SóProvas



Prova FADESP - 2019 - Câmara Municipal de Abaetetuba - PA - Analista Legislativo


ID
3029110
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei Estadual nº 5887, de 9 de maio de 1995, versa sobre a Política Estadual do Meio Ambiente. Esta Lei trata de um “conjunto de princípios, objetivos, instrumentos de ação, medidas e diretrizes fixadas nesta Lei, para o fim de preservar, conservar, proteger, defender o meio ambiente natural e recuperar e melhorar o meio ambiente antrópico, artificial e do trabalho, atendidas as peculiaridades regionais e locais, em harmonia com o desenvolvimento econômico-social, visando assegurar a qualidade ambiental propícia à vida”.

O capítulo VIII trata do Licenciamento Ambiental. Sobre este instrumento é correto afirmar que

I - a construção, instalação, ampliação, reforma e o funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadoras e exploradoras de recursos naturais, considerados efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os capazes de causar significativa degradação ambiental, sob qualquer forma, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental.
II – a licença de Operação é emitida após autorizada a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado.
III- o licenciamento de obra ou atividade, comprovadamente considerada efetiva ou potencialmente poluidora ou capaz de causar degradação ambiental, dependerá de avaliação dos impactos ambientais.
IV - é vedada a concessão de licenciamento ambiental antes de efetivadas as exigências acatadas pelo Poder Público, em audiências públicas.

Está (Estão) correta (s) a (s) afirmação (afirmações).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - todas alternativas corretas.

    Respostas encontram-se na Resolução 237/97 do CONAMA (itens I a III) e Resolução CONAMA n.º 009/87 (item IV).

    item I - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

    Item II - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 8º (...) III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

    Item III - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.

    Item IV - Resolução CONAMA n.º 009/87

    A audiência pública é facultativa para a concessão de licenciamento ambiental. Todavia, caso ela se mostrar pertinente ao caso concreto, sua não realização acarretará na invalidade da licença.

    Art. 2º, § 2º - No caso de haver solicitação de audiência pública e na hipótese do Órgão Estadual não realizá-la, a licença concedida não terá validade. 

  • Considerei o Item II incompleto

    II- A licença de Operação é emitida após autorizada a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado. Após a verificação do efetivo cumprimento das condicionantes ambientais exigidas nas Licenças Prévia e de Instalação.

    Da maneira como foi escrito parece que a LI e LO são emitidas concomitantemente.

  • A Política Estadual do Meio Ambiente do Pará dispõe:

    Capítulo VIII – DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

    Art. 93 – A construção, instalação, ampliação, reforma e funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadoras e exploradoras de recursos naturais, considerados efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como, os capazes de causar significativa degradação ambiental, sob qualquer forma, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental. (item I)

    Parágrafo Único – O licenciamento de que trata o caput desse artigo será precedido de estudos que comprovem, dentre outros requisitos, os seguintes:

    I – os reflexos sócio-econômicos às comunidades locais, considerados os efetivos e comprovados riscos de poluição do meio ambiente e de significativa degradação ambiental, comparados com os benefícios resultantes para a vida e o desenvolvimento material e intelectual da sociedade;

    II – as conseqüências diretas ou indiretas sobre outras atividades praticadas na região, inclusive de subsistência.

    Art. 94 – Para efeito do disposto no artigo anterior, o licenciamento obedecerá às seguintes etapas:

    I – Licença Prévia (LP) – emitida na fase preliminar da atividade, devendo resultar da análise dos requisitos básicos a serem atendidos quanto a sua localização, instalação e operação, observadas as diretrizes do zoneamento ecológico-econômico, sem prejuízo de atendimento ao disposto nos planos de uso e ocupação do solo;

    II – Licença de Instalação (LI) – emitida após a fase anterior, a qual autoriza a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado;

    III – Licença de Operação (LO) – emitida após a fase anterior, a qual autoriza a operação da atividade e o funcionamento de seus equipamentos de controle ambiental, de acordo com o previsto nas Licença Prévia e de Instalação. (item II)

    § 1° – A Licença Prévia poderá ser dispensada no caso de ampliação de atividades.

