SóProvas



Prova FCC - 2013 - Caixa - Médico do trabalho


ID
1041052
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Código de Conduta da Alta Administração Pública dispõe que a autoridade pública

Alternativas
Comentários
  • LETRA :E
                                  

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 37, DE 18.8.2000
    APROVADO EM 21.8.2000

     É vedado o investimento em bens cujo valor ou cotação possa ser afetado por decisão ou política governamental a respeito da qual a autoridade pública tenha informações privilegiadas, em razão do cargo ou função, inclusive investimentos de renda variável ou em commodities, contratos futuros e moedas para fim especulativo, excetuadas aplicações em modalidades de investimento que a CEP venha a especificar. (Redação dada pela Exm nº 360, de 17.9.2001)

            § 2o  Em caso de dúvida, a CEP poderá solicitar informações adicionais e esclarecimentos sobre alterações patrimoniais a ela comunicadas pela autoridade pública ou que, por qualquer outro meio, cheguem ao seu conhecimento. (Redação dada pela Exm nº 360, de 17.9.2001)

            § 3o  A autoridade pública poderá consultar previamente a CEP a respeito de ato específico de gestão de bens que pretenda realizar. (Parágrafo incluído pela Exm nº 360, de 17.9.2001)

            § 4o  A fim de preservar o caráter sigiloso das informações pertinentes à situação patrimonial da autoridade pública, as comunicações e consultas, após serem conferidas e respondidas, serão acondicionadas em envelope lacrado, que somente poderá ser aberto por determinação da Comissão. (Parágrafo incluído pela Exm nº 360, de 17.9.2001)

            Art. 6o  A autoridade pública que mantiver participação superior a cinco por cento do capital de sociedade de economia mista, de instituição financeira, ou de empresa que negocie com o Poder Público, tornará público este fato.

            Art. 7o  A autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade.

            Parágrafo único.  É permitida a participação em seminários, congressos e eventos semelhantes, desde que tornada pública eventual remuneração, bem como o pagamento das despesas de viagem pelo promotor do evento, o qual não poderá ter interesse em decisão a ser tomada pela autoridade.

            Art. 8o  É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos de comércio ou quaisquer outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função, nos termos da lei.

            Art. 9o  É vedada à autoridade pública a aceitação de presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.

  • Gabarito "E"

    O Código de Conduta da Alta Administração Pública dispõe que:

    a) Errada. Art. 7°, Parágrafo Único. A autoridade pública pode participar de seminários, congressos e eventos semelhantes, desde que tornada pública a respeito da sua eventual remuneração.

    b) Errada. Art. 5o As alterações relevantes no patrimônio da autoridade pública deverão ser imediatamente comunicadas à CEP, especialmente quando se tratar de:

    I - atos de gestão patrimonial que envolvam:

    transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;

    c) Errada. Art. 6o A autoridade pública que mantiver participação superior a 5% (cinco) por cento do capital de sociedade de economia mista, de instituição financeira, ou de empresa que negocie com o Poder Público, tornará público este fato.

    d) Errada. Art. 14, II. Após deixar o cargo, a autoridade pública não poderá, sem período de interdição, prestar consultoria a sindicato ou entidade de classe.

    e) CORRETA. Parágrafo Único, art. 3. Os padrões éticos da autoridade pública são exigidos na relação entre suas atividades públicas e privadas, de modo a prevenir eventuais conflitos de interesse.

     

    Bons Estudos! Acreditar sempre!

  • Gabarito E

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • EU GOSTO MTO DOS COMENTÁRIOS QUE CITAM CADA ALTERNATIVAS SEUS EVENTUAIS ERROS.


    OBRIGADO COLEGAS

ID
1041055
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A Caixa Econômica Federal, por meio do seu Código de Ética, deseja que seus empregados e dirigentes adotem valores que levem a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "E" está ERRADA porque isso seria, praticamente, fazer "POPULISMO" através da Instituição.



    Bons estudos!

  • Letra A: vai contra o princípio do respeito;

    Letra B: vai contra o princípio da honestidade;

    Letra C: vai contra o compromisso;

    Letra D: em acordo com a transparência;

    Letra E: vai contra a honestidade e o compromisso.


  • letra d


  • Na prática a correta seria a C, mas como aqui o que vale é a teoria, a resposta correta é a D.

  • Questão deveria ser LETRA C

    A letra D tem um erro, pois na cabeça da questão diz que a CAIXA deseja que seus empregados e dirigentes adotem valores que levem a..............

    Quando se ler no código da CAIXA diz que a caixa oferece aos empregados oportunidades de ascensão profissional, com critérios claros e do conhecimento de todos e não EMPREGADOS E DIRIGENTES.

    A palavra DIRIGENTES DA LETRA D torna-a errada!

  • Aos nossos clientes, parceiros comerciais, fornecedores e à mídia dispensamos tratamento equânime na disponibilidade de informações claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento dos normativos a que estamos subordinados. Oferecemos aos nossos empregados oportunidades de ascensão profissional, com critérios claros e do conhecimento de todos.

    Resposta: D


ID
1041184
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Sistema Operacional Windows, o aplicativo, nativo do sistema operacional, utilizado para o gerenciamento de arquivos e pastas é

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O botão Iniciar é para acesso aos programas e configurações do computador. O item B é para navegação na Internet. A letra C é para gerenciar software e hardware do computador (configurações). A letra E é o acessório editor de textos do Windows.
  • Pode ser acessado pelo atalho: winkey + E 

  • Os concursos que eu faço a FCC não bota questões assim ;/

  • questão assim só pra médico!

  • O Windows Explorer é o aplicativo padrão do Windows para gerenciar arquivos e pastas.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Windows Explorer: gerenciamento de arquivos e pastas.


ID
1041187
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A utilização do Sistema Operacional Windows é facilitada e agilizada pelos recursos das Teclas de Função. Durante o uso do Windows Explorer, o pressionar da tecla F1 tem o efeito de

Alternativas
Comentários
  • Letra A, em todos os aplicativos.
    Poderíamos usar atalhos WIN para maximizar ou minimizar, como Win+M e Win+Shift+M, e também Win+F para Pesquisar. E para criar uma nova pasta, Ctrl+Shift+N
  • Alt. A

    Apresentar a janela de Ajuda

  • Gabarito: Letra A

    Alguns comandos no Windows são padronizados para os aplicativos. F1, via de regra, aciona o menu de Ajuda das aplicações.

  • Comentário dessa questão no youtube:

     

    Questões de Informática para Concursos - FCC - Questão 7
    https://www.youtube.com/watch?v=pSg7bF_6Jss&index=7&list=PLFmWMUc3Auz-ur3IEPivWqOkDw9pwVuax

  • https://m.tecmundo.com.br/teclado/4027-f1-f2-f3-para-que-servem-as-teclas-f-.htm

  • F1 sempre foi Ajuda e sempre vai ser.

  • fumar 1 ajuda

    f1 ajuda

  • Alguns comandos no Windows são padronizados para os aplicativos. F1, via de regra, aciona o menu de Ajuda das aplicações.

    Resposta certa, alternativa a).


ID
1041196
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética da Caixa Econômica Federal prevê que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o codigo de conduta ética da caixa:

    Denunciar, por meio dos canais disponibilizados pela CAIXA, quaisquer atos contrários 
    ao interesse público, a esse código e ao código de ética da CAIXA, comportamentos 
    que revelem indícios de corrupção e situações irregulares que favoreçam conflito de 
    interesses, praticados por superiores hierárquicos, colegas, contratados ou prestadores 
    de serviços.
     
    Para esses casos serão garantidos o sigilo e confidencialidade das informações 
    prestadas.
  • Código de ética da caixa:

    RESPONSABILIDADE

    Garantimos proteção contra qualquer forma de represália ou discriminação profissional a quem denunciar as violações a este Código, como forma de preservar os valores da CAIXA
     

  • RESPONSABILIDADE

    Garantimos proteção contra qualquer forma de represália ou discriminação profissional a quem denunciar as violações a este Código, como forma de preservar os valores da CAIXA.

    Resposta: Certo


ID
1041199
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2012, de acordo com a Organização das Nações Uni- das (ONU), o Brasil ficou em 85º lugar quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de sua população. Tal medida é elaborada a partir de três quesitos distintos: saúde, renda e

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbud Ul Haq, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde o ano de 1993. Este índice utiliza certos critérios de avaliação para medir o desenvolvimento humano em 177 países, podendo ser utilizado também, observando-se as devidas adequações, em núcleos sociais menores. Os quesitos são:

    - renda
    - longevidade/nível de saúde
    - educação/grau de escolaridade

    O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800. 


    De acordo com dados para 2012, o IDH do Brasil é 0,730 (85º entre 187 países). Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de alto desenvolvimento humano, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos e sociais. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para a melhoria do índice nos últimos anos.


    Colocação no Ranking de IDH de alguns países:
    (Dados do PNUD referente ao ano de 2012)

    1º - Noruega - 0,955
    2º - Austrália - 0,938
    3º - Estados Unidos - 0,937
    4º - Holanda - 0,921
    5º - Alemanha - 0,920
    6º - Nova Zelândia - 0,919
    7º - Irlanda - 0,916
    8º - Suécia - 0,916
    9º - Suíça - 0,913
    10º - Japão - 0,912
    11º - Canadá - 0,911
    12º - República da Coreia - 0,909
    13º - Hong Kong - 0,906
    85º - Brasil - 0,730


    Fontes:
    http://www.pnud.org.br
    http://terramagazine.terra.com.br
    http://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm
  •  Os três quesitos são:

    Renda 

    Longevida

    Educação que é o acesso ao conhecimento.

  • Uma vez que o terceiro critério para se medir o IDH é a educação. Segundo o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento”.


    A alternativa correta é a letra (A).


  • Boa noite! 
    Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação (acesso ao conhecimento) e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH da localidade em questão.

    Bons estudos!

  • Gabarito: A.

    Resumindo:


    IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) = saúde + renda + educação.


    Bons estudos!


ID
1041202
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Embora pertencentes à União Europeia, alguns países não aderiram à Zona do Euro, razão pela qual mantêm suas próprias moedas oficiais. É o caso

Alternativas
Comentários
  • LETRA D -

    A libra esterlina ou simplesmente libra (em inglês, pound, plural pounds, informal. Pound Sterling, ou pounds sterling, formal) é a moeda oficial do Reino Unido.
    Dentre as moedas de grande circulação internacional, a libra esterlina (devido ao padrão - ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Libra_esterlina
  • essa eu era obrigado a saber por ter morado la por mais de 10 anos!!! 
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa

    Esta é uma lista de países, a maioria (não todos) pertencentes à União Europeia, que aderiram ao Euro.

    1. Alemanha
    2. Áustria
    3. Bélgica
    4. Eslovénia
    5. França
    6. Grécia
    7. Irlanda
    8. Itália
    9. Luxemburgo
    10. Portugal
    11. Andorra
    12. Mónaco
    13. São Marino
    14. Montenegro
    15. Letônia

  • Os países que fazem parte da EU e não adotaram o euro como moeda são:

    Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia, pois temiam que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvalorizar, além do receio de perder a autonomia.

  • O Reino Unido NÃO faz parte da Zona do Euro, a sua moeda é a libra esterlina.

    GABARITO -> [D]


ID
1041205
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As evidências de que o uso de combustíveis fósseis tem causado danos ambientais devido ao aquecimento global são irrefutáveis. A finitude dos recursos fósseis, aliada a estes danos ambientais, tem levado a humanidade a uma busca cada vez mais intensa por fontes de energia limpas e renováveis.

(VICHI, Flavio Maron; MANSOR, Maria Teresa Castilho. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. Química Nova, São Paulo, 2009. v. 32, n. 3, p. 757-767)

Consideram- se fontes de energia renovável, entre outras,

Alternativas
Comentários
  • Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.

    Principais fontes de energia 

    Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

    Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

    Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

    Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

    Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

    Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

    Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

    Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.


  • energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como solventochuvamarés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos)

    Renováveis

    Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do etanol e também, vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.

    FONTE: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel

  • Exemplos de fontes de energia renovável

    As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

    WIKIPÈDIA

  • Fontes de Energia Não-Renováveis

    Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessários milhões de anos para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas.

    As principais são a energia da fissão nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).


  • As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente.

    Existem vários tipos de fontes renováveis de energia, das quais podemos citar a solar, a eólica, a hídrica, a biomassa, a geotérmica, a das ondas e a das marés. 

    Sobre a biomassa

    Existem três tipos de biomassa utilizados como fonte de energia: os sólidos, os líquidos e os gasosos.

    Combustíveis sólidos: podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais.

    Combustíveis líquidos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos.

    Combustíveis gasosos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.

    As principais energias não renováveis são carvão, petróleo, gás natural e urânio. 

    Bons estudos e boa sorte! 



ID
1041208
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Seis semanas após o término do tratamento de colite pseudomembranosa, um paciente assintomático apresenta ainda teste positivo para toxinas de Clostridium difficile. A conduta indicada é

Alternativas

ID
1041211
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um homem de 66 anos, em uso de enalapril e metformina, apresentou durante o trabalho adormecimento e fraqueza do lado esquerdo do corpo. É examinado e constata- se hemiparesia esquerda. É encaminhado a um hospital onde chega já sem déficit motor, mas constata- se a presença de fibrilação atrial, que é revertida a ritmo sinusal. A conduta ambulatorial mais adequada, dentre as abaixo, é

Alternativas

ID
1041214
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O risco de câncer de mama NÃO está aumentado na seguinte situação:

Alternativas

ID
1041217
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O filho de 5 anos de uma mulher na 8a semana de gestação é atendido em um hospital com o diagnóstico de meningite meningocócica. A profilaxia da mãe deve ser feita, preferencialmente, com

Alternativas

ID
1041220
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Eritema nodoso geralmente está associado a

Alternativas

ID
1041223
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Pacientes portadores de distúrbio bipolar, gravemente acometidos de um episódio agudo de mania, estarão melhor medicados com o uso de

Alternativas
Comentários
  • No tratamento de episodio maniaco grave, esta indicada a internaçao. O tto de preferencia é combinacao de

    1- Li ou DVP (+ APA)


ID
1041226
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tratamento antibiótico das prostatites agudas (tipo I) deve ter como alvo o seu principal agente etiológico, ou seja,

Alternativas
Comentários
  • Tipo I - Prostatite bacteriana aguda

    A prostatite bacteriana aguda apresenta como sintomas febre, prostração e sintomas do trato urinário inferior (LUTS). Na maioria dos casos há febres e calafrios. O agente bacteriano causador mais comum é a E. coli


ID
1041229
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São complicações frequentes nos portadores de anemia falciforme, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • anemia falciforme é doença que se caracteriza pela mudança da forma normal das hemácias. Essa alteração é resultado da substituição de ácido glutâmico por valina (mutação gênica GAG>GTG) no sexto aminoácido da cadeia da β-globina, formando a hemoglobina S. Clinicamente apresenta-se com anemia hemolítica e vaso-oclusão. São várias as complicações na doença falciforme: crises vaso-oclusivas, infecções por microorganismos encapsulados, principalmente do trato respiratório e septicemia, síndrome torácica aguda, sequestro esplênico, priapismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), crise aplástica, osteonecrose de quadril, úlceras distais de membros inferiores, colelitíase.


ID
1041232
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No campo da Saúde do Trabalhador, a epidemiologia tem exercido um papel fundamental na identificação e no controle dos fatores de risco. Ela oferece, por meio de medidas, as bases para a estimativa de diagnósticos populacionais e a identificação de necessidades de intervenção ou ações coletivas. Dentre as medidas utilizadas, inclui- se a

Alternativas

ID
1041235
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os edifícios modernos fechados propiciaram condições para criar um nicho ecológico complexo que se tornou uma possível fonte de doenças para o homem, sendo de grande importância o conhecimento destas condições para a segurança e saúde do trabalhador. Em relação a este tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1041238
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos Ergonômicos são fatores psicofisiológicos relacionados ao trabalho em que o ser humano fica exposto durante o desenvolvimento de suas atividades. Em relação aos tipos de riscos ergonômicos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1041241
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No trabalho em turno e noturno, os trabalhadores estão sujeitos à exposição de fatores psicossociais do trabalho que interferem nos processos saúde-doença. Seus efeitos na saúde dos trabalhadores, assim como as principais medidas de intervenção que visam minimizar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores quanto à saúde e ao bem-estar orgânico e social são:

Alternativas

ID
1041244
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Todos os empregadores e instituições, que admitam trabalhadores como empregados, devem elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Em relação ao levantamento de riscos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.


ID
1041247
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e definição das pessoas portadoras de deficiência estabelecem que as empresas se enquadrem na lei de cotas e a utilizem como base para a contratação das pessoas com deficiência. Segundo tais normas,

Alternativas

ID
1041250
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando uma ferramenta ergonômica mais adequada para o setor financeiro, pode- se afirmar que:

Alternativas

ID
1041253
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A poluição do ar é um tema muito discutido atualmente. Dentre as questões envolvidas e consequências tem- se:

Alternativas
Comentários
  • A) O smog se forma em grandes cidades onde a poluição do ar é elevada e provocada, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores. Sendo assim, este tipo de evento tem pouca interferência com a presença de indústrias. Errado! tem influência pela presença das indústrias sim! inclusive elas são as maiores contribuintes para o fenômeno.

    B) O efeito estufa ocorre pelo fato de o dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficarem concentrados em determinadas regiões da atmosfera, formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxido de nitrogênio. (Correta!)

    C) A poluição do ar também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural. Fruto desta poluição, a chuva ácida destrói áreas verdes, interfere no habitat dos animais e corrói com o tempo monumentos históricos. O principal ácido que contribui com esta reação é o ácido clorídrico produzido pela oxidação das impurezas clorídricas existentes na maior parte dos carvões e petróleos. Errado! o principal é o ácido sulfúrico H2SO4 e formas e suas formas dissociadas HSO3.

    D) A poluição do ar ocasiona ao ser humano vários problemas não relacionados à sua saúde, mas interfere em todo o clima, como por exemplo, o fenômeno do efeito estufa que está aumentando a temperatura em nosso planeta. Os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor, concentrando- o na atmosfera e provocando mudanças climáticas. Errado! a poluição ocasiona problemas de saúde sim!

    E) A queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel) tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. A substituição destes combustíveis por outros menos poluentes é uma solução que envolve, principalmente, a cultura das pessoas em substituí- los, não afetando a economia. Errado! claro que afeta a economia! O petróleo constitui a principal cadeia energética global, inclusive sua produção é um dos indicadores de atividade econômica.


ID
1041256
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Parte das empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT manterão, obrigatoriamente, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Algumas de suas atribuições, entre outras, são: a elaboração do PPRA e PCMSO e a realização de exames ocupacionais. Sobre estas considerações, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nínguem entende essas questões. Anteriormente respondi uma em que o posto de serviço de saúde da empresa deveria ficar no lugar de menor insalubridade. Nesta questão ja diz o contrário.

  • Alguém pode encontrar o erro na alternativa A?

  • O erro da alternativa "A": está incompleta, faltou o exame demissional!


ID
1041259
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O trabalho rural, como o corte de cana- de- açúcar, tem particularidades específicas. Além do trabalho a céu aberto com exposição a intempéries e carga solar, é uma atividade de trabalho com esforço físico intenso. Em relação a este tipo de atividade de trabalho é correto afirmar:

Alternativas

ID
1041262
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem diversos tipos de estudos epidemiológicos de uma população e cada estudo é indicado para um tipo de hipótese levantada pelo pesquisador. As hipóteses podem ser, entre outras, relação entre exposição ao fator de risco e a doença, ou doença sobre óbitos, ou a eficácia de determinado medicamento para uma determinada doença. Sobre esses estudos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tem como características do estudo ecológico - áreas geográficas como na questão uma região do país, os dados dessa área é comparado com as outras, ou no tempo (séries temporais)... você comparar um dado atualmente hoje com uma outra região, ou com a mesma região em um passado!

    A) CORRETO

    B) Estudo transversal que avalia a exposição e o agravo no mesmo momento é muito importante para a determinação de causa e efeito, pois consegue ter as informações concomitantemente, como por exemplo, associar a exposição ao ruído e a audiometria alterada, ou seja, uma perda auditiva induzida por ruído.

    Estudo: coorte

    C) O estudo coorte, em que se analisa um grupo de indivíduos segundo determinadas características no qual se observa a aparição de um determinado desfecho, é o método mais indicado para se estudar os fatores de risco de uma doença rara, como por exemplo, a associação entre a exposição a solventes orgânicos e Linfoma não Hodgkin.

    Estudo Caso-controle

    D) Se uma empresa apresenta no mês de janeiro 31 trabalhadores afastados pelo INSS, e no mês de fevereiro, além dos 31 mais 2 casos de afastamentos previdenciários, num total de 33 casos em fevereiro, pode-se considerar o número de 33 casos para o cálculo da taxa de incidência de trabalhadores afastados pelo INSS no mês de fevereiro.

    taxa de prevalência - casos existentes = casos antigos + casos novos (incidência)

    E) Em estudos de caso-controle, a exposição é analisada antes do desfecho. Definem- se dois grupos: o de casos que são os expostos a determinado agente e o do outro grupo controle que não está exposto. Verifica-se, então, o aparecimento ou não, em cada grupo do desfecho, para determinar se há diferença entre os expostos e os não expostos.

    Estudo coorte


ID
1041265
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Organização Internacional do Trabalho - OIT -, no exercício de suas atribuições legais, tem competência para elaborar e editar normas de âmbito e aplicação mundial, mais precisamente no que tange às regras do trabalho. As principais normas produzidas pela OIT são as Recomendações e as Convenções. Sobre estas e a sua forma de internalização no Brasil, é correto afirmar que as

Alternativas
Comentários
  • A. O prazo de validade de cada ratificação é de dez anos.  B. Em seguida, ainda é necessária a publicação do Decreto de Promulgação expedido pelo Poder Executivo. C. Apenas a Convenção é ratificada. D. Item correto. E. Nunca li nada sobre isso...
  • Em relação a E, talvez esse texto ajude:


    ÁREA DE APLICAÇÃO

    A abrangência de cada convenção é definida em seu texto, havendo, porém, em algumas convenções, possibilidade de exclusão total ou parcial de ramos da atividade econômica, empresas ou produtos, ou mesmo a exclusão de aplicação de parte da convenção em todo o território nacional, a critério da autoridade nacional competente, após consulta às organizações.


    Fonte: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD507F4816CAA/pub_cne_convencoes_oit.pdf


  • Convenções da OIT, uma vez aprovada e ratificada, passarão a vigorar por período indeterminado, exceto se houver revogação do decreto que a aprovou. ERRADO. PRAZO DE 10 ANOS

    Convenções da OIT para gerarem efeitos no ordenamento jurídico brasileiro devem passar pela submissão do Congresso Nacional e, após sua aprovação, o governo brasileiro deve realizar a ratificação na Repartição Internacional do Trabalho (RIT), entrando em vigor a partir desta data. ERRADO. GOVERNO NÃO DEVE SUBMETER NADA A RIT

    Recomendações da OIT devem ser submetidas ao Congresso Nacional para aprovação, seguindo as mesmas condições da Convenção da OIT. ERRADO. RECOMENDAÇÕES NÃO DEVEM SER SUBMETIDAS AO CN

    Convenções da OIT transformar- se- ão em Decretos. Estes contêm, portanto, o texto aprovado pelo Congresso Nacional do país signatário.

    Convenções da OIT devem ser submetidas na sua íntegra para aprovação do Congresso Nacional, não podendo ser submetidos somente alguns de seus capítulos. ERRADO. PODEM SER SUBMETIDAS AO CN APENAS PARTE DO TEXTO


ID
1041268
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em nosso país temos os Ministérios do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência e Assistência Social e Ministério da Saúde, além de outros órgãos que atuam na área de segurança e saúde do trabalhador. Dentre suas competências e ações estão:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C
    O erro das alternativas está em:
    a) (...) recebem recursos financeiros do Fundo Nacional da Saúde (...)

    b) (...) prover recursos para que os sindicatos de trabalhadores prestem orientação ao público (...)
    c) ok
    d) (...) é necessário ter a qualidade de segurado (...)
    e) (...) definir como participarão das discussões os representantes dos empregadores e dos empregados.
  • Missão

    Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, eqüidade social e proteção do meio ambiente.

    site: http://www.fundacentro.gov.br/institucional/missao


ID
1041271
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Após abril de 2007, com a implantação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), houve a inversão do ônus da prova da caracterização dos acidentes de trabalho, cabendo atualmente à empresa provar que não houve o acidente, caso ele seja caracterizado pela perícia do INSS. Foi instituído no sentido de reduzir o sub- registro de acidentes do trabalho e de doenças profissionais existentes no país. Como consequência desse fato,

Alternativas
Comentários
  • A Previdência Social propôs ao Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, órgão de natureza quadripartite – com representação do Governo, Empresários, Trabalhadores e Associações de Aposentados e Pensionistas, a adoção de um importante mecanismo auxiliar para a caracterização de um acidente ou doença do trabalho: o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP.

    O NTEP, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças – CID-10 e de código da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE aponta a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador. A indicação de NTEP está embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. A partir dessa referência a medicina pericial do INSS ganha mais uma importante ferramenta-auxiliar em suas análises para conclusão sobre a natureza da incapacidade ao trabalho apresentada, se de natureza previdenciária ou acidentária.(O item grifado explica o por quê o item a está errado, a implicação do benefício do tipo acidentário depende de perícia do médico do INSS, ou seja, não basta somente o nexo entre a doença e a atividade econômica da empresa.)

    O NTEP foi implementado nos sistemas informatizados do INSS, para concessão de benefícios, em abril/2007 e de imediato provocou uma mudança radical no perfil da concessão de auxílios-doença de natureza acidentária: houve um incremento da ordem de 148%. Este valor permite considerar a hipótese que havia um mascaramento na notificação de acidentes e doenças do trabalho.

