucial é saber que a tensão normal = tensão de cisalhamento/2

    Se não soubesse este conceito perdia a questão,pois ia cair na casca de banana!

    Apenas com essas informações, já temos o suficiente para resolver a questão!

    Substituindo na equação

    Tensão Cisalhamento = ( T * R ext) / [ pi/2 * ( ( R ext)–(r int))]

    300*10( T * 153*10) / [ pi/2 * ( (153*10)–(150*10))]

    T=128532,04 Nm

    T=128,5 KNm

    Outra forma de resolver:

    Os dados informados:

    Dext = 306 mm ( D int + espessura (3mm))

    Dint = 300 mm

    t=espessura=3mm

    Calculando a área da solda, temos:

    Imagine um tupo aberto e visualize como um retângulo, a borda que receberá solda será uma pequena tira, então:

    C=2*pi*Rext

    C=2*pi*153

    C= 961,32mm

    A=961*3=2883,98 mm

    Mas um detalhe crucial como a solda atingira os dois lados essa área tem que ser multiplicada por 2! Essa observação é tão importante quanto o conceito no primeiro modo de resolver, pois se você não se atentar a isso, errará a questão, pois vai cair na casca de banana!

    Tensão Normal =Força/Area

    Força=150*10*2*2883,98*10

    Força= 865 KN

    Torque= Força*Rext

    Torque= 865*0,153

    Torque= 132,3 KNm

    O resultado nessa segunda solução ficou um pouco distante, mas certamente é por causa dos valores usados (Diferentes casas decimais)!

    TMJ


ID
1707505
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito do diagrama de fase Fe-C, analise as afirmativas a seguir:

I. A perlita é a combinação da ferrita (ferro α) e da austenita (ferro γ).

II. A austenita (ferro γ) é a forma mais estável do ferro puro, que aparece entre as temperaturas de estabilidade 912 e 1394°C.

III. O ferro fundido está próximo da região eutética.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Perlita = ferrita + cementita

  • a forma mais estavel do ferro é a alfa.

  • Bem questionável o item 3 hein!!

  • A austenita é a forma estável somente na faixa de temperaturas citadas. Na temperatura ambiente, a forma estável é a alfa. Já o item I está errado por ser a perlita composta por lamelas alternadas de ferrita e cementita.


ID
1707508
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma esfera uniforme de alumínio, com raio externo de 10 cm e espessura de 10 mm, é imerso no mar cuja massa específica é de 1.200 kg/m3 a uma profundidade de 1.000 metros. Sabe-se que o material do sólido possui um comportamento isotrópico, com módulo de elasticidade 70 GPa, de coeficiente de Poisson de 0,28 e de massa específica 2.700 kg/m3 .

Pede-se determinar o módulo de Bulk, em GPa, e a tensão máxima de cisalhamento, em MPa, sendo que a aceleração da gravidade é 10 m.s-2. Considera-se a água do mar como fluido incompressível e o sólido, inclusive, encontra-se em repouso, e não levar em consideração a variação da temperatura.

Alternativas
Comentários
  • Módulo de Bulk ou de Compressibilidade:


    k=E/3.(1-2.ν) 

  • Como que acha a tensão cisalhante?

    Não consegui...

  • A tensão de cisalhamento em corpos submetidos à pressão hidrostática é nula, visto que essa pressão é sempre normal a todos os pontos do corpo. Deste modo, não há qualquer força tangencial atuante no corpo. Fonte: R.C Hibbeler - Resistência dos materiais.

  • Valeu Lucas!


ID
1707511
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito do diagrama de fase Fe-C, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos domínios de 800 a 900°C e a 1% em peso de Carbono, é possível desenvolver as propriedades desejadas no aço.

II. A mistura eutética se encontra em 0,77% em peso de carbono e na temperatura de 720°C.

III. O ferro puro altera sua estrutura cristalina duas vezes antes de se fundir, ou seja, CCC, CFC e HC.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo os erros:

    II. A mistura eutóide se encontra em 0,77% em peso de carbono e na temperatura de 720°C.

    III. O ferro puro altera sua estrutura cristalina duas vezes antes de se fundir, ou seja, CCC, CFC e CCC.

  • I) o que a questão quis dizer foi que, para que seja possivel trabalhar a estrutura de uma liga Fe-C de modo a serem obtidas as propriedades desejadas, é necessário elevar a temperatura à zona de austenitização.

  • Baixas temperaturas até 912° aproximadamente: Ferrita (Ferro puro) - CCC

    Aquece mais um pouco haverá a Austenita - CFC

    Aquecendo mais um bocadinho haverá a Delta-Ferrita a partir de 1400°C - CCC

    Portanto, como Leonardo Ávila citou -> CCC -> CFC -> CCC

    Nada de HC. HC é Titânio, por exemplo.


