SóProvas



Prova IDCAP - 2020 - SAAE de Ibiraçu - ES - Fiscal


ID
5398078
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as informações sobre a composição do (2º§) com V (Verdadeiro) ou F (Falso).

(__)Na série de termos: "que ", "assim ", "que ", " montanhas", um monossílabo, um dissílabo e um trissílabo, todos escritos com dígrafos.
(__)As palavras: "excursões " e "imaginação " têm " TIL " por questão de nasalização da vogal que coincide com a sílaba tônica, mas não justifica a tonicidade oxítona.
(__)As palavras: "de", "onde", "desde " são invariáveis.
(__)Nas expressões: "os fabulosos animais do Zodíaco " e "a nossa imaginação", temos exemplos de concordâncias nominais

Em seguida, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O til não marca a tonicidade das palavras, ou seja, não destaca a sílaba que tem a pronúncia mais forte. Indica apenas a nasalidade. Na palavra órgão, temos o til, mas a sílaba tônica não é a que se encontra o til, e sim a anterior.

  • (V) Na série de termos: "que ", "assim ", "que ", " montanhas", um monossílabo, um dissílabo e um trissílabo, todos escritos com dígrafos. Tá autoexplicativo. Segue os dígrafos em negrito: que, assim, montanhas.

    (V) As palavras: "excursões " e "imaginação " têm " TIL " por questão de nasalização da vogal que coincide com a sílaba tônica, mas não justifica a tonicidade oxítona. Til não é acento e sim, não justifica a tonicidade.

    (V) As palavras: "de", "onde", "desde " são invariáveis. "de" é uma preposição (invariável). "Onde" é um advérbio (invariável) e "desde" é uma preposição (invariável)

    (V) Nas expressões: "os fabulosos animais do Zodíaco " e "a nossa imaginação", temos exemplos de concordâncias nominais. "Fabulosos animais" e "Nossa imaginação" são os termos que concordam nos exemplos.

    Gabarito: A

  • Mas já que o til não marca a tonicidade, onde essas palavras vão ter a sílaba tônica? (excursões e imaginação) apesar de não serem acentuadas por causa da tonicidade, elas levam acento bem onde são tônicas.

  • "Onde" e "desde" ok, não varia, mas por que o "de" é invariável se ele pode se transformar em "do", "da".. ??

  • til não é um acento, mas apenas um sinal diacrítico, usado para indicar a nasalização da vogal


ID
5398081
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre o trecho: "Ou ¹ chegar a ² Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que ³ estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...". - marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

    GAB. D

  • Cavala é f0da

  • A letra A está errada pq? É hipérbole!

  • Essa aí foi presente

  • Eles pediram a incorreta, Paula

  • Não existe a palavra cavala, correto seria cavalo-fêmea,

  • a primeira palavra que veio a minha cabeça vendo a alternativa D foi égua. Fui pesquisar e meu pensamento está correto, pois o feminino de cavalo é égua e não cavala. Gabarito, Incorreto, letra D. Bons estudos!
  • Paulo, a questão pede a incorreta! A letra A está certa mesmo

  • Marquei a correta, mas em "Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina" é composto por coordenação aditiva sindética.'' eu meio que buguei, porque é, se formos contar a patir de ''E continuar a ouvir aquela menina'' Temos uma conjunção aditiva iniciando uma oração. Em contrapartida ''Ou chegar a Ouro Preto'' temos uma OCSA. Enfim.

  • Feminino de cavalo não é égua? Heheh
  • Não existe a palavra "cavala" para expressar o feminino de cavalo, o correto é Égua (feminino de cavalo).

  • Questões fuleiras kkkkkk

  • A questão é fácil, mas se não prestar atenção no enunciado, rapaz... Danou-se

  • respeitem a égua, não é cavalo-fêmea nem muito menos cavala, é égua.

  • Eu errei por não prestar atenção no enunciado.

  • " Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina" não seria oração coordenativa sindética alternativa? ao meu ver a questão tem duas opções erradas, a mais gritante, é claro, é o feminino de cavalo que é égua.
  • "Cavala" na minha terra é mulher ignorante/bruta/brava.

    Kkkk

  • incorretaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • A letra A está errada porque existe um exagero na parte que diz : aquela menina que ³ estuda piano há duzentos anos.

    Ninguém estuda a duzentos anos alguma coisa.

  • quem é carroceiro e foi fazer a prova acertou esta questão kkk

  • Eu respondendo a questão seriamente até chegar na alternativa D... Não aguentei!!


ID
5398084
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Sobre a frase que dá título ao texto, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição (www.normaculta.com.br).

    Assim, o verbo ''escolha'' presente no título invalida a assertiva C.

  • ESCOLHA (Verbo) O SEU SONHO;

    Letra C

    #Seguimos#Tentando

  • Como seria uma frase nominal se tem um verbo no imperativo?

    Gabarito: C

  • Frase nominal não tem verbo Alternativa C
  • SEU é monossílabo

    SUA é dissílabo: su-a

  • Não entendi a letra A e também a letra D. Alguém explica por favor. Obrigado!

  • INCORRETA ...aff....vamos q vamos....

  • A questão é de fonologia e sintaxe e quer que identifiquemos a alternativa INCORRETA. Vejamos:

     .

    A) O pronome possessivo: "seu" é um monossílabo com ditongo decrescente.

    Certo. "Seu" é um pronome possessivo monossílabo (possui só uma sílaba) e apresenta o ditongo decrescente "eu".

    Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.

    Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.

    Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.

     .

    B) O verbo está no modo imperativo, sugerindo ordem ou conselho ao interlocutor.

    Certo. O verbo "escolha", em "escolha o seu sonho", está no imperativo, já que está sugerindo uma ordem.

    Imperativo: indica ordens, pedidos, exortações, conselhos. Ex.: Fique calado! Volte logo! Não fiquem aqui. Sejam prudentes.

     .

    C) É uma frase nominal que tem por objetivo manter solidariedade com o leitor.

    Errado. "Escolha o seu sonho" não é uma frase nominal, mas, sim, verbal, já que contém o verbo "escolha". Frases nominais não têm verbo.

     .

    D) Na frase, há dois termos escritos com dígrafo.

    Certo. Em "ESCOLHA O SEU SONHO", há os dígrafos consonantais "lh" e "nh". Lembrando que, nesse caso, "sc" não é dígrafo, pois representa dois sons distintos; só é dígrafo quando representa um único som, como, por exemplo, em "nascer".

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". 

    Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. 

    Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    E) O verbo "escolha" é de segunda conjugação, trissílabo paroxítono.

    Certo. "Escolha", do verbo "escolher", é de segunda conjugação, já que termina em "er". "Es-co-lha" é trissílabo, pois possui 3 sílabas. Além disso, "escolha" é uma palavra paroxítona, já que a sílaba tônica (a mais forte) é a penúltima.

     .

    Gabarito: Letra C

  • nao entendi o da paroxitono na letra E

  • GAB C

    Pediu a errada.

    Frase nominal NÃO HÁ VERBO

    OGMO ES


ID
5398087
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Marque a frase nominal escrita com vocativo.

Alternativas
Comentários
  • Vocativo é quando você indica com quem se fala. 

    Obs: O vocativo pode estar no começo, meio e no fim de uma frase 

    Ex: senhor, venha aqui. 

    Vocativo é SENHOR 

    EX: PRESTA ATENÇÃO, MENINA 

    Vocativo é MENINA 

  • GABARITO -E

    "Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões!"

    Vocativo = tem a função de chamar, invocar ou interpelar dentro da oração.

    Ex: Menino, venha cá!

  • eliminar as frases que tem verbos, já que a questão pede uma frase nominal e depois identificar o vocativo

    "Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões!"

  • "ah" é interjeição

  • frases nominais- não contem verbo!


ID
5398090
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Sobre os componentes linguísticos estruturais do texto, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • não tem sujeito composto

    gab: C

  • o sujeito é o pronome relativo que, que retoma pequenas obras-primas incomunicáveis

  • RESPOSTA::::::C

  • "(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória."

    C) No trecho: "... duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, ..." - temos sujeito composto e predicado verbal formado por tempo composto.

    "obras primas duram o instante em que vão sendo sonhadas", não há no excerto apresentado para analise sujeito composto, temos apenas o sujeito simples OBRAS PRIMAS, que embora esteja no plural é formado por apenas um agente Obra prima.

  • Prosopopeia: personificação a seres inanimados, a animais (atribui características humanas).

  • Eu queria entender a letra E, o que é objeto direto ali ? pq pra mim não há objeto direto. Se apagam não é intransitvo não ?

  • na letra D, eu não consegui identificar uma qualidade tipica de seres humanos para configurar prosopopeia

  • SEMPRE VOLTEM NO TEXTO PARA FAZER ANÁLISE SINTÁTICA

    A) Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa. → Conjunção coordenativa alternativa

    B) Habitar → Sete letras ok. Fonema é a unidade que produz som, logo o ha só produz o som de a. Portanto 6 fonemas

    C) devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas ... → Sujeito Simples, embora esteja no plural.

    Viu porque você deve voltar sempre no texto?

    D) flechas voando atrás de sombras velozes → Prosopopeia = Dar sentimentos humanos a seres inanimados

    E) E logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória .. → Próclise = Pronome oblíquo antes do VERBO

    GAB C, pois pede a errada

    OGMO ES

  • Tempo composto : Verbo auxiliar TER ou HAVER. Verbo principal: Particípio

  • NA LETRA É NAO TEM OBJETO DIRETO NAO , TANTO QUE SE FOSSE OBJ DIRETO TERIA QUE CONCORDAM O SUBSTANTIVO NO SINGULAR COM O VERBO NO SINGULAR


ID
5398093
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Marque a alternativa com a série que apresenta, respectivamente: dígrafo em termo oxítono, hiato em termo proparoxítono, ditongo crescente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E :

    Chegar, devíamos, hortênsias.

  • Pra saber a tonicidade de uma palavra, é só vender ela na feira:

    Ex: "Olha o che-gaaaaaar" - sílaba tônica é o "gar", portanto é oxítona. Daí só olhar as terminações pra saber se é acentuada ou não.

    Esse macete vale para todas as palavras.

  • A separação silábica da palavra "Hortênsias" será "Hor-tên-si-as" Logo será hiato e não ditongo crescente.

  • Hortênsias é uma palavra com 4 Sílabas e 10 Letras, não é um ditongo.

  • Em destaque o que foi pedido pelo examinador:

    Dígrafo em termo oxítono: Che-gar

    Hiato em termo proparoxítono: De-ví-a-mos

    Ditongo crescente: Hor-tên-sias

    Gabarito: E

  • CUIDADO! "Hor-tên-cias" >> apenas a banca CESPE separa "Hor-tên-ci-as"...!!

  • Em "suas", há hiato, e não ditongo.

    Su-as

    A-ni-mais (muito cobrado: não se separa ma-is)

  • Hortência é hiato! Vogal+ vogal são separadas !!!

  • Alguém me explica pq o GAR é dígrafo?

  • . por se tratar de proparoxítona eventual, as 2 formas estão corretas! pode ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente Hor-tên-sias ou proparoxítona Hor-Tên-si-as.

    isso só vale quando terminadas em ditongo CRESCENTE.

    algumas bancas como cespe e fgv até cobram questões com esse assunto, perguntando se existem mais de uma forma correta.


ID
5398096
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Sobre os componentes linguísticos estruturais do (7º§), marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • pronome relativo e pronome indefinido

  • Letra D para não.assinantes.

  • Gabarito: D

    que= pronome

    sempre= advérbio

  • Discordo dos demais colegas, vejamos:

    Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. 

    Sabemos o quê? Isso. Logo o "que" nessa oração seria uma conjunção integrante e não um pronome relativo.

