SóProvas



Prova IDCAP - 2018 - Câmara de Marilândia - ES - Técnico Administrativo


ID
3063160
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando que um corredor realiza 12,5 km em 1 hora e meia, é correto afirmar que ele realizará 37500 metros em:

Alternativas
Comentários
  • Meu cálculo deu 4,6

  • 12,5km em 1,5h, ele percorrerá 37.500m (37,5km) em:

    Regra de três simples

    12,5 - 1,5

    37,5 - x (pra mim sempre ajuda na hora dos cálculos excluir a vírgula)

    x= 5625/125 (tirei a vírgula em 1 casa)

    x= 45,0 (coloque a vírgula novamente em 1 casa)

    x=4,5h

  • esse uma hora e meia não representa 1,30. Meia hora não tem 30 minutos? me explica o porquê desse 1,5

  • no meu caso prefiro transformar em min e em metros par facilitar cálculos, prefiro números grandes à virgulas..

    12.500 =90

    37500 x

    x=90x37.500/12.500

    x= 270

    270/60min = 4,5 resp E

  • Transformei tudo na mesma igualdade, km/ em metros e hora / em minutos, e apliquei regra de três.

    12500mt.................90minutos

    37500mt..................x

    12500X=3375000

    X = 3375000/ 12500

    X=2700. 2700/60 minuto

    4,5 h/m

    Portanto se 1h e o mesmo que 60 minutos , meia hora é 30 minutos .

    Então a resposta E do gabarito é errada também,ou os meus cálculos falharam, alguém pra me ajudar a entender?

  • 12,5 km = 12500 metros

    1 h 30 min = 90 minutos

    distância (metros) tempo (minutos)

    12500.................................90

    37500..................................x

    grandezas diretamente proporcionais:

    x / 90 = 37500 / 12500

    x = 90 * 37500 / 12500 simplificando

    x = 270 minutos ----> 4 horas e 30 minutos -----> 4 horas e meia

    Vou tentar explicar as dúvidas que surgiram:

    Como nos referimos a horas do relógio. Para transformar minutos em horas, dividimos os 270 minutos por 60 min (que equivale a 1 hora do relógio):

    270min / 60 min = 4,5 = 4,0 + 0,5 = significa 4 inteiros de algo, que no caso é o relógio (4 * 60 min = 240 minutos) + metade de algo, que no caso é o relógio (0,5 * 60 min = 30 minutos) = 240 minutos + 30 minutos = 270 minutos

  • 37,500 : 12,500 = 3

    3 x 1,5 = 4,5

  • 12,500 em 1,30hs

    12,500 em 1,30hs

    12,500 em 1,30hs

    soma. E. Soma

    37,500km=4,30hs


ID
3063163
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual será o tempo necessário para que um capital no valor de R$ 87.500,00 aplicado à taxa de juros simples de 1,3% ao mês, renda um valor de R$ 7.962,50?

Alternativas
Comentários
  • Regra de três simples

    87.500 - 100%

    x - 1,3%

    x= 1.137,5 (esse é juro gerado ao mês)

    Tempo necessário para gerar um montante de 7.962,5

    7.962,5 / 1.137,5 (divisível por 5)

    1592,5 / 227,5 (divisível por 5)

    318,5 / 45,5 (divisível por 7)

    45,5 / 6,5 (divisível por 6,5)

    x=7

    Ou aplicando a fórmula J=CiT

    7.962,5=87.500*0,013*T

    T1.137,5=7.962,5

    T=7.962,5/1.137,5

    T=7

  • peguei a quantidade de meses e dividir por 1,3%.

    3 meses x 1,3 = 3,9% -----------87,500 + 3,9% = 3.412,5

    4 meses x 1,3 = 5,2% -----------87.500 + 5,2% = 4.550,00

    5 meses X 1,3 = 6,5% ----------87.500 + 6,5% = 5.687,50

    7 meses x 1,3 = 9,1% ------87.500 + 9,1% = 7.962,50

    9 meses x 1,3 = 11,7% ---------87.500 + 11,7% = 10.237,5

    GABARITO = D

  • 7 meses

  • D

  • pessoal só jogar na formula do juro simples .

  • regra de três simples:

    100% --- 87.500

    1,3% ------ x

    x= 1.137,5 de juros ao mês

    agora multiplica pela quantidade de meses... vai pela lógica

    1137,5 x 7 = 7.962,5

  • t = j/c.i → t = 7962,5/(87500 *1,3%) = 7 meses

    GAB D

    OGMO ES


ID
3063169
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma equação do primeiro grau que retrata, de forma correta, a situação a seguir: em uma feira, uma pessoa comprará maçãs por R$ 0,42 centavos a unidade e, além disso, pagará uma taxa única de R$ 1,20 pelo uso das sacolas plásticas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    y = 0,42x + 1,20

  • "uma pessoa comprará maçãs por R$ 0,42 centavos a unidade", ou seja, serão gastos R$ 0,42 por uma quantidade X de maçãs compradas, então serão 0,42 multiplicados pela quantidade, que é igual a 0,42x

    "além disso, pagará uma taxa única de R$ 1,20 pelo uso das sacolas plásticas", além do preço das maçãs, será cobrada uma taxa adicional de R$ 1,20, então é só somar com a outra parcela

    Y= 0,42x + 1,20

  • f[x[= 045.x+1;20

    x= tanto de maça

    1;20=valo fixo pq voce usa apenas um sacola

  • Se tratando de função de primeiro grau, devemos ter em mente a seguinte fórmula : Y= Ax + B

    Lembrando de Y é a mesma coisa que f(x).

