SóProvas



Prova IBFC - 2018 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Sociólogo


ID
3038665
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


      No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

  1. (DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem
  2. e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

Ao afirmar ‘No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”’, para a sustentação da sua tese o autor faz uso de duas estratégias argumentativas que podem ser identificadas como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Generaliza ---> NO BRASIL (TODO O PAÍS), entre o pode e o não pode.

    Emissor no discurso ---> (NÓS) ENCONTRAMOS um jeito.

    Compreendi dessa forma.

  • Generalização de algo que pode e algo que não pode, sem especificar e inclusão do emissor ao dizer "encontramos um jeito".

  • No Brasil{TODOS OS BRASILEIROS-generalização }, entre o “pode” e o “não pode”, {encontramos-inclusão do emissor} um “jeito”’,

  • A própria questão dá a reposta, veja:

    Ao afirmar ‘No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos - ( nós encontramos) - o próprio autor se inclui na frase - um “jeito”’

    Gabarito: C

    Bons Estudos!

  • Questão muito boa!

  • Analisei dessa forma:

    No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses (GENERALIZAÇÃO), criando uma relação aceitável entre o solicitante...(INCLUSÃO DO EMISSOR)

  • APENAS 25% ACERTA ESSA QUESTÃO!

  • Gente, existe referencial bibliográfico pra isso? Porque nos livros de Língua Portuguesa que consulto não consta nenhuma estratégia argumentativa chamada "generalização" ou "inclusão do emissor no discurso". De onde isso saiu?


ID
3038689
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


      No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

  1. (DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem
  2. e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

No início do texto, o emprego da vírgula que segue a expressão “No Brasil” deve ser justificado por tratar-se de:

Alternativas
Comentários
  • Um adjunto adverbial deslocado da ordem direta. No entanto, esta virgula é facultativa, pois é considerada de pequena extensão.

  • GABARITO: LETRA D

    →  No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. 

    → adjunto adverbial de lugar deslocado de curta extensão, vírgula facultativa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GABARITO: D

    Importante saber quais são as finalidades da vírgula e quando são utilizadas.

    Usa-se vírgula para:

    Separar termos que possuem a mesma função sintática no período;

    Isolar o vocativo;

    Isolar um aposto explicativo;

    Isolar termos antecipados (complementos, adjuntos, predicativos);

    Separar expressões explicativas, conjunções e conectivos;

    Separar os nomes dos locais de datas;

    Isolar orações adjetivas explicativas;

    Separar termos de uma enumeração;

    Separar orações coordenadas;

    Omitir um termo;

    Separar termos de natureza adverbial deslocado na sentença.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • adj adv... com virgula facultativa

  • Interessante destacar que a vírgula é facultativa quando o adjunto adverbial for de pequena extensão, ou seja, possua até três palavras.

  • O termo “No Brasil” expressa ideia de lugar, portanto se trata de função adverbial. Trata-se, portanto, de um adjunto adverbial de lugar deslocado da ordem direta. Daí a justificativa para emprego da vírgula. Vale ressaltar que, como se trata de um adjunto adverbial de pequena extensão (até duas palavras), é possível omitir as vírgulas.

    Resposta: D

  • No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”

    Agora vamos colocar a frase na ordem direta fazendo a seguinte pergunta ao verbo:

    O que encontramos? Um jeito entre o pode e não pode (descobrimos o sujeito)

    Onde encontramos? No Brasil ( descobrimos um adj adv de lugar)

    Conforme já foi citado nos comentários, a virgula após a palavra Brasil é facultativa por se tratar de um adj adv deslocado de pequena extensão.

    Gabarito: D


ID
3328774
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

Ao estabelecer uma distinção entre o “Jeitinho” e o “Você sabe com quem está falando?”, o autor mostra que, em sua opinião, ambos são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputao outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa

    → ou seja, estratégias distintas de driblar uma situação, de contorná-la.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3328777
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.”


Em períodos mais longos, deve-se reforçar o cuidado para a análise de suas partes. Nesse sentido, percebe-se que a segunda oração é subordinada à primeira e deve ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.”

    A conjunção integrante que introduz uma oração subordinada substantiva predicativa exercendo a função sintática de predicativo do sujeito da oração principal.

