SóProvas



Questões de NR 3 - Norma Regulamentadora nº 3 - Embargo ou Interdição


ID
96985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

A interdição total da obra poderá ser declarada pela secretaria regional do trabalho e emprego local, se a decisão for fundamentada em laudos técnicos de irregularidades.

Alternativas
Comentários
  • A obra é embargada e uma máquina é interditada 

  • NR 3 Embargo ou Interdição
     
    A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O embargo importara na paralisação total ou parcial da Obra.
  • NO caso o item estaria todo correto se nao fosse a palavra Interdição. Quando se referir a uma OBRA, a palavra é embargar, mais se for referente à uma maquina, setor de serviço aí sim a palavra é interdição. Uma pegadinha, portanto,é necessário prestar bastante atenção! :D
  • Acho que ainda há mais um equívoco! O embargo de uma obra ou a interdição de um setor, equipamento... pode ser feito pela SRTE- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e não pela "secretaria regional do trabalho e emprego local", como escrito na questão. É preciso atenção!
  • somente o se embarga, canteiro, setor, estabelecimento, maquina, frente de trabalho etc...sempre se interdita

  • ERRADO.

    Interdição NNNÂÂOOOOO. EMBARGO......

  • A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O emBARgo importara na paralisação total ou parcial da oBRA.

  • Art . 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente, poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
177592
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 3, que regulamenta sobre embargo ou interdição, considere:

I. A interdição ou embargo só poderá ser requerida pelo Delegado Regional do Trabalho, após avaliar laudo técnico que demonstre risco ao trabalhador.

II. Ao interditar uma obra ou estabelecimento, o Delegado Regional do Trabalho emite um AAI - Aviso de Auto de Infração e as adequações deverão ser efetuadas em até 30 dias.

III. O embargo importará paralisação total ou parcial da obra.

IV. Da decisão do Delegado do Trabalho ou Delegado do Trabalho Marítimo poderão os interessados recorrer, no prazo de 15 dias, ao órgão competente, ao qual é facultado dar o efeito suspensivo.

V. A interdição importará paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas

ID
294868
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 03 estabelece que o Delegado Regional do Trabalho, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, pode tomar providências que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais. Em relação a esta norma regulamentadora, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a - correto
    b- errado. SSMT- Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho.
    c-errado. Os empregados deverão receber salário como se estivessem em efetivo exercício.
    d-errado. A interdição importará na paralização total. Embargo é em obra.
    e-errado. é necessário retirar a interdição ou o embargo.
  • Artigo 161 CLT:

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da
    Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por
    entidade sindical.

  • Capítulo V da CLT

    SEÇÃO II Da Inspeção Prévia e do Embargo ou Interdição

     

    Art. 161 – O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 2º – A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º – Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

  • RESPOSTA: A

     a) CERTO

     b) ERRADO. ... DEZ dias corridos, à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho – SSMT.

     c) ERRADO. ...decretar férias coletivas ...demitir.... NNÃÃOOOOO.... Os empregados deverão receber salário como se estivessem em efetivo exercício.....

     d) ERRADO. embargo => OBRA. 

     e) ERRADO. Somente após a retirada do embargo ou interdição .......

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR3 que versa sobre embargo e interdição e da CLT. No caso em questão, há grave e iminente risco para o trabalhador e devemos marcar a alternativa que está correta de acordo com a norma regulamentadora e também da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

    A- CORRETA. A assertiva versa corretamente sobre a competência para embargar ou interditar, nos termos do Art. 161 da CLT.

    § 2º - "A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical"

    B- INCORRETA. O prazo é de 10 dias, de acordo com a CLT, Art. 161.

    § 3º - "Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso".

    C- INCORRETA. Pois nesse período, o pagamento dos salários é feito de forma normal.

    § 6º - "Durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício". 

    D- INCORRETA. De acordo com a NR3, embargo se relaciona à obra, Interdição seria o correto para o caso descrito na alternativa.

    3.2.2.1 "O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento".

    E- INCORRETA. Dependerá de liberação. De acordo com Mara Camisassa (2015), "durante a vigência do embargo ou interdição poderão ser desenvolvidas somente as atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco (GIR), desde que adotadas medidas de proteções adequadas dos trabalhadores envolvidos".

    GABARITO: LETRA A


ID
343789
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Define a Norma Regulamentadora que trata do embargo ou interdição:

Alternativas
Comentários
  • a) Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.


ID
727564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego
na obra de um novo departamento nas dependências de determinada
empresa, constataram-se irregularidades no uso dos equipamentos
de proteção individual (EPIs) e nas instalações de equipamentos e
máquinas, que se encontravam em iminente risco de acidentes.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No caso de haver paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados da empresa deverão receber seus salários integralmente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 161, § 6º, CLT - Durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.
  • Complementando...

    NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

ID
727567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego
na obra de um novo departamento nas dependências de determinada
empresa, constataram-se irregularidades no uso dos equipamentos
de proteção individual (EPIs) e nas instalações de equipamentos e
máquinas, que se encontravam em iminente risco de acidentes.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os agentes de fiscalização podem, nesse caso, interditar a obra.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NR 03:

    3.3 O embargo implica a paralisacão total ou parcial da obra.

  • Art. 161 da CLT
    O Superintendente poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. E poderá embargar obra.
  • Bem, na minha opinião, nada impede de o Agente de Fiscalização embargar uma obra, uma vez que o risco grave e iminente acarretará gravidade para o trabalhador.

    NR-3

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

    Acredito em 2 erros: 

    1ºerro) risco iminente: para que seja necessário o embargo da obra, o risco precisa ser GRAVE e IMINENTE.

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    Na minha opinião, não basta que seja iminente (preste a acontecer), pois a norma deixa claro que é toda situação que possa causar acidente ou doença COM LESÃO GRAVE.

    Ex: Se o cara está sem botas com risco de furar o pé, o agente embargará a obra? Claro que não, o agente tem o dever de orientar e cobrar o empregador para que forneça o calçado adequado.

    2º erro) Não se trata de interdição, mas sim de embargo.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    Se eu estiver errado, corrijam-me por gentileza, será sempre um aprendizado!

  • O erro da questão encontra-se apenas no uso inadequado do termo "interdição" o qual deveria ser, para o caso em tela (obra), embargo, conforme os dispositivos supra.

  • Perfeito o dito pelo colega A. Aguiar e incluiria mais o seguinte erro à luz da legislação vigente em 2012:

    Agentes de Fiscalização não vão interditar ou embargar nada, quem o fazem são as autoridades competentes, regionais ou nacionais. Os agentes apenas propõem a interdição, determinam medidas imediatas (XI) e comunicam o fato à autoridade competente. Nesta linha, veja o que diz o decreto 4552/2002, art. 20, inciso XI e XIII

                    Art.  18.    Compete  aos  Auditores-­Fiscais  do  Trabalho,  em  todo  o  território  nacional:  

    XI - quando   constatado   grave   e   iminente   risco   para   a   saúde   ou   segurança   dos   trabalhadores,   expedir   a notificação  a  que  se  refere  o  inciso  X (trata de notificação)  deste  artigo,  determinando  a  adoção  de  medidas  de  imediata  aplicação;

    XIII - propor  a  interdição  de  estabelecimento,  setor  de  serviço,  máquina  ou  equipamento,  ou  o  embargo  de obra,   total   ou   parcial,   quando   constatar   situação   de   grave   e   iminente   risco   à   saúde   ou   à   integridade   física   do trabalhador,   por   meio   de   emissão   de   laudo   técnico   que   indique   a   situação   de   risco   verificada   e   especifique   as medidas  corretivas  que  deverão  ser  adotadas  pelas  pessoas  sujeitas  à  inspeção  do  trabalho,  comunicando  o  fato de  imediato  à  autoridade  competente;


    Entretanto, a questão está desatualizada, em face da portaria 1719/2014 do MTE:

    Art.   4o   Os   Auditores   Fiscais   do   Trabalho   -­   AFT   estão   autorizados,   em   todo   o   território   nacional,   a   ordenar   a   adoção   de medidas   de   interdições   e   embargos,   e   o   consequente   levantamento   posterior   dos   mesmos,   quando   se   depararem   com   uma condição  ou  situação  de  perigo  iminente  à  vida,  à  saúde  ou  à  segurança  dos  trabalhadores. 



