SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Engenheiro - Área: Produção


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO


ID
2766856
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Ao longo do tempo, para a gestão da produção, surgiram diversos paradigmas estratégicos para gestão da manufatura, tal como taylorismo, fordismo, toyotismo. Para atender ao mercado nos dias atuais, houve uma evolução desses paradigmas, conhecidos como manufatura em massa atual, manufatura enxuta, manufatura responsiva, manufatura ágil e customização em massa. Destaca-se que cada um desses paradigmas é adequado a situações específicas. Assim, a aplicação dos conceitos da manufatura ágil é adequada à seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Achei um artigo que cita o autor Kidd (1994): a manufatura ágil é extremamente adequada a ambientes de mudanças rápidas e com alta incerteza.

    O mesmo autor apresenta uma estrutura conceitual genérica para a manufatura ágil, tendo cinco princípios básicos, sem ordem de importância (Kidd, 1994):

    1) Mudança contínua;

    2) Resposta rápida;

    3) Melhoria da qualidade;

    4) Responsabilidade social;

    5) Foco total no cliente.

    Fonte: http://www.veraxc.com/documentos/VX00-090826-ManufaturaAgil.pdf

  • Alguém sabe o erro da A?


ID
2766862
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um conceito amplamente difundido na engenharia de produção é a teoria das restrições (Theory of Constraints) desenvolvido por Goldratt. O ponto focal da sua teoria é que toda a empresa, no processo de atingir a sua meta, apresenta sempre uma ou mais restrições. A restrição é definida como qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema. Esta teoria é composta de diversos princípios, sistemas, softwares, ferramentas e metodologias. No contexto da teoria das restrições, o ritmo de produção é determinado

Alternativas

ID
2766865
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A engenharia de métodos trata de uma metodologia que permite ao gestor da produção definir o tempo que se leva para realizar uma atividade. Este tempo é chamado de tempo padrão (TP), que é encontrado pela

Alternativas
Comentários
  • Tempo padrão = Tempo Normal x Fator de Tolerância; Tempo Normal = Tempo cronometrado x Velocidade do operador


ID
2766868
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para auxiliar na atividade de planejamento e controle de produção existem diversas categorias de softwares e programas computacionais. Dentre elas podem ser destacados os

Alternativas
Comentários
  • Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:


    Qualidade e eficácia;

    Redução de custos;

    Agilidade empresarial;

    Eliminar o uso de interfaces manuais;

    Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);

    Otimizar o processo de tomada de decisão;

    Eliminar a redundância de atividades;

    Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;

    Reduzir as incertezas do Lead time;

    Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;

    Reduzir o tempo dos processos gerenciais;

    Redução de estoque;

    Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;

    Melhor controle das operações da empresa;

    Melhoria de Infra estrutura de Hardware;

    Aprendizado em TI;

    Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes;



    Algumas das desvantagens da implementação de um ERP em uma empresa são:

    Praticamente, na maioria dos casos os gerentes e profissionais de TI dessas companhias subestimam a complexidade do planejamento, desenvolvimento e treinamento necessário para utilizar o novo sistema ERP, que altera radicalmente os processos empresariais e sistemas de informação nosnegócios. 


    A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;

    Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;

    Dependência do fornecedor do pacote;

    Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;

    Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho;

    Inserção de dados não confiáveis, quando é necessário o input pelo usuário;

    Dificuldade de repasse da cultura Organizacional aos funcionários;

    O seu fornecedor pode descontinuar a sua versão de ERP sem aviso prévio;

  • APS ou Advanced Planning & Scheduling refere-se a sistemas de Planejamento Avançado de Produção.

    Esses sistemas são complementares aos tradicionais sistemas de gestão empresarial - ERPs . Caracterizam-se por um melhor controle dos recursos, considerando tanto a capacidade real dos recursos produtivos, bem como suas regras operacionais. Isso inclui: ferramentas, mão de obra e suprimento. Além disso, regra de negócio, como por exemplo prioridade por cliente ou por produto, podem também ser considerados. 

    Dessa forma, as seguintes funções são atribuídas a um sistema APS:

    Planejar a Demanda: usado para definir o que espera que seja vendido em um período, podendo vir de pedidos firmes ou de previsões de vendas; Planejar a Produção: encarregado de determinar o que produzir, em qual quantidade e quando será colocado em produção. É conhecido como Plano Mestre de Produção ou MPS; Planejar as necessidades de materiais: responsável por determinar o que comprar, quando e em qual quantidade. Com um APS, esse módulo é comandado pelo Planejamento de Produção; Programar a Produção: É o sequenciamento de cada operação das Ordens de Produção. Feito, considerando detalhes como capacidade produtiva, disponibilidade de estoque e principalmente regras relativas a setup de máquina. Deve tentar respeitar os prazos estabelecidos pelo Planejamento de Produção. Controle do chão de fábrica: responsável pelo apontamento de produção, indicando se uma operação da OP está na fila, já entrou em produção ou foi interrompida ou finalizada.



ID
2766874
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Quando se realiza o planejamento agregado é feita a análise das seguintes estratégias de produção, para posteriormente buscar soluções híbridas mais precisas: a) acompanhamento da demanda, b) força de trabalho constante permitindo falta, c) força de trabalho constante não permitindo falta, d) força de trabalho constante com subcontratação ou hora extra. Tendo em vista estas estratégias,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Godinho e Fernandes (2010), comumente, dois métodos são utilizados para realizar o planejamento agregado: método de planilhas e métodos avançados. Os métodos das planilhas são simples, envolve a técnica de tentativa e erro, e existem seis tipos de estratégias que podem ser aplicadas, sendo elas:

    a)Estratégia do acompanhamento da demanda: não considera a formação de estoques, flexibilidade de produção, acompanhamento da demanda e evita o alto custo dos estoques.

    b) Estratégia da força de trabalho constante permitindo faltas: a força de trabalho é mantida constante ao longo do tempo, os estoques são armazenados para serem utilizados nos períodos nos quais a demanda é maior, o estoque negativo é permitido e existe um custo de estoque negativo.

    c) Estratégia da força de trabalho constante não permitindo faltas: parecida com a estratégia anterior, porém não é permitido o estoque negativo.

    d) Estratégiadaforçadetrabalhoconstanteutilizandosubcontratação:pode-seoptarpela subcontratação para atender a demanda irregular.

    e) Estratégia da força de constante utilizando horas extras: utiliza-se um número constante de trabalhadores, e quando a capacidade produtiva não for suficiente utiliza- se horas extras.

    f) Estratégia mista: combinação de todas as estratégias anteriores de forma a aproveitar todas as vantagens.


ID
2766880
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O modelo geral de gestão da qualidade tem seus princípios, sistemas e ferramentas, respectivamente, nos níveis estratégico, tático e operacional. Nesse contexto, o nível tático inclui

Alternativas
Comentários
  • 1) Custos da qualidade: Estratégico

    2) Gerenciamento da rotina: Operacional

    3) Ferramentas da qualidade: Operacional

    4) Gerenciamento das diretrizes: Tático


ID
2766883
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O pensamento “enxuto” considera que devem ser reduzidos os desperdícios de todos os níveis do processo de produção. O gerente de produção de uma determinada empresa participa de um projeto de desenvolvimento de produto, que objetiva obter uma nova plataforma de um modelo já existente na empresa. Levando em consideração o pensamento enxuto, o gerente de produção propõe para a equipe de desenvolvimento o uso da técnica Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), tanto no desenvolvimento de produto como no novo processo de produção. Considerando as suas especificidades,

Alternativas
Comentários
  • "FMEA (failure mode and effect analysis) é uma ferramenta usada para aumentar a confiabilidade de um certo produto durante a fase de projeto ou processo. A ferramenta consiste basicamente em sistematizar um grupo de atividades para detectar possíveis falhas e avaliar os efeitos das mesmas para o projeto/processo. A partir dessas possíveis falhas, identificam-se ações a serem tomadas para eliminar ou reduzir a probabilidade de que as mesmas ocorram. Essas ações também podem objetivar aumentar a probabilidade de detecção dessas falhas, para que os produtos que apresentam inconformidades não cheguem ao cliente." Ao fazer um FMEA várias informações e passos devem ser seguidos, havendo a noção de efeitos potenciais de falhas, severidade, causas potenicias, ocorrência de falhas e outros que deve ser consultados de acordo com os limites estabelecidos.

    Letra C.

  • Não entendi... na letra c) é um FMECA e não um FMEA, não é?
  • E outra, quem disse que a (B) está errada?


ID
2766889
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os sistemas de certificação da qualidade têm sido amplamente buscados pelas organizações. Estes sistemas

Alternativas
Comentários
  • Se alguém ficou em dúvida com a C, nem sempre a gestão da qualidade incorre em redução de custos. Temos que pensar o seguinte: o custo da gestão da qualidade deve ser menor do que o custo da falha, do erro, etc.

  • Exato CVRS! A questão de redução de custos é delicada, é o famoso "depende".


ID
2766895
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Leia o texto a seguir.


Um projeto de reformulação da organização do trabalho em uma unidade produtiva em funcionamento requer a análise do trabalho real. Em uma oficina responsável pela manutenção preventiva quadrimestral de uma frota com 90 equipamentos ferroviários, foi comparado o fluxo prescrito com o fluxo realmente executado. Foram constatados o não atendimento das metas de produção e a insatisfação dos funcionários devido à elevada carga de trabalho. A programação da revisão se fazia após uma inspeção prévia, mas ocorriam atrasos no encaminhamento do equipamento ferroviário para a oficina e não se realizavam nova inspeção e reprogramação do equipamento. Essa inspeção identificaria novas pendências no equipamento e possibilitaria reprogramar com rigor o uso dos recursos materiais e de mão de obra, evitando-se desgastes e esperas por material não disponível. Então, a demanda por Homens-Hora passou de 200 para 280, pois as pendências reais corrigidas na revisão se mostraram maiores que as identificadas na inspeção preventiva. Essa situação acontecia reiteradamente. Registrou-se, então, alta frequência de trabalhadores em turnos que faziam horas extras e que dobravam o turno de trabalho.

CAMPOS, G. F.; SILVA, L. M.; BARCELOS, B. F. Análise da organização do trabalho: um estudo no setor de manutenção mecânica de equipamentos ferroviários de uma empresa de grande porte. In: Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Rio de Janeiro: ABEPRO, 2010. (Com adaptações).


A análise relatada identificou problemas de projeto do trabalho e problemas de gestão. Qual foi o principal problema de projeto do processo de trabalho no setor de manutenção?

Alternativas

ID
2766898
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O mapa de risco exigido na NR 5 é de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Cada cor utilizada no mapeamento representa um tipo de risco. Logo, a relação adequada entre o tipo de risco e a simbologia é:

Alternativas
Comentários
  • físicos – verde; químicos – vermelho; biológicos – marrom; ergonômicos – amarelo; acidentes – azul. 

  • Gabarito: Letra E
     

    Grupo 1 -  Riscos Físicos - Cor Verde

    Grupo 2 -  Riscos Químicos - Cor Vermelha

    Grupo 3 -  Riscos Biológicos - Cor Marrom

    Grupo 4 -  Riscos Ergonômicos - Cor Amarela

    Grupo 5 -  Riscos de Acidentes - Cor Azul

  • A questão cobrou conhecimento sobre as cores e os riscos relacionados no mapa de riscos. Para isso, traremos o seguinte resumo:

    1. Físico (na cor verde): relacionado aos ruídos, pressão, frio, calor, radiação e vibrações.
    2. Químico (na cor vermelha): relacionado com gases, vapores, neblinas, poeira, fumo.
    3. Biológico (na cor marrom): relacionado a parasitas, bactérias, vírus e insetos.
    4. Ergonômico (na cor amarela): relacionado a posturas incorretas, excesso de peso, repetição, excessos de movimentos e monotonia.
    5. Acidentes (na cor azul): relacionado à iluminação, à explosão, aos incêndios, às quedas e aos animais peçonhentos.

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETO. Corrigindo: Físico é verde. Químico é vermelho. Biológico é marrom. Ergonômico é amarelo. Acidente é azul.

    B- INCORRETO. Novamente, todas as relações de cores com riscos estão incorretas.

    C- INCORRETO. As associações estão trocadas.

    D- CORRETO. As informações estão corretamente associadas. Por isso, esse é o nosso gabarito.

    GABARITO: LETRA D


ID
2766901
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A aplicação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) baseia-se em critérios relevantes de Segurança e Saúde no Trabalho, em normas e em comportamentos. Esse sistema

Alternativas
Comentários
  • Banca, não encontrei erro na alternativa C.

  • Concordo com o Syba

  • O termo "independente" torna incorreta a quetão C

  • c


ID
2766904
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das iniciativas de sustentabilidade para as organizações é a adoção da prática da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto. Na ACV,

Alternativas
Comentários
  • Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica deavaliação e quantificação de impactos ambientais possíveis associados a um produto ou processo. ... Interpretação dos resultados sobre o impacto do produto ou processo, para melhor nível de informação de tomadores de decisão. (Wikipédia)


ID
2766907
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Considera-se uma concepção sustentável quando o produto é concebido levando-se em conta os recursos naturais locais e as necessidades também locais, e é projetado para uso por uma ou mais pessoas, com tempo de vida o mais longo possível. Se ainda ele é projetado para reassumir outra forma ou outra função como um novo produto, e quanto mais este ciclo se repetir, mais sustentável é o projeto.

GUIMARÃES, L. B. M. A ecologia no projeto de produto: design sustentável, design verde, ecodesign. Ergonomia de Produto. Porto Alegre: FEENG/UFRGS, 2006, v. 2, p. 5-35. (Com adaptações).


Ressalta-se, portanto, na concepção explicitada, que o produto só pode ressurgir como outro produto sustentável se ele for pensado para ser facilmente desmontável e montável em um sistema produtivo que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ( A )

    use um mínimo de recursos, não gere resíduos e não imponha dano aos seres humanos envolvidos na sua produção e no seu uso.


ID
2766910
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tema desenvolvimento sustentável forma diversos outros conceitos para fortalecimento da sustentabilidade. Dentre outros, pode-se destacar o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Pegada ecológica é uma ferramenta criada nos anos 1990 que permite avaliar a pressão exercida pela população humana sobre os recursos naturais. A PE é expressa em hectares globais e traduz a extensão de território que uma pessoa ou uma sociedade utiliza para se sustentar (Wikipédia).

    Triple bottom line ou tripé da sustentabilidade:

    Dimensões ambiental, social (ou econômica ou Pessoas, Planeta e Lucro) precisam interagir de maneira holística para que os resultados de fato contribuam com a sustentabilidade.

    Letra A é o conceito da letra C e vice-versa.

  • Resposta correta é a letra B

    triple bottom line, que considera os resultados econômicos, ambientais e sociais de uma organização.


ID
2766913
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Tal como a logística direta, a partir da crescente pressão ambiental nos sistemas produtivos, há a necessidade de se fazer gestão da logística reversa. Assim, a logística reversa

Alternativas
Comentários
  • Item C correto.

    De fato pode acontecer um ciclo de logística reversa sem necessariamente estar pensando em impacto ambiental. Uma fábrica de potes de vidro pode utilizar em sua gestão a logística reversa para reaproveitamento de materiais com objetivo de reduzir custos, diferente de uma empresa que fabrica pilhas e baterias, que possuem a obrigação de implantar um ciclo de logística reversa em lei, com objetivo de reduzir o impacto ambiental.

    75% de erros, rs


ID
2766916
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Normalmente, os conceitos de logística e gestão da cadeia de suprimentos são confundidos pelos acadêmicos e os profissionais da área. Nesse sentido,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - o conceito de gestão da cadeia de suprimentos considera a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes (para além de uma camada), a fim de entregar ao cliente valor superior ao menor custo para todos os elos da cadeia.


ID
2766919
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para melhor coordenação do fluxo de produção na cadeia de suprimentos foram desenvolvidas diversas práticas de gestão logística que envolve gestão colaborativa. Nesse sentido, considere a seguinte definição: é um sistema de reposição automática de estoques consumidos nos pontos de venda, em que, quando o produto é vendido e é efetuado o pagamento, a informação da venda é contabilizada para efeito de faturamento e de baixa no estoque, e essa informação é repassada ao fornecedor via EDI, que pode planejar e providenciar a reposição do produto. Trata-se da definição de

Alternativas
Comentários
  • "O Efficient Consumer Response (ECR), ou em português Resposta Eficiente ao Consumidor, é uma estratégia onde fornecedores, distribuidores e varejistas trabalham juntos para que o consumidor final seja melhor atendido.

    Esse movimento é totalmente voluntário e se caracteriza principalmente pela mudança de processos e melhoria contínua dentro da cadeia de suprimento."

    Letra A

  • O ECR é considerado uma inovação dentro da cadeia de suprimento. Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o ruído (de comunicação e de trabalho) entre fabricantes, distribuidores e varejistas. Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR) consiste numa utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual e trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao final. Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a e distribuição de produtos de grande consumo. A filosofia do ECR visa uma maior integração das empresas, sendo que, é dada importância à cadeia de abastecimento como um todo e não como a eficiência individual das partes, sendo assim possível, reduzir o nível de stocks, os custos totais do sistema, disponibilizar produtos de melhor qualidade por um preço inferior ao consumidor final.

    Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque (gerenciado) pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.

    Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR – Planejamento Colaborativo, Previsão e Ressuprimento), que surgiu em 1995, numa iniciativa entre WalMart e Warner Lambert. Atualmente, , um grande número de empresas nos EUA possui iniciativas de CPFR.

    O CPFR é um é um processo estruturado de planejamento colaborativo que prevê não apenas a troca de informações da demanda, mas também a alocação conjunta de recursos para atendimento da mesma.

  • Apenas complementando.

    CR - Reposição Contínua

    Processo de reposição de produtos de forma rápida e adequada à demanda, com o objetivo de minimizar excesso de estoque ou falta. Muito utilizado em grandes varejistas, como supermercados, que precisam repor a quantidade necessária das gôndolas em tempo curto.


ID
2766922
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A gestão de estoque eficiente é um pré-requisito para uma boa gestão logística. Existem diversos métodos que auxiliam na definição do melhor sistema de gestão de estoque. Um dos mais difundidos é o sistema de lote econômico. Neste sistema, o lote econômico é resultado da raiz quadrada da razão entre duas vezes o consumo anual em unidades de produtos multiplicado pelo

Alternativas
Comentários
  • "O lote econômico visa determinar o número ideal de pedidos a serem feitos e a quantidade ideal de cada lote. Segundo VIANA, o lote econômico pode ser calculado pela fórmula: LEC = raiz[(2 x D x P) / M] Onde: · D = quantidade do período em unidades · P = custo de pedir, por pedido = custo unitário do pedido de compra · M= custo de manter estoque no período, por unidade. M = CMA (custo de manter armazenado) * PU (preço unitário do material)."

    Fonte:

    Gabarito: B


ID
2766925
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A logística da defesa refere-se ao provimento de meios para compor as Forças Armadas e sustentar suas operações em quaisquer situações em que elas tenham de ser empregadas. Assim, a logística da defesa

Alternativas
Comentários
  • A logística de defesa dá suporte em varias operações as forças armadas dentre elas:

    a. projeto e desenvolvimento, aquisição, armazenamento, movimentação, distribuição, manutenção, evacuação e descarte de materiais;

    b. movimentação, evacuação e hospitalização de pessoal;

    c. aquisição ou construção, manutenção, operação e desativação de instalações; e d. aquisição ou fornecimento de serviços.

    Sendo assim descartam as questões a, c, e d.

    Gabarito: B


ID
2766928
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Existem diversas abordagens que auxiliam o processo de desenvolvimento de produtos. Uma dessas abordagens é:

Alternativas
Comentários
  • modelo funil


ID
2766931
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em alguns produtos, a embalagem assume um importante papel estratégico para estabelecer um diferencial competitivo. Neste sentido, o mesmo nível de importância que é dado ao desenvolvimento do produto deve ser dado ao desenvolvimento de embalagens. Uma das primeiras atividades na gestão de embalagens é definir a finalidade das embalagens. Desse modo,

Alternativas

ID
2766934
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma ferramenta amplamente utilizada no processo de desenvolvimento de produtos é o desdobramento da função qualidade (QFD). Essa ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Pra quem marcou a letra B, faltou o campo da Matriz de Correlação (ou o teto da casa da qualidade). Ela relaciona os requisitos do produtos de maneira direta ou inversa. Portanto, os campos do QDF são:

    1) os requisitos dos clientes;

    2) os requisitos do produto;

    3) a matriz de relacionamento;

    4) a importância dada pelo cliente a cada requisito;

    5) o benchmarking competitivo;

    6) a quantificação dos requisitos dos produtos;

    7) a matriz de correlação.

    Recomendo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gVypCOBIHnA

    Gabarito: Letra A.

  • Pegadinha! Tinha marcado Letra B, como o colega acima explicou! Questão difícil.


ID
2766937
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A matriz morfológica constitui uma abordagem estruturada para geração de alternativas de solução para o problema de projeto, aumentando a área de pesquisa de soluções para cada situação específica. No processo de desenvolvimento do produto, essa ferramenta é usada na seguinte fase:

Alternativas

ID
2766943
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O processo estocástico é definido como

Alternativas

ID
2766946
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma pequena loja possui um estacionamento com apenas cinco vagas. Os carros que precisam utilizar essas vagas chegam, de acordo com uma distribuição de Poisson, à taxa de seis por hora. O tempo de estacionamento é exponencialmente distribuído com média de 30 minutos. Os visitantes que não conseguem encontrar uma vaga livre precisam estacionar em outro lugar. Sabe-se que, em média, a frequência de carros que não conseguem uma vaga livre no estacionamento da loja é de 0,1263 por hora. Em Teoria das Filas, é conhecida a relação de que o número médio de vagas ocupadas é igual à taxa de entrada dividida pela taxa de atendimento. Nessas condições, a utilização média do estacionamento é de

Alternativas

ID
2766949
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A definição de Análise Envoltória de Dados é

Alternativas

ID
2766952
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Devido às intensas mudanças e ao acirramento da competição entre as organizações, o conhecimento passa a ser uma importante fonte de vantagem competitiva. Neste sentido, Nonaka e Takeuchi (1997) afirmam que a conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos ocorre de quatro modos, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • Processos de conversão do conhecimento:

     

    1º. SOCIALIZAÇÃO é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Ocorre quando o indivíduo compartilha o conhecimento tácito diretamente com outro. Ocorre por meio da interação entre os colaboradores, que passam a compartilhar seus conhecimentos, suas habilidades, experiências, ideias e percepções. Um indivíduo pode adquirir este conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem, através da observação, da imitação ou da prática. Um bom exemplo da socialização seria o aprendizado de um estagiário com o seu orientador.

     

    2º. EXTERNALIZAÇÃO é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ocorre quando a pessoa expressa o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita, numérica ou por alguma representação visual.

     

    3º. COMBINAÇÃO é a conversão do conhecimento explícito em explícito, possível quando os conhecimentos explícitos existentes são combinados para gerar um novo conhecimento. (Exemplo: Para criar um software de contabilidade, a empresa une os conhecimentos explícitos do programador com o do contador.)

     

    4º. INTERNALIZAÇÃO é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ocorre através da interpretação que os profissionais têm dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa. É o modo do colaborador internalizar um conhecimento por meio do estudo.

     

    Fontes: 

    http://www.ipea.gov.br/observatorio/casoteca/105-casoteca/casos-de-gestao-do-conhecimento/132-a-criacao-do-conhecimento-organizacional-o-caso-da-matsushita-electric-industrial-company

    https://ucj.com.br/retenha-conhecimento-usando-espiral-do-conhecimento/

  • Gab. A

    Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento - tácito e explicito - que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:

    1. Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.
    2. Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.
    3. Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.
    4. Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao "aprender fazendo". Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador, Juspodivm, 2016.

  • Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

     

     

    Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

     

     

    Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

     

    Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

     

     

    1º Passo - Socialização (tácito para tácito)Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

     

     

    2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

     

     

    3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

     

     

    4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre  quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma,  outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 

     

     

    Peguei da colega aqui do QC, Marcela Lira

  • A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO PELOS SEGUINTES PROCESSOS----> SECI

     

    SOCIALIZAÇÃO-------> Tácito em Tácito----------> STT

    EXTERNALIZAÇÃO---> Tácito em Explícito-------> ETE

     

    COMBINAÇÃO---------> Explícito em Explícito----> CEE

    INTERNALIAÇÃO------> Explícito em Tácito-------> IET

    Gostei (

    16

    )

  • GABARITO A

    Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi

    De acordo com Nonaka e Takeuchi, o processo de criação de conhecimento nas organizações se relaciona com a interação dos conversão de conhecimento. Este macroprocesso pode ser desdobrado em quatro modos de se criar conhecimento:

    a socialização;

    a combinação;

    a externalização; e

    a internalização.

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • A questão em análise exige que tenhamos alguma noção acerca da Gestão do Conhecimento, em especial acerca do tópico conversão do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi. Antes de analisarmos as alternativas, vejamos quais são os modos ensinados pelos referidos autores, daí passaremos à verificação das alternativas propostas.

    Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento - tácito e explicito - que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:

    • Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.
    • Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.
    • Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc. Aqui, a reconfiguração do conhecimento ocorre por meio da separação, adição, combinação e classificação do conhecimento explícito.
    • Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao "aprender fazendo". Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    Tendo visto o assunto acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta. Nessa alternativa foram apresentados os 4 modos em que pode ocorrer a conversão do conhecimento: internalização, socialização, tradução e combinação.

    GABARITO: A

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador, Juspodivm, 2016.


ID
2766955
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O documento de gestão de projetos que fornece os limites iniciais para o escopo do projeto é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O termo de abertura do projeto é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

    GABARITO: D

  • O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto.
    Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

     

     

     

    fonte:>https://escritoriodeprojetos.com.br/termo-de-abertura-do-projeto

  • Gabarito D

    O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto.

    Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

    O Gerente de Projetos sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.

    O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.

    O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. 

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Falou em limites iniciais, falou no Termo de Abertura do Projeto (TAP). O escopo propriamente dito ocorre na fase de planejamento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre termos usado n a gerência de projetos, um deles, inclusive, remete ao documento de gestão de projetos que fornece os limites iniciais para o escopo do projeto. A alternativa a ser marcada deve nos dizer como ele é chamado.

    A - incorreta.  A declaração do escopo do projeto define o trabalho que será executado e o que será excluído pode ajudar a determinar a capacidade da equipe de gerenciamento do projeto de controlar o escopo geral do mesmo.

    B - incorreta. Estrutura Analítica de Projetos é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.

    C - incorreta. A especificação do escopo do projeto é a descrição do escopo do mesmo, das principais entregas, premissas, e restrições. A especificação do escopo do projeto documenta todo o escopo, incluindo o escopo do projeto e do produto. Ela descreve detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para criá-las. Ela fornece também um entendimento comum do escopo do projeto entre as partes interessadas.

    Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto.

    D - correta. O termo de abertura do projeto é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. É o documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.

    O principal benefício deste processo é um início de projeto e limites de projeto bem definidos, a criação de um registro formal do projeto, e uma maneira direta da direção executiva aceitar e se comprometer formalmente com o projeto.

    Tendo analisado os termos apresentados, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2766958
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido nos anos 1990 por Kaplan e Norton, da Universidade de Harvard, é o modelo de sistema de medição de desempenho muito difundido na literatura e no meio empresarial. O BSC

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    As Perspectivas padrão do BSC são:

     ✔ Econômico-Financeira.

    ✔ Clientes.

     ✔ Processos Internos.

     ✔ Aprendizado e Crescimento.

  • GABARITO - B


    O BSC é um modo balanceado de verificar as causas/efeitos entre as 4 perspectivas x objetivo estratégico.

    Financeira -> Aumentar rentabilidade

                    -> Faturamento

                    -> Valor Agregado

                    -> Lucratividade


    Clientes -> grau de satisfação

                    -> Captação de clientes

                    -> Retenção de Clientes


    Processos internos -> Identificar problemas em produtos

                               -> Entrega no tempo previsto

                               -> Produtividade

                               -> Qualidade


    Aprendizado  -> Capacidade e motivação pessoal

           e          -> Melhor sistema de informação

    Crescimento  -> Como a organização deve aprender e melhorar

                        -> Gestão de Pessoas

                        -> Clima e Cultura

                        -> Liderança

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • A) Perfomance Prism

    B) BSC

    C) Indicadores de desempenho

    D) Avaliação de desempenho

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento do Balanced Scorecard (BSC) para que respondamos corretamente ao que é pedido. Deveremos marcar a alternativa que apresenta faz um comentário correto o BSC.

    Vejamos algumas informações que nos ajudarão apontar a alternativa correta.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    Após verificar o assunto e comparar com as alternativas apresentadas, concluímos que a opção "B" é a que atende ao comando da questão, apontando corretamente as perspectivas que integram o BSC.

    GABARITO: B


ID
2766961
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na literatura existe diferentes definições a respeito do que se entende por liderança. Douglas McGregor relaciona conceitos de motivação e liderança e descreve uma teoria gerencial chamada de “Teoria X” e “Teoria Y”. De acordo com a “Teoria Y” de McGregor, o líder deve possuir a seguinte visão:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    TEORIA X e Y - McGregor

    Na teoria Y, o líder vê o empregado como uma pessoa capaz de assumir responsabilidades, a partir disso ele vai buscar ajudar aos funcionários a reconhecer seu potencial, mas também ajudá-los a assumir as responsabilidades necessárias para o desenvolvimento organizacional e profissional.

    Por outro lado, na teoria "X" o empregado é tido como alguém preguiçoso que se abstém de responsabilidades, só trabalha pelo dinheiro, nada além disso. O funcionário é visto como um mero objeto, o qual pode ser motivado unicamente pelo dinheiro, assim como ser punido opor meio de deduções no seu salário.

  • EXISTEM*

  • Idalberto Chiavenato
    Administração nos novos tempos
    3ª edição, pág. 376

     


    TEORIA X

     

    (Planejamento)
    ∞ O chefe fixa objetivos e metas para os subordinados 
    ∞ Não há participação dos subordinados na fixação dos objetivos ou dos planos 
    ∞ Poucas alternativas são exploradas 
    ∞ Baixo comprometimento quanto aos objetivos e planos

    (Direção)
    ∞ Liderança autocrática, baseada apenas na autoridade do chefe
    ∞ As pessoas seguem ordens e comandos, existindo forte resistência e desconfiança das pessoas
    ∞ As comunicações são de uma só via, do topo para a base, com pouca retroação
    ∞ A informação é muito limitada

    (Controle)
    ∞ O chefe atua como um juiz 
    ∞ Há baixa confiança na avaliação do desempenho 
    ∞ Focalização no passado, com ênfase na busca de faltas e defeitos

     

     

    TEORIA Y

     

    (Planejamento)
    ∞ O líder e os subordinados negociam e fixam objetivos em conjunto

    ∞ Há forte participação dos subordinados na fixação de objetivos e planos

    ∞ Muitas alternativas são exploradas 

    ∞ Há forte comprometimento com objetivos e planos


    (Direção)

    ∞ Liderança participativa e espírito de equipe baseado na competência
    ∞ As pessoas buscam responsabilidade, sentem­-se comprometidas com o bom desempenho
    ∞ As comunicações são de duas vias, com forte esquema de retroação
    ∞ A informação necessária flui livremente

     

    (Controle)

    ∞ O líder atua como um impulsionador 
    ∞ Alta confiança na avaliação do desempenho 
    ∞ As pessoas aprendem com o passado, mas focalizam o futuro. O impulso do bom desempenho enfatiza a solução de problemas
     

  • C.

    Teoria Y de MacGregor.

    O líder é um impulsionador.

  • ✿ Teoria X e Y de McGregor - McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

    ✎ Teoria Y - É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana:

    As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certas condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar.

    As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa: elas podem tornar-se assim como resultado de sua experiência negativa em outras empresas.

    As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O funcionário deve exercitar autodireção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais.

    O homem comum aprende, sob certas condições, a aceitar, mas também a procurar responsabilidade. A fuga à responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal são consequências da experiência insatisfatória de cada pessoa, e não uma característica humana inerente a todas as pessoas. Tal comportamento não é causa: é efeito de experiência negativa em alguma empresa.

    A capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente – e não escassamente – distribuída entre as pessoas. Na vida moderna, as potencialidades intelectuais das pessoas são apenas parcialmente utilizadas.

    Fonte: ☛ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Teoria X ---- O lider é autocrático

    Teoria Y----- O lider é democrático e liberal

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre a teoria X e Y. Para responder corretamente, precisamos assinalar a alternativa que apresenta uma característica da teoria Y. Vamos lá.

    TEORIA X e Y – MCGREGOR

    Essa teoria nos apresenta duas formas opostas de como as organizações encaram os trabalhadores. Feita essa introdução, vamos ver quais são essas visões, mas antes tenha em mente que a definição de X e Y é em relação ai que se acredita que seja o comportamento humano.

    ◼ TEORIA X

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

    É avesso ao trabalho; é carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação; precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades; não deseja assumir responsabilidades; trabalha para fins de sobrevivência; vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

    Na teoria X, podemos incluir as alternativas A, B e D.

    ◼ TEORIA Y

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.

    Dada as características dos trabalhadores, segundo a teoria Y, o líder deve proporcionar condições para que as pessoas reconheçam o potencial que têm e desenvolvam, por si sós, a capacidade de assumir responsabilidades.

    Após analisar a teoria citada na, podemos concluir que a alternativa correta é a letra "C".

    GABARITO: C

  • GABARITO: LETRA C

    Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:

    • HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;

    • HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, auto responsável, auto motivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;

    DIREÇÃO CONCURSOS.


ID
2766964
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A partir da criação da Lei n. 1.598/1977, as operações de custo de uma empresa devem ser registradas e estar de acordo com as demais operações, ou seja, o que de fato ocorreu em termos de movimentação, controle e utilização de estoques deve estar em consonância com os dados registrados. Diante dos fatos, é de grande importância compreender a diferença entre gasto, investimento, desembolso, despesa e custo. Logo, os gastos de uma empresa referem-se

Alternativas
Comentários
  • Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    Fonte: Material do estratégia concursos.

  • Gastos são sacrifícios financeiros com os quais uma pessoa ou governo têm que arca afim de atingir seus objetivos.

  • A - à compra de um produto ou serviço qualquer que gere desembolso imediato ou futuro para a empresa, representado por entrega de ativos.


ID
2766967
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para tomar a decisão de produzir determinado item, a empresa precisa estabelecer quais serão os custos de produção, uma vez que este interfere diretamente no lucro da firma. De forma simplificada, a firma pode inicialmente estabelecer quais são os custos fixos e as variáveis para a produção deste determinado produto. Diante disso, qual dos custos relacionados corresponde a um custo variável da firma?

Alternativas
Comentários
  • O custo que varia de acordo com o volume produzido é


    B Energia elétrica. 


  • Custos Variáveis mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho.

    Gab. B

  • tipo uma regra de 3,aumentando a produção aumenta a energia.
  • Definidos os custos ditos por alguns autores serem semifixos, estes são aqueles que apresentam uma “flexão” a partir de uma determinada quantidade de bens produzidos (ou serviços prestados),

    São citados como exemplos típicos as utilidades, como água, energia elétrica e gás. A água usada numa determinada empresa industrial tem seu valor aproximadamente fixo até determinado volume de produção até pelo seu consumo na área administrativa e volume de limpezas necessárias, até o ponto em que a produção cresça e tenha de ser usada em determinada quantidade significativamente superior ao valor anterior. A energia elétrica, pode apresentar determinadas taxações regidas por contratos, com valores que a partir de determinado consumo, passem a gerar cobrança de valores proporcionais, adicionais a um mínimo

    Fonte: https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/custos-semi-fixos-e-semi-variaveis


ID
2766970
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O objetivo da análise de viabilidade econômica é avaliar a aplicabilidade do negócio e obter uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos, seja em novos empreendimentos, seja em empresas consolidadas. Um processo bastante utilizado é a taxa interna de retorno (TIR), – taxa de desconto que faz com que o VPL de uma oportunidade de investimento seja igual a R$ 0 (já que o valor presente das entradas de caixa iguala-se ao investimento inicial). Em uma situação de uso da TIR para tomar decisão quanto à aceitação ou à rejeição de um projeto, o critério a ser adotado é

Alternativas

ID
2766973
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O risco é conceituado como incerteza em referência à variabilidade dos retornos associados a um determinado ativo. Em sua acepção mais simples, o risco é a chance de perda financeira. Ativos que apresentam maior chance de perda são considerados mais arriscados do que os que trazem uma chance menor. Alguns riscos afetam diretamente os administradores financeiros (riscos específicos da empresa), assim como atingem os acionistas, de forma distinta. Contudo, os riscos podem afetar os dois, simultaneamente. Diante disso, os riscos que afetam simultaneamente as empresas e os acionistas são:

Alternativas
Comentários
  • Risco específico da empresa: operacional e financeiro.

    Risco específico do acionista: taxa de juro, liquidez e mercado.

    Risco dos dois: evento, câmbio, poder aquisitivo e tributário.

     

    Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/353828/