ID
1707514
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um tubo aberto confeccionado em aço, de diâmetros interno de 20 cm e externo de 24 cm, com pressões de trabalho interna e externa de 100 MPa e 50 MPa, atuantes na parede do tubo, respectivamente, estão em regime permanente. As propriedades mecânicas do material do tubo são: o módulo de elasticidade 200 GPa, o coeficiente de Poisson 0,3, tensão de escoamento 200 MPa e tensão de ruptura 400 MPa.

As tensões radial e circunferencial, em MPa, na metade da espessura, são, aproximadamente, dadas por:

Alternativas
Comentários
  • Fui na letra C achando que, pelo fato da pressão interna ser maior que a externa, as duas seriam tensões de tração, mas também não sei como chegar no resultado do gabarito...

  • Dado que Raio Interno/Espessura = 10/2 é menor que 10, não usar as equações para paredes finas. Usar eq. 3-49 - Shigley, 10 ED

    tensaotangencial_t = (P_i*r_i^2-P_e*r_e^2-r_i^2*r_e^2*(P_e-P_i)/r^2)/(r_e^2-r_i^2) = 198.8 MPa

    tensaoradigal_r = (P_i*r_i^2-P_e*r_e^2+r_i^2*r_e^2*(P_e-P_i)/r^2)/(r_e^2-r_i^2) = -71.6 MPa

    Letra B.

  • Mandou bem Costa Cearense!!!

  • Alguém decorou essas formulas?

  • Acertei usando a seguinte lógica:

    • A tensão circunferencial é positiva e maior que a radial em módulo

    Só sabendo isso já matava a questão.

  • FGV sem noção... a pessoa passa amis tempo fazendo conta do que pensando sobre soluções para o problema... parece prova para matemático ou algo calculista... sei lá...

  • A tensão radial, para vasos de pressão (quando não se despreza a espessura, ou seja, quando r/t < 10) é compressiva, portanto, negativa.

    A tensão circunferencial, é de tração, e é a tensão máxima (tensão principal σ_1).

    Ou seja, deve-se satisfazer as condições:

    |σ_circ| > |σ_rad|

    σ_circ > 0

    σ_rad < 0

    A única alternativa que satisfaz as condições é a letra B.


ID
1707517
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma bola é lançada no chão de um prédio, em repouso e de mesma altura, sem atrito, de peso 40 N, com aceleração de 4 m.s-2. Ao mesmo tempo, um objeto com velocidade inicial vo a 45º, do 5º andar, pesando 10 N, acerta-a.

Considerando uma balística no vácuo, pede-se determinar o módulo da velocidade inicial do objeto em m.s-1 e o tempo para contato em segundos, sabendo-se que a distância de cada andar é de 3 metros e que a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2.

Alternativas
Comentários
  • Galera, se alguém deu conta de desembolar, poste ai!

  • Tem questão de FGV que é mais dificil entender o enunciado do que resolver


ID
1707523
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito dos tratamentos térmicos do aço, analise as afirmativas a seguir:

I. A microestrutura da martensita revenida consiste em reduzir a dureza obtida na têmpera.

II. As curvas TTT dos aços se fazem necessárias para obter suas características durante o seu aquecimento.

III. A temperabilidade do aço é sua capacidade de ser endurecido pelo tratamento térmico da têmpera.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Correto, o revenido serve justamente para corrigir a característica quebradiça da martensita.


    II. Errado, as curvas TTT são usadas para informações referentes ao resfriamento.


    III. Correto, é a definição do termo.

  •  A temperabilidade do aço é sua capacidade de ser endurecido pelo tratamento térmico da têmpera

    Não seria relacionada a profundidade de têmpera?

    Ex: Um aço liga possui maior temperabilidade que um aço comum, porque a profundidade da tempera do primeiro é maior.

  • Temperabilidade = Capacidade do aço endurecer ou profundidade de endurecimento;

    O significado de temperabilidade não deve ser tomado como dizendo respeito somente à obtenção da máxima dureza, em várias profundidades, mas também deve ser ligada igualmente à obtenção da máxima tenacidade.

    Máxima dureza que pode ser obtida no aço = Depende quase que exclusivamente da concentração de carbono;

    Profundidade de Endurecimento depende mais do Tamanho de grão austenítico e da presença de elementos de liga do que do teor de carbono

    Fonte: Aços e Ferros Fundidos - Vicente Chiaverini - pág. 63 7ª Edição

    De acordo com o autor, como ele deu 2 definições, a da questão não está errada. Fiquei um pouco confuso, mas escrevi tal como está no livro.


