SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Psicopedagogia


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3897769
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, não é um dever do psicopedagogo

Alternativas
Comentários

ID
3897772
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bossa (2011), o campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico onde se dá este trabalho, mas também, em especial, ao espaço epistemológico. Acerca desse campo de atuação da psicopedagogia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3897775
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da história da psicopedagogia no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3897778
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação da psicopedagogia institucional, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários

ID
3897781
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à utilização de jogos nos tratamentos psicopedagógicos, julgue os itens seguintes.


I. O jogo constitui uma importante ferramenta terapêutica, pois, do ponto de vista cognitivo, o saber da criança é uma via de acesso.

II. Para Piaget, o jogo simbólico surge aos sete anos de idade, na fase das operações concretas.

III. Do ponto de vista afetivo, considera-se que os jogos infantis reproduzem situações psíquicas estruturantes na constituição do sujeito.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3897784
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as fases do desenvolvimento psicossexual de Freud, uma se caracteriza pela descoberta dos órgãos genitais como fonte privilegiada de prazer. O superego, instância do psiquismo responsável pela censura, é herdeiro do complexo de Édipo, que também marca esta fase. A fase assim caracterizada denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Para Freud, essas fases são de extrema importância para o desenvolvimento da personalidade. Passar por todas de maneira natural, respeitando-as, contribuirá para o desenvolvimento de um adulto psicologicamente saudável.

    A primeira fase é representada pela boca, que seria uma zona erógena. Após o nascimento, esta é uma área que recebe muita atenção do bebê. Assim sendo, o ato da sucção e de se alimentar traz prazer para a criança. Por essa razão, ela está constantemente buscando estimulação oral.

    Por conta dos cuidados que possui nessa fase, o bebê também descobre nela os sentimentos de conforto e proteção.

    A estimulação passa da boca para o ato de controlar necessidades fisiológicas na fase anal. No entanto, apesar de a fase ser chamada assim, o ato de controlar a micção também causa estimulação. Os sentimentos desenvolvidos são de independência, uma vez que a criança vai se tornando capaz de obter controle sobre aspectos corporais que não tinham antes.

    Dessa forma, essa habilidade deve ser estimulada pelos pais, que precisam ter cuidado para não reprimir os erros. Assim, deve-se sempre focar nos acertos, nas vezes em que a criança se saiu bem. Essa é uma maneira positiva de reforçar a experiência.

    Aqui as crianças começam a perceber as diferenças entre homem e mulher. Também é esta a fase em que se observa um outro aspecto da famosa teoria freudiana: o Complexo de Édipo.

    De acordo com Freud, o menino começa a ter uma rivalidade com o pai nesta idade. assim, desejaria substituí-lo na relação com a mãe. Ao mesmo tempo, teme a punição no caso de o pai descobrir que ele está querendo substituí-lo.

    No caso das meninas, Freud diz que há uma inveja do pênis, teoria tida como contraditória. Nessa fase, as meninas se sentiriam ressentidas por não terem um pênis. Assim sendo, sentiriam-se “castradas” e ansiosas por não terem nascido como um homem.

    O foco desse período não são as zonas erógenas, mas sim o desenvolvimento social, criação de laços e convivência em sociedade. Assim, há uma repressão na energia sexual, que continua a existir, porém deixa de ser um foco.

    Nesse contexto, ficar preso nessa fase pode fazer com que o adulto não saiba se relacionar de forma satisfatória com outras pessoas.

    Antes, os interesses eram pessoais. A criança não sentia necessidade de se relacionar sexualmente com outros. Nessa fase, surge a vontade de querer se relacionar sexualmente com outras pessoas.

  • B fase anal. zona de gratificação anal

    C fase fálica. FASE MARCADA PELO COMPLEXO DE ÉDIPO

    D fase genital. sexualidade adulta madura

    E período de latência. período de escolarização ,impulsos dirigidos para atividade não diretamente sexuais


ID
3897787
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria de Henri Wallon também é conhecida como a psicogênese da pessoa completa. Com relação a ela, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Genética estuda os processos psíquicos em sua origem, parte da análise dos processos primeiros e mais simples, pelos quais cronologicamente passa o sujeito. Para Wallon, essa é a única forma de não dissolver em elementos separados e abstratos a totalidade da vida psíquica.

    Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento.

    Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

    Para Wallon, o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada nas relações com o meio. Ele recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos fatores de desenvolvimento (Neurologia, Psicopatologia, Antropologia, Psicologia Animal).

    Segundo Henri Wallon, a atividade do homem é inconcebível sem o meio social; porém as sociedades não

    poderiam existir sem indivíduos que possuíssem aptidões como a da linguagem, que pressupõe uma conformação determinada do cérebro, haja vista que certas perturbações de sua integridade privam o indivíduo da palavra. Vemos então que, para ele, não é possível dissociar o biológico do social no homem. Esta é uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento.

    De acordo com Dantas (1992), Wallon concebe o homem como sendo genética e organicamente social e a sua existência se realiza entre as exigências da sociedade e as do organismo.


ID
3897790
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria de Piaget, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A teoria piagetiana costuma ser estudada a partir do viés da maturação cognitiva, sendo duramente criticada por desprezar o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Porém o tal desprezo é uma inverdade. O máximo que se pode dizer é que, de fato, Piaget não se deteve longamente sobre essa questão, contentando-se em situar as influências e determinações da interação social sobre o desenvolvimento da inteligência (La Taille, 1992).  
    Piaget escreveu em seu livro Biologie et Connaissance, de 1967, que "a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas (Piaget, 1967; apud La Taille,  
    1992)."
    Ou seja, mesmo em uma obra cujo título retrata o tema central de toda a obra do autor, este fez por reconhecer o papel importante do contexto social para o desenvolvimento humano.
    Outro ponto importante da teoria de Piaget e muitas vezes negligenciado é o desenvolvimento do juizo moral e a afetividade. Segundo ele, a moralidade
    humana é o palco por excelência onde afetividade e Razão se encontram, via de  
    regra sob a forma do confronto.
    Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras (Piaget, 1977; apud La Taille, 1992).  
    Piaget escolheu como campo para suas pesquisas o jogo de regras. Segundo ele, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana. E isto por três razões, pelo menos:  

    ✓ representam uma atividade inter individual necessariamente regulada por certas normas que, embora geralmente herdadas das gerações anteriores, podem ser modificadas pelos membros de cada grupo de jogadores, fato este que explicita a condição de "legislador" de cada um deles.  
    ✓ embora tais normas não tenham em si caráter moral, o respeito a elas devido é, ela sim, moral (e envolve questões de justiça e honestidade).  
    ✓ tal respeito provém de mútuos acordos entre os jogadores, e não da mera aceitação de normas impostas por autoridades estranhas à comunidade de jogadores (La Taille, 1992).

    La Taille, Y. (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em construção. São Paulo: Summos.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • A questão INCORRETA é a letra E. As demais estão de acordo com a teoria piagetiana.


ID
3897793
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A linguagem, segundo Vygotsky, é o sistema simbólico fundamental na mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Para o autor, as duas funções básicas da linguagem são:

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. A função de intercâmbio social é bem visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades. A função de pensamento generalizante pode ser exemplificada quando falamos, por exemplo, a palavra boi. Independentemente de ter visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, nosso pensamento classifica tal palavra na categoria animais e nos remete à sua imagem.

    Dentre as manifestações da linguagem encontramos também a fala privada – é a fala consigo mesmo. Vygotsky a considera uma ligação entre linguagem e pensamento, já que, conforme a fala privada se desenvolve, a criança torna-se capaz de orientar e dominar ações (MIRANDA; SENRA, 2012).

  • Para Vygotsky, a linguagem possui duas funções básicas:

    a) intercâmbio social, que pode ser visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades.
    b) pensamento generalizante, que pode ser exemplificada quando falamos, por exemplo, a palavra boi. Independentemente de ter visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, nosso pensamento classifica tal palavra na categoria animais e nos remete à sua imagem.
    Vejamos os demais conceitos apresentados na questão:
    - assimilação: é a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.
    - acomodação: é a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
    - fala egocêntrica: é uma fala interna, para si mesma, na qual criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo.
    - zona de desenvolvimento proximal: a distância entre o que ela já é capaz de fazer sozinha e o que  pode realizar com assistência de um adulto ou uma outra criança mais experiente.
    - zona de desenvolvimento distal: refere-se ao que a crianças ainda não é capaz de realizar.


    Gabarito do professor: Letra B.











ID
3897796
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da teoria da psicogênese da língua escrita, julgue os itens a seguir.


I. Segundo Emília Ferreiro, a alfabetização precisa ser significativa e contextualizada.

II. Na fase silábica, a criança já escreve todas as sílabas corretamente.

III. A fase pré-silábica inicia-se antes do período de alfabetização escolar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3897799
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente completará trinta anos em 2020, sendo reconhecido internacionalmente como uma das melhores legislações protetivas da infância e da adolescência. À luz dessa legislação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o ECA:

     Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


    A seguir destaco as incorreções das demais alternativas:

    A) É apenas do Estado – Poder Público – a responsabilidade do que é estabelecido pelo Estatuto.

    C) Desde sua criação, em 1990, o Estatuto não sofreu nenhuma alteração

    D) É dever do Estado assegurar ensino fundamental, obrigatório e gratuito, apenas para as crianças e os adolescentes que estiverem na idade própria.

    E) O processo educacional deve ser padronizado, para garantir uniformidade do aprendizado no Brasil, evitando-se valores culturais, artísticos e históricos do contexto social da criança e do adolescente.


    Gabarito do professor: Letra B.



ID
3897802
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Howard Gardner desenvolveu a teoria de inteligências múltiplas a partir de sua insatisfação com as visões unitárias de inteligência. Quanto à teoria desse autor, julgue os itens subsequentes.


I. Cada uma das formas de inteligência é relativamente independente das demais e tem sua origem, seus limites genéticos próprios e seus substratos neuroanatômicos específicos.

II. A inteligência lógico-matemática e a inteligência linguística são as mais valorizadas no sistema de ensino tradicional.

III. A inteligência interpessoal é caracterizada como o conhecimento dos próprios aspectos internos e o acesso aos próprios sentimentos e emoções.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gardner começou a supor que as aptidões intelectuais humanas não eram tudo o que uma pessoa precisava ter. Ou seja, o seu QI (Quociente de Inteligência, que mede o conhecimento cognitivo e lógico-matemático de uma pessoa) não era suficiente para medir suas reais competências e habilidades. Dentro desse contexto, Gardner desenvolveu a ideia de que cada um de nós temos um número de faculdades mentais que são relativas, ou seja, todos somos diferentes.

    Inteligência Lógico-Matemática: diz respeito à capacidade de realizações operacionais de uma pessoa. Ou seja, operações numéricas e dedutivas.

    Inteligência Linguística: está diretamente relacionada à habilidade de aprender idiomas variados. Além disso, também está ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, como a comunicação interpessoal, por exemplo.

    Inteligência Espacial: essa diz respeito à capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.

    Inteligência Físico-Cinestésica: podemos entendê-la como uma “inteligência corporal”. Está relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução de algo. Vai desde montar um brinquedo até contribuir na construção de um carro ou uma casa.

    Inteligência Interpessoal: está ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.

    Inteligência Intrapessoal: diretamente ligada ao desenvolvimento de uma compreensão de si. Essa é a inteligência que é trabalhada para se conhecer e poder agir para alcançar objetivos pessoais.

    Inteligência Musical: é o que muitos chamam de talento musical. É aquela aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.

    Em um segundo momento, Gardner também adicionou à essa lista as seguintes inteligências:

    Inteligência Natural: aquela que está relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.

    Inteligência Existencial: ligada a reflexão sobre temas que estão presentes na nossa vida.

    Como está sente atualizando suas pesquisas, Gardner também considerou mais adequado manter as inteligências Interpessoal e Intrapessoal em uma única classificação.

  • Inteligência Interpessoal: entendimento das intenções e desejos das pessoas, boa compreensão das relações humanas.

    Inteligência Intrapessoal: boa compreensão de si mesmo.

  • Howard Gardner é um psicólogo cognitivo e educacional estadounidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation. Em 2011 foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais.

    Ele é professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, professor adjunto de Neurologia na Universidade de Boston.

    Dentre diversos outros estudos feitos por Howard Gardner, ele concluiu, até então, que a inteligência humana estaria dividida em sete tipos. Continue lendo para saber mais sobre elas.

    Inteligência Lógico-Matemática: diz respeito à capacidade de realizações operacionais de uma pessoa. Ou seja, operações numéricas e dedutivas.

    Inteligência Linguística: está diretamente relacionada à habilidade de aprender idiomas variados. Além disso, também está ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, como a comunicação interpessoal, por exemplo.

    Inteligência Espacial: essa diz respeito à capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.

    Inteligência Físico-Cinestésica: podemos entendê-la como uma “inteligência corporal". Está relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução de algo. Vai desde montar um brinquedo até contribuir na construção de um carro ou uma casa.

    Inteligência Interpessoal: está ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.

    Inteligência Intrapessoal: diretamente ligada ao desenvolvimento de uma compreensão de si. Essa é a inteligência que é trabalhada para se conhecer e poder agir para alcançar objetivos pessoais.

    Inteligência Musical: é o que muitos chamam de talento musical. É aquela aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.

    Em um segundo momento, Gardner também adicionou à essa lista as seguintes inteligências:

    Inteligência Natural: aquela que está relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.

    Inteligência Existencial: ligada a reflexão sobre temas que estão presentes na nossa vida.


    Assim, o único item errado é o III, por referir-se a intrapessoal, como visto.

    Gabarito do professor: Letra B.




ID
3897805
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Lei n.⁰ 9.394/1996, define e regulariza a organização da educação brasileira. De acordo com essa Lei, o ensino deve ser ministrado sobre XIII princípios. Não corresponde a um deles o(a)

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "a" está errada porque traz que a gratuidade do ensino em todas as instituições, quando na verdade será gratuita aquela oferecida na rede pública de educação, conforme LDB artigo:

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

  • GAB: A

  • A gratuidade do ensino (público) em todas (instituições oficiais) as instituições escolares.

  • A alternativa C está, de certa forma, incompleta. De acordo com o texto da lei, o correto seria: IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    das de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnicoracial. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    IV- Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    VI- Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    As alternativas "A" e "C" estão incorretas. Questão digna de recurso.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre legislação educacional, especificamente sobre a Lei n.⁰ 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN). Deve-se indicar a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios com base nos quais o ensino deve ser ministrado, de acordo com a LDBN. 
    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Lei n.⁰ 9.394/1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 
    Conforme o Art. 3º da LDBN, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; 
    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; 
    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; 
    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; 
    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; 
    VII - valorização do profissional da educação escolar; 
    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; 
    IX - garantia de padrão de qualidade; 
    X - valorização da experiência extraescolar; 
    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 
    XII - consideração com a diversidade étnico -racial. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013) XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. (Incluído pela Lei nº 13.632, de 2018) 

    Vamos analisar as alternativas... 
    A) gratuidade do ensino em todas as instituições escolares. 
    CORRETO – Este não é um dos princípios com base nos quais o ensino deverá ser ministrado. Conforme o item VI do Art. 3º da LDBN, um dos princípios é a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. 
    B) igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. 
    ERRADO - Este é um dos princípios com base nos quais o ensino deverá ser ministrado. Conforme o item I do Art. 3º da LDBN, um dos princípios é a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
    C) respeito à liberdade e à tolerância. 
    ERRADO - Este é um dos princípios com base nos quais o ensino deverá ser ministrado. Conforme o item IV do Art. 3º da LDBN, um dos princípios é o respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
    D) valorização do profissional da educação escolar. 
    ERRADO - Este é um dos princípios com base nos quais o ensino deverá ser ministrado. Conforme o item VII do Art. 3º da LDBN, um dos princípios é a valorização do profissional da educação escolar. 
    E) valorização da experiência extraescolar. 
    ERRADO - Este é um dos princípios com base nos quais o ensino deverá ser ministrado. Conforme o item X do Art. 3º da LDBN, um dos princípios é a valorização da experiência extraescolar. 

    Portanto, a letra A é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Acredito que essa questão cabia recurso.

    Na LDB no ART. 3° o correto seria: V - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.    

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.            

    XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.     


ID
3897808
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes a cada disciplina. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • deve ser considerado as peculiaridades regionais
  • Essa questão envolve conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para respondê-la, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta uma afirmativa incorreta a respeito dos PCNs. 
    A)Os PCNs adotam a proposta da estruturação da escolaridade por ciclos, por reconhecerem que tal proposta permite compensar a pressão do tempo. 
    ERRADO – Esta afirmativa está correta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. Além disso, favorece uma apresentação menos parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem dos complexos saberes que se intenciona transmitir. 
    B)A organização do conhecimento escolar se faz por áreas, mas é essencial que estas se fundamentem em uma concepção que as integre conceitualmente e que essa integração se efetive na prática didática. 
    ERRADO – Esta afirmativa está correta. Nos PCNs, a organização do conhecimento escolar se faz por áreas e Temas Transversais As diferentes áreas, os conteúdos selecionados em cada uma delas e o tratamento transversal de questões sociais constituem uma representação ampla e plural dos campos de conhecimento e de cultura de nosso tempo, cuja aquisição contribui para o desenvolvimento das capacidades expressas nos objetivos gerais. O tratamento da área e de seus conteúdos integra uma série de conhecimentos de diferentes disciplinas, que contribuem para a construção de instrumentos de compreensão e intervenção na realidade em que vivem os alunos. A concepção da área evidencia a natureza dos conteúdos tratados, definindo claramente o corpo de conhecimentos e o objeto de aprendizagem, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre o que estudam. Essa caracterização da área é importante também para que os professores possam se situar dentro de um conjunto definido e conceitualizado de conhecimentos que pretendam que seus alunos aprendam, condição necessária para proceder a encaminhamentos que auxiliem as aprendizagens com sucesso. Se é importante definir os contornos das áreas, é também essencial que estes se fundamentem em uma concepção que os integre conceitualmente, e essa integração seja efetivada na prática didática. O professor, considerando a multiplicidade de conhecimentos em jogo nas diferentes situações, pode tomar decisões a respeito de suas intervenções e da maneira como tratará os temas, de forma a propiciar aos alunos uma abordagem mais significativa e contextualizada.  

    C)Existe a necessidade do tratamento transversal de temáticas sociais na escola, como forma de contemplá-las em sua complexidade. 
    ERRADO – Esta afirmativa está correta. Existe a necessidade do tratamento transversal de temáticas sociais na escola, como forma de contemplá-las na sua complexidade, sem restringi-las à abordagem de uma única área. Dotando essa perspectiva, as problemáticas sociais são integradas na proposta educacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais como Temas Transversais. Não constituem novas áreas, mas antes um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas, isto é, permeando a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas de cada área, no decorrer de toda a escolaridade obrigatória. A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais escolares com as questões que estão envolvidas nos temas, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que a escola propicia aos alunos e o contato intelectual com tais valores. 

    D)Todos os temas devem ser tratados igualmente em todas as escolas, para garantir que todas as crianças e todos os adolescentes tenham acesso à mesma educação em todo o território nacional. 
    CORRETO - Esta afirmativa está INCORRETA. O conjunto das proposições expressas nos PCNs responde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes. 

    E)Os objetivos propostos nos PCNs concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. 
    ERRADO – Esta afirmativa está correta. Os objetivos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. A decisão de definir os objetivos educacionais em termos de capacidades é crucial, pois as capacidades, uma vez desenvolvidas, podem se expressar numa variedade de comportamentos. O professor, consciente de que condutas diversas podem estar vinculadas ao desenvolvimento de uma mesma capacidade, tem diante de si maiores possibilidades de atender à diversidade de seus alunos. Assim, os objetivos se definem em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla. 

    Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível no portal do MEC.

    Portanto, a letra D é a alternativa que apresenta uma afirmativa incorreta a respeito dos PCNs, sendo a reposta certa. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO LETRA D

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo que é inerente à instituição escolar

    D) Todos os temas devem ser tratados igualmente em todas as escolas, para garantir que todas as crianças e todos os adolescentes tenham acesso à mesma educação em todo o território nacional.

    PCN -> FLEXÍVEL, NÃO OBRIGATÓRIO, CONSIDERA A DIVERCIDADE RECIONAL DE CONHECIMENTOS

    FONTE: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

    PÁGINA 42


ID
3897811
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A reabilitação neuropsicológica avançada pela neuropsicologia de Luria antecipa um constructo decisivo para a compreensão do desenvolvimento ontogenético humano, a saber, a plasticidade. Com relação a esse constructo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Hazin, Leitão, Garcia, Lemos e Gomes, em seu artigos "Contribuições da Neuropsicologia de Alexsandr Romanovich Luria para o debate contemporâneo sobre relações mente-cérebro", contextualizam biográfica e filosoficamente a neuropsicologia de A.R. Luria.

    Segundo os autores Luria (1991) argumenta que este sistema desviante é igualmente plástico e que a cultura pode ofertar ferramentas que serão incorporadas a este,  
    potencializando o seu funcionamento e minimizando as limitações impostas pela lesão e/ou disfunção do sistema nervoso central.

    A seguir destaco as incorreções das demais alternativas:

    A) A plasticidade cerebral é a alteração adaptativa na estrutura e no funcionamento do sistema nervoso, em função, exclusivamente, de interações com o meio ambiente externo.

    B) O neuro desenvolvimento tem seu curso guiado pela maturação e a presença de um evento disruptivo (lesão cerebral) ou de um componente congênito não altera este processo.

    C) A plasticidade é um fenômeno puramente biológico e organiza-se a partir da integração dinâmica de aspectos filogenéticos, ontogenéticos e sócio -históricos.

    D) A plasticidade é uma fraqueza do ser humano, pois a criança humana nasce indefesa e dependente de cuidadores.


    Gabarito do professor: Letra E.






ID
3897814
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São muitas as causas que podem levar uma criança a apresentar desordens de aprendizagem. Com o diagnóstico e o tratamento certos, muitos indivíduos conseguem avançar e evoluir em seu desenvolvimento. Sendo assim, assinale a alternativa correta no que se refere à disgrafia.

Alternativas
Comentários
  • A Disgrafia é um distúrbio da aprendizagem no âmbito da escrita onde a criança apresenta dificuldades em escrever as letras e números. Há dois tipos de disgrafia: a motora e a perceptiva. Na Disgrafia motora ou Discaligrafia, a criança ao executar a escrita, encontra  dificuldade no traçado da coordenação motora fina, mesmo dominando a leitura e a fala. Na Disgrafia perceptiva, a dificuldade acontece na associação do símbolo e a grafia que representa o som das palavras e frases.

    Vamos ver os demais distúrbios apresentados na questão:

    B) Disortografia.
    C) Discalculia.
    D) TDAH.
    E) Dislexia.


    Gabarito do professor: Letra A.








ID
3897817
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando a criança recebe o diagnóstico de espectro do autismo, a família constata que é preciso fazer adaptações. O processo educativo em geral fica mais fácil quando as pessoas se libertam de seus medos e passam a compreender o que leva a criança a se comportar, algumas vezes, de modo incomum. A respeito dos distúrbios do espectro do autismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para transtorno do autismo são:

    A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
     1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
     2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
     3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.
    Especificar a gravidade atual:
    A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamento restritos e repetitivos (ver Tabela 2).
     B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
     1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).
     2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).
     3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).
     4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).
    Especificar a gravidade atual:
    A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões restritos ou  
    repetitivos de comportamento (ver Tabela 2).
     C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).
     D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
     E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento. Deficiência intelectual ou  transtorno do espectro autista costumam ser comórbidos; para fazer o diagnóstico da comorbidade de transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, a comunicação social deve estar  abaixo do esperado para o nível geral do desenvolvimento.
    Nota: Indivíduos com um diagnóstico do DSM-IV bem estabelecido de transtorno autista, transtorno de Asperger ou transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação devem receber o diagnóstico de transtorno do espectro autista. Indivíduos com déficits acentuados na comunicação social, cujos sintomas, porém, não atendam, de outra forma, critérios de transtorno do espectro autista, devem ser avaliados em relação a transtorno da comunicação social (pragmática).
    Especificar se:
    Com ou sem comprometimento intelectual concomitante
    Com ou sem comprometimento da linguagem concomitante
    Associado a alguma condição médica ou genética conhecida ou a fator ambiental
    (Nota para codificação: Usar código adicional para identificar a condição médica ou genética associada.)
    Associado a outro transtorno do neurodesenvolvimento, mental ou comportamental
    (Nota para codificação: Usar código[s] adicional[is] para identificar o[s] transtorno[s] do neurodesenvolvimento, mental ou comportamental associado[s].)
    Com catatonia (consultar os critérios para definição de catatonia associados a outro transtorno mental, p. 119-120) (Nota para codificação: usar o código adicional 293.89 [F06.1] de catatonia associada a transtorno do espectro autista para indicar a presença de catatonia comórbida.)

    A seguir destaco os erros das demais assertivas:


    A) Os problemas apresentados pela criança com autismo podem aparecer em apenas um de seus contextos desenvolvimentais; por exemplo, podem aparecer na escola, mas não em casa.

    B) A área social não é prejudicada. A criança com autismo tem facilidade de expressar suas emoções e de compartilhar seus brinquedos. 

    D) As crianças com espectro do autismo não gostam de rotinas e procuram sempre alterá-las para evitar a monotonia.

    E) A criança com espectro do autismo faz sempre uso de linguagem abstrata, por isso, algumas vezes, a comunicação fica prejudicada.


    Gabarito do professor: Letra C.


  • GABARITO: C

  • a- Os problemas apresentados pela criança com autismo podem aparecer em apenas um de seus contextos desenvolvimentais; por exemplo, podem aparecer na escola, mas não em casa.

    B A área social não é prejudicada. A criança com autismo tem facilidade de expressar suas emoções e de compartilhar seus brinquedos.

    C Dificuldades de linguagem e comunicação e desenvolvimento precário da imaginação são características essenciais do autismo.

    D As crianças com espectro do autismo não gostam de rotinas e procuram sempre alterá-las para evitar a monotonia.

    E A criança com espectro do autismo faz sempre uso de linguagem abstrata, por isso, algumas vezes, a comunicação fica prejudicada.


ID
3897820
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O diagnóstico de TDAH é difícil devido à natureza clínica heterogênea do transtorno. Acerca do TDAH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A A incapacidade de um indivíduo manter a atenção, a atividade motora ou o controle dos impulsos é característica apenas do TDAH.

    TDAH  caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade

    B Os aspectos fundamentais do TDAH no DSM-5 encaixam-se em dois eixos: desatenção e hiperatividade-impulsividade.

    C O TDAH só acontece em crianças; ao longo do desenvolvimento, os problemas vão se atenuando, até desaparecerem por completo quando na fase adulta.

    Os sintomas permanecem na vida adulta em 67% dos casos (Lopes, Nascimento, & Bandeira, 2005) e trazem implicações à rotina da criança e da família, consequências ao sistema educacional e maior incidência de condutas de risco na adolescência (Hernández, 2007). 

    D Os sintomas de TDAH não variam significativamente de um contexto para o outro e conforme o estágio de desenvolvimento.

    Os sintomas de TDH VARIAM de acordo com contexto.

    E O TDAH é um transtorno neurológico de base socioemocional. Sendo assim, as famílias disfuncionais e o excesso de televisão estão entre as principais causas do transtorno.

    É um transtorno neurobiológico com etiologia multifatorial incluindo fatores genéticos e ambientais

  • De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos para o TDAH são:

    A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
     1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses  em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
    Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
     a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
     b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
     c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
     d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
     e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
     f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
     g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
     h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
     i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).

    2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
    Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
     a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
     b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sen-ado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
     c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.  
    (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
     d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
     e. Com frequência “não para", agindo como se estivesse “com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
     f. Frequentemente fala demais.
     g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
     h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p. ex., aguardar em uma fila).
     i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou  atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

    A seguir destaco os erros das demais alternativas:

    A) A incapacidade de um indivíduo manter a atenção, a atividade motora ou o controle dos impulsos é característica apenas do TDAH.

    C) O TDAH acontece em crianças; ao longo do desenvolvimento, os problemas vão se atenuando, até desaparecerem por completo quando na fase adulta.

    D) Os sintomas de TDAH não variam significativamente de um contexto para o outro e conforme o estágio de desenvolvimento.

    E) O TDAH é um transtorno neurológico de base socioemocional. Sendo assim, as famílias disfuncionais e o excesso de televisão estão entre as principais causas do transtorno.


    Gabarito do professor: Letra B.




  • GABARITO: B


ID
3897823
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Consiste em um desvio no exercício profissional do psicopedagogo

Alternativas
Comentários
  • Todas as atribuições apresentadas na questão podem ser desenvolvidas por psicopedagogos, exceto pela alternativa "E", pois traz instrumentos de uso privativo dos psicólogos.


    Gabarito do professor: Letra E.


  • Gabarito E. Estes testes são de uso restrito do psi, portanto não devem ser utilizados na prática do psicopedagogo.

ID
3897826
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicanálise pode ser utilizada pelo psicopedagogo com o objetivo de compreender o sentido inconsciente das dificuldades de aprendizagem. Com base nessa teoria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a Incorreta, ela está na letra D. Reescrevendo - a :

    B- A negação é o mecanismo por meio do qual o indivíduo nega conscientemente (INCOSCIENTEMENTE) um fato, mentindo para os outros para evitar constrangimento


ID
3897829
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dos estágios de desenvolvimento de Piaget, um é caracterizado como “o início da construção lógica”, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Essa descrição corresponde ao estágio

Alternativas
Comentários
  • O estágio sensório-motor vai do nascimento do bebê até este começar a falar. Esse momento chega por volta dos dois anos de idade, quando a pessoa consegue construir frases simples. O primeiro dos estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget tem como característica fundamental a maneira como o bebê interage com o mundo. Seus sentidos dão a ele toda a informação sobre o mundo, sendo sua ânsia por uma exploração fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Por outro lado, há pessoas que estão no estágio sensório-motor e são basicamente egocêntricas. Não é até etapas posteriores que tendem a mostrar comportamentos mais ligados ao altruísmo e à autonegação.

    2. Etapa pré-operacional

    O estágio pré-operacional é aquele que corresponde entre dois e sete anos de idade. As pessoas que estão nesta fase do desenvolvimento de Jean Piaget já são mais capazes de interagir, e o jogo é frequentemente desempenhado por papéis fictícios. Tem reações empáticas e altruístas, embora isso não seja usual. No estágio pré-operacional, a capacidade de associação de ideias é clara, mas também sua simplicidade e baixa capacidade de contraste. É por essa razão que crianças entre dois e sete anos de idade podem facilmente recorrer ao pensamento mágico para explicar fatos diferentes.

    3. Estágio das operações concretas

    O estágio das operações concretas vai de sete a doze anos de idade aproximadamente. Neste episódio evolutivo, a pessoa já é capaz de adquirir muitas das capacidades mentais de uma pessoa adulta. É nesse estágio, por exemplo, quando o uso da lógica ganha força. É, portanto, um episódio evolutivo em que a pessoa pode chegar a conclusões usando capacidades associativas maiores. A pessoa pode se tornar menos egocêntrica nesse estágio de Piaget e está numa fase de desenvolvimento de sua capacidade de abstração.

    4. Estágio de operações formais

    O estágio das operações formais vai de doze anos até o final da idade adulta . A maioria da população, portanto, está nesta fase da vida e representa a culminação do desenvolvimento cognitivo no nível evolutivo. Nesta etapa de Piaget, a pessoa já é capaz de recorrer à sua capacidade total de abstração e ao uso da lógica para resolver problemas. É Embora algumas pessoas permaneçam egocêntricas, isso não é mais uma característica definidora desse estágio. As pessoas no estágio das operações formais são capazes de condicionar seu pensamento ou comportamento por motivos que vão além de sua pessoa.

  • Essa questão engloba conhecimentos a respeito da teoria de desenvolvimento de Piaget. Deve-se indicar a alternativa que apresenta o estágio de desenvolvimento descrito no enunciado da questão e caracterizado como “o início da construção lógica".
    A) das operações formais. 
    ERRADO – O estágio das operações formais ocorre dos 11 ou 12 anos em diante. Compreende a adolescência até o fim da vida. O adolescente atinge o equilíbrio entre pensamento e realidade, passando a criar teorias sobre o mundo, bem como se torna capaz de abstrair e generalizar, em virtude da sua capacidade de reflexão espontânea, baseada em hipóteses. Também é o período onde o sujeito constrói sua identidade. Nessa fase, não há o surgimento de nenhuma nova estrutura mental, mas sim aumento gradual de suas capacidades cognitivas, com maior compreensão das realidades que o cercam. Ao tornar-se adulta, a pessoa geralmente está mais voltada para questões relacionadas à sua forma de estar no mundo.
    B) sensório -motor. 
    ERRADO - O estágio sensório -motor vai de 0 a 2 anos. No início da vida mental, o indivíduo tem como foco o exercício dos aparelhos reflexos. Esse exercício tem caráter hereditário como a sucção. Com o passar do tempo, a criança vai se desenvolvendo melhor em suas habilidades básicas e inicia a interação com o mundo ao seu redor, tornando-se capaz de começar a coordenar os movimentos dos olhos e mãos (aos 5 meses), aprendendo a pegar objetos e até a utilizar instrumentos para conseguir os objetos que deseja (depois de um certo tempo). No final desse estágio, a criança, que era passiva frente ao mundo e enxergava o seu corpo como uma continuação dele, passa a se perceber como parte do mundo. A criança também começa a assimilar seus sentimentos e emoções para além das bases inatas e passa a construir relações de afeto com pessoas, objetos, brinquedos.
    C) pré-operatório. 
    ERRADO – O estágio pré-operatório ocorre dos 2 a 7 anos. Um aspecto importante desse estágio é o aparecimento da linguagem, o que trará para a criança grandes modificações nos aspectos afetivos, sociais e intelectuais. É nessa fase que a criança começa a dar atenção para a comunicação, o que acelera sua linha de pensamento. Inicialmente, a organização do seu pensamento e fala é pouco objetiva, pois a criança não consegue distinguir o real da fantasia. Posteriormente, ela começa a utilizar suas referências, e até suas fantasias, para justificar o mundo real, seus atos e leis morais. Ao final desse estágio, a criança passa a buscar a fonte e as respostas para tudo, perguntando “o porquê" de tudo. É nessa fase também que a maioria das crianças se insere no ambiente escolar, passando a enxergar os seus professores como aqueles que auxiliarão a busca das respostas aos mais variados questionamentos. A criança ainda se vê como centro do universo, o que dificulta o reconhecimento do ponto de vista do outro. Dessa forma, atividades em grupo se tornam mais complexos, e, paralelamente, a criança passa a entender melhor as regras dos jogos, compreendendo primeiro as regras como fixas e externas ao jogo, depois passando a entendê-las melhor e organizá-las.
    D) das operações concretas. 
    CORRETO – O estágio das operações concretas vai dos 7 a 11 ou 12 anos. É neste estágio que ocorre o início da construção lógica. A criança consegue coordenar e estabelecer relações com pontos de vista diferentes. Lógica e coerência se tornam recorrentes no modo de organização de seus pensamentos. No plano intelectual, as crianças desenvolvem as operações, tornando-se capazes de realizar ações físicas e mentais destinadas a uma finalidade, traçando objetivos em relação a seus atos. Em relação ao desenvolvimento emocional, tornam-se capazes de desenvolver atividades em grupo e adquirem autonomia pessoal. A criança começa a utilizar seu repertório de passado, presente e antecipação de futuro no processo de tomada de decisão, utilizando-se de experiências concretas e objetos reais para decidir como agir frente às situações. No âmbito do pensamento, nesse estágio a criança se torna capaz de estabelecer de forma correta as relações de causa e efeito e de meio e de fim; sequenciar ideias ou eventos; trabalhar com ideias por meio de dois pontos de vista simultaneamente; formar o conceito de número, entendendo os números de forma abstrata, sem que estejam vinculados a objetos reais. Ao longo desse estágio, a criança passa a ter noção de comprimento e quantidade (noção de conservação da substância do objeto), de peso e volume.
    E) de equilibração. 
    ERRADO – A equilibração não é um estágio de desenvolvimento. Piaget vê o desenvolvimento como uma equilibração progressiva, que vai de um estado menor de equilíbrio, no início da vida, até um estado de equilíbrio superior atingido na fase adulta. Ele afirma que a equilibração é um mecanismo autorregulatório, um processo regulador que permite que novas experiências e elementos exteriores sejam incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam intelectualmente e organizam o meio. No desenvolvimento cognitivo, consiste no processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio, conceitos fundamentais para a teoria Piagetiana. Os organismos funcionam de forma a atingirem ou procurarem manter um estado de equilíbrio interno que permita sua sobrevivência em diversos ambientes. Para isso, vários elementos orgânicos se organizam para promover o desenvolvimento ou manter o funcionamento harmônico geral. Se um dos elementos do sistema entra em desacordo com os demais, processos internos atuam com vistas à retomada do estado de equilíbrio anterior. Portanto, a equilibração consiste em um processo de organização das estruturas cognitivas num sistema coerente, interdependente, onde há uma dependência recíproca entre as partes e o todo do sistema cognitivo, possibilitando ao indivíduo uma adaptação à realidade. 

    Fontes: PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1974. 
    PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Essa questão engloba conhecimentos a respeito da teoria de desenvolvimento de Piaget. Deve-se indicar a alternativa que apresenta o estágio de desenvolvimento descrito no enunciado da questão e caracterizado como “o início da construção lógica". 

    A) das operações formais. 
    ERRADO – O estágio das operações formais ocorre dos 11 ou 12 anos em diante. Compreende a adolescência até o fim da vida. O adolescente atinge o equilíbrio entre pensamento e realidade, passando a criar teorias sobre o mundo, bem como se torna capaz de abstrair e generalizar, em virtude da sua capacidade de reflexão espontânea, baseada em hipóteses. Também é o período onde o sujeito constrói sua identidade. Nessa fase, não há o surgimento de nenhuma nova estrutura mental, mas sim aumento gradual de suas capacidades cognitivas, com maior compreensão das realidades que o cercam. Ao tornar-se adulta, a pessoa geralmente está mais voltada para questões relacionadas à sua forma de estar no mundo. 

    B) sensório-motor. 
    ERRADO - O estágio sensório-motor vai de 0 a 2 anos. No início da vida mental, o indivíduo tem como foco o exercício dos aparelhos reflexos. Esse exercício tem caráter hereditário como a sucção. Com o passar do tempo, a criança vai se desenvolvendo melhor em suas habilidades básicas e inicia a interação com o mundo ao seu redor, tornando-se capaz de começar a coordenar os movimentos dos olhos e mãos (aos 5 meses), aprendendo a pegar objetos e até a utilizar instrumentos para conseguir os objetos que deseja (depois de um certo tempo). No final desse estágio, a criança, que era passiva frente ao mundo e enxergava o seu corpo como uma continuação dele, passa a se perceber como parte do mundo. A criança também começa a assimilar seus sentimentos e emoções para além das bases inatas e passa a construir relações de afeto com pessoas, objetos, brinquedos. 

    C) pré-operatório. 
    ERRADO – O estágio pré-operatório ocorre dos 2 a 7 anos. Um aspecto importante desse estágio é o aparecimento da linguagem, o que trará para a criança grandes modificações nos aspectos afetivos, sociais e intelectuais. É nessa fase que a criança começa a dar atenção para a comunicação, o que acelera sua linha de pensamento. Inicialmente, a organização do seu pensamento e fala é pouco objetiva, pois a criança não consegue distinguir o real da fantasia. Posteriormente, ela começa a utilizar suas referências, e até suas fantasias, para justificar o mundo real, seus atos e leis morais. Ao final desse estágio, a criança passa a buscar a fonte e as respostas para tudo, perguntando “o porquê" de tudo. É nessa fase também que a maioria das crianças se insere no ambiente escolar, passando a enxergar os seus professores como aqueles que auxiliarão a busca das respostas aos mais variados questionamentos. A criança ainda se vê como centro do universo, o que dificulta o reconhecimento do ponto de vista do outro. Dessa forma, atividades em grupo se tornam mais complexos, e, paralelamente, a criança passa a entender melhor as regras dos jogos, compreendendo primeiro as regras como fixas e externas ao jogo, depois passando a entendê-las melhor e organizá-las. 

    D) das operações concretas. 
    CORRETO – O estágio das operações concretas vai dos 7 a 11 ou 12 anos. É neste estágio que ocorre o início da construção lógica. A criança consegue coordenar e estabelecer relações com pontos de vista diferentes. Lógica e coerência se tornam recorrentes no modo de organização de seus pensamentos. No plano intelectual, as crianças desenvolvem as operações, tornando-se capazes de realizar ações físicas e mentais destinadas a uma finalidade, traçando objetivos em relação a seus atos. Em relação ao desenvolvimento emocional, tornam-se capazes de desenvolver atividades em grupo e adquirem autonomia pessoal. A criança começa a utilizar seu repertório de passado, presente e antecipação de futuro no processo de tomada de decisão, utilizando-se de experiências concretas e objetos reais para decidir como agir frente às situações. No âmbito do pensamento, nesse estágio a criança se torna capaz de estabelecer de forma correta as relações de causa e efeito e de meio e de fim; sequenciar ideias ou eventos; trabalhar com ideias por meio de dois pontos de vista simultaneamente; formar o conceito de número, entendendo os números de forma abstrata, sem que estejam vinculados a objetos reais. Ao longo desse estágio, a criança passa a ter noção de comprimento e quantidade (noção de conservação da substância do objeto), de peso e volume. 

    E) de equilibração. 
    ERRADO – A equilibração não é um estágio de desenvolvimento. Piaget vê o desenvolvimento como uma equilibração progressiva, que vai de um estado menor de equilíbrio, no início da vida, até um estado de equilíbrio superior atingido na fase adulta. Ele afirma que a equilibração é um mecanismo autorregulatório, um processo regulador que permite que novas experiências e elementos exteriores sejam incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam intelectualmente e organizam o meio. No desenvolvimento cognitivo, consiste no processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio, conceitos fundamentais para a teoria Piagetiana. Os organismos funcionam de forma a atingirem ou procurarem manter um estado de equilíbrio interno que permita sua sobrevivência em diversos ambientes. Para isso, vários elementos orgânicos se organizam para promover o desenvolvimento ou manter o funcionamento harmônico geral. Se um dos elementos do sistema entra em desacordo com os demais, processos internos atuam com vistas à retomada do estado de equilíbrio anterior. Portanto, a equilibração consiste em um processo de organização das estruturas cognitivas num sistema coerente, interdependente, onde há uma dependência recíproca entre as partes e o todo do sistema cognitivo, possibilitando ao indivíduo uma adaptação à realidade. 

    Fontes: PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1974. 
    PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  •  Estágio das operações concretas

    O estágio das operações concretas vai de sete a doze anos de idade aproximadamente. Neste episódio evolutivo, a pessoa já é capaz de adquirir muitas das capacidades mentais de uma pessoa adulta. É nesse estágio, por exemplo, quando o uso da lógica ganha força. É, portanto, um episódio evolutivo em que a pessoa pode chegar a conclusões usando capacidades associativas maiores. A pessoa pode se tornar menos egocêntrica nesse estágio de Piaget e está numa fase de desenvolvimento de sua capacidade de abstração.

    RESPOSTA: LETRA D

  • Operações-concretas (7 a ± 12 anos): resolve problemas lógicos, mas somente concreto, pouco egocentrismo, adquire reversibilidade do pensamento, foco no objeto, é o estágio dos porquês. A criança se baseia mais em explicações lógicas do que perceptual. Um aspecto importante nesse estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas. Jogos competitivos, Heteronomia e desenvolvimento da autonomia (o indivíduo adquire consciência moral a partir dos 10 anos)


ID
3897832
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vygotsky (apud Oliveira, 1992), a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Considerando a teoria desse autor, julgue os itens que se seguem.


I. A aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas.

II. A cultura é parte essencial da constituição do ser humano, em um processo em que o biológico se transforma no sócio-histórico.

III. As escolas, ao transmitirem conceitos articulados pelas diversas disciplinas científicas, são essenciais para a construção dos processos psicológicos nos indivíduos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    I. A aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas. certa mediação com seus pares e com o meio cultural

    II. A cultura é parte essencial da constituição do ser humano, em um processo em que o biológico se transforma no sócio-histórico. certo há predominância do social frente ao biológico

    III. As escolas, ao transmitirem conceitos articulados pelas diversas disciplinas científicas, são essenciais para a construção dos processos psicológicos nos indivíduos.certo na escola as atividades educativas tem intencionalidade, o que torna o conhecimento acessível .

  • Para responder essa questão, com base na teoria de Vygotsky, o candidato deve analisar os itens apresentados e indicar quais estão corretos.
    I. A aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas. 
    CORRETO – Vygotsky concebe a aprendizagem como um processo contínuo, sendo a educação caracterizada por saltos qualitativos de um nível de aprendizagem a outro. A aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que somente podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas. Nesse aspecto reside a importância das relações sociais e da cultura no desenvolvimento intelectual da criança.
    II. A cultura é parte essencial da constituição do ser humano, em um processo em que o biológico se transforma no sócio histórico. 
    CORRETO – Segundo Vygotsky, o homem transforma-se de biológico em sócio histórico num processo em que a cultura é parte essencial da constituição do ser humano. O desenvolvimento e funcionamento das funções psicológicas superiores está ligado aos modos culturalmente construídos de ordenação do real. Instrumentos e símbolos construídos em determinado contexto social definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cognitivo serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento do indivíduo. É através da mediação que a criança desenvolve as funções psicológicas superiores.
    III. As escolas, ao transmitirem conceitos articulados pelas diversas disciplinas científicas, são essenciais para a construção dos processos psicológicos nos indivíduos. 
    CORRETO – A escola tem a função de socializar os conhecimentos produzidos pelo homem. Ela tem um importante papel no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Para Vygotsky, a intervenção pedagógica provoca avanços no desenvolvimento que não ocorreriam espontaneamente, sendo o aprendizado fundamental para a constituição das funções psicológicas superiores. Apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, já os processos psicológicos mais complexos (ou funções psicológicas superiores) e que diferenciam os seres humanos dos outros animais, só se formam e se desenvolvem através do aprendizado. 

    Fonte: OLIVEIRA, M. K. de. Teorias psicogenéticas em discussão. 5. ed. São Paulo: Summus, 1992. 

    Portanto, todos os itens estão certos e a letra E é a alternativa correta.
    Gabarito do Professor: Letra E.
  • E se eu aprender com um livro? Um livro não é uma pessoa.


ID
3897835
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na área da psicopedagogia institucional, o profissional atua diretamente dentro do ambiente escolar, como mediador na relação aluno-professor. Quanto à psicopedagogia institucional, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O psicopedagogo não substitui o psicológo escolar, eles trabalham alinhados , mas somente o psicólogo pode clinicar.

  • GABARITO A

    A

    O psicopedagogo escolar substitui o psicólogo escolar, visto que trabalha com o enfoque clínico no processo de ensino-aprendizagem

  • Essa questão requer conhecimentos sobre psicopedagogia institucional. Deve-se indicar a alternativa INCORRETA a respeito da psicopedagogia institucional. 
     
    A)O psicopedagogo escolar substitui o psicólogo escolar, visto que trabalha com o enfoque clínico no processo de ensino -aprendizagem. 
    CORRETA – Essa é a afirmação incorreta. O psicopedagogo escolar NÃO substitui o psicólogo escolar. A psicologia está voltada para as motivações do comportamento dos indivíduos, tendo uma visão mais ampla que compreende todos os aspectos da vida. Engloba a análise dos processos mentais, como emoções, percepções e reações, até conceitos como inteligência e às raízes da aprendizagem. A psicologia escolar é a expressão da psicologia no contexto escolar, com suas diversas possibilidades e implicações no que se refere ao processo educativo. Já a psicopedagogia está voltada especificamente para o processo da aprendizagem. Utiliza os recursos da psicologia nos processos de aprendizagem. A psicopedagogia é responsável por analisar como os sujeitos constroem o conhecimento. Depois de analisar esse processo em todas as suas etapas, o psicopedagogo seleciona as melhores estratégias e ferramentas para favorecer a aprendizagem. 

    B)O psicopedagogo escolar deve realizar um levantamento das metodologias e das práticas pedagógicas, visando a prevenir eventuais problemas, transtornos ou dificuldades de aprendizagem. 
    ERRADO - Essa afirmação está correta. A psicopedagogia institucional atua diretamente no ambiente escolar e o trabalho do psicopedagogo institucional é o de mediador na relação entre aluno e professor. O que acontece na escola é observado e avaliado por ele, com o intuito de realizar um levantamento das metodologias e das práticas pedagógicas, visando prevenir eventuais problemas, transtornos ou dificuldades de aprendizagem. 

    C)O psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de auxiliar o professor no ambiente de sala de aula. 
    ERRADO - Essa afirmação está correta. Na realidade escolar atual, há um crescente número de dificuldades e problemas relacionados à aprendizagem na escola. Diante disso, o psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sala de aula. 

    D)O psicopedagogo escolar trabalha dentro de um espaço multidisciplinar, desenvolvendo seu trabalho juntamente com toda a comunidade educativa. 
    ERRADO - Essa afirmação está correta. Na realidade escolar atual, há um crescente número de dificuldades e problemas relacionados à aprendizagem na escola. O psicopedagogo escolar trabalha desenvolvendo diferentes possibilidades para auxiliar o professor no ambiente de sala de aula, atuando dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado. Ele deve participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades presentes no grupo. 

    E)O psicopedagogo escolar valoriza o trabalho institucional dentro do processo de alfabetização, pois é no início da escolarização que muitas das dificuldades de aprendizagem aparecem entre as crianças. 
    ERRADO – Essa afirmação está correta. É importante valorizar o trabalho institucional dentro do processo de alfabetização, pois é no início do processo escolar que muitas das dificuldades de aprendizagem aparecem entre as crianças. Nesse sentido, se faz necessário o acompanhamento e parceria entre o professor e o psicopedagogo, como mediadores envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, é importante que se estabeleça uma boa relação entre o psicopedagogo e o professor. 

    Fonte: CAMPAGNOLO, Camila; MARQUEZAN, Fernanda Figueira. A atuação do psicopedagogo na escola: um estudo do tipo estado do conhecimento. Rev. psicopedag. vol.36 no.111 São Paulo set./dez. 2019. 

    Portanto, a letra A é a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta a respeito da psicopedagogia institucional, sendo a resposta certa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A alternativa incorreta:

    Resposta: A

    O psicopedagogo escolar substitui o psicólogo escolar, visto que trabalha com o enfoque clínico no processo de ensino-aprendizagem.


ID
3897838
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Patto (apud Bossa, 2011), o processo social de produção do fracasso escolar se realiza no cotidiano da escola. A autora realizou uma pesquisa na década de 1980 sobre a produção do fracasso escolar que, apesar dos avanços, continua atual. Com base nessa pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - LETRA C

    O fracasso escolar é um problema de causas variáveis, mas no Brasil os fatores sociais e políticos são os mais agravantes, tendo em vista as desigualdades sociais e os poucos investimentos na ensino público brasileiro ao longo da história.

  • Essa questão envolve conhecimentos acerca da temática do fracasso escolar. Deve-se indicar a alternativa correta a respeito da produção do fracasso escolar, de acordo com os estudos da autora Maria Helena Patto. 

    A)O fracasso escolar possui causas orgânicas e deve ser atribuído exclusivamente aos problemas do aluno. 
    ERRADO - A autora critica essa concepção que aponta as causas orgânicas para explicar o fracasso escolar. De cunho biológico, ela baseia-se na tomada de indicadores de inteligência como parâmetros nas decisões dos educadores sobre o educando. Assim, o fracasso escolar é concebido no âmbito de uma condição patologizante, em termos de incapacidade. Tal concepção contribui para a segregação das diferenças, na medida em que o insucesso é atribuído ao aprendente a partir de suas limitações cognitivas. Atribui-se ao aluno a provável falta de aptidão necessária ao processo de aprendizagem, em função de um déficit orgânico. Essa visão evoluiu para o uso da medicalização como forma de correção de possíveis desvios. Posteriormente, os estudos sobre o fracasso escolar avançaram, passando a buscar compreender o fenômeno do fracasso escolar segundo uma concepção que o considere em sua rede de determinações, articulada a um conjunto de variáveis. O fracasso escolar passou a ser analisado enquanto um sintoma social, o considerando nos contextos individual, cultural e escolar. 

    B)As famílias desestruturadas configuram o principal motivo dos problemas de aprendizagem, que explica o fracasso da criança na escola. 
    ERRADO – Essa é uma das concepções criticadas pela autora. Tal concepção coloca a dinâmica do ambiente familiar como fator gerador do fracasso escolar. A tese de um ambiente familiar desfavorável como produtor do fracasso escolar resultou da psicologização da prática educativa, com o empréstimo de termos do campo da psicologia, que buscava explicar as dificuldades de aprendizagem em função da dinâmica nas relações familiares, especialmente no início da vida. Isso resultou na adoção de especialistas pelas escolas, responsáveis por operarem tanto no campo da prevenção quanto no da “correção" dos problemas de aprendizagem, supostamente decorrentes da vivência do aluno em ambientes familiares desordenados. Nesse contexto, a escola passa a adotar o modelo de intervenção psicológica no processo educativo, entendendo o fracasso como resultado de um desajuste no âmbito das relações familiares, e, portanto, passível de tratamento clínico. Patto ressalta que, se na abordagem genética o fracasso seria entendido como anormalidade, quando se considera o contexto familiar na sua desordem, o fracasso passa a ser o resultado de um desajuste, originando o rótulo criança-problema. A autora aponta para a necessidade de se quebrar o estigma de que o fracasso é culpa do aluno ou de sua família e alerta para a proporção muito maior dos determinantes institucionais e sociais na produção do fracasso escolar do que problemas emocionais, orgânicos e neurológicos. 

    C) O fracasso escolar é um problema social e politicamente produzido. 
    CORRETO - Maria Helena Patto, uma das principais estudiosas da temática, aponta que o fracasso escolar é um problema social e politicamente produzido, resultando de fatores sociopolíticos, resultantes da política educacional hegemônica, seletiva, elitista e excludente. A complexidade do fracasso escolar resulta das dimensões históricas, políticas, socioeconômicas, ideológicas e institucionais, bem como das dimensões pedagógicas, articuladas às concepções que fundamentam as dinâmicas do cotidiano escolar. Portanto, é preciso compreender o contexto no qual o fracasso foi produzido para, a partir disso, intervir.

    D)As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser medicadas para se adaptarem na escola e evitarem o fracasso escolar. 
    ERRADO – Essa concepção, baseada na busca de causas orgânicas para explicar o fracasso escolar, também é alvo de críticas da autora. Essa vertente aponta as causas orgânicas para explicar o fracasso escolar, utilizando a mensuração de indicadores de inteligência como parâmetros nas decisões dos educadores sobre o educando. O fracasso escolar passa a ser definido enquanto condição patologizante, como incapacidade, o que contribuiu para a segregação das diferenças. O insucesso era atribuído ao aluno a partir de suas limitações cognitivas. Nessa abordagem, de cunho biológico, atribui-se ao aluno a falta de aptidão necessária ao processo de aprendizagem, em função de um déficit orgânico. Essa visão evoluiu para a prática da medicalização como forma de correção de possíveis desvios. A autora aponta, ainda, que a partir da década de 1930, a psicologia adotou a prática de diagnóstico e tratamento dos desvios psíquicos, passando, assim, a justificar o fracasso ou a tentar impedi-lo por meio de programas psicológicos preventivos, baseados no diagnóstico precoce de distúrbios no desenvolvimento psicológico infantil, predominando a explicação psicologizante das dificuldades de aprendizagem. 

    E)As crianças de classes sociais mais baixas possuem uma carência cultural e, portanto, estão fadadas ao fracasso escolar sem que nada possa ser feito. 
    ERRADO – A autora também tece críticas à teoria da carência cultural como explicação para o fracasso escolar. Essa teoria se baseava na ideia de que certos valores, hábitos, crenças e habilidades tidas como típicas de uma classe social seriam mais adequados para um desenvolvimento psicológico sadio. Preconceitos e estereótipos norteiam uma prática pedagógica em que os indivíduos de classes menos favorecidas são considerados mais inconstantes, agressivos e desinteressados. A criança, produto da privação cultural, demonstra deficiências nas funções relacionadas às operações cognitivas. No âmbito dessa teoria está a tese de que a escola seria inadequada para as crianças carentes, já que professores da classe média se utilizavam de métodos destinados a crianças das classes favorecidas. É importante notar que na teoria da diferença cultural a responsabilidade da escola pelo fracasso fica limitada à sua inadequação à clientela. 

    Fontes: PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993. 
    BOSSA, Nádi. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. São Paulo: Artes médicas, 2011.

    Portanto, a letra C é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gabarito: C

    Comentando as alternativas:

    A

    O fracasso escolar possui causas orgânicas e deve ser atribuído exclusivamente aos problemas do aluno.

    O fracasso escolar - altos índices de repetência e evasão, baixo rendimento - possui diversas variáveis - em relação ao aluno: esforço, interesse e atitudes; em relação ao meio: condição financeira, cultural e estrutura familiar; em relação aos professores/escola: a gestão da escola, as práticas docentes, a formação dos professores. - não sendo possível relacionar de forma direta e exclusiva aos problemas do aluno.

    B

    As famílias desestruturadas configuram o principal motivo dos problemas de aprendizagem, que explica o fracasso da criança na escola.

    É mais amplo e complexo do que a questão estrutural da família. É um fator que impacta, mas não pode ser apontado como o principal motivo do fracasso da criança.

    C

    O fracasso escolar é um problema social e politicamente produzido.

    As diferenças sociais e de oportunidade provocam o fracasso escolar.

    D

    As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser medicadas para se adaptarem na escola e evitarem o fracasso escolar.

    A medicação deve ser feita apenas com acompanhamento médico e em casos em que seja realmente necessária.

    E

    As crianças de classes sociais mais baixas possuem uma carência cultural e, portanto, estão fadadas ao fracasso escolar sem que nada possa ser feito.

    Por mais que seja mais difícil para os que não tem poder aquisitivo, não é impossível que alcance sucesso escolar. A escola tem o papel fundamental de formar cidadãos críticos e preparados para transformar a realidade, reduzindo, inclusive, as diferenças sociais.


ID
3897841
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Escolas que aprendem: um guia para a quinta disciplina para educadores, pais e todos que se interessam por educação, Senge (2005) defende que, para o mundo melhorar, precisa-se de escolas que aprendam. As cinco disciplinas de aprendizagem para a mudança escolar propostas pelo autor são:

Alternativas
Comentários
  • domínio pessoal; visão compartilhada; modelos mentais; aprendizagem em equipe; e pensamento sistêmico

  • Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta as cinco disciplinas de aprendizagem para a mudança escolar propostas pelo autor Peter Senge, no livro “Escolas que aprendem: um guia para a quinta disciplina para educadores, pais e todos que se interessam por educação". 

    Em sua obra, o autor Peter Senge propõe uma teoria que privilegia o pensamento sistêmico e os modelos mentais. Afirma que o progresso das instituições está mais relacionado à capacidade de aprender dos indivíduos, do que com os recursos materiais, naturais ou com as competências tecnológicas. Contudo, ressalta que, para que escolas, famílias e empresas, se constituam em “organizações que aprendem", é preciso que aprender se constitua capacidade de reflexão e autotransformação, superando a reprodução de comportamentos ou memorização de conteúdos determinados. 
    Nessa perspectiva, aprender é um processo de crescimento integrado e integrante do sujeito. Implica o desenvolvimento de técnicas de aprendizagem agrupadas pelo autor em cinco “disciplinas", que constituem-se em práticas de aprendizagem, que modificam o sujeito através da aquisição de novas habilidades, experiências, conhecimentos e níveis de autoconsciência. De acordo com Peter Senge, os esforços para o desenvolvimento de capacidades de aprendizagem envolvem mudanças de técnicas e de comportamentos. Neste sentido, quando estamos aprendendo algo novo, também estamos pondo em causa e a trabalhando os nossos pressupostos e ideias estabelecidas. As cinco “disciplinas" propostas por Senge são: Domínio Pessoal, Visão Compartilhada, Modelos Mentais, Aprendizagem em equipe e Pensamento Sistêmico. O seu desenvolvimento ocorre em conjunto e o pensamento sistêmico é formulado como a disciplina que contém todas as outras, ao mesmo tempo em que está contido em cada uma. 

    Fontes: SENGE, P. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 2002. 
    SENGE, P. Escolas que aprendem: um guia da quinta disciplina para educadores, pais, e todos os que se interessam pela educação. Porto Alegre: Artmed, 2005. 

    Portanto, as cinco disciplinas de aprendizagem de Peter Senge são “domínio pessoal; visão compartilhada; modelos mentais; aprendizagem em equipe; e pensamento sistêmico". A letra B é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Peter Senge nos mostra quais são as cinco disciplinas, sendo uma complemento da outra, todas trabalham juntas com um só objetivo tornar uma organização que aprende, das cinco disciplinas apresentadas, o domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, e pensamento sistêmico


ID
3897844
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As contribuições de Gardner para a educação são evidentes quando se analisa as diversas formas de pensamento e inteligência. Acerca da relação entre a teoria das múltiplas inteligências e a educação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As escolas precisam oferecer uma educação padronizada para garantir que cada aluno desenvolva ao máximo seu potencial individual

  • INCORRETA - LETRA E

    As escolas precisam oferecer uma educação diversificada, tendo em vista a heterogeneidade das turmas, e proporcionar espaços lúdicos e potencializadores das aprendizagens.

  • Essa questão envolve conhecimento sobre a teoria das inteligências de Howard Gardner. Para respondê-la, o candidato deve assinalar a alternativa INCORRETA acerca da relação entre a teoria das múltiplas inteligências e a educação.
    A)O ambiente educacional precisa de ser amplo e variado, dependendo menos do desenvolvimento exclusivo da linguagem e da lógica. 
    ERRADO – Esta afirmação está correta. Gardner apresenta alternativas para algumas práticas atuais da educação, oferecendo uma base para o desenvolvimento de avaliações que sejam adequadas às diversas habilidades humanas, com uma educação centrada na criança, sendo que os currículos devem ser específicos para cada área do saber. O autor afirma que o ambiente educacional precisa de ser amplo e variado, dependendo menos do desenvolvimento exclusivo da linguagem e da lógica.
    B)A avaliação deve ser utilizada como instrumento do processo ensino -aprendizagem, e não apenas como testagem de conhecimentos. 
    ERRADO – Esta afirmação está correta. O autor distingue testagem e avaliação. Para ele, testagens frequentemente acontecem fora do ambiente familiar do sujeito que é submetido ao teste, enquanto a avaliação é um método pelo qual se realiza o levantamento de informações do cotidiano. A avaliação deve ser utilizada para informar ao professor quanto o aluno está aprendendo e para informar ao aluno sobre suas capacidades individuais, e não como uma forma de corrigir, reprovar ou aprovar o aluno.
    C)A avaliação deve ser ecologicamente válida, feita em ambientes e com materiais conhecidos pelas crianças.
    ERRADO – Esta afirmação está correta. Para Gardner, a avaliação deve favorecer métodos de levantamento de informações durante atividades do dia a dia. Segundo ele, a avaliação deve ser ainda ecologicamente válida, devendo ser feita em ambientes conhecidos e utilizando materiais conhecidos das crianças avaliadas.
    D)A avaliação não é um produto do processo educativo, mas é parte do processo educativo e do currículo. 
    ERRADO – Esta afirmação está correta. O autor propõe que a avaliação, ao invés de um produto do processo educativo, seja parte do processo educativo e do currículo, informando a todo momento de que modo o currículo deve se desenvolver.
    E)As escolas precisam oferecer uma educação padronizada para garantir que cada aluno desenvolva ao máximo seu potencial individual. 
    CORRETO – Esta é a afirmação INCORRETA. O autor defende uma educação centrada na criança e com currículos específicos para cada área do saber. Ele ainda levanta dois pontos importantes sobre a necessidade da individualização. O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial individual. 

    Fontes: GARDNER, Howard. Inteligências: Um conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 
    GARDNER, Howard. A Criança pré-escolar: como pensa e como a Escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 
    GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 
    GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994. 

    Portanto, a letra E é a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3897847
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Simaia Sampaio, no diagnóstico psicopedagógico clínico, uma etapa importante é a entrevista contratual. Para a autora, não faz parte desse momento do diagnóstico

Alternativas
Comentários
  • Teria que ler as obras da autora pra acertar.

    Correta letra C.

  • De acordo com a autora supracitada, a entrevista contratual - uma das etapas do diagnóstico psicopedagógico, é um contrato realizado com os pais ou os responsáveis do sujeito que será avaliado, cujo objetivo é colher os dados pessoais e ouvir a queixa que eles trazem sobre o problema que a criança vem apresentando, bem como fazer o enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência, honorários. Nesta etapa, colhe-se apenas os dados a-históricos, ou seja, o que está acontecendo neste momento sem entrar no histórico da criança, já que isto só será feito ao final do diagnóstico, em uma sessão chamada anamnese.
    A título de complementação, vejamos as demais etapas do processo:



     
    SAMPAIO, S. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico / Simaia Sampaio. Rio de janeiro: Wak Ed., 2009

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Quando a questão inicia com "Segundo fulano de tal" já me escorre uma lagrima.

  • Nunca ouvi falar dessa autora.

    Já não basta termos de ler e estudar os clássicos, é necessário lermos tudo o que escrevem sobre as temáticas em psicologia.


ID
3897850
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Sampaio (2009), a entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA) é a primeira sessão realizada com a criança. A respeito da EOCA, julgue os itens a seguir.


I. A EOCA tem o objetivo de investigar os vínculos que o sujeito tem com os objetos e os conteúdos da aprendizagem escolar.

II. As observações da primeira entrevista devem ser submetidas a uma verificação mais rigorosa ao longo do processo diagnóstico.

III. Por se tratar de uma primeira observação, o psicopedagogo não pode elaborar, a partir da EOCA, hipóteses diagnósticas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As duas primeiras assertivas estão corretas. O erro da terceira está em dizer que não se pode levantar hipóteses na primeira entrevista, sendo que é ao contrario.

  • De acordo com a autora supracitada, a etapa da entrevista operativa centrada na criança (EOCA), que é a primeira realizada com a criança, tem como objetivo investigar os vínculos que ela possui com os objetos e os conteúdos da aprendizagem escolar, observar suas defesas, condutas evitativas e como enfrenta novos desafios. Visa perceber o que a criança sabe fazer e aprendeu a fazer; tem a intenção de investigar o modelo de aprendizagem do sujeito. O que é obtido nesta primeira entrevista é um conjunto de observações que deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa, constituindo o próximo passo para o processo diagnóstico.
    Após a realização da EOCA, o psicopedagogo irá extrair o Primeiro Sistema de Hipóteses a partir das observações feitas, levando sempre em conta a dinâmica, a temática e o produto.  
    A título de complementação, vejamos as demais etapas do processo:


    SAMPAIO, S. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico / Simaia Sampaio. Rio de janeiro: Wak Ed., 2009


    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
3897853
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As provas operatórias visam a conhecer o desenvolvimento das funções lógicas da criança. Não é uma prova operatória a prova de

Alternativas
Comentários
  • Essa referência saiu de onde?

ID
3897856
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Sampaio (2009), a devolução psicopedagógica é uma comunicação verbal, feita aos pais e ao paciente, dos resultados obtidos por meio de uma investigação que se utilizou do diagnóstico para obter resultados. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta no que concerne a essa etapa diagnóstica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    "No que diz respeito ao psicodiagnóstico com crianças, segundo Ocampo et al (2001), a devolução deve ser dada aos pais e à criança que se submeteu à avaliação. É importante lembrar que o paciente precisa se sentir parte do processo de avaliação para colaborar durante os encontros com o psicólogo e também sentir-se menos ansioso por saber que terá um resultado final. Já para os pais do paciente a devolução é importante porque, na maioria das vezes, a consulta foi solicitada por eles e, portanto, é preciso ajudá-los a fazer a reintegração, atualizada e corrigida, da imagem do filho. Sob essa perspectiva, Cunha (2002) acrescenta que nas entrevistas de devolução o psicólogo deve ser capaz de observar problemas mais sérios que podem ser passíveis de um encaminhamento e, portanto, ter sensibilidade para um bom manejo da situação."

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v1n1/a09.pdf