SóProvas



Prova CESPE - 2013 - MPU - Analista - Enfermagem


ID
1426279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere às teorias e ao processo de enfermagem, bem como às taxonomias de diagnósticos de enfermagem, julgue o item a seguir.

A North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) descreve os diagnósticos potenciais de enfermagem usando o título, a definição e as características definidoras da doença, ou seja, os sinais, sintomas e fatores relacionados com a causa da doença observados na fase de coleta de dados.

Alternativas
Comentários
  • A North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) descreve os diagnósticos potenciais de enfermagem usando o título, a definição e as características definidoras da doença, ou seja, os sinais, sintomas e fatores relacionados com a causa da doença observados na fase de coleta de dados.

    Os diagnósticos de enfermagem são julgamentos clínicos sobre as resposta do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para se alcançarem resultados pelos quais a enfermeira é responsável.

    O diagnóstico de enfermagem é definido como “um julgamento clínico das experiências/respostas de um indivíduo, família, grupo ou comunidade a problemas de saúde/processos de vida reais ou potenciais.

    Diagnosticos de risco ou potenciais: descrevem resposta humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um individuo, uma familia ou uma comunidade vulneráveis. É sustentado por fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada.

    Os diagnósticos de risco não contem características definidoras, pois, se tais características existissem, seriam problemas reais ou atuais, e não apenas o risco de elas aparecerem.

    Componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem de risco:

    Titulo diagnóstico; Definição; Fator de Risco (ou Relacionado)


  • Diagnósticos de risco ou potencial: apresenta fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada. É composto por título diagnóstico e fatores de risco. NÃO TEM CARACTERISTICAS DEFINIDORAS- SINAIS E SINTOMAS.

  • Diagnóstico Potencial ou de Risco: possui título + fatores de risco.
  • A questão está errada, já que diagnósticos potenciais ou de risco de enfermagem são descritos usando o título, a definição e os fatores de risco, ou seja, fatores que representam a suscetibilidade do indivíduo a ter determinado diagnóstico.


ID
1426282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere às teorias e ao processo de enfermagem, bem como às taxonomias de diagnósticos de enfermagem, julgue o item a seguir.

A elaboração do diagnóstico, segunda etapa do processo de enfermagem, é realizada por meio da análise, do agrupamento e da síntese dos dados coletados na primeira fase.

Alternativas
Comentários
  • Definição das Etapas do Processo de Enfermagem

    Histórico - a coleta sistemática de dados para determinar o estado de saúde do cliente e identificar quaisquer problema de saúde reais ou potenciais.

    Diagnóstico – problemas de saúde reais ou potenciais que podem ser controlados por intervenções de enfermagem independentes.

    Planejamento – criação de metas e de um plano de cuidado destinado a ajudar o cliente a resolver os problemas diagnosticados e a alcançar as metas identificadas.

    Implementação – colocação de execução do plano de cuidado por meio de intervenções de enfermagem.

    Avaliação – determinação das reações do cliente às intervenções de enfermagem


ID
1426285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere às teorias e ao processo de enfermagem, bem como às taxonomias de diagnósticos de enfermagem, julgue o item a seguir.

O exame físico e a entrevista fazem parte da primeira etapa do processo de enfermagem e são classificados, respectivamente, como dados objetivos e dados subjetivos.

Alternativas
Comentários
  • A investigação (histórico de enfermagem) é a primeira fase do processo de enfermagem, ou seja, é o primeiro passo para a determinação do estado de saúde do cliente.

    Consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do cliente, da família e da comunidade (definidos de acordo com a teoria de enfermagem utilizada como marco conceitual), com o proposito de identificar as necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas desse cliente. Portanto, torna-se imprescindível que as informações coletadas sejam o mais precisas e fidedignas possível, para que o perfil de saúde ou de doença do cliente seja estabelecido.

    Na investigação você realiza a coleta de dados e examina informações sobre a situação de saúde, buscando evidencias de funcionamento anormal ou fatores de risco que possam estar contribuindo para os problemas de saúde.

    Os dados diretos são aqueles coletados diretamente do cliente, por meio da anamnese e do exame físico.

    Os dados indiretos são aqueles obtidos por outras fontes como, por exemplo familiares ou amigos, prontuários de saúde, registros de outros profissionais da equipe multidisciplinar, resultados de exames laboratoriais, entre outras fontes.

    Os dados são classificados em duas categorias: Objetivos ( o que é observável) e subjetivos (o que a pessoa afirma).

    Esses dados são indicações que possibilitam um julgamento ou uma inferência sobre a existência ou não de um problema.

  • Segundo a resolução Cofen 358/2009 O Processo de Enfermagem é composto pela Coleta de Dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem. Portanto a primeira fase do processo de enfermagem é composta pela coleta de de dados que é obtida pela anamnese (entrevista) e exame físico. Os dados objetivos são os sinais observados pelo enfermeiro durante o exame físico. Os dados subjetivos são os sintomas, informações dadas verbalmente pelo cliente, não diretamente observáveis pelo profissional. A história é combinada aos dados objetivos do exame físico e dos exames laboratoriais para constituir uma base de dados. Os dados são usados para formar um julgamento ou identificar um diagnóstico sobre o estado de saúde do indivíduo. A anamnese subsequente oferece um quadro completo da saúde atual e pregressa do indivíduo. Descreve a pessoa como um todo e a forma como ela interage com o ambiente. Registra pontos fortes da saúde e a capacidade de enfrentamento. Ou seja, o exame físico e a entrevista fazem parte da primeira etapa do processo de enfermagem e são classificados, respectivamente, como dados objetivos e dados subjetivos. Resposta CERTO Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Resp: CORRETA.

    É no histórico de enfermagem que se aplica a anamnese e o exame físico. 

    Ref. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200021

    A coleta de dados pode ser realizada de maneira direta e indireta. Os dados diretos são aqueles coletados diretamente do cliente, através da anamnese e exame físico e os dados indiretos são aqueles obtidos por outras fontes, como, pelos acompanhantes, prontuários, resultados de exames laboratoriais. Já os dados podem ser classificados em objetivos e subjetivos. Os dados objetivos são aqueles que são observados pelo enfermeiro, como freqüência respiratória, e dados subjetivos são aqueles falados pelo cliente, como ansiedade, medo.

     

    Ref. http://www.hsp.epm.br/denf/NIEn/enfermagemposanestesica/seap/etapas/historico_enfermagem.html


ID
1426288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Prevê-se a instalação dos centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPS-ad) em cidades com mais de 200 mil habitantes localizadas em regiões usadas como rotas de tráfico de drogas.

Alternativas
Comentários
  • E - CAPSad – Serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com capacidade operacional para atendimento em municípios com população superior a 70.000.

  • Gabarito: Errado.

     

    Complementando

     

     

    CAPs I: Atende pacientes com transtornos graves e persistentes e uma população maior que 20 mil habitantes.

    Funcionada 5 dias na semana de 8 às 18 horas. 

     

    CAPs II: Atende uma população maior que 70 mil habitantes. Funciona 5 dias na semana até às 21 horas. Atende pacientes dependentes de drogas.

     

    CAPs III: atende a uma população superior a 200 mil habitantes. Funciona todos os dias da semana 24 horas por dia.

     

    CAPS i: Atende criança + adolescentes. A uma população superior a 150 mil habitantes, 5 dias na semana até as 21 horas.

     

    CAPS ad: Atende a uma população superior a 70 mil habitantes, e a pacientes que fazem uso de drogas. Funciona 5 dias na semana até as 21h.

     

  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

  • tem uma outra modalidade: CAPS IV- 500 mil habitantes.


ID
1426291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Com a reforma psiquiátrica no Brasil, passou a ser recomendado que o indivíduo com transtorno psiquiátrico em fase aguda ou crônica recebesse atendimento em hospitais especializados de psiquiatria, o que implicou a abertura de novas unidades especializadas nesse tipo de serviço, bem como o aumento do número de leitos para atender a essa demanda.

Alternativas
Comentários
  • A Política de Saúde Mental no Brasil promove a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Além disso, essa política visa à constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental no seu território, a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos e, ainda, ações que permitam a reabilitação psicossocial por meio da inserção pelo trabalho, da cultura e do lazer.
  • Complementando a resposta da Cláudia...

    E - Aprofundando as estratégias já estabelecidas para a redução de leitos em hospitais psiquiátricos e para o incremento dos serviços extra-hospitalares, o Ministério da Saúde aprova em 2004 o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar no SUS (PRH). A principal estratégia do Programa é promover a redução progressiva e pactuada de leitos a partir dos macrohospitais (acima de 600 leitos, muitas vezes hospitais-cidade, com mais de mil leitos) e hospitais de grande porte (com 240 a 600 leitos psiquiátricos).


ID
1426294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

As estratégias para comunicação terapêutica entre o profissional de enfermagem e o paciente com transtorno mental incluem o aconselhamento, que deve ser realizado de forma detalhada e direcionada à execução de atividades gerais e resolução de problemas, uma vez que a doença mental é considerada incapacitante.

Alternativas
Comentários
  • E-  acredito que nem todas as doenças mentais são incapacitantes, como mostra: das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).  No entanto, há um estigma com relação as doenças mentais, como mostra o artigo cientifico " A visita domicilir poderia também tornar-se um instrumento de ensino para estudantes de graduação, ampliando a visão do estudante sobre as possibilidades de atuação do enfermeiro psiquiátrico. A aproximação do estudante com o ambiente do doente mental facilita também romper com o estigma associado à doença mental como algo incapacitante (LABATE, R. C; GALERA, S. A. F; AVANCI, R. C; 2004). Dessa forma, deduzi minha resposta!

  • pensei igual você Amanda


ID
1426297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A assistência de enfermagem ao indivíduo com depressão deve visar à proteção da sua vida, uma vez que o quadro gerado pela depressão pode resultar em suicídio.

Alternativas

ID
1426300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à assistência ao indivíduo idoso, julgue o item que se segue.

Idosos com incontinência urinária de esforço, que perdem urina ao tossir, rir ou espirrar, devem realizar exercícios direcionados ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Alternativas
Comentários
  • Exercícíos de Kegel


ID
1426303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à assistência ao indivíduo idoso, julgue o item que se segue.

A realização regular de exercícios, a adequada exposição ao sol e o consumo de chás sem cafeína antes de dormir, orientações conhecidas como higiene do sono, podem favorecer a qualidade do sono de pessoas idosas.

Alternativas
Comentários
  • C -  de acordo com a Associação Brasileira do Sono (http://www.absono.com.br/leigos/a-higiene-do-sono/).

     Recomenda-se a prática regular de exercícios físicos, sempre pelo menos 6 horas antes do horário principal de sono. Outro fator importante é a exposição à luz solar. Sabe-se que a luz é o principal sincronizador do relógio biológico humano. A propósito, todos têm um relógio biológico que se localiza numa estrutura do cérebro chamada de hipotálamo, e claro, a alimentação também pode afetar o ciclo sono-vigília.  Evitar agentes estimulantes com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes e nicotina), refeições pesadas e excesso de líquidos antes de deitar é interesante. Um lanche leve antes de dormir, rico em carboidratos pode auxiliar. 

  • Chá antes de dormir para facilitar o sono? Não seria EVITAR? Para dormir melhor precisa-se diminuir líquidos.

    Que acham? Essa também fiquei em dúvida.


ID
1426306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos procedimentos técnicos realizados pelo profissional de enfermagem, julgue o item seguinte.

É importante a função do profissional de enfermagem no monitoramento do dreno pós-cirúrgico, uma vez que as características da secreção podem indicar melhora ou piora do processo de recuperação do paciente.

Alternativas

ID
1426309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos procedimentos técnicos realizados pelo profissional de enfermagem, julgue o item seguinte.

Fricção e cisalhamento, problemas que frequentemente acometem indivíduos com disfunções cardiocirculatórias, podem ser prevenidas posicionando-se o paciente em decúbito dorsal, com a cabeceira elevada a 90°.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: errado

    A tolerância tecidual é influenciada por vários fatores:

    Cisalhamento - é causado pela combinação da gravidade e fricção. Exerce uma força paralela à pele e resulta da gravidade que empurra o corpo para baixo e da fricção ou resistência entre o paciente e a superfície de suporte. Quando a cabeceira da cama é elevada, a pele adere-se ao leito mas o esqueleto empurra o corpo para baixo. Os vasos sanguíneos são esticados ou acotovelados dificultando ou interrompendo o fluxo sanguíneo. O cisalhamento causa a maior parte do dano observado nas úlceras de pressão.


    Fricção - Se sua ação for isolada, a sua capacidade de danos está restrita a epiderme e derme. Resulta em uma lesão semelhante a uma queimadura leve. Ocorre com maior freqüência em pacientes agitados. A forma mais grave de dano por fricção ocorre associada ao cisalhamento.


    Umidade - altera a resistência da epiderme para forças externas.


    Déficit nutricional - a alteração da nutrição pode afetar o desenvolvimento da úlcera de pressão pois a hipoalbuminemia altera a pressão oncótica e causa a formação de edema. A difusão de oxigênio no tecido edemaciado fica comprometida. Há uma diminuição da resistência a infecção devido ao efeito no sistema imunológico. A anemia também afeta o transporte de oxigênio. As deficiências de vitaminas A, C e E também podem contribuir para o desenvolvimento da úlcera de pressão devido ao papel que estas vitaminas tem na síntese do colágeno, imunidade e integridade epitelial.

    fonte: http://www2.eerp.usp.br/site/grupos/feridascronicas/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=30

  • E - Fricção e cisalhamento são os maiores fatores causais de lesões por pressão e sua prevenção é feita através da mudança de decúbito constante, de 2 em 2 horas, além de proteção das proeminências ósseas.

  • caramba o qc antes era zika!!!

  • Digaí. Facilitaria muito se ainda pudesse imagem e vídeo

  • Que comentário top. Poderiam deixar anexar imagens aos comentários.

  • O bixo era brabo !!!

  • O problema é que acabava quebrando o layout do site, principalmente na versão mobile e app. Apenas texto é limitado, mas continua sendo a melhor alternativa (mais limpa).

  • qc raiz


ID
1426312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos procedimentos técnicos realizados pelo profissional de enfermagem, julgue o item seguinte.

O uso de cobertura do tipo hidrocoloide é recomendado para feridas exsudativas e lesões com tecido de esfacelo, pois, dada a característica absortiva dessa cobertura, impede a maceração de tecidos na área perilesional.

Alternativas
Comentários
  • HIDROCOLOIDE INDICAÇÕES:

    1. Feridas limpas, com média e pequena quantidade de exsudato;

    2. Prevenção de úlceras de pressão;

    3. Queimaduras de segundo grau.

    4. Coberturas de incisões, suturas cirúrgicas e na fixação de tubos e drenos poderão ser utilizados hidrocolóides de espessura extrafina;

    5. Feridas cavitárias podem ser utilizados hidrocolóides em forma de pasta ou grânulos.

    GABARITO: errado


    fonte: http://www.feridologo.com.br/curhidrocoloide.htm

  • Hidrocolóide

     

    As coberturas de hidrocolódes, dentre os tipos de curativos, são aqueles indicados para feridas com pouca exsudação, podendo ficar até 7 dias. São impermeáveis á água e micro-organismos pois isolam o leito da ferida do meio externo. Além disso, evitam o ressecamento, a perda de calor e mantém o meio úmido, fatores ideiais para a migração de células que irão promover a cicatrização da ferida.

     

    http://www.enfermagemesquematizada.com.br/tipos-de-curativos/

     

     

  • Os Curativo com Hidrocolóides apresentam uma camada externa de espuma de poliuretano e outra interna composta de gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica. Estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico. Acelera o processo de granulação tecidual. É indicada para feridas abertas não infectadas, com leve a moderada exsudação, para prevenção ou tratamento de úlceras de pressão não infectadas.

    A cobertura tipo Hidrocolóide não é indicado para lesões com tecido de esfacelo. Esfacelo é um tecido necrosado de consistência delgada, de coloração amarela ou acastanhada, podendo estar aderida ao leito e margens da ferida ou frouxamente ligada ao leito;

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    http://www.acenfermeiros.pt/docs/arq_revistas/enformacao_02_2013.pdf

    Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. Vigilância em Saúde. Protocolo de cuidados de feridas / Coordenado por Antônio Anselmo Granzotto de Campos; Organizado por Lucila Fernandes More e Suzana Schmidt de Arruda. Florianópolis: IOESC, 2007.

    Dealey C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. Tradução: Rúbia Aparecida Lacerda, Vera Lucia Conceição Gouveia Santos, 3.ed. São Paulo Atheneu, 2008.



ID
1426315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

Na assistência ao paciente com queimaduras na pele, principalmente o denominado grande queimado, recomenda-se a remoção de flictenas, pois o conteúdo armazenado nessas estruturas pode favorecer a ocorrência de infecções no tecido subjacente.

Alternativas
Comentários
  • Queimaduras podem ser causadas por agentes térmicos (calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor, frio); químicos (ácidos e bases); elétricos (raios e corrente elétricas); radioativos (radiação nuclear).

    A queimadura de primeiro grau tem uma espessura superficial. Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias. A hidratação local pode contribuir com a analgesia, além da medicação via oral ou intramuscular.

    A de segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda): Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Pode ser superficial, a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa, ou profunda, a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

    Já a de terceiro grau (espessura total): Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, é indolor, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, possui textura coreácea e não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo).

    No cuidado de enfermagem para com flictemas decorrente de queimadura a bolha não deve ser perfurada (removida) pois tal procedimento acarreta não descontinuidade da pele abrindo uma porta para infecção.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.



  • Flictemas são bolhas e não podem ser estouradas pois aumenta o risco de infecção.

  • SEGUNDO O LIVRO PHTLS 8ª EDIÇÃO AS BOLHAS DEVEM SIM SER ESTOURADAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

  • Literatura mais recente como disse a Nayane indica mesmo que as bolhas devem ser estouradas em ambiente hospitalar


ID
1426318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

A meta no cuidado de enfermagem ao paciente com úlceras por pressão é identificar a úlcera de pele ainda em estágio I, fase em que não ocorre embranquecimento na área de eritema e é possível prevenir a abertura da pele.

Alternativas
Comentários
  • C -

    Estágio I: eritema não branqueável

     Pele intacta, com rubor não branqueável, numa área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea. O estágio I pode ser difícil de identificar em indivíduos com tons de pele escuros, visto que nestes o branqueamento pode não ser visível, a sua cor, porém, pode ser diferente da pele ao redor. A área pode estar dolorida, endurecida, mole, mais quente ou mais fria comparativamente ao tecido adjacente. Este estágio pode ser indicativo de pessoas “em risco”.

  • Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece

    Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. Presença de eritema que embranquece ou mudanças na sensibilidade, temperatura ou consistência (endurecimento) podem preceder as mudanças visuais. 


ID
1426321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

É possível, por meio da realização de manobras vagais como, por exemplo, a manobra de Valsalva, diminuir a frequência cardíaca de indivíduos com taquicardia.

Alternativas
Comentários
  • manobra de Valsalva, amplamente difundida, é realizada ao se exalar (Emitir ou lançar fora de si.[1] ) forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial.

  • A análise da atividade autonômica é baseada na avaliação de mudanças na freqüência cardíaca evocadas pela estimulação de reflexos cardiovasculares. Uma das maneiras para investigação dos reflexos cardiovasculares é a manobra de Valsalva(9).

    Essa manobra consiste no ato de fazer um esforço expiratório com a glote fechada. Esse procedimento foi descrito em 1704 como método para expelir pus do ouvido médio pelo esforço com boca e nariz fechados. A exalação forçada contra uma glote fechada ocorre comumente nos levantamentos de pesos e em outras atividades que exigem aplicação rápida e máxima de força por um curto período. A pressão intratorácica, durante a manobra, pode chegar a mais de 150mmHg acima da pressão atmosférica. Tal pressão é transmitida através das finas paredes das veias que atravessam a região torácica. Como o sangue venoso está submetido a pressão relativamente baixa, essas veias são comprimidas e o fluxo sanguíneo que retorna ao coração sofre redução significativa(14-15).

    A resposta normal à manobra de Valsalva consiste de quatro fases. Fase I: está associada a aumento transitório na pressão sanguínea sistêmica à medida que o esforço se inicia. Fase II: é acompanhada por um decréscimo perceptível no retorno venoso sistêmico, pressão sanguínea, pressão de pulso e taquicardia reflexa prontamente detectável. Fase III: inicia-se com a cessação do esforço e está associada a decréscimo transitório e súbito na pressão sanguínea e no retorno venoso sistêmico. Fase IV: é caracterizada por superação da pressão arterial sistêmica e bradicardia reflexa relativamente evidente.

    Fonte: KAWAGUCHI, Leandro Yukio A. et al . Caracterização da variabilidade de freqüência cardíaca e sensibilidade do barorreflexo em indivíduos sedentários e atletas do sexo masculino. Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 13, n. 4, p. 231-236, Aug.  2007.

  • Manobra de valsalva segue os seguintes passos fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva.


ID
1426324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

Ocorrendo dobras em sondas enterais para alimentação, fato que dificulta ou impossibilita a instilação de alimentos ou drogas, recomenda-se a manutenção da sonda no paciente, na mesma posição, e a reintrodução do fio guia no interior da sonda para a remoção da dobra.

Alternativas
Comentários
  • A Sondagem Nasoenteral, que é a mais utilizada para administração de dieta por sonda, refere-se à passagem de uma sonda flexível através das fossas nasais, esôfago, estômago e intestino delgado. Este procedimento fornece via segura e menos traumática para administração de dietas, hidratação e medicação. Para iniciar ou não a dieta com segurança para o paciente é necessário certificar-se quanto à localização da ponta radiopaca da sonda através da realização do exame de RX de abdome. A infusão da dieta no estômago ou intestino sempre deverá ser feita estando o paciente sentado ou na posição semi-sentado a pelo menos 45º ; esta posição deverá ser mantida durante 1 h após a administração da dieta; tal cuidado previne o refluxo, oferecendo mais conforto ao paciente. Para eliminar os resíduos de gordura e restos de dieta, que podem obstruir a luz da sonda, deverá ela ser irrigada com 20 ml de água, de preferência morna, após cada administração de dieta ou medicamentos. Na ocorrência de obstrução por dobras a sonda deve ser retirada e repassada, o fio-guia não deverá ser introduzido na sonda na tentativa de desobstruí-la, porque poderá perfurá-la e lesar a mucosa digestiva. Resposta ERRADO Bibliografia Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010. Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Unamuno MRDL, Marchini JS. Sondas: cuidados e administração de dietas. Medicina, Ribeirão Preto, 35: 95-101, jan./mar. 2002.
  • E- Na ocorrência de obstrução por dobras a sonda deve ser retirada e repassada, o fio-guia não deverá ser introduzido na sonda na tentativa de desobstruí-la, porque poderá perfurá-la e lesar a mucosa digestiva.

    Bibliografia Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010. Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Unamuno MRDL, Marchini JS. Sondas: cuidados e administração de dietas. Medicina, Ribeirão Preto, 35: 95-101, jan./mar. 2002.


ID
1426327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

As orientações para o cuidado com os pés de pacientes com diabetes melito incluem a realização de inspeção diária dos pés, com auxílio de um espelho, bem como a utilização de sapatos confortáveis e meias de algodão sem costuras.

Alternativas

ID
1426330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

O enfermeiro deve orientar as pessoas que necessitam realizar autocateterismo urinário no domicílio a lavar devidamente o cateter e guardá-lo em recipiente aberto e ventilado, a fim de evitar o crescimento de fungos.

Alternativas
Comentários
  • ORIENTAÇÕES PARA O PACIENTE NO DOMICÍLIO Cateterismo intermitente Sondagem vesical intermitente feita pelo próprio paciente: Considerações : Na sondagem vesical realizada no domicílio, seguindo-se os princípios abaixo, é possível reutilizar a sonda vesical de alívio sem aumento do risco de infecção por bactéria diferente daquela do indivíduo. • Lavar bem as mãos com sabão e água corrente da COPASA. • Colocar todo o material que vai usar ao alcance das suas mãos. • Realizar a limpeza local com sabão neutro, utilizando gazinha, retirar o sabão com água corrente, utilizando outra gazinha, seguindo a orientação do enfermeiro. • Lavar novamente as mãos com sabão e água corrente da COPASA. • Abrir a embalagem original da sonda, conferir se o número é o definido pelo seu médico. • Passar gel anestésico 2 % na extremidade da sonda que será introduzida (2 cm). • Passar a sonda na uretra como orientado pelo enfermeiro. Massagear a região da bexiga para favorecer a saída da urina. Aguardar o esvaziamento completo da bexiga. • Retirar a sonda após esvaziar a bexiga. • Lavar a sonda por dentro, com auxílio da seringa, com água corrente da COPASA. • Colocar sabão numa gazinha e deslizar a gazinha na sonda, uma única vez. Lavar a sonda por fora com água corrente da COPASA para retirar o sabão. • Guardar a sonda e a seringa num vidro bem limpo ou marmita (lavado com água fervente diariamente) e tampar. • Manter o pacote com gazinhas tampado em local limpo e seco. • Reutilizar a sonda por 5 a 7 dias . Após isto, desprezar a sonda no lixo. 

  • A técnica limpa de sondagem vesical intermitente no domicílio pode ser realizada pelo próprio paciente, se este apresentar condições, pelo familiar ou pelo cuidador capacitados para tal.

    A sonda deve ser lavada com água e sabão neutro; Realizar alguns jatos de água e sabão com a seringa de 20 ml; Enxaguar abundantemente em água corrente e realizar jatos de água com a seringa de 20 ml; Após, realizar jatos de ar com a seringa de 20 ml de modo a retirar o máximo da água que estiver retida no interior da sonda, secar com toalha limpa; Guardá-la em pote fechado, enrolada em pano limpo passado com ferro bem quente; Lavar as mãos com água e sabão após realizar o procedimento. Preferencialmente utilizar uma sonda por dia, se necessário reutilização esta não deve ultrapassar 7 dias de uso, sendo lavada, seca e armazenada adequadamente após cada utilização.

    Logo, a sonda não deve ser guardada em local aberto e ventilado e sim em umm lugar fechado.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.


ID
1426333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo com disfunção neurológica e ao indivíduo com disfunção musculoesquelética.

Após artroplastia total de quadril, recomenda-se a manutenção das pernas em adução, a fim de evitar atrito entre o fêmur e o acetábulo, sendo preferida a posição de decúbito contralateral à região da cirurgia, o que diminuirá a chance de ocorrência de contraturas musculares e dores.

Alternativas
Comentários
  • Para prevenir a luxação da prótese de quadril, o repouso no leito deve ser em decúbito dorsal horizontal, com membros inferiores em abdução e colocar o triângulo abdutor entre as pernas e quando em decúbito lateral, lateralizar para o lado contrário da cirurgia. O curativo da incisão cirúrgica deve estar sempre limpo e seco, em suas trocas devem-se observar manifestações de infecção: hiperemia, dor, edema e presença de exsudato. Durante a cirurgia, o paciente perde em média de 300 a 500 ml de sangue, portanto é necessário monitorar os resultados de hemoglobina e hematócrito, avaliar perfusão periférica, monitorar sinais de TVP (dor, calor, hiperemia, edema e engurgitamento da panturrilha) e manter meias elásticas e compressor mecânico de membros inferiores. (Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, 2009; TASHIRO; MURAYAMA, 2001).


ID
1426336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo com disfunção neurológica e ao indivíduo com disfunção musculoesquelética.

Em relação a pacientes que sofreram acidente vascular periférico, o enfermeiro deve ficar atento a situações que podem aumentar a pressão intracraniana, como o processo de eliminação fecal. Para reduzir o esforço do paciente durante a evacuação, podem utilizar recursos como a administração de emolientes fecais.

Alternativas
Comentários
  • creio eu que o erro está em acidente vascular periférico o correto seria acidente vascular cerebral ou melhor acidente vascular encefalico.

  • O termo “doença vascular periférica” refere-se à doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), uma definição clínica mais específica que denota o comprometimento aterosclerótico e/ou tromboembólico da aorta e seus ramos, particularmente as artérias dos membros inferiores, excluindo as artérias coronárias e cerebrais. Logo, um acidente vascular periférico não altera a pressão intracraniana. A questão foi feita para ver se o candidato confundia com acidente vascular cerebral ou encefálico (AVC ou AVE). No AVC qualquer atividade que, repentinamente, cause aumento da PA ou obstrua o retorno venoso é evitada. Isto inclui a manobra de valsalva, esforço, espirro forçado, levantar-se bruscamente do leito, flexão ou rotação aguda da cabeça e pescoço (que compromete as veias jugulares) e fumar cigarro. Qualquer atividade que requeira exercício está contra-indicada. O paciente é instruído a exalar pela boca, durante a micção ou defecção, para reduzir esforço. Nenhum tipo de enema é permitido, mas os emolientes fecais e os laxantes leves são prescritos. Ambos previnem a constipação, o que causaria um aumento na PIC, presente com o uso de enemas. Recomenda-se o uso de luz fraca porque a fotofobia (intolerância visual) é comum. O café e o chá comumente são eliminados, a menos que descafeinados. Resposta ERRADO Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011. Norgren L, Hiatt WR, Dormandy JA, Nehler MR, Harris KA, Fowkes FG, et al. Inter-Society Consensus for the Management of Peripheral Arterial Disease (TASC II). J Vasc Surg. 2007 Jan;45 Suppl S:S5-67.
  • O termo “doença vascular periférica” refere-se à doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), uma definição clínica mais específica que denota o comprometimento aterosclerótico e/ou tromboembólico da aorta e seus ramos, particularmente as artérias dos membros inferiores, excluindo as artérias coronárias e cerebrais.

     

    Logo, um acidente vascular periférico não altera a pressão intracraniana. A questão foi feita para ver se o candidato confundia com acidente vascular cerebral ou encefálico (AVC ou AVE). No AVC qualquer atividade que, repentinamente, cause aumento da PA ou obstrua o retorno venoso é evitada. Isto inclui a manobra de valsalva, esforço, espirro forçado, levantar-se bruscamente do leito, flexão ou rotação aguda da cabeça e pescoço (que compromete as veias jugulares) e fumar cigarro.

     

    Qualquer atividade que requeira exercício está contra-indicada. O paciente é instruído a exalar pela boca, durante a micção ou defecção, para reduzir esforço. Nenhum tipo de enema é permitido, mas os emolientes fecais e os laxantes leves são prescritos. Ambos previnem a constipação, o que causaria um aumento na PIC, presente com o uso de enemas. Recomenda-se o uso de luz fraca porque a fotofobia (intolerância visual) é comum. O café e o chá comumente são eliminados, a menos que descafeinados.

     

     

    Resposta ERRADO

     

     

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011. Norgren L, Hiatt WR, Dormandy JA, Nehler MR, Harris KA, Fowkes FG, et al. Inter-Society Consensus for the Management of Peripheral Arterial Disease (TASC II). J Vasc Surg. 2007 Jan;45 Suppl S:S5-67.


ID
1426339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de saúde reprodutiva da mulher, julgue o item seguinte.

Durante o trabalho de parto, a parturiente deve ser colocada em posição ginecológica, posicionamento que diminui o peso do útero gravídico sobre a veia cava e a aorta abdominal, favorecendo a circulação sanguínea do bebê e da mulher.

Alternativas
Comentários
  • �a mulher deve ter liberdade de escolher a posição mais confortável para ela no momento do parto, entretanto o profissional que a estiver assistindo pode orientá-la ─ de acordo com o desenvolvimento do trabalho de parto ─ a assumir algumas posições que facilitem este momento; �o período expulsivo pode ocorrer em diversas posições, mas cabe ressaltar a necessidade de se avaliar a região do períneo e proceder à proteção perineal; �respeitar o desejo da mulher em realizar o esforço expulsivo, obedecendo a sua fisiologia; �com a intensificação das contrações no momento do parto, a parturiente pode mudar seu comportamento e expressar-se de forma mais agitada, emitindo gritos e gemidos; deve-se estar atento à sua segurança física e a de seu filho, buscando não cerceá-la de suas expressões, garantindo-lhe sua autoconfiaça;

  • E - No início do trabalho de parto a mulher é estimulada a se movimentar livremente. Ao deitar, é orientada a adotar a posição de Sims (decúbito lateral esquerdo, com os braços posicionados de maneira confortável, perna direita ligeiramente mais fletida que a esquerda e apoiada sobre a cama; deve-se colocar um travesseiro sob a cabeça para aumentar o conforto). Durante cada contração, a mulher deve fechar os olhos, relaxar todos os músculos do corpo e respirar lenta e profundamente (inspirando pelo nariz e expirando pela boca). Neste período, o acompanhante é incentivado a colocar a mão sobre abdome da mulher, durante a contração. (MS. PARTO, ABORTO E PUERPÉRIO - ASSISTÊNCIA HUMANIZADA À MULHER. 2001)

  • As mulheres devem ser encorajadas a parir na posição que lhes for mais confortável, evitando-se a posição de litotomia e outras posições horizontais. As posturas verticais durante o parto apresentam vantagens, tanto do ponto de vista gravitacional como no aumento dos diâmetros pélvicos maternos. Promovem uma retificação do canal de parto e alinhamento do feto na bacia materna maximizando os puxos expulsivos maternos e facilitando o desprendimento fetal. A posição ginecológica comprime a veia cava e a aorta abdominal.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    http://ba.corens.portalcofen.gov.br/wp-content/uploads/2014/12/Protocolo_Enfermagem.pdf

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.


  • Parto: posição que ela quiser

ID
1426342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de saúde reprodutiva da mulher, julgue o item seguinte.

Uma mulher que utiliza o anticoncepcional oral como método de contracepção deve ser orientada, caso se esqueça de tomar uma pílula, a tomá-la assim que se lembrar de fazê-lo e a continuar o uso do anticoncepcional como de costume.

Alternativas
Comentários
  • e tem que associar com uso de camizinha

  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm. Existem as pílulas combinadas (que contêm estrogênio + progesterona) e as minipílulas (que contêm só progesterona). A pílula deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário. A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na posologia podem interferir. A orientação adequada é fundamental para que as mulheres usem a pílula corretamente. Se esquecer de tomar uma pílula, a mulher deve tomar a pílula esquecida imediatamente e a pílula regular no horário habitual. Tomar o restante regularmente, uma a cada dia.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm.

     

    Existem as pílulas combinadas (que contêm estrogênio + progesterona) e as minipílulas (que contêm só progesterona). A pílula deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário. A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na posologia podem interferir.

     

    A orientação adequada é fundamental para que as mulheres usem a pílula corretamente. Se esquecer de tomar uma pílula, a mulher deve tomar a pílula esquecida imediatamente e a pílula regular no horário habitual. Tomar o restante regularmente, uma a cada dia. 

     

     

     



    Resposta CERTO 

     

     



    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm.


ID
1426345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

Crianças saudáveis, em fase pré-escolar, devem ser monitoradas com relação à quantidade de ingesta alimentar, pois ainda não possuem autorregulação quanto à necessidade calórica, o que, em muitos casos, ocasiona a necessidade de suplementação, a fim de se evitar a desnutrição.

Alternativas
Comentários
  • A promoção da alimentação saudável é fundamental durante a infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados. É importante que a criança adquira o hábito de realizar as refeições com sua família, em horários regulares. Deve-se oferecer volumes pequenos de alimentos em cada refeição, respeitando o grau de aceitação da criança, pois a criança controla perfeitamente sua ingestão calórica. Deve-se oferecer novas quantidades somente se isso for necessário, o que não é o caso, pois a questão já fala que a criança é saudável. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
  • As crianças possuem um sistema de autorregulação bastante eficiente. 

  • A promoção da alimentação saudável é fundamental durante a infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados. É importante que a criança adquira o hábito de realizar as refeições com sua família, em horários regulares. Deve-se oferecer volumes pequenos de alimentos em cada refeição, respeitando o grau de aceitação da criança, pois a criança controla perfeitamente sua ingestão calórica. Deve-se oferecer novas quantidades somente se isso for necessário, o que não é o caso, pois a questão já fala que a criança é saudável.

     

    Resposta ERRADO

     

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.


ID
1426348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As síndromes do crupe em crianças são caracterizadas pela associação de sintomas de rouquidão, tosse ressonante, graus variados de estridor inspiratório e graus variados de angústia respiratória.

Alternativas
Comentários
  • nariz escorrendo, febre baixa e tosse leve. Ao fim de algumas horas, surgem os sintomas típicos do Crupe provocados pela obstrução das vias aéreas. Alguns desses sintomas são:

    • Dificuldade em respirar, principalmente a inspirar;
    • Tosse "de cachorro";
    • Rouquidão;
    • Chiado ao respirar.

  • C - O crupe (laringotraqueobronquite) ou síndrome de crupe é uma inflamação da traqueia e da laringe normalmente causada por uma infecção viral contagiosa que causa tosse, um som estridente e alto (estridor) e, às vezes, dificuldade para inspirar (inspiração).

    O crupe é causado por vírus.

    Os sintomas incluem febre, corrimento nasal e uma tosse típica semelhante a um latido.

    O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.

    A maioria das crianças se recupera em casa, mas aquelas que precisam de hospitalização recebem líquidos, oxigênio e medicamentos.

    O crupe afeta principalmente crianças entre seis meses a três anos de idade.

  • O termo “síndrome do crupe" caracteriza um grupo de doenças que variam em envolvimento anatômico e etiologia, e se manifestam clinicamente com os seguintes sintomas: rouquidão, tosse ladrante, estridor predominantemente inspiratório e graus variados de desconforto respiratório. Quando a etiologia desta síndrome é viral, denomina-se crupe viral

    Gabarito do Professor: CERTO


    http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/01/Emergncia-Crupe-Viral-e-Bacteriano.pdf



ID
1426351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

Durante o choro vigoroso do recém-nascido, o profissional de enfermagem deve introduzir o cateter para aspiração das narinas e, posteriormente, da faringe do bebê, a fim de evitar a aspiração do líquido amniótico e manter a permeabilidade das vias aéreas.

Alternativas
Comentários
  • O Manual de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria já deixa claro que não é necessário aspirar bebês que nascem vigorosos, que o cordão não deve ser cortado imediatamente, e que o contato pele a pele é mandatório, entre outras recomendações.

  • estabelecer a permeabilidade das vias aéreas superiores, mas não aspirar de rotina; Só aspira de tiver excesso de secreção.


ID
1426354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao gerenciamento de enfermagem e processo de seleção em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

É importante que os critérios de seleção de trabalho sejam inflexíveis e compatíveis com a situação da instituição, independentemente da situação do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, quando se fala de recrutamento e seleção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros.

    O recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função e a seleção na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível. Tanto o recrutamento quanto a seleção fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo.

    Os critérios de seleção devem levar em consideração a situação da instituição e do mercado de trabalho. Já que quanto maior a oferta de mão de obra, mais refinada pode ser o processo de seleção. Logo, os critérios de seleção de trabalho são flexíveis.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia


    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.


ID
1426357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao gerenciamento de enfermagem e processo de seleção em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

Um baixo índice de rotatividade de seleção IRS em curto prazo indica inadequação do perfil estabelecido ou problema nos critérios utilizados na seleção.

Alternativas
Comentários
  • Devido à grande competitividade, diversas ações devem ser movidas para manter um funcionário na empresa e esta precisa identificar e diagnosticar as causas que elevam o índice de rotatividade de pessoal. Essa elevação  aponta que algo não está bem na empresa e precisa ser melhorado. Cabe a gestão de pessoas encontrar uma maneira mais eficaz de se manter um baixo índice de rotatividade de pessoal.

    A rotatividade de pessoal  pelos seus inúmeros e complexos aspectos negativos quando acelerada, torna-se um fator de perturbação. Principalmente quando forçada pela empresa no sentido de obtenção de falsas vantagens em curto prazo, o certo é que a médio e longo prazo a rotatividade provoca enormes prejuízos.

    Ou seja, um baixo índice de rotatividade de seleção IRS em curto prazo indica uma adequação do perfil estabelecido ou nos critérios utilizados na seleção. 

    Resposta ERRADO



    Bibliografia

    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.

  • E - O índice de rotatividade é considerado ideal quando a organização consegue reter seu pessoal bem qualificado e substituir aqueles que apresentam deficiência no desempenho (logo não indica inadequação do perfil estabelecido...). A rigor, não há um número que defina esse índice ideal, que dependerá da situação específica de cada organização e do mercado externo.

    O turnover conhecido também como a rotatividade de pessoal é definida por Chiavenato (1997) como a: “Flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente”. É o fluxo de saídas e entradas de trabalhadores em uma organização. Turnover pode ser motivado por vários fatores, dentre eles:  Incentivos;  Recrutamento e seleção com problemas;  Baixo comprometimento organizacional;  Remuneração inadequada;  Reconhecimento profissional;  Problemas disciplinares;  Sobrecarga de trabalho. Segundo Robbins (1999), a rotatividade pode ser positiva para a organização, isto quando um trabalhador que tenha um baixo desempenho desliga-se, sendo substituído por alguém que esteja motivado e que tenha melhores habilidades. Afirma Sandra Bertelli (2004):

  • SERIA ALTO ÍNDICE DE ROTATIVIDADE...


ID
1426360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao gerenciamento de enfermagem e processo de seleção em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

O trabalho em saúde deve ser modificado para atender novas necessidades, seja por meio da transformação dos instrumentos, seja da força de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correta - *"O trabalho é decorrente das necessidades do ser humano. Além das necessidades relacionadas à reprodução e à sobrevivência do corpo biológico, este ser humano, por se constituir num ser social, precisa atender a uma série de necessidades para viver. Essas necessidades se transformam ao longo do tempo e, estudando a História da Humanidade, se pode perceber que uma infinidade de combinações diferentes de necessidades de naturezas diversas se apresentaram em cada sociedade em momentos diferentes.

    *Isso explica porque certos tipos de trabalho não são mais feitos a partir de uma época da história e porque outros tipos de trabalho surgem a todo o momento, sem contar que os trabalhos também se modificam para atender às mudanças demandadas por quem expressa as necessidades que os motivam.

    *"Para alterar a natureza, o ser humano emprega instrumentos. Às vezes esses instrumentos são os prolongamentos das próprias mãos, como uma enfermeira que emprega uma agulha e seringa para aplicar uma injeção intramuscular."

    *"Para transformar a realidade, é preciso atuar sobre o objeto da participação política, que é constituído pela força de trabalho em enfermagem e sua representatividade social, que tem nas entidades de classe sua concretização."(SANNA, 2007)

     


ID
1426363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um enfermeiro tenha encontrado, caído em uma rua, um homem inconsciente, sem sinais de respiração e pulso em grandes artérias, julgue o item a seguir.

O enfermeiro deve realizar manobras de reanimação cardiorrespiratória, de forma ininterrupta, exceto, por exemplo, se a vítima se movimentar, no período de análise do desfibrilador e na chegada da equipe de resgate.

Alternativas
Comentários

ID
1426366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um enfermeiro tenha encontrado, caído em uma rua, um homem inconsciente, sem sinais de respiração e pulso em grandes artérias, julgue o item a seguir.

Para que as compressões torácicas sejam efetivas, a compressão deve ocorrer de forma rápida e forte, no centro do peito, sobre a linha intermamilar, em uma frequência de 100 bpm, com uma profundidade de aproximadamente 4 a 5 cm, de modo a permitir o alívio do tórax.

Alternativas
Comentários
  • Conforme as  Diretrizes 2010 da American Heart Association (AHA) uma RCP de alta qualidade, inclui: 


    • Frequência de compressão mínima de 100/minuto (em vez de "aproximadamente" 100/minuto, como era antes).
    Profundidade de compressão mínima de 5 cm em adultos
    Retorno total do tórax após cada compressão
    • Minimização das interrupções nas compressões torácicas
    • Evitar excesso de ventilação


    Fonte::
    http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@ecc/documents/downloadable/ucm_317343.pdf

  • QUESTÃO ANTIGA.

  • Para que as compressões torácicas sejam efetivas, a compressão deve ocorrer de forma rápida e forte, na metado inferior do esterno, em uma frequência de 100 bpm, com uma profundidade de mínima de 5 cm, de modo a permitir o retorno do tórax.

     

    Fonte: AHA 2015.

  • questão desatualizada


ID
1426369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um enfermeiro tenha encontrado, caído em uma rua, um homem inconsciente, sem sinais de respiração e pulso em grandes artérias, julgue o item a seguir.

A primeira atitude a ser tomada pelo enfermeiro é a aplicação imediata de três manobras de ventilação de resgate, de forma vigorosa, com o objetivo de atender à demanda metabólica basal do paciente.

Alternativas
Comentários
  • A cadeia de sobrevivência do adulto é constituída por 5 elos, são esses: Reconhecimento imediato da parada cardíaca e acionamento do serviço e Urgência (SAMU 192 ou Resgate 193); Reanimação: Ressuscitação Cardio Pulmonar RCP, com ênfase nas compressões torácicas ; Rápida Desfibrilação; Suporte avançado de vida; e cuidados pós parada cardíaca eficiente. Houve alteração na sequência de procedimentos de suporte básico de vida (SBV) em 2010 de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração). Na sequencia A-B-C, as compressões torácicas, muitas vezes, são retardadas enquanto o socorrista abre a via aérea para aplicar respiração boca a boca, recupera um dispositivo de barreira ou reúne e monta o equipamento de ventilação. Já na sequencia para C-A-B, as compressões torácicas serão iniciadas mais cedo e o atraso na ventilação será mínima. Logo, o profissional de saúde não deve levar mais do que 10 segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE (desfibrilador automático externo), se disponível. Logo, a primeira atitude a ser tomada pelo enfermeiro é o acionamento do serviço de urgência seguido da aplicação imediata das compressões torácicas. Resposta ERRADO Bibliografia American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010. American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.
  • Devem ser realizadas primeiro as 30 compressões seguidas de 2 ventilações!

  • PRIMEIRO SE REALIZA AS COMPRESSÕES CARDÍACAS.


ID
1426372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes ao atendimento em situações de urgência e emergência.

Em caso de picada de cobra venenosa, o soro antiofídico deve ser administrado preferencialmente por via endovenosa, por infusão lenta, podendo ser administrado, também, por via intramuscular.

Alternativas
Comentários
  • O único tratamento eficaz para o envenenamento por serpente é o soro antiofídico, específico para cada tipo (gênero) de serpente. Quanto mais rapidamente for feita a soroterapia, menor será a chance de haver complicações; é difícil estabelecer um tempo limite para a aplicação do soro. A escolha do soro e a quantidade dependem do diagnóstico que deve ser feito para cada tipo de acidente. Antes de se administrar o soro é preciso avaliar se há manifestações clínicas que indiquem que o indivíduo foi picado por uma serpente peçonhenta. Deste modo, a soroterapia é feita de acordo com a gravidade do envenenamento. Sua administração é por via intravenosa e não deve ser feita fora do ambiente hospitalar, pois pode provocar reações alérgicas que podem ser graves e requerem tratamento imediato. Logo, a administração do soro é feita somente por via endovenosa, não sendo permitida a intramuscular.

    Resposta ERRADO
    Bibliografia http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/ci...
  • Para ser eficaz, é necessário que seja específica para o tipo de veneno do animal agressor (importante a identificação do animal); seja administrado dentro do menor prazo possível e na dose necessária. Se o número disponível de ampolas for inferior ao recomendado, a soroterapia deve ser iniciada enquanto se providencia o tratamento complementar. A via de escolha da administração do soro é EV, caso não seja possível, administrar via SC. O soro, diluído ou não deve ser infundido em 20 a 60min. A via IM não deve ser utilizada (exceto Soro Antilatrodectus que é por via IM) e o soro nunca deve ser administrado no local da picada.

    http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/zoonoses_intoxicacoes/Soroterapia_Antivenenos.pdf

  •  A administração do soro é feita somente por via endovenosa, não sendo permitida a intramuscular.


ID
1426375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes ao atendimento em situações de urgência e emergência.

Uma das grandes causas de dispneia, sobretudo em crianças, é a obstrução por corpo estranho. Nessa situação, a manobra de Heimlich pode ser aplicada para desobstruir a via aérea do paciente.

Alternativas

ID
1426378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes ao atendimento em situações de urgência e emergência.

Indivíduos com intoxicação por salicilatos apresentam, frequentemente, salivação excessiva, hipoventilação e broncoaspiração, bem como broncoespasmo.

Alternativas
Comentários
  • Salicismo caracterizado por: zumbido (silvo na audição) e outros distúrbios auditivos; vómitos; vertigens. Revertível se a dose for reduzida.

    Hiperpneia: respiração acelerada.

    Acidose: o ácido acetilsalicílico é um ácido e altas doses podem causar alcalose seguida por acidose metabólica, com respiração muito rápida, confusão mental.

    Raramente: cardiotoxicidade e intolerância à glicose (diabetes tipo 2); hepatite, sangramento, eritemas, reacções alérgicas potencialmente graves.

  • A intoxicação por salicilatos pode causar vômitos, confusão, zumbido, hipertermia, alcalose respiratória, acidose metabólica e insuficiência de múltiplos órgãos.

    A intoxicação crônica por salicilatos pode ser insidiosa, uma vez que os sinais e sintomas não são específicos. A intoxicação crônica leve por salicilatos, ou salicilismo, normalmente ocorre somente após o uso repetido de altas doses. Os sintomas incluem tontura, vertigem, tinitos, surdez, sudorese, náuseas e vômitos, dor de cabeça e confusão, podendo ser controlados pela redução da dose. Tinitos podem ocorrer com concentrações plasmáticas entre 150 e 300 mcg/mL. Reações adversas mais graves ocorrem com concentrações acima de 300 mcg/mL. 

    A principal manifestação da intoxicação aguda é uma alteração grave do equilíbrio ácido - base, o qual pode variar com a idade e a gravidade da intoxicação. A apresentação mais comum nas crianças é a acidose metabólica. A gravidade da intoxicação não pode ser estimada apenas pela concentração plasmática. A absorção do ácido acetilsalicílico pode ser retardada devido à diminuição do esvaziamento gástrico, formação de concreções no estômago, ou como resultado da ingestão de preparações com revestimento entérico.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9023672015&pIdAnexo=2891796
  • os sintomas iniciais são náuseas, vômitos, zumbidos e hiperventilação e não HIPOVENTILAÇÃO como mencionado na questão


ID
1426381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos desequilíbrios ácido-básicos, julgue o item seguinte.

A pacientes com acidose respiratória e sinais clínicos de tontura, incapacidade de concentração e taquicardia pode-se indicar a técnica de respiração dentro de um saco de papel.

Alternativas
Comentários
  • Acidose respiratória se desenvolve quando há muito dióxido de carbono no organismo, pode ser revertida com hiperventilação.
  • E - Estaria correta se fosse para alcalose respiratória e alcalose metabólica leve. Conduta: tratar a alcalose respiratória. Este é um distúrbio comum que ocorre com o uso de respiradores mecânicos e, no caso, poder-se-á diminuir a freqüência respiratória ou aumentar o espaço morto. Uma vez que a pO2 se apresenta em níveis normais, pode não ser conveniente diminuir o volume corrente. Na hiperventilação psicogênica deve se promover a sedação do paciente ou, se possível, fazê lo respirar em saco fechado.

    http://revista.fmrp.usp.br/2008/VOL41N3/SIMP_6Equilibrio_acido_base.pdf

  • A acidose respiratória ocorre quando os pulmões não conseguem remover dióxido de carbono suficiente (CO2). O excesso de CO2 torna o sangue mais ácido. Os sinais de acidose respiratória incluem: cefaleia, ansiedade, visão turva, inquietação, sonolência, tremores, delírio, coma.

    A alcalose respiratória ocorre quando os níveis de dióxido de carbono ficam baixos. Isso faz com que o pH do sangue se eleve e fique alcalino. A hiperventilação é, em geral, a causa da alcalose respiratória. Para o tratamento da alcalose respiratoria o paciente pode respirar em um saco de papel, encher o saco de papel com dióxido de carbono expirando dentro dele, a seguir, aspirar o ar expirado no saco de volta para os pulmões, fazer isso várias vezes pode dar ao corpo o dióxido de carbono de que precisa para atingir o nível normal.

    Portanto a técnica de respiracao dentro do saco de papel é recomendado para a alcalose respiratoria e nao para a acidose respiratoria.


    Gabarito do Professor: ERRADO



    Bibliografia


    Swearingen PL, Keen JH. Manual de Enfermagem no Cuidado Crítico: Intervenções de Enfermagem e Problemas Colaborativos. 4º edição, ed. Artmed, Porto Alegre, 2007.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
  • A técnica de respiracao dentro do saco de papel é recomendado para a alcalose respiratoria e nao para a acidose respiratoria.


ID
1426384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos desequilíbrios ácido-básicos, julgue o item seguinte.

A alcalose respiratória decorre da excreção inadequada, o que acarreta aumento dos níveis do ácido carbônico.

Alternativas
Comentários
  • alcalose respiratória é causada pelo baixo nível de CO2 sanguíneo, devido à rápida e profunda respiração.

    A hiperventilação, ou respiração rápida e profunda resulta em uma eliminação excessiva de anidrido carbônico no sangue. A causa mais comum de hiperventilação e, portanto, de alcalose, é a ansiedade. Outras causas são: dor, cirrose hepática, baixos valores de oxigênio sanguíneo, febre e sobredose de aspirina.

    Este tipo de alcalose pode produzir ansiedade e sensação de formigamento ao redor dos lábios e na face. Caso ocorra agravamento do quadro, pode haver espasmos musculares e o paciente pode sentir-se fora da realidade.

    Normalmente o diagnóstico é feito apenas por meio do histórico e quadro clínica apresentado pelo paciente. Quando o diagnóstico não é óbvio, o valor do anidrido carbônico e uma amostra de sangue arterial podem ser medidos. Frequentemente, o pH sanguíneo é elevado.

    fonte: Manual Merck
  • Alcalose respiratória ocorre quando FCO2 está abaixo de 35, sendo que HCO3 está dentro dos parâmetros normais. Alcalose metabólica ocorre pelo aumento do HCO3 acima de 26.

  • A alcalose respiratória é a diminuição primária da PCO2 com ou sem redução compensatória do HCO3–; o pH pode estar elevado ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). Acontece diminuição do ácido carbonico.

  • ALCALOSE RESP: diminuição de dióxido de carbono

    ACIDOSE RESP: aumento de dióxido de carbono


ID
1426387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de métodos dialíticos e assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência renal.

A hipopotassemia, alteração frequente na diálise peritoneal, pode ser tratada com infusão em acesso periférico de cloreto de potássio. No entanto, a solução de cloreto de potássio não deve ser acrescentada diretamente na solução de diálise, em virtude de alteração eletrolítica peritoneal.

Alternativas
Comentários
  • As soluções padrões de diálise peritoneal não contêm potássio. O cloreto de potássio (2-4 mmol/litro) deve ser adicionado a essas soluções quando o paciente for hipotassêmico ou normopotassêmico. A não adição de cloreto de potássio pode resultar em hipopotassemia, se o conteúdo total de potássio do corpo do paciente for normal ou baixo. Logo não é uma manifestação tão frequente e o tratamento se refere a solução injetada no peritônio e não endovenosa.

    As soluções de diálise peritoneal disponíveis no comércio geralmente não contêm potássio. Embora o potássio possa ser adicionado facilmente às soluções de diálise peritoneal, a sua adição sobre uma base crônica poderia produzir risco aumentado de contaminação do líquido de diálise durante a injeção do potássio. Se um paciente em diálise peritoneal crônica desenvolve hipopotassemia leve, o melhor tratamento é tentar aumentar a ingesta de alimentos ricos em potássio.

    Enfim, o potássio pode ser acrescentado diretamente na solução da diálise.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Daugirdas JT, Blake PG, Ing TS. Manual de diálise. Ed. Medsi, 3º edição, 2003.

  • E - NUNCA administrar Cloreto de potássio diretamente na veia, pois pode levar à óbito em instantes. 

    A reposição de potássio está indicada quando a concentração sérica está inferior a 3 mEq/l associado as manifestações clínicas. Deve ser diluída e administrada de forma lenta e gradual para não resultar em hipercalemia.

  • Cloreto de K - potássio deve ser adicionado na SOLUÇÃO DIALÍTICA. E não no acesso!!!!

ID
1426390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de métodos dialíticos e assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência renal.

Durante a diálise, a glicemia deve ser monitorada, principalmente em pacientes portadores de diabetes, devido à grande quantidade de dextrose presente nas soluções de diálise.

Alternativas
Comentários
  • C- As desvantagens apontadas à Diálise Peritoneal têm vindo a ser ultrapassadas com a implementação de estratégias que visam resolver os principais problemas associados à DP em diabéticos, das quais se destaca a monitorização e controlo do volume e glicemia; uma adequada educação do doente e o uso de polímeros (Icodextrina) nas soluções de diálise, que se tem mostrado de enorme utilidade no controlo do volume e glicemia. Contudo, algumas desvantagens permanecem sem solução, como é o caso de uma menor sobrevivência da técnica da DP, mercê do carácter único do peritoneu.

    https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66046/2/30695.pdf 

  • Para fins de conhecimento: A grande quantidade de glicose encontrada no dialisado é devido o potencial osmótico. Ou seja, quanto mais glicose, mais água é absorvida, evitando a sobrecarga hídrica, edemas e etc.


ID
1426393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um homem de vinte e três anos de idade tenha sido atendido no pronto-socorro, após intoxicação por monóxido de carbono, com queixa de tontura e cefaleia, julgue o item a seguir.

É recomendada, primordialmente, a monitoração da saturação de oxigênio, por meio da oximetria de pulso e coloração da pele, uma vez que o indivíduo pode progredir rapidamente para o coma.

Alternativas
Comentários
  • O monóxido de carbono resulta de uma combustão incompleta de combustíveis sólidos (carvão, lenha), líquidos (petróleo, gasolina, gasóleo) ou gasosos (gás natural, butano, propano). Ele é um gás incolor, sem cheiro ou sabor, inflamável. O monóxido de carbono é um gás asfixiante tem mais afinidade com as hemoglobinas que o oxigênio, levando à queda da disponibilidade do oxigênio no sangue causando hipoxia. A afinidade da hemoglobina pelo CO chega a ser 240 vezes maior que pelo O2. Logo, para romper essa ligação deve-se administrar oxigênio a 100%. Quando uma intoxicação ocorrer pelo monóxido de carbono o uso do oxímetro de pulso não detecta a diferença entre carboxiemoglobina e a hemoglobina oxigenada normal, dando a falsa impressão de que a oxigenação tecidual está adequada. Resposta ERRADO Bibliografia Queiroz S. Tratado de Toxicologia Ocupacional. 2010.
  • E - O oximetro, para além da frequência cardíaca fornece-nos informação muito importante sobre a eficácia da oxigenoterapia e sobre a perfusão dos tecidos, no entanto este dispositivo não se encontra preparado para distinguir a oxihemoglobina da carboxihemoglobina, fornecendo deste modo falsos valores de saturação, registando muitas vezes valores de saturação de oxigénio elevados em vítimas com elevados níveis de intoxicação por monóxido de carbono. No que respeita à frequência cardíaca podemos identificar com frequência uma taquicardia sinusal.

    É necessário coletar uma gasometria arterial para analisar a saturação da oxi-hemoglobina, a concentração de carboxi-hemoglobina e a concentração de metemoglobina.


ID
1426396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que um homem de vinte e três anos de idade tenha sido atendido no pronto-socorro, após intoxicação por monóxido de carbono, com queixa de tontura e cefaleia, julgue o item a seguir.

O monóxido de carbono exerce efeitos tóxicos, pois se liga à hemoglobina circulante e, consequentemente, reduz a capacidade de transporte de oxigênio, sendo recomendado aquecer o indivíduo, administrar-lhe oxigênio a 100% e, se necessário, realizar reanimação cardiopulmonar.

Alternativas

ID
1426399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos às práticas de biossegurança aplicadas ao cuidado com o paciente e às situações de risco potencial de exposição.

Os profissionais de saúde e todo o pessoal do hospital que lida com materiais perfurocortantes devem tomar cuidados especiais para prevenir acidentes.

Alternativas

ID
1426402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos às práticas de biossegurança aplicadas ao cuidado com o paciente e às situações de risco potencial de exposição.

Em caso de exposição ocupacional ao HIV, ainda não existe qualquer tipo de quimioprofilaxia absolutamente segura, o que reforça a necessidade do estabelecimento rigoroso de normas universais de biossegurança para reduzir o risco a essa exposição.

Alternativas

ID
1426405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos às práticas de biossegurança aplicadas ao cuidado com o paciente e às situações de risco potencial de exposição.

As precauções básicas e universais, relativas à manipulação de sangue, secreções, mucosas ou peles não íntegras, são medidas de prevenção indicadas preferencialmente aos pacientes com diagnóstico definido ou presumido de doenças infecciosas.

Alternativas
Comentários
  • Precauções Universais são pra qualquer paciente independente de patologias
  • PRECAUÇÕES UNIVERSAIS SÃO INDICADAS PARA TODOS OS PACIENTES.

  • Gabarito: Errado.

     

    Complementando

     

     

     

    Outra questão também da banca CESPE que nos ajudar a responder, vejam:

     

     

     

    Q894582   Ano: 2018    Banca: CESPE   Órgão: EBSERH    Prova: Enfermeiro

     

     

    Acerca das práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar, julgue o próximo item.

     

    As precauções universais, atualmente denominadas precauções básicas, são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes, independentemente do diagnóstico definido OU presumido de doença infecciosa.

     

     

    Gabarito: CERTO.


ID
1426408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item seguinte.

Na CME, deve-se realizar a monitorização dos indicadores de efetividade dos desinfetantes.

Alternativas
Comentários
  • Art. 90 O CME deve realizar a monitorização dos parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo semicrítico, como concentração, pH ou outros, no mínimo 1 vez ao dia, antes do inicio das atividades. • § 2º Os parâmetros, inicial e subsequentes, dos desinfetantes para artigo semicrítico, devem ser registrados e arquivados pelo prazo mínimo de cinco anos.


ID
1426411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item seguinte.

Os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida que utilizam saneantes à base de aldeídos.

Alternativas
Comentários
  •  

    GRUPO DOS ALDEÍDOS: EX.: GLUTARALDEIDO 2%

    A TOXIDADE PODE CAUSAR IRRITAÇÃO NA GARGANTA, OLHOS E ETC. SÃO UTILIZADOS PARA A DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL , PORÉM PODEM CAUSAR PROCESSOS ALÉRGICOS, DE ALTERAÇÃO DOS PADRÃO RESPIRATÓRIO.POR ESSE MOTIVO NÃO SÃO UTILIZADOS

  • RDC nº 15 de 2012 afirma em seu art. 13: Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia NÃO PODERÃO ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão químiza usando saneantes a base de ALDEÍDOS.

     

    Esses compostos químicos a base de aldeído (formaldeido, ortoftaldeído e glutaraldeído) são altamente cancerígenos e tóxicos,  principalmente por serem voláteis e absorvidos por via inalatória. Anvisa não gosta muito desses desinfectantes. 


ID
1426414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item seguinte.

As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, uma vez ao ano.

Alternativas
Comentários
  • RDC 15º

    Art. 38 As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, anualmente.


ID
1426417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue o item que se segue.

Barreira técnica é o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde que visa à prevenção da contaminação cruzada entre ambiente sujo e ambiente limpo, em caso de ausência de barreiras físicas.

Alternativas
Comentários
  • RDC Nº15 DE 2012

    Art. 4º Para efeito deste Regulamento Técnico são adotadas as seguintes definições:

    barreira técnica: conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas;

     


ID
1426420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue o item que se segue.

Limpeza é a remoção de sujidade exclusivamente inorgânica, com redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, mediante o uso de água, desinfetantes, produtos e acessórios de limpeza.

Alternativas
Comentários
  • RDC Nº 15 DE 2012

    XIII - limpeza: remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização;

  • È meus amigos, quando o Cespe diz EXCLUSIVAMENTE, desconfie. Pois ficou muito restrito(inorganica).

  • Orgânica e inorgânica!
  • Atenção: desinfetante só é utilizado na desinfecção


ID
1426423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue o item que se segue.

A desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói microbactérias e fungos presentes em artigos semicríticos. No entanto, esse tipo de desinfecção não destrói um número elevado de esporos bacterianos.

Alternativas
Comentários
  • RDC 15 DE 2012

    VIII - desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos;

  • CERTA: DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL: Ação relativa sobre esporos. Mata uma pequena quantidade. ESTERELIZAÇÃO que mata tudo!

ID
1426426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às doenças relacionadas ao trabalho, julgue o item seguinte.

Os relatos dos trabalhadores que apresentam queixas relativas à sua saúde, geralmente atribuídas aos métodos e aos produtos usados no seu trabalho, auxiliam os médicos a determinar os diagnósticos de diversas doenças relacionadas ao trabalho.

Alternativas

ID
1426429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às doenças relacionadas ao trabalho, julgue o item seguinte.

As doenças relacionadas ao trabalho, ao contrário das doenças profissionais, não têm identificação com determinado tipo de ocupação, mas apresentam, entre outras condições de risco, maior incidência em trabalhadores envolvidos em determinadas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Doença profissional -> é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

    Doença do trabalho -> é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

    GAB - CERTO.

  •  A doença do trabalho está mais relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença ocupacional é desencadeada pelas características da atividade profissional.

  • Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como conseqüência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado.

    As doenças profissionais caracterizam agravos inerentes a indivíduos que desenvolvem alguma atividade específica. As doenças relacionadas ao trabalho, distintamente, embora não possuam especificidade com determinado tipo de ocupação, apresentam maior incidência em trabalhadores envolvidos em determinadas atividades.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Ministério da Saúde do Brasil Organização Pan-Americana da Saúde/Brasil. Doencas Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 114 Brasília/DF – Brasil 2001.

    Wünsch Filho V. Perfil Epidemiológico dos Trabalhadores. Rev Bras Med Trab.2004;2(2):103-117


  • Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como conseqüência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. As doenças profissionais caracterizam agravos inerentes a indivíduos que desenvolvem alguma atividade específica. As doenças relacionadas ao trabalho, distintamente, embora não possuam especificidade com determinado tipo de ocupação, apresentam maior incidência em trabalhadores envolvidos em determinadas atividades. Gabarito do Professor: CERTO

ID
1426432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às doenças relacionadas ao trabalho, julgue o item seguinte.

As doenças profissionais caracterizam-se por não atingirem a população em geral, apresentarem frequência acima do normal entre trabalhadores e por incidirem em grupos etários jovens.

Alternativas
Comentários
  • Errado  - Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como conseqoência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores. 

  • De acordo com Bellucci (1999,p.10), A saúde e as doenças do trabalhador são determinadas pelo processo de trabalho que envolve complexas relações econômicas, sociais e tecnológicas que determinam a exposição de fatores de risco físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral. As ações para garantir a saúde do trabalhador devem ter como foco as mudanças nos processos e nas relações de trabalho. De modo particular as ações de saúde do trabalhador devem estar integradas com as de saúde ambiental, uma vez que os riscos gerados no processo produtivos podem afetar também o meio ambiente e a população em geral.

    De modo particular, as ações de saúde do trabalhador devem estar integradas com as de saúde ambiental, uma vez que os riscos gerados nos processos produtivos podem afetar, também, o meio ambiente e a população em geral.(MANUAL DO MS. DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO. 2001)


ID
1426435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, legislação em enfermagem e órgãos de fiscalização desse exercício profissional.

Cabe ao enfermeiro integrante de uma equipe de saúde ministrar medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Engraçado que a questão não deveria fazer referência ao  Código de Ética dos Profiss. da Enfermagem, mas sim à  lei 7.498 de 1986 ou decreto 94.406 de 1987, que diz:

    Art. 8º Ao Enfermeiro incumbe:

    II - como integrante de equipe de saúde:

    c) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    A palavra empregada "ministrar" soou estranha, contudo "ministrar" tem como significado - passar (algo) para o domínio de (outrem); dar, fornecer. ou fazer tomar; administrar, aplicar. Então, entendi como o gabarito a definiu CORRETA.

     

     

  • #CERTO#

     

    "Acredito que a questão se refere a atuação do Enfermeiro na ESF, ele prescreve medicação, solicita alguns exames etc."

     

    Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha.

  • Questão mal elaborada, ministrar o tecnico pode fazer, a palavra correta seria "Prescrever".


ID
1426438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, legislação em enfermagem e órgãos de fiscalização desse exercício profissional.

O Conselho Federal de Enfermagem e os conselhos regionais, criados pela Lei n.º 8.905/1972, são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões relativas aos serviços de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais.

  • Deu ruim

  • Desde quando existem os Conselhos de Enfermagem?

    O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) existem desde 1973, quando foram criados pela Lei Nº 5.905 de 12 de julho daquele ano. A Lei foi assinada pelo presidente Emílio G. Médici e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Júlio Barata.

    Quais as competências do Coren?
    De acordo com o Art. 15, da Lei Nº 5.905/73, que dispões sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, compete ao Coren:
    I- Deliberar sobre inscrição no Conselho e seu cancelamento;
    II – Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal;
    III – Fazer executar as instruções e provimentos do Conselho Federal;
    IV – Manter o registro dos profissionais com exercício na respectiva jurisdição;
    V – Conhecer e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades cabíveis;
    VI – Elaborar a sua proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno e submetê-los à aprovação do Conselho Federal;
    VII – Expedir a carteira profissional indispensável ao exercício da profissão, a qual terá fé pública em todo o território nacional e servirá de documento de identidade;
    VIII – Zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam;
    IX – Publicar relatórios anuais de seus trabalhos e relação dos profissionais registrados;
    X – Propor ao Conselho Federal medidas visando à melhoria do exercício profissional;
    XI – Fixar o valor da anuidade;
    XII – Apresentar sua prestação de contas ao Conselho Federal, até o dia 28 de fevereiro de cada ano;
    XIII – Eleger sua diretoria e seus delegados eleitores ao Conselho Federal;
    XIV – Exercer as demais atribuições que lhes forem conferidas por esta Lei ou pelo Conselho Federal.

     

     

     

  • Lei n.º 8.905/1972 essa Lei não criou o COFEN/COREN

  • A lei que fala sobre a criação do Conselho Federal de Enfermagem e os conselhos regionais é a 5905/73. Segundo a lei o Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem.

    Portanto o número da lei e o ano da lei estão incorretos.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    http://www.cofen.gov.br/lei-n-590573-de-12-de-julho-de-1973_4162.html


  • Tudo por causa de uma data e um número errado de uma lei qualquer.


ID
1426441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, legislação em enfermagem e órgãos de fiscalização desse exercício profissional.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem não se aplica aos profissionais de atividades elementares de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem todos os Profissionais de Enfermagem deverão conhecer o inteiro teor do Código, que se aplica aos profissionais de Enfermagem e exercentes das atividades elementares de enfermagem. Ou seja, deve ser seguido por todos os profissionais que exercem atividade de enfermagem seja enfermeiros, técnicos de enfermagem ou auxiliares de enfermagem. Resposta ERRADO Bibliografia www.cofen.gov.br
  • RESOLUÇÃO 564/2017

    APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

    ESTE CÓDIGO APLICA-SE AOS ENFERMEIROS, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, AUXILIARES DE ENFERMAGEM, OBSTETRIZES E PARTEIRAS, BEM COMO AOS ATENDENTES DE ENFERMAGEM.

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

     

     

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

    Art. 2º Este Código aplica-se aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem.

     

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

     

     

    FONTE : http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html


ID
1426444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios, diretrizes e gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item subsecutivo.

A descentralização político administrativa, com direção única, ocorre nas esferas federal, estadual e municipal, principalmente no âmbito ministerial.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Direção única em cada esfera de governo,federal, estadual, municipal e união.

  • lei 8.080

    art. 7

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

  • LEI 8080/90

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

  • A Lei nº 8.080/90 normatiza a organização, direção e gestão do SUS, observando os princípios: Integralidade, Universalidade, Equidade, Resolutividade, Intersetorialidade, Humanização de Atendimento, Participação Social (democratização). Conforme dispõe o art. 7º, inciso IX, a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, tendo como estratégias a descentralização dos serviços para o município e a regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

    O inciso I do art. 198 da Constituição Federal combinado com o art. 9º da Lei nº 8080/90, preceitua que: a direção do SUS é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

    - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

    - no âmbito dos Estados e Distrito Federal, pela respectiva secretaria de saúde ou órgão equivalente; e

    - no âmbito dos municípios, pela respectiva secretaria de saúde ou órgão equivalente.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    www.planalto.gov.br

  • A Lei nº 8.080/90 normatiza a organização, direção e gestão do SUS, observando os princípios: Integralidade, Universalidade, Equidade, Resolutividade, Intersetorialidade, Humanização de Atendimento, Participação Social (democratização). Conforme dispõe o art. 7º, inciso IX, a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, tendo como estratégias a descentralização dos serviços para o município e a regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

    O inciso I do art. 198 da Constituição Federal combinado com o art. 9º da Lei nº 8080/90, preceitua que: a direção do SUS é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

     

    - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

     

    - no âmbito dos Estados e Distrito Federal, pela respectiva secretaria de saúde ou órgão equivalente; e

     

    - no âmbito dos municípios, pela respectiva secretaria de saúde ou órgão equivalente.

     

    Resposta ERRADO

     

    Bibliografia

    www.planalto.gov.br

  • A Lei nº 8.080/90 normatiza a organização, direção e gestão do SUS, observando os princípios: Integralidade, Universalidade, Equidade, Resolutividade, Intersetorialidade, Humanização de Atendimento, Participação Social (democratização). Conforme dispõe o art. 7º, inciso IX, a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, tendo como estratégias a descentralização dos serviços para o município e a regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

    Governo federal, estadual, municipal e união.

    A descentralização político administrativa, com direção única, ocorre nas esferas federal, estadual e municipal, principalmente no âmbito ministerial.

    GAB: ERRADO!

    -----> Insistapersista, mas nunca desista. Um dia você conquista. !


ID
1426447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios, diretrizes e gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item subsecutivo.

Pelo princípio de equidade são garantidas a igualdade na assistência à saúde e a priorização das ações e dos serviços de saúde, conforme as necessidades individuais de cada grupo.

Alternativas
Comentários
  • Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

    Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

     

    http://pensesus.fiocruz.br/equidade

  • O princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças. No Sistema Único de Saúde (SUS) a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenças sociais e deve atender a diversidade.


ID
1426450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios, diretrizes e gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item subsecutivo.

Nas leis orgânicas da saúde, vigentes desde o inicio da década de 90 do século XX, são estabelecidos as diretrizes e os limites que devem ser observados pelas esferas do governo na elaboração de suas normas individuais.

Alternativas
Comentários
  • As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas as leis 8.080/90 e 8.142/90.

     

    A Lei 8.080 foi votada em 19 de setembro de 1990. Essa lei aborda as condições para promover, proteger e recuperar a saúde, além da organização e o funcionamento dos serviços também relacionados à saúde. 

    Por meio desta lei, as ações de saúde passaram a ser regulamentadas em todo território nacional. 

    Trata da gestão dos recursos financeiros, condicionando a existência de conta específica para os recursos da saúde e a fiscalização da movimentação bancária pelo Conselho Municipal de Saúde. Define os critérios para a transferência de recursos: perfil demográfico e epidemiológico, características quantitativas e qualitativas da rede, desempenho técnico e econômico-financeiro no período anterior e nível de participação orçamentária para a saúde, além de definir que o Plano Municipal de Saúde é a base das atividades e da programação de cada nível de direção do SUS. Para concluir, uma coisa fundamental também tratada nesta lei é a garantia da gratuidade das ações e dos serviços nos atendimentos públicos e privados contratados e conveniados.

    A Lei 8.142/90 foi votada em 28 de dezembro de 1990, e aborda a participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde e as transferências de recursos da área de saúde entre os governos

     

    https://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/38670/leis-organicas-de-saude

  • O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído pelo conjunto das ações e de serviços de saúde sob gestão pública. Está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas e atua em todo o território nacional, com direção única em cada esfera de governo. O SUS não é, porém, uma estrutura que atua isolada na promoção dos direitos básicos de cidadania. Insere-se no contexto das políticas públicas de seguridade social, que abrangem, além da Saúde, a Previdência e a Assistência Social.

    A Constituição Federal de 1988 aprovou a criação do Sistema Único de Saúde, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado e pautado pelos princípios de universalidade, equidade, integralidade e organizado de maneira descentralizada, hierarquizada e com participação da população.

    A regulação infraconstitucional do SUS, objeto de intensa discussão, se completa, em 1990, com a edição de duas leis. A Lei n.º 8.080, de 19 de setembro, tratando do processo de descentralização, das competências das diferentes esferas de governo e da organização do Sistema e a Lei n.º 8.142, de 28 dezembro, versando sobre a participação da comunidade e os mecanismos de transferência de recursos financeiros às demais instâncias de gerência, estabelecendo a previsão de remessas regulares e automáticas do governo federal.

    Enfim, anos 90 foram um período de grande transformação do setor Saúde no País. Assistiu-se, nesse período, à criação do sistema público de saúde universal e gratuito e à luta por sua implantação e por seus princípios. Ou seja, são estabelecidos as diretrizes e os limites que devem ser observados pelas esferas do governo na elaboração de suas normas individuais. 


    Respsota CERTO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. A Política de Saúde no Brasil nos anos 90: avanços e limites / Ministério da Saúde; elaborado por Barjas Negri. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007.

  • GAB: CERTO

    O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído pelo conjunto das ações e de serviços de saúde sob gestão pública. Está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas e atua em todo o território nacional, com direção única em cada esfera de governo. O SUS não é, porém, uma estrutura que atua isolada na promoção dos direitos básicos de cidadania. Insere-se no contexto das políticas públicas de seguridade social, que abrangem, além da Saúde, a Previdência e a Assistência Social.

    A Constituição Federal de 1988 aprovou a criação do Sistema Único de Saúde, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado e pautado pelos princípios de universalidade, equidade, integralidade e organizado de maneira descentralizada, hierarquizada e com participação da população.

    A regulação infraconstitucional do SUS, objeto de intensa discussão, se completa, em 1990, com a edição de duas leis. A Lei n.º 8.080, de 19 de setembro, tratando do processo de descentralização, das competências das diferentes esferas de governo e da organização do Sistema e a Lei n.º 8.142, de 28 dezembro, versando sobre a participação da comunidade e os mecanismos de transferência de recursos financeiros às demais instâncias de gerência, estabelecendo a previsão de remessas regulares e automáticas do governo federal.

    Enfim, anos 90 foram um período de grande transformação do setor Saúde no País. Assistiu-se, nesse período, à criação do sistema público de saúde universal e gratuito e à luta por sua implantação e por seus princípios. Ou seja, são estabelecidos as diretrizes e os limites que devem ser observados pelas esferas do governo na elaboração de suas normas individuais. 


ID
1426453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o item.

A ficha individual de notificação é preenchida ao haver suspeita de paciente com problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal, não devendo ser utilizada para a realização de notificação negativa.

Alternativas
Comentários
  • Ficha Individual de Notificação é preenchida para cada paciente, quando da suspeita de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal, e encaminhada pelas unidades assistenciais aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica. É também utilizada para a notificação negativa.

    Notificação negativa - é a notificação da não-ocorrência de doenças de notificação compulsória na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.

  • Pessoal não se esqueçam de deixar as referências nas respostas, pois assim ajudaria mais.

  • Notificação Individual

     

    FIN e FNC

     

    A Ficha Individual de Notificação (FIN) é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal. Este instrumento deve ser encaminhado aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais, que devem repassar semanalmente os arquivos em meio magnético para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

     

    A ficha de notificação individual contem os atributos comuns a todos os agravos, tais como, dados gerais sobre o agravo e unidade notificadora, dados do paciente (nome, idade, sexo, escolaridade, etc.), dados de residência do paciente. Ela deve ser utilizada para registro de notificação negativa, notificação individual por agravo, notificação de surto e de Inquérito de Tracoma.

     

    O registro da notificação no Sinan é realizado por meio de dois módulos:

     

    1- Individual/Investigação - agravos compulsórios e agravos de interesse nacional que apresentam a Ficha de Notificação e de Investigação padronizados pela SVS;

     

    2- Individual/Conclusão - agravos de interesse estadual e municipal que apresentam a Ficha de Notificação e o módulo de conclusão.

     

    FONTE : http://portalsinan.saude.gov.br/notificacoes


ID
1426456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o item.

A disponibilidade de indicadores demográficos e socioeconômicos é fundamental para que se conheçam a dinâmica populacional e as condições gerais de vida da população, informações que se vinculam a fatores condicionantes de doenças ou agravos.

Alternativas
Comentários
  • CoRRTa - A partir dos Indicadores Demográficos podemos obter uma série de informações referentes a uma população, nomeadamente quantas pessoas morrem, nascem, a percentagem ou total do seu crescimento ou diminuição, a sua estrutura etária, a sua distribuição numa determinada área, o número ou percentagem daqueles que emigram ou dos que imigram, etc.

    Depois é só saber que fatores condicionantes são os que condicionam o aparecimento de doenças e fatores determinantes o que propicia à saúde, ex. saneamento, lazer, atividade física, etc.

     

    O blog não é tão reconhecido, mas tá valendo:

     

    https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/populacao-e-povoamento/os-indicadores-demograficos

     


ID
1426459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o item.

Em caso de pandemia, constata-se elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinada localidade, por período de tempo determinado, havendo excesso de ocorrências dessa doença ou agravo em relação à frequência esperada.

Alternativas
Comentários
  • Pandemia:caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente.

  • A definição da questão refere-se a EPIDEMIA.

  • Epidemia: elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinada localidade, por período de tempo determinado, havendo excesso de ocorrências dessa doença ou agravo em relação à frequência esperada.

    Pandemia: elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinada localidade, por período de tempo determinado, havendo excesso de ocorrências dessa doença ou agravo em relação à frequência esperada com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente.

  • Covid-19 é um exemplo de pandemia

  • Resolvendo esta questão em julho de 2020


ID
1426462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o item.

Durante o período de investigação de caso de doença, independentemente do tipo da doença, devem-se adotar medidas rigorosas de isolamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    As medidas de isolamento não são sempre necessárias.

  • EX: Em casos de influenza H1N1 faz-se necessário o isolamento.

     

    ERRADO

  •  independentemente do tipo da doença... NÃO


ID
1426465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a Programa Nacional de Imunização, julgue o item que se segue.

A vacinação é contraindicada a pessoas portadoras de doença tratada com corticosteroides, quimioterapia antineoplásica ou radioterapia.

Alternativas
Comentários
  • Os pacientes imunodeprimidos – devido as neoplasias ou ao tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia, corticóide em doses elevadas, HIV/aids – deverão ser avaliados caso a caso para a administração adequada de imunobiológicos. Tais pacientes não deverão receber vacinas vivas. Nas situações de pós-exposição, eles receberão soros ou imunoglobulinas especificas. Para cada imunodeficiência pode-se substituir, indicar, contraindicar ou adiar a indicação de algum imunobiológico.


    Gabarito do Professor: CERTO 


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • C- Em geral, as vacinas bacterianas e virais atenuadas não devem ser administradas a usuários com imunodeficiência congênita ou adquirida, portadores de neoplasia maligna, em tratamento com corticosteroides em dose imunossupressora e em outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia, radioterapia etc.), bem como gestantes, exceto em situações de alto risco de exposição a algumas doenças virais preveníveis por vacinas, como, por exemplo, a febre amarela. MANUAL DO MS PARA VACINAÇÃO, 2014.

  • questão cabível de recurso. Tendo em vista que a contra indicação para portadoras de doença tratada com corticosteroides é para pacientes em uso de dose imunossupressora, no caso,  é considerada imunossupressora a dose superior a 2 mg/kg/dia para crianças e acima de 20 mg/kg/dia para adultos por tempo superior a 14 dias. Dose inferior a citada acima não contraindica a vacinação. Questão vaga.


ID
1426468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a Programa Nacional de Imunização, julgue o item que se segue.

Os vírus inativados compõem as vacinas contra poliomielite, sarampo e febre amarela.

Alternativas
Comentários
  • As vacinas tanto virais quanto bacterianas podem apresentar os antígenos inativados ou atenuados. De modo geral, as vacinas inativadas necessitam de mais de uma dose para uma adequada proteção (por exemplo: a vacina hepatite B, tétano e difteria), enquanto as vacinas virais atenuadas, geralmente, necessitam apenas de uma dose para uma adequada proteção. A vacina poliomielite pode ser inativada VIP (injetável) ou atenuada VOP (oral). A vacina contra sarampo é composta por vírus vivos (atenuados). A vacina contra febre amarela também é composta pelo vírus atenuado. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • A composição das vacinas para sarampo e febre amarela são de vírus vivos atenuados.

  • Febre amarela é atenuada
  • As vacinas para Sarampo e Febre Amarela são de vírus vivos atenuados,


ID
1426471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a Programa Nacional de Imunização, julgue o item que se segue.

A imunização de pacientes portadores do vírus HIV sintomáticos deve abranger a vacina BCG.

Alternativas
Comentários
  • Crianças filhas de mãe com HIV positivo podem receber a vacina o mais precocemente possível

    até os 18 meses de idade, se assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.

    • Crianças com idades entre 18 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinadas, somente podem

    receber a vacina BCG após sorologia negativa para HIV; para estes indivíduos, a revacinação

    é contraindicada.

    • A partir dos 5 anos de idade, indivíduos portadores de HIV não devem ser vacinados, mesmo

    que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência. Entretanto, os portadores de HIV que são

    contatos intradomiciliares de paciente com hanseníase devem ser avaliados do ponto de vista

    imunológico para a tomada de decisão. Pacientes sintomáticos ou assintomáticos com contagem

    de LT CD4+ abaixo de 200/mm3 não devem ser vacinados.


  • A vacina contra tuberculose, denominada BCG, é produzida a partir de cepas atenuadas do Mycobacterium bovis. As crianças podem e devem ser vacinadas a partir do nascimento, de preferência no berçário, por via intradérmica, no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltóide, sem o emprego prévio de anti-sépticos e com seringa e agulha apropriadas e descartáveis.  A vacina é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meningea).

    A vacina e contraindicada

    - na ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) confirmada apos o recebimento de dose

    anterior;

    - história de hipersensibilidade a qualquer componente dos imunobiológicos.

    - para os usuários a partir dos 5 anos de idade portadores de HIV, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.


    Gabarito do Professor: ERRADO



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.



ID
1426474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a Programa Nacional de Imunização, julgue o item que se segue.

As vacinas contra raiva, tétano, difteria e hepatite B podem ser administradas em gestantes, dado não ocasionarem risco ao feto.

Alternativas
Comentários
  • Vacina hepatite B (recombinante): Para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional

    Vacina adsorvida difteria e tétano adulto – dT (dupla adulto): É indicada para prevenir contra o tétano e a difteria. A vacinação de mulheres em idade fértil (MIF) (dos 10 aos 49 anos), gestantes e não gestantes é feita também para a prevenção contra o tétano neonatal.

    A vacina é indicada para a profilaxia da raiva humana nas seguintes situações:

    • pré-exposição ao vírus rábico em indivíduos que, por força de suas atividades, estão

    permanentemente expostos ao risco da infecção pelo vírus, como médicos veterinários, biólogos,

    profissionais e auxiliares de laboratórios de virologia e anatomopatologia para a raiva, estudantes

    de veterinária, biologia e agrotecnia; para profissionais que atuam no campo na captura, vacinação,

    identificação e classificação de mamíferos passíveis de portar o vírus, bem como funcionários

    de zoológicos; indivíduos que desenvolvem trabalho de campo (pesquisas, investigações ecoepidemiológicas)

    com animais silvestres; espeleólogos, guias de ecoturismo, pescadores, carteiros

    e outros profissionais que atuam em áreas de risco. Também está indicada para indivíduos com

    risco de exposição ocasional ao vírus, como turistas que viajam para áreas de raiva não controlada

    (que devem ser avaliadas individualmente) e gestantes, estas após avaliação criteriosa do risco

    pelo benefício.


  • Vacinas inativas são seguras, e podem ser utilizadas, quando necessário, nas gestantes, como por exemplo: difteria, tétano, influenza, hepatite B e outras.

  • ERRADA

    As vacinas contraindicadas para gestantes são - Rubeola, caxumba, catapora, BCG, sarampo, rotavirus, variola, HPV, febre amarela.

  • Não há contraindicação específca para vacina e soro em caso de proflaxia pós-exposição,

    considerando-se a gravidade e a evolução fatal da doença, mesmo durante a gravidez, mulheres

    amamentando, doenças intercorrentes ou pessoas imunocomprometidas, incluindo doentes com

    HIV/aids.

    Questão CORRETA, visto que de acordo com o Manual, a vacina da Raiva pode ser administrada em gestantes, pois não é uma contraindicação.


ID
1426477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

O PSF é uma estratégia governamental de intervenção vertical e paralela que visa organizar as atividades dos serviços de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Ou é vertical ou é paralela. Questão resolvida com racioncínio lógico matemático.

  • E - Embora rotulado como programa, o PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que não é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde. Pelo contrário, caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados. Acerca desses aspectos, o Ministério da Saúde reafirma positivamente os valores que fundamentam as ações do PSF, entendendo-o como uma proposta substitutiva com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras.


ID
1426480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Trabalhar com território de abrangência indefinido é um dos princípios básicos que devem nortear a unidade de saúde da família.

Alternativas
Comentários
  • E - Embora rotulado como programa, o PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que não é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde. Pelo contrário, caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados


ID
1426483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Entre os objetivos específicos do Programa de Saúde da Família (PSF) inclui-se a prestação de assistência integral à família na unidade de saúde e no domicílio.

Alternativas
Comentários
  • C - prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda organizada ou espontânea, com ênfase nas ações de promoção à saúde. 


ID
1426486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Entre as atribuições que o enfermeiro deve delegar ao técnico de enfermagem incluem-se consulta de enfermagem, solicitação de exames complementares, prescrição e transcrição de medicações, conforme protocolos estabelecidos em programas do Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • E - Consulta é privativa do enfermeiro, não pode ser delegada.