SóProvas



Prova ADM&TEC - 2018 - CONIAPE - Professor de História


ID
5196253
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II. Apenas nos processos de avaliação mais complexos o educador deverá considerar seriamente alguns critérios e princípios. No espaço escolar, por exemplo, as decisões estão sempre nas mãos dos mesmos sujeitos: diretores e coordenadores. Isso faz com que o peso da avaliação fique diluído e coloca o professor do lugar daquele que deve realizar a avaliação a partir de critérios previamente estabelecidos, de preferência, individualmente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996 e sobre os Processos Avaliativos. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    I. Verdadeira.

    "Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores."

     II. Falsa.

    "Mesmo nos processos de avaliação mais simples, sabemos que para tomar determinadas decisões faz-se necessário que alguns critérios e princípios sejam considerados seriamente. Não é o mesmo avaliar a roupa que iremos usar por conta do clima, se compararmos com a avaliação que fazemos sobre os rumos de nosso projeto de vida. As implicações são bem diferentes. Pois bem, o mesmo acontece na escola. No entanto, no espaço escolar, nem sempre as decisões estão nas mãos dos mesmos sujeitos: estudantes, professores, diretores, coordenadores, pais, responsáveis. Na maioria das vezes, a tomada de decisão fica sob a responsabilidade dos professores e/ou do conselho de classe. Isso faz com que o peso da avaliação fique redobrado e coloca o professor no lugar daquele que deve realizar tal tarefa a partir de critérios previamente estabelecidos, de preferência, coletivamente."

    Referência bibliográfica: FERNANDES, Cláudia de Oliveira.  Indagações sobre currículo : currículo e avaliação / [Cláudia de Oliveira Fernandes, Luiz Carlos de Freitas] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 

    Portanto, a primeira assertiva é verdadeira e a segunda falsa.

    Gabarito: B


ID
5196259
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade permitir que os pais das crianças possam trabalhar.
II. Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar a atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro. Portanto, medir não é avaliar, ainda que o medir faça parte do processo de avaliação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer que julguemos cada assertiva abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro foi dizer que a finalidade é permitir que os pais das crianças possam trabalhar. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 29 da LDB: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”

    II. Verdadeira.

     "Estudar apenas para a prova é uma maneira honesta, mas simplória, de se tornar capaz de um “desempenho de um dia”. Isso não constrói uma verdadeira competência, mas permite iludir, durante uma prova escrita ou oral. Em uma noite, um aluno que não compreendeu nada, não trabalhou antes e nada sabe não pode se tornar um bom aluno, mas isso basta, às vezes, para salvar as aparências (PERRENOUD, 1999, p.69)."

    Coloquei o texto de PERRENOUD para poder ajudar no entendimento, embora a assertiva esteja bem autoexplicativa, mas em miúdos, ela informa que medir é ver quanto o aluno tirou em uma prova sem se importar com todo o contexto, enquanto que avaliar é fazer de forma qualitativa uma análise do aluno ao longo do tempo. Vejam também o que diz a LDB:

    De acordo com o artigo 24, II, A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (...)"

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Referência bibliográfica: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência à regularização das aprendizagens – Entre duas lógicas – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999

    Gabarito do monitor: C


ID
5196265
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino fundamental consiste em uma dos níveis da Educação Básica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), o Ensino Fundamental é obrigatório, tem duração de 9 (nove) anos, inicia-se aos 6 (seis) anos de idade e tem por objetivo a formação básica para o trabalho.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Segundo a LDB, a educação abrange os processos formativos que acontecem em espaços para além da escola, tais como movimentos sociais, organizações da sociedade civil, manifestações culturais, dentre outros.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do Ensino Fundamental é a FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO !

  • A questão quer que julguemos cada assertiva abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro foi dizer que o ensino fundamental tem o objetivo básico para o trabalho. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 32 da LDB: "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante; (...)"

    II- Verdadeira.

    De acordo com o artigo 1º da LDB: "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais."

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Gabarito do monitor: C

  • O ensino fundamental consiste em uma etapa da Educação Básica.


ID
5196301
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A prefeitura de Lagoa Azul possui um tanque para reserva de combustível com as seguintes dimensões: 3,75m de altura, 6,4m de largura e 13,6m de comprimento. Atualmente, 32% desse tanque encontra-se preenchido com combustível. Se as normas internas determinam que deve haver pelo menos 90m³ de combustível no tanque, então o volume atual de combustível no tanque está abaixo da determinação normativa.
II. Reginaldo é autor de peças de teatro e escreveu uma obra dramática em 58 dias, escrevendo 36 páginas por dia, em média. Se ele tivesse escrito 18 páginas por dia, teria concluído essa obra em menos de 120 dias.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196439
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. São bens da União os terrenos de marinha e seus acrescidos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
II. Apenas a União e os Estados poderão instituir impostos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado, em especial no que tange aos bens da União, além de conhecimento acerca da organização constitucional das competências. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 20. São bens da União: [...] VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos.

     

    Assertiva II: está incorreta. Segundo art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: [...].

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • Gabarito B

    @concurseiropapamike


ID
5196457
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ronaldo leu um artigo em 62 dias, lendo 16 páginas por dia. Se tivesse lido 32 páginas por dia, teria concluído a leitura desse artigo em 31 dias.
II. A prefeitura de Lagoa Azul arrecadou no mês 1 a quantia de R$ 45.600,00 em impostos. No mês 2, a arrecadação foi de R$ 36.100,00. A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que a redução na arrecadação foi de 16,7% entre os meses considerados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira, bastou multiplicar 62 dias por 16 páginas resultando em 992 páginas, que posteriormente, foi dividido por 32 páginas diárias chegando ao resultado de 31 dias. Portanto, a I está correta. Quanto a segunda, bastou calcular 16,7% de 45.600,00 chegando ao resultado de 37.984,8. Logo, esta está incorreta. GABARITO: B

ID
5196466
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

 No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Outras possibilidades de substituição do pronome relativo, no trecho “... vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente”, seriam “no qual” e “em que”.
II. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “Bebida alcoólica pode causar dependência química e, em excesso, provoca graves males à saúde”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196469
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

 No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Assim como no trecho “Medidas restritivas não bastam.”, a concordância verbal foi realizada devidamente no exemplo: “Bastam de reclamações por hoje! É possível resolver tudo sem que haja discussões”.
II. Assim como no excerto “Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?”, o sinal de interrogação foi devidamente usado no exemplo: “Gostaríamos de saber quando a população será capaz de, em ato único, conseguir lutar por seus direitos?”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196481
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. São características da Constituição de 1934: manutenção da República Federativa, separação dos poderes, eleição direta, voto universal secreto e voto feminino, entre outras.
II. No período imperial, três produtos agrícolas que tinham sido importantes no período colonial (açúcar, algodão e fumo) deixaram de ter alguma relevância na pauta de exportações, pois o café ultrapassaria definitivamente o açúcar como o principal produto exportado, em termos de valor, no início da década de 1630.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O voto não era universal!

    Analfabetos não poderiam votar, eles só ganharam direito ao voto na constituição de 1988.

  • Questão estranha!

  • Nestes 125 anos, o Brasil ficou por apenas dois períodos sem poder escolher um presidente de forma direta: na Era Vargas (de 1930 a 1945) e no regime militar (1964 a 1985) até as eleições de 1989.

    A questão B está errada, pois o tópico I também está INCORRETO, visto que a Era Vargas não tinha eleição direta.

  • Voto feminino foi em 1932. Vamos reportar esta questão.

  • Reportei a questão. ta em desacordo com os fatos.

  • eleição direta?
  • Principais características da Constituição de 1934: - Existência do sistema político de três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). - Teve caráter democrático (no sentido liberal). - Sistema eleitoral (eleições diretas) com voto secreto. Previu também o voto feminino e obrigatório para maiores de 18 anos.
  • De fato, a CF inovou trazendo o voto feminino (que só foi praticado em 45) e também trouxe o voto direto (com exceção da próxima eleição, que seria indireta, para beneficiá-lo). Entretanto, o voto NÃO ERA UNIVERSAL, visto que analfabetos ainda não tinham esse direito, portanto, alternativa errada.

  • Ao meu ver as duas afirmativas estão falsa. Alguém pode me corrigir por favor?

  • A CF de 1934 estabelecia que , apos sua promulgação , o primeiro presidente seria eleito de forma INDIRETA ,pelos membros da assembleia constituinte. seria letra D , reportei essa questão


ID
5196484
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, exceto expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.
II. A Constituição Federal de 1988 poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

    CF, Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • Trata-se de questão que mescla temas diversos de Direito Constitucional.

    I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, exceto expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

    ERRADO. Conforme o art. 84, IV, compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

    II. A Constituição Federal de 1988 poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    ERRADO. Conforme o art. 60, §1º, a Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra D.


