SóProvas



Prova IADES - 2014 - UFBA - Técnico em Segurança do Trabalho


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207690
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Patrícia, precipitadamente, tive o mesmo raciocínio q vc e tentando demonstrar ficou a mesma dúvida! Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. Em seguida essa quantidade deve ser distribuída igualmente por 5 pessoas, o que representa 3X/5 de volume de suco por garrafa. Não é necessário saber as quantidades de volume da variável X. Ao relacionar com valores, vejo uma contradição. Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, cada garrafa deve distribuir seu volume igualmente por 5 pessoas. 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades de suco por garrafa, isto é, 26 ml³ para cada uma das 5 pessoas. No entanto, observe que esse valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa ou variável X1 (20 ml³). A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!

  • Então Patricia Silva e Rogério Costa. Eu fiz assim: 
    Imaginei 03 garrafas com (um valor aleatório) de 100ml cada, Total=300ml (as 03 garrafas);
    Depois, dividi os 300ml paras as 05 pessoas, (300/5) resultando 60ml para cada;

    A) 3/5 do total dos sucos, seria (300/5) = 60 * 3 = 180ml (errada);
    C) 5/3 do total dos sucos, seria (300/3) = 100 * 5 = 500ml (errada);
    D) 5/3 do suco de uma garrafa, seria (100/3) = 33 * 5 = 165ml (errada);
    E) 6/15 do total dos sucos, seria (300/15) = 20 * 6 = 120ml (errada);
    B) 3/5 do suco de uma garrafa, seria (100/5) = 20 * 3 = 60ml (CORRETA)
  • Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/5= 3/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)


  • Meu raciocínio foi o seguinte: como a questão é de múltipla escolha, vamos utilizar as respostas que ela dá para começar a pensar e vamos eliminando.

    Ok, eu tenho 3 sucos para dividir entre 5 pessoas (3/5 ou três para cinco -- essa fração corresponde ao total dos sucos); se eu fracionar cada suco em três "pedaços", eu terei 9 "pedaços" de suco (3 x 3) para dividir entre 5 pessoas ou nove frações de suco para dividir entre cinco pessoas (9/5 ou nove para cinco -- mais uma vez, corresponde ao total de sucos). Olhando para as alternativas, nenhuma se encaixa nisso...

    E se eu fracionar meu suco em cinco "pedaços"? Daí eu terei 15 "pedaços" de suco (3 x 5) para dividir entre 5 pessoas, ou seja, quinze frações de suco para dividir entre cinco pessoas (15/5 ou 15 para cinco -- mais um vez, total de sucos). Opa! 15/5 = 3. Ou seja, dividindo cada garrafa em cinco "pedaços", cada uma das pessoas ficará com 3 "pedaços" de garrafa.

    Alternativa correta, "b": cada uma recebeu 3/5 do suco de uma garrafa.

    Espero que compreendam o raciocínio!

  • eu errei mas logo percebi que não é 3/5 em relação ao total dos sucos  pois( o todo, ou seja o total do suco =1)

  • Analisando a questão,

    Vamos supor que cada garrafa contenha X litros, assim se eu tenho 3 garrafas, então o total será de 3X. 
    Temos que dividir igualmente entre 5 pessoas:



    RESPOSTA: (B)


  • Fiz o cálculo da seguinte forma:

    Imageinei cada garrfa a 100ml cada. Logo, o total é 300ml. Depois dividi por 5 e descobri 60ml. Esse é o valor que cada pessoa irá receber. Considerando a letra A), 3/5 do total de sucos daria e seguinte expressão: 300mlx3/5. O resultado é 180ml. Isso não corresponde ao valor que cada um irá receber (60ml). Por outro lado, a alternativa B) confere com o resultado, já que 3/5 do suco de uma garrafa corresponde a 100mlx3/5 = 60ml.

    Espero ter ajudado na questão. Bon estudos!

  • Patricia Silva

    "Pensei que fosse letra A. Fiz da seguinte forma: 3/5=0,6. Transformando em fração será 6/10. Simplificando fica 3/5. Mas no meu entendimento isto seria sobre o total de sucos, não de uma garrafa.

    Se alguém puder explicar, agradeço."

     

    Você partiu de 3/5 e voltou para 3/5. Não houve nada de efetivo nessa conta. Os 3/5 não poderiam ser sobre o total de suco, haja vista o que cada um recebeu do total só pode ser 1/5. 

     

     

    Rogério Costa

    ".... Acho que quando ele afirma: serem as garrafas iguais, não está dizendo que têm o mesmo volume. Considerei que cada garrafa tem uma variável "X" de suco. Se são 3 garrafas com essa variável X de volume de suco, então se somadas as quantidades darão 3X de suco por garrafa. (...). Imagine que a primeira garrafa contenha 20 ml³ (X1) de suco; a segunda 40 ml³ (X2) e a terceira 60 ml³ (X3). Obedecendo o comando da questão, (...). 20/5= 4 ml³; 40/5= 8 ml³; 60/5 = 14 ml³. É óbvio que no final cada uma das 5 pessoas receberão as mesmas quantidades (...), isto é, 26 ml³ para cada. valor é maior ( 26ml³) do que o volume da primeira garrafa. A meu ver, só tem sentido se for considerado o valor total de suco!! Gostaria também da ajuda para entender melhor essa questão!"

