SóProvas



Prova CESPE - 2010 - MS - Arquiteto


ID
195937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos índices urbanísticos, julgue o item abaixo.

O controle da densidade de ocupação de cada zona de uso é feito por meio de especificação e controle dos seguintes índices urbanísticos: coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, recuo, área mínima do lote, frente mínima do lote e gabarito. O gabarito vem sendo substituído pelo coeficiente de aproveitamento, índice que corresponde à razão entre a área ocupada e a área do lote, em que a área ocupada é a área da projeção horizontal do edifício no lote.

Alternativas
Comentários
  • A ára ocupada é o total da soma das áreas edificadas.
  • "Entre a área ocupada e a área do lote..."
    Não é entre a área já ocupada, e sim entre a área edificável e a área do lote.

  • Gabarito ė diferente de área ocupada.esta ė a área construída sobre a área do terreno

  • Gab. Errado

    Pra quem gosta de mnemônico:

    Coeficiente de Aproveitamento é E/T: relação entre área Edificável / área do /Terreno


ID
195940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.

De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.

Alternativas
Comentários
  • Habitação
    Lazer
    Trabalho
    Circulação
  • Carta de Atenas foi um manifesto urbanístico resultante da do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (Atenas, 1933). O documento preconizava a organização da cidade a partir de quatro funções básicas: habitar, trabalhar, recrear e circular.

  • Gab. Errado

    mnemônico: C/Re/Ta HABITA (Creta é a maior ilha grega - fica fácil associar)

    C- Circular

    Re- recrear (lazer)

    T - trabalhar

    Habita


ID
195943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.

Ao subverter alguns princípios estabelecidos pelo racionalismo europeu, Niemeyer conseguiu a originalidade que o distinguiu no cenário nacional e internacional. Apostando na supremacia da plástica sobre as demais funções arquitetônicas, Niemeyer afirmou, em seu livro A Forma na Arquitetura (1978), que quando uma forma cria beleza ela tem uma função das mais importantes da arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • “Quando a forma cria beleza, tem na beleza sua própria função.", Oscar Niemeyer


ID
195946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      A Casa de Canoas, projeto de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, provocou a crítica internacional no momento da sua conclusão. O suíço Max-Bill afirmou que "a forma livre só se justifica em situações excepcionais da arquitetura. A casa de Niemeyer é um mero capricho puramente decorativo e não é obra válida ou digna de qualquer interesse". Para o arquiteto alemão Walter Gropius, tratava-se de "uma casa muito bonita mas que não era multiplicável". Embora admitisse a liberdade do criador, o crítico italiano Ernest Rogers considerou a "orgíaca" retomada das formas da natureza uma "confusão romântica".


Com base no texto acima, julgue os item seguinte.


Com a realização da Casa de Canoas, Oscar Niemeyer rompeu com as diretrizes do movimento moderno, tornando-se assim um arquiteto tipicamente pós-modernista.

Alternativas
Comentários
  • Casa das Canoas, Estrada das Canoas. Projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia, é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte, como síntese apurada e premonitória da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas.

  • Sobre o pós-modernismo

    O  marca um desvio no curso da história, confirmando a disposição dos críticos em conceituar esse novo momento com base na negação do movimento anterior. O pós-modernismo surgiu na década de 1960 como uma antítese do moviemnto moderno. Ocupando-se de questionar a formalidade, a austeridade e a falta de variedade da arquitetura moderna, particularmente do estilo internacional de  e , o pós-modernismo defende uma arquitetura repleta de signos e símbolos que, por sua vez, comunicam valores culturais.


ID
195949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      Em cada terreno, dependendo da zona, pode-se construir um máximo de metros quadrados. Quando o proprietário quiser construir a mais poderá comprar do município o direito de fazê-lo, desde que este aumento de construção não prejudique a infraestrutura e os equipamentos urbanos. A quantidade que pode ser comprada em cada zona, chamada de estoque, é limitada, e os recursos arrecadados com a venda do direito de construir a mais são destinados a obras sociais.



Com base nessa diretriz de ocupação do solo urbano, julgue o item que se segue.

O instituto a que se refere o texto acima, introduzido na legislação brasileira pelo Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001), corresponde ao direito de preempção.

Alternativas
Comentários
  • Seção IX

    Da outorga onerosa do direito de construir

    Art. 28. O plano diretor poderá fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

    § 1o Para os efeitos desta Lei, coeficiente de aproveitamento é a relação entre a área edificável e a área do terreno.

    § 2o O plano diretor poderá fixar coeficiente de aproveitamento básico único para toda a zona urbana ou diferenciado para áreas específicas dentro da zona urbana.

    § 3o O plano diretor definirá os limites máximos a serem atingidos pelos coeficientes de aproveitamento, considerando a proporcionalidade entre a infra-estrutura existente e o aumento de densidade esperado em cada área.

    Art. 29. O plano diretor poderá fixar áreas nas quais poderá ser permitida alteração de uso do solo, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

    Art. 30. Lei municipal específica estabelecerá as condições a serem observadas para a outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso, determinando:

    I – a fórmula de cálculo para a cobrança;

    II – os casos passíveis de isenção do pagamento da outorga;

    III – a contrapartida do beneficiário.

    Art. 31. Os recursos auferidos com a adoção da outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso serão aplicados com as finalidades previstas nos incisos I a IX do art. 26 desta Lei.

  • O conceito apresentado acima é o de outorga onerosa do direito de construir, não o de direito de superfície.
  • O instrumento em questão é a OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR. $$$$$

  • Gab. Errado

    Parte da questão está correta quando fala que foi o instrumento descrito foi instituido pelo Estatudo da Cidade, porém o termo do instrumento está incorreto, o termo correto é Outorga Onerosa do Direito de Construir, conhecida também como "solo criado",.

    A Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) é um instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257/01. Consiste na definição da cobrança de uma contrapartida pelo exercício do direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado pelos municípios para os terrenos urbanos, até o limite máximo de aproveitamento. 


ID
195952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Praticamente nenhum país que resolveu o deficit habitacional prescindiu de reservas de terras públicas para habitação de interesse social (HIS), impondo políticas de doação de terras para esse fim. Na Inglaterra, por exemplo, o sistema de planning obligations destina-se a conseguir reservas de terra onde o preço do solo é alto, garantindo o acesso à terra para a produção desse tipo de habitação, por meio do equilíbrio entre as necessidades habitacionais, o planejamento e as políticas públicas e a contrapartida dos empreendedores urbanos. Contribuições urbanísticas obrigatórias são também adotadas na Espanha, Holanda, Canadá e diversos outros países. Com referência a esse tema, julgue o item seguinte.



No Brasil, o problema da HIS vem sendo solucionado a partir da Lei n.º 6.766/1979, a qual determina que 35% das glebas a serem parceladas sejam destinadas a esse tipo de habitação.

Alternativas
Comentários
  • Alterado:

    Art. 4º. Os loteamentos deverão atender, pelo menos, aos seguintes requisitos:

    § 1o A legislação municipal definirá, para cada zona em que se divida o território do Município, os usos permitidos e os índices urbanísticos de parcelamento e ocupação do solo, que incluirão, obrigatoriamente, as áreas mínimas e máximas de lotes e os coeficientes máximos de aproveitamento. 

  • Gab. Errado

    A Lei do Parcelamento do Solo não prevê nenhum porcentual de quanto deve da gleba ser reservado para HIS. Antes, previa portcentual de 35% para áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público; mas hoje em dia esse inciso está revogado.

    A LPS prevê apenas a infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) e uma exceção ao dimensionamento mínimo dos lotes desses conjuntos habitacionais de interesse social, deixando a critério dos órgãos públicos competentes.


ID
195955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma superquadra tradicional de Brasília mede 300 m × 300 m e possui 11 blocos residenciais, com 36 apartamentos cada e uma projeção igual a 68 m × 12 m. Com base nesses dados, julgue o item a seguir.

Considerando uma família média com 5 pessoas, é correto afirmar que a densidade populacional dessa superquadra é de 45,5 hab/m2.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    A Questao tenta induzir o erro - pois se considerarmos a m2 da superquadra toda o resultado 'e 45,5hab/m2

    Mas a metragem a ser considerada 'e da area edificada ( 1 bloco=68x12m=816m2 x 11 blocos= 8976 m2) dividido pelo numero de habitantes ( 1 bloco=36 apartamentos x 5 hab/apt =180 pessoas x 11 blocos = 1980 pessoas)

    Dessa forma teremos: 8976m2 dividido por 1980 pessoas = 4,5 hab/m2

  • Considerando a quadra toda são 300x300 = 9000m². total de habitantes: 11 x 36 x 5 = 1980 habitantes

    1980 hab / 9000 m² = 0,22 hab/m².

    De qualquer forma 45,5 habitantes/ metro quadrado seria um valor bem alto,

  • errado
    erro 1: Densidade é sempre medida em hab./hectare (já vi isso cair em outras questões)
    erro 2: Como já pontuado pela Mari, o examinador tenta te fazer calcular a densidade em função da área ocupada dentro do terreno, o que não se faz.

    Vamos revisar os principais métodos de cálculo da densidade residencial:
    Densidade Bruta: a relação entre a população residente e a área bruta que ela ocupa, sem descontar as vias, áreas verdes de uso frequente, escolas, áreas comerciais. Geralmente, excluem-se áreas verdes de uso esporádico (jardim botânico, zoológico, etc.), lagos, rios e usos industriais.
    Densidade Líquida: Considera-se apenas a somatória da área dos lotes, tanto ocupados como desocupados.
    Densidade Imobiliária: Refinamento da densidade líquida. Considera a área apenas dos terrenos efetivamente ocupados.
    Densidade populacional horária: mede a variação da relação entre o número de pessoas que se encontram em uma determinada área em função de suas atividades econômicas em função do tempo.


ID
195958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma superquadra tradicional de Brasília mede 300 m × 300 m e possui 11 blocos residenciais, com 36 apartamentos cada e uma projeção igual a 68 m × 12 m. Com base nesses dados, julgue o item a seguir.

As áreas destinadas a sistemas de circulação, implantação de equipamentos urbano e comunitário bem como a espaços livres de uso público correspondem a 8.976m2

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    A superquadra tem um total de = 300x300 = 90.000 m2

    Area edificada = 11 bocos x (68x12)= 8976 m2

    Area restante ( para circulacao, equip. urbano e comunit, espacos livres) = 90.000 - 8976 = 81.024 m2


ID
195961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o item abaixo.

O francês Eugène Emmanuel Viollet-Le-Duc foi contemporâneo e crítico ferrenho das ideias de John Ruskin. O arquiteto inglês acreditava que "a restauração é a destruição do edifício, é como tentar ressuscitar os mortos. É melhor manter uma ruína do que restaurá-la". Para Viollet- Le-Duc, "restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em um dado momento."

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Eugène Emmanuel Viollet-Le-Duc:

    Filosofia: “restaurar um prédio é devolve-lo a um estado de plenitude que pode nunca ter existido”.

    Busca a pureza do estilo (faz reconstituição daquilo que teria sido feito, uma reformulação ideal do projeto).

     John Ruskin

    Defendeu teorias como “anti scrape movement” termo inglês que significa raspar um determinado monumento de forma a conferir uma unidade ou clareza espacial e o “movimento anti-restauração” movimento radicalmente contra a restauração, porém defensor do cuidado e manutenção rotineira.

    Para Ruskin, algumas intervenções até eram permitidas, porém, apenas para conservar a edificação. O autor aceitava pequenas obras de consolidação ("muletas"). Quando as mesmas perdiam sua utilidade, ele conformavase frente à morte certa e natural que toda edificação teria um dia. Assim, o autor defende então a "morte" dos monumentos.


ID
195979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Esse é o texto da questão:

    O plano barroco de Aarão Reis para Belo Horizonte (1897) baseia-se na integração da malha ortogonal, definida pelas ruas, com a malha diagonal, definida pelas avenidas. Inspirado nas intervenções na Paris de Haussmann (1853-1859) e em exemplos de novas cidades capitais como Washington (1791), projetada por L’Enfant, o projeto perseguia, antes de tudo, o espaço amplo, a localização privilegiada dos edifícios públicos, e a monumentalidade, usando recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, os edifícios de maior importância deveriam ser construídos no cruzamento de grandes avenidas.

    O plano piloto de Goiânia (1933), concebido pelo urbanista Attilio Corrêa Lima, representou, em termos de design, uma superposição de temporalidades, variando entre o neoclássico e os modelos progressista e culturalista do século XIX. Ao lado das tendências neoclássicas, o projeto de Goiânia possibilitou também a recuperação das garden cities, levando assim à criação de ambiências bucólicas que caracterizavam as unidades habitacionais. O plantio de árvores, aliado a uma arquitetura não monumental, principalmente dos prédios públicos, contribuiu para uma minimização de eficácia simbólica, reduzindo o efeito ótico do urbanismo de Versalhes (princípio classicista adotado inicialmente por Correia Lima).

  • Acho que voce comentou na questão errada, Andre Scal


ID
195982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings,sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética euma clara referência ao passado histórico. Essa ligação,reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa,fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

Alternativas
Comentários
  • O pós-modernismo na arquitetura tem também uma forte ligação com os espaços comerciais e sua expressão máxima: o centro comercial, como por exemplo o Norte Shopping em Matosinhos, onde se nota uma clara referência eclética ao passado. Esta ligação fez com que o estilo fosse associada à nova cultura do consumo, representando valores passageiros e menores. Esta noção foi reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais, que buscavam uma nova imagem corporativa. O edifício da AT&T de Philip Johnson é o principal exemplo desta tendência.


ID
195985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.


 

Paralelamente ao pós-modernismo de cunho histórico, surgiram, no início da década de 80 do século XX, propostas com base na filosofia estruturalista de Claude Lévi-Strauss. Contando com o suporte teórico de Jaques Derrida e Gilles Deleuze, os arquitetos buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI. 

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico

  • Discordo da colega ascima! A questão está completamente errada, pois misturou os conceitos de modernismo e pós-modernismo.

    O pós-modernismo possui sim uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico (este ultimo pelo próprio Pós-Modernismo Historicista). Já a ligação com espaços comerciais e uma associação com o consumismo se deu no modernismo e não no pós-modernismo.



  • O Pós-modernismo vigorou durante aproximadamente 20 anos, nas décadas de 1980 e 1990.

      Os anos 80 do seculo XX foram um período extremamente consumista, graças a política economica do presidente norte americano Reagan, que permitiu o enriquecimento de grande parte da população dos EUA. Talvez esse seja o motivo da arquitetura pós-moderna ser chamada também de “arquitetura do consumo”.


  • A questão está certa. Estou resolvendo a prova inteira e algumas questões estão com o gabarito errado. É só conferir baixando a prova completa (para ver o número das questões) e o gabarito oficial.

  • Acredito que o erro esteja na frase "buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI", pois os interesses no momento em relação à arquitetura sustentável ainda estavam distantes do que se propõe no século XXI.

  • A arquitetura comercial e corporativa, difundida através de alguns elementos estilísticos não é a única expressão do pós-modernismo. Outras propostas teóricas, baseadas na filosofia estruturalista, surgiram no final dos anos 70 e início dos anos 80. Este movimento paralelo ao "pós-modernismo de cunho histórico" procurou novas bases formais e abstratas para o desenvolvimento do projeto, encontrando em filósofos como Jacques Derrida e Gilles Deleuze seu suporte teórico

  • arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir do ano de 1929 com o início da crise da Grande Depressão até o final da Década de 1970. Seu auge é associado à Década de 1950 (e a segunda metade da Década de 1940, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial) em figuras como Robert Venturi, Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos, Aldo Rossi na Itália, e na Inglaterra James Stirling e Michael Wilford

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_p%C3%B3s-moderna

  • Eu acredito que o erro esteja em relacionar a arquitetura estruturalista com o sustentável e o meio ambiente, enquanto ela está mais voltada às questões humanas e ao antropologismo(Strauss). Outro erro seria relacionar Strauss com Derrida e Deleuze, pois estes dois já estão ligados ao pós-estruturalismo.

    Fonte: www.hisour.com/pt/structuralism-in-architecture-28616/


ID
195988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid. 

Alternativas
Comentários
  • gabarito esta trocado!? A resposta deveria ser "Errado"
  • Entre alguns dos importantes eventos históricos do movimento desconstrutivista estão o concurso internacional parisiense do Parc de la Villette(especialmente as participações de Jacques Derrida, Peter Eisenman2 e o primeiro colocado, Bernard Tschumi), a exposição de 1988 do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova IorqueDeconstructivist Architecture, organizada por Philip Johnson e Mark Wigley, e a inauguração em 1989 doWexner Center for the Arts em Columbus, Ohio, projetado por Peter Eisenman. Na exposição de Nova Iorque foram exibidas obras de Frank Gehry, Daniel Libeskind, Rem Koolhaas, Peter Eisenman, Zaha Hadid, Bernard Tschumi e da Coop Himmelb(l)au. Desde a exibição, muitos dos arquitetos que estiveram associados ao desconstrutivismo distanciaram-se desse termo. No entanto, o termo "desconstrutivismo" perdurou, e seu uso atual, de fato, abarca uma tendência geral dentro da arquitetura contemporânea.

  • Zaha Hadid nunca foi desconstrutivista, mas sim construtivista assim como o seu mentor, Rem Koolhaas. Peter Eiseman e Bernard Tschumi são os únicos dos mencionados que projetam de acordo com a teoria desconstrutivista de Jacques Derrida. A questão foi mal formulada, superficial e deveria ter sido anulada.

  • Eu errei mas Zaha Hadid participou sim do desconstrutivismo, o construtivismo foi um movimento russo no ínicio do século XX, paralelo ao modernismo. O desconstrutivismo se baseia no construtivismo misturando com o modernismo, sendo influenciado também pelo pós modernismo.

    "O desconstrutivismo ganhou mais atenção durante a exposição de arquitetura desconstrutivista de 1988 do , organizada por  e , apresentando projetos desenvolvidos por , , , entre muitos outros."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/900679/o-que-e-desconstrutivismo

    Mas a banca errou invertendo Daniel Libeskind com David Libeskind.


ID
195991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

Desde a década de 80 do século XX, alguns arquitetos têm se dedicado ao estudo do comportamento das estruturas, visando à exploração máxima das potencialidades dos materiais e da tecnologia avançada, para a criação de soluções formalmente ousadas. Como resultado desse esforço, surgiu a chamada arquitetura high tech, que, classificada por alguns historiadores dentro do chamado tardomodernismo, tem como expoentes os ingleses Richard Rogers e Norman Foster, e o catalão Santiago Calatrava. Os seguidores desse movimento que caracterizam suas obras a partir dos elementos da estrutura, tubulações de infraestrutura, componentes da cobertura e equipamentos mecânicos para as circulações, adotam os mesmos princípios teóricos e conceituais dos modernistas, adaptados ao potencial tecnológico do mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais detecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudespós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidouem Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

  • Calatrava é valenciano!

  • quais são os princípios teóricos e conceituais dos modernistas que são utilizados no high tech?


ID
195994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O pensamento social do século XIX foi influenciado pelo discurso médico. Das analogias entre o corpo social e o corpo humano, a cidade passou a ser tratada como um organismo vivo, em que cada órgão tinha uma função e anatomia peculiar. O planejador urbano tinha o papel de diagnosticar os males da cidade e propor terapias ou cirurgias radicais para extirpar o câncer urbano. Os modelos ideais, nos quais perpassava a utopiade uma cidade física e moralmente higiênica onde seria garantido o bem-estar da população, ocuparam a mente de alguns planejadores, entre os quais: Owen e sua experiência em New Lamark (1816); Fourier com o Falanstério (1822); Cabet com o projeto de Ícara (1840); Richardson e sua Higéia (1876); Godine o Familistério de Guise (1874); Julio Verne e a Franceville(1879); Tony Garnier e sua cidade industrial (1917); Georges Benoit-Levy e a cidade jardim francesa (1904); e Le Corbusier com sua Cidade Radiosa (1932).


A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

As reflexões dos chamados urbanistas utópicos contribuíram para formar base teórica para o projeto de reforma urbana de Paris, que, comandada pelo Barão Haussmann, ocorreu entre 1853 e 1869.

Alternativas

ID
195997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O pensamento social do século XIX foi influenciado pelo discurso médico. Das analogias entre o corpo social e o corpo humano, a cidade passou a ser tratada como um organismo vivo, em que cada órgão tinha uma função e anatomia peculiar. O planejador urbano tinha o papel de diagnosticar os males da cidade e propor terapias ou cirurgias radicais para extirpar o câncer urbano. Os modelos ideais, nos quais perpassava a utopiade uma cidade física e moralmente higiênica onde seria garantido o bem-estar da população, ocuparam a mente de alguns planejadores, entre os quais: Owen e sua experiência em New Lamark (1816); Fourier com o Falanstério (1822); Cabet com o projeto de Ícara (1840); Richardson e sua Higéia (1876); Godine o Familistério de Guise (1874); Julio Verne e a Franceville(1879); Tony Garnier e sua cidade industrial (1917); Georges Benoit-Levy e a cidade jardim francesa (1904); e Le Corbusier com sua Cidade Radiosa (1932).


A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

O modelo de urbanização parisiense (Plano Haussman) influenciou a reforma urbana de várias cidades européias, tais como Viena, Berlim e Roma; e também norte americanas,entre as quais Washington D.C. e Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Reforma urbana de Paris

     

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     

    Reforma urbana de Paris foi promovida por Georges-Eugène Haussmann entre 1852 e 1870. Haussmann, o então prefeito do departamento do Sena, concentrou os esforços da reforma urbana no sentido de promover melhorias nas manobras militares, assim como na circulação e na higienização da capital da França. Para tal fim, demoliu inúmeras vias pequenas e estreitas residuais do período medieval, e criou imensos boulevards organizadores do espaço urbano, assim como jardins e parques.

  • Um erro bem grotesco: "e também norte americanas, entre as quais Washington D.C. e Rio de Janeiro." - Rio de Janeiro: cidade norte americana? 

  • L’Enfant elaborou o plano da cidade de Washington em março de 1792, portando anterior a reforma de Haussmann. L´ Enfant inspirou Haussmann


ID
196000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que, de acordo com a Carta de Atenas (1933), o urbanismo é uma ciência de três dimensões e não apenas de duas. É fazendo intervir o elemento altura que será dada uma solução para as circulações modernas, assim como para os lazeres, mediante a exploração dos espaços livres assim criados, julgue o item abaixo.

Apesar de a Carta de Atenas ter sido escrita em 1933, poucas cidades novas adotaram o princípio acima descrito. No Brasil, a única apropriação real desse princípio é o Plano Piloto de Brasília, que, pela disposição de suas vias de circulação, sobretudo na zona central, pode ser considerado fruto de um urbanismo tridimensional.

Alternativas
Comentários
  • Se existe alguma cidade na América do Norte chamada RIO DE JANEIRO eu desconheço!! Caso ela exista, perdoem a minha ignorância! Caso não, esse item está completamente errado só por incluir o Rio entre cidades norteamericanas!!

    Passível de anulação, ou mudança de gabarito!!
  • a questão Q65332 é igual a essa e com gabarito invertido. como assim?


ID
196006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A metodologia projetual em arquitetura estabelece, em condições normais, várias etapas de desenvolvimento, desde sua encomenda ou contratação até a sua concepção final. Com relação as etapas da metodologia projetual, julgue o item a seguir.


A etapa do projeto básico consiste no estudo inicial da edificação, é a etapa posterior ao levantamento do programa de necessidades.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Texto retirado: http://construindosustentavel.blogspot.com/2010/09/pearl-river-tower-o-edificio-ecologico.html

    Na onda dos prédios ecológicos e de design sustentável, a empresa Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) projetou o que os arquitetos consideraram o arranha-céu mais eficiente energicamente em todo o mundo. Isso seria devido a sua forma estrutural única.

    Os 2,3 milhões de pés quadrados da torre também têm as mais recentes tecnologias sustentáveis e os avanços da engenharia. O projeto integra sistemas estruturais em aço e concreto estrutural para suportar a forma curva do edifício, bem como o vento que bate na torre. 

    "Soluções de engenharia estrutural devem ser integradas aos projetos arquitetônicos e de engenharia sustentável, de modo que eles sejam inseparáveis", disse Bill Baker, SOM parceiro de engenharia estrutural. "É a colaboração entre nossa engenharia estrutural, arquitetura e práticas de engenharia sustentável que permitem uma construção como o Pearl River Tower se torne realidade."

    Embora muitos desses atributos sustentáveis tenham sido incorporados individualmente em arranha-céus ao redor do mundo, o projeto Pearl River Tower representa a primeira vez que eles são usados coletivamente. O design sustentável e recursos de engenharia incluem painéis solares, paredes de dupla cortina de pele e sistema de teto refrigerado.

    De fato, a intenção é que o sistema gere mais energia que o funcionamento do edifício.
     

  • NBR 13.532

    Execução das etapas do projeto de arquitetura:

    1-Levantamento de dados (LV-ARQ)

    2-Programa de Necessidades (PN-ARQ)

    3-Estudo de Viabilidade (EV-ARQ)4-Estudo Preliminar (EP-ARQ)

    5-Anteprojeto ou pré-projeto (AP-ARQ)

    6-Projeto legal de Arquitetura (PL-ARQ)

    7-Projeto Básico de Arquitetura (PB-ARQ)

    8-Projeto de Execução (PE-ARQ)

ID
196009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A metodologia projetual em arquitetura estabelece, em condições normais, várias etapas de desenvolvimento, desde sua encomenda ou contratação até a sua concepção final. Com relação as etapas da metodologia projetual, julgue o item a seguir.


A etapa de projeto executivo consiste na compatibilização do projeto de arquitetura ao projeto de estruturas acrescido de todos os detalhes necessários à sua execução em canteiro de obras.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    * nao entendi muito bem essa questao, pois para mim Projeto Basico 'e apos o Ante-Projeto, que vem dps do Estudo Preliminar e Programa de Necessidades. ( mas a questao diz posterior - oq tb nao esta errado - mas nao 'e o estudo inicial da edificacao, este seria no Estudo Preliminar)

    NBR 13.531 - ver item 2.4.7

    NBR 13.532 - ver item 3.3

     

  • NBR 15532

    4.4.8 Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional)

    4.4.8.1 Informações de referência a utilizar:

    a) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ);b) anteprojetos produzidos por outras atividades técnicas;c) outras informações.

    4.4.8.2 Informações técnicas a produzir:a) as relativas à edificação (ambientes externos e internos) e a todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos e materiais de construção; b) as exigências de detalhamento devem depender

    da complexidade funcional ou formal da edificação. 

    4.4.8.3 Documentos técnicos a apresentar:

     a) desenhos:- planta geral de implantação;- planta de terraplenagem;- cortes de terraplenagem;- planta dos pavimentos;- planta das coberturas;- cortes (longitudinais e transversais);- elevações (frontais, posteriores e laterais);- plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias); - detalhes (plantas, cortes, elevações e perspectivas) de elementos da edificação e de seus componentes construtivos (portas, janelas, bancadas, grades, forros, beirais, parapeitos, revestimentos e seus encontros, impermeabilizações e proteções);

     b) textos: - memorial descritivo da edificação;- memorial descritivo dos elementos da edificação,

    das instalações prediais (aspectos arquitetônicos), dos componentes construtivos e dos materiais de construção; - memorial quantitativo dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais); d) maquetes (opcionais) (interior e exterior);

    e) fotografias, diapositivos, microfilmes e montagens (opcionais); f) recursos audiovisuais (opcionais) (filmes, fitas de vídeo e disquetes).

  • também acho q a resposta deveria ser 'errado"


ID
196012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A metodologia projetual em arquitetura estabelece, em condições normais, várias etapas de desenvolvimento, desde sua encomenda ou contratação até a sua concepção final. Com relação as etapas da metodologia projetual, julgue o item a seguir.


O desenvolvimento do programa de necessidades de uma edificação consiste no estabelecimento da quantidade e destinação dos ambientes segundo a necessidade do usuário, da função ou destinação da edificação.

Alternativas
Comentários
  •  R: Certo

    NBR 13.531 - Item 2.4.8 Projeto para execucao (PE):

    Etapa destinada a concepcao e a representacao final das informacoes tecnicas da edificacao e de seus elemetnos, instalacoes e componentes, completas, definitivas, necessarias e suficientes 'a licitacao(contratacao) e 'a execucao dos servicos de obra correspondentes.


ID
196015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

 

Para garantir a esterilidade do ar e a eficiência no bloqueio da condução dessas partículas nos sistemas de arcondicionado em salas limpas e ambientes controlados, deve-se indicar, no projeto, a localização dos captadores de ar e a especificação de equipamentos dotados de filtros de ar com meio filtrante de carvão ativado.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    NBR 13.531. item 2.4.2 Programa de Necessidades (PN)

    Etapa destinada a determinacao das exigencias de carater prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectaticas dos usuarios) a serem satisfeitas pela edificacao a ser concebida.

    * dessa forma, acredito que o erro da questao esteja em afirmar que a quantidade e destinacao sera segundo a necessidade do usurario e pela norma 'e o contrario - O que edificio pode satisfazer, quais as necessidades que ele atender, conforme as normas, terreno existente, etc.

    NBR 13.532. item 4.4.3.2 Informacoes tecnicas a produzir: ( no PN)

    . necessarias 'a concepcao arquitetonica / . caracteristicas funcionais ou ativ. de cada ambiente /. exigencias ambientais, niveis de desempenho, inst.especiais

  • essa questão está certa...o gabarito está errado.

    MS-2009 78

  • R: errado. Meio filtrante de carvão ativado é para gases e odores, o que não é o caso da questão (partículas e poeira.

  • O filtro de carvão ativado, ou filtro químico, como também é conhecido, possui propriedades adsortivas pela ocorrência de reação química entre o carvão ativado e os gases e odores a serem filtrados. Esta adsorção ocorre parcialmente no meio filtrante deixando passar parte sem reação, devido a isto podemos afirmar que o filtro de carvão ativado reduz a concentração e não remove totalmente o odor ou gás, esse fato é desconhecido pela maioria dos projetistas de ar condicionado/ventilação e pelos usuários finais.


ID
196018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O projeto de ar-condicionado deve prever, para salas limpas e ambientes controlados, a especificação de equipamentos cujos captadores de ar sejam localizados longe das fontes poluentes e que sejam dotados de filtros absolutos, que podem ser produzidos com meio filtrante em papel de microfibra de vidro plissado.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    PARA SE GARANTIR A ESTERELIDADE DO AR O FILTRO DE CARVÃO ATIVADO É A MELHOR OPÇÃO, POIS ESTE FILTRA odores, gases nocivos, corrosivos ou irritantes.

    FONTE: http://www.airlinkfiltros.com.br/filtros_de_ar_carvao.html?gclid=CISfip-42bECFQQ6nAodBiYAKA
  • Resposta: ERRADA.

    Filtro HEPA  (High Efficiency Particulate Air) é uma tecnologia empregada em filtro de ar  com alta eficiência na separação de partículas. Os filtros HEPA evitam a propagação de bactérias e vírus através do ar, por tanto, são muito importantes para prevenir infecções. O sistemas de filtro HEPA com fins médicos por vezes incorporam sistema de ultravioleta para eliminar bactéria vivas e vírus que ultrapassaram a barreira física do filtro. Algumas unidade são capazes de reter até 99.995% de impurezas, o que assegura um alto nível de proteção e filtragem.

ID
196021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura

Ao se projetar sistemas de ar-condicionado em ambientes que requeiram garantia de máxima qualidade do ar, como ambientes hospitalares, centros cirúrgicos e laboratórios, deve-se considerar os meios de propagação de partículas que podem conduzir microrganismos causadores de infecção hospitalar. Esses meios são classificados como fontes internas e externas. As fontes internas podem ser os usuários; os sistemas de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado, nebulizadores, umidificadores ou ventiladores; o próprio piso, entre outros. Já as fontes externas podem ser partículas em suspensão geradas por meios poluidores, poeira de canteiros de obra, o solo, a água, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 



Nos equipamentos de ar-condicionado em ambientes hospitalares, devem ser instalados filtros do tipo HEPA (high efficiency particulate air) e captadores de ar devem ser localizados distantes das fontes poluentes.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.
    O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM COLOCAR QUE OS FILTROS ABSOLUTOS SÃO FEITOS EM PAPEL DE FIBRA PLISSADA, VISTO QUE SÃO DE TIPOS DIFERENTES.
     
    Filtro de ar:
    Moldura metálica com placas de poliuretano, fibra natural, mantas de fios metálicos ou fibras sintéticas. 
    Dividem-se ainda em secos e de impacto adesivo (impregnados com óleo).

    Filtro de ar contínuo (de rolo):
    Manta de lã de vidro, de papel especial ou de material têxtil não trançado. 
    O material particulado aumenta a perda de carga, mas a renovação do filtro é automática.

    Filtro de carvão ativado:
    Adsorção de gases com odor e nocivos, como o SO2
    . Consiste de duas placas perfuradas e paralelas entre as quais vai o carvão ativado em forma granular. Exige um pré-filtro para eliminar a poeira.

     
    FILTROS DE BOLSA EM FIBRA SINTÉTICA:
    Bolsas em fibras sintética antimicrobiana fixadas na moldura de chapa de aço galv., especialmente concebidas para ter resistência e durabilidade e altas umidades, névoas de óleo, ácidos, álcalis e a maior parte dos solventes orgânicos.
    Bolsas em fibras de vidro, fixadas na moldura de chapa de aço galv. Durabilidade aumentada pelo elevado poder de acumulação de pó constante, também em condições extremas. Devido à cobertura da manta obtém-se uma estabilidade da bolsa e evita-se roturas e abrasão.

    FILTRO ABSOLUTO
    Filtro de alta eficiência com moldura de chapa galvanizada ou madeira aglomerada, dificilmente inflamável, resistente à umidade, com junta de neoprene. Meio Filtrante com papel de fibra de vidro, resistente à umidade com distanciadores em alumínio, ou cordão têxtil fixados na moldura firmemente e vedado mediante uma massa de neopreme fundido. Cada filtro absoluto é provado individualmente conforme  DOP-Test e embalado em cartão especial.
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Não é possível julgar o item, uma vez que a utilização ou não do referido filtro depende de outros fatores não
    explicitados.
    Bons estudos!

ID
196024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


É indicado para ambientes hospitalares revestimento de piso moldado em placas de fibra vinílica de liga termoplástica e homogênea com 3 mm de espessura aplicável em superfície regular, compacta e seca, por meio de adesivo próprio.

Alternativas
Comentários
  •  já consagraram o uso dos vinílicos, por sua característica monolítica, de fácil assepsia, resistência química, conforto acústico e algumas propriedades específicas, como piso condutivo para centro cirúrgico,  e a linha acústica para fisioterapia. 

    Fonte:


ID
196027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


Revestimento de piso conformando manta de feltro de poliéster tramada com camada de fibra sintética de nylon e polipropileno com impregnação de resinas orgânicas é indicado para ambiente que requeira grande circulação de pessoas, como clínicas e consultórios.

Alternativas

ID
196030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


Revestimento de piso em placas de laminado plástico de alta pressão com núcleo fenólico e superfície melamínica é indicado para ambientes laboratoriais.

Alternativas

ID
196033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. 

Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.

O cobogó ou combogó, também chamado de elemento vazado, pode ser pré-fabricado ou produzido em canteiro de obra. Esse elemento, utilizado também como meio de proteção à incidência dos raios solares e das chuvas, permite ampla ventilação e passagem de luz, proporcionando conforto térmico.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Texto retirado: http://www.scribd.com/doc/6687626/Arquitetura-Hospitalar-Juarez-de-Queiroz-Campos

    6.1.4. pisos em laminados plásticos melamínicos:

    Os laminados plásticos melamínicos de alta resistência, popularmente chamados de fórmica, utilizados para revestimentos de pisos, paredes e mobiliários, constituem material adequado tendo em vista os vários itens de desempenho inicialmente relacionados, associados à conveniência do produto apresentar-se em dimensões padronizadas eliminando as juntas de assentamento, que são focos depositários incompatíveis com os níveis de assepsia determinados para instalações hospitalares. Mas estudos específicos de pós-utilização, têm apontado para restrições deste material em áreas que utilizam desinfetantes à base de iodo, devido ao aparecimento progressivo de manchas e marcas.

    * ou seja, pelo que entendi em ambientes laboratorias onde utiliza-se substancias acidas e outras, nao sera aconselhavel pela pouca resistencia.

  • Para resolver este problema do surgimento de manchas e marcas, aqui no hospital onde trabalho geralmente faz-se um tratamento a cada três meses que o deixa novinho em folha. Por isso que consideraram a questão como correta. 

  • Não entendi os comentários, a questão não é sobre cobogós? Bons estudos a todos
  • a questao forçou a barra hein? cobogo proteger de chuva kkkkk


ID
196036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


O brise-soleil, elemento de proteção de fachadas, auxilia no conforto térmico da edificação por criar um anteparo à incidência dos raios solares e um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada. O brise deve ser invariavelmente disposto em peças ou lâminas na posição vertical, que podem ser fixas ou móveis e até mesmo receber automatização.

Alternativas
Comentários
  • Brises podem ser dispostos também na horizontal.

    Gabarito: ERRADO.

  • Não necessariamente o brise-soleil gera um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada, vai depender do projeto e do modelo de brise utilizado. Há modelos de brises fixados diretamente na fachada, que impedem a existência desse corredor de ventlação, mas há também os modelos afastados da fachada, sustentados por suportes com um distanciamento entre ele e a fachada, que permite a manutenção do sistema e a existência de um corredor de ventlação. O brise, de certa forma, dificulta a ventilação no ambiente protegido, a depender relação entre sua geometria, dimensão e disposição com a direção da ventilação, como também, por outro lado, pode canalizar a ventilação e favorecer o coforto termico do ambiente.

  • Como posicionar os brises

    Uma regrinha simples para a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde (que chega rasante), prefira os brises com aletas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul carece menos dos brises, visto que tem uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficazes.

    Outro tipo muito popular de brise são os cobogós, também chamados de elementos vazados. (O nome cobogó é formado pela primeira sílaba do sobrenome dos três engenheiros que inventaram o produto no século passado: Coimbra, Boeckmann e Góis.) 

    Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-os-tipos-de-brises-como-saber-a-posicao-em-que-devem-ser-colocados.jhtm


ID
196039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


Os beirais são elementos amplamente utilizados na arquitetura brasileira em edificações com as mais variadas destinações. Podem ser definidos como o prolongamento da cobertura da edificação de forma a garantir certa proteção às fachadas e às aberturas contra a incidência das chuvas, bem como para gerar sombreamento, auxiliando na geração de conforto térmico.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    O Erro da questao esta qdo coloca INVARIALMENTE na posicao vertical.

    A posicao do brise esta relacionado a posicao da fachada e localizacao do terreno, geralmente fachadas leste e oeste pedem brise vertical e norte brise horizontal, ja nas fachadas sul dispensam o uso pela baixa incidencia solar.

     

  • Podem ser verticais ou horizontais

ID
196042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


Os sistemas de pele de vidro são largamente aplicados em fachadas de edifícios comerciais, em parte por proporcionar beleza estética. Mas a razão principal de serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à propriedade do material, que garante mínima absorção térmica, gerando altos índices de economia de energia e dispensando, em quase todos os casos, o uso de equipamentos de ar-condicionado.

Alternativas
Comentários
  • O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício.http://pt.wikipedia.org/wiki/Beiral

    NÃO AUXILIA NA geração de conforto térmico!


  • item CERTO, conforme gabarito cespe, questao 87 dessa prova!
  • Em terrenos acidentados, os melhores traçados são aqueles que interceptam e acompanham as variações topográficas. Vias perpendiculares às curvas de nível, como as citadas na questão, contribuem para aumentar a velocidade das águas das chuvas, causando consequentemente a erosão do solo. Dessa forma, a questão está errada.

  • A razão principal de os panos de vidro serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à estética do material, que permite tranparência, ampla visibilidade e farta iluminação natural.

    Quanto às propriedades do vidro, ele garante grande incidência solar direta nos ambientes internos da edificação, gerando grande aquecimento e acarretanro a necessidade, em quase todos os casos, do uso de equipamentos de ar-condicionado, para compensar o desconforto gerado pelo efeito estufa dentro desses ambientes fechadosde, o que representa altos índices de gastos de energia.

    Os panos de vidro com película reflexiva reduzem o percentual de incidência direta, mas a sensação térmica resultante não dispensa a necessidade de climatização artificial na edificação.

  • Acredito que a questão 39 está errada porque o vidro garante mínima absorção térmica desde que o seu fator de absorção seja baixo, em torno de até 40%. 


ID
196045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em urbanismo, é necessário o entendimento da topografia do terreno para a correta decisão no lançamento de elementos de projeto, como o traçado do sistema viário, a demarcação dos lotes, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


O sistema viário deve ser preferencialmente acomodado em sentido perpendicular às curvas de nível do terreno de modo a acomodar melhor seu traçado com relação à declividade do terreno e facilitar a implantação de sistemas de drenagem pluvial.

Alternativas
Comentários
  • Não perpendicular, e sim paralelo.

  • hmmm
    paralelo não há declividade para a água pluvial escoar, e perpendicularmente denpendendo da inclinação o tráfego é desconfortável, caro e inseguro.
    Será melhor se for diagonalmente

    questão errada

  • Dependendo das curvas de nível a orientação perpendicular poderia inclusive ser mais vantajosa que outras.
    Marquei como Errada porque num geral perpendicular é pior, mas muito questionável sim.

  • Segundo Mascaró:

    Não é recomendável ruas paralelas e perpendiculares às curvas de níveis. Nas ruas paralelas temos um bloqueio dos ventos, e em relação às perpendiculares temos uma grande alteração na geometria.

    Ainda segundo o autor temos que:

    Traçados para terrenos planos >>>> Indicado traçado Geométrico

    Traçados para terrenos acidentados >>>> Indicado traçado que acompanhe as curvas


ID
196048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em urbanismo, é necessário o entendimento da topografia do terreno para a correta decisão no lançamento de elementos de projeto, como o traçado do sistema viário, a demarcação dos lotes, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A demarcação de lotes pode ser feita em qualquer área deterreno, independentemente de suas características topográficas, desde que indicadas as curvas de nível e as dimensões mínimas de lotes estabelecidas pelas legislações municipais

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei Lehman 6.766/79 art. 3 - não será permitido o parcelamento do solo:

    I- em terrenos alagadiços e sujeitos a inundação, antes de tomada as providências para assegurar o escoamento das águas;

    II- em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo a saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

    III- em terrenos com declividade igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

    IV- em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;

    V- em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.


ID
196051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em urbanismo, é necessário o entendimento da topografia do terreno para a correta decisão no lançamento de elementos de projeto, como o traçado do sistema viário, a demarcação dos lotes, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


A topografia é condicionante no lançamento do projeto urbanístico em regiões com inclinação superior a 45 o. Essas áreas devem, normalmente, ser reservadas como áreas de preservação permanente (APP), e, consequentemente, não demarcadas para uso ou destinadas ao parcelamento.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta errado novamente. Tem que fazer essa prova do MS com outro site aberto pra conferir resposta.
  • Lei 6,766_79

    Não será permitido o parcelamento do uso do solo:
    III Em terrenos com declividades igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
  • LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012

    Art. 4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    V - as encostas ou partes destas com declividade superior a 45°, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de
    maior declive;

  • Pessoal... é importante não confundir as diretrizes do Conama com as diretrizes contidas na lei de parcelamento!

    Aqui é referente ao Codigo florestal LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012

    4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I – as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e in-termitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: 

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

    II – as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

    a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;

    b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;

    III – as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais, decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento; 

    IV – as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros; 

    V – as encostas ou partes destas com declividade superior a 45°, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

    VI – as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;

    VII – os manguezais, em toda a sua extensão;

    VIII – as bordas dos tabuleiros ou chapadas, até a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais;

    IX – no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º, nas áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação;

    X – as áreas em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação;

    XI – em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado (...)”.


ID
196054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em alguns dos estudos e desenhos técnicos necessários ao desenvolvimento de um projeto de urbanismo, a topografia deve obrigatoriamente ser representada



na planta planialtimétrica, que apresenta a sobreposição do desenho urbano à topografia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO:
    Não será permitido o parcelamento do solo:

    I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

    Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

    III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

    IV - em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;

    V - em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.


    Lei de Parcelamento dos Solos - 6.766/79

  • É a representação das informações planimétricas e altimétricas, obtidas dos levantamentos já descritos anteriormente, em uma única planta, carta ou mapa.

    A finalidade da planta planialtimétrica é fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudoplanejamento e viabilização de projetos.


ID
196057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em alguns dos estudos e desenhos técnicos necessários ao desenvolvimento de um projeto de urbanismo, a topografia deve obrigatoriamente ser representada


no estudo de isodeclividade.

Alternativas
Comentários
  • o estudo de isodeclividade registra quais as declividades que acontecem em um terreno e com qual frequência elas aparcem

     

    correta


ID
196060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a projetos de instalações prediais de combate a incêndio, julgue os itens seguintes.


Um dos sistemas largamente utilizados em edifícios multifuncionais, consagrado pela sua eficiência, é o sistema automático de sprinklers. Esse sistema é baseado em uma rede hidráulica cujo projeto deve prever reservatório d’água, colunas, ramais, subramais e pontos onde devem ser localizados aspersores que são acionados automaticamente pela elevação da temperatura.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

    Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade. Talvez, seja porque são sistemas anti incêndios que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.

  • Engraçado que na NBR não tem subramais e mesmo assim a CESPE considerou como correta.

     

    Na NBR 10897:2020 ela diz que os componenetes de um sistema de chuveiro automáticos são:

     

    chuveiro

    coluna de alimentação

    coluna principal (riser)

    tubulações gerais (tubos que alimentam as tubulações subgerais, diretamente ou com conexões)

    tubulações subgerais (tubos que alimentam os ramais)

    ramais (tubos aos quais os chuveiros automáticos são fxados)


ID
196063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere a projetos de instalações prediais de combate a incêndio, julgue os itens seguintes.


O projeto de sistema de sprinklers com reservatório d’água é recomendável para ambientes de guarda de materiais sensíveis como arquivos e bibliotecas, pela rapidez em que se promove a extinção dos focos de incêndio.

Alternativas
Comentários
  • Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

    Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade. Talvez, seja porque são sistemas anti incêndios que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.


  • não existe sprinkler com reservatório de água, simples assim

  • não sei qual o erro dessa!

    Inclusive, na própria NBR 10897:2020, BIBLIOTECA está como risco LEVE.

    Rafael, tem sim reservatório de água....


ID
196066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a ergonomia em um ambiente de escritório cujo leiaute prevê a instalação de postos de trabalho adequados ao conforto do usuário e ao bom desempenho de atividades, julgue o item a seguir.


Os postos de trabalho destinados ao trabalho com computador devem prever ajustes, como a regulagem de altura dos monitores, adequação da altura dos teclados, entre outras, tendo em vista a condição de severidade imposta pela postura no processo de trabalho, que podem gerar incômodos de diversas naturezas.

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

    a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;

    b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

    c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais

    ✅ CERTO


ID
196069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


A carga acidental (pessoas, mobiliário e outras cargas eventuais) é considerada inerente à destinação da edificação e não significativa para o cálculo estrutural. O cálculo estrutural deve considerar, basicamente, a carga permanente, ou seja, o peso próprio da estrutura e todos os elementos construtivos fixos além das instalações permanentes.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    A primeira parte esta correta - conforme NR 17-Ergonomia: Realmente os postos de trabalho devem prever ajustes e que permita variações posturais, com ajustes de fácil acionamento, de modo a prover espaço suficiente para seu conforto, atendendo, no mínimo, aos seguintes parâmetros...

    * Na segunda parte diz: tendo em vista a severidade (rigidez) imposta pela postura no processo de trabalho - aqui esta o erro da questao.

    Pois pelo contrario a postura deve ser confortavel, variacoes posturais, facilidade de movimentacao no posto de trabalho.

  • Errado

    Questão de interpretação, pois não é a severidade da postura que gera incômodos.
  • Comentários nada a ver com a questão!!

  • Comentário da questão!

    NBR 6120

    2.1 Carga permanente

    2.1.1 Este tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes.

    2.2 Carga acidental É toda aquela que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, materiais diversos, veículos etc.).

    obs: Carga acidental é tbm chamada de carga útil ou variável

    Temos tbm as cargas excepcionais devido a possíveis abalos sísmicos, choque de veículos, incêndios


ID
196072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


Ao se projetar a fundação de um edifício, seja ele de pequeno ou médio porte, deve-se optar pelo uso de sapatas ou estacas de concreto armado, que se adequam bem a qualquer tipo de solo, garantindo-se assim a economia na construção.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado - Conforme gabarito definitivo Cespe

    * acho que tem alguns gabaritos errados dessa prova MS-2010

    O Calculo estrutura considera: Carga permanente+ acidental ( pessoas, mob+ ventos,etc= cargas eventuais)

  • recalque (português brasileiro) ou assentamento (português europeu) é o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

    Torre de Pisa é um exemplo típico de recalque diferencial, a qual permanece de pé devido às constantes intervenções de especialistas em geotecnia, visando o reforço do solo em sua base. Outro exemplo bastante citado no Brasil são os prédios na orla da cidade de Santo


  • ?

    não entendi os comentários anteriores

     

    a questão está errada ao afirmar que sapatas e estacas possam se adequar a qualquer tipo de solo, porque tanto a sapata como a estaca possui suas restrições de uso

  • A estaca, de modo geral (por sua variedade de tipos), se adequa a qualquer solo, as sapatas, não. Elas precisam de solo resistente, respondi pensando dessa forma.

  • Sapata = fundação superficial ( pequenas cargas / solo resistente)

    Estaca de concreto = fundação profunda (cargas altas / podem apoiar pela ponta/ base ou atrito lateral)

    As estacas de concreto pré moldadas não são indicadas para terrenos com presença de pedras ou rochas, pois essas podem quebrar a estaca durante a cravação.


ID
196075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


Recalque é um movimento de acomodação comum das edificações no terreno que deve ser combatido pela decisão adequada na hora de se optar pelo tipo de fundação, sendo alguns dos tipos comuns adotados: estacas de concreto armado moldadas no canteiro de obras (brocas), estacas pré moldadasde concreto armado, estacas construídas no canteiro de obras do tipo Strauss ou Franki, e tubulões.

Alternativas
Comentários
  • esse gabarito esta errado! o site esta prestando um desserviço
  • não vejo erro na questão, 

    ela diz que escolhendo uma fundação adequada eu posso evitar recalques

  • o que é recalque?
  • Respondendo ao comentário da Karina. Recalque é uma deformação que ocorre no solo quando submetidos a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que dependendo da intensidade pode resultar em sérios danos a superestrutura.

  • O recalque não deve ser visto como um movimento comum em edificações e é resultado de erros de projeto ou de execução... pequenos recalques, abatimentos, ok é comum.

    É uma patologia que resulta em um afundamento de parte da fundação causando trincas inclinada onde a parte superior, da trinca, normalmente, indica a porção que recalcou.


ID
196078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


Em um projeto estrutural de arquitetura que prevê grandes vãos e resistência de cargas maiores, deve-se utilizar laje nervurada de concreto, que pode ser moldada no local da obra, ou laje com nervuras pré-moldadas. Esse tipo de laje pode ser também definido como um elemento estrutural composto de vigas dispostas de forma cruzada solidarizadas por capa de concreto.

Alternativas
Comentários
  • o erro da questão está quando afirma que o recalque é um movimento comum das edificações no terreno, o correto seria dizer que o recalque é uma acomodação do terreno e não do edifício. todo o restante está correto.
  • Acredito que esta questão deveria ser errada, pois geralmente a laje com nervuras pré-moldadas não é utilizada para grandes vãos.    

  • Também acho que seria errada porque dá a entender que se afirma que a laje nervurada pré-moldada é de forma cruzada... E isso não é verdade (ela é só numa direção). Outra coisa, com relação ao segundo comentário acima, acho que ele não se refere a esta questão, pois no enunciado dela não se fala em recalque.

  • A laje nervurada é particularmente indicada quando há necessidade de se vencer grandes vãos ou resistir a altas ações verticais

    A laje pode ser pré-moldada ou moldada in loco.

    As lajes nervuradas podem ser bidirecionais.

    https://www.guiadaengenharia.com/lajes-nervuradas-bidirecionais/

    Ao meu ver a questão está correta.


ID
196081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Coalizão de 15 ONGs protesta contra revogação de legislação ambiental


     Um total de 15 ONGs ambientais, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, enviou comunicado conjunto contra propostas de revogação da legislação ambiental brasileira em tramitação no Congresso Nacional.

     O comunicado alerta sobre o risco de revogação ou modificação das principais leis ambientais brasileiras, como o Código Florestal brasileiro, a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

     As referidas organizações ambientais alertam a sociedade brasileira para a gravidade da proposta que tramita no Congresso Nacional (PLs n.º 1.876/99 e n.º 5.367/09) em comissão especial formada por maioria de parlamentares ligados ao agronegócio.

     Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.


Folha Online, 7/10/2009 (com adaptações).


À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental:


De acordo com o Código Florestal brasileiro, as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse dos agricultores do país, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta lei estabelecem.

Alternativas
Comentários
  • O erro esta no seguinte trecho: "são bens de interesse dos agricultores do país"

  • Art. 2o: "...são bens de interesse comum a todos os habitantes do País..."

  • São bens de interesse de todos, incluindo agricultores.


ID
196084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Coalizão de 15 ONGs protesta contra revogação de legislação ambiental


     Um total de 15 ONGs ambientais, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, enviou comunicado conjunto contra propostas de revogação da legislação ambiental brasileira em tramitação no Congresso Nacional.

     O comunicado alerta sobre o risco de revogação ou modificação das principais leis ambientais brasileiras, como o Código Florestal brasileiro, a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

     As referidas organizações ambientais alertam a sociedade brasileira para a gravidade da proposta que tramita no Congresso Nacional (PLs n.º 1.876/99 e n.º 5.367/09) em comissão especial formada por maioria de parlamentares ligados ao agronegócio.

     Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.


Folha Online, 7/10/2009 (com adaptações).


À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental:



A PNMA tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Essa lei procura conciliar o interesse da sociedade de viver em um meio ambiente sustentável com os interesses dos agricultores que produzem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 6938/81(PNMA)

    Art. 4º - A Política Nacional do Meio Ambiente visará:

    I - à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;


ID
196087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Coalizão de 15 ONGs protesta contra revogação de legislação ambiental


     Um total de 15 ONGs ambientais, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, enviou comunicado conjunto contra propostas de revogação da legislação ambiental brasileira em tramitação no Congresso Nacional.

     O comunicado alerta sobre o risco de revogação ou modificação das principais leis ambientais brasileiras, como o Código Florestal brasileiro, a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

     As referidas organizações ambientais alertam a sociedade brasileira para a gravidade da proposta que tramita no Congresso Nacional (PLs n.º 1.876/99 e n.º 5.367/09) em comissão especial formada por maioria de parlamentares ligados ao agronegócio.

     Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.


Folha Online, 7/10/2009 (com adaptações).


À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental:


O SNUC institui e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Na medida em que cria áreas de conservação, inibe a produção agrícola e, portanto, vai contra os interesses do grupo ruralista.

Alternativas
Comentários
  • Incrível!
    A lei 6938/81 não tem sequer as palavras: agricultor, produtor rural, agricola ou similares. O mais próximo que ela chega disso é definir aos proprietários rurais (o que não implica necessariamente que sejam agricultores) o seguinte:

    Art. 17-O. Os proprietários rurais que se beneficiarem com redução do valor do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, com base em Ato Declaratório Ambiental - ADA, deverão recolher ao IBAMA a importância prevista no item 3.11 do Anexo VII da Lei no 9.960, de 29 de janeiro de 2000, a título de Taxa de Vistoria.(Redação dada pela Lei nº 10.165, de 2000)

    o que nada tem a ver com conciiar os interesses da sociedade em viver em um meio ambiente sustentavel com os interesses dos agricultores.

    Alguem poderia fundamentar a gabarito?
  • Concordo com o colega ali de cima.

    A PNMA nada fala sobre agricultura. São 2 situções bastante diferentes.

    O gabarito está errado.
  • Entendi o item como correto, já que os interesses ruralistas de certa forma têm a ver com o que está sendo tratado no texto apresentado pela questão, por serem contrários aos das 15 ONGs que protestavam contra a ameaça de revogação da criação das Unidades de Conservação.

    Último parágrafo do texto:  "Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas."
  • Entendo essa questão como errada, pois o SNUC pressupõe em tese um desenvolvimento sustentável, que seria não inibir a produção agricola, mas sim promover uma produção que atendesse tanto aos interesses dos grupos ruralistas, quanto os de preservação do meio ambiente.    

  • Concordo com Pedro.

  • NA MINHA OPINIÃO, QUESTÃO ERRADA

    primeira oração, ok, certa. A segunda não consta na lei e é a opinião da CESPE, que eu discordo pelo mesmo motivo que o colega Pedro Vitor relatou.

  • Questãozinha politiqueira do Cespe. O assunto é muito mais complexo que essa mera afirmação reducionista de esquerda da banca.

  • que ABUSO! A afirmativa "Na medida em que cria áreas de conservação, inibe a produção agrícola e, portanto, vai contra os interesses do grupo ruralista". Isso é meramente uma OPINIÃO da banca..Ou seja, a resposta é ERRADO

  • Desde a perspectiva ambiental é uma Questão pra lá de absurda. affs

  • como a própria questão fala, é uma questão de interpretação, não é de "opinião" da banca como estão falando aqui.

     os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.

    depreende-se do texto que os interesses ruralistas vão CONTRA os principais instrumentos de gestão ambiental, dentre eles, a criação de unidades de conservação. se esses instrumentos não prejudicassem de alguma forma a classe ruralista, eles não estariam pedindo pra revogar né?


ID
196090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Coalizão de 15 ONGs protesta contra revogação de legislação ambiental


     Um total de 15 ONGs ambientais, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, enviou comunicado conjunto contra propostas de revogação da legislação ambiental brasileira em tramitação no Congresso Nacional.

     O comunicado alerta sobre o risco de revogação ou modificação das principais leis ambientais brasileiras, como o Código Florestal brasileiro, a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

     As referidas organizações ambientais alertam a sociedade brasileira para a gravidade da proposta que tramita no Congresso Nacional (PLs n.º 1.876/99 e n.º 5.367/09) em comissão especial formada por maioria de parlamentares ligados ao agronegócio.

     Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.


Folha Online, 7/10/2009 (com adaptações).


À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental:


Segundo o Código Florestal brasileiro, consideram-se áreas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será de 30 metros para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura.

Alternativas
Comentários
  • Se alguem souber a justificativa técnica, legal ou o posicionamento da banca acerca da questão  por favor comente.
  • O SNUC cria áreas de conservação?? A meu ver, ele cria categorias de unidades de conservação, delimitando o uso e definindo diretrizes.
  • Prezados

    Em uma análise frase por frase ou ainda período por período (que eu costumo usar para resolver questões CESPE) podemos perceber que o primeiro período "O SNUC institui e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação" está errado!

    Lei 9.985/00;  Art. 1o "Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação."

    Quem "estabelece critérios e normas..." é a LEI não o SNUC, portanto aí já temos um erro, mas vamos prosseguir na avaliação.

    No segundo período: "Na medida em que cria áreas de conservação, inibe a produção agrícola e, portanto, vai contra os interesses do grupo ruralista"

    Temos o uso da expressão "na medida em que", que dá a ideia de causa. Essa expressão origina a ideia de consequência, que é a inibição da produção agrícola. De fato essa análise não está errada, pois em nenhum momento a CRIAÇÃO de áres de conservação irá facilitar o aumento da produção agrícola. O raciocínio, na minha percepção, é de que quanto mais unidades de conservação, menor a quantidade de terras disponíveis.

    Isso está explícito em vários momentos na Lei 9.985, cito alguns: quando se refere a questão da possibilidade de desapropriação de terras na criação das unidades (art. 9º, parágrafo 1; art. 10, parágrafo 1, entre outros); quando fala na necessidade de "conservação da natureza" nas unidades de conservação (art. 2º, inciso I e inciso II) dando abertura para a ideia de "recuperação" (art 2º, inciso XIII) que expressa: 
     "recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original". Tudo isso representa uma tendência oposta a MONOCULTURA, que é de fato o que defendem os ruralistas (ao menos da bancada ruralista do congresso).

    Assim a questão estaria errada por um detalhe semântico, mas a ideia GERAL do texto é correta. Pelo que percebo foi essa a avaliação da banca.

    Espero ter ajudado, abraços.
  • Concordo plenamente. A primeira frase está errada. Mesmo sem ter conhecimento aprofundado do tema pensei que quem estabelece os critérios e normas é a lei e não o sistema, que é igualmente instituído por ela. 

    A segunda parte parece certa: quanto mais áreas de conservação, menos área para uso agrícola.

  • "O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais. É composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo."


    http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc

  • LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012  - Código Florestal

    Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:      (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura

  • Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

     

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:                    

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

  • Questão desatualizada (ainda vigia o Código Florestal de 65). 

    A medição da APP no Novo Código Florestal conta da borda da calha do leito regular, e não mais do nível mais alto. 


ID
196093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Coalizão de 15 ONGs protesta contra revogação de legislação ambiental


     Um total de 15 ONGs ambientais, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, enviou comunicado conjunto contra propostas de revogação da legislação ambiental brasileira em tramitação no Congresso Nacional.

     O comunicado alerta sobre o risco de revogação ou modificação das principais leis ambientais brasileiras, como o Código Florestal brasileiro, a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), a Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente e a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

     As referidas organizações ambientais alertam a sociedade brasileira para a gravidade da proposta que tramita no Congresso Nacional (PLs n.º 1.876/99 e n.º 5.367/09) em comissão especial formada por maioria de parlamentares ligados ao agronegócio.

     Elas alegam que os principais instrumentos de gestão ambiental em vigor, como a criação de unidades de conservação,as reservas florestais legais, as áreas de preservação permanente,o licenciamento ambiental e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) poderão ser revogados ou enfraquecidos para atender exclusivamente à encomenda setorial dos ruralistas.


Folha Online, 7/10/2009 (com adaptações).

À luz do texto apresentado e a respeito da legislação ambiental:


Compete ao CONAMA estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, como atividades que prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, frequentemente decorrentes da produção industrial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

     

    a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será: 

    1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;
    2 - de 50 (cinquenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura
    3 - de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura; 
    4 - de 200 (duzentos) metros para os cursos d'água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;  
    5 - de 500 (quinhentos) metros para os cursos d'água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

  • É da competência do CONAMA:

    estabelecer, mediante proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, dos demais órgãos integrantes do SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e Municípios e supervisionado pelo referido Instituto;

    fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/

    O final da sentença do CESPE é apenas uma exemplificação de uma dessas atividades poluidoras.

    Portanto, item CERTO.

  • Questão correta conforme explicação do colega Breno.

    Gostaria de fazer um comentário: fico até emocionado com essas ONGs, pricipalmente as estrangeiras, com a preocupação com a qualidade de vida da população brasileira e com a natureza que se encontra dentro dos limites do território nacional.... FAÇAM O FAVOR DE CUIDAR DA NATUREZA DOS PAÍSES DE VOCÊS!!!

    Sou a favor da presevação da natureza para a população brasileira, os outros países que já destruíram toda a natureza deles não deviam ficar palpitando aqui não..

  • Não confundir quem faz as normas com quem faz o licenciamento

  • CERTO

    LEI Nº 6.938 DE 31 DE AGOSTO DE 1981

    Art. 8º Compete ao CONAMA:

    I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA.


ID
196096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.


Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I - garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

III - cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;

IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

V- oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.


A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto,julgue os itens que se seguem.

A diretriz I, quando denomina cidade sustentável, procura prevenir a deterioração ambiental das cidades, consequência da superexploração de seus recursos ambientais, da não observância dos seus limites e da capacidade de suporte do ambiente às atividades urbanas.

Alternativas
Comentários

  • http://www.mma.gov.br/port/conama/estr.cfm
    É da competência do CONAMA:

    • estabelecer, mediante proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, dos demais órgãos integrantes do SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e Municípios e supervisionado pelo referido Instituto;
  • Art 2°, diretriz II - gestão democrática por meio da participação popular e de associações representativas de vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. A diretriz não menciona o papel do Ministério das Cidades e por isso a questão está errada.

  • Em minha visão, a participação popular se faz, mais especificamente, em âmbito municipal, como na elaboração/revisão do plano diretor municipal.


ID
196099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.


Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I - garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

III - cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;

IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

V- oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.


A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto,julgue os itens que se seguem.

De acordo com a diretriz II, a gestão democrática é uma contribuição para desmistificar e popularizar o planejamento e a gestão urbanos e as leis que os regulam. Esse é o papel do Ministério das Cidades, cujos quadros técnicos delegam aos vários segmentos da comunidade o planejamento e a execução dos programas e projetos de desenvolvimento urbano.

Alternativas
Comentários
  • Cidades sustentáveis são cidades que possuem uma política de desenvolvimento para promover o meio ambiente natural e construído, de forma que não atrapalhe a natureza.  A estrutura urbana de uma cidade, como edifícios, ruas, as condutas de gás, água, luz, e etc. acabam condicionando o clima deste ecossistema, como a  temperatura, a umidade, o vento e a pressão atmosférica.

    O conceito de cidade sustentável estabelece que haja oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.

    As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental.

    Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis. Algumas idéias para facilitar e melhorar o clima no planeta é criar espaços multiuso para evitar desperdícios, colocar tudo num mesmo bairro e incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição do planeta e melhor o ecossistema mundial.

    Fonte: http://www.significados.com.br/cidades-sustentaveis/

    O
    bservando o texto da diretriz e o conceito apresentado acima, podemos concluir que a questão está correta.
  •  gestão democrática é uma contribuição para desmistificar e popularizar o planejamento e a gestão urbanos e as leis que os regulam.

    Acredito que a gestão democrática se trate mais do que desmitificar e acompanhar , mas de ter poder de decisão

    Segundo estatuto da cidade comentado:

    " gestão democrática é oferecer instrumentos que assegurem a participação efetiva de quem vive e constrói a cidade nas decisões e na implementação do Plano"


ID
196102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.


Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I - garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

III - cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;

IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

V- oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.


A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto,julgue os itens que se seguem.

Segundo a diretriz III, o governo e a iniciativa privada atendem ao interesse social. Quanto à habitação, por exemplo, o Estado pode lançar mão de instrumentos que viabilizem a inserção de parte da população não atendida pelo mercado, tais como programas de crédito para segmento de baixa renda, incentivos fiscais para construtoras de habitações populares e subsídios diretos.

Alternativas

ID
196105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.


Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I - garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

III - cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;

IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

V- oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.


A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto,julgue os itens que se seguem.

A diretriz IV visa a organização da ocupação territorial seguindo as decisões da gestão democrática por meio da participação direta da população e de associações representativas, para evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano por meio do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Refere-se ao item II e não IV.

    II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

  • Também podemos associar esta alternativa ao instrumento de institutos jurídicos e políticos das OPERAÇÕES CONSORCIADAS URBANAS, a qual possui o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental. Ou seja, a atuação em conjunto com a sociedade possui casos delimitados e específicos e não a distribuição espacial como um todo.


ID
196108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

      O Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10/7/2001, regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.


Art. 2.º A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I - garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II - gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

III - cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;

IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

V- oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.


A respeito do Art 2.º do Estatuto da Cidade apresentado no texto,julgue os itens que se seguem.

Segundo a diretriz V, equipamentos e serviços adequados constituem o conjunto de sistemas técnicos de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas, ou seja, a implementação da infraestrutura urbana, que é composta pelos aspectos social, econômico e institucional.

Alternativas
Comentários
  • A diretriz IV não comenta nada sobre gestão democrática e participação popular. Dessa forma, a questão está errada.


ID
196117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n.o 6.496/77, que trata da Responsabilidade técnica, julgue os itens a seguir, relativos a correção dos critérios e exigências para obtenção da anotação de responsabilidade técnica (ART).

O profissional e a empresa contratados devem possuir registro ou visto no CREA da jurisdição onde será executada a obra/serviço.

Alternativas
Comentários
  • resolução 1025

    Art. 32. Compete ao profissional cadastrar a ART de obra ou serviço no sistema eletrônico e efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade

  • RESOLUÇÃO 1025

    Art. 42. A ART relativa à execução de obras ou à prestação de serviços que abranjam circunscrições de diversos Creas deve ser registrada antes do início da respectiva atividade técnica, de acordo com as informações constantes do contrato firmado entre as partes, da seguinte forma:

    I – a ART referente à execução de obras ou à prestação serviços que abranjam mais de uma unidade da federação pode ser registrada em qualquer dos Creas onde for realizada a atividade;

    II – a ART referente à prestação de serviço cujo objeto encontra-se em outra unidade da federação pode ser registrada no Crea desta circunscrição ou no Crea onde for realizada a atividade profissional; ou

    III – a ART referente à prestação de serviços executados remotamente a partir de um centro de operações deve ser registrada no Crea em cuja circunscrição se localizar o centro de operações. (NR)

  • RESOLUÇÃO 336 de 1989

    Art. 6º - A pessoa jurídica, para efeito da presente Resolução, que requer registro ou visto em qualquer Conselho Regional, deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que, a critério do CREA, torne praticável a sua participação efetiva nas atividades que a pessoa jurídica pretenda exercer na jurisdição do respectivo órgão regional. 

    Para mim, a questão está errada!

  • No meu entendimento, a resposta seria Correta, uma vez que, o enunciado solicita as exigências para obtenção da anotação de responsabilidade técnica (ART) por profissional ou empresa. Baseado nesta exigência, segundo resolução 1025 do CONFEA, temos:

    Art. 3º Todo contrato escrito ou verbal para execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea fica sujeito ao registro da ART no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade.

    Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo também se aplica ao vínculo de profissional, tanto a pessoa jurídica de direito público quanto de direito privado, para o desempenho de cargo ou função técnica que envolva atividades para as quais sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.


ID
196120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n.o 6.496/77, que trata da Responsabilidade técnica, julgue os itens a seguir, relativos a correção dos critérios e exigências para obtenção da anotação de responsabilidade técnica (ART).


Sem ART assinada não é permitido executar qualquer serviço de engenharia, arquitetura ou agronomia.

Alternativas
Comentários
  • Atenção senhores, 

    Questão com gabarito trocado.

    A resposta correta de acordo com a banca é CERTO.

  • Art 1º - Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART).

  • Art 1º - Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART).


ID
196123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n.o 6.496/77, que trata da Responsabilidade técnica, julgue os itens a seguir, relativos a correção dos critérios e exigências para obtenção da anotação de responsabilidade técnica (ART)

A ART é única e deve ser registrada para todos os contratos de obra e todos os serviços.

Alternativas
Comentários
  • A ART é única e deve ser registrada para todos os contratos de obra e todos os serviços.

    O *ART* DEFINE QUEM É O RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO O EMPREENDIMENTO DE ENGENHARIA, AGRONOMIA OU ARQUITETURA.

    DE ACORDO COM A AFIRMAÇÃO QUALQUER SERVIÇO E CONTRATO EXECUTADO NECESSITA DE ART, E NÃO É BEM ASSIM.

    GAB : ERRADO

  • Lei 6.496

    Art 1º - Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART)

    Ou seja, seria correto se afirmação colocasse Todos os serviços referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia.

  • Art. 9º Quanto à tipificação, a ART pode ser classificada em:

    I – ART de obra ou serviço, relativa à execução de obras ou prestação de serviços inerentes às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea;

    II – ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, que especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços em determinado período; e

    III – ART de cargo ou função, relativa ao vínculo com pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica.

    Art. 10. Quanto à forma de registro, a ART pode ser classificada em:

    I – ART complementar, anotação de responsabilidade técnica do mesmo profissional que, vinculada a uma ART inicial, complementa os dados anotados nos seguintes casos:

    a) for realizada alteração contratual que ampliar o objeto, o valor do contrato ou a atividade técnica contratada, ou prorrogar o prazo de execução; ou

    b) houver a necessidade de detalhar as atividades técnicas, desde que não impliquem a modificação da caracterização do objeto ou da atividade técnica contratada.


ID
196135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um caderno de encargos e especificações de determinada obra pública, estão descritos os serviços de execução. A respeito desses serviços, julgue os itens seguintes.


Todas as esquadrias a serem fornecidas e instaladas deverão ser executadas conforme os mapas e detalhes constantes nas pranchas do projeto de arquitetura. Todas as superfícies metálicas deverão ser limpas e livres de ferrugens, quer por processo mecânicos, quer por processos químicos, e deverão receber tratamento anticorrosivo antes de serem colocadas nas devidas posições, com pelo menos duas de mãos de zarcão.

Alternativas
Comentários
  • Zarcão é um produto que serve de fundo protetor com função anticorrosiva e de uniformização da superfície, permitindo a aplicação de diversos acabamentos com máxima durabilidade.

    Fonte: http://www.tintasrenner-deco.com.br/produto/zarcao

    CERTO


ID
1366786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um caderno de encargos e especificações de determinada obra pública, estão descritos os serviços de execução. A respeito desses serviços, julgue os itens seguintes.


Todas as paredes executadas sob vigas e(ou) lajes de concreto deverão ser apertadas contra as peças estruturais com o emprego de tijolos de barro furado, em forma de cunha e(ou) com a utilização de argamassa com aditivo compressor.

Alternativas
Comentários
  • com aditivo expansor

  • As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente.

  • > Encunhamento: técnica de assentamento de blocos em alvenaria p/ evitar que a mesma trinque junto c/ a viga sobreposta (dica: enclinamento)

  • "Todas as paredes executadas sob..." mesmo se o erro detectado acima não existisse, na afirmação é como se só existisse parede de blocos cerâmicos. ¬.¬'

  • A ideia central do encunhamento é permitir a deformação da laje ou viga de concreto armado, dessa forma, seja o encunhameno feito com tijolos maciços inclinados ou massa fraca com expansor o objetvo é que essa seção próxima ao elemento estrutural abosrva a deformação sem tranferir para o resto da vedação evitando o surgimento de fissuras