SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - Educação Física


ID
1748068
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que a afirmativa sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos

  •  Letra D

    Art. 41. 9394- LDB- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.(Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

  • d) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • d)

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • Alternativa D

    LDB, art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.


ID
1748071
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

     

    O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)



    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)

     

    Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.

  • a) F, F, V, V, F

  • A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:

    ( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.

    ( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.

    ( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.

    ( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.

    ( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.

    Espero ter contribuído.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil


ID
1748074
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
1748077
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e verifique sua veracidade.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


    II) § 3o  Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e Resolução CNE/CEB nº 1/2005, a carga horária total do curso deve ser ampliada, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação específica para o exercício das profissões técnicas. Assim, como regra geral, tem a carga horária total de, no mínimo, 3.200, 3.400 ou 3.600 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além da carga horária eventualmente destinada a estágio profissional supervisionado e/ou a trabalho de conclusão de curso ou similar, e a avaliações finais

    III) ERRADO - Quanto à carga horária obrigatória para os momentos presenciais, devem ser estabelecidos parâmetros, distinguindo-se os cursos do segmento da saúde dos demais. Os da saúde requerem um mínimo de 50% (cinquenta por cento) de atividades presenciais. Nos demais cursos, admite-se uma variação entre 20% (vinte por cento) e 50% (cinquenta por cento), dependendo da natureza tecnológica do curso e do perfil profissional de conclusão desejado para cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    IV) Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Art. 30: a carga horária mínima, para cada etapa com terminalidade de qualificação profissional prevista em um itinerário formativo de curso técnico de nível médio, é de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima indicada para a respectiva habilitação profissional no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.

  • GAB. Letra C (I, II e IV)

     

    Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da

    Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos

    tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas

    definidas em cada sistema de ensino.

     

     

     

  • Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

    O percentual é de 20% e não 25% como propoe o item III.

  • Capítulo I
    Formas de Oferta
    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    Capítulo II
    Organização Curricular

    Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
    Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Questão equivocada!

  • Gab: C

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

    art 26, parágrafo único: "... até 20% da carga horária diária do curso..."


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1748083
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito de um aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, está garantido em que documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Na CF/88 fala apenas do direito à defesa e amplo contraditório, e no ECA traz de forma explicita:

    - Artigo 53, inciso III, da lei federal n.8069/90 (ECA)

    III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Neste caso o aluno tem direito de recorrer a instâncias superiores para compreender critérios avaliativos de suas provas ou recorrer de decisão de reprovação.

  • Se os alunos conhecessem os seus direitos, provavelmente as taxas de reprovação e evasão seriam reduziadas...

  • d) Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


ID
1748086
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os Objetos de Aprendizagem são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet. É uma tecnologia recente que abre caminhos na educação a distância, trazendo inovações e soluções que podem beneficiar todos os envolvidos no processo.

Acerca dos objetos de aprendizagem, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação.

( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica.

( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor.

( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • B correta!

    ( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. verdadeiro

    ( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. verdadeiro

    ( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica. Falso

    ( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Falso

    ( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso

    ( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante. verdadeiro

  • A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso!


ID
1748089
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)

De que se trata o texto acima?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Missão => Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Visão => Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Valores

    • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

    • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

    • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

    • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

    • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

    • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais. 

  • Gabarito A

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a instituição existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da instituição.

    ·       Visão - o que a instituição pretende alcançar no futuro.


ID
1748092
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).

Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A lei de nº 9.394/1996, em seu art. 4º, inciso III, diz que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. {O erro dessa alternativa foi usar a palavra exclusivamente. A oferta é preferencial.}

    Gabarito: letra (E)
  • O erro é em dizer que a Educação Educaional e oferecida EXCLUSIVAMENTE. Onde no texto da LDB, diz que é PREFERENCIALMENTE.

  • É Preferencialmente e não exclusivamente na rede regular de ensino.