  • Embarga obra, e interdita o resto.

  • Obras só podem ser embargadas, não podem ser interditadas. A interdição ocorre em estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

  • Oie Gente!

    Bom, dois erros.

    1º Obra se EMBARGA, não interdita.

    2º A competência de efetivar tal paralisação é do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego (antigo Delegado Regional do Trabalho como diz a norma). Ele o faz baseado em laudo técnico EXPEDIDO pelo AFT, assim como deverá ser, também, através de laudo técnico do AFT o retorno das atividades após reparos. Mas sim, em determinados casos os superintendentes podem delegar essa atividade ao AFT. Ah, o empregador tem 10 dias para recorrer.

    ;)

  • Concordo com o colega Anderlon!

  • Gab: Errado.

     

    Não precisa nem ler o texto, basta saber que em OBRA se aplica o EMPBARGO, e não  a interdição.

  • ERRADO.

    .... Interditar NNÂÂÂOOOO ....... Embargar ......

  • Questão bonita aos olhos , porém cheia de pegadinhas...Cuidado !!

  • Deveria interditar as máquinas e equipamentos irregulares.


ID
727570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego
na obra de um novo departamento nas dependências de determinada
empresa, constataram-se irregularidades no uso dos equipamentos
de proteção individual (EPIs) e nas instalações de equipamentos e
máquinas, que se encontravam em iminente risco de acidentes.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se for constatado que a máquina de solda elétrica encontra-se em situação de grave e iminente risco, os agentes poderão embargá-la.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NR 03:
    3.2
    A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. 

  • Embargo = somente para obra.
    Interdição: estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. 
  • ERRADO

    Embargá-la NNNÂÂÂOOOOOOO ..... Interditá-la ...

     

  • EmBARgo = somente para oBRA.
    Interdição: estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. 


ID
1181500
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Doze cidades-sede preparam seus estádios para receber os jogos da Copa 2014. Os trabalhos envolvem a reforma para adequação dos equipamentos ao padrão Fifa e a construção de novas arenas, além das obras de mobilidade, aeroportos e infraestrutura de modo geral. O Brasil virou um grande canteiro de obras. De acordo com a NR 3, considera-se obra:

Alternativas
Comentários
  • 3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou 

    reforma.

    letra E

  • A questão cobrou conhecimento sobre o conceito de obras.

    A NR31 trazia essa informação em sua versão com atualização em 2011 no 3.3.1, depois modificada em 2019. Porém ainda é possível encontrar esse conceito no anexo 1 da NR1, que trata de termos e definições gerais:

    "Obra: todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma".

    Com base nisso, a única alternativa que traz corretamente a definição de obra é a letra "e". As demais são restritivas em relação ao tema .

    GABARITO: LETRA E


ID
1234306
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Com base nessa informação, é correto afirmar que o embargo é aplicável em

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo a NR 3:

    OBRA = EMBARGO

    O RESTANTE = INTERDITA

     

    3.1.1. Considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.

     

    3.2. A interdição importará na paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. (103.001-9 / I4)

     

    3.3. O embargo importará na paralisação total ou parcial da obra. (103.002-7 / I4)

     

    3.3.1. Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção e reforma.

     

     

     

  • letra C)

    Falou em embargo, falou em OBRA

  • Embargo: obra

    Interdição: estabelecimento, setor, canteiro de obras, etc.

  • A questão versou sobre a NR3 que trata de embargo e interdições.

    O que são embargo e interdição?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    • EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.
    • INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETA. Em bares e restaurantes em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    B- INCORRETA. Em farmácias e hospitais em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    C- CORRETA. Para obras é possível o embargo. Embarga-se obras.

    D- INCORRETA. Nos meios de transporte em operação ocorrerá a interdição e não embargo.

    E- INCORRETA. Para lojas em funcionamento ocorrerá a interdição e não embargo.

    GABARITO: LETRA C


ID
1269904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o item 3.1. da NR-03, quais são as medidas de urgência adotadas a partir da constatação de um trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador?

Alternativas
Comentários
  • 3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que

    caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou

    doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou

    equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou

    reforma.


  • A questão quer saber quais são as medidas urgentes tratadas na NR3.

    A norma trata sobre embargo e interdição.

    O que são embargo e interdição?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.

    INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    Portanto, o único item correto é a letra "d". Os demais itens estão fora do contexto.

    GABARITO: LETRA D


ID
1269910
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR-03 diferencia interdição de embargo. Segundo os itens 3.2 e 3.3, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

  • 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou

    equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou

    reforma.


  • RESPOSTA: E

     a) ERRADO. Existe sim.....

     b) ERRADO. Embargo => Obra

     c) ERRADO. Embargo => Obra

     d) ERRADO. Embargo => Obra

     e) CERTO

  • A questão versou sobre a NR3 que trata de embargo e interdições.

    O que são embargo e interdição?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.

    INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    A- INCORRETA. Há diferenciação, conforme citado acima.

    B- INCORRETA. Embargo é para obras.

    C-INCORRETA. Embargo é para obras.

    D- INCORRETA. Houve a inversão dos termos

    E- CORRETA. A alternativa trouxe a distinção correta de embargo e interdição.

    GABARITO: LETRA E


ID
1272970
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embargo ou interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Assinale a alternativa que contempla, respectivamente, o conceito de embargo e de interdição.

Alternativas
Comentários
  • NR-3

    3.2  A  interdição  implica  a  paralisação  total  ou  parcial  do  estabelecimento,  setor  de  serviço,  máquina  ou equipamento.
    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

  • RESPOSTA: D

     a) ERRADO. Embargo => Obra

     b) ERRADO. Embargo => Obra

     c) ERRADO. Embargo => Obra

     d) CERTO

     e) ERRADO. Embargo => Obra

     

  • A questão versou sobre a NR3 que trata de embargo e interdições.

    O que são embargo e interdição?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    • EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.
    • INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETO. Pois o embrago não paralisa equipamento e sim obra.

    B- INCORRETO. Novamente, o embrago é para obra.

    C- INCORRETO. Está errada pelo mesmo motivo. 3.2.2.1 "O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra". 

    D- CORRETO. O item está de acordo com o disposto na NR3.

    E- INCORRETO. O correto seria: 3.2.2.1 "O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra". e 3.2.2.2 "A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento".

    GABARITO: LETRA D


ID
1279057
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O artigo 161 da CLT estabelece que “O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho”. A NR- 03 trata destes assuntos: embargo e interdição, que são medidas a serem adotadas pelos representantes do Ministério do Trabalho. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 03

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.


  • A questão exige conhecimento sobre a NR3 que versa sobre embargo e interdições.

    O que são embargos e interdições?

    3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”.

    • EMBARGO: obras, de forma parcial ou total.
    • INTERDIÇÃO: atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento, parcial ou total.

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETA. "A interdição implica obrigatoriamente na paralisação total do estabelecimento fiscalizado por um período não inferior a 7 dias".

    Corrigindo: A interdição pode ser parcial ou total. Além disso, não há limitação quando ao prazo.

    B- CORRETA. A assertiva traz corretamente tanto a definição de embargo e quanto a definição de obra.

    C- INCORRETA. "Embargo e interdição são medidas de caráter educativo rotineiro (...)"

    Corrigindo: de acordo com a NR-3, 3.2.2 “Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador”

    D- INCORRETA. "Durante a paralisação (...) os empregados devem ser dispensados de suas atividades e compensar as horas paradas futuramente para receber os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    Corrigindo: de acordo com a NR-3, 3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício

    E- INCORRETA. "Durante a vigência da interdição (...), desde que realizadas em até 24 horas após a notificação oficial."

