SóProvas



Prova IF-MG - 2013 - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais


ID
2262259
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observou-se a correção e a adequação linguística na seguinte redação:

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos com a autoridade, usamos Vossa, Vossa Excelência; Vossa Santidade, quando falamos a cerca da autoridade usamos sua Excelência, por exemplo.


    Lembrando ainda, que JAMAIS usaremos a segunda pessoa do plural.


ID
2262262
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é a simulação do corpo de um memorando:

1. Segundo o Departamento de Educação, (I) haviam dois processos de seleção de professores para (II) atuarem na educação profissional, no entanto nenhuma das vagas relacionadas (III) foram preenchidas, pois (IV) faltou candidatos para concorrerem às mesmas. O curso de Engenharia foi um dos que não (V) conseguiram preencher a vaga disponível.

2. De acordo com a coordenação do departamento, (VI) poderão existir novas demandas para o próximo semestre letivo. Sendo assim, (VII) faz-se necessário novas publicações de edital para contratação desses profissionais.

3. Nesse sentido, solicitamos a Vossa Senhoria o (VIII) vosso empenho em tomar as providências cabíveis.

Na mensagem acima, os itens destacados, que indicam infração à norma culta são:

Alternativas
Comentários
  • I - dois processos... (verbo haver é invariável no sentido de existir)

    III - foi preenchida (concorda com o núcleo do sujeito - nenhuma)

    IV - faltaram candidatos (concorda em número com candidatos)

    VII - se faz necessário (melhor sonoridade)

    VIII - seu empenho (V.Sa só é usado como vocativo, porém, o pronome será SEMPRE seu, sua...)

  • Observação - item VII - correto seria fazem-se necessário (está na voz passiva sintética). Passando para voz passiva analítica, ficaria: "Sendo assim, novas publicações de edital para contratação desses profissionais se fazem necessário."

    Verbo "fazer" concorda com "novas publicações".


ID
2262265
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização.
A esse respeito, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Essa organização curricular dos Institutos Federais traz para os profissionais da educação um espaço ímpar de construção de saberes, por terem esses profissionais a possibilidade de dialogar simultaneamente e de forma articulada, da educação básica até a pós graduação, trazendo a formação profissional como paradigma nuclear, o que faz que essa atuação acabe por sedimentar o princípio da verticalização. Esses profissionais têm a possibilidade de, no mesmo espaço institucional, construir vínculos em diferentes níveis e modalidades de ensino, em diferentes níveis da formação profissional, buscar metodologias que melhor se apliquem a cada ação, estabelecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Esse lidar, pois, com o conhecimento de forma integrada e verticalizada exige outra postura que supere o modelo hegemônico disciplinar. Significa pensar um profissional da educação capaz de desenvolver um trabalho reflexivo e criativo e promover transposições didáticas contextualizadas que permitam a construção da autonomia dos educandos.

    FONTE: UM NOVO MODELO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=6691&Itemid=> Acesso em: 19 de março de 2019.


ID
2262268
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Conforme a lei 11.892 no seu  Art. 2º

     

    § 2º No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

     

    § 3º Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.

  • GABARITO: E

     

    Conforme a lei 11.892 no seu  Art. 2º

     

    § 2º No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

     

    § 3º Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.


ID
2262271
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA –, considerando-se especificamente a educação profissional técnica de nível médio/ensino médio, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A, ensino médio de forma integrada ou concomitante.

  • d)

    Não é admitida a articulação entre o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio na forma subsequente.

  •  Cursos técnicos integrados – São aqueles cursos em que você faz o ensino médio junto com a formação técnica. Por isso, para se candidatar a cursos dessa modalidade, você precisa comprovar a conclusão do ensino fundamental ou equivalente na data da matrícula.

     

    Cursos técnicos concomitantes – Nessa forma de ingresso, você cursa as disciplinas de formação técnica no IF enquanto faz o ensino médio em outra instituição. Ou, se você já tiver concluído o ensino médio, faz apenas as disciplinas técnicas no instituto. Para concorrer às vagas desse tipo de curso, você precisa ter o ensino médio completo ou, pelo menos, a primeira série do ensino médio concluída na data da matrícula.


    Cursos técnicos subsequentes – Esses cursos são aqueles em que o aluno faz apenas o técnico no IF. Isso porque, para ingressar nessa modalidade, o estudante precisa já ter concluído o ensino médio na data da matrícula.


