Dobramentos são nomes não específicos dados a fenômenos geológicos relacionados às placas tectônicas os quais causam "enrugamento no relevo, sendo os modernos, por exemplo, cadeias montanhosas como a Cordilheira dos Andes. Vale ressaltar que "Dobramentos antigos" nada mais é do que um nome para se referir aos escudos cristalinos.
existem três tipos principais de estruturas geológicas: os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
Estrutura geológica do Brasil
dobramentos modernos não existem no Brasil
Quanto a Escudos Cristalinos:
- Escudo do Brasil Central - fica na porção central e norte;
- Escudo Atlântico - na região centro-leste do Brasil
- Escudo das Guianas - localizado no extremo-norte do país;
Bacias sedimentares:
• Bacia sedimentar de grande extensão – exemplos: , , e bacia Central.
• Bacia sedimentar de menor extensão – exemplos: bacia do Pantanal Mato-Grossense, , bacia do Recôncavo Tucano e bacia Litorânea.
• Bacia sedimentar muito pequena ou de compartilhamento de planalto – Bacia de Curitiba, bacia de Taubaté e bacia São Paulo.
Quando às falhas geológicas:
Existem três tipos principais: falha inversa (um bloco rochoso se sobrepõe verticalmente ao outro), falha normal (movimento de um bloco para baixo) e falha transcorrente (bloco de rocha se movimenta lateralmente).
As falhas podem originar diversos tipos de estruturas como, por exemplo, fossas tectônicas e os horsts (área alta com espécies de degraus dos dois lados).
Saiba mais: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/falhamentos-dobramentos.htm
Quanto a Povos Tradicionais: possuem cultura diferente e transgeracional
Caboclo ou mameluco: Mestiço de branco com índio
Caiçara: habitantes tradicionais do das regiões e do , formados a partir da entre , e
Povos ribeirinhos: Que vivem à margem dos rios
Quilombolas: grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Existem em quase todo estado brasileiro.