SóProvas



Prova IF-SC - 2017 - IF-SC - Professor - Pedagogia


ID
2556490
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 1.171 de 22/06/1994, analise as afirmações:


I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.

II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Correta, E

    I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público - CORRETO - bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens - ERRADO.


    II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

    Decreto 1171/94 - XV - É vedado ao Servidor Público - m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.


    III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    Decreto 1171/94 - VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


    IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade - CORRETO - mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública - ERRADO. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar - CORRETO.


    V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Decreto 1171/94 - V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • A banca modificou algumas palavras nos textos do decreto (afirmações) que podem pegar o candidato de surpresa.
    Leiam bem pessoal e treinem bastante!

  • Cuidado, direitos e vatangens não se encontra no código de ética, esse é o erro da alternativa I.

    Gabarito E

  • Fiquei na dúvida com relação a I por causa da frase "além dos seus direitos e vantagens"... (adendo após a última vírgula - típica pegadinha).

    Mas a certeza de que a IV estava errada foi o que me salvou, porque apenas uma alternativa (E) não a dava como correta.

    Publicidade NÃO É para qualquer ato administrativo.

  • Concordo. Além do que a declaração de ausência é bem mais ampla do que a abertura da sucessão provisória.


ID
2556508
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Leia as afirmativas em relação a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - CEFET-SC em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSC, que ocorreu em 2008.


I. Com a transformação de CEFET-SC para IFSC, as “Unidades de Ensino” passaram a ser denominadas “Câmpus”.

II. No ano de 2008, o IFSC era composto pelos Câmpus de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Araranguá e Florianópolis-Continente.

III. No ano de 2008, ocorreu a federalização das escolas comunitárias: Centro Politécnico Geraldo Werninghaus - CEPEG em Jaraguá do Sul e Centro Tecnológico Industrial Metal-Mecânico - CETIMM em Xanxerê, que passaram a compor os campus do IFSC.

IV. O Câmpus Florianópolis-Continente, é a antiga Escola Catarinense de Gastronomia.

V. A sede da Reitoria do IFSC está situada na cidade de Blumenau.


Assinale a alternativa que apresenta somente as alternativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. 


ID
2556514
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Os edifícios que com põem os Câmpus dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) constituem edifícios públicos e de uso coletivo. Na construção, ampliação ou reforma de edifícios do IFSC alguns requisitos de acessibilidade deverão ser observados. De acordo com a Lei n° 10.098/2000, m arque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) Pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Os locais de conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante.

( ) Pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei.

( ) Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, incluindo habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.

( ) Os edifícios deverão dispor, pelo menos, de dois banheiros acessíveis, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) As disposições da Lei 10.098/2000 não se aplicam aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, a serem adaptados.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item I: CORRETO

    Art. 11, parágrafo único, II – pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;

     

    Item II: CORRETO

    Art. 12. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.

     

    Item III: CORRETO

    Art. 11, parágrafo único, III – pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei; 

     

    Item IV: ERRADO

    Art. 14. Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.

     

    Item V: ERRADO

    Art. 11, parágrafo único, IV – os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

     

    Item VI: ERRADO

    Art. 25. As disposições desta Lei aplicam-se aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, desde que as modificações necessárias observem as normas específicas reguladoras destes bens.

  • Complementando:

     

    Percentuais-NPD

     

    1. Semáforos para pedestres serão instalados nas vias públicas - Lei 10.098/2000.

     

    a. CASO a intensidade do fluxo de veículos e a periculosidade da via assim determinarem.

    b. Serão equipados com mecanismo que emita sinal sonoro OU mecanismo alternativo.

    c. Mecanismo que emita sinal sonoro tem como caracteristicas

    - SUAVE;

    - Intermitente;

    - Sem estridência.

    d. Mecanismo alternativo ao sinal sonoro deverá servir como

    - Guia/Orientação para travessia de pessoas deficientes visuais.

     

     

    2. Banheiro de uso público - pelo menos 1 sanitário e lavatório acessível - Lei 10098/2000 - art. 6.

    fazer nº 1 → em 1 banheiro público

     

     

    3. Brinquedos dos parques de diversões - no mínimo 5% de cada brinquedo - Lei 10098/2000 - art. 4.

    brinquedo5 → parks (5 letras em inglês) → 5%

     

     

    4. Frotas de táxis - 10% - Lei 13146/15 - art. 51.

    frotas de Táxi → Ten = 10%

    ou táXi → X (algarismo romano) = 10%

     

     

    5. Telecentros e as lanhouses  - 10% dos computadores - pelo menos 1 computador - Lei 13146/15 - art. 63.

    telecentro (10 letras) → 10%

    cyber cafés → (10 letras) → 10%

     

     

    6. Vagas de estacionamento - 2% do total de vagas - garantida no mínimo uma vaga. Lei 13146/15 - art. 47.

    cadeira de rodas → 2 rodas → 2%

     

     

    7. Unidades habitacionais - mínimo de 3%. Lei 13146/15 - art. 32.

    mo - ra - da ( 3 sílabas) → mínimo de 3%

     

     

    8. Vagas em hotéis/pousadas - pelo menos 10% da habitações - garantido pelo menos uma unidade acessível. Lei 13146/15 - art. 45.

    hospedagem ( 10 letras ) = 10% no mínimo

     

     

    9. Condutores de táxi com deficiência - 10% das vagas. Lei 13146/15 - art. 119.

    Condutores de Táxi → Ten = 10%

    ou táXi → X (algarismo romano) = 10%

     

     

    10. Locadora de veículo - 1 veículo adaptado para cada conjunto de 20 veículos da frota. Lei 13146/15 - art. 52.

    locadora de Veículos → Vinte =  1 a cada 20 

     

     

    11. Concursos públicos - mínimo de 5% - até 20% das vagas. Decreto 3298/1999 art. 37 e lei 8112/1990 art. 5.

    concur5o → 5% no mínimo

     

     

     

    GABARITO LETRA D 

  • GABARITO: LETRA B

  • Importante em Questões de V ou F, ir excluindo os itens

    No meu caso, já vi que o terceiro item era V, então exclui A e E.
    Percebi que na primeira frase a alternativa era Correta, com isso eliminei as alternativas restantes.
    Com duas frases já acertaria a questão, por desencargo de consciencia, eu conferi as outras frases também, mas mantendo  o mesmo gabarito, letra B!

    IMPORTANTE: Na prova só vamos precisar saber marcar o item correto!
    Bons estudos!

  • A questão cobra o conhecimento sobre os requisitos de acessibilidade que estão previstos na Lei nº 10.098/00.

    (VERDADEIRO) É exatamente o que diz este dispositivo legal:

    "Art. 11, Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, na construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser observados, pelo menos, os seguintes requisitos de acessibilidade: II – pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".

    (VERDADEIRO) Este item também está de acordo com a lei, no seguinte dispositivo:

    "Art. 12. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação."

    (VERDADEIRO) Essa exigência também está prevista na lei, conforme este dispositivo:

    "Art. 11, parágrafo único, III – pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei". 

    (FALSO) A exigência de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado em edifícios a serem construídos NÃO se aplica às habitações unifamiliares. É o que diz este dispositivo legal:

    "Art. 14. Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade".

    (FALSO) A exigência mínima é de um banheiro acessível (e não "de dois" como diz o item), conforme este dispositivo legal:

    "Art. 11, parágrafo único, IV – os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".

    (FALSO) Ao contrário do que o item trouxe, a Lei nº Lei 10.098/2000 também é aplicada aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico. Isso está expresso neste dispositivo:

    "Art. 25. As disposições desta Lei aplicam-se aos edifícios ou imóveis declarados bens de interesse cultural ou de valor histórico-artístico, desde que as modificações necessárias observem as normas específicas reguladoras destes bens."

    GABARITO: LETRA B


ID
2579215
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei 9394/1996 a educação profissional é composta por várias modalidades e níveis. Qual a sequência CORRETA de cursos que inclui toda a educação profissional?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    Art. 39.  A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 1o  Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2o  A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.   

  • Letra - E


    Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.          (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 1o Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2o A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;        (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. 

  • Rumo ao IF Ceará 2022!!!!


ID
2579221
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Artigo segundo da Lei 11.892, está expresso: “§ 2° No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.” Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

Alternativas

ID
2579227
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A avaliação do estágio probatório de servidor nomeado para cargo de provimento efetivo será realizada observando-se a sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo. Neste período, de acordo com o previsto na Lei n° 8.112/1990 serão observados os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     Art. 20.  da Lei 8112 de 1990 - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Responsabilidade

    Assíduidade

    Produtividade

    Iniciativa

    Disciplina

  • A Ca Di Pro Re

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:     

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    R responsabilidade

    A assiduidade

    P produtividade

    I iniciativa

    D disciplina

  • letra B

    assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:      

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    § 1  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo. 

    § 3   O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 20, Lei 8.112/90. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Pontualidade, lealdade, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Erros em negrito.

    B. CERTO. Assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

    C. ERRADO. Disciplina, responsabilidade, eficiência e coragem. Erros em negrito.

    D. ERRADO. Efetividade, eficiência e eficácia no desempenho das funções. Erros em negrito.

    E. ERRADO. Proatividade, regularidade, efetividade e compatibilidade. Erros em negrito.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • GABARITO: LETRA B

    RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA (CAPACIDADE DE)

    DISCIPLINA

    -----------------------------------------

    Lei 8.112/90, art. 20:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


ID
2579230
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o Decreto 9.057/2017 e a atuação do IFSC na Educação a Distância, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.

( ) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.

( ) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.

( ) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.

( ) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

( ) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    (V) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.

    Art. 12. As instituições de ensino superior públicas dos sistemas federal, estaduais e distrital ainda não credenciadas para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância ficam automaticamente credenciadas, pelo prazo de cinco anos, contado do início da oferta do primeiro curso de graduação nesta modalidade, condicionado à previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Parágrafo único. As instituições de ensino de que trata o caput ficarão sujeitas ao recredenciamento para oferta de educação na modalidade a distância pelo Ministério da Educação, nos termos da legislação específica.

    Art. 13. Os processos de credenciamento e recredenciamento institucional, de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distância serão submetidos à avaliação in loco na sede da instituição de ensino, com o objetivo de verificar a existência e a adequação de metodologia, de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal que possibilitem a realização das atividades previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico de Curso.

    (F) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.

    Art. 2º A educação básica e a educação superior poderão ser ofertadas na modalidade a distância nos termos deste Decreto, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados.

    (V) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.

    Art. 5º O polo de educação a distância é a unidade descentralizada da instituição de educação superior, no País ou no exterior, para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância.

  • (F) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.

    Art. 2º A educação básica e a educação superior poderão ser ofertadas na modalidade a distância nos termos deste Decreto, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados.

    (F) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

    Art. 12. As instituições de ensino superior públicas dos sistemas federal, estaduais e distrital ainda não credenciadas para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância ficam automaticamente credenciadas, pelo prazo de cinco anos, contado do início da oferta do primeiro curso de graduação nesta modalidade, condicionado à previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional.

    (F) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.

    Art. 15. Os cursos de pós graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância.


ID
2579239
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo, relativas aos cursos técnicos de nível médio:


I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas.

III. É permitido atividades não presenciais de até 20% (vinte por cento) da carga horária diária dos cursos.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

V. As escolas particulares devem solicitar autorização ao Conselho Estadual de Educação, para a oferta de cursos técnicos.


Quais das afirmações NÃO estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •                                                                                               Capítulo III
                                                                                        Duração dos cursos
    Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

  • Gabarito D

  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio. (Errada)

    Pode ser subsequente ao ensino médio, caso já o tenha concluído

    II - Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas. (Errada) Carga mínima de 2.400 horas, sendo 1.200 horas para o ensino médio, mais 1.200horas para o ensino profissional.


ID
2579242
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma de suas obras, Pedro Demo (2015) apresenta pressupostos de educar pela pesquisa. Considerando as proposições do autor, analise as afirmativas a seguir:


I. A convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica.

II. O reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa.

III. A necessidade de fazer da pesquisa obrigação cotidiana do professor e do aluno.

IV. A definição de educação como processo de formação de competência histórica humana.


Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    A necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana no professor e no aluno, ... Demo, a base da educação escolar é a pesquisa, não a aula, ou o ambiente de socialização, ou a ambiência física, ou o mero contato entre professor e aluno. Não basta a qualidade formal, marcada pela capacidade de inovar pelo conhecimento.


ID
2579245
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o estabelecido no Decreto n° 5840/06, que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) As instituições federais de educação profissional devem ofertar o PROEJA desde 2006.

( ) A oferta do PROEJA poderá ser articulada com as instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”).

( ) O PROEJA abrangerá formação inicial e continuada de trabalhadores; e educação profissional técnica de nível médio.

( ) Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e deverão ser articulados ao ensino fundamental, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores e ao ensino médio no caso de cursos técnicos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os cursos de qualificação FIC (Formação Inicial e Continuada) podem se articular tanto ao Ensino Fundamental quanto ao Ensino Médio, pela modalidade EJA, com carga horária de 1400h. O PROEJA TÉCNICO é o Ensino Médio Técnico, com 2400h.

    resumindo: QUALIFICAÇÃO (FIC)= FUNDAMENTAL E MÉDIO     

    TÉCNICO = MÉDIO

  • DECRETO nº 5.840 de 2006


    § 2o Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e

    poderão ser articulados:


    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no

    caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho

    de 2004; e


    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no

    5.154, de 2004.

  • Gabarito: A

    I - Correta

    II - Correta

    III - Correta

    IV - Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e deverão (poderão) ser articulados ao ensino fundamental, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores e ao ensino médio no caso de cursos técnicos.


ID
2579248
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F), sobre o acesso à Educação Inclusiva:


( ) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas especiais, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.

( ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

( ) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

( ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( F) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas especiais (NOrmais), orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.

    (V ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

    ( V) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

    (V ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.

    GABARITO: B

  • O erro da letra A está em dizer, nas escolas ESPECIAIS o correto seria escolas regulares.


ID
2579251
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Autores como Maria Margarida Machado, João Ferreira de Oliveira, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos, dentre outros, vêm debatendo a relevância de uma formação integrada para o trabalhador. Formação essa que supere uma formação fragmentada ou aligeirada, pressa essa muitas vezes exigida pelo mercado de trabalho e pela realidade econômica e social dos brasileiros.


Já a educação integral, vem sendo discutida desde a época do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-se uma alternativa para a superação dos problemas de desigualdades sociais e educacionais do Brasil.


Todavia, existe distinção entre formação integrada e formação integral. Dessa forma, assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F) sobre o assunto.


( ) A Formação Integral é considerada uma formação que visa atingir seus sujeitos no desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade.

( ) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.

( ) A educação integral está posta para as pessoas em desenvolvimento, crianças e adolescentes, já a educação ou formação integrada está posta para o trabalhador, que se encontra numa condição de exercício de atividades produtivas que requerem cada vez mais qualificação profissional.

( ) A formação integrada tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior.

( ) Considerando a realidade dos Institutos Federais, criados pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, uma das formas de educação integrada se dá pela educação profissional técnica de nível médio, que é desenvolvida de forma articulada com o ensino médio.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica. ERRADA. --> Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

  • Resposta: E


ID
2579254
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:


1. Ensino Médio

II. Formação Integral

III. Formação Integrada

IV. Educação Profissional

V. Reconhecimento de saberes


( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia

( ) É o processo de certificação de competências adquiridas fora do ambiente escolar

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Articula a formação geral, profissional, social, ética e cultural, voltado para um projeto de vida e formação cidadã.

( ) Tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos.


Qual a sequência CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • B) IV, V, I, II, III


ID
2579257
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas que precisam constituir-se como parte do currículo escolar em diferentes níveis de oferta. Considerando essa premissa, leia as afirmativas que seguem e coloque (F) quando forem falsas e (V) quando forem verdadeiras.


( ) A pesquisa como princípio educativo articula o conhecimento a um Projeto Político Pedagógico, a uma concepção de educação. Essa concepção estabelece relações entre prática pedagógica e projeto de sociedade desejado influenciando o conhecimento que se quer construir.

( ) O diálogo é elemento fundamental na concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo, pois elimina as condições da pesquisa como mera descoberta ultrapassando os limites da análise teórica.

( ) O pesquisador nasce nos meandros da pós-graduação, pois é nesse espaço que se torna possível dialogar e fazer pesquisa pela primeira vez inserindo-se na realidade a ser pesquisada.

( ) O papel da educação e da pesquisa é fundamental para o processo emancipatório, pois é através da educação permeada pela pesquisa que o sujeito será capaz de conhecer sua realidade e conhecer-se para criticamente criar condições de transformação das diferentes realidades vividas.


Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
2597503
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise os textos a seguir:

Texto 1

“ Hoje, no mundo digital, temos uma geração de crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações, fazem duas ou três atividades simultâneas. Na escola, apresentam grande dificuldade em prestar atenção às explicações do professor, distraindo-se e, consequentemente, conversando mais durante a aula. O que fazer? Simples! Basta criar aulas mais motivadoras nas quais os alunos sejam convidados a participar ativamente e a aprendizagem ocorra de maneira natural. Já conhecemos essa resposta há quase dez anos, mas a dificuldade é como produzir essas aulas. Esse é o desafio do professor atualmente.”

(http://educacao.estadao.com.br/bloas/coleaio-pentaaono/o-desafio-de-ser-professor-nos-diasatuais/ acesso em 28/09/2017). 


Texto 2

“Pode-se dizer que, de modo geral, vigora nos sistemas de ensino e nas políticas públicas educacionais uma concepção estreita de educação, disseminada no senso comum, de que o papel único da escola fundamental é a passagem de conhecimentos e informações às novas gerações” (PARO, V. H. A educação, a política e a administração, reflexões sobre a prática do diretor de escola.

In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, set./dez. 2010, p. 771)

Sobre as ideias educacionais expostas acima assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta : C


ID
2597506
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade. Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).


Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ✅RESPOSTA E

    Como instrumento de concretização do projeto referencial da escola, o currículo é um documento que traz uma rede de referências importante, a partir da qual se tenta organizar o trabalho educacional. Com base no currículo, seja ele formal ou informal, explícito ou implícito, é que as escolhas são feitas, os caminhos e os percursos são traçados e vivenciados no cotidiano escolar. Mediante sua elaboração e apresentação é dada a partida para o jogo de poder que acontece dentro dos sistemas de ensino.


ID
2597509
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2013), não é suficiente dizer que os alunos precisam dominar os conhecimentos, é necessário explicar como fazê-lo, ou seja, investigar objetivos e métodos seguros e eficazes para a assimilação dos conhecimentos. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual o objeto de estudo da Didática:

Alternativas
Comentários
  • A Didática tem como objeto de estudo o processo de ensino, campo principal da educação escolar. Porém o processo de ensino, portanto o objeto da Didática, não se restringe a instrução. O processo de ensino inclui também: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e as formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que orientam e regulam esse processo.

    fonte: http://www.tema-livre.com/didatica-objeto-de-estudos-e-suas-relacoes/

  • Já, para Vera Maria Candeau, a didática estuda o processo de ensino e aprendizagem como um binômio indissociável. 

  • Gostaria de saber por que não é o "processo pedagógico", que é mais amplo e envolve a relação ensino-aprendizagem

ID
2597512
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre planejamento escolar, implica em diferentes níveis e ações voltadas para o estabelecimento de objetivos, metas, princípios e estratégias de ação para a consolidação da proposta da instituição educativa.


De acordo com enunciado associe a segunda coluna com a primeira.


I. Plano de Desenvolvimento Institucional

II. Projeto de curso

III. Plano de ensino

IV. Plano de aula

V. Sequência didática

VI. Projeto Pedagógico Institucional


( ) é uma previsão das atividades, organizadas e distribuídas de maneira que sejam desenvolvidas em etapas sucessivas e interligadas.

( ) indica a definição dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias, e critérios de avaliação.

( ) é um o instrumento que concentra a concepção, os objetivos e perfil de formação em determinada área.

( ) é o documento que registra como a instituição se organiza, o que quer alcançar, o que falta para realizar os objetivos levantados e os objetivos de ação.

( ) corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.

( ) documento que traça o perfil da instituição, conferindo-lhe identidade e intenções comuns de todos os envolvidos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( IV. Plano de aula ) é uma previsão das atividades, organizadas e distribuídas de maneira que sejam desenvolvidas em etapas sucessivas e interligadas.

    ( III. Plano de ensino ) indica a definição dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias, e critérios de avaliação.

    ( II. Projeto de curso ) é um o instrumento que concentra a concepção, os objetivos e perfil de formação em determinada área.

    ( VI. Projeto Pedagógico Institucional ) é o documento que registra como a instituição se organiza, o que quer alcançar, o que falta para realizar os objetivos levantados e os objetivos de ação.

    ( V. Sequência didática ) corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.

    ( I. Plano de Desenvolvimento Institucional ) documento que traça o perfil da instituição, conferindo-lhe identidade e intenções comuns de todos os envolvidos.


ID
2597515
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes características relacionadas a tendências pedagógicas.


I. O conteúdo é trabalhado de forma isolada, isto é, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade.

II. O professor deve colocar os alunos em condições adequadas de aprendizagem, considerando as suas necessidades, para estimulá-los a buscar por si mesmos conhecimentos e experiências.

III. Constitui uma tendência inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.

IV. Inspirada no materialismo histórico-dialético, enfatiza que a escola pública cumpre a sua função social e política, possibilitando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos.

V. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, isto é, alunos e professores analisam problemas e realidades do meio social.


Assinale a alternativa abaixo em que a sequência das correntes pedagógicas está de acordo com as assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • O item III é tecnicista! Gabarito seria B.


ID
2597518
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar o tema “O lugar da pesquisa na formação de professores”, Menga Lüdke (2003) afirma que seria importante os docentes adquirirem habilidades provindas da pesquisa científica, visto que elas os auxiliariam a solucionar problemas relacionados à prática pedagógica.

Qual das alternativas a seguir expressa as habilidades sugeridas pela autora?

Alternativas
Comentários
  • seleção de instrumentos e dados, formulação de questões, observação e elaboração de hipóteses.


ID
2597521
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2013), o pensamento pedagógico de Comênio (1592-1670), Rousseau (1712- 1778), Pestalozzi (1746-1827) e Herbart (1766-1841), além de muitos outros formaram os fundamentos do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo. Considerando a contribuição de cada pensador, associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.


(1) Comênio

(2) Rousseau

(3) Pestalozzi

(4) Herbart


( ) Os interesses e necessidades imediatas do aluno determinam a organização do estudo e seu desenvolvimento.

( ) A educação é um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.

( ) Estabelece quatro passos didáticos denominados: clareza, associação, sistematização e método.

( ) Interessava mais a formação do caráter do que a aquisição do conhecimento.

( ) Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, portanto a educação é um direito natural de todos.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Para Rousseau, os interesses e necessidades imediatas do aluno determinam a organização do estudo e seu desenvolvimento; e a educação é um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.

    Herbart estabelece quatro passos didáticos denominados: clareza, associação, sistematização e método.

    Segundo Pestalozzi, interessava mais a formação do caráter do que a aquisição do conhecimento.

    Para Comênio, todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, portanto a educação é um direito natural de todos.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Para Rousseau, os interesses e necessidades imediatas do aluno determinam a organização do estudo e seu desenvolvimento; e a educação é um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.

    Herbart estabelece quatro passos didáticos denominados: clareza, associação, sistematização e método.

    Segundo Pestalozzi, interessava mais a formação do caráter do que a aquisição do conhecimento.

    Para Comênio, todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, portanto a educação é um direito natural de todos.


ID
2597524
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A elaboração de mapas conceituais é considerada uma técnica potencial à promoção da aprendizagem significativa. Das características listadas abaixo, assinale a que NÃO CORRESPONDE ao processo de mapeamento mental de acordo com a teoria da aprendizagem significativa:

Alternativas
Comentários
  • A elaboração de fluxogramas ou organogramas de fluxos organizacionais não podem ser dissociados dos mapas conceituais, já que estes permitem expressar hierarquização, relações de poder e sequência temporal.


ID
2597527
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Filatro (2004, p. 32), acerca das tecnologias da informação e comunicação, declara:


“Compreender de que forma as tecnologias de informação e comunicação contribuem para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem representa uma oportunidade de redescobrir a natureza ímpar, insubstituível e altamente criativa da educação no processo de desenvolvimento humano e social. Este é o campo de pesquisa________________________________, entendido como o planejamento, o desenvolvimento e a utilização sistemática de métodos, técnicas e atividades de ensino para projetos educacionais apoiados por tecnologias”.


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima:

Alternativas
Comentários
  • Design instrucional ou projeto instrucional é o termo comumente usado em português para se referir à engenharia pedagógica.

    A engenharia pedagógica trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem. O termo inglês "instructional design" busca capturar o mesmo significado do francês "ingénierie pédagogique".

    Esse campo de estudo trata do ensino-aprendizagem em qualquer contexto, desde o ensino clássico até tendências contemporâneas quanto ao uso de tecnologia, passando pelo treinamento individual, aplicado a empresas ou ainda militar. Emprega-se o design instrucional à concepção de cursos, aulas individuais e à construção de materiais didáticos como impressos, vídeos, softwares ou, de modo mais genérico, qualquer .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_instrucional

    GAB: D

  • Vivendo e aprendendo.


ID
2597530
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No artigo "Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica”, Philippe Perrenoud (1999) aborda algumas diferenças entre pesquisa e prática reflexiva.


Considerando o posicionamento do autor, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm o mesmo objeto. Isso porque, a pesquisa em educação interessa-se por todos os fatos, processos e sistemas educativos e por todos os aspectos das práticas pedagógicas. Já o professor reflexivo dirige seu olhar, prioritariamente, sobre seu próprio trabalho e seu contexto imediato.

( ) Pesquisa e prática reflexiva exigem a mesma atitude. Contudo, a pesquisa quer descrever e explicar, exibindo a sua exterioridade, e a prática reflexiva quer compreender para regular, otimizar, ordenar, fazer evoluir uma prática particular a partir do seu interior.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm a mesma função. A pesquisa visa saberes de caráter geral, duráveis, integráveis a teorias e a prática reflexiva contenta-se com conscientizações e saberes da experiência úteis localmente.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não possuem os mesmos critérios de validação. A pesquisa exige um método e um controle intersubjetivo. Já o valor da prática reflexiva se julga pela qualidade das regulações que ela permite operar e pela sua eficácia na identificação e resolução de problemas profissionais.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Perrenoud, pesquisa e prática reflexiva NÃO têm o mesmo objeto, NÃO exigem a mesma atitude, NÃO têm a mesma função e NÃO possuem os mesmos critérios de validação.

     

    Logo, a 2ª afimativa é falsa!

     

    Fonte: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_34.html


ID
2597533
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes autores abordaram a relação entre docência e pesquisa ao longo de suas obras. Dentre eles, podemos citar Donald Schõn, Kenneth Zeichner, Paulo Freire e António Nóvoa.


Analise os posicionamentos expressos na coluna da direita e associe-os aos respectivos autores.


(1) Donald Schõn

(2) Kenneth Zeichner

(3) Paulo Freire

(4) Antonio Nóvoa


( ) “Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma porque professor, como pesquisador” (1996, p. 32).

( ) “Um professor reflexivo tem a tarefa de encorajar e reconhecer, e mesmo de dar valor à confusão dos seus alunos. Mas também faz parte das suas incumbências encorajar e dar valor à sua própria confusão. Se prestar a devida atenção ao que as crianças fazem [...], então o professor também ficará confuso. E se não ficar, jamais poderá reconhecer o problema que necessita de explicação” (1997, p. 85).

( ) “Há um ponto que quero que fique muito claro: com o termo ensino reflexivo não pretendo dizer que os professores devem refletir apenas sobre o modo como aplicam nas suas salas de aula as teorias geradas noutros sítios. Aquilo de que falo é de os professores criticarem e desenvolverem as suas teorias práticas à medida que refletem sozinhos e em conjunto na ação e sobre ela, acerca de seu ensino e das condições sociais que modelam as suas experiências de ensino” (1993, p. 22).

( ) “O professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. Portanto, aqui estamos dentro do paradigma do professor reflexivo. É evidente que podemos encontrar dezenas de textos para explicar a diferença entre esses conceitos, mas creio que, no fundo, no fundo, eles fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, como objeto de análise (2001, s/p).


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2597536
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36).


Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado.


(1) Saberes experienciais

(2) Saberes curriculares

(3) Saberes disciplinares

(4) Saberes da formação profissional


( ) É o “[...] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).

( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).

( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade [...]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).

( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38). 


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( 4) É o “[...] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).

    ( 1) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).

    ( 3) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade [...]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).

    ( 2) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38).


ID
2597539
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

No artigo “Para uma formação de professores construída dentro da profissão” António Nóvoa elenca propostas de trabalho que, segundo ele, deveriam inspirar os programas de formação de professores.


Considerando a perspectiva defendida pelo autor, quais das afirmativas a seguir expressam algumas dessas propostas?


I. Valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão, reforçando a importância dos projetos educativos de escola.

II. Passar para “dentro” da profissão, baseando-se na aquisição de uma cultura profissional e concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens.

III. Caracterizar-se por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação.

IV. Assumir, para além da prática, um forte compromisso com as questões teóricas a fim de buscar soluções para os desafios do cotidiano.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
2597542
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A filosofia e a história da ciência podem assumir funções importantes no ensino de ciências na educação básica. Assinale a sequência CORRETA de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) acerca do que motiva o uso de história da ciência na educação científica:


( ) Possibilidade de aumento da predisposição em aprender por parte do aluno.

( ) Possibilidade de auxiliar na contextualização de conceitos científicos a serem aprendidos.

( ) Possibilidade de mostrar o caráter histórico e socialmente construído da ciência.

( ) Evidenciação do caráter indutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.

( ) Evidenciação do caráter dedutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2597548
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No artigo “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas”, Guacira Lopes Louro (2008) retoma a frase de Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” para introduzir as discussões sobre gênero e sexualidade. Ademais, menciona que, atualmente, essa frase poderia ser compreendida também no masculino. Ao fazer isso, ela evidencia seu entendimento em relação ao assunto.


Qual das alternativas a seguir expressa a compreensão da autora?

Alternativas
Comentários
  • a) Tornar-se mulher ou tornar-se homem não resulta de um ato único, inaugural, como o nascimento. Ao invés disso, diz respeito a uma construção que acontece em meio a cultura.


ID
2597551
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, lançado em 2007 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, está sustentado em seis pilares: i) visão sistêmica da educação, ii) territorialidade, iii) desenvolvimento, iv) regime de colaboração, v) responsabilização e vi) mobilização social.


Segundo Krawczyk (2008, p. 804) com o PDE “o MEC chama a si a responsabilidade de atuar de forma mais incisiva na indução de uma educação básica de qualidade. Para isso, define vários mecanismos de controle da ação municipal”.


Com relação aos mecanismos criados pelo PDE para controlar a educação básica no país, assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas:


( ) índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que combina os resultados de desempenho escolar (Prova Brasil) e os resultados de rendimento escolar (fluxo apurado pelo senso escolar)

( ) Plano de Ações Articuladas (PAR), de caráter plurianual, construídos com a participação dos gestores e educadores locais;

( ) Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), antiga ação do Ministério da Educação que, de abrangência restrita, ganhou escala nacional. O PDE-Escola é uma ação de melhoria da gestão escolar fundamentada centralmente na participação da comunidade;

( ) Adesão dos municípios e estados ao Plano de Metas intitulado “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto n° 6.094, de 24 de abril de 2007) para poder receber transferências de recursos financeiros e assistência técnica do governo federal.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas verdadeiras!


ID
2597554
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra C,  e  a  alternativa  correta , logo  o tradicional  não  tem ligação com o interdisciplinar.

  • Pensei na alternativa C pelo fato da ciência ter obrigação de se valer da verdade, do processo empírico, e não se valer da perpetuação de um pensamento histórico ou cultural. (Isso que entendi.)


ID
2597557
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional da Educação - PNE, com vigência de dez anos, determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. Considerando as metas estabelecidas no PNE (2014/2024) assinale as alternativas corretas:


I. Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

II. Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 4 (quatro) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

III. Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 4° (quarto) ano do ensino fundamental.

IV. Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

V. Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.


Assinale a alterativa que apresenta as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

     

     

  • Gabarito: 

    d) I, IV, V

  • META 1-

    Universalizar, até 2016, pré-escola (4-5 anos) 

    Ampliar, até o final do PNE, no mínimo, 50% das creches (até 3 anos)

     

    META 2-

    Universalizar o fundamental de 9 anos,  população (6-14 ANOS)

    Garantir, no mínimo 95%, até o final desde PNE, que concluam na idade RECOMENDADA.

     

    META 5-

    Alfabetizar, no máximo, até o 3º ano do fundamental

     

    META 6

    Educação integral 50% das escolas públicas (Educação básica + superior)

    Somente Educação obásica METADE (25%)

     

    META 11

    3x  MATRICULAS  da educação profissional técnica de nível médio.

    Desse montante, 50% no segmento público.


ID
2597560
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução n° 2, de 1° de julho de 2015 define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. De acordo com esta resolução a carga horária de estágio para os cursos de licenciatura deve respeitar que princípios?


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 13. -  § 1º    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    § 6º O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade específica intrinsecamente articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico."

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192

  • E seriam 300h caso fosse Segunda Licenciatura.

  • Gabarito: A

    Justificativa: RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015

    Art. 13. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica

    em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por

    componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a

    complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação

    para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino

    e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e

    difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da

    garantia de base comum nacional das orientações curriculares.

    § 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e

    duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8

    (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

    I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular,

    distribuídas ao longo do processo formativo;

    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de

    formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for

    o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades

    formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta

    Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;

    IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em

    áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo

    12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da

    monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.


ID
2597563
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Antunes (2007) a organização de um “mercado global de educação” ganhou força em 1994 no seio da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao incluir no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (AGCS) que os serviços educacionais são considerados serviços como qualquer outro, passíveis de serem submetidos às regras aplicáveis a qualquer outro serviço comercializável internacionalmente, podendo ser financiados, fornecidos, possuídos e regulados de modo supranacional. Diante disso é CORRETO afirmar que:


I. Esse acordo reformou os grandes princípios sobre a liberdade do comércio e os meios de atingi-lo, postulando um tratamento de igualdade entre empresas nacionais e estrangeiras no mercado de cada país. Na área da educação abriu a possibilidade para que empresas internacionais explorem o mercado educacional nacional em concorrência com empresas privadas nacionais do setor.

II. Orientações e diretrizes produzidas no contexto internacional por organismos internacionais, desde a década de 1990, tem influenciado os processos de mercantilização da educação, com vistas à internacionalização e ao livre comércio dos “serviços educacionais”.

III. Os Estados nacionais não sofrem influência de organismos internacionais na formulação de suas políticas educacionais, pois possuem autonomia.

IV. As políticas educacionais são condicionadas tanto pelas dinâmicas e relações político-econômicas supranacionais e pressões globais (processos culturais, políticos e econômicos), como pela situação do Estado e da formação social nacional nesse contexto.


Assinale a alterativa que apresenta as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra E , l,ll,lV


ID
2597566
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente 'pedagógico', já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.” (LIBANEO, J. C. Democratização da escola pública, a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 21. ed., 2006, p. 19)


O pensamento pedagógico exposto acima:

Alternativas
Comentários
  •  b) traz uma visão educacional pautada pelo materialismo histórico, deixando transparecer a ideia de que o processo educacional não se apresenta como independente da configuração política da sociedade. 

  • Questão de interpretação de texto:

    ... já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos...

    b) traz uma visão educacional pautada pelo materialismo histórico, deixando transparecer a ideia de que o processo educacional não se apresenta como independente da configuração política da sociedade. ERRADO.

  • É válido lembrar que a educação ela caminha de acordo com a sociedade vigente, ou seja, determinada por valores e normas dessa, não é neutra, pelo contrário é ideológica, política, social e intencional.


ID
2597569
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Tardif (2010) existe uma relação problemática entre os professores e os saberes que compõem sua prática. Todavia, até o início dos anos de 1990 os saberes docentes era um tema pouco explorado em estudos e pesquisas, inclusive no campo das ciências da educação. De acordo o autor “a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações” (TARDIF, 2010, p. 36). Considerando os tipos de saberes presentes nas práticas docentes, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas.


( ) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

( ) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

( ) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio da prática docente.

( ) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana.

( ) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.


Assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • ( v) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

    ( v) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

    ( f) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio da prática docente.

    ( v) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana.

    ( v) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.

  • Alguém poderia explicar o porquê da segunda assertiva ser verdadeira?

  • Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

    Não consegui entender como a questão foi dada como certa.

  • Para Tardif (2010) " o saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); de saberes disciplinares (saberes que correspondem ao diverso campo do conhecimento e emergem da tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). O que exige do professor capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática. A expressão utilizada por Tardif, ‘mobilização de saberes’, transmite uma idéia de movimento, de construção, de constante renovação, de valorização de todos os saberes e não somente do cognitivo; revela a intenção da visão da totalidade do ser professor".

    Referente a segunda assertiva o professor tem uma prática muito voltada para si, ou seja, o fato dele ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares é por que a prática docente hoje em dia está desvinculada da teoria que seriam esses saberes então a posição estratégica que o professor ocupa seria de emancipador porém sua desvalorização se dá por que muitas vezes ele não segue tais saberes inculcados pela classe dominante.


ID
2597572
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à história da educação e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), analise as assertivas e indique V para verdadeiras e F para falsas:


I. Na chamada Era Vargas, o código de ensino Ratio Studiorum pautou a organização do ensino nacional.

II. A Pedagogia Pombalina pode ser considerada como parte da primeira etapa da educação pública no Brasil.

III. A Lei 4.024 de 1961, primeira LDB do Brasil, foi sancionada pelo então presidente João Goulart.

IV. Em 1968, o hoje IFSC tornou-se Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC).

V. O IFSC fixa em seu PDI vigente a concepção histórico-crítica, democrática e emancipadora de educação, que prima pela neutralidade científica e inspira-se nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.

VI. Em relação à Educação de Jovens e Adultos, o Plano Nacional de Educação (PNE) vigente estabelece em uma das estratégias o oferecimento de, no mínimo, 25% das matrículas dessa modalidade na forma integrada à educação profissional.


Indique a alternativa que a apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa VI - PNE - Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

    O erro da questão está em afirmar que 25% das matrículas está destinado a forma integrada, omitindo o ensino fundamental e médio.

    VI. Em relação à Educação de Jovens e Adultos, o Plano Nacional de Educação (PNE) vigente estabelece em uma das estratégias o oferecimento de, no mínimo, 25% das matrículas dessa modalidade na forma integrada à educação profissional.

  • META 10

    Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos no  ensino fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

  • O IFSC fixa em seu PDI vigente a concepção TECNICISTA, democrática e emancipadora de educação, que prima pela neutralidade científica e inspira-se nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.

  • Gabarito E

  • O erro da (VI) está em afirmar estratégia, enquanto que deveria estar escrito Meta.


ID
2597575
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao estudar a questão do planejamento na prática docente, Sandra M. Corazza afirma que “a ação pedagógica é uma forma de política cultural, exigindo por isso uma intervenção intencional que é, sem dúvida, de ordem ética. (...) implica respeito e responsabilidade para com esta nossa ação e para com os sujeitos dela integrantes, seus grupos sociais e suas culturas. (...) Então, como ir para a escola (significada como um território de luta por sentidos e identidades) e exercer uma pedagogia (entendida como uma forma de política cultural), sem planejar nossas ações? Ora, agir assim demonstraria que, no mínimo, não levamos muito a sério as responsabilidades pedagógicas e políticas do nosso trabalho!”.

(COFRAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MO REI IRA, Antonio Flavio B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p. 121)


A partir das ideias exportas acima, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o ato de planejar é fundamental para efetivar uma ação didática ética e politicamente responsável.


ID
2611780
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC - PDI 2015-2019, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) O PDI, com vigência quinquenal, é o documento que manifesta o ideal de educação, que registra o processo de construção da identidade institucional e que dá suporte para as ações educativas programadas pela lei.

( ) A Lei n° 11.892/2008 traz a obrigatoriedade de as instituições de ensino superior construírem o Projeto Pedagógico Institucional - PPI.

( ) A missão do IFSC é promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

( ) Para o ciclo do PDI 2015-2019, a estrutura voltada a subsidiar o alinhamento institucional em prol do alcance da estratégia concebida, coletivamente, é o Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

( ) A cada exercício será concebido o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, instrumento operacionalizador dos objetivos traçados no planejamento estratégico, o qual possibilita também a organização da disponibilidade de recursos orçamentários em projetos e demandas alimentares da instituição.

( ) O Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação - CPA e o Relatório de Gestão/Prestação de Contas constituem-se nos principais documentos de avaliação do desenvolvimento institucional.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Penso que a resposta seria A. Alguém saberia dizer o motivo da questão ter sido anulada?