    Gabarito: D

  • Concordo com o gabarito ser letra D, pois a lei afirma como devem ser articulados os cursos, que são " § 2o Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004."

    Porém, a alternativa A, também estaria errada, visto que afirma, que no PROEJA, há entrada de cursos de maneira subsequente. E que não há. As formas de acesso são as já citadas.

    OBS: corrijam-me caso eu esteja pensando errado.

  • Passível de anulação

  • Não existe articulação entre o PROEJA e a formação subsequente. Questão "A" está errada.


ID
2262274
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos.
Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

  • Conseqüentemente, a Educação Profissional (doravante, EP) em si não gera diretamente trabalho nem emprego, conforme avalia com muita pertinência a autora, constituindo-se como um processo condicionado e determinado de qualificação social. O trabalho e o emprego dependem, segundo Manfredi, da organização dos processos estruturais de produção, das condições do mercado de trabalho, das políticas regulatórias da economia capitalista. Entretanto, justamente por assumir essa visão da questão, deveria estar presente, nesse capítulo, uma análise mais substancial e histórica sobre a crise do fordismo e a emergência da acumulação flexível, por serem categorias determinantes no processo sócio-histórico da metamorfose do trabalho e do emprego no capitalismo global competitivo, com conseqüências profundas nas reformas atuais da EP no Brasil.


ID
2262277
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As afirmativas abaixo referem-se à reforma gestada no campo da Educação Profissional no Brasil nos fins da década de 90, instituída pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) e pelo Decreto Federal 2.208/1997.
Em relação a essa reforma no ensino médio e profissional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c) A reforma repõe uma dualidade de redes e currículos, reconhecendo a educação básica como fundamental para a formação sólida dos trabalhadores.

     

    Não sei...não vi essa parte


ID
2262280
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs)

    A introdução das NTICs na educação precisa ser acompanhada de mudanças nos modos de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos.


ID
2262283
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Apesar das mudanças que vêm ocorrendo e sendo sugeridas no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula, nosso principal ambiente de aprendizagem, continua anacrônica. Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais.”
GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. In: COSCARELLI, C. (org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 24.
São modificações na prática educativa sugeridas pelos autores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Uso do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, como estratégia para a transferência das informações pelo professor para o conjunto de alunos.

  • 'transferência de informação' . o correto seria aprendizado e com engajamento dos alunos.

  • Lembrem-se falou em transferência. Já fica de orelha em pé.


ID
2262286
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a eles cabe ofertar:
I. Educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público de jovens e adultos;
II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio;
III. Formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade;
IV. Graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado em áreas que a ciência e tecnologia são componentes determinantes;
V. Cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio


    concomitante é para quem esta cursando o E. medio em outra escola ou periodo.


ID
2262289
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua avaliação e suas intervenções.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999, p. 11.
São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Ênfase mais em aprendizagens específicas do que na transmissão de conhecimentos e conteúdos do currículo formal.


ID
2262292
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2262295
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia

O professor deve manter um estado permanente de vigilância dos alunos, já que somente uma observação sistemática leva à efetividade da avaliação formativa.

Alternativas

ID
2262298
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise a questão e a seguir marque a alternativa CORRETA:
Planejar remete a:
I - Acreditar na possibilidade de mudança da realidade.
II - Garantir que não haverá imprevistos no decorrer de um processo.
III - Estabelecer objetivos e projetar recursos e meios para atingi-los.

Alternativas
Comentários
  • Não é possível GARANTIR que não haja imprevisto, o ato de planejar também serve para que o profissional não atue de maneira improvisada.

  • Planejamento deve ser:

    sequencial: dever ter uma previsão um passo a passo

    objetivo: deve ter sentido, com a realidade como ponto de partida

    Preciso: ter clareza, ir direto ao ponto sem divagações

    coerente: ligação logica entre as ideias objetivos, conteúdos métodos

    flexível: deve estar sujeito a alterações


ID
2262301
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o planejamento escolar assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
( ) Deve prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
( ) Deve garantir que no processo de ensino, o conteúdo trabalhado com os alunos tenha apenas o significado educativo e de reprodução social.
( ) Deve assegurar a racionalização, organização e coordenação da prática educativa em sala de aula, de modo que possibilite a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
( ) Deve atualizar o conteúdo sempre que necessário, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo do conhecimento, adequando-os às condições de aprendizagem de seus alunos, bem como os métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados à experiência cotidiana.
( ) Deve incluir tanto a previsão das atividades didáticas , quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • (V) Deve prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.