    A premissa contém um erro de lógica e de interpretação: primeiro: se os volumes fosse diferentes, com valor X, a soma não poderia ser 3X, aliás, se fosse diferentes nem poderiam ser todos chamados de X. segundo: o enunciado disse que são garrafas idênticas. Daí sua premissa errônea gerou os resultados errados a que você chegou.

     

     

    RENATO MAURIZ

    "Fiz da seguinte forma:

    Cada uma das 5 pessoas recebeu 1/5 de cada garrafa, ou seja, 1/5 da 1ª garrafa, 1/5 da 2ª garrafa, e 1/5 da 3ª garrafa.  Soma todos e vai encontrar quanto cada um recebeu: 1/5+1/5+1/53/5 ( Ao meu ver isso é em relação ao todo, e não a uma garrafa)"

    Quando você soma os três 1/5, você está somando frações de inteiros diferentes, por isso a distorção no resultado. A soma correta seria 1/5 de 1/3 somado, já que cada 1/5 se refere ao 1/5 de uma garrafa, e uma garrafa é 1/3 do total. Assim sua resposta seria 9/15 (que é o mesmo que 1/5) do total e não 3/5 do total. Note que 1/5 do total é a resposta óbvia, já 3/5 não faz sentido, já que é um valor acima da metade, impossível tal resultado (aqui você já nota que a letra A está descartada). 

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO POR RACIOCÍNIO

     

    (POR ÁLGEBRA JÁ ESTÁ RESOLVIDA PELO PROFESSOR E POR OUTROS COLEGAS)

    3 GARRFAS DIVIDAS POR 5 PESSOAS. SE FOSSEM 6, CADA UMA FICARIA COM METADE DE CADA GARRAFA. COMO SÃO SÓ 5, ENTÃO CADA PESSOA VAI FICAR COM UM POUCO MAIS QUE A METADE.

    LETRA B) 3/5 DE CADA GARRAFA, ÚNICA OPÇÃO EM QUE CADA UM RECEBE UM VALOR A MAIS QUE A METADE.

     

     

    As outras são todas absurdas:

    a) 3/5 do total dos sucos.Mais da metade do total, não dá nem pra 2 pessoas...

     c) 5/3 do total dos sucos. Maior que o inteiro, absurdo.

     d) 5/3 do suco de uma garrafa. Quase 2 garrafas pra cada...

     e) 6/15 do total dos sucos. 2/5 não, teria de ser 1/5

     


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1207702
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:

    III – analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh; 


  • Não seria periodicidade máxima?

  • CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL 


    artigo 22 da lei 7.661 de 2011

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.




  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal: 

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; 


ID
1207705
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é letra "B", porem, a questão merece observaçoes:

    _Obs 1- O artigo 12 onde fala sobre as finalidades do conselho, não fala mais em controle social, esse texto foi alterado na ultima revisão feita pelo conselho de administração, por isso a confusão na resolução da questão. O texto do artigo diz:" fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh" são outras palavras para descrever controle social.
    _Obs 2- artigo 13 inciso III - copia fiel do inciso: " acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh"
    #FICADICA.
    Questão bem formulada...
  • GABARITO: LETRA B

    Artigo 13. Compete ao Conselho Consultivo:

    I – opinar a respeito das linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da Ebserh, indicando propostas de melhoria ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva;

    II – propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, para que a Ebserh atinja os objetivos para os quais foi criada;

    III – acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh; e

    IV – assistir a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação de estratégias de ação da Ebserh.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo: 

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; 

    DECRETO 7.661


ID
1207708
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


A Lei no 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto no 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Regimento Interno Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Senhores, complementando o comentário da colega acima, regimento interno, ART. 8º inciso XI alínea a: " deliberar, mediante a proposta da diretoria executiva, sobre: a) o regulamento DE LICITAÇÕES.

    Pergunta bem elaborada.
  • O Regimento Interno da EBSERH, (Nova versão disponível no site da EBSERH Resolução nº31, de março de 2014) Faz parte das atribuições do conselho de administração no Artigo 8º, Inciso XI, Alínea a: Deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre: a) o regulamento de licitações.

    Comentário: Questão bem elaborada pelo seu nível do texto abordado, e fazendo com que o leitor si atente para a questão de alternativa c como no meu caso onde errei a questão, pois fala que é EXPRESSAMENTE, onde a Lei aborda que é dispensada a licitação mais não impede a empresa de participar de qualquer processo licitatório relacionada ao seu objeto social.

    MUITO BOM!!!

  • LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011

    ART 9º A EBSERH será administrada por um Conselho de Administração, com funções deliberativas, e por uma Diretoria Executia e contará ainda com um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo

    lembrando amigos que é dispensada a licitação para contratação da querida e maravilhosa Ebserh pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

    Deus no comando :)

    Falta pouco para a prova :)


ID
1207711
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 29. São estruturas de assessoria diretamente vinculadas à Presidência: 

    I – a Chefia de Gabinete; 

    II – a Coordenadoria Jurídica; 

    III – a Assessoria de Planejamento e Avaliação; 

    IV – a Assessoria de Comunicação Social; e 

    V – a Ouvidoria Geral.


  • De acordo com o Regimento Interno da Ebserh (3ª revisão - ano 2016):

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I– a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II– a Consultoria Jurídica;

    III– a Assessoria;

    IV– a Assessoria Parlamentar;

    V– a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI- a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII- Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII– a Ouvidoria-Geral; e

    IX– a Corregedoria-Geral.

  • GABARITO: LETRA D

    SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I – a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II – a Consultoria Jurídica;

    III – a Assessoria;

    IV – a Assessoria Parlamentar;

    V – a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI - a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII - Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII – a Ouvidoria-Geral; e

    IX – a Corregedoria-Geral.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA Artigo 32. Regimento Interno 3º Revisão - 2016

    São órgãos de apoio vinculados à Presidência: 

    Dentre os vários está: II – a Consultoria Jurídica; 


ID
1207714
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Com relação ao tratamento da Lei no 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A lei 12.550/11 redige em seu artigo 13º que: " ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congeneres autorizadas a ceder a EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato que trata o artigo 6º (vale a pena ler), bens e direitos necessários a sua execução" .

    Vale ressaltar que:
    Paragrafo único: Ao termino do contrato, os bens e direitos serão devolvidos a instituição cedente.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • gab- B

    ART. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder á EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º, bens e direitos necessários á sua execução


ID
1207717
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas

ID
1207720
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 215. O Sistema Único de Saúde do Distrito Federal contará, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com três instâncias colegiadas e definidas na forma da lei:

    I - a Conferência de Saúde;

    II - o Conselho de Saúde;

    III - os Conselhos Regionais de Saúde.

    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

    § 2º O Conselho de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuará na formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terá suas decisões homologadas pelo Secretário de Saúde do Distrito Federal.

    § 3º Os Conselhos Regionais de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgãos colegiados, com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuarão na formulação, execução, controle e fiscalização da política da saúde, em cada Região Administrativa, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terão suas decisões homologadas pelo Diretor Regional de Saúde.

    § 4º A representação dos usuários na Conferência e nos Conselhos de Saúde será paritária com o conjunto dos demais segmentos.

    § 5º A composição, organização e normas de funcionamento dos órgãos a que se refere o caput serão definidas em seus respectivos regimentos internos.


  • RESPOSTA: D


    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

  • A CONFERÊNCIA DE SAÚDE REUNIR-SE-Á A CADA QUATRO ANOS.....

  • Atenção que na LODF a Conferência ocorre a cada 02 anos e na lei 8142/90 é diferente e afirma que as Conferências ocorrerão a cada 4 anos.

  • Lembrete: as conferencias aconteciam a cada 4 anos, depois da resolução 333/2003, elas passaram a acontecer a cada 2 anos!

  • D.

    Lembrando que Conferências de Saúde são convocadas pelo Poder Público.


ID
1207723
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Com base na Resolução no 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Uma dica lega: nas atribuições do conselho, não fala nada sobre coordenar, por tanto, sempre que cair coordenar, esta errado. (Atuar, fortalecer, elaborar, discutir, proceder, avaliar, acompanhar, aprovar, fiscalizar etc.)

  • GABARITO: LETRA B

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; (LETRA A)

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; (LETRA E)

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços; (LETRA D)

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS; (LETRA C)

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012.


ID
1207726
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


    Portanto a alternativa A) está correta! 

  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Provas:  

    AtençãoLEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

    Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

    QUESTÃO DA MESMA PERSPECTIVA EM 2014

    ATÉ A ALTERNATIVA É A MESMA :)

    A

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


ID
1207729
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS – Ações Integradas de Saúde/83 – AÇÃO INTERMINISTERIAL (Previdência, Saúde, Educação).

     

    Tinham o objetivo de promover o acesso UNIVERSAL da população aos serviços da saúde. Convênios com municípios e Estados, permitindo pela 1ª vez o uso de recursos da previdência para financiar serviços de saúde oferecidos a toda população. Abriram as portas para a participação dos Estados e dos municípios na Política de saúde, porém ainda se constituíam por ações de saúde fragmentadas e pontuais);

     

    A implementação dessas ações foi parcial, já que sofreram diversas barreiras e entraves provocados pelos grupos corporativistas de empresários da saúde e pelo Governo Militar. [povo ruim meu Deus...]


ID
1234288
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. A esse conceito é dado o nome de

Alternativas
Comentários
  • Segurança do Trabalho: é a prevenção de acidentes e doenças específicas do trabalho que causam seus agravos. 

  • outra definição, só pra complementar...

