SóProvas



Prova IDIB - 2020 - Prefeitura de Jaguaribe - CE - Assistente Social


ID
5063116
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


O TEXTO I, de Élio Gasda, é classificado, de acordo com suas características, como sendo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.

    A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

    Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/

  • Editorial-texto jornalístico e opinativo que apresenta o posicionamento crítico de determinado grupo. Tem a liguagem formal e a argumentação impessoal.

    Carta aberta- direcionar alguma mensagem ou questionamento de determinado indívuo ou grupo para alguma pessoa ou organização. Procura defender o ponto de vista e convencer o destinatário e quem tiver acesso.

    Crônica narrativa- possue linguagem simples, utiliza o humor para entreter os leitores, pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa, foco narrativo.

    Fonte: brasilescola.uol.com.br/ e https://www.todamateria.com.br/

  • humano, desumano humano desumanização humana da humanização é desumano, vc lê o texto e parece que é isso

    gabarito c

  • Texto sensacional!

  • Amo esses textos de prova. :) teve um dia que foi tão emocionante a história q até chorei haha

  • dissertativo argumentativo


ID
5063119
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


Em “Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade, o termo destacado exerce, na oração, função sintática de

Alternativas
Comentários
  • Com banalidade é o MODO como a sociedade trata os atos desumanos.

    Gabarito D

  • gaba D

    Existem diversos tipos de adjuntos adverbiais.

    • Adjunto adverbial de afirmação
    • Adjunto adverbial de negação
    • Adjunto adverbial de modo.
    • Adjunto adverbial de causa.
    • Adjunto adverbial de lugar.
    • Adjunto adverbial de tempo.
    • Adjunto adverbial de intensidade.
    • Adjunto adverbial de companhia.

    pertencelemos!

  • Objeto Indireto- complemento de verbos transitivos indiretos. Ex.: Pedro gosta de doces.

    Adjunto adnominal- termo acessório, natureza direta, agente da ação, modifica substantivos. Ex.: A resposta da professora foi brilhante.

    Complemento Nominal- termo integrante, natureza indireta, aquele que sofre a ação, completa susbtantivos, adjetivos, e advérbios. Ex.: A resposta à professora foi brilhante.

  • É um adjunto adverbial de modo.

    Vale lembrar que se estivesse deslocado, o uso da vírgula seria facultativo, pois trata-se de um adjunto adverbial de pequeno porte (02 palavras).

  • Com banalidade = de modo banal.

  • com banalidade= banalmente (adverbio)


ID
5063122
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


Na oração “Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”, a vírgula foi empregada corretamente, pois está

Alternativas
Comentários
  •  “Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”

    separando a oração coordenada assindética da oração sindética adversativa.

    Gabarito B

  • DUPLO GABARITO

    Segundo a teoria, a coordenação é a escrita de elementos que são independentes entre si, contrastando a subordinação, em que um elemento - uma oração, um período, que seja - é dependente do outro. O mas é classificado como conjunção coordenativa, ligando orações coordenadas. Essas orações, portanto, são elementos de mesma função e a alternativa C também está correta, além da B.

  • gaba B

    assindéticas → não tem conectivos

    sindéticas → com conectivos

    o "a" muita das vezes traz sentido de negação, "atemporal" "ateu" "assexual"

    pertencelemos!

  • CUIDADO

    A questão assume posição polêmica. Na humilde opinião deste professor que vos escreve, tal posição é incorreta.

    A banca utiliza construção munida de duas orações coordenadas, qual seja:

    Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”

    Segundo a banca, estaríamos diante de uma oração coordenada assindética e uma oração coordenada sindética.

    Mas qual seria o problema ? É importante termos claro o conceito de oração sindética e assindética. Quando falamos da classificação dos períodos compostos, os termos sindética e assindética vão nos dizer qual o tipo de ligação existente entre orações, se com uso de conjunção (sindética) ou se com ausência de conectivo (assindética).

    Ocorre que, uma vez que tais classificações dizem respeito a forma de ligação, não há pertinência em classificarmos uma oração que a nada se encontra ligada.

    Para exemplificar o raciocínio, vamos utilizar a construção do enunciado:

    Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”

    Indiscutível é que estamos diante de duas orações coordenadas, mas qual seria a pertinência de classificarmos a primeira oração como uma oração que se coordena a outra sem conjunção (é isso que a nomenclatura "assindética" indica) se quando analisamos o período percebemos que existe entre as orações uma conjunção de valor adversativo ?

    Assim como a primeira oração, se tomada isoladamente, não poderia ser classificada coordenada, por ausência de outra oração, o conjunto de duas orações ligadas por síndeto não pode aceitar a classificação de uma delas como assindética, vez que não há oração ao qual ela esteja ligada sem presença de conectivo.

    Mais acertada é a posição que, diante da situação em tela, classifica as duas orações como sindéticas, uma estando coordenada a outra pela presença da conjunção.

    Orlando Guimarães, não há correção em seu comentário, a separação de "elementos de mesma função sintática" é justificativa para a virgulação, mas orações coordenadas em um período composto não podem ser consideradas "função sintática".

  • Assertiva B

    separando a oração coordenada assindética da oração sindética adversativa.= Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”


ID
5063125
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


Sobre a desumanização, apresentada pelo autor Élio Gasda no TEXTO I, analise as afirmativas a seguir:

I. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade, tornando comum a prática de atrocidades contra os seres.
II. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade da vítima e da descartabilidade do agente.
III. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês e adepto ao negacionismo científico.
IV. O ser humano que recusa a verdade e reproduz a mentira colabora para que esse processo de desumanização aconteça.
V. O ódio alimenta a desumanização que, por sua vez, influencia as atitudes empáticas que precisam ser despertadas na população.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Belo texto! Fica a reflexão. Gabarito A

  • Realmente fica a reflexão...