    Não há tal limitação pela NR-3. Corrigindo: "3.5.4 Durante a vigência de embargo ou interdição, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que garantidas condições de segurança e saúde aos trabalhadores envolvidos."

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
1287055
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Diante da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, será aplicado o embargo total ou parcial quando se tratar de

Alternativas
Comentários
  • NR03

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.


ID
1566307
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme Norma Regulamentadora nº 3 (NR 3) do MTE, durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo da empresa, os empregados devem:

Alternativas
Comentários
  • NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO


    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 199, de 17/01/11)



    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício


ID
1717648
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador tem base na _______ .

Alternativas
Comentários
  • NR 1 : disposições Gerais

    NR 2: Inspeção prévia

    NR 3: Embargo ou interdição

    NR 4: SESMT

  • Trem mais ridiculo

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Para tal norma, tanto o embargo quanto a interdição são medidas de urgência, na forma transcrita abaixo com grifos nossos:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    Agora vamos verificar sobre o que versa cada uma das NR trazidas nas alternativas abaixo:

    A-Incorreta. Disposições Gerais. (Em breve: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais)

    B-Incorreta. NR-4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    C-Incorreta. NR-2 - Inspeção Prévia (Revogada)

    D-Correta. NR-3 - Embargo ou Interdição

    GABARITO: LETRA D


ID
1781995
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre embargo e interdição, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A interdição implica a paralisação total ou parcial da obra.

( ) Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

( ) Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.  

Alternativas
Comentários
  • NR 3



    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento



    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. 



    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • 1. ERRADO. Obra NÃÃÃOOOO. é Estabelececimento, Setor, Máquina o Equipamento. O que paraliza obra é Embargo.

    2. CERTO

    3. CERTO.

  • NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

     

    (F) A interdição implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.



    (V) Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.



    (V) Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.  

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

     

    GABARITO: D

  • Bem fáceis essas questões sobre a NR 3, todas elas! Multiplica senhor! /\

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Vamos julgar os itens trazidos pela banca:

    (F) "A interdição implica a paralisação total ou parcial da obra".

    Essa redação refere-se ao embrago e não à interdição. NR-03: 3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    (V) A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador".

    (V) A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    Portanto, a sequência correta é F, V e V.

    GABARITO: LETRA D


ID
1804813
Banca
FAFIPA
Órgão
SAAEB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme norma regulamentadora NR-03, que dispõe sobre Embargo e Interdição assinale a alternativa INCORRETA:  

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    Embargo = OBRA

    para o restante se aplica a interdição.

  • Letra b)


    NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO 

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. 

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra

  • RESPOSTA: B

    Embargo NNNÂÂOOO.... É INTERDIÇÃO......


ID
1921444
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 3 (Embargo ou Interdição), analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    Bons estudos !!!!

  • a) ERRADA. A interdição pode ser parcial ou total.

    b) ERRADA. O embargo pode ser parcial ou total.

    c) ERRADA. ... os empregados DEVEM receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    d) ERRADA. Apenas no embargo NÃÂÂÂOOOO.... Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

  • A - 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

     

    B - 3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

     

    C - 3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

     

    D - 3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

    E - 3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. GABARITO


ID
2025805
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre Embargo ou Interdição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à quantidade de afirmativas VERDADEIRAS.

I. Interdição importa na paralisação total ou parcial da obra, setor de serviço, máquina ou equipamento.

II. Toda condição de trabalho que possa causar acidente do trabalho, seja leve, seja grave, deve ser interditada ou embargada.

III. A pessoa que permitir a utilização de um equipamento interditado responderá por descumprimento de lei, além de ficar sujeita às medidas penais cabíveis.

IV. Durante a paralisação de um serviço, em decorrência de embargo, os empregados receberão seus salários com um adicional de 30% (trinta por cento), pela exposição a atividade perigosa.

V. Em casos de interdição ou embargo, os trabalhadores não podem ser redirecionados para outras atividades, mesmo dentro das atribuições de suas funções.

Alternativas
Comentários
  • I - Errada - 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    II - Errada - 3.1.1 Considerase grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    III - Certa - 

    IV - Errado -  3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os
    salários como se estivessem em efetivo exercício
    .

    V - Errado - 3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

  • Na minha opinião todas estão erradas. 

    A lei fala que responderá por desobediência "caso resultarem danos".  

  • MC

    Pelo que entendi, a questão nos dá as duas situações possíveis de serem empregadas em caso de descumprimento do embargo/interdição:

    I - Responderá pelo descumprimento da lei: Será novamente autuado por infringir as normas;

    II - Responderá criminalmente (penalmente): Por desobediência de ordem de funcionário público (Detenção 15 dias - 6 meses + Multa)

     

  • Gabarito letra A.

     

     

    CP - Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
    Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

     

    Quando é identificado o descumprimento do embargo ou interdição deve-se proceder, junto à autoridade policial, à lavratura de Termos Circunstanciados pelo crime acima exposto. É bem verdade que o Art.161, § 4º(CLT), in fine, indica a responsabilização de quem descumpre a decisão administrativa “se, em consequência, resultarem danos a terceiros”. Entretanto, nota-se que o próprio Código Penal, quando tipifica as condutas, não condiciona a ocorrência do crime ao efetivo dano a terceiros.

     

    Estratégia Concursos, adptado.

     

     

  • A questão deveria ser anulada, pois todas as respostas possivéis estão incorretas, haja vista que a numero "III" que seria opção correta diz: III. A pessoa que permitir a utilização de um equipamento interditado responderá por descumprimento de lei, além de ficar sujeita às medidas penais cabíveis. Na verdade a CLT diz que "Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a
    interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a
    utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a
    terceiros. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)"  Responderá por DESOBEDIÊNCIA e não Descumprimento da LEI, para mim questão mal elaborada.
     

  • Gabarito letra A

     

     A questão pede para marcar a letra referente ao número de questões verdadeira, que a letra A - 1.

    Está correto o item 3 = A pessoa que permitir a utilização de um equipamento interditado responderá por descumprimento de lei, além de ficar sujeita às medidas penais cabíveis.

  • Resposta -> A) 1

    Errado I. Interdição (deveria ser embargo) importa na paralisação total ou parcial da obra, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    Errado II. Toda condição de trabalho que possa causar acidente do trabalho, seja leve (para embargo/interdição deve ser ao mesmo tempo grave e iminente), seja grave, deve ser interditada ou embargada.

    Correto III. A pessoa que permitir a utilização de um equipamento interditado responderá por descumprimento de lei, além de ficar sujeita às medidas penais cabíveis.

    Errado IV. Durante a paralisação de um serviço, em decorrência de embargo, os empregados receberão seus salários com um adicional de 30% (trinta por cento) (serão afastadas recebendo como se tivessem trabalhando), pela exposição a atividade perigosa.

    Errado V. Em casos de interdição ou embargo, os trabalhadores não podem (desde que compatível e sem riscos pode sim) ser redirecionados para outras atividades, mesmo dentro das atribuições de suas funções.


  • Não entendi nada sobre esse gabarito. As opções I e III estão corretas. Duas opções, logo a alternativa B esta correta.

  • DESATUALIZADA


ID
2050624
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

TEXTO 08
A diretoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou as obras do Rodoanel, onde o operário V morreu. Foi a segunda morte de trabalhador na construção do anel viário em menos de quatro meses.
(Adaptado de:<http://www.odiariodemogi.com.br/cidades/cidades;22907-morte-causa-embargo-em-obra-do-rodosnel.html: Acesso em: 27/01/2016). 

As obras, mencionadas no TEXTO 08, foram embargadas devido ao acidente fatal, mas poderia ter um ou mais setores de serviço e/ou máquinas interditados se fossem constatadas situações de risco grave e iminente. Assinale a única alternativa CORRETA sobre embargo e interdição.