    Sendo assim a resposta correta do gabarito é letra C

    Y= 0,42x + 1,20


ID
3063172
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se um campo de futebol possui largura de 25 metros e comprimento de 62 metros, é correto afirmar que, após 15 voltas no campo, a distância total percorrida será igual a:

Alternativas
Comentários
  • soma o perímetro = 2(25+62)= 174

    174*15voltas= 2610 m

    letra C

  • Se a questão pedir em metro quadrado, estará pedindo a área, se pedir em metro, o perímetro.

  • quadrado = area x altu

    perimetro = 2x area + 2x altura === (2x25)+(2x62) = 174

    175x 15 voltas = 2610m percorridos

    gabarito C

    ainda dá!

  • Gabarito C - Soma o perímetro e multiplica pelo total de voltas.

    Perímetro: 25 + 25 + 62 + 62 = 174

    Após 15 voltas no campo: 174 x 15 = 2610 metros


ID
3063181
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando o polinômio (2x3 − 3x2 + 4x − 1) + (x3 + 2x2 − 5x + 3), é correto afirmar que somando e subtraindo os termos semelhantes, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • questão fácil, basta somar os termos semelhantes

  • no direto fica:

    ( [ 2x³ + x³] [ - 3x² + 2x²] [+4x - 5x] [-1 +3] )

    faz operação de acordo com a regra dos sinais

    3x² - x² - x - 2.


ID
3063184
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fatorando a expressão 25x2 − 36 com base na fatoração da diferença de dois quadrados, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • (5x + 6)(5x − 6)

  • (5x + 6)(5x − 6)

    5x* 5x= 25x²

    6 * -6= -36

    25x² -36

  • O produto da diferença pela soma = 1º termo ao quadrado - 2º termo ao quadrado

  • LETRA a( (5x + 6)(5x − 6)

  • Produto da soma pela diferença de dois termos: (x+y)(x-y) = x^2 - y^2

    Gabarito A

  • O ideal é você saber produtos notáveis que nesse caso diz que no produto da soma pela diferença de dois termos você poem o primeiro termo ao quadrado e subtrai do segundo termo ao quadrado.

    Ah mas eu nao lembrei...

    Então testa cada uma das alternativas e observa qual dá 25x2 − 36

    GAB A

    OGMO ES


ID
3063187
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Após cada prova terminada, um carro de corrida gasta 90% de combustível. Sabe-se que o tanque do carro possui capacidade para 15 litros e que está totalmente cheio. Com base nisso, é correto afirmar que, após o término da prova, a quantidade total de combustível que não foi gasta pelo carro foi de, exatamente:

Alternativas
Comentários
  • 10% de 15l = 1,5 l (A)

  • Fácil: Se o carro gasta 90%, então o que ele NÃO GASTA é 10%

    10% de 15l = 1,5l

    GAB A

  • Eu tirei 90 % de 15 litros que dá 13,5 litros gastos e depois diminui ---> 15 -13,5 = 1,5

    Se eu estiver errado me alertem, por favor!

  • Tanto faz calcular em cima da sobra => 10% de 15L que não foi gasto. Seria 15L x 10% = 1.5L

    Quanto calcular os 90% de 15L que foram gostos e deduzir a sobra que seria 15.0.9=13.5 ou seja 15.0L-13.5L=1.5L

    Resposta=Letra A

  • Se a capacidade do carro é 15L, então significa que é 100%, e queremos saber o tanto que restou do combustível que é 10%, concluindo-se:

    15L-------100%

    x----------10%

    Multiplicando fica:

    100x=150

    x=1,5

  • Fiquei vendo as opções com todas acima de 10l e só uma 1,5, antes de ler os comentários e responder, refiz minha conta várias vezes achando que estava errada, e no final, estava correta kkkk

  • 15/10 = 1,5L

    ogmo es


ID
3063190
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um fato importante que marcou a história do município de Marilândia-ES, e que proporcionou um súbito desenvolvimento da cidade, foi:

Alternativas

ID
3063193
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 60 chefes de Estado e de Governo, incluindo Donald Trump, Vladimir Putin e Angela Merkel, irão em 11 de novembro a Paris para as comemorações do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

(fonte adaptada: g1.com>acesso 19 de setembro de 2018)

Em relação a Primeira Guerra Mundial, analise:

I - Foi um conflito em escala global;

II - Durou de 1914 a 1918;

III - Foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências europeias.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gab.(E)

    Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), foi um conflito em estado de guerra total.

     

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/primeira-guerra.htm


ID
3063196
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Marilândia – ES, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

É ___________ ao servidor público, sob pena de demissão, participar na qualidade de proprietário, sócio ou administrador, de empresa fornecedora de bens e serviços, executora de obras ou que realize qualquer modalidade de contrato, de ajuste ou compromisso com o Estado.

Alternativas

ID
3063199
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os gentílicos, também chamados, quando adjetivos, adjetivos pátrios, são uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento. Segundo o IBGE, quem nasce no município de Marilândia-ES é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D - MARILANDENSE


ID
3063202
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com base na notícia abaixo e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, encontrou na quinta-feira (18/10/2018) o Papa Francisco no ___________ e o convidou, em nome do líder norte-coreano, Kim Jong-un, para visitar a Coreia do Norte.

(fonte adaptada: g1.com>acesso 19 de setembro de 2018)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, encontrou nesta quinta-feira (18) o Papa Francisco no Vaticano e o convidou, em nome do líder norte-coreano, Kim Jong-un, para visitar a Coreia do Norte. Moon, que é católico, também pediu que Francisco deseje paz, reconciliação e prosperidade compartilhada à península coreana, reportou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando o gabinete de Moon.

    ? FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/18/moon-jae-in-entrega-ao-papa-convite-de-kim-jong-un-para-visitar-a-coreia-do-norte.ghtml

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3063205
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Antes de ser elevado para categoria de município, Marilândia pertencia a:

Alternativas

ID
3063208
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com a História do Município de Marilândia – ES, analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

Até o início do século passado, toda região do atual município de Marilândia não passava de florestas virgens. Ocorreu no Brasil em meados do século XIX um grande fluxo migratório de várias origens, principalmente a __________, incentivada pelo Governo Imperial, para solucionar o problema gerado pela falta de mão de obra na população cafeeira. Esses colonizadores abriram as primeiras clareiras, construíram as primeiras moradias e iniciaram o plantio de _________.

Alternativas

ID
3063211
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Países do MERCOSUL vão atuar juntos no combate ao crime. Os senadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 104/2018 que confirma o texto do acordo de cooperação entre os países membros e associados do MERCOSUL, para a criação de equipes conjuntas de investigação.

(fonte adaptada: https://www12.senado.leg.br>acesso 18 de setembro de 2018)


São países Membros efetivos do MERCOSUL, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

    → Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Pe ru, Guiana e Suriname.

    → Países observadores: México e Nova Zelândia.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • os países membros do MERCOSUL são: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O México faz parte dos países observadores assim com a a Nova Zelândia.

    espero ter ajudado!


ID
3063214
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com treze candidatos, a corrida pelo Palácio de Planalto nas eleições de 2018 é a mais concorrida e pulverizada desde 1989, a primeira da redemocratização, quando foram 22 os presidenciáveis.

(fonte adaptada: https://veja.abril.com.br>acesso 18 de setembro de 2018)


Foram candidatos à Presidência da República, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    ''A Paz do Senhor, meus irmãos''

    Daciolo (Cabo)

    kkkkkk

  • kkkkkkkkkk q prova top. Queria uma assim

  • Gab. (E)

    Candidatos a Presidente

    Jair Bolsonaro 17/PSL

    Fernando Haddad 13/PT

    Álvaro Dias 19/PODE

    Cabo Daciolo 51/PATRI

    Ciro Gomes 12/PDT

    Eymael 27/DC

    Geraldo Alckmin 45/PSDB

    Guilherme Boulos 50/PSOL

    Henrique Meirelles 15/MDB

    João Amoêdo 30/NOVO

    João Goulart Filho 54/PPL

    Marina Silva 18/REDE

    Vera 16/PSTU

    Lula 13/PT (Indeferido)

  • Eu li, Cabo Daciolo!!!!!!!!!

  • Cabo Daniel Daciolo ? Não Pessoal kkkkk


ID
3063217
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Marilândia possui trinta e dois povoados, não é um deles:

Alternativas

ID
3063220
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação aos elementos da comunicação, analise:

I - Emissor: É quem gera o processo e quem toma a iniciativa;
II - Receptor: É quem recebe a mensagem. Ele deve receber e compreender a ideia que se quer passar, aplicando-a da forma mais adequada;
III - Mensagem: É o pensamento ou a ideia que o emissor pretende passar para o receptor.

Dos itens acima

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Emissor ---------- mensagem ----------- receptor


ID
3063223
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em uma frase, pode-se dizer que Redação Oficial é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Você sabe o que é Redação Oficial? Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige os atos normativos e as comunicações oficiais. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado.

    ? FONTE: http://www.uncisal.edu.br/comunicacao/modelos-oficiais/

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade

  • GABARITO: LETRA C

    O que é redação oficial

    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Neste Manual, interessa-nos tratá-la do ponto de vista da administração pública federal.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Gabarito: C


ID
3063226
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a Gestão de Arquivos, aqueles que estão em curso, isto é, tramitando, ou que foram arquivados, mas são objetos de consultas frequentes são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Primeira idade ou corrente.

  • GABARITO: LETRA D

    Arquivos de primeira idade ou corrente.

    ''São objetos de consultas frequentes''

  • Arquivos Correntes - Pesquisa e uso frequente

    Arquivos Intermediárias - Pesquisa Regular, menos uso

    Arquivo Permanente - Valor Histórico

  • Gabarito: D


ID
3063229
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao Poder Judiciário, analise:

I - É o Poder que tem o objetivo de julgar, ou seja, fazer justiça está vinculado a dirimir conflitos de interesses, ou o julgamento de atos de ocupantes do Poder Legislativo ou Executivo com relação ao cumprimento da legislação.
II - Cabe ao Poder Judiciário aplicar a lei – que é abstrata, genérica e impessoal – a um caso específico que envolva algumas pessoas em um conflito qualquer e decidir, de forma isenta e imparcial, quem tem razão naquela questão.
III - O processo judicial é o modo pelo qual o Poder Judiciário exerce a função de solucionar conflitos de interesse.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA E

    Poder Judiciário – É o poder que tem o objetivo de julgar, ou seja, fazer justiça. É responsável por dirimir conflitos de interesses, ou o julgamento de atos de ocupantes do Poder Legislativo ou Executivo com relação ao cumprimento da legislação. (I - CORRETA )

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/poderes-envolvidos-na-gestao-publica/35854

    Cabe ao Poder Judiciário aplicar a Lei – que é abstrata, genérica e impessoal – a um caso específico que envolva algumas pessoas em um conflito qualquer e decidir, de forma isenta e imparcial, quem tem razão naquela questão. O processo judicial é o modo por meio do qual o Poder Judiciário exerce a função de solucionar conflitos de interesse. Para resolver os conflitos o Poder Judiciário se utiliza das Leis elaboradas pelo Poder Legislativo, dos costumes vigentes em nossa sociedade e da jurisprudência, isto é, do conjunto de decisões anteriores já emitidas pelo próprio Poder Judiciário, além da doutrina.(II e III - CORRETAS)

    fonte: https://www.camara.leg.br/internet/Eventos/diaparlamento/dia_parlamento_material_apoio.pdf

  • Não entendi! Quem aplica a lei é o Legislativo.