    GABARITO. A

  • GABARITO: LETRA A

    → “A verdade é que a invocação da relação pessoal"

    → a verdade é ISSO (verbo de ligação e a conjunção integrante "que" dá início a uma oração subordinada predicativa nominal).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • INTEGRANTES: QUE, SE quando introduzirem oraçoês subordinadas substantivas

  • Dois pontos para matar esta questão:

    1º para descobrir se uma oração é subordinada trocamos o "que" ou "se" por isso ou isto..

    2º Nas orações predicativas devemos sempre olhar para o verbo , porque nessas temos a presença de verbos de ligação!

    (em 90% dos casos funciona)

    exemplo: a verdade é que ninguém confia no deputado.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Orações subordinadas substantivas reduzidas não são introduzidas por conectivo (que, se), e o verbo fica no infinitivo.

  • A verdade (sujeito) é (verbo de ligação) que (conjunção integrante) a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta (predicativo do sujeito).

    = Oração subordinada substantiva predicativa

  • Dica:

    -- Necessário é que você venha. (o.s.s predicativa).

    -- É necessário que você venha. (o.s.s subjetiva / sujeito oracional).

  • BIZU! SEMPRE AS ORAÇÕES S. S. PREDICATIVAS TERÁ UM VERBO DE LIGAÇÃO " SER " ANTES DA CONJUNÇÃO "QUE" .

  • A verdade (sujeito) é (verbo de ligação) que (conjunção integrante) a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta (predicativo do sujeito).

    = Oração subordinada substantiva predicativa

  • VERBO DE LIGAÇÃO + QUE... O.S.S.PREDICATIVA

  • A presença de ARTIGO na oração principal (A verdade é isso > Isso é a verdade) denuncia que a oração subordinada substantiva é o predicativo do sujeito.

  • ASSUNTO CHATO KKK


ID
3328780
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.”


A locução verbal destacada no trecho permite inferir, por parte do enunciador, uma expressão de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → “A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.

    → temos uma possibilidade, há a possibilidade de provocar (talvez seja provocado).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Poderá provocar = isso é uma locução verbal que possui um verbo modal como auxiliar atribuindo à locução verbal um teor de possibilidade, há também um verbo principal no infinitivo. Ademais, o verbo auxiliar está no futuro do presente do indicativo atribuindo ao contexto uma ação possível.


ID
3328783
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.”


Cumprem papel caracterizador, podendo ser classificados como adjetivos, todos os vocábulos abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A palavra MENOS é um advérbio e está imprimindo uma circunstância ao adjetivo injusta

    GABARITO. C

  • GABARITO: LETRA C

    → “A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta.”

    → a palavra "menos" é um advérbio, visto que está modificando um adjetivo "injusta", o advérbio modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Vc teria alguns métodos para resolver este exercício:

    I) Sabendo o menos exerce função de advérbio e é invariável já chegaria ao gabarito.

    II) Colocando um "tão" antes do termo.. fazendo sentido= adjetivo:

    A verdade é que a invocação da relação (TÃO ) pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros

    fatores (TÃO) externos àquela situação poderá provocar uma resolução (TÃO ) injusta.”

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • ASSERTATIVA: C

    COLOQUE UM TÃO ANTES DA PALAVRA PARA SABER SE É UM ADJETIVO

  • A verdade é que a invocação da relação pessoal (característica de relação), da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos (caracteristica de fatores) àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos (circunstância de injusta) injusta (característica de resolução).”


ID
3328786
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

Em “ sempre outra autoridade, ainda mais alta,”, o emprego do singular na forma verbal em destaque deve-se:

Alternativas
Comentários
  •  “Há sempre outra autoridade, ainda mais alta,”

    O verbo haver com sentido de existir é impessoal, logo não pode ser flexionado para o plural.

    GABARITO. A

  • GABARITO: LETRA A

    →  sempre outra autoridade, ainda mais alta,”

    → verbo "haver" com sentido de "existir", sendo impessoal e não devendo ser flexionado, logo é referente à impessoalidade do verbo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Complementando...

    Verbo HAVER no sentido de existir,é impessoal.

    Verbo Fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal.

    esses dois verbos são bastante cobrados pelas bancas

    Espero ter ajudado!


