SóProvas



Prova VUNESP - 2011 - TJM-SP - Contador - Judiciário


ID
749380
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 14 de maio, o candidato favorito para vencer as eleições presidenciais francesas de 2012 foi preso dentro de um avião que decolaria de Nova York para Paris, onde se reuniria com autoridades internacionais. Sua prisão ocorreu porque uma camareira o acusou de estupro. Apesar de declarar-se inocente, foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica com GPS.

Esse político chama-se

Alternativas
Comentários
  • "Em maio do ano passado, o economista foi acusado de tentativa de estupro por Nafissatou Diallo, camareira do hotel Sofitel de Nova York. Sinclair acompanhou todas as audiências do processo até a justiça americana abandonar as acusações penais.

    Em seguida, ele foi envolvido em um processo que investiga a formação de uma rede de prostituição no norte da França, no escândalo que ficou conhecido na imprensa francesa como “caso Carlton”. Ainda em 2011, ele também foi acusado pela jornalista francesa, Tristane Banon, por agressão sexual.

    Diante dessas complicações com a justiça divulgadas em massa na mídia internacional,  Strauss-Kahn teve que renunciar a sua provável candidatura pelo Partido Socialista (PS) à presidência francesa, em maio de 2012". Fonte:RFI 

  • O gabarito é e) Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor do FMI.
  • Assertiva correta: e)
    O Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor do FMI foi acusado de estupro por uma camareira de um hotel em Nova York em Maio.Com esses e vários outros escandalos ele renunciou automaticamente a sua candidatura...
    Deus abençoe a todos e bons estudos.
    Shalom

ID
749383
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Folha de S.Paulo, de 11 de junho de 2011, "contrariando PT e PMDB, seus dois principais aliados no Congresso, a presidente Dilma Rousseff" trocou de pasta os ministros das Relações Institucionais e da Pesca e Aquicultura. Para o primeiro ministério foi escalado(a)

Alternativas
Comentários
  •  RESPOSTA CORRETA: (C)

    Nota à imprensa

    A Presidenta Dilma Rousseff convidou hoje (10/06/2011) a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira, 13/06/2011.


    Fonte: http://blog.planalto.gov.br/ideli-salvatti-para-relacoes-institucionais-luiz-sergio-ministerio-da-pesca/
  • Atualmente o Deputado Federal do Rio de Janeiro não é mais o Ministro da pesca, ele foi substituído pelo Senado Marcelo Crivella - também do Rio de Janeiro
  • Assertiva correta: c)
    Segundo em nota da DOU A Presidenta Dilma Rousseff convidou hoje (10/06/2011) a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira, 13/06/2011.
    Deus abençoe a todos e bons estudos...
    Shalom

ID
749386
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, de 09 de junho de 2011, "a Suíça deu ontem o primeiro passo concreto para abandonar a energia nuclear com a aprovação, pelos deputados do país, de um projeto de lei do governo nesse sentido". A mudança da política energética da Suíça tem origem no desastre com a central nuclear de Fukushima, no Japão, e acompanha a decisão já anunciada pela

Alternativas
Comentários
  • Alemanha promete parar de usar energia nuclear até 2022

    A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    A decisão pode ser até mais ambiciosa do que a saída da energia nuclear planejada pela coalizão entre sociais-democratas e verdes quando estavam no poder em 2000, pois desativa oito das 17 usinas nucleares do país imediatamente e outras seis em 2021, mas ainda pode enfrentar oposição de empresas do setor.A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/922694-alemanha-promete-parar-de-usar-energia-nuclear-ate-2022.shtml

  • Assertiva correta: a)
    Em nota a Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.
    Deus abençoe a todos e bons estudos...
    Shalom



ID
749389
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Itália ameaçou recorrer à Corte Internacional de Justiça de Haia para tentar reverter a decisão do Brasil a respeito de Cesare Battisti, responsabilizado pela morte de quatro cidadãos italianos em 1978 e 1979. O governo italiano questiona a decisão do STF que, no dia 08 de junho de 2011,

Alternativas
Comentários
  • STF concede liberdade a Cesare Battisti

    Quarta-feira, 8 de junho de 2011.

    Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (08/06/2011), que o italiano Cesare Battisti deverá ser solto. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, afirmou que o italiano somente poderá ser libertado se não estiver preso por outro motivo.

    O STF posicionou-se no sentido de que o ato do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição de Battisti para a Itália é um “ato de soberania nacional que não pode ser revisto pelo Supremo”. Esse foi o entendimento dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio.

  • Um curisiosidade. O Brasil adotou dois pesos diferentes, como no caso dos Boxeadores cubanos que vieram participar de uma competição no Rio de JAneiro e foi preso pela Polícia Federal em Araruama, município do Rio de Janeiro, e foi entregue aos irmãos Castros.

    Em suma: crime de homicídio ( no caso do italiano) pode permanecer no Brasil; já não aceitar o Regime Regime político do país de origem pode ser  extraditado.
  • O STF decidiu pela não extradição do ex-ativista político Cesare Battisti, ficando livre para viver como cidadão comum no Brasil. Este julgamento seguiu determinação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu último dia no cargo, decidiu manter Battisti no Brasil mesmo com decisão contrária do STF. Com a decisão de Lula, o governo italiano recorreu e o STF reabriu o caso.Por 6 votos a 3, os ministros se posicionaram a favor da soltura e contra a extradição de Battisti, contrariando voto do relator, o ministro Gilmar Mendes.

    A resposta correta é a letra B. 



ID
749392
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 04 de junho, os jornais brasileiros anunciavam que o Brasil havia ficado nos últimos lugares em termos de crescimento no primeiro trimestre de 2011, na comparação com os BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e

Alternativas
Comentários
  • Em economiaBRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (BrasilRússiaÍndia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglêsSouth Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar demercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
  • Brazil Russia India China South Africa
  • Há dez anos o economista inglês Jim O’Neill cunhou o acrônimo Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento – Brasil, Rússia , Índia e China– que desempenhariam, nos próximos anos, um papel central na geopolítica e nos negócios internacionais.O acrônimo ganhou uso corrente entre economistas e se tornou um dos maiores símbolos da nova economia globalizada. Neste quadro, os países emergentes ganharam maior projeção política e econômica, desafiando a hegemonia do grupo de nações industrializadas, o G7 (formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, e Japão)

    Desde 2009, os líderes dos países membros do Bric realizam conferências anuais. Em abril do ano passado, a   África do Sul   foi admitida no grupo, adicionando-se um “s” ao acrônimo, que passou a ser Brics.

    No grupo estão 42% da população e 30% do território mundiais. Nos últimos dez anos, os países do Bric apresentaram crescimento além da média mundial. Estima-se que, em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brics corresponda a 22% do PIB mundial; e que, em 2027, ultrapasse as economias do G7.

    A China é o “gigante” do grupo. A abertura da economia chinesa, mediante um conjunto de reformas, tornou o país a segunda maior economia do planeta, atrás somente dos Estados Unidos e ultrapassando Japão e países da Europa.

  • A Africa do Sul integra o bloco BRIC em 2011, quando este passa a ser designado como BRICS.

    A resposta correta é a letra B. 

ID
752545
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows XP, supondo a sua configuração padrão, possi- bilita que o usuário altere a aparência dos itens da Área de Trabalho de seu computador. Uma das maneiras de se acessar os recursos que possibilitam efetuar alterações dessa natureza é clicar com o botão direito do mouse em uma área vazia da ____________ selecionando ____________ e, em seguida, selecionando a guia ____________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas

ID
752548
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional Windows XP possibilita a utilização de mais de um aplicativo por vez. Analise as afirmações sobre a seleção de aplicativos que estão em execução no Windows XP, supondo a sua configuração padrão.

I. Basta pressionar com o botão direito do mouse em uma posição vazia na Área de Trabalho e selecionar um dos aplicativos que surge em uma janela na tela.

II. Mantendo-se pressionada a tecla Alt, cada vez que se pressionar a tecla Tab, um dos aplicativos em execução é mostrado, sucessivamente, podendo o usuário assim escolher o que deseja utilizar.

III. Uma das maneiras de alternar um aplicativo para outro é por meio da seleção dos botões que aparecem na Barra de Tarefas, bastando clicar no botão associado ao aplicativo desejado.

Sobre as afirmações, está correto o contido em

Alternativas

ID
752551
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional Windows XP possui um recurso que permite visualizar as informações copiadas na Área de Transferência, além de possibilitar que elas sejam armazenadas permanentemente nessa área de transferência local e compartilhadas com outros usuários.

Esse recurso é denominado

Alternativas

ID
752554
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS-Word 2007 deseja inserir a figura de um carro em um documento. Caso utilize o Clip-Art para realizar essa tarefa, poderá selecionar, na guia Inserir, o botão Clip-art e, na janela que se abre, realizar a procura pela palavra "carro". 

