SóProvas



Prova IADES - 2021 - CRN - 1ª Região (GO) - Nutricionista Fiscal


ID
5495563
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

    A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique; b) algo a ser comunicado; c) alguém que receba essa comunicação.


Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/

manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>.

Acesso em: 24 jul. 2021.


A respeito do contexto comunicativo da redação oficial e das disposições contidas no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Redação EXIGE o uso de Itálico para palavras estrangeiras e quando for em latim.

    GAB LETRA C

  • A - A finalidade da correspondência oficial é estabelecer comunicação exclusivamente entre órgãos públicos.ERRADO:   Entre órgãos diferentes, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo público ou particular.

    B - As comunicações oficiais podem abordar assuntos de interesse pessoal desde que o remetente e o destinatário representem cargos de equivalência hierárquica.ERRADO: O emissor não deve apresentar impressões subjetivas sobre o que comunica, ou seja, deve seguir ao príncipio da Impessoalidade.

    C - Os documentos do padrão ofício devem conter cabeçalho em todas as páginas. ERRADO: Somente na primeira página.

    D - Nos documentos do padrão ofício, as palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. CERTO: Utiliza-se o itálico em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências, slogans, lemas, palavras estrangeiras.

    OBS.: sem o uso de aspas (com inicial maiúscula em todas as palavras, exceto nas de ligação).

    E - O texto “Ouvidas todas as devidas partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista – 1ª Região, após várias e duradouras plenárias realizadas com todos os componentes da Diretoria e do Plenário, obviamente deste Conselho, finalmente, chegou-se a uma unanimidade geral a respeito dos dados obtidos por meio das entrevistas aplicadas via formulário virtual enviado para todas as pessoas que participaram do processo. Concluiu-se que a menor parte, isto é, a minoria dos profissionais entrevistados, considera-se, indubitável e inquestionavelmente, insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia.” caracteriza-se pela objetividade e concisão, atributos indispensáveis à redação oficial. ERRADO: A redação não apresenta objetividade e nem consisão.

  • Sobre a letra E:

    “Ouvidas todas as devidas partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista – 1ª Região, após várias e duradouras plenárias realizadas com todos os componentes da Diretoria e do Plenário, obviamente deste Conselho, finalmente, chegou-se a uma unanimidade geral a respeito dos dados obtidos por meio das entrevistas aplicadas via formulário virtual enviado para todas as pessoas que participaram do processo. Concluiu-se que a menor parte, isto é, a minoria dos profissionais entrevistados, considera-se, indubitável e inquestionavelmente, insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia.”

    Observe que tem muita palavra desnecessária no texto. As palavras em vermelho poderiam ser retiradas sem que prejudicasse o entendimento da mensagem. Logo, não tem nada de objetivo e conciso aí.

  • Utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • GAB. D

    PALAVRAS ESTRANGEIRA= ITÁLICO

    PARA DESTAQUES= NEGRITO

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial.


    a) De acordo com o Manual de Redação, na redação oficial o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Sendo assim, verificamos que a comunicação não acontece exclusivamente entre órgãos públicos e, portanto, esta alternativa é incorreta.
    b) Na redação oficial, o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica. Sendo assim, elas não podem abordar assuntos de interesse pessoal, independente de quem seja o remetente e o destinatário da comunicação. Dessa forma, esta alternativa é incorreta.
    c) Conforme estabelece o Manual de Redação, o cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação. Assim, a afirmação de que ele deve constar em todas as páginas está incorreta.
    d) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para a obtenção de clareza, sugere-se, entre outras coisas, utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis. Quando houver tal necessidade, a orientação é que seja grafado em itálico. Desse modo, esta alternativa está correta.
    e) O Manual de Redação explica que ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Já conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ao observamos o texto verificamos que algumas informações são desnecessárias, uma vez que é possível transmitir a informação dizendo apenas “Ouvidas todas as partes devidamente registradas no Conselho Regional de Nutricionista, concluiu-se que a menor parte dos profissionais entrevistados considera-se indubitável e inquestionavelmente insatisfeita com o exercício da sua profissão em tempos de pandemia." Assim, constatamos que o texto apresentado não é objetivo, nem tampouco conciso. Portanto, esta alternativa é incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
5495584
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma feira livre, havia um enorme cartaz com os dizeres: “Todos os produtos são orgânicos”. Mais tarde, descobriu-se que esse cartaz nunca expressou a verdade acerca dos produtos da feira. Com base na proposição apresentada, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Para que a proposição “Todos os produtos são orgânicos” não seja verdadeira, basta que um produto não seja orgânico. A alternativa que mais se aproxima dessa conclusão está apresentada na letra "e", "alguns produtos não são orgânicos". As demais alternativas extrapolam e não podemos afirmar ou ter certeza de sua veracidade.

  • Regra que aprendi com alguns estudantes aqui do Qconcursos:

    • negação: Todo ou Nenhum = PEA (Pelo menos um, Existe algum, Algum)
    • negação: PEA (Pelo menos um, Existe algum, Algum) = Todo ou Nenhum

    • Ex: Todos os produtos são orgânicos = PEA (Pelo menos um produto não é orgânico, Existe algum Produto que não é orgânico, Algum produto não é orgânico)

    Decorar este macete ajuda muito a não confundir as regras na hora da prova.

  • Todo..............................................(Algum/Existe um/Pelo menos um) + negar o resto

    Algum............................................Nenhum + repetir o resto

    Nenhum.........................................Algum + repetir o resto

    GAB. LETRA E

  • NUNCA NEGAR TODO COM NENHUM, tem que furar a ideia: algum, existe pelo menos um... por fim negar a preposição

    GABARITO 'E'

  • Estou satisfeita, aprendi essa com ajuda de todos vocês. gratidão.


ID
5495587
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Do ponto de vista da lógica matemática, qual é a proposição equivalente à seguinte proposição: “Não é verdade que arroz e pão são fontes de proteína.”? 

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar ?
  • Não é verdade que é uma forma de negação, portanto vamos negar a frase

    "arroz é fonte de proteina e pão é fonte de proteina"

    Usamos:

    P^Q = P -> ~Q

    Se arroz é fonte de proteina então pão não é fonte de proteína (foi isto que a sentença original quis dizer.)

    Agora vamos encontrar uma forma equivalente para a sentença de sentido real por:

    P ->Q = ~Q -> ~P (equivalencia contrapositiva)

    Se pão é fonte de proteína então arroz não é fonte de proteina Alternativa E

  • Perceba que a proposição: “Não é verdade que arroz e pão são fontes de proteína" se trata da negação de uma conjunção que pode ser escrita da seguinte forma: ~(p^q), onde:

    p: arroz é fonte de proteína; e,

    q: pão é fonte de proteína.

    Perceba também que ~(p^q) equivale a ~p v ~q.

    Agora é necessário lembrar uma importante equivalência, muito cobrada nas provas, qual seja:

    p->q = ~q -> ~p = ~p v q. Observe como essa última proposição composta se assemelha à encontrada anteriormente.

    Assim, podemos reescrever ~p v ~q = p->~q, que por sua vez equivale a q ->~p.

    Ou seja, " Se pão é fonte de proteína, então arroz não é fonte de proteína".

    Alternativa letra "e".

  • Inverte e usa a regra do NEymar

    P e Q = ~Q -> P

  • @Matheus, quando se diz "Não é verdade algo", quer dizer que é "Algo é falso". Em RL, quando aparecer essa estrutura de proposição, você monta assim: ~(P^Q). Veja, se a proposição fosse só P^Q, faríamos a tabela-verdade da conjunção normalmente, mas o enunciado quer que neguemos (por isso que coloca NÃO É VERDADE...). Assim, vamos inverter o resultado da tabela-verdade. Olha o exemplo:

    • o comum é isso: P ^ Q

    v V v

    v F f

    f F v

    f F f

    • com o NÃO É VERDADE, ficará assim: ~(P ^ Q)

    v F v

    v V f

    f V v

    f V f

    ~: significa "negação"

  • Se você, assim como eu, não entendeu com a excelente ajuda dos colegas aqui do QC, copie a questão no Google e coloque "Tec" na frente; abra o site do Tec Concursos e vá no comentário do professor. Não é pago.

  • Pessoal, o termo "não é verdade que" serve para negar o que vem depois dele...

