SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - EPE - Analista de Gestão Corporativa - Finanças e Orçamento


ID
349951
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Por administração Pública se entende o estudo das funções do Estado e a forma como este se estrutura para satisfazer as necessidades coletivas da sociedade.
Considerando o entendimento acima, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.


    Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade.


ID
349954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No seu sentido formal ou subjetivo, a administração pública pode ser definida como o conjunto de órgãos, agentes e entidades aos quais é atribuída a execução de atividades administrativas. No Brasil, segundo a Constituição Federal de 1988, a administração pública se constitui de adminis- tração direta e indireta, sendo que a administração

Alternativas
Comentários
  • tediosos


ID
349957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No exercício de suas funções, a administração pública se estrutura em diferentes tipos de entidades. Aquelas dotadas de personalidade jurídica de direito público, criadas por lei específica, com autonomia administrativa e financeira são denominadas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Características inerentes das autarquias.

     

     

  • Criadas por le,i só por isso mata a questão. Apenas autarquias são criadas por lei as outras são autorizadas.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e as pessoas jurídicas existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Dispõem o artigo 5º e os seus incisos, do Decreto-Lei 200 de 1967, o seguinte:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes."

    Ressalta-se que tal Decreto-Lei, embora tenha sido editado há bastante tempo, ainda é cobrado em provas e possui previsões legais as quais se encontram de acordo com o nosso ordenamento jurídico. No entanto, cabe salientar alguns apontamentos quais sejam: atualmente, as empresas públicas e as sociedades de economia mista possuem a criação autorizada em lei ordinária específica, ou seja, não são criadas por lei e há a possibilidade de as Fundações Públicas possuírem personalidade jurídica de direito público (Fundações Autárquicas), a depender da forma como forem instituídas. Por isso, deve-se saber o contido no Decreto-Lei elencado acima, mas se atentando às novas previsões legais de nosso ordenamento jurídico, para se fazer as devidas adequações e complementações.

    Por fim, conforme o artigo 1º, da lei 9.637 de 1998, "o Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, pode-se afirma que as entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público, criadas por lei específica, com autonomia administrativa e financeira são denominadas Autarquias.

    Gabarito: letra "d".


ID
349960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre conceitos, classificação e características do orçamento público, considere a legislação pertinente e analise as assertivas a seguir.

I - A lei orçamentária anual define os objetivos e as metas da administração pública, por meio do orçamento de investimento das estatais.

II - No plano plurianual, é estabelecida a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

III - Na técnica de elaboração do orçamento-programa, devem ser considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.

IV - A Lei de Diretrizes Orçamentárias não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.

É(São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s)

Alternativas

ID
349963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ao ser indagado, o analista de orçamento da Empresa de Pesquisa Energética fez a seguinte afirmação: As receitas e despesas devem ser autorizadas em parce- las discriminadas e não englobadas, ou seja, as receitas e as despesas públicas devem ser classificadas no orçamen- to com um nível de detalhamento tal que facilite a análise por parte das pessoas. De acordo com os Princípios Orçamentários, o analista da empresa fez referência ao denominado princípio da

Alternativas
Comentários
  • Resumex:

    Princípio da especificação/especialização /discriminação  – não deve ser incluso no orçamento valores globais de forma genérica, deve ocorrer o detalhamento das receitas e despesas no orçamento. Conforme a lei 4.320 no Art. 5º “A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único”

    obs:Exceções ao princípio da especificação:

    -PROGRAMAS ESPECIAIS DE TRABALHO (devido a singulariedade presente em tais programas)

    - RESERVA DE CONTIGÊNCIA (visa atender aos passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevisíveis).

    Princípio da exclusividade - art. 165, § 8º da CF de 88: "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei."

    Princípio da universalidade - O orçamento anual compreenderá obrigatoriamente as despesas  e receitas relativas a todos os Poderes, órgãos, fundos, tanto da administração direta quanto da indireta, excluídas apenas as entidades que não recebam subvenções ou transferências à conta do orçamento. Emenda Constitucional n.º 1/69

    Princ da Unidade/ totalidade: Deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    Princípio da anualidade - lei 4.320 Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

     

  • Especificação, Especialização ou Discriminação

    As receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação. Como regra clássica tinha o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público, pois inibe a concessão de autorizações genéricas (comumente chamadas de emendas curinga ou "rachadinhas") que propiciam demasiada flexibilidade e arbítrio ao Poder Executivo, dando mais segurança ao contribuinte e ao Legislativo.

    A Lei nº 4.320/64 incorpora o princípio no seu art. 5º: "A Lei de Orçamento não consignará dotações globais para atender indiferentemente as despesas...., "

    O art. 15 da referida Lei exige também um nível mínimo de detalhamento: "...a discriminação da despesa far-se-á, no mínimo, por elementos".

    Como evidência de cumprimento deste princípio pode-se citar a Atividade 4775, cujo título é "Capacitação de agentes atuantes nas culturas de oleaginosas". Mas, também, existem vários exemplos do não cumprimento como, por exemplo, a Ação 0620 "Apoio a projetos municipais de infra-estrutura e serviços em agricultura familiar’, ou o subtítulo "Ações de Saneamento Básico em pequenas cidades da Região Sul"

    http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Gab A!!

    Princípios orçamentários:

    Unidade: \ totalidade: O orçamento é único. (executivo, legislativo, judiciário). Não há um orçamento para cada poder, mas sim para cada Ente Federativo.

    Universalidade: Em uma LOA haverá toda receita e despesa. (Nenhuma despesa existe sem autorização legislativa)

    Anuidade \ periodicidade: Anual. (ps. autorizado setembro à dezembro = incorporados somente no ano seguinte)

    Legalidade: toda norma orçamentária depende de Lei. .(controle legislativo com auxílio dos TC)

    Exclusividade: Legislação orçamentária é exclusiva sobre matéria orçamentária.

    Orçamento bruto: Valores totais receita\despesa integram orçamento com valor bruto. (sem desconto, dedução)


ID
349966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que tange às características dos ingressos financeiros na área pública, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA - E

    RESPOSTA CERTA LETRA E - toda receita é um ingresso, mas nem todo ingresso financeiro nos cofres públicos caracteriza uma receita pública orçamentária. - Exato, ela pode ser extraorçamentaria tbm.

  • Tive um pouco de dúvida, pq, restos a pagar é uma receita extraorçamentária na inscrição. Mas não há ingressos de recursos. Apenas o bloqueio dos valores inscritos no caixa.

    Então, deduzi que nem toda receita representa um ingresso.


ID
349969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre as características do ciclo orçamentário, analise os itens a seguir.

I - Na execução financeira no âmbito da União, a trans- ferência de recursos financeiros é realizada por meio de provisão de créditos.

II - A etapa de elaboração dos instrumentos de planejamento e orçamento, incluindo o PPA, a LDO e a LOA, encontra-se no âmbito da competência do Poder Executivo, cuja iniciativa pertence ao Presidente da República, na esfera da União.

III - O pagamento é o ato pelo qual os agentes arreca- dadores entregam diariamente ao tesouro público o produto da arrecadação.

IV - Na execução orçamentária no âmbito da União, o termo destaque caracteriza a descentralização de créditos orçamentários de uma unidade orçamentária para outra.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Quando a descentralização envolver unidades gestoras de um mesmo órgão tem-se a descentralização
    interna, também chamada de provisão.
    Se, porventura, ocorrer entre unidades gestoras de órgãos ou entidades de estrutura diferente, ter-se-á
    uma descentralização externa, também denominada de destaque.

  • RESPOSTA: LETRA D. II E IV

    I - Na execução ORÇAMENTÁRIA no âmbito da União, a transferência de recursos financeiros é realizada por meio de provisão de créditos. (errada, não é financeira)

    II - A etapa de elaboração dos instrumentos de planejamento e orçamento, incluindo o PPA, a LDO e a LOA, encontra-se no âmbito da competência do Poder Executivo, cuja iniciativa pertence ao Presidente da República, na esfera da União. (correta)

    III - O RECOLHIMENTO é o ato pelo qual os agentes arreca- dadores entregam diariamente ao tesouro público o produto da arrecadação. (errada, não é o lançamento)

    Estágios da Receita: Os estágios da receita são: lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Lançamento: é a relação individualizada dos contribuintes, discriminando a espécie, o valor e o vencimento do imposto de cada um;Arrecadação: é o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores, a fim de liquidarem suas obrigações para com o estado;Recolhimento: é o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro público o produto da arrecadação.

    IV - Na execução orçamentária no âmbito da União, o termo destaque caracteriza a descentralização de créditos orçamentários de uma unidade orçamentária para outra. (correta)

    descentralização INTERNA (PROVISÃO)

    descentralização EXTERNA (DESTAQUE)


ID
349972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a legislação pertinente, “ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente de implemento de condição” ca- racteriza o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

     

                                                                                  ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA

               

                      Fixação========> Dotação inicial na LOA              

       

                      Empenho======> Ato que cria para o estado obrigação de pagamento

     

                      Liquidação=======> Verificação do direito do credor de receber o valor pelo bem ou serviço

           

                      Pagamento=======> Entrega de numerário ao credor

  • Letra B
     

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.  

     

    Bons estudos !!!

  •   Empenho=> Ato que cria para o estado obrigação de pagamento

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os estágios da despesa pública. Neste caso, assinalemos a alternativa que apresenta o estágio descrito no enunciado.

    A despesa, assim como ocorre com as receitas, deve passar por estágios. Sobre os estágios da despesa pública, a doutrina majoritária considera como estágios da despesa: fixação, empenho, liquidação e pagamento. Contudo, considera-se como estágios da execução da despesa apenas o empenho, liquidação e pagamento.

    FIXAÇÃO/PROGRAMAÇÃO

    A fixação está inserida no processo de planejamento. Refere-se à dotação inicial da LOA, que visa manter o equilíbrio econômico-financeiro. A fixação é concluída com a autorização dada pelo poder legislativo.

    EMPENHO

    O empenho é o primeiro estágio da execução da despesa, contém previsão legal no art. 58 da lei 4.320/64, o empenho cria para o estado uma obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Percebemos que o empenho ao passo que cria para o estado uma obrigação de pagamento, cria para o credor um direito. O credor, se cumprir todas as exigências, tem o direito de receber o pagamento que lhe está reservado.

    O caput art.59 da própria lei 4.320/64 ainda nos dá valiosas informações sobre o empenho; o empenho não pode ultrapassar o limite dos créditos concedidos. Isso significa dizer que a só pode ser empenhada até o limite dos créditos orçamentários e adicionais, e de acordo com o cronograma de desembolso da unidade gestora. Portanto, se a dotação total é de R$ 500.000,00, o empenho não pode superar esse valor.

    A despesa não pode ser realizada sem empenho prévio, de acordo com o art. 60 da lei 4.320/64.

    Os empenhos são classificados de acordo com sua natureza e finalidade. São modalidades de empenho:

    • GLOBAL- para atender às despesas com montante definido, mas que é usado para atender despesas contratuais ou parcelamentos. Ex: aluguéis, salários, prestação de serviços.

    • POR ESTIMATIVA- quando não é possível determinar o montante da despesa. No geral, gastos que ocorrem com regularidade, mas com valor variável. Ex: contas de Energia elétrica, água e telefone.

    • ORDINÁRIO- para despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento deva ocorrerde uma só vez.

    O empenho pode ser reforçado caso se mostre insuficiente. Por outro lado, se o empenho exceder o montante da despesa realizada, deverá ser anulado parcialmente, e será anulado totalmente quando for emitido incorretamente ou quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido.

    Em regra, será considerado anulado em 31 de dezembro o empenho de despesa não liquidada, segundo o art. 35 do decreto 93.872/86.

    Se um empenho for anulado, total ou parcialmente, durante o exercício financeiro, a importância correspondente será revertida à respectiva dotação. Quando a anulação, total ou parcial, ocorrer após o fim do exercício financeiro, a receita será considerada orçamentária do ano em que se efetivar.

    LIQUIDAÇÃO

    A liquidação consiste na verificação do direito do credor tendo por base para isso os títulos e os documentos que comprovam o crédito. Tem por finalidade apurar valor a ser pago, origem e objeto do que se deve pagar e a quem deve ser pago.

    O pagamento da despesa só será efetuado após a liquidação da despesa, segundo as determinações da lei 4.320/64, art. 64. Somente após a apuração do direito adquirido pelo credor, a unidade gestora providenciará o pagamento da despesa. Percebemos aqui que nenhuma despesa pode ser paga sem que seja, antes, liquidada.

    PAGAMENTO

    Consiste na entrega de numerário ao credor mediante cheque nominativo, ordens de pagamento ou crédito em conta. O pagamento só poderá ocorrer após a regular liquidação.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966.

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. São Paulo: Método, 2016.


ID
349975
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à classificação das despesas públicas, analise as afirmativas a seguir.

I - Os códigos numéricos que identificam os Órgãos e as Unidades Orçamentárias contemplados no Orçamento Anual caracterizam a denominada classificação institucional da despesa.

II - Na classificação funcional, o código 032 – Controle Externo – identifica uma subfunção típica vinculada à função 04 – Administração.

III - A classificação por programas foi constituída tendo por base quatro categorias: Programa, Projeto, Atividade e Operações Especiais.

IV - Na classificação por esfera orçamentária, o orçamento público é dividido pelos entes: União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas

ID
349978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre os restos a pagar, dispõe a técnica que “é vedado ao titular de Poder ou órgão contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”. De acordo com a legislação pertinente, considera-se correto, para fins de contagem do prazo para tal obrigação,

Alternativas
Comentários
  • Sobre os restos a pagar, dispõe a técnica que “é vedado ao titular de Poder ou órgão contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”. De acordo com a legislação pertinente, considera-se correto, para fins de contagem do prazo para tal obrigação,

     

    b) os últimos dois quadrimestres do seu mandato. GABARITO

    ____________________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

     

    Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.


ID
349981
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), analise as afirmativas a seguir.

I - A consulta à fonte de recursos, ao identificador de operação de crédito, ao plano interno, ao programa de trabalho, à natureza de receita e despesa, entre outros, pode ser realizada no âmbito do subsistema TABORC.

II - O DARF eletrônico é o documento utilizado pelas unidades gestoras integrantes da Conta Única do Tesouro Nacional, com o objetivo de propiciar o recolhimento das contribuições devidas para a seguridade social, transferindo os recursos de forma automática para a conta única do INSS.

III - A Nota de Dotação (ND) é um tipo de documento utilizado no registro do orçamento da despesa e da dotação estabelecida em créditos adicionais.

IV - O SIAFI é o sistema responsável pelo processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária.

Está correto APENAS o contido em

Alternativas

ID
349984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere o texto a seguir: “É toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio da União ou pela qual esta responde”. Qual é a autoridade à qual o texto se refere?

Alternativas

ID
349987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das necessidades de financiamento do setor público, analise as afirmativas a seguir.

I - Na apuração do resultado nominal, devem ser acrescentados ao resultado primário os valores pagos e recebidos de juros nominais junto ao sistema financeiro, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.

II - A necessidade de financiamento do setor público, no conceito primário, exclui das necessidades de financiamentos nominais o pagamento de juros nominais que incide sobre a dívida fiscal líquida.

III - A principal diferença entre o resultado primário e o resultado operacional do governo consiste no fato de que, no primeiro, são computados os juros sobre a dívida pública e no segundo, não.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

    Conceitos iniciais

    1. Resultado Primário = Despesa Não Financeira - Receita Não financeira
    2. Resultado operacional = Resultado Primário + Juros reais da dívida pública
    3. Resultado Nominal = Resultado Operacional + Inflação (Correção Monetária)

    Respondendo à questão:

    I - CERTO. Basta ver o conceito inicial acima

    II - CERTO. Basta ver o conceito inicial acima

    III - ERRADO, pois o primário não considera juros, enquanto o operacional o considera.


ID
349990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dado que duas pessoas fazem aniversário no mês de junho, a probabilidade de que ambas tenham nascido no dia 08 de junho é de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA C

    • Na matemática o mês tem 30 dias!

     

    • Tem que nascer no dia 08 do mês, então só temos uma opção.

     

    Então temos, 1/30, como são duas pessoas, cada uma vai ter a chance 1/30.

    Agora o detalhe principal da questão!!

    Ela quer que ambas nasça no mesmo dia, a palavra ambas significa multiplicação na matemática.

    1/30.1/30 = 1/900


ID
349993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um dado comum foi alterado para que, quando lançado, a probabilidade de obter o número 6 fosse de 50% e a pro- babilidade de obter qualquer um dos demais números fosse de 10%. Logo, a distribuição de probabilidades so- bre os eventos elementares 1, 2, 3, 4, 5 e 6

Alternativas

ID
349996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As operações de redesconto e empréstimos às instituições financeiras, como socorro a problemas de liquidez, são realizadas pelo(a)

Alternativas

ID
349999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma grande responsabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e suas subsidiárias é a de

Alternativas

ID
350002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro

Dentre as instituições citadas, a única que NÃO pertence ao subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão quer um que NÃO compõe subsistema normativo do SFN, vejamos:

    a) Compõe, é a principal entidade supervisora.

    b) Compõe, é o principal órgão normativo.

    c) Não compõe, faz parte do subsistema operacional.

    d) Compõe, é uma entidade supervisora.

    e) Compõe, é uma entidade supervisora.

    Resposta: C

  • A questão quer um que NÃO compõe subsistema normativo do SFN, vejamos:

    a) Compõe, é a principal entidade supervisora.

    b) Compõe, é o principal órgão normativo.

    c) Não compõe, faz parte do subsistema operacional.

    d) Compõe, é uma entidade supervisora.

    e) Compõe, é uma entidade supervisora.

    Resposta: C

    Fonte: Moisés Araújo, Professor do Direção Concursos.

  • Aleilton, a CVM é um órgão normativo, não?


ID
350008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Se uma pessoa pagasse uma dívida em prestações mensais usando o Sistema de Amortização Constante (SAC), pagaria prestações sucessivas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA D

    O valor dos juros, assim como o das prestações, diminuem com o tempo. Fica fixo o valor da amortização.


ID
350011
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Dois projetos com a mesma taxa interna de retorno (TIR)

Alternativas

ID
350014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A propriedade das grandes empresas às vezes é diluída entre um número elevado de acionistas e, assim, a admi- nistração é quem controla de fato a empresa. Tal situação pode gerar distorções, entre as quais NÃO se encontra(m)

Alternativas

ID
350017
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinado projeto gera um fluxo financeiro que implica um dispêndio inicial de R$ 1.000,00, seguido de receitas consecutivas, nos anos subsequentes, de R$ 300,00 no primeiro ano, R$ 500,00 no segundo ano e, a partir do terceiro ano (inclusive), receitas de R$ 100,00 por cinco anos.
O período de payback do projeto, em anos, é

Alternativas

ID
350020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira, entre outros objetivos, visa a gerir a liquidez da empresa, identificando e corrigindo eventuais defasagens entre a entrada e a saída do dinheiro. Tal objetivo é especificamente alcançado pela função de

Alternativas
Comentários
  • AO QUESTÃOZINHA TENEBROSA VIU?


ID
350023
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Os clientes de uma empresa pagam num prazo médio de 20 dias, e a empresa, por sua vez, paga a seus fornecedo- res também em 20 dias, em média. A empresa gira seus estoques 10 vezes por ano; consequentemente,seu ciclo operacional e seu ciclo de caixa, medidos em dias, respec- tivamente, são

Alternativas

ID
350026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma importante fonte de recursos para financiar o capital fixo das empresas no Brasil são os créditos do Sistema BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e suas subsidiárias), cujos encargos financeiros costumam se referenciar a uma taxa de juros básica, conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Mudou nao e mais TJPL


ID
350029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O custo médio ponderado de capital para uma empresa é igual a 6% a.a. O custo do capital próprio é de 5% e o de capital de terceiros é de 8%. A proporção de capital próprio na estrutura de capital da empresa é, aproximadamente, de

Alternativas

ID
350032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa toma a decisão de investir para expandir suas atividades. Tal decisão aumentará o valor de mercado da empresa se o(a)

Alternativas

ID
350035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas Administrativas

O Project Finance é uma forma de estruturação financeira na qual

Alternativas
Comentários
  • Project Finance: captação de recursos para financiar um projeto de investimento de capital economicamente separável onde os pagamentos são baseados no fluxo de caixa do projeto; a tomadora dos recursos deve ser uma entidade jurídica segregada (SPE).

     

    Fonte: notas de aula do prof. Claudio Barbedo


ID
350038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quando se elaboram os orçamentos da empresa, há dois tipos de despesas a considerar: despesas correntes e depesas de capital. Dentre os itens abaixo, o que corresponde a uma despesa corrente é a compra de

Alternativas