Alternativas
Comentários
  • Item 3.5 - NR3

    Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • A  - 3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

     

    B - 3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

    C - 3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

     

    D - GABARITO

     

    E - 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

  • RESPOSTA: D

     a) ERRADO. Doença também ......

     b) ERRADO. Pode sim .....

     c) ERRADO. Apenas total.... NNNÂÂOOO... Total ou parcial ....

     d) CERTO

     e) ERRADO. Apenas parcial.... NNNÂÂOOO... Total ou parcial ....

     


ID
2061808
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao disposto na NR 3 – Embargo ou Interdição, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    a) Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício. CERTO. NR 3, 3.5.

    --------------------------------------------------

    b) Interdição compreende a paralisação total ou parcial da obra. ERRADO. NR 3, 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    --------------------------------------------------

    c) Embargo implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, do setor de serviço, da máquina ou equipamentoERRADO. NR 3,3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    --------------------------------------------------

    d) Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades rotineiras e necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequada aos trabalhadores envolvidos. ERRADO. NR 3, 3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

    --------------------------------------------------

    e) Risco grave e iminente representa toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão de grau leve à integridade física do trabalhador. ERRADO. NR 3, 3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totais, medidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

     

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO A


ID
2099518
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qualquer serviço, seja de que natureza for, pode ser paralisado ou embargado mediante determinadas condições. Analise as alternativas abaixo e escolha a correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

  • A - GABARITO

     

    B - 3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

     

    C - 3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

    D - 3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • EMBARGO = PARALISAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DA OBRA

    INTERDIÇÃO = PARALISAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO ESTABELECIMENTO,MÁQUINAS,SETOR DE SERVIÇO,EQUIPAMENTOS,MESMO QUE ESTES DESENVOLVAM ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO CIVIL

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Vamos à análise das alternativas em busca da única correta:

    A- Correta.

    A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    B- Incorreta.

    No embargo, a paralisação é da obra.

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    C- Incorreta.

    De acordo com a NR-03:

    "3.5.4 Durante a vigência de embargo ou interdição, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que garantidas condições de segurança e saúde aos trabalhadores envolvidos."

    D- Incorreta.

    Incorreta, pois eles receberão salários como se estivessem em efetivo exercício. O empregado não deve ser penalizado por conta disso.

    "3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    GABARITO: LETRA A


ID
2106811
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR. 3, o item incorreto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Letra B.

     

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. Letra E.

     

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. Letra C.

     

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra. Letra D.

     

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

     

    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício. Letra A.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • IMINENTE E EMINENTE = SÃO 2 ADJETIVOS

    IMINENTE=ALGO PRESTE ACONTECER

    EMINENTE = ALTO ESCALÃO,QUE DETÉM ALTO CONHECIMENTO

  • A questão pede a alternativa INCORRETA em relação às disposições da NR-03 (Embargo e Interdição).

    A- Incorreta. "Durante a paralisação (...) os empregados não devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    Errado, pois a NR-03 dispõe que durante a paralisação, eles receberão como se estivessem em efetivo exercício.

    NR-03: "3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    B- Correta. A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    C- Correta. A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    D- Correta. A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra."

    E- Correta. A assertiva está de acordo com a NR-03:

    "3.2.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador".

    GABARITO: LETRA A


ID
2144170
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre embargo e interdição, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício

  • 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • Alternativa correta letra A, o embargo é a paralisação total ou parcial da obra.

     

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totais, medidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

     

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO A

  •  - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente,    poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
2157577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O embargo implica na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    NR- 03

     

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

  • Gab: C

    Embargo  >>>> Obra

    Interdição >>>> O restante (estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento).

  • NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

     

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

     

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

     

    GABARITO: C

  • Muito simples, embarga obra interdita os demais.


ID
2216884
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante a utilização de um equipamento em processo de manutenção, em uma empresa ferroviária, foram constatados problemas funcionais que podiam ocasionar lesões graves à integridade física do trabalhador. Foi determinada e executada a paralisação total do equipamento e, durante a vigência dessa paralisação, desenvolvidas atividades necessárias à correção dos problemas no equipamento, com adoção de medidas de proteção adequadas aos trabalhadores envolvidos na operação.

Nesse caso, considerando as disposições da NR 3,

Alternativas
Comentários
  • NR 03 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO                                                                                                                                                                  

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

                                                                                                           
    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.


    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.


    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.


    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.


    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.                                                                                                 

    Abraços.

  • Durante a utilização de um equipamento em processo de manutenção, em uma empresa ferroviária, foram constatados problemas funcionais que podiam ocasionar lesões graves à integridade física do trabalhador. Foi determinada e executada a paralisação total do equipamento e, durante a vigência dessa paralisação, desenvolvidas atividades necessárias à correção dos problemas no equipamento, com adoção de medidas de proteção adequadas aos trabalhadores envolvidos na operação.

     

    O comando da questão cita: Equipamento / Risco grave de acidente / Eminência de lesão / Paralização. Este ingredientes estão todos conectados dando a nítida ideia que o EMPREGADO que estava trabalhando não estava observando o fato, muito menos o EMPREGADOR. O comando não cita quem solicitou a intedição. A interpretação da questão vem de encontro com os itens 3.1.1 e 3.2 e 3.4 já citados pelo colega Rudson. 

     

    O importante é fazer a interpretação completa da questão e fazer o devido encaixe com o estudo da norma.

  • Dica pra não errar ... Embargo lembra Obra...Interdição lembra estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento....

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totais, medidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

     

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO A


ID
2246110
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Sempre que houver uma situação ou condição de risco grave e iminente para o trabalhador, poderão ser interditados estabelecimentos, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar a obra, pelos órgãos de fiscalização. Esse texto tem embasamento na Norma Regulamentadora de número:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

    NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

    http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR3.pdf

     

    Francamente, um mundo de assuntos para serem abordados e os examinadores cobram esse tipo de conhecimento que não agrega absolutamente NADA no dia a dia do profissional. Infelizmente o jogo e as regras são deles...

  • saber numero da NR... tsc tsc tsc

  • De acordo Bruno AFT.

    A proposta do concurso público é selecionar os melhores e banca elabora um pergunta dessa. Pelo amor de Deus!

  • Essa Banca deveria ser extinta do Brasil! Isso é falta de respeito com quem estuda! Uma questão dessa não cai nem em prova de curso de duas horas online gratuito.

  • Se for pra ser elaborador de questões de prova de concurso assim, tá fácil,!


ID
2289076
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que diz respeito à NR3 – Embargo ou Interdição, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • NR 3 - Embargo ou Interdição

     

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

     


     

  • 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

     

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra

  • Paralisação total ou parcial .

  • Paralisação total ou parcial.

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

     

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO D


ID
2321722
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, poderão ser adotadas medidas de urgência pelas autoridades competentes, denominadas

Alternativas
Comentários
  • NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

     

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

     

    GABARITO: D


ID
2378005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ações de embargo e interdição são mecanismos relevantes para a fiscalização dos ambientes de trabalho nos casos de possibilidade de dano iminente à saúde e à integridade física do trabalhador. Tendo como referência as disposições da legislação pertinente a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

  • Gabarito letra C

     

    3.9. O Delegado Regional do Trabalho ou Delegado do Trabalho Marítimo, independentemente de recurso, e após laudo técnico do setor competente em segurança e medicina do trabalho, poderá levantar a interdição ou o embargo.

     

    OBS: Redação anterior.

  •  a) O embargo refere-se à paralisação total ou parcial de estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. ERRADO: esse é o conceito de interdição.

     b) As ações de embargo ou de interdição entram em vigor no primeiro dia útil após a sua assinatura.- ERRADO: são aplicadas imediatamente.  "3.1 - Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador"

     c) O levantamento do embargo ou da interdição será feito após a expedição de laudo técnico do setor competente do órgão regional do MTE. ERRADO: segundo a Portaria 1.719/2014, em primeiro lugar, o empregador deve requerer o levantamento, após tomar todas as medidas cabíveis. Então, o AFT que realizou o embargo/interdição (preferencialmente, não necessariamente!) realiza nova inspeção e preenche novo relatório técnico, que servirá de base para a manutenção ou levantamento do embargo ou interdição pelo AFT. Se procedente, o levantamento é formalizado por meio de Termos de Suspensão de Embargo e Interdição

     d) Toda situação de trabalho que represente risco à saúde e ao conforto dos trabalhadores configura situação de grave e iminente risco. ERRADO: "3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou
    doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador
    ."

     e) A interdição pode ensejar tanto a paralisação total quanto a paralisação parcial de uma obra de construção civil. ERRADO: Esse é o conceito de embargo.