ID
1707526
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

A respeito dos controladores PID, pode-se dizer que:

I. Usualmente, as perturbações no carregamento são de baixa frequência, já os sensores de ponta são de alta frequência.

II. O controle PID geralmente traz bons resultados se a planta dinâmica dominante é de segunda ordem.

III. A antecipação da ação derivativa reage à taxa rápida de variação do erro.

Assinale:

Alternativas

ID
1707529
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito da corrosão em materiais metálicos, analise as afirmativas a seguir:

I. As reações que ocorrem nos processos de corrosão eletroquímica são reações de oxidação e redução.

II. Polarização é a modificação do potencial de um eletrodo no sentido de menor atividade devido à formação de uma película de produto de corrosão.

III. O Método Galvanostático é caracterizado por ter como variável de controle a intensidade da corrente que circula no sistema, a qual é variada por meio de uma resistência.

IV. A relação entre o volume do óxido e do metal que o originou pode ser menor que a unidade, sendo a película formada protetora.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II- Passivação é a modificação do potencial de um eletrodo no sentido de menor atividade devido à formação de uma película de produto de corrosão.

  • IV. INCORRETA -  Os metais alcalinos e alcalino-terrosos (sódio, potássio, magnésio etc.) formam uma camada porosa do óxido. Outros metais, como ferrocobre e níquel formam películas mais densas. A espessura e a velocidade do crescimento dessas películas determinam o grau com que o óxido protege o metal abaixo dele. O fato de ser o óxido formado denso ou poroso pode ser correlacionado com a relação do volume de óxido produzido, dividido pelo volume do metal consumido na oxidação. Esta equação empírica, conhecida como equação de Pilling-Bedworth. 

    Se a razão de volumes na Equação é menor que um, forma-se um volume de óxido que é menor que o volume do metal oxidado. Por esta razão, o óxido tende a ser poroso e não-protetor. Se a razão é próxima de ou maior que um, o óxido não será poroso. Desde que critérios adicionais sejam satisfeitos, a razão dos volumes  próxima da unidade indica que o óxido deverá ser protetor, enquanto uma razão muito maior que um indica que tensões de compressão serão produzidas, e o óxido poderá empenar-se ou rachar, num processo de lascamento. 

  • I - Correta: há circulação de corrente elétrica e as reações eletroquímicas; II - A modificação do potencial de eletrodo pelo surgimento de uma película protetora é chamada de passivação. III - Correta IV - Incorreta.
  • Método Galvanostática:

    Utilizado para determinar a curva de polarização de um certo material, em um dado eletrólito.

    É o método mais antigo e é caracterizado por ter como variável de controle a intensidade da corrente que circula no sistema, a qual é variada por meio de uma resistência.

    Copiado e cuspido da fonte abaixo citada.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/MrioSrgioMello/monitoramento-da-corroso - pág.11 do pdf e 8 do arquivo.

  • IV - A relação entre o volume do óxido e do metal que o originou pode ser menor que a unidade, sendo a película formada não-protetora


ID
1707532
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito do ar condicionado, analise as afirmativas a seguir:

I. Ar saturado é a quantidade mínima de água que o ar pode conter sob uma determinada temperatura.

II. Temperatura de bulbo seco é a temperatura indicada por um termômetro comum.

III. Umidade relativa é a relação entre a pressão parcial do vapor d'água e a pressão de saturação do vapor na mesma temperatura.

IV. Embora existam cálculos teóricos e empíricos das temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido, com intuito de se obterem as temperaturas e pressão do meio, é muito usado, na prática, o diagrama psicrométrico.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Ar saturado é a quantidade máxima de água que o ar pode conter sob uma determinada temperatura. 

    II. Temperatura de bulbo seco é a temperatura indicada por um termômetro comum. 

    III. Umidade relativa é a relação entre a pressão parcial do vapor d'água e a pressão de saturação do vapor na mesma temperatura. 

    IV. Embora existam cálculos teóricos e empíricos das temperaturas de bulbo seco e de bulbo úmido, com intuito de se obterem as temperaturas e umidade relativa do meio, é muito usado, na prática, o diagrama psicrométrico.


ID
1707535
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito da mecânica dos fluidos, analise as afirmativas a seguir:

I. O número de Reynolds abaixo de 2000 caracteriza um escoamento laminar.

II. O número de Froude se caracteriza pela relação entre forças de inércia e forças de atrito viscosas.

III. A semelhança entre modelo e o protótipo, quando em pontos idênticos são iguais em relação às forças, é conhecida como dinâmica.

IV. A equação da Continuidade em regime permanente se caracteriza pela vazão mássica inalterada em qualquer área transversal do duto.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O número de froude é um parâmetro adimensional que caracteriza relação entre forças de inércia e de gravidade. As forças de inércia e viscosas são relacionadas pelo número de Reynolds.