    A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52231/conceito-e-objetivo-da-seguranca-do-trabalho#ixzz3Gom1Gzoi

  • Paint


ID
1234291
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto à atuação dos órgãos na segurança do trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) O que é o Ministério Público do Trabalho?
    O Ministério Público do Trabalho, um dos ramos do Ministério Público da União, é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis no campo das relações de trabalho. Atua extrajudicialmente e judicialmente, através de seus membros (os Procuradores do Trabalho, os Procuradores Regionais do Trabalho e Subprocuradores-Gerais do Trabalho).

    2) O Ministério Público do Trabalho pode investigar toda e qualquer irregularidade trabalhista?
    O Ministério Público do Trabalho tem atribuição para atuar em situação de desrespeito aos direitos difusos, coletivos, e individuais homogêneos de relevante valor social, no campo das relações de trabalho.
    Existem situações em que o Ministério Público do Trabalho atua na defesa de direitos, mesmo individuais, como é o caso de ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações do trabalho. Contudo, em geral, os interesses individuais disponíveis, como por exemplo, interesses patrimoniais de pessoas capazes no campo das relações de trabalho, não podem ser defendidos pelo Ministério Público do Trabalho.

    http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/servicos/ouvidoria/conteudo/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN3twAzA0-_MD9Tg6BQzzBLc_2CbEdFAP6c_s0!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/servicos/ouvidoria/duvidas+frequentes


ID
1234294
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente em que o trabalhador sofre uma incapacidade temporária ou permanente que o impossibilita de retornar ao trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte ao acontecido, podendo ocorrer a morte do trabalhador é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    Segue algumas definições segundo a NBR 14280:

    2.9.1.5 morte: Cessação da capacidade de trabalho pela perda da vida, independentemente do tempo decorrido desde a lesão.

     

    2.9.1.6 lesão com afastamento (lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo): Lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente.

     

    NOTA - Esta lesão pode provocar incapacidade permanente total, incapacidade permanente parcial, incapacidade temporária total ou morte.

     

    2.9.1.7 lesão sem afastamento (lesão não incapacitante ou lesão sem perda de tempo): Lesão pessoal que não impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja incapacidade permanente.

     

    NOTAS

    1 Esta lesão, não provocando a morte, incapacidade permanente total ou parcial ou incapacidade temporária total, exige, no entanto, primeiros-socorros ou socorros médicos de urgência.

     

    2 Devem ser evitadas as expressões "acidente com afastamento" e "acidente sem afastamento", usadas impropriamente para significar, respectivamente, "lesão com afastamento" e "lesão sem afastamento".

     

     

     


ID
1234297
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente que ocorre no percurso da residência para o local de trabalho ou vice-versa qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado é denominado

Alternativas
Comentários
  •  c) acidente de trajeto.

     

    lei 8213/91

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

     

      I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

      II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

      a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

      b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

      c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

      d) ato de pessoa privada do uso da razão;

      e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

      III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

      IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

      a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

      b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

      c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

      d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado ( Acidente de trajeto).

      § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

      § 2º Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às conseqüências do anterior.

     

     

     


ID
1234300
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A diminuição, por toda a vida, da capacidade de trabalho em razão de um acidente sofrido pelo trabalhador e que resulta em redução parcial e permanente da sua capacidade laborativa é denominada

Alternativas
Comentários
  •  b) incapacidade parcial permanente.

     

    Incapacidade Temporária – compreende os segurados que ficaram temporariamente incapacitados para o exercício de sua atividade laborativa. Durante os primeiros 15 dias consecutivos ao do afastamento da atividade, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral. Após este período, o segurado deverá ser encaminhado à perícia médica da Previdência Social para requerimento do auxílio-doença acidentário – espécie 91. No caso de trabalhador avulso e segurado especial, o auxílio-doença acidentário é pago a partir da data do acidente.

     

    Incapacidade Permanente – refere-se aos segurados que ficaram permanentemente incapacitados para o exercício laboral. A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total. Entende-se por incapacidade permanente parcial o fato do acidentado em exercício laboral, após o devido tratamento psicofísico-social, apresentar seqüela definitiva que implique em redução da capacidade. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício auxílio-acidente por acidente do trabalho, espécie 94. O outro tipo ocorre quando o acidentado em exercício laboral apresentar incapacidade permanente e total para o exercício de qualquer atividade laborativa. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho, espécie 92.

    http://www1.previdencia.gov.br/aeps2006/15_01_03_01.asp

     

  • Na própria pergunta já está a resposta....


ID
1234303
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto à carteira de trabalho e previdência social (CTPS), é correto afirmar que é

Alternativas
Comentários
  • letra D

    CLT: Art. 13 - A Carteira de Trabalho e Previdência Social é obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada. 

  • Quando se trata da Carteira de Trabalho e Previdência Social, a CTPS, ela é obrigatória para exercício de atividade profissional por conta própria. Ela pode ser dispensada para alguns paises da america latina, porém, obrigatória para as demais atividades, podendo ser atividade temporária, rural ou profissional por conta própria, assim tambem como para atividades de alta periculosidade.