    (F) Deve garantir que no processo de ensino, o conteúdo trabalhado com os alunos tenha apenas o significado educativo e de reprodução social.

    (V) Deve assegurar a racionalização, organização e coordenação da prática educativa em sala de aula, de modo que possibilite a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.

    (V) Deve atualizar o conteúdo sempre que necessário, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo do conhecimento, adequando-os às condições de aprendizagem de seus alunos, bem como os métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados à experiência cotidiana.

    (V) Deve incluir tanto a previsão das atividades didáticas , quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. 


ID
2262304
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O projeto pedagógico da escola deve articular os fins e meios do processo educativo ali desenvolvido. Ele explicita o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Atinente a esse pressuposto, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O projeto pedagógico é um instrumento que clarifica a ação educativa e não se reduz apenas à dimensão pedagógica. A sua implementação é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania


ID
2262307
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ideologia, representação cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações, sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência.
Os termos acima podem ser relacionados como conceitos-chave para a discussão de uma perspectiva de análise curricular denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e

     

    Palavras-chaves: ideologia, poder, classe cosial, reprodução, emancipação, libertação, resistência, conflito, reflexão, capitalismo

    Principais autores: Althusser, Bourdieu e Passeron


ID
2262310
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A complexidade das formas de vida e da organização social na contemporaneidade incide diretamente na necessidade de repensar o trabalho pedagógico da escola e de produzir currículos mais articulados às demandas sociais emergentes. Nesta perspectiva pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E) A interdisciplinaridade possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade em um processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis. Assim, professor e aluno estabelecem diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.

  • A interdisciplinaridade é o diálogo entre as disciplinas, superação da fragmentação curricular de forma integrada é a epistemologia do conhecimento.

    A transversalidade e ainterdisciplinaridade complemnetam-se essa é um conjunto de temas de modo a perpassar todo currículo escolar em sua dimensão didático pedágogica.

    A multidisciplinaridade as disciplinas são justapostas sem nenhuma relação.

    A pluridisciplinaridade existe a justaposição entre as disciplinas mais ou menos vizinhas, mesmo nível hierárquico.


ID
2262313
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma escola inclusiva é aquela que:
I - acolhe todos os alunos, adaptando-se às suas necessidades.
II - admite alunos com deficiência leve nas classes comuns.
III - reestruturou-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências, bem como àquelas resultantes de outras condições.
IV - promove a inserção de alunos com deficiência nas salas de aula após avaliar que eles se encontram aptos para estudar com seus colegas.
V - inclui o aluno com deficiência somente com o acompanhamento direto de um profissional do ensino especializado.
Após analisar as alternativas acima, marque a opção que apresenta a resposta CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - leia Declação de Salamanca, pelo menos a Estrutura de Ação. 

  • I e III

  • Segundo Mantoan, a inclusão é um processo, acolher a diferença aquelas, que incluem todos e acredita que todos podem aprender juntos.


ID
2262316
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma visão multicultural e crítica da educação exige a desconstrução de estigmas e preconceitos. Neste sentido, a escola inclusiva deve afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As diferenças culturais em um contexto de valorização de todas as formas de cultura.


ID
2262319
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao que se entende como uma gestão educacional democrática e participativa, assinale a alternativa FALSA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Alternativa C

    A gestão escolar foi criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, sua função é otimizar os processos diários e aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.

    Já a Administração Educacional que é a responsável pelos recursos materiais e financeiros que devem garantir a qualidade de ensino.


ID
2262322
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o previsto no Decreto nº 7.611/2011, assinale a alternativa que apresenta, de forma CORRETA, uma diretriz para a oferta de Educação Especial:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades;

    II - aprendizado ao longo de toda a vida;

    III - não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência;

    IV - garantia de ensino fundamental gratuito e compulsório, asseguradas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais;

    V - oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação;

    VI - adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena;

    VII - oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino; e

    VIII - apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial.

  • GABARITO: LETRA B

    → Conforme Decreto nº 7.611/2011:

    >>> Art. 1º O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes: IV - garantia de ensino fundamental gratuito e compulsório, asseguradas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2262325
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os diferentes significados que envolvem as práticas educativas dos profissionais designados como instrutores e dos professores, no âmbito da educação profissional, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
1 - Instrutor
2 - Professor
( ) Formação advinda da experiência
( ) Formação técnico-científica
( ) Educação por demonstração
( ) Conhecimento tácito
( ) Estruturação de conteúdos

Alternativas

ID
2262328
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da assertiva “A formação profissional não pode ser mera preparação para o mercado de trabalho”, indique a alternativa que mais adequadamente representa as diretrizes que devem compor a formação do professor da educação profissional:
I - valorização da formação técnico-científica;
II - estímulo à reflexão teórico-crítica sobre o mundo do trabalho;
III - estímulo à didática pautada no conhecimento tácito;
IV - valorização da formação no campo das ciências humanas.

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação excluindo a alternativa III porque conhecimento tácito é aquele que a pessoa adquiriu ao longo da vida, difícil de ser explicado a outra pessoa por ser subjetivo e inerente as habilidades da pessoa.


ID
2262331
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A CAPES, Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desempenha atualmente diversos papéis, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  e) Financiar os cursos de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.

    Nunca no Brasil que ela faz isso.

  • quem FINANCIA e o FIES


ID
2262334
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A legislação vigente sobre a pós-graduação no Brasil permite afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LDB (Lei 9394/96)

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

    I - cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que

    atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou

    equivalente;

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido

    classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização,

    aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências

    das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas

    instituições de ensino.


ID
2262337
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as relações entre formação ético-moral e educação formal no Brasil pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2262340
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestações no âmbito da educação escolar, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) A escola promove a ética à medida que coloca regras que os alunos devem seguir e reforça a necessidade de cumprir as regras estabelecidas pela sociedade .Errado a ética é a reflexão sobre nossa conduta a escola deve promover uma atitude crítica e contínua nos alunos sobre tais regras não apenas colocá-las como algo imposto


ID
2262343
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu os princípios, os objetivos e os agentes responsáveis pela educação Brasil, e com isso circunscreveu as principais orientações das políticas de educação no país. Em relação às orientações dessas políticas pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O que a Constituição de 1988 diz sobre a educação:

    educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


ID
2262346
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vítor Paro (1998), em texto publicado na coletânea A escola cidadã no contexto da globalização, defende como finalidade da educação escolar a formação humana. Essa compreensão de formação humana pode ser reconhecida nos seguintes elementos, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Legitimação do conteúdo produzido em instituições científicas.


ID
2262355
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito das responsabilidades:
I - A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que neguea existência do fato ou sua autoria.
II - Não há responsabilidade civil decorrente de ato omissivo culposo, inclusive se resultar em prejuízoao erário ou a terceiros.
III - Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
IV - As sanções civis, penais e administrativas poderãocumular-se, sendo independentes entre si.
De acordo com a Lei no 8.112/90, está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

     

     

    Quando há omissão, em regra existe a necessidade da presença do elemento culpa para a responsabilização do Estado. Em outras palavras, nas hipóteses de danos provocados por omissão do Poder Público, a sua responsabilidade civil passa ser de natureza subjetiva, na modalidade culpa administrativa. Nesses casos, a pessoa que sofreu o dano, para ter direito à indenização do Estado, tem que provar (o ônus da prova é dela) a culpa da Administração Pública.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

    O agente somente será responsabilizado se for comprovado que ele atuou com dolo ou culpa, ou seja, a responsabilidade do agente é subjetiva, na modalidade culpa comum. O ônus da prova da culpa do agente é da pessoa jurídica em nome da qual ele atuou e que já foi condenada a indenizar o terceiro lesado.

     

    Estratégia Concursos.


ID
2262358
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito da remoção e da redistribuição de servidor público:
I - A redistribuição ocorrerá exofficio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidadesdos serviços, exceto nos casos de extinção ou criação de órgão ou entidade.
II - O servidor poderá requerer a sua remoção, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, por motivo de saúde de seu cônjuge, condicionada à comprovação por juntamédica oficial.
III - Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ousem mudança de sede.
IV - Nos casos de reorganização de órgão, extinto ocargo ou declarada sua desnecessidade no órgão,o servidor estável que não for redistribuído será exonerado exofficio.
De acordo com a Lei no 8.112/90 está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 37, § 1º  A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade.

     

    ------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 37, § 3º  Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31.


ID
2262361
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em matéria de penalidades, analise o comportamento das servidoras públicas federais efetivas abaixo.
I - Mariana vem exercendo atividade incompatível como horário de trabalho.
II - Gabriela vem promovendo manifestação de desapreço no recinto da repartição.
Nesses casos, Mariana e Gabriela estarão sujeitas, respectivamente, às penas de:

Alternativas
Comentários
  • Questão de direito Administrativo e não Constitucional.

     

    Gabarito letra D

     

     Art. 117.  Ao servidor é proibido:

     

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

     

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

     

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.


ID
2262364
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e deve ser processada e julgada em conformidade com os princípios básicos da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos

  • Gabarito letra b).

     

    LEI 8.666/93

     

     

    Art. 3° A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

     

     

    MNEMÔNICO QUE USEI PARA GUARDAR OS PRINCÍPIOS EXPRESSOS = "LIMPI PRO JU VI"

     

    L = LEGALIDADE

     

    I = IMPESSOALIDADE

     

    M = MORALIDADE

     

    P = PUBLICIDADE

     

    *LIMPE SEM O "E" (CF, ART.37)

     

    I = IGUALDADE

     

    PRO = PROBIDADE ADMINISTRATIVA

     

    JU = JULGAMENTO OBJETIVO

     

    VI = VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

     

    ** PRINCÍPIOS IMPLÍCITOS (ALGUNS) = EFICIÊNCIA, COMPETITIVIDADE, PROCEDIMENTO FORMAL, SIGILO DAS PROPOSTAS,  ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA.

     

    Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12955

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional:

    da isonomia,

    a seleção da proposta mais vantajosa para a administração;

    e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

    e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos:

    da legalidade,

    da impessoalidade,

    da moralidade,

    da igualdade,

    da publicidade,

    da probidade administrativa,

    da vinculação ao instrumento convocatório,

    do julgamento objetivo

    e dos que lhes são correlatos.  

     

  • Lei 8.666

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

  • GABARITO: LETRA B

    Dos Princípios

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.


ID
2262367
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A respeito dos direitos e garantias fundamentais, é possível afirmar que os tratados e convenções sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às (aos):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

     

    Art. 5º

     

    (...)

    LXXVIII 

     § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.   

  • (A)

    A partir da Emenda Constitucional 45 de 2004 o 3º do art. 5º da Carta Magna prevê expressamente que os tratados e convenções internacionais serão equivalentes às Emendas Constitucionais. Vejamos o dispositivo:

    Art. 5º 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais . (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    Note-se que não são todos os tratados e convenções que terão o status de Emenda Constitucional, mas aqueles que versarem sobre Direitos
    Humanos e forem aprovados duas vezes no Senado Federal e na Câmara de Deputados com o quorum específico de três quintos dos votos dos respectivos membros.

    O primeiro ato que o Congresso Nacional aprovou conforme o procedimento do 3º do art. 5º da Constituição foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

    Com relação aos diplomas internacionais sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil antes da EC 45/2004, o Pleno da Excelsa Corte, reservou um lugar específico no ordenamento jurídico ao reconhecer no RE 466.343o status normativo supralegal, ou seja, hierarquia abaixo da Constituição, mas superior à lei ordinária.

    Fonte:https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2516643/87-concurso-do-ministerio-publico-de-sao-paulo-2010-tratados-e-convencoes-internacionais-sobre-direitos-humanos

  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

    § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.


    Gabarito Letra A!

  • GABARITO A

    DA HIERARQUIA DOS TRATADOS:

    1.      Hierarquia dos tratos internacionais introduzidos ao direito interno dependerá da matéria que trata (relativo a direitos humanos ou outras), e, caso seja sobre direitos humanos, a formalidade realizada para sua aprovação:

    Sendo assim, poderá ter os seguintes Status:

    a.      Norma Constitucional – se versar sobre direitos humanos e for aprovado pelo proceder de emenda constitucional (art. Art. 5º, § 3º);

    b.     Supralegalidade – se versar sobre direitos humanos, mas não for aprovado pelo proceder de emenda constitucional (art. Art. 5º, § 2º). O tratado estará em uma posição de superioridade as demais leis infraconsticionais, porém estará em posição de submissão à Constituição;

    c.      Lei ordinária – se não versar sobre direitos humanos, o tratado terá mero status de lei ordinária.

    2.      Únicos tratados com Status de normas Constitucionais:

    a.      Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo: assinado em 2007, aprovado e depositado em 2008, promulgado por decreto em 2009;

    b.     Tratado de Marrakesh – o qual visa a facilitar o acesso de obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades de acesso ao texto impresso.