  • Na duas alternativas estão incorretas, Letra A, onde a oferta do curso de LIBRAS é parte integrante dos PCNs nos cursos de magistério (Médio) e Educação Especial e fonoaudiologia (Superior) Lei 10.436/2002 LEI DO SURDO

    e

    LDB onde fala Preferencialmente.

    Portanto: há um erro na formulação da questão, passível de ser anulada!!!

  • A letra A esta correta. O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]"

    Se na prática isso não acontecesse, é outra história.


ID
1748095
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 323), “a organização e os processos de gestão escolar assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos".

Considerando as diferentes concepções de organização escolar associe corretamente as colunas.

(1) Técnico-Científica

(2) Autogestionária

(3) Interpretativa

(4) Democrática Participativa 

( ) Recusa as normas e os sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva.

( ) A organização escolar é concebida como uma realidade objetiva, neutra que funciona racionalmente, devendo ser planejada e controlada para alcançar maiores índices de eficiência e eficácia.

( ) A ação organizadora valoriza as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano.

( ) Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na ênfase da participação direta e por igual de todos os participantes da instituição.

( ) Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe, defendendo uma forma coletiva de tomada de decisões.

( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) Predomina uma visão burocrática e tecnicista da escola, dando ênfase à estrutura organizacional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Revista portaleducacao:

    Gestão escolar:. De acordo com Libâneo (2012, p. 411), em relação à organização e gestão escolar:

     

    "No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

     

    Entende-se hoje a constituição de uma equipe de Gestão Escolar eficiente como sendo composta por: administrador escolar (diretor); supervisor escolar (coordenador pedagógico); orientador educacional. Cada cargo desempenha uma função específica, mas também atua de acordo com as necessidades da escola e em parceria com outros profissionais para que o trabalho pedagógico possa se desenvolver de maneira qualitativa.

    Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas:

    técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa.

    Na primeira, técnico-científica, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.

    A segunda autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, sem uma direção centralizada, com participação igual de todos os membros da instituição.

    Na terceira democrático-participativa concepção a tomada de decisões se dá coletivamente através da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

     As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social (LIBÂNEO, 2012, p. 447).

    Fonte : link:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/compreendendo-o-processo-de-gestao-escolar/67392#


ID
1748098
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Educacional = também denominado "Planejamento do Sistema de Educação", é o de maior abrangência.

     

    Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola = atividade que envolve o processo de reflexão , de tomada de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição (escola).

     

    Planejamento Curricular = é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Nesse momento a preocupação é com a aprendizagem  através dos diversos componentes curriculares.

     

    Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

  • muito difícil essa questão..

  • ORDENANDO PARA FACILITAR A REVISÃO:

    (Planejamento Curricular) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem. 

    (Plano de Curso) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola. 

    (Planejamento Educacional) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

    ( Planejamento da Escola) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. 

    (Plano de Aula) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático. 

    (Plano de Disciplina) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino. 
     


ID
1830727
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo” (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Pós-estruturalista = pluralidade de sentidos, construção social e subjetiva e diversidade de idéias.

  • O currículo pós-estruturalista faz parte da teoria pós-crítica do currículo e se baseia na busca das diferenças, onde não devemos buscar a igualdade e sim as diferenças humanas, educacionais dentre outras. Portanto esse modelo de currículo questiona significados ligados à religião, política, pátria, ciência etc.


ID
1830730
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 8º, determina que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”.

A partir dessa premissa, associe as colunas abaixo, analisando as responsabilidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas da educação brasileira.

(1) União 
(2) Estados 
(3) Distrito Federal
(4) Municípios

( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. 
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios. 
( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. mucipios 
    ( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação. união
    ( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios. df
    ( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.Estado 


ID
1830733
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 
( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga. 

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimentos históricos em interpretação de texto. afff

    gabarito letra E.

  • INATISMO

    -Conhecimento pré-formado

    -ao nascer já está pronto (100%)

    -o ambiente externo nada ou pouco influencia

    -o mais importe é o interno, endógeno

    -a educação deveria servir apenas para despertar a essência existente dentro de cada indivíduo.

    -os professores são aconselhados a não interferirem muito no processo de aprendizado dos alunos

    -assim o sucesso ou fracasso depende exclusivamente do aluno, pois se este não consegue absorver ou aprender determinado assunto ou ciência, a justificativa estava na falta de sua capacidade genética de aptidão ou desempenho.

     

    IMPIRISMO (AMBIENTALISMO)

    -fatores externos são os mais importantes, os quais influenciam o comportamento

    -o conhecimento adentra pelos sentidos

    -ao nascer p ser é uma folha em branco, tabula rasa (0%)

    -sociais, experiências

     

    HUMANISTAS

    -O ser humano independentemente das circuntâncias que o envolvem, possui a capacidade inata de assumir o controle da sua vidade e de promover o seu próprio desenvolvimento por meio das capacidades exclusivamente humana de escolha, criatividade e autorealização

    -aprendizagem significante > carl rogers


ID
1830736
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Organização Mundial da Saúde, no ano de 2010, editou recomendações sobre a atividade física para saúde, sensibilizando a sociedade quanto à modificação de estilo de vida sedentário e a prática de atividade física regular. As orientações referem-se a três grupos de idades: de 5 a 17 anos, de 18 a 64 anos e de 65 anos em diante.

Em relação a essas recomendações, para o grupo de idade de 5 a 17 anos, marque com (V) ou (F) as afirmações abaixo. 
( ) As atividades consistem em jogos, esportes, deslocamentos, atividades recreativas, educação física ou exercícios programados, no contexto da família, escola ou das atividades comunitárias.

( ) Atividade física por um período superior a 45 minutos diários, fornecendo benefícios ainda melhores para saúde.
( ) A atividade física diária, deve ser, em sua maior parte, aeróbia.
( ) Deve-se incorporar, no mínimo 2 vezes por semana, atividades vigorosas, que reforcem os músculos e os ossos.
( ) Deve-se acumular um mínimo de 60 minutos diários de atividades físicas leves a moderadas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) As atividades consistem em jogos, esportes, deslocamentos, atividades recreativas, educação física ou exercícios programados, no contexto da família, escola ou das atividades comunitárias. v

    ( ) Atividade física por um período superior a 45 minutos diários, fornecendo benefícios ainda melhores para saúde. f
    ( ) A atividade física diária, deve ser, em sua maior parte, aeróbia. v
    ( ) Deve-se incorporar, no mínimo 2 vezes por semana, atividades vigorosas, que reforcem os músculos e os ossos. f
    ( ) Deve-se acumular um mínimo de 60 minutos diários de atividades físicas leves a moderadas.f


ID
1830739
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Um dos conteúdos abordados nas aulas de educação física no ensino médio trata dos conhecimentos corporais que sejam significativos para os alunos.

NÃO estão em acordo com essa perspectiva as atividades cujos conteúdos estão apresentados em uma das alternativas a seguir. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente é muito forte. . #teamlineco
  •  e)

    Estejam centrados exclusivamente nos padrões de movimento previstos para o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.


ID
1830745
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

As lesões ósteo-músculo-articulares são um dos tipos mais comuns de acidentes nas aulas de Educação Física, podendo ser causadas por fatores individuais e biológicos e também por fatores externos. Sobre essas lesões e os primeiros socorros a serem realizados, marque com (V) as verdadeiras ou (F) as falsas as afirmações abaixo.

( ) Lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõem uma articulação é deslocada de seu lugar são chamadas de entorse. Deve-se aplicar gelo ou compressas frias durante as primeiras 24 horas.
( ) A entorse ocorre quando há uma distensão dos ligamentos, mas não há o deslocamento completo dos ossos da articulação. Devem-se primeiramente aplicar compressas mornas, com o objetivo de aliviar a dor e, após, imobilizar o local.
( ) O tratamento de uma luxação é atividade exclusiva de pessoal especializado, uma vez que não se rompem somente os ligamentos, mas se deslocam os ossos da articulação. Os primeiros socorros limitam-se à aplicação de bolsa de gelo ou compressas frias no local afetado e à imobilização da articulação, preparando o acidentado para o transporte.
( ) A imobilização para um acidentado com fratura deve ser cautelosa e realizada dentro dos limites de conforto e da dor de cada indivíduo. É necessário, antes da imobilização, tentar recolocar o osso de volta no seu eixo para evitar que ocorram deformações e lesões secundárias.
( ) A contusão é uma lesão causada por um trauma direto em qualquer região e não necessariamente uma articulação e pode ser classificada em leve, moderada ou grave. Deve-se aplicar bolsa de gelo ou compressas frias no local por aproximadamente 20 minutos. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõem uma articulação é deslocada de seu lugar são chamadas de entorse. Deve-se aplicar gelo ou compressas frias durante as primeiras 24 horas. f
    ( ) A entorse ocorre quando há uma distensão dos ligamentos, mas não há o deslocamento completo dos ossos da articulação. Devem-se primeiramente aplicar compressas mornas, com o objetivo de aliviar a dor e, após, imobilizar o local. f
    ( ) O tratamento de uma luxação é atividade exclusiva de pessoal especializado, uma vez que não se rompem somente os ligamentos, mas se deslocam os ossos da articulação. Os primeiros socorros limitam-se à aplicação de bolsa de gelo ou compressas frias no local afetado e à imobilização da articulação, preparando o acidentado para o transporte. v
    ( ) A imobilização para um acidentado com fratura deve ser cautelosa e realizada dentro dos limites de conforto e da dor de cada indivíduo. É necessário, antes da imobilização, tentar recolocar o osso de volta no seu eixo para evitar que ocorram deformações e lesões secundárias. f
    ( ) A contusão é uma lesão causada por um trauma direto em qualquer região e não necessariamente uma articulação e pode ser classificada em leve, moderada ou grave. Deve-se aplicar bolsa de gelo ou compressas frias no local por aproximadamente 20 minutos. v


ID
1830748
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Os testes de aptidão física têm sido utilizados nos programas de Educação Física escolar. Apesar de muitas vezes serem utilizados de forma inapropriada, eles podem representar as melhores opções disponíveis para avaliação em larga escala.

Sobre o uso desses testes, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Somente os professores devem avaliar os estudantes e interpretar os resultados obtidos nos testes, já que os dados devem ser avaliados por profissionais que tenham conhecimento do assunto. 


ID
1830751
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do esporte para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    O esporte não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas, quanto pessoas dignas. 


ID
1830754
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O Ministério da Educação apresentou, no mês de setembro de 2015, uma versão inicial para amplo debate que poderá se constituir, após discussão e aprovação pelo Conselho Nacional de Educação, a Base Curricular Comum. Nesse documento, a referência central para estruturação dos conhecimentos em Educação Física são as práticas corporais.

Sobre a proposta para Educação Física na Base Curricular Comum, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Trabalhar na perspectiva das práticas corporais demanda três desafios importantes a serem superados: desafios de legitimação ético-política, desafios curriculares e desafios interdisciplinares. 

    incorreto

  • Na BNCC a EF tematiza as práticas corporais

    São grupos ou unidades temáticas:

    -esporte

    -dança

    -lutas

    -jogos e brincadeiras

    -práticas corporais de aventura.

  • Acho porque as praticas culturais , faz parte uma cultura que cria e recria , por isso não pode ser legitimizada em uma visão ético-politica


ID
1830757
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O esporte foi inserido na escola como uma atividade organizada e supervisionada pelos próprios estudantes, incentivando a capacidade deles para liderar outros e para controlar a si próprio. Que país foi pioneiro em incluir o esporte no currículo escolar, reconhecendo suas propriedades formativas e a possibilidade da sua utilização como meio de educação?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • Queria fontes #teamlineco
  • Inglaterra 

  • Foi na Inglaterra através de Thomas Arnold.

