SóProvas



Prova CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Básicos


ID
271471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Windows XP, Microsoft Office, Internet e intranet,
julgue os itens a seguir.

Caso a última palavra digitada por usuário em arquivo composto no Word 2003 esteja incorreta, esse usuário poderá usar o recurso Desfazer, acessível no aplicativo, para corrigi-la.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa para anulação: A redação do item causou ambiguidade, prejudicando seu julgamento objetivo. Assim sendo, opta-se por sua anulação.

    A meu ver o item está errado, já que o recurso "desfazer" não corrigirá a palavra, se ela tiver sido a última a ser digitada, a opção desfazer irá fazer com que a palavra desapareça, não seja mais visualizada. 

ID
271474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Windows XP, Microsoft Office, Internet e intranet,
julgue os itens a seguir.

A ferramenta Painel de controle do Windows XP não possui recursos capazes de adicionar impressora para imprimir documentos produzidos a partir de software instalado nesse sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • No windows Xp no Painel de Controle temos o ícone de (Impressora e aparelho de fax).
  • Errado. O Windows XP possui a ferramenta “Impressoras e aparelhos de fax” no Painel de Controle, que possibilita a instalação e configuração de um periférico de saída (impressora), onde poderão ser impressos os arquivos produzidos no computador (mesmo sem software instalado, porque a impressão pode ser até por linha de comando – operador de saída > )
  • PAINEL DE CONTROLE DO WINDOWS XP
    1) No painel de controle dê um duplo clique em "Impressoras e aparelhos de fax".

     

    2) Depois dê um duplo clique em "Adicionar impressora".

  • Restringiu... Errado.

     

  • Errado. O Windows XP possui a ferramenta “Impressoras e aparelhos de fax” no Painel de Controle, que possibilita a instalação e configuração de um periférico de saída (impressora), onde poderão ser impressos os arquivos produzidos no computador (mesmo sem software instalado, porque a impressão pode ser até por linha de comando – operador de saída > )

    (Prof. Fernando Nishimura)


ID
271477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de correio eletrônico, do Outlook
2003 e do Internet Explorer 7.

O Outlook tem a capacidade de gerar arquivos de catálogo de endereços no formato .pab.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa: Um Catálogo Particular de Endereços do Outlook, possui a extensão de arquivo .pab.
  • a extensão PAB vem da abreviatura da expressão em inglês de Particular Address Book ou como bem disse o colega acima Catálogo particular de endereços.

    As vezes compensa fazer essas analogias para acertar a questão. Acertei esta dessa forma...
  • O Outlook Express é um programa de email básico e gratuito incluído no Microsoft Internet Explorer. O Outlook Express armazena contatos em um arquivo de Catálogo de Endereços do Microsoft Windows® com uma extensão .wab. O nome do arquivo se baseia no nome de logon do usuário no Windows. Por exemplo, o nome de logon de Paula Mattos no Windows pode ser paulam, assim, o nome do arquivo do Catálogo de Endereços Windows seria paulam.wab. Esse arquivo é salvo em C:\Documents and Settings\<nome de usuário>\Dados de Aplicativos\Microsoft\Catálogo de Endereços.

    O Outlook não pode usar um arquivo de Catálogo de Endereços Windows (.wab), mas pode importar contatos desse arquivo. A maneira mais comum de os contatos do Outlook serem armazenados é na caixa de correio do servidor de email, em um arquivo de Pastas Particulares (.pst) ou em um Catálogo Particular de Endereços (.pab).

    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/copiar-contatos-do-catalogo-de-enderecos-do-outlook-express-para-o-outlook-HA001091960.aspx

  • complementando...

    Ao contrário do catálogo de endereços do Outlook, um catálogo particular de endereços (PAB) é um catálogo de endereços físico que o Outlook armazena no disco que é separado do seu armazenamento de dados. 
  • O Catálogo Particular de Endereços possui uma extensão de arquivo .pab e seu local padrão é unidade:\Documents and Settings\usuário\Configurações Locais\Dados de Aplicativos\Microsoft\Outlook.

    1. No menu Arquivo, clique em Importar e Exportar.
    2. Em Escolha uma ação a ser executada, clique em Importar de outro programa ou arquivo e, em seguida, clique em Avançar.
    3. Em Selecione o tipo de arquivo a ser importado, clique em Catálogo Particular de Endereços e, em seguida, clique em Avançar.
    4. Em Selecione a pasta de destino, clique em Contatos ou em uma subpasta em Contatos.
    5. Clique em Concluir.

    Questão Correta.
  • O Catálogo Particular de Endereços do Outlook possui a extensão de arquivo .pab
    Certo!
  • O Outlook é o cliente de e-mail do pacote Microsoft Office, para o envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
    As mensagens são trocadas entre usuários na rede, e cada um possui o seu endereço de e-mail, único para cada servidor.
    O usuário do Outlook poderá armazenar e organizar seus contatos no Catálogo de Endereços.
    Se precisar salvar ou exportar estes dados, o arquivo do Catálogo de Endereços receberá a extensão PAB.

    Gabarito: Certo.
  • OUTRA PARA COMPLEMENTAR:

     

    Ano: 2011

    Banca: CESPE

    Órgão: STM

    Prova: Cargos de Nível Médio

     

    O Outlook tem a capacidade de armazenar os dados referentes a mensagens de email em um computador local, utilizando arquivos .pst. (CERTO)


ID
271480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de correio eletrônico, do Outlook
2003 e do Internet Explorer 7.

O Internet Explorer 7 não permite que o usuário se inscreva em um RSS feeds, procure notícias ou filtre a sua exibição.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    A tecnologia RSS permite que um usuário inscreva-se em um canal de informações de um determinado site na Internet e receba automaticamente as atualizações sem precisar acessá-lo diretamente.


    O acesso a tal serviço é realizado através dos navegadores (browsers) mais modernos como o Firefox 2 ou o Internet Explorer 7, por programas específicos como o RSS Reader, ou ainda por sites como o Google Reader.

  • Errado.
    RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.
    A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:
    Rich Site Summary (RSS 0.91)
    RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
    Really Simple Syndication (RSS 2.0)
    A opção que permite esta associação começou justamente na versão 7 do Internet Explorer.
  • Errado. RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs. A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões: Rich Site Summary (RSS 0.91) RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) Really Simple Syndication (RSS 2.0) A opção que permite esta associação começou justamente na versão 7 do Internet Explorer.
  • Armazenar conteudo ou wab,a questão afirma algo errado.Ou seja,o que se afirma no enunciado não é verdade.
  • QUESTÃO ERRADA!!

    Ao afirmar que o INTERNET EXPLORER 7 NÃO permite que o usuário se inscreva em um RSS feeds, quando que o INTERNET EXPLORER PERMITE CLARAMENTE ISSO..

    Bons Estudos

  • A questão é......  quem foi o primeiro a ter o RSS?  IE7 tem? sim,   e os anteriores?

    fui procurar
    ...

    A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é RSS juntamente do indicativo de XML XML. Mas o ícone mais famoso Ícone feed RSS que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.


  • Os Feeds de modo geral invertem o sentido da navegação, em outras palavras, são os sites que vão até você. Feeds também são conhecidos como RSS. Esta sigla significa RichSiteSumaryou ReallySimpleSyndication, é um formato que admite distribuir o conteúdo do site de forma padronizada e permite que ele seja lido em diversos leitores RSS.
    Para os sites “virem” até você é necessário se inscrever em um leitor de Feeds RSS, estes leitores funcionam como uma vitrine, ou seja, seus sites preferidos mandam as novidades para o seu leitor RSS e, desta maneira você não precisa acessá-los para saber se há novidades ou não.
     Provavelmente você já observou este símbolo    no canto superior de muitos sites, aí está a chave para entrar no mundo dos Feeds RSS. Os feeds RSS oferecem geralmente resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas destes. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
    Para usar este serviço há dois passos que precisam ser dados, o primeiro é que você precisa de um lugar para ler os resumos enviados pelos sites. Há vários serviços que oferecem esta ferramenta, o Google Reader, QuickRSS, Feedreader e o RssReader são algumas opções. O segundo passo é se inscrever no serviço, assim que possuir um leitor, basta clicar no símbolo do RSS presentes em seus sites prediletos, configurar a conexão entre site e leitor e começar a receber as novidades em um só lugar.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/252-o-que-sao-feeds-.htm#ixzz1nJH8Wzl8
  • O IE é ruim, mas também não exagera.

  • ERRADO!


    Os feeds, também conhecidos como RSS feeds, são listagens de conteúdo publicado por um site. Eles são usados por sites de notícias e blogs e também para distribuir outros tipos de conteúdo digital, incluindo imagens, áudios ou vídeos.



    A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:



    Rich Site Summary (RSS 0.91)
    RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
    Really Simple Syndication (RSS 2.0)


    A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.


  • ERRADO!

    Os feeds, também conhecidos como RSS feeds, são listagens de conteúdo publicado por um site. Eles são usados por sites de notícias e blogs e também para distribuir outros tipos de conteúdo digital, incluindo imagens, áudios ou vídeos.

    A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

    Rich Site Summary (RSS 0.91)RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)Really Simple Syndication (RSS 2.0)

    A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

  • Os navegadores de Internet permitem acesso às informações armazenadas em servidores web.
    As informações podem ser acessadas de forma ativa, pelo usuário, ao digitar o endereço e clicar nos links desejados, até encontrar a informação procurada.
    E também poderá ser acessada de forma passiva, onde o usuário assina uma lista de notícias, e os servidores se encarregam de enviar as informações para os usuários que solicitaram.
    Esta forma de entrega de informação, onde o servidor envia as atualizações para os navegadores, é conhecida como Feeds RSS.
    Os navegadores de Internet possuem suporte a este tipo de tecnologia, e com o navegador padrão do Windows, o Internet Explorer, não seria diferente.

    Em questões do CESPE, negação geralmente é sinal de erro. O computador e seus programas instalados, geralmente fazem muitas tarefas e ações programáveis, e a restrição sugerida pelo enunciado, é sinal de erro.

    Gabarito: Errado.

ID
271483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de correio eletrônico, do Outlook
2003 e do Internet Explorer 7.

Para o funcionamento de um serviço de correio eletrônico, são necessários cliente e servidor. A função do cliente de email é a de acesso do usuário a mensagens, e o servidor tem a função de envio, recebimento e manutenção das mensagens.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO.

    Para o funcionamento de serviço de correio eletrônico são necessários tais elementos, ou seja, o cliente e o servidor, formando o cliente-servidor.

    Cliente,  no nosso caso,  é o usuário da caixa de e-mail.

    Servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores e, no nosso caso, é um servidor  de e-mail.  Lembrado que para ser usuário de uma caixa de e-mail é necessário  ser  cadastrado em um provedor de serviço de internet (ISP). Ex: no bol., hotmail, gmail etc.
  • Olá,

    Só corrigindo o comentário do colega:

    - cliente de e-mail é é um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens.(ex. gmail)
  • Só complementando...

    Basicamente para cada serviço oferecido na internet, há um programa servidor apropriado ( e, é claro, um programa cliente apropriado). Veja alguns:

    Servidor de Páginas: Servidor responsável por armazenar páginas da www( páginas da web) que a empresa mantém em seu site para os diversos navegadores da internet consigam visualizar. Este servidor é chamado, tamb´ém, de servidor web. Para usar os serviços de um servidor web, é necessário possuir um programa cliente web, também conhecido como browser ( navegador), como o Internet Explorer.

    Servidor de entrada de e-mails: Também conhecido como servidor de recebimento, ou servidor POP, é o servidor , em uma empresa, responsável por armazenar todas as mensagens de correio eletrônico que chegam á empresa, destinadas aos diversos usuários do serviço ( funcionários da empresa). No caso dos provedores de acesso, o servidor POP armazena as mensagens que os clientes do provedor( nós, usuários caseiros) receberam.

    Servidor de saída de e-mails: Também conhecido como servidor de envio ou servidor SMTP. Ele é responsável por enviar, para a Internet, todas as mensagens de e-mail oriundas dos usuários da empresa. Portanto, cada vez que você envia um e-mail elo seu provedor( hotmail, UOL, IG...) está usando os serviços do servidor da saída do seu provedor.

    Bom estudos a todos!!!
  • Certo. Para o funcionamento do serviço de correio eletrônico é necessário que o usuário utilize um cliente de e-mail como o Outlook, Outlook Express, Mail, Live Mail, Thunderbird, Eudora ou um navegador web para acesso a webmail. O acesso será por SMTP, POP3 ou IMAP em cada situação, até um servidor de e-mails hospedado na Internet ou na rede interna da empresa.
  • Logística

    1) Cliente Servidor

    2) Servidor Servidor

    3) Cliente Servidor

  • Um Servidor de E-Mail é uma máquina que envia, recebe e armazena e-mails para usuários. Para acessar e-mails em um servidor, você utiliza um programa de computador chamado Cliente de EMail ou Leitor de E-Mail, como o Microsoft Outlook. 

    Quando um cliente se conecta a um servidor, ambos os computadores devem falar o mesmo idioma, chamado de protocolo. 

    No caso de Servidores de E-Mail, há três protocolos que podem ser usados: POP3, SMTP e IMAP. 

    (Correto)

  • Minha contribuição.

    Provedor de e-mail: empresa que hospeda e disponibiliza serviços de e-mail para outras empresas ou usuários finais.

    Ex.: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol.

    Cliente de e-mail: aplicação geralmente instalada em uma máquina local que permite enviar/receber e-mails.

    Ex.: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook, Eudora.

    Webmail: aplicação hospedada em um servidor web remoto que permite enviar/receber e-mails.

    Ex.: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com.

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Gabarito: correto

    a) Provedor de E-mail(servidor) : hospeda e disponibiliza serviços de e-mail. (ex: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol)

    b) Cliente de E-mail: geralmente instalada em uma máquina local. (Ex: Mozilla Thunderbird, MiCrosoft Outlook( vem no pacote office), Outlook express ( pacote windows),M Client)

    c) Webmail: aplicação hospedada em um servidor web remoto (Ex: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com, etc).

  • GAB.: CERTO

    Lembrando que o protocolo SMTP é o responsável pelo envio e pelo recebimento de e-mails entre os servidores de correio.

  • GAB: C

    Questão aula!


ID
271498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito
internacional.

Entre as consequências da crise econômica dos Estados Unidos da América, inclui-se o fortalecimento do euro em relação às demais moedas, como se constata no reconhecimento dessa moeda, pelo Fundo Monetário Internacional, como referencial de valor nas transações comerciais internacionais.

Alternativas
Comentários
  • O dólar norte-americano ainda é o referencial.
  • o euro também foi afetado e perdeu parte de seu poder , sendo desvalorizado paulatinamente.

    http://klebercaverna.blogspot.com/2011/02/questoes-de-atualidades-do-stm.html
  • Prezados,

    Basta verificarmos a grande crise financeira que a Europa está sofrendo.

    Att,
  • GABARITO: ASSERTIVA ERRADA

    Complementando os comentários dos colegas acima:
    A folha de São Paulo tem um artigo muito interessante para se entender o que ocorreu na crise financeira dos EUA:


    A crise no mercado hipotecário dos EUA é uma decorrência da crise imobiliária pela qual passa o país, e deu origem, por sua vez, a uma crise mais ampla, no mercado de crédito de modo geral. O principal segmento afetado, que deu origem ao atual estado de coisas, foi o de hipotecas chamadas de "subprime", que embutem um risco maior de inadimplência.

