SóProvas



Prova FUVEST - 2011 - USP - Vestibular - Prova 1


ID
799189
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ainda no começo do século 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeição dos trabalhadores nos seringais da Amazônia, no chamado regime de peonagem, a escravidão por dívida. Algo próximo do que foi constatado em São Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produção de vestuário.
José de Souza Martins, 2011. Adaptado.


No texto acima, o autor faz menção à presença de regime de trabalho análogo à escravidão, na indústria de bens

Alternativas

ID
799198
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro- ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) e associados.

Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.
Nicolas Sarkozy.

Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.
Silvio Berlusconi.
http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.


Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do

Alternativas

ID
799207
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial
Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado.
.

O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de

Alternativas

ID
799210
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

Alternativas

ID
799213
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino.



Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:


I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.


II. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.


III. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.


IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+ , K+ , Ca2+ e Mg 2+ , anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Durante queimadas, todo o carbono armazenado nos tecidos vegetais é liberado na forma de gás carbônico (item I correto). A laterização não se caracteriza pela perda de ferro e alumínio, pelo contrário, é justamente o surgimento de uma crosta ferruginosa que se forma como consequência de solos descobertos (item II incorreto). O metano é produto da digestão de ruminantes que apresentam, em seu trato digestório, bactérias capazes de digerir a celulose presente na alimentação desses animais (item III correto). A fertilidade do solo pode aumentar com a liberação dos cátions citados. Essa técnica é usada por agricultores ao realizarem queimadas controladas a fim de que as plantas liberem esses nutrientes no solo (item IV incorreto). 

    Letra A correta.

ID
799216
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão são exigidos conhecimentos sobre as funções das organelas celulares. O retículo endoplasmático cuja função é sintetizar proteínas se relaciona com o complexo de Golgi porque este último recebe e armazena as proteínas produzidas no retículo. Além disso, o complexo também pode transformar, empacotar e excretar essas proteínas, dependendo de seu uso pelo organismo.

     Letra A correta.
  • O complexo de Golgi apresenta a função de receber proteínas sintetizadas do retículo endoplasmático, no sentido de ser capaz de empacotar e promover o processo de glicosilação. Por meio da efetivação destes processos, as proteínas são capazes de ser reconhecidas, além de estarem com a estrutura completa, evitando qualquer tipo de erro por causa de mal funcionamento.

ID
799222
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris

Alternativas
Comentários
  • Em um ambiente iluminado, a pupila (abertura regulável que permite a entrada de luz) diminui seu diâmetro para que a luz incidente seja adequada para proporcionar a visão dos objetos. Ao entrar em um ambiente escuro, onde existe menos luz, é preciso acontecer o contrário: a pupila então, aumenta seu diâmetro para proporcionar maior entrada de luz. Esse aumento da pupila faz com que a íris diminua. Assim, os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

    Letra B correta.
  • Em um ambiente de penumbra, a reduzida luminosidade estimula o aumento da pupila (graças à diminuição

    da íris). Estando o objeto próximo, os músculos ciliares se contraem e, como resultado, aumenta o poder

    refrativo do cristalino.

    Letra B

    Fuvest 2023


ID
799225
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores.


I. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide.


II. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros.


III. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros).


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O grupo vegetal mais antigo na história evolutiva são as briófitas, que apresentam como fase duradoura o gametófito (haploide) e fase curta o esporófito (diploide) – item I correto. Todos os outros grupos (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam a fase do esporófito (diploide) como duradoura – item II correto. O grupo que apresenta fase diploide e haploide com mesma duração (algas multicelulares) não pertence ao reino Metaphyta, mas sim ao reino Protozoa. Além disso, esse grupo também não apresentam estruturas diferenciadas, nem mesmo rizoides, filoides ou cauloides – item III incorreto. 

    Letra D correta.
  • Briófitas possuem fase gametofítica (haplóide) mais duradoura que a fase esporofítica (diplóide).