  • Foi na Inglaterra através de Thomas Arnold.


ID
1830760
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A concepção crítico-emancipatória foi sistematizada por KUNZ (1991, 1994) para Educação Física, tendo como referência diversos autores alemães e o brasileiro Paulo Freire. Sobre os pressupostos desta concepção, avalie as afirmações abaixo.

I. Em relação à dimensão metodológica, o autor propõe que os alunos passem por um processo chamado de “transcendência de limites”, que por sua vez é dividido em três momentos: experimentação, aprendizagem e criação.

II. Na etapa de “transcendência de limites pela criação”, o estudante é estimulado a criar situações novas, como a superação de desafios propostos pelo professor e/ou pelo conjunto de alunos. Nessa etapa, deve ocorrer a encenação, em que são colocadas em prática as possibilidades de se movimentar.

III. Os três momentos de “transcendência de limites” são baseados em três categorias: aprendizagem, interação e linguagem.

IV. Só será possível colocar em prática a teoria pedagógica crítico-emancipatória, caso haja uma didática baseada na crítica aos padrões pré-estabelecidos.

V. Os estudantes devem ser instrumentalizados para compreender o esporte para além da prática nos moldes técnico-desportivos, transcendendo os limites da sobrepujança e das comparações objetivas. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  •  Em relação à dimensão metodológica, o autor propõe que os alunos passem por um processo chamado de “transcendência de limites”, que por sua vez é dividido em três momentos: experimentação, aprendizagem e criação. 
    V. Os estudantes devem ser instrumentalizados para compreender o esporte para além da prática nos moldes técnico-desportivos, transcendendo os limites da sobrepujança e das comparações objetivas. 

  • I. Em relação à dimensão metodológica, o autor propõe que os alunos passem por um processo chamado de “transcendência de limites”, que por sua vez é dividido em três momentos: experimentação, aprendizagem e criação. 

    II. Na etapa de “transcendência de limites pela criação”, o estudante é estimulado a criar situações novas, como a superação de desafios propostos pelo professor e/ou pelo conjunto de alunos. Nessa etapa, deve ocorrer a encenação, em que são colocadas em prática as possibilidades de se movimentar.   ( A CRIAÇÃO SE DÁ PELO PROFESSOR  e PELO PRÓPRIO ESTUDANTE DE COMO ENCENAR O FUNDAMENTO APREENDIDO)

    III. Os três momentos de “transcendência de limites” são baseados em três categorias: aprendizagem, interação e linguagem.  (SÃO QUATRO CATEGORIAS: ENCENAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO, RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO). 

    IV. Só será possível colocar em prática a teoria pedagógica crítico-emancipatória, caso haja uma didática baseada na crítica aos padrões pré-estabelecidos. (NÃO É APENAS CRITICAR)

    V. Os estudantes devem ser instrumentalizados para compreender o esporte para além da prática nos moldes técnico-desportivos, transcendendo os limites da sobrepujança e das comparações objetivas. 


ID
1830763
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

As teorias psicológicas sobre desenvolvimento e aprendizagem além de possibilitarem um melhor entendimento sobre a formação humana, podem contribuir e auxiliar na compreensão e aplicação das concepções pedagógicas que permeiam o ensino da Educação Física. Sobre alguns dos fundamentos que constituem essas teorias, avalie as afirmações abaixo.

I. Para a teoria Histórico-cultural de Vigotsky, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, embora aprendizagem e desenvolvimento estejam profundamente relacionados.

II. Para a teoria Construtivista de Piaget, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, pois é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento.