     

    Oras, depois do "não é verdade que", temos a seguinte proposição:

     

    "Arroz e pão são fontes de proteína"

     

    Notem que ela é uma conjunção e, para melhor entendimento, vamos escrevê-la da seguinte forma:

     

    "Arroz é uma fonte de proteína e pão é uma fonte de proteína"

     

    Então, para negarmos uma conjunção, negamos ambas as partes e trocamos o "e" pelo conectivo "ou"... Então, ficamos com a seguinte negação:

     

    "Arroz não é uma fonte de proteína ou pão não é uma fonte de proteína"

     

    Não temos essa alternativas nas respostas, mas podemos escrever a equivalência da disjunção!... Para fazê-la, procedemos da seguinte forma:

    •  Negamos a primeira parte: Arroz é uma fonte de proteína;
    • Mantemos a segunda parte: pão não é uma fonte de proteína;
    • Trocamos o "ou" pelo conectivo "se ..., então ...";

     

    Então, a equivalência da disjunção é:

     

    "Se arroz é uma fonte de proteína, então pão não é uma fonte de proteína"

     

    Putz!... Ainda não temos essa alternativa nas respostas!... Mas, fazendo a contrapositiva (equivalência da condicional na forma de condicional), teremos:

     

    Obs.: Para a contrapositiva, devemos negar ambas as partes e invertê-las de posição!... Então, a equivalência procurada é:

     

    "Se pão é fonte de proteína, então arroz não é fonte de proteína"

    FONTE:tec concurso,comentário do professor

  • ~(P^Q) = ~Pv~Q = P-> ~Q ( Neyma)

    resposta letra E

  • Vá até o comentário do Reminson ;]

  • A resposta correta seria a letra D), porque vamos pensar um pouco...

    Se eu tiver a seguinte proposição:

    P -> Q = ~Q -> ~P (Contrapositiva) ou ~P v Q.

    Perceba que, pra eu chegar a ~P v Q, tive que negar a primeira, trocar o conector da condicional pela disjunção inclusiva e manter a segunda. Ok, agora vamos para o problema.

    P: Arroz é fonte de proteína.

    Q: Pão é fonte de proteína.

    O problema pede a negação de P^Q, ou seja, ~(P^Q):

    ~P v ~Q é a resposta da negação acima. Assim, observe que temos quase uma equivalência com a condicional de acordo com o que foi explicado no começo. Entretanto, para ~P v ~Q virar uma equivalência com a condicional, tenho que negar o segundo para chegarmos à equivalência explicada lá em cima. Logo, teremos: ~P v Q.

    Se não ~P v Q é uma equivalência da condicional, então eu posso reescrever do seguinte modo: P -> Q.

    P -> Q = ~Q -> ~P (Contrapositiva) ou ~P v Q. (como temos um sinal de igual, significa dizer que o do lado esquerdo é igual ao do lado direito, para um lado chegar ao outro, devemos fazer os devidos reajustes)

    A questão considerou a letra E) como correta, porque, ao chegar a ~(P^Q) = ~P v ~Q, a banca manteve o ~P, manteve o v (ou) e também manteve o ~Q, só que, para chegar a sua equivalência, é necessário negar o ~Q, aí sim teríamos ~P v Q, conforme repetido várias vezes aqui para dar ênfase. Nessa situação, a banca estava indo do lado direito para o lado esquerdo, mas ela não fez isso.

    (lado esquerdo) P -> Q = ~Q -> ~P (Contrapositiva) ou ~P v Q (lado direito)

    Se você quer ir do lado esquerdo para o lado direito, você tem que fazer os devidos ajustes, isto é, ou inverter e negar ou negar o primeiro e trocar o conectivo da condicional pelo v (ou) e manter o Q, o contrário também é verdadeiro.

    Um colega pediu para irmos ao comentário do Remilson, fui lá e li o raciocínio dele, mas a resposta seria: ~Q -> ~P. Isso porque eu fiz o ajuste para chegar a sua equivalência.

    Obs.: A crase será facultativa antes dos pronomes possessivos femininos no singular que não subentendam palavras, porque o artigo é facultativo antes desses pronomes.

  • Pra uma proposição ser equivalente à outra, é necessario que as tabela verdade sejam idênticas. A única alternativa que tem a tabela verdade idêntica a do enunciado é a Letra "B". Pois:

    ~P ^ Q = P ^ Q

  • Vá até o comentário do Reminson

  • pergunta como proposição!!

  • Gente, a questão pede simplesmente a afirmativa que seja a negação de (P^Q), Também se nega conjunção com condicional da seguinte forma: ~(P^Q) = P->(~Q) que também pode ser Q ->(~P) só fazer a tabela-verdade e conferir, não tem erro.


ID
5495590
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No refeitório de uma empresa, há 4 opções de grãos, 3 opções de legumes e 4 opções de verduras. De quantas maneiras uma pessoa pode formar um prato escolhendo uma opção de grão, uma de legume e uma de verdura? 

Alternativas
Comentários
  • 4x3x4=48

  • C4,1 x C 3,1 x C4,1 = 4 x 3 x 4 = 48

    Gab. B


ID
5495593
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Suponha que determinada pessoa esteja fazendo uma dieta na qual deve consumir entre 20 gramas e 40 gramas de fibras diariamente. Em certo dia, ela consumiu 24 gramas de fibras comendo duas maçãs e uma porção de um cereal. Sabe-se que as duas maçãs têm a mesma quantidade de fibras e que cada uma delas tem um décimo da quantidade de fibras da porção do cereal. Qual seria a quantidade de fibras, em gramas, ingerida por essa pessoa se ela tivesse comido uma maçã e meia porção do cereal? 

Alternativas
Comentários
  • Quantidade total de fibras = 24g

    a questão fala que a pessoa comeu 2 maçãs e uma porção de cereral, e a questão complementa falando que uma maçã tem a quantidade equivalente de 1 décimo (1/10) da quantidade fibras que contém na porção de cereal.

    Diante disso, basta montarmos a nossa equação para acharmos o valor que queremos, o valor de fibras na porção de cereal, haja vista que achando este valor, conseguiremos achar a quantidade de fibras presentes na maçã e reponderemos a questão.

    Porção de cereal - X

    Mação - (1/10)x

    A questão fala que são duas maças e uma porção

    2*(1/10)x + x = 24

    2x/10 + x = 24

    3x/10 = 24

    3x = 240

    x = 240/3 = 80

    80 é a quantidade de fibras contida na porção de cereal, mas a questão pede de 1 mação e meia. Então basta substituir.

    (1/10)x = 80/10 = 8 em uma maça; logo somando à sua metade...

    8 + 4 = 12

  • Outra forma de resolver é só pensar o seguinte, a questão fala que 2 porções de maçã e uma porção de cereal equivale a

    24 gramas, correto?

    Então uma porção de maçã + meia porção de cereal equivale a metade de 24=12


ID
5495596
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma reunião do Conselho Regional de Nutricionistas, compareceram 30 nutricionistas especialistas em três áreas. Sabe-se que 15 eram especialistas em nutrição esportiva, 10 eram especialistas em nutrição clínica e 5 eram especialistas nessas duas áreas. Os demais nutricionistas eram especialistas somente em alimentação coletiva. Quantos nutricionistas especialistas em alimentação coletiva compareceram à reunião?  

Alternativas
Comentários
  • Entendi assim: 15 nutrição esportiva, sendo 5 também em nutrição clínica, ficariam 10. Dos 10 que são especialistas em Nutrição Clínica,5 são das duas, ficando 5 sé dessa última. Somaria 10 só de Esportiva + 5 só de Clínica + 5 das duas, totalizando 20.Depois faria 30, que seria o total de nutricionistas que compareceram, menos os 20 identificados, teríamos 10 como resultado dos outros nutricionistas.

    1. Diagrama de Venn: comece subtraindo a interseção, que é "ambas as áreas", pelas áreas relacionadas para descobrir quantos existem especializados em uma só formação. Após, descobrirá quantos faltam
    2. Assim, sabe-se que:
    3. 15 - 5 = 10 apenas esportivos
    4. 10 - 5 = 5 apenas clínicos
    5. 5 em ambas
    6. a soma disso dá 20, logo, o restante é 10. 10 nutricionistas coletivos
  • Entendi da seguinte forma:

    Separei as quantidades de acordo sua área. Observei que já daria o valor total sem incluir o Nutri alim. coletiva.

    Logo peguei o Valor total 30/3= 10. Afinal ele não tinha incluído a 4 área, querendo descobrir ela.

    Assertiva C.


ID
5495599
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Office 365 disponibiliza diversos aplicativos como ferramentas de trabalho para uso pessoal e empresarial. Quanto à sua descrição, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Microsoft OneNote 2010 é um bloco de anotações digital que fornece um local único onde você pode coletar todas as suas anotações e informações, com os benefícios adicionais de recursos avançados de pesquisa para encontrar o que você está procurando rapidamente, além de fáceis de usar blocos de anotações compartilhados.

    GABARITO LETRA “A”

    Fonte: https://support.microsoft.com

  • qual o erro da letra c?

  • Gabarito''A''.

    OneNote agora é gratuito, sem anúncios e com (quase) todos os recursos — só ficam de fora alguns de cunho corporativo, como integração com Outlook e SharePoint, e histórico de versões, que seguem atrelados ao Office 365.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • o one drive não integra o G suite, lá é outro software

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos softwares presentes no pacote office 365.

     

    A)  Correta – O OneNote é um software, incluso na suíte de aplicativos Office 365, utilizado para a criação de anotações digitais.

    B)  Incorreta – “Teams” é um software utilizado para a realização de videoconferências e comunicação por áudios e mensagens. O software do pacote Office 365 utilizado para organizar tarefas e gerenciar e-mails é o Outlook.

    C)  Incorreta – O OneDrive não está incluso no pacote Google Suite.

