SóProvas



Prova FUNDATEC - 2017 - Prefeitura de Esteio - RS - Guarda Municipal


ID
5325358
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere a seguinte frase retirada do texto:


Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação gramatical dos termos em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se correta classificação dos termos demarcados abaixo:

    Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

    Os termos são respectivamente: adjetivo, servindo de adjunto adnominal do substantivo "intensidade"; pronome indefinido; aglutinação de preposição "em" e artigo definido "o".

    A banca nada fala sobre o artigo aglutinado a preposição no ultimo termo, mas não havendo alternativa que afirme ser a construção artigo, não há grandes problemas na classificação.

  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos a correta classificação gramatical dos termos em destaque em "Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento". Vejamos: 

     .

    A) Adjetivo – substantivo – preposição

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    B) Substantivo – substantivo – advérbio

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    C) Adjetivo – pronome – preposição

    Certo. "Conjugal" é adjetivo e caracteriza o substantivo "intensidade". "Algo" é um pronome indefinido. "No" é a contração da preposição "em" + o artigo definido "o" (em + o = no).

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

    Pronomes indefinidos: referem-se à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada. Alguns deles: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, tudo, algo, nada, ninguém, cada...

     .

    D) Substantivo – adjetivo – pronome

    Errado. Conforme explicado acima.

     .

    E) Adjetivo – adjetivo – advérbio

    Errado. Conforme explicado acima.

     .

    Gabarito: Letra C

  • pronome indefinido

  • gab: C

    adjetivo = conjugal é uma característica do substantivo intensidade

    pronome indefinido = algo

    preposição = no

    adjetivo: O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.

    pronome indefinido:  podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo.

    preposição: No (em + o)

  • algo é pronome indefinido

  • "Conjugal" é adjetivo e caracteriza o substantivo "intensidade". "Algo" é um pronome indefinido. "No" é a contração da preposição "em" + o artigo definido "o" (em + o = no).


ID
5325361
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere a seguinte frase retirada do texto:


Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

Analise as seguintes assertivas a respeito da frase em destaque e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A frase apresenta 2 orações.

( ) O sujeito da oração principal é “a intensidade conjugal”.

( ) ‘Entretanto’ poderia ser substituído por ‘No entanto’, sem acarretar nenhum tipo de erro à frase.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a construção abaixo:

    "Entretanto, (1) a intensidade conjugal depende de (2) que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento."

    (V) A frase apresenta 2 orações.

    Conforme enumerado acima, respectivamente oração principal e oração subordinada substantiva objetiva indireta.

    (V) O sujeito da oração principal é “a intensidade conjugal”.

    O termo é sujeito da forma verbal "depender".

    (V) ‘Entretanto’ poderia ser substituído por ‘No entanto’, sem acarretar nenhum tipo de erro à frase.

    Ambos são conjuncionais adversativos e não acarretam qualquer tipo de prejuízo à construção.

  • Breve explicação: frase pode ser nominal ou verbal. Quando a frase é verbal, constitui uma oração(um verbo), enquanto um período é uma frase verbal com uma ou mais orações.

    (V) O verbo Depende = VTI e o verbo Aconteça VTD no presente do subjuntivo

    (V) Sim. É o sujeito do verbo depender

    (V) Pois só o MAS que não pode vir deslocado na frase. Já as adversativas porém, contudo, no entanto, todavia, entretanto, não obstante (antes de verbo no indicativo) podem vir deslocados na frase.


ID
5325379
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Word 2013, existe o conceito de guias principais. A guia “Inserir” possui, entre outras, as seguintes funcionalidades:

Alternativas
Comentários
  • Para inserir uma tabela básica, clique em Inserir > Tabela e mova o cursor sobre a grade até realçar o número de colunas e linhas desejado. Para inserir uma tabela maior ou personalizar uma tabela, selecione Inserir > Tabela > Inserir Tabela.

  • Letra A) se encontra na guia Layout

    Letra B) - Correspondências

    C) - Referências

    D) - Gabarito

    e E) - Guia Design.

  • gab d

    veja imagem no link: https://cdn-bfphi.nitrocdn.com/oxCBHFRFkcvpJEmipAFwaFQsIEAfVuFz/assets/static/optimized/rev-5b9c71c/198.71.233.45/dc9.efb.myftpupload.com/wp-content/uploads/2019/09/Guia-Inserir-para-imagem-no-Word.png

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2013, mais especificamente quanto aos comandos localizados dentro da guia “Inserir”.

    A)     Incorreta – Os comandos “Colunas”, “Quebras” e “Espaçamento” estão localizados na guia “Layout” e são utilizados, respectivamente, para inserir colunas no documento, aplicar quebras de páginas, seções ou de colunas e alterar o espaçamento de linha do texto.

    B)     Incorreta – Os comandos “Mala Direita”, “Etiquetas” e “Envelopes” estão localizados na guia “Correspondências” e são utilizados, respectivamente, para iniciar o desenvolvimento de uma mala direta, inserir etiquetas e formatar envelopes.

    C)     Incorreta – Os comandos “Legenda” e “Sumário” estão localizados na guia “Referências” e são utilizados para, respectivamente, inserir legendas no documento e aplicar um sumário no início do documento.

    D)     Correta – Os comandos “Tabela”, “Imagens” e “Gráficos” estão localizados na guia “Inserir” e são utilizados, respectivamente, para inserir tabelas no documento, adicionar imagens e aplicar gráficos no documento.

    E)     Incorreta – Os comandos “Temas”, “Cores” e “Marca D’água” estão localizados na guia “Design” e são utilizados, respectivamente, para alterar o design do documento, alterar as cores do tema selecionado e inserir uma marca d’água.

    Gabarito – Alternativa D. 

  • A

    Colunas, Quebras e Espaçamento. (LAYOUT)

    B

    Mala Direta, Etiquetas e Envelopes. (CORRESPONDÊNCIAS)

    C

    Nota de Rodapé, Legenda e Sumário. (REFERÊNCIAS)

    D

    Tabela, Imagens e Gráfico. (INSERIR)

    E

    Temas, Cores e Marca D’água. (DESIGN)

  • No Word, através da guia INSERIR, pode-se visualizar os seguintes grupos e seus respectivos itens:

    • Páginas: folha de rosto; página em branco e quebra de página
    • Tabelas
    • Ilustrações: imagem; clip-art; formas; smartart; gráfico e instantâneo
    • Links: hiperlink, indicador, referência cruzada
    • Cabeçalho e rodapé: cabeçalho, rodapé, número de página
    • Texto: caixa de texto; partes rápidas, wordart; letra capitular; linha de assinatura; data e hora; objeto
    • Símbolos: equação; símbolo
  • D)     Correta – Os comandos “Tabela”, “Imagens” e “Gráficos” estão localizados na guia “Inserir” e são utilizados, respectivamente, para inserir tabelas no documento, adicionar imagens e aplicar gráficos no documento.

  • queria a lista desses grupos , tipo o que tem no grupo tal etc... se alguém tiver manda @dino_fsa
  • GAB-D

    Tabela, Imagens e Gráfico.

    Meu compromisso é sempre vencer. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5325385
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Word 2013, através da guia “Exibição”, pode-se visualizar o grupo “Mostrar”. Nele há três itens que podem, individualmente, estar marcados (para visualizar) ou desmarcados (para não serem mostrados), quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • No Word, através da guia Exibição, pode-se visualizar os seguintes grupos e seus respectivos itens:

    • Modos de Exibição de Documento: layout de impressão; leitura em tela inteira; layout da web; estrutura de tópicos e rascunho
    • Mostrar: régua; linhas de grade e painel de navegação
    • Zoom: zoom;100%; uma páginas; duas páginas; largura da página
    • Janela: nova janela; organizar tudo; dividir; exibir lado a lado; rolagem sincronizada; redefinir posição da janela; alternar janelas
    • Macros: macros
  • É só lembrar da régua. Já matava a questão.

  • Letra E

  • GAB-E

    Régua, Linhas de Grade e Painel de Navegação.-----------------WORD 2010.

    Régua, Linhas de Grade e Painel de Navegação.--------------WORD 2016.

    A realidade é decepcionante.

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5325397
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Google Chrome 62, existe uma opção no menu que permite, entre outras ações, adicionar, gerenciar e visualizar endereços de páginas Web que o usuário considere importante. Assim, fica mais fácil acessar tais páginas, sem ter que procurar na Internet. Trata-se da opção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA-A

    CTRL+D-------- FAVORITOS

    ABRAÇO PARA TODOS DE PORTO VELHO-RO.

  • GABARITO - A

    Favoritos - CTRL + D

    Adicionar todas as guias aos Favoritos - CTRL + SHIFT + D

    Exibir barra de Favoritos - Ctrl + Shift + B

    Gerenciador de Favoritos - Ctrl + Shift + O

  • Gabarito A

    Pra facilitar, o ícone é uma estrelinha

  • CUIDADO!

    • hoje há a lista de leitura, no chrome 89. veja imagem: https://img.ibxk.com.br/2021/03/16/16112828028127.jpg?w=704
    • Se querem ler mais sobre: https://www.tecmundo.com.br/software/212907-chrome-89-permitira-salvar-paginas-ler.htm
  • Para favoritar? CTRL + D


ID
5325400
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

Bruna foi contratada temporariamente para prestar serviço ao Município de Esteio, obedecendo todos os requisitos previstos na Lei que regulamenta as contrações temporárias de excepcional interesse público. Para os efeitos da referida Lei, a recontratação de uma pessoa fruto da mencionada situação, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante, somente poderá ser feita após decorrido quantos meses da contratação anterior?

Alternativas
Comentários
  • Art. 242 - É vedado o desvio de função de pessoa contratada, na forma deste título, bem como sua recontratação, antes de decorridos seis meses do término do contrato anterior, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante.


ID
5325403
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

De acordo com a referida Lei, após ser aprovado no concurso público para o Município de Esteio e assumir o cargo, o servidor ficará sujeito às penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor após procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o direito de defesa. Dentre as penalidades previstas estão:


I. Aviso prévio trabalhado.

II. Suspensão.

III. Advertência.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 181 - São penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor após procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o direito de defesa:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou da disponibilidade; e

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função de confiança.


ID
5325406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A referida Lei ao caracterizar a inassiduidade na conduta dos servidores públicos do Município de Esteio, define que entende-se por inassiduidade habitual:


I. A falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias intercaladamente, durante o período de doze meses.

II. A ausência do servidor por trinta dias consecutivos no exercício do ano corrente.

III. Quando o servidor comparecer ao serviço, dentro da hora seguinte à marcada para o início dos trabalhos, ou quando se retirar antes de findo o período de trabalho, desde que em número superior a 90 (noventa) dias, ao longo de um semestre.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 189 - Entende-se por inassiduidade habitual:

    I - A falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias intercaladamente, durante o período de doze meses;

    II - Quando o servidor comparecer ao serviço, após atrasos e saídas antecipadas iguais ou superiores a 10 (dez) minutos ao horário de início ou término do trabalho, desde que em número superior a 90 (noventa) dias, sucessivos ou intercalados, ao longo de 6 (seis) meses. (Redação dada pela Lei Complementar nº /2019)


ID
5325409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A presente lei, determina que não terá direito a férias o servidor do Município de Esteio que, no curso do período aquisitivo houver tido mais de __________ faltas injustificadas ao serviço.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 127 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência da relação entre o Município e o servidor, terá este direito a férias, de acordo com a escala organizada pelo Secretário a que está submetido, na seguinte proporção:

    I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;

    II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

    III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

  • Art. 131 - Não terá direito a férias o servidor que, no curso do período aquisitivo:

    I - houver tido mais de 32 (trinta e duas) faltas injustificadas ao serviço;

    Gab.: E


ID
5325412
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A presente Lei ao tratar do ressarcimento ao erário, fala que o vencimento, a remuneração e o provento, dos servidores do Município de Esteio, não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos resultantes de decisão judicial quando for designando a prestação de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 74 - O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Gab.: C


ID
5325415
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

Por determinação da referida Lei, o servidor do Município de Esteio perderá a remuneração dos dias que faltar ao serviço, sem motivo justificado e, a mesma Lei também prevê a manutenção da penalidade disciplinar cabível. Além disso, está previsto ainda a perda da remuneração:

Alternativas
Comentários
  • Art. 70 - O servidor perderá:

    I - a remuneração dos dias que faltar ao serviço, sem motivo justificado, bem como dos dias de repouso da respectiva semana, sem prejuízo da penalidade disciplinar cabível;


ID
5325418
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Para os efeitos da referida Lei, dentre outras, são Leis complementares do Município de Esteio o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e Código Tributário Municipal e, determina ainda que as aprovações das mencionadas Leis Complementares serão aprovadas por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.


ID
5325421
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


De acordo com a referida Lei, a elaboração do Regimento Interno do Município de Esteio é uma competência da(do):

Alternativas
Comentários
  • Art. 22 À Mesa Diretora compete, dentre outras atribuições estabelecidas nesta Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara:

    V - dar parecer sobre a elaboração do Regimento Interno da Câmara e suas modificações; (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 37/1996)


ID
5325424
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Para os efeitos da referida Lei, são direitos constitutivos da cidadania do Município de Esteio:


I. O exercício da atividade econômica.

II. Livre organização política para o exercício da soberania.

III. Liberdade de expressar e defender, individual ou coletivamente, opiniões e interesses.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Livre organização política para o exercício da soberania????

  • Art. 170 São direitos constitutivos da cidadania: I - livre organização política para o exercício da soberania; II - liberdade de expressar e defender, individual ou coletivamente, opiniões e interesses; III - prerrogativa de tornar públicas reivindicações mediante organização de manifestações populares em logradouros públicos e afixação de cartazes e reprodução de "consignas" em locais previamente destinados pelo Poder Público; IV - prerrogativa de utilização gratuita dos próprios municipais para a realização de assembleias populares. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 41/1996)
  • Pelo visto tem mais gente estudando pro próximo concurso


ID
5325427
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Em cumprimento à referida Lei, a soberania popular dos munícipes da cidade de Esteio será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, nos termos da lei, mediante:


I. Pesquisa de satisfação.

II. Plebiscito.

III. Referendo.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 81 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular


ID
5325430
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


De acordo com a Lei em questão, qualquer entidade da sociedade ________ poderá solicitar ao Presidente da Câmara que lhe permita emitir ________ ou opiniões, junto às comissões sobre projetos que nelas se encontrem para _________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 34 Qualquer entidade da sociedade civil poderá solicitar ao Presidente da Câmara que lhe permita emitir conceitos ou opiniões, junto às comissões sobre projetos que nelas se encontrem para estudo.


ID
5325433
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


A referida Lei, na seção em que trata do Processo Legislativo, determina que o veto dos projetos de lei do Município de Esteio serão apreciados no prazo de trinta dias a contar de seu recebimento e, só poderá ser rejeitado pelo voto da maioria dos membros da(do):

Alternativas

ID
5325436
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


A Câmara e a Prefeitura do Município de Esteio manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:


I. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

II. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município.

III. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Município.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Art. 58 A Câmara e a Prefeitura manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Município;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional


ID
5325439
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


A presente Lei determina que a Administração Pública do Município de Esteio, obrigatoriamente publicará os atos municipais que _______, ____________, ou restrinjam direitos.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 90 É obrigatória a publicação dos atos municipais que criem, modifiquem, extingam ou restrinjam direitos.


ID
5325442
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


De acordo com a referida Lei, a tarefa de proporcionar aos servidores públicos do Município de Esteio oportunidade de crescimento profissional através de programas de formação de mão de obra, aperfeiçoamento e reciclagem é uma competência conferida:

Alternativas
Comentários
  • Art. 98 Os planos de cargos e carreira do serviço público municipal serão elaborados de forma a assegurar aos servidores municipais remuneração compatível com o mercado de trabalho para a função respectiva, oportunidade de progresso funcional. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 76/2014)

    § 1º O Município proporcionará aos servidores oportunidade de crescimento profissional através de programas de formação de mão-de-obra, aperfeiçoamento e reciclagem


ID
5342146
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para responder à questão, considere a Lei Federal nº 13.022/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

As guardas municipais são instituições:

I. De caráter civil.
II. Uniformizadas.
III. Armadas conforme previsão legal.
IV. Com função de proteção municipal punitiva.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

    ATUALIZADA!

  • Gab. D

    Obs.: Cuidado com palavras repressiva e punitiva, toda vez que você encontrar uma questão falando sobre isso pode marcar como errado.

    Art. 2º Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

  • A guarda municipal vai REPRIMIR E PREVINIR as infrações. a função punitiva é destinada ao JUDICIÁRIO.


ID
5342149
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para responder à questão, considere a Lei Federal nº 13.022/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Sobre os princípios mínimos de atuação das guardas municipais, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas.
( ) Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas.
( ) Patrulhamento preventivo.
( ) Compromisso com a evolução social da comunidade.
( ) Uso progressivo da força.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Questão letra de lei.

    Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

    I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

    II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;

    III - patrulhamento preventivo;

    IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e

    V - uso progressivo da força.

  • Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

    I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

    II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;

    III - patrulhamento preventivo;

    IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e

    V - uso progressivo da força.

  • A presente questão deve ser analisada com amparo na norma do art. 3º da Lei 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais), que arrola os princípios mínimos a serem observados por tal categoria de agentes públicos.

    Confira-se:

    "Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

    I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

    II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;

    III - patrulhamento preventivo;

    IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e

    V - uso progressivo da força."

    Ora, o cotejo deste rol legal, em relação às assertivas da Banca, revela uma perfeita sintonia entre todas as proposições com o que estabelece o diploma de regência da matéria.

    Assim sendo, tratando-se de reprodução fiel do texto da lei, inexistem equívocos a serem apontados em quaisquer das afirmativas aqui analisadas, de modo que a sequência correta fica sendo:

    V – V – V – V – V.


    Gabarito do professor: C

  • COMPRO E USO PRESERVATIVO P/ PREVENÇÃO E PROTEÇÃO.


ID
5342152
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Está previsto na Lei nº 11.343/2006 que quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I. Advertência sobre os efeitos das drogas.
II. Prestação de serviços à comunidade.
III. Medida educativa de comparecimento à programa ou curso educativo.
IV. Detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) dias-multa.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

    I - advertência sobre os efeitos das drogas;

    II - prestação de serviços à comunidade;

    III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

    § 1º Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

    § 2º Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.

    § 3º As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses.

    § 4º Em caso de reincidência, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 10 (dez) meses.

    § 5º A prestação de serviços à comunidade será cumprida em programas comunitários, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congêneres, públicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas.

    § 6º Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos I, II e III, a que injustificadamente se recuse o agente, poderá o juiz submetê-lo, sucessivamente a:

    I - admoestação verbal;

    II - multa.

    § 7º O juiz determinará ao Poder Público que coloque à disposição do infrator, gratuitamente, estabelecimento de saúde, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado.

  • GABARITO - C

    Lembre-se: O usuário nunca pode ser preso.

    Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

    I - advertência sobre os efeitos das drogas;

    II - prestação de serviços à comunidade;

    III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

  • GABARITO - C

    Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

    I - advertência sobre os efeitos das drogas;

    II - prestação de serviços à comunidade;

    III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

    Prescrição: Art. 30. Prescrevem em 2 (dois) anos a imposição e a execução das penas, observado, no tocante à interrupção do prazo, o disposto nos 

    Prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo:

    ·        Sendo primário - máx. 5 meses

    ·        Sendo reincidente - máx. 10 meses

    Acrescentando:

    Prova: CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Público

    O STF rejeitou as teses de abolitio criminis e infração penal sui generis para o delito de posse de drogas para o consumo pessoal, afirmando a natureza de crime da conduta perpetrada pelo usuário de drogas, não obstante a despenalização operada pela Lei n.º 11.343/2006. C

  • aprofundando..... o crime de porte de drogas pra consumo pessoal é sui generis (único), pois não prevê pena privativa de liberdade (prisão).

    a doutrina e jurisprudência se dividem da seguinte forma sobre sua natureza:

    • LUIZ FLÁVIO GOMES - houve descriminalização do uso de drogas com o advento da Lei de Drogas de 2006. O exmo. professor se baseia no art. 1º da Lei de Introdução ao Código Penal, que diz que crime é a infração penal com reclusão e detenção e contravenção a com prisão simples. Logo, por não ter nenhuma, uso de drogas foi descriminalizado. Posição minoritária

    • STF - houve apenas despenalização, ou seja, ainda é crime mas não há pena de prisão, baseia-se nos efeitos secundários do crime (benefícios, maus antecedentes, etc.). Posição majoritária

    • TERCEIRA VIA - houve descarcerização (retirada do cárcere). Discorda de todos. Discorda do STF dizendo que não se pode falar em despenalização, pois ainda há previsão de pena de multa. O correto seria descarcerização pois não há pena de prisão Posição minoritária

    Fonte: Legislação Criminal para concursos. 6º edição, pág. 638

  • GABARITO: LETRA "C".

    A grande inovação da Lei n. 11.343/2006 foi deixar de prever pena privativa de liberdade para o crime de porte para consumo próprio, cujas penas passaram a ser de advertência sobre os efeitos da droga, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

    De acordo com o art. 27, essas penas podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas, umas pelas outras, a qualquer tempo, ouvidos o Ministério Público e o defensor. As penas de prestação de serviços e medida educativa de frequência a cursos serão aplicadas pelo prazo máximo de cinco meses, mas em caso de reincidência poderão ser aplicadas pelo prazo máximo de dez meses (art. 28, §§ 3º e 4º).

  • Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

    I - advertência sobre os efeitos das drogas;

    II - prestação de serviços à comunidade;

    III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

    Gab C.

  • usuário não pode ser preso!
  • Com vistas a responder à questão, impõe-se a análise das assertivas constantes em cada um de seus itens a fim de se verificar quais deles estão corretos e, por consequência, qual das alternativas é a verdadeira.


    A conduta descrita no enunciado configura o delito tipificado no artigo 28, da Lei nº 11.343/2006, que trata de condutas de porte de drogas destinadas ao consumo pessoal. Senão vejamos:
    “Art. 28 - Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
    I - advertência sobre os efeitos das drogas;
    II - prestação de serviços à comunidade;
    III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo."
    Das sanções constantes dos itens da questão, a única que não está cominada no artigo ora transcrito é a de "detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) dias-multa", contida no item (IV). Assim, estão corretos os itens (I), (II) e (III), sendo verdadeira, portanto, a alternativa (C).




    Gabarito do professor: (C)

  • Art. 28

    I,II,III


ID
5342155
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Observando o disposto na Lei nº 9.503/1997, é proibido ao pedestre:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 254. É proibido ao pedestre:

           I - permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido;

           II - cruzar pistas de rolamento nos viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde exista permissão;

           III - atravessar a via dentro das áreas de cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim;

           IV - utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares, salvo em casos especiais e com a devida licença da autoridade competente;

           V - andar fora da faixa própria, passarela, passagem aérea ou subterrânea;

           VI - desobedecer à sinalização de trânsito específica;

           Infração - leve;

           Penalidade - multa, em 50% (cinqüenta por cento) do valor da infração de natureza leve.

  • GABARITO E


ID
5342158
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com previsão constante na Lei nº 10.826/2003 é crime, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:                 

            I - documento de identificação pessoal;                    

            II - comprovante de residência em área rural; e                      

            III - atestado de bons antecedentes.                      

             § 6 Aos integrantes das guardas municipais dos Municípios que integram regiões metropolitanas será autorizado porte de arma de fogo, quando em serviço.                      

            § 6 O caçador para subsistência que der outro uso à sua arma de fogo, independentemente de outras tipificações penais, responderá, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido.    

  • GABARITO - A

    O Famoso " Porte caçador" não é conduta criminosa.

    CUIDADO!

    O fato de o agente usar o porte concedido para outra finalidade pode levar a tipificação

    em Porte ou disparo.

    Art. 6,   § 6 O caçador para subsistência que der outro uso à sua arma de fogo, independentemente de outras tipificações penais, responderá, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido.  

  • O porte para caça não é crime se compravado necessário para subsistência de sua familia. Vale apenas para maiores de 25 anos. Lembrando que se a arma for usada fora do que foi concedida é crime de porte ilegal de arma.

  • a) INCORRETA. A alternativa aborda o porte de arma de fogo na categoria “caçador para subsistência”, não se constituindo em crime, desde que observadas as circunstâncias nela descritas.

    Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: (...) § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:                 

    I - documento de identificação pessoal;           

    II - comprovante de residência em área rural; e                     

    III - atestado de bons antecedentes.    

    Como a questão nos pede para marcar a alternativa que não representa crime, a alternativa A é o nosso gabarito!

    b) CORRETA. Trata-se do crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

     Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

    c) CORRETA. Trata-se do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido

    Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

    d) CORRETA. Trata-se do crime de disparo de arma de fogo.

    Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

    e) CORRETA. Trata-se dos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e de uso proibido.

    Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:      

    Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

    § 2º Se as condutas descritas no caput e no § 1º deste artigo envolverem arma de fogo de uso proibido, a pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

    Resposta: A

  • Gabarito - A

    DO PORTE

     

     Art. 6 É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:

    § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:         

    I - documento de identificação pessoal;         

    II - comprovante de residência em área rural; e        

    III - atestado de bons antecedentes.  

    Letra de lei.

  • Assertiva A

     Lei nº 10.826/2003 é crime, EXCETO: = Porte de arma de fogo na categoria caçador para subsistência, concedido pela Polícia Federal, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar, demonstrando a efetiva necessidade em requerimento e documentação comprobatória.

  • GABARITO: LETRA "A"

    PORTE DE CAÇADOR

    § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:         

  • § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:                 

            I - documento de identificação pessoal;                    

            II - comprovante de residência em área rural; e                      

            III - atestado de bons antecedentes.                      

             § 6 Aos integrantes das guardas municipais dos Municípios que integram regiões metropolitanas será autorizado porte de arma de fogo, quando em serviço.                      

            § 6 O caçador para subsistência que der outro uso à sua arma de fogo, independentemente de outras tipificações penais, responderá, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido.  

  • O erro está no final da questão, (desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:)  

  • Obs.: lembrando que na alternativa E) que se refere ao art. 16, este não tem mais essa redação. Foi alterada pelo Pacote Anticrime, portanto o crime de arma de fogo DE USO PROIBIDO passou a figurar no § 2° do art. 16.

    Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:      

          

    § 2º Se as condutas descritas no caput e no § 1º deste artigo envolverem arma de fogo de uso proibido, a pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.  

  • A questão versa sobre a Lei nº 10.826/2003. São apresentadas cinco proposições com descrições de condutas, para que, dentre elas, seja identificada aquela que não se configura em nenhum crime previsto no aludido diploma legal.

     

    A) Correta. A conduta narrada não se configura em um tipo penal previsto na Lei nº 10.826/2003, pelo que é a resposta a ser assinalada. Trata-se de uma norma permissiva, uma vez que se enquadra em uma das situações em que é autorizado o porte de arma de fogo, nos termos do que estabelece o artigo 6º, § 5º, do referido diploma legal.

     

    B) Incorreta. A conduta narrada se configura no crime previsto no artigo 12 da Lei nº 10.826/2003 – Posse irregular de arma de fogo de uso permitido – pelo que não é a resposta a ser assinalada.

     

    C) Incorreta. A conduta narrada se configura no crime previsto no artigo 14 da Lei nº 10.826/2003 – Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido – pelo que não é a resposta a ser assinalada.

     

    D) Incorreta. A conduta narrada se configura no crime previsto no artigo 15 da Lei nº 10.826/2003 – Disparo de arma de fogo – pelo que não é a resposta a ser assinalada.

     

    E) Incorreta. A conduta narrada se configura no crime previsto no artigo 16, caput e § 2º, da Lei nº 10.826/2003 – Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito – pelo que não é a resposta a ser assinalada.

     

    Gabarito do Professor: Letra A

  • Alô guerreiros

    A questão trouxe a letra da lei .

    Porte de arma de fogo na categoria caçador para subsistência, concedido pela Polícia Federal, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar, demonstrando a efetiva necessidade em requerimento e documentação comprobatória.

    Atenção este porte tem como principal finalidade Prover a renda famíliar . Cuidado outros fins e típico

    ESTUDAGUERREIRO.

    FE NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI

  • a) Porte de arma de fogo na categoria caçador para subsistência, concedido pela Polícia Federal, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar, demonstrando a efetiva necessidade em requerimento e documentação comprobatória.

    Lei de Armas (Estatuto do Desarmamento) - Lei nº 10.826 de 2003.

     Art. 6º. § 5 Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:        

    I - documento de identificação pessoal;      

    II - comprovante de residência em área rural; e        

    III - atestado de bons antecedentes.

    § 6 O caçador para subsistência que der outro uso à sua arma de fogo, independentemente de outras tipificações penais, responderá, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido.     

  •  Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade

  • GABARITO: A

    Só eu que fiquei tentando encontrar o erro nas alternativas??? kkk

    Custou para cair a ficha que a questão estava pedindo o que NÃO era crime...

    A) Porte de arma de fogo na categoria caçador para subsistência (Não é crime)

    B) Posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

    C) Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

    D) Disparo de arma de fogo.

    E) Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

  • Quanto a alternativa E

    A redação do artigo 16 foi alterada pelo Pacote Anticrime:

    -> A posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso PROIBIDO passou a ser uma qualificadora.

    Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito

    Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:      

           Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

    § 2º Se as condutas descritas no  caput  e no § 1º deste artigo envolverem arma de fogo de uso PROIBIDO, a pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

  • Com base no estatuto, por uma falha técnica legislativa, o legislador não previu como crime a conduta referente aos acessórios e munições de uso PROIBIDO, o que levaria também a ter como errada a leta E.

    Vide questão no mesmo senttido:

    Ano: 2021 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A respeito dos crimes previstos no Estatuto de Desarmamento (Lei nº 10.826/2003 e suas alterações), é CORRETO afirmar que: 

    Alternativas

    A

    Em relação ao crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, se a conduta criminosa envolver arma de fogo de uso proibido, a pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos.  

    B

    A pena para o crime de tráfico internacional de arma de fogo, no caso de arma de fogo de uso proibido, pode chegar a 24 (vinte e quatro) anos. (GABARITO)

    C

    O Estatuto do Desarmamento prevê que o crime de posse ou porte de arma de fogo de uso restrito consiste em possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

    D

    A reincidência genérica é causa de aumento de pena pela metade no crime de Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.  

    E

    O crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido é insuscetível de liberdade provisória.

    O gabarito foi letra B, uma vez que na letra C também continha o mesmo erro em falar que configura crime a conduta referente aos acessórios e munições de uso PROIBIDO.

    Infelizmente houve uma falha legislativa nesse ponto, portanto, devemos ficar atentos, uma vez que é um excelente peguinha de prova.


ID
5342161
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Considerando a Lei nº 4.898/1965, assinale a alternativa que representa abuso de autoridade.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, pois a Lei 4898/65 foi revogada pela Lei 13.869/2019.

  • Qconcursos anular a questão a Lei 4.898 foi revogado pela .

  • Por isso que eu fiquei boiando na questão, lei revogada.


ID
5342164
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Quanto às atribuições do Gabinete de Gestão Integrada de Fiscalização e Segurança Urbana do Município de Esteio, analise as assertivas a seguir:

I. Contribuir para a harmonização de atuação e integração operacional dos órgãos municipais, estaduais e federais de fiscalização, prevenção, investigação e informação, respeitando suas competências e atribuições.
II. Analisar dados estatísticos e realizar estudos sobre as práticas infracionais criminais e administrativas, a fim de subsidiar a ação governamental municipal em sua prevenção e repressão.
III. Propor ações integradas de fiscalização e segurança urbana, no nível municipal, e acompanhar sua implementação.
IV. Editar instruções referentes à divisão das tarefas de fiscalização entre os vários organismos de policiamento administrativo municipal.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5342167
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Ficou instituído em 2011, no âmbito do Município de Esteio, o Sistema de videomonitoramento permanente do espaço público por câmeras de vídeo, operação do sistema de alarmes em prédios públicos municipais e coordenação das comunicações da Guarda Municipal com as demais agências de segurança que atuam no município. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) São alguns dos objetivos do sistema: prevenir o crime e as violências, oportunizar o zelo urbanístico e ampliar a vigilância ambiental.
( ) É responsabilidade da Guarda Municipal realizar o acompanhamento das imagens disponíveis.
( ) O sistema não tem como objetivo auxiliar no aperfeiçoamento da fiscalização ou na implantação Projetos e Programas.
( ) É autorizada a utilização de câmeras de vídeo quando a captação de imagens atingirem o interior do ambiente de trabalho, visando a segurança dos munícipes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5342170
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Através da Lei nº 3.921/2005, foi criada a Guarda Municipal de Esteio. Sobre ela, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5342173
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Constitui infração ao Código de Posturas Municipais:

Alternativas
Comentários
  • Art. 242 Danificar, de qualquer modo, quer pelo uso indevido ou impróprio, quer pela ação daninha de espírito depredatório, bem público, como sanitários, praças e jardins, árvores, bancos, aparelhos de recreio infantil, postes, monumentos, chafarizes e outros, inclusive prédios e suas instalações.