SóProvas



Prova IF-BA - 2012 - IF-BA - Vestibular - CURSOS SUPERIORES - INGLÊS


ID
4108795
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

No discurso indireto, a sentença “Patriotism means to stand by the country”, presente no Texto II, seria:

Alternativas

ID
4108801
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

A expressão nominal “dear young people of the entire world”, presente no Texto III, tem a seguinte estrutura:

Alternativas

ID
4108813
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se a soma dos termos da progressão geométrica dada por (0,1; 0,01; 0,001; ...) é igual ao termo médio de uma progressão aritmética de três termos, então a soma dos termos da progressão aritmética vale:

Alternativas

ID
4108822
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A divisão de um polinômio P(x) por x² -x resulta no quociente 6x² + 5x + 3 e resto -7x. O resto da divisão de P(x) por 2x+1 é igual a:

Alternativas

ID
4108828
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

(...)
Artigo 2º - É permitido unicamente navios de construção portuguesa fazer o comércio de porto a porto em todas as possessões portuguesas. Todos os navios de construção estrangeira que forem de propriedade portuguesa (...) são considerados como de construção portuguesa.”

Decreto Português de 1821. Citado por AZEVEDO. J. S. Revolução Portuguesa em 1820. Lisboa: 1944, p. 152.


De 1821 a 1822, as Cortes de Lisboa adotaram medidas recolonizadoras como esta apresentada no Artigo 2º do Decreto Português, que representou a

Alternativas

ID
4108831
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“(...)
Neste século das luzes (...), nesta época feliz onde, reunidos para a felicidade pública e livres de qualquer interesse pessoal, vamos trabalhar para a regeneração do Estado, parece-me, senhores, que se deveria antes de estabelecer a Constituição tão desejada e esperada pela Nação, provar a todos os cidadãos que nossa intenção, o nosso desejo, é ir ao encontro de seus desejos e estabelecer o mais prontamente possível essa igualdade de direitos que deve existir entre todos os homens.”

Intervenção do Visconde de Nicalles na Assembléia Nacional Constituinte, 4 de agosto de 1789. In: MATTOSO, K. M. Q. Textos e Documentos para o Estudo de História Contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977, p. 11.


Com o objetivo de barrar a onda de medo e terror que se espalhava pela França, no início da Revolução de 1789, de que fala o deputado no documento apresentado, a Assembleia Nacional Constituinte tomará medidas urgentes no sentido de estabelecer a igualdade

Alternativas

ID
4108837
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A França receia a Alemanha; a Turquia teme a Rússia; a Áustria está contida por ambas; a Itália necessita da benevolência de todas; e cada uma por sua vez treme do senhor Bismarck”.

QUEIRÓS, Eça de. Cartas da Inglaterra, 1880-1885. In: RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2001, p. 35.

O trecho da carta de Eça de Queirós aponta uma situação vivida pela Europa no final do século XIX, indicando que as

Alternativas
Comentários
  • a) expansões imperialistas dos países citados chocavam-se entre si, mas não contaminaram outros países da Europa, que se mantiveram neutros e incapazes de impor seus interesses.

    Errada, tiveram diversos países explorando o continente africano o chamado imperialismo

    b) unificações da Itália e da Alemanha tornaram os dois países incapazes de fazer frente às investidas militares da Áustria, no sentido de unir os três países, formando um grande império.

    Errada, Alemanha e Itália chegaram atrasadas no domínio africano

    c) ações imperialistas, ao longo do século, fizeram da Alemanha a maior potência econômica do mundo, subjugando os demais países, que não tiveram como impor limites ao seu expansionismo.

    Errada, a maior potência era a Inglaterra

    d) sucessivas vitórias francesas sobre a Alemanha em guerras anteriores deu à França o controle sobre o rico território da Alsácia-Lorena, fazendo surgir entre os alemães um sentimento revanchista.

    Errada, foi realmente ao contrário a França tava sendo basicamente humilhada pela a Alemanha não foi a toa que a França não quis saber de Liga das Nações e impôs o tratado de Versalhes pesadíssimo sobre a Alemanha pra se vingar o que gerou mais e mais revolta

    e) disputas econômicas entre os países europeus, acrescido de um nacionalismo cada vez mais agressivo, colocaram a Europa em constante situação de guerra, que se concretizará com a Primeira Guerra Mundial.

    Correta, a disputa tava cada vez mais ficando mais intenso no território africano fazendo com que os países queressem mais e mais territórios o que fez gerar revoltas e ser um dos motivos para guerra


ID
4108840
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As luzes se apagam em toda a Europa”, disse Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, observando as luzes de Whitehall na noite em que a GrãBretanha e a Alemanha foram à guerra. “Não voltaremos a vê-las acender-se em nosso tempo de vida”. Em Viena, o grande satirista Karl Kraus preparava-se para documentar e denunciar essa guerra num extraordinário drama-reportagem a que deu o título de Os Últimos Dias da Humanidade. Ambos viram a guerra mundial como o fim do mundo, e não foram os únicos.
“[...] A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas das guerras mundiais, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o breve século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos. [...]”

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 30.


Para o historiador Eric Hobsbawm, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX se referem a um mesmo processo, que se inicia em 1914 e se encerra em 1945. Esta análise se sustenta historicamente no fato de que

Alternativas
Comentários
  • a) a Inglaterra e a França romperam a paz logo após o final da Primeira Guerra para impedir a política expansionista do nazismo alemão nos territórios da União Soviética, resultando num novo conflito de extensão mundial

    Errada, nessa época ainda nem existia nazismo o nazismo vai surgir mesmo após a primeira guerra mundial com a humilhação que os Alemães sofreram após acabar a guerra imposta pelo Tratado de Versalhes

    b) o aprofundamento do nacionalismo nos países derrotados na Primeira Guerra, resultante das duras penalizações a eles impostas pelos vencedores, criou condições para a retomada dos acirramentos e dos conflitos armados.

    Correta, como falei na Letra A os países que sofreram a derrota se sentiram humilhados por tanta regras impostas por exemplo a Alemanha só podia ter no Máx 100 mil soldados imagina pra um país que tem milhares de soldados ter apenas 100 mil? a Alemanha e outros países ficaram put* e foi por isso que surgiu a 2 guerra mundial

    c) a Liga das Nações, criada no fim da Primeira Guerra, uniu os países vencidos contra os vencedores com o objetivo de manter vivas as rivalidades econômicas e militares que acabariam desembocando na Segunda Grande Guerra.

    Errada, o objetivo da Liga das Nações era manter a paz mundial pós primeira guerra e não manter as rivalidades essa liga das nações não serviu de nada pois teve a 2 guerra mundial e países como Alemanha, EUA e Rússia nem entraram

    d) a Alemanha não assinou o tratado de paz proposto pelos países vencedores no final da Primeira Grande Guerra, mantendo ataques periódicos às bases militares que protegiam as fronteiras da França, alimentando novas rivalidades.]

    Errada, o único tratado que a Alemanha não entrou foi o da liga das nações

    e) o Tratado de Versalhes, assinado no fim da Primeira Guerra, promoveu a chamada “paz armada”, caracterizada pela corrida armamentista dos países europeus que procuravam estar suficientemente fortes para a retomada dos ataques.

    Errada, a paz armada veio antes da primeira guerra, foi dada esse nome porque os países tava comprando mais e mais armamentos pra caso houvesse guerra eles estavam preparados


ID
4108843
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A década de 1930 começa e termina por dois momentos trágicos, que são a crise de 1929 e a II Guerra Mundial. Os extremos cronológicos afetam não só a economia mundial, mas ajudam a abalar as condições sociais em geral. As consequências são mudanças nas estruturas dominantes e o aparecimento de novas relações de classe.”

CARONE, Edgard. O Estado Novo (1937-1945). São Paulo: DIFEL, 1976, p. 107.


No Brasil, a década de 1930 também foi marcada por grandes transformações estruturais que podem ser associadas à

Alternativas
Comentários
  • Essa é a explicação correta.

  • Essa é a explicação correta.

  • Vargas entrou em 1930 e fez substituição de importações

    Gabanelson: A)


ID
4108846
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”

FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à

Alternativas

ID
4108849
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido.
Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] .


VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3ª edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3.


O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4108852
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O fascínio pelos mapas pauta a história da Cartografia, desde as primeiras representações rupestres do homem paleolítico aos sofisticados mapas digitais interativos do homem atual, refletindo em cada momento uma peculiar percepção do mundo, o domínio de diferentes técnicas de medida e representação gráfica e, principalmente, a capacidade de controle do território resultante do grau de organização de cada sociedade.

GRANELL-PÉREZ, María Del Carmen. Trabalhando Geografia com as Cartas Topográficas. 2ª edição. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2004, p.9.


O conhecimento e o domínio da Cartografia instrumentalizam a localização, orientação e representação gráfica dos fenômenos geográficos. Neste sentido, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a A?


ID
4108858
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quase sempre a Geografia trabalha os fenômenos populacionais de forma abstrata, na qual os números substituem os indivíduos e os comportamentos humanos são relegados ao segundo plano. Quando a preocupação do geógrafo é estudar a população como reserva disponível de recursos humanos, os números são da maior importância, pois revelam o potencial que a população apresenta para a realização dos programas de desenvolvimento. Mas, dentro de uma perspectiva mais crítica, a abordagem numérica revela-se insuficiente. Ela não nos permite conhecer as condições concretas de vida dos indivíduos [...].

SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização Brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p.383-384.


Nos estudos da geografia da população, as teorias demográficas tentam explicar a relação entre o crescimento populacional e a pobreza. Considerando os estudos populacionais, para além da abordagem numérica, analise as alternativas que seguem:


I. Thomas Malthus foi um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre população e as leis do crescimento econômico, influenciando, inclusive, Charles Darwin, criador da mais conhecida teoria da evolução biológica.

II. Os recenseamentos realizados pelos países membros da ONU tornaram-se importantes instrumentos de controle da fome no mundo subdesenvolvido.

III. A implantação do registro civil obrigatório na República significou a tomada, por parte do Estado, do controle político dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então pertencente à Igreja.

IV. Na perspectiva reformista, o declínio da taxa de crescimento da população brasileira pela queda da fecundidade vem favorecendo a distribuição da renda nacional. V. Enquanto o estudo da demografia explica as leis de crescimento econômico e mudança na estrutura da população, a geografia da população explica os fatores das suas diferentes formas de distribuição espacial.



Estão corretas as alternativas:

Alternativas

ID
4108861
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No fim do segundo milênio da Era Cristã, vários acontecimentos de importância histórica transformaram o cenário social da vida humana. Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação começou a remodelar a base material da sociedade em ritmo acelerado.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: PAZ e TERRA, 2010. p. 39.


A revolução tecnológica redefiniu a produção do espaço geográfico, em suas múltiplas escalas e dimensões. Dentre as diversas repercussões deste processo, pode-se considera

Alternativas

ID
4108867
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O homem do campo brasileiro, em sua grande maioria, está desarmado diante de uma economia cada vez mais modernizada, concentrada e desalmada, incapaz de se premunir contra as vacilações da natureza, de se armar para acompanhar os progressos técnicos e de se defender contra as oscilações dos preços externos e internos, e a ganância dos intermediadores. Esse homem do campo é menos titular de direitos que a maioria dos homens da cidade, já que os serviços públicos essenciais lhe são negados, sob a desculpa da carência de recursos para lhe fazer chegar saúde e educação, água e eletricidade, para não falar de tantos outros serviços essenciais.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 7ª edição. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 41-42


Analisar o direito ao campo brasileiro na perspectiva democrática torna-se uma questão de grande complexidade para os cientistas sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4108870
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A velocidade máxima que um atleta atinge numa competição de Corrida dos 100 metros rasos é de 43 km/h.

ISTOÉ 2016, dez. 2010, p. 34. Disponível em: www.issuu.com/ editora3/docs/2016_dez


Considerando que o atleta parte do repouso e desenvolve uma aceleração média de 1,2 m/s², o tempo (em segundos) necessário para ele atingir esta velocidade é de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • V = Vo + a.t

    43 km/h = 12 m/s (aproximadamente)

    12 = 0 + 1,2.t

    t = 12/1,2

    t = 10 s

    GABARITO: LETRA D


ID
4108879
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

    Quem desembarca numa cidade de altitude elevada costuma sentir logo de cara o impacto do ar rarefeito em nosso organismo. Em alguns casos, os efeitos são perigosos – um ministro brasileiro desmaiou em uma solenidade realizada em La Paz, na Bolívia, que está a 3660 metros de altitude... Quanto maior é a altitude, mais rarefeito é o ar que respiramos. Também há uma redução na temperatura, que cai em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura.

Adaptado de: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/ perguntas_respostas/altitudes/index.shtml 

Em locais de grandes altitudes, o ar é rarefeito, pois

Alternativas

ID
4108882
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

    Quem desembarca numa cidade de altitude elevada costuma sentir logo de cara o impacto do ar rarefeito em nosso organismo. Em alguns casos, os efeitos são perigosos – um ministro brasileiro desmaiou em uma solenidade realizada em La Paz, na Bolívia, que está a 3660 metros de altitude... Quanto maior é a altitude, mais rarefeito é o ar que respiramos. Também há uma redução na temperatura, que cai em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura.

Adaptado de: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/ perguntas_respostas/altitudes/index.shtml 

A panela de pressão é um instrumento muito importante para a redução do tempo de cozimento dos alimentos, principalmente em locais como La Paz. Estas panelas funcionam da seguinte forma:

Alternativas

ID
4108885
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao mudar-se de Salvador para Porto Seguro, Marina observou a mudança da rede elétrica, respectivamente, de 127 V para 220 V. Para a utilização de alguns equipamentos foi necessário a aquisição de transformadores, dispositivos que funcionam baseados no fenômeno da indução eletromagnética e têm a função de abaixar ou elevar a tensão elétrica.


Com relação aos transformadores pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4108888
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A radiação Ultravioleta é classificada em UVA, UVB, e UVC. Estas denominações foram introduzidas na década de 1930 pela Comissão Internacional de Iluminação. Estas classificações têm relação com os comprimentos de ondas, sendo a UVC a faixa mais energética, também chamada de radiação germicida por ser capaz de destruir os germes.

OKUNO, E. e VILELA, M.A.C. Radiação Ultravioleta: características e efeitos. Ed.Livraria da Física SBF, 2005.


Considerando que o menor comprimento de onda da radiação germicida é de 100 nm com, a correspondente frequência de 3,00 PHz, e que 1 nm =10-9 m e 1 PHz = 1015 Hz, pode-se afirmar que a velocidade desta onda eletromagnética, em 108 m/s, é:

Alternativas
Comentários
  • Vel=comprimento x frequencia

    100.10^9.3.10^15=

    300.10^6=

    3.10^8


ID
4108900
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns sais, em soluções aquosas, modificam a concentração de íons H+ e OH- do meio, dependendo da força ácida ou básica de quem lhes deu origem. A adição de íons comuns aos existentes nas soluções destes sais podem, ou não, modificar o pH. É importante saber como se comportam esses sistemas de soluções salinas com adição de ácidos ou bases, pois eles são identificados como reguladores de muitos sistemas biológicos, a exemplo da regulação do pH do sangue no organismo humano, dentre outros.


Analise os sistemas descritos e assinale a proposição correta:

Alternativas

ID
4108903
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O fluoreto de potássio é obtido da reação de oxidação-redução entre o permanganato de potássio e ácido fluorídrico, representada na equação química não balanceada a seguir:


KMnO4 (aq) +HF (aq) KF (aq) + MnF2 (aq) + H2O (l) + F2 (g)


Balanceie a equação química e, baseando-se na equação balanceada, assinale a proposição correta acerca dos estados de oxidação das espécies químicas e da estequiometria da reação:

Alternativas

ID
4108906
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para responder a esta questão, considere a equação abaixo:

C7H6O3 (s) + NaHCO3 (aq) → C7H5O3Na (aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Uma reação, com rendimento de 90% em mol, entre 0,5 mol de ácido salicílico e 0,55 mol de hidrogenocarbonato de sódio, ocorrendo a 1 atm de pressão e 25º C, produz um volume em litros de dióxido de carbono igual a aproximadamente:

Alternativas

ID
4108909
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Baseando-se no conhecimento das propriedades dos elementos químicos, de ligações químicas e das propriedades da matéria, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4108912
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gordura do bem

As queimaduras são uma das principais causas externas de morte no Brasil. Em média, um milhão de casos são registrados a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Uma pesquisa brasileira promete melhorar esse cenário com um novo tratamento para queimados que usa gordura corporal do próprio paciente para cicatrizar mais rapidamente as suas feridas.
Na terapia proposta, a gordura do paciente é aspirada e aplicada sobre a queimadura com uma gaze, como se fosse uma pomada. O cirurgião plástico Marco Aurélio Pellon, líder da pesquisa, explica que as células de gordura, chamadas adipócitos, produzem uma série de substâncias que estimulam a circulação sanguínea e a multiplicação das células da pele. “Quando retiradas do corpo, a falta de oxigênio faz com que elas produzam certos hormônios que chegam até as células da queimadura e aceleram o processo e cicatrização”, afirma.

Adaptado de: Ciência Hoje nº 283/ julho de 2011, p. 63.


Considerando-se conceitos histológicos e o texto apresentado, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4108915
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reformador da natureza

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de botar defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a Natureza só fazia tolices.
-Tolices, Américo?
- Pois então?!... Aqui neste pomar você tem a prova disso. Lá está aquela jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas e mais adiante vejo uma colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas – punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras na jabuticabeira. Não acha que tenho razão?[...]
- Mas o melhor – concluiu – é não pensar nisso e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira. Dormiu. Dormiu e sonhou. [...] De repente, porém, no melhor do sono, plaft!, uma jabuticaba cai do galho bem em cima do seu nariz. Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão mal feito como ele dizia. E lá se foi para casa, refletindo:
- Que espiga! ... Pois não é que se o mundo tivesse sido reformado por mim, a primeira vítima teria sido eu mesmo? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta em lugar de jabuticaba? Him! Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bom.

Adaptado de: LOBATO, Monteiro. A reforma da natureza. 17 ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.A. : 1980, p. 8 - 10.


A humanidade, nem sempre com a ingenuidade de Américo Pisca-Pisca, e muitas vezes em nome dos avanços tecnológicos e científicos, faz também as suas “reformas”. Sobre algumas ações antrópicas ao meio ambiente, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4108918
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

[Apareceu-me no consultório um estranho caso, poderia tratar-se de uma variante da cegueira psíquica ou da amaurose, mas não consta que tal coisa se tivesse verificado alguma vez. Que doenças são essas, a amaurose e a outra, perguntou a mulher. O médico deu uma explicação acessível a um entendimento normal, que satisfez a curiosidade dela, depois foi buscar à estante os livros da especialidade, uns antigos, do tempo da faculdade, outros recentes, alguns de publicação recentíssima, que ainda mal tivera tempo de estudar.Procurou nos índices, a seguir, metodicamente, pôs-se a ler tudo o que ia encontrado sobre agnosia e a amaurose, com a impressão incômoda de saber-se intruso num domínio que não era o seu, o misterioso território da neurocirurgia, acerca do qual não possuía mais do que umas luzes escassas.[...]. Se o caso fosse de agnosia, o paciente estaria vendo agora o que sempre tinha visto, isto é, não teria ocorrido nele qualquer diminuição da acuidade visual, simplesmente o cérebro ter-se-ia tornado incapaz de reconhecer uma cadeira onde estivesse uma cadeira, quer dizer, continuaria a reagir correctamente aos estímulos luminosos encaminhados pelo nervo óptico].

Adaptado de : SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 29 - 30. 16


Nesta obra ficcional de Saramago, personagens sofrem de distúrbio visual inexplicável e metafórico em escala crescente, causando vários desdobramentos. Na vida cotidiana, há também alterações de ordem neurológica/ sensorial que implicam em limitações diversas. Sobre coordenação nervosa e ação sensorial, julgue as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Essa Questão deveria ser anulada. Visto que cérebro é: Telencéfalo + Diencéfalo. Logo, afirmar que os doze pares de nervos cranianos partem do cérebro estaria errado, já que do 5° par em diante, todos partem do tronco encefálico ( que não faz parte do cérebro )

  • SNP 31 NERVOS FUNCIONAIS E 2 QUE SE PRENDE O FINAL DA COLUNA VERTEBRAL FORMANDO A CAUDA EQUINA .SNC 12 PARES DE NERVOS CRANIANOS . ESSA QUESTÃO ESTA ESTRANHA