    D)  Incorreta – O Microsoft Edge, desenvolvido pela Microsoft, é o navegador web padrão do sistema operacional Windows 10.  Além disso, o Edge não está incluso na suíte de aplicativos Office 365.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • A)  Correta – O OneNote é um software, incluso na suíte de aplicativos Office 365, utilizado para a criação de anotações digitais.

    B)  Incorreta – “Teams” é um software utilizado para a realização de videoconferências e comunicação por áudios e mensagens. O software do pacote Office 365 utilizado para organizar tarefas e gerenciar e-mails é o Outlook.

    C)  Incorreta – O OneDrive não está incluso no pacote Google Suite.

    D)  Incorreta – O Microsoft Edge, desenvolvido pela Microsoft, é o navegador web padrão do sistema operacional Windows 10. Além disso, o Edge não está incluso na suíte de aplicativos Office 365.

  • GAB: A

    => Office 365: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher, Access, Skype for Business, Microsoft InfoPath.

    Um dia todos aqueles que riram dos seus sonhos vão contar para os outros como te conheceram.


ID
5495602
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com o crescimento digital e sua aplicação por diversas organizações, está se tornando comum a adoção de serviços prestados pela internet, a conhecida computação em nuvem. A esse respeito, é correto afirmar que os serviços Google Docs e Google Planilhas são considerados 

Alternativas
Comentários
  • SaaSsigla para Software como Serviço, é a camada mais operacional na estratégia de uso da tecnologia em nuvem de uma organização. Ela representa o software hospedado na infraestrutura em nuvem entregue aos usuários finais como um serviço geralmente acessado por meio de um site específico.

  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Exemplos: Google Cloud Platform, Amazon Web Services.

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos e hospedados. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores). Exemplos: Microsoft Azure, Google App Engine.

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Exemplo: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365, One Drive, Google Drive, Dropbox.

    Fonte: Aulas do Prof. Victor Dalton

    Gab. C

  • IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Hardware.

    SaaS = Sou eu --> Usuário final utilizando um "app" já desenvolvido.

    PaaS = Plataforma --> ambiente para trabalho dos desenvolvedores de aplicativos.

  • SaaS é o modelo mais simples de todos, pois abstrai praticamente tudo para o usuário e permite que ele apenas use as funcionalidades de um sistema de modo a cumprir um objetivo muito específico. A facilidade é que dispensa instalação, ambiente para execução, manutenção e upgrades. Da parte do contratante, envolve apenas um cadastro para usar.

    PaaS plataformas como um serviço oferecem um ambiente de desenvolvimento para que o contratante se preocupe em criar suas próprias aplicações. Ou seja, apresentam a infraestrutura, os servidores, ferramentas, bibliotecas e bancos de dados para que as empresas apenas foquem em seus próprios sistemas — os dados e apps são a única responsabilidade do usuário.

    IaaS modelo de infraestrutura como um serviço abstrai os servidores, componentes de armazenamento, o espaço físico e a rede. Contudo, os sistemas operacionais, o banco de dados e os apps são responsabilidade das contratantes. Ou seja, o usuário cuida do middleware e da execução, enquanto as partes mais pesadas referentes aos servidores, processamento e memória ficam por conta do provedor.

    DaaS Desktop como um serviço é uma máquina virtual oferecida na cloud. Esse modelo é essencialmente baseado na ideia de virtualização que apresentei no primeiro tópico: instâncias virtuais criadas a partir de um único hardware. Assim, a empresa contratante dispõe de imagens desktop para uso livre e para criação e administração de seus dados e apps.

    XaaS Para catalogar todas essas siglas que defini e muitas outras que continuam surgindo, existe um termo genérico que capta a essência do que é a computação sob demanda: o XaaS. Basicamente, representa “tudo como um serviço”, ou seja, um modelo que oferece qualquer função ou recurso para uso e pagamento de acordo com a necessidade, de forma escalável, com recursos reforçados de segurança.

  • SaaS – Software as a Service. 

  • GAB-C

    SaaS – Software as a Service.  

    Por fim, o SaaS é bastante recomendado para:

    pequenas empresas, que não podem gastar com a compra de licenças;

    trabalhos que durem apenas um curto período de tempo;

    necessidades de acesso remoto aos aplicativos, como no caso de softwares de CRM ou de gestão de redes sociais.

    VAI COMEÇAR A ESTUDAR OU VAI FICAR ENROLANDO NO TIC-TOC??


ID
5495605
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao utilizar redes públicas, a rede que criptografa o tráfego de internet e disfarça a identidade on-line para proteger o usuário denomina-se  

Alternativas
Comentários
  • VPN significa “Rede privada virtual”, ou seja, “Rede virtual privada”. Conforme o nome indica, é uma rede privada do usuário que dá mais segurança na navegação, já que possui uma criptografia melhor, protegendo seus dados.

  • gab> A

    VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online. ... A criptografia ocorre em tempo real.

  • VPN usa criptografia no nível do protocolo IP por meio do IPSec, criptografando os pacotes IP. Também usa certificados digitais para a autenticação dessa criptografia.

  • Gabarito: A

    VPN --> Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros. (WIKIPEDIA)

    Resumindo: A VPN, dá mais segurança na navegação, protegendo os dados pois tem uma criptografia melhor. Usa certificados digitais para autenticação dessa criptografia.

  • GABARITO - A

    VPN - VPN >>> REDE VIRTUAL PRIVADA construída sob rede pública. (é construída sob rede públicas para minimizar o custo, financeiramente falando)

     

    OBJETIVO DA REDE VPN >>>>> Protejer os dados, através de 3 princípios, mantendo os dados seguros enquanto trafegam pela redeDAR-SE O NOME DE TUNELAMENTO

    Bons Estudos!!!

  • GAB-A

     A VPN, dá mais segurança na navegação, protegendo os dados pois tem uma criptografia melhor.

    VAI COMEÇAR A ESTUDAR, OU VAI FICAR AI DEITADA(O)??


ID
5495608
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A troca de mensagens instantâneas pela internet é a principal funcionalidade do aplicativo 

Alternativas
Comentários
  • O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. O Telegram está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como Aplicação web. Os usuários podem fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, autocolantes e arquivos de qualquer tipo

  • (A) Evernote.

    R.: Falso. Esse software tem a função de gerar "notinhas" de lembrete no dispositivo em uso, como um "post-it" virtual.

    (B) Spotfire.  

    R.: Falso. É uma plataforma de análise.

    (C) LinkedIn.  

    R.: Falso. Rede social profissional voltada para negócios e emprego.

    (D) Telegram.

    R.: Certo. Telegram é um serviço de mensagem instantâneo de plataforma em nuvem.

    (E) Spotify.

    R.: Falso. É um serviço de streaming de músicas.

    ---------------------------------------------

    Gabarito (D)

    --------------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Telegram é para quando o WhatsApp cai
  • Meu sonho uma dessa

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos tipos de softwares, mais especificamente quanto ao software responsável por permitir a troca de mensagens instantâneas.

     

    A)  Incorreta – O “Evernote” é um software utilizado para a criação de notas digitais, bem como organização pessoal através de recursos disponíveis no aplicativo, como, por exemplo, calendários e tarefas.

    B)  Incorreta – “Spotfire” é um software utilizado para a criação de gráficos e relatórios, bem como análise de dados.

    C)  Incorreta – “Linkedln” é uma rede social profissional, onde empresas podem divulgar vagas de trabalho e usuários podem se candidatar a essas vagas ou se comunicar com as empresas em busca de oportunidades.

    D)  Correta – O “Telegram” é um software utilizado para, assim como o “Whatsapp”, realizar a troca de mensagens instantâneas, fazer chamadas de vídeos, enviar arquivos etc.

    E)  Incorreta – “Spotify” é um software de streamings de músicas e podcasts.

     

    Gabarito – Alternativa D.

  • GAB-D

    Telegram.

    A CADA DIA QUE PASSA, VOCÊ FICA MAIS PRÓXIMO DA SUA PROVA!!!

  • Sérgio Moro não curtiu essa questão... kkk

  • Minha contribuição.

    Telegram é um mensageiro russo que se torna mais popular a cada instabilidade no WhatsAppFacebookMessenger e Instagram. Em março de 2019, o app conquistou três milhões de usuários em 24 horas de problema nos aplicativos rivais. O app grátis da Rússia está disponível para celulares AndroidiPhone (iOS) e Windows Phone, além das versões para desktop e web. A segurança é o destaque do serviço, que promete conversas com criptografia de ponta a ponta, além de funções capazes de criar chats secretos – em que é possível enviar mensagens autodestrutivas.

    Fonte: www.techtudo.com.br

    Abraço!!!

  • Moro vendo isso!

  • VK = facebook russo

    Telegram= WhatsApp russo

    =P

  • Melhor mensageiro de todos <3

    Telegram >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> whatsapp

  • O Min. Alexandre de Moraes não acha isso kkkkk

ID
5495611
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cloud computing, ou computação em nuvem, possibilita a entrega de produtos, serviços e soluções empresariais por meio da internet e é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Cloud computing, ou computação em nuvem = uma rede de servidores conectados entre si.