ID
3328789
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

Na última frase do texto, o autor faz uso de uma ideia que confere à conclusão um sentido figurado que deve ser entendido como uma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

    → foi usado uma metáfora para se referir a um sentido fora do usual, com o significado que uma nova ação foi realizada, resta esperar.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Hipérbole - é exagero HIPEEEEER exagerado

    presopopeia é personificação.... CentoPEIA que fala (rs pra mim funciona)

    Antítese é oposição...frio e calor

  • RESUMINDO:

    I - Hipérbole: Exagero;

    II - Metáfora: Comparação não claramente explicita;

    III - Antítese: Colocação sucessiva de vocabulos que se opõem em sentido no contexto;

    Ex: Era Cedo para uns, tarde para outros.

    IV - Prosopopeia ou Personificação: Atribuição de ações humanas a coisas, animais ou seres inanimados.

    FORÇA GUERREIRO!!

  • cadê a moça do comentário: "na dúvida, vá de metáfora! "


ID
3328792
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

No fragmento “Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa.”, o autor faz uso das construções em destaque que se encontram em paralelismo sintático. A estratégia coesiva ilustrada nesse procedimento é o emprego de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Quer alguma coisa mais abrangente do quê "coisa", realmente o substantivo "coisa" tem um grau elevado de abrangência, bem mais genérico, de todo modo, tudo nos leva a marcar a letra "a, questão difícil.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Tentar competir com o Arthur não é fácil não...

  • Acho muito sutil partir da letra "a" para "b", em função do termo abrangente COISA. Complicadinha essa questão.

  • Acho muito sutil partir da letra A para B por conta da abrangência da COISA.


ID
3328798
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado) . 

No trecho “A verdade é que a invocação da relação pessoal”, aponta-se uma “verdade” que se propõe inquestionável. Esse sentido é atribuído em função do seguinte recurso linguístico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → verdade é que a invocação da relação pessoal”

    → O artigo definido "a" é uma marca de definição, sendo um artigo definido, ou seja, atribui uma ideia que defini, que reforça, ela é A VERDADE (sem questionamentos), observem se não fosse usado o artigo: Verdade que... (parece que não tem peso, não tem reforço, é questionável).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Valeu Arthur Carvalho

  • Letra C,

    Verdade que transforma

    A verdade e que transforma.

    O artigo faz toda a diferença.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • questao mal formulda e ponto

  • O Arthur Carvalho deveria ser remunerado pelo Qconcursos

  • Lembrem do Evangelho. Disse Jesus: "Eu sou O caminho, A verdade e A vida"

  • Arthur Carvalho escreveu "defini". Sinal de humanidade.

  • têm umas questões que sou tipo neymar só caio

  • tem questões que realmente não dá pra entender ¬¬

    Porém vamos dançar conforme a música da banca : Artigo definido além de definir , torna o termo definido inquestionável .

  • Pra mim, quem faz esse papel de reforço é o "que"... não o artigo :/ nao entendi a questão!

  • Acertei a questão, mas ainda assim não consegui entender bem esse ''inquestionável''. Vida que segue.


ID
3328801
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em janeiro de 2018, um país europeu assumiu pela primeira vez na história a presidência semestral do Conselho da União Europeia (EU). O país em questão, que presidirá o Conselho de janeiro a junho/2018, é:

Alternativas
Comentários
  • A


ID
3328804
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O acordo firmado entre países europeus que entrou em vigor em 1995, que é um dos mais importantes pilares da União Europeia (EU), e que trata sobre uma política de abertura de fronteiras entre os países signatários e permite a livre circulação de pessoas denomina-se Acordo de:

Alternativas
Comentários
  • Resp. D

    O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.

    Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e 4 países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça), assinaram o acordo de Schengen, permite livre circulação dos cidadãos que contemplam os países do tratado.


ID
3328807
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Um novo ataque de sequestro de dados (ransomware) afetou países do Leste Europeu na manhã desta quarta-feira, 25, e começa a se espalhar pelo mundo. O ataque afetou as redes do aeroporto de Odessa, na Ucrânia, do metrô de Kiev e alguns bancos russos, reportaram empresas de segurança e o banco central russo. Além disso, já há casos afetando computadores em países como Turquia, Alemanha, EUA e Coreia do Sul.”