    O mercado imobiliário americano passou por uma fase de expansão acelerada logo depois da crise das empresas "pontocom", em 2001. Os juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano) vieram caindo para que a economia se recuperasse, e o setor imobiliário se aproveitou desse momento de juros baixos. A demanda por imóveis cresceu, devido às taxas baixas de juros nos financiamentos imobiliários e nas hipotecas. Em 2003, por exemplo, os juros do Fed chegaram a cair para 1% ao ano.

    Em 2005, o "boom" no mercado imobiliário já estava avançado; comprar uma casa (ou mais de uma) tornou-se um bom negócio, na expectativa de que a valorização dos imóveis fizesse da nova compra um investimento. Também cresceu a procura por novas hipotecas, a fim de usar o dinheiro do financiamento para quitar dívidas e, também, gastar (mais).

    As empresas financeiras especializadas no mercado imobiliário, para aproveitar o bom momento do mercado, passaram a atender o segmento "subprime". O cliente "subprime" é um cliente de renda muito baixa, por vezes com histórico de inadimplência e com dificuldade de comprovar renda. Esse empréstimo tem, assim, uma qualidade mais baixa --ou seja, cujo risco de não ser pago é maior, mas oferece uma taxa de retorno mais alta, a fim de compensar esse risco.

    Em busca de rendimentos maiores, gestores de fundos e bancos compram esses títulos "subprime" das instituições que fizeram o primeiro empréstimo e permitem que uma nova quantia em dinheiro seja emprestada, antes mesmo do primeiro empréstimo ser pago. Também interessado em lucrar, um segundo gestor pode comprar o título adquirido pelo primeiro, e assim por diante, gerando uma cadeia de venda de títulos.

  • Porém, se a ponta (o tomador) não consegue pagar sua dívida inicial, ele dá início a um ciclo de não-recebimento por parte dos compradores dos títulos. O resultado: todo o mercado passa a ter medo de emprestar e comprar os "subprime", o que termina por gerar uma crise de liquidez (retração de crédito).

    Após atingir um pico em 2006, os preços dos imóveis, no entanto, passaram a cair: os juros do Fed, que vinham subindo desde 2004, encareceram o crédito e afastaram compradores; com isso, a oferta começa a superar a demanda e desde então o que se viu foi uma espiral descendente no valor dos imóveis.

    Com os juros altos, o que se temia veio a acontecer: a inadimplência aumentou e o temor de novos calotes fez o crédito sofrer uma desaceleração expressiva no país como um todo, desaquecendo a maior economia do planeta --com menos liquidez (dinheiro disponível), menos se compra, menos as empresas lucram e menos pessoas são contratadas.

    No mundo da globalização financeira, créditos gerados nos EUA podem ser convertidos em ativos que vão render juros para investidores na Europa e outras partes do mundo, por isso o pessimismo influencia os mercados globais.



    Foi esse o efeito visto em setembro do ano passado, quando o BNP Paribas Investment Partners --divisão do banco francês BNP Paribas-- congelou cerca de 2 bilhões de euros dos fundos Parvest Dynamic ABS, o BNP Paribas ABS Euribor e o BNP Paribas ABS Eonia, citando preocupações sobre o setor de crédito "subprime" (de maior risco) nos EUA. Segundo o banco, os três fundos tiveram suas negociações suspensas por não ser possível avaliá-los com precisão, devido aos problemas no mercado "subprime" americano.

    Depois dessa medida, o mercado imobiliário passou a reagir em pânico e algumas das principais empresas de financiamento imobiliário passaram a sofrer os efeitos da retração; a American Home Mortgage (AHM), uma das 10 maiores empresa do setor de crédito imobiliário e hipotecas dos EUA, pediu concordata. Outra das principais empresas do setor, a Countrywide Financial, registrou prejuízos decorrentes da crise e foi comprada pelo Bank of America.

  • O DÓLAR AMERICANO AINDA É O REFERENCIAL NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS.


ID
271501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

Em 2010, Brasília completou 50 anos de idade e o Plano Piloto, traçado urbanístico de Oscar Niemeyer, foi tombado como patrimônio histórico da humanidade.

Alternativas
Comentários
  • Brasília foi tombada como patrimônio histórico da humanidade em 1987.
  • São dois erros!

    Além do citado acima, o Plano Piloto não foi traçado pelo Oscar Niemeyer, mas sim pelo urbanista Lucio Costa.

    Oscar Niemeyer foi quem desenhou o Congresso, a Catedral, etc...
  • ERRADA.

    Em 1957,abre um concurso público para o plano piloto da nova capital Brasília. O projeto vencedor é o apresentado por Lúcio Costa, seu amigo e ex-patrão. Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino, seria responsável pelos projetos dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Niemeyer

  • Questão capiciosa, pega o candidato pelas vírgulas.
  • QUESTÃO ERRADA POR 2 MOTIVOS:

    A capital brasileira foi inscrita como patrimônio da humanidade no dia 7 de dezembro de 1987.

    E

    O traçado urbanístico foi de Lúcio Costa.

  • Fundação de Brasília: 21 de abril de 1963

    Em 2010, Brasília completou 47 anos.

    Gab E

  • O Plano Piloto não foi traçado pelo Oscar Niemeyer, mas sim pelo urbanista Lucio Costa.

  • "O Plano Piloto foi uma cidade planejada, uma invenção futurista e moderna para a época e tinha formato de “avião” ou libélula ou arco e flecha, como Lúcio Costa costumava mencionar. Foi criado também o Lago Paranoá, seguindo os estudos do Auguste Glaziou, que bem antes da construção de Brasília já havia proposto a sua criação. A cidade tem grandes avenidas para automóveis e os edifícios passam a impressão de flutuarem"

    Fonte: Professor Israel Batista, Zero Um


ID
271510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

Em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar o investimento de longo prazo do capital estrangeiro, o governo federal isentou o capital estrangeiro de pagar imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido na compra de debêntures.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kleber Silva Carvalho, Professor de Geografia, Atualidades e Espeleologia, a questão está certa! 

    vejam o comentário dele: esta medida procura atrair capitais de longo prazo e diminuir os capitais de curto prazo.

    Em alguns fóruns estão dizendo o mesmo, logo, a questão deve ter o gabarito alterado!
  • O item está ERRADO.

    A dita isenção só se aplica a debêntures voltados a infraestrutura.

    "Contrariando o consenso a favor das medidas entre os bancos, o mercado financeiro e as indústrias, os incentivos vão aplicar-se apenas às debêntures de projetos que o governo definir como de infraestrutura, de concessão de rodovias a hidrelétricas.

     Para tais papéis valem os incentivos, se, além do enquadramento do projeto como de infraestrutura (o que deve incluir as arenas para a Copa do Mundo e Olimpíadas), forem emitidos com seis anos de prazo mínimo e rendimento por taxa fixa ou índice de preços."

    Fonte: http://www.adweek.com.br/conteudo_detalhes.asp?id=54269&rated=true

  • Cespe -> Alteração de Gabarito de "C" para "E"

    "Ao contrário do que afirma o item, a  isenção foi apenas para  o imposto de renda e para a aquisição de CRI (Certificáveis de Recebíveis 
    Imobiliários). Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito."

    Bons Estudos!
  • O Governo brasileiro abrindo mão de impostos?????
    Isso sim seria o fim do mundo!!!!!

ID
271513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

Como consequência da crise econômica internacional, o produto interno bruto brasileiro de 2010 permaneceu estagnado.

Alternativas
Comentários
  •  
    Justificativa Cespe:

    "A redação do item prejudicou o seu julgamento objetivo, induzindo os candidatos ao erro, razão pela qual se opta por sua anulação"

ID
271516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às circunscrições judiciárias
militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).

Caso juiz-auditor de uma circunscrição judiciária militar invada assuntos de competência do STM, esta Corte pode restabelecer sua competência, mediante avocatória.

Alternativas
Comentários
  • LEI 8457/92

      Art. 6° Compete ao Superior Tribunal Militar:
    [...]

      IV - restabelecer a sua competência quando invadida por juiz de primeira instância, mediante avocatória;

  •  

    Avocatória É o poder de chamar a si o julgamento de uma causa (art. 117, CPP). Ilustrando, se o STF toma conhecimento que há um processo-crime contra senador, tramitando em Vara de primeiro grau, pode avocá-lo para que seja remetido à sua apreciação.

     

    http://www.guilhermenucci.com.br/dicas/avocatoria

     

  • Sempre erro essas questões que trazem o "pode" ou o "deve" no enunciado. Esses termos geram uma insegurança absurda, rsssss.

    Nessa questão, eu acreditei que era um "dever" da Corte restabelecer a sua competência, mas a assertiva está correta.

  • Art. 6o - da Lei 8457/92 - Compete ao Superior Tribunal Militar - IV - Restabelecer sua competência quando invadida por juiz de primeira instância, mediante avocatória.


ID
271519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às circunscrições judiciárias
militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).

Caso uma militar das Forças Armadas, que resida no estado de São Paulo, cometa infração penal militar no estado de Sergipe, a autoridade judiciária competente para processá-la e julgá-la será a do local de sua residência.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (ANULADA)

    Motivo da ANULAÇÃO:  O conteúdo do item extrapola os objetos de avaliação do edital para o cargo. Diante do exposto, opta-se pela anulação.

  • Desconsiderando a extrapolação do edital p/ cargo, pra fins de aprendizado: a assertiva está errada

     

    Código de Processo Penal Militar:

            Art. 88. A competência será, de regra, determinada pelo lugar da infração; e, no caso de tentativa, pelo lugar em que fôr praticado o último ato de execução.

     

    Se a infração ocorreu em Sergipe, a militar será julgada pela Auditoria da 6ª Circunscrição Judiciária, que abrange Bahia e Sergipe (L. 8.457, art. 2º, alínea f).


ID
271522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às circunscrições judiciárias
militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).

Os requisitos para a nomeação de um oficial-general do Exército brasileiro como ministro do STM pelo presidente da República incluem: ser da ativa, estar no posto mais elevado da carreira dessa força, além de possuir aprovação das duas Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.457 / 92 Art. 3° O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis.

            § 1° Os Ministros civis são escolhidos pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menosde sessenta e cinco anos de idade, sendo:

            a) três dentre advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional;

            b) dois por escolha paritária, dentre Juízes-Auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar.

            § 2° Os Ministros militares permanecem na ativa, em quadros especiais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

  • Essa questão não foi anulada pelo Cespe! O QC errou. O gabarito é Errado.

     

    Prova: http://www.cespe.unb.br/concursos/STM2010/arquivos/STM10_BNS_004_1.pdf

    Gabarito definitivo: http://www.cespe.unb.br/concursos/STM2010/arquivos/Gab_definitivo_STM10_BNS_004_1.PDF

  • Anulada por quê? Não consegui acessar o primeiro link da Adrielle

  • QUE CONFUSÃO GENTE!!!! RSRSRSRS

     

    A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!!!

     

    Os requisitos para a nomeação de um oficial-general do Exército brasileiro como ministro do STM pelo presidente da República incluem: ser da ativa, estar no posto mais elevado da carreira dessa força, além de possuir aprovação das duas Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta.

     

    Lei 8.457 / 92  Art. 3° O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis

     

  • Apenas pelo Senado Federal

  • Os requisitos são: ser da ativa, estar no posto mais elevado, escolhido pelo presidente da republica e possuir aprovação no Senado Federal.

  • Somente do senado, após isso, passa para aprovação e nomeação do presidente da república.

  • TUDO QUE FOR RELACIONADO A PESSOA SERÁ O SENADO.

     

    GAB: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    Os requisitos para a nomeação de um oficial-general do Exército brasileiro como ministro do STM pelo presidente da República incluem: ser da ativa, estar no posto mais elevado da carreira dessa força, além de possuir aprovação das duas Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta. (O erro da alternativa está nesta parte).

     

    DISPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL: 

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: f) titulares de outros cargos que a lei determinar;

     

    DISPOSIÇÃO INFRACONSTITUCIONAL: 

    Art. 3° O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis.

     

  • Boa tarde, pessoal não sejamos tão prolixos rs, textões muitas vezes desnecessários, temos de ser objetivos.

     

    A questão erra ao falar que necessita aprovação nas duas casas do congresso, quais sejam: Câmara e Senado

     

    No caso, para ser Ministro do STM, além de outras prerrogativas, deverá existir aprovação pelo SENADO, e ressalto que no STM será aprovação por uma maioria SIMPLES.

     

    Bons estudos

  • Ministros STM = Senado aprova.

     

    STM = Maioria Simples

     

    ERRADO

  • Aprovação do Senado por maioria simples. Decora que isso vai cair.

  • STM: Somos todos moças (15 anos, 15 ministros)

    3 Ma-ri-nha (3 sílabas)

    4 E-xér-ci-to (4 sílabas)

    3 AeronáuTica (T - três)

    5 civis (Cinco - Civis)

  • Art. 3o - O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze Ministros vitalicios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada indicação pelo Senado Federal , sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército, três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis.


ID
271525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

No que se refere aos órgãos de primeira instância da justiça militar,
julgue os itens a seguir.

Caso um oficial superior e um sargento sejam acusados do mesmo crime militar, por coautoria, o correspondente processo deverá tramitar perante o mesmo conselho especial de justiça, a despeito da diferença hierárquica existente entre os militares.

Alternativas
Comentários
  • LOJM

     Art. 23. Os juízes militares que integrarem os Conselhos Especiais serão de posto superior ao do acusado, ou do mesmo posto e de maior antigüidade.

          [...]

            § 2º No caso de pluralidade de agentes, servirá de base à constituição do Conselho Especial a patente do acusado de maior posto.

            § 3° Se a acusação abranger oficial e praça ou civil, responderão todos perante o mesmo conselho, ainda que excluído do processo o oficial.

  • ''A despeito de'' é sinônimo de: não obstante, embora, apesar de, sem embargo de...

     

    Caso um oficial superior e um sargento sejam acusados do mesmo crime militar, por coautoria, o correspondente processo deverá tramitar perante o mesmo conselho especial de justiça, não obstante a diferença hierárquica existente entre os militares.

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Certa

     
  • Famosa  Perpetuatio jurisdictionis

  • Art. 23 da Lei 8457/92 - Os juízes militare que integrarem os Conselhos Especiais serão de postos superior ao do acusado, ou do mesmo posto e de maior antiguidade.

    Parágrafo 2o - No caso de pluralidade de agentes, servirá de base à constituição de Conselho Especial a patente do acusado de maior posto.

    Paráfrafo 3o - Se a acusação abranger oficial e praça, responderão todos perante o mesmo conselho, ainda que excluído do processo o oficial.


ID
271528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

No que se refere aos órgãos de primeira instância da justiça militar,
julgue os itens a seguir.

Compete ao juiz-auditor decidir acerca de livramento condicional.

Alternativas
Comentários

  • Certo, nos termos do art. 623 do Código de Processo Penal Militar:


    Petição ou proposta de livramento

    Art. 623. A petição ou proposta de livramento será remetida ao auditor ou ao Tribunal pelo Conselho Penitenciário, com a cópia do respectivo parecer e do relatório do diretor da prisão.

  • Certo, nos termos do art. 623 do Código de Processo Penal Militar:


    Petição ou proposta de livramento

    Art. 623. A petição ou proposta de livramento será remetida ao auditor ou ao Tribunal pelo Conselho Penitenciário, com a cópia do respectivo parecer e do relatório do diretor da prisão.

  • Acrescentando ao comentário acima, devemos lembrar da lei 8457/92 (LOJM), a qual, em seu artigo 30 esclarece que:

      Art. 30. Compete ao Juiz-Auditor:
    [...]


    XIV - decidir sobre livramento condicional;

    abraço a todos!
  • VIDE QUESTÃO  Q107566
  • lei 8457/92  Art. 30. Compete ao Juiz-Auditor:

      XIV - decidir sobre livramento condicional;
  • Art . 30 Decidir 

    I Decidir sobre recebimento de denúncia, pedido de arquivamento , devolução de inquérito e representação; 

    X Decidir sobre o recebimento de recursos interpostos;

    XIV decidir sobre livramento condicional.

  • Art. 30, XIV - Compete ao Juiz Federal da Justiça Militar, monocraticamente, decidir sobre o livramento condicional.


ID
271549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

Servidor do STM que exerça cargo em comissão classificado como CJ-1, ao realizar transferência patrimonial para um filho, deverá informá-la à comissão de ética da Justiça Militar da União.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. As alterações relevantes no valor ou na natureza do patrimônio das autoridades deverão ser imediatamente comunicadas à Comissão de Ética da JMU, especialmente quando se tratar de atos de gestão patrimonial que envolvam:

    I – transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;




    Art. 8o Os servidores nomeados para o exercício dos cargos em comissão de níveis CJ-1 a CJ-4, tendo em vista a natureza das atribuições, obedecerão a regras específicas, além das demais normas constantes deste Código.


  • Art. 8o Os servidores nomeados para o exercício dos cargos em comissão
    de níveis CJ-1 a CJ-4, [...]

    Art. 10. As alterações relevantes no valor ou na natureza do patrimônio das
    autoridades deverão ser imediatamente comunicadas à Comissão de Ética da JMU,
    especialmente quando se tratar de atos de gestão patrimonial que envolvam:
    I – transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na
    linha colateral;

    II – aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; e
    III – alteração substancial do valor por decisão ou política governamental.

    GAB: CERTO

  • Alta administração: CJ1- CJ4----------->> Comportamento exemplar guiado pelos príncipios DIDEZECO: dignidade, decoro, Zelo, conduta isonomica. Além de transparencia e moralidade.

    Aqui é Brasil. Então todo cuidado é pouco: Quando houver alteração em relação a dinheiro, deverá informar imediatamente a Comissão de Ética.

    1) Transferencia de bens a conjuge, parentes

    2) Aquisição direta ou indireta

    3) Alteração substancial do valor por decisão ou política governamental


ID
271555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

Servidor do STM que exerce sua função de forma estranha à finalidade pública não contraria dever fundamental, caso siga as formalidades legais e não cometa violação expressa à lei.

Alternativas
Comentários
  • O caso exposto enquandra-se como desvio de finalidade, caracterizando uma forma de abuso de poder.
    Item Errado.
  • Só para complementar a informação do colega:

    Art. 6o  São deveres fundamentais do servidor da Justiça Militar da União:
    (...)

    XV – abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo violação expressa à lei;
  • No código de ètica não cabe "jeitinho brasileiro". Por tanto mesmo que atente a formalidade, estará agindo erradamente se o conteúdo for ilícito.

  • GABARITO ERRADO

     

    Art. 6o  São deveres fundamentais do servidor da Justiça Militar da União:
    (...)

    XV – abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo violação expressa à lei;


ID
271558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiça
militar da União.

Os integrantes da comissão de ética deverão, durante o desempenho d as atividades de membro da comissão, se afastar do exercício de outras funções.

Alternativas
Comentários
  • Do código de Ética da Justiça Militar da União:

    Art. 24. Os integrantes das Comissões desempenharão suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas.

    Parágrafo único. Eventuais conflitos de interesse que possam surgir em função do exercício das atividades profissionais dos componentes das Comissões deverão ser informados aos demais membros.

    Art. 25. Não haverá remuneração pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Ética e na Comissão Especial de Ética, os quais serão considerados prestação de relevante serviço público e constarão na ficha funcional do servidor.

    Item Errado
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, 
    em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive 
    mediante a constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou 
    empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.
    Resposta: Errada
  • De início, é importante observar que, em se tratando de concurso público para o preenchimento de cargos no Superior Tribunal Militar, aplica-se o Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.

    E, no que se refere ao tema abordado nesta questão, o candidato deveria aplicar o teor do art. 24 de tal diploma normativo, que assim estabelece:

    "Art. 24.Os integrantes das Comissões desempenharão suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas."

    Logo, não é verdade que os integrantes das Comissões de Ética devam se afastar do exercício de outras funções, de sorte que a presente assertiva se revela incorreta.


    Gabarito do professor: ERRADO
  • Autor: Rafael Pereira , Juiz Federal - TRF da 2ª Região

     

    De início, é importante observar que, em se tratando de concurso público para o preenchimento de cargos no Superior Tribunal Militar, aplica-se o Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.

    E, no que se refere ao tema abordado nesta questão, o candidato deveria aplicar o teor do art. 24 de tal diploma normativo, que assim estabelece:

    "Art. 24.Os integrantes das Comissões desempenharão suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas."

    Logo, não é verdade que os integrantes das Comissões de Ética devam se afastar do exercício de outras funções, de sorte que a presente assertiva se revela incorreta.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Você vai trabalhar mais e não irá receber por isso.

     

    Código de Ética dos Servidores da Justiça MIlitar da União

     

    Art. 24. Os integrantes das Comissões desempenharção suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas.

     

    Art. 25. NÃO haverá remuneração pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Ética e na Comissão Especial de Ética, os quais serão considerados prestação de relevante serviço público e constarão na ficha funcional do servidor. 

  • Resposta: ERRADO

    Justificativa: ART. 24.: Os integrantes das Comissões desempenharão suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes aos seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas.

  • questão errada pois, eles trabalham na comissão sem prejuízo de suas atribuíções no seu cargo respectivo. segue o artigo abaixo.

    Art. 24. Os integrantes das Comissões desempenharção suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas.

     

    ''tudo tem seu tempo somos capazes de fazer coisas inimagináveis, mas muitas vezes  não sabemos disso''.

     

  • Os membros exercerão essas atividades sem prejuízo dos seus cargos.

  • "Art. 24.

    Os integrantes das Comissões desempenharão suas atribuições sem prejuízo daquelas inerentes a seus cargos efetivos, cargos em comissão ou funções comissionadas."


ID
271654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Windows XP, Microsoft Office, Internet e intranet,
julgue os itens de 16 a 19.

Para registro de um nome pertencente ao domínio de uma instituição no Brasil, como, por exemplo, o nome instituição.com.br, é necessário contatar o registro.br, organização responsável pelo registro de domínios para a Internet no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Para começar, o que é registrar um domínio?

    Antes falarmos sobre registrar um domínio, é preciso entender o que é um domínio. Bem, o domínio nada mais é do que um nome para localizar e identificar um computador na Internet. Para que você não precisasse decorar números gigantescos para acessar um site, já que computadores só trabalham com número, o nome do domínio foi criado.

    Como e onde fazer o registro?

    Existem duas maneiras de fazer o registro do seu domínio. Antes de qualquer coisa, no entanto, você precisa saber se ele está livre para uso. Para verificar a disponibilidade do endereço para sites nacionais, você pode acessar o serviço Registro.BR. Já para domínios internacionais, as informações podem ser obtidas acessando o RegistroCom.com.

    Depois de verificar o domínio e se certificar que este está disponível, é hora de registrá-lo para você. A maioria dos serviços de hospedagem se encarrega do registro de domínios, basta que o usuário passe todos os dados corretamente. Mas, caso você mesmo queira realizar o cadastro, basta acessar o site Registro.BR e seguir o passo a passo que você encontra lá.

  • Certo. Para registrar no Brasil, é pelo site da Registro.br
    Entretanto, é possível que uma empresa brasileira faça o registro do domínio .COM normalmente. E isto pode causar alguns problemas. Ou seja, www.empresahipotetica.com pode ser a mesma detentora do www.empresahipotetica.com.br, e ainda nem ser uma empresa brasileira.
    Se alguém precisar, em http://mediugorie.wordpress.com/2011/05/05/descobrir-informacoes-sobre-um-dominio/ existem informações sobre como identificar o domínio, seja ele no Brasil ou no exterior.
  • Os domínios são organizados por um conjunto de caracteres separados por
    ponto. Eles possuem uma hierarquia que é estabelecida da direita para a
    esquerda. O domínio de mais alto nível permanecerá sempre à direita. Por
    exemplo, .br, .pt, .uk, .com, .org etc.
    O registro de domínios no Brasil é controlado pelo CGI.br (Comitê Gestor da
    Internet no Brasil) através do Website Registro.br.
    Registro.br é o executor de algumas das atribuições do Comitê Gestor da
    Internet no Brasil, entre as quais as atividades de registro de nomes de
    domínio, a administração e a publicação do DNS para o domínio .br.


    patrícia quintão
  • Essa eu não sabia.

    boa questão

  • registro.br

    Entrei no site e existe mesmo! Ia morrer sem saber!

  • CERTO!

    o site registro.br é usado para registrar domínios. lá você consegue ver quais os domínios estão disponíveis para registro

  • CERTO

    Explicando em simples palavras:

    .com = nível mundial

    .br = site brasileiro

  • CERTO

    Principais:

    .br = Brasil

    .com = Site COMercial

    .gov = GOVernamental

    .edu = EDUcação

    .net = NETwork / Rede


ID
271657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Windows XP, Microsoft Office, Internet e intranet,
julgue os itens de 16 a 19.

Considere que um membro da área de recursos humanos de determinada empresa tenha publicado, no espaço acessível de intranet da empresa, documentos relativos às avaliações de desempenho dos departamentos e dos servidores aí lotados. Nesse caso, em função da natureza do meio em que foram disponibilizados, os documentos serão de acesso público e irrestrito para outros usuários da Internet.

Alternativas
Comentários
  • A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la!

    Gabarito: Errado.

    Re 

  • Não necessariamente serão os computadores da empresa.
    Visto que há casos em que é possível acessar a intranet de outros locais, quando no site da empresa tem acesso à intranet(sendo necessário cadastro com senha)

  • AFIRMATIVA ERRADA

    Intranet: Rede baseada nos protocolos TCP/IP, feita por uma organizaçãoe acessível apenas a seus membros, funcionários e terceiros autorizados. Para realizar esse controle de acesso, utilizam firewall, dentre outros mecanismos de segurança da internet.
    Complementando, vale lembrar o conceito de Extranet: Intranet parcialmente acessível a ''pessoas de fora''. Por exemplo, numa grande empresa, a qual utiliza a intranet, e contêm várias filiais. As filiais terão acesso à intranet da matriz, via internet ''normal'', formando assim, uma extranet.

  • Errado. A Intranet é uma rede local (LAN) com acesso restrito através de autenticação, normalmente restrito aos colaboradores de uma organização. Quando permite o acesso de fornecedores e parceiros, é uma extranet. E assim como a Internet, usam os mesmos protocolos, baseados no TCP.
  • Gabarito: ERRADO.

     

    A intranet utiliza os mesmos protocolos que a Internet e é baseada em protocolos TCP / IP.

    Portanto, a assertiva está incorreta.
     

     

    ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Apesar de os dois tipos de rede utilizarem as mesmas tecnologias, as informações disponibilizadas na intranet são restritas ao seu público alvo, em contraste com a internet – que possui informações que podem ser acessadas em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer pessoa.

    Gabarito: Errado

    Estratégia

  • Errado. A Intranet é uma rede local (LAN) com acesso restrito através de autenticação, normalmente restrito aos colaboradores de uma organização. Quando permite o acesso de fornecedores e parceiros, é uma extranet. E assim como a Internet, usam os mesmos protocolos, baseados no TCP.

  • Minha contribuição.

    Internet => Trata-se de um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, interconectadas através de protocolos, o que torna possível a interligação entre os computadores e facilita o fluxo de informações.

    Intranet => Trata-se de uma rede dentro de uma organização que usa tecnologias e protocolos da Internet, todavia está disponível somente para determinadas pessoas, como os funcionários de uma empresa.

    Extranet => Trata-se de uma parte da Intranet que fica disponível na Internet para interação com clientes e fornecedores de uma organização, porém com acesso autorizado, controlado e restrito.

    Abraço!!!

  • GABARITO ERRADO

    Os dados dentro de uma intranet são acessíveis apenas para um grupo restrito de usuários através de autenticação.

    "A persistência realiza o impossível"

  • Gabarito. Errado

    Os documentos não serão públicos

  • ERRADO

    Os documentos serão restritos ao publico.

    MEU NOME É ENÉAS!!

  • [...] os documentos serão de acesso privado e restrito...

  • O texto deixa bem claro ´´ESPAÇO ACESSÍVEL DA INTRANET``, logo, podemos inferir que os usuários da internet pública não tem acesso!!

    Deus te Ilumine

  • GAB E

    INTRANET -PRIVADO

  • DOCUMENTOS COM ACESSO RESTRITO

    MARCA ERRADO E PARTI P/ PRÓXIMA

    GLORIA A DEUXXX

  • Documento ficará RESTRITO.

  • As informações disponibilizadas pela INTRANET são restritas ao seu público alvo.

    Gab. Errado.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Apesar de os dois tipos de rede utilizarem as mesmas tecnologias, as informações disponibilizadas na intranet são restritas ao seu público alvo, em contraste com a internet – que possui informações que podem ser acessadas em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer pessoa.

    Gabarito: Errado


ID
271669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito
internacional.

Em 2010, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor Mario Vargas Llosa.

Alternativas
Comentários
  • Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor  peruano Mario Vargas Llosa
  • Segundo o site g1.globo.com:

    Prêmio Nobel de literatura de 2010 vai para Mario Vargas Llosa

    Academia Sueca destacou caráter político da obra do escritor peruano.
    Autor de 'Pantaleão e as visitadoras' venceu o Prêmio Cervantes em 1994.


    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/10/premio-nobel-de-literatura-de-2010-vai-para-mario-vargas-llosa.html
  • Os vencedores dos outros anos:

     

    2011

    Tomas Tranströmer (Suécia)

    2010

    Mario Vargas Llosa (Peru)

    2009

    Herta Müller (Romênia-Alemanha)

    2008

    Le Clézio (França)

    2007

    Doris Lessing (Reino Unido, mas nasceu no Irã e cresceu no Zimbábue)

    2006

    Orhan Pamuk (Turquia)

    2005

    Harold Pinter (Reino Unido)

    2004

    Elfriede Jelinek (nasceu na Áustria)

    2003

    J.M. Coetzee (África do Sul)

    2002

    Imre Kertész (Hungria)

    2001

    V.S. Naipaul (nasceu em Trinidad e Tobago, mas vive no Reino Unido)

    2000

    Gao Xingjian (Francês)

    1999

    Günter Grass (Alemanha)

    1998

    José Saramago (Portugal)

    1997

    Dario Fo (Itália)

    1996

    Wislawa Szymborska (Polônia)

    1995

    Seamus Heaney (Irlanda)

    1994

    Kenzaburo Oe (Japão)

    1993

    Toni Morrison (Estados Unidos)

    1992

    Derek Walcott (Santa Lúcia, ilha do Caribe)

    1991

    Nadine Gordimer (África do Sul)

    1990

    Octavio Paz (México)

    1989

    Camilo Jose Cela (Espanha)

    1988

    Naguib Mahfouz (Egito)


ID
271672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito
internacional.

Em março de 2010, a Venezuela passou a integrar, como membro pleno, o MERCOSUL.

Alternativas
Comentários
  • A Venezuela, em outubro de 2005, solicitou formalmente sua inclusão como membro pleno do Mercosul e, em dezembro, os países membros assinaram um acordo marco nesse sentido. Em julho de 2006, foi assinado o Protocolo de Adesão, que deverá entrar em vigor após a aprovação pelos Congressos dos quatro países membros e pelo Congresso venezuelano.
    lei mais em:  http://irbr.blogspot.com/2007/09/o-mercosul-e-venezuela.html
  • Atualmente, a inclusão no bloco sul-americano depende apenas do parlamento paraguaio, já que os congressos dos outros três países se posicionaram a favor do protocolo assinado em julho de 2006. O processo, em cada um dos países, teve sua dose de debates acalorados. No Brasil, o Legislativo concluiu apenas em 2009 a votação da entrada venezuelana.

    Notícia de 23/03/2011.
  • Complementando os comentários:  Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os sócios plenos do Mercosul; o bloco econômico foi criado em 1991. A Venezuela deseja entrar, entretanto depende da aprovação do Paraguai.
  • Complementando ainda mais, além dos membros plenos Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, fazem parte também do MERCOSUL os membros associados, que são: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador. A diferença que encontrei entre membro pleno e membro associado é que o associado não adota a tarifa externa comum (TEC) que os plenos assumem para as importações provenientes de mercados externos.

    "O status de membro associado se estabelece por acordo bilaterais, denominados Acordos de Complementação Econômica, firmados entre o Mercosul e cada país associado. Nesse acordos se estabelece um cronograma para a criação de uma zona de livre-comércio com os países do Mercosul e uma gradual redução de tarifas entre o Mercosul e os países firmantes. Além de poder participar na qualidade de convidado nas reuniões dos organismos do Mercosul e efetuar convênios sobre matérias comuns" (Wikpédia).

    Por fim, existe ainda um membro observador, embora este não seja um status oficial, que é o México.Os países observadores tem como função fiscalizar as relações internacionais entre os estados participantes e associados e em caso de alguma dúvida ou disputa, sua opinião será consultada.

  • GABARITO: Assertiva ERRADA.

    Fundamento:
     

    Complementando os comentários:  Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os sócios plenos do Mercosul; o bloco econômico foi criado em 1991. A Venezuela deseja entrar, entretanto depende da aprovação do Paraguai.

    Os membros plenos do Mercosulsão: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai;
    Os membros associados do Mercosulsão: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

     A Venezuela deseja entrar, todavia depende da aprovação do Paraguai.
  • A Venezuela ainda não é membro do bloco econômico Mercosul. A Venezuela só depende da decisão do parlamento paraguaio, pois os congressos dos outros três países se colocaram a favor da inclusão da Venezuela no bloco sulamericano (protocolo assinado em 2006). 

    Achei uma matéria muito interessante sobre esse assunto, e há um trecho que vale apena conferir:

    "Para alguns acadêmicos, a discussão em torno da entrada da Venezuela no bloco significaria um rompimento das cláusulas democráticas do bloco, além de envolver outros entraves políticos na negociação de acordos comerciais com outros países. O Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998 na Argentina, estabelece que todos os países-membros devem seguir preceitos democráticos.

    "O que complica não é ser do Mercosul, é que o Chávez tem uma estratégia interna de desenvolvimento que é conflitante com a brasileira", opina Miriam Gomes Saraiva, professora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

    Entretanto, para o professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Sarti, os países são maiores que seus governos, independentemente de concordâncias políticas. Para ele, o espírito integracionista está acima dos governos. "A Venezuela não é o o governo atual. E ela (nação) vai continuar ali de alguma maneira", pontua.

    Para Luiz Augusto Faria, que defende a entrada da Venezuela no bloco, o Mercosul tem sua cláusula democrática rígida e qualquer má condução por parte do governo venezuelano resultaria na sua expulsão. "Eu vejo uma tendência de que a política na Venezuela se aproxime mais ao que acontece no Brasil e na Argentina", explica Faria. Ele refere-se à conduta da oposição ao governo venezuelano, que intensificou a pressão por mais democracia sobre Chávez dentro do que preveem as instituições do país".

  • Só atualizando...

    Agora, após a suspensão do Paraguai da Mercosul, a Venezuela faz parte do Mercosul.
  • Sem Paraguai, Mercosul oficializa entrada da Venezuela

    Atualizado em  31 de julho, 2012 - 15:45 (Brasília) 18:45 GMT
    Presidentes dos países do Mercosul

    Presidentes (da esq. para a dir.) Hugo Chávez, Dilma Rousseff, José Mujica e Cristina Kirchner

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira em Brasília, em reunião do Mercosul que selou a adesão de seu país ao bloco, que o ingresso de seu país inicia um "período de aceleração da história".

    "“A partir de hoje entramos em um novo período de aceleração da história que estamos construindo, de mudanças históricas, políticas e geográficas", afirmou o venezuelano. "

  • Complementando os comentários dos colegas, 

    O Paraguai era o único país que faltava aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul, em uma clara reprovação ao governo de Hugo Chávez. Inclusive, o presidente do Senado e do Congresso do Paraguai, Miguel Carrizosa, declarou que: "Não se trata da Venezuela e dos irmãos venezuelanos, de quem gostamos muito, mas eles têm um presidente que intervêm em assuntos internos dos outros países"
    Entretanto, com a suspensão do Paraguai do Mercosul, devido ao impeachment contra o ex-presidente Fernando Lugo, sem observância de defesa e de princípios democráticos, a Venezuela passou a integrar o bloco econômico. Conforme a seguinte notícia publicada no G1, em 07/12/2012:

     

    "O governo brasileiro publicou no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (7) decreto que promulga o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul de 2006. O Brasil exerce a presidência pró-tempore do Mercosul e o decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff. A entrada da Venezuela no bloco ocorreu em em julho deste ano, depois que o Paraguai foi suspenso do Mercosul em consequência de processo relâmpago de impeachment contra o ex-presidente Fernando Lugo. O Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como "membro de pleno direito"O Paraguai era o único país que faltava aprovar a entrada venezuelana."

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,paraguai-nao-quer-adesao-da-venezuela-ao-mercosul-diz-senador,483043,0.htm
               
               http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/12/governo-promulga-decreto-de-adesao-da-venezuela-ao-mercosul.html


ID
271675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência a atualidades no âmbito nacional, julgue os itens a
seguir.

O governo brasileiro reconheceu a existência o Estado palestino, cuja atual fronteira consiste na que possuía anteriormente à Guerra dos Seis dias, em 1967.

Alternativas
Comentários
  • Anulada pq a atual fronteira NAO é a mesma de antes da Guerra dos seis dias...

    MAS

    Brasil reconhece Estado palestino

    Após carta enviada por Abbas, Lula diz que decisão é parte da posição em favor das negociações

    03 de dezembro de 2010 | 14h 21

    SÃO PAULO - O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira, 3, que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta datada do dia 24 de novembro.

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasil-reconhece-estado-palestino-,649028,0.htm
     


ID
271681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às circunscrições judiciárias
militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).

Caso ministro vice-presidente do STM assuma temporariamente o exercício da presidência dessa Corte, os processos de que ele for relator ou revisor deverão ser distribuídos aos demais ministros.

Alternativas
Comentários
  • Responde essa questão o art. 10, parágrafo único da Lei 8.427/92: Quando no exercício temporário da presidência, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for relator ou revisor
  • Artigo 7, parágrafo único do Regimento Interno STm:

    Quando no exercício temporário da Presidência, por até trinta dias, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for Relator ou Revisor.
  • Mas ministro vice presidente??

  • Soh serah redistribuido quando o periodo for superior a 30 dias.

  • Gabarito Errado.

     

    Lei. 8.457/92,

     

    Art. 10. Compete ao Vice-Presidente:

    [...]

    Parágrafo único. Quando no exercício temporário da presidência, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for relator ou revisor.

     

    -------

    Regimento Interno do STM, 12ª edição, 2017,

     

    Art. 7º São atribuições do Vice-Presidente:

    [...]

    Parágrafo único. Quando no exercício temporário da Presidência, por até trinta dias, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for Relator ou Revisor.

     

     

    ----

    Não existe limites para os nossos sonhos. Basta acreditar.”

  • Lei. 8.457/92,

    Art. 10. Compete ao Vice-Presidente:

    [...]

    Parágrafo único. Quando no exercício temporário da presidência, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for relator ou revisor.

    -------

    Regimento Interno do STM, 12ª edição, 2017,

    Art. 7º São atribuições do Vice-Presidente:

    [...]

    Parágrafo único. Quando no exercício temporário da Presidência, por até trinta dias, não serão redistribuídos os feitos em que o Vice-Presidente for Relator ou Revisor.

     

     

  • O Parágrafo Único do art 10 foi revogado em 2018.

    Vejam nova redação do referido artigo:

    Art. 10. Compete ao Vice-Presidente:

    a) substituir o Presidente nas licenças, férias, faltas e impedimentos, assumindo a presidência, em caso de vaga, até a posse do novo titular, na forma do regimento interno;

    b) exercer a função de Corregedor da Justiça Militar durante o período de seu mandato, excluído da distribuição de processos no Tribunal, mas com possibilidade de exercer a função judicante para compor o Plenário;(Redação dada pela Lei nº 13.774, de 2018) NOVIDADE

    c) desempenhar atribuições delegadas pelo Presidente do Tribunal, na forma do §2º do artigo anterior.


ID
271684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às circunscrições judiciárias
militares e ao Superior Tribunal Militar (STM).

Para que haja remoção de um juiz-auditor por interesse público pelo STM, faz-se necessário que a decisão seja tomada por maioria de votos, com a presença de, no mínimo, oito ministros, civis ou militares.

Alternativas
Comentários
  • São, no mínimo, oito ministros, dos quais, pelo menos, quatro militares e dois civis, salvo quórum especial exigido em lei (art.8, parágrafo 4 da lei 8.457/92(
  •   Art. 6° Compete ao Superior Tribunal Militar:

      I - processar e julgar originariamente:

     g) os procedimentos administrativos para decretação da perda do cargo e da disponibilidade de seus membros e demais magistrados da Justiça Militar, bem como para remoção, por motivo de interesse público, destes últimos, observado o Estatuto da Magistratura;

      § 3° É de dois terços dos membros do Tribunal o quorum para julgamento das hipóteses previstas nos incisos I, alíneas h e i, II, alínea f, XVIII e XXIV, parte final, deste artigo. (Parágrafo renumerado pela Lei nº 9.283, de 13.6.96)

      § 4° As decisões do Tribunal, judiciais e administrativas, são tomadas por maioria de votos, com a presença de, no mínimo, oito ministros, dos quais, pelo menos, quatro militares e dois civis, salvo quorum especial exigido em lei. (Parágrafo renumerado pela Lei nº 9.283, de 13.6.96)


  • ERRADO.

    Nesse caso, exige-se quorum especial de, no mínimo, 2/3 dos membros (ministros), ou seja, 10.

     § 3° É de dois terços dos membros do Tribunal o quorum para julgamento das hipóteses previstas nos incisos I, alíneas h e i, II, alínea f, XVIII e XXIV, parte final, deste artigo. (Parágrafo renumerado pela Lei nº 9.283, de 13.6.96)

        XXIV remover Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto, a pedido ou por motivo de interesse público;

  • LEI 8.457 - ART 6º

     

    XXIV - remover Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto, a pedido ou por motivo de interesse público; ( 2/3 =10 MINISTROS)

     

    § 3º - É de dois terços dos membros do Tribunal o quorum para julgamento das hipóteses previstas nos incisos I, alíneas h e i, II, alínea f, XVIII e XXIV, parte final, deste artigo.


    § 4º - As decisões do Tribunal, judiciais e administrativas, são tomadas por maioria de votos, com a presença de, no mínimo, oito ministros, dos quais, pelo menos, quatro militares E dois civis, salvo quorum especial exigido em lei.

  • - Precisa-se de quórum de 2/3 (no mímimo 10 ministros presentes)

    - E decisão da maioria absoluta (ou seja, 8 votos a favor) 

  • CUIDADO: não confundir com o quórum previsto na CF para a remoção de magistrado, por interesse público.

    Art. 93, VIII, CF - o ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa.

     

    Enquanto que na JMU, a remoçao de Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto por interesse público exige o quórum de dois terços dos membros do Tribunal.

  • ERRADO

    Art. 6o, parágrafo 3o da lei 8457/92, é de 2/3 dos membros do tribunal o quórum para julgamento das hipóteses previstas nos incisos I, alínea h e i, inciso II, alínea f, incixo XVIII e XXIV, parte final, deste artigo.

    I - h, A representação para decretação de indignidade de oficial, ou sua incompatibilidade para com o oficialato.

    i, A representação formulada pelo MPM, pelo Conselho de Justiça, por JFJM, por JFSJM, por Advogado e por Comandantes de Força, no interesse da Justiça Militar.

    II - f, Os feitos originários dos Conselhos de Justiicação.

    XVIII - Deliberar, para efeitos de aposentadoria, sobre processo de verificação de invalidez de magistrado;

    XXIV - Remover JFJM e JFSJM por motivo de interesse público.


ID
271687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

No que se refere aos órgãos de primeira instância da justiça militar,
julgue os itens a seguir.

O conselho especial de justiça deve constituir-se para cada processo e dissolver-se após a sua conclusão. Já o conselho permanente de justiça, após a sua constituição, deve funcionar durante três meses consecutivos.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 23. Os juízes militares que integrarem os Conselhos Especiais serão de posto superior ao do acusado, ou do mesmo posto e de maior antigüidade.           § 1° O Conselho Especial é constituído para cada processo e dissolvido após conclusão dos seus trabalhos, reunindo-se, novamente, se sobrevier nulidade do processo ou do julgamento, ou diligência determinada pela instância superior. Art. 24. O Conselho Permanente, uma vez constituído, funcionará durante três meses consecutivos, coincidindo com os trimestres do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdição ser prorrogado nos casos previstos em lei.
  •   Art. 24. O Conselho Permanente, uma vez constituído, funcionará durante três meses consecutivos, coincidindo com os trimestres do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdição ser prorrogado nos casos previstos em lei.

  • Gabarito Certo.

     

    Deixando os dispositivos separados entre linhas, para melhor visualzação e fixação...

     

    Art. 23. Os juízes militares que integrarem os Conselhos Especiais serão de posto superior ao do acusado, ou do mesmo posto e de maior antigüidade.  

     

    § 1° O Conselho Especial é constituído para cada processo e dissolvido após conclusão dos seus trabalhos, reunindo-se, novamente, se sobrevier nulidade do processo ou do julgamento, ou diligência determinada pela instância superior.

     

    Art. 24. O Conselho Permanente, uma vez constituído, funcionará durante três meses consecutivos, coincidindo com os trimestres do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdição ser prorrogado nos casos previstos em lei.

     

     

    ----

    O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades.”

  • O Conselho Especial de Justiça julga os oficiais, com exceção dos Oficiais-Generais (que são julgados pelo STM).  É formado por meio de sorteio cada vez que houver um processo cujo réu é um oficial das forças armadas.

     

    O Conselho Permanente de Justiça é formado por sorteio para funcionar durante um trimestre, julga processos cujo réu é um praça ou civil.

  • GABARITO CERTO

    § 1° O Conselho Especial é constituído para cada processo e dissolvido após conclusão dos seus trabalhos, reunindo-se, novamente, se sobrevier nulidade do processo ou do julgamento, ou diligência determinada pela instância superior.

    Art. 24. O Conselho Permanente, uma vez constituído, funcionará durante três meses consecutivos, coincidindo com os trimestres do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdição ser prorrogado nos casos previstos em lei.


ID
271693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

No que se refere aos órgãos de primeira instância da justiça militar,
julgue os itens a seguir.

Em quaisquer circunstâncias, veda-se aos conselhos especiais e permanente de justiça funcionar fora das sedes das respectivas auditorias.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. da LOJM - Os Conselhos Especial e Permanente funcionarão na sede das Auditorias, salvo casos especiais por motivo relevante de ordem pública ou de interesse da Justiça e pelo tempo indispensável, mediante deliberação do  Superior Tribunal Militar
  • Em quaisquer circunstâncias, veda-se aos conselhos especiais e permanente de justiça funcionar fora das sedes das respectivas auditorias.

    cuidado com as palavras categoricas (sempre, apenas, toda a, nunca), pois  na maioria das vezes tornam as questões erradas.

     

  • QUESTÃO ERRADA

     

    Lei 8.457/92

     

    Art. 17. Os Conselhos Especial e Permanente funcionarão na sede das Auditorias, salvo os casos especiais por motivo relevante de ordem técnica pública ou de interesse da Justiça e pelo tempo indispensável, mediante deliberação do Superior Tribunal Militar.

     

     

  • Salvo relevante motivo de ordem técnca pública ou interesse da justiça!


ID
271696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Com relação aos magistrados da justiça militar, julgue os itens a
seguir.

De acordo com disposições legais, não há impedimento de juiz-auditor do STM servir conjuntamente com um primo legítimo que seja membro do Ministério Público Militar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art. 61, caput: "Não podem servir, conjuntamente, os magistrados, membros do Ministério Público e advogados que sejam entre si cônjuges, parentes consangüíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral, até o terceiro grau, e os que tenham vínculo de adoção." (grifo nosso).

    Primo é 4º grau, logo os dois podem servir conjuntamente.
  • Para se ter uma idéia, cunhado estaria impedido e o primo autorizado. Cunhado é considerado 2º grau de parentesco por afinidade. Loucura, né?

  • PRIMO NÃO É PARENTE DE 3º GRAU!! Primo é 4º grau!!!

    PARENTES ATÉ 3º GRAU:
    - mãe /pai
    - tio(a)
    - avô(ó)
    -bisavô(ó)
    - irmã(o)
    - cunhado(a)
    - sobrinho(a)
    - filho(a)
    - neto(a)
    - bisneto(a)


     

  • Primo pode, galera!!

  • Questão correta, pois a vedação é até o 3º grau. Primo é parente de 4º grau, portanto, pode.

  • Questão correta, pois a vedação é até o 3º grau. Primo é parente de 4º grau, portanto, pode.

  • Falou falou e não falou nada.

    A questão falou que é SUSPENSÃO.

    A CF dispõe que é causa de SUSPENSÃO OU PERDA.


ID
271699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Com relação aos magistrados da justiça militar, julgue os itens a
seguir.

Candidato aprovado em concurso para a magistratura da justiça militar dispõe do prazo de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento no órgão oficial, improrrogáveis, para tomar posse.

Alternativas
Comentários
  • Art. 22 - A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial do Estado.
    § 1°. - O prazo para a posse poderá ser prorrogado por mais 30(trinta) dias, a requerimento do interessado.
    § 2°. - O prazo do servidor em férias, licença, ou afastado por qualquer outro motivo legal, será contado do término do impedimento.
    § 3°. - Se a posse não se concretizar dentro do prazo, o ato de provimento será tornado sem efeito.
    § 4°.- No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio, e declaração quanto ao exercício, ou não, de outro cargo, emprego ou função pública.
  • A QUESTÃO RESPONDE-SE COM BASE NA LOJM (LEI 8457/92)

      Art. 40. A posse terá lugar no prazo de trinta dias, contado da publicação do ato de provimento no órgão oficial.

            Parágrafo único. A requerimento do interessado, o prazo previsto neste artigo poderá, a critério do Tribunal ou do seu Presidente, ser prorrogado por igual período.

  • GABARITO: ERRADO

     

    QUESTÃO:

    Candidato aprovado em concurso para a magistratura da justiça militar dispõe do prazo de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento no órgão oficial, improrrogáveis(ERRADO), para tomar posse.

     

    PODE SER PRORROGADO SIM!

     

    DEUS NO COMANDO  SEMPRE...

  • Art. 40. A posse terá lugar no prazo de trinta dias, contado da publicação do ato de provimento no órgão oficial.

            Parágrafo único. A requerimento do interessado, o prazo previsto neste artigo poderá, a critério do Tribunal ou do seu Presidente, ser prorrogado por igual período.

  • Posse: em 30d prorrogáveis por + 30d (critério do Tribunal ou Presidente e se requerido);

    Exercício: em 30d.

     

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    O prazo poderá ser prorrogado por igual período, de acordo com a Lei 8.457/92.

     

    Art. 40. A posse terá lugar no PRAZO DE TRINTA DIAS, contado da publicação do ato de provimento no órgão oficial.

     

    P. Único. A requerimento do interessado, o prazo previsto neste artigo poderá, a critério do Tribunal ou do seu Presidente, ser prorrogado por igual período.

     

     

  • ERRADO

    Art. 40 da lei 8457/1992 - A posse terá lugar no prazo de trinta dias, contado da publicação do ato de provimento no órgão oficial.

    Paragrafo único - A requerimento do interessado, o prazo previsto neste artigo poderá, a critério do Tribunal ou de seu Presidente, ser prorrogado por igual período.


ID
271702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Com relação aos magistrados da justiça militar, julgue os itens a
seguir.

Caso dois oficiais-generais tomem posse, simultaneamente, como ministros do STM, no desempate da antiguidade a ser considerada entre eles, nos novos cargos, deve-se levar em consideração a antiguidade na carreira militar.

Alternativas
Comentários
  • (LOJM)

    Art. 50. A antigüidade do Ministro do Superior Tribunal Militar conta-se a partir da posse.

            Parágrafo único. Em caso de empate, prevalece:

            I - a antigüidade na carreira militar;
    [...]

  • Art. 50. A antigüidade do Ministro do Superior Tribunal Militar conta-se a partir da posse.

            Parágrafo único. Em caso de empate, prevalece:

            I - a antigüidade na carreira militar;

            II - o maior tempo de efetivo exercício em cargo anterior do serviço público federal, prevalecendo, neste caso, o de serviço na Justiça Militar;

            III - a idade, em benefício de quem a tiver maior.

  • Errada pelo Regimento Interno, certa pela Lei. E o enunciado não especifica. 10 % de toda prova da Banca é assim. 

    RI, art. 10§ 2º - A antigüidade dos Ministros no Tribunal é regulada, para todos os efeitos, na seguinte ordem:

    I - a posse;
    II - a nomeação;
    III - o maior tempo de efetivo serviço em cargo anterior no serviço público federal;

    IV - o maior tempo de serviço na Justiça Militar; 

    V - a idade, em benefício do que a tiver maior.

    -----------------------------

    Lei

    Art. 50. A antigüidade do Ministro do Superior Tribunal Militar conta-se a partir da posse.

    Parágrafo único. Em caso de empate, prevalece:

    I - a antigüidade na carreira militar;

    II - o maior tempo de efetivo exercício em cargo anterior do serviço público federal, prevalecendo, neste caso, o de
    serviço na Justiça Militar;

    III - a idade, em benefício de quem a tiver maior.

  • Gabriel Niemczewski,

     

    Ao meu ver, a questão, de acordo com RI, também está correta.

    A questão não afirma, categoricamente, que depois da posse o critério de desempate será a antiguidade na carreira militar. Ela apenas diz que "deve-se levar em consideração a antiguidade na carreira militar."

  • Vamos à questão.

    Caso dois oficiais-generais tomem posse, simultaneamente, como ministros do STM, no desempate da antiguidade a ser considerada entre eles, nos novos cargos, deve-se levar em consideração a antiguidade na carreira militar.

     

    Redação está truncada. Tudo fica mais fácil colocando na ordem direta:

    Caso dois oficiais-generais tomem posse, simultaneamente, como ministros do STM, nos novos cargos, deve-se levar em consideração a antiguidade na carreira militar no desempate da antiguidade a ser considerada entre eles.

     

    Nesse caso, como bem explanou o colega Omar Furtado, a questão (cruelmente) não determinou que esse seria o primeiro requisito de desempate, o que a deixa correta, porque a antiguidade é sim considerada nos dois regramentos: Regimento Interno e LOJM.

    GABARITO: CERTO

     

  • Também!

  • O colega ali falou que de acordo com o regimento a questão também está correta, mas o único momento em que o regimento usa a palavra "militar" ao citar os casos é quando fala "o maior tempo de serviço na Justiça Militar", o que é bem diferente de se tratar de uma carreira militar...

    O CESPE tem que caprichar melhor no enunciado sobre esse ponto específico, ou então é melhor perguntar sobre outra coisa. Já percebi que eles não sabem tratar desse tema nas questões, e a resposta acaba podendo ser qualquer coisa, tirando o critério da idade, que é o único que dá pra escolher objetivamente, por ser o último critério tanto no Regimento quanto na LOJM.


ID
271705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

A respeito dos serviços auxiliares da justiça militar, julgue os itens
a seguir.

Um dos requisitos para que servidor ocupe cargo de segundo nível do grupo-direção e assessoramento superior do quadro da secretaria da correspondente auditoria é ter experiência para o respectivo exercício.

Alternativas
Comentários
  • Errei!

    Questão voltada para letra da Lei (8.467/92)

    Art. 74. O provimento dos cargos de direção e Assessoramento, classificados nos três primeiros níveis do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, do Quadro das Secretarias do Superior Tribunal Militar e das Auditorias, faz-se dentre ocupantes de cargos de nível superior do respectivo quadro, que atendam aos seguintes requisitos:
    a) qualificação específica para área relativa à direção ou assessoramento, mediante graduação em curso de nível superior;
    b) experiência para o respectivo exercício, de acordo com as normas regulamentares expedidas pelo Tribunal.
  • Não entendi o erro da questão. Alguém pode me ajudar, por favor? A lei diz, na alínea "b" do artigo 74, que é necessária "experiência para o respecivo exercício", e a questão diz que este é apenas um dos requisitos, o que para mim está certo.

  • Eu acredito que o erro está em: 

    Um dos requisitos para que servidor ocupe cargo de segundo nível do grupo-direção e assessoramento superior do quadro da secretaria da correspondente auditoria é ter experiência para o respectivo exercício.

     

    Art. 74. O provimento dos cargos de direção e Assessoramento, classificados nos três primeiros níveis do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, do Quadro das Secretarias do Superior Tribunal Militar e das Auditorias, faz-se dentre ocupantes de cargos de nível superior do respectivo quadro, que atendam aos seguintes requisitos:
    a) qualificação específica para área relativa à direção ou assessoramento, mediante graduação em curso de nível superior;
    b) experiência para o respectivo exercício, de acordo com as normas regulamentares expedidas pelo Tribunal.

  • Embora o texto seja exatamente o que está na lei 8457/92, a questão está errada pois a lei 11.416/06 extinguiu os cargos do grupo-direção e assessoramento superior. Agora são apenas os cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 e as funções comissionadas FC-1 a FC-6.

    Segue o referido artigo: Art. 5o  Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as Funções Comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os Cargos em Comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Obs.: Em outra questão sobre o mesmo assunto, o CESPE traz exatamente essa justificativa para ter trocado o gabarito da questão. 

     

  • De acordo com a letra fria da Lei, temos:

     

    Art. 74, b) experiência para o respectivo exercício, de acordo com as normas regulamentares expedidas pelo Tribunal.

     

    Então, TALVEZ, o CESPE tenha considerado o item errado porque faltou essa parte final. Entretanto, como disse o colega Águia Dourada, não existe mais essa classificação Grupo-Direção e Assessoramento Superiores que, diga-se de passagem, era escalonada em 4 níveis. 

  • O erro foi exatamente esse que o(a) colega Águia Dourada apontou, gente.

     

    Pra não gerar mais dúvidas, segue, ipsis litteris, a justificativa do cespe pra alterar o gabarito de C pra E: 

    Segundo a Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006, não há mais Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, e sim Funções Comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6 e Cargos em Comissão, escalonados em CJ-1 a CJ-6. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/1251/stm-2010-justificativa.pdf

     

    Deveria ter anulado, né?

  • aproveitando o ensejo,

    lei 11416, art 4°, § 1o  Cada órgão destinará, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do total das funções comissionadas para serem exercidas por servidores integrantes das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário da União, podendo designar-se para as restantes servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo que não integrem essas carreiras ou que sejam titulares de empregos públicos, observados os requisitos de qualificação e de experiência previstos em regulamento.

  • O CESPE muda o gabarito de questões que utilizaram a classificação "grupos-direção e assessoramento superior" dizendo que esse nome não existe mais, mas em 2013 continuou fazendo questões para Juiz-Auditor usando essa classificação normalmente... assim complica.


ID
271708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

A respeito dos serviços auxiliares da justiça militar, julgue os itens
a seguir.

O presidente do STM tem competência para aplicar pena disciplinar de suspensão a servidor auxiliar da justiça militar da União, contudo, apenas no limite máximo de trinta dias.

Alternativas
Comentários
  • Entendeu eu estar errada devido a isso aqui

    Art. 79. A pena de suspensão, que não excederá, cada vez, a trinta dias, será aplicada em caso de falta grave ou de reincidência.

  • Lei 8457/92:

    Art. 85. Para aplicação de pena disciplinar são competentes:

    a) o Presidente do Superior Tribunal Militar, aos ocupantes de cargos em comissão e aos servidores subordinados a Ministro, mediante representação deste;   

    b) o Ministro-Corregedor e o juiz federal da Justiça Militar, aos servidores que lhes são subordinados;   

    c) o Diretor-Geral, aos servidores do Quadro da Secretaria, não compreendidos na alínea a deste artigo.

    § 1° A pena de suspensão por mais de trinta dias será aplicada pelo Presidente do Superior Tribunal Militar.

  • ERRADO

    Art. 84 parágrafo 1o - A pena de suspensão por mais de trinta dias será aplicada pelo Presidente do Superior Tribunal Militar.


ID
271711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

A respeito dos serviços auxiliares da justiça militar, julgue os itens
a seguir.

Compete aos diretores da Secretaria do STM expedir certidão de pregões e de fixação de editais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. São atribuições do oficial de justiça:

    I - fazer, de acôrdo com a lei processual militar, as citações por mandado, bem como as notificações e intimações de que fôr incumbido, pelo escrivão;

    II - dar contrafé, bem como certidão dos atos e diligências que tiver cumprido;

    III - lavrar autos e efetuar prisões, bem como medida preventiva ou assecuratória que haja sido determinada por Conselho de Justiça ou auditor;

    IV - convocar pessoas idôneas que testemunhem atos de seu ofício, quando a lei o exigir,

    V - executar as ordens do presidente do Conselho de Justiça e do auditor, em matéria de serviço;

    VI - apregoar a abertura e o encerramento das sessões do Conselho de justiça;

    VII - fazer a chamada das partes e testemunhas;

    VIII - passar certidão de pregões e afixação de editais;

    IX - auxiliar o serviço nas Auditorias, pela forma ordenada pelo auditor ou pelo escrivão.

  • Boa Noite

    De acordo com o artigo 81, Vlll- é competência dos Oficiais de Justiça o desempenho destas atribuições.

    Adriano Gomes

  • HÁ 2 ERROS:

     

    Compete aos diretores (OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR) da Secretaria do STM (SECRETARIA DA AUDITORIA) expedir certidão de pregões e de fixação de editais.

     

    Portanto, questão ERRADA.

     

    Lembrando que o OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR deve ser ANALISTA JUDICIÁRIO DA ÁREA JUDICIÁRIA e ganha GAE (35% sobre o vencimento, além da GAJ).

  •  errado: Compete aos diretores da Secretaria do STM expedir certidão de pregões e de fixação de editais

    correto: Compete ao Oficial de Justiça Avaliador expedir certidão de pregões e de fixação de editais.

    .

    Art. 79. São atribuições do Diretor de Secretaria:

            I - ter em boa guarda os autos e papéis a seu cargo e os que, por força de ofício, receber das partes;

            II - conservar a Secretaria em boa ordem e classificar, por espécie, número e ordem cronológica, os autos e papéis a seu cargo, quer os em andamento, quer os arquivados;

            III - escrever em forma legal e de modo legível, ou datilografar, os termos do processo, mandados, precatórios, depoimentos, atas das sessões dos conselhos e demais atos próprios do seu ofício;

            IV - providenciar, com diligência, o cumprimento de decisões ou despachos do juiz, com vistas à notificação ou intimação das partes, testemunhas, ofendido ou acusado, para comparecerem em dia, hora e lugar designados no curso do processo, bem como cumprir quaisquer atos que lhe incumba por dever de ofício;

            V - lavrar procuração apud acta;

            VI - prestar as informações que lhe forem pedidas sobre processos em andamento, salvo quanto a matéria que tramite em segredo de justiça;

            VII fornecer, independentemente de despacho, certidões requeridas pelos interessados, submetendo ao Juiz-Auditor os casos que versarem a matéria referida na parte final do inciso anterior, bem como aqueles passíveis de dúvidas;

            VIII numerar e rubricar as folhas dos autos e quaisquer peças neles juntadas;

            IX providenciar o registro das sentenças e decisões dos Conselhos de Justiça e do Juiz-Auditor;

            X registrar, em livro próprio, os nomes dos réus condenados e a data da condenação, bem como a pena aplicada e o seu      término;

            XI registrar, em ordem cronológica, a entrada de processos e inquéritos, sua distribuição, a remessa a outro juízo ou autoridade, bem como as devoluções ocorridas;

            XII providenciar livros, classificadores, fichas e demais materiais necessários à ordem e a boa guarda dos processos;

            XIII providenciar o expediente administrativo da Secretaria;

            XIV acompanhar o Juiz-Auditor nas diligências de ofício;

            XV fornecer ao Juiz-Auditor, de três em três meses, a relação de inquérito e demais processos que se encontrarem parados na Secretaria;

            XVI - apresentar, até o dia quinze de janeiro de cada ano, relatório das atividades anuais da Secretaria;

            XVII - praticar os atos de que tratam os arts. 20, 21 e 22 desta lei;

            XVIII - distribuir o serviço pelos servidores da secretaria, fiscalizando sua execução e representando ao Juiz-Auditor em caso de irregularidade ou desobediência de ordem.

  • Lucas Fonseca, poderia me passar a fundamentação do Oficial de Justiça Avaliador? Onde ele deve ser Analista Jurídico? onde eu pesquiso mais sobre esse tema; GAE (35% sobre o vencimento, além da GAJ). Obrigado garoto! boa dica a sua.

  • Pedro Henrique > Lei n. 11.416, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006
  • Art. 81. São atribuições do Oficial de Justiça Avaliador: Ver tópico (4 documentos)

    I - funcionar, nos casos indicados em lei como perito oficial na determinação de valores, salvo quando exigidos conhecimentos técnicos especializados; Ver tópico

    II - fazer, de acordo com a lei processual penal militar, as citações por mandado, bem como as notificações e intimações de que for incumbido; Ver tópico

    III - convocar pessoas idôneas para testemunharem atos de seu ofício, quando a lei o exigir; Ver tópico

    IV - dar contrafé e certificar os atos e diligências que houver cumprido; Ver tópico

    V lavrar autos, efetuar prisões, diligências e medidas preventivas ou assecuratórias determinadas por Conselhos de Justiça ou Juiz-Auditor; Ver tópico

    VI apregoar a abertura e o encerramento das sessões do Conselho de Justiça; Ver tópico

    VII fazer a chamada das partes e testemunhas; Ver tópico

    VIII passar a certidão de pregões e de fixação de editais; 

  • ERRADO

    Art. 81, VI Lei 8457/92 - São atribuições do Analista Judiciário, especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal passar certidão de pregões e de fixação de editais.


ID
271717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

Autoridade da justiça militar da União pode consultar, posteriormente, a comissão de ética caso tenha dúvida sobre ato específico da gestão de bens que tenha realizado, para que não incida em desvio ético.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União:

    Art. 10. As alterações relevantes no valor ou na natureza do patrimônio das autoridades deverão ser imediatamente comunicadas à Comissão de Ética da JMU, especialmente quando se tratar de atos de gestão patrimonial que envolvam:
    Ministro Carlos Alberto Marques Soares
    I – transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;
    II – aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; e
    III – alteração substancial do valor por decisão ou política governamental.
    § 1o Em caso de dúvida, a Comissão poderá solicitar informações adicionais e esclarecimentos à autoridade sobre as alterações patrimoniais comunicadas ou conhecidas por outro meio.
    § 2o A autoridade poderá consultar PREVIAMENTE a Comissão de Ética a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar.
    § 3o A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consultas, após conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão.

    Item Errado.
  • desculpa augusto mas se vc poder explicar essa questao de novo ficaria grata
  • Oi tudo bom?

    Então, o X da questão está no termo usado na afirmação, ou seja, PREVIAMENTE não é igual a POSTERIORMENTE, como o disposto na pergunta, entendeu???

    § 2o A autoridade poderá consultar PREVIAMENTE a Comissão de Ética a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar.

    Acabei de errar tbm, mas estudo pra fcc e essa matéria nem lembro mto bem de ter lido, agora vo fik craque haha, espero ter ajudado.
  • § 2o A autoridade poderá consultar PREVIAMENTE a Comissão de Ética a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar.

    gabarito: Errada

  • Resposta: ERRADO

    Justificativa: art. 10, III, parág. 2°.: A autoridade poderá consultar previamente a Comissão de ética a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar.

  • Posteriormente não. Mas PREVIAMENTE!

  • Cespe ama utilizar a palavra "Posterior" kkkkk 
    Faz sentido ter uma duvida e procurar ajuda depois do ato? kkk Não, ou seja tem q ser previamente!

     


ID
271720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

As informações referentes ao patrimônio da autoridade da justiça militar da União devem ser disponibilizadas para consulta pública de qualquer cidadão que assim o desejar. Qualquer restrição nesse sentido caracteriza desvio ético.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União:

    Art. 10. As alterações relevantes no valor ou na natureza do patrimônio das autoridades deverão ser imediatamente comunicadas à Comissão de Ética da JMU, especialmente quando se tratar de atos de gestão patrimonial que envolvam:
    Ministro Carlos Alberto Marques Soares
    I – transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;
    II – aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; e
    III – alteração substancial do valor por decisão ou política governamental.
    § 1o Em caso de dúvida, a Comissão poderá solicitar informações adicionais e esclarecimentos à autoridade sobre as alterações patrimoniais comunicadas ou conhecidas por outro meio.
    § 2o A autoridade poderá consultar PREVIAMENTE a Comissão de Ética a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar.
    § 3o A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consultas, após conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão.

    Item Errado.
  • Se for assim, no caso de Crime contra ordem tributária, onde há informações sigilosas, qualquer cidadão acerca deste assunto poderia se apropriar da documentação para ter ciencia do caso.
    Uma vez que nesta situação hipotetica, as pessoas ficam detidas para nao atrapalharem asinvestigações.

    Justamente como diz comentario de nosso amigo acima, Carater sigiloso. Não esta aberto para qualquer pessoa.
  • Só enfatizando : 
    § 3o A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consultas, após conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão.

    Bons estudos !
  • Art. 10. As alterações relevantes no valor ou na natureza do patrimônio das autoridades deverão ser imediatamente comunicadas à Comissão de Ética da JMU, especialmente quando se tratar de atos de gestão patrimonial que envolvam:

    § 3o A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consultas, após conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão.

  • Repost: ERRADO

    Justificativa: art.10, III, parág. 3°.: A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consutas, após conferidas e respondiada, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderão ser aberto por determinação da Comissão

    art 11.: A Diretoria de Pessoal disponibiizará, em caráter reservado, quando solicitado pela Comissão Especial de Ética, a declaração de bens e rendas da autoridade, visando a prestar esclarecimentos sobre situação patrimonial que, real ou potencialemente, possa suscitar conflito com o interesse público.

  • ERRADO. A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade, as comunicações e consultas, após conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão. 


ID
271726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiça
militar da União.

A comissão de ética deve contar, em sua composição, necessariamente, com um servidor do quadro permanente, designado pelo ministro-presidente.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União


    Art. 20. A Comissão de Ética da JMU será integrada pelo Secretário de Controle Interno, pelo Diretor de Secretaria da Auditoria de Correição e por um servidor do Quadro Permanente do STM, mediante designação do Ministro-Presidente.

    Item correto
  • lei 1171:
    Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.
  • CUIDADO. Questão desatualizada.

    Art. 20. A Comissão de Ética da Justiça Militar da União será composta por três membros e respectivos suplentes, todos servidores efetivos e estáveis, designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofreram punição administrativa, civil ou penal. (Redação dada pela Resolução no 200, de 20 de março de 2014)

  • QUESTÃO DESATUALIZADA - ERRADA.

     

    A composição da Comissão de Ética será de três membros e respectivos suplentes, todos servidores efetivos e estáveis, que serão designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que NUNCA sofreram punição administrativa, civil ou penal. 

  • Questão DESATUALIZADA desde a Resolução nº 200 de 20 de março de 2014.

    Onde ao invés de a comissão de ética contar com um servidor do quadro permanente designado pelo Ministro-Presidente. Far-se-á cumprir por três membros servidores de cargos efetivos com seus respectivos suplentes designado pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofrerão punições civis, penal e administrativa. 

    Segue-se a literalidade:

    Art. 20. A Comissão de Ética da Justiça Militar da União será composta por três membros e respectivos suplentes, todos servidores efetivos e estáveis, designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofreram punição administrativa, civil ou penal.


ID
271729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiça
militar da União.

A presidência da comissão de ética cabe ao secretário de controle interno.

Alternativas
Comentários
  • A presidência da comissão especial de ética cabe ao Secretário de Controle Interno do STM.


    DA COMISSÃO DE ÉTICA E DA COMISSÃO ESPECIAL DE ÉTICA

    Seção I

    DA COMPOSIÇÃO

    Art. 20. A Comissão de Ética da JMU será integrada pelo Secretário de Controle Interno, pelo Diretor de Secretaria da Auditoria de Correição e por um servidor do Quadro Permanente do STM, mediante designação do Ministro-Presidente.

    § 1o O Ministro-Presidente do STM designará os respectivos suplentes dos membros da Comissão, observada a representatividade da Secretaria de Controle Interno e da Auditoria de Correição.

    § 2o Caberá ao Secretário de Controle Interno exercer a presidência da Comissão.

    Item correto
  • O que é Ética:

     

    Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

    Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

    A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferentemente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.

    A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.

     

    ERRADO.

     

    https://www.significados.com.br/etica/

     

     

     

     

  • Houve alteração no texto em 2014: 

    Art. 20. A Comissão de Ética da Justiça Militar da União será composta por três membros e respectivos suplentes, todos servidores efetivos e estáveis, designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofreram punição administrativa, civil ou penal. (Redação
    dada pela Resolução no 200, de 20 de março de 2014)

    § 1o O Presidente da Comissão será indicado pelo Presidente do Tribunal dentre os membros designados. (Redação dada pela Resolução no 200, de 20 de março de 2014)

    § 2o O mandato dos membros da Comissão será de dois anos, permitida a recondução da totalidade de seus membros. (Redação dada pela

     

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

     

     

    Art. 20. A Comissão de Ética da Justiça Militar da União será composta por três membros e respectivos suplentes, todos servidores efetivos e estáveis, designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofreram punição administrativa, civil ou penal. (Redação dada pela Resolução no 200, de 20 de março de 2014)

     

    § 1o O Presidente da Comissão será indicado pelo Presidente do Tribunal dentre os membros designados. (Redação dada pela Resolução no 200, de 20 de março de 2014)

  • Resolução N° 200 de 20/03/2014.

    Art. 20. A Comissão de Ética da JMU será composta por três membros e respectivos suplentestodos servidores efetivos e estáveis, designados pelo Presidente do Tribunal dentre aqueles que nunca sofreram punição administrativa, civil ou penal.

     

    § 1° O Presidente da Comissão será indicado pelo Presidente do Tribunal dentre os membros designados (ou seja, aqueles de que trata o caput do art. 20) 

     

    O Presidente do Tribunal vai designar 3 membros e os seus suplentes (6 pessoas)

    Dessas 6 pessoas o Presidente do Tribunal vai indicar o Presidente da Comissão.

    A resolução deixa clara a abrangência para a escolha dos membros e do Presidente da Comissão, não sendo mais restrito aos cargos que a Resolução 159 de 04/02/2009 previa.

     

    RESUMINDO: os servidores com as características do caput do art. 20 da resolução 200 de 2014 podem ser designados pelo Presidente do Tribunal para compor a Comissão; e dentre os escolhidos será indicado o presidente da comissão.

    Não será necessariamente um Secretário de Controle Interno, um Diretor de Secretaria da Auditoria de Correição e um servidor do Quadro Permanente do STM.

  • Lidiane, se são 3 membros e 3 suplentes e o Presidente do STM indica o Presidente da Comissão dentre os 3 membros, entendo que não é dentre as 6 pessoas, mas somente dentre os 3 "titulares".

  • Essa questão está desatualizada. A presidência será exercida por qualquer dos membros, esse indicado pelo Presidente do Tribunal.

  • COMISSÃO DE ÉTICA:

     

    - 3 membros (efetivos e estáveis) e respectivos suplentes

    - PRESIDENTE - escolhido pelo presidente do tribunal, dentre os 3 membros

     

    COMISSÃO ESPECIAL:

    - PRESIDIDO pelo Ministro vice - presidente

    - 2 ministros escolhidos pelo ministro presidente

     

     


ID
271732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiça
militar da União.

É vedado aos membros da comissão se manifestar publicamente sobre situação específica que possa ser ainda objeto de deliberação na comissão de ética.

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. Os integrantes das Comissões não poderão se manifestar publicamente sobre situação específica que possa vir a ser objeto de deliberação formal do Colegiado.

    Item correto
  • GABARITO: CERTO

    CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO

    Art. 33. Os integrantes das Comissões não poderão se manifestar publicamente sobre situação específica que possa vir a ser objeto de deliberação formal do Colegiado.

  • ARTIGO 33.: Os integrantes das Comissões não poderão se manifestar publicamente sobre situação específica que possa vir a ser objeto de deliberação formal do Colegiado.


ID
271741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Acerca de procedimentos apuratórios da comissão de ética, julgue
os itens subsequentes.

Servidor do STM que cometer desvio ético que se caracterize também como crime estará sujeito, na esfera da comissão de ética, à pena máxima que lhe poderá ser aplicada, a censura.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    QUESTAO:

    Servidor do STM que cometer desvio ético que se caracterize também como crime estará sujeito, na esfera da comissão de ética, à pena máxima que lhe poderá ser aplicada, a censura.


    OU SEJA, NÃO EXCLUI A ESFERA ADMINISTRATIVA E PENAL

  • A única pena que a Comissão de Ética pode dar é a censura. No mais ela deve tomar as seguintes providências, no que
    couber (art 43 do código de ética):
    I – encaminhamento de sugestão de exoneração de cargo em comissão ou dispensa de função comissionada ao Ministro-Presidente ou, conforme o caso, devolução do servidor ao órgão de origem; e
    II – encaminhamento à autoridade competente, quando a conduta apurada for tipificada como infração disciplinar, a fim de que seja provocada a Comissão Permanente Disciplinar, para exame de eventuais transgressões disciplinares.

  • Questão quase repetida. Cespe gosta desse artigo 43. Atenta!

  • GABARITO: CERTA

    A única sanção da comissão de Ética é a CENSURA.

    #JESUS_NOME_MARAVILHOSO

  • RESOLUÇÃO N° 159, de 4 de fevereiro de 2009

    Art. 44. A pena aplicável ao servidor pelas Comissões é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência ao servidor responsabilizado pela falta ética.


ID
271744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Acerca de procedimentos apuratórios da comissão de ética, julgue
os itens subsequentes.

No procedimento apuratório da comissão de ética, devem ser garantidos o contraditório e a ampla defesa ao indiciado.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União.

    Art. 36. Os procedimentos adotados para verificação de descumprimento a este Código serão promovidos, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditório e da ampla defesa, e terão rito sumário.

    Item correto
  • Decreto 6.029/07

    Art. 12.  O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta da Alta Administração Federal e no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal será instaurado, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditório e da ampla defesa, pela Comissão de Ética Pública ou Comissões de Ética de que tratam o incisos II e III do art. 2º, conforme o caso, que notificará o investigado para manifestar-se, por escrito, no prazo de dez dias
  • Questão que me gerou uma certa dúvida devido a palavra indiciado, pois logo já ligo a figura do indiciado no Inquérito Policial, mas no caso citado, a palavra indiciado possui um contexto diferente:

    Sinônimo de indiciado: acusado,criminado,culpado,denunciadoeréu

    no caso, denunciado, daria mais clareza ao texto, pois não há indiciamento em processo apura tório de falta de ética. 

  • Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União

     

    CAPÍTULO IV
    DOS PROCEDIMENTOS APURATÓRIOS

     

    Art. 36. Os procedimentos adotados para verificação de descumprimento a
    este Código serão promovidos, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditório e
    da ampla defesa
    , e terão rito sumário.

  • O contraditório e a ampla defesa está garantido até na Constituição Federal de 1988, portanto, será garantido também tal proteção aos infratores penalizados pelo Código de Ética dos Servidores da JMU. 

     

    Constituição Federal 1988

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

     

     

    Código de Ética dos Servidores da JMU.

    Art. 36. Os procedimentos adotados para verificação de descumprimento a este Código serão promovidos, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditório e da ampla defesa, e terão rito sumário. 

  • artigo 36.: Os prcedimentos adotados para verificação de descumprimento a este Código serão promovidos, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditorio e ampla defesa, e terão rito sumário.

  • lembrando que no inquérito policial não há contraditório muito menos ampla defesa....


ID
271747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Acerca de procedimentos apuratórios da comissão de ética, julgue
os itens subsequentes.

O servidor convocado para prestar informações sobre um desvio ético poderá se recusar a prestá-las, por não se tratar, necessariamente, de uma transgressão legal.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União.


    Art. 41. É irrecusável a prestação de informações por parte de servidor convocado pela Comissão, sob pena de abertura de sindicância ou instauração de processo administrativo disciplinar, nos termos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Item Errado
  • A partir da promulgação do Decreto nº 1.171/1994, que trouxe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, não se pode mais falar que uma transgressão ética não é legal. Afinal, os decretos são normas regulamentadores componentes do ordenamento jurídico brasileiro. Só aí já temos informações suficientes para marcar ‘Errado’ nesta questão, mas, além disto, é dever ético dos servidores relataram os acontecimentos contrários ao interesse público que tenham conhecimento. Encontramos tal conduta, nos desdobramento do dever fundamental do servidor público contido na alínea ‘m’ do inciso XIV do Código de Ética. Vejam: XIV - São deveres fundamentais do servidor público: [...] m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
    Fonte: Profº Henrique Campolina - Ponto dos Concursos
  • Amigos, cuidado, pois o assunto aqui é tratado no Código de Ética da Justiça Militar da União e NÃO nos decretos 1.171 ou 6.029!

  • artigo 41.: é irrecusável  prestação de informações por parte de servidor convocado pela Comissão, sob pena de abertura de sindicância ou instauração de processo administrativo disciplinar, nos termos da lei 8.112 de 11 de novembro de 1990.

  • NAO PODERÁ RECUSAR

  • Lei 8.112 de 11 de novembro de 1990, no seu artigo 41.: é irrecusável  prestação de informações por parte de servidor convocado pela Comissão, sob pena de abertura de sindicância ou instauração de processo administrativo disciplinar.

  • Servidor nenhum pode recusar!!


ID
271750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Acerca de procedimentos apuratórios da comissão de ética, julgue
os itens subsequentes.

Recurso de decisão proferida pela comissão de ética que não seja reconsiderado em até cinco dias deverá ser encaminhado ao presidente do STM.

Alternativas
Comentários
  • Art. 45. O prazo da apuração não excederá quarenta dias, contados da data de instauração do processo, admitida a sua prorrogação por igual período.

    § 1o Das decisões das Comissões cabe recurso, no prazo de dez dias.

    § 2o O recurso será dirigido à Comissão que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará ao Ministro-Presidente do STM.

  • Art. 45. O prazo da apuração não excederá quarenta dias, contados da data de instauração do processo, admitida a sua prorrogação por igual período.

    § 2o O recurso será dirigido à Comissão que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará ao Ministro-Presidente do STM.

     

  • gabarito certo, pois de acordo com o  § 2o O recurso será dirigido à Comissão que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará ao Ministro-Presidente do STM.

  • Prazo de apuração------------->> Não passa de 40 dias. Admitida a prorrogação.

    Dezcisão--------------------> Dez dias para entrar com recurso da dezcisão

    Pedido de RECON5IDERA5ÃO: 5 DIAS. Caso não reconsidere, encaminha ao Ministro do STM

  • GABARITO: CERTA

     

    #JESUS_MARAVILHOSO

  • o fim da questão como só "presidente" e não "ministro-presidente" me fez errar!


ID
322690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de correio eletrônico, do Outlook
2003 e do Internet Explorer 7.

Um firewall pessoal instalado no computador do usuário impede que sua máquina seja infectada por qualquer tipo de vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.
    fonte: wikipédia.com

  • Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.
  • Errado.
    A função do firewall é apenas monitorar o tráfego de entrada e saída no computador.
    Os vírus podem infectar o computador por diferentes formas.
    E mesmo que a questão falasse sobre um software antivírus, ainda estaria incorreto, porque é impossível se proteger de todos os tipos de vírus existentes. Um software antivírus, por mais atualizado que esteja, sempre irá buscar as assinaturas conhecidas.
  • Complementando o comentario do colega:
    O firewall tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e
    impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a
    outra.
    Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou
    remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm
    sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram
    detectar e remover cavalos de tróia e outros tipos de códigos maliciosos,
    barrar programas hostis e verificar e-mails. Avast!, Norton Anti-virus, McAfee
    Security Center, AVG são alguns exemplos de antivírus.
    Obs:É uma forma de reduzir os riscos associados ao fato de o
    computador do usuário estar conectado na Internet.
  • O que se afirma sobre o Firewall, não corresponde a verdade;pois nem uma máquina pode ficar completamente protegida de virus.
  • O firewall é um dos principais dispositivos de segurança em
    uma rede de computadores. Ele realiza a filtragem dos pacotes e,
    então, bloqueia as transmissões não permitidas. Tem como objetivo
    evitar que ameaças provenientes da Internet se espalhem na rede
    interna de um determinado ambiente.
    O firewall atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de
    informações que existem entre elas, procurando se certificar de que
    este tráfego é confiável, de acordo com a política de segurança do site
    acessado. Também pode ser utilizado para atuar entre redes com
    necessidades de segurança distintas.

    Fonte: Ponto dos concursos
  • Errado.
    A função do firewall é apenas monitorar o tráfego de entrada e saída no computador.
    Os vírus podem infectar o computador por diferentes formas.
    E mesmo que a questão falasse sobre um software antivírus, ainda estaria incorreto, porque é impossível se proteger de todos os tipos de vírus existentes. Um software antivírus, por mais atualizado que esteja, sempre irá buscar as assinaturas conhecidas.
  • O Firewall não é anti-vírus, mas pode atuar como um. Monitorando as entradas e saídas de dados entre a máquina e o ambiente externo. Apx
  • Nada impede que sua maquina seja infetada por qualquer tipo de virus, pois mesmo os melhores antivirus nao sao 100% seguros.
  • Errada.

    Firewall não é um antivirus, ele é um software que controla a entrada e saida de dados e o grau de segurança.
  • Nunca podemos afirmar que um computador esta protegido por qualquer tipo de vírus. Se isso cair em prova, pode marca como errado.

  • Firewall pessoal

    [Firewall]

    Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.

    Os programas antimalware, apesar da grande quantidade de funcionalidades, não são capazes de impedir que um atacante tente explorar, via rede, alguma vulnerabilidade existente em seu computador e nem de evitar o acesso não autorizado, caso haja algum backdoor nele instalado8. Devido a isto, além da instalação do antimalware, é necessário que você utilize um firewall pessoal.

    Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:

    • registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
    • bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
    • bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
    • analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
    • evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.

    Alguns sistemas operacionais possuem firewall pessoal integrado. Caso o sistema instalado em seu computador não possua um ou você não queira usá-lo, há diversas opções disponíveis (pagas ou gratuitas). Você também pode optar por um antimalware com funcionalidades de firewall pessoal integradas.

    Cuidados a serem tomados:

    • antes de obter um firewall pessoal, verifique a procedência e certifique-se de que o fabricante é confiável;
    • certifique-se de que o firewall instalado esteja ativo (estado: ativado);
    • configure seu firewall para registrar a maior quantidade de informações possíveis (desta forma, é possível detectar tentativas de invasão ou rastrear as conexões de um invasor).

    As configurações do firewall dependem de cada fabricante. De forma geral, a mais indicada é:

    • liberar todo tráfego de saída do seu computador (ou seja, permitir que seu computador acesse outros computadores e serviços) e;
    • bloquear todo tráfego de entrada ao seu computador (ou seja, impedir que seu computador seja acessado por outros computadores e serviços) e liberar as conexões conforme necessário, de acordo com os programas usados.
  • Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
    Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.
    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores. A ilustração a seguir mostra como um firewall funciona. A seta verde indica a passagem de dados autorizaos pelo firewall; as setas vermelhas indicam tráfego não autorizado.

  • O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno.

  • O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno.

  • Outras questões podem ajudar a entender melhor o conceito de firewall, vejam:

    Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação

    c) Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.

    GABARITO: LETRA "C".

  • CERT

    Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.

    Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:

    registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;

    bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;

    bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;

    analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;

    evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.

  • O firewall é um mecanismo de proteção do computador que procura evitar que o computador seja invadido, ou que ele faça ataques contra outros dispositivos na rede.
    O firewall é um filtro de conexões, que poderá ser um software ou um hardware.
    O firewall não analisa o tráfego nas portas de conexão, não detecta vírus de computador, não remove software malicioso, etc.
    O firewall protege contra ataques de vírus, contra ataques de hackers, contra ataques de worms (vermes), etc.

    Dica:
    - ataques - o firewall protege, porque neutraliza o ataque, bloqueando o acesso à porta de conexão
    - ameaças - o firewall não protege, e o usuário deverá usar ferramentas especializadas, além de ter um comportamento pró-ativo em relação à segurança da informação.

    Gabarito: Errado.
  • Barbaridade, errado, o firewall é um serviço que fica instalado em um servidor de rede específico ou em um equipamento criado para esta função, o firewall não é antivirus, quando um dado é enviado ao enderaço válido de uma rede, este equipamento, funcional como um porteiro, faz várias verificações e quando o dado passa nestas verificações é liberado para entrar na rede. Uma função é identificar as origens dos arquivos mal intencionados.

  • Acredito que o erro da questão esteja na palavra "qualquer tipo de vírus". Nem um antivírus faz isso..

  • Nenhum anti-vírus tem esse poder de bloquear todos os Vírus.

  • Venho do futuro dizer q vc errou uma questão dessa dizendo "que o firewall impede entrada de vírus na rede" e nessa questão você marcou errada, mas gabarito deu correto.... E hoje você ficou na dúvida em qual alternativa marcar, num é mesmo?

  • Um firewall pessoal instalado no computador do usuário impede que sua máquina seja infectada por qualquer tipo de vírus de computador.

    ERRADO

    O porteiro barra a entrada, mas não quer dizer que um estranho não conseguirá entrar, às vezes o porteiro "deixa passar".

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • FIREWALL

    - Não é antivírus

    - Não é anti-spam ,

    - Não é anti-spyware 

    - Não analisa o conteúdo do tráfego.


ID
322711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

É permitido ao servidor do STM manter sob a sua subordinação hierárquica um primo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Súmula Vinculante nº 13 do STF, que deve ser observada por  todos    os    órgãos    públicos,    proíbe    a   contratação    de  parentes    de    autoridades    e    de   funcionários    para   cargos    de  confiança,  de  comissão  e de  função  gratificada  no  serviço público.
    Ademais,    em   razão    da    expressão    “compreendido    o  ajuste  mediante designações  recíprocas”,  veda  o   nepotismo cruzado    (dois 
    agentes  públicos  empregam  familiares  um  do  outro como troca de favor). 
     
    Assim,  passou  a  ser  possível  contestar,  no  próprio  STF,  por meio de  reclamação, a  contratação de parentes até o  terceiro grau,     consangüíneos     ou     por     afinidade  (filhos, netos, bisnetos,  irmãos,  tios,  sobrinhos,  sogro  e  sogra, genro  e  nora,    cunhado    e    cunhada)   para  cargos  da  
    administração pública   direta  e  indireta  no   Judiciário,  no   Executivo  e  no  Legislativo  de todos os níveis da federação (U, E, DF e M).
  • Observem PRIMO é parente de QUARTO GRAU.
  • Certo

    É permitido, mas não deveria ser...
  • E qual é a justificativa de ser permitido????
  • É permitido porque PRIMO é um parente de 4 º grau. O grau de parentesco, neste caso, é estabelecido mediante um ancestral em comum, logo:
    Servidor --> Pai/Mãe = 1º grau
    Pai/Mãe --> Avô/Avó = 2º grau
    Avô/Avó --> tio/tia = 3º grau
    Tio/tia --> PRIMO = 4º grau

    Dessa forma, como o STF se pronunciou apenas sobre a subordinação direta de parentes até o 3º GRAU, os primos não são vetados.
  • Fiquei em dúvida quanto ao grau de parentesco do primo. Não seria de 3º grau? Pensei assim:
    Se meu irmão é meu parente de 1º grau (assim como meu pai), o irmão de meu pai (meu tio) é parente de 1º grau de meu pai (e de 2º grau meu), isso faz meu primo ser meu parente de 3º grau.
    Se for pensar como o colega acima demonstrou pela figura (grau de ascendência), o meu irmão seria meu parente de 2º grau.
    É isso ou entendi errado? Se alguém puder me explicar melhor, agradeço.
  • Eu vou te explicar: Primo = 4° Grau. Decore isso, ganhe pontos na prova, seja aprovado.
  • SÚMULA VINCULANTE Nº 13  

    A NOMEAÇÃO DE CÔNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, ATÉ O TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE, DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURÍDICA INVESTIDO EM CARGO DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO OU DE CONFIANÇA OU, AINDA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAÇÕES RECÍPROCAS, VIOLA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
  • Daniel, seu irmão é sim parente de 2º grau. 
    É meio complicado explicar como eu aprendi, mas vou tentar.
    A manha é você procurar o ancestral em comum, depois traçar uma "linha" de você até o ancestral e depois do ancestral até a pessoa em questão.


    Por exemplo:

    Pra você "chegar" ao seu primo, primeiro você tem que encontrar um parente em comum entre vocês, que seria o avô.

    Seu pai é parente de 1º grau. Seu avô, 2º grau. Logo, seu tio é 3º grau e o seu primo 4º.

  • tenho primos que considero como irmãos, assim acredito que muitos de vcs tenham!
    como disse o klauss, não deveria..
  • Gente, a súmula vinculante nº 13 se refere aos cargos comissionados de natureza administrativa! Ou seja, para ministros de estado ou assessores de Estado (cargos de natureza POLÍTICA), é permitido sim o exercício de parentes, independentemente de grau!

    Mas o ponto principal da questão não é nem esse.

    É claro que um servidor pode ter um primo, irmão, filho, pai, amante, QUALQUER pessoa subordinada a ele, contanto que essa pessoa tenha sido admitida por meio de concurso!
  • Codigo de ética

    Art. 7o É vedado ao servidor da Justiça Militar da União:

    XV – manter sob subordinação hierárquica cônjuge ou parente, em linha reta ou colateral, até o 3o grau.


  • Bem pensado. E se o meu primo for também concursado. Não há que se falar nesta vedação. Visto o mesmo também ter entrado pela porta da frete igual aos demais. 

    E outra, primo é parente de 4o grau, a súmula vinculante 13 só se aplica até o terceiro grau, subrinho por exemplo.

    Gab certo

  • CORRETO: 

     

    Certo.

     

    Primo é parente de 4º grau.

    Código de ética Art. 7º É vedado ao servidor da Justiça Militar da União:

    XV – manter sob subordinação hierárquica cônjuge ou parente, em linha reta ou colateral, até o 3º grau.

     

     

     

     

  • PRIMO É 4º GRAU

    GAB: CERTO

  • A presente questão trabalha, claramente, com o teor da Súmula Vinculante n.º 13 do STF, que assim dispõe:

    "A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."

    Há que se aferir, pois, qual o grau de parentesco mantido em relação a um primo, em ordem a averiguar se incide, ou não, a vedação contida no aludido verbete sumular de nossa Suprema Corte.

    Trata-se de matéria que, a rigor, envolve conhecimentos de Direito Civil, razão pela qual não iremos nos aprofundar no tema. Grosso modo, a aferição do grau de parentesco pressupõe que se regrida até o parente comum mais próximo, que, no caso, corresponde aos avós, sendo que, para cada geração, computa-se um grau. Então, primeiro, volta-se ao pai/mãe (1 grau), em seguida, chega-se aos avós (2 graus); após, passa-se ao tio/tia (3 graus), para, enfim, chegar-se ao primo/prima (4 graus).

    De tal maneira, a hipótese seria de parente de 4º grau, razão pela qual não se aplica a vedação de que trata a Súmula Vinculante 13 do STF.

    Correta, pois, a assertiva sob exame.


    Gabarito do professor: CERTO

  • NÃO PODE:

    LINHA RETA = FILHO, NETO, BISNETO

    LINHA COLATERAL = IRMÃO, TIO, SOBRINHO

     

  • pai/mãe ------------->(1 grau),

     avós ---------------->(2 graus);

     tio/tia ---------------> (3 graus)

     primo/prima -----> (4 graus). 

  • A restrição é até o terceiro grau. Primos correspondem ao quarto grau, portanto, não tem problema nenhum mantê-lo sob subordinação.

  • Gente, é questão que trata do Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, tá? O art. 7º, inciso XV, do referido Código é bem claro:

     

    Art. 7o É vedado ao servidor da Justiça Militar da União:

    XV – manter sob subordinação hierárquica cônjuge ou parente, em linha reta ou colateral, até o 3o grau.

     

    Inclusive caiu uma questão bem parecida na prova de técnico, mas falava em tio (tio é parente de 3º grau, então é vedado).

     

    O cespe gosta muito de abordar o parentesco (já vi em provas de outros órgãos).

    Pra quem tem dificuldade de fixar, fica uma tentativa de esquematização:

     

     Avô ()

        |            \

     Pai ()       Tio ()

        |                  | 

       Eu            Primo ()

     

    Veja que, pra o Código da JMU, pai, avô e tio não podem ficar subordinados a você, servidor da JMU. Já seu primo, parente de 4º, pode.

     

    E seu irmão e sobrinho, p.ex., seriam parentes de que grau? Aí você sobe menos:

     

     Pai ()

        |          \

       Eu         Irmão (2º)

                          |

                    Sobrinho (3º)

  • Só para colaborar mais um pouco, a Súmula 13 do STF foi que espedificou este limite, parentes até o 3 grau, e primo é 4 grau.

  • É só lembrar daquele dito popular: primo não é parente!! 

  • Primo é parente de 4º grau.

    Complementando, de acordo com a lei 8.112, é PROIBIDO: 

            VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    Recomendo a leitura desse artigo que fala mais sobre esse assunto de manter parentes sob chefia

    https://jus.com.br/duvidas/323626/marido-como-chefe-imediato-da-esposa

  • XV - manter sob subordinação hierárquica cônjuge ou parente, em linha reta ou colateral, até o 3° grau. Código de ética diz que é até terceiro grau.


ID
322714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos
Servidores da Justiça Militar da União.

A ausência de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento ético.

Alternativas
Comentários
  • D1171

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. 
  • A questão está errada pois afirma que a ausência de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento ético, teria que ser a presença.
     te  ,..
  • O DECRETO 1.171, ISTO É, O CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO CIVL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL, REZA QUE:

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    VAMOS ESQUEMATIZAR, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTOS DOS COLEGAS, HAJA VISTA QUE O LEMA  É SEMPRE AJUDAR O PRÓXIMO!


    em regra, a publicidade de qualquer ato administrativo -> requisito de EFICÁCIA E MORALIDADE  E SUA OMISSÃO GERA COMPROMETIMENTO ÉTICO CONTRA O BEM COMUM.. ATENÇÃO! -> NÃO É REQUISITO DE VALIDADE,

    MUITO CUIDADO COM ESSA PEGADINHA! E Sim como fora dito, requisito de eficácia e moralidade.


    EXCEÇÃO, QUANDO COMPROMETER: -> A SEGURANÇA NACIONAL
                                                                             -> INVESTIGAÇÕES POLICIAIS
                                                                            -> INTERESSE SUPERIOR DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    -> CONFORME AS EXCEÇÕES SUPRACITADAS, PODERÁ HAVER RESTRIÇÃO A PUBLICIDADE E SUA OMISSÃO NÃO GERARÁ NECESSARIAMENTE COMPROMETIMENTO ÉTICO CONTRA O BEM COMUM


    POR CONSEGUINTE A ASSERTIVA  "A ausência de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento ético.
    ( COMPLETAMENTE ERRADA)    ERRADA A QUESTÃO. UM PEGADINHA HEHEHHEHEHEHEH
  • A ausência de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento ético.

    Acredito que o erro esteja presente no necessariamente, pois ausência de  publicidade em casos que  coloquem em risco a segurança e a intimidade não são  vedados.
  • Art. 4o  Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético. 
  • publicidade nessa questão está no sentido de publicar!
    achei que fosse de marketing!
    pegadinhas
  • acredito que o erro esteja em "NECESSARIAMENTE"....
  • GABARITO: ERRADO

    Apareceu uma palavra restritiva com termos como "sempre", "nunca", "apenas", "somente" e por aí vai significa dizer que existe uma probabilidade gigantesca da assertiva estar errada, principalmente em provas do Cespe. Fica a dica!

    Aqui vemos uma pegadinha básica e clássica: O princípio da publicidade tem algumas exceções, como assuntos de segurança nacional. Assim, não é, necessariamente antiético deixar de tornar público um ato administrativo.


    FÉ, FORÇA e FOCO na missão!

    AVANTE, COLEGAS!

    :)

  • Embora a regra geral, em todos os segmentos da Administração Pública, consista na observância da publicidade dos atos administrativos, o que atende ao dever de transparência e à necessidade de proporcionar mecanismos de controle da atuação dos governantes, é sabido que tal regra comporta exceções, como, aliás, prevê o próprio texto constitucional.

    A propósito, assim preceitua o art. 5º, XXXIII, CRFB/88:

    "XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;"

    E, como o próprio enunciado da questão fixou, o Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, que deveria ser considerado para a resposta da questão, não destoa da aludida previsão constitucional, como se depreende do teor de seu art. 4º, abaixo reproduzido:

    "Art. 4o Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético."

    Como se vê, a regra da publicidade admite exceções, razão pela qual está errado aduzir que sua ausência implica, necessariamente, comprometimento ético, o que não ocorrerá, justamente, se presente uma das exceções constitucionais ou legais previstas em nosso ordenamento jurídico.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Art. 4o  Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético.


  • A questão não é conforme o Decreto 1.171 e sim de acordo com o Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.

     

     


    Art. 4º Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético. 

    Portanto o Gabarito: Errado.

     

     


    #força#foco#fé
    "Para obter algo que nunca teve, você precisa fazer algo que nunca fez."

  • Codigo de ética do Servidor da Justiça Militar da União.

    Art. 4o Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético.

  • Art. 4º Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos
    constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissao comprometimento
    ético. 

    Observa que não fala nada de necessariatmente, por isso a questão está errada.

    Essa banca é terrível, mas vamos pra cima dela !!!

  • Está errado porque não disse sobre sua omissão

  • CAPÍTULO II

    DAS NORMAS DE CONDUTA ÉTICA

    SEÇÃO I DAS REGRAS GERAIS

    Art. 4o Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético.

    Veja que o artigo não diz que a omissão não caracteriza NECESSARIAMENTE comprometimento ético.

  • O erro da questão está na informação "necessariamente" que siginifica impreterivelmente, absolutamente, infalivelmente, forçosamente, obrigatoriamente, fatalmente, inevitavelmente, imperiosamente, indispensavelmente.

    Há casos em que não é obrigatório publicação: EXCEÇÃO, QUANDO COMPROMETER: -> A SEGURANÇA NACIONAL
                                                                             -> INVESTIGAÇÕES POLICIAIS
                                                                            -> INTERESSE SUPERIOR DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • Art. 4o Salvo os casos previstos em lei, a publicidade dos atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético!!
     

  • "VII - SALVO os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. "

     

    Nem todos os atos devem/podem ser divulgados em razão das questões descritas acima!


ID
322720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiça
militar da União.

Membro da comissão de ética que venha a ser indiciado civilmente deverá ser automaticamente excluído da comissão.

Alternativas
Comentários
  • Do Código de Ética da Justiça Militar da União:

    Art. 21. Ficará suspenso das atividades da Comissão, até a conclusão do processo, o servidor que vier a ser indiciado civil, penal ou administrativamente.

    Parágrafo único. Caso o servidor venha a ser responsabilizado, será automaticamente excluído da Comissão.

    Item Errado.
  • Errado

    Pelo instituto da presunção de inocência, não há que se falar em requisito de culpabilidade "automática". Isso serve para as mais variadas ações dentro do âmbito da Administração Pública, relações trabalhistas, éticas, penais e processuais de modo geral.
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: todas, automaticamente, depende, suficiente, exclusivamente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, apenas  etc...

    Bons estudos!!!!
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: todas, automaticamente, depende, suficiente, exclusivamente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, apenas  etc...

    Bons estudos!!!!
  • Pessoal,

    a lei garante a "ampla defesa e o contraditório", por isso não tem como ser "automático" (até que seja julgaido o caso demora algum tempo)

    Obrigada


  • Em alguns momentos o contraditório e a ampla defesa não são suficientes para cravar que uma pessoa é culpada ou não, tendo em vista o grande número de erros da justiça. 
    FORÇA NOS ESTUDOS.
  • Resposta Errada  A questão diz indiciado e não julgado e nem culpado, de maneira alguma eles poderão excluí-lo da comissão de ética. A não ser que ele tenha sido julgado e culpado.
  • Resposta Errada  A questão diz indiciado e não julgado e nem culpado, de maneira alguma eles poderão excluí-lo da comissão de ética. A não ser que ele venha a ser julgado e culpado
  • O tema cobrado na presente questão encontra-se disciplinado no bojo do art. 21 do Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, que abaixo reproduzo:

    "Art. 21.Ficará suspenso das atividades da Comissão, até a conclusão do processo, o servidor que vier a ser indiciado civil, penal ou administrativamente.

    Parágrafo único. Caso o servidor venha a ser responsabilizado, será automaticamente excluído da Comissão."


    Da leitura de tal preceito normativo, fica claro que a exclusão automática não resulta do mero indiciamento civil do servidor, mas sim de sua efetiva responsabilização, tal como estabelece o parágrafo único do citado dispositivo.

    Com efeito, em caso de indiciamento, aplica-se a norma do caput, vale dizer, a consequência corresponde à suspensão das atividades da Comissão, e não à exclusão imediata do servidor.

    Equivocada, portanto, a assertiva ora analisada.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Errado.

     

    Art. 21. Ficará suspenso das atividades da Comissão, até a conclusão do processo, o servidor que vier a ser indiciado civil, penal ou administrativamente.Parágrafo único. Caso o servidor venha a ser responsabilizado, será automaticamente excluído da Comissão.

  • Bom dia

    1º Não poderão participar da composição da comissão, servidores que estejam respondendo a processocivil, penal ou administrativo -

    (Artigo 20, parágrafo, 3º do código de ética da JMU)

    2º ficará suspenso das atividades na comissão até a conclusão do processo, servidor que vier a ser indiciado civil, penal ou administrativamente. (Artigo 21 do código de ética da JMU)

    3º caso o servidor venha a se responsabilizado será automaticamente excluído da comissão de ética. (Parágrafo único do artigo 21 do código de ética da JMU).

     

    Bons estudos galera!!!

  • Se o membro for INDICIADO este ficará SUSPENSO, entretanto, caso o membro seja RESPONSABILIZADO ficará EXCLUÍDO da Comissão. 

  • IIINDICIADO -> SUSPENSIII DA COMISSÃO

    RESPONSABILIZADOOO -> EXCLUÍDOOO DA COMISSÃO

  • Será SUSPENSO ATÉ QUE SE CONCLUA o processo. Agora, se ele for RESPONSABILIZADO, aí sim será EXCLUÍDO da comissão!! 

    Lembrando: indiciado CIVIL, PENAL ou ADM !!!