  • Fiquei mais de 15 minutos tentando resolver essa questão, mas pelo menos acertei!!

  • Se fosse no CESPE não teria gabarito... Seres é diferente de seres humanos ! Um engloba todos os seres enquanto que o outro... somente os humanos.

  • I. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade, tornando comum a prática de atrocidades contra os seres. (TUDO CERTO).

     II. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade da vítima e da descartabilidade do agente. (INVERTOU OS TERMOS VITIMAS E AGENTE)

    III. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês e adepto ao negacionismo científico. (TEXTO NAO FALA DE NEGACIONISMO CIENTIFICO)

    IV. O ser humano que recusa a verdade e reproduz a mentira colabora para que esse processo de desumanização aconteça. (TUDO CERTO)

    V. O ódio alimenta a desumanização que, por sua vez, influencia as atitudes empáticas que precisam ser despertadas na população. (ATITUDES EMPATICAS=ATITUDES DE SOLIDARIEDADE. O TEXTO EXPÕE O CONTRARIO)

  • Pensei assim também, descartei a primeira pelo mesmo motivo, pois seres é uma definição mais abrangente e não restrita apenas a seres humanos @ Monkey D.Luffy


ID
5063128
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


A coesão é muito importante para interligar as ideias de um texto, com lógica e coerência. Para unir os dois períodos abaixo que estão separados por ponto e manter a relação de sentido entre eles, seria adequado usar uma conjunção de que tipo?

“Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo”.

Alternativas
Comentários
  • gaba A

    • “Acreditar é mais fácil do que pensar, porque é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa explicativa.

    oração coordenada explicativa.

    pertencelemos!

  • Por que não poderia ser uma coordenativa adversativa ? para mim faz sentido também.

  • Na humilde opinião deste estudante que vos fala, a depender do que o autor desejava transmitir no texto caberia qualquer uma das opções. Questão dotada de grande subjetivismo...

  • Acreditar é mais fácil, porque é muito difícil pensar por si mesmo.

    Não se percebe uma ideia de adversidade. Repare:

    Acreditar é mais fácil, mas é muito difícil pensar por si mesmo. -> Não há coerência nessa frase. Um fato expresso na primeira oração em nada vai conectar com o sentido da segunda.

    O motivo de acreditar ser mais fácil é porque pensar por si mesmo torna-se difícil.

    Acreditar é mais fácil, logo é difícil pensar por si mesmo. -> Não há coerência. Utilizar uma conjunção coordenativa conclusiva é sem sentido. Note: O fato de acreditar ser mais fácil não resulta na conclusão de que pensar por si mesmo é difícil. A conclusão está em analisar o fato de que: a causa de acreditar ser mais fácil é porque pensar por si mesmo é algo difícil.

    Acreditar é mais fácil acreditar do que pensar, embora seja difícil pensar por si mesmo. -> Redundância. Já foi dito que é mais fácil acreditar. Qual seria a coerência em colocar uma conjunção que exprime contraste de ideias para algo que já foi estabelecido?

    Gabarito coeso, na minha opinião.

    A

    EsPCEx 2022

  • Dentre as muitas questões q fiquei entre duas e marquei a errada. Pra mim tanto a alternativa "a" quanto a "c" estão corretas, alguém poderia me ajudar?

  • Tipo de questão que você tem que ter poderes telepáticos para entender a cabeça do examinador.

  • Por que Acreditar é mais fácil do que pensar?

    PORQUE é difícil pensar por si mesmo”.

    Logo o autor prefere ACREDITAR a pensar.

    Pra responder eu fiz essa pergunta ao texto.

  • Sempre vá na menos errada e na mais plausível pessoal.


ID
5063131
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


Na oração “A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos”, o pronome oblíquo átono encontra-se na posição

Alternativas
Comentários
  • Temos um verbo no infinitivo "servir" no qual está representando uma oração reduzida de infinitivo, seguidamente, temos o pronome "se" na posição enclítica.

    Gabarito: letra b!

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    O gabarito fala em orações reduzidas do infinitivo, como se houvesse mais de uma. Ele está errado, pois só há uma.

  • Assertiva B

    A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos”, enclítica – em orações reduzidas do infinitivo.

  • gaba letra B

    ANTES DO VERBO → PRÓCLISE

    NO MEIO DO VERBO → MESÓCLISE

    DEPOIS DO VERBO → ÊNCLISE

    lembrar que dentre os modos nominais(Particípio, Gerúndio, Infinitivo) o infinitivo são aqueles terminados em AR, ER, IR.

    pertencelemos!

  • ( B )

    Situações no Infinitivo :

    1) Verbo Principal no Infinitivo ou Gerúndio

    a) Sem palavra que exija a próclise:

    Geralmente, emprega-se o pronome após a locução. Por exemplo:

    Quero ajudar-lhe ao máximo.

    b) Com palavra que exija próclise:

    O pronome pode ser colocado antes ou depois da locução. Exemplos:

    Nunca me viram cantar. (antes)

    Não pretendo falar-lhe sobre negócios. (depois)

    Observações:

    1) Quando houver preposição entre o verbo auxiliar e o infinitivo, a colocação do pronome será facultativa. Por exemplo:

    Nosso filho há de encontrar-se na escolha profissional

  • A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

    A próclise ocorre mediante os seguintes casos: 

    Com os advérbios de maneira geral, exemplos:

    • Aqui se cultiva a paz e a harmonia;
    • Talvez lhe traga a encomenda que pediu.
    • Não se preocupe, tudo vai dar certo. 