(Fonte: O Estadão - 25/10/2017 - adaptado)

O nome do vírus responsável pelo ataque cibernético mencionado no texto acima, que afetou países do Leste Europeu em 25/10/2017, é:

Alternativas
Comentários
  • Chamado de Bad Rabbit, o ataque afetou as redes do aeroporto de Odessa, na Ucrânia, do metrô de Kiev e alguns bancos russos, reportaram empresas de segurança e o banco central russo. Além disso, já há casos do Bad Rabbit afetando computadores em países como Turquia, Alemanha, EUA e Coreia do Sul. 

    O ataque usa uma falha de segurança do Windows Management Instrumentation Command-line, uma ferramenta para gerenciar dispositivos e aplicativos conectados em redes locais, para se espalhar.


ID
3328810
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Juan Manuel Santos, empossou nesta segunda-feira (15) os magistrados do sistema especial de justiça surgido do acordo de paz com a ex-guerrilha FARC e que julgará os crimes mais graves do conflito armado. “Alcançamos um modelo sem impunidade para os crimes internacionais e contra a humanidade, que também respeita nossa Constituição e nossas leis, e os tratados internacionais sobre o tema”, assinalou o presidente durante a cerimônia na sede do governo.

(Fonte - Revista Isto É - 15.01.18 - adaptado)


FARC é um grupo guerrilheiro criado em 1964, por Pedro Antonio Marín (também conhecido como Manuel Marulanda Vélez), que desenvolveu suas atividades na/no:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Manuel Marulanda Vélez, codinome de Pedro Antonio Marín, (GénovaColômbia12 de maio de 1930 — 26 de março de 2008) foi o fundador e comandante em chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP). Também foi conhecido como Tirofijo ("tiro certeiro") pela precisão dos disparos.


ID
3328813
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Ser relator da Lava-jato mexeu na rotina do ministro que mantinha hábitos simples e era de poucos holofotes. O novo relator, que ocupa hoje o gabinete que era de Teori Zavaski, ex-relator da Lava-jato que morreu na queda de um avião, não pode mais almoçar com os funcionários no bandejão do STF, está sempre com seguranças, viaja menos para ver a família, e tem tido menos tempo para ler algo que não seja relacionado com o maior caso de corrupção do país.”

(Fonte - Globo CBN - 01/06/2017)


O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal mencionado no texto, que substituiu Teori Zavaski, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
3328816
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2018, o governo quer conceder à iniciativa privada a exploração do turismo em três parques nacionais. Hoje, apenas quatro parques brasileiros contam com esse tipo de serviço. O primeiro parque nacional no Brasil com manutenção e serviços concedidos à iniciativa privada é o:

Alternativas
Comentários
  • B

    Parque Nacional do Iguaçu


ID
3328819
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergencial social devido ao intenso processo de imigração dos indígenas da etnia Warao para capital amazonense. Grupos estão acampados em viaduto e na Rodoviária de Manaus. A crise econômica e a falta de alimentos fizeram com que indígenas nativos deixassem o seu país. Mais de 400 índios estão na capital do Amazonas.”

(Fonte - Globo CBN - 01/06/2017 – ADAPTADO)


Os indígenas da etnia Warao que estão imigrando para o Brasil, estão fugindo da crise político-econômica de seu país de origem que é:

Alternativas

ID
3328822
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Além do escândalo de doping envolvendo atletas russos e a crise da baixa venda de ingressos, o Comitê organizador da Olimpíada de Inverno de 2018, tem outra grande preocupação: o frio. De acordo com os organizadores do evento, que iniciará em fevereiro, a abertura da competição será a mais fria dos últimos 20 anos.”

(Fonte: IG Esportes - 08/12/2017 - adaptado)


Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 ocorreram em:

Alternativas
Comentários
  • D PyeongChang, na Coreia do Sul

  • ...Coreia do Sul

ID
3328825
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O empresário e idealizador do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, foi condenado a nove anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro. A irmã dele, Virgínia Paz, foi condenada pelo mesmo crime a cinco anos e três meses, em regime semiaberto. O Instituto é um dos maiores museus a céu aberto do mundo, sede de um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil.”

(Fonte: G1 - 16/11/2017 - Adaptado)


O Instituto Inhotim, fundado em 2006, localiza-se no estado brasileiro:

Alternativas

ID
3328828
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O brasileiro Luiz Gabriel Tiago é um dos indicados de 2018 para um prêmio internacional muito importante, por criar o projeto Pontinho de Luz que atua no combate à fome em regiões de alta vulnerabilidade.