  • achei que no lugar da palavra dinâmica teria teoria da semelhança.


ID
1707538
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um refrigerador doméstico remove energia do espaço refrigerado numa taxa de 1,0 kW. Considera-se que a eletricidade custa em média R$ 0,40 (quarenta centavos) por kW/h e que o custo de eletricidade é de R$ 120,00 em um mês, contanto que o refrigerador trabalhe o dia inteiro.

Determine o coeficiente de desempenho do refrigerador.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede o rendimento do ciclo,

    Temos as seguintes informações:

    Qh = 1Kw

    Que foram gastos 120 reais por mês

    O custo em média R$ 0,40 (quarenta centavos) por kW/h

    Primeiro passo:

    Sabemos que foram pagos 120 reais então calcularemos a quantidade de energia que foi consumida!

    Regra de 3

    0,4 -------3600J (1 kW/h)

    120------- W

    Macete Jedai: saber que 1 kW/h = 3600 J

    W = 1,08*10^6 J

    Falou que foi gasto em 1 mês, então temos que 1*30*24*60*60= 2592000s

    W = 1,08*10^6 J / 2592000s

    W=0,43 Kw

    Agora que temos a quantidade de energia consumida, só calcular o rendimento do ciclo:

    Rendimento = Qh/W

    Rendimento = 1/0,43

    Rendimento = 2,33

  • Galera, só corrigindo o macete hehe

    Macete Jedai: saber que 1 kW/h = 3600*10³ J

    No mais, a resolução é essa mesma, só houve esse deslize ao digitar meu comentário na época.

  • Encontrei 2,4, mas na hora da prova vai 2,33 mesmo.

  • R$ 0,40 - 1 kw/h

    R$ 120,00 - x

    x = 300 kw/h no mês

    Considerando mês com 30 dias = 720 horas que o refrigerador ficou ligado.

    Isso significa que a potência necessária para acionar o compressor (300/720) é de 0,416 kw/h.

    rendimento = Ql / Wc

    rendimento = 1 / 0,416 = 2,40


ID
1707541
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As máquinas de fluxo podem ser classificadas de acordo com o fluido de trabalho. O líquido como fluido de trabalho caracteriza as seguintes máquinas:

Alternativas
Comentários
  • C - turbina hidráulica e bomba centrífuga


  • A turbocompressor e motor alternativo de pistão. Gás e Gás de combustão

    B turbina a vapor e motor de reação. Vapor e Gás de combustão

    C turbina hidráulica e bomba centrífuga. Liquido e Liquido

    D bomba de engrenagens e compressor alternativo. Liquido e Gás

    E bomba de cavidade progressiva e compressor alternativo. Liquido e Gás

  • Compressor comprime gás, não líquido.

    Turbina a vapor tem que ter menor quantidade de água possível, caso contrário acaba com as pás.

  • A) turbocompressor e motor alternativo de pistão.

    B) turbina a vapor e motor de reação.

    C) turbina hidráulica e bomba centrífuga.

    D) bomba de engrenagens e compressor alternativo.

    E) bomba de cavidade progressiva e compressor alternativo.


ID
1707544
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um tanque de volume igual a 50 m3 pode ser cheio de água que entra pela válvula A aberta no intervalo de tempo de 2 horas e pela válvula B aberta em 2 horas. Este tanque pode ser esvaziado, quando totalmente cheio, pela válvula C aberta em 4 h com vazão constante. Abrindo todas as válvulas A, B, C e D ao mesmo tempo, o tanque mantém-se totalmente cheio.

Determine a área da seção de saída da válvula D, em cm2 , se o jato de água a uma altura do solo de 5 metros deve atingir um ponto no solo a uma distância de 5 metros do tanque.

Alternativas
Comentários
  • Volume do Tanque:

     

    Vt=50m3;

     

    Vazão na válvula A:

     

    qa=V/ta=50m3/2h=50000000cm3/2*3600s

    qa=6944cm3/s

     

    Vazão na válvula B:

     

    qb=V/tb=50m3/2h

    qb=6944cm3/s

     

    Vazão na válvula C:

     

    qc=V/tc=50m3/4h=50000000cm3/4*3600s

    qc=3472cm3/s

     

    Como com todas as válvulas abertas o tanque mantém-se cheio, logo:

     

    qa+qb=qc+qd

    qd=qa+qb-qc=6944+6944-3472

    qd=10417cm3/s

     

    Se o jato em D cai de uma altura de 5m, o tempo de queda é obtido através de:

     

    s=so+vo*t+g/2*t^2

    s=g/2*t^2

    5=10/2*t^2

    t^2=1

    t=1s

     

    Se o jato atinge o solo a uma distância de 5m, a velocidade do jato na válvula D é:

     

    vd=s/t=5m/1s

    vd=5m/s

    vd=500cm/s

     

    A área na válvula D é obtida por:

     

    qd=vd*Ad

    Ad=qd/vd=10417/500

    Ad=20,8cm2

     

    Resposta letra b)

  • Alguém sabe outra forma mais rápida de resolver?