    OBS: Pra quem tá ligado na troca do "que" por "o qual/a qual" ou pela palavra "isso" pra descobrir se é pronome relativo ou conjunção integrante vai sacar o que eu quis dizer.

    A palavra "sempre" é um advérbio de tempo.

    Gabarito: D

  • O QUE na primeira ocorrência é conjunção integrante.

    ATENÇÃO! troque o QUE por isso, se fizer sentido é conj. integrante.

    Ex.: sabemos que / sabemos isso


ID
5398099
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Marque o parágrafo que inicia com palavra que tem o sentido de: "Desta forma".

Alternativas
Comentários
  • Por favor professores comentem as questões!!!!!!

  • Letra B


ID
5398102
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Marque os parágrafos que iniciam com locução verbal formada pelo verbo auxiliar no tempo do modo indicativo, que enuncia ideia pretérita continua.

Alternativas
Comentários
  • Tudo que é IMPERFEITO merece uma VA, IA, NHA por que já ERA (Desinências do Pretérito Imperfeito do Indicativo);

    ASPECTO IMPERFEITO em regra tem ideia de duração/continuidade.

  • Letra B

  • Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, logo sabemos que 1° e 5° possui dois verbos, unica alternativa com contém os dois letra B


ID
5398105
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Os elementos linguísticos que compõem o trecho: "Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória". - permitem identificar a predominância da função da linguagem:

Alternativas
Comentários
  • Função Emotiva - Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções...

  • Alguém saberia me dizer, por favor, por que não poderia ser a letra B ?

  • opção B) apelativa, não é a certa por não s tratar de uma propaganda
    • Conotativa ou apelativa : foco no Receptor
    • Emotiva: Foco no Emissor
    • Fática: Foco no canal,são sons que aparecem durante uma comunicação, com o objetivo de chamar a atenção.
    • Metalinguística: a linguagem fala de si mesma, transformando-se no próprio referente.
    • Referencial: Foco na informação em contexto
    • Poética: estética e beleza do texto

ID
5398108
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Analise as informações sobre a composição do (1º§) com V (Verdadeiro) ou F (Falso).


(__)Inicia com locução verbal com ideia hipotética.

(__)A expressão: "os nossos sonhos " completa o sentido direto da locução verbal.

(__)A expressão: "os nossos sonhos " estabelece comparação.

(__)Na expressão: "as suas composições ", temos exemplo de concordância nominal.


Em seguida, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • cuida comenta ai

  • E - V, V, V, V

  • alguém pode comentar a respeito do complemento nominal?
  • concordância nominal****
  • Não ficou claro como "os nossos sonhos" é algo que estabelece comparação. A não ser que deveria ficar subentendido que após tal expressão, no texto, há o "como". Aí, sim! Faria mais sentido a alternativa.

  • Por favor professores comentem as questões!!!!!!

  • Vou tentar contribuir, caso esteja errado é só me corrigir:

    (V) Inicia com locução verbal com ideia hipotética.

    A locução verbal em questão é: "DEVERÍAMOS PODER PREPARAR"

    3 verbos juntos dando a ideia de hipótese, algo que poderia acontecer, mas não é certo.

    (V) A expressão: "os nossos sonhos " completa o sentido direto da locução verbal.

    Essa expressão vem logo após a locução verbal justamente completando a ideia dos verbos, dando sentido ao que eles estão querendo dizer.

    O que nós "deveríamos poder preparar"? R: os nossos sonhos.

    (V) A expressão: "os nossos sonhos " estabelece comparação.

    Essa aqui eu não concordei muito, porque (até onde eu sei) o sentido de comparação vem da conjunção comparativa "COMO".

    Mas analisando as outras e fazendo por eliminação das alternativas, deu pra achar o gabarito.

    (V) Na expressão: "as suas composições ", temos exemplo de concordância nominal.

    Nominal se refere a nome = o que não é verbo. Por exemplo um substantivo.

    Ex: frases nominais são frases sem a presença de verbo.

    Concordância acontece em gênero (fem/masc), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Analisando a frase da pra ver que seus termos estão concordando em todos esses sentidos.


ID
5398111
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. É o modo pelo qual se usa a língua, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Analise as enunciações seguintes:

I.Em: "Vou à feirinha comprar jerimum (abóbora)", temos uma variação regional.
II.As variedades estilísticas comportam as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal. Se estivermos preparando um discurso para a formatura de Médicos, devemos adequar a linguagem num nível formal, porque o evento impõe a formalidade.
III.A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens (skatistas, surfistas, rappers, entre outros.). Enquanto o jargão, em geral, está relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, engenheiros, etc.)

Está(ão) em conformidade com "Variação linguística

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    As variações linguísticas podem sofrer influências: 

    • Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal. 

    • Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.

    • Sociais ou diastráticas: englobam as classes sociais, considerando que cada grupo usa palavras restritas à sua comunidade, tendo em vista fatores como os diferentes graus de escolaridade. As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma.  O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social. 

    • Situacionais ou diafásicas: englobam a situação do diálogo, tratando-se de um contexto formal ou informal. 

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/variacoes-linguisticas.


ID
5398114
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Analise as enunciações seguintes com V(Verdadeiro) ou F(Falso).

(__)Coesão textual é a conexão, a ligação, a harmonia que existe entre os elementos de um texto. A coesão é percebida quando, num texto, comprovamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro, portanto, harmonizando as ideias.
(__)Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos, tornando-os compreensíveis e elegantes.
(__)Na frase: "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, mas aprendi alguma coisa". - não temos coesão, porque a conjunção " mas " está mal usada, não cabe neste contexto, uma vez que o Curso de Letras Vernáculas prepara a pessoa profissionalmente para ensinar, portanto para ser Professor de Língua Portuguesa. A conjunção correta seria coordenativa aditiva "e".
(__)Na frase: "Fui ao Rio de Janeiro, , encontrei amigos de infância". - o advérbio " " harmoniza a ideia tornando-a mais elegante.

Em seguida, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o motivo do item III está correto?

  • Na frase: "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, mas aprendi alguma coisa". - não temos coesão, porque a conjunção " mas " está mal usada, não cabe neste contexto, uma vez que o Curso de Letras Vernáculas prepara a pessoa profissionalmente para ensinar, portanto para ser Professor de Língua Portuguesa. A conjunção correta seria coordenativa aditiva "e". 

    Meu caro @homer Pensador, está correta pois na alternativa após ela dizer que fez faculdade de letras, o que se espera como complemento é que a pessoa seja ótima no assunto, entenda do assunto ou algo do tipo, portanto, ao dizer "mas aprendi alguma coisa", logo, passa a não fazer sentido o texto, houve uma quebra de expectativa mal colada, o texto possui correção gramatical, porém não possui coesão, sentido.

    Estaria melhor colocado se estivesse da seguinte maneira:

    "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, e aprendi muito."

    "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, por isso sei muita coisa."

    "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, portanto sei alguma coisa."

    "Cursei Faculdade de Letras Vernáculas, sou formada, mas não aprendi coisa alguma."

    Percebe que faz mais sentido as frases propostas dessa maneira?

  • A lll não seria um erro de coerência ao invés de coesão?

    O "mas" é uma conjunção adversativa indica contrariedade e se a autora quis ser irônica, por exemplo, isso indicaria falta de coesão?

  • ESGOTO DE BANCA

  • pra mim é erro de coerência e não coesão

  • A forma como a terceira sentença foi afirmada pelo examinador realmente induz ao erro, mas percebam que ele fala apenas de coesão e não de coerência (sentido). Focando apenas no que ele se limitou a dizer, a coesão fica prejudicada pelo uso incorreto da conjunção.


ID
5398117
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

ESCOLHA O SEU SONHO

(1º§) Devíamos poder preparar os nossos sonhos como os artistas, as suas composições. Com a matéria sutil da noite e da nossa alma, devíamos poder construir essas pequenas obras-primas incomunicáveis, que, ainda menos que a rosa, duram apenas o instante em que vão sendo sonhadas, e logo se apagam sem outro vestígio que a nossa memória.
(2º§) Assim, tudo seria como quem resolve uma viagem. Portanto, devíamos poder escolher essas excursões sem veículos nem companhia - por mares, grutas, neves, montanhas, e até pelos astros, onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias, e os fabulosos animais do Zodíaco. E estaríamos abstraindo de um mundo de problemas, contemplando sempre a nossa imaginação.
(3º§) Devíamos, à vontade, passear pelas margens do Paraíba, lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando. - Ou habitar uma tarde prateada de Florença, e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore... - Ou contemplar nos Açores hortênsias da altura de uma casa, lago de duas cores, e cestos de vime nascendo entre fontes, com águas frias de um lado e, do outro, quentes... - Ou chegar a Ouro Preto e continuar a ouvir aquela menina que estuda piano há duzentos anos, hesitante e invisível - enquanto o cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer...
(4º§) Quantos lugares, meu Deus, para essas excursões! Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões. Ruas amarelas de pó, amarelas de sol, onde os camelos de perfil de gôndola estacionam, com seus carros. Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados, de rosa na testa e colar ao pescoço, conduzem leves e elegantes coches policromos... E lugares inventados, feitos ao nosso gosto; jardins no meio do mar; pianos brancos que tocam sozinhos; livros que se desarmam, transformados em música... Rios que vão subindo por cima das ilhas... meninos transparentes, que deixam ver a luz do sol do outro lado do corpo... gente com cabeça de pássaro... flechas voando atrás de sombras velozes... moças que se transformam em guaribas... canoas... serras... bando de beija-flores e borboletas que trazem mel para a criança que tem fome e a levantam em suas asas... 
(5º§) Devíamos poder sonhar com as criaturas que nunca vimos e gostaríamos de ter visto: Alexandre, o Grande; São João Batista; o Rei Davi, a cantar; o Príncipe Gautama. Este vultos foram notáveis para toda a humanidade, logo, merecem ser lembrados em nossos sonhos!!!
(6º§) E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou mortos... Sonhar com eles no seu melhor momento, quando foram mais merecedores de amor imortal. Você pode e dever ser sonhador, assim sendo, deve merecer bons sonhos.
(7º§) Ah! Sabemos que sonhar faz parte da vida, portanto sonhe, sonhe e sonhe sempre. Valorize o que aparece no seu sonho. A propósito, você gostaria de sonhar o que esta noite?

(Cecília Meireles)

Marque a alternativa com oração que apresenta os termos essenciais escritos na ordem direta.

Alternativas
Comentários
  • professores, por favor comentem as questões!!!!!!!!!!!

  • Marquei a C pelo "estaríamos"...
  • A questão quer saber se vc sabe colocar a oração na ordem direta:

    Sujeito +verbo+complemento do verbo + adjunto adverbial respectivamente

    Gabarito: E

  • professores, por favor comentem as questões!!!!!!!!!!!

  • PROFESSOREEEEEES COMENTEM AS QUESTÕES... PELO AMOR DE ZAZA!

  • Primeiro, a ordem direta da oração é sujeito (S), Verbo (V), Complemento (C) E Adjunto Adverbial (A). A questão só pede os termos essência, sujeito e predicado.

    Sendo assim, A, B e C estão erradas por começarem com uma conjunção.

    Na letra E, a resposta, temos: "Tudo (S) seria (V) como quem resolve uma viagem".

    O "Como" nessa acepção é uma conjunção integrante, logo insere uma oração subordinada, além de não exerce função sintática. Tudo após do "Como", como todas as conjunções integrantes, pode ser substituído pelo vocábulo "isso".

    Reescrevendo: Tudo seria Isso.

    S VL predicativo do sujeito. É um verbo de predicação nominal em sua ordem direto, sem termos intercalados aos termos essenciais.

  • E a letra D não está correta??!!

  • E a letra D não está correta??!!

  • Na letra d) tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva. O sujeito da oração é o pronome relativo que, e rios é o referente.


ID
5398120
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre os componentes linguísticos do texto seguinte, marque a alternativa INCORRETA.


"Sonho meu, sonho meu, / Vai buscar quem mora longe, sonho meu! / Vai mostrar essa saudade, sonho meu, / Com a sua liberdade, sonho meu / No meu céu a estrela guia se perdeu / A madrugada fria / Só me traz melancolia, sonho meu! / Sinto o conto da noite na boca do vento / Fazer a dança das flores no meu pensamento! / Traz a pureza de um samba / Sentindo, marcado de mágoas de amor, / Um samba que mexe o corpo da gente, /O vento vadio embalando a flor! (Ivone Lara e Delcio Carvalho)

Alternativas
Comentários
  • A madrugada fria / Só me traz melancolia, sonho meu! 

     Matei a questão com essa frase. O que só me traz melancolia?

    A madrugada fria só me traz melancolia. (PORTANTO (sonho meu!) jamais poderia ser sujeito de todas as orações apresentadas;

     BOA SORTE. Eventuais erros, corrijam-me. 

  • Gab: D

    A expressão: "Sonho meu " representa o VOCATIVO de todos os versos em que ele aparece

    "Sonho meu, sonho meu, (vocativo)

    Vai buscar quem mora longe, sonho meu! (vocativo)

    Vai mostrar essa saudade, sonho meu, (vocativo)

    Com a sua liberdade, sonho meu (vocativo)

    No meu céu a estrela guia se perdeu

    A madrugada fria

    Só me traz melancolia, sonho meu! (vocativo)

    Sinto o conto da noite na boca do vento

    Fazer a dança das flores no meu pensamento!

    Traz a pureza de um samba

    Sentindo, marcado de mágoas de amor,

    Um samba que mexe o corpo da gente,

    O vento vadio embalando a flor!

    (Ivone Lara e Delcio Carvalho)

    Erros, por favor, avisem !

  • Acrescentando:

    Não confundir o vocativo x sujeito

    O vocativo é um chamado ou interpelação.

    ex: Menino, vem cá!

    OBS: Não possui relação sintática com outros termos da oração, não pertencendo, portanto, nem ao sujeito, nem ao predicado

  • Sonho meu não pode ser o sujeito pois está separado por vírgula.

  • Catacrese é a figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não é de uso comum; é uma gíria do cotidiano, expressão usada para facilitar a comunicação.

    ex: braço da cadeira

    mais sobre figuras de linguagem

  • o vocativo é um termo isolado na oração, nunca fazendo parte do sujeito ou do predicado.
  • Não concordei muito em dizer que "se perdeu" e "foi perdida" é equivalente.

    Quando digo "eu me perco", pratico e sofro a ação de perder.

    Quando digo "eu fui perdida", só sofri a ação e outra pessoa a praticou.

    Meu pensamento está equivocado?

  • "se perdeu " equivale a " foi perdida"???


ID
5398123
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Júlio foi participar de uma peregrinação e depois de dar 250 passos descobriu que estava a 5000m do local de chegada. Quantos metros faltavam para Júlio alcançar o seu objetivo, depois de ter dado 1250 passos?

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à regra de 3 (três) dos números.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Júlio foi participar de uma peregrinação.

    2) Depois de dar 250 passos descobriu que estava a 5.000 metros (m) do local de chegada.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber quantos metros faltavam para Júlio alcançar o seu objetivo, depois de ter dado 1.250 passos.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que, depois de dar 250 passos, Júlio descobriu que estava a 5.000 metros (m) do local de chegada, para se descobrir quantos metros faltavam para Júlio alcançar o seu objetivo, depois de ter dado 1.250 passos, deve-se fazer a seguinte regra de 3 (três):

    250 passos ------ 5.000 m

    1.250 passos -------- x m

    * Por se tratar de grandezas inversamente proporcionais, não deve ser feita a multiplicação em cruz, sendo que a multiplicação a ser feita, neste caso, é em "linha reta". Isso deve ser feito, pois, no caso em tela, quando se aumenta a quantidade de passos, tem-se uma queda na distância restante para Júlio alcançar o seu objetivo, ou seja, Júlio estará mais perto de completar o seu objetivo.

    Fazendo a multiplicação em "linha reta", tem-se o seguinte:

    250 * 5.000 = 1.250 * x

    1.250x = 1.250.000

    x = 1.250.000/1.250

    x = 1.000 metros (m).

    Portanto, faltavam 1.000 metros (m), para Júlio alcançar o seu objetivo, depois de ter dado 1.250 passos.

    Gabarito: letra "c".

  • regra de 3 inversa

    250 --- 5000

    1250 --x

    1250x= 1.250.000

    x=1250000/1250

    x=1000m

    alegrai-vos na esperança, sede fortes na tribulação, perseverai na oração. Rm12:12

  • Não faz nenhum sentido aplicar regra de três inversa nessa questão, para a resposta estar correta pelo gabarito cada passo teria que ter o comprimento de 4 metros! absurdo! tinha que colocar quantos metros ele andou, ou qual o percurso total em metros ou ainda o tamanho de cada passo. Deveria ser anulada

  • Regra de 3 Inversa, pois se eu aumento a quantidade de passos, eu diminuo a quantidade de metros.

    250 _____ 5000

    1250 ____ X

    1250x = 250*500

    X = 1250000/1250

    X = 1000m

    OGMO/ES - 2022


ID
5398126
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Mariana fechou os olhos e escolheu aleatoriamente um de seus anéis que estavam guardados em uma caixa. Sabendo que ela possui 3 anéis com pedras brancas, 2 anéis com pedras azuis e 6 anéis sem pedras, qual a chance de Mariana retirar da caixa um anel sem pedra?

Alternativas

ID
5398129
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Bruna tem uma quantidade x de dinheiro guardado e sua irmã Bia tem o triplo. Se as duas juntas tem R$1200,00. Quantos reais Bruna tem guardados?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Bruna: X

    Irmã: tem o triplo - 3X

    As duas juntas tem R$1.200,00

    X + 3X = 1.200

    4X = 1200

    X = 300,00. Logo, Bruna tem $300,00

    Obs.: Se perguntasse quanto a irmã tinha, seria 3 * 300 = $900,00


ID
5398138
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma aplicação feita a juros simples de taxa 2%a.m. durante 3 meses, rendeu R$1800,00. Quanto renderia esta mesma aplicação se fosse feita a juros compostos?

Alternativas
Comentários
  • A primeira conta é com a fórmula dos juros simples: J = C x i x t

    J = juros (rendimento) = 1800

    C = capital inicial

    i = taxa de juros = 2% ao mês = 0,02

    t = tempo = 3 meses

    1.800 = C x 0,02 x 3

    1.800 = C x 0,06

    C = 1.800/0,06

    C = 30.000 (trinta mil reais)

    Segunda parte: o capital de R$30.000,00 aplicado por 3 meses a 2% ao mês na modalidade juros compostos:

    M = C (1+i)^t

    M = Montante

    M = 30.000 (1+0,02)^3

    M = 30.000 (1,02)^3

    M = 30.000 (1,061208)

    M = 31.836,24

    O rendimento na modalidade composta é o montante menos o capital inicial. Assim, temos:

    31.836,24 - 30.000 = 1.836,24

    O rendimento, na modalidade juris compostos, seria de R$1.836,24

    LETRA B

  • fui por eliminação baseada no juros simples


ID
5398141
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma campanha de arrecadação de alimentos levou para a comunidade "Nosso Povo" 1870 pacotes de 2kg de arroz. Se nesta comunidade residem 2200 famílias e cada uma receberá apenas um pacote, qual a porcentagem de famílias que não recebeu?

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a comunidade "Nosso Povo" tem 2.200 famílias...

     

    Uma campanha de arrecadação levou 1.870 pacotes de arroz para essa comunidade...

     

    Oras, se cada família recebeu 1 pacote de arroz, então o número de famílias que não recebeu o pacote de arroz é igual a:

     

    2.200−1.870=330famílias

    2.200−1.870=330famílias

     

    Agora, para sabermos, em porcentagem, o número de famílias que não recebeu o pacote de arroz, podemos fazer uma regra de três simples!...

     

    Oras, se 2.200 famílias corresponde a 100%, então 330 famílias correspondem a quantos por cento do total?...

     

    Montando a regra, teremos:

     

    2.200famílias⟶100%

    2.200famílias⟶100%

    330famílias⟶x

    330famílias⟶x

     

    Multiplicando em X, ficaremos com:

     

    2.200x=33.000

    2.200x=33.000

     

    x=33.000

    2.200

    x=33.0002.200

     

    x=15%

    x=15%

     

    Portanto, 15% das famílias dessa comunidade não receberam o pacote de arroz!...

    Resposta do professor Marcos Lemes do tec concurso.

  • Regra de três:

    2220 famílias ---- 100%

    1870 famílias ----- X

    X = 85% recebeu

    100% - 85% = 15% não receberam


ID
5398144
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Cláudio toma três medicamentos diariamente: um de 6 em 6 horas, um de 8 em 8 horas e o outro de 12 em 12 horas. Se ele tomou os três medicamentos ao mesmo tempo às 7h da manhã, que horas os tomará juntos novamente?

Alternativas
Comentários
  • 6,8,12=24 MMC

    SE ELE TOMOU AS 7:00H OS REMÉDIOS ELE IRÁ TOMAR 24H DEPOIS, OU SEJA, ÁS 7:00 DO DIA SEGUINTE.

    SOU MÉDICO.

  • Gabarito C.

    "NÃO PARE! ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU, LEMBRE-SE! TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian

  • É só tirar o mmc de 6,8 e 12

    6,8,12 | 2

    3,4,6 | 2

    3,2,3 | 2

    3,1,3 | 3

    1,1,1 | 2x2=4x2=8x3 = 24

  • Só fazer o mmc de = 6,8,12=24

    SE ELE TOMOU AS 7:00H OS REMÉDIOS ELE IRÁ TOMAR 24H DEPOIS, OU SEJA, ÁS 7:00 DO DIA SEGUINTE.

    Ogmo/es - 2022


ID
5398153
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"As unidades de conservação (UCs) estaduais estão autorizadas a receber o público visitante seguindo as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus (Covid-19). De acordo com a portaria Nº 142-R, publicada no dia 18 de agosto, o Governo do Estado do Espírito Santo autorizou a reabertura das unidades de conservação seguindo a classificação do Mapa de Gestão de Risco.
" www.iema.es.gov.br

Qual dos itens abaixo NÃO denomina uma Unidade de Conservação do estado do Espírito Santo?

Alternativas

ID
5398156
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre distritos e povoados NÃO faz parte do território de Ibiraçu a localidde de:

Alternativas

ID
5398159
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diante da pandemia que assolou várias partes do mundo, as relações internacionais se tornaram cada vez mais estreitas e os esforços em busca de soluções para amenizar o sofrimento e evitar a morte de milhões de pessoas foram norteados por uma agência especializada em saúde pública, subordinada à ONU. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

    OMS---ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

  • Diante da pandemia que assolou várias partes do mundo, as relações internacionais se tornaram cada vez mais estreitas e os esforços em busca de soluções para amenizar o sofrimento e evitar a morte de milhões de pessoas foram norteados por uma agência especializada em saúde pública, subordinada à ONU. Estamos falando da:

    Alternativas

    (A) UNICEF. ERRADA (Fundo das Nações Unidas para a Infância)

    (B) UNCTAD. ERRADA (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento)

    (C) PNUD. ERRADA (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)

    (D) HABITAT. ERRADA (Um habitat ou hábitat é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo)

    (E) OMS.CERTA (Organização Mundial da Saúde)

    GAB. B


ID
5398162
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Estudos comprovam que durante o ápice do isolamento social, que se fez necessário em função da pandemia do coronavírus, muitos comerciantes conseguiram manter sua renda e, em alguns casos até aumentar, graças à influência da tecnologia também neste segmento. Qual é o nome dado ao comércio realizado por meio digital?

Alternativas

ID
5398165
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No auge das discussões mundiais sobre a busca por uma vacina que possa imunizar a população contra o novo coronavírus, o Brasil ganha espaço na mídia por protagonizar um impasse entre usar ou não usar no processe de imunização da população brasileira a vacina CoronoVac, fabricada pela farmacêutica Sinovac Life Science e um dos maiores institutos brasileiros de pesquisa. Qual o nome deste instituto?

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
5398168
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma mudança na legislação educacional anunciada pelo governo federal tem sido tema de debate, dada a polêmica da decisão. Contrariando o processo de inclusão desenvolvido há muitos anos nas instituições de ensino de todos os níveis, a "Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida" é defendida pelo governo sob o argumento de que:

Alternativas

ID
5398171
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Central Brasileiro entrou para a era dos bancos digitais e criou um meio de realização de transações bancárias que promete ser mais rápido e prático e pode ser utilizado nas plataformas de qualquer instituição bancária. A novidade do BC é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA A]

    Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

    FONTE: Wikipédia.

  • Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

    Foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

    As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para , entre outros.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/

  • O PIX se caracteriza pela praticidade e rapidez

    Dica para lembrar que se trata do PIX:

    • Prático
    • Instantâneo
    • custo baiXo: é barato, por ser gratuito para pessoas físicas e ter custo baixo para os demais casos.
  • Resposta: PIX. É so analisar as outras alternativas e a que mais se aproxima é o PIX

  • Letra a

    Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.


ID
5398174
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre fatores geográficos do município de Ibiraçu é correto afirmar que: 


I.A cidade litorânea mais próxima é Aracruz.

II.Faz divisa com o município de Santa Teresa.

III.É cortado pela rodovia BR262.

IV.Não possui cursos hídricos.


Analisando as informações acima é possível afirmar que:

Alternativas

ID
5398177
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"Autoridade mundial em beija-flores e orquídeas; foi um dos primeiros homens a denunciar os efeitos danosos do DDT (utilizado na agricultura) sobre a natureza; a enfrentar a ditadura militar e denunciar o início da derrubada da Floresta Amazônica; a prever a escassez de água no mundo e o aquecimento global, e a denunciar o efeito danoso da agricultura em larga escala, com fertilizantes e agrotóxicos. No Espírito Santo, fundou o Museu de Biologia Mello Leitão (em Santa Teresa, onde nasceu) e no Rio de Janeiro colaborou na elaboração da Fundação Brasileira para Conservação da Natureza."

www.es.gov.br/historia/povo-capixaba


Qual o nome do capixaba que o texto cita como notável ecologista reconhecido em todo o Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Augusto Ruschi.


ID
5398180
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Já há algum tempo que, todos os anos, estudantes do Brasil inteiro têm como principal forma de ingressar em uma faculdade uma avaliação realizada simultaneamente em todo o país. Porém, devido à pandemia do novo coronavirus, a realização da prova do ano de 2020 teve que ser adiada para 2021.Qual o nome desta avaliação?

Alternativas
Comentários
  • A pandemia do novo coronavírus resultou no adiamento das provas do Enem 2020. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

    Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2020.htm#:~:text=A%20pandemia%20do%20novo%20coronav%C3%ADrus,janeiro%20e%207%20de%20fevereiro.

  • O tema da redação do Enem 2021 foi "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". A informação foi divulgada no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

    Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2021/11/21/enem-2021-tema-da-redacao-e-invisibilidade-e-registro-civil.ghtml.


ID
5398183
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São tabelas eletrônicas composta de colunas (vertical) e linhas (horizontal), que tem a função de realizar cálculos e organizar dados.

Assinale a alternativa que corresponde a descrição acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    EXCEL/ CALC.

  • Essa é para não zerar kkkkkkkkk

  • Karol Valente, eu errei.

  • GABARITO LETRA A

    São tabelas eletrônicas composta de colunas (vertical) e linhas (horizontal), que tem a função de realizar cálculos e organizar dados: Planilhas eletrônicas (Excel).

  • Tipo de questão q ñ cairá na minha prova

  • Tipo de Questão que não cai nem para sociedade de economia mista..

  • GAB-A

    EXCEL

    WRITER

    COMA CONCURSO, RESPIRE, CONCURSO,DURMA CONCURSO E SEJA APROVADO.


ID
5398186
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Seguindo a determinações normativas, a numeração dos hidrômetros obedece a um sistema de dez caracteres, um hidrômetro é identificado por números e letras gravados em sua carcaça, como segue:

A02L000001

De acordo com a numeração acima, indica que se trata de um hidrômetro de vazão nominal:

Alternativas

ID
5398189
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Conjunto de estruturas e dispositivos construídos ou montados junto a um manancial com a finalidade de criar condições para que dali seja retirada água em quantidade capaz de atender ao consumo. Marque alternativa CORRETA para o conceito acima.

Alternativas

ID
5398192
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Um hidrômetro é identificado por números e letras gravados em sua carcaça, como segue:

A02L000001

A numeração acima, indica que se trata de um hidrômetro foi fabricado no ano de:

Alternativas
Comentários
  • Letra d

    Acredito que A significa ano dai fica 02 de 2002 igual data de nascimento.

    #um dia chegaremos lá


ID
5398195
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

A __________ é a situação de medição ineficaz, causada principalmente por super dimensionamento de um medidor, ou por fator externo ao mesmo, provocando perda de sensibilidade e consequente totalização a menor de volume efetivamente escoado. As causas recorrentes dessa situação em hidrômetros devem-se a problemas como:


- dimensionamento dos medidores;

- condição de instalação;

- condições de operação

- vazões baixas ou elevadas.


Marque a alternativa CORRETA que complete o espaço em branco acima.

Alternativas

ID
5398198
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

A ________ de hidrômetro é um recurso utilizado quando o cliente questiona a eficácia e eficiência do medidor depois de esgotadas as possibilidades administrativas e técnicas. É verificado o estado de conservação do medidor, violações e possíveis pontos de vazamentos que podem contribuir diretamente com o aumento do consumo.

Marque a alternativa CORRETA que complete o espaço em branco acima.

Alternativas

ID
5398201
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um processador de texto poderá ser utilizado para se elaborarem cartas, memorandos, relatórios, propostas, faxes, trabalhos escolares, monografias, etc.

Assinale a alternativa que corresponde a processador de texto.

Alternativas
Comentários
  • GAB - B

    WORD/ WRITER

  • PROCESSADOR DE TEXTO: WORD

    GAB. B

    Quem não leva a sério a preparação de algo está se preparando para o fracasso.

  • Essa é para não zerar kkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO : B

    WORD/ WRITER

  • A) Excel (Processador de Planilhas)

    B) Word (Processador de Textos)

    C) Chrome (Navegador Web)

    D) Linux (Sistema Operacional)

    E) Windows (Sistema Operacional)

  • boatos que as de informática na próxima PRF/ PF/ PC-DF / ABIN e Auditor da Receita Federal serão assim...


ID
5398204
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

A escolha de um hidrômetro de vazão adequada ao tipo de consumo garante a perfeita medição do volume consumido.

Tipos de Vazão em um Hidrômetro
(I)Vazão Máxima (Qmax)
(II)Vazão Nominal (Qn)
(III)Vazão de Transição (Qt)
(IV)Vazão Mínima (Qmin)

Enumere as lacunas abaixo conforme os tipos de vazão acima.

(__)menor vazão de trabalho do hidrômetro, com indicações que não possuam erros superiores aos erros máximos admissíveis. Por serem de pequena magnitude são usualmente expressas em l/h.
(__)é a vazão que define a separação dos campos de medição inferior e superior; é também chamada de vazão separadora. Corresponde a 5% da vazão máxima.
(__)maior vazão nas condições normais de utilização, nas quais o hidrômetro é exigido para funcionar de maneira satisfatória dentro dos erros máximos admissíveis. É considerada como a vazão normal de trabalho de um hidrômetro, correspondendo a 50% da vazão máxima. É expressa em m3/h.
(__)maior vazão na qual o hidrômetro é exigido a funcionar num curto período de tempo, dentro dos seus erros máximos admissíveis, e devendo manter seu desempenho metrológico, quando, posteriormente, voltar a ser empregado dentro de suas condições normais de trabalho. É expressa em m3/h.

Marque a alternativa CORRETA para a sequência de cima para baixo.

Alternativas

ID
5398207
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

A classificação dos serviços prestados, as taxas, as tarifas e remunerações respectivas e as condições para a sua utilização serão estabelecidas em regulamento. Fica autorizado a reajustar periodicamente os valores das taxas, tarifas e remunerações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Ibiraçu o(a):

Alternativas

ID
5398210
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Na manutenção corretiva de hidrômetros, os serviços começam com a retirada do hidrômetro no seu ponto de instalação e terminam quando o hidrômetro estiver recuperado e calibrado pronto para ser reinstalado. Está relacionado a etapa do ensaio:

Alternativas

ID
5398213
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

O "erro permitido", parece soar estranho, mas os hidrômetros, como qualquer outra máquina, podem apresentar erros na marcação. Os hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos segundo o INMETRO na margem de:

Alternativas

ID
5398216
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Com relação a classificação do tipo de água podemos dizer que a água potável é:

Alternativas

ID
5398219
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

São intervalos que comportam vazões compreendidas entre a vazão mínima e a vazão máxima. São também chamados de faixa de medição. No funcionamento de um hidrômetro existem dois distintos campos de medição:

Alternativas

ID
5398222
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Hidráulica

Um hidrômetro é identificado por números e letras gravados em sua carcaça, como segue:

A02L000001

A numeração sublinhada na sequência acima indica:

Alternativas

ID
5398225
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na informática, o que é o conjunto principal de software em um dispositivo que mantém tudo junto, eles se comunicam com o hardware do dispositivo.


Assinale a alternativa que corresponde ao conceito acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB-E.

    SISTEMA OPERACIONAL

    software + hardware CONJUNTO

  • Questão duma redação muito subjetiva! rsrs! mas ainda assim descreve a essência de um sistema operacional!

    Gabarito Letra "E"!

    Bons Estudos!

  • GABARITO: E

    Que questãozinha, viu? A resposta encontra-se no seguinte trecho:

    conjunto principal de software em um dispositivo = sistema operacional

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • GABARITO: E

    * Conceito de sistema operacional: programa que, além de gerenciar a execução de programas e aplicativos, atua como a interface entre o usuário e o hardware do computador.

    * Função básica de um sistema operacional: organizar o armazenamento de arquivos no disco rígido de um computador.

    * São exemplos de funções de um sistema operacional: inicializar o hardware do computador; fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas.

  • kkkkkk mano esse examinador fumou uma ao escrever essa questao asuhfsuahfusahfushauas

  • Tá fácil, mas o examinador é péssimo na elaboração de questões. Tá precisando de umas aulas de português.

  • Complementando...

    Entre as várias funções do sistema operacional, destacam-se algumas, a seguir:

    • Execução de processos;

    • Gerenciamento da memória;

    • Gerenciamento do sistema de arquivos;

    • Disponibilidade de entrada e saída de dados

    Bons estudos!

  • E essa redação horrorosa, hein? Puts kkkkkk

  • a questão em si nem é das mais difíceis, mas é redação dela é bem sofrível. examinador ta precisando aprender a escrever