  • Antônia, o Legislativo, em sua função típica, EDITA a lei, pois sua função é criar normas genéricas através do chamado processo legislativo. Já o judiciário aplica, ao caso concreto, tais normas.

    Por exemplo, quando se está em um conflito com alguém sobre quem é o dono do imóvel, procura-se o Poder Judiciário para "dizer" quem é o dono do imóvel e ele faz isso através da interpretação e aplicação da lei.

  • I - É o Poder que tem o objetivo de julgar, ou seja, fazer justiça está vinculado a dirimir conflitos de interesses, ou o julgamento de atos de ocupantes do Poder Legislativo ou Executivo com relação ao cumprimento da legislação.

    Não concordo com esse gabarito. E os processos que envolvem jurisdicação voluntária? Nesses casos não há conflito de interesses, muito menos julgamento de atos de ocupantes dos poderes executivos ou legislativos.

  • O texto da I está horrível.

  • Todos os itens estão corretos

    GAB LETRA: E

  • Discordo:

    II - Cabe ao Poder Judiciário aplicar a lei – que é abstrata, genérica e impessoal – a um caso específico que envolva algumas pessoas em um conflito qualquer e decidir, de forma isenta e imparcial, quem tem razão naquela questão.

    Aplicar - sinônimo - Executar... Quem executa é o executivo, e o resto da informação é linguiça.

  • péssima redação, dá pra errar tranquilamente, mesmo sabendo
  • Não concordo.

    QUANTO MAIS PEQUENA A BANCA, MENOS CAPRICHO HÁ EM ELABORÁ

    ALGO QUE RECEBA ALGUM MÉRITO.

  • Todas assertivas estão corretas!
  • O Poder Judiciário não julga o Presidente da República nos casos de crimes de responsabilidade, daí marquei a "C" como resposta correta.

  • A questão foi genérica, não adianta fazer juízo pensando nas exceções
  • considerei processo como "meio" e não como modo.. mas ok, errei questão boba tenho que seguir a vida
  • essa questão ai está sem nenhum nexo.

  • Lembrei dos crimes de responsabilidade

  • Essa questão parece eu tentando fazer redação de "como foi minhas férias" no ensino fundamental

  • Olá, pessoal!

    A questão pede ao candidato que analise três assertivas a fim de que se aponte as corretas.

    Vejamos:

    I - Correta. Assertiva define o objetivo principal do Poder Judiciário;

    II - Correta. A aplicação deve ser abstrata, genérica e impessoal, não podendo existir distinção das partes no processo;

    III - Correta. Sim, é o modo pelo qual se provoca o Judiciário a decidir sobre a lide.

    Todas estão corretas.

    GABARITO LETRA E).

ID
3063232
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso. Compõem o Poder Legislativo:

(__) - A Câmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro);
(__) - O Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa);
(__) - O Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal);
(__) - O Presidente da República com o auxílio dos Ministros de Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E;

    Presidente da República e seus ministros compõem o Poder Executivo; os demais são do Poder Legislativo

  • Ouso discordar. No começo afirma: COMPÕEM o Poder Legislativo.

    Art. 44, CF. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados (representantes do povo) e do Senado Federal (representantes dos Estados e do Distrito Federal).

    TCU presta auxílio ao Congresso Nacional, conforme art. 71, como bem expôs entre parênteses, porém, ainda assim, NÃO compõe o Poder Legislativo (e nenhum outro poder), ele é independente e autônomo, que auxilia o Congresso Nacional no exercício do controle externo. A doutrina minoritária erroneamente defende que compõe o legislativo.

    No próprio portal do TCU afirma que o órgão não compõe o Poder Legislativo, pois apenas presta auxílio, quem é essa banca para dizer que compõe? Obs: já trabalhei lá, então aprendi bastante sobre a independência e autonomia do órgão (assim como ocorre no Ministério Público).

    Quem quiser conferir: https://portal.tcu.gov.br/ouvidoria/duvidas-frequentes/autonomia-e-vinculacao.htm

    Gabarito era para ser a letra "C". Mas para os não assinantes, a banca considerou a letra "E".

  • Conforme a analise do Ministro Celso de Mello, “os Tribunais de Contas ostentam posição eminente na estrutura constitucional brasileira, não se achando subordinados, por qualquer vínculo de ordem hierárquica, ao Poder Legislativo, de que não são órgãos delegatários nem organismos de mero assessoramento técnico."

    No entanto, segundo analisa a doutrina o Tribunal de Contas apesar de autônomo(autonomia institucional), não há nenhum vínculo de subordinação ao Legislativo, porém em determinadas atribuições é auxiliar desse Poder.

    Todavia, o Tribunal de Contas não compõem nenhum dos poderes!!

    GABARITO C !!!

  • Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

    Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    Conforme o colega Wilquer Coelho citou anteriormente:

    "O Tribunal de Contas da União é vinculado ao Poder Legislativo ou é um órgão independente dos poderes da República?

    A vinculação do Tribunal de Contas da União a um dos Poderes da República não é um tema pacífico no mundo jurídico. Há, na doutrina, posicionamentos diversos.