  • A cloud computing, ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos.

    Fonte: https://www.mandic.com.br/cloud/

    Gab. B

  • GAB-B

    uma rede de servidores conectados entre si.

    ESTUDE POR PRAZER, NÃO POR OBRIGAÇÃO!!!

  • uma rede de servidores conectados entre si.

    GAB B

  • Cloud Computing (Computação em Nuvem) ➝ é o conjunto de recursos virtuais (e físicos) facilmente utilizáveis e acessíveis, tais como hardware, plataforma de desenvolvimento, serviços, datacenters e servidores distribuídos em diferentes posições geográficas pelo mundo. 

    • Acessível a qualquer lugar do mundo, bastando apenas um computador (ou smartphone, IPAD, etc) e uma internet;
    • A principal vantagem é a redução de custos operacionais, transferindo a responsabilidade pela manutenção, backup, armazenamento e escalonamento da infraestrutura para uma empresa prestadora de serviço em nuvem;
    • Suas características essenciais são: Serviços mensurados (serviços de nuvem monitoram todos os recursos de tecnologia de modo a otimizá-los da melhor maneira possível e de forma transparente); Elasticidade rápida (capacidade do sistema de nuvem de adicionar ou remover recursos para lidar com a variação de demanda (sazonal, picos de demanda, etc); Amplo acesso à rede (todas as funcionalidades estão disponíveis através da rede e são acessíveis por meio de mecanismos que promovem o uso de plataformas heterogêneas, como smartphones, laptops, tablets, etc); Agrupamento de recursos (coleção de recursos que podem ser utilizados paralelamente pelos usuários com o propósito de maximizar a eficiência de um sistema. Os recursos são gerenciados de maneira mais eficiente e os custos são reduzidos); Autosserviço sob demanda (capacidade de fornecer funcionalidades computacionais de maneira automática, sem que haja a necessidade de o usuário interagir com o provedor de serviço);
    • A Computação em nuvem é multiplataforma;

    Outras questões:

    1. A computação em nuvem fornece apenas serviços para armazenamento de dados. (E)
    2. (PF 2014) Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes. (C)
    3. A computação na nuvem permite ao usuário alocar recursos de forma dinâmica e em tempo real, o que possibilita o ajuste entre a necessidade e os recursos. (C)
    4. O armazenamento de arquivos no modelo de computação em nuvem é um recurso moderno que permite ao usuário acessar conteúdos diversos a partir de qualquer computador com acesso à Internet. (C)
    5. A velocidade de acesso aos dados é a principal vantagem do armazenamento de dados na nuvem. (E)
    6. Os serviços de nuvem permitem que o usuário armazene seus arquivos pessoais, como fotos, músicas e vídeos, gratuitamente na Internet. (C)

    "Quando você conhece a sensação de fracasso, a determinação persegue o sucesso." Kobe Bryant

  • A computação em nuvem é um termo usado para descrever os serviços prestados através de uma rede por um conjunto de servidores remotos. Este resumo “nuvem” de computadores fornece enorme, distribuído de armazenamento e poder de processamento, que pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à Internet executando um navegador da web.

    Fonte: site Full Connect.

  • Osires Augusto, Estude por prazer? kkkkkkk Aiai. Eu estudo porque sou pobre.


ID
5495614
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Resolução CFN nº 600/2018, assinale a alternativa que indica algumas atividades obrigatórias dos nutricionistas na subárea assistência nutricional e dietoterapêutica em ambulatórios e consultórios. 

Alternativas

ID
5495617
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nos termos da Resolução CFN nº 510/2012, quando a pessoa jurídica necessitar participar de licitação na jurisdição do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) em que não desenvolve atividade, 

Alternativas

ID
5495620
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da responsabilidade técnica (RT) do nutricionista, nos termos expressos pela Resolução CFN nº 576/2016, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5495623
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cadastro da atuação de nutricionista como profissional liberal autônomo encontra-se regulamentado pela Resolução CFN nº 670/2018. Com base na resolução em comento, o nutricionista que exercer atividades profissionais como profissional liberal autônomo poderá cadastrar sua atuação  

Alternativas
Comentários
  • Rindo com a letra A kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só em Marte!


ID
5495626
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução CFN nº 600/2018 apresenta os parâmetros numéricos mínimos de referência para atuação do nutricionista quanto à área de nutrição clínica, à subárea assistência nutricional e à dietoterápica em hospitais, clínicas em geral, hospital-dia, unidades de pronto atendimento (UPA) e SPA clínico. No que tange aos hospitais e clínicas em geral, assinale a alternativa correta.  

Alternativas

ID
5495629
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O art. 1º da Resolução CFN nº 576/2016 engloba uma série de definições e conceitos, entre eles o de visita técnica, que é aquela realizada por agente de fiscalização credenciado, 

Alternativas
Comentários
  • A) na jurisdição do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), às pessoas físicas, tendo como objetivo a orientação e a fiscalização profissional por meio de Roteiro de Visita Técnica (RVT) específico primando pelo atendimento nutricional de qualidade.

    Correta.

    B) na jurisdição de cada CRN, às pessoas físicas e jurídicas, tendo como finalidades a orientação e a fiscalização do exercício profissional de nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética; a coleta ou atualização de dados; a identificação de situações que caracterizem infração; e a verificação de fatos apontados em defesa ou recurso, podendo ser demandada de rotina, para diligência e por denúncia. 

    Visita fiscal.

    C) em qualquer jurisdição, às pessoas físicas e jurídicas, tendo como objetivo a orientação e a fiscalização profissional por meio de RVT. 

    Visita técnica - é aquela realizada por agente de fiscalização credenciado, na jurisdição do CRN, às Pessoas Físicas tendo como objetivo a orientação e fiscalização profissional por meio de Roteiro de Visita Técnica (RVT) específico primando pelo atendimento nutricional de qualidade.

    D) em qualquer jurisdição, às pessoas físicas, tendo como finalidades a orientação e a fiscalização do exercício profissional de nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética; a coleta ou atualização de dados; a identificação de situações que caracterizem infração; e a verificação de fatos apontados em defesa ou recurso, podendo ser demandada de rotina, para diligência e por denúncia. 

    Visita fiscal - é aquela realizada por agente de fiscalização credenciado, na jurisdição de cada CRN, às Pessoas Físicas e Jurídicas tendo como finalidades: orientação e fiscalização do exercício profissional de nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética; coleta ou atualização de dados; identificação de situações que caracterize infração; verificação de fatos apontados em defesa ou recurso, podendo ser demandada de rotina, para diligência e por denúncia.

    E) na instância de um serviço realizado por nutricionista habilitado, que abrange o exame e a emissão de parecer acerca de assunto relacionado à área de alimentação e à nutrição humana, com prazo determinado, sem, no entanto, assumir a responsabilidade técnica.

    Consultoria em Nutrição - serviço realizado por Nutricionista habilitado que abrange o exame e emissão de parecer sobre assunto relacionado à área de alimentação e nutrição humana, com prazo determinado, sem, no entanto, assumir a responsabilidade técnica.

    Gabarito: A.


ID
5495632
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em conformidade com o disposto na Resolução CFN nº 466/2010, acerca da inscrição secundária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)A inscrição secundária deve ser renovada a cada seis meses.  

    § 2º A inscrição secundária deverá ser renovada a cada 12 meses, contados a partir de sua concessão, mediante comprovação de que o profissional está em dia com o CRN de origem e, será cancelada, automaticamente, se o interessado não requerer por escrito a sua prorrogação.

    B) O nutricionista com inscrição provisória está impedido de requerer a inscrição secundária. 

    Art. 13. O nutricionista com inscrição provisória poderá requerer inscrição secundária, cuja validade não poderá ultrapassar a da inscrição provisória, sem prejuízo do disposto no parágrafo 2º do artigo antecedente.

    C) O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) que conceder a inscrição secundária detém o direito de cobrança de anuidade.

    Art. 14. Ao CRN que conceder a inscrição secundária não caberá o direito de cobrança de anuidade, devendo esta ser recolhida no CRN onde tenha sido feita a inscrição originária.

    D) O profissional poderá renovar anualmente a inscrição secundária, devendo requerê-la ao CRN até a data limite de quitação da anuidade. 

    Correta.

    E) O profissional inscrito no CRN de determinada região e que pretende exercer atividades na jurisdição de outro CRN, pelo prazo de 45 dias consecutivos no mesmo ano civil, deverá requerer a inscrição secundária.

    Art. 10. O profissional inscrito no CRN de determinada Região e que pretenda exercer atividades na jurisdição de outro CRN, por prazo superior a 90 (noventa) dias consecutivos, ou intercalados no mesmo ano civil, ficará obrigado a requerer sua inscrição secundária.

    Gabarito: D.


ID
5495635
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que a Resolução CFN nº 378/2005 dispõe a respeito do registro e cadastro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O requerimento para registro da pessoa jurídica será dirigido ao vice-presidente dos CRN.

    Art. 5º O requerimento para registro da pessoa jurídica será dirigido ao presidente do CRN, acompanhado dos seguintes documentos [...]

    B) O registro da pessoa jurídica será efetivado após apreciação e deferimento do pedido pelo plenário do CRN.  

    Correta.

    C) No caso de indeferimento de registro, não existe a previsão de interposição de recurso administrativo perante o Conselho Federal de Nutricionistas. 

    Art. 9º No caso de indeferimento do registro caberá pedido de reconsideração ao CRN e, posteriormente, recurso administrativo ao CFN, na forma das normas próprias.

    D) A responsabilidade técnica no campo da alimentação e nutrição humanas pode ser assumida por preposto da pessoa jurídica, ainda que não seja nutricionista.

    45. Responsabilidade Técnica - é a atribuição legal dada ao nutricionista habilitado, após análise do Conselho Regional de Nutricionistas, para o profissional que responde pelas atividades de alimentação e nutrição da pessoa jurídica, em conformidade com as normas de regulação das atividades de alimentação e nutrição.

    E) Dispensa-se, em regra, a apresentação de alvará de funcionamento como requisito para solicitar o registro da pessoa jurídica. 

    Art. 5º O requerimento para registro da pessoa jurídica será dirigido ao presidente do CRN, acompanhado dos seguintes documentos:

    I. cópia do ato constitutivo em vigor, acompanhado das respectivas alterações, com as informações acerca do arquivamento e registro no órgão competente;

    II. indicação do ou dos responsáveis técnicos pelas diversas atividades profissionais;

    III. prova de vínculo com a pessoa jurídica, por meio de documentação hábil, constando relação nominal dos nutricionistas, termo de compromisso do responsável técnico e integrantes do quadro técnico, bem como técnico em nutrição e dietética quando houver;

    IV. termo de compromisso, em impresso próprio, em que o profissional declara assumir a responsabilidade técnica, assinado por este e pelo representante legal da pessoa jurídica;

    V. alvará de funcionamento e localização da empresa;

    VI. alvará de licença sanitária da empresa, quando couber.

    Gabarito: B.


ID
5495638
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nos termos da Lei Federal nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca da Lei no 8.234/1991. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a carteira de identidade profissional, emitida pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas, é instrumento hábil de identificação civil.

    B) ERRADO – a fiscalização do exercício da profissão de nutricionista compete aos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.

    C) ERRADO – a auditoria, a consultoria e a assessoria em nutrição e dietética são atividades privativas dos nutricionistas. 

    D) ERRADO – diplomas de cursos equivalentes à graduação em nutrição expedidos por escolas estrangeiras podem ser revalidados no Brasil.

    E) CERTO – a frase corresponde ao Parágrafo único do artigo 4º da referida lei.

    Gabarito do Professor: LETRA E

ID
5495641
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme o disposto no Decreto Federal nº 84.444/1980, que regulamenta a Lei Federal nº 6.583/1978 e que cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia do aluno conhecimentos acerca do Decreto no 84.444, de 30 de janeiro de 1980. Vamos a análise das alternativas: 

    A) ERRADO – a renda do Conselho Federal será aplicada exclusivamente na organização e funcionamento de serviços úteis à fiscalização do exercício profissional de Nutricionistas ou em atividades culturais destinadas a aprimorar a capacidade técnico-profissional do Nutricionista, bem como em serviços de caráter assistencial.

    B) ERRADO – o pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição constitui condição de legitimidade para o exercício da profissão.

    C) CERTO – os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas têm como órgão deliberativo o Plenário e como órgão administrativo a Diretoria.

    D) ERRADO – qualquer nutricionista regularmente inscrito e com mais de dois anos de exercício poderá ser candidato a membro do CFN.

    E) ERRADO – aos servidores do CFN e dos CRN aplica-se o regime jurídico da consolidação das Leis do Trabalho.

    Gabarito do Professor: LETRA C

ID
5495644
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos diversos deveres descritos no Código de Ética e Conduta do Nutricionista, nos termos da Resolução CFN nº 599/2018, assinale a alternativa que indica um princípio fundamental.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O nutricionista deve se comprometer com o contínuo aprimoramento profissional para a qualificação técnico-científica dos processos de trabalho e das relações interpessoais, visando à promoção da saúde e à alimentação adequada e saudável de indivíduos e coletividades.

  • A) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos e às práticas necessários ao bom andamento do processo de trabalho, bem como incentivar e facilitar que profissionais sob sua orientação e supervisão o façam. 

    Responsabilidades profissionais.

    B) Comprometer-se com o contínuo aprimoramento profissional para a qualificação técnico-científica dos processos de trabalho e das relações interpessoais, visando à promoção da saúde e à alimentação adequada e saudável de indivíduos e coletividades. 

    Correta.

    C) Identificar-se, informando profissão, nome, número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva jurisdição, quando no exercício profissional.

    Responsabilidade profissionais.

    D) Cumprir as atribuições obrigatórias definidas por resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas e das legislações vigentes, em tempo compatível para a execução de tais atividades de forma adequada, digna e justa, ao exercer suas atividades profissionais.  

    Condutas e práticas profissionais.

    E) Adequar condutas e práticas profissionais às necessidades de indivíduos, coletividades e serviços, visando à promoção da saúde e não cedendo a apelos de modismos, a pressões mercadológicas ou midiáticas e a interesses financeiros para si ou terceiros.  

    Condutas e práticas profissionais.

    Gabarito: B.


ID
5495647
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A partir dos avanços da ciência da nutrição, os quais têm propiciado a emergência de áreas de conhecimento específicas para a atuação de nutricionistas, e considerando que cabe ao Sistema Conselho Federal de Nutricionistas e Conselhos Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN) o estímulo da exação no exercício da profissão de nutricionista, zelando pelo prestígio e pelo bom nome dos que a exercem, especialidades em nutrição e seus títulos foram definidos e reconhecidos em resolução específica. Quanto a essa temática, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca de especialidades em nutrição e seus títulos.

    Esse tema é tratado na Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas no 689, de 04 de maio de 2021, que regulamenta o reconhecimento de especialidades em Nutrição e o registro, no âmbito do Sistema CFN/CRN, de títulos de especialista de nutricionistas. Com base nessa Resolução, vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – os critérios para o reconhecimento de especialidades em Nutrição são: (I) constituir complexidade e acúmulo de conhecimentos técnicos-científicos específicos que aprofunde competências de uma área da Nutrição; (II) ter relevância epidemiológica e social; (III) representar o núcleo de conhecimentos de atuação de nutricionista.

    B) ERRADO – a comprovação da aptidão de nutricionista em especialidades em Nutrição reconhecidas pelo CFN está condicionada à obtenção de título de especialista, emitido pela Asbran ou por outras entidades, mediante validação e chancela prévia do respectivo edital de título pelo CFN e pela Asbran, conforme processos de avaliação devidamente descritos nos respectivos editais.

    C) ERRADO – qualquer nutricionista que tenha pelo menos três anos de inscrição ativa em CRN, ou pelo menos dois anos de inscrição ativa em CRN e, adicionalmente certificado de residência na área da especialidade pode requerer título de especialista em Nutrição.

    D) CERTO – o CFN e a Asbran podem, conjuntamente, validar e chancelar os editais de títulos de especialista em Nutrição emitidos por outras entidades. 

    E) ERRADO – antes de conceder o registro, o CRN deve verificar a autenticidade do título junto à instituição expedidora.

    Gabarito do Professor: LETRA D
  • A despeito da questão não citar, trata-se da resolução CFN nº 689:

    A) Para ser reconhecida como especialidade em nutrição, é critério que exista relevância epidemiológica, social e clínica. 

    § 2º São critérios para o reconhecimento de especialidades em Nutrição:

    I. constituir complexidade e acúmulo de conhecimentos técnico-científicos específicos que aprofunde competências de uma área da Nutrição;

    II. ter relevância epidemiológica e social; e

     III. representar o núcleo de conhecimentos de atuação de nutricionista.

    B) Aquele nutricionista que obtiver certificado nos cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização poderá pleitear título de especialista, logo, o certificado de especialista.

    Considerando:

    - que os certificados obtidos em cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização não equivalem a certificados de especialidade [...]

    C) Qualquer nutricionista que tenha pelo menos três anos de inscrição ativa em CRN poderá requerer título de especialista em nutrição clínica em terapia intensiva, mas não em terapia de nutrição enteral e parenteral. 

    § 1º A obtenção de título de especialista em Nutrição está condicionada a:

     I. ser nutricionista com, pelo menos, três anos de inscrição ativa em CRN, exceto para nutricionista com, pelo menos, dois anos de inscrição ativa em CRN e portador de certificado de residência na área da especialidade; e

     II. atender aos requisitos estabelecidos no respectivo edital.

    D) Outras entidades, que não a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), podem emitir título de especialista, contudo estarão sujeitas à validação e ao chancelamento do edital pela Asbran em parceria com o CFN.

    Correta.

    E) Após solicitação de título de especialista ao CRN, é dispensável a verificação prévia por este da autenticidade do título junto à instituição expedidora.

    § 2º O CRN, antes de conceder o registro, deve verificar a autenticidade do título junto à instituição expedidora.

    Gabarito: D.


ID
5495650
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução CFN nº 663/2020 dispõe a respeito da definição das atribuições do nutricionista em unidades de terapia intensiva (UTI). De acordo com essa resolução, assinale a alternativa que apresenta atividades obrigatórias desse profissional. 

Alternativas
Comentários
  • A) Realizar triagem de risco nutricional e elaborar diagnóstico nutricional; prescrever a dieta, o que inclui a terapia nutricional enteral e oral; registrar, diariamente, a prescrição dietética e a evolução nutricional em prontuário, entre outras ações.  

    Correta.

    B) Realizar triagem de risco nutricional e elaborar diagnóstico nutricional; prescrever a dieta, o que inclui a terapia nutricional enteral e oral; e solicitar exames para o devido acompanhamento da terapia nutricional preconizada.  

    Art. 3º Para realizar as atribuições de Nutrição Clínica em Unidades de Terapia Intensiva, ficam definidas como atividades complementares de Nutricionista:

     I. solicitar exames laboratoriais necessários e/ou complementares ao acompanhamento dietoterápico, de acordo com os protocolos preestabelecidos pela equipe de Nutricionistas;

    C) Avaliar o estado nutricional; participar das visitas/rounds multiprofissionais diários de discussão de casos clínicos; e colaborar com a elaboração do plano terapêutico do paciente, conforme a rotina da UTI.

    IVavaliar a terapia nutricional parenteral qualitativa e quantitativamente para adequação às necessidades nutricionais e à condição clínica atual do paciente;

    D) Elaborar relatórios técnicos de não conformidades, impeditivas da boa prática profissional e que coloquem em risco a saúde humana, encaminhando-os ao superior hierárquico e a autoridades competentes, quando couber; e participar e promover atividades e projetos de ensino e pesquisa, garantindo o aprimoramento do serviço e a educação continuada. 

    Art. 3º Para realizar as atribuições de Nutrição Clínica em Unidades de Terapia Intensiva, ficam definidas como atividades complementares de Nutricionista:

    VIII. participar e promover atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão para colaboradores, estudantes, comunidade e profissionais em formação/treinamento da instituição hospitalar.

    E) Colaborar com o desenvolvimento das ações de humanização na assistência em terapia intensiva.  

    Art. 3º Para realizar as atribuições de Nutrição Clínica em Unidades de Terapia Intensiva, ficam definidas como atividades complementares de Nutricionista:

    VII. colaborar com o desenvolvimento das ações de humanização na assistência prestada em Terapia Intensiva.

    Gabarito: A.


ID
5495653
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição

A Lei Orgânica da Saúde estabelece a forma como o sistema público de saúde se organiza de modo a tratar não apenas da atenção à doença, como também da garantia de boas condições de vida à população. Com base nessa disposição legal, assinale a alternativa correta.  

Alternativas

ID
5495656
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição

A Lei Orgânica de Saúde determina que a saúde consiste em um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Acerca dessa temática, no âmbito da alimentação e nutrição, é correto afirmar que compete às diferentes direções do Sistema Único de Saúde 

Alternativas

ID
5495659
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), Lei nº 11.346/2006 estabelece que o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações no intuito de assegurar  

Alternativas

ID
5495662
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), Lei nº 11.346/2006, representa a consagração de uma concepção abrangente e intersetorial da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), bem como dos princípios que a orientam e criam as condições para a formulação da Política e do Plano Nacional referentes a essa área. Acerca da referida lei, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana, estando esse direito garantido apenas na Losan, não havendo citação na Constituição Federal.

    Art. 2º A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

    B) A SAN é embasada nas práticas alimentares promotoras da saúde e consiste em uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e na periodicidade definida pelos órgãos de segurança alimentar e nutricional dos municípios.

    Art. 3º A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

    C) A soberania alimentar estabelece que cada país tem o direito de definir as próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda a população.

    Correta.

    D) Os órgãos dos três níveis de governo e as organizações de sociedades privadas irão atuar conjuntamente, por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), na formulação e na implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da SAN, não havendo participação da sociedade civil. 

    III – participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo.

    E) A realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional faz parte do Sisan e é garantida em lei, que ainda prevê que, no evento, se defina o órgão que fará a avaliação oficial do Sisan.  

    I – a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar, bem como pela avaliação do SISAN.

    Gabarito: C.


ID
5495665
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando a Portaria Interministerial nº 1.010/2006, acerca das diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Instituir as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

    Referência: portaria nº 1010/2006


ID
5495668
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 2006, os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas em âmbito nacional, considerando a  

Alternativas
Comentários
  • As diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional, foram instituídas pela Portaria Interministerial no 1.010, de 8 de maio de 2006. 

    O objetivo das diretrizes é favorecer o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar. Os seguintes aspectos foram considerados para a elaboração das diretrizes:

    - a dupla carga de doenças a que estão submetidos os países onde a desigualdade social continua a gerar desnutrição entre crianças e adultos, agravando assim o quadro de prevalência de doenças infecciosas;

    - a mudança no perfil epidemiológico da população brasileira com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no excesso de peso e obesidade, assumindo proporções alarmantes, especialmente entre crianças e adolescentes;

    - as doenças crônicas não transmissíveis são passíveis de serem prevenidas, a partir de mudanças nos padrões de alimentação, tabagismo e atividade física;

    - no padrão alimentar do brasileiro encontra-se a predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura animal e reduzida em carboidratos complexos e fibras;

    - as recomendações da Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à necessidade de fomentar mudanças socioambientais, em nível coletivo, para favorecer as escolhas saudáveis no nível individual;

    - as ações de Promoção da Saúde estruturadas no âmbito do Ministério da Saúde ratificam o compromisso brasileiro com as diretrizes da Estratégia Global;

    - a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) insere-se na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada e que entre suas diretrizes destacam-se a promoção da alimentação saudável, no contexto de modos de vida saudáveis e o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população brasileira;

    - a recomendação da Estratégia Global para a Segurança dos Alimentos da OMS, para que a inocuidade de alimentos seja inserida como uma prioridade na agenda da saúde pública, destacando as crianças e jovens como os grupos de maior risco;

    - os objetivos e dimensões do Programa Nacional de Alimentação Escolar ao priorizar o respeito aos hábitos alimentares regionais e à vocação agrícola do município, por meio do fomento ao desenvolvimento da economia local;

    - os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam sobre a necessidade de que as concepções sobre saúde ou sobre o que é saudável, valorização de hábitos e estilos de vida, atitudes perante as diferentes questões relativas à saúde perpassem todas as áreas de estudo, possam processar-se regularmente e de modo contextualizado no cotidiano da experiência escolar;

    - o grande desafio de incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania;

    - o caráter intersetorial da promoção da saúde e a importância assumida pelo setor Educação com os esforços de mudanças das condições educacionais e sociais que podem afetar o risco à saúde de crianças e jovens;

    - a responsabilidade compartilhada entre sociedade, setor produtivo e setor público é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objetivo central a promoção da saúde e a prevenção das doenças;

    - a alimentação não se reduz à questão puramente nutricional, mas é um ato social, inserido em um contexto cultural; e

    - a alimentação no ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, devendo estar inserida no contexto curricular.

    Portanto, dentre as opções da questão, a LETRA D é a que corresponde a um aspecto considerado para a elaboração das diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas.

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5495671
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O desenvolvimento e a aplicação de programas contínuos de promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolas, bem como o monitoramento da situação nutricional dos estudantes, são 

Alternativas
Comentários
  • B- ações que visam alcançar uma alimentação saudável no ambiente escolar e estão previstas em portarias que fomentam a Promoção da Alimentação Saudável em âmbito nacional.


ID
5495674
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que tange à Portaria MS nº 1.428/1993, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Nossa, pegadinha hein!

  • Aprova as diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos


ID
5495677
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme definido na Portaria MS nº 1.428/1993, as Boas Práticas referem-se às normas de procedimentos para atingir determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e (ou) de um serviço na área de alimentos. No que tange a esse assunto, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • quem ficar com preguiça de ler, vai errar rsrss

  • Gabarito E.

    Boas Práticas são normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou de um serviço na área de alimentos, cuja eficácia e efetividade deve ser avaliada através da inspeção e/ou da investigação. Aqui incluem-se também produtos tais como: as bebidas, aditivos, embalagens, utensílios e materiais em contato com alimentos.

    II - ABRANGÊNCIA

    - Esta norma se aplica a todos os estabelecimentos produtores e/ou prestadores de serviços na área de alimentos. (Portaria 1428/1993)


ID
5495680
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às diretrizes que norteiam as Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na área de alimentos, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • Para que o responsável técnico possa exercer a sua função, ele deve contar com autoridade e competência para elaborar as Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Prestação de Serviços na área de alimentos.


ID
5495683
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução Anvisa da Diretoria Colegiada (RDC) º 275/2002 dispõe a respeito do Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos Estabelecimentos Produtores e (ou) Industrializadores de Alimentos e quanto à Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores e (ou) Industrializadores de Alimentos. De acordo com essa RDC, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5495686
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para a aplicação da Resolução Anvisa da Diretoria Colegiada (RDC) no 275/2002, estão contemplados os estabelecimentos processadores e (ou) industrializadores que realizem as atividades de 

Alternativas
Comentários
  • Aplica-se aos estabelecimentos processadores/industrializadores nos quais sejam realizadas algumas das seguintes atividades: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos industrializados.