Os resultados dessa busca (arquivos de mídia) poderão ser dos seguintes tipos:

Alternativas
Comentários
  • por óbvio, Clip-art, Fotografias, Filmes e Sons são arquivos de mídia, que podem ser adicionados no documento por meio do botão clip art. As outras opções não têm nada a ver.

    gab B

  • No Word 2016, não há mais a opção "Clip-Art". Pelo menos não literalmente.

    De acordo com o site oficial de suporte ao usuário dos Offices, deve-se fazer o seguinte para adicionar um "Clip-Art":

    "No Office 2013 e 2016, não é necessário abrir o navegador ou sair do documento para inserir imagens.

    1. Escolha Inserir > Imagens Online em qualquer aplicativo do Office.

    2. Escolha Pesquisa de Imagens do Bing e digite um termo de pesquisa na caixa Pesquisar para ver as imagens do Bing.

    3. Selecione uma imagem e escolha Inserir."

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Adicionar-clip-arts-ou-imagens-online-ao-seu-arquivo-0a01ae25-973c-4c2c-8eaf-8c8e1f9ab530

     

  • WORD 2016  TEMOS 2 OPÇÕES:

    --->INSERIR ----> IMAGENS 

    ---->INSERIR ----> IMAGENS ONLINE

  • Antigo Clip-Art agora é Imagem Online. 
    Windows 2016

    Os tipos são: 

    - Fotografia; 
    - Clip-Art; 
    - Somente Contorno;
    - Transparente.  

  • NA QUESTÃO ESTÁ: Um usuário do MS-Word 2007, SOBRE OS COLEGAS ACIMA, NÃO MENCIONA WORD 2016 OU 17


ID
752560
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Word 2007, a tecla de atalho para localizar um texto em um documento é:

Alternativas
Comentários
  • CTRL + L

  • GABARITO: D

     

    F7 --> Verificar ortografia e gramática

    Alt + L --> Não tem função específica

    Alt + T --> Não tem função específica

    Ctrl + L --> Localizar

    Ctrl + T --> Selecionar todo o documento

     

  • Respondi certo, mas acho que colocar o termo "localizar texto" provocou um pouco de dúvida. O correto seria: "localizar determinada palavra no texto"


ID
752569
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Excel2007, duas das formas de classificação de dados da planilha são:

Alternativas
Comentários
  • Gab C: Classificar de A a Z e Personalizar classificação constante na Guia Dados na parte de Classificar e Filtrar.

  • Você pode classificar dados por texto (A a Z ou Z a A), números (dos menores para os maiores ou dos maiores para os menores) e datas e horas (da mais antiga para o mais nova e da mais nova para o mais antiga) em uma ou mais colunas. Também é possível classificar de acordo com uma lista personalizada criada por você (como Grande, Médio e Pequeno) ou por formato, incluindo cor da célula, cor da fonte ou conjunto de ícones


ID
752578
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-PowerPoint 2007, é possível inserir,em uma caixa de texto, caracteres que não constam do teclado normal, como, por exemplo, a marca de copyright e letras do alfabeto grego.
Para tanto, no menu Inserir, deve ser selecionado o botão

Alternativas
Comentários
  • Copyright >> Direito Exclusivo - Geralmente representado pelo simbolo: ® presente na Aba Inserir/Simbolo


ID
752581
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A maioria dos programas de correio eletrônico possui a opção de definir a prioridade das mensagens a serem enviadas. A prioridade visa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Quando você quer que as pessoas saibam que sua mensagem precisa de atenção urgente, defina a mensagem com alta prioridade. Se a mensagem é apenas um informativo ou se você está enviando um email aos colegas sobre um tema não relacionado ao trabalho, defina o indicador de baixa prioridade.

     

    Clique em Mensagem > Alta Prioridade  ou Baixa Prioridade  .

     

    Na maioria dos programas de email, os destinatários veem um indicador específico na lista de mensagens ou nos cabeçalhos.

    Na faixa de opções, você pode saber quando a prioridade foi definida, pois o botão fica realçado.

     

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Marcar-uma-mensagem-com-alta-ou-baixa-prioridade-44be4160-d3d9-4f26-97bd-46359b845ae3


ID
752584
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O acesso a páginas da Internet é feito por meio da utilização da URL, que representa

Alternativas
Comentários
  • Um URL, sigla de Uniform Resource Locator, em português Localizador-Padrão de Recursos, é o caminho que leva o navegador até as páginas da Internet.Explicando em outras palavras, URL é o endereço de um domínio (site).

     

    http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-url/

  • b)

    um endereço que aponta para o recurso buscado.

  • URL: (Uniform Resource Locator)

    Traduzido para o português temos Localizador Padrão de Recursos, ou Localizador Uniforme de Recursos, enfim, trata-se do endereço de um recurso (como uma página, um documento na web, etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou mesmo uma rede corporativa como uma intranet.

    _____________________________________________

    URL versus DOMÍNIO. Não confunda URL com domínio.

    A URL constitui o caminho padrão e completo para se acessar um recurso, incluindo o protocolo (ex. http, https, ftp) os separadores (ex. ://) o domínio, a porta e o caminho do recurso.

    Ex:

    URL: protocolo://dominio:porta/caminho/recurso

    O protocolo também pode aparecer na sintaxe da URL como “esquema”.

    URL: esquema://dominio:porta/caminho/recurso

  • Essa foi pra não zerar hahaha


ID
752587
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as diversas configurações possíveis de serem feitas na maioria dos navegadores da Internet, considere as três possíveis configurações:

I. Definição da página inicial, quando o programa navegador é aberto.

II. Apagar histórico de navegação ao fechar o programa.

III. Bloqueio de janelas pop-up.

De fato, são configurações possíveis de serem feitas em navegadores da Internet o contido em

Alternativas
Comentários
  • II. Apagar histórico de navegação ao fechar o programa. -> Navegação Anônima/In Private/Privativa

  • Todas estão corretas, as vezes só precisam ser lidas pausadamente

  • Nesse artigo tem um vídeo que ensina como excluir automaticamente o histórico de navegação ao sair dos três navegadores mais conhecidos:

    https://www.tecmundo.com.br/amp/tutorial/9106-como-apagar-os-dados-de-navegacao-automaticamente-ao-sair-do-navegador-video-.htm


ID
752590
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Esse axioma nos leva ao entendimento de que o Patrimônio pertence à Entidade,mas a reciproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de Patrimônio não resulta em nova Entidade, mas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Res 750 CFC

    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. 

    Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil

    bons estudos


ID
752593
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A escrituração contábil no Brasil, conforme determina o Conselho Federal de Contabilidade, é Sustentada pela NBC ITG 200, que por sua vez determina que a Entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico, e a escrituração será executada

I. em idioma e moeda corrente nacionais;

II. quanto ao item I, se o capital social da entidade possuir participação estrangeira superior a 50%, o idioma e a moeda corrente deverão obedecer às normas do país de origem;

III. em forma contábil;

IV. em ordem cronológica de dia, mês e ano;

V. com espaços em branco, sem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;

VI. com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.

Estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    ITG 2000

    5.             A escrituração contábil deve ser executada:

    a)        em idioma e em moeda corrente nacionais;

    b)        em forma contábil;

    c)        em ordem cronológica de dia, mês e ano;

    d)       com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e

    e)        com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis

    bons estudos

  • Segundo a Resolução CFC n° 1.330/11, a escrituração em forma contábil de que trata o item 5 deve conter, no mínimo:

    a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;

    b) conta devedora;

    c) conta credora;

    d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;

    e) valor do registro contábil;

    f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • O texto no final do item VI não está errado? "...evidenciem fatos e a prática de atos administrativos."

  • esse tipo de questão não da pra perder tempo.. vi que a ll estava erra, já eliminei A, C, D

    vi que a l estava correta, como a letra E não tinha a l então eliminei tbm..

    marquei letra B .. acertei, e bora pra próxima.

  • Kallel, eu tbm achei estrano falar da prática de ATOS administrativos, mas realmente está certo:

    NBC T 2 – DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

    NBC T 2.1 - DAS FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

    2.1.1 – A Entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico.

    2.1.2 – A escrituração será executada:

    a) em idioma e moeda corrente nacionais;

    b) em forma contábil;

    c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;

    d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;

    e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.


ID
752596
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em decorrência da assinatura de um contrato de prestação de serviços, está estipulado em cláusula contratual o pagamento, pela Contratante à Contratada, do equivalente a 40% do valor total do contrato, com a emissão da nota fiscal suportando esse valor e sem incidência de impostos. Diante disso, e considerando que os serviços não foram iniciados, a empresa contratada deverá escriturar na contabilidade a seguinte rubrica contábil em contrapartida da disponibilidade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O lançamento na empresa contratada (quem prestará o serviço), é de uma antecipação de receita antes da ocorrência da prestação do serviço (FG da obrigação), logo:
    D - Caixa
    C - Receita a Apropriar - Passivo Circulante ou Não Circulante

    bons estudos

  • Qual é o erro da C)?

  • Anderson Lopes,

    Adiantamento de Fornecedor - Passivo Circulante ou Não Circulante.(errado)

    é uma conta do Ativo Circulante.

     

    D) (correta) - Receita a Apropriar - Passivo Circulante ou Não Circulante 

    bons Estudos.

     

     

  • Criando o grupo "Tietes de Renato .".


ID
752599
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e pronunciamentos técnicos, ativos imobilizados são ativos tangíveis que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CPC 27 Ativo imobilizado é o item tangível que:

    (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    (b) se espera utilizar por mais de um período.


    B) se fossem destinados à venda, seriam ativos circulantes.

    C) não há esse valor mínimo de 326, viagem.

    D) Além do "apenas"restringir a alternativa, a expressão  " receita ou despesa não operacional " foi abolida pela convergência com as normas internacionais.

    E) Apenas intangíveis são amortizados, imobilizados são depreciados ou sofrem exaustão.

    bons estudos


ID
752602
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a estrutura conceitual básica da contabilidade, instituída pelo Comite de Pronunciamentos Contábeis e corroborada pelo Conselho Federal de Contabilidade, que foi determinada após o advento da Lei n.° 11.638/07, bem como com a decisão pela convergência da Contabilidade brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo "IASB", pode-se afirmar que as principais características qualitativas das demonstrações contábeis são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CPC 00

     

    QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
     

    QC19. Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade

    bons estudos

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • "CO-CO-TE-VE RE-RE"

    Bons estudos.


ID
752605
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial de uma empresa em uma determinada data, representando, portanto, uma posição estática. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que as registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

Nesse sentido, o ativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    CPC 00

     

    Posição patrimonial e financeira

    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

    (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

    (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;

    (c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    bons estudos


ID
752608
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias tributáveis, exceto o passivo fiscal diferido que advenha de

Alternativas
Comentários
  • Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias tributáveis, exceto o passivo fiscal diferido que advenha de:

    (a) reconhecimento inicial de ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill): ou

    (b) reconhecimento inicial de ativo ou passivo em transação que:

    (i) não é combinação de negócios: e

    (ii) no momento da transação, não afeta nem o lucro contábil nem o lucro tributável (prejuízo fiscal).

    Entretanto, para diferenças temporárias tributáveis relacionadas a investimentos em controladas, filiais e coligadas, e interesses em empreendimentos sob controle conjunto, um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido de acordo com:

    A entidade reconhece passivo fiscal diferido para todas as diferenças temporárias tributáveis associadas com investimentos em controladas, filiais e coligadas e participações em negócios em conjunto, exceto quando ambas as seguintes condições sejam atendidas:

    (a) a empresa controladora, o investidor, o empreendedor em conjunto ou o operador em conjunto seja capaz de controlar a periodicidade da reversão da diferença temporária, e

    (b) seja provável que a diferença temporária não se reverterá em futuro previsível.



  • Complementando: o comentário abaixo foi retirado do CPC 32 (Tributos sobre o lucro), item 15.


ID
752620
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade pública é um dos ramos mais complexos da ciência contábil e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno, ou seja, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e as respectivas autarquias, por meio de metodologia especialmente concebida para tal, que se utiliza de contas escrituradas no(s) seguinte(s) sistema(s):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    "O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a)  Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b)  (Excluída pela Resolução CFCno.1.268/09);

    (c)  Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC no. 1.268/09) 

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle."

     

    Fonte: NBC T 16.2 – PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS 

  • Esta questão esta DESATUALIZADA, pois o sistema financeiro foi incorporado.

    NBC T 16.2 – PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS

    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) (Excluída pela Resolução CFC nº. 1.268/09); (OBS: O subsistema financeiro foi absorvido pelo subsistema patrimonial)

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle

     

     

     


ID
752623
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei n.° 4.320/64 estabeleceu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, sendo que no art. 11 é determinada a classificação das receitas em categorias econômicas. Uma das categorias são as receitas correntes, que por sua vez são entendidas como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 11 §1o - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

  • Que questão estranha, a alternativa b tem a frase "as receitas tributárias de contribuições patrimonial" sem vírgula alguma, o que para mim invalida a alternativa. A redação original da lei 4.320 é a seguinte:

    "Art. 11 §1o - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes."

  • Quanto à categoria econômica [tabelas nos itens 9.1.1 e 9.1.2], os §§ 1º e 2º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam

    as receitas orçamentárias em Receitas Correntes (código 1) e Receitas de Capital (código 2):

    1 - Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações correspondentes às políticas públicas.

    De acordo com o § 1º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam-se como correntes as receitas provenientes de

    tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas

    (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); e demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores (Outras Receitas Correntes).

    MTO 2021


ID
752626
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A escrituração contábil da despesa extraorçamentária é aquela feita

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Ingressos Extraorçamentários

    Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    bons estudos

  • Boa tarde.
    Trata-se de Contabilidade  pelo fato de mencionar despesa extraorçamentária.
    Por esse motivo classifica-se como Contabilidade Pública.
    Obrigado pela colaboração.
    Bons estudos.




ID
752629
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei de Certames, especificamente a Lei n.° 8.666/93, a espécie licitatória que comporta menor formalismo,pois se destina a contratações de pequeno potencial econômico, ou a menores limites de compras, dentro de uma hierarquia de valores, é chamada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 8666

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.
     

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    bons estudos

  • Complementando...

     

    O convite é a modalidade de licitação utilizada para contratações de menor valor, sendo, por isso, mais simples em seu procedimento. 

     

    bons estudos


ID
752632
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O anexo 14 da Lei n.° 4.320/64 determina o Balanço Patrimonial, que por sua vez, em seu plano de contas, demonstra o Ativo Financeiro, que representa os bens numerários, os créditos, os valores e as pendências realizáveis em valores numerários.

A função do disponível desse grupo representa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    MCASP 7ed
    Caixa e Equivalentes de Caixa

    Compreende o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato.

    bons estudos

  • 7°ED. MCASP - pág 386

    4.3. DEFINIÇÕES
    4.3.1. Quadro Principal
    Ativo Circulante

    Compreende os ativos que satisfazem um dos dois seguintes critérios:
    a. estarem disponíveis para realização imediata; ou
    b. terem expectativa de realização até doze meses da data das demonstrações contábeis.
    Compreende os ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: sejam caixa ou equivalente
    de caixa; sejam realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da
    entidade; sejam mantidos primariamente para negociação; sejam realizáveis no curto prazo.
    Caixa e Equivalentes de Caixa
    Compreende o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam
    recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja
    restrições para uso imediato.

     


ID
752635
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na questão, leia a frase a seguir e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza __________ do setor público e suas mutações,em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a __________ do controle social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    NBC T 16.1

    4. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social

    BONS ESTUDOS

  • LEMBRANDO QUE A NBCT 16.1 FOI REVOGADA.


ID
752638
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na questão, leia a frase a seguir e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

Entidade do Setor Público são órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, __________, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção,__________, fiscal ou creditício, de órgão público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    NBC T 16.1


    Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público

    bons estudos


ID
752641
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Lei n.° 4.320/64, art.12, a despesa será classificada nas categorias econômicas de despesas correntes e de capital, as quais se subdividem, respectivamente, em Despesas de Custeio e Transferências Correntes; e Investimentos, Inversões Financeiras e Transferências de Capital. 

Nesse contexto, classificam-se como Despesas de Custeio

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    a) Transferências Correntes

    b) Subvenções

    c) Investimentos

    d) Transferências de Capital

    e) Despesas de Custeio

     

    Fonte: Lei 4.320/64 Art. 12

  • DESPESAS DE CUSTEIO = MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS ANTERIORMENTE CRIADOS, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

     

    TRANSFERÊNCIAS CORRENTES = destinadas a atender à MANUTENÇÃO DE OUTRAS ENTIDADES de direito público ou privado.

     

    INVESTIMENTOS = as dotações para o planejamento e a execução de obrasaquisição de imóveis, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

     

    INVERSÕES FINANCEIRAS = as dotações destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital JÁ EM UTILIZAÇÃOaquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, JÁ CONSTITUÍDAS, quando a operação não importe aumento do capital;

     

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL = as dotações para INVESTIMENTOS OU INVERSÕES FINANCEIRAS que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar e  AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA.


ID
752644
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n.° 101/00, art. 19, para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    LRF

    Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

            I - União: 50% (cinqüenta por cento);

            II - Estados: 60% (sessenta por cento);

            III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

    bons estudos


ID
752647
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento dos documentos de entrada no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos, facilitando assim a redução de operações contábeis devido ao grande volume de contas contábeis que fazem parte integrante do Plano de Contas Contábeis Públicas. O código do evento é estruturado por classe, tipo de utilização e código sequencial.

Nesse contexto, o evento que se destina a registrar a provisão da receita é:

Alternativas
Comentários
  • 10.0.000    -  PREVISAO DA RECEITA.         (NL) (NS)                                                                           

    20.0.000    -  DOTACAO DA DESPESA    (ND)                                                                                 

    30.0.000    -  MOVIMENTACAO DE CREDITO.      (NC)                                                                          

    40.0.000    -  EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA  (PRÉ EMPENHO, EM LIQUIDAÇÃO, LIQUIDAÇÃO E PAGAMENTO)         

    50.0.000    -  ROTINAS AUTOMATICAS DE ENCERRAMENTO                                                                    

    51.0.000    -  APROPRIACOES DE VARIAÇÃO PATRIMONIAL DIMINUTIVA - VPD                                                   

    52.0.000    -  RETENÇÕES E REGISTRO DE OBRIGAÇÕES.                                                                    

    53.0.000    -  LIQUIDAÇÕES E BAIXAS DE OBRIGAÇÕES.                                                                     

    54.0.000    -  REGISTROS DIVERSOS.                                                                                    

    55.0.000    -  APROPRIAÇÕES DE BENS E DIREITOS.                                                                        

    56.0.000    -  LIQUIDAÇÕES E BAIXAS DE BENS E DIREITOS.                                                               

    58.0.000    -  REGISTROS DIVERSOS.                                                                                     

    59.0.000    -  REGISTROS DIVERSOS.                                                                                    

    61.0.000    -  BAIXAS DE VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS - VPD                                                     

    70.0.000    -  TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS SEM EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.                                                  

    80.0.000    -  CLASSIFICAÇÕES DE RECEITA E INGRESSOS SEM EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. (APROPRIAÇÃO DA RECEITA)


ID
752650
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos que compreendem os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos,para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, referem-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    NBC TI 01

     

    12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna

    12.2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende    os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade

    bons estudos

  • Esse é o tipo de questão que um ansioso, como eu, erraria. Nem terminaria de ler o enunciado. rsrs

  • Fiquei em dúvida entre a "A" e a "E". O que me ajudou a matar a questão foi a frase "de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade". Se a Administração estabeleceu as regras do procedimento de auditoria, então é interna!


ID
752653
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os Testes que visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade, denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    NBC TI 01

     

    12.2.3.2  –  Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade

     

    12.2.3.3  – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à     suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    bons estudos

  • Testes de Observância também são chamados de Testes de Controle (são sinônimos)

  • Pq essa questão está classificada como MUITO DIFÍCIL?

    Desse jeito não tem serventia nenhuma esse filtro....

  • Carrie minha filha, tu é chata pra cacete...

  • Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.


ID
752656
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 230 do CFC, a documentação de auditoria fornece evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do seu objetivo global e de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis, e serve adicionalmente para

I. assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

II. assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão;

III. permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada civil e criminalmente por seu trabalho;

IV. manter em sigilo um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

V. permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade;

VI. permitir a condução de inspeções internas e externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NBC TA 230


    3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

    - assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria; (ITEM I)

    - assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220 - Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis; (ITEM II)

    - permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    - manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

    - permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 - Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos (NBC TA 220, item 2); (ITEM V)

    - permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

    bons estudos

  • A NBC TA 230 confere à documentação de auditoria outras finalidades adicionais, que incluem:

              - Assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria (Item I CORRETO);

              - Assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades (Item II CORRETO);  

              - Permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

              - Manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

              - Permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade (Item V CORRETO);

              - Permitir a condução de inspeções externas (não há inspeções internas) em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

    Gabarito: alternativa A.


ID
752659
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a execução dos trabalhos finais de campo da auditoria da Empresa de televisores Tela Plana S.A., o auditor descobre que um volume grande e relevante de TV de 32 polegadas, que foi vendido pela Empresa a um grande varejista durante o mês de dezembro de 2010, foi devolvido por esse varejista em 31 de janeiro de 2011.

Baseando-se nas normas e procedimentos de auditoria, esse auditor

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Trata-se de eventos subsequentes (NBC TA 560) entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente. Nesse caso, a NBC TA 560 explica que
     

    6.  O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstrações contábeis foram identificados. Não se espera, contudo, que o auditor execute procedimentos adicionais de auditoria para assuntos para os quais os procedimentos de auditoria anteriormente aplicados forneceram conclusões satisfatórias
     

    8.  Se, em decorrência dos procedimentos aplicados conforme exigido pelos itens 6 e 7, o auditor identificar eventos que requerem ajuste ou divulgação nas demonstrações contábeis, o auditor independente deve determinar se cada um desses eventos está refletido de maneira apropriada nas referidas demonstrações contábeis de acordo com a estrutura conceitual aplicável.


    bons estudos

  • Eu acho a "e" mais correta do que a "d". Como o auditor manda ajustar sem saber o motivo, a essência da devolução? E se a provisão para garantia puder cobrir? 


ID
752662
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um dos importantes procedimentos de auditoria das demonstrações financeiras é a confirmação de informações junto a terceiros, como é o caso da confirmação externa, ou circularização. Ao usar procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmação externa, incluindo

I. determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas;

II. seleção da parte que confirma apropriada para confirmação;

III. asseguração de que foi utilizado um critério estatístico justo de amostragem quando a seleção for realizada pelo cliente;

IV. definição das solicitações de confirmação, assegurando- se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor;

V. asseguração de que o envio da resposta de confirmação, quando a carta for recebida pelo próprio cliente, foi realizado por intermédio dos correios;

VI. o envio das solicitações, incluindo o 2.° pedido, quando aplicável, para a parte que confirma.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NBC TA 505

     

    Procedimentos de confirmação externa

    7. Ao usar procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmação externa, incluindo:

    (a) determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas (ver item A1);

    (b) seleção da parte que confirma apropriada para confirmação (ver item A2);

    (c) definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor (ver itens A3 a A6); e

    (d) envio das solicitações, incluindo 2º pedido, quando aplicável, para a parte que confirma (ver item A7).

    bons estudos

  • item V - fala em "correios", nunca vi isto na Norma, então eliminaram-se todas as assertivas, à exceção da Letra (A) gabarito.

    Bons estudos.


ID
752665
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A taxa interna de retorno, ou a TIR, é uma medida popular utilizada no orçamento de capital, bem como na medida de taxa de rentabilidade.

Por definição, a TIR é

Alternativas

ID
752668
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma empresa comercial vende um produto no valor de R$ 5.000,00 em parcela única e com vencimento em 6 meses.
Sabendo-se que a taxa de juros atual de mercado é de 1,2% a.m., quanto seria o valor do produto se o cliente resolvesse pagá-lo à vista?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Trazer o montante a valor presente ocorre dessa forma:

    M = C x (1+i)^t
    5000 = C x (1,012)^6
    C = 5000/ (1,012)^6
    C = 4.654,65.

    bons estudos


ID
752671
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

João fez uma aplicação financeira no valor R$ 2.000,00 com uma taxa prefixada de 10% a.a. por um período de quatro anos.
Sabendo-se que a forma para remunerar o capital investido são os juros compostos, qual será o valor no final da aplicação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Fórmula dos juros compostos:

    M = C x (1+i)^t
    M = 2000 x (1,1)^4
    M = 2000 x 1,4641
    M = 2.928,20.

    bons estudos

  • Temos C = 2000 reais, j = 10% ao ano, t = 4 anos, juros compostos. Assim,

    M = 2000 x (1 + 10%)

    M = 2000 x 1,1 = 2000 x 1,1 x 1,1

    M = 2000 x 1,21 x 1,21

    M = 2928,20 reais

  • Uma dica é gravar essas potências que aparecem com frequência:

    1,1²= 1,21

    1,1³=1,331

    1,1^4= 1,4641


ID
752674
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Após análise da situação financeira do Sr. Antônio Alves, bem como de sua disponibilidade de pagamento, uma determinada instituição financeira decidiu conceder-lhe um financiamento pelo Sistema de Amortização Constante - SAC. O valor da operação é de R$ 108.000,00, o prazo de pagamento é de 36 meses e a taxa de juros é de 4,5% a.m.

Diante dessas informações, o valor da oitava prestação será de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Fórmula para achar parcelas no SAC:

    Pn = A + [(SD - An-1)x i]
    A = SD/n


    Amortização:
    A = 108000/36
    A = 3000

    Parcela :
    P8 = 3000 + [(108000 - 3000x7) x 0,045]
    P8 = 3000 + [87000 x 0,045]
    P8 = 3000 + 3915
    P8 = 6.915,00.

    bons estudos


ID
752677
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

O Sr. José Baltazar realizou o pagamento de um título em 1.° de janeiro de 2011, cujo vencimento seria em 1.° de maio de 2011, ou seja, 4 meses antes do seu vencimento.
Considerando-se que o valor do título era de R$ 12.000,00 e a taxa de juros de 2,5% a.m., o valor do desconto racional obtido pelo Sr. José Baltazar foi de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Desconto racional composto:
    VA = VN/ (1+i)^t
    VA = 12000/ (1,025)^4
    VA = 10871,41

    D = VN - VA
    D = 12000 - 10871,41
    D = 1.128,59.

    bons estudos