    Pteridófitas, Gminospermas e Angiospermas possuem fase esporofítica (diplóide) mais duradoura que a fase gametofítica (haplóide).

    ALTERNATIVA D

  • III - Incorreta - não existem grupos vegetais com fase gametofítica e fase esporofítica de igual duração, apenas com a primeira mais longa (briófitas) e a segunda mais longa (pteridófitas, gminospermas e angiospermas).

    Letra D

    Fuves 2023

  • III - Incorreta - não existem grupos vegetais com fase gametofítica e fase esporofítica de igual duração, apenas com a primeira mais longa (briófitas) e a segunda mais longa (pteridófitas, gminospermas e angiospermas).

    Letra D

    Fuves 2023


ID
799228
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:


I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.


II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.


III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.


IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.


No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em

Alternativas
Comentários
  • A divisão celular associada à reparação de tecidos é a mitose. Nessa divisão, os cromossomos se alinham no plano equatorial da célula durante a metáfase e tem seus centrômeros divididos, assim, separa-se as cromátides irmãs. É importante lembrar que o evento II também acontece na meiose, porém com cromossomos homólogos (evento I), o que possibilita acontecer o evento III (crossing over), que só acontece na meiose. 

    Letra B correta.
  • B. II e IV, apenas.

  • só há homólogos na MEIOSE 1

  • Multiplicação celular = mitose. Nela, não ocorre emparelhamento dos cromossomos homólogos, só na meiose.


ID
799237
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas.
O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:

Alternativas
Comentários
  • Vê-se que AABB x aabb, aplicando o "cercadinho", resulta em 100% de AaBb

    AaBb é o clássico caso de, fenotipicamente, 9/16 de AB, 3/16 de Ab e aB, e 1/16 de ab

    regra de três pra ver quantas anãs vermelhas tiveram:

    16 - 3

    320 - x

    x = 60

    para priorizar o nascimento de anãs vermelhas, deve-se usar plantas aaBB

    Letra E

    Fuvest 2023


ID
799240
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada. Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:

Alternativas
Comentários
  • As plantas mantidas nos copos com algodão crescerão até certo ponto, ao contrário das plantas transferidas para os vasos, que poderão crescer até a frutificação. Isso se explica pelo fato de que além dos produtos obtidos na fotossíntese, os vegetais precisam também de absorver micronutrientes presentes no solo para seu desenvolvimento. 

    Letra B correta.

ID
799243
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo da evolução dos vertebrados, a

Alternativas
Comentários
  • Em todos os grupos de vertebrados, a respiração celular se manteve semelhante (metabolismo aeróbico e anaeróbico). O que é diferencial entre os grupos são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas. Nos peixes tem-se as brânquias, os anfíbios apresentam respiração branquial, cutânea e pulmonar. Os répteis apresentam respiração pulmonar assim como as aves, porém nesse último grupo observa-se sacos aéreos e para brônquios. Os mamíferos, também com respiração pulmonar, apresentam milhares de alvéolos, o que aumenta consideravelmente a área de troca gasosa. O sistema digestório, circulatório e excretor são bastante diferentes em cada grupo. Em relação à reprodução, é incorreto afirmar que, com exceção dos peixes, os vertebrados independem da água, afinal, os anfíbios necessitam diretamente do ambiente aquático nos seus estágios iniciais de desenvolvimento. 

    Letra C correta.
  • Respiração

    Peixes - branquial

    anfíbios - branquial, cutânea e pulmonar

    répteis, aves e mamíferos (terrestres) - pulmonar.

    No entanto, nível celular, as respirações são todas iguais.

    Digestão

    O sistema digestivo de todos os vertebrados é completo com boca, estômago, intestino e ânus.

    Excreção

    Invertebrados e peixes excretam amônia

    Mamíferos e anfíbios excretam ureia

    aves e répteis excretam ácido úrico

    Circulação

    Peixes: circulação simples (coração com 2 cavidades: aurícula, que recebe sangue, e ventriculo, que expurga.)