    § 2° – As Licenças Prévia, de Instalação e de Operação, serão expedidas por tempo certo, a ser determinado pelo órgão ambiental, não podendo em nenhum caso ser superior a 5 (cinco) anos.

    § 3° – A Licença de Operação será renovada ao final de cada período de sua validade.

    Art. 95 – Os pedidos de licenciamento e a respectiva concessão ou renovação serão publicados no Diário Oficial do Estado, bem como no jornal de maior circulação local, às expensas do interessado.

    Art. 96 – É vedada a concessão de licenciamento ambiental antes de efetivadas as exigências acatadas pelo Poder Público, em audiências públicas. (item IV)

    Capítulo IX – DA AVALIAÇÃO PRÉVIA DE IMPACTO AMBIENTAL

    Art. 97 – O licenciamento de obra ou atividade, comprovadamente considerada efetiva ou potencialmente poluidora ou capaz de causar degradação ambiental, dependerá de avaliação dos impactos ambientais. (item III)


ID
3029113
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

(http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21)

Este instrumento foi planejado nas esferas global, nacional e local. Sobre a proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos do Programa Agenda 21, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi a resposta correta seria a letra A

    ALTERNATIVA A

    CAPÍTULO 18 DA AGENDA 21

    18.4 Os recursos hídricos transfronteiriços e seu uso são de grande importância para os Estados ribeirinhos. Nesse sentido, a cooperação entre esses Estados pode ser desejável em conformidade com acordos existentes e/ou outros arranjos pertinentes, levando em consideração os interesses de todos os Estados ribeirinhos envolvidos.

    ALTERNATIVA C

    18.57. O objetivo deste programa, no que se refere ao desenvolvimento, é apoiar as possibilidades e esforços dos Governos centrais e locais para sustentar a produtividade e o desenvolvimento nacional por meio de um manejo ambientalmente saudável dos recursos hídricos para uso urbano.

    NA LEI NÃO EXISTE ZONA RURAL.

    Se eu estiver equivocada peço que me corrijam.

  • B - Todos os estados, segundo sua capacidade e disponibilidade de recursos, e por meio de cooperação bilateral ou multilateral, inclusive nas nações unidas e outras organizações pertinentes, QUANDO APROPRIADO, podem implementar as seguintes atividades para melhorar o manejo integrado dos recursos hídricos...


ID
3029116
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito clássico de desenvolvimento sustentável afirma que “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”
(BRUNDTLAND,1991).

São os componentes de desenvolvimento sustentável os

Alternativas
Comentários
  • Componentes do desenvolvimento sustentável

    O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em quatro componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade cultural.

    sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

    sustentabilidade econômica é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro passa a ser também medido através da perspectiva social e ambiental, o que leva à otimização do uso de recursos limitados e à gestão de tecnologias de poupança de materiais e energia. A exploração sustentável dos recursos evita o seu esgotamento.

    sustentabilidade sociopolítica é orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.

    Vê o ser humano não como objeto, mas sim como objetivo do desenvolvimento. Ele participa na formação de políticas que o afetam, decide, controla e executa decisões.

    sustentabilidade cultural leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, e sobretudo como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais. A integração das especificidades culturais na concepção, medição e prática do desenvolvimento sustentável é fundamental, uma vez que assegura a participação da população local nos esforços de desenvolvimento.

    FONTE: O que é Desenvolvimento Sustentável. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, ago. 2014. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28588-o-que-e-desenvolvimento-sustentavel/>


ID
3029119
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Sobre a Lei de Crimes Ambientais, é correto afirmar que

I - é caracterizado crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, sob pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.
II - considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.
III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

Está (Estão) correta (s) a (s) afirmação (afirmações).

Alternativas
Comentários
  • III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    § 2º Se o crime:

    I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;

    II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;

    III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;

    IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;

    V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos.

  • Complementando o comentário do Júlio Carneiro...

    Item I - Art. 29, Lei nº 9.605/98: "Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

    Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa."

    Item II - Art. 42, Decreto nº 6.514/08: "Para os efeitos deste Decreto, considera-se pesca todo ato tendente a extrair, retirar, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos aquáticos e vegetais hidróbios suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora."

     

  • I-ART 29 lei 9.605/98

    II- Art 36 lei 9.605/98

    III-ART 54 e § 1º lei 9.605/98

  • Não entendo como o item III está errado, já que reproduz o enunciado do art. 54 da Lei 9.605/98. Alguém pode me ajudar?

  • Sasuke concurseiro, o erro está no final da alternativa, "sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo"

    A lei dispõe que:

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

  • GAB. Letra B.

    O erro do item III consiste no fato de a pena, em caso culposo, ser: detenção de apenas 6 meses a 1 ano, e multa.

  • Lembre-se, nos crimes culposos a pena normalmente é mais tênue.

  •  A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - é caracterizado crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, sob pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    Correto, nos termos do art. 29, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

    II - considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    Correto, nos termos do art. 36, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

    Errado. Se o crime é culposo, a pena é de detenção é de 06 a 1 ano e multa, nos termos do art. 54, § 1º, da Lei de Crimes de Ambientais: Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. § 1º Se o crime é culposo: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.

    Gabarito: B


ID
3029122
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99, “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” Sobre a aplicação da Educação Ambiental, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no art. 2º da Lei 9795/99:

    Art. 2 - A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

    Gabarito - Letra B


ID
3029125
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As saídas de imigrantes da costa da Líbia rumo à Europa se intensificaram em 2014, quando o conflito no país se agravou. Desde então, mais de 650 mil imigrantes atravessaram o Mar Mediterrâneo. Sobre esses acontecimentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A Líbia é um dos principais pontos de embarque de migrantes que tentam atravessar o mar até a Europa, geralmente em barcos infláveis frágeis oferecidos por contrabandistas.

    ? A Guarda Costeira da Líbia resgatou 14 imigrantes que sobreviveram a um naufrágio de um barco no perto da capital Trípoli, na costa do Mar mediterrâneo, e disse acreditar que outros 100 tenham se afogado.

    Os sobreviventes, que foram levados a Al-Hmidiya, a 25 km a leste de Trípoli, relataram à agência AFP que os corpos de três bebês foram recuperados. Segundo eles, cerca de 120 pessoas estavam a bordo do barco que naufragou a cerca de 6 km da costa. Separadamente, a guarda costeira afirmou que interceptou 200 imigrantes em outros dois barcos perto de Trípoli.

    ? Referência: g1.globo.com/mundo/noticia/guarda-costeira-da-libia-resgata-imigrantes-de-barco-que-afundou-no-mediterraneo.ghtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029128
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Treze governos estaduais reduziram o preço de referência para o ICMS do Diesel, atitude considerada fundamental pelo mercado para que seja ampliado o desconto do preço dos combustíveis nas bombas de abastecimento. O Estado que promoveu maior corte do preço de referência até o mês de julho deste ano foi o do(de)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Treze governos estaduais reduziram o preço de referência para o ICMS do Diesel, o governo paulista (SÃO PAULO) foi o que mais reduziu: r$ 0,374 por litro.

    ? Referência: www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/treze-estados-reduzem-preco-de-referencia-para-icms-do-diesel.shtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029131
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em recente acidente na Ásia, empresário bilionário do ramo de tecnologia, Elon Musk, ofereceu seus serviços para ajudar na operação de resgate de 12 meninos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna inundada. Este episódio ocorreu no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Veja quem são os 12 garotos e o técnico de futebol que ficaram presos em caverna na Tailândia;

    ? O resgate do grupo de 12 meninos e um técnico de futebol em uma caverna, na Tailândia, atraiu olhares de todo o mundo. O time entrou na caverna no dia 23 de junho de 2018 e foi encontrado após 9 dias de buscas na caverna Tham Luang. Eles começaram a ser retirados no domingo (8). O último garoto e o técnico foram resgatados nesta terça-feira (10).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029134
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de julho do corrente ano, o ministro do Trabalho do Governo Temer, Helton Yomura, foi afastado do cargo em nova fase da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, que investiga a suposta participação do ministro

Alternativas
Comentários
  • "O ministro do Trabalho, Helton Yomura, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (5) em nova fase da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal. Agentes da PF também cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Yomura, no Rio de Janeiro, e no gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) na Câmara, em Brasília.

    (...)

    A  e investiga uma suposta organização criminosa integrada por políticos e servidores que teria cometido fraudes na concessão de registros de sindicatos pelo ministério. Segundo as investigações, os registros eram concedidos mediante pagamento."

    Fonte: G1


ID
3029137
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao longo da história brasileira, percebe-se a baixa densidade de participação de mulheres no Poder Legislativo. Ao todo, dos 513 deputados, somente 10,5% são mulheres. No Senado, dos 81 parlamentares, 16% são mulheres. No intuito de aproximar a paridade entre homens e mulheres nesse setor da vida pública, o Tribunal Superior Eleitoral exige que os partidos políticos cheguem a um percentual mínimo de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo 10, §3º da lei 9.504/97 (Lei eleitoral) o número mínimo de candidatos de cada sexo é de 30%.

    Art. 10. Cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher, salvo: 

    § 3 Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.   

    Portanto, gabarito letra D.


ID
3835558
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir dos estudos de Henri Fayol, um dos pioneiros da ciência da Administração, convencionou-se que as funções do administrador são:

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO ADMINISTRATIVO DE FAYOL: PREVER, ORGANIZAR,COMANDAR, COORDENAR E CONTROLAR = PODC. QUESTÃO DUVIDOSA

  • A alternativa C está correta a Banca foi maldosa pegou as Funções administrativas contemporâneas.

    EVOLUÇÃO DA TEORIA CLÁSSICA = PODIC (Criei para tentar gravar)

    Planejar

    Organizar

    DIrigir

    Controlar

    Fonte: Material GranConcursos Gratuito Essencial p/ Ensino Médio.

  • PODC são os princípios da Neoclássica!

    As funções da teoria clássica são o POC3: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Gabarito: D

  • Acredito que eles queiram dizer a partir dele, não exatamente as dele.

  • Funções administrativas : POC³

    Elementos da administração ou Funções do administrador ou Elementos do processo administrativo:

    Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlas.

    Princípios gerais da administração: PODC

    Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

    Gabarito duvidoso.

  • As funções do administrador foram inicialmente estabelecidas por Fayol ( prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) , de acordo com Chiavenato. Abaixo uma explicação de como essas funções se originaram e como sofreram alteração (foram apenas remodeladas) na teoria neoclássica.

    Em relação aos elementos de Fayol e sua evolução:

    "Esses são os elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo – são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa." (CHIAVENATO, 2014) "Na Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração, que Fayol definiu no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada. " (...) "Hoje, de modo geral, aceita-se planejamento, organização, direção e controle como funções básicas do administrador. Essas quatro funções básicas – planejar, organizar, dirigir e controlar – constituem o chamado processo administrativo. (CHIAVENATO, 2014, Pág. 172)

    Analisaremos as assertivas:

    A) INCORRETA. A assertiva misturou as funções originais de Fayol e as funções após a remodelação e incluiu liderar que não faz parte de nenhuma dessas abordagens.

    B) INCORRETA. Apenas planejar corresponde a uma das funções administrativas atuais.

    C) CORRETA. As funções atuais, de acordo com Chiavenato são: planejamento, organização, direção e controle (PODC).

    D) INCORRETA. Se a banca tivesse acrescentado o elemento "organizar", daí teríamos essa assertiva como correta, pois a banca fez questão de citar Fayol. Porém, lembre-se de que as funções de Fayol eram 5 e não 4 ( prever, organizar, comandar, coordenar e controlar- Macete: C-3PO). Considerando isso, a assertiva está incompleta.

    A banca deveria ter dito que queria saber quais são as funções administrativas "atualmente consideradas" ou mesmo "Remodeladas na Teoria Neoclássica" pois o fato de ter simplesmente citado Fayol, sem maiores informações, pode ter prejudicado o julgamento do candidato.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO DA BANCA: LETRA "C".

  • Cabe recurso. Absurdo essa questão.

  • Colega, a questão não esta errada e não cabe recurso.

    Para Fayol, a ciência da administração não se referia apenas ao topo da organização. Dessa maneira, vale ressaltar que após o surgimento da teoria Neoclássica da administração, ocorreu uma pequena alteração nas cinco funções previamente estabelecidas pelo Fayol, uma vez que os autores do movimento neoclássico entendiam que as funções de COMANDAR e COORDENAR tinham o mesmo sentido de DIREÇÃO. Assim, o famoso POC3 fora compactado PODC (planejar, organizar, direcionar e controlar), respectivamente.

    Devemos ir um pouco além dos conceitos básico.

    https://www.portal-administracao.com/2014/01/fayol-e-processo-administrativo.html fonte

  • O que convencionou-se a partir do apresentado por Fayol foi "Planejar, organizar, dirigir e controlar".

    Convencionar: estipular por convenção; estabelecer por consenso mútuo ou tácito; 

  • O pulo da questão está em "convencionou-se", logo a questão pediu o Processo Administrativo (PODC)da teoria neoclássica e não os determinados pelo Henry Fayol (POC3).

  • PODC

  • A questão pediu "à partir", prestei atenção nisso quando não vi o famoso POCCC, foi aí que matei a questão

ID
3835561
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Eficiência e eficácia são dois conceitos muito citados e utilizados por instituições públicas e privadas. Cada um tem sentido próprio e é preciso saber distinguir um do outro. É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ✅ Alternativa A - eficiência é a relação entre insumos e produtos, enquanto eficácia é uma medida da realização ou não das metas planejadas.

    Eficiente: meios

    Eficácia: fins

    Efetivo: impacto gerado

    Economicidade: minimização de custos

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade. A Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos. Já a Efetividade, refere-se à capacidade de fazer uma coisa da melhor maneira possível e no maior grau de racionalidade possível, gerando um impacto positivo no público alvo.

    Em face do exposto, podemos afirmar que: a letra “A" apresenta o conceito correto de eficiência e de eficácia, portanto, é o gabarito da questão em análise. As letras “B" e “C" inverteu os conceitos. Por fim, quanto à letra “D", podemos afirmar que a eficiência não se preocupa apenas com pessoas, mas com todo um contexto organizacional em prol de uma utilização racional dos insumos, e que a eficácia não se preocupa somente com a organização, pois o resultado desejado também depende da atuação das pessoas, as quais devem ser levadas em consideração.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".
  • →Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta)-Recursos disponíveis. →Relação entre insumos e produtos.

    →Eficácia relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa)medida da realização. Independente de qualquer relação com custos e impactos esperados.

    →Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade, produzir efeitos, impacto causado, satisfação )(resultados ).

  • EFICIÊNCIA - MEIOS - RECURSOS

    EFICÁCIA - FINS - RESULTADOS

  • Certa coisa = Eficiência (insumos, entradas, redução de custos, uso correto dos recursos)

    Coisa certa = Eficácia (objetivos, metas, prazo, resultado, fim a ser alcançado)

  • EFICIÊNCIA - MEIOS - RECURSOS

    EFICÁCIA - FINS - RESULTADOS


ID
3835564
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A comunicação oficial requer o emprego de procedimentos e regras que lhe são próprios. Por exemplo: o vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é

Alternativas
Comentários
  • b) Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.

  • Sua excelência > endereçamento

    Vossa excelência > tratamento no corpo do texto

    Excelentíssimo senhor > Vocativo

    gabarito: B

  • O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento específico sobre o emprego dos pronomes de tratamento no vocativo.

    Para responder esta questão é necessário lembrar apenas quais são os pronomes de tratamento que devem ser utilizados nos vocativos das comunicações oficiais. Para as que são dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se apenas um pronome: Excelentíssimo Senhor (ou Excelentíssima Senhora) e o cargo respectivo. Sendo assim, verificamos que a única alternativa que se encaixa na regra é a letra B.


    Gabarito: Letra B


  • Gabarito letra B.

    Autoridade: Presidente da República; Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal;

    Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor;

    Vocativo: Excelentíssimo Senhor;

    Tratamento no corpo do texto: Vossa Excelência;

    Abreviatura: Não se usa.

    MRPR, 3° EDIÇÃO, 2018, PÁG. 23.


ID
3835567
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São princípios da Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • É o famoso LIMPE. Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Detalhe, redação original somente os 4 primeiros. A eficiência é fruto da EC. 19/98.
  •  art. 37, caput, do Texto da CF: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

  • A questão requer conhecimento dos princípios básicos que regem a Administração Pública.

    DICA: princípios administrativos expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988: "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (...)" - MNEMÔNICO LIMPE”. Em resumo:

    Legalidade: significa que a Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza ou determina (legalidade estrita).

    Impessoalidade (também associado ao termo "finalidade"): significa que a atuação do agente público deve buscar o interesse coletivo, sem qualquer discriminação pessoal e sem promoção pessoal do administrador público.

    Moralidade: significa que a conduta do administrador deve ser balizada pelos padrões éticos (honestidade, boa-fé e lealdade) em sua função administrativa.

    Publicidade: significa que os atos praticados pela Administração são públicos, do interesse da coletividade, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.

    Eficiência: significa que a Administração Pública deve buscar os melhores resultados, com o mínimo de gasto (dinheiro, tempo, recurso) possível. Devemos lembrar que o princípio da eficiência foi incluído na CF/88 por meio da Emenda Constitucional nº 19/1998 (esse detalhe também cai em provas).

    Letra A: incorreta. Mobilidade não é um princípio da Administração Pública.

    Letra B: correta. Todos são princípios da Administração Pública expressos na Constituição Federal/1988.

    Letra C: incorreta. Publicação e Eficácia não são princípios da Administração Pública.

    Letra D: incorreta. Legalismo, pessoalidade e efetividade não são princípios da Administração Pública.

    Gabarito: Letra B.

  • LIMPE mas cuidado, mobilidade não é um princípio da adm pública

  • *Com tantos outros princípios Implícitos...

  • Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Gab: B

  • Na Mobilidade o examinador foi bem criativo, palmas p ele....

  • GABARITO: LETRA B

    LIMPE

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Art. 37, CF, caput.


ID
3835570
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o regime jurídico da Emenda Constitucional na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 60, CF. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    B) Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    C) Art. 60, § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

    D) Vide resposta letra B.

  • Complementando, "sessão legislativa" corresponde ao ano de cada legislatura ( que são 4 anos por sua vez):

    de 02 de fevereiro a 17 de julho

    e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

    (art. 57 CF/88)

  • Emenda constitucional é proposta e não projeto. Abraços

  • DA EMENDA À CONSTITUIÇÃO

     

     Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    LIMITES CIRCUNSTÂNCIAS

    § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

    LIMITES MATERIAIS OU CLÁUSULAS PÉTREAS

    4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

    § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

  • Gabarito Letra C

    a)a equiparação dos Poderes da República permite que um Projeto de Emenda Constitucional seja proposto tanto pelo Presidente da República quanto pelos Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. ERRADA.

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta.

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

    II - do Presidente da República.

    III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. [votação é iniciada no SF].

    ------------------------------------------------------------------

    b)a Intervenção Federal impede a tramitação de Projeto de Emenda Constitucional proposto depois de sua decretação, mas não causa nenhum obstáculo àqueles já em tramitação legislativa.ERRADA

    Art. 60.§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    ------------------------------------------------------------------

    c)o Projeto de Emenda Constitucional rejeitado pode ser reapresentado para nova deliberação, porém somente a partir da sessão legislativa seguinte.GABARITO.

     Art. 60.§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. [principio da irrepetibilidade absoluta]

    ------------------------------------------------------------------

    d)a Intervenção Federal impede a tramitação de Projeto de Emenda Constitucional proposto depois de sua decretação, mas não causa nenhum obstáculo àqueles já em tramitação legislativa, exceto se estes últimos tratarem de tema objeto do Decreto de Intervenção Federal.ERRADA

  • A questão exige o conhecimento acerca das emendas constitucionais, uma das espécies normativas previstas no artigo 59 da CRFB.


    A CRFB é classificada como uma constituição rígida, ou seja, o processo de modificação dela é mais formal e solene quando comparado à modificação de uma norma infraconstitucional. O artigo 60, §2º, da CRFB, por exemplo, aduz que a proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.


    Outro aspecto que demonstra o viés de maior solenidade e formalidade envolve os legitimados para apresentar uma proposta de emenda, cuja previsão vem disposta no artigo 60, I, II e III, da CRFB: um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; Presidente da República; e mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.


    Passemos às alternativas.


    A alternativa "A" está errada, pois não há legitimidade de os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para a propositura de Emenda, mas sim de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O Supremo Tribunal Federal também não possui legitimidade, conforme artigo 60 da CRFB.


    A alternativa "B" está errada, pois na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio a Constituição não poderá ser emendada, conforme artigo 60, §1º, da CRFB.


    A alternativa "C" está correta, pois aduz a literalidade do artigo 60, §5º, da CRFB, o qual dispõe que  a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


    A alternativa "D" está errada, pois na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio a Constituição não poderá ser emendada, conforme artigo 60, §1da CRFB.


    Gabarito: Letra C.

  • O que se veda é que a Constituição seja emendada durante os sistemas de crise. Nada impede que haja a tramitação da EC, todavia essa não poderá ser promulgada e fazer parte do texto constitucional durante a limitação circunstancial.

  • LETRA C

    A alternativa "A" está errada, pois não há legitimidade de os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para a propositura de Emenda, mas sim de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O Supremo Tribunal Federal também não possui legitimidade, conforme artigo 60 da CRFB.

    A alternativa "B" está errada, pois na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio a Constituição não poderá ser emendada, conforme artigo 60, §1º, da CRFB.

    A alternativa "C" está correta, pois aduz a literalidade do artigo 60, §5º, da CRFB, o qual dispõe que a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

    A alternativa "D" está errada, pois na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio a Constituição não poderá ser emendada, conforme artigo 60, §1o da CRFB.

  • GABARITO LETRA C

    • A) a equiparação dos Poderes da República permite que um Projeto de Emenda Constitucional seja proposto tanto pelo Presidente da República quanto pelos Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. (pessoas indicadas pelo art. 60)
    • B) a Intervenção Federal impede a tramitação de Projeto de Emenda Constitucional proposto depois de sua decretação, mas não causa nenhum obstáculo àqueles já em tramitação legislativa.
    • C) GABARITO. o Projeto de Emenda Constitucional rejeitado pode ser reapresentado para nova deliberação, porém somente a partir da sessão legislativa seguinte.(Diferente do que ocorre com os projetos de lei as EC não poderão ser apresentadas na mesma sessão legislativa, nos projetos de lei é possível reapresentação por maioria absoluta dos membros)
    • D) a Intervenção Federal impede a tramitação de Projeto de Emenda Constitucional proposto depois de sua decretação, mas não causa nenhum obstáculo àqueles já em tramitação legislativa, exceto se estes últimos tratarem de tema objeto do Decreto de Intervenção Federal.

ID
3835573
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    CAPÍTULO II

    DA POLÍTICA URBANA

    Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.

    § 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

    § 2º A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

    (...)

    Fonte: CF/88.

  • Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

    I - aproveitamento racional e adequado;

    II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

    III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

    IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

  • Propriedade rural - requisitos cumulativos - art. 186, da CF.

  • EXCLUSIVA????

    COMO ESSE GABARITO PODE ESTAR CORRETO??

  • CAPÍTULO II

    DA POLÍTICA URBANA

      Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.                ()

    § 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

    § 2º A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

    § 3º As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro.

    § 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:

    I - parcelamento ou edificação compulsórios;

    II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo;

    III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

      Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.         

    § 1º O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

    § 2º Esse direito não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

    § 3º Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

    CAPÍTULO III

    DA POLÍTICA AGRÍCOLA E FUNDIÁRIA E DA REFORMA AGRÁRIA

    Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

    I - aproveitamento racional e adequado;

    II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

    III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

    IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


ID
3835576
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o Município e a Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B incorreta.

    a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei específica, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessada, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    CF/88

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

        

        

        § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Gabarito: LETRA B

    a) CORRETA - "O fato de a Lei Orgânica ser promulgada pela câmara municipal e, conseqüentemente, não depender de sanção por parte do Executivo já demonstra, por si só, que essa lei de autoorganização goza de certa primazia e superioridade em relação às leis complementares, ordinárias ou delegadas, pois essa peculiaridade é típica de Constituição... A manifestação inequívoca da autonomia política dos entes locais reside na capacidade de escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores, conforme determina o inciso I do art. 29 da Constituição Federal. Essa prerrogativa de escolher livremente as principais autoridades do governo municipal pode ser entendida como a capacidade de autogoverno, já que o Executivo e o Legislativo são Poderes independentes e harmônicos, não havendo qualquer relação de subordinação entre eles." fonte:https://dspace.almg.gov.br/bitstream/11037/1266/3/0001266.pdf

    b) INCORRETA - CF/88. Art. 18. § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    c) CORRETA - CF/88. Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    d) CORRETA - Art. 167. São vedados: III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;

  • Lei complementar

  • Sendo objetivo:

    Os municípios só podem fazer o D-I-F-C

    Desmembrar, Incorporar, Fundir, sua criação

    Feito por meio de lei estadual

    No período de lei complementar federal.

    Requisitos:

    Fora a lei estadual no período de lei C. Federal.

    é preciso estudo de viabilidade e Plebiscito.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • B) artigo 18, p. 4: .... far-se-ão por lei estadual, dentro de período determinado por LC FEDERAL, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos M envolvidos,, .....

    C) artigo 34, V, B e artigo 35, I, CF

    D) artigo 167, III

  • LETRA B

    "CF/88. Art. 18. § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei."

  • O que é dívida fundada do município?

    dívida pública consolidada ou fundada constitui-se no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.

  • Gabarito B

    MUNICÍPIO (autônomo):

    ·       Competência interesse local – regido por lei orgânica que deve ser votada (Regra DDD: Dois turnos + Dez dias + Dois terços) - promulgada pelo própria Câmara Municipal.

    ·       Criação, incorporação, fusão, desmembramento (CIFoDE)Lei Estadual + Lei Complementar Federal definindo o período + Estudos de viabilidade+ PLEBISCITO

    AUTONOMIA:

    ·       auto-organização, mediante a elaboração de LEI ORGÂNICA própria;

    ·       autoadministração, administração própria, para manter e prestar os serviços de interesse local.

    ·       autogoverno, pela eletividade do Prefeito e dos Vereadores às respectivas Câmaras Municipais;

    ·       auto legislação, mediante a competência de elaboração de leis municipais sobre áreas que são reservadas à sua competência exclusiva e suplementar;

  • ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    MUNICÍPIOS

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. 

    INTERVENÇÃO NOS MUNICÍPIOS

    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

    III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;     

    IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

  • LEI COMPLEMENTAR FEDERAL.

  • LEI ESPECÍFICA NÃO PODERIA SER LC ? NÃO ENTENDI


ID
3835579
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento relacionado à organização constitucional dos municípios, examinemos alternativa por alternativa, à procura da única incorreta:

    Alternativa “a" correta: pois se coaduna ao disposto na SV nº 38, que aduz justamente que é do Município a competência para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial. Reproduzo, a seguir, o inteiro teor da Súmula Vinculante nº 38, para uma maior comodidade do estimado leitor:É competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial”.

    Alternativa “b" correta: reproduz fielmente o art. 29-A, §1º da CF\88.

    Alternativa “c" correta: reproduz o disposto no art. 31, §1º da CF/88: "O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver".

    Alternativa “d" incorreta: conforme art. 29-A, §2º, da CF/88 “Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal: (...) III - enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária”. 

    GABARITO: D.

  • COMPLEMENTO AO COLEGA:

    A) Súmula Vinculante 38

    É competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Art. 29- A. § 1  A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    C) Art. 31, § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Art. 29-A, § 2 Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal:         

    I - efetuar repasse que supere os limites definidos neste artigo;         

    II - não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês; ou         

    III - enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária

  • De Acordo com o STF, é competente o município fixar horário de funcionamento de estabelecimento comercial, no âmbito de sua jurisdição, uma vez que se trata de assunto de interesse local – CORRETO 


ID
3835582
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Abaetetuba, aprovada pela Câmara Municipal, regulamenta o funcionamento de diversos poderes e representa a lei maior do município. Sobre este tema, é correto afirmar que está legitimado(a)/estão legitimados para propor emenda na Lei Orgânica do Município de Abaetetuba

Alternativas

ID
3835585
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Sobre funcionamento, órgãos e competências dentro da estrutura da Câmara Municipal de Abaetetuba, regulamentada pelo seu Regimento Interno, é correto afirmar que

Alternativas