    Com os pronomes substantivos, exemplos:

    • Todos te ajudarão nesta importante tarefa.
    • Aquilo me deixou estarrecida.  

    Com os pronomes relativos, exemplos:

    • Os policiais estão à procura do rapaz que se evadiu do local.
    • O pátio é o lugar onde me sinto à vontade. 

    Com as conjunções subordinativas, exemplos:

    • Farei isso se me for útil.
    • É necessário que o leve à festa. 

    Com a preposição seguida de gerúndio, exemplos:

    • Em se tratando de saúde, toda cautela é pouco.

    Em frases exclamativas e interrogativas, exemplos:

    • Quanto me custou ter que partir agora!
    • Quanto lhe devo por este pedido? 

    Em frases optativas (que expressam desejos, previsões) exemplos:

    • Que o futuro lhe traga sucesso.
    • Que Deus o abençoe. 

    A Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito, por exemplo:

    • Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.
    • Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano.

    E, por último, a Ênclise, que tem incidência nos seguintes casos: 

    Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    • Vou dizer-lhe que estou muito feliz.
    • Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

     Nas orações reduzidas de infinitivo:

    • Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

     Nas orações reduzidas de gerúndio:

    • O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

     Nas frases imperativas afirmativas:

    • Senhor, atenda-me, por favor!

ID
5063134
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano


Por Élio Gasda*


   A desumanização é um processo que reduz a essência humana no indivíduo até eliminá-la. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade. Agressões a animais despertam mais comoção e revolta do que a violência e a morte de crianças. Pessoas tratam seus bichos de estimação como filhos e apoiam linchamentos, chacinas e tortura. Desumano é quem perdeu a capacidade de ver o outro como ser humano. Uma sociedade desumanizada é aquela que define um grupo humano como não-humano, e que permite que esse grupo seja eliminado ou tenha negado seus direitos. Descartar pessoas tornou-se um fenômeno. 

   Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade. Um ato mau torna-se banal quando é vivenciado como se fosse comum. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade do agente e da descartabilidade da vítima. Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ceda ao mal. (...) 

   O servilismo também ajuda a entender a desumanização. O adesismo de parcelas da sociedade, mesmo aquelas formadas nos princípios morais, é um fato. Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras. Além de ser enganado, se recusar em saber a verdade. Ao formatar os seres humanos, o sistema os desumaniza para apenas encaixá-los na sua engrenagem. Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos. 

   A voz da consciência nos interpela sobre a responsabilidade de nossos atos. Podemos ouvir essa voz? Ainda temos acesso ao acervo de princípios éticos que nos alerta sobre o processo de desumanização em curso? Não precisamos mais fechar os ouvidos para a voz de uma consciência que incorporou o discurso da sociedade respeitável, a voz das “pessoas de bem”. São “humanos direitos” que não têm remorso. A desumanização não se origina do desconhecimento, mas da irreflexão. Entre todas as características, a mais determinante da desumanização é a incapacidade de pensar, de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. A superficialidade dos discursos medíocres avaliza a maldade. Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo. A maioria repete o que lhes é dito. Conformistas, não aprenderam a duvidar. Resignados à ignorância dos lugares comuns. 

   Ubi dubium ibi libertas (onde há dúvida, há liberdade). Pensar é sair da mesquinhez do cotidiano, é refletir sobre os acontecimentos e dar significados. É buscar a verdade dos fatos por vias racionais. São muitas as informações, mas não se pensa sobre elas. O pensamento é diálogo silencioso consigo mesmo. Não é passividade, mas ação revolucionária. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês. Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência. 

   O ódio desumaniza. No livro 1984 de George Orwell, os agentes do Grande Irmão assistiam sessões de ódio coletivo. Aparecia na tela a figura humana a odiar, e todos se sentiam transtornados por ela. A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos. Como definir aqueles que celebram a barbárie em um país que trata pessoas pior do que animais? Quem os ensinou a odiar? O ódio afeta o cérebro, emburrece. Quem odeia não tolera divergências. Não existem adversários, todos são inimigos. O ódio não faz parte da essência humana. Aprende-se a odiar (Mandela). (...) 

   Para você, quanto vale a vida dos ninguéns? “Menos do que a bala que os mata?” (Eduardo Galeano). Se eu não me importo com ninguém, alguém se importará comigo? Ninguém se humaniza desumanizando o outro. Somente psicopatas torcem para que pessoas morram ou sofram. Quem te deu o salvo-conduto para desejar a morte de alguém? Porque Jesus não foi. “É amando que o humano dá o melhor de si” (Nietzsche). Nada acima do ser humano. Nenhum ser humano abaixo de outro. 


Disponível em https://domtotal.com/noticia/1166208/2017/06/desumanizacao-em-tempos-sombrios/. Acesso em 28/09/2020. 


Analise sintaticamente os períodos a seguir:


I. “Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras”.

II. “Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação das orações destacadas.

Alternativas
Comentários
  • Erro gravíssimo da banca!

    "Na medida em que" tem valor causal, e não proporcional. Não obstante, a oração em "II" é de fato subordinada adjetiva restritiva.

    Deveria ser anulada!

  • A banca fez caca

    À medida que - proporção

    Na medida em que - causa

  • gaba C

    acertei pela afirmativa II

    "QUE" com vírgulas → explicativa

    ''QUE" sem vírgulas → restritiva.

    ---------

    À medida que → proporção

    Na medida em que → causal

    A locução ‘à medida que’ tem valor semântico proporcional e introduz oração subordinada adverbial. Qualquer outro valor semântico atribuído pela banca a esse conectivo deverá ser considerado errado. Quanto à substituição, ela poderá ser substituída por qualquer outra conjunção ou locução proporcional, se o objetivo for a manutenção do sentido.

    Conectivos proporcionaisà proporção que; à medida que; ao passo que; quanto mais… mais;

    A locução ‘na medida em que’ tem valor semântico causal, introduz oração suborinada adverbial, quase não é empregada no âmbito da linguagem informal, e isso, com certeza, é o que mais gera dificuldade quando ela é cobrada em provas. As conjunções causais mais famosas e utilizadas são ‘porque’, ‘pois’ e ‘já que’, mas podem acreditar: o ‘na medida em que’ pode ser empregado com o mesmo valor que a conjunção ‘porque’.

    pertencelemos!

  • Na grande maioria das questões de concursos a palavra que introduz orações adjetivas é o pronome relativo QUE

    ATENÇÃO: A PALAVRA (QUE) TEM VÁRIAS FUNÇÕES SINTÁTICAS.

    IREMOS VER AS DUAS MAIS FREQUENTES EM CONCURSOS.

    DUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE (QUE).

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE: • VERBO +QUE/ ORAÇÃO SUBSTANTIVA.

    • PAULO PENSAVA QUE AMAVA MARIA.

    PRONOME RELATIVO: SUBSTANTIVO+QUE / ORAÇÃO ADJETIVA/ • MARIA QUE MORA AO LADO SE CASOU.

    • ADJETIVO+QUE= PRONOME RELATIVO ORAÇÃO ADJETIVA. A CRIANÇA FELIZ QUE CONHECI É ESTUDIOSA.

    TODA VEZ QUE A PALAVRA (QUE) FOR PRONOME RELATIVO OCORRE ORAÇÃO ADJETIVA.

    Orações subordinas adjetivas se dividem em duas: restritiva // explicativa

    Oração subordinada adjetiva explicativa

    • Presença de virgulas ,a primeira virgula sempre antes do pronomes relativos QUE/CUJO (A)/ONDE/QUAL ...

    • O leite, que é branco ,azedou.

    • A idosa , que é vaidosa , adora enfeites.

    • Jesus , que nos ama, perdoa nossos pecados.

    PODE OCORRER ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA COM SINAL DE PARENTENSES OU TRAVESSÃO.

    Oração subordinada adjetiva restritiva

    Dica um : vá atrás do pronome relativo QUE

    Dica dois : antes de QUE precisa vir substantivo ou adjetivo. ATENÇÃO : nunca virá verbo antes de QUE em especial o verbo transitivo direto,.

    Dica três: ausência de virgulas.

    Dica quatro : específica um atributo.

    • O homem que pratica esporte é sadio .

    • A mulher que luta pelos seus direitos exerce sua cidadania.

    • A concentração máxima que todo concurseiro precisa.

    • Esta é a moça cuja beleza me encantou.

    orações adjetivas costumam ficar no meio da oração principal.

    COMO O CESPE PODE COBRAR ORAÇÕES ADJETIVAS.

    • 1. O CESPE PERGUNTA SE MANTEM A CORREÇÃO GRAMATICAL AO SE RETIRAR A VIRGULA ANTES DOS PRONOMES RELATIVOS: QUE /CUJA/CUJA/QUEM/...

    • RESPOSTA : SIM ,MAS MUDA O SENTIDO,POIS AO SE RETIRAR A VIRGULA, A ORAÇÃO DEIXA DE SER EXPLICATIVA E PASSA A SER RESTRITIVA OU VICE VERSA.

    • O homem , que é mortal, morrerá. Explicação.

    • O homem que é mortal morrerá . restrição.

    TODA VEZ QUE UMA QUESTÃO COBRAR ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA / SIGA ESSE RACIOCÍNIO:

    • PRIMEIRO LOCALIZE AS ALTERNATIVAS QUE CONTENHAM A PALAVRA QUE )/(CUJO)/(CUJA)/(QUAL)/( GRIFE-AS.

    • SEGUNDO CONFIRME SE A PALAVRA (QUE)É PRONOME RELATIVO PARA ISSO UTILIZE OS MACETES JÁ EXPLICADO.

    • TERCEIRO:SE VIER SUBSTANTIVO/OU ADJETIVO ANTES DE QUE) ELE SERÁ PRONOME RELATIVO E CONSEQUENTEMENTE ORAÇÃO SERÁ ADJETIVA RESTRITIVA SEM VIRGULAS ANTES DE QUE OU EXPLICATIVA CASO VENHA VIRGULA ANTES DE QUE. Dário

  • Quase errei por conta do erro da frase i...

    Na medida em que = já que -> causa

    X

    À Medida que = à proporção que -> proporcionalidade

  • Acertei, mas não há gabarito! Vamos ser sinceros.

  • As duas expressões são corretas, mas têm significados diferentes. À medida que tem o sentido de à proporção que. À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura. Na medida em que indica ideia de causa, significa uma vez que, visto que, tendo em vista.
  • I) À medida que tem o sentido de à proporção que.

     

    À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.

    II) Na medida em que indica ideia de causa, significa uma vez quevisto quetendo em vista.