  • Gab: C

     

    O assunto tratado na questão tem como base a NR 3 do Ministério do Trabalho e Emprego, lembrando que o embago e a interdição são medidas de urgência, então nada de deixar para o próximo dia útil, é ver e agir.

     

    Quanto a onde se aplica um ou outro lá vai um macete:

     

    EMBARGO: Só é aplicado em obra, seja total ou parcial

    INTERDIÇÂO: Aplica no restante (estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.)

  • Art. 161 da CLT - Parágrafo 5º: O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente, poderá levantar a interdição. 

  • RESPOSTA: C

     a) ERRADO. EMPBARGO ==> OBRA

     b) ERRADO. Proximo dia util... NÂÂÂOOOOO.... É IMETIATAMENTE.

     c) CERTO

     d) ERRADO. GRAVE E IMINETE RISCO ===> Toda situação NNÂÂÂOOOOO.....É ACIDENTE ou DOENÇA COM LESÃO GRAVE..

     e) ERRADO. Interdição em OBRAS NNNÃÃÃOOOOO... INTERDIÇÃO ===> estabelecimento, setor de serviço, máquina ou
    equipamento.

  • GABARITO C

     

    a) O embargo refere-se à paralisação total ou parcial de estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. (INTERDIÇÃO)

     

    b) As ações de embargo ou de interdição entram em vigor no primeiro dia útil após a sua assinatura. (IMEDIATO)

     

    c) O levantamento do embargo ou da interdição será feito após a expedição de laudo técnico do setor competente do órgão regional do MTE.

    OK! O levantamento é a suspensão do embargo/interdição. O pedido deve ser protocolado na SRTE. Nova inspeção em até 1 dia útil. Eliminu o risco grave? AFT lavra termo de suspensão do embrago ou interdição com novo relatório técnico fundamentado

     

    d) Toda situação de trabalho que represente risco à saúde e ao conforto dos trabalhadores configura situação de grave e iminente risco.

     

    e) A interdição pode ensejar tanto a paralisação total quanto a paralisação parcial de uma obra de construção civil. (EMBARGO)

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO D

  • Só existe essa possibilidade de levantamento quando não mais existir a causa que determinou a existência da interdição.

  • DESATUALIZADA


ID
2454439
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, poderão ser adotadas medidas de urgência pelas autoridades competentes, denominadas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

     

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

     

     


ID
2525416
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Josué é empresário e contratou empregados para um serviço de engenharia caracterizado como reforma. A partir da constatação de uma situação de trabalho nessa reforma que poderia causar acidente com lesão grave à integridade física desses trabalhadores, foi adotada uma medida de urgência que implicou em paralisação parcial da execução desse serviço pelo prazo de 30 dias. Neste caso, ocorreu

Alternativas
Comentários
  • letra D.

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra
     
    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma. 


     

  • Embargo: paralisação exclusiva para construção civil.

    Interdição: paralisação de máquinas, equipamentos e setores de serviços no geral.

  • LETRA D

  • Falou Embargo já lembra de Obra...

  • O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra
     
    Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

     

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO D


ID
2554285
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É correto afirmar que pode ser interditada a

Alternativas
Comentários
  • Resposta -> D) Fabricação de Vergalhão


    Embargo -> Obra

    Interdição -> Estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, canteiro de obra, frente de trabalho e local de trabalho.

  • D, pois as demais alternativas são cabíveis de embargo

  • Pavimentação de estrada pode ser considerada FRENTE DE TRABALHO e por isso poderia ser INTERDITADA e não embargada.

  • Questão poderia ser anulada.


ID
2571910
Banca
IADES
Órgão
Correios
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Constatando-se situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, deverão ser adotadas medidas de urgência, como embargo ou interdição. Assinale a alternativa correta quanto a essas medidas.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - O embargo implica a paralização total ou parcial da obra.

    Observações: 

    - A interdição importará na paralização total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. (NR 3 - 3.2)

    - Durante a paralização do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os empregadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício. (NR 3 - 3.10)

  • Gab: D

     

    A questão tem como pano de fundo a Norma Regulamentadora 3 do Ministério do Trabalho e Emprego.

     

    Para acertar questões como essa basta saber o seguinte:

     

    Embargo: Aplica-se APENAS EM OBRA

     

    Interdição: Aplica-se nos demais casos = estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento

  • Abaixo todo o texto da NR 3 (É SÓ ISSO MESMO!!!)

     

    3.1 Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

     

    3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

     

    3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

     

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

     

    3.3.1 Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

     

    3.4 Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

     

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • Alternativa D.

    Basta ter em mente:

    EmBargo está relacionado à paralisação total ou parcial de oBra.

    Interdição está relacionada à paralisação, total ou parcial, de todo o restante (estabelecimento, setor de serviço, máquina, equipamento, canteiro de obra, frente de trabalho e local de serviço).

    Prestar batante atenção:

    OBRA -> Sofre embargo

    CANTEIRO DE OBRA -> Sofre interdição

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos.

     

     

    GABARITO D

  • Letra D. O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.


ID
2655304
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A garantia de estabelecimento de condições adequadas de segurança do trabalho é uma atribuição do empregador, e os trabalhadores também precisam se adequar aos requisitos estabelecidos. Entretanto, caso seja evidenciado que determinada condição de trabalho, em uma das unidades da empresa, represente risco grave e eminente,

Alternativas
Comentários
  • Pra letra E ser totalmente verdadeira tem que tirar a palavra "embargo" da sentença.

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

     

     

    GABARITO E

  • Tinha a letra F na Prova?? Pq o embargo é caracterizado total/parcial somente para obras! NR 3

  • Também acho que na letra E deveria ter a palavra obra, para que estivesse certa.
  • Na letra E ou tinha que ter a palavra OBRA ou tirar a palavra EMBARGO para que esteja totalmente correta.

  • a letra E, observem bem o português, ele está falando "ESTE pode implicar ...", ESTE se refere ao MOTIVO, que é o sujeito da oração "dependendo do MOTIVO, ESTE ...' Logo, o motivo sim pode implicar na paralisação da unidade, atividade, setor de serviço, (obra também), e outros. Não deixa a questão errada, só exemplificou situações nas quais o motivo poderia implicar paralisação. Ressalto que em nenhum momento aparece a palavra APENAS, ou SOMENTE. Se fosse assim ' este poderia implicar na paralisação total ou parciaL DE APENAS tal tal tal ...", aí sim estaria errada. Ainda mais quando se usa a palavra PODE, o que deixa ainda mais abrangente e não restritivo.

  • a E tá certa, este=motivo, não tá relacionado ao embargo na oração

  • EMBARGOOBRA

  • Questão deveria ser anulada.

  • Durante a vigência do Embargo/Interdição, os serviços relacionados ao processo produtivo do objeto embargado/Interditado ficam proibidos, podendo ser desenvolvidas somente atividades necessárias à correção da situação grave e iminente.


ID
2676907
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Abreviaturas/Siglas utilizadas:


APR – Análise Preliminar de Risco

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

EST – Engenheiro de Segurança do Trabalho

ENST – Enfermeiro de Segurança do Trabalho

FAP – Fator Acidentário de Prevenção

INSS – Instituto Nacional de Seguro Social

LT – Limite de tolerância

MT – Médico do Trabalho

MS – Ministério da Saúde

NR – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho

OIT – Organização Internacional do Trabalho

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

SEESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

SUS – Sistema Único de Saúde

TA – Trabalho em Altura

TET – Técnico de Enfermagem do Trabalho

TST – Técnico de Segurança do Trabalho

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

EPI – Equipamento de Proteção Individual 

Em uma situação de trabalho em que se caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, em conformidade com a Norma Regulamentadora NR-3, o embargo ou a interdição são medidas de urgência a serem adotadas.