    Alguns doutrinadores, juristas e professores de Direito Constitucional entendem que o art. 71 da atual Constituição Federal coloca o Tribunal de Contas como órgão integrante do Poder Legislativo, já que a atribuição de fiscalizar faz parte das atribuições típicas do Poder Legislativo.

    Outros afirmam que o TCU não pertence a nenhum dos Poderes e entendem que ele é um órgão independente e autônomo, assim como o Ministério Público e que, ao auxiliar o Poder Legislativo, a ele não se subordina.

    Não obstante as várias interpretações constitucionais, o entendimento majoritário é no sentido de ser o TCU um órgão de extração constitucional, independente e autônomo, que auxilia o Congresso Nacional no exercício do controle externo."

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    FONTE: OUVIDORIA do TCU: dúvidas frequentes

    https://portal.tcu.gov.br/ouvidoria/duvidas-frequentes/autonomia-e-vinculacao.htm

  • Tudo errado, quem marcou letra C está alinhado nos estudos dos 3 poderes, o resto que sustenta essa questão precisa aprofundar mais. GAB C .

  • QUE??

    hahahahahahhaa

  • BANCA LIXO!

    Gabarito Correto: C

    O TCU NÃO PERTENCE A NENHUM PODER.

  • tcu afinal de contas é ou n é ?

  • Alesson Melo o TCU, assim como o MP, DPU/E e MPU não pertencem a nenhum poder, eles orbitam entre esses, logo a questão mal elaborada pecou nesse quesito, ou o examinador não leu a constituição federal, não precisa nem de uma equipe forense pra afirmar isso.

  • Quem elaborou essa prova, o estagiário ?

  • Que isso gente!

    TCU não compõem o Poder Legislativo.

    Absurdo esse gabarito.

  • Examinador fumou o quê?

  • Típica questão em que você "errou", mas sabe que a banca é que precisa estudar mais.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk ta de sacanagem mesmo essas bancas

  • Mas que mulesta foi essa?

  • Quando vi o número de comentários, soube que a resposta seria E, mas me recusei a cometer tamanha barbaridade...

  • E desde quando o TCU compõe algum poder?

    Mudaram a Constituição e eu não tô sabendo...

  • Oxe, até um dia desses o TCU era independente.

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais kkkkkkkkk

  • questao toalmente equivocada, o TCU nao compoe o legislativo sendo independente

  • errei a questão mais sei que estou no caminho certo

    pois pelo que sei TCU não faz parte do poder legislativo

  • TCU não compõe o poder legislativo. Questão está incorreta.

  • Fiz pior...Mudei a alternativa ao ver que estava incorreta. Errei duas vezes

  • Pior que este já é o gabarito PÓS RECURSO.

  • GAB: E

  • Quando vi o número de comentários, pensei: é treta! haha. Gente que absurdo!!

  • Meu Deus!!!

    Que questão absurda é essa???

    O TCU faz parte do Poder Legislativo??? Oiiii???

  • assim fica dificil acertar na hora da prova

  • Oi?

    TCU pertence ao poder legislativo? kkkkkk

  • Que questão mais tosca!

  • Que absurdo, TCU é órgão administrativo autônomo. Certamente foi o estagiário quem elaborou a questão.

  • Em nenhum momento a questão disse que o TCU faz parte do poder legislativo

  • Poder Legislativo, segundo o art. 44 da Constituição Federal de 1988, é exercido pelo Congresso nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ... A Câmara é composta por representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional em cada estado, em cada território e no Distrito Federal.

    A minha resposta é essa...até que me provem o contrário. E mais tem que ser na lei.

  • Aí fica difícil de sair dessa vida bandida que é estudar para concursos!

  • Gabarito : E .

    A doutrina dominante afirma que o TCU (Tribunal de Contas da União), por exercer o controle técnico sobre os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), não pertence a nenhum deles. Caso contrário, a idoneidade do controle restaria maculada. Não há como controlar se há submissão.

    Assim, sua classificação é sui generis. Trata-se de órgão autônomo, de extração constitucional, de função administrativa lá delimitada, que pode funcionar de ofício ou por provocação.

    Todavia, é certo que há posicionamento diverso que o considera como órgão vinculado ao Poder Legislativo. Assim, o candidato deve estar sempre atento à banca examinadora para observar o entendimento por ela adotado.

    FONTE : lfg.jusbrasil.com.br/noticias/98003/o-tcu-pertence-a-algum-dos-poderes

    Bons Estudos !!!!

  • Conforme Titulo IV - Da organização dos Poderes, Cap. I Do Poder Legislativo

    é Congresso, Senado e Câmara.

  • Então o TCU compõe qual poder?

  • Robson Henrique Oliveira

    Lesgislativo

  • Só hoje respondi duas questões erradas no gabarito. Essa é uma delas. Um questão dessa deveria ser passível de ADIN kkkkkk!

  • O examinador não sabe que o TCU não faz parte do Poder Legislativo.

  • O TCU juntamente com o MPU, são órgãos independentes. O Tribunal de contas pode até auxiliar o legislativo, agora dizer que faz parte do mesmo...é demais.

  • A questão é polêmica. Mas vejam a informação a seguir...

    "Compõem o Poder Legislativo (art. 44 da Constituição Federal) a Câmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa)."

    Fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/o-papel-do-poder-legislativo

  • A questão é polêmica. Mas vejam a informação a seguir...

    "Compõem o Poder Legislativo (art. 44 da Constituição Federal) a Câmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa)."

    Fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/o-papel-do-poder-legislativo

  • Texto extraído do próprio sítio eletrônico do TCU:

    Autonomia e Vinculação

     

    O Tribunal de Contas da União é vinculado ao Poder Legislativo ou é um órgão independente dos poderes da República?

    A vinculação do Tribunal de Contas da União a um dos Poderes da República não é um tema pacífico no mundo jurídico. Há, na doutrina, posicionamentos diversos.

    Alguns doutrinadores, juristas e professores de Direito Constitucional entendem que o art. 71 da atual Constituição Federal coloca o Tribunal de Contas como órgão integrante do Poder Legislativo, já que a atribuição de fiscalizar faz parte das atribuições típicas do Poder Legislativo.

    Outros afirmam que o TCU não pertence a nenhum dos Poderes e entendem que ele é um órgão independente e autônomo, assim como o Ministério Público e que, ao auxiliar o Poder Legislativo, a ele não se subordina.

    Não obstante as várias interpretações constitucionais, o entendimento majoritário é no sentido de ser o TCU um órgão de extração constitucional, independente e autônomo, que auxilia o Congresso Nacional no exercício do controle externo. (https://portal.tcu.gov.br/ouvidoria/duvidas-frequentes/autonomia-e-vinculacao.htm)

    O próprio TCU afirma que não pertence ao Poder Legislativo, mas a banca diz que pertence. Tem que avisar o TCU que a banca pacificou o entendimento. Hahahahahaha

  • Péra. Quê?

  • o TCU é uma instituição autônoma e assim como o MP auxilia o poder judiciário, o TCU auxilia o legislativo. Não é pq na constituição está no capítulo do poder legislativo que faz parte deste. Questão completamente equivocada.
  • Se você errou, você acertou! :)

  • Essa questão é daquelas que o gabarito muda conforme o concurso. Se for concurso para Legislativo, será interpretado que o Tribunal de Contas o integra.
  • Anula isso aí

  • TCU é órgão auxiliar do Congresso Nacional na realização do Controle Externo, mas não integra o Poder Legislativo. Questão equivocada.

  • Piada!

  • Não tem GBT

  • sifudê.

  • TCU = poder legislativo? Vou ali devolver minhas aulas de direito constitucional.

  • Qdo tem essas questões que o examinador faz essa cagada, eu gosto de ver os comentários só pra ver a treta.

    ps. TCU é um orgão independente que auxilia o Legislativo na fiscalização das contas públicas.

  • TCU NÃO, Examinador!! Lei a CF.

  • De qual constituição essa banca ta falando será?

  • fdssssss

  • Só acertou a questão quem errou!!!!

  • A gente estuda tanto.. ai se depara com uma resposta dessa!

  • GABARITO:C (EMBORA A BANCA TENHA ENTENDIDO E)

    O TCU NÃO É ÓRGÃO INTEGRANTE DO PODER LEGISLATIVO!!!

    #Avante

  • Amada?!

  • Se você estudou, não dá para acertar nem por eliminação.

    É ridículo, pois o TCU não está discriminado na CF como órgão do Poder Legislativo. A não ser que o exeminador tenha tido como base outro dispositivo.

  • ART.44 da CF taxativamente impõe que o poder legislativo (função legislativa) será exercido pelo Congresso Nacional e esse órgão se compõe pela Câmara dos Deputados ( representantes do povo) e Senado Federal ( com representantes dos Estados, DF).

    Além disso, pasmém aos senhores, no artigo 71 da CF prescreve o TCU como auxiliar na fiscalização e controle externos, um órgão que auxilia outro é dotado de autonomia (claro que diversa daquela menciona no ART.2 da CF).

    BANCA EQUIVOCADA.

  • Não é necessário ousadia para discordar desse gabarito.

  • Mais uma "questão que te emburrece".

    O gabarito deveria ser letra C.

    Qualquer um que já estudou o assunto com a devida atenção sabe que o Tribunal de Contas não faz parte de nenhum dos 3 Poderes. Examinador lixo!

  • Não me atentei no enunciado da questão e acertei, mas se tivesse prestado atenção e visto que pede quem compõe o poder legislativo, com certeza não.

  • Quando nem o avaliador sabe do que tá falando...

  • Quanto mais estudo, menos eu sei!!

  • Se você marcou letra C...Parabéns!!!...Você está no rumo certo.

  • Se você marcou letra C...Parabéns!!!...Você está no rumo certo.

    Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (CRFB/88).

  • Letra C

    O TCU não está discriminado na CF como órgão do Poder Legislativo. Não faz parte de nenhum dos 3 poderes.

  • Fala sério....alguém sabe se anularam esta questão? TCU fazendo parte do Legislativo? kkkkkkk

  • Será q não foi erro do Qconcursos ao indicar o gabarito? Tá muito absurdo mesmo, qualquer estudante de direito constitucional, mesmo q iniciante, sabe q não é possível isso....como pode um examinador fazer uma presepada assim?

  • kkkk marquei que acertei so pra nao passar raiva maior ...

  • Oxe, é sério esse gabarito aí?

  • Pasmem, mas o gabarito é esse mesmo! Conferi no site da banca. Gabarito preliminar: E. Gabarito definitivo após recursos: E!

    Não dá pra colocar o link aqui prq o qconcursos não permite, mas é só digitarem no Google: "concurso camara de marilandia idecap 2018"

  • nossa, oq rolou? Pq o TCU está ali?

  • Gabarito correto: LETRA C.

    Estagiario ta aprontando muito ...

  • O lado bom de resolvermos essas questões é que de antemão conhecemos as bancas que não prestam. Eu boicoto!

  • Extraído do próprio site do TCU:

    O Tribunal de Contas da União é vinculado ao Poder Legislativo ou é um órgão independente dos poderes da República?

    "A vinculação do Tribunal de Contas da União a um dos Poderes da República não é um tema pacífico no mundo jurídico. Há, na doutrina, posicionamentos diversos.

    Alguns doutrinadores, juristas e professores de Direito Constitucional entendem que o art. 71 da atual Constituição Federal coloca o Tribunal de Contas como órgão integrante do Poder Legislativo, já que a atribuição de fiscalizar faz parte das atribuições típicas do Poder Legislativo.

    Outros afirmam que o TCU não pertence a nenhum dos Poderes e entendem que ele é um órgão independente e autônomo, assim como o Ministério Público e que, ao auxiliar o Poder Legislativo, a ele não se subordina.

    Não obstante as várias interpretações constitucionais, o entendimento majoritário é no sentido de ser o TCU um órgão de extração constitucional, independente e autônomo, que auxilia o Congresso Nacional no exercício do controle externo."

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/ouvidoria/duvidas-frequentes/autonomia-e-vinculacao.htm

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!

  • PESSOAL, SUBSISTEM DUAS POSIÇÕES:

    1. TCU É ÓRGÃO INDEPENDENTE E AUTÔNOMO;
    2. ÓRGÃO AUXILIAR DO "PODER" LEGISLATIVO.

    OBS: VERIFICAR QUAL POSIÇÃO A BANCA ADOTA.

  • O TCU NÃO, LEIAM DE NOVO E REPITAM, NÃO SE SUBORDINA A NENHUM PODER.

    GABARITO CERTO: C

  • QUESTÕES que fod** candidato preparado!


ID
3063235
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São aquelas que possuem autonomia política, financeira e administrativa. São realizadas diretamente pela estrutura do governo. No âmbito nacional é o Presidente da República auxiliado pelos Ministros de Estado, conforme Art. 76 da Constituição Federal de 1988; Nos estados e distrito federal é o Governador auxiliado pelas Secretarias de Estado; Nos municípios é o Prefeito e as secretarias municipais. Ou seja, tem vínculo direto com o chefe do Poder Executivo em todos os níveis de governo.

O trecho acima faz referência a:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

  • Gab - B

    administração pública direta é composta pelos órgãos diretamente ligados ao poder central, no âmbito federal, estadual e municipal. A administração direta é o conjunto da União (Presidente), dos governos e das prefeituras.

    A administração pública indireta é o fruto da descentralização administrativa, isto é, fruto da criação de novos entes com personalidade jurídica própria com o fito de atribuir a eles uma função administrativa específica para a descentralização das competências.

  • Falou em autonomia política, refere-se sempre a Adm direta

  • Gab - B

    Simplificando.

    administração pública direta. (Bizu) MEDU

    Municipio

    Estado

    Distrito Federal

    Uniao

    administração pública indireta. FASE fruto da descentralização administrativa

    Funddaçoes Publicas

    Autarquias

    Sociedade de Economia Mista

    Empresa Pública

  • administração pública direta é composta pelos órgãos diretamente ligados ao poder central, no âmbito federal, estadual e municipal. Portanto, a alternativa B está correta.

  • Pessoal, essas alternativas que trazem conceitos como Administração pública complementar e os outros que não sejam a direta e a indireta de fato existem ou são pura invenção da banca? Obrigada.

  • Gab. B

    AP Direta= União, Estados, DF, Municípios

    -Pessoa jurídica de direito público

    -patrimônio próprio

    -capacidade processual

    Responsabilidade civil - objetiva

    -Bens públicos impenhoráveis

    -Débitos judiciais - regime de precatórios

    -Regime de pessoal- estatutário

    Autonomia= política, administrativa e financeira

    ______________________________________________________________________________________________________________

    AP Indireta= Autarquias, Fundações Públicas, Empresa Públicas e Sociedade de Economia Mista

    -Pessoa jurídica de direito público

    -patrimônio próprio

    -capacidade processual

    Autonomia= Administrativa e financeira

    Criação e extinção

    -Princípio da reserva legal

    -por meio de lei

    Lei específica

    -Cria autarquias

    -Autoriza a criação- Fundações Públicas, Empresa Públicas e Sociedade de Economia Mista

    Fonte: Anotações aulas do professor Thállius Moraes - Alfacon

  • GABARITO:B

     

    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

     

    DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

     

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

     

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. [GABARITO]

     

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

     

    a) Autarquias;

     

    b) Emprêsas Públicas;

     

    c) Sociedades de Economia Mista.

     

    d) fundações públicas.             (Incluído pela Lei nº 7.596, de 1987)

     

    Parágrafo único. As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.             (Renumerado do § 1º pela Lei nº 7.596, de 1987)

     

    § 2 º             (Revogado pela Lei nº 7.596, de 1987)

     

    § 3 º             (Revogado pela Lei nº 7.596, de 1987)

  • o que me confundiu foi a escrita autonomia administrativa, escrita no inicio da questão.

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA (NÃO TEM AUTONOMIA POLÍTICA).

    Logo você mata as demais questões.

  • LETRA B.

    easy.

  • Parei de ler na terceira palavra, haja vista que somente os entes federados possuem autonomia politica, isto é, capacidade de auto-organização, ou seja, podem criar suas próprias constituições e leis orgânicas e, sobretudo, de legislar em sentido amplo, com fundamento na carta politica de 88.

    Noutro giro, a adm indireta não tem mencionada capacidade politica, mas dispõe de capacidade administrativa , ou seja, detém capacidade de autoadministração, não sendo vinculada a adm direta.

    Bons estudos!

  • Administração direta

    Pessoa política

    Pertencem ( união, estados e município)

    Órgão desconcentração

    Centralização

    Razão da extinção do órgão- concentração

    Ex: presidente da república, ministérios, órgãos, câmera dos deputados 

  • Quanto à organização da Administração Pública:

    A Administração Pública no Brasil é dividida em Direta e Indireta.