Pontinho de Luz é uma rede de solidariedade que conta com 35 mil pessoas, responsáveis por ações sociais realizadas no Brasil e no exterior, com recursos arrecadados por treinamentos e doações.

O prêmio para o qual Luiz Gabriel Tiago recebeu a indicação para o ano de 2018 é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
3328831
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

“É que não se trata, apesar de tudo, de um problema linguístico, mas sim de uma questão de poder, de relações de poder e de estrutura de poder”.(RAFFESTIN, 1993, p. 99) O autor se debruçando sobre a questão da disseminação de certas línguas em detrimento de outras elaborou tal firmação. Seguindo a perspectiva do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328834
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos percursores da sociologia enquanto campo do conhecimento científico foi Saint-Simon, do qual as ideias serviu de referência para dois grandes pensadores que foram responsáveis pelo surgimento da Sociologia, Auguste Comte e Karl Marx. A respeito deste autor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem ouvi falar sobre Saint Simon mas só sabendo o básico sobre Comte e o Marx eliminei todas as outras alternativas tirando a A pois no enunciado diz que ele influênciou o Auguste e o Karl


ID
3328837
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O século XX assistiu o crescimento de movimentos anti ocidentalização, dentre estes alguns tomaram a questão religiosa como principal bandeira, instaurando em alguns países estados teocráticos.

Sobre a afirmação acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328840
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Ao invés de uma ciência preocupada com as instituições, ___________ desenvolveu o estudo da sociedade, considerando a atitude dos indivíduos ao interagir com outros, enquanto integrantes de determinado grupo, tipificado pelo pesquisador. Ao invés de uma pesquisa, na qual o cientista deveria estar distante do seu objeto de estudo, ____________ identifica o pesquisador, enquanto um ator social que só será capaz de compreender a sociedade a partir do momento em que estiver metodologicamente próximo do [que] quer compreender” (FAVARO, 2015).


Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Max Weber.


ID
3328843
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da “Escola Americana” de sociologia os trabalhos desenvolvidos na Universidade de Chicago tiveram grande repercussão dentro das ciências sociais. A respeito da “Escola de Chicago” [...].


Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3328846
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Com o espaço e o tempo assim projetados um no outro, ‘ali’ tornou-se ‘outrora’, e o mais remoto(medido a partir de uma espécie de meridiano de Greenwich da civilização europeia) tornou-se o mais primitivo” (FOSTER, 2014, p. 164-165). Com base no fragmento, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328849
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Penso que, atrás do ódio que o povo tem da justiça, dos juízes, dos tribunais, das prisões, não se deve apenas ver a ideia de outra justiça melhor e mais justa, mas antes de tudo a percepção de um ponto singular em que o poder se exerce em detrimento do povo” (FOUCAULT, 2008, p. 73).


Analise o trecho acima e assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3328852
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As reflexões de Karl Marx acerca das dinâmicas de produção e reprodução do Capital foram e ainda são muito influentes dentro do pensamento sociológico. A respeito das teorias deste autor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para Marx os proprietários de terra extraem desta lucro como forma de RENDA.


ID
3328855
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Positivismo, o Marxismo e a Fenomenologia são considerados os pilares do pensamento e logo da episteme nas Ciências Sociais. A respeito da Fenomenologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fenomenologia  é uma metodologia e corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Edmund Husserl - filósofo, matemático e lógico – é o fundador desse método de investigação filosófica e quem estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição.

  • A questão trata das principais correntes de pensamento nas Ciências Sociais. Sobre o tema, pode-se julgar que:

    A) Fenomenologia difundiu-se principalmente a partir das ideias de Husserl, tendo como elemento principal a atenção ao mundo vivido e pelos sujeitos considerados isoladamente

    A alternativa está CORRETA. Trata-se da Fenomenologia.

    B) Esta corrente de pensamento se desenvolveu no início do século XIX, influenciada pelos avanços técnicos e políticos daquele contexto, sendo suas marcas a busca por padrões e regularidades dos fenômenos

    A alternativa está ERRADA. A assertiva faz referência ao Positivismo.

    C) A sociedade enquanto enfoque de análise desta corrente se preocupou com as questões do fenômeno da cisão crescente entre classes

    A alternativa está ERRADA. Trata-se da perspectiva teórica do Marxismo.

    D) Segundo as premissas fenomenológicas as ações carecem de intencionalidade, cabendo então as pesquisas focarem-se na busca por desvendar as determinações inconscientes dos sujeitos ao agirem

    A alternativa está ERRADA. A perspectiva fenomenológica foca na ação visível e concreta dos sujeitos, não se importando com as motivações ou determinações inconscientes dessas ações.

    Portanto, o gabarito é a alternativa A.


ID
3328858
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O termo ‘cultura’ foi concebido no interior de uma família de conceitos que incluía expressões como ‘cultivo’, ‘lavoura’, ‘criação’ - todos signifcando aperfeiçoamento, seja na prevenção de um prejuizo ou na interrupção e reversão da deterioração. […] As pessoas não nasciam, eram feitas. Precisavam tornar-se humanas – e nesse processo de se tornar humanas […] teriam de ser guiadas por outros seres humanos, educados e treinados na arte de educar e treinar seres humanos” (BAUMAN, 2007,, p. 71 – 72). Acompanhando o raciocínio do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328861
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. “Os conhecimentos de Antropologia e Sociologia contribuem igualmente para a construção da identidade social e, sem negar os conflitos, a convivência pacífica. Dá-se especial destaque ao ________________________ proposto pelas correntes antropológicas surgidas após a Segunda Guerra Mundial, que advogam o direito de todos os povos e culturas construírem sua organização própria, respeitando da mesma forma os direitos alheios” (BRASIL, 2006, p. 12).

Alternativas
Comentários
  • Sobre o relativismo cultural, ler mais em: https://cafecomsociologia.com/o-que-e-relativismo-cultural/

  • Não. Fundação Pública de Direito Público é criada por lei; equiparada a uma autarquia (por isso dispensa registro civil).

    A Fundação Público de Direito Privado que é autorizada por lei e necessita de registro.

  • Relativismo cultural é um ponto de vista, muito assimilado na área da Antropologia, que percebe diversas culturas livres de etnocentrismo. Ou seja, o observador imbuído dessa visão procura evitar julgar as outras pessoas por meio de sua própria visão de mundo e de suas experiências.

    FONTE: https://abstracta.pro.br/relativismo-cultural/#:~:text=Relativismo%20cultural%20%C3%A9%20um%20ponto,mundo%20e%20de%20suas%20experi%C3%AAncias.

    :^]

  • VALEU TIAGO!!! MUITAS PESSOAS ESTUDAM POR ESSES COMENTÁRIOS...


ID
3328864
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A primeira constatação é que as ciências sociais brasileiras privilegiam a teoria em detrimento da pesquisa, promovendo um conhecimento antes erudito do que técnico” (CANO, 2012). Considerando os apontamentos do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Por favor, gostaria que alguém explicasse essa questão...

  • Eu não sei qual foi o referencial que o elaborador da questão encontrou para atribuir a "alternativa A" como correta...

    O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

  • A frase citada no enunciado da questão pertence a Ignacio Cano e pode ser encontrada no artigo “Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil”.

    Nesse artigo, Cano reflete sobre o ensino tradicional das ciências sociais no Brasil. O autor parte do diagnóstico de que há uma ênfase excessiva nos autores e estudos clássicos e na erudição em detrimento da pesquisa empírica.

    Diante disso, podemos julgar as alternativas.

    A) O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

    A alternativa está CORRETA. A formação universitária em Ciências Sociais enfatiza as teorias, a compreensão do pensamento dos autores clássicos e a releitura de obras clássicas. A preocupação com a prática de pesquisas sociológicas é relegada para segundo plano. Isso é transposto ao ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio, por exemplo. Nessa fase do processo educacional, aos alunos é apresentado um curso que foca mais a História do Pensamento Sociológico do que um curso que ensina a pensar sociologicamente e a pesquisar cientificamente aspectos da vida social.

    B) Este posicionamento remete a uma erudição que valora igualmente o fazer e o pensar.

    A alternativa está INCORRETA. O posicionamento de Cano entende que fazer e pensar apresentam valorações diferentes. Para o autor, aprender a pesquisar empiricamente é o objetivo do ensino de métodos nas Ciências Sociais e não formar eruditos. Desse modo, percebe-se que Cano valora positivamente o fazer face ao pensar.

    C) Tal afirmação se faz verdadeira apenas para o contexto universitário, sendo na escola básica o contrário que se manifesta de modo geral.

    A alternativa está INCORRETA. Como explicado na alternativa A, a ênfase nos estudos teóricos na formação universitária se reflete na educação básica. Aos alunos da educação básica são apresentados conceitos e teorias, mas pouco é ensinado sobre como mobilizar esse referencial teórico para conhecer a realidade social.

    D) A citação do autor em nada remete a própria formação social brasileira, uma vez que nesta há simetria entre os ofícios do fazer e do pensar.

    A alternativa está INCORRETA. A citação de Cano remete justamente a formação das Ciências Sociais no Brasil. Na origem do pensamento social brasileiro, muita ênfase se conferiu ao ensaísmo e pouco se avançou em termos de pesquisa empírica. Ainda que com menos força, essa marca do processo de formação do campo das Ciências Sociais permanece até hoje: há uma assimetria entre o fazer e o pensar, no qual esse último ainda se destaca. 

    Portanto, o gabarito é a letra A.


ID
3328867
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas. “De fato, a tradição de estudar um _________________ através da coleta de ______________________ de seus membros, solicitados com este propósito, fez um grande sucesso nas ciências sociais polonesas durante décadas. Por outro lado, este trabalho [O Camponês Polonês na Europa e na América (Thomas Znaniecki) ] teve grande importância no surgimento da ___________________ como um ferramenta de pesquisa social, analisando o percurso biográfico de um indivíduo através de sua própria visão”. (CANO, 2012)

Alternativas
Comentários
  • B) De fato, a tradição de estudar um grupo social através da coleta de relatos autobiográficos dos seus membros, solicitados com este propósito, fez um grande sucesso nas ciências sociais polonesas durante décadas. Por outro lado, este trabalho teve grande importância no surgimento da história de vida como uma ferramenta de pesquisa social, analisando o percurso biográfico de um indivíduo através de sua própria visão”. (CANO, 2012)


ID
3328870
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Lei 13.260/2016 conhecida como Lei Anti Terror (BRASIL, Lei 13. 260, 2016) foi sancionada no período dos Jogos Olímpicos realizados na cidade do Rio de Janeiro . Sobre a Lei e seu contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.


ID
3328873
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “Globalização” tem sido um termo utilizado com sentido polissêmico dentro das ciências humanas e também fora dela, caindo inclusive no âmbito do senso comum. A respeito da Globalização.

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As relações em esfera Global são marcadas por relações ASSIMÉTRICAS entre os atores das diferentes localidades


ID
3328876
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O consumidor morre onde se agarra porque se agarra a coisas mortas: a mercadoria, a papéis”. (VANEIGEM, 2002, p.167). A respeito da afirmação feita pelo autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328879
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Microeletrônica, tecnologia da informação e globalização do capital produzem uma imediata sociedade mundial para além de todos os limites nacionais e culturais; não positivamente , como conquista, mas negativamente, como processo de definhamento econômico: sempre mais seres humanos se tornam supérfluos, pois já não podem mais vender sua força de trabalho” (KURZ, 2015, p. 57) A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328882
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tomando a Cultura enquanto processo, ou seja, como algo em constituição/transformação é interessante observar a seguinte passagem de Engels na obra “A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”: “Foi a primeira forma de família que não se baseava em condições naturais, mas em condições econômicas e, de modo específico, no trunfo da propriedade privada sobre a propriedade comum primitiva que havia surgido espontaneamente” (ENGELS, 1995, p. 71). Com base na afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3328885
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Em síntese, a sociologia brasileira está amplamente marcada pela obra de Florestan Fernandes, de tal maneira que está presente na formação dessa sociologia em dois modos particularmente notáveis” (IANNI, 1996). Considerando os apontamento feitos por Otávio IANNI no artigo intitulado “A sociologia de Florestan Fernandes”, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C) Florestan Fernandes teve como marco de sua obra e reflexões o abandono dos clássicos sociológicos, defendendo que estes se dedicaram a pensar realidades burguesas, sendo a sociologia uma ferramenta de superação deveria buscar novos referenciais


ID
3328888
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A alienação do espectador em favor do objeto contemplado (o que resulta de sua própria atividade inconsciente) se expressa assim: quanto mais ele contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos compreende sua própria existência e seu próprio desejo”. (DEBOARD, 1997, p. 30). Dentro desse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas