SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2016 - UFPI - Arquiteto


ID
3051613
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer.


I. Em todos os navegadores, a página inicial corresponde ao site do desenvolvedor, não sendo possível alterar tal configuração;

II. A cache do Mozilla Firefox é utilizada para guardar a estrutura básica das páginas mais acessadas para um acesso posterior mais rápido;

III. O Internet Explorer possui configurado o Yahoo! como site de buscas padrão;

IV. O recurso de bloqueio de pop-ups está presente em todos os navegadores, exceto no Google Chrome.


Estão CORRETAS somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • letra A para os não assinantes !!!

  • I - é possível sim alterar a página inicial

    II - CORRETA

    III - Bing! e não Yahoo

    IV - Chrome possui bloqueador de pop-ups

    Obs: ao meu ver a questão encontra-se sem gabarito.

  • questão nula pois o item I esta errado, e possível sim alterar a configuração da pagina inicial

  • Quem acertou deve estudar um pouco mais...

    Vamos pedir ao professor do QC pra comentar!

  • Que doideira!

  • uai achei que dava pra alterar a pag inicial...

  • Essa questão deve ter sido anulada! Não há alternativa certa para ser assinalada.

  • Questão passível de anulação, pois é possível alterar a página inicial.

  • Alternativa I está totalmente errada. Não há nem o que discutir, todo mundo modifica a página inicial do navegador. Questão nula.

  • Li a alternativa I e já excluí na hora...

  • I nunca será correta. Questão deve ser anulada
  • claro que é possessível configurar a pagina inicial .... anulada no nível Hardcore !!!!

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM O ERRO.

  • A questão deveria ter sido anulada, porém ninguém recorreu.

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    Apenas o item II está correto e não existe uma alternativa que diga isso.

    O item I está incorreto. A página inicial de um navegador é a página que a gente quiser que seja. Para que esse item estivesse correto ele deveria ser: "Em todos os navegadores, por padrão, a página inicial corresponde ao site do desenvolvedor, embora seja possível modificar tal configuração;"

    A questão deve ser anulada por não possuir resposta correta.

    GABARITO: INEXISTENTE.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • Essa questão não tem gabarito. Até minha prima de cinco anos sabe que é possível alterar a página inicial.

  • Assertiva Mal formulada .

  • O Gabarito ta errado, mas ok!

  • Questão não tem gabarito!

  • Tá bão, aham.

  • Ressalva deve ser dada ao fato de que a "Página de inicialização" não é o mesmo que "Página Inicial/home". A páginia de inicialização pode ser configurada no brownser para ser aberta com a DNS que o usuário desejar. A página inicial é a página do desenvolvedor web do brownser.


ID
3051616
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre sistemas operacionais, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.


( ) Firewall é um software ou um hardware que controla a entrada de dados provenientes da internet ou de uma rede local, aplicando uma política de segurança que depende de sua configuração.

( ) Os sistemas operacionais Windows e Linux não possibilitam a criação de um arquivo sem conteúdo.

( ) O tamanho de um determinado arquivo depende diretamente do sistema de arquivos que o sistema operacional utiliza.

( ) O Painel de Controle do sistema operacional Windows é uma ferramenta que pode ser usada, dentre outras coisas, para configurar conexões de rede e de internet.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de entender pq sempre soube de jeito errado. Pra mim, firewall sempre foi um software.
  • C :

    A palavra firewall tem estado cada vez mais comum no nosso cotidiano, ainda mais agora que a segurança digital está dia após dia mais em evidência. Você certamente já deve estar familiarizada com ela, mas sabe o que é o firewall ou o que ele faz? Continue acompanhando este artigo e descubra.

    Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

    (Fonte da imagem: )

    Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.

    Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

    Além do firewall presente em cada máquina, é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.

    Vale lembrar que, em ambos os casos, todas essas regras podem ser personalizadas à vontade, permitindo que o protocolo de segurança seja modificado de acordo com as suas necessidades. No Windows 7, você pode checar as configurações do firewall entrando em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.

    Painel de controle do firewall do Windows (Fonte da imagem: )

    CONTINUAN,,,

  • Outra medida muito usada são os filtros por portas e aplicativos. Com eles, o firewall pode determinar, exatamente, quais programas do seu computador podem ter acesso ao link de internet ou não. As portas de comunicação também podem ser controladas da mesma forma, permitindo que as portas mais “visadas” pelos malware sejam bloqueadas terminantemente.

    Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

    Equipamentos de firewall empresariais (Fonte da imagem: )

    Boa parte dos roteadores de rede domiciliar disponíveis hoje também conta com algum tipo de aplicação de firewall. Uma das mais básicas é o controle sobre os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede, impedindo que as “sanguessugas” de plantão usem a sua Wi-Fi sem permissão. Você pode aprender mais sobre a segurança de redes sem fio com  do Tecmundo.

  • Firewall: dispositivo que filtra a entrada e saída de pacotes na rede (filtro de conexões) que permite bloquear ou liberar o tráfego de entrada e saída dos pacotes de dados do computador. Não consegue excluir vírus. Fecha as portas de protocolo para os IPs que são considerados perigosos [filtro de IP]. Poderá ser um Software ou Hardware.

    *Proxy Server: é o firewall do servidor da internet. Utilizado juntamente com o firewall pessoal.

  • Firewall pode ser software ou hardware; ativando-se o software dispensa o uso do hardware; Instalando-se o hardware, dispensa o uso do software.

  • Exemplo de Firewall Hardware: Roteador de internet banda larga.

  • O tamanho do arquivo não depende do sistema de arquivos que o SO utiliza?

  • "O tamanho de um determinado arquivo depende diretamente do sistema de arquivos que o sistema operacional utiliza."

    O sistema de arquivo define as características fundamentais para se armazenar arquivos em um dispositivo de memória, são elas:

    * Tamanho máximo do nome do arquivo.

    * Permissões de acesso aos arquivos.

    * Suporte a criptografia.

    * Capacidade máxima de armazenamento e gerenciamento.

    * Recurso de recuperação de falhas.

    * Desempenho na leitura e gravação de dados.

    * Sistema operacional suportado.

    O tamanho de um determinado arquivo é dado pelo valor numérico baseado na quantidade bits ou bytes utilizados pela memória para guardar suas informações.

    Espero ter ajudado!

    Boa Sorte!!

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    (V) Note que não é afirmado que ele "controla exclusivamente a entrada de dados", mas sim que ele "controla a entrada de dados.". Digo isso porque ele também controle a saída de dados. Outro detalhe: O Firewall pode ser definido como Software, mas também existe firewall na forma de Hardware que, diga-se de passagem, são mais raros e mais caros.

    (F) É possível criar arquivos vazios.

    (F) O tamanho de um arquivo depende do tipo desse arquivo e da quantidade de informações que ele contém.

    (V) O Painel de controle do Windows é uma área onde modificamos quase todas as configurações do Windows.

    Essa questão reuniu atalhos que são muito cobrados em provas de concursos públicos. Fique atento(a) a eles.

    GABARITO: C.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • FIREWALL É UMA PAREDE DE FOGO

  • LETRA- C

    FIQUE EM CASA OU NA RUA, VC ESCOLHE ?!

    ENTRETANTO, TODAVIA, VOU FICAR EM CASA, PORÉM NO MEU QUARTO ESTUDANDO.

    ALÔ PC PR

    SIM, NEM CENTRÃO, NEM ESQUERDA, NEM DIREITA, NEM OS 600,00. NADA MUDA.

    QUEM MUDA É VC. ESTUDE !

    DEUS, CUIDA E LIVRA DE TODO MAL QUEM ESTUDA. AMÉM

  • GAB C

    TANTO FAZ SE VOCÊ TEM UM ARQUIVO GRANDE NO WINDOWS OU NO LINUX,OQUE INFLUENCIA É A CAPACIDADE DE SUA MAQUINA E NAO O SISTEMA

    CLARO SISTEMAS ANTIGOS COMO WINDOWS XP NÃO RODA COISAS MAIS ATUAIS POR EXEMPLO JOGOS DE ALTA CAPACIDADE GRÁFICA

  • GAB: C

    1 . Firewall - é tanto hardware como software (não é a primeira vez que cobra isso).

    2. Tanto no Windows quanto no Linux da pra criar um arquivo sem conteúdo (imagine o word - sem nada escrito).

    3. O tamanho do arquivo depende diretamente do que tem dentro dele. Não há relação quanto ao sistema de arquivos. (NTFS veio para melhorar desempenho e garantir a segurança e a integridade dos arquivos.)

    4. Painel de controle é as configurações do windows.


ID
3051619
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre atalhos de teclado no sistema operacional Windows e na suíte de escritório Office 2010, marque a opção que corresponde à afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A - GABARITO

    B - todas as letras ficam em caixa alta quando digitado

    C - Alterna entre as janelas abertas

    D - Negritar o texto contido na célula

    E - Tecla de ajuda no sistema Windows e Office

  • Ctrl” e “b

    b de backup

  • CTRL + B = CONTRA BOBEIRA, vamos salvar!! ehhehe, nunca mais esqueci!

  • No Powerpoint, ao se pressionar a tecla F1 é iniciada a apresentação de slides. Não, é tecla F5

  • GABARITO A

    A - CORRETO

    B - todas as letras ficam em caixa alta quando digitado

    C - Alterna entre as janelas abertas

    D - CTRL + O

    E - é tecla F5

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    Comentando cada uma das alternativas:

    a) Correta. CTRL + B é usado para salvar um arquivo. Esse atalho funciona em qualquer aplicativo do Microsoft Office.

    b) Incorreta. CAPS LOCK faz com que todas as letras digitadas fiquem maiúsculas.

    c) Incorreta. ALT + TAB alterna entre janelas abertas.

    d) Incorreta. CTRL + N aplica negrito.

    e) Incorreta. Usamos F1 para acessar a central de ajuda da Microsoft.

    Essa questão reuniu atalhos que são muito cobrados em provas de concursos públicos. Fique atento(a) a eles.

    GABARITO: A.

    ESTUDE COMIGO: TENHO GRUPOS DE ESTUDOS POR MEIO DE TEORIA E POR MEIO DE QUESTÕES COMENTADAS. TODOS ELES SÃO GRATUITOS. SE QUISER ENTRAR, ENVIE UM WHATS APP PARA (31) 9 8783-1775

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

  • gabarito letra A

  • Cuidado com o comentário do Marcos Vinicius.

    CTRL + O - Cria uma NOVA PASTA DE TRABALHO no Excel, e não uma nova planilha, em que o atalho é SHIFT + F11.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções nos softwares inclusos no pacote Office 2010, bem como no sistema operacional Windows.

    A)     Correta – O atalho CTRL + B, no Word, tem como função salvar o documento e suas alterações.

    B)     Incorreta – A tecla CAPS Lock, quando habilitada, tem como função deixar todas as letras digitadas em maiúsculas, enquanto não for desabilitada as letras ficarão em caixa alta.

    C)     Incorreta – Para exibir o menu iniciar, o atalho correto é o CTRL + ESC. A combinação ALT + TAB tem como função alternar entre os programas abertos no computador.

    D)     Incorreta – Para exibir uma nova planilha em branco no Excel, o usuário deverá utilizar o atalho CTRL + O. A combinação CTRL + N realiza a inserção ou remoção do efeito negrito no item selecionado.

    E)     Incorreta – A tecla F1 é utilizada para exibir o menu de ajuda do PowerPoint. Para iniciar uma apresentação de slides, o usuário poderá utilizar a tecla F5, para iniciar a apresentação a partir do começo, ou o atalho SHIFT + F5, para iniciar a partir do slide atual.

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
3051622
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ariovaldo Bispo de Souza, servidor público federal efetivo e estável, é condenado em processo administrativo à penalidade de demissão. Posteriormente Ariovaldo tem invalidada a sua demissão por nova decisão administrativa, tendo direito, inclusive, ao ressarcimento de todas as suas vantagens. Pretendendo a sua volta ao cargo anteriormente ocupado, de acordo com a lei 8.112/90, Ariovaldo poderá requerer

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves

    Readaptação - Limitação fisica e mental

    ( adaptar- limitação)

    Recondução- Retorno cargo anteriormente ocupado

    (cargo era ocupado)

    Reversão - Retorno servidor aposentado invalidez

    ( V de vovô)

    Reintegração - voltar cargo anterior ilegamente demitido com ressarcimento

    (Demissão ilegal)

  • GABARITO: D

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: LETRA D

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    B) Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    C) Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Conforme o artigo 24, da citada lei, "readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    Dispõem os artigos 25 e 29, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

    c) estável quando na atividade;

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

    e) haja cargo vago.

    (...)

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30."

    Consoante o artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Por fim, cabe ressaltar que, de acordo com o caput, do artigo 41, da Constituição Federal, "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, Ariovaldo Bispo de Souza o qual foi condenado em processo administrativo à penalidade de demissão, sendo que, posteriormente, tem invalidada a sua demissão por nova decisão administrativa, tendo direito, inclusive, ao ressarcimento de todas as suas vantagens, poderá requerer a reintegração ao cargo anteriormente, de modo a pleitear o seu retorno ao serviço público.

    Gabarito: letra "d".


ID
3051625
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentro do regime disciplinar do servidor público federal, definido pela lei 8.112/90, são estabelecidas as responsabilidades do servidor federal. De acordo com o disposto no mencionado regime, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Das Responsabilidades

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    FONTE: LEI 8.112, 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Lei 8.112/90

    Das Responsabilidades

          a)  Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

         b)  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

           § 1  A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.

         c)  § 2  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

           § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

           Art. 123.  A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

           Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

         d)  Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

           Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

          e) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. 

  • GABARITO: D

    a) CERTO: Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    b) CERTO: Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    c) CERTO: Art. 122. § 2 Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    d) ERRADO: Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    e) CERTO: Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. 

  • GABARITO: LETRA D

    Das Responsabilidades

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o 121, da citada lei, "o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 122, da citada lei, "a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 2º, do artigo 122, da citada lei, "tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 125, da citada lei, "as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 126-A, da citada lei, "nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública."

    Gabarito: letra "d".


ID
3051628
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à prescrição da ação disciplinar prevista no processo administrativo disciplinar estabelecido no regime jurídico dos servidores públicos federais (lei 8.112/90), é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Como assim ?

  • Gabarito: c)

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 142. § 2   Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 142. I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    B) Art. 142. II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    D) Art. 142. § 3   A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    E) Art. 142. § 1   O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão trata da prescrição disciplinar e deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/1990).

    A alternativa “A” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do inciso I do art. 142.

    A alternativa “B” está correta, sendo transcrição ipsis litteris dos inciso II e III do art. 142.

    A alternativa “C” está incorreta. Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime, nos moldes do §2º do art. 142.   

    A alternativa “D” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do §3º do art. 142.

    A alternativa “E” está correta, sendo transcrição ipsis litteris do §1º do art. 142.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • LEi nº 8.112/90 - Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 dias, quanto à advertência.

    § 1  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

  • Atenção

    1-O prazo de prescrição tem início quando a Adm tem ciência do fato: Ou seja, não é de quando se comete a infração e sim de quando a Administração toma conhecimento.

    2-Se houver crime a prescrição obedecerá também ao prazo da Lei Penal.


ID
3051631
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos benefícios da aposentadoria e salário-família, propostos pela seguridade social do servidor público federal devidamente disciplinada na lei 8.112/90, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 189. O provento da aposentadoria será calculado com observância do disposto no § 3º do art. 41, e revisto na mesma data e proporção, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade.

    arágrafo único. São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria. Lei 8.112/90

    Comentário:

    ▪ Lei 8.112/1990, art. 41, § 3º: Art. 41. § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    ▪ O art. 189, parágrafo único, é incompatível com o atual texto constitucional, uma vez que a EC 41/2003 extinguiu o direito à paridade. 

    Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada-perda-vigência-MP-805.pdf

  • GABARITO: C

    a) CERTO: Art. 188. § 1o A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.

    b) CERTO: Art. 188. § 5o A critério da Administração, o servidor em licença para tratamento de saúde ou aposentado por invalidez poderá ser convocado a qualquer momento, para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria.  

    c) ERRADO: Art. 189. Parágrafo único. São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    d) CERTO: Art. 200. O salário-família não está sujeito a qualquer tributo, nem servirá de base para qualquer contribuição, inclusive para a Previdência Social.

    e) CERTO: Art. 201. O afastamento do cargo efetivo, sem remuneração, não acarreta a suspensão do pagamento do salário-família.

  • GABARITO: LETRA C

    Da Aposentadoria

    Art. 189.  O provento da aposentadoria será calculado com observância do disposto no § 3 do art. 41, e revisto na mesma data e proporção, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade.

    Parágrafo único.  São estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão dubia, pois devido a EC 41/03 não existe mais a paridade entre servidores ativos e inativos. A aposentadoria somente enseja revisão anual sem distinção de índices, conforme previsto no artigo 37 da CF/88. Mas como ela pediu "em consoante a lei 8.112", é a literalidade, assim o sendo gabarito letra C.

  • ▪ Os arts. 189 e 224 tratam das regras de manutenção dos valores das aposentadorias e pensões.

    Contudo, deve-se observar que a EC 41/2003 extinguiu o benefício da paridade, que estendia aos aposentados e aos pensionistas os benefícios, vantagens e reajustes concedidos aos servidores em atividade.

    ▪ Dessa forma, ressalvando-se os servidores que adquiriram o direito à paridade, aos aposentados e pensionistas só deve ser concedida a revisão geral anual, prevista no art. 37, X, da Constituição Federal, e no art. 189, caput, da Lei 8.112/1990.

    ▪ Por conseguinte, como não há mais paridade (exceto quem já adquiriu tal direito), os benefícios previstos no art. 189, parágrafo único, bem como no art. 224, não são mais extensíveis aos aposentados e pensionistas.

    Fonte: Lei 8112/90 esquematizada e atualizada Estratégia Concursos.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 188, da citada lei, "a aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 5º, do artigo 188, da citada lei, "a critério da Administração, o servidor em licença para tratamento de saúde ou aposentado por invalidez poderá ser convocado a qualquer momento, para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o Parágrafo único, do artigo 189, da citada lei, "são estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 200, da citada lei, "o salário-família não está sujeito a qualquer tributo, nem servirá de base para qualquer contribuição, inclusive para a Previdência Social."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 201, da citada lei, "o afastamento do cargo efetivo, sem remuneração, não acarreta a suspensão do pagamento do salário-família."

    Gabarito: letra "c".


ID
3051634
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90, que estabelece o regime jurídico dos servidores públicos federais, define com clareza o conceito de vencimento e remuneração. Conforme a lei, vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. A este respeito, é INCORRETO dizer que

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 975, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Título III

    Dos Direitos e Vantagens

    Capítulo I

    Do Vencimento e da Remuneração

    Parágrafo único: As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    FONTE: LEI 8.112, 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: B

    a) CERTO: Art. 41. § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    b) ERRADO: Art. 44. Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.  

    c) CERTO: Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.  

    d) CERTO: Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    e) CERTO: Art. 45. § 1o Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. 

  • GABARITO: LETRA B

    Do Vencimento e da Remuneração

    Art. 44.  O servidor perderá:

    Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.   

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • B incorreta.

    Quer dizer o servidor falta, justifica suas faltas e mesmo assim compensa as horas e não é computada como exercício?

    #Força guerreiros.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da citada lei, "o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o Parágrafo único, do artigo 44, da citada lei, "as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da citada lei, "salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 48, da citada lei, "o vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 1º, do artigo 45, da citada lei, "mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento."

    Gabarito: letra "b".


ID
3762997
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para um projetar uma escada acessível um arquiteto deve ter conhecimento de algumas regras principalmente relacionadas à dimensão do piso e espelho da escada. Segundo a NBR9050/2015, para projetar uma escada de um edifício de 3 pavimentos, com pé esquerdo de 3,20m, as dimensões mínimas para o degrau (p=piso; e=espelho) e do espaço necessário para a instalação de uma escada em dois lances e com bocel (c=comprimento; l-largura) são:

Alternativas
Comentários
  • Para mim a resposta é C!

  • Gab. B

    fórmula da escada (9050) => 2E + P = 63 a 65.

    espelho: entre 16cm e 18cm

    piso: entre 28cm e 32cm

    a) p=0,32m, e=0,17m; c=4,40m, l=3,00m; 2E + P = 2.17 + 32 = 34 + 32 = 66

    b) p=0,32m, e=0,16m; c=4,25m, l=2,40m; 2E + P = 2.16 + 32 = 32 + 32 = 64  

    c) p=0,28m, e=0,16m; c=4,00m, l=2,40m; 2E + P = 2.16 + 32 = 28 + 32 = 60

    d) p=0,32m, e=0,18m; c=4,25m, l=3,00m; 2E + P = 2.18 + 32 = 36 + 32 = 68

    e) p=0,28m, e=0,17m; c=4,00m, l=2,60m; 2E + P = 2.17 + 28 = 34 + 28 = 62

    Como será feito em 2 lances, a largura terá que ser o dobro da largura mínima permitida da escada = 2x 1,20 = 2,40m

    Por eliminação já chegamos ao resultado, não precisando nem mesmo descobrir o comprimento da escada.

  • Complementando e corrigindo um detalhe que o Lucas colocou.

    Aplicando a fórmula de blondel

    2E + P = 63 a 65

    Pode-se verificar que a única alternativa que respeita o intervalo de 63cm até 65cm é a: ALTERNATIVA B

  • pra mim o comprimento da escada não bateu....deu 4,08m. Alguém fez tbm?

  • pra mim o comprimento da escada não bateu....deu 4,08m. Alguém fez tbm?

  • Resolvi a questão verificando qual alternativa tinha a largura da escada acessível que é 1,20cm, logo, dois lances somariam 2,40cm. Já elimina 3 alternativas.

    Analisando as duas alternativas que sobraram, é possível perceber que na alternativa C a escada ficaria desconfortável com o piso de 28cm e o espelho de 16cm.

    Sobra a alternativa B que é a correta.

  • A ideia central da questão é jogar os dados na fórmula de Blondel (não percam tempo com o comprimento dos lances)

    Como o colega Lucas demonstrou abaixo.. única alternativa é a B

  • Pé esquerdo???


ID
3763000
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma construção de um auditório, o palco ficará com uma altura de 60cm da plateia. Neste caso, as dimensões mínimas da rampa de acordo com as normas de acessibilidade, serão:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050/2015

    10.4.3 Quando houver desnível entre o palco e a plateia, este pode ser vencido através de rampa com as seguintes características:

    a) largura de no mínimo 0,90 m;

    b) inclinação máxima de 1:6 (16,66 %) para vencer uma altura máxima de 0,60 m;

    Para acharmos o comprimento

    16,66 = (0,60m / d) x 100

    d = 60 / 16,66

    d = 3,60

    Gab: D

  • complementando...

    Para altura até 0,60, a inclinação máxima permitida é de 16,66%.(1:6).

    Se a altura for maior que 0,60m, a inclinação máxima usada é de 10%

    A rampa deve ter guia de balizamento, não sendo necessária a instalação de guarda-corpo e corrimão.


ID
3763003
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo por base a NBR 13531, que se refere às atividades técnicas de elaboração de projetos de edificações, o projeto básico (PB) é:

Alternativas
Comentários
  • 2 Definições

    2.4 Etapas das atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes

    2.4.7 Projeto básico (PB) (opcional)

    Etapa opcional destinada à concepção e a representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, ainda não completas ou definitivas, mas consideradas compatíveis com os projetos básicos das atividades técnicas necessárias e suficientes à licitação (contratação) dos serviços de obra correspondentes.

  • Nunca que é uma etapa opcional

  • Gabarito C

    a) Projeto Legal (PL);

    b) Projeto para Execução (PE);

    c) Projeto Básico (PB);

    d) Anteprojeto (AP) ou Pré-Execução (PR);

    e) Estudo Preliminar (EP).


ID
3763006
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas de saídas de emergência em edifícios, caso haja a necessidade da escada destinada à rota de fuga possuir antecâmara, as dimensões mínimas utilizadas são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    4.7.12 Antecâmaras

    4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas devem:

    a) ter comprimento mínimo de 1,80 m;

    b) ter pé-direito mínimo de 2,50 m;

    c) ser dotadas de porta corta-fogo na entrada, de acordo com a NBR 11742, e de porta estanque à fumaça na comunicação com a caixa da escada;

    d) ser ventiladas por dutos de entrada e saída de ar;

    e) ter a abertura de entrada de ar do duto respectivo situada junto ao piso, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;

    f) ter a abertura de saída de ar do duto respectivo situada junto ao teto, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;

    g) ter, entre as aberturas de entrada e de saída de ar, a distância vertical mínima de 2,00 m, medida eixo a eixo;

    h) ter a abertura de saída de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da antecâmara, e a abertura de entrada de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da escada.

    (NBR 9077)

  • GAB.: LETRA A

    São características das antecâmaras:

    -Ter comprimento mínimo de 1,80 m e pé-direito mínimo de 2,50 m;

    -Ser dotadas de porta corta-fogo na entrada e de porta estanque à fumaça na comunicação com a caixa da escada;

    -Ser ventiladas por dutos de entrada e saída de ar;

    -Situada junto ao piso, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;

    -Ter, entre as aberturas de entrada e de saída de ar, a distância vertical mínima de 2,00 m, medida eixo a eixo;

    -Ter a abertura de saída de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da antecâmara, e a abertura de entrada de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da escada.


ID
3763009
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A densidade é um conceito fundamental para o processo de planejamento urbano, desde a etapa de diagnóstico até a etapa de elaboração de planos ou programas de intervenções urbanas. Assinale a opção CORRETA a respeito de densidade.

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo:

    Densidade líquida: Expressa o número total de pessoas residindo numa determinada zona urbana dividida pela área estritamente utilizada para fins residenciais.

    Densidade bruta: Expressa o número total de pessoas residindo numa determinada zona urbana dividida pela área total em hectares, incluindo-se escolas, espaço públicos, logradouros, áreas verdes e outros serviços públicos.

    Densidade habitacional: Também chamada de densidade residencial, esta medida expressa o número total de unidades habitacionais construídas em uma determinada área urbana.

    Densidade demográfica: Número total de moradores dividido pela área urbana usada como referência. É também denominada densidade populacional e geralmente expressa em habitantes por hectare (habitantes/ha).

    Densidade edificada ou construída: Expressa o total de metros quadrados da edificação por hectare, ou seja, o total da área construída existente dentro da poligonal do assentamento ou bairro, medida em m² por hectare.

    Gabarito: C


ID
3763012
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao desenvolver um projeto arquitetônico, o Arquiteto Urbanista deve atender a uma determinada atividade humana e consequentemente a adequação do edifício a uma função. Sobre a função da edificação, ao afirmar-se que todo edifício representa um papel na paisagem, à sua relação com a cidade, com o terreno ou sítio onde está implantado, está-se referindo à categoria da função:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D", Função Sintática.

    • Pragmática: relaciona forma e função;
    • Semântica: relaciona forma e iconografia;
    • Sintática: distingue entre as relações das formas físicas de um espaço ou construção e os espaços conceituais de uma estrutura.

ID
3763015
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Estatuto da Cidade é a lei que regulamenta as diretrizes gerais para a política urbana no Brasil (Lei n° 10.257/2001). De acordo com este Estatuto, a função do instrumento de gestão denominado outorga onerosa do direito de construir é:

Alternativas
Comentários
  • Gab.A

    A Outorga Onerosa do Direito de Construir, também conhecida como “solo criado”, refere-se à concessão emitida pelo Município para que o proprietário de um imóvel edifique acima do limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento básico, mediante contrapartida financeira a ser prestada pelo beneficiário.

    coeficiente de aproveitamento básico é um índice que indica o quanto pode ser construído no lote sem que a edificação implique numa sobrecarga de infra-estrutura para o Poder Público

    Caso o proprietário deseje edificar uma área maior que a estabelecida pelo coeficiente básico, ele deve dar ao Poder Público uma contrapartida financeira, ou seja, ele deve “comprar” do município o direito de construir uma área maior. Essa área construída, entretanto, deve estar abaixo da estipulada pelo coeficiente de aproveitamento máximo.

    Portanto, a área máxima a ser outorgada equivale à diferença entre o coeficiente máximo e o coeficiente básico estipulado para a área.

  • Alternativa "A", GABARITO.

    Alternativa "B", direito de preempção.

    Alternativa "C", operações urbanas consorciadas.

    Alternativa "D", art. 35 do estatuto da cidade.

    Alternativa "E", direito de superfície.

  • Complementando....

    É importante tomar nota de que a outorga onerosa do direito de construir se aplica tanto quando o proprietário quer construir acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, quanto para alteração de uso do solo. No entanto, praticamente todas as questões cobram relacionando apenas a possibilidade de se construir acima do C.A

    É só darem uma olhadinha no artigo 28 e 29

  • OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR

    A) Conceder edificação acima do limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento básico, mediante contrapartida financeira a ser prestada pelo beneficiário.

    DIREITO DE PREEMPÇÃO

    B) Conferir ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.

    DELIMITAÇÃO DE ÁREA PARA OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS (OUC)

    C) Conceder ao Poder Público a possibilidade de delimitar área para aplicação de operações consorciadas

    TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR

    D) Autorizar o proprietário de imóvel urbano, privado ou público, a exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura pública, o direito de construir previsto no plano diretor ou em legislação urbanística dele decorrente

    DIREITO DE SUPERFÍCIE

    E) Conceder a outrem o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis.


ID
3763018
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A infraestrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá de quatro dos seguintes equipamentos de infraestrutura urbana, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Lei 6.766/1979

    § 6 A infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de:                         

    I - vias de circulação;                    

    II - escoamento das águas pluviais;               

    III - rede para o abastecimento de água potável; e 

    IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.  

  • Gab. D

    Não há presença de iluminação pública na infra-estrutura básica nas ZHIS!

    mnemônico para facilitar: Apesar da infra-estrutura básica nas ZHIS ser menos exigente, ela tem que SERVir:

    Soluções p/ o esgotamento sanitário e p/ a energia elétrica domiciliar (obs. não menciona energia púb)   

    Escoamento das águas pluviais; (p de pingo de chuva - algumas bancas querem confundir o candidato nesse item)

    Rede para o abastecimento de água potável

    Vias de circulação;  


ID
3763021
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n° 6.766/79 com as alterações (lei nº 9.785/99), Não é permitido o parcelamento do solo em:

Alternativas
Comentários
  • artigo 3º, III da Lei 6.766/79

  • Art. 3 Somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.                            

    Parágrafo único - Não será permitido o parcelamento do solo:

    I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

    Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

    III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

    IV - em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;

    V - em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.

  • Gab. B

    a) Terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, mesmo que sejam previamente saneados.

    Se forem saneados antes, não há nenhum problema em lotear.

    Não será permitido o parcelamento do solo: Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

    b) Terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes✅ gabarito

    c) Terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.

    Se tomadas as providências antes, não há impendimento algum.

    Não será permitido o parcelamento do solo:I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

    d) Terrenos em áreas de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.❌

    Não há proibição alguma aqui. Justamente "urbanização específica" é uma das hipóteses de parcelamento do solo.

     Somente será admitido o parcelamento do solo para: fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.   

    e) Terrenos destinados as áreas de preempção, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.❌

    Não há tal proibição!


ID
3763024
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de uma edificação de salas de aula, devem ser observados, entre outros, os seguintes itens:


I. Uso da escala macroclimática para determinar a demanda de energia para a região considerada (dados obtidos na estação meteorológica mais próxima);

II. Localizar e orientar o edifício, no seu entorno, de maneira a minimizar o ganho térmico natural e maximizar a ventilação cruzada sob quaisquer aspectos;

III. Aplicação da informação climática aos efeitos topográficos e urbanos, para se obter uma estimativa da demanda das potencialidades corretas do entorno para a implantação do edifício;

IV. Estudo de viabilidade da infraestrutura de rede elétrica, para estimativa da carga potencial da edificação.


Estão CORRETAS somente as afirmativas dos itens:

Alternativas
Comentários
  • desconfiem SEMPRE quando uma alternativa traz algo tão categórico como sempre, nunca, quaisquer aspectos, no inverno por exemplo, isso não seria interessante...


ID
3763027
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As condições climáticas regionais é um dos principais condicionantes de um projeto arquitetônico, influenciando a partir dos critérios para a implantação da edificação. Em relação à ventilação como condicionante para um melhor aproveitamento energético, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", ERRADA: em clima quente úmido é necessário ter uma boa circulação de ar no ambiente.

    Alternativa "B", CORRETO.

    Alternativa "C", ERRADA: nas regiões tropicais são as maiores superfícies de abertura que devem estar voltadas para as brisas e ventos frequentes.

    Alternativa "D", ERRADA: as janelas voltadas para o vento dominante favorável são em condições de estação quente, enquanto a proteção para vento deve ser em condições de estação fria.

    Alternativa "E", ERRADA: devem-se adotar as aberturas para pátios internos e alpendres nas regiões de clima semiárido.


ID
3763030
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para uma área urbana ser considerada consolidada, além de possuir uma densidade demográfica superior a cinco mil habitantes por km2 e ser definida legalmente pelo poder público, deve-se ter existência de, no mínimo, quatro de um total de seis equipamentos de infraestrutura urbana, podendo ser:

Alternativas
Comentários
  • Parcela da área urbana com densidade demográfica superior a 50 habitantes por hectare e malha viária implantada e que tenha, no mínimo, dois dos seguintes equipamentos de infraestrutura urbana implantados: drenagem de águas pluviais urbanas; esgotamento sanitário; abastecimento de água potável; distribuição de energia elétrica; ou limpeza urbana, coleta e manejo de resíduos sólidos.

    Vide art. 47, inc. II, Lei 11.977/2009.


ID
3763033
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A ventilação natural é uma das estratégias bioclimáticas aplicadas aos edifícios sustentáveis. Assim, para se construir um edifício com boa ventilação natural e um controle eficiente deve-se adotar as seguintes estratégias, EXCETO:

Alternativas

ID
3763036
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre as infraestruturas básicas urbanas, as vias têm fundamental importância no planejamento urbano, sendo necessário o conhecimento da hierarquia do sistema viário urbano que está relacionado ao seu tamanho e função. Desta forma, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Certo

    B)VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. São vias controladas por semáforo

    C) VIA LOCAL - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de expressas ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. Função das vias coletoras

    D) VIA COLETORA - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. Via Arterial

    E) VIA EXPRESSA - estradas e rodovias. Estradas e rodovias também podem ser caracterizadas como vias de trânsito rápido.

  • A) correta

    B) Local

    C) Coletora

    D) Arterial

    E) Vias rurais


ID
3763039
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A concepção do projeto arquitetônico é baseada na suposição de que existe uma atividade humana para qual um espaço deve ser criado. A partir deste pressuposto, existem alguns métodos analógicos utilizados como instrumento principal de criação. Sobre esses métodos pode-se afirmar que o único que NÃO se utiliza de analogias estruturais é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E", o método Mimético.

  • Método Mimético: É o método pelo qual novos objetos e edificações são gerados com base na imitação de modelos existentes. O processo se inicia com a escolha do modelo a ser imitado (CÓPIA)

    Questão baseada no artigo: "Nada provém do nada" Edson Mahfuz

    Gab: E

  • obs: Não existe método sistémico!


ID
3763042
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No desenvolvimento de um projeto arquitetônico existem várias fases e documentos gerados. O documento que exprime as exigências do cliente e as necessidades dos futuros usuários, descrevendo sua função, atividades que irá abrigar, dimensionamento e padrões de qualidade assim como especifica prazos e recursos disponíveis para a sua execução, é o:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "B", Programa de Necessidades.

  • Gab. b

    16636-1/17

    3.91 programa geral de necessidades (PGN)

    conjunto sistematizado de NECESSIDADES HUMANAS, socioambientais e funcionais do contratante, objetivando a materialização do projeto

  • Sem alternativa. O correto seria MANUAL DO PROPRIETÁRIO


ID
3763045
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o decreto 5.296/04, a construção, ampliação ou reforma de edificações de uso público ou de uso coletivo devem dispor de sanitários acessíveis destinados ao uso por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, devendo ser observado que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A" ERRADO: é uma cabine para cada sexo, não uma para ambos.

    Alternativa "B" ERRADO: é necessária entrada independente.

    Alternativa "C" CORRETO.

    Alternativa "D": ERRADO: em edificações coletivas já existentes os banheiros para uso de pessoas com deficiência devem estar localizados em pavimentos acessíveis, não em cada pavimento.

    Alternativa "E": ERRADO: é uma cabine para cada sexo, não uma para ambos, além disso, a entrada do sanitário para deficiente é independente do sanitário coletivo.

  • A) Uso público - A ser construída: 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários

    B) Uso público - Existentes: Um por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários.

    C) Correta.

    D) Uso coletivo - Existentes: Uma instalação sanitária, onde houver sanitários

    E) Uso público - A ser construída: 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários

    Todos com entrada independente!


ID
3763048
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos principais instrumentos urbanístico é o Plano Diretor, de acordo com a lei n° 10.257/01, NÃO é obrigatório para as cidades:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    a) Com menos de 20.000 habitantes, que queiram aplicar os instrumentos de parcelamento, edificação e utilização compulsórios, IPTU progressivo no tempo e desapropriação sanção, entre outros. (obrigatório por ocasião de implementação dos instrumentos citados - e não pelo critério de população em si)

    b) Em áreas de especial interesse turístico, com menos de 20.000 habitantes. (obrigatório por ocasião de ser área especial de interesse turístico - e não pelo critério de população em si)

    c) Que não pertençam a regiões metropolitanas e aglomerados urbanos, com menos de 20.000 habitantes

    Nessa ocasião, não entrou em nenhum dos critérios para sua exigibilidade. Não tem mais que 20 mil habitantes, e também não pertecem a regiões metropolitanas e nem aglomerados urbanos.

    d) Em áreas de influência de empreendimentos com significativo impacto ambiental, com menos de 20.000 habitantes. (obrigatório por ocasião de ser área de influência de empreendimentos com significativo impacto ambiental - e não pelo critério de população em si)

    e) Que possua mais de 20.000 habitantes.(obrigatório pelo critério de população - quando for maior que 20 mil habitantes, precisa de Plano Diretor)


ID
3763051
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O aspecto econômico da sustentabilidade das edificações apresenta vantagens de redução de custos, de forma mais representativa, na fase de utilização, podendo representar uma redução da ordem de 35%, por meio da utilização de tecnologias ambientalmente corretas. NÃO faz parte destas metas:

Alternativas

ID
3763054
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o crescimento das cidades, e a necessidade da ordenação e estruturação urbana, muitos urbanistas aderiram ao uso das “unidades de vizinhança” que reflete um interesse na racionalização dos serviços municipais, e uma tentativa de resgate da cidade para as pessoas. Sobre a unidade de vizinhança pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "C", o sistema de vias internas deve ser traçado de modo a permitir a circulação de passagem, com ruas que permitam um maior fluxo e volume de tráfego. ERRADO.

    Deve-se evitar que as habitações e equipamentos urbanos sejam interrompidos pelas vias de transito, que devem apenas tangenciar seu entorno.


ID
3763057
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo criativo de uma edificação em alvenaria estrutural é fundamental a perfeita integração entre o projeto arquitetônico e o estrutural, objetivando a obtenção de uma estrutura economicamente competente para suportar todos os esforços previstos sem prejuízo das demais funções. Assim, ao optar pelo uso da alvenaria estrutural, o arquiteto urbanista deve balizar as vantagens e desvantagens do sistema construtivo adotado, sendo uma das desvantagens da alvenaria estrutural:

Alternativas
Comentários
  • A desvantagem da alvenaria estrutural é que ela não permite vãos muito grandes, pois são as paredes que sustentam as cargas da construção.


ID
3763060
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Há sete princípios básicos para a concepção de um Desenho Universal com o objetivo de indicar a acessibilidade das edificações, o mobiliário, os espaços e os equipamentos urbanos. Conceitualmente quando se trata do princípio de “Tolerância ao erro”, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "C", as outras alternativas não possuem relação alguma com o termo “Tolerância ao erro”.

  • A) uso equitativo: usado por diversas pessoas, independente de idade e habilidade.

    B) uso simples e intuitivo: fácil compreensão, dispensando para tal, experiência, conhecimento, ou grande nível de concentração por parte das pessoas.

    C) Tolerância ao erro: GABARITO

    D) baixo esforço físico: oferecer condições de ser usado de maneira eficiente e confortável com o mínimo de fadiga muscular do usuário

    E) dimensão e espaço para aproximação e uso: dimensão e espaço apropriado para aproximação, alcance, manipulação e uso, independente de tamanho do corpo, postura e mobilidade do usuário.


ID
3763063
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Baseando-se no conforto lumínico das áreas de uma unidade habitacional, contando unicamente com iluminação natural, os níveis gerais de iluminância em algumas das dependências das construções habitacionais deve ser superior ou igual a 60 lux, porém NÃO é exigido esse índice para:

Alternativas
Comentários
  • Sala de estar; Dormitório; Copa / cozinha; Área de serviço= ≥ 60 lux

    Banheiro; Corredor ou escada interna à unidade; Corredor de uso comum (prédios); Escadaria de uso comum (prédios); Garagens/estacionamentos = não exigido

  • LUZ NATURAL

    Sala; Quarto; Copa; Cozinha; Área de Serviço ≥ 60 lux ( Fator de luz diurna ≥ 0,5%)

    Observar que nao está incluso BANHEIRO. Não é obrigatório para esse ambiente luz natural

    LUZ ARTIFICIAL

    Sala, Quarto, Banheiro, Área de Serviço ≥100 lux

    Copa; Cozinha ≥200 lux

    Corredor ; escada; Garagem coberta ≥75 lux

    Garagem descoberta ≥20 lux


ID
3763066
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A durabilidade do edifício e de seus sistemas é uma exigência econômica do usuário, pois está diretamente associada ao custo global do bem imóvel. Assim, os projetistas e construtores são responsáveis pelos valores teóricos de Vida Útil de Projeto que podem ser confirmados por meio de atendimento às normas Brasileiras ou Internacionais. Portanto, o projeto deve especificar o valor teórico para a Vida Útil de Projeto (VUP) e para cada um dos sistemas que o compõem, deve-se considerar no mínimo (Sistema, VUP): 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "B", Estrutura ≥ 50; Piso interno ≥ 13; Cobertura ≥ 20 Vedação vertical externa ≥ 40 e Vedação vertical interna ≥ 20.

  • VUP mínima (NBR 15575)

    Requisitos Gerais - Parte 1

    Estrutura  50 - Parte 2

    Pisos internos  13 - Parte 3

    Vedação vertical externa  40 - Parte 4

    Vedação vertical interna 20 - Parte 4

    Cobertura  20 - Parte 5

    Hidrossanitário  20 - Parte 6


ID
3763069
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura

A lei nº 12.378/2010, regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, e além de prever as atribuições profissionais, também determina as infrações disciplinares e sanções que poderão ser aplicáveis à pessoa natural dos arquitetos e urbanistas. Sobre as sanções pode-se afirmar que pode haver:

Alternativas
Comentários
  • kkkkkk boa!


ID
3763072
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao projetar uma edificação destinada à função hospitalar de assistência básica a saúde, com pavimentos de média altura (6,00m < H ≤ 12,00m), o arquiteto deve prever os números de saídas mínimas obrigatórias de emergências e qual tipo de escada mínima, segundo as normas de Saídas de emergência em edifícios. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "B", 02 saídas; Escada enclausurada protegida.

  • De acordo com a Tabela 7 - Número de saídas e tipos de escadas, da NBR 9077

  • FO#@ perguntar isso...

  • Gab. B

    número mínimo de saídas em Hospitais (H3):

    O mínimo de saída para hospitais (H3) é 2 saídas (maioria dos casos)

    Há única hipótese em que será exigido o número mínimo de saídas de 3 saídas: SE área do pavimento ≥ 750m² + (ALTURA: h ≥ 30m ou h≥12m*( se impossível o acesso de viaturas de bombeiros)

    ~~

    ~~

    Em relação ao tipo de escadas em Hospitais (H3):

    altura ≤ 12 => EP

    altura > 12 => PF


ID
3763075
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para os procedimentos de implantação de uma obra pública se faz necessário inicialmente, proceder o estudo de viabilidade (EV). Dentre as atividades inerentes ao EV, NÃO é responsabilidade do setor técnico de arquitetos e engenheiros:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A".

    Ao meu ver, é de responsabilidade do proprietário providenciar as documentações pertinentes ao terreno. Mesmo sendo necessário para o andamento do projeto/obra, não é algo que deve ser providenciado pelo profissional arquiteto/engenheiro, se este não for o titular de tais documentações. As demais alternativas são atividades inerentes ao profissional arquiteto/engenheiro.


ID
3763078
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Visando uma redução no consumo energético das edificações, o Brasil lançou o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que estabelece parâmetros para a definição do nível de eficiência de um edifício, analisando-se sua envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Para classificação do nível “A” de eficiência da envoltória, quanto a tramitância térmica da cobertura (Ucob) de ambientes condicionados artificialmente não deve ultrapassar os seguintes limites, de acordo com sua Zona Bioclimática:

Alternativas
Comentários
  • A transmitância térmica da cobertura (Ucob) de ambientes condicionados artificialmente não deve ultrapassar os seguintes limites,  de acordo com sua Zona Bioclimática:

    a. Zona Bioclimática 1 e 2: 0,50 W/m²K, para ambientes condicionados artificialmente, e 1,00 W/m²K, para ambientes não condicionados;

    b. Zona Bioclimática 3 a 8: 1,00 W/m²K, para ambientes condicionados artificialmente, e 2,00 W/m²K, para ambientes não condicionados. 


ID
3763081
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao desenvolver os critérios para adoção do partido arquitetônico vertical, em relação ao custo final da obra, o arquiteto urbanista deve considerar fatores condicionantes que podem influenciar de modo crescente ou decrescente em função do aumento do número de andares. São fatores considerados crescente, decrescente e variável, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "B", quanto mais pavimentos, maior será o tempo de duração da obra, sendo um fator crescente; ao meu ver, quanto mais verticalizada é a construção, menor será a necessidade de ocupar o terreno horizontalmente, resultando em pavimentos menores e consequentemente diminuindo a área da cobertura, sendo então um fator decrescente; e as fundações irão variar de acordo com a carga dos pavimentos, que contarão tanto com a carga da própria estrutura como também com cargas eventuais variáveis (acidentais).

  • Mascaró:

    Aumenta o custo, à medida que aumenta os pavimentos

    1- Estrutura Resistente

    2- Elevadores

    3- Fachada

    4- Instalações em geral

    5- Duração da obra

    6- Insumos de mão de obra

    Diminui os custos, à medida que aumenta os pavimentos

    1- Movimento de terra

    2- Subsolos

    3- cobertura

    4- Terreno ocupado

    5- Vestíbulos dos elevadors / outros espaços comuns

    Incidência variável de custos

    1- Fundações

    2- Elevações dos materiais (máquinas e operadores)

    Bons estudos!!:)


ID
3763084
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n° 6.766/79, os projetos de loteamentos, em seu memorial descritivo deverá conter, obrigatoriamente, pelo menos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º

    (...)

    § 2 - O memorial descritivo deverá conter, obrigatoriamente, pelo menos:

    I - a descrição sucinta do loteamento, com as suas características e a fixação da zona ou zonas de uso predominante;

    II - as condições urbanísticas do loteamento e as limitações que incidem sobre os lotes e suas construções, além daquelas constantes das diretrizes fixadas;

    III - a indicação das áreas públicas que passarão ao domínio do município no ato de registro do loteamento;

    IV - a enumeração dos equipamentos urbanos, comunitários e dos serviços públicos ou de utilidade pública, já existentes no loteamento e adjacências.

  • Gab. E

    mnemônico:

    MEMO: D/EQ CON ÁREA

    D. descrição suscinta do loteamento (...)

    EQ. equipamentos urb/comunitários e serviços - dos lotes e adjacência (enumeração)

    CON. condições/limiteações de lotes e construções

    ÁREA. .área púb que passará ao município

  • D - descrição

    sucinta do loteamento, com as suas características e a fixação da zona ou zonas de uso predominante;

    C - condições

    urbanísticas do loteamento e as limitações que incidem sobre os lotes e suas construções, além daquelas constantes das diretrizes fixadas;

    I - indicação

    das áreas públicas que passarão ao domínio do município no ato de registro do loteamento;

    E - enumeração

    dos equipamentos urbanos, comunitários e dos serviços públicos ou de utilidade pública, já existentes no loteamento e adjacências.