Embargo implica a paralisação total ou parcial de(a):

Alternativas
Comentários
  • D) obras 

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

     

     

    GABARITO D

  • 3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra. 

  • EMBARGO = OBRA

  • NORMA REGULAMENTORA 03:

    3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

    GABARITO: D obra;

  • ATENÇÃO!

    Da NR-1 podemos extrair o seguinte conhecimento sobre interdição:

    1.4.1 Compete, ainda, à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, nos limites de sua jurisdição:

    c) embargar obra, interditar estabelecimento, setor de serviço, canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, máquinas e equipamentos;


ID
2717992
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os empregados receberão

Alternativas
Comentários
  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totaismedidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA (serviços de engenharia de construção, reforma, instalação.)

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

     Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

     Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO D

  • ESSA QUESTÃO CAI EM TODAS DE EMBARGO (REPETITIVA):

    NORMA REGULAMENTADORA 03:

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    GABARITO: D salário integral como se estivessem em efetivo serviço.

  • LETRA D

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • NOVA NR 03 - VIGENTE EM 2020

    3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
2720128
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Sobre o tema, assinale a alternativa que está em conformidade com a NR 3.

Alternativas
Comentários
  • D)

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício. 

  • RESUMÃO DA NR3- Embargo ou Interdição 

     

    Ambos são paralisações parciais ou totais, medidas de urgência, diante de uma situação de risco grave e iminente.

     

    ↘   EMBARGO: OBRA

    ↘   INTERDIÇÃO: ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS.

     

    DURANTE A INTERDIÇÃO/EMBARGO:

     

    Há pagamento normal de salário (hipótese de interrupção do contrato de trabalho).

    Pode ocorrer apenas atividades de correção do risco, desde que adotadas medidas de proteção ao trabalhadores envolvidos)

     

    GABARITO D

     

  • a)  A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    b) O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra. 

            Considera-se obra todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

    c)  Durante a vigência da interdição ou do embargo, podem ser desenvolvidas atividades necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, desde que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.

    d)  Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.  (GABARITO)

    e) Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

  • NORMA REGULAMENTADORA 03:

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    RESPOSTA: D Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
2729236
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante o período da paralisação dos serviços, o contrato de trabalho fica interrompido, tendo os trabalhadores direito aos salários como se estivessem em efetivo exercício.


O direito ao salário se justifica pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    Tanto a interdição quanto o embargo são hipótese de interrupção contratual. Ou seja, não há prestação de serviços, mas os empregados receberão os salários como se estivessem trabalhando.

     

    Lembrando ainda que:

    *   Embargo refere-se tão somente à obra.

    *   Interdição, por sua vez, refere-se à estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

     

    Por fim, a paralisação pode ser parcial ou total.

     

     

  • Gabarito: D


    NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • NORMA REGULAMENTADORA 03:

    3.5 Durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    RESPOSTA LETRA: D) interdição e embargo.


ID
2828275
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador (NR 03).

Analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V (se verdadeiras) ou F, (se falsas).

( ) A interdição ou o embargo poderá ser requerido pelo Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou da Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, pelo agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

( ) A interdição importará na paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, enquanto o embargo ocasiona apenas a advertência para correção do problema.

( ) Considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.


A sequência CORRETA, de cima par baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    INTERDIÇÃO: paralisação total ou parcial→ esTabelecimento, seTor de serviço, máquina ou equipamenTo.

    EMBARGO: paralisação total ou parcial → OBRA.

     

    ***Essa primeira opção aí (nem sei o que tá fazendo ai), era da redação anterior da NR3 (antes de 2011). 

  • Art . 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente,      poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • GAB: C

    O único motivo que encontrei para justificar a primeira proposição é que, embora logo acima do comando “Analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V (se verdadeiras) ou F, (se falsas)”, tenha referencia à NR 03, a questão foi genérica (no meu entendimento), porque não pediu diretamente que a análise fosse feita através NR 03.

    Vejam o que o professor Flávio de Oliveira Nunes (2016, p. 43) refere no livro “Segurança e Saúde no Trabalho” a respeito do art. 161 da CLT:

    A Norma Regulamentadora 03, originalmente aprovada pela Portaria 3.214/1978 (que basicamente repetia o texto previsto no art. 161 da CLT e seus parágrafos, que tratam das medidas acautelatórias de embargo e interdição), foi alterada pela Portaria SIT 199, de 17.01.2011, com o propósito de adequar a NR 03 às novas demandas relacionadas ao embargo e a interdição, especialmente ao que se refere à celeridade na paralisação da atividade que expõe o trabalhador a risco grave e iminente.

     A nova NR 03 resumiu-se a algumas poucas definições, mas preservou, no entanto, o conteúdo material do texto anterior. De qualquer modo os dispositivos do texto anterior da NR 03 -revogados- continuam em vigor por meio do art. 161 da CLT. (grifo meu)

    Verifica-se, desse modo, que apesar de revogados os dispositivos ainda podem ser gabarito de questão, devendo, claro, nos ater ao comando da questão.

    Espero ter ajudado.

    Qualquer erro, favor me mandar mensagem, pois sou nova aqui e inexperiente em comentar questões.

    REFERÊNCIA:

    NUNES, Flávio de Oliveira. Segurança e Saúde no Trabalho: esquematizada- 3ª ed. Ver. e ref.- Rio de Janeiro; Forense; São Paulo: Método, 2016.



  • Questão confusa que mistura NRs e versões distintas(atualizadas com desatualizadas), mas por eliminação sobra a LETRA C.
  • Nr 03 passou recentemente por uma atualização!

    3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.

    3.2.2.3.1 O Auditor Fiscal do Trabalho deve adotar o embargo ou a interdição na menor unidade onde for constatada situação de grave e iminente risco

    com a atualização que entra em vigência em 2020. Acredito que a primeira assertiva ficaria desatualizada!


ID
2906728
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Definição quase certa, mas não é Ministério da Saúde!

  • Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

    I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

    II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

  • o segredo era saber se o segurado ESPECIAL tem direito aos benefícios... sim ele tem e nesse caso, sem carência!

  • Doença profissional é aquela desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e que consta da respectiva relação do Ministério do Trabalho e da Previdência Social*

  • A Se durante o exercício do trabalho dos segurados especiais ocorrer evento que cause a perda de capacidade temporária para o trabalho, este é considerado um acidente de trabalho.

    (CERTA - Lei 8.213 de fine o que é acidente de trabalho)

    B Doença profissional é aquela desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e que consta da respectiva relação do Ministério da Saúde

    R: LEI 8213: Doença profissional, assim entendida a produzida (DICA: Produzida - P de profissional) ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social .

    C O auditor fiscal do trabalho, munido de credencial, com agendamento prévio, pode inspecionar todos os locais de trabalho de uma empresa, podendo embargá-la ou interditá-la em caso de constatação de irregularidades trabalhistas.

    R: AUDITOR FISCAL NÃO PRECISA DE AGENDAMENTO PRÉVIO PARA INSPECIONAR OS LOCAIS DE TRABALHADO, SE NÃO ASSIM SERIA FACIL DEMAIS EM?.

    D Conforme a NR 3 – Embargo ou Interdição, a inspeção do trabalho poderá ocorrer em todas as empresas e estabelecimentos, públicos ou privados, excetuando-se as embarcações estrangeiras em águas brasileiras.

    R: NORMA REGULAMENTADORA 03 - 3.2 A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. 3.3 O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra (NORMA NAO FALA DE EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRA EM ÁGUAS BRASILEIRAS - FOI LONGE DE MAIS)

    E A definição de risco grave e iminente durante uma inspeção do trabalho pode ser feita com base em critérios subjetivos do auditor fiscal do trabalho.

    R: NORMA REGULAMENTADORA 03 - 3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

  • Aalternativa A cita em incapacidade temporária apenas, sendo que AT também se aplica a incapacidade permanente. Questão confusa


ID
3001033
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora NR 3 – Embargo ou Interdição estabelece que embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, ou seja, toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. Com base no enunciado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Embargo ---> Paralisação total ou parcial da obra. 

    Interdição ---> Paralisação total ou parcial do estabelecimentosetor de serviçomáquina ou equipamento, canteiro de obra, frente de trabalho e local de trabalho.

  • A OBRA É EMBARGADA;

    O CANTEIRO DE OBRAS É INTERDITADO;

  • Canteiro de obras foi excluído na nova nr 3 novembro 2019

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Para tal norma, tanto o embargo quanto a interdição são medidas de urgência, na forma transcrita abaixo:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    Vamos à análise das alternativas:

    A- Incorreta.

    Pois os empregados receberão seus salários.

    NR-03:

    "3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    B- Incorreta.

    Da NR-01, temos a definição de obra da seguinte maneira.

    "Obra: todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma."

    Portanto, não se limita a construção.

    C- Incorreta.

    A assertiva na verdade trouxe a definição de embargo.

    De acordo com a NR-03: "3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    D- Incorreta.

    A assertiva na verdade trouxe a definição de interdição.

    E- Correta.

    Nos termos do item 3.2.2.1 da NR-03.

    "3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra."

    GABARITO: LETRA E


ID
3136630
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR3 refere-se a embargo e interdição de situações de trabalho. O embargo e interdição são medidas

Alternativas
Comentários
  • A) que devem ser realizadas após acurado estudo interinstitucional de situações de trabalho, desde que elas ofereçam risco à segurança e à saúde do trabalhador. (ERRADO)

    B) que devem ser adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador e só podem ser revertidas após consentimento judicial. (ERRADO)

    C) que devem ser tomadas apenas em caso de urgência e com muito cuidado, pois, durante o período de vigência do embargo e interdição, os trabalhadores recebem apenas parte do salário. (ERRADO)

    D) que implicam paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, que só pode ser revertida por ordem judicial. (ERRADO - Interdição (parcial e total) e na NR também não cita que só pode ser revertida por ordem judicial / após correção dos fatores que motivaram a interdição ou embargo, com novo laudo do AFT, a autoridade regional competente poderá suspender o embargo ou interdição).

    E) previstas para condições ou situações de trabalho que possam causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. (GABARITO)


ID
3248440
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA conforme a NR-03. Quais são as medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • 3.2 Definições

    3.2.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador.

    3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento.

    3.2.2.3 O embargo e a interdição podem estar associados a uma ou mais das hipóteses referidas nos itens 3.2.2.1 e 3.2.2.2.

    3.2.2.3.1 O Auditor Fiscal do Trabalho deve adotar o embargo ou a interdição na menor unidade onde for constatada situação de grave e iminente risco

  • C) Embargo e Interdição.

  • Letra C- Embargo e Interdição.

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Para tal norma, tanto o embargo quanto a interdição são medidas de urgência, na forma transcrita abaixo:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    Portanto, a definição do enunciado refere-se as medidas chamadas de embargo e interdição.

    As demais alternativas (a, b e d) foram trazidas fora do contexto em relação à referida NR.

    GABARITO: LETRA C


ID
3307630
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e Edificações, respectivamente, são dispostos pelas seguintes normas regulamentadoras:

Alternativas
Comentários
  • questão errada

    gabarito é D

    CIPA - NR 5

    SESMT - NR 4

    EDIFICAÇÃO - NR 8

  • questão errada

    gabarito é D

    CIPA - NR 5

    SESMT - NR 4

    EDIFICAÇÃO - NR 8

  • Fabiano se existia algum erro no sistema já foi corrigido, pois aqui já apareceu D.

  • NR 5. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes,

    NR 4.Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e

    NR 8. Edificações

    Letra D.


ID
3319171
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise a frase a seguir.
Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco ____________ e __________ ao trabalhador.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco GRAVE e IMINENTE ao trabalhador.

  • UNIDADE onde for constatada situação de grave e iminente risco. 

  • NR 03

    3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador. 

  • Letra B- Grave e iminente risco.

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Para tal norma, tanto o embargo quanto a interdição são medidas de urgência, na forma transcrita abaixo:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    3.2.2.1 O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento."

    Portanto, as palavras que completam as lacunas da redação da NR-03 corretamente são "grave" e "iminente", respectivamente.

    GABARITO: LETRA B


ID
3391531
Banca
IADES
Órgão
SEAD-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora no 3 (NR 3), o embargo implica a paralisação total ou parcial da(o)

Alternativas
Comentários
  • Embargo = será sempre para OBRA.

  • Embargo: implica a paralisação parcial ou total da OBRA.


ID
3391606
Banca
IADES
Órgão
SEAD-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora no 3 (NR 3), são exemplos de interdição a paralisação

Alternativas
Comentários
  • a) total de uma máquina e parcial de um estabelecimento.

  • Falou obra é embargo, não interdição.

  • Obra só pode ser embargo, interdição pode ser para máquina, setor, ou todo o estabelecimento.

  • OBRA sempre é embargo


ID
3603520
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na norma regulamentadora de número 3 (três). São medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. Assim sendo qual é a alternativa CORRETA quando ocorre uma paralisação total do estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • 3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento.

  • Letra A- Interdição.

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Para tal norma, tanto o embargo quanto a interdição são medidas de urgência, na forma transcrita abaixo:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador"

    Vamos à análise das alternativas:

    A- Correta. De acordo com a NR-03 (3.2.2.2): A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, a máquina ou  equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento. Portanto, esse é o gabarito da questão.

    B- Incorreta. De acordo com a NR-03 (3.2.2.1): O embargo implica a paralisação parcial ou total da obra.

    C- Incorreta. A NR-03 não traz a definição ou mesmo consideração sobre tal nomenclatura.

    D- Incorreta. A NR-03 não traz a definição ou mesmo consideração sobre tal nomenclatura

    GABARITO: LETRA A


ID
3626905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2004
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 3 (NR 3 — embargo ou interdição), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisações de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização do trabalho na adoção de medidas punitivas, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir, tendo como base a NR 3.


Uma empresa não pode ser reiteradamente autuada, mesmo que ainda não tenha regularizado o fato ensejador da ação fiscal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Quer dizer que se houver outras visitas/inspeções e a mesma empresa não tiver corrido o objeto de primeira notificação, esta não deve ser novamente notificada e autuada?


ID
3627157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2004
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 3 (NR 3 — embargo ou interdição), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisações de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização do trabalho na adoção de medidas punitivas, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir, tendo como base a NR 3.


Uma máquina de solda elétrica, situada na oficina de reparos eletrônicos de uma empresa de informática, pode ser interditada se não possuir dispositivo de proteção do circuito elétrico, como um disjuntor ou um fusível. 

Alternativas
Comentários
  • Questão sem nexo!

  • Questão não se parece com a disciplina em que esta categorizada.

  • Gabarito CORRETO

    Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, SIM uma máquina PODE ser interditada caso não possua tal dispositivo que seja capaz de proporcionar segurança adicional ao trabalhador ou a terceiros.

  • Gabarito CORRETO

    Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, SIM uma máquina PODE ser interditada caso não possua tal dispositivo que seja capaz de proporcionar segurança adicional ao trabalhador ou a terceiros.


ID
3627484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2004
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 3 (NR 3 — embargo ou interdição), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisações de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização do trabalho na adoção de medidas punitivas, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir, tendo como base a NR 3.


O critério da dupla visita deve ser observado pelo auditor fiscal do trabalho quando se tratar de estabelecimento com até dez trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. (Gabarito da Banca!!!) - Questão de 2004.

    Na NR 03 - PORTARIA Nº 1.068, DE 23 DE SETEMBRO DE 2019 (não menciona dupla visita), mas sim a NR 28 (menciona o critério da dupla visita). Na prática sabemos que sim, mas a questão pede como base o texto da NR 3. Avaliando o texto na íntegra a minha resposta seria ERRADO.

    .

    28.1.3 O agente da inspeção do trabalho deverá lavrar o respectivo auto de infração à vista de descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares contidos nas Normas Regulamentadoras urbanas e rurais, considerando o critério da dupla visita, elencados no Decreto n.º 55.841, de 15/03/65, no Título VII da CLT e no § 3º do art. 6º da Lei n.º 7.855, de 24/10/89.

    Lei n.º 7.855, de 24/10/89

    § 3º Será observado o critério de dupla visita nas empresas com até dez empregados, salvo quando for constatada infração por falta de registro de empregado, anotação de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social e na ocorrência de fraude, resistência ou embaraço à fiscalização.

  • POis é...o erro já começa no enunciado. O próprio texto da NR 3 diz que o embargo e interdição não são punitivos.


ID
3627544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2004
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 3 (NR 3 — embargo ou interdição), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisações de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização do trabalho na adoção de medidas punitivas, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir, tendo como base a NR 3.


A definição de uma situação de risco grave e iminente deve estar embasada em critérios técnicos apresentados pelas normas regulamentadoras do MTE e(ou) documentos complementares.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da questão ser antiga, vale fazer uma comparação com a NR 3 mais recente (atualizada pela Portaria SEPRT n.º 1.068, de 23 de setembro de 2019):

    a) Esta Norma foi alterada em 2011 e 2019. Ao meu ver foi melhorada, tomando por base o enunciado da questão. Em 2004, provavelmente os objetivos da NR 3 fossem outros (mais repressivos que educativos e preventivos). Hoje se busca, antes de tudo, prevenir. As punições e paralisações são consequências.

    b) Continua a ideia da necessidade de embasamento técnico para se autuar uma empresa, quando o AFT verificar Risco Grave e Iminente (RGI). Agora, existe matriz de risco na NR 3 (cruzamento entre gravidade x probabilidade), evitando (ou ao menos reduzindo) o entendimento subjetivo das questões de SST pelas partes envolvidas, o que causava muitas discussões.

    NR 3

    3.1 Objetivo

    3.1.1 Esta norma estabelece as diretrizes para caracterização do grave e iminente risco e os requisitos técnicos objetivos de embargo e interdição.

    3.1.1.1 A adoção dos referidos requisitos técnicos visa à formação de decisões consistentes, proporcionais e transparentes.

    3.5.2 O embargo e a interdição são medidas de proteção emergencial à segurança e à saúde do trabalhador, não se caracterizando como medidas punitivas.


ID
4913374
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a inspeções, embargo e interdição, o Decreto-Lei n° 5.452/1943, no seu art. 161, já previa sua ocorrência, tendo como regulamentação a Norma Regulamentadora n° 3 (NR 3). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) NR-3 Embargo e Interdição

    3.2.2.1 o embargo implica a paralisação parcial ou total de obra

    3.2.2.2 a interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento

    B) Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943

    art. 161

    Parágrafo terceiro: da decisão do delegado regional do trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10(dias), para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso

    C) Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943

    art. 161

    Parágrafo segundo: a interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da delegacia regional do trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical

  • O que esta errado na alternativa C) é que o órgão competente regional ou AFT NÃO determinam prazo para correção da situação , depende SOMENTE da empresa, solicitar o LEVANTAMENTO DE EMBARGOU OU INTERDIÇÃO.

  • Não sei de qual mês é a prova, mas a NR3 sofreu alteração no ano de 2019, especificamente no mês 9.

    A letra (B) NÃO ME PARECE CERTA, pois...

    Segundo o 3.2.2 Embargo e interdição são medidas de URGÊNCIA adotadas a partir da constatação de

    condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.

    Cabe recurso! Parece questão sem gabarito!


ID
4915516
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à NR-03, que trata de embargo e interdição, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

    A) Ao avaliar os riscos, o Auditor-Fiscal do Trabalho deve considerar a consequência e a probabilidade de forma conjunta.(ERRADO. Item 3.3.3 - de forma separadamente)

    B) A classificação de consequência como severa tem como princípio geral a possibilidade de levar a óbito imediato ou que venha a ocorrer posteriormente. (ERRADO. Consequência SEVERA: Pode prejudicar a integridade física e/ou a saúde, provocando lesão ou sequela permanentes). O que foi descrito na alternativa de levar a óbito e ocorrer posteriormente é a consequência de MORTE.

    C) Na classificação de probabilidade como rara, uma consequência não é esperada, não é comum sua ocorrência, extraordinária. (CORRETO, conforme definição da NR)

    D) São passíveis de embargo ou interdição, a obra, a atividade, a máquina ou equipamento, o setor de serviço, o estabelecimento, com a brevidade que a ocorrência exigir, sempre que o Auditor-Fiscal do Trabalho constatar a existência de excesso de risco moderado (M). (ERRADO. Item 3.4.1 São passíveis de embargo ou interdição, a obra, a atividade, a máquina ou equipamento, o setor de serviço, o estabelecimento, com a brevidade que a ocorrência exigir, sempre que o Auditor-Fiscal do Trabalho constatar a existência de excesso de risco extremo (E). Item 3.4.2 (....) circunstâncias do caso específico, quando o Auditor-Fiscal do Trabalho constatar a existência de excesso de risco substancial (S).

    ou seja, [EXTREMO e SUBSTANCIAL]

    E) Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão o equivalente a um salário-mínimo. (ERRADO. Salário integral como se estivessem em efetivo exercício.)

    ** Questão com certo nível de dificuldade e talvez seja a primeira que vejo tratar a NR desta forma.

    É Bom anotar!..


ID
5029786
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 03 (Embargo e Interdição) elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, analise as afirmativas abaixo:


I. Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.


II. O embargo e a interdição são medidas de proteção emergencial à segurança e à saúde do trabalhador, não se caracterizando como medidas punitivas.


III. Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Norma Regulamentadora NR 03 (Embargo e Interdição) TODOS OS ITENS ESTÃO CORRETOS.

  • Item (I) 3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.

    Item (II) 3.5.2 O embargo e a interdição são medidas de proteção emergencial à segurança e à saúde do trabalhador, não se caracterizando como medidas punitivas.

    Item (III) 3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.

    Gab: E

  • fique na dúvida quando afirmado: Item (II) 3.5.2 O embargo e a interdição são medidas de proteção emergencial à segurança e à saúde do trabalhador, não se caracterizando como medidas punitivas. ( quase errei)

  • Não se caracterizam como medida punitiva mas na prática são também, visto o transtorno causado pela paralisação. Sendo, inclusive, um fator imprescindível de incentivo à resolução do problema.

  • A questão exige conhecimento acerca das definições trazidas na NR-03 ( Embargo e Interdição).

    Vamos julgar os itens trazidos pela banca:

    I. CERTO.

    A assertiva está nos exatos termos da NR-03:

    "3.2.2 Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador".

    II. CERTO.

    A assertiva está nos exatos termos da NR-03:

    "3.5.2 O embargo e a interdição são medidas de proteção emergencial à segurança e à saúde do trabalhador, não se caracterizando como medidas punitivas".

    III. CERTO.

    A assertiva está nos exatos termos da NR-03:

    "3.5.5 Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os trabalhadores receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício".

    Portanto, todos os itens estão certos.

    GABARITO: LETRA E


ID
5522995
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na versão 2019 da NR3 consta que o auditor fiscal do trabalho deverá considerar dois parâmetros durante a caracterização de um grave e iminente risco.
São eles:

Alternativas
Comentários
  • NORMA REGULAMENTADORA N.º 03 – EMBARGO E INTERDIÇÃO 

    3.3 Caracterização do grave e iminente risco

    3.3.1 A caracterização do grave e iminente risco deve considerar:

    a) a consequência, como o resultado ou resultado potencial esperado de um evento, conforme Tabela 3.1

    b) a probabilidade, como a chance de o resultado ocorrer ou estar ocorrendo, conforme Tabela 3.2

  • Gabarito errado, o certo é o "E".