    A Administração Pública Direta realiza a atividade administrativa de forma centralizada, sendo composta pelos entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios. É direta pois os entes federativos fornecem diretamente à sociedade todos os serviços públicos essenciais para o bem estar social. Estes entes são pessoas jurídicas de direito público e possuem autonomia política, com a edição de leis; administrativa e financeira.
    A atividade administrativa pode ocorrer de forma desconcentrada, com a criação de órgãos públicos, que não possuem personalidade jurídica própria. São, por exemplo, os ministérios, as secretarias estaduais e as secretarias municipais. Os órgãos estão subordinados, há hierarquia entre estes e o ente ao qual estão integrados.
    Ocorre que os entes federativos não conseguem fornecer todos os serviços públicos, portanto são criadas entidades para auxiliá-los, que compõem a Administração Pública Indireta.

    A Administração Pública Indireta realiza a atividade administrativa de forma descentralizada, é composta por entidades com personalidade jurídica pública, não possuem autonomia política, mas sim administrativa e financeira. Estas entidades são as autarquias e fundações públicas de direito público (personalidade jurídica de direito público); fundações públicas de direito privado, empresas públicas e sociedades de economia mista (personalidade jurídica de direito privado). A atividade administrativa pode ser exercida mediante outorga ou delegação.

    A outorga ocorre quando há transferência de titularidade e execução do serviço público. Assim, a entidade tem a propriedade e a execução do serviço, algo que só pode ocorrer por meio de lei. 

    A delegação ocorre a transferência somente da execução do serviço, por meio de contrato administrativo precedido por licitação.

    O trecho previsto na questão se refere à Administração Pública Direta, com a desconcentração do ente político em órgãos públicos - ministérios e secretarias.

    Gabarito do professor: letra B


ID
3063238
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É a função da administração que estabelece os objetivos a serem atingidos e também como fazer para alcançar êxito nesta tarefa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : D

     O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer o plano de ação


ID
3063241
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Estado para existir necessita de alguns elementos. São eles:

I - Território: Extensão de terra que está sob direção de um governo;
II - Povo: conjunto de habitantes de um determinado local;
III - Governo: Ato ou efeito de administrar, sistema político que dirige um Estado com poder soberano.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:   

  • Redação estranha...

  • Noções de Estado:

    > Pessoa jurídica territorial e soberana.

    > Formado por: POVO, TERRITÓRIO e ESTADO SOBERANO

    > Elementos indissociáveis e indispensáveis para a noção de um Estado INDEPENDENTE.

    Gabarito: LETRA E

  • Território não é só uma extenção de terra, discordo do gabarito.

  • Entendo que o conceito de povo e população de diference, sendo:

    POVO, é o elemento humano, formado pelo conjunto de pessoas submetidas a ordem juridica estatal.

    POPULAÇÃO: quantidade de pessoas em uma região por um determinado tempo.

    Acho uma questão possível de anulação.

  • Até aonde sei, quem é SOBERANO é o ESTADO e não o GOVERNO

  • Todos os itens estão corretos.

  • ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ESTADO

    Os elementos essenciais para justificar a existência de um Estado são: O POVO, O TERRITÓRIO E O PODER POLÍTICO. 

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – FOCO NAS INSTITUIÇÕES E AÇÕES GOVERNAMENTAIS - Matias Pereira.

  • Ao contrário da população (composta pelo conjunto de pessoas que habitam o território de um Estado), o povo compõe‐se dos seus nacionais, independentemente do local em que residam.

    Fonte: Estratégia

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado à formação dos Estados.

    Segundo o professor Azambuja (2001), o Estado é a “organização político-jurídica de uma sociedade para a realizar o bem público, com governo próprio e território determinado". Além disso, segundo Matias-Pereira (2018), o “conceito de Estado não deve ser confundido com o conceito de nação: Estado é a nação politicamente organizada; a nação, por sua vez, é um agrupamento humano unido por laços culturais, históricos, linguísticos e religiosos". Em face do exposto, podemos concluir que os elementos essenciais para justificar a existência de um Estado são: o povo, o território e o poder político.

    Portanto, podemos afirmar que todos os três itens estão corretos.


    Fonte:
    AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. Edição 44, São Paulo: Globo, 2003.
    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3063244
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Os _____________ são aqueles que a empresa não tem controle, ou seja, são causados por influência de algum fato, sejam eles, econômico, políticos, ou outro que venha deturpar o ambiente externo. As pessoas desenvolvem um sentido sobre o ambiente pela leitura de jornais, revistas, pela internet, ouvindo notícias, entre outros. Se o ambiente parece estar se deteriorando, os consumidores tendem a cortar gastos e se tornam mais conservadores e seus hábitos de compras. Inversamente, quando as condições melhoram, as pessoas tendem a pôr a mão no bolso.

Alternativas

ID
3063247
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Marilândia - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Balanço Patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa (Ativo), assim como as obrigações (Passivo Exigível) em determinada data. A diferença entre Ativo e Passivo é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e o passivos de uma entidade.

    PL = A - P

    Letra B

  • Gabarito: B

    PATRIMÔNIO LÍQUIDO é o interesse residual nos ATIVOS da entidade depois de deduzidos todos os seus PASSIVOS.

  • Pela equação patrimonial da contabilidade, Ativo=Passivo + PL.

    "Patrimônio líquido Participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos". (CPC 00 (R2))

    Os demais itens não condizem com a Contabilidade.

    Gabarito B