  • Qa+Qb=Qc+Qd

    25+25=12,5+Qd

    Qd=37,5m3/h

    Para achar a velocidade em d, aplica-se torricelli:

    velocidade vertical final =raiz(2x10x5)=10m/s

    Teremos que achar o tempo de queda:

    V=at então t=10/10=1s

    Calculando na horizontal:

    V=d/t=5/1=5m/s

    Q=va

    a=37,5/(3600x5)

    a=2,08^-3m2=20,8cm2


ID
1707547
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação às máquinas de fluxo e de deslocamento , assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Nas máquinas de fluxo axiais o escoamento é predominante na direção do eixo do rotor; 

    c) Máquinas de reação: trabalho associado a variação de pressão no rotor
        Máquinas de ação: trabalho NÃO associado a variação de pressão no rotor;

    d) Bomba de deslocamento positivo ou bomba volumétrica é toda bomba que, após um ciclo do seu mecanismo de compressão, desloca um volume fixo de produto independente da pressão na saída;

    e) as bombas centrífugas helicoidais se caracterizam pelo escoamento se movimentar na direção normal ao eixo da bomba. Isso está certo.
     A segunda parte da assertiva me pareceu estranha, de qualquer forma, o que sucede nesse equipamento é que a altura é inversamente proporcional a vazão.

    Qualquer erro favor comunicar por mensagem.

  •  a) nas máquinas de fluxo radiais o escoamento é predominante na direção RADIAL ao eixo do rotor.  
     b) CORRETO
     c) as máquinas de reação são acionadas por um ou mais jatos livres de alta velocidade e cada jato é acelerado em um bocal separado do rotor. Nestas máquinas o rotor gira mesmo sem estar cheio de fluido e PARTE da energia disponível do escoamento é convertida em energia cinética à pressão atmosférica. 
     d) nas máquinas de deslocamento positivo, o escoamento se movimenta por forças que atuam em sua massa líquida em consequência do MOVIMENTO ALTERNADO de uma peça interna (ou conjunto dessas peças). O movimento do embolo se dá pela ação externa da rotação de um motor elétrico, por exemplo.  
     e) as bombas centrífugas helicoidais? para mim quando a bomba é centrífuga ela não é helicoidal. certo?
     

  • A) Incorreta. Nas máquinas de fluxo radiais, o escoamento se dá em direção normal à do eixo do motor;

    B) correta. Nas maquinas de fluxo misto, a energia é fornecida tanto por arrasto quanto pela força centrifuga. Logo, a direção da resultante é imclinada em relação ao eixo do motor;

    C) errada. As máquinas de impulsão são as que são acionadas por jatos livres. Elas fazem uso da energia cinética desse jato. As maquinas de reação funcionam por diferencial de pressão entre seções do rotor.

    D) Incorreta. As maquinas de deslocamento positivo funcionam por deslocamentos de fronteiras, o que faz com que a energia transmitida ao fluido já seja na forma de pressão.

    E) Incorreta. Bombas helicoidais ou de cavidades progressivas, são máquinas de deslocamento positivo, usadas para fluidos extremamente viscosos ou aplicações que requeiram alta pressão.

  • A letra C está incorreta também porque a característica de o rotor girar mesmo sem estar cheio de fluido corresponde a máquinas de fluxo de ação. As máquinas de fluxo de reação trabalham cheias de fluido e, por isso, em geral produzir mais potência para um tamanho total do que as turbinas de ação.

    Fonte: FOX

    A letra C inteira se refere a máquinas de fluxo de ação!!!


ID
1707550
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito dos tratamentos térmicos, analise as afirmativas a seguir:

I. O ensaio Jominy determina a microestrutura de recozimento da peça.

II. A nitretação de uma peça aumenta a sua resistência à fadiga e à corrosão, e seu interior não sofre modificações consideradas.

III. Os ensaios de dureza Brinell, Rockwell e Vickers estão relacionados pelas cargas de aplicação e medem durezas superficiais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O ensaio Jominy busca avaliar a temperabilidade dos aços.

  • I) Errado, o ensaio busca determinar a temperabilidade

    II) Certo, a nitretação é um tratamento superficial

    III) Certo.

  • Peraê, Brinell mede dureza superficial? Ué, como, se ele ñ é indicado pra materiais que sofreram tratamento superficial? Edit: obrigado pelas respostas!
  • Caro Augusto, a afirmativa não citou se a peça sofreu algum tratamento superficial, apenas citou que o Brinell como os outros serve para definir a dureza superficial da peça, o que é correto,entretanto o mesmo não é recomendado para peças endurecidas!

    Acredito, que por isso, a terceira afirmativa não foi considerada incorreta!

  • Augusto, o ensaio Brinell realmente não é indicado para materiais que sofreram tratamento superficial, no entanto ele é sim um ensaio de dureza superficial.


ID
1707553
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma roseta uniaxial é colocada no meio e na face mais inferior de uma viga bi-apoiada homogênea, uniforme e de comportamento isotrópico, com largura de 10 mm, 2 mm de altura, e comprimento de 21 cm. Aplica-se, a 1/3 do comprimento total na extremidade à esquerda, uma carga de 10 N, e se tem para deformação medida na roseta 200µ.

Determine o deslocamento vertical na roseta, em mm, sabendo-se que a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2 e que o material da viga possui o módulo de elasticidade 70 GPa, o coeficiente de Poisson de 0,28 e massa específica 2.700 kg/m3 .

Alternativas
Comentários
  • Alguém deu conta de desembolar?

  • Colei e errei :/

    Hibbeler, 7a Edição, Pág 430

    y(1,5a)=(P(a^3))/(EI) * ((1,5^3)/18 - (4.1,5)/9) = -0,479 . (P(a^3))/(EI)

    I = bh^3/12 = 0,01*0,002^3/12 = 6,67 . 10^-12 [m^4]

    E = 70 . 10^9 [Pa]

    E.I = 466,67 . 10^-3 [Pa.m^4]

    a = 0,21/3 = 0,07 m

    a^3=343 . 10^-6

    (a^3) / E.I = 0,735 . 10^-3

    y (1,5a)= -0,79 . P.a^3/(EI)

    y (1,5a) = 3,52 mm


ID
1707556
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A despeito da cavitação em máquinas hidráulicas, analise as afirmativas a seguir:

I. Na cavitação, aparecem bolhas de vapor num escoamento líquido, sem entrada ou saída de calor, em algum local da máquina hidráulica, devido à alta pressão.

II. A cavitação ocorre em entradas de bombas e na saída de turbinas, nos condutos de sucção de bombas e de turbinas, nas válvulas, ou em quaisquer regiões do escoamento líquido com pressões próximas a de vaporização.

III. Os efeitos da cavitação são ruídos, erosão e vibração.

IV. As bolhas que são levadas para regiões de pressões mais baixas desaparecem mais rápido do que surgem.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Na cavitação, aparecem bolhas de vapor num escoamento líquido, com adição de calor (alguém confirma?), em algum local DO ESCOAMENTO, devido à alta pressão.

     

    IV -  As bolhas de vapor formadas deslocam-se para uma região de MAIOR pressão e aí desaparecem.

  • I - Devido à baixa pressão (Cavitação ocorre quando a pressão cai abaixo da pressão de Vapor)

  • I. Na cavitação, aparecem bolhas de vapor num escoamento líquido, sem entrada ou saída de calor, em algum local da máquina hidráulica, devido à BAIXA pressão.

    II. Correto.

    III. Correto.

    IV. As bolhas que são levadas para regiões de pressões mais ALTAS desaparecem mais rápido do que surgem.

  • @Damiao Wellington, não entrada ou saída de calor, o que acontece para que haja a cavitação é que, devido ao decréscimo de pressão (na sucção da bomba), a pressão de vapor é atingida e há a formação de bolhas. Esse é um processo adiabático de evaporação devido à queda de pressão.

    Bons estudos!

  • I. Na cavitação, aparecem bolhas de vapor num escoamento líquido, sem entrada ou saída de calor, em algum local da máquina hidráulica, devido à BAIXA pressão.

    II. Correto.

    III. Correto.

    IV. As bolhas que são levadas para regiões de pressões mais ALTAS desaparecem mais rápido do que surgem.


ID
1707562
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A despeito da cogeração, analise as afirmativas a seguir:

I. A cogeração é empregada sob mais de um ciclo termodinâmico com intuito de aumentar a eficiência do processo na produção de calor e energia elétrica, geralmente.

II. A cogeração responde as preocupações de natureza ambiental, pois fornece a mesma energia final com um menor consumo de energia primária, reduzindo significativamente as emissões para o ambiente, e consequente cumprimento das metas assumidas no protocolo de Kyoto.

III. A cogeração, além do alto desempenho, tem um caráter descentralizador, porque precisa estar próxima da unidade consumidora.