    Alternativa correta: Letra D



ID
1234306
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Com base nessa informação, é correto afirmar que o embargo é aplicável em

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo a NR 3:

    OBRA = EMBARGO

    O RESTANTE = INTERDITA

     

    3.1.1. Considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.

     

    3.2. A interdição importará na paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. (103.001-9 / I4)

     

    3.3. O embargo importará na paralisação total ou parcial da obra. (103.002-7 / I4)

     

    3.3.1. Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção e reforma.

     

     

     

  • letra C)

    Falou em embargo, falou em OBRA

  • Embargo: obra

    Interdição: estabelecimento, setor, canteiro de obras, etc.

  • A questão versou sobre a NR3 que trata de embargo e interdições.

    O que são embargo e interdição?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    • EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.
    • INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETA. Em bares e restaurantes em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    B- INCORRETA. Em farmácias e hospitais em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    C- CORRETA. Para obras é possível o embargo. Embarga-se obras.

    D- INCORRETA. Nos meios de transporte em operação ocorrerá a interdição e não embargo.

    E- INCORRETA. Para lojas em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    GABARITO: LETRA C


ID
1234309
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma regulamentadora (NR) 4, as empresas que possuam certa proporção de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, em função do maior grau de risco. Essa proporção é de

Alternativas
Comentários
  • Poxa, as pessoas podiam postar comentários que contribuam com a construção do conhecimento, pois indicar o idem certo da questão já é função do gabarito. É só clicar no campo RESOLVER que o sistema informa a letra certa. Então vamos procurar fundamentar as respostas e deixar de apenas copiar a resposta dada pelo gabarito. Vamos otimizar nosso tempo.

  • 4.2.2. As empresas que possuam mais de 50 (cinqüenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (104.005-7 / I1) (Alterado pela Portaria SSMT nº 33, de 27 de outubro de 1983)

  • Gab. E

     

    Podemos citar o exemplo de uma empresa cujo estabelecimento principal tenha a atividade econômica “transporte rodoviário de cargas” (GR 3), com 250 empregados, e um outro estabelecimento com a atividade econômica “extração de minério de ferro” (GR 4), com 400 empregados. 
     Segundo o item 4.2.2., neste caso os SESMT deverão ser dimensionados em função do maior grau de risco (GR 4).  

  • Questão poderia ser anulada, pois o item 4.2.2 cita que as empresas que possuam mais de 50%... conforme abaixo. E não exatos 50% como na questão, desta forma seria passivel de anulação diante da falta da palavra "mais"

    4.2.2. As empresas que possuam mais de 50 (cinqüenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (104.005-7 / I1) (Alterado pela Portaria SSMT nº 33, de 27 de outubro de 1983)

  • A questão cobrou conhecimento literal da NR-4, que trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

    A referida NR dispõe o seguinte:

    "4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR".

    Logo, o percentual de empregados cujo enunciado se refere é de mais que 50% deles no estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal, conforme disposição da NR-4.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E


ID
1234312
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O técnico em segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar, respectivamente, quantas horas por dia para as atividades dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • 4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas 

    por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, 

    de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 34, de 11 de dezembro de 

    1987)

  • Profissionais de nivel Médio: 8 horas diárias

    Profissionais de nível superior: 3 ou 6 horas diárias (conforme quadro 2 da NR), sendo que, em se tratando de Médico do trabalho a empresa poderá contratar 2, trabalhando 3 horas cada, satisfazendo as 6 horas diárias necessárias ao cumprimento da norma.


ID
1234321
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo os manuais de primeiros socorros, o procedimento empregado para reestabelecer a respiração natural, caso essa tenha cessado (parada respiratória) ou em caso de asfixia é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A: Controle de Ventilação.

  • Discordo, em todos os treinamentos que participei o correto é procedimento "RCP", ou seja Ressuscitação Cardio-Pulmonar. Nunca ouvi falar em controle de ventilação. 

  • Antes, durante e depois da RCP ou "Reanimação Cardiopulmonar" são feitos o controle da circulação e ventilação, tanto pelo DEA quanto pelos socorristas, ora se não fosse feito o controle como iriamos saber quando parar de reanimar?! Questão fácil mas mal feita...


ID
1234324
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A perda de sangue ocasionada pelo rompimento dos vasos sanguíneos e que quando for intensa o correto é colocar o paciente deitado, pois ele poderá apresentar sensação de desfalecimento, queda da pressão arterial e mal-estar geral é denominada

Alternativas
Comentários
  •  c) hemorragia.

     

    Asfixia:

    Dificuldade respiratória que leva à falta de oxigênio no organismo. As causas podem ser variadas, sendo a mais comum a obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (objetos de pequenas dimensões, alimentos mal mastigados, etc.). Outras causas possíveis de asfixia são: ingestão de bebidas ferventes ou cáusticas, pesos em cima do peito ou costas, intoxicações diversas, parada dos músculos respiratórios.

     

    Insolação é um mal estar decorrente da exposição prolongada ao sol intenso ou ao calor. Os sintomas mais frequentes são desidratação, queimaduras de pele, cefaleia (dor de cabeça), tontura e febre. Nos casos mais graves pode ocorrer perda de consciência.

     

    Hemorragia ou sangramento é a perda de sangue do sistema circulatório

     

    Convulsão é uma manifestação de um fenômeno electro-fisiológico anormal temporário que ocorre no cérebro (descarga bio-energética) e que resulta numa sincronização anormal da atividade elétrica neuronal. Estas alterações podem reflectir-se a nível da tonicidade muscular(gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos.

     

    Dá-se o nome de epilepsia à síndrome médica na qual existem convulsões recorrentes e involuntárias, embora possam ocorrer convulsões em pessoas que não sofrem desta condição médica.

     

     intoxicação: consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contacto com a pele, olhos ou membranas mucosas. Praticamente qualquer substância, se ingerida em grandes quantidades, pode ser tóxica

     

     

     


ID
1234327
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao combate a incêndio, é correto afirmar que o extintor tipo espuma será usado nos fogos de Classe

Alternativas
Comentários
  • classe A (queimam em superfície e profundidade, ex: papel e plástico. Extintores: água e espuma);

    classe B (queimam em superfície e NÃO queimam em profundidade, são os líquidos inflamáveis, ex: gasolina. Extintores: espuma, CO2 e pó químico seco-PQS);

    classe C (materiais energizados, tem que estar ligado a uma fonte de energia para ser considerado energizado. Extintores: CO2 e PQS)

    classe D (materiais pirofóricos, inflamam espontaneamente em contato com o ar ou produzem faísca por fricção, ex: MG, Na, Al. Extintor: pó especial- esse pó especial é adequado para cada tipo de metal).

  •  

    Segundo a NR 23:

     

    23.13 Tipos de extintores portáteis.

     

    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

     

     

    23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possaser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

     

    23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

     

    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

     

    23.13.5 Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.

     

     

     

     

  • 23.13.1 -  O extintor tipo " Espuma " será usado nos fogos de Classe A e B.


ID
1234330
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma regulamentadora (NR) 23, assinale a alternativa correta quanto à classificação do fogo.

Alternativas
Comentários
  • As classificações do fogo não fazem mais parte do texto da NR-23. Enunciado mal elaborado.

  • copiei o comentário de outra colega em outra questão. achei apropriado para essa também!

    classe A (queimam em superfície e profundidade, ex: papel e plástico. Extintores: água e espuma); 

    classe B (queimam em superfície e NÃO queimam em profundidade, são os líquidos inflamáveis, ex: gasolina. Extintores: espuma, CO2 e pó químico seco-PQS); 

    classe C (materiais energizados, tem que estar ligado a uma fonte de energia para ser considerado energizado. Extintores: CO2 e PQS) 

    classe D (materiais pirofóricos, inflamam espontaneamente em contato com o ar ou produzem faísca por fricção, ex: MG, Na, Al. Extintor: pó especial- esse pó especial é adequado para cada tipo de metal).

  • Segundo a NR 23 ( antiga)

    23.9 Classes de fogo.

    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que

    deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;

    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos,

    como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de

    distribuição, fios, etc.

    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.


  • letra A)


    Curioso que as bancas ainda abordam questões da NR-23 com a redação de antes da alteração de 2011.

  • Fiquei com dúvida, pois o item e) também encontrei correto, logo 2 alternativas corretas. Constatada pelo site abaixo.

    http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2016/01/tipos-de-extintores-e-aplicacoes.html

  • Classe E pertence a materiais radioativos sim

  • não tem nada desatualizado!

    23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. 

    e nas NT falam sobre isso... a norma foi alterada em 2011 e toda vez que colocam uma questão desse tipo, chove recursos com esse "choro"... nunca foram anuladas e nem serão.... pois o item 23.1 deixa o assunto até mais completo que a antiga nr 23...


ID
1234333
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tem direito aos benefícios acidentários o

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Lei n. 8213/9:

     artigo 18

     § 1º Somente poderão beneficiar-se do auxílio-acidente os segurados incluídos nos incisos I, VI e VII do art. 11 desta Lei, ou seja:

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:  

    I - como empregado ( o empregado doméstico não entra, pois ele está citado no inciso II)

    VI - como trabalhador avulso: quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural 

    definidos no Regulamento

    VII – como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros.

     


  • Têm direito ao auxílio-doença acidentário o empregado com carteira assinada, o trabalhador avulso (aqueles que prestam serviços a diversas empresas sem vínculo empregatício, contratados por sindicatos ou órgãos gestores de mão-de-obra, como estivador, amarrador de embarcações, ensacador de cacau, café, sal e similares, entre outros) e o segurado especial (trabalhador rural que produz em regime de economia familiar). 

  • Esta questão está mal formulada, pois só tem direito ao auxílio acidente o empregado, avulso, segurado especial (hoje o doméstico também tem direito). 
    O trabalhador rural  terá direito desde que seja empregado ou avulso. Note que qualquer pessoa pode ser trabalhador rural, um contribuinte individual pode ser trabalhador rural e ele não tem direito ao auxílio acidente. 

    trabalhador rural não define exatamente o que a questão pretendia expor, que seria o empregado ou avulso de empresa rural.
    Não sei se vocês entenderam o meu raciocínio, mas acredito que estou certo.
  • QUESTAO DESATUALIZADA

  • QUESTÃO DESATUALIZADA !

     

    O benefício acidentário é devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente do trabalho e ou doença ocupacional.

    Após a alteração da Lei 8.213 em 2015, os benefíciários são:

       *  Empregado;

       *  Empregado Doméstico (após a LC 150 de 2015)

       *  Trabalhador avulso (presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas)

       *  Segurado especial (trabalhador rural)

     

  • O beneficio acidentário é o beneficio relativo ao acidente de trabalho oferecido ao trabalhador, exceto o doméstico, ao trabalhador avulso que tem ligação ao sindicato, ao segurado especial, ao médico residente e ao presidiário que exerce trabalho remunerado. Dentre esses, encontramos o trabalhador rural (segurado especial).

    Alternativa correta: Letra E



ID
1234336
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O trabalhador que sofreu um acidente ou foi acometido de alguma doença e ficou incapaz para o trabalho por um período superior a 15 dias consecutivos recebe o auxílio

Alternativas
Comentários
  • O auxílio-doença é um benefício concedido ao trabalhador assegurado pela previdência que fica impedido de trabalhar por mais de 15 dias em razão de uma doença ou acidente. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. 

    No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente (desde que o trabalhador tenha solicitado o benefício).


    Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho). Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.


    Não e necessário cumprir o prazo mínimo de contribuição os assegurados da Previdência que sofrerem das seguintes doenças: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminação por radiação (comprovada em laudo médico).
    Não tem direito ao auxílio-doença quem, ao se associar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade de trabalhar for resultado de um agravamento da doença já existente.


  • letra C)


    No entanto, nos dias de hoje devemos estar atentos às mudanças promovidas pelas Medida Provisória 664 que estabeleceu um período de afastamento superior a 30 dias.


      Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para seu trabalho ou sua atividade habitual, desde que cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei:  (Redação dada pela Medida Provisória nº 664, de 2014)  (Vigência)

    I - ao segurado empregado, a partir do trigésimo primeiro dia do afastamento da atividade ou a partir da data de entrada do requerimento, se entre o afastamento e a data de entrada do requerimento decorrerem mais de quarenta e cinco dias; e  (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)  (Vigência)

    II - aos demais segurados, a partir do início da incapacidade ou da data de entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias.  (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)  (Vigência)



ID
1234339
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A doença que se constitui em um risco para veterinários, tratadores de animais, entregadores de compras, carteiros, exploradores de cavernas e todos aqueles que tenham contato com canídeos e felinos não vacinados, morcegos e outros mamíferos que mordem. É causada por um vírus e constituída por encefalite aguda geralmente fatal, a qual são susceptíveis a maioria dos mamíferos é denominada

Alternativas
Comentários
  • O enunciado descreve a raiva.


ID
1234342
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A doença transmitida pela mordida do carrapato que pode atingir mateiros, lenhadores, carvoeiros, vaqueiros, fazendeiros etc. Possui início súbito, com febre, cefaléia, calafrios e congestão das conjuntivas. No terceiro dia, pode surgir nas extremidades exantema maculopapular que rapidamente atinge as palmas da mãos, plantas dos pés e quase toda a pele do corpo. Petéquias e hemorragias são comuns e apresenta alto índice de mortalidade. O cão, o gambá e o cavalo são os principais contribuintes para a manutenção do ciclo da doença.

Alternativas
Comentários
  •  

    Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennenseinfectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

     

    Transmissão

    Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

    Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

     

    Distribuição

    No Brasil, há casos de febre maculosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, mas não é impossível que ocorram em outros lugares.

     

    Vacina

    Não existe vacina contra a febre maculosa brasileira.

    Sintomas

    Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos (endotélio). Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.

    A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.

    Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petéquia é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenas hemorragias subcutâneas no local das maculopápulas petequiais.

    A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças exantemáticas (sarampo, rubéola, dengue hemorrágico, por exemplo)

     

     

     

  • clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitaismasculinos ou femininos. Assim como os Vírus e as rickettsias, a clamídia é um parasita intracelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade, existem apenas tres tipos de Chlamydia. São elas: Chlamydia trachomatis ,Chlamydia pscittaci e Chlamydia pneumoniae. E todas elas causam doenças aos seres humanos. A espécie Trachomatis causa cegueira e DSTs. A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas. A espécie Psitaci causa ornitose (doença respiratória nos pulmões)e é transmitida pelas aves. 1

    enfermidade causa dor durante a micção e pode ter como conseqüência a infertilidade.


    ornitose é uma doença infecciosa cujo agente causador (a Miyagawanella ornithosis) é transmitido por pombos e galinhas, em particular em meios urbanos. A enfermidade, aguda e grave, tem um quadro e evolução semelhantes aos da psitacose, embora um pouco mais leves.


    Carbúnculo ou antraz1 - é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactériaBacillus anthracis e a sua forma mais virulenta é altamente letal. É uma zoonose, pois o carbúnculo é uma doença comum dos animais herbívoros selvagens e domésticos, que pode afetar os seres humanos que sejam expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.2


ID
1234348
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É pilar para a eficiência do processo de ergonomia a (o)

Alternativas
Comentários
  • O acompanhamento é fundamental para a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a saúde individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefícios das propostas ergonômicas para a saúde da coletividade

  • O acompanhamento é fundamental para a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a saúde individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefícios das propostas ergonômicas para a saúde da coletividade

  • Eita questãozinha fraquinha.... 

  • letra E)


    Questão que todos acertam

  • MELHORIA CONTINUADA!


ID
1234351
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os fatores que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São denominados riscos

Alternativas
Comentários
  • Está logo no início da NR 17:

    17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho

    às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e

    desempenho eficiente.



ID
1234354
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O uso do equipamento de proteção individual (EPI) é dispensável na seguinte ocasião(ões):

Alternativas
Comentários
  • Muito mal elaborada essa questão.

  • letra B)


    mas a redação está péssima


ID
1234360
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São equipamentos de proteção coletiva

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A opção B se refere às varas de manobra utilizadas em serviços com eletricidade. Essas varas são fabricadas com material isolante para determinados níveis de tensão.


ID
1249180
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A disciplina científica que trata das normas e especificação de projeto é denominada ergonomia

Alternativas
Comentários
  • Ergonomia de correção: atua de maneira restrita, modificando pontualmente os diversos elementos do posto de trabalho (dimensões, iluminação, ruído, temperatura, etc.).

    Ergonomia de concepção: interfere amplamente no projeto dos postos de trabalho, na concepção dos instrumentos, das máquinas, dos sistemas de produção, na organização do trabalho e na formação e treinamento de pessoal.

    Ergonomia de conscientização: ensina o trabalhador a usufruir dos benefícios de seu posto de trabalho como boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, implantação de pausas e ginástica laboral.

  • Os três (quatro) tipos principais:

    1- ERGONOMIA DE CORREÇÃO: Envolve e estuda: Atividade; Ambientes físicos; Iluminação, ruído, temperatura, etc; O posto de trabalho; Dimensões, formas, concepção etc. Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc. Tem eficácia limitada, pois corrigir sempre custa mais dinheiro.


    2 -ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO: Interfere amplamente no projeto, da concepção do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho e formação de pessoal.


    LEMBRETE IMPORTANTE: Ao iniciar, modificar, aumentar seu escritório, sua linha de produção, seu trabalho, consulte um especialista em ergonomia.Você vai sempre ganhar!


    3- ERGONOMIA (D)E CONSCIENTIZAÇÃO: Ensina ao colaborador ou associado a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, Uso adequado de mobiliários e equipamentos. Implantação de pausas, Ginástica laborativa (antes, no meio e depois da atividade).


    3 ½ ou 4- ERGONOMIA DO COMITÊ DE ERGONOMIA: Estimulada pela presença de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE) que englobe representantes da empresa e dos funcionários, utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto ergonômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção.


  • Os três (quatro) tipos principais:

    1- ERGONOMIA DE CORREÇÃO: Envolve e estuda: Atividade; Ambientes físicos; Iluminação, ruído, temperatura, etc; O posto de trabalho; Dimensões, formas, concepção etc. Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc. Tem eficácia limitada, pois corrigir sempre custa mais dinheiro.


    2 -ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO: Interfere amplamente no projeto, da concepção do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho e formação de pessoal.


    LEMBRETE IMPORTANTE: Ao iniciar, modificar, aumentar seu escritório, sua linha de produção, seu trabalho, consulte um especialista em ergonomia.Você vai sempre ganhar!


    3- ERGONOMIA (D)E CONSCIENTIZAÇÃO: Ensina ao colaborador ou associado a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, Uso adequado de mobiliários e equipamentos. Implantação de pausas, Ginástica laborativa (antes, no meio e depois da atividade).


    3 ½ ou 4- ERGONOMIA DO COMITÊ DE ERGONOMIA: Estimulada pela presença de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE) que englobe representantes da empresa e dos funcionários, utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto ergonômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção.



  • Tríade básica da Ergonomia:

    Conforto
    Segurança
    Eficiência


    A perfeita integração entre as condições de trabalho e a tríade: Conforto – Segurança - Eficiência do Trabalhador, pode ser considerada a busca da ergonomia


ID
1249183
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É considerado equipamento de proteção individual o (a)

Alternativas
Comentários
  • O avental de couro é o único equipamento citado acima que protege individualmente o trabalhador, os demais são caaracterzados como EPC, que protege mais de um trabalhador ao mesmo tempo.

  • Não entendo porque o bimanual é coletivo e não individual..

  • Luisa, o comando ele fica no local e várias pessoas a utilizam, o EPI precisa ser apenas do trabalhador, se eu te dou uma bota hoje (EPI para os pés) amanhã você é demitida essa bota deve ser descartada ou fica para você de presente... mas não posso repassar para uma terceira pessoa. (na Teoria)