    Para ele, preservar essas áreas, além de aumentar a qualidade de vida, traz mais renda para a população, na medida em que melhora a qualidade dos empregos e das moradias.

    __________________________________________

    II) Oração adjetiva:

    Troque o " que" por qual (ais )

    sem vírgulas: restritiva

    com vírgulas : explicativa

  • Sem gabarito.

    Na medida em que = Causal .

    À medida que = Proporcional.

    1. Orações Subordinativas: são conjunções que ligam orações dependentes uma da outra.

    Proporcionais: à proporção que,( à medida que) ao passo que, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos, quanto mais ... menos, quanto menos ... mais

    GAB. C

  • E as Bancas de "fundo de quintal" atacam novamente...

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Para saber mais, clique no link da publicação fixada no topo da página:

    Super dicas de aprovação acelerada:

    https://www.facebook.com/carreiraspoliciais2.0

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

     

  • estou sabendo mais que a própria banca kkkkkk

  • O examinador está fumando é pedra

  • A questão poderia ser anulada https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/a-medida-na-medida-em-que#:~:text=As%20duas%20express%C3%B5es%20s%C3%A3o%20corretas,visto%20que%2C%20tendo%20em%20vista.

  • Até onde eu saiba À medida que expressa ideia de proporção (é substituível por "À proporção que"

    Ex: À medida que comia, saciava sua fome

    Na medida em que exprime ideia de causa e é equivalente a "tendo em vista que"

    ex: Na medida em que estudou, conseguiu a aprovação

    Acho que seria passível de recurso e anulação

  • Que isso IDIB?

    Confundindo "à medida que" com "na medida em que"...

  • Questão dada como certa, porém está errada. Pois, na medida que tem valor causal.
  • Questão era pra ser anulada, pois "Na medida em que" é CAUSA. Proporcional é "À medida que".

  • É impressionante que as bancas, ultimamente, sabem menos que os concurseiros

  • Questão sem gabarito, devia ter sido anulada!


ID
5063146
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o trecho a seguir:


Em 1687, o governador-geral Matias da Cunha enviou uma expedição militar contra os Tapuias da região do Açu, que em fevereiro do mesmo ano se levantaram contra os portugueses. Diversos conflitos se seguiram e, em 1696, mais de 200 índios fugiram dos domínios portugueses. O conflito nesta região entre os índios e portugueses só foi resolvido quando o rei dos janduis, Canindé, morreu por malária, o que gerou o enfraquecimento da tribo. Entretanto, outros povos indígenas também estavam envolvidos neste conflito, como os “sucurus”, “ariús”, “tarairius”, alvos de extermínio. (...) teve fim com a dissolução dos terços do início do século XVIII. Contudo, ela não foi travada apenas na Paraíba e foi fundamental para a consolidação da colonização e para o prosseguimento da empresa colonizadora na capitania do Ceará.


Fonte: UFF (Universidade Federal Fluminense). Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/?revoltas_categoria=1687- levante-indios-paraiba. Acesso em 15 set 2020.


A narrativa refere-se a um importante evento que abriu portas para a ocupação do ciclo do gado no meio-norte e que, de certa forma, funda a ocupação em Jaguaribe-CE, séculos antes da fundação da vila. Este evento é a

Alternativas
Comentários
  • GUERRA DOS BARBAROS

    foi uma guerra entre colonizadores e índios, onde os índios foram massacrados.

    GAB;D

    1. Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.

ID
5063149
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Açude público projetado durante a 2ª fase de industrialização do Brasil, entre 1958-1960, situado ao sul de Jaguaribe-CE, a aproximadamente a 450 km de Fortaleza, barrando o rio Jaguaribe, a drenar uma área de 25.000 km2 . Sua finalidade principal é a perenização do rio Jaguaribe; irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe; piscicultura; culturas agrícolas de áreas de montante; turismo e aproveitamento hidrelétrico. A barragem foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a participação do consultor Engº Casemiro José Munarski e do Laboratório Hidrotécnico Saturnino de Brito S.A. 

Fonte: DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas)
https://www.dnocs.gov.br/barragens/oros/oros.htm. Acesso em 16 set 2020.
(Ocultar o final do link para não dar resposta)


A descrição acima refere-se à 

Alternativas

ID
5063152
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o trecho a seguir:


Na fala do chefe geral da EMBRAPA, num primeiro aspecto, temos a estratégia do encontro, a de aperfeiçoar com os presentes noções como “tradição”, “origem” e “artesanal” (exposto no título do evento), que pautariam a argumentação dos palestrantes em um processo comunicacional que pressupõe uma elucidação e unidade vocabular na perspectiva de vinculação do grupo (...). O cerne da questão do Simpósio de Fortaleza (2011), de acordo com o trecho, é resumido no “leite cru”, no “artesanal” e na “extinção”. Existe nessa escolha de palavras uma forte unicidade na curiosidade e no impacto passional. Novamente, parece-nos, surgem no trecho as regras de produção de visibilidade do bem cultural, no caso do saber fazer do queijo artesanal, um “visível” tomado como elaboração narrativa da iguaria como alimentomonumento ou patrimonial.


(ULISSES, Ivaneide. Consumo e tradição: a inserção do queijo coalho de Jaguaribe-CE no mercado de produtos de artesanais (1970-2010), 2016, p. 141-144)


A partir da leitura e dos seus conhecimentos acerca de Jaguaribe, correlacione corretamente as colunas a seguir:


A Controle de Qualidade

B Produção Artesanal

C Perda da Identidade

D Industrialização


( ) Revelado na manutenção da produção artesanal como forma indissociável da produção, cuidando dos aspectos tradicionais que envolvem a legitimidade do queijo coalho jaguaribano.

( ) Refere-se ao uso de instrumentos de certa forma rudimentares, como o fogo a lenha e o trabalho manual, além da criação pouco tecnológica das vacas.

( ) A todo custo os produtores de queijo coalho tentam evitá-la, para que não se perca o principal elemento que dá sucesso ao queijo.

( ) A presença da EMBRAPA simboliza a associação da tecnologia desse setor da economia, que, em certa medida, alia a característica artesanal aos novos conhecimentos técnicos e científicos desse processo.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.



Alternativas

ID
5063155
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o trecho a seguir, retirado da obra Notas para a História do Ceará, de Guilherme Studart (1856-1938), conhecido como Barão de Studart:

É a Capitania do Ceará bem considerável pela sua grandeza, como mostra um mapa bem circunstanciado, que o mesmo hábil Targine traçou de todo o seu território. Pela sua ilustração se conhece ser o ar saudável, o céu sereno, campinas amenas, serras fertilíssimas, rios caudalosos, maiormente na estação das águas. Os naturais Tapuias ou Caboclos (a que vulgarmente chamam índios), vivendo naquela indolência, que inclui nos seus habitantes os climas ardentes, contudo são suscetíveis de estímulos, e de condição de obrarem quanto um superior sábio e ativo lhe inspirar, não fugindo de os sujeitar pelas suas próprias inclinações, o que bem se verifica no Industão pelos ingleses, e na Pensilvânia pelos Quakers, pois é incompatível apareça um homem inábil tirado das mãos de um Diretor filósofo, e político e de um gênio facundo que sabe destruir quanto a ignorância inclui; por esta falta não dá aquela Capitania as consideráveis riquezas, que ela ofereceu à sua capital e se vê tão destituída, desprezada, e inculta desde o seu descobrimento.

(STUDART, Guilherme, 1856-1938. Notas para a História do Ceará. 2004. p.493-494 Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1090/702791.pdf Acesso em 16 set 2020)

De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?

Alternativas

ID
5063158
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Trata-se do maior açude público direcionado a múltiplos usos. Localizada ao norte da mancha urbana de Jaguaribe-CE, construída entre os anos de 1995-2003, em uma estratégia do governo brasileiro, com capacidade de 6.700.000m³, com o objetivo de transpor e irrigar parte do sertão nordestino e cearense, além de servir como uma importantíssima reserva de água. Essa descrição refere-se à

Fonte: DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) https://www.dnocs.gov.br/barragens/castanhao/castanhao.html Acesso em 15 set 2020. para não dar resposta)

De acordo com o trecho supracitado, de que maneira a figura do tapuia é retratada pelo Barão?

Alternativas

ID
5063161
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

A figura de Juarez Fernandes Távora, nascido em Jaguaribemirim, é muito marcante na história do município de Jaguaribe-CE. A importância de Távora se dá pelo fato

Alternativas

ID
5063170
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Leia o estudo recente a seguir, realizado por P. Silva (2017), na área de mestrado em tecnologia de alimentos:

No Brasil a Instrução Normativa nº 30, de 26 de junho de 2001 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece características distintivas para o processo de fabricação, com coagulação em torno de 40 minutos, corte e mexedura da massa, remoção parcial do soro, aquecimento da massa com água quente ou vapor indireto até obtenção de massa semi cozida (até 45 ºC) ou cozida (entre 45 º e 55 ºC)*, adição de sal (cloreto de sódio) à massa, se for o caso, prensagem, secagem, embalagem e estocagem em temperatura média de 10 – 12 ºC normalmente até 10 (dez) dias. Pode ainda ser elaborado a partir de massa crua (sem aquecimento) (BRASIL, 2001). De maneira geral, a fabricação de queijos é basicamente um processo de concentração do leite, envolvendo etapas como coagulação, sinérese, corte da coalhada, enformagem/prensagem, salga, podendo ainda ser maturado ou não (PAULA; CARVALHO; FURTADO, 2009).

(SILVA, Priscila. Caracterização físico-química, microbiológica e perfil de textura instrumental de queijo coalho da região do vale do Jaguaribe-CE. Dissertação de mestrado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte, CE. 2017, p. 15. Disponível em: https://ifce.edu.br/limoeirodonorte/arquivos_pgta/dissertacoes/silva-p-l2017-pgta-ifce.pdf Acesso em 16 set 2020)

De acordo com as características do modo de preparo do queijo coalho, a tradição artesanal em seu preparo e as condições ambientais da região de Jaguaribe, atribua V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas quanto às relações que pode-se fazer entre clima e o processo produtivo do queijo coalho:

( ) O clima equatorial, com temperaturas que variam, em média, entre 30ºC-37ºC.
( ) A criação de gado leiteiro com baixo nível de estresse, não confinado.
( ) A baixa umidade e grande insolação solar.
( ) As altas variações de temperatura (amplitude térmica) em razão de continentalidade.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Alternativas

ID
5079268
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social buscou na matriz positivista um primeiro suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica da sua prática e modernização. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Os Fundamentos do Serviço Social na Contemporâneidade - https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf "No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. Este horizonte analítico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos, como dados, que apresentam em sua objetividade e imediaticidade. O método positivista trabalha com as relações aparente dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis".
  • GAB. C

    • O método positivista horizonte analítico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos, como dados, que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade. 

    FONTE; fundamentos históricos e teórico­ metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade

  • A matriz positivista ofereceu uma compreensão imediatista das relações sociais e do ser social, restringindo-se ao verificável, à experimentação e à fragmentação do homem e da sociedade. Não eram oferecidas possibilidades de mudança, senão dentro da ordem estabelecida, pelo ajuste a ela.


ID
5079271
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Sobre o tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • São objetivos da LA e PSC:

    • Realizar acompanhamento social a adolescente durante o cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação à Comunidade e sua inserção em outros serviços e programas socioassitenciais e de políticas públicas setoriais;
    • Criar condições para a construção/reconstrução de projetos de vida que visem à ruptura com a prática de ato infracional;
    • Estabelecer contato com o adolescente a partir das possibilidades e limites do trabalho a ser desenvolvido e normas que regulem o período de cumprimento de medida socioeducativa;
    • Contribuir para o estabelecimento de autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de construção de autonomias;
    • Possibilitar acesso e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural e o desenvolvimento de habilidades e competências;
    • Fortalecer a convivência familiar e comunitária.

    Referência: Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.


ID
5079274
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as alternativas a seguir, à luz dos conhecimentos acerca da constituição histórica do projeto ético-político do Serviço Social:

I. A primeira condição para a construção do referido projeto viabilizou a denúncia ao conservadorismo profissional, a qual surgiu repentinamente junto à profissão.
II. As lutas contra a ditadura e a conquista da democracia política possibilitaram o rebatimento, no interior do corpo profissional, da disputa entre projetos societários diferentes, que se confrontavam no movimento das classes sociais.
III. Tendo em vista a conjuntura contraditória e adversa em que se insere o Serviço Social, seu projeto ético-político não foi capaz de delimitar seus compromissos.

Assinale

Alternativas

ID
5079277
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere aos fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assim, a profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral. Lógicas que reiteram a desigualdade e constroem formas despolitizadas de abordagem da questão social, fora do mundo público e dos fóruns democráticos de representação e negociação dos interesses em jogo nas relações Estado/sociedade.

  • GABARITO . D

    • A profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral.

    FONTE;Os fundamentos históricos e teórico ­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade

    ....................................................................

    ERRO DA QUESTÃO;

    • B e C-Teóricas do projeto ético político, teórico metodológico e operativo, centrada na tradição marxista,não pode implicar na ausência de diálogo com outras matrizes de pensamento social,nem significa que as respostas profissionais aos desafios desse novo cenário de transformações possam ou devam ser homogêneas.


ID
5079280
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, Lei n. 8.742/1993, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 8742/93:

    Art. 15. Compete aos Municípios:

    III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil.


ID
5079283
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Código de Ética do/a Assistente Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São deveres do/a assistente social: 

    a- desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor; 

    b- utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão; 

    c- abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

    d- participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. 

  • É dever do assistente social abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

  • É dever do assistente social abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.


ID
5079286
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do trabalho do Assistente Social em equipes interprofissionais, analise os itens a seguir:

I. São as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças.
II. O trabalho coletivo não impõe a diluição de competências e atribuições profissionais.
III. O trabalho interprofissional contribui para a verticalização das relações de poder entre os campos implicados.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • verticalização das relações: ações separadas, desarticuladas;

    horizontalidade das relações: ações articuladas.


ID
5079289
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que se refere corretamente a uma das diretrizes da organização da Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • Loas: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%208.742-1993?OpenDocument

    Dos Princípios - (mnemônico: SURID)

           Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

           I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

           II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

           III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

           IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

           V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

    Das Diretrizes - ( mnemônico: DPP)

           Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

           I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

           II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

           III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

    Segue-nos no instagram @servicosocialnapraxis


ID
5079292
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nas disposições da Política Nacional de Assistência Social/PNAS/2004 e da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os princípios e diretrizes da PNAS e da LOAS são os mesmos, com exceção da diretriz Centralidade na família, que foi adicionada pela LOAS.

    ERRADA..

    • Os princípios são os mesmos S .U .R. I .D
    • Centralidade na família diretriz PNAS.

    A proteção social especial tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

    ERRADA..

    • Que tem o objetivo de PREVENIR é a proteção social básica.

    As ações das três esferas de governo na área da assistência social realizam-se de forma articulada, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera Estadual.

    ERRADA...

    • coordenação e as normas gerais É A UNIÃO.

    Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

    CORRETA..

    GAB.D


ID
5079295
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a situação hipotética seguir: Rosana compareceu ao Centro de Referência de Assistência Social-CRAS para solicitar algumas orientações. A referida usuária relatou possuir uma deficiência física e atualmente recebe o Benefício de Prestação Continuada.

Com base nas informações acima, analise os itens subsequentes:

I. Rosana terá o benefício suspenso caso passe a ser acolhida por instituição assistencial particular.
II. Rosana terá o benefício suspenso caso venha a exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedora individual.
III. A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único constitui um dos requisitos que Rosana deve observar para a manutenção do benefício de prestação continuada.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • O Regulamento do Benefício de Prestação Continuada () evidencia essa questão:

    Art. 39. Compete ao INSS, na operacionalização do Benefício de Prestação Continuada:

    [...]

    II - realizar, periodicamente, cruzamentos de informações, utilizando o registro de informações do CadÚnico e de outros cadastros, de benefícios previdenciários e de emprego e renda em nome do requerente ou beneficiário e dos integrantes do grupo familiar;  

    Art. 20 da LOAS § 12. São requisitos para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício as inscrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único, conforme previsto em regulamento.   

    quer saber mais: segue nosso instagram @servicosocialnapraxis

  • Lei 8.742/93

    Do Benefício de Prestação Continuada

    Art. 20

    § 5º A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.

    Gabarito Letra C


ID
5079298
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere aos Serviços e Programas de Assistência Social, definidos na Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, analise os itens a seguir, indicando “V”, se verdadeiro, ou “F”, se falso:

( ) O trabalho social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF deve possuir caráter terapêutico e utilizar-se, também, de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.
( ) O trabalho social com famílias pressupõe o respeito à cidadania, o reconhecimento do grupo familiar como referência afetiva e moral e a reestruturação das redes de reciprocidade social.
( ) A ênfase da proteção social básica deve priorizar a reestruturação dos serviços de abrigamento dos indivíduos que, por uma série de fatores, não contam mais com a proteção e o cuidado de suas famílias, para as novas modalidades de atendimento
( ) Os serviços de proteção especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo, muitas vezes, uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo.

A correta sequência obtida no sentido de cima para baixo é

Alternativas

ID
5079301
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

.Considere a seguinte situação hipotética a seguir: Pedro tem 08 anos e foi afastado temporariamente de sua família de origem, em virtude de decisão judicial. Atualmente, Pedro está inserido em Programa de Acolhimento Familiar, sob os cuidados de uma família acolhedora. Analise a situação acima, à luz do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990) e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A! e certa com assim? o certo é 18 anos incompletos sei não viu

  • Fiquei muito na dúvida por não achar que até 18 anos estivesse correto, mas no art.34 ela fala crianças e adolescentes então vai até os 18 anos.

    § 1  A inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar terá preferência a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei.


ID
5079304
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a concepção de responsabilização e proteção, adotada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei n. 8.069/1990, a medida socioeducativa de Liberdade Assistida objetiva

Alternativas
Comentários
  • Art. 118 do ECA

    § 2º A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor


ID
5079307
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Proteção Social Básica, além da oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferta-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a fim de

Alternativas

ID
5079310
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a situação hipotética: Neuma, 55 anos, participante do grupo de mulheres no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, procurou atendimento com assistente social do equipamento para obter algumas orientações. A usuária relatou que tem dois filhos, Luiz e Cláudio, com 11 e 12 anos, respectivamente. Ambos pararam de frequentar a escola para auxiliar o padrasto, Célio, companheiro de Zilda, que trabalha como catador de lixo, tendo em vista que a família não possui renda fixa. A usuária estava bem preocupada, pois um de seus filhos, Luiz, cometeu um ato infracional. Com base na situação exposta, analise os itens a seguir:

I. Tendo em vista o ato infracional praticado por Luiz, a autoridade competente poderá aplicar a medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade, por se tratar de medida mais branda e que não impossibilita seus estudos.
II. Uma alternativa de renda para a família seria a possibilidade de Cláudio ser contratado como aprendiz, por ser uma atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente e assegurar direitos trabalhistas e previdenciários.
III. Tendo em vista o ato infracional praticado por Luiz, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, a seguinte medida: encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Opção I- Errada

    Luiz tem 11 anos de idade. Criança sofre Medida de Proteção e não ato infracional. Ato infracional é voltado para adolescente.

    Lembrando que:

    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    Opção II- Errada

    Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    Opção III - Correta

    Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

    I - encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;

    Referência: Lei 8.069/1990

    Bons estudos!


ID
5079313
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990) estabelece a respeito da prevenção especial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A está incorreta: As crianças menores de 10 anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.


ID
5079316
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi uma pactuação consensuada com instâncias representativas das gestões da Assistência Social dos Municípios, Estados e União (Comissão Integestores Tripartite – CIT) e deliberado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. O reordenamento do SCFV modifica a lógica de oferta e de cofinanciamento repassados pelo governo federal para o trabalho com crianças, adolescentes e pessoas idosas, antes repassados por meios de três pisos.
II. Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são destinados a grupos em situação de vulnerabilidade social; dentro dessa lógica, considera-se público prioritário para inclusão no serviço: crianças, adolescentes e pessoas idosas.
III. O reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) visa equalizar a oferta do SCFV para as faixas etárias de 0 a 17 anos e acima de 60 anos, unificar a lógica de cofinanciamento e estimular a inserção do público identificado nas situações prioritárias.

Assinale

Alternativas

ID
5079319
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática do controle social ganhou destaque no Brasil a partir do processo de democratização na década de 80 e, principalmente, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas na Constituição de 1988 e nas leis orgânicas posteriores: os Conselhos e as Conferências. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No período de democratização do país, em uma conjuntura de mobilização política principalmente na segunda metade da década de 1980, o debate sobre a  voltou à tona, com uma dimensão de controle de setores organizados na  sobre o Estado. A  nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde as suas formulações – planos, programas e projetos –, acompanhamento de suas execuções até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade.

    A área da  foi pioneira neste processo devido à efervescência política que a caracterizou desde o final da década de 1970 e à organização do Movimento da Reforma Sanitária que congregou movimentos sociais, intelectuais e partidos de esquerda na luta contra a ditadura com vistas à mudança do modelo ‘médico-assistencial privatista’ (Mendes, 1994) para um sistema nacional de saúde universal, público, participativo, descentralizado e de qualidade.

    http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html


ID
5079322
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a um dos objetivos das medidas socioeducativas.

Alternativas

ID
5079325
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

.Com relação às medidas socioeducativas em meio aberto, estas devem ser priorizadas em contraponto às medidas de internação, tendo em vista que

Alternativas