IV. A cogeração com gás natural reduz a emissão de resíduos contaminantes, se comparada a outros combustíveis, e este processo contribui para diminuir os níveis de poluição.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender por que a II está correta

    II - "fornece a mesma energia final com um menor consumo de energia primária" - Processos de cogeração são geralmente instalados em lugares onde se teria somente uma produção de vapor. Quando se coloca a cogeração irá haver maior consumo da energia primária, gás natural por exemplo. A grande vantagem é que esse aumento de energia será menor comparado a energia elétrica produzida.

    Exemplo: seriam gastos 20.000 m³ por dia de gás para o processo de geração de vapor. Gasta-se 40.000 m³ por dia mas a energia elétrica produzida valerá a pena em relação aos 20.000 m³ a mais gastos.

  • Godofredo João,

    Se você concorda com o item I:

    ”é empregada sob mais de um ciclo termodinâmico com intuito de aumentar a eficiência do processo”

    Fica fácil justificar o item II:

    Como a cogeração aumenta a eficiência, eu vou precisar de menos energia para gerar o mesmo que era gerado antes com uma eficiência menor.

    Exemplo:

    Para gerar 50 kW, eu gastava 10 kg de carvão,

    se a eficiência aumentou com a cogeração, agora eu posso gerar 70 kW com os mesmos 10kg de carvão.

    ou

    posso utilizar apenas 8 kg de carvão para gerar os antigos 50 kW.

    Daí vem a afirmação:

    “fornece a mesma energia final (50kw) com um menor consumo de energia primária (carvão)”


ID
1707565
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma barra livre de alumínio está em uma temperatura inicial de 300 K e muda-se para 330 K. Sabe-se que as propriedades do alumínio são: o módulo de elasticidade 70 GPa, o coeficiente de Poisson 0,3, coeficiente de dilatação térmica linear 24.10-6 °C, tensão de escoamento 50 MPa e tensão de ruptura 220 MPa.

Pede-se determinar a deformação e a tensão longitudinais, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • DEFORMAÇÃO DEVIDO A VARIAÇÃO DE TEMPERATURA = ALFA* VARIAÇÃO DE TEMPERATURA 

    Dt=A*VT

    Dt= 24X10^-6 ° C *( 330 K - 300 K ) 

    Dt = 24X10 ^-6 ° C * ( 30 K) 

    Dt = 720 X 10 ^-6 

    Dt = 720 MICRO 

     

  • ε=ΔL/Lo = α x ΔT = 24 10^-6/°C X 30 °C = 720µ 

    σ=Exε = 70x10^9 X 720 x 10^-6 = NÃO PRECISAMOS POIS A BARRA ESTÁ LIBRE σ = 0 !!!

  • ε=ΔL/Lo = α x ΔT = 24 10^-6/°C X 30 °C = 720µ

    Barra livre σ = 0

  • Nme precisa fazer conta... a questão afirma que a barra é livre... ora... se ela é livre ela não vai estar sendo pressionada por nenhuma superfície, portanto, ela vai dilatar e contrair sem restrições, sem nenhuma tensão... Sendo FGV é melhor fazer conta.... ô banca excr#$%.


ID
1707568
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com respeito a trocadores de calor, analise as afirmativas a seguir:

I. Um trocador de calor se caracteriza por transferir calor de um fluido para o outro, sob temperaturas diferentes, podendo ou não ser misturados, com intuito de arrefecer ou aquecer um determinado fluido.

II. Os trocadores de calor são projetados para maximizar a área de superfície da parede entre os dois fluidos, enquanto minimiza a resistência ao fluxo do fluido através do trocador com intuito de aumentar eficiência.

III. As aletas são usadas em toda área da tubulação para aumentar a troca de calor, construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica e acarretam em um aumento drástico da pressão de entrada e saída.

IV. Em trocadores de calor contracorrente os fluidos entram no trocador em lados opostos, é mais eficiente, e os fluidos fluem aproximadamente perpendiculares entre si através do trocador.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Item IV - os fluidos não escoam paralelamente entre si? (podendo ser co-corrente ou contra-corrente)

    Até concordaria com o item caso ele afirmasse que se trata de um trocador de calor casco tubo COM CHICANAS.

  • Isso mesmo Arthur. 

    Trocadores de calor contra corrente não tem fluidos perpendiculares, quem faz isso é o trocador de escoamento cruzado. 

  • Achei essa questão esquisita pelos seguintes pontos:


    I) Em um trocador de calor os fluidos não se misturam, este mecanismo só acontece nos misturadores


    IV) Em trocadores contracorrente não da pra dizer qual o sentido do fluxo sem especificar o trocador. No de tubo duplo seriam fluxos paralelos, já no de tubo e cascos com presença de chicanas da pra dizer que é aproximadamente perpendicular.


    Obs: Se aos fluidos escoam perpendicularmente um ao outro ( placa e quadro, compacto), cabe a discussão de escoamento contra corrente ou não?

  • I. Um trocador de calor se caracteriza por transferir calor de um fluido para o outro, sob temperaturas diferentes, podendo ou não ser misturados, com intuito de arrefecer ou aquecer um determinado fluido. *Existem os trocadores de calor com mistura, que além de transferir calor, transfere massa. Têm os de transferência direta, como exemplo, as torres de resfriamento, em que o ar resfria, em contra corrente, a água quente.

    III. As aletas são usadas em toda área da tubulação para aumentar a troca de calor, construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica e acarretam em um aumento drástico da pressão de entrada e saída. *As aletas geram perda de carga no fluxo, logo não aumentaria de forma drástica a pressão na saída.

    IV. Em trocadores de calor contracorrente os fluidos entram no trocador em lados opostos, é mais eficiente, e os fluidos fluem aproximadamente perpendiculares entre si através do trocador. *Apesar do fluido externo poder entrar paralelamente, as chicanas conduzem o fluido a trocar calor de forma perpendicular aos tubos.

  • O trocador de calor contracorrente é definido como um trocador de calor onde os fluidos escoam em sentidos opostos. Escoamento perpendicular só ocorre se o trocador tiver chicanas o que causa mudança na direção do escoamento de um dos fluidos em determinado ponto. O escoamento perpendicular existe no trocador de fluxo cruzado. Eu discordo do resultado dessa questão.

  • Concordo, acho que a IV está errada. O fluxo é paralelo. O fluxo perpendicular ou cruzado seria outra forma


ID
1707574
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito dos tratamentos térmicos nos aços pode-se dizer que:

I. O recozimento tem por objetivo a redução da dureza da peça que outros processos geraram o seu endurecimento; consiste em elevar-se a temperatura da peça até a sua transformação completa em austenita e resfriar-se lentamente.

II. A normalização refina a granulação do aço, apaga vestígios de tratamentos térmicos anteriores, apresenta dureza média e boa resistência mecânica; consiste em elevar-se a temperatura da peça até a sua transformação completa em austenita e resfriar-se ao ar, com apresentação da perlita mais fina.

III. A têmpera consiste em elevar-se a temperatura da peça até a sua transformação completa em austenita e resfriarse rapidamente gerando a microestrutura comumente chamada de martensita.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A única coisa que me deixou em dúvida foi a frase "apaga vestígios de tratamentos térmicos anteriores" na letra B. Acho que a banca poderia ter usado uma palavra melhor que apagar, como altera, modifica, suaviza, ameniza, algo assim. Concordam?

  • Concordo totalmente Arthur.

    A normalização não apaga vestígios dos tratamentos anteriores, quem faz isso é o recozimento.

    A normalizaçao só ameniza algumas características negativas da tempera como aumento das tensões internas, fragilidade....

    Ela também reduz a tendência ao empenamento e facilita a solução de hidrocarbonetos e elementos de liga.

    Cabe recurso essa aí.

  • Além disso, a definição mais correta de Têmpera, segundo Chiaverini, é: Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica [...] em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar."

     

    A têmpera não é o aquecimento, mas sim o resfriamento rápido.

     

    Certo?

  • Arthur, a têmpera consiste em aquecer e depois resfriar rapidamente.

  • Leonardo Avila,

     

    A definição mais correta de Têmpera:

     

     - "Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica [...] em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar." - (Chiaverini. Aços e Ferros Fundidos. pg. 95)

     - "Consiste em resfriar o aço, após austenitização, a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perlíticas e bainíticas na peça em questão." (Paulo Roberto Mei. Aços e Ligas Especiais. pg. 106.)

     

    A têmpera não é o aquecimento, mas sim o resfriamento rápido. O processo em questão de aquecimento é denominado austenitização.

     

    Dadas as referências bibliográficas citadas, acredito que a banca foi um tanto infeliz na elaboração dessa questão.

  • O recozimento tem por objetivo a redução da dureza da peça que outros processos geraram o seu endurecimento; consiste em elevar-se a temperatura da peça até a sua transformação completa em austenita e resfriar-se lentamente.

    Em que lugar nessa descrição, se enquadra o recozimento subcrítico? O certo seria falar em recristalização.

  • O item 1 pra mim tá errado, um aço hipereutetoide que sofre recozimento não necessariamente terá toda sua microestrutura transformada em austenita, basta olhar as curvas no callister, pois no recozimento a temperatura do tratamento fica acima de A1 e A3. A completa aistenitizacao só ocorre na normalização, cuja temperatura é acima de A3 e Acm