III. Uma das inteligências, na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, é chamada de inteligência cinestésico-corporal. Sua característica principal é a capacidade de utilizar o próprio corpo de maneiras diferenciadas e hábeis para propósitos expressivos, assim como, para objetivos intencionalmente determinados.

IV. Para a teoria Comportamentalista ou Behaviorista de Skinner, o papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. São os estímulos presentes em uma dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.

V. Na interação do sujeito com o objeto, há uma série de transformações que ocorrem na estrutura cognitiva do sujeito, depois que ele passa a conhecer o objeto. Piaget explica esse fenômeno por meio de três invariantes: a assimilação, a adaptação e a equilibração. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I. Para a teoria Histórico-cultural de Vigotsky, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, embora aprendizagem e desenvolvimento estejam profundamente relacionados. 

    III. Uma das inteligências, na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, é chamada de inteligência cinestésico-corporal. Sua característica principal é a capacidade de utilizar o próprio corpo de maneiras diferenciadas e hábeis para propósitos expressivos, assim como, para objetivos intencionalmente determinados. 

    IV. Para a teoria Comportamentalista ou Behaviorista de Skinner, o papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. São os estímulos presentes em uma dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento. 


ID
1830766
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A proposição das áreas do conhecimento pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2000) tem constituído importante orientação para a análise e a reestruturação dos currículos da Educação Básica, bem como para a superação dos recorrentes isolamento e fragmentação das disciplinas curriculares.

Assinale a alternativa que apresenta a área do conhecimento em que a educação física está inserida conforme esse documento.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

  • Na Bncc, a EF tematiza as práticas corporais.


ID
1830769
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A segunda metade do século XX (décadas de 60, 70 e meados de 80) aponta para um momento marcante no campo da Educação Física. Sobre esse movimento histórico, marque com (V) verdadeira ou com (F) falsa as afirmações abaixo.

( ) Esse período foi caracterizado pela falta de investimento na Educação Física escolar, porém com uma forte aposta financeira nos projetos esportivos, já que o esporte era tido como uma possibilidade de formar o homem ideal, atleta e preparado para o trabalho, bem como se aproximava da ideia de modernização social.

( ) O discurso político de desenvolvimento do esporte tinha como foco central, anestesiar as consciências dos indivíduos e retirá-los da discussão política. Um exemplo foi a reforma universitária de 1965, quando a Educação Física foi utilizada como um meio de se anular o movimento estudantil.

( ) Foi no início da década de 1960 que ocorreu a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 4024/618 que, em seu artigo 229 , tornou obrigatória a Educação Física, no ensino primário e médio.

( ) A Educação Física de caráter esportivo, técnico e competitivo acentuou, nas universidades, a partir da década de 1970, o surgimento de laboratórios de avaliação física e fisiologia do esforço.

( ) Entre os finais da década de 60 e 70 surgiram inúmeros programas de incentivo ao esporte, entre eles o programa intitulado pelo governo de “Esporte para Todos” (EPT), presente na Lei n.° 6.251/75. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Esse período foi caracterizado pela falta de investimento na Educação Física escolar, porém com uma forte aposta financeira nos projetos esportivos, já que o esporte era tido como uma possibilidade de formar o homem ideal, atleta e preparado para o trabalho, bem como se aproximava da ideia de modernização social. f

    ( ) O discurso político de desenvolvimento do esporte tinha como foco central, anestesiar as consciências dos indivíduos e retirá-los da discussão política. Um exemplo foi a reforma universitária de 1965, quando a Educação Física foi utilizada como um meio de se anular o movimento estudantil.
    f


    ( ) Foi no início da década de 1960 que ocorreu a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 4024/618 que, em seu artigo 229 , tornou obrigatória a Educação Física, no ensino primário e médio. v

    ( ) A Educação Física de caráter esportivo, técnico e competitivo acentuou, nas universidades, a partir da década de 1970, o surgimento de laboratórios de avaliação física e fisiologia do esforço. v

    ( ) Entre os finais da década de 60 e 70 surgiram inúmeros programas de incentivo ao esporte, entre eles o programa intitulado pelo governo de “Esporte para Todos” (EPT), presente na Lei n.° 6.251/75.  v

  • Alguém sabe explicar pq a primeira e a segunda opção do verdadeiro e falso, são falsas??? pois não entendi, sendo que no periodo referido acima relamente os investimentos com a ed. fisica escolar era muitoo baixo!!!

     


ID
1830772
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O Índice de Massa Corporal (IMC) é amplamente utilizado em avaliações antropométricas no ambiente escolar, porém apresenta algumas limitações. Assinale a alternativa que CORRESPONDE à limitação do IMC.

Alternativas
Comentários
  • o IMC não distingue massa gorda e massa magra resposta C


ID
1830775
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Para o profissional de educação física, além da idade cronológica, informações sobre a maturação biológica podem ser de fundamental importância para o desenvolvimento de análises de atributos associados aos aspectos morfológicos e funcionais de indivíduos jovens. A avaliação de qual medida pode ser empregada para revelar a maturação morfológica no ambiente escolar?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  •  e)

    Medida antropométrica


ID
1830778
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Quando generalizamos a respeito do comportamento e do desempenho ao longo do ciclo de vida, usualmente afirmamos que os indivíduos experimentam uma melhora contínua desde a pré-infância até a adolescência, uma estabilização durante o início da idade adulta, um lento declínio durante a meia-idade e um declínio maior durante a velhice.”
GALLAHUE, D. e OZMUN, J C. , 2005.

Embora, muitas alterações relacionadas à idade reflitam tendências gerais, o relato do texto acima pode se tornar um problema, inclusive em relação ao conhecimento do comportamento motor de adultos e idosos.

Assinale a alternativa que MELHOR descreve essa problemática.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    A avaliação do desempenho motor de adultos e idosos deve ser vista a partir de uma base individual, pois o conhecimento do desempenho motor pode variar de acordo com a tarefa, o ambiente e o indivíduo. 

  • O que torna a C errada?


ID
1830787
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Entender as diferenças nos processos do envelhecimento durante a vida, auxilia o professor a selecionar as atividades corretas para se alcançar determinado objetivo. Assim, considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    O desenvolvimento está relacionado aos refinamentos funcionais de diferentes sistemas, com efeitos sobre as mudanças físicas, motoras e psicológicas. 


ID
1830790
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A cinestesia é o reconhecimento consciente da posição de partes do corpo em relação a outras, bem como o reconhecimento da amplitude do movimento dos membros. Essas funções são realizadas por inúmeros dispositivos sensoriais localizados nas articulações e ao redor delas.

Quais são os três tipos principais de proprioceptores responsáveis por essas funções?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Terminações nervosas livres, receptores tipo Golgi e corpúsculos de Pacini.


ID
1830793
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O termo ação muscular descreve o processo de força muscular de maneira mais ampla, bem como os diferentes tipos de contrações musculares. Tomando como análise a articulação do quadril, associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com os principais músculos envolvidos nas ações musculares dessa articulação.

(1) Flexão
(2) Extensão
(3) Abdução
(4) Rotação lateral 
(5) Abdução horizontal

( ) Glúteomáximo, semitendíneo, semimembranáceo, bíceps femoral cabeça longa. 
( ) Iliopsoas, reto femoral.
( ) Glúteo máximo, piriforme, gêmeo superior, gêmeo inferior, obturardor interno, obturardor externo, quadrado femoral.
( ) Tensor da fáscia lata, glúteo médio, glúteo mínimo. 
( ) Glúteo médio, glúteo mínimo, glúteo máximo.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    2, 1, 4, 3, 5 


ID
1830796
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O treinamento intervalado consiste na aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado. Sobre esse método, avalie as afirmações abaixo.

I. No planejamento de um programa de treinamento intervalado devem-se considerar as seguintes variáveis: duração do intervalo de trabalho, intensidade do esforço, duração do intervalo de repouso, número de séries e número de repetições.

II. O treinamento intervalado, que visa melhorar o VO2 máx., geralmente deve usar intervalos de trabalho com duração inferior a 60 segundos, para garantir que a recuperação aconteça antes do retorno da captação de oxigênio basal.

III. O intervalo de recuperação pode ser tanto passivo quanto ativo. A duração recomendada da recuperação costuma ser enunciada como uma relação da duração de trabalho para o intervalo de recuperação.

IV. No treinamento intervalado, a intensidade do exercício deve ser ajustada aos sistemas energéticos específicos a serem treinados. Por exemplo, sessões repetidas de exercício com uma duração de 10 segundos permitiriam que fosse imposta uma carga significativa de energia aeróbia gerada pela glicólise, sem a geração de fadiga.

V. Em comparação com o treinamento contínuo, o treinamento intervalado proporciona menor grau de fadiga pela maior atuação da via energética do sistema ATP-CP e, consequentemente, menor produção de ácido lático. Ou seja, a fadiga produzida pelo trabalho intermitente converte-se em intensidade de trabalho, possibilitando a melhoria da capacidade energética dos músculos ativados. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    I, III, V 

  • V está dizendo que o menor grau de fadiga é devido a uma menor produção de ´'acido lático". Deveria ser H+... há atletas que ingerem lactato para melhorar o desempenho por gliconeogênese. Questão estranha...


ID
1830802
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

É comum professores de educação física utilizarem eventos esportivos como uma metodologia educacional no ambiente escolar. Para isso, é importante que o mesmo saiba qual a melhor forma de disputa utilizar para alcançar o objetivo desejado. Assim, relacione as formas de disputas de eventos esportivos a sua definição, associando as colunas a seguir.

 
1) Bagnall-Wild
(2) Shuring ou Americano 
(3) Handicap
(4) Consolação
(5) Repescagem 

( ) É uma forma de competição que evita que algumas equipes possam jogar mais em condições favoráveis, como sua cidade (ou estádio, ou ginásio) do que outras. 

( ) É uma forma de disputa elaborada ao final de uma eliminatória. Depois de definido o vencedor da competição, que é considerado o primeiro lugar, as equipes que perderam para o vencedor disputam uma eliminatória e quem vencer é declarado segundo lugar da competição. E assim sucessivamente, até se definir quem foi a última colocada na competição.

( ) Forma de disputa que oferece ao participante não classificado, em determinada fase da competição, a oportunidade de disputar o título máximo dela.

( ) É uma forma de competição em que uma equipe ou competidor que nitidamente é superior aos demais provoca uma desvantagem para minimizar a diferença que existe entre elas.

( ) Forma de disputa que se caracteriza por oferecer ao participante não classificado em determinada fase de competição a possibilidade de disputar classificações inferiores ao título máximo. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • a)

    2, 1, 5, 3, 4 


ID
1830805
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A força pode ser medida e desenvolvida de diversas maneiras, sendo cada uma altamente específica.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e)

    A força excêntrica ocorre quando o torque produzido pelo músculo é menor do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento.


ID
1830808
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O Departamento de Educação Física do IFSC realizará um Torneio de Voleibol entre as equipes femininas da região da grande Florianópolis, na categoria juvenil. A comissão organizadora recebeu oito inscrições e optou por utilizar um sistema de eliminatória dupla. Considerando a fórmula, J=2.(P-1)+1, onde J é o número de jogos e P e número de participantes, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Na eliminatória dupla (respecagem), o vencedor dos vencedores NÃO possui nenhuma derrota, e ainda, caso se perca 2 vezes, o time é eliminado..

  • Gabarito letra B

    Será que custa primeiro colocar o gabarito e depois as explicações?


ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.