SóProvas



Prova FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Capão da Canoa - RS - Arquiteto e Urbanista


ID
3956152
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

O gráfico que melhor representa a função de segundo grau –x² + 4x – 56 é:

Alternativas

ID
3956158
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

A seguinte operação com polinômios x² - y²/x² - 2xy+y² + x² - y²/x+y, após simplificada, terá como resultado correto:

Alternativas

ID
3956167
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 15575 instituiu parâmetros técnicos para vários requisitos de desempenho nas edificações, como desempenho acústico, capacidade dos sistemas hidrossanitários e durabilidade, entre outros. De acordo com essa norma, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    a) As exigências do usuário relativas à habitabilidade são expressas por fatores como estanqueidade; desempenho térmico, acústico e lumínico; e funcionalidade e acessibilidade.✅

    4.3 Habitabilidade As exigências do usuário relativas à habitabilidade são expressas pelos seguintes fatores: 

    estanqueidade; 

    desempenho térmico; 

    desempenho acústico; 

    desempenho lumínico; 

    saúde, higiene e qualidade do ar; 

    funcionalidade e acessibilidade; 

    conforto tátil e antropodinâmico. 

    b) Sistemas de vedação vertical interno e externo (SVVIE) são partes da edificação habitacional que limitam verticalmente a edificação e seus ambientes, como as fachadas e as paredes ou divisórias internas. A Vida Útil de Projeto (VUP) para o sistema de vedação vertical externo deve ser no mínimo ≥ 13 anos, considerando periodicidade e processos de manutenção.

    40 anos

    ~~

    Pisos internos: 13 a 20 

    Cobertura, Hidrossanitário, Vedação interna: 20 a 30 

    Vedação externa: 40 a 60 (valores em dobro da vedação interna)

    Estrutura: 50 a 75

    ~~

    fiz um mnemônico para ficar mais fácil.

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) Vedação Vertical eXterna: 40 a 60 (aqui, suponhamos que X seja porque está ficando velho em dobro, 2X: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 

    c) A edificação habitacional deve reunir características que atendam às exigências de desempenho térmico, considerando-se a zona bioclimática onde está inserida.✅

    d) O Sistema de Piso é um sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou total de camadas destinado a cumprir a função de estrutura, vedação e tráfego.✅

    e) O sistema hidrossanitário é um sistema hidráulico predial destinado a suprir os usuários com água potável fria e/ou quente e água de reuso e a coletar e afastar os esgotos sanitários, bem como coletar e dar destino às águas pluviais.✅


ID
3956170
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os projetos arquitetônicos são desenvolvidos por meio de uma abordagem evolutiva, caracterizada por etapas e fases dentro da fase de projeto realizadas por profissional habilitado. Sobre a elaboração de projetos de arquitetura e a atribuição profissional do arquiteto urbanista, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Faz parte das atividades e atribuições do arquiteto e urbanista a elaboração de orçamento dos sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas.
( ) O anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ) é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas iniciais de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional habilitado.
( ) É obrigatória ao profissional e à pessoa jurídica que não estiver no exercício de suas atividades a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda às condições regulamentadas pelo CAU/BR.
( ) Ao arquiteto e urbanista é facultado acompanhar a implantação ou execução de projeto ou trabalho de sua autoria, pessoalmente ou por meio de preposto especialmente designado com a finalidade de averiguar a adequação da execução ao projeto ou concepção original.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Lei 12.378 Art. 9 É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR.

  • Essa questão está com a resposta errada, né?

  • (✅) Faz parte das atividades e atribuições do arquiteto e urbanista a elaboração de orçamento dos sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas.

    (✅) O anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ) é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas iniciais de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional habilitado.

    NBR 16636/2017

    anteprojeto arquitetônico (AP- ARQ): etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas INICIAIS de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional legalmente habilitado

    (❌ ) É obrigatória ao profissional e à pessoa jurídica que não estiver no exercício de suas atividades a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda às condições regulamentadas pelo CAU/BR.

    LEI Nº 12.378/2010

    Art. 9 É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR. 

    (✅) Ao arquiteto e urbanista é facultado acompanhar a implantação ou execução de projeto ou trabalho de sua autoria, pessoalmente ou por meio de preposto especialmente designado com a finalidade de averiguar a adequação da execução ao projeto ou concepção original.

  • Dei uma olhada na prova e as alternativas são essas:

    A) V – V – F – V

    B) V – V – V – F

    C) F – V – F – V

    D) V – F – F – V

    E) F – F – V – F

    O gabarito é a letra A mesmo, acho que foi um erro de digitação do QC.

    -

    Eles já resolveram o problema da questão :)

  • Pessoal, mas, na verdade, a NBR 16636-1 traz a definição de Anteprojeto Arquitetônico (AP- ARQ) como:

    "etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas PROVISÓRIAS de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional legalmente habilitado."

    E essa mesma definição é dada na NBR 13531, para a etapa de Anteprojeto.

    A definição mais próxima da que a questão trouxe, eu achei na NBR 13531, sobre ESTUDO PRELIMINAR, que define como:

    "etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas INICIAIS e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas."

    Pra mim, não faz sentido essa afirmação estar verdadeira.

  • GABARITO: LETRA A

    Comentando a alternativa incorrreta: a interrupção do registro profissional é FACULTATIVA e não obrigatória, como diz a terceira alternativa.

    Ao meu ver, apesar da banca ter considerado como correta, a segunda alternativa caberia recurso, visto que a definição dada é de ESTUDO PRELIMINAR e não da etapa da ANTEPROJETO como diz a questão... Enfim.. Vamos à definição segundo a NBR 16.636-1 de Etapas de Projeto:

    Considera-se AP-ARQ a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas PROVISÓRIAS de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional legalmente habilitado.

    A questão fala de informações técnicas INICIAIS, o que, a meu ver, remete ao conceito de ESTUDO PRELIMINAR.

    @arquitetaconcurseira.va


ID
3956173
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre as instalações hidráulicas e sanitárias das edificações, analise as assertivas abaixo:


I. O ramal predial é o conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar água aos pontos de utilização.
II. A capacidade dos reservatórios de uma instalação predial de água fria deve ser estabelecida levando-se em consideração o padrão de consumo de água no edifício e, onde for possível obter informações, a frequência e duração de interrupções do abastecimento. O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 12h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
III. Uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior ou para um reservatório hidropneumático. As instalações elevatórias devem possuir no mínimo duas unidades de elevação de pressão, independentes, com vistas a garantir o abastecimento de água no caso de falha de uma das unidades.
IV. A disposição final do efluente do coletor predial de um sistema de esgoto sanitário deve ser feita em rede pública de coleta de esgoto sanitário, quando ela existir, e em sistema particular de tratamento, quando não houver rede pública de coleta de esgoto sanitário.
V. Todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante. Recomenda-se declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 e 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Só pelo item II já dá para matar a questão, a água para uso doméstico precisa ter o equivalente a 24h de consumo normal, não 12h.

    Alternativa "D".

  • PROPOSIÇÃO I - NBR 5626/98

    3.33 rede predial de distribuição: Conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar água aos pontos de utilização.

    PROPOSIÇÃO II - NBR 5626/98

    5.2.5 Reservatórios: definição da forma e dimensões

    5.2.5.1 A capacidade dos reservatórios de uma instalação

    O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.

    No caso de residência de pequeno tamanho, recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 L.

    PROPOSIÇÃO III - NBR 5626/98

    5.2.9 Instalação elevatória

    5.2.9.1 Uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior ou para um reservatório hidropneumático.

    PROPOSIÇÃO IV - NBR 8160/99

    4.1.4 A disposição final do efluente do coletor predial de um sistema de esgoto sanitário deve ser feita:

    a) em rede pública de coleta de esgoto sanitário, quando ela existir;

    b) em sistema particular de tratamento, quando não houver rede pública de coleta de esgoto sanitário.

    PROPOSIÇÃO V - NBR 8160/99

    4.2.3.1 Todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante.

    4.2.3.2 Recomendam-se as seguintes declividades mínimas:

    a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75;

    b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
3956176
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens são estabelecidas pela NBR 5410. De acordo com essa norma, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No max. 1,5. 
    letra B 

     

  • Os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado.

  • 4.2.1.1.1               Pontos de tomada:

     

    a)        em locais de habitação, os pontos de tomada devem ser determinados e dimensionados de acordo com 9.5.2.2;

     

    b)        em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA;

     

    c)        quando um ponto de tomada for previsto para uso específico, deve ser a ele atribuída uma potência igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado ou à soma das potências nominais dos equipamentos a serem alimentados. Quando valores precisos não forem conhecidos, a potência atribuída ao ponto de tomada deve seguir um dos dois seguintes critérios:

     

    ʊ   potência ou soma das potências dos equipamentos mais potentes que o ponto pode vir a alimentar, ou

     

    ʊ   potência calculada com base na corrente de projeto e na tensão do circuito respectivo;

     

    d)       os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado;

     

    e)        os pontos de tomada destinados a alimentar mais de um equipamento devem ser providos com a quantidade adequada de tomadas.

  • NBR 5410/2005

    a) Item 3.1.2

    b) Item 4.2.1.2.3 - Pontos de tomada : (d) os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado;

    c) Item 9.5.2.2.1 - Pontos de tomada/(c) NOTA

    d) Item 9.5.2.2.1- Pontos de tomada/(d)

    e) Item 9.5.3.2


ID
3956179
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/1993 estabeleceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a compras, obras, serviços, inclusive de publicidade, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com essa lei, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Erro da questão: "SOMENTE"

    A Lei nº 8666/93 prevê, em seu art. 22, cinco modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. A Lei nº 10.520/02 institui também como modalidade de licitação o pregão, a ser utilizado na aquisição de bens e serviços comuns.

  • Atualmente, as modalidades de licitação são: a) concorrência, b) tomada de preços, c) convite, d) concurso, e) leilão, f) pregão e g) consulta. Enquanto as cinco primeiras modalidades encontram-se previstas na Lei 8.666/1993, o pregão é tratado na Lei 10.520/2002 e a consulta na legislação das agências reguladoras.

  • gab.A

    somente torna questão errada

    concorrência, a tomada de preços, o convite,concurso,leilão,

    pregão lei 10520/02 e consulta legisl. agênc. regulad.

  • Letra B errada também. A prioridade vem primeiro para os bens produzidos no país

  • CO LÉ

    CO TO CO

    Convite - Leilão

    Concurso - Tomada de preços - Concorrência

  • Lei 8.666/93

    a) Art. 22, I a V

    b) Art. 3º

    c) Art. 6º, VII

    d) Art. 7º, I a III

    e) Art. 22, §3º

    Bons estudos! =)))

  • Gabarito : A, pois o ''somente'' restringiu e não falou do Leilão.

  • GABARITO:

    Falou "SOMENTE" e não incluiu a modalidade LEILÃO!

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - Concorrência; II - Tomada de preços; III - Convite; IV - Concurso; V - Leilão.

    § 1°  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2° Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objetocadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4° Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • GAB. A

    Fonte: L. 8.666/93

    A São modalidades de licitação somente a concorrência, a tomada de preços, o convite e o concurso. INCORRETA

    Faltou a modalidade LEILÃO.

    Art. 22

    B A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras. CORRETA

    Art. 3º caput e seu §2º

    C Considera-se execução direta a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios. CORRETA

    inc. VII do Art. 6º

    D As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão à sequência de projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços. CORRETA

    Art. 7º

    E Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. CORRETA

    §3º do Art. 22

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    A. ERRADO.

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    B. CERTO.

    Art. 3º, Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    § 2º Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    C. CERTO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    D. CERTO.

    Art. 7º, Lei 8.666/93. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    E. CERTO.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
3956182
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o parcelamento do solo urbano, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
( ) Considera-se lote o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.
( ) A infraestrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de: vias de circulação; escoamento das águas pluviais; rede para o abastecimento de água potável; e soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.
( ) Um dos requisitos urbanísticos a ser atendido nos loteamentos é de que ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias será obrigatória a reserva de uma faixa não edificável de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigências da legislação específica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • questão com gabarito desatualizado (houve atualização da norma em 2019)

    (F) Considera-se loteamento❌ a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

    desmembramento

    (V) Considera-se lote o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.

    (V) A infraestrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de: vias de circulação; escoamento das águas pluviais; rede para o abastecimento de água potável; e soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.

    Apesar da infra-estrutura básica nas ZHIS ser menos exigente, ela tem que SERVir:

    Soluções p/ o esgotamento sanitário e p/ a energia elétrica domiciliar (obs. não menciona energia púb)   

    Escoamento das águas pluviais; (p de pingo de chuva)

    Rede para o abastecimento de água potável

    Vias de circulação;  

    (F) Um dos requisitos urbanísticos a ser atendido nos loteamentos é de que ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias será obrigatória a reserva de uma faixa não edificável de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigências da legislação específica

    Esse era dispositivo antes da atualização da norma. Hoje em dia, não há menção expressa nesta Lei da possibilidade de maiores exigências, mas sim a possibilidade de diminuição da faixa de Rodovia. Agora ficou assim:

    15 metros de cada lado =>rodovia*, ferrovia, águas correntes e dormentes.

    *Rodovia - pode REDUZIR ATÉ 5m essa faixa (não há previsão de aumento de faixa)

    ferrovia, águas correntes e dormentes - não há previsão nem de redução nem de aumento da faixa nesta Lei.


ID
3956185
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

O Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. De acordo com o Estatuto da Cidade, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Lei 10.257/01

    Art. 8 Decorridos cinco anos de cobrança do IPTU progressivo sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização, o Município poderá proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública.

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA D

    A) Art. 5 Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.

    § 1Considera-se subutilizado o imóvel:

    I – cujo aproveitamento seja inferior ao mínimo definido no plano diretor ou em legislação dele decorrente;

    B) Art. 21. O proprietário urbano poderá conceder a outrem o direito de superfície do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis.

    C) Art. 26. O direito de preempção será exercido sempre que o Poder Público necessitar de áreas para:

    VI – criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes;

    D) Art. 7 Em caso de descumprimento das condições e dos prazos previstos na forma do caput do art. 5 desta Lei, ou não sendo cumpridas as etapas previstas no § 5  do art. 5 desta Lei, o Município procederá à aplicação do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) progressivo no tempo, mediante a majoração da alíquota pelo prazo de cinco anos consecutivos.

    E) Art. 9 Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Aristóteles

  • Gab. D

    ordem:

    ->determinação de parcelamento compulsório;

    -> não cumpriu o parcelamento compulsório, começa a cobrança de IPTU progressivo por 5 anos;

    -> APÓS 5 anos de cobrança de IPTU progressivo, o município manterá a cobrança na alíquota máxima OU pode proceder a desapropriação do imóvel (com pagamento em títulos da dívida pública.).

  • Decorridos CINCO anos de cobrança do IPTU progressivo sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização, o Município poderá proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública.

    Gabarito: D.


ID
3956188
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. De acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental do Município de Capão da Canoa, analise as assertivas abaixo:

I. A Área de Praia tem seu uso regulamentado pelas diretrizes do "Projeto Orla".
II. Os projetos de habitação unifamiliar, comércio e serviços com mais de quatro pavimentos serão licenciados somente se: no logradouro fronteiriço existir rede de esgoto público ou utilizarem sistema de tratamento de efluentes, devidamente certificados por órgão técnico-científico.
III. Áreas de Interesse Público e Social (APS) são aquelas destinadas à implantação de equipamentos urbanos e projetos governamentais, tais como: centros administrativos e outros prédios destinados à administração pública, estádios, auditórios, parques, centros de eventos, clubes e áreas de recreação de grande porte e outros equipamentos urbanos, comunitários e de serviços ao público, bem como programas de habitação popular para a população de baixa renda.
IV. São Áreas de Interesse Paisagístico, Histórico, Cultural e Turístico (APT), dentre outras, a margem da Lagoa dos Quadros numa faixa de cinquenta metros da média das cheias e a margem do Rio Cornélios, numa faixa de cinquenta metros.


Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
3956194
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Código de Obras da cidade de Capão da Canoa, analise as assertivas abaixo:

I. A execução de qualquer edificação será precedida somente pelos seguintes atos administrativos: pedido de alinhamento e aprovação do projeto.
II. A licença para pequenas obras consiste em documento autorizativo expedido pelo Município quando do requerimento de instalação de equipamentos, instalações diferenciadas, elementos urbanos, realização de obras temporárias ou não e reformas sem acréscimo de área. Para solicitação da licença para pequenas obras, deverão ser apresentados somente os seguintes documentos: requerimento padrão com descrição da obra a executar e ART ou RRT do profissional responsável.
III. No caso de Validade, Revalidação e Prorrogação da Aprovação e Licenciamento, considera-se obra iniciada aquela cujas fundações estejam sendo executadas.
IV. Poderão ser aceitos containers nas edificações não residenciais em prédio de uma economia, com área máxima de 300,00 m2 (trezentos metros quadrados), afastamento de outras edificações no mesmo lote de no mínimo 3,00 m (três metros) e das divisas de no mínimo 1,50 m (um metro e meio), quando não possuir parede resistente ao fogo.
V. Não são consideradas áreas construídas os beirais e platibandas projetados em até́ 1,20 m (um metro e vinte centímetros) em relação ao perímetro da construção.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3957397
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Relativamente às competências da Câmara Municipal e do Prefeito Municipal, segundo a Lei Orgânica do Município de Capão da Canoa, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Competência da Câmara Municipal, com sanção do Prefeito Municipal.
2. Competência Exclusiva da Câmara Municipal.
3. Competência Privativa do Prefeito Municipal.

Coluna 2
( ) Dispor sobre a organização e o funcionamento da Administração Municipal, na forma da lei.
( ) Criar, alterar, reformar ou extinguir órgãos públicos do Município.
( ) Oficializar, obedecidas às normas urbanísticas aplicáveis, as vias e logradouros públicos.
( ) Emendar a Lei Orgânica ou reformá-la.
( ) Elaborar e divulgar os atos de gestão fiscal, inclusive por meios eletrônicos e em tempo real, observada a legislação federal.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3957400
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 81 da Lei Orgânica do Município de Capão da Canoa estabelece que, de iniciativa do Poder Executivo Municipal, a(o) ____________________________ compreenderá as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual e disporá sobre as alterações na legislação tributária.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
3957403
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Capão da Canoa, analise as assertivas que seguem:

I. Padrão é a identificação numérica do valor do vencimento da faixa salarial, identificada pela Lei de estrutura de cada secretaria.
II. Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor público, mantidas as características de criação por Lei, denominação própria, número e remuneração certa.
III. Promoção, para os efeitos do referido Plano, é a passagem do funcionário detentor de cargo de provimento efetivo de um quadro para o imediatamente superior, dentro do mesmo nível salarial.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Padrão – A identificação numérica do valor do vencimento da categoria funcional.

    Cargo Público - o conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor, mantidas as características de criação por Lei, denominação própria, número certo e pagamento padronizado, pelos cofres do município, para provimento em caráter efetivo e cargo em comissão.


ID
3957406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Executivo Municipal promoverá treinamentos periódicos para os seus servidores, a fim de melhor capacitá-los para o desempenho de suas funções, visando a otimização das atividades dos diversos órgãos. Assim, de acordo com o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Capão da Canoa, o treinamento será executado nos seguintes métodos:

I. Flexível, quando for feito através da internet e que pode ser executado a qualquer hora e em qualquer local.
II. Interno, quando executado pelo próprio Município.
III. Externo, quando executado por órgão ou entidade especializada, atendendo às necessidades verificadas.


Quais estão corretos?

Alternativas

ID
3957409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com as disposições do Art. 113 do Código Tributário do Município de Capão da Canoa, a taxa que é devida pelas verificações do funcionamento regular, e pelas diligências efetuadas em estabelecimento de qualquer natureza, visando ao exame das condições iniciais da licença, denomina-se Taxa de:

Alternativas

ID
3957412
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 192 do Código Tributário do Município de Capão da Canoa, entre as modalidades de extinção do crédito tributários estão:

I. A compensação.
II. A transação.
III. A consignação em pagamento.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3957415
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Capão da Canoa, o exercício é o desempenho das atribuições do cargo pelo servidor, NÃO sendo interrompido nos seguintes casos de vacância:

Alternativas

ID
3957418
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o disposto no Art. 47 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Capão da Canoa, o valor da função gratificada continuará sendo percebido pelo servidor que, sendo seu ocupante, estiver ausente em virtude de, EXCETO:

Alternativas

ID
3957421
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 113 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Capão da Canoa estabelece que o servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

I. Para exercício de função de confiança, sem ônus para o Município.
II. Em casos previstos e nas condições estabelecidas em leis específicas.
III. Para cumprimento de convênio e nas condições estabelecidas no respectivo convênio.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


ID
3957424
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 153 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Capão da Canoa estabelece que a demissão do servidor por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo ou função pública do Município, pelo prazo de ________ anos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
3957430
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 2016, eleitores escolheram, em plebiscito, que o(a) ____________________________________. Em março de 2017, tal decisão foi notificada ao bloco, e, segundo o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, uma vez comunicado, o desmembramento se efetivaria dois anos depois. Março de 2019 chegou, mas a separação não aconteceu. Neste período, um acordo de saída desenhado pela ex-primeira-ministra britânica, __________________, foi rejeitado três vezes no Parlamento. Isso a levou a deixar o cargo em junho, após quase três anos de desgastes causados por sucessivos fracassos na condução do Brexit. Para o lugar da ex-primeira-ministra, foi eleito __________________. (Texto adaptado. Fonte: https://www.bbc.com, de 03/09/2019).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab B.

    Fundatec gosta de cobrar BREXIT.

    Bons estudos


ID
3957433
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, em maio de 2019, mudanças na Lei Maria da Penha para facilitar a aplicação de medidas protetivas de urgência a mulheres ou a seus dependentes em casos de violência doméstica ou familiar. Uma importantíssima alteração foi a inclusão do Art. 12-C na Lei Maria da Penha, cuja redação é a que segue: Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida:

I. Pela autoridade judicial.
II. Pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca.
III. Pelo policial, quando o Município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia.
IV. Por qualquer cidadão que, em ato flagrante, testemunhe situação de violência contra a mulher.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Lei Maria da Penha

    Art. 12-C. Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida:        

    I - pela autoridade judicial;       

    II - pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca; ou       

    III - pelo policial, quando o Município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia.  

  • Vale a pena lembrar da disposição dos §§1º e 2º, artigo 12 - C da Lei 11.340/06:

    § 1º Nas hipóteses dos incisos II e III do caput deste artigo, o juiz será comunicado no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas e decidirá, em igual prazo, sobre a manutenção ou a revogação da medida aplicada, devendo dar ciência ao Ministério Público concomitantemente.    

        

    § 2º Nos casos de risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedida liberdade provisória ao preso.      

  • Art. 12-C. Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida:         

    Art. 12-C. Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida:    

    QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
3957436
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Bandeira do Município de Capão da Canoa é composta do Brasão e de dois blocos de quatro tarjas horizontais. Assinale abaixo a situação ou o local em que NÃO é obrigatório o uso da Bandeira do Município.

Alternativas

ID
3957439
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Papa Francisco reclama de ‘compromissos frouxos’ e pede empenho das nações para cumprir os objetivos do Acordo de Paris. “Com o Acordo, a comunidade internacional tomou conhecimento da urgência e necessidade de dar uma resposta coletiva para colaborar na construção de nossa casa comum” - afirmou o pontífice. “No entanto, após quatro anos desse histórico acordo, podemos ver como os compromissos assumidos pelos Estados ainda são muito frouxos, e estão longe de alcançar os objetivos pretendidos”, alertou. (Texto adaptado. Fonte: https://veja.abril.com.br, de 23/09/19).

O que é o Acordo de Paris, citado pelo Papa Francisco?

Alternativas
Comentários
  • O Acordo de Paris é um tratado mundial que possui um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Ele foi discutido entre 195 países durante a , em Paris. O compromisso internacional foi aprovado em 12 de dezembro de 2015 e entrou em vigor oficialmente no dia 4 de novembro de 2016.


ID
3957445
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Maximus Julius era pastor de ovelhas e possuía um vasto rebanho. Certo dia, ao fazer a contagem de seus animais, percebeu que faltavam 33 ovelhas, ou seja, 12%. Desconfiado, no dia seguinte, repetiu a contagem e, desta vez, lhe faltavam 121 ovelhas, ou seja, 50% em relação à última contagem. Assinale a alternativa que indica a quantidade total de ovelhas que Maximus Julius tinha.

Alternativas
Comentários
  • q?????????

  • Questão anulada pela banca galera

    Nas justificativas, deram que a resposta certa para a pergunta seria 275. O gabarito seria letra B, 121, caso pedisse quantas ovelhas possui atualmente.


ID
3957451
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se 12 funcionários redigem 400 petições em 05 dias, trabalhando 06 horas por dia, quantas horas por dia devem trabalhar 10 funcionários, por 03 dias, para redigir 100 petições?

Alternativas
Comentários
  • 5 dias x 6 hrs - 30 hrs

    12 func. ---- 400 ----- 30 hrs

    10 func. ---- 100 ----- ?

    10 x 400 x ? = 12 x 100 x 30

    ? = 9 hrs

    Sendo assim, 9 hrs / 3 dias = 3 hrs/dia

  • A questão bastante simples:

    Montando> x/6.3/5.400/100.10/12

    X.3.400.10= 6.5.100.12

    Agora, você vai simplificando, cortando os 00 do 400 e do 100, fica:

    X.3.4.10= 6.5.1.12

    Simplificando o 6 por 3 e o 10 por 5, fica:

    X.1.4.2= 2.1.1.12

    Cortando o 2 por 2 e o 4 por 12, fica:

    X.1.1.1= 1.1.1.3

    X= 3

  • gabarito letra :B

    para resolver está questão de regra de três composta usei o seguinte método:

    é fundamental perceber que em toda questão de regra de três composta teremos a presença de grandezas que fazem parte do processo e do produto.

    Assim, o primeiro passo para aplicação deste procedimento prático é identificar na questão quais são as grandezas relacionadas ao processo e qual é a grandeza referente ao produto da operação.

    Em seguida, o segundo passo consiste em fazer o desenho da resolução da questão de regra de três composta, que possui a forma de X. Nele, inserimos à esquerda os valores das grandezas do processo, enquanto na direita ficam os valores da grandeza do produto da operação. Desse modo, ficamos com

    processo produto

    funcionários---dias---horas---porções

    12--------------- 5 ----- 6----400

    10---------------3 -------x ----- 100

    Veja que fiz as linhas do X em cores diferentes: uma azul e a outra vermelha. Isto foi proposital. Agora entra em cena o terceiro passo do nosso procedimento prático. Iremos multiplicar entre si todos os valores da linha azul e igualar com a multiplicação dos valores contidos na linha vermelha:

    agora multiplicamos todas as grandezas de azul pelas grandezas de vermelho,depois prosseguimos com a resolução normal de regra de três

    10.3.x.400=12.5.6.100

    12000x=36000

    x=36000/12000

    x=3

    att: thayná matias.


ID
3957454
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Capão da Canoa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição composta “José é velocista ou Marta não é enfermeira” é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Como negar o conectivo OU: nega as duas proposições e troca o conectivo pelo E.

  • Assertiva C

    José não é velocista e Marta é enfermeira.

  • gaba C

    RLM (NEGAÇÃO)

    A e B = ~A ou ~B

    A ou B = ~A e ~B

    A -> B = A e ~B

    TODO= PEA(Pelo menos Existe Algum) + não

    ALGUM= Nenhum + Repita o resto

    NENHUM= algum + Repita o resto

    pertencelemos!

    Insta: @Patlick Aplovado

  • questão incorreta no meu ver.

  • GAB. C

    José não é velocista e Marta é enfermeira.