SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Técnico em Enfermagem


ID
2841136
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma delícia que pode matar


Estamos falando da ostra — é claro. Uma criatura muito louca. Para começar, ela não apenas é hermafrodita, mas também ambivalente. Isto é, possui os órgãos reprodutores dos dois sexos e eles funcionam com a mesma intensidade. Durante a sua vida — que pode durar até 15 anos! — a ostra pode ser fêmea e depois macho e ir alternando entre ser macho e ser fêmea (...).

Bom, as revistas desta semana estão cheias de indicações de restaurantes que servem ostras e dos diversos modos de prepará-las. Mas por que nesta época? Porque estamos no inverno — em meses sem R. E essa é uma regrinha invertida. Na Europa, não se deve comê-las de maio a setembro, porque é o período de calor mais forte e, no hemisfério sul, sim, o ideal é comê-las de maio a agosto, porque são meses mais frios, menos prováveis de o calor facilitar a proliferação de bactérias que a ostra absorve da água, uma vez que se alimenta de plânctons e faz isso sugando e filtrando a água. Uma ostra adulta pode filtrar até 15 litros de água por dia. Imaginem de uma água contaminada! E quando isso acontece, o itinerário do gourmet que a apreciou é banheiro, UTI ou… cemitério. Sim, uma ostra envenenada é uma serial killer!

Reinaldo Paes Barreto. Disponível em: http://jblog.com.br/reinaldo/. Acesso em 05 ago. 2018.


Com base no texto, assinale a alternativa, cuja relação NÃO foi corretamente identificada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A.


    A conjunção em destaque possui valor ADITIVO e não de oposição. Ela não é só hermafrodita, mas ela também é ambivalente.


    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. 

  • mas também / como também ==> adição, inclusão.


ID
2841139
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Entre os anos 1960 e 1990, alguns países asiáticos, como a Coreia do Sul, aproveitaram seu bônus demográfico e desenvolveram-se de forma acelerada. O impulso se deu basicamente em razão do estímulo à educação: com uma mão de obra tecnicamente preparada. Esses países puderam dar um formidável salto econômico e hoje integram a vanguarda dos países emergentes. No Brasil, isso não aconteceu. O bônus demográfico foi desperdiçado por políticas erráticas de desenvolvimento, que menosprezaram a educação básica e, assim, comprometeram a produtividade dos trabalhadores.


O Estado de São Paulo, 02 ago. 2018. Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,ofim-do-bonus-demografico,70002426306. Acesso em 04 ago. 2018.


Nesse excerto, o objetivo primordial é

Alternativas
Comentários
  • (...)  O impulso se deu basicamente em razão do estímulo à educação: com uma mão de obra tecnicamente preparada.

  • Na minha avaliação esse é o tipo de questão que todas as alternativas podem ser consideradas corretas.

  • Sinceramente, não foi só isso que deu para concluir do texto e mais de uma alternativa seria válida. Gab.C

  • muita subjetividade

  • Subjetividade e estar distante da clareza de uma resposta direta é a assinatura da UFU. Principal "problema" de provas deles é isso. Muita interpretação pesada e sempre parece ter mais de uma resposta. É sempre uma resposta certa e uma mais certa e uma mais certa ainda. Dificil é achar a melhor.

  • Também achei de subjetivo!

  • O texto deixou claro que o desenvolvimento de um país se dá pela educação. Diferente deste governo fascista que almeja privatizar o ensino. Sucateando-o

  • Pobre Brasil, muitos anos perdidos em que PT, PSDB e outros de esquerda não se preocuparam em nos dar uma educação adequada!

  • Ohhh Folha de São Paulo ! De qdo faziam poucas análises realistas.

ID
2841142
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Os últimos índices do IBGE assinalam que temos, hoje, no Brasil, entre desempregados e desistentes de buscar empregos, cerca de 66 milhões de brasileiros. (...) Chegamos ao futuro e o Brasil não espelha a grandeza da pátria. Além dos 66 milhões de desempregados, o Brasil apresenta, qualquer que seja o parâmetro utilizado, um dos maiores índices de desigualdade econômica e social do mundo. O tal índice de Gini, aqui virou a Geni, codinome do povo brasileiro, que de uns tempos para cá só recebe pedrada.

ADHEMAR BAHADIAN. Os bestializados, Jornal do Brasil, 5 ago. 2018. Disponível em: http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/08/05/os-bestializados/. Acesso em 05 ago. 2018.


Nesse fragmento de texto, o autor se vale de recursos por meio dos quais se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D.


    Estabelece uma relação com mais de um texto: IBGE e seus dados e também com o índice de Gini, logo alternativa correta letra "D."

  • Além do próprio hino nacional, em "Chegamos ao futuro e o Brasil não espelha a grandeza da pátria."

  • alem da música geni e o zepelim de chico buarque de holanda

  • Não é o autor que “se explica” e sim a relação dos recursos utilizados com outros textos.

    “o autor se vale de recursos por meio dos quais se":

    A) explica a partir de outros textos pré-existentes. É DIFERENTE DE ...

    D) estabelecem relações com outros textos pré-existentes. CORRETO


ID
2841145
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há quem se insatisfaça com a interferência estatal na vida privada, que não se resume ao caso das crianças e dos adolescentes e à limitação dos direitos decorrentes do poder familiar, mas isso existe em diversas outras normas legais no nosso sistema jurídico, sem que haja qualquer irregularidade nisso.

      Outrossim, há que se considerar a possível aplicação do artigo 268 do Código Penal, já que as vacinas para o público infanto-juvenil estão inseridas no Programa Nacional de Imunizações. Afora as considerações legais, há que se levar em conta as consequências fáticas da negativa injustificada, ou seja, aquela que não é motivada por critérios médicos.

Inglacir Delavedova. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ opiniao/2018/08/pais-que-nao-vacinam-os-filhos-devem-ser-multados-sim.shtml. Acesso em 4 ago.2018.


O termo em destaque, “outrossim”, relaciona os dois parágrafos, 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B.


    Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, logo estabelece uma ideia de acréscimo, acrescentando um novo argumento.

  • Não contraria, não explica e nem conclui a ideia exposta no parágrafo anterior. Outrossim é uma conjunção que liga os parágrafos e é utilizada pra acrescentar uma ideia ao texto.

  • OUTROSSIM: do mesmo modo, além disso, igualmente... acrescenta ideia

    ATONIMO de:

    A DESPEITO DE: a pesar de, não obstante... expressa ideia contrária


ID
2841148
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A maioria dos migrantes longe do país natal há algum tempo sabe como é ficar um pouco enferrujado na sua língua de origem. O processo parece óbvio: quanto mais tempo se está fora, mais dificuldade se enfrenta. Mas isso não é tão preto no branco.

Na verdade, a ciência que explica por que, quando e como perdemos nossa língua, é complexa e frequentemente contraintuitiva. O período fora nem sempre importa. Já socializar com outros falantes de nossa língua materna no exterior pode piorar a habilidade com esse idioma. E fatores emocionais, como trauma, podem ser o principal motivo (...).

Schmid pesquisa o atrito de linguagem, um crescente campo de estudo que investiga o que nos leva a esquecer a língua materna. Na infância, o fenômeno é relativamente fácil de explicar, já que o cérebro nessa fase é mais flexível e adaptável. Até por volta dos 12 anos, a habilidade linguística é mais suscetível a mudanças. Estudos com pessoas adotadas por estrangeiros mostram que crianças com até 9 anos podem esquecer completamente a primeira língua quando retiradas de seu país de origem.

Mas, em adultos, é pouco provável que a língua nativa desapareça completamente, exceto em circunstâncias extremas. Por exemplo, Schmid entrevistou judeus alemães idosos que se refugiaram da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido e nos Estados Unidos. O que mais influenciou suas habilidades linguísticas não foi quanto tempo eles passaram no exterior ou a idade com que deixaram seu país, mas sim a intensidade do trauma como vítimas da perseguição nazista (...).

Mas a fluência na língua materna também está fortemente relacionada a como gerenciamos diferentes idiomas no cérebro. "A diferença fundamental entre o cérebro do monolíngue e do bilíngue é que, quando você se torna bilíngue, você tem que criar algum tipo de módulo de controle para poder fazer a troca", diz Schmid (...).

Trocar de língua não é, obviamente, o mesmo que esquecer. Mas Schmid argumenta que, com o passar do tempo, esse vai e vem informal pode dificultar a permanência do cérebro em uma única linha linguística quando necessário: "Você se vê numa acelerada espiral de mudança de língua".

Sophie Hardach. Texto disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ ciencia/como-traumas-e-conviver-com-compatriotas-podem-nos-fazer-esquecer-a-lingua-materna-no-exterior,e4da1d6c4dac5a5a056dde6 d15e9d949r5eql1k8.html. Acesso em 05 ago. 2018.


Com base no texto, NÃO é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A


    "Já socializar com outros falantes de nossa língua materna no exterior pode piorar a habilidade com esse idioma."

  • Na verdade, segundo o texto, pode piorar a habilidade com esse idioma. Logo, gabarito: A

  • Gab.: A

    a socialização com outros falantes de mesma língua materna no exterior sempre ajuda a preservar a língua nativa.

    No texto....

    (Na verdade, a ciência que explica por que, quando e como perdemos nossa língua, é complexa e frequentemente contraintuitiva. O período fora nem sempre importa. Já socializar com outros falantes de nossa língua materna no exterior pode piorar a habilidade com esse idioma. E fatores emocionais, como trauma, podem ser o principal motivo (...). )

  • Na verdade, segundo o texto, pode piorar a habilidade com esse idioma. Logo, gabarito: A


ID
2841154
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Brasil, a Polícia Federal estima que cerca de 500 venezuelanos entrem diariamente pela fronteira. Porém, o movimento está menor do que em janeiro, quando até 1.200 pessoas fugiam todos os dias da crise no país vizinho. No primeiro semestre deste ano, 56.740 venezuelanos procuraram legalizar sua situação no Brasil quando solicitaram refúgio ou visto de residência temporária.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/ 2018/08/19/aumento-restricoes-imigracaovenezuelanos.htm?utm_source= chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias&cmpid=copiaecola. Acesso em 19 ago. 2018.Adapatado.


O tempo verbal expressa o momento em que um fato acontece. A partir dessa consideração e dos termos destacados no trecho, assinale a alternativa cujo tempo verbal expressa um fato incerto no presente.

Alternativas
Comentários
  • Presente do Subjuntivo - GABARITO: LETRA A.


    que eu entre

    que tu entres

    que ele entre

    que nós entremos

    que vós entreis

    que eles entrem

  • Muito bom Arthur!

  • Presente do Subjuntivo: Hipótese

  • O próprio texto da a resposta...

    Fugiam foi em janeiro deste ano e procuraram e solicitaram foi no primeiro semestre.

    Apenas entrem acontece no presente.

  • Resposta: Letra A


    Pois bem, a questão pede para que identifiquemos o verbo que esteja no tempo presente e demonstre incerteza.

    O Presente do Subjuntivo é a flexão verbal geralmente empregada em "orações que exprimam dúvida, desejo, fato provável" no tempo presente (Rodrigo Bezerra, in Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, 2017, p. 290).

    Ex: Queira Deus que eles estejam bem.


    Na questão, poderíamos desenvolvê-la da seguinte forma:


    "No Brasil, a Polícia Federal estima que cerca de 500 venezuelanos entrem (verbo no tempo presente designando sentido de dúvida, incerteza) diariamente pela fronteira."

  • Estima=hipotese


ID
2841157
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a obra em si [“Microcontos”, organizado por Lucas Palhão], concluí ontem a leitura. E é surpreendente pela criatividade de todos os envolvidos e apreciável talento. A coerência e a coesão que dão a esse amálgama autoral uma ideia clara de unidade são elogiáveis, dignas de admiração. Sem que isso represente prejuízo da identidade e estilo dos autores nas sequências dos microcontos. Por ser microcontos, seria praticamente impossível manter a concentração para ler um posterior microconto se diverso ao tema. Explicando melhor, suponhamos que estivéssemos lendo uma história sobre um amor de verão, curtíssima, no exato momento do término, passamos a ler uma outra curtíssima sobre corrupção; tenho certeza que seguindo tal falta de linearidade, no quinto ou no sexto microconto não saberíamos mais qual era o primeiro lido e, provavelmente, não atentaríamos para sentido de ligação no microconto lido no futuro. Terminada a leitura, iria ser como se não tivéssemos lido nada.

WLD, 21 dez. 2015. Disponível em: https://wldexilado.wordpress.com/2015/ 12/21/microcontosvol-1-lucas-palhao-e-autores/. Acesso em 10 jun. 2018 (adaptado).


Mesmo coexistindo vários microcontos de diversos autores, é possível, segundo o texto, vislumbrar “uma ideia clara de unidade”. A razão para o efeito de unidade justifica-se em razão da

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D

    Mas pra mim seria a C

    "E é surpreendente pela criatividade de todos os envolvidos e apreciável talento. A coerência e a coesão que dão a esse amálgama autoral uma ideia clara de unidade são elogiáveis,...,"



  • Por ser microcontos, seria praticamente impossível manter a concentração para ler um posterior microconto se diverso ao tema.

  • Manutenção temática: repetição do tema ao longo do texto através da utilização de tópicos integrados ao tema.

    Fonte: http://www.pucrs.br/edipucrs/leituraecognicaomc/manutencao_tematica.htm

  • progressão temática é um procedimento utilizado pelos enunciadores para dar sequência a seus textos, orais ou escritos. Ela consiste em fazer o texto avançar apresentando informações novas sobre aquilo de que se fala, que é o tema.Um requisito para a construção do texto, conhecido por todos os falantes, é que ele tenha unidade temática (mantenha ‘o fio da meada’), e, ao mesmo tempo, apresente informações novas sobre o tema.

    FONTE:http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/progressao-tematica

  • Solicitei comentário do Professor. Queria saber qual a justificativa plausível para que o gabarito da banca seja a letra D e não a letra C.


ID
2841160
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As aspas são utilizadas com variadas funções. A seguir, há vários títulos de notícias que utilizam aspas.

Assinale a alternativa que apresenta uma função das aspas diferente das demais funções contempladas pelo restante das alternativas.

Alternativas

ID
2841163
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os 20 milhões de itens expostos ao público, objetos de pesquisa e testemunhas à mão da memória e da História do Brasil, ainda ardiam no incêndio que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, por não haver água nos hidrantes do prédio, e vários oportunistas já vinham à tona para se aproveitarem da tragédia.

O esqueleto de Luzia, a mulher mais antiga do continente, resistente a 12 mil anos de intempéries, era apenas uma imagem virtual quando os repórteres dos telejornais, enfrentando a desinformação absoluta com a necessidade de falar alguma coisa, noticiaram que a polícia terá de descobrir e revelar se o incêndio foi acidental ou criminoso. Truísmo é pouco para definir essa platitude. Minhas senhoras, meus senhores, o que se assistiu na noite de domingo passado foi ao assassinato sem piedade de milhares de anos da História do País e da humanidade pelas castas que dilapidam há séculos o patrimônio público. A documentação do registro da passagem do mamífero bípede, impropriamente definido como racional, e da identidade nacional de uma pretensa civilização, instalada nestes tristes trópicos em substituição à barbárie dos silvícolas, anterior a ela, virou cinzas molhadas pelos jatos impotentes de uma escada de bombeiros jorrando água suficiente para apagar uma fogueira junina, se muito.

NÊUMANNE, José. Incêndio do Museu Nacional foi um crime. O Estado de S. Paulo, 05 de set. 2018. Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/ noticias/geral,incendio-do-museu-nacional-foi-um-crime,70002488267. Acesso em 05 set. 2018


No trecho “Os 20 milhões de itens expostos ao público, objetos de pesquisa e testemunhas à mão da memória e da História do Brasil, ainda ardiam no incêndio que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, por não haver água nos hidrantes do prédio [...].”, a passagem destacada pode ser reescrita, sem prejuízo de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Porquanto e uma conjunção causal e pode ser substituída por:pois,porque,visto que,como, uma vez que , na medidaem que, haja vista que, já que.


    Conquanto e uma conjunção concessiva e pode ser substituída por: embora, não obstante, ainda que,mesmo que,se bem que,posto que,por mais que, por pior que,apesar de que,a despeito de,malgrado, em que se pese.

  • Dona Flor!! VOU DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFESOR DE PORTUGUÊS, MEU COMENTÁRIO É APENAS COM BASE EM ESTUDOS E TENTANDO AJUDAR OS AMIGOS.


    C) O PORQUANTO também pode possuir valor EXPLICATIVO, e no caso em questão é isso que ocorre, com o valor de PORQUE.


    D) O CONQUANTO tem valor CONCESSIVO, a segunda frase deveria contrariar a primeira para ter esse valor, mas não é o que ocorre, por isso está errada.


    ESPERO TER AJUDADO E NÃO ATRAPALHADO.

  • Porquanto - explicação, justificação (porque, visto que, já que)


    Conquanto - contrário à afirmação (embora, se bem que)

  •  por não haver água nos hidrantes do prédio [...] 

    Oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo. 

    Transcrevendo-a fica: Porquanto não havia água nos hidrantes do prédio


ID
2841166
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tabela abaixo apresenta sequências de teclas de atalho aplicadas no aplicativo MS Word 2007.


Sequência de atalho

I. CTRL+ A

II. CTRL+ B

III. CTRL+ X

IV. CTRL+ Y

V. CTRL+ Z


Descrição da ação

( ) Refazer a digitação.

( ) Recortar texto selecionado.

( ) Abrir documento.

( ) Desfazer a digitação.

( ) Salvar documento.


Correlacione a sequência de teclas de atalho com a descrição da ação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D


ID
2841169
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para gerenciamento de energia do computador, o MS Windows 7 oferece muitas opções, conexões e configurações diferentes que podem resultar na disponibilização de diferentes modos de economia de energia.


Assinale a alternativa que NÃO é considerada um modo de economia de energia.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que não exista modo silencioso!

  • O Windows tem diversos modos de economia de energia. Configurações dos seguintes modos:


    Modo de suspensão: Por padrão, quando o botão Liga/Desliga é pressionado, o Windows entra no modo de suspensão. Isso salva na memória a sessão de trabalho atual e deixa o computador em um estado de baixa energia para que você possa continuar o trabalho rapidamente quando retornar ao computador.

    Modo de suspensão híbrida: Suspensão híbrida é um estado de baixa energia que ajuda a proteger programas e documentos abertos enquanto o computador está no modo de baixa energia. Em suspensão híbrida, o Windows salva os documentos e programas abertos na memória e no disco rígido.

    Modo de hibernação: Hibernação é um estado de economia de energia que salva no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. Quando você estiver pronto para usá-lo novamente, o computador sairá rapidamente da hibernação e restaurará os programas e documentos abertos que foram salvos. Entre todos os estados de economia de energia no Windows 7, hibernação é o que usa a menor quantidade de energia.

    Modo ausente: O modo ausente permite que o computador continue a executar tarefas, como gravar programas de TV agendados ou compartilhar vídeo e música, enquanto aparenta estar desligado.


    Fonte: < https://support.hp.com/br-pt/document/c01894414 >

  • Para os não assinantes: Gab letra A.

  • Modo silencioso so no celular

  • Modo silencioso nunca vi no Windows.


    O modo suspender salva os programas e deixa o computador em estado de baixa energia pronto para voltar a qualquer momento.

    O modo hibernar desliga o computador e salva os arquivos que estão no PC.


  • silencioso???


ID
2841172
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para alterar a largura da coluna, usando o mouse, coloque o cursor no lado direito do limite da coluna que se deseja mover até que ele se torne um cursor de redimensionamento (seta com duas cabeças) e arraste o limite até que a coluna tenha a largura desejada.


Considerando-se o ajuste manual da largura da coluna de uma tabela no MS Office Word 2007, assinale a alternativa que descreve o que acontece com a segunda coluna quando o mouse é posicionado na margem direita dessa coluna, e o ponteiro de redimensionamento é arrastado em direção ao lado esquerdo.

Alternativas
Comentários
  • (C)


    Haverá diminuição da largura.

    *Favor não Acabar com a versão antiga do QC*

  • Que fácil


ID
2841178
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos sobre Internet e suas ferramentas, marque V se a afirmativa for verdadeira ou F se for falsa.


( ) Um usuário doméstico faz acesso à Internet por meio de um serviço contratado de acesso por fibra ótica. Esse acesso, disponibilizado pelo serviço contratado, é realizado pelo provedor.

( ) Um worm é um arquivo de texto armazenado no computador de um usuário a pedido de um servidor da web, permitindo que um site armazene informações no computador do usuário e depois as recupere.

( ) No caso de se utilizar de um servidor proxy firewall para acessar um sítio na Internet, o cliente não troca pacotes de informações diretamente com o servidor solicitado.

( ) Para acessar conteúdos disponíveis, um usuário deve dispor de um aplicativo conhecido por cliente de e-mail.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A - Correto

    B - Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores.

    C - Correto

    D - Para acessar os conteúdos disponíveis o usuário necessita apenas de um "browser", assim como acesso à internet.


    Gabarito - C (V, F, V, F)

  • (V) Um usuário doméstico faz acesso à Internet por meio de um serviço contratado de acesso por fibra ótica. Esse acesso, disponibilizado pelo serviço contratado, é realizado pelo provedor.

    O provedor de internet é um serviço online que oferece ferramentas básicas de hospedagem, servidor de e-mail, mecanismos de buscas, etc.. É necessário um provedor para que o usuário acesse à internet.


    (F) Um worm é um arquivo de texto armazenado no computador de um usuário a pedido de um servidor da web, permitindo que um site armazene informações no computador do usuário e depois as recupere.

    Esse é o conceito de cookie.


    (V) No caso de se utilizar de um servidor proxy firewall para acessar um sítio na Internet, o cliente não troca pacotes de informações diretamente com o servidor solicitado.

    Exatamente isso, o proxy fica intermediando a conexão do usuário com a internet, basicamente funciona como firewall e filtro de conteúdo.


    (F) Para acessar conteúdos disponíveis, um usuário deve dispor de um aplicativo conhecido por cliente de e-mail.

    Não precisa de aplicativo, você mesmo pode acessar o outlook agora (por meio do browser) e verificar seu e-mail.


    GABARITO LETRA C)


    Bons estudos galera ..

  • Para os não assinantes: (V) Um usuário doméstico faz acesso à Internet por meio de um serviço contratado de acesso por fibra ótica. Esse acesso, disponibilizado pelo serviço contratado, é realizado pelo provedor.

    (F) Um worm é um arquivo de texto armazenado no computador de um usuário a pedido de um servidor da web, permitindo que um site armazene informações no computador do usuário e depois as recupere.

    (V) No caso de se utilizar de um servidor proxy firewall para acessar um sítio na Internet, o cliente não troca pacotes de informações diretamente com o servidor solicitado.

    (F) Para acessar conteúdos disponíveis, um usuário deve dispor de um aplicativo conhecido por cliente de e-mail.

    Gab letra C.

  • Rhuan, acredito que o item D esteja errado porque "Para acessar os conteúdos disponíveis" o usuário precisa de um "browser" e uma conexão a internet, não do Outlook, que é um tipo de aplicativo de Cliente de Email

  • (V) Um usuário doméstico faz acesso à Internet por meio de um serviço contratado de acesso por fibra ótica.

    Esse acesso, disponibilizado pelo serviço contratado, é realizado pelo provedor.


    (F) Um Worm é um arquivo de texto armazenado no computador de um usuário a pedido de um servidor da web, permitindo que um site armazene informações no computador do usuário e depois as recupere.


    (V) No caso de se utilizar de um servidor proxy firewall para acessar um sítio na Internet, o cliente não troca pacotes de informações diretamente com o servidor solicitado.


    (F) Para acessar conteúdos disponíveis, um usuário deve dispor de um aplicativo conhecido por cliente de e-mail.

  • se tivesse um "pode" ao invés de "deve" estaria certo a última

  • Worm é um verme que não precisa de hospedeiro e danifica o computador.


  • Não entendi a terceira!

  • A letra D não poderia ser mais vaga. Conteúdo disponível pode ser qualquer coisa disponível na internet, que, obviamente, não é preciso cliente de email para acessar.

  • GAB C


ID
2841181
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as diferenças entre exoneração e demissão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Até aonde eu entendo, demissão é quando a Administração Pública desliga o servidor e a exoneração é quando o servidor pede sua saída. Me corrijam se eu estiver errado...

  • Art. 20. Omissis

    § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.


    Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.


    Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.


    Dispositivos extraídos da Lei 8.112/1990.

  • a demissão tem caráter punitivo, a exoneração não tem caráter punitivo.

  • Edemir Flores, demissão é punição e exoneração apenas desligamentos, ou seja, a administração pública pode sim exonerar, o servidor é que não pode se demitir, apenas pedir exoneração.

  • Não entendi a letra A "a demissão não poderá ser aplicada ao servidor não estável."

  • Gab.: C


    O servidor estável não só pode ser exonerado como também demitido, considerando-se que demissão é punição por falta grave, e exoneração é desligamento, sem qualquer caráter punitivo ou por insuficiência de desempenho.

  • De acordo com o professor Francisco Saint Clair Neto, a demissão é ato administrativo que determina a quebra do vínculo entre o Poder Público e o agente, tendo caráter de penalidade, quando do cometimento de falta funcional pelo servidor, todavia, a exoneração, se revela como ato administrativo, que determina, do mesmo modo a quebra do vínculo entre o Poder Público e o agente, mas sem o caráter punitivo, podendo se dar por iniciativa do Poder Público ou do agente, que também é apto a pedir a sua exoneração.


    A lei 8.112/90 disciplina a exoneração no artigos 20 e 34, já a demissão consta do art.132.

    Gabarito: C

  • Allan Amorim, por isso que essa alternativa é incorreta, justamente por que pode ser demitido o servidor não estável.

  • Essa questão foi mal formulada. Me deixou com dúvidas.

  • Nesses tipos de questão sempre tem de ficar mais atento nas opções mais completas, geralmente são os gabaritos

    Gab C

  • Alan Amorim acredito que seja porque na letra "A" a questão AFIRMA que a demissão NÃO poderá ser aplicada ao servidor NÂO estável, porém, acho que caso ele cometa algum ato íprobo (falta grave, ele ficou injuriado perdeu a paciência e matou um outro servidor dentro da repartição) por exemplo, ele terá que ser punido, será demitido independente de estar em estágio probatório. Não sei explicar mais espero que tenha ajudado.


    Bons estudos!

  • Eu sou servidora do Município, estou no cumprimento do estágio probatório, quando eu passar para em outro concurso posso pedir a Vacância do meu cargo ou posso pedir exoneração.

  • Gabarito: C.

    a demissão tem caráter punitivo, a exoneração não tem caráter punitivo.

  • Letra c

    A exoneração pode ser a pedido por isso a questão está certa.

  • "...e exoneração é desligamento, sem qualquer caráter punitivo ou por insuficiência de desempenho."

    Ué.....uma das formas de Exoneração é com Reprovação em estágio probatório. No estágio é avaliado o desempenho do servidor. Logo, se ele for insuficiente, ele será reprovado e, consequentemente, exonerado.

    Raciocinei desta forma e me lasquei.

  • Questão era pra ter sido anulada, eu marquei a B :(

  • Pelo que entendi, nesse caso o servidor estável só poderá ser EXONERADO se for a pedido, de ofício só quem estiver em estiver em EP ou não tiver entrado em exercício.

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

    E os casos de demissão podem ser aplicados tanto ao servidor em EP quanto ao estável, pois tem caráter de punição.]

    Gabarito C

  • A questão trata das diferenças entre os institutos da demissão e da exoneração de servidor público. Tanto a exoneração quanto a demissão são atos administrativos que encerram o vínculo do servidor com o cargo, ocasionando a vacância do cargo. É importante, contudo, não confundir os dois institutos.


    A demissão é ato administrativo de caráter punitivo. É sanção aplicada ao servidor em caso da prática de falta ou infração funcional grave punível com demissão, na forma da lei.

    Os servidores públicos estáveis ou não estáveis podem ser demitidos caso, após regular processo administrativo em que seja garantido ao servidor o direito à ampla defesa, este seja sancionado com pena de demissão pela prática de falta grave.

    A exoneração é a dispensa do servidor do cargo público a pedido do próprio servidor ou por ato de ofício da Administração Pública, sem caráter punitivo. A exoneração não tem caráter punitivo.



    A exoneração por ato de ofício da Administração Pública pode ocorrer nas seguintes hipóteses:

    1. Em caso de servidores ocupantes de cargo em comissão, a exoneração pode acontecer a qualquer tempo por ato de ofício da autoridade competente, já que os cargos em comissão são cargos de livre nomeação e exoneração;

    2. No caso de servidores ocupantes de cargos públicos efetivos e que não sejam estáveis, a exoneração pode ocorrer caso o servidor, aprovado em concurso público e convocado para o cargo, não entre em exercício no cargo no prazo legal;

    3. No caso de servidores ocupantes de cargos públicos efetivos e não estáveis, podem ser exonerados por ato de ofício da Administração Pública caso sejam inabilitados em estágio probatório;

    4. Exoneração de servidores não estáveis para fins de cumprimento dos limites legais de despesa pública com pessoal, na forma do artigo 169, §3º, II, da Constituição Federal;

    5. Exoneração de servidores estáveis para garantir o cumprimento dos limites legais de pessoal, na forma do artigo 167, §4º, da Constituição Federal, excepcionalmente, caso outras medidas para redução de despesas com pessoal não sejam suficientes.


    Em regra, o servidor estável não pode ser exonerado. O artigo 169 da Constituição Federal, contudo, com redação dada pela Emenda Constituição nº 19/1998, prevê hipótese de exoneração de servidores não estáveis e estáveis como medida de controle de orçamentário de gestos públicos.

    O artigo 169 da Constituição Federal determina que os gastos com pessoal da União, Estados, Distrito Federal e Municípios não pode ultrapassar os limites estabelecidos em lei complementar.


    Para o cumprimento dos limites máximos previstos em lei complementar de despesa com pessoal, os entes federados podem tomar as seguintes providências: i) reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança; ii) exonerar servidores não estáveis.

    Apenas se essas medidas não forem suficientes, será possível a exoneração de servidores estáveis por ato de ofício da Administração Pública com a finalidade de garantir o cumprimento dos limites legais de despesa pública com pessoal, na forma do artigo 169, §4º, da Constituição Federal.



    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) a demissão não poderá ser aplicada ao servidor não estável.

    Incorreta. A demissão poderá ser aplicada ao servidor não estável no caso de prática de falta grave punível com demissão.


    B) a exoneração é admitida quando o servidor pratica irregularidades no estágio probatório.

    Incorreta. A exoneração de servidor não estável é possível se este for inabilitado em estágio probatório. A mera prática de irregularidade praticada durante o estágio probatório não autoriza a exoneração do servidor.


    C) o servidor estável não só pode ser exonerado como também demitido, considerando-se que demissão é punição por falta grave, e exoneração é desligamento, sem qualquer caráter punitivo ou por insuficiência de desempenho. 

    Correta. De fato, nas hipóteses previstas na lei e na Constituição, o servidor estável pode ser demitido e exonerado, sendo a demissão medida punitiva aplicável em caso de falta grave e a exoneração medida sem caráter punitivo. Essa alternativa é a mais correta e, portanto, a melhor resposta para a questão. A alternativa, todavia, não é muito bem redigida, dado que, no final da alternativa, a expressão “ou por insuficiência de desempenho" é confusa e não guarda sentido com o restante da afirmativa.


    D) a demissão poderá ser aplicada mesmo naqueles casos em que a lei prevê a pena de advertência.

    Incorreta. Por força do princípio da legalidade a demissão só pode ser aplicada nas hipóteses previstas em lei. Não é possível a aplicação de pena de demissão quando a lei determina a aplicação de pena de advertência ao servidor.




    Gabarito do professor: C


ID
2841184
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a lei 8112/90, em 180 (cento e oitenta) dias, prescreve a ação disciplinar para a infração administrativa punível com

Alternativas
Comentários
  • 5 ANOS

    ~> DEMISSÃO

    ~> DESTITUIÇÃO DE CARGO EM COMISSÃO

    ~> CASSAÇÃO DA APOSENTADORIA


    2 ANOS

    ~> SUSPENSÃO


    180 DIAS

    ~> ADVERTÊNCIA

  • Da série SE LIGA NA FITA:


    Ação Disciplinar - Prescrição (art. 142)

    Advertência: 180 dias

    Suspensão: 2 anos

    Demissão, Cassação de aposentadoria ou disponibilidade, Destituição de cargo em comissão: 5 anos


    Ação Disciplinar - Cancelamento do Registro da Penalidade (art. 131)

    Advertência: 3 anos

    Suspensão: 5 anos

    Demissão, Cassação de aposentadoria ou disponibilidade, Destituição de cargo em comissão: Não se aplica, né fii? o cabra já saiu do serviço público!

  • De acordo com o professor Francisco Saint Clair Neto, no regime da Lei nº 8.112/90, e no trato da prescrição, há que se observar, de início, que a lei cuidou da prescrição do direito de ação ou do direito de petição, no Capítulo VIII, do Título III, arts. 104 a 115, quando, por inércia do servidor, poderá ocorrer inclusive o perecimento do direito. Por outro viés, tratou a mencionada lei da prescrição da ação disciplinar, no Capítulo V do Título IV, art. 142, incisos e parágrafos, e desde que comprovada a omissão da Administração, a prescrição atua como garante da segurança jurídica.


    Gabarito: B

  • 1825

    35

  • 18025 ---> 1 + 0 + 2 + 5 = 8

    35 ---> 3 + 5 = 8, também.

  • Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

  • Advertência - 180 dias.

    Suspensão - 2 anos.

    Demissão - 5 anos.

    Cancelamento do registro:

    Advertência - 3 anos;

    Suspensão - 5 anos;

    Demissão - 5 anos.

  • Gabarito letra b).

    LEI 8.112/90

    Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    * DICA QUE VI AQUI NO QCONCURSOS: Se falar em prescrição, lembre-se do número "1825".

    "180" = Advertência.

    "2" = Suspensão.

    "5" = Demissão, Cassação de Aposentadoria ou Disponibilidade e Destituição de Cargo em Comissão.

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • 5 anos casos mais complexos

    cassar aposentadoria, demissão, destituição de cargo em comissão.

    2 anos caso de complexidade medina

    suspensão

    180 dias caso baixa complexidade

    advertência

  • Questão trata da prescrição disciplinar e deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    O enunciado menciona o prazo de prescrição concernente à penalidade de advertência, senão, vejamos:

    Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    (...)

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    Diante disso:

    A alternativa “A” está incorreta, tendo em vista que a ação disciplinar concernente à cassação de aposentadoria prescreverá em cinco anos, nos moldes do inciso I do art. 142.    

    A alternativa “B” está correta, nos moldes do dispositivo legal sobredito.

    A alternativa “C” está incorreta, tendo em vista que a ação disciplinar concernente à destituição de cargo em comissão prescreverá em cinco anos, nos moldes do inciso I do art. 142.    

    A alternativa “D” está incorreta, tendo em vista que ação disciplinar prescreverá em dois (dois) anos, quanto à suspensão, nos moldes do inciso II do art. 142.     

    GABARITO DA QUESTÃO: B.

  • Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.


ID
2841187
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública, ao se recusar a receber determinada documentação de uma pessoa que pleiteia algo no órgão público, deverá, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.784


    Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

    I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

    II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;

    III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública;

    IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;

    V - decidam recursos administrativos;

    VI - decorram de reexame de ofício;

    VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;

    VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo.

    § 1o A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.


    Gabarito: A

  • Gab A


    Mas me embolei nessa

  • Lei 9.784


    Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

    I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

    II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;

    III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública;

    IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;

    V - decidam recursos administrativos;

    VI - decorram de reexame de ofício;

    VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;

    VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo.

    § 1o A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.

    estratergia concursos

  • PRA QUEM NÃO VIU A RELAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS COM A QUESTÃO:

    Art. 5º, Lei 9.784 (Lei do Processo Administrativo)

    Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

  • Cara, que enunciado mais confuso.

  • Art. 6º, Lei 9.784 (Processo Administrativo)

    Parágrafo Único: É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

  • A questão trata do recebimento de documentos pela Administração Pública. O tema é regulamentado pelo artigo 6º, parágrafo único, da Lei 9784/1999.


    Em regra, a Administração Pública não pode deixar de receber documentos. Eventual recusa a receber documentos deverá ser motivada. Isso porque é vedado à Administração Pública recusar-se a receber documentos apresentados pelo administrado de forma imotivada.

    Além disso, caso existam falhas na apresentação do documento que dificultem ou impossibilitem o recebimento destes, deve o servidor orientar o interessado sobre eventuais falhas nos documentos a serem supridos.


    Com efeito, determina o artigo 6º, parágrafo único, da Lei nº 9.784/1999 que “é vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas".



    O enunciado da questão requer que seja assinalada a alternativa que aponta como deve agir a Administração Pública no caso de recusa ao recebimento de documento. Vejamos as alternativas da questão:


    A) motivar o ato administrativo de recusa por ela exarado e ainda orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

    Correta. A recusa de documentos deve ser sempre motivada, sendo vedada a recusa imotivada e deve ainda o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas para que o documento possa ser recebido, na forma do artigo 6º, parágrafo único, da Lei nº 9.784/1999.


    B) orientar o interessado apenas a suprir eventuais falhas.

    Incorreta. Além de orientar o interessado a suprir eventuais falhas, é preciso que o ato de recusa a receber documento seja motivado.


    C) recusar, em qualquer situação e/ou circunstância em que se depare com informações públicas, sem motivação, a receber documentação do interessado.

    Incorreta. É vedado à Administração Pública recusar-se a receber documentos sem motivação. 


    D) direcionar o interessado a cobrir eventuais falhas e receber a documentação por ele encaminhada ao órgão público. 

    Incorreto. A recusa deverá ser motivada e o interessado direcionado a suprir eventuais falhas.




    Gabarito do professor: A. 


ID
2841190
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Na hipótese de um servidor público civil federal vislumbrar a prática de uma conduta, por parte de seu superior hierárquico, que possa comprometer o interesse público, ele deverá

Alternativas
Comentários
  •  Lei 8.112 - Art. 116.  São deveres do servidor:


    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;   


    Gabarito: C

  • GABARITO C


    DECRETO 1171/94


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

  • Na prova letra C, na prática letra D. kkkkk

  • Gabarito: C


    O servidor não deve ter nenhum temor de representar contra seus superiores.

  • sei que o servidor tem que respeita o chefe da repartição, porem devia sim denunciar o chefe se estive envolvido com algo ilícito, Essa lei é a favor da Corrupção e de outra coisa !

  • Errei pq não li a letra C por completo. Fui logo na D pq é assim que acontece na prática.

    Como diz um prof meu: uma coisa é o Brasil real, outra é o Brasil legal.

    Vai virar meu mantra! rsrsrs

  • GABARITO: LETRA C

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • GABARITO: LETRA C

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


ID
2841193
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao ato de improbidade administrativa que venha causar lesão ao erário, é correto afirmar que esse ato

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.429


    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.


    Gabarito: A

  • Prejuízo ao Erário ~> Dolo ou Culpa

    Enriquecimento ilícito ~> Dolo

    Contra os princípios ~> Dolo

  • Gabarito: A.

    Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.


  • L. 8429 Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

  • E.I ----------> DOLO

    L.E----------> DOLO OU CULPA

    A.C.P.------> DOLO

  • O ato de improbidade que causa lesão ao erário é o único que admite tanto a forma culposa quanto a dolosa para a sua configuração.

  • Enriquecimento Ilícito - Dolo

    Prejuízo ao erário _ Dolo e Culpa

    Violação de Princípios - Dolo

  • Alguém pode me explicar o erro da D?

  • VICTOR, prejuízo ao erário pode ser causado por ação ou por omissão. não somente por ação.

  • A questão foi fácil, mas veja que nas outras alternativas possui o "APENAS". Atenção redobrada. Geralmente é indicador de erro na alternativa.

  • GABARITO: A

    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:
     

  • Gabarito: A

    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1o desta lei, e notadamente:

    FONTE:  LEI No 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • O erro da D é que pode ser tbm por omissão

    Gab. A

  • A questão trata dos atos de improbidade administrativa que causam lesão ao erário. De acordo com a doutrina, os atos de improbidade administrativa, previstos na Lei nº 8.429/1992, podem ser divididos nas seguintes categorias:

    1) atos que importam em enriquecimento ilícito (artigo 9º da Lei nº 8.429/1992);

    2) atos que causam prejuízo ou lesão ao erário (artigo 10 da Lei nº 8.429/1992);

    3) atos que atentam contra os princípios da Administração Pública (artigo 10 da Lei nº 8.429/1992);

    4) ato de improbidade previsto no artigo 10-A da Lei nº 8.429/1992 é ato que concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário.

    Os atos que causam lesão ao erário estão previstos no artigo 10 da Lei de Improbidade Administrativa que determina que:

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei.

    Verificamos que os atos de improbidade administrativa que causam lesão ao erário podem decorrer de ação ou omissão, dolosa ou culposa do agente e são atos que ensejam perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades que podem ser vítimas de atos de improbidade.



    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) admite tanto a forma culposa quanto a dolosa para a sua configuração.

    Correta. Os atos administrativos que causam lesão ao erário podem decorrer tanto de dolo quanto de culpa do agente.


    B) tem a ver tão somente com a intenção determinada do agente público em causar o dano ao erário.

    Incorreta. A configuração do ato de improbidade que causa lesão ao erário não depende da intenção determinada do agente público de causar dano. Intenção determinada significa dolo e os atos de improbidade que causam lesão ao erário também podem decorrer de ação ou omissão culposa.


    C)  somente pode ser praticado por aquele que se denomina “agente público".

    Incorreta. Todos os atos de improbidade administrativa, inclusive os atos que causam lesão ao erário, podem ser praticados por agente público e também por particular que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (art. 3º da Lei nº 8.429/1992). O particular não pratica sozinho ato de improbidade, mas pode induzir, concorrer ou se beneficiar da prática do ato por agente público, praticando, junto com este, ato improbo.


    D) constitui-se somente como a ação que enseja perda patrimonial.

    Incorreta. São atos de improbidade que causam lesão ao erário não apenas as ações, mas também as omissões que ensejem perda patrimonial. Além disso, os atos de improbidade que causam lesão ao erário não são apenas aqueles que geram perda patrimonial, mas também as ações e omissões que ensejem desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades que podem sofrer atos de improbidade.




    Gabarito do professor: A. 

  • NOVA REDAÇÃO fala -se em Art. 1°... conduta dolosa, apenas § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.      (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)
  • Atualização:

    Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.     

    Parágrafo único. .       

    § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais. 


ID
2841196
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se o manual de referência técnica para higiene das mãos, publicado em 2009 pela ANVISA, a invasão e a multiplicação de microrganismos em uma parte do corpo ou de um tecido podem causar lesões no tecido e progredir para uma doença. Isso manifesta-se por meio de uma variedade de mecanismos celulares ou tóxicos.


Essa frase define qual termo?

Alternativas
Comentários
  • Infecção.


ID
2841199
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as ações de saúde da mulher, analise as afirmações abaixo.


I. ( ) Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país.

II. ( ) Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, ao parto e ao nascimento, fruto de uma série de esforços e de iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio.

III. ( ) Nas práticas de atenção e de gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores quanto de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.

IV. ( ) A rede cegonha tem por objetivo fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da criança durante o seu desenvolvimento no período de zero a 5 anos.


Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • III - Nas práticas de atenção e gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores como de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas. Além disso, há uma fragilidade na rede quanto aos processos de acompanhamento da mulher no pré-natal, parto e pós-parto, nas ações do planejamento reprodutivo e saúde sexual, bem como no acompanhamento do recémnascido de risco e ações do crescimento e desenvolvimento da criança. 


    IV - Fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da mulher e criança com foco na melhoria do cuidado ao parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses;


    FONTE: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/29/Manual-de-ACR-em-Obstetricia-versao-26-de-maio--4-.pdf



  • I. (V ) Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país.

    II. (V ) Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, ao parto e ao nascimento, fruto de uma série de esforços e de iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio.

    III. (V ) Nas práticas de atenção e de gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores quanto de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.

    IV. (F ) A rede cegonha tem por objetivo fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da criança durante o seu desenvolvimento no período de zero a 5 anos.


  • Art. 3° São objetivos da Rede Cegonha:

    I - fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

    II - organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e

    III - reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.



ID
2841202
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem, que atua com pacientes em áreas críticas, sabe que o uso frequente e repetido de produtos para a higiene das mãos, principalmente sabonetes, podem causar dermatites de contato. Portanto, o cuidado com as mãos, que inclui o uso regular de ___________________________, é de extrema importância para evitar danos à pele.


Assinale a alternativa que completa corretamente a proposição acima.

Alternativas
Comentários
  •  cremes de boa qualidade 


ID
2841205
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a profundidade da compressão torácica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    A ênfase no Suporte Básico de Vida (BLS – Basic Life Suport) nas Diretrizes 2015 continua na qualidade da massagem cardíaca. Portanto, uma RCP de qualidade significa comprimir o tórax na frequência e profundidade adequadas, permitir o retorno do tórax a cada compressão, minimizar interrupções nas compressões e evitar ventilação excessiva. As novas recomendações ficaram descritas assim:

    Houve modificação nas compressões torácicas, que agora devem ser feitas em uma frequência de 100 a 120 /min; Também foi mudada a profundidade da compressão torácica em um adulto médio, que deve ser em torno de 5cm, evitando ultrapassar 6cm; Para garantir o retorno do tórax após cada compressão o socorrista não deve apoiar-se no tórax entre as compressões; A meta em termos de minimizar as interrupções é garantir que as compressões torácicas ocorram em ao menos 60% do tempo da RCP. Isso significa evitar interromper as compressões por mais de 10 segundos; Para minimizar ventilações excessivas, uma vez colocada a via aérea avançada, a proporção de ventilações foi simplificada para 10 respirações por minuto (uma ventilação a cada seis segundos).


    Suporte Básico de Vida para Adultos – Profissional de Saúde


    Para identificar a PCR, o profissional treinado pode checar a respiração e o pulso ao mesmo tempo para minimizar o tempo para o início das compressões torácicas; Identificada a PCR e estando sozinho, usar o celular para acionar o Serviço Médico de Emergência e obter um DEA antes de iniciar a RCP. Não estando sozinho, pedir para alguém fazer isso enquanto se inicia a RCP; A nova recomendação é para utilizar o DEA assim que ele estiver disponível, o que significa interromper as compressões torácicas e desfibrilar o paciente; Quando o Serviço Médico de Emergência assumir pode ser feita uma estratégia de 3 ciclos de 200 compressões contínuas com choques interpostos, enquanto se usa apenas insuflação de oxigênio passiva.


    Fonte:https://www.segurancadopaciente.com.br/central_conteudo/suporte-basico-de-vida-bls-novas-diretrizes-2015/



  • O verbo acompanhar, na alternativa e, foi erroneamente flexionado no plural.


ID
2841208
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O PTS pode ser definido como uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar e leva em conta as necessidades, as expectativas, as crenças e o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigido (BRASIL, 2007).


Baseando-se nessas informações, defina o que é PTS.

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    O nome Projeto Terapêutico Singular (PTS), em lugar de Projeto Terapêutico Individual, como também é conhecido, parece melhor utilizado devido ao destaque que o projeto apresenta para grupos ou famílias e não só para indivíduos, além de frisar que o projeto busca a singularidade – a diferença – como elemento central de articulação – não se esquecendo de que os diagnósticos tendem a igualar os sujeitos e minimizar as diferenças: hipertensos, diabéticos, dentre outros.


    O Projeto Terapêutico Singular (PTS), entendido como um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar, configura-se como um dispositivo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, especialmente nos serviços onde o trabalho está organizado na lógica de Apoio Matricial e Equipe de Referência.


    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/projeto-terapeutico-singular-pts/43914

  • Gabarito: letra a

    PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR – PTS

    O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário.

    Geralmente é dedicado a situações mais complexas. No fundo é uma variação da discussão de “caso clínico”. Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação, no tratamento dos usuários.

    Portanto, é uma reunião de toda a equipe em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.

    O nome Projeto Terapêutico Singular, em lugar de Projeto Terapêutico Individual, como também é conhecido, nos parece melhor porque destaca que o projeto pode ser feito para grupos ou famílias e não só para indivíduos, além de frisar que o projeto busca a singularidade (a diferença) como elemento central de articulação (lembrando que os diagnósticos tendem a igualar os sujeitos e minimizar as diferenças: hipertensos, diabéticos, etc.).


    Referência:

    Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

  • Complementando...

    O PTS contém quatro momentos:

    1) O diagnóstico: que deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Deve tentar captar como o Sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho, a cultura, a família e a rede social. Ou seja, tentar entender o que o Sujeito faz de tudo que fizeram dele.

    2) Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor.

    3) Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza.

    4) Reavaliação: momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.


    Referência:

    Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.


ID
2841211
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de usuários, de familiares e de trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais, verificou-se um movimento que foi impulsionado pela importância que o tema dos direitos humanos adquiriu no combate à ditadura militar e que se alimentou das experiências exitosas de países europeus na substituição de um modelo de saúde mental, baseado no hospital psiquiátrico, por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial.


Nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado, denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra C


    O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “movimento sanitário”, nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, eqüidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado. Embora contemporâneo da Reforma Sanitária, o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, inscrita num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar. Fundado, ao final dos anos 70, na crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico, por um lado, e na eclosão, por outro, dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos, o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira é maior do que a sanção de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanças nas políticas governamentais e nos serviços de saúde. 


    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf

  • Não sabia, mas fui por eliminatória e acertei.


ID
2841214
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora – NR 32, que trata da segurança e da saúde no trabalho em serviços de saúde, afirma que o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser reavaliado com qual frequência?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    NR 32

    32.2.2 Do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -

    PPRA: 32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter: I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando: a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas. II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a) a finalidade e descrição do local de trabalho; b) a organização e procedimentos de trabalho; c) a possibilidade de exposição; d) a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho; e) as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.

    32.2.2.2 O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano e: a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos; b) quando a análise dos acidentes e incidentes assim o determinar. 32.2.2.3 Os documentos que compõem o PPRA deverão estar disponíveis aos trabalhadores. 

  •  O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano e:

    * sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos;

    * quando a análise dos acidentes e incidentes assim o determinar;


ID
2841217
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Uma das penalidades a serem impostas pelo sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem conforme determina o que artigo 18 da lei Nº 5.905 de 12 de Julho 1973, assegura que a cassação consiste na perda do direto ao exercício da Enfermagem por um período de até

Alternativas

ID
2841220
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os serviços da braquiterapia, analise as afirmações abaixo.


I. ( ) Na sala de preparo e de armazenamento de fontes, é vedada a prática de qualquer atividade não relacionada à preparação das fontes seladas.

II. ( ) Os recipientes utilizados para o transporte de fontes devem estar identificados com o símbolo de presença de radiação e a atividade do radionuclídeo a ser deslocado.

III. ( ) No deslocamento de fontes para utilização em braquiterapia, deve ser observado o princípio da otimização, de modo a expor o menor número possível de pessoas.

IV. ( ) O preparo manual de fontes utilizadas em braquiterapia de alta taxa de dose deve ser realizado em salas amplas e arejadas com permissão para o acesso de profissionais e pacientes com a finalidade de acompanhar e de fiscalizar os cuidados prestados.


Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    NR 32


    32.4.14.2 Da Braquiterapia

     32.4.14.2.1 Na sala de preparo e armazenamento de fontes é vedada a prática de qualquer atividade não relacionada com a preparação das fontes seladas.

    32.4.14.2.2 Os recipientes utilizados para o transporte de fontes devem estar identificados com o símbolo de presença de radiação e a atividade do radionuclídeo a ser deslocado.

    32.4.14.2.3 No deslocamento de fontes para utilização em braquiterapia deve ser observado o princípio da otimização, de modo a expor o menor número possível de pessoas.

    32.4.14.2.4 Na capacitação dos trabalhadores para manipulação de fontes seladas utilizadas em braquiterapia devem ser empregados simuladores de fontes.

    32.4.14.2.5 O preparo manual de fontes utilizadas em braquiterapia de baixa taxa de dose deve ser realizado em sala específica com acesso controlado, somente sendo permitida a presença de pessoas diretamente envolvidas com esta atividade.

    32.4.14.2.6 O manuseio de fontes de baixa taxa de dose deve ser realizado exclusivamente com a utilização de instrumentos e com a proteção de anteparo plumbífero.

    32.4.14.2.7 Após cada aplicação, as vestimentas de pacientes e as roupas de cama devem ser monitoradas para verificação da presença de fontes seladas.



ID
2841223
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao dever do profissional de enfermagem descrito no código de ética – Resolução COFEN Nº 564/2017.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

    Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

    a) CAPÍTULO II – DOS DEVERES

    Art. 24 Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

    b) CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

    Art. 7º Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

    c) CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

    Art. 11 Formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem, bem como de comissões interdisciplinares da instituição em que trabalha.

    d) CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

    Art. 17 Realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente.

  • A.

    *As outras falam de alguns direitos.


ID
2841226
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, “a Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.”


Relacione a cor utilizada durante a classificação de risco com nível de prioridade para atendimento de pacientes.


1. Verde

2. Vermelho

3. Azul

4. Amarelo


I - prioridade 3 – consultas de baixa complexidade.

II - prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.

III - prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.

IV - prioridade 2 – prioridade não urgente.


Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

    1. Vermelho - prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.

    2. Amarelo - prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.

    3. Verde - prioridade 2 – prioridade não urgente.

    4. Azul - prioridade 3 – consultas de baixa complexidade.



ID
2841229
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Baseando-se nos objetivos da classificação de risco, assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa classificação.

Alternativas

ID
2841232
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A termorregulação é um dos principais objetivos nos cuidados com recém-nascidos. Um dos procedimentos específicos para isso é

Alternativas
Comentários
  • cobrir a cabeça do recém-nascido com gorro de malha.

  • Cobrir a cabeça do recém nascido com gorro de malha


  • FISIOLOGIA

    termorregulação: manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.

  • É desejável que no final da assistência em sala de parto a temperatura axilar do RN esteja em torno de 36,5°C

    Barreiras contra perda de calor São várias as barreiras que se podem criar, devendo ser considerados:

    • Uso de gorro de algodão: É bastante útil, pois a cabeça corresponde a grande área de superfície corporal para perda de calor. Para ser eficaz, deve ser de algodão, pois quando confeccionado com outros materiais (malha, algodão ortopédico, lã), não se mostrou benéfico.

    Gabarito C

    http://www.redeblh.fiocruz.br/media/arn_v4.pdf


ID
2841235
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os seguintes procedimentos: certificar-se que as pálpebras do lactente estejam fechadas, com cuidado de cobrir completamente os olhos com protetores; despir o lactente, deixando uma fralda na área para cobrir as gônadas e verificar se a monitorização de bilirrubina sanguínea foi concluída, fazem parte de qual modalidade de tratamento em recém-nascidos?

Alternativas
Comentários
  • Fototerapia. 

  • Gabarito: letra b

    Os seguintes cuidados devem ser seguidos durante o uso de fototerapia:

    • Verificar a temperatura corporal a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente.

    • Aumentar a oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura, com consequente aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, culminando em maior perda insensível de água.

    • Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze.

    • Não utilizar ou suspender a fototerapia se os níveis de BD estiverem elevados ou se houver colestase, para evitar o aparecimento da síndrome do bebê bronzeado, que se caracteriza pelo depósito de derivados de cobreporfirina no plasma, urina e pele.

    • Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas ao comprimento de luz azul reduz a quantidade de triptofano, metionina e histidina. Adicionalmente, a solução de lipídeos é altamente susceptível à oxidação quando exposta à luz, originando hidroperóxidos de triglicérides citotóxicos.

    • A prática da descontinuidade da fototerapia durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.


    Referência:

    Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


ID
2841238
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

A administração de sangue e de hemocomponentes em crianças deve obedecer a uma série de cuidados, considerando-se o componente a ser transfundido.


Por isso, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2841241
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione o tipo de sonda de gastrostomia em crianças com suas principais características.


1. Cateter Pezzar instalado cirurgicamente

2. Gastrostomia Endoscópia Percutânea (PEG)

3. Cateter de Foley


I. Apresenta estabilizador interno em forma de cúpula, tem estabilizador externo e plug distal.

II. O estabilizador interno é um balão de 5ml, que precisa de estabilizador externo e não tem plug distal.

III. O estabilizador interno, em forma de cogumelo, precisa de estabilizador externo e não tem plug distal.


A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • 1 e III; 2 e I; 3 e II. 


ID
2841244
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O comprometimento do fluxo sanguíneo, resultando em uma baixa perfusão tissular, na maioria das vezes em um membro, é considerado a complicação mais grave do uso de aparelhos imobilizadores e de talas. Essa complicação é chamada de

Alternativas
Comentários
  • A- Sínndrome Compartmental: Condição dolorosa e perigosa causada pelo acúmulo de pressão devido a hemorragia interna ou inchaço dos tecidos.

    B- Síndrome do Impacto é semelhante a uma ler/dort, que pode ser causada pelo excesso de movimentos com o ombro em abdução maior do que 90º de amplitude ou por um trauma.

    C- Neuroma de Morton: Espessamento do tecido ao redor de um nervo que conduz aos dedos dos pés.

    D- Contratura de Dupuytren: Espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão.

    Logo a resposta correta é a letra A.



ID
2841247
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi prescrito a um paciente 90UI de insulina, e o hospital somente dispõe de frascos de 100UI/ml do hormônio e de seringas de 3ml.


Levando-se em consideração essa situação, quanto deve ser aspirado na seringa para administração da dose correta da insulina?

Alternativas
Comentários
  • 0,9 ml

  • 1ml------100UI

    x---------90UI

    =0,9ml


ID
2841250
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência ao paciente com distúrbio do tórax e das vias aéreas inferiores, o profissional de enfermagem deve estar atento aos sinais de atelectasia, que se constitui por

Alternativas
Comentários
  • colapso ou ausência de ar nos alvéolos causada por hipoventilação, por obstrução das vias respiratórias ou por compressão

  • Segundo o Blog Enfermeiro PSF:

    ATELECTASIA

    Sintomas e Diagnóstico

    A atelectasia pode ocorrer lentamente e causar apenas uma discreta dificuldade respiratória. Algumas vezes, os indivíduos com a síndrome do lobo médio não apresentam sintoma, embora muitos apresentem uma tosse seca. Quando a atelectasia atinge uma grande área pulmonar de forma rápida, o indivíduo pode apresentar uma coloração azulada ou acinzentada, uma dor intensa no lado afetado e uma dificuldade respiratória extrema. Se houver uma infecção concomitante, o paciente apresenta febre e a freqüência cardíaca acelerada. Ocasionalmente, o indivíduo pode apresentar uma hipotensão arterial grave (choque).

    O médico suspeita de atelectasia baseando-se nos sintomas do paciente e nos resultados do exame físico. O diagnóstico é confirmado por uma radiografia que mostra a zona desprovida de ar. Uma tomografia computadorizada (TC) ou uma broncoscopia de fibra óptica pode ser realizada para se detectar a causa da obstrução.

    http://enfermeiropsf.blogspot.com/2009/11/bronquiectasia-e-atelectasia.html



ID
2841253
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione os nomes dos procedimentos cirúrgicos comuns aos seus respectivos significados.


1. Remoção de uma porção do ducto biliar comum

2. Sutura no baço

3. Criação de uma passagem entre dois vasos

4. Reparação da bexiga


( ) Anastomose

( ) Esplenorrafia

( ) Coledocotomia

( ) Cistoplastia


Estabeleça a relação entre as colunas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 3 – 2 – 1 – 4.

  • TERMOS TÉCNICOS


    Anastomose Sutura de dois órgãos ou vasos.

    Coledocotomia Exploração e drenagem do ducto biliar.

    Cistoplastia Reparação da bexiga.

    Esplenorrafia Sutura do baço