SóProvas



Prova AMEOSC - 2016 - Prefeitura de Anchieta - SC - Auxiliar Administrativo


ID
4015429
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, quando do uso de determinadas palavras, as mesmas são substituídas por abreviaturas, como, por exemplo, as listadas abaixo:

I - arc. = arcabouço
II - art. = artigo
III - cf. = conforme
IV - CN = Congresso Nacional


Com base no Manual supracitado, qual alternativa está correta?

Alternativas
Comentários
  • I. arc.= arcaico

    II. gabarito

    III. cf. = confronte

    IV. gabarito

  • Na própria questão há um erro de português kkkk

  • Explicação do erro no enunciado da própria questão: o motivo do erro é simples. Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. A frase colocada nas placas dos elevadores deveria ser corrigida, e a palavra "mesmo" substituída por "ele": "verifique se ele se encontra..." ... No entanto, frases como essa são deselegantes.

  • Para os não assinantes, gabarito C


ID
4015432
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Dos princípios listados abaixo, que devem ser seguidos em totalidade pela administração pública, qual não é mencionado no art. 37 da Constituição Federal de 88?

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • Gabarito: C.

    Os princípios expressos são aqueles famosos denominados LIMPE, estando previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Assim, basta se ater a literalidade do artigo, no qual não consta a alternativa "C", qual seja, Supremacia do Interesse Público.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...].

  • A Supremacia do Interesse Público faz parte do Regime Jurídico-Administrativo, caracterizado pelo binômio "Supremacia do Interesse Público x Indisponibilidade do Interesse Público".

  • Assertiva C

    não é mencionado no art. 37 da Constituição Federal de 88 = Supremacia do interesse público.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o título relacionado à Administração Pública.

    De acordo com o caput, do artigo 37, da Constituição Federal, a Administração Pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Importa ressaltar que estes princípios são chamados de princípios constitucionais explícitos.

    DICA: "LIMPE"

    Legalidade.

    Impessoalidade.

    Moralidade.

    Publicidade.

    Eficiência.

    Cabe destacar que o princípio da eficiência foi acrescido pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998. A eficiência, que antes não tinha previsão expressa na Constituição Federal, passou a ser a mais nova obrigação da Administração Pública.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "c". A Supremacia do Interesse Público não é um princípio constitucional expresso na Constituição Federal.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Letra C, a única que não menciona no art. 37, CF/88.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Administração Pública. 

    A– Incorreta - O referido princípio é mencionado no artigo 37 da Constituição: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)".

    B– Incorreta - O referido princípio é mencionado no artigo 37 da Constituição: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)".

    C- Correta - A supremacia do interesse público, embora seja princípio fundamental do regime jurídico administrativo, não está listada no art. 37 da Constituição.

    D- Incorreta - O referido princípio é mencionado no artigo 37 da Constituição: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
4015435
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública pode optar em realizar suas atividades de forma concentrada ou desconcentrada ou, ainda, centralizada ou descentralizada. É chamado de _________________________ o núcleo de cada Administração Pública (federal, estadual, distrital ou municipal), que corresponde à própria pessoa jurídica política (União, Estado, Distrito Federal, Municípios) e seus órgãos despersonalizados. Já ___________________________ é o conjunto de entidades personalizadas, vinculadas normalmente a um órgão da Administração Direta (Ministério ou Secretaria), previstas no art. 4, II, do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.


Qual alternativa completa correta e respectivamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    É chamado de ADMINISTRAÇÃO DIRETA o núcleo de cada Administração Pública (federal, estadual, distrital ou municipal), que corresponde à própria pessoa jurídica política (União, Estado, Distrito Federal, Municípios) e seus órgãos despersonalizados. Já ADMINISTRAÇÃO INDIRETA é o conjunto de entidades personalizadas, vinculadas normalmente a um órgão da Administração Direta.

    DESCENTRALIZAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO

    a)     desconcentração é a distribuição de competências dentro de uma mesma pessoa jurídica, isto é, a partição de competências internas entre os seus órgãos.

    - decorre a estrutura piramidal e hierárquica de atribuições de competências inicialmente concentradas no centro do poder (Governo) da entidade pública e que vai sendo desconcentrada para os vários órgãos públicos que integram a estrutura interna de uma única pessoa jurídica.

    b)    descentralização a distribuição de competências ocorre de uma pessoa para outra. Isto é, há mais de uma pessoa envolvida, ratando-se de partição de atribuições ou competências para entes externos.

    BIZU:

    >> Desconcentração: Órgãos.

    >> Descentralização: Entidades.

  • A questão em tela versa sobre o assunto da Administração Pública Direta e Indireta.

    As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista são entes da administração pública indireta. Todos esses entes possuem personalidade jurídica própria.

    Cabe destacar que, conforme o inciso XIX, do artigo 37, da Constituição Federal, "somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação."

    A administração pública direta é formada pelos entes políticos, seus órgãos e seus poderes, quais sejam: União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Conselho da República, Advocacia Geral da União, Câmara Municipal (Poder Legislativo Municipal), Congresso Nacional, entre outros.

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "a", na medida em que as lacunas destacadas na questão correspondem à Administração Pública Direta e à Administração Pública Indireta. Administração Pessoal, Administração Impessoal, Administração Local e Administração Privada não possuem relação com a disciplina de Direito Administrativo.

    Gabarito: letra "c".


ID
4015438
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme art. 5º da Constituição Federal de 88, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
III - Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.


Qual alternativa é apresenta somente informações verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    O enunciado de refere-se aos direitos previstos no art. 5º da Constituição Federal. Sendo assim, exclui-se o item II, uma vez que "cooperação entre os povos para o progresso da humanidade" é princípio que rege as relações internacionais, conforme art. 4º, IX, CRFB.

  • Acredito que o enunciado foi feito de maneira equivocada, pois informações verdadeiras todos os itens possuem.

  • Assertiva C

    I, III e IV.

    I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    III - Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; 

    IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

  • Conforme o Artigo 5º gente... conforme o artigo 5º

  • LETRA C

    I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    III - Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    PRESENTE NO ART°4 Acerca dos princípios que regem as relações internacionais

    II - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

  • Isso ainda me mata kkkk

  • PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADE SIM ! !

  • a Dilma deve ser a dona dessa banca
  • fdpo msm

  • PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    Art. 4º

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

  • Art. 4 A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I – independência nacional;

    II – prevalência dos direitos humanos;

    III – autodeterminação dos povos;

    IV – não-intervenção;

    V – igualdade entre os Estados;

    VI – defesa da paz;

    VII – solução pacífica dos conflitos;

    VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X – concessão de asilo político.

  • Até acertei a questão, mas sinceramente, uma questão dessa é sacanagem. O que a banca ganha com isso? ta de brincadeira.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; 

    Verdadeiro, nos termos do art. 5º, I, CF: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    II - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    Falso. De fato, há a previsão de cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, porém, não está no título dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º, CF), mas, sim, no art. 4º, CF - Dos Princípios Fundamentais. Inteligência do art. 4º, IX, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

     III - Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    Verdadeiro, nos termos do art. 5º, III, CF: III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

     IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    Verdadeiro, nos termos do art. 5º, IV, CF: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

    Portanto, apenas os itens I, III e IV são verdadeiros.

    Gabarito: C

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, I: "homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição".

    Assertiva II - Incorreta. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade é princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais e está listada no art. 4º da Constituição, não se tratando de garantia fundamental dos indivíduos. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; (...)".

    Assertiva III - Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, III: "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante".

    Assertiva IV - Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, IV: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (apenas os itens I, III e IV estão corretos).

  • FOCO RAPAZIADAAA!!!

  • São todas verdadeira só que uma estar listado no artigo 4 da constituição. kkkkkk

  • Acertei pela presunção de que refere-se a questão somente ao artigo 5°, "cooperação entre os povos para o progresso da humanidade" é princípio que rege as relações internacionais, contudo o examinador foi infeliz em sua redação, ruim e mal colocada no termo:Qual alternativa é apresenta somente informações verdadeiras?Qual alternativa é apresenta somente informações verdadeiras?


ID
4015441
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme o art. 18 da CF 88, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende __________, __________, __________ e __________, todos autônomos, nos termos desta Constituição.


Qual alternativa completa correta e respectivamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art. 18, CF/88 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    "Que a Força esteja com você!" - Yoda

  • Assertiva A

    A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

    Conforme o art. 18 da CF 88, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende __________, __________, __________ e __________, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à organização político-administrativa.

    Conforme os artigos 18 e 19, da Constituição Federal, depreende-se o seguinte:

    - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. Logo, conclui-se que os entes federativos da República Federativa do Brasil são os Municípios, Distrito Federal, Estados e União, não havendo, no entanto, hierarquia entre eles.

    - Brasília é a Capital Federal.

    - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios realizar as seguintes ações:

    1) Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

    2) Recusar fé aos documentos públicos.

    3) Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com os dispositivos acima é a letra "a".

    GABARITO: LETRA "A".

  • Para vc não se estressar ...

    M.E.D.U

    Municípios

    Estados

    DF

    União.

    Bons estudos!

  • GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES .

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADE SIM ! !

  • Entes federativos 

    União

    Estados 

    DF

    Municípios

    Observação

    *Todos autônomos.

    *Somente a república federativa do Brasil que possui soberania.

    *Territórios federais não é ente federado.

    Capital federal 

    Brasília

    Territórios federais 

    *Integra a união 

    *criação

    *transformação em Estado 

    *reintegração ao Estado de origem 

    *regulado por lei complementar 

    Estados 

    *Incorporar entre si

    *subdividir-se

    *desmembrar para anexarem a outros

    *formarem novos estados e territórios federais 

    *aprovação da população diretamente interessada 

    *plebiscito

    *lei complementar 

    Municípios 

    *criação

    *incorporação

    *fusão 

    *desmembramento de Municípios

    *lei estadual

    *dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

    *mediante plebiscito

    *divulgação dos estudos de viabilidade municipal 

    Proibido aos entes federados 

    *Estabelecer cultos religiosos,igrejas,relações de dependência e aliança, salvo no caso de colaboração do interesse público.

    *Recusar fé a documentos público 

    *Criar distinções entre brasileiros e diferenças entre si

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização político-administrativa.

    A– Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 18: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição".

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    C- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
4015444
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os Poderes Administrativos são inerentes à Administração Pública e possuem caráter instrumental, ou seja, são instrumentos de trabalho essenciais para que a Administração possa desempenhar as suas funções atendendo o interesse público. Os poderes são verdadeiros poderes-deveres, pois a Administração não apenas pode como tem a obrigação de exercê-los. Os poderes administrativos são classificados em:

I - Poder Vinculado.
II - Poder Discricionário.
III - Poder Hierárquico.
IV - Poder Disciplinar.
V - Poder Regulamentar.
VI - Poder de Polícia.


Qual alternativa apresenta todas as informações verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Os poderes administrativos surgem com a Administração e se apresentam conforme as demandas dos serviços públicos, o interesse público e os fins aos quais devem atingir. São classificados em poder vinculado e poder discricionário, segundo a necessidade de prática de atos, poder hierárquico e poder disciplinar, de acordo com a necessidade de se organizar a Administração ou aplicar sanções aos seus servidores, poder regulamentar para criar normas para certas situações e poder de polícia, quando necessário se faz a contenção de direitos individuais em prol da coletividade.

  • →  Poder de Polícia ou Poder de Polícia Administrativa: possibilidade de o poder público aplicar restrições e condições aos particulares no exercício de bens, direitos e atividades.

    Poder Hierárquico: decorre da hierarquia entre os agentes públicos. A administração pública exerce sobre seus subordinados.

    →  Poder disciplinar: possiblidade de aplicação de sanções aos servidores ou particular que possuam vínculo direto com a adm. pública (licitação, permissionários, concessionários por ex)

    →  Poder Regulamentar: Poder de criar atos normativos para complementar ou regulamentar a lei, para a sua fiel execução.

    Letra D

  • como os outros qColegas já explicaram os conceitos dos poderes vou me ater a explicar os poderes mais cobrados pelas bancas. Poder de policia, hierárquico e disciplinar.

    poder de polícia é BAD da PRF

    ou seja:

    vai atuar restringindo, limitando ou condicionando

    Bens

    Atividades

    Direitos

    De maneira

    Preventivo

    Repressivo

    Fiscalizatório

    PODER HIERÁRQUICO É FOCADAS

     

    Fiscalizar

    Ordenar

    Consentir

    Avocar

    Delegar

    Aplicar Sanção

    o PODER DISCIPLINAR É a administração aplicando sanções ao servidores e aos particulares com vínculo.

    pertencelemos!

  • GABARITO -D

    Breve resumo-

    I - Poder Vinculado. 

    Aquele em que a lei confere uma única margem de escolha para o administrador no caso concreto

    ---------------------------------

    II - Poder Discricionário.

    Aquele em que a lei confere margem para a atuação do administrador no caso concreto.

    ----------------------------------------------

     III - Poder Hierárquico.

    Trata-se de atribuição concedida ao administrador para organizar, distribuir e principalmente escalonar as funções de seus órgãos, sendo o Poder que a Administração tem de se estruturar internamente determinando uma relação de hierarquia e subordinação entre seus órgãos e agentes. 

    ---------------------------------

     IV - Poder Disciplinar. 

    atribuição pública de aplicação de sanções àqueles que estejam sujeitos à disciplina do ente estatal.

    ------------------------------

    V - Poder Regulamentar.

    o poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

    ----------------------------

     VI - Poder de Polícia.

    “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado

  • Poderes administrativos

    Mnemônico: HIPODI DIVINO (Ipod divino)

    HI - Hierárquico

    PO - Polícia

    DI - Disciplinar

    DI - Discricionário

    VI - Vinculado

    NO - Normativo (abrange o regulamentar)

  • Essa questão poderia ser facilmente acertada, sem precisar ter muito conhecimento sobre a matéria, reproduzindo o seguinte raciocínio:

    Será que eles consideraram o Poder Vinculado como parte dos Poderes da Administração? Se a resposta for positiva, consequentemente, por silogismo, poderíamos afirmar que também há de se considerar o Poder Discricionário (e vice-versa). Eita! Mas como saber se o examinador considera o Poder Vinculado como parte dos Poderes da Administração? Simples! Nenhuma alternativa exclui a alternativa "I" e "II" simultaneamente, e considerando que somente a letra "D" possui, em sentido contrário, as alternativas "I" e "II", só poderia ser este o gabarito.

    Sigamos!

  • Assertiva D

    Os poderes administrativos são classificados em:I - Poder Vinculado. II - Poder Discricionário. III - Poder Hierárquico. IV - Poder Disciplinar. V - Poder Regulamentar. VI - Poder de Polícia.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e os Poderes da Administração Pública.

    O Poder Vinculado é aquele em que não há margem de liberdade, devendo o administrador realizar determinada conduta prevista em lei, ou seja, a atuação da Administração Pública já é precisamente predefinida por alguma legislação, portaria ou regra formal.

    O Poder Discricionário é aquele em que é conferido ao administrador uma margem de liberdade para que escolha, segundo critérios de razoabilidade, a conduta mais adequada diante do caso concreto, a fim de alcançar a finalidade legal, ou seja, de acordo com os limites legais estabelecidos, a Administração Pública tem capacidade de atuação e “vontade própria”, de acordo com a conveniência de sua ação em relação ao interesse público e estatal.

    O Poder Regulamentar é aquele em que a Administração Pública, embasada na lei, possui a prerrogativa de explicar e detalhar determinada norma legal. Um exemplo deste Poder é quando a Administração edita uma portaria, por exemplo, na qual se explica e detalha como será realizado o trâmite de um processo administrativo em determinado órgão público. Nesse sentido, conclui-se que tal poder garante a possibilidade de atuação atípica do Poder Executivo de atuar em relação à legislação.

    O Poder Disciplinar é aquele que permite à Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas ligadas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração. A aplicação da penalidade de demissão a agente público que tenha cometido inassiduidade habitual representa exemplo do Poder Disciplinar (Supremacia Especial do Estado). Logo, tal poder legitima que a Administração Pública aplique penalidades e sanções ao servidores públicos que cometerem alguma infração em relação à sua atuação enquanto agentes do Estado.

    O Poder Hierárquico diz respeito à subordinação presente na Administração Pública e à delegação e à avocação de competências. É o poder de que dispõe a Administração Pública para, por exemplo, organizar e distribuir as funções de seus órgãos. Logo, tal poder, dentro dos poderes administrativos, é aquele que garante que a Administração Pública possa gerenciar, ordenar e fiscalizar seus órgãos e agentes de maneira subordinada, de acordo com a previsão legal para essa atuação.

    O Poder de Polícia pode ser definido como a prerrogativa de direito público a qual, embasada na lei, permite à Administração Pública a restrição de direitos dos particulares, tendo como benefício o interesse da coletividade. É importante destacar que, via de regra, o poder de polícia é essencialmente discricionário. No entanto, em certos casos, este pode ser vinculado, e as normas legais podem aumentar ou reduzir essa discricionariedade.

    ANALISANDO OS ITENS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que todos os itens estão corretos.

    GABARITO: LETRA "D".

  • A questão trata dos poderes administrativos que são prerrogativas de que goza a Administração Pública para esta possa defender os interesses de toda a coletividade.

    São poderes administrativos, de acordo com a maior parte da doutrina, o poder vinculado, o poder discricionário, o poder hierárquico, o poder disciplinar, o poder regulamentar e o poder de polícia.

    Assim, todas as afirmativas da questão indicam poderes administrativos reconhecidos pela doutrina, logo, todas devem ser consideradas verdadeiras, de modo que a resposta é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D. 



ID
4015447
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual alternativa não representa uma das modalidades de licitação?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Habilitação -> É uma das fases do processo licitatório

    "Sinta a Força!" - Yoda

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o § 1º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    DICA: Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

    Conforme o § 2º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    DICA: Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

    Conforme o § 3º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    DICA: Convite = "Com 24 horas de antecedência" + "número mínimo de 3".

    Conforme o § 4º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    DICA: Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico.

    Conforme o § 5º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    DICA: Leilão = oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço.

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    consulta é uma modalidade de licitação que possui previsão na lei 9.472 de 1997 e é destinada às agências reguladoras (autarquias sob regime especial).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está de acordo com o que foi explanado é a letra "c".

    * DICA: RESOLVER A Q1317966.

    GABARITO: LETRA "C".

  • GABARITO: LETRA C

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1°  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2° Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objetocadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4° Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • MODALIDADES DE LICITAÇÃO

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Pregão previsto em lei específica

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.           

  • Para memorizar :

    “Qualé cotoco ?”

     

    Modalidades de licitação:

     

    CO = Concorrência.

    LE = Leilão.

    CO = Concurso.

    TO = Tomada de preços.

    CO = Convite.

     

    Tem, ainda, o Pregão, mas é previsto em outra lei, na 10.520 de 2002.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Assim:

    A. ERRADO. Concorrência.

    Art. 22, I, Lei 8.666/93.

    B. ERRADO. Tomada de preços.

    Art. 22, II, Lei 8.666/93.

    C. CERTO. Habilitação.

    Habilitação significa qualificação e faz referência à fase de análise da documentação exigida no edital para que seja aferida a condição do participante.

    D. ERRADO. Concurso.

    Art. 22, IV, Lei 8.666/93.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
4015450
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A alternativa que não apresenta uma das responsabilidades inerentes ao bom desempenho do fluxo de trabalho é:

Alternativas
Comentários
  • D) Realizar atividades de cunho pessoal quando não houver atividades a serem realizadas.

    Não contribui para um bom desempenho do fluxo de trabalho.

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !


ID
4015453
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. Também pode ser definido como a entidade ou órgão administrativo responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Não é um tipo de arquivo:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    Tipos de arquivo:

    Públicos (federal, estadual, municipal);

    Institucionais (escolas, igrejas, sociedades, clubes, associações);

    →Comerciais (empresas, corporações, companhias);

    Pessoais (fotos de família, cartas, originais de trabalhos, ).

    https://simagestao.com.br/organizacao-de-arquivos-aprenda-5-conceitos-basicos/

  • fundo de arquivo: é o conjunto de documentos que compõe o arquivo.


ID
4015456
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

_______________________________________ é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente (Art. 3º, Lei 8.159/91). Qual alternativa completa corretamente a lacuna?

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    →Espécie documental

    Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco,filme, folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, planta relatório

    →Série

    Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

    →Sistema de arquivos

    Conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm

    http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf


ID
4015459
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com a função de controlar a documentação e informar, rápida e eficientemente, onde estão os documentos que existem na instituição?

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    Protocolo

    Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

    →Classificação***(há mais duas definições na página 48)

    Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos

    →Destinação

    Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.

  • Protocolo

  • protocolo NÃO:

    elimina

    avalia

    armazena

    empresta

    digitaliza

    microfilmagem


ID
4015462
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Secretariado

A agenda é uma ferramenta aliada do profissional, proporcionando um local onde se pode organizar informações, para consultá-las posteriormente. Em razão disso, as agendas (sejam manuais ou eletrônicas) são consideradas:

Alternativas
Comentários
  • Uma dica para meus colegas é que ao responder questões que versem sobre temas que não são alvos de grandes estudos ou que não tenham muitos materiais disponíveis como "ORGANIZAÇÃO DE AGENDAS" ou "RELACIONAMENTO INTERPESSOAL" é que se valham do bom senso, sempre pensando no que é melhor para o coletivo do ambiente de trabalho, descartando questões "exclusivistas" com as palavras "todo, nenhum, sempre, nunca" e buscando a resposta que seja mais abrangente e que facilite o funcionamento do trabalho e das relações entre as pessoas.

    Bons estudos!


ID
4015465
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As atividades que compõe a Comunicação Empresarial são:

I – Cuidado com a imagem corporativa;
II – Cuidado com as marcas/serviços da empresa;
III – Preocupação com o relacionamento da empresa com os funcionários e com a sociedade.


Qual alternativa apresenta somente as informações verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • As atividades que compõe a Comunicação Empresarial são:

    I – Cuidado com a imagem corporativa;  III – Preocupação com o relacionamento da empresa com os funcionários e com a sociedade.

  • Fui cego na D...

  • I – Cuidado com a imagem corporativa;  III – Preocupação com o relacionamento da empresa com os funcionários e com a sociedade.

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • n entendi pq não a II?

  • Gab: B

    Bom, até onde eu entendo, o ll entraria na comunicação mercadológica, não na empresarial (mas não tenho certeza).

    Acredito q seja isso.

  • Já é da doutrina o cuidado com a imagem corporativa e a preocupação com o relacionamento da empresa...?

    Alguém pode explicar o porquê da alternativa II não estar correta?

  • As questões são muito subjetivas!!!! a roda da estatística fica vermelha que dá dó kkk
  • eu entendi assim:____________________________ I = comunicação não verbal__________________ ll = Qualidade do serviço____________________ lll= Comunicação Verbal_____________________
  • Gab: Letra B (I e III).

    A II, é comunicação mercadológica.

    Conceito de Comunicação Mercadológica:

    Objetiva vender ou melhorar a imagem dos produtos /serviços da organização. ‘Marketing’ e venda são os principais setores responsáveis por esse processo.

    Fonte: Apostila Estratégia Concursos.


ID
4015468
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um ambiente de trabalho estruturado com computadores (considerando que estão instalados nestes computadores o sistema operacional Windows e o pacote Office), o funcionário pode redigir textos e criar planilhas através dos programas:

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    Textos: Word no office

    Textos: Write no libreoffice

    Planilhas: Excel no office

    Planilhas: Cacl no libreoffice.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos softwares que acompanham o pacote Office, mais especificamente quanto aos programas utilizados para a criação e edição, respectivamente, de textos e planilhas.

     

    A)      Correta – O Word e o Excel são programas de produtividade inclusos no pacote Office. Esses softwares têm como função realizar a criação e edição de, na devida ordem, textos e planilhas.

    B)      Incorreta – O Paint é um aplicativo, que acompanha a instalação do Windows, utilizado para a criação e edição de imagens.

    C)      IncorretaO PowerPoint é o software específico do pacote Office utilizado para a criação, edição e apresentação de slides.

    D)      IncorretaO PowerPoint é o software específico do pacote Office utilizado para a criação, edição e apresentação de slides. Já o Access é utilizado para realizar o gerenciamento de um banco de dados.

     

    Gabarito – Alternativa A.


ID
4015471
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

______________________________ é o registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia ou numa reunião de corpo deliberativo ou consultivo de uma agremiação, associação, diretoria, congregação, etc. Já ____________________________ apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
Qual alternativa completa correta e respectivamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
4015474
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Comunicação Oficial estabeleceu-se como forma de registrar, analisar, avaliar, controlar e dinamizar diferentes processos e procedimentos da Administração Pública, permitindo que diversos segmentos atuem de forma harmoniosa, dando continuidade a planos e projetos e mantendo a memória da organização.
Tal comunicação não deve caracterizar-se por qual princípio?

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    →Clareza e precisão;

    →Objetividade;

    Concisão;

    →Coesão e coerência;

    Impessoalidade;

    Formalidade e padronização; e

    →Uso da norma padrão da língua portuguesa.

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    Página 16

  • Pessoalidade


ID
4015477
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos correntes são constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados, que exigem desenvolvimento de atividades de rotina, distribuídas em cinco setores distintos, que obedecem a uma sequência. A sequência correta está descrita na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    As etapas de controle realizadas pelo protocolo, que são:

    1) Recebimento;

    2) Registro;

    3) Autuação;

    4) Classificação;

    5) Expedição/Distribuição;

    6) Controle/Movimentação

    →Recebimento

    Consiste basicamente em receber toda a documentação que irá circular no órgão. Não é à toa que o protocolo é normalmente instalado na entrada do órgão, onde geralmente há um balcão onde o usuário dá entrada em suas solicitações

    →Registro de documentos

    Uma vez recebida a correspondência (chamamos de correspondência todo documento que entra no órgão público antes de ser transformado em processo), o Setor de Protocolo tem a missão de ler, identificar os dados básicos do documento e cadastrar em um sistema

    →Autuação de Documentos

    Uma vez cadastrado, o documento será analisado e, na maioria das vezes, no que se refere à esfera pública, transformado em processo. Essa transformação é chamada de autuação (no dia a dia é comum chamarmos de abertura ou formação de processo).

    →Classificação

    Consiste em separar os documentos de acordo com o destinatário. Uma vez que os documentos foram registrados e, se necessário, autuados, já foi feita a identificação da área responsável por aquele assunto, a quem deverá ser entregue.

    →Expedição de Documentos

    Uma vez separada a documentação aos destinatários, procede-se a entrega. Quando o destinatário é externo à instituição, a entrega é chamada de expedição. 

    →Distribuição de Documentos

    A distribuição é a mesma entrega de documentos aos destinatários – internos do órgão, ou seja, neste caso, o documento não sai da instituição

    →Controle / Movimentação

    Uma vez entregues nos setores destinatários, os documentos tramitarão até serem resolvidos. A partir de então, é importante criar mecanismos que permitam controlar essa tramitação.

    Esse controle pode ser feito com o livro de protocolo (que funciona bem em empresas pequenas), as fichas de protocolo (bastante utilizadas há 15 ou 20 anos no serviço público, mas atualmente em desuso) ou os sistemas informatizados de protocolo, que são os mais comuns, dada a facilidade que oferecem para o controle da movimentação.

    Fonte:Gran Cursos

  • 1) Recebimento;

    2) Registro;

    3) Autuação;

    4) Classificação;

    5) Expedição/Distribuição;

    6) Controle/Movimentação


ID
4015480
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Correspondência é a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas - físicas ou jurídicas - para tratar de assuntos de mútuo interesse. _________________________ é aquela estabelecida entre pessoas físicas e pode ter ou não caráter de intimidade; _________________________ é a que ocorre entre órgãos da administração direta ou indireta do serviço público civil ou militar, no âmbito municipal, estadual ou federal e da Administração Direta para particulares; _________________________ é aquela através da qual as empresas ou quaisquer entidades se comunicam com as pessoas físicas ou jurídicas, tendo em vista as mais diversas finalidades.
Qual alternativa completa correta e respectivamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • Correspondência é a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas - físicas ou jurídicas - para tratar de assuntos de mútuo interesse particular, é aquela estabelecida entre pessoas físicas e pode ter ou não caráter de intimidade;

    ·        Oficial é a que ocorre entre órgãos da administração direta ou indireta do serviço público civil ou militar, no âmbito municipal, estadual ou federal e da Administração Direta para particulares;

    ·        Empresarial é aquela através da qual as empresas ou quaisquer entidades se comunicam com as pessoas físicas ou jurídicas, tendo em vista as mais diversas finalidades. 

  • Particular, oficial e empresarial.


ID
4015486
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para o bom atendimento ao público, são algumas regras:


I – Atenção às pessoas;

II – Boa dicção e tom de voz adequado;

III – Ausência de clareza na fala;

IV – Antipatia.



Qual alternativa apresenta somente as informações verdadeiras?

Alternativas

ID
4015513
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a forma entre parênteses completa corretamente a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • a) Restavam;

    b) acreditam;

    d) Pediram me;

    qualquer erro me mandem mensagem.


ID
4015519
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o valor de R na equação abaixo?

R³ x R²/ -1 = -1

Alternativas
Comentários
  • R^3xR^2= -1

    -1

    passe o -1 para o outro lado multplicando o -1

    R^3xR^2= 1


ID
4015522
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma calça teve desconto de 15%, passando a custar R$170,00. Quanto essa calça custava antes do desconto?

Alternativas
Comentários
  • 15 x 200: 3000/100 : 30

    200-30 : 170

  • GABARITO: C

    100% = preço sem o desconto.

    Se a calça teve um desconto de 15%, então ela foi vendida por 100% - 15% = 85% do preço.

    Basta fazer uma regra de três para achar o valor sem o desconto:

    85% ------------- 170

    100% -------------- x

    85x = 17000

    x = 17000 / 85

    x = 200,00

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à porcentagem, à multiplicação, à divisão, à adição e à regra de 3 (três) dos números.

    Tal questão apresenta o seguinte dado o qual deve ser utilizado para a sua resolução:

    - Uma calça teve desconto de 15%, passando a custar R$ 170,00.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber quanto essa calça custava antes do desconto.

    Resolvendo a questão

    Inicialmente, deve-se destacar que, com o desconto de 15%, o valor de R$ 170,00 corresponde a 85% do valor da calça. Tal porcentagem de 85% se deve pela seguinte subtração:

    100% - 15% = 85%.

    Cabe destacar que o valor de 100% acima se refere ao preço total da calça e a quanto essa calça custava antes do desconto.

    Sabendo que o valor de R$ 170,00 se refere a 85%, para se descobrir 100% desse valor em reais, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    R$ 170,00 ------------ 85%

    R$ x ------------------ 100%

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    x * 85 = 100 * 170

    85x = 17.000

    x = 17.000/85

    x = R$ 200,00.

    Logo, essa calça custava, antes do desconto, R$ 200,00.

    Gabarito: letra "c".


ID
4015525
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A gasolina no posto que eu abasteço custa R$ 3,00 o litro. Se meu caro percorre 12km por litro e eu tenho R$ 60,00 para comprar gasolina, quantos quilômetros poderei percorrer?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Se o litro custa 3,00; então com 60,00 serão colocados 60/3 = 20 litros de gasolina.

    Se o carro percorre 12 km por litro, então com 20 litros ele percorrerá 12 * 20 = 240 km

  • R$ 60 reais divididos por 3 (Valor do litro)= 20 litros de gasolina.

    20l * 12km por litro = 240. Ele percorrerá 240km.

    Gabarito: B

  • 60/3= 20

    20x12= 240

  • "caro"

  • Me diz q posto é esse q eu vou correndo

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à interpretação de problemas numéricos.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) A gasolina, no posto em que eu abasteço, custa R$ 3,00 o litro.

    2) O meu carro percorre 12 quilômetros (km) por litro.

    3) Eu tenho R$ 60,00, para comprar gasolina.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber quantos quilômetros (km) poderei percorrer.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que a gasolina, no posto em que eu abasteço, custa R$ 3,00 o litro e eu tenho R$ 60,00, para comprar gasolina, para se descobrir quantos litros (l) de gasolina eu poderei comprar, deve ser feita a seguinte divisão:

    60/3 = 20 litros (l).

    Logo, eu poderei comprar 20 litros (l) de gasolina, com R$ 60,00.

    Sabendo que eu poderei comprar 20 litros (l) de gasolina, com R$ 60,00, e que o meu carro percorre 12 quilômetros (km) por litro, para se descobrir quantos quilômetros (km) poderei percorrer, deve ser feita a seguinte multiplicação:

    20 * 12 = 240 km.

    Gabarito: letra "b".


ID
4015528
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma casa consome 16.000l de água em um mês. Se as caixas de água a venda são cubos de 2m de aresta, quantas caixas essa família tem que comprar pra suprir 1 mês de água? (Considerar 1000l = 1m³)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    1 metro cúbico = 1000 litros

    aresta = lado

    O volume do cubo é o valor da aresta multiplicado três vezes: 2*2*2 = 8 m^3.

    Então cada caixa tem a capacidade de 8 metros cúbicos de água, que é o mesmo que 8000 litros.

    Então como a família consome 16000 litros de água por mês, serão necessárias 2 caixas d'água, pois 8000 * 2 = 16000 litros.


ID
4015531
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se eu correr 50 vezes em volta do perímetro de uma mesa quadrada de área 4m², quantos metros correrei?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    PERÍMETRO = SOMA DOS LADOS

    Se a área do quadrado é 4m^2, então cada lado mede 4/2 = 2 m^2.

    O quadrado tem 4 lados, então o perímetro será 2*4 = 8 m.

    Se ele correr 50 vezes em volta do perímetro, percorrerá 8 * 50 = 400 m

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente ao cálculo da área e do perímetro do quadrado.

    A fórmula, para se calcular a área do quadrado, é a seguinte:

    A = l * l.

    Vale salientar o seguinte:

    - A representa a área do quadrado;

    - l representa o lado do quadrado.

    A fórmula, para se calcular o perímetro do quadrado, é a seguinte:

    P = 4l.

    Vale salientar o seguinte:

    - P representa o perímetro do quadrado;

    - l representa o lado do quadrado.

    Tal questão apresenta o seguinte dado o qual deve ser utilizado para a sua resolução:

    - Uma mesa quadrada possui uma área de 4 m².

    Nesse sentido, frisa-se que a questão deseja saber quantos metros (m) uma pessoa correrá, se esta correr 50 (cinquenta) vezes em volta dessa mesa.

    Resolvendo a questão

    Inicialmente, deve ser calculado o lado do quadrado em tela. Para calculá-lo, sabendo que a área deste mede 4 m², deve ser aplicada a fórmula da área do quadrado, resultando o seguinte:

    A = l * l, sendo que A = 4 m²

    4 = l²

    l = √4

    l = 2 m.

    Sabendo que o lado (l) do quadrado mede 2 metros (m), para que seja calculado o perímetro (P) deste, deve ser aplicada a seguinte fórmula:

    P = 4l, sendo que l = 2

    P = 4 * 2

    P = 8 m.

    Assim, para se descobrir quantos metros (m) uma pessoa correrá, se esta correr 50 (cinquenta) vezes em volta dessa mesa a qual possui 8 metros (m) de perímetro, deve ser feita a seguinte multiplicação:

    8 * 50 = 400 metros (m).

    Gabarito: letra "a".