ID
5495689
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Resolução Anvisa da Diretoria Colegiada (RDC) nº 275/2002, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • POP Procedimento Operacional Padrão é um documento que podemos resumir por um grupo de instruções e descrições de atividades que documentam uma rotina, um passo a passo ou atividade do dia a dia, pertinente à uma empresa

    O Manual de Boas Práticas de Fabricação é definido como documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da higiene e da saúde dos manipuladores e o controle e a garantia de qualidade do produto final. 

  • A letra E esta incorreta pq a Resolução em questão seria a 63/2002 que aborda o tema.

  • A EMTN é constituída obrigatoriamente por pelo menos um profissional de cada categoria, com treinamento específico para esta atividade: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda conter profissionais de outras categorias. Trata-se, no caso, de determinação do âmbito da segurança da assistência à saúde e, por isso mesmo, pertinente a qualquer espaço de atendimento (domiciliar, hospitalar, ambulatorial) ou regime de financiamento (público, privado, filantrópico).

  • Essa regulamentação é regida pelas portarias nº 272 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Parenteral) e nº 337 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Enteral), além da RDC ANVISA nº63/2002.


ID
5495692
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Resolução Anvisa RDC nº 216/2004, assinale a alternativa correspondente ao procedimento adotado com o objetivo de prevenção, redução a nível aceitável ou eliminação de um agente físico, químico ou biológico que comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.  

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a RDC 216/2004 , o procedimento adotado com o objetivo de prevenir, reduzir a um nível aceitável ou eliminar um agente físico, químico ou biológico que comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

  • D) É UM PRICÍPIO DO APPCC.

    MEDIDA DE CONTROLE

  • RDC 216/2004 item 2.12


ID
5495695
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas por alimentos e (ou) água contaminados. Com base na Resolução Anvisa RDC n° 216/2004, concernente às Boas Práticas de Fabricação para Serviços de Alimentação, quanto ao abastecimento de água, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • 4.4 ABASTECIMENTO DE ÁGUA

    4.4.1 Deve ser utilizada somente água potável para manipulação de alimentos. Quando utilizada solução alternativa de abastecimento de água, a potabilidade deve ser atestada semestralmente mediante laudos laboratoriais, sem prejuízo de outras exigências previstas em legislação específica.

    4.4.2 O gelo para utilização em alimentos deve ser fabricado a partir de água potável, mantido em condição higiênico-sanitária que evite sua contaminação.

    4.4.3 O vapor, quando utilizado em contato direto com alimentos ou com superfícies que entrem em contato com alimentos, deve ser produzido a partir de água potável e não pode representar fonte de contaminação.

    4.4.4 O reservatório de água deve ser edificado e ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade da água, conforme legislação específica. Deve estar livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações, descascamentos dentre outros defeitos e em

    adequado estado de higiene e conservação, devendo estar devidamente tampado. O reservatório de água deve ser higienizado, em um

    intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros da operação

  • O reservatório de água deve ser higienizado em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros mensais da operação.  (o erro foi o acréscimo do palavra mensais).

  • A) O uso de fonte alternativa de abastecimento de água é possível, desde que a potabilidade seja atestada semestralmente mediante laudos laboratoriais, sem prejuízo de outras exigências previstas em legislação específica. 

    Correta.

    B) Somente água filtrada deve ser utilizada para a manipulação de alimentos. 

    4.4.1 Deve ser utilizada somente água potável para manipulação de alimentos. Quando utilizada solução alternativa de abastecimento de água, a potabilidade deve ser atestada semestralmente mediante laudos laboratoriais, sem prejuízo de outras exigências previstas em legislação específica. 

    C) O gelo para utilização em alimentos deve ser fabricado exclusivamente nas dependências da unidade de alimentação e nutrição e mantido em condição higiênico-sanitária segura. 

    4.4.2 O gelo para utilização em alimentos deve ser fabricado a partir de água potável, mantido em condição higiênico-sanitária que evite sua contaminação. 

    D) O reservatório de água deve ser higienizado em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros mensais da operação.  

    4.4.4 O reservatório de água deve ser edificado e ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade da água, conforme legislação específica. Deve estar livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações, descascamentos dentre outros defeitos e em adequado estado de higiene e conservação, devendo estar devidamente tampado. O reservatório de água deve ser higienizado, em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros da operação. 

    E) A guarda de amostra da água dos balcões de distribuição de refeições é obrigatória, sendo de no mínimo, 100 mL, mantidas sob refrigeração por 48 horas. 

    Não consta nada disso na RDC 216.

    Gabarito: A.


ID
5495698
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme a Resolução RDC nº 216/2004 (Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as Boas Práticas para Serviços de Alimentação determinam 

Alternativas
Comentários
  •  A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos.

  • Gabarito E

    Item D: errado.

    As caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizadas fora da área de preparação e armazenamento de alimentos e apresentar adequado estado de conservação e funcionamento. (RDC 216, 2004)

  • A) obrigatoriedade de lavatórios com sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete neutro e álcool em gel a 70%, com toalhas em tecido claro trocadas uma vez ao dia ou sempre que necessário. 

    4.1.13 As instalações sanitárias devem possuir lavatórios e estar supridas de produtos destinados à higiene pessoal tais como papel higiênico, sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e produto anti-séptico e toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos.

    B) uso de lavatórios compartilhados para a higiene das mãos e de alimentos, quando não houver espaço físico para a instalação de pias exclusivas, na área de manipulação, com horários programados para as atividades.

    4.1.14 Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente de modo a atender toda a área de preparação.

    C) comunicação direta de vestiários com a área de preparação e armazenamento de alimentos, favorecendo a higiene do manipulador.

    4.1.12 As instalações sanitárias e os vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparação e armazenamento de alimentos ou refeitórios, devendo ser mantidos organizados e em adequado estado de conservação.

    D) caixas de gordura e de esgoto com dimensões compatíveis com o volume de resíduos e localizadas abaixo das pias das áreas de preparação.  

    4.1.6 As caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizadas fora da área de preparação e armazenamento de alimentos e apresentar adequado estado de conservação e funcionamento. 

    E) acesso às instalações controlado e independente, não comum a outros usos. 

    Correta.

    Gabarito: E.


ID
5495701
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo o disposto no parágrafo 3 da Portaria Interministerial nº 66/2006, referente aos parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador, os valores diários de referência para fibra e sódio são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • Valor Energético Total l 2000 calorias CARBOIDRATO 55 -75% PROTEÍNA 10-15% GORDURA TOTAL 15-30% GORDURA SATURADA < 10% FIBRA > 25 g SÓDIO ≤ 2400mg


ID
5495704
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Portaria Interministerial nº 66/2006 dispõe que as pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores. Com base nisso, é correto afirmar que compete às empresas participantes, mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, nos termos da lei 

Alternativas
Comentários
  • Erros das alternativas A e B:

    alterar os índices de NdPCal e percentuais de macro e micronutrientes, sódio e gorduras saturadas, justificando a necessidade da clientela.

    oferecer, nos cardápios, duas porções (1 porção ) de frutas e uma porção de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia). 

    (1 porção de frutas nas refeições menores)

  • A) NDPCal e % de macros/micros poderão deixar de obedecer aos parÂmetros da 66/2006, SE o empregado recebe gêneros alimentícios como benefício ADICIONAL no PAT, exceto % de gord saturada (< 10%) e sódio (2400mg).

    B) correta

    C) 1 porção de fruta em refeições menores (desjejum e lanche) e maiores (almoço, jantar, ceia); 1 porção de legume ou verdura em refeições maiores (almoço, jantar e ceia)

    D) RT no PAT = nutricionista.

    Atenção: o cálculo do VET poderá ser alterado em vrtude de exigências laborais, em benefício da saúde do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional.... Mas os % dos macros só poderão deixar de obedecer à norma no caso do comentário da letra A ou entende-se que o "cálculo do VET" tb pode alterar esses percentuais ?????


ID
5495707
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Certas recomendações para a proteção e a promoção da saúde e do bem-estar são universais. Em conformidade com o Guia Alimentar para a População Brasileira, em relação às orientações para a população, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) Óleos, gorduras, sal e açúcar podem ser utilizados em pequenas quantidades, contribuindo para diversificar e tornar a alimentação mais saborosa e nutricionalmente balanceada. 

    Correta.

    B) O consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, para praticantes de exercícios físicos, deve ser acrescido de suplementos, por causa do baixo aporto energético e de micronutrientes, que não atendem aos requisitos de uma alimentação balanceada. 

    [...]  explica por que a suplementação medicamentosa de nutrientes não reproduz os mesmos benefícios da alimentação e defende a necessidade de um novo enfoque para a formulação de guias alimentares que privilegie alimentos intactos ou minimamente processados e que desencoraje o consumo de produtos altamente processados.

    C) Alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados e salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo, devem ser proibidos, uma vez que o consumo excessivo de calorias afeta de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente. 

    Isso é um extrapolação, pois não se fala em excluir e sim evitar.

    A regra que facilita a observação das quatro recomendações gerais feitas neste capítulo é simples como devem ser as regras de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

    D) Sempre que possível, recomenda-se a retirada de leites de origem animal da alimentação de adultos, substituindo-os por leites vegetais ou isentos de lactose, em razão do aumento de intolerâncias e alergias alimentares na população brasileira.  

    Pelo contrário, existe a recomendação para consumo do alimento. Inclusive, eles ressaltam os benefícios do alimento:

    Leite e iogurtes naturais são ricos em proteínas, em algumas vitaminas (em especial, a vitamina A) e, principalmente, em cálcio. Quando na forma integral, são também ricos em gorduras, em particular em gorduras não saudáveis (gorduras saturadas). Versões sem gordura ou com menos gordura (desnatadas ou semidesnatadas) podem ser mais adequadas para os adultos. 

    E) Para a alimentação fora dos domicílios, é recomendável optar por fast foods graças ao rígidos critérios higiênico-sanitários que evitam contaminação física, química e biológica e, por conseguinte, doenças transmitidas por alimentos. 

    Se você come fora de casa, excelentes alternativas às redes de fast food são os restaurantes e bares que oferecem grande variedade de preparações culinárias, muitas vezes no sistema de pagamento por quantidade consumida (comida a quilo). 

    Gabarito: A.


ID
5495710
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução FNDE nº 06/2020 dispõe a respeito do atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No que tange aos cardápios elaborados pelo responsável técnico, nos termos da lei, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A- Art. 18 § 6º  Legumes e verduras em conserva são permitidos desde que, no máximo, uma vezes por mês. 

    B-  Art. 17 §1º Os cardápios devem ser adaptados para atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.

    C- Art. 17 § 5ºA porção ofertada deve ser diferenciada por faixa etária dos estudantes, conforme suas necessidades nutricionais diárias

    D- Art. 18 § 3º As bebidas à base de frutas não substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura.

    E- CORRETO


ID
5495713
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O participante do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, é o (a) 

Alternativas
Comentários
  • Conselhos de Alimentação Escolar - CAE, órgãos colegiados de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento...

    Fonte: Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.


ID
5495716
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os repasses financeiros para as escolas beneficiadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) deverão ser utilizados para “a contratação de mão de obra para realização de reparos e (ou) pequenas ampliações, e cobertura de outras despesas, que favoreçam a manutenção, conservação e melhoria de suas instalações, bem como na aquisição de mobiliário escolar e na concretização de outras ações que concorram para a elevação do desempenho escolar”. Para o cumprimento dessas finalidades, qual é a data limite de utilização dos recursos financeiros? 

Alternativas
Comentários
  • 31 de dezembro do ano seguinte ao repasse 


ID
5495719
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução RDC nº 503/2021 dispõe acerca dos requisitos mínimos exigidos para a terapia de nutrição enteral (TNE). A respeito das competências do nutricionista na equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN), assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA ITEM D

    A - Acredito que seja função do enfermeiro (não tô lembrado);

    B - Função do enfo;

    C - Função do farmacêutico;

    E - Função do médico.

  • A) Detectar, registrar e comunicar à EMTN e (ou) ao médico responsável pelo paciente as intercorrências de qualquer ordem técnica e (ou) administrativa.

    Art. 74. Compete ao enfermeiro:

    X - detectar, registrar e comunicar à EMTN e ou o médico responsável pelo paciente, as intercorrências de qualquer ordem técnica e ou administrativa.

    B) Proceder ou assegurar a colocação da sonda oro/nasogástrica ou transpilórica.

    Art. 74. Compete ao enfermeiro:

    IV - proceder ou assegurar a colocação da sonda oro/nasogástrica ou transpilórica.

    C) Avaliar a formulação das prescrições médicas e dietéticas quanto à compatibilidade físico-química droga-nutriente e nutriente-nutriente.

    Art. 75. Compete ao farmacêutico:

    V - avaliar a formulação das prescrições médicas e dietéticas quanto à compatibilidade físico-química droga-nutriente e nutriente-nutriente.

    D) Qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos insumos e da nutrição enteral (NE) industrializada seja acompanhada do certificado de análise emitido pelo fabricante. 

    Correta.

    E) Indicar e prescrever TNE. 

    Art. 72. Compete ao médico:

    I - indicar e prescrever a TNE.

    Gabarito: D.


ID
5495722
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São candidatos à terapia nutrição enteral (TNE) os pacientes que não satisfazem suas necessidades nutricionais com a alimentação convencional, mas que possuam a função do trato intestinal parcial ou totalmente íntegra. Com relação à TNE, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • A) A indicação da TNE deve ser precedida da avaliação nutricional do paciente, que deve ser repetida, no máximo, a cada 15 dias. 

    Art. 22. A indicação da TNE deve ser precedida da avaliação nutricional do paciente que deve ser repetida, no máximo, a cada 10 (dez) dias.

    B) A TNE não pode substituir definitivamente a nutrição oral.

    Art. 27 - § 3º Em casos excepcionais a TNE pode substituir definitivamente a nutrição oral.

    C) O objetivo da TNE, em curto prazo, é a manutenção do estado nutricional normal e a reabilitação do paciente em termos de recuperação física e social.  

    Art. 27. TNE deve atender a objetivos de curto e longo prazos.

    § 1º Entende-se como curto prazo a interrupção ou redução da progressão das doenças, a cicatrização das feridas, a passagem para nutrição normal e a melhora do estado de desnutrição.

    § 2º Entende-se por longo prazo a manutenção do estado nutricional normal e a reabilitação do paciente em termos de recuperação física e social

    D) O preparo e o fracionamento das dosagens são de responsabilidade do nutricionista.

    Art. 28. O nutricionista é responsável pela supervisão da preparação da NE.

    Art. 32. A avaliação da prescrição dietética da NE quanto à sua adequação, concentração e compatibilidade físico-química de seus componentes e dosagem de administração, deve ser realizada pelo nutricionista antes do início da manipulação, compartilhada com o farmacêutico quando se fizer necessário.

    Art. 73. Compete ao nutricionista:

    III - formular a NE estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento segundo horários e formas de apresentação;

    E) Qualquer alteração na prescrição dietética deve ser discutida com o nutricionista responsável por esta, que se reportará ao médico sempre que envolver a prescrição médica. 

    Correta.

    Gabarito: E.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional enteral (TNE).

    Uma nova resolução proposta pelo Ministério da Saúde entrou em vigor em 1º de julho de 2021. A RDC no503, de 27 de maio de 2021, dispõe sobre os requisitos mínimos exigidos para a TNE, aplicados para unidades hospitalares ou empresas públicas ou privadas capacitadas para oferecer bens e/ou serviços em terapia nutricional. De acordo com essa resolução, vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a indicação da TNE deve ser precedida da avaliação nutricional do paciente, que deve ser repetida, no máximo, a cada 10 dias.

    B) ERRADO – em casos excepcionais a TNE pode substituir definitivamente a nutrição oral

    C) ERRADO – a TNE deve atender a objetivos de curto e longo prazos. A curto prazo, o objetivo da TNE é a interrupção ou redução da progressão das doenças, a cicatrização das feridas, a passagem para a nutrição oral e a melhora do estado de desnutrição. A longo prazo, o objetivo da TNE é a manutenção do estado nutricional normal e a reabilitação do paciente em termos de recuperação física e social.  

    D) ERRADO – o nutricionista é responsável pela supervisão da preparação da nutrição enteral. 

    E) CERTO – o médico é responsável pela prescrição médica e o nutricionista é responsável pela prescrição dietética da TNE.

    Gabarito do Professor: LETRA E.



ID
5495725
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito da Resolução CFN nº 596/2017 do Conselho Federal de Nutricionistas, que dispõe acerca dos procedimentos de fiscalização e dos processos de infração movidos contra pessoas físicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 9° O exercício de atividades privativas de Nutricionista por pessoa física sem habilitação legal é considerado infração penal


ID
5495728
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere à Resolução CFN nº 597/2017 do Conselho Federal de Nutricionistas, que dispõe a respeito dos procedimentos de fiscalização e dos processos de infração movidos contra pessoas jurídicas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 4° Para fins de autuação, relativa à pessoa jurídica, consideram-se infrações as seguintes ocorrências:

    I. pessoa jurídica com atividade ou objeto social na área de alimentação e nutrição humana, sem registro no CRN da jurisdição;

    II. inexistência de Nutricionista;


ID
5495731
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução CFN nº 527/2013 dispõe quanto à Política Nacional de Fiscalização (PNF), bem como à estrutura, ao funcionamento e às atribuições dos setores de fiscalização no âmbito do Sistema Conselho Federal de Nutricionistas e Conselhos Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN). Além disso, aprova a Política Nacional de Fiscalização implementada e executada em anexo da resolução. Tendo em vista o texto dessa resolução, assinale a alternativa correta. 

Alternativas