    3.      Art. 5º, § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Trata-se de verdadeira consagração da primazia dos direitos humanos, além de constituírem fontes de direitos implícitos. Razão pela qual houve o afastar da hipótese constitucional da prisão civil do depositário infiel (art. 5 º, LXVII - PM).

    OBS – Supralegalidade – os tratados internacionais sobre direitos humanos estão em uma posição que paralisa a eficácia da lei infraconstitucional, mas não tem o poder de revogar a Constituição no ponto controverso.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • De acordo com o art. 5º, § 3º, da CF/88, reproduzido a seguir: “os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”. 

    Resposta: LETRA A

  • gabarito (A)

    SEGUNDO (leandro Kaiser) EM SEU COMENTÁRIO

    PIRÂMIDE DE KELSEN - SEGUNDO O RE 466.343-SP

    tratados e convenções sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros

          ۸     ► CF/88 e TI Direitos Humanos aprovados pelo rito da EC (status constitucional)

        /  \    ►TI Direitos Humanos não aprovados pelo rito de EC (status *infraconstitucional ou *supralegal)

       /      \  ► TI que não se referem a direitos Humanos e leis ordinárias (ex: código civil, penal, processo civil etc.)

     /          \     Medidas Provisórias, Lei delegada.

     /        \ ► Portarias (função de regular a lei que lhe for superior).

    * Infraconstitucional = porque está abaixo da CF

    * supralegal = porque está acima das leis


ID
2262370
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

NÃO é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

Alternativas
Comentários
  • d)      atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a sete anos de idade.

    O art. 54, IV, do ECA previa que as crianças de 0 a 6 anos de idade deveriam ter direito de atendimento em creche e pré-escola.

    A Lei nº 13.306/2016 alterou esse inciso e estabeleceu que o atendimento em creche e pré-escola é destinado às crianças de 0 a 5 anos de idade.

  • Gab: D

     

    é de 0 a 5 anos de idade

  • SEMPRE cai esse negócio da idade.. 0 A 5, galere.

    Questão bobinha, mas é bom decorar.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 54 do ECA:

    Art. 54 ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; (alternativa A)

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; (alternativa B)

    IV - atendimento em creche e pré escola às crianças de 0 a 5 anos de idade;

    V - acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criança artística, segundo a capacidade de cada um; (alternativa C)

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador; (alternativa E)

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    Conforme se observa do rol do art. 54 do ECA, a única alternativa que não está correta é a letra D. Na verdade, o Estatuto garante o atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 5 anos de idade, e não de 0 a 7 anos.

    Gabarito: D

  • Galere ? ahh váa planta goiabe, no pé de banane


ID
2262373
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade NÃO compreende:

Alternativas
Comentários
  • (C) Incorreta

    Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

           
    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

           
    I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

           
    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

           
    III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

           
    IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

           
    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

           
    VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

      
    VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

           
    VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

           
    IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.  

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante à garantia de prioridade. Vejamos:

    a) preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Correto. Trata-se de uma garantia de prioridade ao idoso, nos termos do art. 3º, § 1º, II, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.

    Correto. Trata-se de uma garantia de prioridade ao idoso, nos termos do art. 3º, § 1º, IV, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende: IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

    c) destinação parcialmente privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A destinação de recursos públicos não se dá de forma parcial, mas, sim, total. Inteligência do art. 3º, § 1º, III, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende: III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

    d) garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

    Correto. Trata-se de uma garantia de prioridade ao idoso, nos termos do art. 3º, § 1º, VIII, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende:  VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

    e) prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    Correto. Trata-se de uma garantia de prioridade ao idoso, nos termos do art. 3º, § 1º, IX, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende: IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. 

    Gabarito: C      


ID
2262376
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.

  • Essa é uma finalidade, não um objetivo.


ID
2262379
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal

À luz da Lei nº 11.091/05, que estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, entende-se por:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas, logo não há resposta conforme o comando da questão.

  • A letra E está incorreta. O certo é nível de classificação.

    Houve um erro na proposta da pergunta


ID
2262382
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O acesso à informação de que trata Lei nº 12.527/11, NÃO compreende o direito de obter dos órgãos públicos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 12.527/11

     

    Art. 7o. O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    V - informações sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços.

  • GABARITO A

    O acesso à informação compreende os direitos de obter informações sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços.