SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Técnico de Laboratório - Análises Clínicas - UFRN


ID
1790329
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

O texto tem como propósito comunicativo dominante

Alternativas
Comentários
  • No 5º parágrafo:

    Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

    No 8º parágrafo:

    o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

    No último parágrafo:

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão..

    Todos esses trechos estão relacionados à preocupação com o planeta em si, que torna um tema recorrente em todo o texto.





  • Resposta: Letra C.

    O autor anuncia o tema central do texto no primeiro parágrafo: "Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável". Nos parágrafos seguintes, apresenta os recentes avanços concernentes a negociações internacionais, apresentando a opinião do Papa e as decisões do governo brasileiro como argumentos para provar sua tese.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Questão de interpretação, ou seja, as informações vão além do que está escrito no texto.

    Detalhe que faz toda a diferença em questões interpretativas da COMPERVE; o início da assertiva. Vejam:

     

    b) defender a tese de que o Brasil precisa adotar posturas mais ativas quanto à emissão de gases derivados da queima de combustíveis fósseis. (defender tese, convencer o leitor é função, geralmente, de textos argumentativos).

    c) sustentar a ideia de que a preocupação com os efeitos das mudanças climáticas se tornou uma agenda de alcance global atualmente.

    Sim, sustentar a ideia. O texto relata a todo tempo sobre conferências, Rio+20, COP21, planos e projetos nesse sentido para que os países entrem na luta contra a emissão de gases poluentes.

  • Gab. C

     

    Ao utilizarem, "atulamente", na opção "C", faz com que se tenha mais cuidado com a escolha desta opção. Mas, ao longo do texto, vamos observando trechos que embasam essa tese. 

     

    # 1º parágrafo: "Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável".

    # 2º parágrafo: "As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos".

    # 5º parágrafo: Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. (alcance global)

     

  • O título do texto ajuda muito.

  • Gente, por mais que algumas pessoas sustentem a ideia de que o propósito comunicativo de um texto é "pura interpretação", há algumas escolas que discordam desse ponto de vista. Eu também discordo. Não é bem assim.

    Propósito comunicativo está diretamente ligado ao gênero textual. Se você lê um texto, descobre o tipo textual dele e identifica o gênero, você consegue resolver a questão tranquilamente sem precisar dessas "interpretações" todas. Quer ver um exemplo?

     

    No texto em questão identificamos que o tipo textual é a EXPOSIÇÃO, pois não há defesa de ponto de vista nem tentativa de convencimento do leitor para a opinião do autor (caracterísitca de dissertação). Além disso, o gênero textual expositivo que encontramos é uma REPORTAGEM. O autor conta um fato sob ponto de vista jornalístico (imaginem o William Bonner falando o texto no JN).

    Pelo simples fato de sabermos que o texto é uma EXPOSIÇÃO já destruímos três alternativas:

    1. "Assumir opinião...". Um texto expositivo não assume opinião, muito menos uma reportagem. Você não vê William Bonner dizendo "concordo" ou "discordo" do que acabou de apresentar no jornal.

    2. "Defender a tese...". O mesmo raciocínio. Texto expositivo não defende tese, apenas apresenta fatos.

    3. "Discutir os prejuízos...". O mesmo raciocínio. Texto expositivo não discute nada, apenas apresenta fatos. A discussão fica pra dissertação.

    Só por isso já encontramos o propósito comunicativo do texto, alternativa C.

     

    Então, resumindo:

    Quer encontrar o propósito comunicativo do texto? Encontre qual o tipo textual dele.

    Se for dissertação: convencer, debater, dar opinião etc.

    Se for exposição: sustentar, apresentar fatos etc.

    Se for descrição: descrever, apresentar paisagens, enumerar etc.

    Se for injunção: pedir, aconselhar, dar ordem etc.

    Se for narração: contar história, narrar um fato etc.

     

    Se ainda for complicado, com essas informações, encontrar a alternativa correta, identifique o gênero do tipo.

    Aí não tem pra onde escapar, você encontra o propósito comunicativo.


ID
1790332
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

De acordo com o texto, depreende-se que

Alternativas
Comentários
  • Respondi essa questão me baseando pelo segundo parágrafo que diz:

    As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

    Ou seja, eles não tinham prioridade no assunto, seria a primeira vez a ser discutido.

  • ATENÇÃO! PEGADINHA DA BANCA! Ela sempre usa esse enunciado, vejam:

    De acordo com o texto, depreende-se que ...

    **De acordo com o texto é informação que está explícita nele, já o depreender-se significa subentender aquilo que vai além. Nesse caso, devemos sempre buscar dentro do texto, apesar de já ter visto casos de interpretação nesse tipo de enunciado. Vai entender...

    Leiam com bastante atenção e grifem pontos importantes durante a leitura, ideias centrais, ajuda bastante.

     c) o desafio de substituir os combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia nunca fora prioridade para o grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo.

    ...Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. 

  • C: O desafio de substituir os combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia nunca fora prioridade para o grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo.

  • Gab. C

     

    1º parágrafo: Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável. 

     

    O texto dá a entender, exatamente que os países do G7, não davam "prioridade" para planos de substituir os combustíveis fósseis. Logicamente que, se a questão não trouxesse a palavra "prioridade", esta acertiva não estaria correta, pois esse tema já foi discutido outras vezes, mas a "prioridade" mesmo, nunca foi dada. 

  • Pense em um jogo de cintura para responder as questões de interpretação de texto dessa banca!

  • Resposta no parágrafo 5º!

    "..., mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos..."

  •  O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta

  • As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.


ID
1790335
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

De acordo com o texto, depreende-se que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - CORRETA- Baseando-se pelo  antepenúltimo parágrafo, vejamos:

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas (ousadas) para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição.

  • Resposta: Letra A.

    No décimo primeiro parágrafo, o autor afirma: "Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição". Por conseguinte, uma vez que o Brasil é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa, deve adotar metas mais ambiciosas.

    As demais proposições apresentam erros evidentes. No primeiro parágrafo, o autor afirma que o planeta está "mais quente e instável", contrariando a alternativa B. No décimo parágrafo, o Brasil é apresentado com um dos Estados que mais reduziu a emissão de poluentes, graças à queda do desmatamento; no entanto, não há informações sobre a consecução de suas metas, contrariando a alternativa C. No décimo primeiro parágrafo, afirma-se a existência de pressões sobre o governo para que o Brasil se torne liderança global em economia sustentável e pouco poluente, não para que se torne grande exportador de produtos agropecuários; logo, a alternativa D está incorreta.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Muita gente assinalou a alternativa C, mas em nenhum momento pode se depreender do texto, que o Brasil não atingiu a suposta "meta" ou sequer que existe uma meta traçada em números.

  • Engraçado! Em toda a minha vida de concurseiro fui treinado a fazer uma destinção entre Compreensão e Interpretação. A primeira (Compreesão) refere-se a informações, fatos e dados que estão no texto, elementos explícitos. A questão também pode vir com outra nomenclatura como: Segundo o texto..., De a cordo com o texto.... 

    Já a segunda (Interpretação) diz respeito a informações, a fatos e a dados que podem ser inferidos, elementos implícitos. A questão também pode vir com outra  nomenclatura como: Depreende-se do texto..., 

    No caso dessa questão ela não segue muito bem essa teoria.


ID
1790338
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

No texto, há presença de

Alternativas
Comentários
  • injunção

    substantivo feminino

    1. 1.

      ato de injungir, de ordenar expressamente uma coisa; ordem precisa e formal.

    2. 2.
      influência coercitiva de leis, regras, costumes ou circunstâncias; imposição, exigência, pressão.


       No texto, não vemos situações em que há comando de ordem/ordenamento. Vemos explicações e argumentações relacionadas ao tema mencionado.


  • Resposta: Letra C.

    O artigo caracteriza-se como texto dissertativo argumentativo, cujas principais metas são explicar o tema e argumentar em favor de determinada ideia. Essas atividades são verificadas ao longo do texto: o autor constantemente apresenta os últimos acontecimentos sobre o debate ambiental, com o objetivo de demonstrar que o tema adquiriu importância global.

    Não obstante, a questão poderia ser resolvida por eliminação. O texto injuntivo é caracterizado por apresentar comandos, ordens ou instruções, predominando o uso do modo imperativo, como em receitas culinárias ou em manuais de instrução. Uma vez que não há injunção no texto, apenas a alternativa C estaria correta.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Quanto aos tipos de texto:

    O texto INJUNTIVO, é aquele que apresenta a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no infinitivo, no imperativo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os genêros que se apropriam da estrutura injuntiva são:manual de instrunções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis.

  • Mais suscinta. Trata-se de um texto argumentativo e sua função foi explicar e informar.

    O texto injuntivo/instrucional é aquele tipo textual que dá dicas, modo de fazer, como construir, passo-a-passo. Ex: Receita de bolo.

    Sabendo disso, a questão veio de graça.

  • O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas. Sabendo essa definição já podemos eliminar as quatro opções que constam o mesmo. 

  • Letra C

    O texto injuntivo dá ordens, é mais caracterização no imperativo.

    Com isso eliminamos 3 alternativas, restando-nos apenas a correta.

    O texto é uma mistura de argumentação com explicação de fatos.

     

  • Injunção -> Ordem

    Obs: Essa questão contradiz aquela corrente de chutes por repetição rsrs...

  • O Texto Injuntivo é marcado por verbos no imperativo: Ex.: Venha, Veja, Use, Faça.


ID
1790341
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

Relativamente à paragrafação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    A questão é controversa e seu gabarito é duvidoso.

    A progressão temática consiste  no desenvolvimento do assunto abordado, mediante adição de novas informações. Nesse sentido, conforme Francisco Platão Savioli e José Luiz Fiorin, em Manual do Candidato - Português: "Num texto, não devem aparecer palavras, expressões ou frases redundantes, nem pormenores impertinentes, nem se devem repetir ideias já expressas explícita ou implicitamente". Desse modo, verifica-se que o parágrafo 6 é imprescindível para a progressão textual, porquanto acrescenta nova informação: as considerações do Vaticano sobre o meio ambiente. Não obstante, o parágrafo 9 é completamente dispensável, repetindo ideia apresentada nos parágrafos seguintes: o Brasil deve agir de modo mais enfático em relação ao meio ambiente. Efetivamente, o referido parágrafo poderia ser excluído, sem qualquer prejuízo de sentido para o artigo.

    Considerando a organização do texto original, publicado na Carta Capital, identifica-se que o parágrafo 9 é apenas subtítulo de seção. Por conseguinte, há a possibilidade de ocorrência de erro material na redação da prova, infelizmente não reconhecido pela organização. De qualquer modo, a meu ver, ao não anular a questão, a Banca Examinadora foi excessivamente rigorosa e, talvez, incoerente.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Entendo que a progressão seja o modo com o qual a escrita flua mais corretamente e se possibilite uma maior coesão textual.

     

     A outra boa notícia veio do Vaticano.....

    E agora, Brasil? Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que...

     

    (nesse casos, as partes destacadas anunciam um novo tema, porém sempre dentro do assunto abordado)​ 

     

    Outros exemplos, de acordo com o meu entendimento, é quando, ao discorrer sobre um determinado assunto, usamos, por exemplo, de expressões como: Primeiramente isso....posteriormente aquilo...ou em segundo lugar...faz com que o texto flua, progrida de maneira coerente. 

    Corrijam-me!

  • Questãozinha sacana.

    Apenas o início dos parágrafos 6 e 9 contribuem para o efeito de progressão do texto.

    A outra boa notícia veio do Vaticano.....

    E agora, Brasil? 

  • Eu entendi como fuga parcial sim os parágrafos 6, 7 e 8...

  • Resposta: Letra D

  • Por qual motivo a B está errada ? fiquei em dúvida entre B e D, e advinha..

  • Fiquei com dúvida em relação à alternativa B.

     

  • ASSERTIVA D

    A progressão da temática do texto é o modo com o qual a escrita flue mais corretamente e  possibilita uma maior coesão textual.

    TRECHOS DO TEXTO que justifica a resposta:

    " A outra boa notícia veio do Vaticano....."

    "E agora, Brasil? Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que..."

    (nesse casos, as partes destacadas anunciam um novo tema, porém sempre dentro do assunto abordado)​ 

  • Fato: precisamos antes de tudo entender que nessa banca a gente marca o gabarito pela menos errada ou a mais correta sempre. Muitas questões anuláveis com um português que eles fabricam dentro do universo doente deles. Difícil ver questão fechada onde somente há uma alternativa correta ou somente uma alternativa fechada. Absurdo.

  • Sobre a B: está incorreta ao assumir que o segundo parágrafo traz introdução. Não, já é desenvolvimento, pois trata-se de um texto expositivo e já aparece a primeira informação principal do texto nesse parágrafo.

    Sobre a C: não, a questão do Papa não é digressão. De acordo com o título, dá para entender que o tema do texto é dizer que o "aquecimento global está sendo discutido no mundo", tanto na esfera econômica (daí a primeira informação sobre os países mais ricos se reunirem para debater o tema), quanto na esfera cultural/religiosa (o trecho do Papa se insere aqui, naturalmente). 

    A menos errada é a D. Com a Comperve é importante considerar que ás vezes você tem que marcar uma opção que faz pouco sentido para não ter que marcar as absurdas.

  • A alternativa B não pode ser verdadeira pois se observarmos bem, o segundo parágrafo tem uma função completamente do primeiro. Este apresenta o tópico frasal, mas não entra em detalhes quanto aos argumentos. O segundo parágrafo já é o início da argumentação.

    Então o primeiro apresenta o tema, e o segundo entra com um exemplo. Os demais argumentos surgirão nos parágrafos seguintes.

  • Por que a alternativa B está errada?

    Os dois primeiros parágrafos não se limitam ao recorte do tema, mas trazem consigo, imediatamente, uma opinião/afronta/indignação pelo cenário. Logo, extrapola o recorte temático e o tema em si.


ID
1790344
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                                    Reinaldo Canto

      Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

      As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar" a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

      O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada" até o ano de 2.100.

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial.

      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

      Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior".

      E agora, Brasil?

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

      Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importantes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda".

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-...> . Acesso em: 06 ago. 2015. [Adaptado]

Sobre os modos de citação do discurso alheio, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No 6º parágrafo:


    Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si'" (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

    Discurso direto acontece quando o narrador coloca os personagens a falar diretamente, como aconteceu na citação do Papa Francisco.

  • Gabarito- a:Citação: menção no texto de uma informação colhida em outra fonte. Pode ser uma transcrição ou paráfrase, direta ou indireta.

    Citação direta ou literal:
    É a transcrição exata de palavras e trechos de um autor. Usa-se as aspas.
    Citação indireta:
    Consiste na transcrição não literal do que diz o autor, a partir da interpretação de um texto consultado, faz-se um resumo com as próprias palavras (paráfrase). Nesse caso não se usa as aspas. 
  • Mais fácil de entender...

     

    Direta: Fala do narrador :-" Fala do Personagem ( fulano disse: "Comi todo o bolo"!) - O narrador toma para si a fala do personagem.

    Indireta: Locução adverbial + conjunção (geralmente QUE) -> iniciando uma oração subordinada, e os fatos já ocorreram.


ID
1790350
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. 

Mantendo-se o sentido e obedecendo-se às convenções de pontuação da norma padrão, a opção em que a reescrita do trecho está correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B.

    Efetivamente, a alternativa B apresenta reescrita perfeita, sem qualquer erro de pontuação ou alteração de sentido.

    As demais opções apresentam erros notórios. Em relação à alternativa A, a vírgula após declarações não isola o adjunto adverbial e separa o sujeito do verbo, enquanto a vírgula após graças isola esse termo, em detrimento do ajunto adverbial principalmente. Concernente à alternativa C, a substituição da expressão graças por em detrimento de altera significativamente o sentido do período, trocando adjunto adverbial de causa por adjunto adverbial de exclusão. Quanto à alternativa D, verifica-se inadequada inversão do texto e uso indevido da vírgula após Europeia; essa pontuação não isola o adjunto adverbial anterior e separa sujeito do verbo.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • A banca quis induzir o candidato a erro na letra C.

    Detrimento = Perda, prejuízo.

    Assim, a C fica errada.

    Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões em detrimento (perda, prejuízo) principalmente da queda do desmatamento.

     

  • a) Durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff em recentes declarações, afirmou: o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças, principalmente à queda do desmatamento.

     

    Ob.: deveria ter uma virgula entre "Rousseff" e "em" ou tirar a virgula entre "declarações" e "afirmou" e "principalmente" deveria vir entre virgulas ou sem virgula e nao com uma virgula só.

     

     b) A Presidenta Dilma Rousseff, em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, em razão, principalmente, da queda do desmatamento. ( CORRETA)

     

     c) Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões em detrimento principalmente da queda do desmatamento.

     

    Ob.: O detrimento muda o sentido da frase, por isso ficou errado.

     

     d) O Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, principalmente devido à queda do desmatamento, afirmou em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff.

     

    Ob.: "principalmente" deveria vir entre virgulas ou a virgula entre "emissões" e "principalmente" deveria ser tirada

  • b)

    A Presidenta Dilma Rousseff, em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, em razão, principalmente, da queda do desmatamento.

  • Sobre a alternativa A)

    A) Durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff em recentes declarações, afirmou: o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças, principalmente à queda do desmatamento.

    Quem afirmou? a Presidenta Dilma Rousseff.

    Não se pode separar sujeito do verbo, aí está o erro da alternativa.


ID
1790353
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte período:

Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos. 

As afirmativas abaixo se referem à estruturação sintática e às relações coesivas do período. 

I No período, há uma oração coordenada explicativa.

II O primeiro termo sublinhado substitui a expressão “a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20".

III O segundo termo sublinhado substitui a expressão “a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20".

IV No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa. 

Das afirmativas, estão corretas 

Alternativas
Comentários
  • letra C

    - a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza...    o '' que '' está substituindo ''a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20''.

     

    - a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos.  

       

    A oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA começa no ''que'' e vai até ''pobreza''. obs: elas são isoladas por vírgulas e sempre iniciam com pronomes relativos '' que,quem, o qual, a qual, cujo, onde, como, quando etc. ''  No caso, ela também dá um efeito de adjetivo

  • ...a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, 

    O QUE, como PR, retomou Nações Unidas, a Rio+20, entre vírgulas, introduzindo uma OSA explicativa.

  • Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos. 

    As afirmativas abaixo se referem à estruturação sintática e às relações coesivas do período. 

    I No período, há uma oração coordenada explicativa. incorreta

    II O primeiro termo sublinhado substitui a expressão “a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20". correta

    III O segundo termo sublinhado substitui a expressão “a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20".incorreta

    IV No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa.correta

  • Parabéns pelo comentário esclarecedor, Odair.

  • Quem colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza? Para mim somente a "Rio +20", em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, e não a Conferência em si. Acho que a banca deu uma forçada nessa substituição...

  • GABARITO: C

  • *Nem precisa se forçar muito resolvendo isso galera,

    -A primeira afrimativa contradiz a ultima

    -A segunda contradiz a terceira afirmativa

    *Sabendo disso, excluimos as alternativas A e D. Sobrando só B e C, sabendo um pouco para excluir uma das quatro, no caso eu sabia que não era uma oração coordenada explicativa então só podia ser a C. Fé pra todo mundo ai.

  • Errei por não saber que Rio+20 e Conferência das Nações Unidas se referem ao mesmo evento! Cobrar conhecimento sociopolítico em prova de português não é decente! Questão inadequada.


ID
1790356
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São palavras acentuadas pela mesma regra:

Alternativas
Comentários
  • Palavras terminadas em ditongo crescente são acentuadas.
  • Resposta: Letra D.

    As palavras anúncio, Itália e pecuária são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

    As demais opções apresentam diferentes regras de acentuação entre as palavras:

    Alternativa A: sobrevivência -- paroxítona terminada em ditongo crescente; países -- i isolado na sílaba; sustentável -- paroxítona terminada em l.

    Alternativa B: níveis -- paroxítona terminada em i(s); inseparável -- paroxítona terminada em l; consequências -- paroxítona terminada em ditongo crescente.

    Alternativa C: cúpula, histórica -- proparoxítonas; fósseis -- paroxítonas terminadas em i(s).

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  •  a) sobrevivência, países e sustentável.

    so-bre-vi-vên-ci-a = paroxítona terminada em ditongo crescente.

    pa-í-ses = hiato

    sus-ten-tá-vel = paroxítona terminada em L. 

     b) níveis, inseparável e consequências.

    ni-veis = paroxítona terminada em IS. 

    in-se-pa-rá-vel = paroxítona terminada em L.

    con-se-quên-ci-as = paroxítona terminada em ditongo crescente. 

     c) cúpula, histórica e fósseis.

    cú-pu-la = proparoxítona. 

    his-tó-ri-ca = proparoxítona

    fós-seis = paroxítona terminada em "IS"

     d) anúncio, Itália e pecuária.

    Letra D correta, pois todas as palavras são paroxítonas terminadas em ditongo decrescente, devendo, pela regra, sofrerem a separação. a-nún-ci-o / i-tá-li-a / pe-cu-á-ri-a 

     

    Obs. Algumas paroxítonas terminadas em ditongo crescente (SV + V), pode sofrer separação na sílaba final, transformando-as, na fala, em proparoxítonas, mas, não será por isso que perderão a característica de paroxítona. São as chamadas de proparoxítonas eventuais, relativas ou acidentais). 

  • Cristina, ditongo crescente.

  • Cris Anjos, NÍVEIS não é paroxítona terminada em IS e sim terminada em DITONGO.

    Cuidado!!

  • D,são todas paroxítonas terminadas em ditongo

  •  d)

    anúncio, Itália e pecuária.

    Separar na prova ajuda no caso de dúvidas.

  •  d)

    anúncio, Itália e pecuária.

  • PAROXÍTONAS FÁCIL.

  • a) sobrevivência (PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE), países (HIATO) e sustentável (PAROXÍTONAS TERMINADAS EM L).

     b) níveis (REGRA DAS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM I ou Is OU DITONGO), inseparável (PAROXÍTONAS TERMINADAS EM L) e consequências. (PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE)

     c) cúpula (PROPAROXÍTONA), histórica (PROPAROXÍTONA) e fósseis. (PAROXÍTONAS TERMINADAS EM I ou Is)

     d) anúncio, Itália e pecuária. TODAS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE

  • Todas são acentuadas por serem Paroxítonas terminadas em Ditongo.

    LETRA D

  • a) so-bre-vi-vên-cia, pa-í-ses e sus-ten-tá-vel.

     b) ní-veis, in-se-pa-rá-vel e con-se-quên-cias.

     c) cú-pu-la, his-tó-ri-ca e fós-seis.

     d) a-nún-cio, Itá-lia e pe-cuá-ria. Paroxítona terminada em ditongo crescente (semivogal + vogal)

  • Encontrei dificuldades em separar justamente essas palavras da última questão.

    Pelas regras de separação, porque anúncio e Itália se separam assim: a-nún-cio e I-tá-lia?

    Outra coisa: a palavra pecuária deu divergência em vários sites, até mesmo aqui nas respostas. Qual as fontes confiáveis de separação da palavra pecuária? E mais uma vez: qual a regra?

    Agradeço desde já a ajuda, pessoal.

    Em tempo, resposta letra "d".

  • Gabarito: D

    a) sobrevivência, países e sustentável. - paroxítona - hiato - paroxítona

    b) níveis, inseparável e consequências - paroxítona - paroxítona - paroxítona - são regras diferentes.

    c) cúpula, histórica e fósseis - proparoxítona - proparoxítona - paroxítona

    d) anúncio, Itália e pecuária - paroxítona - paroxítona - paroxítona - todas são terminadas em ditongo crescente.

    Cometário da B:

    Níveis - paroxítona terminada em ditongo decrescente

    Inseparável - paroxítona terminada em l

    Consequências - paroxítona terminada em ditongo crescente.


ID
1790359
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90) estabelece os requisitos básicos para investidura em cargo público. Dentre esses requisitos, estão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

     I - a nacionalidade brasileira;

     II - o gozo dos direitos políticos;

     III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

     V - a idade mínima de dezoito anos;

     VI - aptidão física e mental.

  • Tem um macete show de bola para os requisitos da investidura: NACI(nacionalidade) com NÍVEL e APTIDÃO, aos 18 GOZEI e QUITEI :)

  •  d)

    gozo dos direitos políticos e aptidão física e mental.

  •    Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

            I - a nacionalidade brasileira;

            II - o gozo dos direitos políticos;

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

            V - a idade mínima de dezoito anos;

            VI - aptidão física e mental.

            § 1o  As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    Letra D

  • NACI com NÍVEL e APTIDÃO, aos 18 GOZEI e QUITEI

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público: 

    I - a nacionalidade brasileira; 

    II - o gozo dos direitos políticos; 

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; 

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; 

    V - a idade mínima de dezoito anos; 

    VI - aptidão física e mental. 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes aos requisitos básicos para investidura em cargo público.

    “Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que apenas o contido na alternativa "d" corresponde a requisitos básicos para investidura em cargo público (gozo dos direitos políticos e aptidão física e mental). Nas demais alternativas, constam expressões incorretas, quais sejam: nacionalidade estrangeira, idade mínima de dezesseis anos, quitação com as obrigações militares ou eleitorais e gozo dos direitos trabalhistas.

    Gabarito: letra "d".


ID
1790362
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que sofrera em sua capacidade física verificada em inspeção médica. À luz das normas previstas na Lei nº 8.112/90, é correto afirmar que esse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D -Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • REVERTO O APOSENTADO

    REINTEGRO O DEMITIDO

    RECONDUZO O INABILITADO

    READAPTO O INCAPACITADO

    REAPROVEITO O DISPONÍVEL

  •  d)

    readaptado.

  • Nomeação: Originária: Única - Posse

    Promoção: Carreira

    Readaptação: Limitação

    Reintegração: Demissão invalidada

    Reversão: Aposentado

    Aproveitamento: Em disponibilidade

    Recondução: Cargo anterior.

  • Alternativa D

    Readaptado

  • LETRA D CORRETA

    Aproveito o Disponível.

    Reintegro o Demitido.

    Reverto o Aposentado.

    Reconduzo o Inabilitado

    Readapto o Incapacitado.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Conforme o artigo 24, da citada lei, "readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    Dispõem os artigos 25 e 29, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

    c) estável quando na atividade;

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

    e) haja cargo vago.

    (...)

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30."

    Consoante o artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Por fim, cabe ressaltar que, de acordo com o artigo 30, da citada lei, "o retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, no caso de um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte ser investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que sofrera em sua capacidade física verificada em inspeção médica, à luz das normas previstas na Lei nº 8.112/90, é correto afirmar que esse servidor foi readaptado. Cabe salientar que a remoção não corresponde a uma forma de provimento ou vacância de cargo público. Por fim, vale destacar que, embora a promoção seja uma forma de provimento e vacância de cargo público, o caso descrito pela questão não corresponde a uma promoção.

    Gabarito: letra "d".


ID
1790365
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o que expressamente preceitua a Lei nº 8.112/90, considere as afirmativas a seguir referentes aos adicionais. 

I Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada três meses.

II O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

III O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de vinte e cinco por cento, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

IV O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de vinte e cinco por cento em relação à hora normal de trabalho

Das afirmativas, estão corretas 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 72. Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

     Parágrafo único. Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.

    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • Amigo, acho que vc confundiu...rsrs...acho que vc quis dizer GABARITO, sendo a LETRA B

  • Gabarito D

    Assertiva I - FALSA - será de 06 meses (art. 72, lei 8.112/90)

    Assertiva II - Verdadeira - (§1°, art. 68, Lei 8.112/90)

    Assertiva III - Verdadeira - (art. 75, Lei 8.112/90)

    Assertiva IV - FALSA - aumento será de 50% (art. 73, lei 8.112/90)

  • I - errada - o correto seria:   "Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos complementares a cada seis meses".

    II - Correta  III - Correta IV - Errada - o correto seria - O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50 por cento em relação à hora normal de trabalho
  • não man..a IV é hora extra.. 50% a mais.

     

  • I- Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria. Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.

    II- Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. § 1o  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    III-  Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    IV-  Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • I Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada três meses.  (ERRADO - A CADA 6 MESES)

    II O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. 

    III O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de vinte e cinco por cento, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos. 


    IV O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de vinte e cinco por cento em relação à hora normal de trabalho . (ERRADO - 50%)

  • Extraordinário - 50% x a hora normal trabalhada

    Noturno - 25% - cada hora como 52:30

  •  b)

    II e III.

  • Só para uma dica:

    A comperve já comprou esse inciso umas 10 vezes: O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. .

     

    #domingoTambémÉdia.

    GABARITO ''D''

  • GABARITO b) II e III.

  • Gabarito B de BORA PASSAR NA FEDERAL!
  • Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada três meses. (A CADA 6 MESES)
     

    O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 25% por cento em relação à hora normal de trabalho . (ERRADO - 50%)

  • I Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada três meses. (ERRADA. O CORRETO = seis meses) 

    II O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. CORRETO

    III O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de vinte e cinco por cento, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos. CORRETO

    IV O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de vinte e cinco por cento em relação à hora normal de trabalho. (ERRADA. O CORRETO= 50%) 

    GABARITO LETRA B

  • Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada t6 MESES, bem como suas férias duram 20 dias, sendo possíveis tirar 2 férias por ano.
     

  • I Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos a cada SEIS meses. 

    II O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. 

    III O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de vinte e cinco por cento, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos. 


    IV O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de CINQUENTA por cento em relação à hora normal de trabalho 
     

  • Serviço extraordinário: +50% no $/h (limitado a duas horas pro jornada de trabalho)

    Serviço noturno: +25% no $/h

  • Esse comentário está completamente errado. Inclusive quanto a exceção que não se escreve com SS.

    Habeas Data exige advogado com capacidade postulatória.

    Outro erro é que não cabe Habeas Corpus em favor de pessoa jurídica. Não é porque a PJ pode ser responsabilizada criminalmente que existe risco a liberdade de locomoção.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta relativos aos adicionais os quais podem ser concedidos ao servidor público federal.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 72, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 72. Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

    Parágrafo único. Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses."

    Item II) Este item está correto, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Item III) Este item está correto, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Item IV) Este item está incorreto, pois dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "b".


ID
1790368
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas do regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), as férias poderão ser parceladas em até

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO!

    As férias podem ser parceladas em até 3 vezes caso haja interesse da administração

    PORÉM,ENTRETANTO,CONTUDO,TODAVIA,NÃO OBSTANTE,NO ENTANTO,MAS 

    Só podem ser acumulados 02 períodos 

  • FÉRIAS

    3 ETAPAS

    2 PERÍODOS

  • Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. (Redação dada pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)   (Férias de Ministro - Vide)

            § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

            § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

            § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública. (Incluído pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)

            Art. 78.  O pagamento da remuneração das férias será efetuado até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período, observando-se o disposto no § 1o deste artigo.   (Férias de Ministro - Vide)

            § 1° e § 2°  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 3o  O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias. (Incluído pela Lei nº 8.216, de 13.8.91)

            § 4o  A indenização será calculada com base na remuneração do mês em que for publicado o ato exoneratório. (Incluído pela Lei nº 8.216, de 13.8.91)

            § 5o  Em caso de parcelamento, o servidor receberá o valor adicional previsto no inciso XVII do art. 7o da Constituição Federal quando da utilização do primeiro período. (Incluído pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)

            Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

            Parágrafo único. (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)    (Férias de Ministro - Vide)

            Parágrafo único.  O restante do período interrompido será gozado de uma só vez, observado o disposto no art. 77.

  • Ótimo comentário Lívia Portela. Concisa... 

  • DAS FÉRIAS

     

    ART. 77

    Podem ser acumuladas até o máximo de dois períodos (No caso de necessidade do serviço...);

    Poderão ser parceladas em até três etapas (Desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública);

     

  • Parceladas em 3

    Acumuladas em 2

  •  a)

    três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor e haja interesse da administração pública.

  • Bizu que me ajuda?

    F(3)RIAS (3 etapas)

    Acumulada(2) (2 periodos)

  • Gabarito A de A gente tá lascado. As férias podem ser acumuladas apenas 2 períodos e parceladas em 3 etapas !!! Lembrem-se, A2P3 - Acumula 2 e paga 3!
  • Bizu lógico  : 

    (1)Primeiro você acumula alguma coisa e depois você parcela

    (2) o número "2" vem antes do "3" 

    Primeiro : acumula 2 e depois : parcela 3

  • FÉRIAS:

    parcelamento = até 3 vezes

    pagamento = 2 dias antes

    acúmulo = 2 vezes

  • Questão tem por base a Lei 8.112/90, que disciplina o regime jurídico dos servidores públicos civis. Com base nesta legislação, o enunciado exige do candidato conhecimento sobre as férias do servidor.

    O parcelamento de férias não constitui direito subjetivo do servidor federal. Trata-se de possibilidade cujo deferimento, todavia, fica a critério da Administração Pública, à luz de sua conveniência e oportunidade. Dito de outro modo, cuida-se de ato discricionário: deferir ou não. O art. 77, §3º, da Lei 8.112/90 é claro neste sentido, ao afirmar que as férias poderão ser parceladas, no interesse da Administração, litteris:

    “§3º As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública”.           

    Portanto, a Opção “a" é a que menciona a resposta adequada para esta indagação.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor e haja interesse da administração pública.

    B) duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor e haja interesse da administração pública.

    C) três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, independentemente do interesse da administração pública.

    D) duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, independentemente do interesse da administração pública.

    GABARITO: A.


ID
1790371
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê, como direito do servidor, a licença para atividade política. De acordo com as disposições da referida lei,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    § 2o A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.


  • Licença para atividade política.-------------------- ato vinculado,  licença sem remuneração não é computado como tempo de serviço, licença remunerada conta apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, pode ser concedida durante estágio probatório.

    Finalidade> permitir que o servidor se dedique à campanha eleitoral /Evitar o uso indevido do cargo na campanha/Não se confunde com afastamento para exercício de mandato eletivo 

    Remuneração> 

    Com remuneração:  para servidor titular de cago efetivo > período a partir do registro de candidatura e até o 10 dias seguinte ao da eleição > máximo de 3 meses. 

    Sem remuneração: PERÍODO>  entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato  a cargo eletivo e a vespera do registro de sua candidatura perante a justiça eleitoral. 


  • São duas etapas para melhor entendimento:

    Da convenção à vespera do registro -> Sem R$

    Do registro até 10 dias após a eleição -> Com R$ por até 3 meses.

     

  • DA LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA

     

    ART. 86

     

    I- Entre a escolha em convenção partidária e a véspera do registro da candidatura, o servidor não possui direito à remuneração. Porém, ele pode, em regra, optar por não tirar a licença (continuar trabalhando e recebendo normalmente).

     

    II- Entre o registro da candidatura e o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor terá direito à remuneração do cargo, pelo período de até três meses.

  • Vanessa,

    Da convenção à véspera, não necessariamente ele perde a remuneração. Ele opta por continuar trabalhando até a data da candidatura e continuar recebendo ou pedir licença e ficar sem receber. O segundo período que  não é opcional, é obrigatório o afastamento, que é o registro da candidatura até o décimo dia após as eleições, e ainda assim ele continua recebendo até 3 meses.

  • LETRA C

     

    I--------------------------------------------------I--------------------------------------------I-------------------I-----------------------------------------

    ESCOLHA EM CONV.                  REGISTRO CAND.                                     ELEIÇÃO      10° DIA APÓS ELEIÇÃO

     

     

    ESCOLHA EM CONV -------------> VÉSPERA DO REGISTRO = LICENÇA SEM REMUNERAÇÃO

     

    REGISTRO ---------------> 10° DIAS APÓS A ELEIÇÃO = LICENÇA COM REMUNERAÇÃO (SOMENTE POR 3 MESES)

     

     

    #valeapena ♥ ♥ ♥

  • GABARITO LETRA C.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  • c)

    a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

  • Seção V

    Da Licença para Atividade Política

            Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

        § 1o  O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • Obrigada Felipe Lauro pela sua conscientizaçao em ajudar quem não pode pagar, que é o meu caso. Fico muito feliz de existir seres humanos assim como vocé, que pensa no outro. 

    Parabéns pela pessoa que és. 

  • *SEM REMUNERAÇÃO : ESCOLHA EM CONVENÇÃO → VÉSPERA DO REGISTRO.

     

    *COM REMUERAÇÃO : (SÓ 3 MESES ) REGISTRO DA CANDIDATURA → ATÉ O 10º DIA SEGUINTE DA ELEIÇÃO.

     

    *DICA : OBSERVEM QUE O PERÍODO QUE O SERVIDOR TERÁ REMUNERAÇÃO HÁ DOIS NÚMEROS OU PRAZOS. 

    No período que é sem remuneração não há NENHUM PRAZO.   

  • Questão trata da Licença para atividade política, à luz da Lei 8.112/90.

    Conforme o §2º, art. 86 do referido Estatuto Federal:

    “§2º A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses”.

    Portanto, a Opção “c" é a que menciona a resposta adequada para esta indagação.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de quatro meses.

    B) a partir de sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de seis meses.

    C) a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    D) a partir de sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, até a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    GABARITO: C.


ID
1790374
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, analise as seguintes afirmativas referentes aos afastamentos: 

I O servidor investido em mandato eletivo ou classista poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluído o período de estágio probatório.

IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. 

Das afirmativas, estão corretas  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    I O servidor investido em mandato eletivo ou classista poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. Errado

    Art. 94. § 2o O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. correta

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluído o período de estágio probatório. Errado


    Art. 96- A§ 2o  Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. Correta

  • Art. 96. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.

  •  Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

            I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

            II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

            III - investido no mandato de vereador:

            a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

            b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

            § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

            § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista NÃO poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce

         Art. 96.  O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.

     

  • - MESTRADO ......  3 anos

    - DOUTORADO ... 4 anos

    ( inclui estagio probatorio e NÃO pode ter se afastado para LICENÇA INTERESSE PARTICULAR nos ultimos 2 anos)

     

     

    GABARITO 'C'

  • GABARITO LETRA C.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  •  

    I O servidor investido em mandato eletivo ou classista  NÃO poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

    II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. CORRETO

    III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos TRÊS anos, incluído o período de estágio probatório.

    IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. CORRETO

     

  • I O servidor investido em mandato eletivo ou classista poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. (ERRADO. CORRETO= não poderá ser removido).

    II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. CORRETO

    III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluído o período de estágio probatório. (ERRADO. CORRETO = três anos) PS.: Lembrando que quatro anos se dá para DOUTORADO.

    IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. CORRETO

    AFIRMAÇÕES CORRETAS = II E IV

    GABARITO LETRA C

  • GABARITO C

    I O servidor investido em mandato eletivo ou classista poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. ERRADO (NÃO PODERÁ - LOCALIDADE DIVERSA)

    II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. CORRETO

    III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluído o período de estágio probatório. ERRADO (ME = 3 ANOS, DR = 4 ANOS)

    IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. CORRETO

  • Macete do amigo Cassiano:

    Mes - tra - do = 3 sílabas - 3 anos

     

    Dou - to - ra - do = 4 sílabas - 4 anos

  • I O servidor investido em mandato eletivo ou classista NÃO poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. 

    II O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. 

    III O afastamento para realização de programa de mestrado somente será concedido ao servidor titular de cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos TRÊS anos, incluído o período de estágio probatório.

    IV O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta relativos aos afastamentos os quais podem ser concedidos ao servidor público federal.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois, conforme o § 2º, do artigo 94, da citada lei, "o servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato."

    Item II) Este item está correto, pois dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme o § 2º, do artigo 96-A, da citada lei, "os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento."

    Item IV) Este item está correto, pois, conforme o artigo 96, da citada lei, "o afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração."

    Gabarito: letra "c".


ID
1790377
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das disposições previstas na Lei nº 8.112/90, o servidor poderá, sem qualquer prejuízo, ausentar-se do serviço em determinadas situações. De acordo com a referida lei, os períodos previstos para as ausências em razão do falecimento de irmãos do servidor e para doação de sangue são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 


    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

     a) casamento;

     b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.



    Gabarito letra B
  • Gabarito letra B.

    Art. 97. Lei 8112/90 

     Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

     a) casamento;

     b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

  • Poderá ausentar-se por 8 DIAS por morte....


    Aí fica fácil para saber a do CASAMENTO que também é de 8 DIAS heheh


    kkkkkk


    São correlatos CASAMENTO X MORTE = 8 DIAS DE AFASTAMENTO...KKKK

  • CLT - Falecimento: 2 dias ;    Lei 8112 - Falecimento - 8 dias

  • CASOU/MORREU-->8 DIAS

    DOAR SANGUE --> 1 DIA

  • Esta questão por inferência lógica pode ser acertada também, visto que a probabilidade da ausência para doação de sangue ser maior que por motivo de falecimento é ínfima... E a única opção que indica mais dias para falecimento do que para doação é a B.

  • b)

    oito dias e um dia.

  • Letra B

    Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:  (Redação dada pela Medida provisória nº 632, de 2013)

            I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

            II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)

            III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

            a) casamento;

            b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

  • Questão de lógica! A única alternativa que dispõe um dia de folga para doação de sangue é a tetra "b". 

  • Excelente questão! casca de banana

  • LETRA B CORRETA

    LEI 8.112

       Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:  

           I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

            II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; 

           III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

           a) casamento;

           b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às concessões as quais podem ser conferidas aos servidores públicos federais.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 97, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de:

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explanações elencadas acima, conclui-se que, de acordo com a lei 8.112 de 1990, em especial em seu artigo 97, os períodos previstos para as ausências em razão do falecimento de irmãos do servidor e para doação de sangue são, respectivamente oito dias e um dia.

    Gabarito: letra "b".


ID
1790380
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições gerais do processo administrativo disciplinar, previstas na Lei nº 8.112/90, se o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D


     Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

     Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.


  • Art. 144, parágrafo único.


  • não configura evidente infração disciplinar ou ilícito penal -> ARQUIVA, falta de objeto

    reconhecida pela comissão a inocência -> ARQUIVA, salvo flagrante contrária à prova autos

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

            Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

  • d)

    arquivada por falta de objeto.

  • Gabarito D. Se não tem nada? Arquiva mínimo!!!!
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao processo administrativo disciplinar.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 144, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto."

    Analisando as alternativas

    À luz do dispositivos elencados acima, pode-se afirmar que, de acordo com as disposições gerais do processo administrativo disciplinar, previstas na Lei nº 8.112/90, em especial em seu artigo 144, se o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada por falta de objeto.

    Gabarito: letra "d".


ID
1790383
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo referentes ao plano de seguridade social, nos termos expressos na Lei nº 8.112/90. 

I Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença -paternidade de oito dias consecutivos.

II O servidor será aposentado compulsoriamente aos setenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

III A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a vinte e quatro meses.

IV É beneficiário de pensão o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar.

Das afirmativas, estão corretas 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D


    I Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença -paternidade de oito dias consecutivos. Errado

    Art. 208. Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    II O servidor será aposentado compulsoriamente aos setenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.Errado

    Art. 186. O servidor será aposentado: II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    III A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a vinte e quatro meses. correta

    IV É beneficiário de pensão o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar. Correta
  • Como faz agora com a mudança no tempo de aposentadoria compulsória? As questões ainda não começaram a cobrar o tempo de 75 anos de idade para os servidores?

    Alguém pode ajudar?

  • Acho que a questão ficou desatualizada.

  • Gabarito D.


    Com relação ao item II.( O servidor será aposentado compulsoriamente aos setenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.) :


    O Art.40 da Constituição Federal em seu inciso II não deixa claro qual a idade que o servidor será compulsoriamente aposentado, porém cita que será na forma de lei complementar.


    "       Art.40 II da Constituição Federa. alterado pela emenda n°88/2015:


    II- compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 anos de idade, ou aos 75 anos de idade, na forma de lei complementar;     "


    Acredito que a lei complementar que o artigo se refere seja a Lei Complementar n°152 de 2015, que estabelece que a idade é 75 anos.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp152.htm


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc88.htm#art1


    " O tempo de espera de uma graça não pode te roubar a fé. "

  • Abayomi, na aula o professor afirma que por enquanto nada muda para a 8112, vale 75 anos para aposentadoria compulsória, pela regulamentação da LC 152/15. 

    No entanto, não altera o art. 27 da 8112, continua valendo a regra de 70 anos para o servidor não poder mais ser revertido.

  • Livia e outros...

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp152.htm

     

    se a lei complementar diz:

    Art. 2º Serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade: 

    I - os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; 

    II - os membros do Poder Judiciário; 

    III - os membros do Ministério Público; 

    IV - os membros das Defensorias Públicas; 

    V - os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas. 

    LOGO, não se aplica a lei 8.112 que é uma lei para os servidores federais?????

  • @Ana Carolina

    Compulsória:

    CF - 70 ou 75 anos

    8.112 - 70 anos

    A questão menciona '' nos termos expressos na Lei nº 8.112/90.'', então vale o que está nessa lei.

  • I Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença -paternidade de oito dias consecutivos. ( ERRADO - UTEIS)

    II O servidor será aposentado compulsoriamente aos setenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.(ERRADO) 

    III A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a vinte e quatro meses. (CERTO) 

    IV É beneficiário de pensão o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar.(CERTO) 

  • Item I - ERRADA

     Art. 208.  Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

     

    Item II - ERRADA

    Art. 186.  O servidor será aposentado:  II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

     

    Item III -  CERTA

     Art. 188.  A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

     § 1o  A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.

     

    Item IV - CERTA

     Art. 217.  São beneficiários das pensões: 

    I - o cônjuge; 

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente;   

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar; 

     

  • Pris Braw peço licença, para acrescentar algo em seu rico cometário, permita-me:

    Na opção I - " Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de OITO (o correto seriam, 5 dias) dias consecutivos. ( ERRADO - UTEIS).

     Art. 208. da Lei 8.112 -  "Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

  • Alguém tem um BIZU das diferenças entre a CF/88 e a Lei nº8112/90?

     

    Grato!

  • EC 88/15 - Ministros do STF passou para 75 anos
    Extensão aos mortais via LC

     

    http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/29/aposentadoria-compulsoria-para-servidor-aos-75-anos-tem-regulamentacao-aprovada

  • Atualmente, a aposentadoria compulsória do servidor público vinculado ao regime próprio de previdência social (titular de cargo efetivo) ocorre aos 75 anos de idade, nos termos da EC 88/2015, combinada com a Lei Complementar 152/2015.

  • Pris Adm, está equivocada.

    Art. 208.  Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.


ID
1790386
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo estatui a Lei nº 8.112/90, a pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo, tão somente, as prestações exigíveis há mais de

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    L8112

    Art. 219. A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

  •    Art. 219.  A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

            Parágrafo único.  Concedida a pensão, qualquer prova posterior ou habilitação tardia que implique exclusão de beneficiário ou redução de pensão só produzirá efeitos a partir da data em que for oferecida.

  • Tirando que estuda dir. civil e sabe que tem monte de prazo de prescrição, via de regra nas outras areas é 5 anos *-* vai na paz que dá certo haha.

     

    GABARITO "B"

  •  Art. 219.  A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de 5 (cinco) anos.

  • A alegria do examinador é perguntar os prazos da Lei! Acho quer ele saber se sabemos contar.

  • Eee saudade do tempo que estudava pro INSS/2016. 

     

    Gab? B - 5 fucking years.

  • De acordo com o art 7º XXIX- ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos ...


ID
2169535
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O clima definitivamente entrou na pauta global

                                                                                                               Reinaldo Canto

 

     Já não era sem tempo e nem por falta de sinais gritantes das mudanças climáticas, cada vez mais intensos e preocupantes. Finalmente, a questão foi reconhecida como uma seríssima ameaça à sobrevivência do ser humano num planeta mais quente e instável.

    As boas notícias começaram no encontro do G-7, o grupo de países mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, EUA, Canadá e Japão) reunidos na Alemanha, que decidiu, pela primeira vez, encarar de frente o desafio de “descarbonizar” a economia. Ou seja, por um fim, mesmo que a longo prazo, ao uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que tem sido a base energética da economia mundial ao menos há 200 anos.

      Inicialmente, o acordo dos países ricos prevê a redução entre 40 e 70%, até o ano de 2050, das emissões de gases de efeito estufa; e o comprometimento com aportes de recursos para um fundo de US$ 100 bilhões a serem investidos em tecnologia para a adoção de energias limpas e renováveis nos países pobres, principalmente no continente africano.

     O objetivo mais imediato dos países que compõem o G7 é o de frear o aquecimento do planeta para que não ultrapasse os dois graus centígrados, considerados pelos cientistas um patamar crítico, já que o aumento da temperatura média poderá acarretar mais fenômenos climáticos extremos, extinção acelerada de espécies, além de acarretar o aumento nos níveis dos oceanos, entre outras consequências. Segundo o comunicado emitido pelo G7, a economia mundial deverá estar “descarbonizada” até o ano de 2.100.          

      Ainda faltam detalhes sobre como será a execução do plano na prática, mas o anúncio e a importância dada ao tema são inéditos e demonstram claramente a preocupação desses líderes com o futuro do planeta. Isso não é pouca coisa. Muitos entenderam a posição como histórica, por representar o início do fim da era dos combustíveis fósseis, até aqui a base da economia global desde a Revolução Industrial. 


      A outra boa notícia veio do Vaticano e eis que, mais uma vez, o Papa Francisco surpreende e renova o seu empenho em falar sobre problemas contemporâneos. Desta feita, em sua primeira encíclica – “Laudato si’” (Louvado sejas), ele cita o Patriarca Ecumênico Bartolomeu: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus”.

      Se não fosse pouca coisa, o Papa ainda afirma, fazendo uma direta referência às mudanças climáticas, que o urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.

        Em consonância com os preceitos adotados desde a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20, no Rio de Janeiro em 2012, que colocou o desenvolvimento sustentável ao lado da erradicação da pobreza, o Papa Francisco fez coro e reforçou a sua preocupação com os menos favorecidos: “São inseparáveis as preocupações com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho da sociedade e a paz interior”.

         E agora, Brasil?

     Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. Mesmo assim, para a 21ª Conferência do Clima a ser realizada em Paris no final do ano, será preciso um compromisso mais efetivo e não apenas jogo de palavras.

     Nessa ocasião, deverão ser assumidos novos compromissos para substituir o Protocolo de Kyoto, com metas mais ambiciosas para todos os países. Ainda mais entre os maiores emissores, caso do Brasil, que ocupa a 10ª posição. As pressões sobre o governo já começaram, entre elas, o Lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, movimento com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor privado e de importan tes organizações do terceiro setor, que “pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbon o, gerando prosperidade, com inclusão social, geração de emprego e renda”.

      A Coalizão vai divulgar um documento que apresenta propostas de políticas e ações efetivas que devem contribuir para a estruturação da posição do Brasil na COP21.

      Nesses seis meses que faltam para o encontro de Paris, novas discussões e debates virão, e o Brasil deve entrar no clima positivo que começa a tomar corpo mundo afora. 


Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/o-clima-definitivamente-entrou-na-pauta-global-


Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento.

No trecho, a palavra destacada funciona como

Alternativas
Comentários
  • ... a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento.

    afirmou = isso./ Quando o '' que '' tem função de conjunção integrante, ele pode ser substituído pela palavra isso, aquilo.. Então ,se o Brasil foi um dos que mais reduziu, ele foi um dos redutores, amenizadores...transformando assim, o predicado num substantivo, como núcleo.

  •  

    Resposta: Letra D.

    A expressão que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento representa o complemento do verbo afirmou. Uma vez que não apresenta preposição, a oração tem valor de objeto direto, função sintática geralmente exercida por substantivo; trata-se, pois, de oração subordinada substantiva objetiva direta. Em geral, as orações substantivas são introduzidas pela conjunção integrante que, conforme o exemplo da questão.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

    PS.: Gabarito devidamente retificado, após a constatação do comentário seguinte. Obrigado, Roberto Silva!

  • Certíssima, a explicação do colega.

    Só se equivocou no gabarito... Correto é a letra "D"
     Acontece!
  • O QUE pode ser tanto pronome relativo, quanto conjunção integrante.

    PR -> pode-se substituir por o/a qual -> dando início a uma Oração Sub. Adjetiva

    CI -> Pode-se substituir por isso/aquilo-> introduzindo uma Oração Sub. Substantiva

     

  • Caramba veio, este estudo de Cordenação e subordinação etc. É exteno de mais... Acertei essa por que esstudei!

    Mas achei que ia errar kkkk

  • (...) Afirmou ISSO = Conjunção = Or. substantiva 

     

    (...) + verbo + Que (...) 

    Que = O qual ou a qual = PRONOME RELATIVO

  • Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido um dos países que mais reduziu suas emissões, graças principalmente à queda do desmatamento. 

     

    Em recentes declarações durante o encontro de cúpula com a União Europeia, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou ISSO (Objeto Direto).

     

    Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

     

     

  • d)

    uma conjunção e introduz oração substantiva.

  •  

    MACETE!

    Que= conjunção integrante

    Introduz oração subordinada substantiva

    Equivale a isso; seu antecedente é um verbo

    Que= pronome relativo

    Introduz oração subordinada adjetiva

    equivale o qual; seu antecedente é um substantivo

  • Caso caiba "isso" no lugar do "que", é conjunção integrante.

    Pegue a palavra "ISSO" e desmembre ao contrário, OSS ---> Oração Subordinada Substantiva.

    Como diz nosso professor Alexandre Soares, pão pão, queijo queijo.

  • introduz uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

     

    #pas

  • Maravilha de dicas, obrigado Psique e Vanessa.

    Resposta certa letra "d".


ID
2497996
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Considerando o uso do espectrofotômetro nas análises em laboratório clínico, analise as seguintes afirmativas:


I. A análise quantitativa em espectrofotometria é realizada através da medida da absorbância, a qual se relaciona linearmente, dentro de uma faixa, com a concentração, obedecendo à lei de Lambert-beer.

II. O espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz policromática através de uma placa e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa placa.

III. O espectrofotômetro permite saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda, sendo que esta relação entre absorbância e comprimento da onda varia de substância para substância.

IV. Costuma-se chamar de dosagem colorimétrica qualquer método no qual, a partir de reações químicas, haja a produção de um composto colorido, que absorve luz em determinado comprimento de onda.

V. Através da proporcionalidade entre a intensidade da cor e a concentração da substância, pode-se determinar essa concentração em amostras com base em uma curva de calibração.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • ERRADO II. O espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz policromática (monocromática) através de uma placa e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa placa.


ID
2497999
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

A albumina, proteína que está presente em maior concentração no organismo, tem a propriedade de se ligar a uma grande variedade de ânions orgânicos e moléculas complexas de corantes. Essa propriedade é revelada pelo teste realizado em laboratório, cujo sistema de medição se baseia no desvio do pico de absortividade máxima de um corante complexo, quando este se liga à albumina. O corante utilizado na reação descrita é

Alternativas

ID
2498002
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

No laboratório de análises clínicas, a dosagem da amilase baseia-se no princípio de uma reação que consiste em incubar a amostra (ex. soro ou plasma) com um substrato de amido e, após a adição de iodo, a diminuição da cor azul é comparada com o controle, sendo proporcional à atividade da amostra. O princípio do teste descrito corresponde ao método de 

Alternativas

ID
2498005
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os métodos imunológicos diretos ou indiretos são amplamente utilizados no diagnóstico laboratorial das doenças infecciosas. A respeito desses métodos, considere as seguintes afirmativas:


I. As reações imunológicas que envolvem a ligação antígeno-anticorpo podem ser visualizadas ou quantificadas por meio de diferentes marcadores para antígeno ou para o anticorpo.

II. A reação de imunofluorescência indireta (FTA-ABS) constitui um método bastante empregado no diagnóstico sorológico da sífilis.

III. Reações de aglutinação, indireta ou passiva, ocorrem entre um antígeno particulado e seu anticorpo específico.

IV. As reações de precipitação, diretas ou ativas, ocorrem entre uma partícula inerte recoberta de antígeno solúvel e seu anticorpo específico.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
2498008
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A reação de VDRL (do inglês, Veneral Disease Research Laboratory) é um dos testes não treponêmicos muito utilizados no diagnóstico da sífilis. Para realizar o teste de VDRL, o técnico precisa usar, entre outros materiais e equipamentos,

Alternativas

ID
2498011
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Durante a realização do VDRL (Veneral Disease Research Laboratory), um técnico de laboratório de análises clínicas, emprega o soro como amostra biológica. Nesse caso, a temperatura e o tempo necessários para a inativação do soro, são, respectivamente,

Alternativas

ID
2498014
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um técnico de laboratório precisa preparar um tampão a ser elaborado a partir da adição de 3 partes da “solução A” e 6 partes da “solução B”. Os volumes da solução A e da solução B necessários para preparar 180 mL desse tampão devem ser, respectivamente,

Alternativas

ID
2498017
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A quantidade de cloreto de sódio que um técnico de laboratório precisa pesar (peso da fórmula de NaCl=58,4) para preparar 500 mL de solução salina a 0,85% é

Alternativas

ID
2498020
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

No laboratório de análises clínicas, são executadas várias técnicas de coloração que auxiliam no diagnóstico presuntivo de microrganismos. A opção que correlaciona, corretamente, o método de coloração mais adequado com o organismo é:

Alternativas

ID
2498023
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Entre as técnicas conhecidas para o isolamento de microrganismos em cultura pura, uma das mais utilizadas é a técnica do esgotamento. O sucesso desse procedimento será garantido quando, durante a execução, o técnico de laboratório

Alternativas

ID
2498026
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A escala de McFarland é um método que utiliza uma escala de turvação baseada numa suspensão de sulfato de bário, um sal insolúvel. Consiste de um conjunto de tubos lacrados, contendo suspensões do referido sal em quantidades crescentes em que, quanto maior a quantidade do sal, maior a turvação da suspensão. Na rotina laboratorial, a escala de MacFarland é útil para

Alternativas
Comentários
  • Sera que a resposta certa nao seria a letra A? O que acham?
  • Turbidez padrão (Escala McFarland – de 0,5 à 10) É uma suspensão de Sulfato de Bário que tem por finalidade padronizar a concentração bacteriana do inóculo a ser utilizado durante um processo. É uma suspensão de sulfato de bário.

    www.interjet.com.br/produto/turbidez-padrao-escala-mcfarland-de-05-a-10


ID
2498029
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A técnica de diluição em placa consiste na adição e no espalhamento do inóculo no fundo da placa estéril, vazia, sobre o qual o meio de cultura contendo ágar, ainda líquido (40 -45ºC), é vertido. Essa técnica é denominada

Alternativas

ID
2498032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

As provas bioquímicas são rotineiramente utilizadas em associação com os métodos de coloração e de cultivos para auxiliar na identificação de bactérias isoladas. A respeito da realização das provas bioquímicas, em laboratório, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2498035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

O fato de a urina ser facilmente coletada leva, muitas vezes, ao descuido no tratamento da amostra após a coleta. Para garantir o resultado fidedigno das provas bioquímicas e microbiológicas, devem-se seguir as orientações com relação à temperatura de conservação e ao tempo, após a coleta da urina. Nesse sentido, quando a urina não é preservada corretamente, pode apresentar, como alteração,

Alternativas

ID
2498038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Um homem de 30 anos, com queixa de dor ao urinar, dirige-se ao laboratório clínico com uma solicitação médica para realizar exame de urina de rotina e urocultura. Então, procura o técnico do laboratório a fim de obter informação a respeito do tipo de amostra a ser coletada e entregue ao laboratório para análise. Nesse caso, o técnico informará que a amostra necessária deve ser do tipo

Alternativas
Comentários
  • Jato medio com assepsia


ID
2498041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Considerando a rotina de esterilização em laboratório, a opção que correlaciona corretamente os diferentes tipos de materiais com o método adequado de esterilização é:

Alternativas

ID
2498044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os meios de cultura consistem em material nutritivo, preparado em laboratório, que se destina ao cultivo artificial dos microrganismos, devendo, portanto, garantir uma cultura pura além de fornecer os nutrientes necessários ao crescimento desses organismos. Antes de serem utilizados, os meios de cultura devem ser esterilizados, necessariamente,

Alternativas

ID
2498047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

As técnicas de coloração, utilizadas em laboratórios de microbiologia, geralmente, se baseiam nas diferenças estruturais da célula microbiana, permitindo, assim, a visualização da morfologia e da afinidade tintorial, aspectos importantes para o diagnóstico presuntivo. Em relação aos diferentes métodos de coloração, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2498053
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os tubos para coleta de sangue a vácuo podem ser de plástico ou de vidro e apresentam especificações e recomendações de uso padronizadas internacionalmente (Norma ISO 6710:1995). A respeito dessa padronização, considere as seguintes afirmativas:


I. No rótulo de cada tubo, deve haver uma indicação do volume de amostra a ser coletada.

II. Os tubos devem ter espaço suficiente para homogeneização mecânica ou manual da amostra.

III. Os tubos devem ter tampas que permitam a vedação e que possam ser removidas manualmente ou por métodos mecânicos.

IV. Os tubos podem e devem ser reutilizados, pois não há comprovação de que a limpeza interfira no resultado dos exames.


Das afirmativas, estão corretas:

Alternativas

ID
2498056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os tubos destinados à coleta de sangue a vácuo possuem tampas com cores diferentes. Considerando a padronização, o anticoagulante presente nos tubos de tampa azul, verde e roxa, são, respectivamente,

Alternativas

ID
2498059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito das técnicas e dos métodos de diagnóstico utilizados em laboratório de parasitologia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA 

    O método de Faust baseia-se na pesquisa de ovos de helmintos e cistos de protozoários pelo método de centrífugo-sedimentaçáo

    O Métodos de Graham é o da fita adesiva

    b) CORRETA 

    c)  ERRADA

    O correto é a técnica de WILLIS

    d) ERRADA

    O correto é o método de Hoffman (HPJ) ou Lutz

    O Kato-Katz é um método de concentraçáo e filtraçáo que utiliza a coloraçao de verde de malaquita e utilizado para

    pesquisa de ovos de Schistosoma mansoni.


ID
2498062
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Entre as amostras utilizadas para diagnóstico de parasitos humanos, o sangue periférico pode ser examinado para a pesquisa de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C!

    O sangue periférico não pode ser examinado para a pesquisa de Strongyloides stercoralis, e se observarem, ele está presente nas demais alternativas que não na "C".

    A título de curiosidade, as larvas de Strongyloides stercoralis são percebidas no método de Baermann-Moraes.

    Bons estudos!


ID
2498065
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A escolha adequada do anticoagulante para a dosagem da glicose evita a degradação desta no plasma sanguíneo após a coleta. Nesse caso, recomenda-se que o tubo para a coleta de sangue tenha como anticoagulante

Alternativas

ID
2498068
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são considerados elementos de contenção ou barreiras primárias e podem reduzir ou eliminar a exposição individual a agentes potencialmente perigosos. A respeito dos EPIs, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2498071
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são aqueles que possibilitam a proteção do trabalhador e do meio ambiente em uma determinada área. São classificados como EPCs:

Alternativas

ID
2498074
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Para garantir a eficiência do processo de esterilização usando testes biológicos, deve -se fazer o monitoramento da autoclave ao término de todas as manutenções realizadas, sejam elas preventivas ou corretivas. A frequência do monitoramento de uma autoclave deve ser

Alternativas

ID
2498077
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Ao fazer o controle da temperatura da estufa bacteriológica do laboratório, um técnico percebeu que o termômetro de vidro estava quebrado e contaminado com mercúrio metálico. Imediatamente, o profissional acondicionou-o em embalagem de paredes resistentes e à prova de vazamento, considerando que o resíduo é do grupo

Alternativas
Comentários
  • Risco A: resíduo infectante Risco B: resíduo químico Risco C: resíduo radioativo Risco D: resíduo comum Risco E: resíduo perfurocortantes resposta: alternativa E

ID
2498083
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Uma mulher de 30 anos dirigiu-se ao laboratório de análises clínicas com uma requisição solicitando dosagem de glicose pós-prandial. Antes de coletar a amostra sanguínea, o técnico do laboratório necessita saber se a paciente

Alternativas