    Anfíbios e répteis: circulação dupla incompleta (3 câmaras: 2 aurículas e 1 ventrículo. sangue arterial e venoso se misturam após chegarem do pulmão e do corpo, respectivamente, em direção ao ventrículo)

    Aves e mamíferos: circulação dupla completa (4 câmaras: 2 aurículas e 2 ventrículos. Veia cava traz sangue venoso do corpo, que desmboca na aurícula direita. Vai para o ventrículo direito e é bombeado ao pulmão, onde sofre hematose. Volta ao coração pelas veias pulmonares e desemboca na aurícula esquerda e vai para o ventrículo esquerdo, onde é bombeado ao corpo através da artéria aorta. Sangue não se mistura)

    Reprodução

    Anfíbios também necessitam da água para reprodução

    Letra C

    Fuvest 2023


ID
799246
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior é a temperatura das águas oceânicas, menor é a dissolução do gás carbônico nesse ambiente. Sendo assim, menores quantidades do gás estarão disponíveis para o consumo do fitoplâncton. Dessa forma, as taxas fotossintéticas serão menores, acarretando em um aumento do efeito estufa global, uma vez que a taxa de fixação do carbono será diminuída. 

    Letra A correta.
  • Nos oceanos o fitoplâncton é um dos responsáveis pela fotossintese e se ele consome uma menor quantidade de co2 consequentemente as taxas de co2 serão maiores


ID
799249
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na obra O poço do Visconde, de Monteiro Lobato, há o seguinte diálogo entre o Visconde de Sabugosa e a boneca Emília:

– Senhora Emília, explique-me o que é hidrocarboneto. A atrapalhadeira não se atrapalhou e respondeu:
– São misturinhas de uma coisa chamada hidrogênio com outra coisa chamada carbono. Os carocinhos de um se ligam aos carocinhos de outro
.


Nesse trecho, a personagem Emília usa o vocabulário informal que a caracteriza. Buscando-se uma terminologia mais adequada ao vocabulário utilizado em Química, devem-se substituir as expressões “misturinhas”, “coisa” e “carocinhos”, respectivamente, por:

Alternativas

ID
799261
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em cadeias carbônicas, dois átomos de carbono podem formar ligação simples (C-C), dupla (C=C) ou tripla (C≡C). Considere que, para uma ligação simples, a distância média de ligação entre os dois átomos de carbono é de 0,154 nm, e a energia média de ligação é de 348 kJ/mol.
Assim sendo, a distância média de ligação (d) e a energia média de ligação (E), associadas à ligação dupla (C=C), devem ser, respectivamente,

Alternativas

ID
799270
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Observa-se que uma solução aquosa saturada de HCl libera uma substância gasosa. Uma estudante de química procurou representar, por meio de uma figura, os tipos de partículas que predominam nas fases aquosa e gasosa desse sistema – sem representar as partículas de água. A figura com a representação mais adequada seria

Alternativas
Comentários
  • HCl é liberado na forma gasosa nas condições propostas

    Letra C

    Fuvest 2023


ID
799297
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra

Alternativas
Comentários
  • Este tipo de questão é muito comum no vestibular da FUVEST. O concurso disponibiliza uma questão que oferece uma descrição abrangente sobre uma obra e pede que o candidato marque a opção correspondente. Para isso, é necessário interpretar a informação. Na questão, a afirmação destaca a atuação dos personagens que compõem a obra, mediados entre a personalidade e o comportamento de cada um, com destaque para privação que cada um sofre. A partir disso, o candidato deve relacionar a afirmação com as alternativas apresentadas (ele deve ter lido as obras destacadas antes, para relacionar com a afirmação).


    De acordo com as alternativas e com a afirmação, a única correta é a letra E. 



ID
799330
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tendo em vista o conjunto de proposições e teses desenvolvidas em A cidade e as serras, pode-se concluir que é coerente com o universo ideológico dessa obra o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O usuário precisa ler a obra “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queirós, para poder responder a questão. Sabemos que a obra gira em torno do personagem principal, Jacinto de Tormes, que muda da cidade para as serras em busca do equilíbrio que, acredita, a vida no campo poderá oferecer. A partir da leitura da obra, percebemos que o personagem evolui não por morar plenamente na cidade, e nem por valorizar tanto a natureza, mas sim por ter um espírito empreendedor ao chegar ao campo, e por reencontrar não apenas a própria pátria ao fazer a viagem da vida urbana para a vida bucólica, mas também por se reencontrar, num encontro exterior e interior.


    Alternativa A. 



ID
799354
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma festa com n pessoas, em um dado instante, 31 mulheres se retiraram e restaram convidados na razão de 2 homens para cada mulher. Um pouco mais tarde, 55 homens se retiraram e restaram, a seguir, convidados na razão de 3 mulheres para cada homem. O número n de pessoas presentes inicialmente na festa era igua a

Alternativas
Comentários
  • Temos que inicialmente tínhamos n pessoas, saíram 31 mulheres. Fazendo x o número de mulheres e 2x (razão de 2 homens para cada mulher) o número de homens.

    De acordo com o enunciado, temos:

    2x + x = n – 31

    Resolvendo:

    i)  3x = n - 31

    Depois que os 55 homens saem, passamos a ter:

    Nº de mulheres: x

    Nº de homens: 2x - 55

    Percebemos que o nº de mulheres agora é o 3x o de homens, assim:

    x = 3.(2x - 55)

    x = 6x – 165

    x = 33

    Substituindo x na equação do passo i), vem:

    3 . 33 = n – 31, Resolvendo:

    n = 130 pessoas, logo a resposta correta é a letra D.


  • n=h+m

    Quando sai as 31 mulheres:

    h/m-31=2/1 h=2m-62

    Quando sai os 55 homens:

    m-31/h-55=3/1  m-31=3h-165 m=3h-165+31 m=3h-134

    Substituindo o h=2m-62 na equação m=3h-134 temos:

    m=6m-186-134

    -5m=-320

    m=-320/-5

    m=64

    h=2m-62

    h=2.64-62

    h=128-62

    h=66

    n=m+h

    n=64+66

    n=130

  • h/m - 31 = 2/1

    m - 31/h - 55 = 3/1

    h = 2m - 62

    m - 31 = 3h - 165

    m = 3(2m - 62) - 134

    m = 64

    h = 66

    Letra D

    Fuvest 2023


ID
799366
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um plano, é dado um polígono convexo de seis lados, cujas medidas dos ângulos internos, dispostas em ordem crescente, formam uma progressão aritmética. A medida do maior ângulo é igual a 11 vezes a medida do menor. A soma das medidas dos quatro menores ângulos internos desse polígono, em graus, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão, α é a medida do ângulo menor e consideramos r como a razão da PA, com r positivo (r > 0) temos:

    Somando as medidas dos seis ângulos, chegamos a (6-2).180 o que nos dá 720º, logo, a soma dos termos da PA será ((α+11α).6)/2=720°, assim, sabemos que α = 20°. Calculando a razão de uma PA chegamos que r = 2 = 40.

    Tendo esses dados em mãos, sabemos que os ângulos desse polígono serão: 20°, 60°, 100°, 140°, 180°, 220°. O que contradiz o nosso enunciado acima, apesar do gabarito oficial sela a letra B, pois é sabido que as medidas de um ângulo interno de um polígono convexo é < 180° e qualquer polígono, seja ele convexo ou não, não pode ter um ângulo medindo 180°.

    Essa questão foi anulada justamente por essa inconsistência no enunciado.


  • Essa questão foi anulada devido ao fato de os ângulos calculados não formar um polígono convexo. No entanto, dá para chegar na resposta tranquilo calculando o que se pede

  • Embora a questão tenha sido anulada, ela é plenamente possível de ser feita.

    Primeiramente, usamos S = (n - 2) . 180 para saber o ângulo interno total do polígono

    4.180 = 720º

    Agora usamos Sn = (a1 + an).n/2 (soma dos termos da P.A) para descobrir o menor ângulo, referente ao primeiro termo da P.A

    720 = (x + 11x).6/2

    x = 20º

    Agora usamos an = a1 + (n - 1).r (termo geral da P.A) para descobrir a razão da P.A a fim de descobrir os outros termos da P.A

    11.20 = 20 + 5r

    220 = 20 + 5r

    r = 40

    os primeiros 4 termos são, assim, 20, 60, 100, 140

    a soma deles é 320

    Letra B

    Fuvest 2023


ID
799375
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No plano cartesiano 0xy, a circunferência C é tangente ao eixo 0x no ponto de abscissa 5 e contém o ponto ( 1,2 ) . Nessas condições, o raio de C vale

Alternativas
Comentários
  • Fazendo o desenho da questão:


    Assim, (x-5)² + (y-R)² = R², aplicando os pontos (1,2) dados no enunciado:

    (1-5)² + (2-R)² = R²  → logo, R = 5.

    Alternativa C.


  • como 5 é tangente a C, o centro está alinhado com (5,0), ou seja, o centro necessariamente possui 5 como sua coordenada x (5,r)

    fazendo distância de O a P, que é o raio:

    r² = (5 - 1)² + (r - 2)²

    r² = 16 + r² - 4r + 4

    4r = 20

    r = 5]

    Letra C

    Fuvest 2023


ID
799378
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere todos os pares ordenados de números naturais (a,b), em que 11 ≤ α ≤ 22 e 43 ≤ b ≤ 51. Cada um desses pares ordenados está escrito em um cartão diferente. Sorteando-se um desses cartões ao acaso, qual é a probabilidade de que se obtenha um par ordenado ( a, b ) de tal forma que a fração a/b seja irredutível e com denominador par?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, existem 22 – 11 + 1 = 12 possibilidades para a

    e seguindo o mesmo raciocínio temos 51 – 43 + 1 = 9 possibilidades também para b.

    Assim, temos 12x9, o que nos fornece 108 pares, ou seja (a,b).

    E pelo enunciado, os cartões que nos interessariam são:

    {(13; 44); (15; 44); (17; 44); (19; 44); (21; 44); (11; 46); (13; 46);

    (15; 46); (17; 46); (19; 46); (21; 46); (11; 48); (13; 48); (17; 48);

    (19; 48); (11; 50); (13; 50); (17; 50); (19; 50); (21; 50)}

    Logo, a probabilidade será 20/108 = 5/27. Alternativa E.



ID
799381
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um tetraedro regular de lado a, a distância entre os pontos médios de duas arestas não adjacentes é igual a

Alternativas
Comentários
  • Vamos fazer um desenho de acordo com o enunciado:


    Assim, temos que o segmento PN no desenho acima, é a altura do triângulo equilátero OPQ, logo:

    PN = √(a2-a2/4)=a√3/2.

    E no triângulo MNP, MN valerá √3a2/4-a2/4)= a√2/2.

    Alternativa D.




ID
799387
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto.
Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos?

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que dos 12 artrópodes, 7 não são insetos, logo, a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos será de :

    7/12 x 6/11 = 7/22

    Assim a resposta correta é a alternativa C.


  • Não entendi a questão! Por favor, alguém pode me explicar como chego ao resultado?

  • O total de possibilidades na combinação dos insetos que podem ser retirados ao acaso é= 12 x 11

    O total que pode ser (apenas!!!) não insetos (vide aulas de biologia) = 7 x 6 

    => 7x6/12x11= 7/22

    Muita biologia para pouca matemática.


ID
799390
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

á cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.
André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento da agricultura está relacionado à sedentarização das sociedades, fato que, grosso modo, podemos perceber na passagem do período Paleolítico para o Neolítico da pré-história, após a “Revolução Agropastoril”, que traz à tona o desenvolvimento do cultivo de alimentos e a domesticação de animais. Além disso, surge a necessidade de armazenamento da produção após a colheita, o que implica a fabricação de recipientes, como por exemplo os de cerâmica (ANGLO)


ID
799393
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.

    Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.


  • GABARITO - A

    Suserania e Vassalagem era uma troca em que o suserano (mais rico) concedia terras a seus vassalos, os quais ofereciam fieldade e proteção.

    CAVEIRA!


ID
799396
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Deve-se notar que a ênfase dada à faceta cruzadística da expansão portuguesa não implica, de modo algum, que os interesses comerciais estivessem dela ausentes – como tampouco o haviam estado das cruzadas do Levante, em boa parte manejadas e financiadas pela burguesia das repúblicas marítimas da Itália. Tão mesclados andavam os desejos de dilatar o território cristão com as aspirações por lucro mercantil que, na sua oração de obediência ao pontífice romano, D. João II não hesitava em mencionar entre os serviços prestados por Portugal à cristandade o trato do ouro da Mina, “comércio tão santo, tão seguro e tão ativo” que o nome do Salvador, “nunca antes nem de ouvir dizer conhecido”, ressoava agora nas plagas africanas…
Luiz Felipe Thomaz, “D. Manuel, a Índia e o Brasil”. Revista de História (USP), 161, 2º Semestre de 2009, p.16-17. Adaptado.

Com base na afirmação do autor, pode-se dizer que a expansão portuguesa dos séculos XV e XVI foi um empreendimento

Alternativas
Comentários
  • Terras novas para o Estado, novos mercados para a burguesia e novos fieis para a igreja.

    Alternativa B.


ID
799399
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazéns não diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazéns italianos, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. (...) As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil.
Maria Graham. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo, Edusp, 1990, p. 230 (publicado originalmente em 1824). Adaptado.

Esse trecho do diário da inglesa Maria Graham refere- se à sua estada no Rio de Janeiro em 1822 e foi escrito em 21 de janeiro deste mesmo ano. Essas anotações mostram alguns efeitos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Comentário: 

    Uma das principais características da transmigação da família real para o Brasil, pode-se destacar algumas açõest omadas: 

    1. Rompe-se com o pacto colonial com Portugal

    2. o Brasil sai da órbita de influência de Portugal e começar a ser influenciada pela INGLATERRA

     

    PRIMEIRAS AÇÕES:

     

    1. Abertura dos portos as nações amigas ---> fim do exclusivismo comercial

    2. Os Tratados Comerciais de 1810 (Portugal e Inglaterra) ----> privilégios aos ingleses e produtos ingleses importados ao Brasil com menores impostos do que os demais países.


ID
799402
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os indígenas foram também utilizados em determinados momentos, e sobretudo na fase inicial [da colonização do Brasil]; nem se podia colocar problema nenhum de maior ou melhor “aptidão” ao trabalho escravo (...). O que talvez tenha importado é a rarefação demográfica dos aborígines, e as dificuldades de seu apresamento, transporte, etc. Mas na “preferência” pelo africano revela-se, mais uma vez, a engrenagem do sistema mercantilista de colonização; esta se processa num sistema de relações tendentes a promover a acumulação primitiva de capitais na metrópole; ora, o tráfico negreiro, isto é, o abastecimento das colônias com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação dos aborígines mantinham-se na colônia, com os colonos empenhados nesse “gênero de vida”; a acumulação gerada no comércio de africanos, entretanto, fluía para a metrópole; realizavam-na os mercadores metropolitanos, engajados no abastecimento dessa “mercadoria”. Esse talvez seja o segredo da melhor “adaptação” do negro à lavoura ... escravista. Paradoxalmente, é a partir do tráfico negreiro que se pode entender a escravidão africana colonial, e não o contrário.
Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1979, p. 105. Adaptado.

Nesse trecho, o autor afirma que, na América portuguesa,

Alternativas
Comentários
  • Essa época era a do Antigo Regime (também conhecida como período colonial) - um mercado totalmente exclusivo - só poderiam comercializar com a metrópole ou com quem ela permitisse. Esse período perdurou até a idade moderna quando os iluministas começam a questionar esse sistema e mais a frente surgimento da burguesia mercantil - antes: burguesia colonial. 

  • Essa é uma questão de interpretação de texto, principalmente.


ID
799405
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre tais modificações, as ferrovias

Alternativas
Comentários
  • No dia 1º de julho de 1862, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, transformou em lei a Ata Ferroviária do Pacífico, criando a ferrovia , que marcou o início do desenvolvimento da costa Oeste daquele país. Junto com a Central Pacific Railroad Company, começou ali o trabalho de ligar o país desde Omaha (Nebraska) até Sacramento (Califórnia). 140 anos depois, a  é uma das mais importantes ferrovias dos EUA e, segundo seu presidente do Conselho e diretor executivo, Richard Davidson, este é o momento de lembrar "o trabalho monumental dos primeiros empregados da UP, que - em quatro anos - construíram o maior sistema ferroviário do país".(NOVO MILENIO)


ID
799408
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café, o estabelecimento de uma certa racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional (...).
Boris Fausto. A revolução de 1930. Historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 109-110.

Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do período posterior a 1930,

Alternativas
Comentários
  • A partir da Revolução de 1930, a centralização política e econômica volta a ser vigente no Brasil. A figura de Getúlio Vargas surge com a intenção de ser responsável por grandes mudanças no país, diminuindo, assim, a autonomia dos governos estaduais. Isso repercute na Educação, que passa a ser regulamentada por leis federais, válidas para todos.

    Em 1930 que o governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil.

    Mesmo com essas tentativas, as massas trabalhadoras ainda não recebem ensino público de qualidade, destoando muito daquele oferecido às elites do país. Nos anos 1950, o desenvolvimento industrial ganha mais foco com o presidente Juscelino Kubitschek, prometendo “tirar o Brasil do atraso”. (NOVA ESCOLA)


ID
799414
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.
Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.


O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados

Alternativas
Comentários
  • UM ADENDO...

    AI-5 PUBLICADO NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1968 (GOV. COSTA E SILVA), PERÍODO MAIS OPRESSOR DO REGIME.

    EM 12 ARTIGOS, O AI-5 CONCEDIA AO PRESIDENTE:

    • O PODER DE CASSAR MANDATOS;
    • INTERVIR EM ESTADOS E MUNICÍPIOS;
    • SUSPENDER DIREITOS POLÍTICOS (DE QUALQUER PESSOA);
    • DECRETOU RECESSO DO C.N E ASSUMIU PROVISORIAMENTE SUAS FUNÇÕES;
    • SUSPENDEU, TAMBÉM, OS CRIMES POLÍTICOS.

    BONS ESTUDOS!


ID
799417
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado.
Correio Braziliense, 30/05/2011.

Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode- se dizer acertadamente que foi um acontecimento

Alternativas
Comentários
  • Durante a campanha, Collor se destacava por ser jovem, propor o combate à corrupção e aos marajás. Estes eram os funcionários públicos que não compareciam ao trabalho, mas continuavam a receber salários.

    No entanto, quando tomou posse, instituiu o  e confiscou depósitos bancários que ultrapassassem a quantia de 50 mil cruzeiros.

    O intuito era controlar a inflação, mas o plano não foi bem-sucedido e houve fechamento de empresas e aumento do desemprego.

    (INFOESCOLA)


ID
799435
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior da geladeira. Após a abertura da porta, a temperatura da sala,

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=VgnGCbkAV2U


ID
799441
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Energia elétrica gerada em Itaipu é transmitida da subestação de Foz do Iguaçu (Paraná) a Tijuco Preto (São Paulo), em alta tensão de 750 kV, por linhas de 900 km de comprimento. Se a mesma potência fosse transmitida por meio das mesmas linhas, mas em 30 kV, que é a tensão utilizada em redes urbanas, a perda de energia por efeito Joule seria, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Efeito joule fórmula: Q = iR.t

    Letra B

    Fuvest 2023