    Fonte: http://www.previdencia.gov.br/menu-saude-e-seguranca-ocupacional-nexo-tecnico-epidemiologico-previdenciario-ntep/


ID
1041274
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetiva assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, considerando a obrigatoriedade da inclusão de Pessoas com Deficiência pelo sistema de cotas. São caracterizáveis como portadores de deficiência os que possuem deficiência

Alternativas
Comentários
  •   Conforme o art. 4o do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo artigo 70 do Decreto 5.296, de 2004:

    "Art. 4o  .......................................................................

    I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

    II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

    III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;"

  • GABARITO D!

     a) ERRADA

    auditiva bilateral, parcial ou total de 41 decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 3000 Hz, 4000 Hz e 6000 Hz. AS FREQUENCIAS SAO  500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz (ART. 4º, II, DEC. 3298);

     b) ERRADA

    mental, funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com início da manifestação em qualquer idade, contanto que comprovado por laudo de psiquiatra. O INÍCIO DA MANIFESTAÇAO DEVE SER ANTERIOR AOS 18 ANOS (ART. 4 º, IV, DO DECRETO 3298)

     c)ERRADA

    auditiva unilateral ou bilateral, parcial ou total de 41 decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 3000 Hz. PERDA DEVE SER BILATERAL, TOTAL OU PARCIAL (ART. 4º, II, DEC. 3298)

     d) CORRETA, CONFORME ART. 4º, I, DEC. 3298

    física, caracterizada pela alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física de acordo com formas estabelecidas.

     e) ERRADA

    visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor do 0,05 no melhor olho, ou baixa visão na qual a acuidade visual seja entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, sem correção ótica. A VERIFICAÇAO SE DÁ MEDIANTE A MELHOR CORREÇAO ÓPTICA.

  •  

    GAB D

     

     

    PRA QUEM MARCOU A ''C'', ASSIM COMO EU:

     

     

    >> DEFICIÊNCIA AUDITIVA, SEMPRE BILATERAL, PODE SER TOTAL OU PARCIAL(MEDIDA DA DEF)

     

     

    DEMAIS ERROS:

     

    A) FREQUÊCIA TÁ ERRADA ( 500/1000/2000/3000)

     

    B) ATÉ 18 ANOS

     

    C) DEF AUDITIVA, SEMRE BILATERAL

     

    E) COM A MELHOR CORREÇÃO ÓPTICA

  • A- Eh 500, 1000, 2000, 3000 Hz - errada 

    b-  Deve ser anterior aos 18 anos

    c- não pode ser unilateral 

    e- com correção óptica

     

    resposta Eh D


ID
1041277
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A ANS - Associação Nacional de Saúde Complementar - tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no País. Dentre as competências da ANS está a de

Alternativas
Comentários
  • São Características e Competências da ANS, conforme à Lei 9.961, ARTS 1º e art 4º:

    A) CORRETA.Art. 4º, XV - estabelecer critérios de aferição e controle da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, sejam eles próprios, referenciados, contratados ou conveniados;

    B) ERRADA. Art. 4º, I - propor políticas e diretrizes gerais ao Conselho Nacional de Saúde Suplementar - Consu para a regulação do setor de saúde suplementar;

    C) ERRADA. Art. 1º É criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, autarquia sob o regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro - RJ, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional, como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.

    Parágrafo único. A natureza de autarquia especial conferida à ANS é caracterizada por autonomia administrativa, financeira, patrimonial e de gestão de recursos humanos, autonomia nas suas decisões técnicas e mandato fixo de seus dirigentes.

    D) ERRADA. Art. 4º, VI - estabelecer normas para ressarcimento ao Sistema Único de Saúde - SUS

    E) ERRADA. Art. 4º, XVII - autorizar reajustes e revisões das contraprestações pecuniárias dos planos privados de assistência à saúde, ouvido o Ministério da Fazenda.


ID
1041280
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à fisiologia do trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1041283
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador do setor de manutenção, com atividades de marcenaria, em uma instituição financeira, é exposto à poeira de madeira, solventes e verniz. Há 6 meses apresenta queixas de dispneia, chiado no peito e tosse seca que melhora quando tem afastamentos mais prolongados e piora no retorno ao trabalho. O médico do trabalho da empresa pensou em, pelo menos, uma hipótese diagnóstica compatível com doença ocupacional. A hipótese diagnóstica provável e o exame complementar com ela compatível é

Alternativas

ID
1041286
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os fatores indicativos de uma doença osteomuscular relacionada ao trabalho do bancário são:

Alternativas

ID
1041289
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assédio moral no trabalho é um

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral é uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas.1, 2, 3  Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho.1, 2, 3

    Pelo menos três requisitos básicos devem estar presentes para caracterizar o assédio moral:
     

    ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
    • condutas abusivas;
    • repetição e período prolongado;
    • objetivo e/ou efeito de causar dano à integridade do trabalhador.


ID
1041292
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em locais de trabalho, como o dos bancários, onde se exige solicitação intelectual e atenção constantes, são recomendadas condições de conforto cujos índices que as quantificam estão definidos de acordo com determinadas normas. A melhor combinação de índices está definida em:

Alternativas
Comentários
  • 17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto: 

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na (NBR 10152), norma brasileira registrada no INMETRO; 

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados); 

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s; 

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento. 


    OBS: A NBR citada na questão 10552 trata de borracha natural - Determinação dos Índices de plasticidade e retenção de plasticidade.



ID
1041295
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As patologias mais comumente identificadas como Doenças Relacionadas a Edificações (DRE) são:

Alternativas

ID
1041298
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Caixa de agência bancária que se encontra afastado há mais de 90 dias de suas atividades laborais, por conta de acidente ou doença relacionada ao trabalho, tem direito ao benefício de

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

    Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. (Vide Medida Provisória nº 664, de 2014) (Vigência)



    Parágrafo único. Não será devido auxílio-doença ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social já portador da doença ou da lesão invocada como causa para o benefício, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.



    Artigo 118 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991



    Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.



ID
1041301
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo os critérios brasileiros da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Síndrome Plurimetabólica ocorre quando estão presentes, pelo menos, três dos seguintes critérios:

Alternativas

ID
1041304
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D
    O erro das alternativas está em:
    a) (...) a partir de 10 trabalhadores.
    b) (...) também eleitos o Presidente e o Vice- Presidente da CIPA neste escrutínio.
    c) (...) sendo a metodologia de investigação e a análise de acidentes e doenças do trabalho, prerrogativas do SESMT.
    d) OK (item 5.48 da NR-5)
    e) (...) a CIPA ou designado da empresa contratante será responsável por definir mecanismos de proteção de todos os trabalhadores (...)

ID
1041310
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos processos trabalhistas, em relação ao exercício das atividades de perito judicial, assistente técnico da empresa e assistente técnico do trabalhador e a respectiva formação especializada, pode- se afirmar que:

Alternativas

ID
1041316
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Legislação Previdenciária, pode -se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra c - Gabarito


    Subseção V


    Do Auxílio-Doença


    Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.


    Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8213cons.htm

  • Gabarito letra C.

     

     

    O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o disposto no § 5º, até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado.

     

    --------------------------------------------------------------------

     

    O auxilio- acidente é o benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. Têm direito ao auxílio- acidente o trabalhador empregado, o avulso e o segurado especial, além do empregado doméstico. O contribuinte individual e o facultativo não têm direito ao recebimento do auxílio-acidente.

     

    --------------------------------------------------------------------

     

    O auxílio- doença acidentário é o benefício concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional. Sua concessão exige um tempo mínimo de 00 meses de contribuição. Apenas o auxílio-doença comum exige o período mínimo de 12 contribuições para sua concessão.

     

    --------------------------------------------------------------------

     

    A Aposentadoria por Invalidez, uma vez cumprida a carência exigida de 12 contribuições mensais, quando for o caso, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de Auxílio Doença, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nessa condição.

     

    --------------------------------------------------------------------


ID
1041319
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é o formulário com campos a serem preenchidos pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, com informações relativas aos empregados. Esse formulário

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Criado para substituir os antigos formulários denominados SB 40, DISES BE 5235, DSS 8030 e DIRBEN 8030, os quais sempre foram de preenchimento obrigatório apenas para aqueles trabalhadores que laboram expostos a agentes nocivos à sua saúde, sua exigência legal se encontra no artigo 58 da Lei 8.213/91


ID
1041322
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Código de Ética Médica, na relação dos Médicos do Trabalho com as empresas, estabelece que é vedado ao médico

Alternativas
Comentários
  • Art. 50. Acobertar erro ou conduta antiética de médico