ID
5196487
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No âmbito da comunicação organizacional, contexto é a referência, situação ou norteador de mensagem.
II. Na perspectiva do usuário dos serviços públicos, o servidor público municipal assume o papel de representante da organização.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196490
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar que são bens da União os potenciais de energia hidráulica.
II. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Supremo Tribunal Federal exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    O ll está errado, pois é competencia do PR e não do STF.

    ......................................................................................................

    1)Competência privativa do PRESIDENTE: 

    -Nomear e exonerar Ministros de Estados

    -Iniciar processo legislativo, conforme a CF

    -Sancionar, promulga leis e decretos

    -Veta lei total ou parcial 

    -Organizar a administração, salvo aumento de despesa

    -Extinção de função ou cargo público QUANDO VAGOS

    -Decretar estado de sítio, defesa e intervenção federal 

    -Conceder indulto 

    -Enviar ao CN a PPA 

    -Presta conta ao CN após 60 dias as contas do ano anterior  

    2)CÂMARA dos deputados, competência privativa 

    - Instaura processo contra o Presidente.

    - Tomada de contas do Presidente.

    - Elege membros do Conselho da República.

    3)SENADO Federal, competência privativa 

    - Julga o Presidente e outros.

    - Aprova, após arguição, a escolha do PGR (e sua exoneração) e outros.

    - Autoriza operações financeiras.

    - Fixa, dispõe e estabelece limites globais.

    - Dispõe sobre crédito externo.

    - Suspende lei inconstitucional.

    - Avalia o Sistema Tributário.

    - Elege membros do Conselho da República.

  • 6 vez que passo por essa questão.

  • Só tem essa questão em Poder Executivo, carai? kkkkkk

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado, em especial no que tange aos bens da União, além de conhecimento acerca do regime de competências previsto constitucionalmente. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Afirmativa I: está correta. Conforme art. 20. São bens da União: [...] VIII - os potenciais de energia hidráulica.

     

    Afirmativa II: está incorreta. Trata-se, na verdade, de competência privativa do Presidente da República. Conforme art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: [...] II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.


ID
5196496
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O processo de aprendizagem é um fator relevante que deve ser considerado no momento do planejamento da organização da Educação Básica.
II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Ensino Fundamental é facultativo, tem duração máxima de 6 (seis) anos, é gratuito na escola pública, inicia-se aos 9 (nove) anos de idade e tem por objetivo a formação técnica do cidadão.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer que julguemos as assertivas abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    De acordo com o artigo 23 da LDB: "A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar."

    II- Falsa.

    A assertiva faz muitas afirmações falsas: o Ensino Fundamental é facultativo, tem duração máxima de 6 (seis) anos, inicia-se aos 9 (nove) anos de idade e tem por objetivo a formação técnica do cidadão. Enumerei essas quatro afirmações para vermos o erro. Vejam a forma correta:

    De acordo com o artigo 32 da LDB: "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante (...)"

    Portanto, a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.

    Gabarito do monitor: B

  • Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão 


ID
5196502
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os municípios só poderão atuar em outros níveis de ensino (além da Educação Infantil) quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos no campo profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA D

    A questão parece correta, inclusive eu errei. O erro está somente em esquecer que a prioridade, na verdade, é o ensino fundalmente.

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e , com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Bons estudos! (:

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro está em dizer que além da educação infantil só poderá atuar em outros níveis com algumas condições, o que não é verdade, pois o município atua com prioridade no ensino fundamental. Para outros níveis que precisará de condições cumpridas. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 11, V, da LDB: "Os Municípios incumbir-se-ão de: oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino."

    II. Falsa.

    O erro foi incluir campo profissional. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 29 da LDB: "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

    Portanto, ambas as assertivas são falsas.

    Gabarito: D


ID
5196508
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Revolta de Canudos ocorreu no Rio de Janeiro e sofreu repressão do governo ao Arraial de Canudos, pois esse local foi considerado núcleo monarquista e uma ameaça à recém-criada República.
II. Como ditador, Getúlio Vargas assume o esquema político denominado Populismo. Com suas concessões ao povo, como as Leis Trabalhistas e a criação do Ministério do Trabalho, ele conseguia manter os sindicatos sob a tutela do governo. Assim, conseguia influir na opinião pública, apresentando o Estado como benevolente mediador dos conflitos trabalhistas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A Revolta de Canudos ocorreu no Rio de Janeiro (na Bahia) e sofreu repressão do governo ao Arraial de Canudos, pois esse local foi considerado núcleo monarquista e uma ameaça à recém-criada República.

    II. Como ditador, Getúlio Vargas assume o esquema político denominado Populismo. Com suas concessões ao povo, como as Leis Trabalhistas e a criação do Ministério do Trabalho, ele conseguia manter os sindicatos sob a tutela do governo. Assim, conseguia influir na opinião pública, apresentando o Estado como benevolente mediador dos conflitos trabalhistas.

  • I- local: Bahia nāo Rio de Janeiro.
  • GAB-C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    A Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.

    EU LEMBRO DO CONFLITO, FOI AQUI PERTO, DOIS QUARTEIRÕES PARA PERTO DA ORLA. !!!

    GAB-C

    CASA, CADEIA, CANELA, CAPOEIRA!!!


ID
5196511
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O período em que Getúlio esteve no governo de forma constitucional foi marcado pelo surgimento de duas correntes político-ideológicas antagônicas, que refletiam no cenário brasileiro o conflito europeu entre fascistas e socialistas. São elas: Ação integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
II. Quando o Brasil alcançou a independência, o setor primário certamente respondia por grande parte do produto interno e das exportações, com predominância da agropecuária.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    Quando o Brasil alcançou a independência, o setor primário certamente respondia por grande parte do produto interno e das exportações, com predominância da agropecuária. Não existem estatísticas de produção agrícola para o século XIX.

    A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista do Brasil

    AIB

    O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.

    TODOS GOSTAM DE HISTÓRIA. O QUE MUDA É O JEITO QUE ELA É CONTADA!!!!


ID
5196514
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No mês de fevereiro de 1922, em São Paulo, inaugurava-se o Modernismo no Brasil, criticando a submissão às correntes culturais europeias e às desgastadas fórmulas artísticas em moda. A contradição desse movimento cultural estava em buscar o rompimento com os modelos culturais estrangeiros e, ao mesmo tempo, ter bases nos padrões vanguardistas europeus.
II. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) previa, entre outras ações, o fechamento do Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados) pelo presidente da República, que podia legislar nos períodos de recesso e a suspensão dos direitos individuais, excluindo a suspensão do habeas corpus.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Erro do segundo item - excluindo a suspensão do habeas corpus.

  • Gabarito: B

    I- faz menção a semana da arte moderna, suas principais características foram:

    • Ausência de formalismo.
    • Ruptura com academicismo e tradicionalismo.
    • Crítica ao modelo parnasiano(arte que procura representar as coisas com perfeição e detalhes)
    • Influência das vanguardas artísticas europeias(futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo).
    • Valorização da identidade e cultura brasileira.
    • Fusão de influências externas aos elementos brasileiros.
    • Experimentações estéticas.
    • Liberdade de expressão.
    • Aproximação da linguagem oral com utilização da linguagem coloquial e vulgar.
    • Temáticas nacionalistas e cotidianas.

    II- Faz referência ao período militar e a decretação do Ato institucional número 5 (ai-5).

    • Congresso em recesso por tempo indeterminado;
    • Aposentadorias forçadas;
    • Suspensão do habeas corpus;
    • Plenos poderes ao Executivo;
    • Censura drástica nos meios de comunicação;
    • Decretação do Estado de Sítio- sem autorização do Congresso.
    • Julgamento de presos políticos por tribunais militares.
    • Cassação do mandato de 88 deputados.

    Bons estudos...

  • GAB-B

    1. Congresso em recesso por tempo indeterminado;
    2. Aposentadorias forçadas;
    3. Suspensão do habeas corpus;
    4. Plenos poderes ao Executivo;
    5. Censura drástica nos meios de comunicação;
    6. Decretação do Estado de Sítio- sem autorização do Congresso.
    7. Julgamento de presos políticos por tribunais militares.
    8. Cassação do mandato de 88 deputados.

    O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5196517
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Proclamação da República foi em boa parte resultado de uma aliança entre militares e cafeicultores. Esses dois grupos, porém, divergiam quanto à forma de governar o país, sendo possível identificarmos dois projetos de governo diferenciados: Projeto Republicano Liberal e Projeto Republicano Positivista.
II. No início do século XX, a indústria se desenvolvia em vários países, e isso acarretava uma grande demanda de matérias-primas. Historicamente fornecedor de matérias-primas, o Brasil encontrou na borracha um produto de baixa aceitação no mercado internacional nesse período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • II. No início do século XX, a indústria se desenvolvia em vários países, e isso acarretava uma grande demanda de matérias-primas. Historicamente fornecedor de matérias-primas, o Brasil encontrou na borracha um produto de baixa aceitação no mercado internacional nesse período.

    gab B

  • Borracha foi uma das matérias primas mais importantes, EUA importou muito látex vindo das seringueiras.

    Corrijam-me se eu estiver errado.

  • No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços. A data está errada.
  • Na afirmativa II, ele confirma que a borracha foi um produto de baixa aceitação no mercado, o que claramente está errado, pois tivemos, no Brasil, o famoso ciclo da borracha (1879-1945).

    Letra B

    APMBB


ID
5196520
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Estado Novo teve o apoio da burguesia industrial e agroexportadora e de boa parte das oligarquias latifundiárias, que se beneficiavam com a política governamental.
II. Durante o governo Médici, a economia cresceu em ritmo bastante acelerado, graças ao ingresso maciço de capitais estrangeiros no Brasil. Esse capital vinha para o país atraído pela estabilidade política propiciada pela ditadura e pelos ajustes econômicos feitos desde o início do regime. Com investimentos externos e as baixas taxas de juros do mercado internacional na época foi possível se chegar ao “milagre” da economia.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  Durante o governo Médici, a economia cresceu em ritmo bastante acelerado, graças ao ingresso maciço de capitais estrangeiros no Brasil. Esse capital vinha para o país atraído pela estabilidade política propiciada pela ditadura e pelos ajustes econômicos feitos desde o início do regime. Com investimentos externos e as baixas taxas de juros do mercado internacional na época foi possível se chegar ao “milagre” da economia.

    estabilidade politica?

  • Acredito que apenas aos olhos estrangeiros.

  • GAB-A

    As duas afirmativas são verdadeiras.

    Criou a  pelo decreto-lei nº 5.684, de 20 de julho de 1943, a  pelo decreto-lei nº 4.352, de 1 de junho de 1942, o  pelo decreto-lei nº 1.186, de 3 de abril de 1939, a , o Conselho Federal do Comércio Exterior, a lei da  e a , através do decreto-lei nº 3.306, de 24 de maio de 1941, foi reorganizada como autarquia e ampliada sua funções.

    Getúlio deu os primeiros passos para a criação da  brasileira. Foi criada a  (FNM), inicialmente planejada para ser fábrica de aviões, e que posteriormente produziu  e o  . Getúlio se empenhara pessoalmente, também, desde 1933, em criar a Fábrica de Aviões de , a qual enfrentou dificuldades devido à  e de ordem técnica. Produziu algumas unidades dos aviões  e foi fechada em 1951.

    Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.

    governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variavam entre 7% e 13% ao ano.

    ESTUDEM E MARQUEM CERTO NA PROVA. RUMO A ESTABILIDADE!!!

  • Não houve estabilidade política durante o período da Ditadura em quase nenhum momento. Da posse do castelo branco, da crise institucional pela saída repentina de Costa e Silva, da necessidade de uso de instrumentos repressivos do Estado para censurar manifestações e a imprensa, depois das manifestações e greves exigindo direitos etc...

    Fora isso, outra afirmação equivocada é sobre o período do milagre econômico. Esse período foi derivado de um contexto internacional favorável para as empresas brasileiras, pois não só as commodities estavam em alta como o acesso ao crédito a taxas de juros muito baixas.

    E outra, o regime se utilizou de todo o parque industrial construído nos governos anteriores. É errado dizer "pelos ajustes econômicos feitos desde o início do regime"...

    Uma questão que caberia recurso

    Infelizmente o examinador é um infeliz:

    Gabarito A


ID
5196523
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União os recursos minerais, exceto os do subsolo.
II. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar ser função institucional do Ministério Público desamparar judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    As duas afirmativas são falsas.

    Art. 20. São bens da União:

    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

    FONTE: CF 1988


ID
5196526
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são bens da União as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
II. O atendimento ao público é referenciado de diversas formas e, na maioria das vezes, com predicativos que sinalizam uma porta para o sucesso, uma característica pessoal e, quase sempre, uma chance de fazer melhor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    l: Art. 20 da CF: "São bens da União: XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios".

    ll: autoexplicativa.

  • Olá, pessoal!

    A questão em tela pede ao candidato que analise as duas assertivas a fim de que aponte se elas são verdadeiras ou falsas.

    Vejamos:

    I - Verdadeira, conforme o art.20, inciso XI;

    II - Assertiva que diretamente não se encontra ligada ao direito Constitucional, mas conforme a banca, encontra-se correta.

    GABARITO LETRA A) ambas afirmativas se encontram corretas.

  • Cruzes

    "predicativos que sinalizam uma porta para o sucesso, uma característica pessoal"

    O amigão examinador fumou orégano estragado


ID
5196532
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar ser função institucional do Ministério Público promover, privativamente, a ação penal privada, na forma da lei.
II. No contexto da comunicação organizacional, canal é o meio pelo qual é transmitida a mensagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    FONTE: CF 1988

    ITEM II CORRETO: Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

    FONTE: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/teoria-da-comunicacao-emissor-mensagem-e-receptor.htm?

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional do Ministério Público, em especial no que diz respeito às funções institucionais, além de conhecimento sobre comunicação organizacional (temática não constitucional). Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está incorreta. Conforme art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei.

     

    Assertiva II: está correta. Segundo Corrêa (1988), o processo de comunicação abarca alguns elementos fundamentais. Canal: é o meio por onde a mensagem será transmitida. Ex: telefone, meios eletrônicos, memorandos, rádio, televisão, o jornal entre outros.

     

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra c.

     

    Referências:

     

    CORRÊA, Tupã. Contato imediato com opinião pública. São Paulo, Global, 1988.


ID
5196535
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados nomear e exonerar os Ministros de Estado.
II. É bem da União o mar territorial, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;

    Art. 20. São bens da União:

    VI - o mar territorial;

    FONTE: CF 1988

  • Trata-se de questão que mescla temas diversos de Direito Constitucional.

    I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados nomear e exonerar os Ministros de Estado.

    ERRADO. Conforme o art. 84, I, compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado.

    É bem da União o mar territorial, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    CERTO. Conforme o art. 20, VI, o mar territorial é um bem da União.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra C.


ID
5196538
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.
II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que compete aos Estados instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    Art. 20. São bens da União:

    X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    FONTE: CF 1988

  • Trata-se de questão que mescla temas diversos de Direito Constitucional.

    I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.

    CERTO. Conforme o art. 20, X, as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos são bens da União.

    II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que compete aos Estados instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana..

    ERRADO. Conforme o art. 156, I, compete aos Municípios instituir impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.


ID
5196544
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Amanda está viajando de carro da cidade X para a cidade Y. No primeiro dia de viagem, ela percorreu 123,7 km. No segundo, percorreu 334,8 km. No terceiro dia, ela percorreu 45,7 km. A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que Amanda percorreu, em média, cerca de 148 km por dia de viagem.
II. A raiz quadrada de 729 corresponde a 27.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196550
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O resultado da expressão 30+(10:10) é 4.
II. Um terreno em formato de quadrado com todas as arestas medindo 17,5m tem 45% da sua área ocupada por um jardim. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o referido jardim possui área superior a 130m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196565
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido? 

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

 (Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Nos fragmentos “O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública...” e “... a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente...”, as conjunções possuem valor semântico de concessão e causa, respectivamente.
II. Por ser um texto opinativo, o autor optou pelo uso da terceira pessoa e pelas marcas de impessoalidade ocasionadas pela estrutura “verbo+pronome apassivador”. Por isso, evitou o uso da primeira pessoa.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196568
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido? 

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

 (Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. O pronome relativo no trecho “... em que o jovem tem uma experiência...” poderia ser substituído por “aonde” sem prejudicar a harmonia morfossintática do texto.
II. Assim como no trecho “Medidas restritivas não bastam.”, a concordância verbal foi realizada devidamente no exemplo: “Bastam de sacrifícios inúteis para acabar com a fome no mundo!”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196643
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Vinicius trabalha em uma empresa de software e precisa escrever um manual para os servidores de uma prefeitura que utilizam seu sistema. Ao longo de 65 dias, Vinicius escreveu o manual, a uma taxa média de 12 páginas por dia. Se tivesse escrito 30 páginas por dia, Vinicius teria concluído esse manual em menos de 20 dias.
II. Juliana acompanhou o preço do Dólar ao longo de 3 meses e observou que, no mês 1, o preço da moeda era de R$ 3,42, no mês 2, o preço era de R$ 3,89 e no mês 3, o seu preço era de R$ 3,13. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o preço médio do Dólar, no período considerado, foi superior a R$ 3,46.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196652
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes. 

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

 Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “Os professores apenas conseguiram a promoção à custa de muito esforço”.
II. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “É fato já comprovado que quanto mais cedo se dá o contato com a bebida alcoólica, mais rápido se dão as respostas adaptativas de tolerância à droga”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas