SóProvas



Prova VUNESP - 2013 - UFTM - Vestibular - Prova 01


ID
1147342
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns protozoários apresentam vacúolo pulsátil ou contrátil, cuja função é fundamental para a sobrevivência do protista. Considerando a teoria evolutiva de Darwin e a função dessa organela, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Toda vez que pensar em Darwin, lembre-se da seleção natural. Quem se adapta, sobrevive e se reproduz.


ID
1147345
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com algumas características, os fungos estão mais próximos filogeneticamente dos animais do que das plantas. Essa informação é considerada correta porque os seres vivos que compõem os reinos Fungi e Animalia.

Alternativas
Comentários
  • Seres Heterótrofos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo. Por isso, os heterótrofos são consumidores, pois apenas consomem a energia e a matéria orgânica de outro ser vivo.Todos os animais, algumas bactérias, os protozoários e os fungos são heterótrofos.

    Gabarito: B

    fonte: http://vivendociencias.blogspot.com.br/2008/11/seres-hetertrofos.html

  •  Gabarito: [B]

    Comentário:

    Fungos e a animais apresentam proximidade evolutiva em virtude, principalmente de duas características compartilhadas: o fato de ambos possuírem glicogênio como substância de reserva e o fato de serem exclusivamente heterótrofos. 


ID
1147360
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em maio de 2013, o Brasil sediou o 5.º Congresso Mundial de Leishmaniose. Essa doença tropical ocorre em quase todas as regiões do país e um dos tipos é a tegumentar (ou úlcera de Bauru), que pode causar lesões mutilantes, caso não seja tratada.

Uma pessoa pode adquirir a leishmaniose tegumentar por meio.

Alternativas
Comentários
  • C. da picada do mosquito Lutzomyia que introduz os protozoários na corrente sanguínea.



  • pela picada do mosquito lutzomyia ou mosquito palha (leishmaniose)


ID
1147399
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia

O homem também vai impondo à natureza suas próprias for­ mas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, arti­ ficiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexas, resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna­se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. [...]. No processo de desenvol­ vimento humano, não há uma separação do homem e da natu­ reza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.


De acordo com o autor, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1147411
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A atual organização geopolítica do espaço mundial traz consigo heranças de conflitos e impasses diplomáticos internacionais produzidos durante o período em que vigorava a chamada Velha Ordem Mundial. Entre os impasses e conflitos internacionais que ocorreram durante a vigência da Guerra Fria, e que se mantiveram após os anos 2000, podem-se mencionar

Alternativas
Comentários
  • questão com tendencia ao erro ,odeio isso


ID
1147417
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora possam ser considerados processos aparentemente contraditórios, globalização e regionalização são fenômenos concomitantes e que se intensificam no atual estágio de desenvolvimento do sistema capitalista internacional. São medidas que representam, respectivamente, os fenômenos de regionalização e globalização da economia:

Alternativas
Comentários
    • Regionalização

    A divisão de regiões implica na distinção de áreas a partir de características e/ou semelhanças em comum. E muitos são os fatores que determinam essa regionalização, a exemplo da localização geográfica, esta que possui relação direta com a organização o espaço.

    Todavia, além de aspectos geográficos levam-se em consideração inúmeros outros fatores determinantes para esse processo regionalização, são eles: economia, política, sociedade, história, cultura, entre outros.

    Exemplo da questão - Blocos econômicos

    • Globalização

    Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo.

    Está caracterizada pela ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.

    Exemplo da questão - OMC (organização mundial do comércio)


ID
1147423
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata­se de um compartimento geográfico caracterizado pela especialização produtiva obediente a parâmetros externos (em geral internacionais) de qualidade e custos. Essas regiões, preferencialmente, são as que atraem os investimentos públicos e privados, transformando grandes porções do território em áreas de exclusão. [...] O território brasileiro possui inúmeros exemplos de regiões competitivas. Alguns dos casos mais con­ tundentes são as regiões produtoras de commodities agrícolas. A exportação de grande parcela da produção, a presença de firmas transnacionais, a implantação de sistemas técnicos especialmente concebidos para viabilizar a produção, a especiali­ zação funcional das cidades locais são características comuns presentes na maioria dessas regiões.

A instalação de modernos sistemas técnicos agrícolas e o desenvolvimento da produção de commodities em determinadas porções do território brasileiro trouxeram consigo impactos sociais e territoriais significativos, dentre os quais se podem mencionar.

Alternativas

ID
1147429
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a notícia.

O Brasil reduziu a mortalidade infantil, mas ainda está em um patamar distante dos países desenvolvidos. Pelos dados das “Estatísticas do Registro Civil”, divulgadas pelo IBGE nesta segunda­feira [17.12.2012], os chamados óbitos de neonatais (precoces [recém-nascidos mortos antes de completar 7 dias de vida] e tardios [recém-nascidos mortos depois de 7 dias comple- tos, mas antes de 28 dias completos de vida], somados), atingi­ ram, em 2011, 68,3% do total de mortes de menores de 1 ano. Em países desenvolvidos, 90% dos óbitos concentram­se na faixa neonatal precoce. Em 2011, apenas 51,8% dos óbitos infantis registrados no Brasil foram neonatais precoces.


No Brasil, a mortalidade infantil, especialmente aquela classificada como tardia, está relacionada.

Alternativas

ID
1147432
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É correto afirmar que a Guerra do Peloponeso, no século V a.C.,

Alternativas
Comentários
  • A guerra de Peloponeso foi um suicídio grego , chamada por alguns como: Guerras Fratricidas, já que eles se matavam mesmo sendo fraternos(gregos) e se desestabilizavam.

    Após a vitória de Esparta sobre Atenas, a situação não era boa, pois seus exércitos estavam exaustos , não havia cash nem nada para nenhum dos lados

    Felipe II, oportunista rei macedônico e com uma vontade enorme de ser considerado ''grego'', oportunou-se da situação e invadiu a Grecia

  • GABARITO: C

    Mesmo os espartanos terem vencido a batalha, quem realmente dominou a hegemonia grega foram os macedônios, que se aproveitaram do enfraquecimento de Esparta e logo em seguida foram invadi-lá para conquistar a hegemonia.


ID
1147435
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Jamais a Europa esteve tão unida quanto nos séculos XII e XIII, e essa unidade devia­se ao fato de que os europeus daquele tempo tinham o sentimento de constituir um só povo [...].

O sentimento de unidade europeia mencionado no texto deri- vava, sobretudo,

Alternativas

ID
1147444
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os franceses não possuíam um grande vocabulário político antes de 1789, pois a política se passava em Versalhes, no mundo distante da corte real. Quando as pessoas do povo começaram a participar da política [...], precisaram encontrar palavras para o que tinham visto e feito.

A partir do texto, é correto afirmar que a Revolução Francesa de 1789.

Alternativas

ID
1147447
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As poucas fábricas que subsistiram durante as décadas de 1840 a 1870 se mantiveram graças a privilégios de exploração, de subvenções governamentais na forma de empréstimos e isen­ções de direitos de importação; em certas regiões, como o único substituto possível à produção agrícola decadente, enquanto, em outras, as dificuldades de comunicação e o alto custo do trans­ porte atuavam como meios de proteção.
Uma série de acontecimentos iria, contudo, reanimar as ati­vidades industriais, no fim da década de sessenta
.

O avanço industrial brasileiro nas três primeiras décadas do Segundo Reinado

Alternativas
Comentários
  • Falou de industrialização no segundo reinado, lembra o barão de maua, ele foi um empreendedor.


ID
1147453
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados

“Vício na fala”, de 1925, é um dos mais conhecidos registros poéticos do Modernismo. Entre as características do movimento que ele apresenta, podemos identificar a:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C. O modernismo teve como uma de suas principais características a valorização da cultura puramente brasileira. Nos séculos passados, principalmente durante a estadia da família real no Brasil e o Segundo reinado, houvesse uma proposta de europeização do Brasil, ainda que fossem adotadas culturas do imaginário nativo e da nossa fauna e flora, a figura do Brasil ainda era muito europeia, basta notarmos as cores da bandeira.

    Então como uma forma de romper essa ligação com a Europa os artistas modernistas visavam enaltecer a cultura brasileira, a cultura do negro, do nativo, do interiorano e etc.


ID
1147459
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Oficialmente, o mundo não acordou para a crise dos mís­ seis em Cuba até o anoitecer da segunda­feira, 22 de outubro de 1962, quando o presidente [John] Kennedy falou pela pri­meira vez na televisão para anunciar a presença de mísseis soviéticos em Cuba e declarar sua intenção de impor um blo­ queio naval. [...] Pela primeira vez desde que os Estados Unidos jogaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945, centenas de milhões de pessoas em todo o globo temeram que armas nucleares pudessem ser usadas outra vez.

O texto se refere à chamada “crise dos mísseis de Cuba”,

Alternativas

ID
1147501
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em nossos dias, o neo­indianismo dos modernos de 1922 (precedido por meio século de etnografia sistemática) iria acen­ tuar aspectos autênticos da vida do índio, encarando­o, não como gentil­homem embrionário, mas como primitivo, cujo inte­ resse residia precisamente no que trouxesse de diferente, contra­ ditório em relação à nossa cultura europeia. O indianismo dos românticos, porém, preocupou­se sobremaneira em equipará­lo qualitativamente ao conquistador, realçando ou inventando aspectos do seu comportamento que pudessem fazê­lo ombrear com este - no cavalheirismo, na generosidade, na poesia.

A altivez, o culto da vindita, a destreza bélica, a genero­ sidade, encontravam alguma ressonância nos costumes abo­ rígines, como os descreveram cronistas nem sempre capazes de observar fora dos padrões europeus e, sobretudo, como os quiseram deliberadamente ver escritores animados do desejo patriótico de chancelar a independência política do país com o brilho de uma grandeza heroica especificamente brasileira.

Considere as passagens do texto:

[...] encarando­o , não como gentil­homem embrionário [...]

[...] cujo interesse residia precisamente [...].

[...] como os descreveram cronistas [...].

Os substantivos retomados pelos pronomes sublinhados são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA E


    não entendi muito bem


ID
1147507
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem ama inventa

Quem ama inventa as coisas a que ama... Talvez chegaste quando eu te sonhava. Então de súbito acendeu­se a chama! Era a brasa dormida que acordava... E era um revoo sobre a ruinaria, No ar atônito bimbalhavam sinos, Tangidos por uns anjos peregrinos Cujo dom é fazer ressurreições... Um ritmo divino? Oh! Simplesmente O palpitar de nossos corações Batendo juntos e festivamente, Ou sozinhos, num ritmo tristonho... Ó! meu pobre, meu grande amor distante, Nem sabes tu o bem que faz à gente Haver sonhado... e ter vivido o sonho!


Ocorre objeto direto preposicionado quando, principalmente nos verbos que exprimem sentimentos ou manifestações de senti­ mento, se deseja encarecer a pessoa ou ser personificado a quem a ação verbal se dirige ou favorece.

A definição de Bechara é exemplificada com o seguinte verso do poema:

Alternativas
Comentários
  • Objeto direto preposicionado é passível de confusão com o objeto indireto.

    O Verbo amar é verbo transitivo direto (quem ama, ama alguém ou algo)

    Dessa forma a frase: Quem ama inventa as coisas a que ama..". é a alternativa correta.

    Se estiver errado podem comentar abraços e boa sorte


  • Complementando o comentário do Renato. A preposição A está somente dando ênfase ao sentimento, tanto que se ela for retirada não se perde o sentido.


ID
1147516
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Claudius tirou do bolso um papel amarelado e amarrotado: atirou­o na mesa. Johann leu:

Não me odeies, mulher, se no passado Nódoa sombria desbotou­me a vida: No vício ardente requeimando os lábios E de tudo descri com fronte erguida.

A máscara de Don Juan queimou­me o rosto Na fria palidez do libertino: Desbotou­me esse olhar - e os lábios frios Ousam de maldizer do meu destino. Sim! longas noites no fervor do jogo Esperdicei febril e macilento: E votei o porvir ao Deus do acaso E o amor profanei no esquecimento!

Murchei no escárnio as coroas do poeta Na ironia da glória e dos amores: Aos vapores do vinho, à noite insano Debrucei­me do jogo nos fervores!

A flor da mocidade profanei­a Entre as águas lodosas do passado No crânio a febre, a palidez nas faces Só cria no sepulcro sossegado!

No contexto em que estão empregados, os termos nódoa, profa­ nei e escárnio significam, respectivamente,

Alternativas

ID
1147522
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

_____pouco mais de uma década quase não ______genomas completos para serem analisados. Hoje ______programas e mão de obra ______para dar conta da quantidade de sequências de DNA já depositadas em bases públicas de dados e que saem diariamente de uma nova geração de sequenciadores. Extrema­ mente velozes, essas máquinas determinam os pares de bases do material genético, as chamadas letras químicas, a um preço milhares de vezes menor do que no início dos anos 2000, quando chegou ao fim a epopeia de sequenciar o primeiro genoma humano.

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • Há para indicar um fato ocorrido no tempo passado.

    Havia pois este verbo pode ser colocado no singular concordando com o termo anterior.

    Faltam esta concordando com o sujeito

    Especializada esta concordando com o termo mais próximo.

    Alternativa correta letra A.

  • havia ou tinha tem alguma diferença?

  • Respondendo powerextreme eu: 

    O verbo haver,  no sentido de tempo decorrido, existir e ocorrer, é impessoal, sempre fica na 3 pes. singular

    Já o verbo ter/existir tem sujeito, portanto varia conforme o sujeito.



  • verbo TER é possuir, não significa haver, nem existir.


ID
1147525
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma loja de ferragens, o valor, em reais, de um quilograma de parafusos do tipo I, cujo preço unitário é 50 centavos, equivale ao valor de dois quilogramas de parafusos do tipo II, cujo preço unitário é 20 centavos. Sabendo que a massa de um parafuso do tipo II é igual a 10 gramas, pode-se concluir que a massa de um parafuso do tipo I, em gramas, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • alguém... por favor!!!!

  • cade a resolução?


  • Parafuso tipo I equivale a 1kg de $0,50 a unidade e massa X
    Parafuso tipo II equivale a 2kg do tipo I com valor de $0,20 e massa de 10 g
    2.2.x=1.5.10
    4x=50
    x=12,5

    Letra "C"

  • Regra de três

    0,5____1Kg______x

    0,2_____2kg_____10g

    X=12,5g

  • NO FINAL DIVIDE OS 80 PARAFUSOS POR 1 000GRAMAS

  • Cara parafuso do tipo 1 vale 50 centavos

    Cara parafuso do tipo 2 vale 20 centavos

    Valor 1 kg parafusos tipo 1 = Valor 2 kg parafusos tipo 2

    1 parafuso tipo 2 = 10g

    2 kg/ 10g = 200 parafusos em 2 kg tipo 2

    Valor de 2kg tipo 2 = 200 x 0,20 = R$ 40

    Valor de 1kg tipo 1 = R$ 40

    Preço de 1 parafuso tipo 1 = 50 centavos

    Número de parafuso tipo 1 em 1 kg = 40 / 0,50 = 80 parafusos.

    Massa do parafuso tipo 1 = 1000/80 = 12,5 g

    Método da Regra de 3

    ================

    Há 2 tipos de proporcionalidade simples: a diretamente proporcional e inversamente proporcional.

    Sua familiaridade facilita a execução rápida de muitos problemas, tanto em Matemática como em Física.

    Diretamente proporcional, dado que as outras grandezas fiquem constantes, é quando uma grandeza cresce ocasiona que a outra cresce na mesma proporção e quando uma grandeza diminui ocasiona que a outra diminua também na mesma proporção. Nesse caso, diz-se que as grandezas são diretamente proporcionais.

    Inversamente proporcional, dado que as outras grandezas fiquem constantes, é quando uma grandeza cresce ocasiona que a outra diminua na mesma proporção e quando uma grandeza diminui ocasiona que a outra cresça, também na mesma proporção. Nesse caso, diz-se que as grandezas são inversamente proporcionais.

    No caso, pode-se montar a seguinte tabela

    Valor Unitário - Massa Total - Massa Unitária

    R$ 50 - 1 kg - ?g

    R$ 20 - 2 kg - 10g

    Quanto mais valor unitário, para o mesmo valor total e peso, maior a massa de cada parafuso. (diretamente proporcionais) , e quanto maior a massa total, para o mesmo valor unitário e total, maior a massa unitária de cada parafuso. (Também diretamente proporcional)

    Assim

         massa unitária do parafuso 1 = massa unitária do parafuso 2 (10g) * 50 / 20 * 1/2

    50/20 quer dizer que o valor unitário aumentou 2,5 vezes, então a massa unitária deve aumentar também 2,5 vezes. 1/2 que dizer que a massa total caiu para metadae (0,5), a massa unitária também deve cair para metade.

    Portanto,

          massa unitária do parafuso 1 = 10 * 2,5 * 0,5 = 12,5 g

    Repare que esse é o mesmo resultado, obtido de forma mais simples, usando regra de 3 e os conceitos de d.p (diretamente proporcional) e i.p (inversamente proporcional).


ID
1147531
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma loja de eletrônicos, os preços de venda das TVs LED de uma determinada marca e modelo são diretamente proporcionais à medida da diagonal da tela, em polegadas. Sabe-se que a mar- gem de contribuição unitária (diferença entre o preço unitário de venda e o preço unitário de custo) dessas TVs é igual a 40% do preço de venda. Nessas condições, se a margem de contribuição unitária da TV de 32” é igual a R$ 800,00, o preço de custo da TV de 42” é:

Alternativas
Comentários
  • Se a margem de contribuição unitária é igual a 40%, então os R$800,00 que o problema nos dá é os 40% da Tv de 32". Assim temos que descobrir quanto vale 100% dessa Tv:
    40%____800
    100%____x
    x= 2000 (o valor de venda da Tv de 32").

    Sabendo o valor de venda da Tv de 32" podemos descobrir o valor de venda da Tv de 42":
    32_____2000
    42_____x
    x=2625 (valor de venda da Tv de 42")

    Logo teremos que descobrir os 40% da Tv de 42":

    2625_____100%
    x________40%
    x=1050
    Dessa forma podemos encontrar o preço de custo fazendo a subtração do valor da venda e valor correspondente aos 40%:
      2625 -1050= 1575 que seria o mesmo que fazer 2625(valor de venda)-1575(preço de custo)=1050(40%), conforme  a informação do problema. Espero ter ajudado.

    Resposta letra "E"


  • VEM COM MOSNTROOOOOOOOOOOOOOO VEM APROVAÇÃOOOOOOOOO NÃO DESISTAM GUERREIRO BIRRRLLLLLL VEM APROVAÇÃO UUUUUUUUUUUUUU LUTAS SÃO NECESSARIAS VAMOS AVANTE GUERREIROS SANGUE NOS OLHOS


ID
1147549
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma urna foram colocadas 10 chaves, das quais apenas 4 acionam o motor de um carro. Os três primeiros colocados em uma prova de um reality show vão retirar, ao acaso, uma chave cada um, sem reposição. A probabilidade de que nenhuma das três chaves retiradas acione o motor do carro é

Alternativas
Comentários
  • 10 chaves / 6 não acionam.


    6/10 x 5/9 x 4/8 = 1/6

    Como não tem reposição, o número do total de chaves vai diminuindo.


ID
1147588
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A acroleína, CH2 CHCHO, é uma substância muito tóxica e cancerígena. Ela se forma em diversos tipos de transformações químicas, entre elas as que ocorrem quando um óleo vegetal é reutilizado por diversas vezes em frituras. A acroleína é um

Alternativas

ID
4131820
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A decomposição da matéria orgânica nas florestas tropicais ocorre em poucos meses enquanto nas florestas temperadas demora de quatro a seis anos. Isso ocorre devido a dois fatores característicos das florestas tropicais e ausentes nas florestas temperadas, a saber,

Alternativas

ID
4131823
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem que não produza as estruturas celulares cílios e flagelos terá maior chance de desenvolver, respectivamente,

Alternativas

ID
4131835
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante fez o seguinte experimento: em um vaso enterrou uma banana nanica sem a casca; em outro vaso, depois de retirar a “coroa” (conjunto de folhas) e a parte central fibrosa de um abacaxi, enterrou sua parte mole e comestível. Considerando as estruturas utilizadas, é correto deduzir que

Alternativas

ID
4131841
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os neurônios existentes no cérebro “conversam” entre si, recebendo e transmitindo informações. Para que ocorra a transmissão mais comum do impulso nervoso de um neurônio a outro é necessário que

Alternativas

ID
4131850
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em ervilhas, o caráter cor amarela é determinado por alelo dominante (V) enquanto a cor verde é determinada por alelo recessivo (v). Esses alelos segregam-se independentemente dos alelos que determinam a textura, sendo a lisa determinada por alelo dominante (R) e a rugosa por alelo recessivo (r). Caso uma planta de ervilha duplo-heterozigota seja autofecundada, a proporção de descendentes que produzam ervilhas com fenótipos diferentes dessa planta original será de

Alternativas
Comentários
  • A proporção da segregação independente de mendel é: 9:3:3:1

    Fénótipo dado: VvRr

    Os fenótipos diferentes podem ser: Vvrr (3), vvRr(3), vvrr(1)

    3+3+1= 7


ID
4131874
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um garoto pretende projetar uma imagem da tela de sua TV ligada em uma das paredes brancas de sua sala e, para isso, utilizará uma lente esférica delgada. A superfície da parede escolhida e a da tela da TV são paralelas e a distância entre elas é 4 m. Para conseguir projetar uma imagem nítida e com dimensões três vezes menores do que as da tela da TV, o garoto deverá posicionar a lente, entre a parede e a TV, a uma distância da TV, em metros, igual a

Alternativas

ID
4131889
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os últimos quarenta anos foram marcados pela intensificação das discussões sobre o modelo de desenvolvimento econômico, as formas de uso dos recursos naturais e a necessidade de preservação da natureza. São exemplos de reuniões internacionais que tiveram como principal propósito definir estratégias para a promoção de um “desenvolvimento sustentável” em escala mundial:

Alternativas

ID
4131907
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Trata-se de um compartimento geográfico caracterizado pela especialização produtiva obediente a parâmetros externos (em geral internacionais) de qualidade e custos. Essas regiões, preferencialmente, são as que atraem os investimentos públicos e privados, transformando grandes porções do território em áreas de exclusão. [...] O território brasileiro possui inúmeros exemplos de regiões competitivas. Alguns dos casos mais contundentes são as regiões produtoras de commodities agrícolas. A exportação de grande parcela da produção, a presença de firmas transnacionais, a implantação de sistemas técnicos especialmente concebidos para viabilizar a produção, a especialização funcional das cidades locais são características comuns presentes na maioria dessas regiões.

(Ricardo Castillo e Samuel Frederico. Dinâmica regional e globalização: espaços competitivos agrícolas no território brasileiro. Mercator, janeiro/abril de 2010.)

São exemplos de regiões competitivas agrícolas no território brasileiro as áreas produtoras de

Alternativas
Comentários
  • Soja = cerrado

    Laranja = interior paulista

    Frutas = vale do São Francisco

    Alternativa B

  • LETRA B

    Podemos observar que a laranja está presente por toda parte para o consumo local, mas dois pontos de concentração aparecem, os polos especializados da Bahia e de São Paulo, graças aos quais o Brasil produz 42% do suco concentrado da laranja comercializada no mundo.

    --------------------------------

    (Caso esteja errado me informem por privado)

    @estuda_gabrielg


ID
4131925
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No início dos Tempos Modernos, os reinos cristãos da Europa deram início ao longo processo de expansão comercial e geográfica que resultou no estabelecimento de comunicações regulares com populações e regiões do mundo até então desconhecidas entre si. [...]
     A vida dos habitantes do litoral do Atlântico Sul mudou radicalmente com a chegada dos europeus. A vinda daqueles homens barbados, pouco asseados e carregados de reluzentes e estrondosas armas introduziu os tupis na idade do ferro – para o bem e para o mal.
    As ferramentas trazidas pelos europeus facilitaram o árduo trabalho nas roças e nas florestas subtropicais. Por outro lado, o contato dos habitantes americanos com os colonizadores resultou numa das maiores catástrofes demográficas da história da humanidade.

(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação, 2008.)

A caracterização dos europeus, presente no segundo parágrafo, sugere

Alternativas
Comentários
  • O segundo parágrafo apresenta distinções físicas e tecnológicas, principalmente ao afirmar que introduziu os habitantes na idade do ferro.

    E

    EsPCEx 2022


ID
4131928
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No início dos Tempos Modernos, os reinos cristãos da Europa deram início ao longo processo de expansão comercial e geográfica que resultou no estabelecimento de comunicações regulares com populações e regiões do mundo até então desconhecidas entre si. [...]
     A vida dos habitantes do litoral do Atlântico Sul mudou radicalmente com a chegada dos europeus. A vinda daqueles homens barbados, pouco asseados e carregados de reluzentes e estrondosas armas introduziu os tupis na idade do ferro – para o bem e para o mal.
    As ferramentas trazidas pelos europeus facilitaram o árduo trabalho nas roças e nas florestas subtropicais. Por outro lado, o contato dos habitantes americanos com os colonizadores resultou numa das maiores catástrofes demográficas da história da humanidade.

(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação, 2008.)

A afirmação de que “o contato dos habitantes americanos com os colonizadores resultou numa das maiores catástrofes demográficas da história da humanidade” é uma referência

Alternativas
Comentários
  • Boa observação.

  • A vinda dos europeus para o território americano não trouxe apenas a dizimação através da violência, como também o contato entre agentes virais e bacterianos, muitos dos quais eram desconhecidos pelos organismos do habitantes do Novo Mundo. Nesse viés, uma verdadeira guerra biológica, na qual só havia um lado forte, foi estabelecida e, com isso, a morte de vários nativos aconteceu.

    D

    EsPCEx 2022


ID
4131937
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    As poucas fábricas que subsistiram durante as décadas de 1840 a 1870 se mantiveram graças a privilégios de exploração, de subvenções governamentais na forma de empréstimos e isenções de direitos de importação; em certas regiões, como o único substituto possível à produção agrícola decadente, enquanto, em outras, as dificuldades de comunicação e o alto custo do transporte atuavam como meios de proteção.
    Uma série de acontecimentos iria, contudo, reanimar as atividades industriais, no fim da década de sessenta.

(Sérgio Buarque de Holanda. O Brasil monárquico. Declínio e queda do Império, 1985. Adaptado.)

Em meio à “série de acontecimentos” que “iria reanimar as atividades industriais” no Brasil do final da década de 1860, podem-se citar

Alternativas
Comentários
  • a guerra civil nos eua elevou a produção de algodão no Maranhão, uma vez que os eua era maior produtor.

  • LETRA A

    Como menciona Boris Fausto em sua obra "História do Brasil", apesar da ascensão do café no centro do País, a economia do algodão se fortaleceu bastante principalmente com a guerra Civil Norte-americana, que eram usados para a produção das fardas dos militares combatentes.

  • a alternativa E tambem esta correta, pois com a proibição do tráfico de escravos, o capital que era direcionado para o investimento com mão de obra escrava foi direcionado para investimentos no setor industrial;


ID
4131943
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os combates entre Estados Unidos e Japão, durante a Segunda Guerra Mundial,

Alternativas

ID
4131949
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre as principais características do regime militar brasileiro (1964-1985), podemos citar

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Podemos dizer que o período castelista do presidente general, Castelo Branco foi tida como a "ditadura envergonhada", que apesar de medidas autoritaríssimas como a medida em que as pecs e leis presidenciais deveriam passar pelo crivo do CN em até 30 dias, caso não fossem apreciadas haveria uma aprovação tácita, também tivemos o poder do PR caçar mandatos eletivos, suspender poderes políticos etc. Mas foi Durante o governo de Artur da Costa e Silva, "o tio velho", que foi implementada a chamada linha-dura do regime, com o famoso AI-5.


ID
4131982
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Em nossos dias, o neo-indianismo dos modernos de 1922 (precedido por meio século de etnografia sistemática) iria acentuar aspectos autênticos da vida do índio, encarando-o, não como gentil-homem embrionário, mas como primitivo, cujo interesse residia precisamente no que trouxesse de diferente, contraditório em relação à nossa cultura europeia. O indianismo dos românticos, porém, preocupou-se sobremaneira em equipará-lo qualitativamente ao conquistador, realçando ou inventando aspectos do seu comportamento que pudessem fazê-lo ombrear com este – no cavalheirismo, na generosidade, na poesia.
    A altivez, o culto da vindita, a destreza bélica, a generosidade, encontravam alguma ressonância nos costumes aborígines, como os descreveram cronistas nem sempre capazes de observar fora dos padrões europeus e, sobretudo, como os quiseram deliberadamente ver escritores animados do desejo patriótico de chancelar a independência política do país com o brilho de uma grandeza heroica especificamente brasileira.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2000. Adaptado.)

Em sua análise, o crítico Antonio Candido argumenta que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto , a visão atrelada aos indígenas pelo romantismo era totalmente idealizada, já a do movimento modernista era realista.


ID
4131985
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Em nossos dias, o neo-indianismo dos modernos de 1922 (precedido por meio século de etnografia sistemática) iria acentuar aspectos autênticos da vida do índio, encarando-o, não como gentil-homem embrionário, mas como primitivo, cujo interesse residia precisamente no que trouxesse de diferente, contraditório em relação à nossa cultura europeia. O indianismo dos românticos, porém, preocupou-se sobremaneira em equipará-lo qualitativamente ao conquistador, realçando ou inventando aspectos do seu comportamento que pudessem fazê-lo ombrear com este – no cavalheirismo, na generosidade, na poesia.
    A altivez, o culto da vindita, a destreza bélica, a generosidade, encontravam alguma ressonância nos costumes aborígines, como os descreveram cronistas nem sempre capazes de observar fora dos padrões europeus e, sobretudo, como os quiseram deliberadamente ver escritores animados do desejo patriótico de chancelar a independência política do país com o brilho de uma grandeza heroica especificamente brasileira.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2000. Adaptado.)

De acordo com a argumentação de Antonio Candido e ainda mobilizando outros conhecimentos sobre a literatura brasileira, é correto afirmar que o indianismo romântico funcionou como expressão

Alternativas

ID
4131991
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Mário Quintana para responder à questão.


      Quem ama inventa

Quem ama inventa as coisas a que ama...

Talvez chegaste quando eu te sonhava.

Então de súbito acendeu-se a chama!

Era a brasa dormida que acordava...

E era um revoo sobre a ruinaria,

No ar atônito bimbalhavam sinos,

Tangidos por uns anjos peregrinos

Cujo dom é fazer ressurreições...

Um ritmo divino? Oh! Simplesmente

O palpitar de nossos corações

Batendo juntos e festivamente,

Ou sozinhos, num ritmo tristonho...

Ó! meu pobre, meu grande amor distante,

Nem sabes tu o bem que faz à gente

Haver sonhado... e ter vivido o sonho!


(Quintana de bolso, 2006.)

No contexto, as expressões a brasa e um revoo podem ser interpretadas, respectivamente, como

Alternativas

ID
4132000
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Claudius tirou do bolso um papel amarelado e amarrotado: atirou-o na mesa. Johann leu:


Não me odeies, mulher, se no passado
Nódoa sombria desbotou-me a vida:
No vício ardente requeimando os lábios
E de tudo descri com fronte erguida.


A máscara de Don Juan queimou-me o rosto
Na fria palidez do libertino:
Desbotou-me esse olhar – e os lábios frios
Ousam de maldizer do meu destino.
Sim! longas noites no fervor do jogo
Esperdicei febril e macilento:
E votei o porvir ao Deus do acaso
E o amor profaneino esquecimento!


Murchei no escárnio as coroas do poeta
Na ironia da glória e dos amores:
Aos vapores do vinho, à noite insano
Debrucei-me do jogo nos fervores!


A flor da mocidade profanei-a
Entre as águas lodosas do passado
No crânio a febre, a palidez nas faces
Só cria no sepulcro sossegado!


(Álvares de Azevedo. Noite na Taverna, 2001.)

Os versos lidos pela personagem Johann tematizam

Alternativas
Comentários
  • Não me odeies, mulher, se no passado

    Nódoa sombria desbotou-me a vida:

    No vício ardente requeimando os lábios

    E de tudo descri com fronte erguida

    ''No vício''


ID
4132006
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Claudius tirou do bolso um papel amarelado e amarrotado: atirou-o na mesa. Johann leu:


Não me odeies, mulher, se no passado
Nódoa sombria desbotou-me a vida:
No vício ardente requeimando os lábios
E de tudo descri com fronte erguida.


A máscara de Don Juan queimou-me o rosto
Na fria palidez do libertino:
Desbotou-me esse olhar – e os lábios frios
Ousam de maldizer do meu destino.
Sim! longas noites no fervor do jogo
Esperdicei febril e macilento:
E votei o porvir ao Deus do acaso
E o amor profaneino esquecimento!


Murchei no escárnio as coroas do poeta
Na ironia da glória e dos amores:
Aos vapores do vinho, à noite insano
Debrucei-me do jogo nos fervores!


A flor da mocidade profanei-a
Entre as águas lodosas do passado
No crânio a febre, a palidez nas faces
Só cria no sepulcro sossegado!


(Álvares de Azevedo. Noite na Taverna, 2001.)

Os versos – Aos vapores do vinho, à noite insano / Debrucei-me do jogo nos fervores! – redigidos em ordem direta, assumem a seguinte estrutura:

Alternativas

ID
4132033
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que x + 3, 4x + 2 e 6x + 3 são, nessa ordem, três termos consecutivos de uma Progressão Geométrica crescente e constituem as medidas dos lados de um triângulo escaleno. A medida do perímetro desse triângulo é, em u.c., igual a

Alternativas

ID
4132063
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As cascas de ovos são constituídas principalmente por carbonato de cálcio. Quando postas em contato com soluções ácidas, como o vinagre, ocorre reação química que produz gás carbônico. Sabendo que o volume molar de gás nas CATP (Condições Ambiente de Temperatura e Pressão) é igual a 25 L/mol, calcula-se que, para cada grama de carbonato de cálcio que reage completamente, forma-se um volume, em L, de gás carbônico, medido nessas condições, igual a

Alternativas

ID
4132066
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O poder calorífico do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), cuja combustão é praticamente completa, é cerca de 48 000 kJ/kg. Considere que a composição desse gás seja de 50% em massa de butano e 50% em massa de propano e que a entalpia de combustão completa do butano seja ΔH = – 3 000 kJ/mol. Com base nessas informações, pode-se estimar que a entalpia de combustão completa do propano, em kJ/mol, seja próxima de

Alternativas