SóProvas



Prova FCC - 2015 - TRT - 3ª Região (MG) - Técnico Judiciário - Enfermagem


ID
1606840
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     A Universidade Jiujiang, da província chinesa de Jiangxi, realizou a primeira aula dada por uma professora robô do país.

     Xiaomei, como é chamada a professora robô, organizou sua primeira aula em uma apresentação de PowerPoint* e, enquanto ensinava a lição, gesticulava com seus braços articulados e se deslocava pela sala. 

    A robô, projetada por uma equipe de pesquisa da universidade, é capaz não só de ensinar as lições para as quais foi programada, mas também de estabelecer interações simples com os estudantes que formam sua audiência. 


(Disponível em: htttp://exame.abril.com.br/tecnologia/ noticias/universidade-chinesa-realiza-1a-aula-ministrada-por-umrobo. Acesso em: 04.06.2015) 


* PowerPoint: programa de computador que permite a criação de materiais que podem ser apresentados por meio de um projetor.


O assunto central da notícia diz respeito ao fato de ter sido a primeira vez que  


Alternativas
Comentários
  • GABARITO "e"

    Questão bastante simples de resolver: o texto é iniciado com a informação de que uma universidade chinesa realizou a primeira aula dada por uma professora robô do país. Depois explica como isso aconteceu e como surgiu essa professora, ou seja, a aula dada por uma professora robô é que determina a ideia central do texto, tornando, portanto, as alternativas "a", "b" e "c" de cara descartáveis; a "d" um pouquinho mais complicada tenta confundir o candidato ao afirmar que um robô articulado foi apresentado ao público numa aula, quando na verdade uma aula é que foi apresentada por um robô.

  • Interessante.

  • os chineses aprimoram seus robôs, com o acréscimo de programas de computador a uma professora robô, possibilitando-lhe travar diálogos complexos com humanos.    (Errado) - No texto não relata sobe aprimoramento de robôs e sim a apresentação de um ROBÔ



    pesquisadores chineses programam um robô capaz de se deslocar e efetuar interações simples com o meio, como demonstrado na sala de aula da Universidade Jiujiang.   (ERRADO) - meio? que meio é esse? - ALTERNATIVA B SÓ PRA ENCHER LINGUIÇA


    as aulas da Universidade Jiujiang, da província chinesa de Jiangxi, passam a ser integralmente dadas por um robô, que explica o conteúdo com o uso de PowerPoint. - ( ERRADO ) - NO TEXTO NÃO RELATA NADA SOBRE HORÁRIO INTEGRAL


    pesquisadores chineses obtêm sucesso na criação de um robô articulado, o qual foi apresentado ao público durante uma aula dada por uma professora-robô. errado



    Uma aula é ministrada na China por uma professora robô, capaz de ensinar, movimentar-se e interagir, ainda que de maneira simples, com seus alunos.  (Correta) - Assunto central do texto, mas fique atento quanto as conjunções - ainda que

  • Gabarito: E

    Comentários:
    a)os chineses aprimoram seus robôs, com o acréscimo de programas de computador a uma professora robô, possibilitando-lhe travar diálogos complexos com humanos.

    ERRADO - "[...] também de estabelecer interações simples com os estudantes que formam sua audiência. "

    b) Pesquisadores chineses programam um robô capaz de se deslocar e efetuar interações simples com o meio, como demonstrado na sala de aula da Universidade Jiujiang.
    ERRADO - Alternativa vaga.

    c) as aulas da Universidade Jiujiang, da província chinesa de Jiangxi, passam a ser integralmente dadas por um robô, que explica o conteúdo com o uso de PowerPoint. 
    ERRADO - "Universidade Jiujiang, da província chinesa de Jiangxi, realizou a primeira aula dada por uma professora robô do país."

    d)  pesquisadores chineses obtêm sucesso na criação de um robô articulado, o qual foi apresentado ao público durante uma aula dada por uma professora-robô

    ERRADO - Alternativa vaga. Não menciona que ele estava sendo apresentado ao público, mas sim apresentando uma aula.

    e)  uma aula é ministrada na China por uma professora robô, capaz de ensinar, movimentar-se e interagir, ainda que de maneira simples, com seus alunos.

    CERTO - "organizou sua primeira aula em uma apresentação de PowerPoint"; "é capaz não só de ensinar as lições para as quais foi programada, mas também de estabelecer interações simples com os estudantes que formam sua audiência."; ", enquanto ensinava a lição, gesticulava com seus braços articulados e se deslocava pela sala"

  • É uma questão fácil e característica da FCC. Acredito que o que possa levar ao erro é o comentário um pouco depreciativo da alternativa correta: " ...capaz de ensinar, movimentar-se e interagir, ainda que de maneira simples...". O texto enaltece o feito, porém a alternativa faz uma comparação com nós, humanos, e nenhum robô hoje está próximo de ser comparado a um ser humano como um todo. 

  • GABARITO: E

    Essa é a típica questão que você acerta para não zerar a prova...rs...bem...eu acho...

    :)

    AVANTE!

  • Quem errou: 

    Não se abalem com comentários que não tragam valor!

     

                                                 A prática leva à perfeição!

  • A B e a D está errada porque em nenhum momento no texto expressa literalmente que foi pesquisadores chineses...pode ser que nesta universidade chinesa a equipe que projetou a robô foi por pesquisadores chineses, coreanos, japoneses, ingleses...

  • Caro amigo, eu também acertei, mas não diga que a questão é facil, tem muitos concurseiros que ainda não sao concursados e iniciantes, e ao errar uma questão dessa, se desmotivam por achar que são incapazes...... Sabemos que isso é uma fila, tá fácil porque estudamos, no início não era fácil p ngm........


ID
1606843
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase escrita corretamente, no que se refere ao emprego dos sinais de pontuação, é:

Alternativas
Comentários
  •  a) A aula de Xiaomei ,a professora robô, foi organizada a partir de um programa de computador chamadoPowerPoint e apresentada, aos alunos da Universidade Jiujiang. ---> Não separa sujeito do predicado.

     b) GABARITO:

    A Universidade Jiujiang fica na província chinesa de Jiangxi; e foi lá que ocorreu a aula dada por uma professora robô, Xiaomei. 

    *** O (;) é usado na enumeração de orações, itens, termos. Ponto e Vírgula é, essencialmente, ENUMERADOR.

    c) Xiaomei , a professora-robô, gesticulava com seus braços articulados e se deslocava pela sala. Enquanto ensinava a lição. 

     ---> Não separa sujeito do predicado.

    d) Projetada por uma equipe de pesquisa da universidade; a robô Xiaomei é capaz de ensinar as lições para as quais foi programada, além de deslocar-se pela sala. 

    ---> nessa oração o correto seria usar os dois-pontos, pois tem função explicativa.

    e) A robô (Xiaomei) é capaz também, de estabelecer interações simples com os estudantes que formam sua audiência.  

    ---> não separa CN do objeto.

    A robô (Xiaomei) é capaz também de estabelecer interações simples com os estudantes que formam sua audiência.  

    quem é capaz é capaz de alguma coisa.






  • Oi,boa tarde.na questão,se eu quisesse isolar o TAMBÉM por virgulas,poderia?grata de desde já.

  • B -

    Visto que os chineses já vêm criando os robos, a questao enfatiza na PRIMEIRA

    AULA ministrada por o mesmo e ainda com algumas evoluções!

  • ALTERNATIVA D ->    Oração Adjetiva Explicativa reduzida de particípio intercalada à oração principal.

    A Robo Xiaomei, projetada por uma equipe de pesquisa da universidade.

    Desenvolvendo...

    A Robo Xiaomei, que foi projetada por uma equipe de pesquisa da universidade.


    Ponto e virgula não separa oração subordinada.

  • Letra a) Errada - A aula de Xiaomei a professora robô, foi organizada a partir de um programa... Olha a pergunta: O que foi organizada? A aula... Não se separa verbo e sujeito.

    Letra b) Correta

    Letra c) Errada- gesticulava com seus braços... Olha a pergunta: quem gesticulava?  A professora-robô . Mesmo caso da letra(a) não se separa verbo e sujeito.

    Letra d) Vou reescrever e pontuar corretamente.  A robô Xiaomei, projetada por uma equipe de pesquisa da universidade, é capaz de ensinar as lições para as quais foi programada, além de deslocar-se pela sala. 

    Letra e) Errada- não pode existir vírgula entre sujeito, verbo, complemento e o adjunto adverbial quando a ordem correta. Na alternativa  (e) a vírgula separa o verbo de seu complemento.

  • Sim,Andrea,isolar advérbio de até duas palavras no início,meio e fim de oração, uso facultativo da vírgula.

  • a incrível arte de desmarcar a correta e marcar uma errada aff

  • Na verdade o ponto e vírgula não separou as orações pq estão enumeradas, e sim pq estão coordenadas.

  • Cristiane Costa, oração reduzida é sempre SUBORDINADA, nunca COORDENADA.

    ''Projetada'' é particípio. Conforme mencionado anteriormente, trata-se de uma oração adjetiva reduzida de particípio que não pode ser separada por ponto e vírgula como todas as orações subordinadas.

  • Eu ri, Rafael Muller! =)

  • Duda rp, Só uma breve correção acerca do seu comentário na letra E.

    A palavra XIAOMEI não é complemento nominal, mas sim adjunto adnominal.

    De resto, parabéns pelo comentário, pois o FORUM precisa e muito de pessoa assim como você!

  • Tem razão Luiz, todo complemento nominal é precedido de preposição, abraço


ID
1606846
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está redigida corretamente, quanto à ortografia e à acentuação gráfica, a frase:

Alternativas
Comentários
  • a) lousa 

    b) Gab

    c) suScitar

    d) eita maldade da banca... exitosa ( teve êxito) ok  ... ítens é paroxitona terminada em -ens portanto não é acentuada.

    Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados. (errada)

    e) O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo. (errada)

    * o juri que examinou... estendeu...


  • A - LouSa

    B -

    C - SusCitar

  • GABARITO "B"


    a) há dois erros: Louza - o correto é LouSa; Insígne - o correto é Insigne - IN-SIG-NE (paroxítonas terminadas em "e" não são acentuadas, exceto as terminadas em ditongo oral - ex: es-pé-cie).


    c) há dois erros: Sucitar - o correto é SuScitar; Publico - sem acento como está vira verbo (publicar) - PÚ-BLI-CO - toda proparoxítona é acentuada.


    d) há um erro: Ítens - o correto é Itens - paroxítonas terminadas em "ens" não são acentuadas.


    e) há dois erros: Juri - o correto é Júri - paroxítonas terminadas em "i" são acentuadas; Extendeu - o correto é eStendeu. Há um outro erro ainda, porém de concordância: "O juri de cientistas que examinaram" - o correto seria "O júri de cientistas que examinOU"; mas aí são outros quinhentos, a banca pede a análise apenas de erros ortográficos e de acentuação.

  • a) lousa


    b) correta - traz no sentido de trazer é com "z"; trás no sentido de "atrás" é com "s". Exemplos: "o robô traz funções inéditas"; 'Maria, não olhe para trás"


    c)suScitar


    d) mal é contrário de "bem"; mau é contrário de "mau". Nesse caso, o oposto não seria "bem desempenho", mas sim "bom desempenho". Logo, o correto é "mau desempenho"; itens não leva acento; 


    e) O júri (com acento) de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se estendeu(com s) rapidamente pelo mundo todo.
    Dica: " O verbo estender tem sua origem na palavra em latim extendere. Contudo, deverá ser escrito com s na primeira sílaba, não com x. O verbo extender não existe. Com base no mesmo étimo latino, as palavras cognatas de estender são, porém, escritas maioritariamente com x, como extensão, extenso, extensível, extensor, extensibilidade"  - Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/

  • Pedro Paulo seu comentário está excelente! Só acrescentaria na alternativa "d" mais um erro: deveria ser "mau desempenho" ao invés de "mal desempenho", pois está com o sentido de "bom desempenho". Abraço. 

  • Trás e traz são corretamente empregadas na nossa língua Portuguesa. Trás é um adverbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após. Traz é uma forma conjugada do verbo trazer (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).

  • Acrescentando mais um (possível) erro na alternativa A:

    Espectador: Refere-se a alguém que observa e examina qualquer ocorrência, que vê um espetáculo ou qualquer outro acontecimento, sendo sinônima de testemunha, presenciador, assistente, ouvinte, observador, entre outras

    Expectador: Refere-se a alguém que tem expectativa que alguma coisa aconteça.

    O sentido apresentado no texto dá a ideia de "Espectador", portanto também seria este um erro da alternativa.

  • Resolvi comentar sobre esta alternativa E pois vi alguns colegas apontando um possível erro onde não há.

    Gente a questão pede a correção ortográfica e acentuação, e não a correção da concordância verbal. A palavra examinaram está correta visto que o pronome relativo QUE, concorda com seu antecedente, no caso cientistas, logo irá o verbo para o plural.

  • para mim questão passível de anulação: 1º que concordancia não é pedido no enunciado, 2º a concordancia do verbo examinar tanto faz, podendo concordar com o juri (não forma HIATO PARA ACENTUAÇÃO) ou com cientistas, para mim a letra E também está correta, onde há erro de ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO NESTA ACERTIVA?????

  • a) A louza tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses. (paroxítona " acentuada regra do hiato" ) CERTO/ Insignes ( não acentua, pois paroxitonas terminadas em " e(s)" não acentua) ERRADO

     b)O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô, que, além de dispor de um notável repertório de informações, traz funções de interação.  PALAVRAS ACENTUADAS CORRETAMENTE. ( 2 OXITONAS TERMINADAS EM " O E EM") CERTO/ ( PAROXITONAS TERMINADAS EM "L E DITONGO) CERTO.

     c)O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico de um modo geral. ( PÚBLICO ACENTUAÇÃO OBRIGATORIA = PROPAROXITONA) 

    d)Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados. ITENS = PAROXÍTONA TERMINADA EM " EM OU ENS" NÃO ACENTUA.

    e)O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo.( ESTENDEU É O CORRETO)

  • O erro da D é o termo "mal", quando deveria ser "mau".

  • Gabarito B.

    a) Insignes

    c) Público

    d) Mau / bom (desempenho)

    e) Estendeu

  • Júri (paroxitona terminada em i) 

  • Gabarito B.

    a) Lousa ,Insignes

    c)suscitar, publico(com acento agudo no u)

    d) mau/bom (desempenho)

    e) estendeu, Juri(com acento agudo no u)

  • O erro da letra D é ÍTENS. 


    Deveria ser ITENS (sem acento)

  • Meu povo! Outro erro gritante é a palavra(HESITAR)=TER DÚVIDA.

  • A palavra êxito está certa,nesse caso tem sentido de ter sucesso  no seu intento.

  • Olá pessoal!

    Quem pode me ajudar??  Sei que a letra B é a correta, mas parou-me uma dúvida:  a transitividade do verbo constituir é direta.  Por que a utilização da preposição EM ???

  • Leca Carioca,

    Onde você está vendo o verbo "constituir"?

  • O júri de cientistas que examinou/examinaram, verbo no singular ou plural torna-se facultativo neste caso, portanto o erro não se afigura aí no item "e".

  • a)A louza (LOUSA) tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes (paroxítona terminada em "s" NÃO leva acento) cientistas chineses.      

    b)O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô (oxítona terminada em "o" leva acento), que, além de dispor de um notável(paraxítona terminada em "l", leva acento)  repertório (paroxítona terminada em ditongo crescente, leva acento) de informações, traz funções de interação.                 

    c) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar (suscitar) não apenas a curiosidade dos sinólogos (todas as proparoxítonas são acentuadas), estudiosos da cultura chinesa, mas do publico (todas as proparoxítonas são acentuadas),  de um modo geral.          

     d) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens (paroxítona terminada em "n" leva acento, mas terminada em NS, não) a ser aprimorados.         

    e)O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu (ESTENDEU) rapidamente pelo mundo todo. 

  • Só para complementar os comentários dos colegas:

    d)...não teve um mal (MAU - oposição: bom) desempenho...;
    e) O juri... (JÚRI - paroxítona terminada em "i" acentua).

    Bons estudos e muita força e fé!!

  • a - LOUSA

    c - (...) mas do PÚBLICO de modo geral

    d - (...) itens a SEREM aprimorados (pessoal abaixo está questionando a bondade do robô?)

    e - JÚRI

  • Arlen

    Realmente li errado !!!! Obrigada.

  • a - lousa


    c - suscitar / público

    d - serem

    e - júri
  • Letra (b)


    d) Errada; Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mau desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados.


    males que vem para o bem

    E não há males que vem para o bom

  • a) insigne (sem acento)

    B) Correta

    C) público (com acento)

    D) Item (sem acento)

    E) Júri (com acento)

  • a) louza -> lousa.......insígnes ->insignes

    b) dispor.....traz... (correto)

    c) sucitar-> suscitar..........publico-> público

    d) mal-> mau.......ítens-> itens

    e) extendeu -> estendeu  

  • letra A errada (A louza tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses), louza> lousa, expectadores> espectadores; insígnes> insignes (paroxítona terminada em e(s) não recebe acento)


    letra B correta


    letra C errada (O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico de um modo geral.) sucitar >suscitar e publico> público proparoxítona deve ser sempre acentuada


    letra D errada (Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados.) mal (bem)> mau (bom); ítens > itens trata-se de paroxítona terminada em "ens" não se acentua.


    letra E errada (O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo.) juri> júri (paroxítona terminada em "i" recebe acento); extendeu> estendeu

  • a) E. Correto: lousa.

    b) C

    c) E. Correto: suscitar

    d) E, Correto: mau (contrário de bom).

    e) E, Correto: jurí (paroxítona terminada em ditongo).

  • A Palavra "expectadores" (vem de expectativa), nesse contexto foi usada de maneira equivocada. O correto é espectadores, que significa aqueles que assistem à apresentação.

  • A) A lousa tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insignes cientistas chineses.  (Insignes > Paroxítona terminada em ENS, logo não há acentuação).

    B) CERTA.


    C) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve suscitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do público de um modo geral. (Público > Paroxítona terminada em O, dessa maneira dispensa acentuação).

    D) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns itens a ser aprimorados (Itens > Segue a mesma regra da alternativa A).
     

    E) O júri de cientistas que examinou a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo.
     

  •  a) A louza (lousa) tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores (espectadores) uma equipe de insígnes (insignes) cientistas chineses. 
      b) CORRETA.
      c) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar (suscitar) não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico (público) de um modo geral. 
      d) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal (mau) desempenho, embora ainda existam alguns ítens (itens) a ser (serem) aprimorados. 
      e) O juri (júri) de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu (estendeu) rapidamente pelo mundo todo. 

  • a) correto: lousa (com "s"), espectadores (com "s), insignes (são acentuadas paraxítonas com terminação RXNL, I(s), U(s));

    b) alternativa correta;

    c) correto: suscitar (faltou o "s"), público (todas as proparoxítonas são acentuadas);

    d) correto: mau x bom (o certo é com "u" pois é um adjetivo e não advérbio de modo ou conjunção temporal (mal x bem)), itens (são acentuadas paraxítonas com terminação RXNL, I(s), U(s)), serem (verbo - regência verbal);

    e) júri (paroxítona terminada em "i"), estender (a grafia do verbo estender é com "s").

  • - SUSCITAR = FORMA CORRETA
    - ITENS SEM ACENTO
    - ESTENDEU VEM DE ESTENDER, EMBORA O SUBSTANTIVO CORRESPONDENTE (EXTENSÃO) SEJA COM X

  • a)A louza tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses. Errado, é eSpectadores. eXpectadores= eXpectativa, louSA

     

     b)O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô, que, além de dispor de um notável repertório de informações, traz funções de interação. Correta

     

     c)O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico de um modo geral. SUScitar

     

     d)Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados. Errado, MAU

     

     e)O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo. Errado, EStendeu, JÚri,

  • Meu irmão, é importante óh:

    - SUSCITAR, SUCINTO, REIVINDICAÇÃO, OBCECADO, OBSESSÃO.( saber dessas palavras na hora da prova pode fazer a diferença).

    - EXPECTADOR: quem cria expectativa, ESPECTADOR: quem assiste, ver.

     

     

    só umas dicas hahah...pode ser que seja bom você saber.

    GABARITO ''B''

  • louSa

  • esta escrito: a robô  o certo nao serio o robô ?

     afinal nao define no seu contexto seu genero

  • a) A louza tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses.  (E). Lousa. Uso de vírgula após "a aula".

    b) O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô, que, além de dispor de um notável repertório de informações, traz funções de interação.  (C)

    c) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico de um modo geral.  (E) Público sem acento. Toda proparoxítona é acentuada.

    d) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados.  (E) Mal. Deveria estar escrito "mau", contrário de "bom".

    e) O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo. (E) Paróxitonas terminadas em a, e, o não são acentuadas. Assim, júri, paroxítona finalizada em "i" deve ser acentuada: júri.

  • a) Louza: erro ortográfico ------> Grafia correta é com S Lousa. errada

     

    b) todas as grafias e acentuações estão pacificas.  correta

     

    c) nessa alternativa: além do erro de acentuação grafica que o colega apontou, que todas as palavras proparoxitonas são acentuadas, que eu nem cheguei até lá rsrs. também apresentou erro de grafia. A palavra SUCITAR apresenta DIGRAFO CONSONANTAL em sua grafia. SUSCITAR. errado

     

    d) o emprego errado da palavra paronima! Mal com l -----> Grafia correta era para ser Mau com U:  Errado

         Mal: o contrário de bem

         Mau: o contrário de bom

     

    e) concordância nominal: Da robo --------> era para está: Do Robô! errado tbm.

  • A- Louza escrito errado - correto é lousa. Vírgula deve vir após aula e outro erro é a palavra expectadores/expectativa. O correto seria espectadores/ quem assiste ou observa algo.
    B-Correta
    C- SUCITAR (Errado) o correto é SUSCITAR. PÚBLICO (ERRADO) Todas as proparoxítonas são acentuadas.
    D- MAL (ERRADO) correto é Mau ( contrário de bom) íten ( errado) . Paroxítona terminada em EM(ENS) NÃO é acentuada, assim como A,E,O seguidos ou não de S.
    E- JURI (Errado) Acentuamos as paroxítonas terminadas em I - JÚRI
    Em relação a " a robô " acredito estar correto, pois tanto na letra B - questão correta, como em D é empregado. A robô se refere a um robô feminino.

    Me corrijam se eu estiver equivocada em algo

  • NEGRITO AS QUE ESTIVEREM  COM ALGUM PROBLEMA NA  ESCRITA.

    a) A louza(LOUSA) tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses. 

    b) O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô, que, além de dispor de um notável repertório de informações, traz funções de interação. 

    c) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar(SUSCITAR) não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico(PÚBLICO) de um modo geral. 

    d) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um maL(MAU) desempenho, embora ainda existam alguns ítens(ITENS) a ser aprimorados. 

    e) O juri(JÚRI) de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo. 

  • Letra B!

    Confesso que odeioe sse tipo de questão. Sempre acho que existe algum erro que não percebi :/

  • gabarito: B


    a) há dois erros: Louza - o correto é LouSaInsígne - o correto é Insigne - IN-SIG-NE (paroxítonas terminadas em "e" não são acentuadas, exceto as terminadas em ditongo oral - ex: es-pé-cie).

     

    c) há dois erros: Sucitar - o correto é SuScitarPublico - sem acento como está vira verbo (publicar) - PÚ-BLI-CO - toda proparoxítona é acentuada.

     

    d) há um erro: Ítens - o correto é Itens - paroxítonas terminadas em "ens" não são acentuadas.

     

    e) há dois erros: Juri - o correto é Júri - paroxítonas terminadas em "i" são acentuadas; Extendeu - o correto é eStendeu. Há um outro erro ainda, porém de concordância: "O juri de cientistas que examinaram" - o correto seria "O júri de cientistas que examinOU"; mas aí são outros quinhentos, a banca pede a análise apenas de erros ortográficos e de acentuação.

  • Meu povo, meu erro foi em não analisar direitinho a regência dos verbos. O que ajuda bastante quando feita direitinha! 

  • Complementando a explicação do colega Rodrigo, na alternativa D ainda existe outro erro:

    d) Além do erro da palavra Ítens, que deveria ser ITENS ( sem acento) existe o erro no emprego de MAL (antônimo de bem), nese caso o correto é MAU (com U, antônimo de bom)

    ... a robô não teve um mau desempenho...

    ... a robô não teve um bom desempenho...

  • Outro erro da letra

    A)  

    Espectador, com s, se refere a uma pessoa que assiste a um espetáculo ou que presencia um acontecimento: espectador televisivo, espectador de teatro, espectador do acidente,... 

    Expectador, com x, indica alguém que está na expectativa: expectador do desfecho, expectador da decisão, expectador do Natal,...

  • Cuidado com os cometários, até os mais úteis podem ter equívocos. O do Pedro Paulo é um bom comentário, mas que peca em um detalhe. Na letra E  ("O juri de cientistas que examinaram" )pode sim ser ''examinaram'', nesse caso é opcional usar ''examinou''  ou ''examinaram''. Pois o verbo pode concorda tanto com ''O júri'', como tb pode concordar com ''cientistas''. Ou seja, tanto examinou como examinaram estão ok !

  • Trás é um advérbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após. 
    Traz é a forma conjugada do verbo trazer, que significa levar, transportar para perto de quem fala.

  • Gab B

     

    Correções

     

    a) Lousa, espectadores, insignes

    b) Correta

    c) Suscitar, público

    d) Mau, itens e serem

    e) Júri, estendeu

  • Uma questão assim eu choro de felicidade.

  • Resposta: B

     

    a) in-síg-nes: paroxítonas terminadas em (A,E,O,EM,ENS) seguidas ou não de S, não são acentuadas.

       

        espectador: aqueles que assistem a um espetáculo

        expectador: aqueles que estão na expectativa de algo

     

    b) traz: sentido de trazer algo

         trás: vem acompanhado de preposição

     

    c)  sucitar/suscitar

         publico acentuam-se todas as proparoxítonas

     

    d)  Mal = bem Mau = bom / ítens não acentuam-se as paroxítonas terminas em (A,E,O,EM,ENS) seguidas ou não de S.

     

    e)  Juri (acentuam-se todas as paroxítonas terminas em i)

         examinaram, quem examinou? o juri verbo tem que concordar com o sujeito em número e pessoa.

         O correto seria examinou!

     

     

  • Poxa só não marquei a letra B por causa DA ROBÔ. Marquei a letra A

  • a) E. Correto: espectadores.
    Note que temos na língua portuguesa as palavras 'expectador' e 'espectador':
    expectador -> que tem expectativas sobre algo.
    espectador -> que assiste algo.
    b) C
    c) E. Errado: publico. Correto: público (proparoxítona e todas elas são acentuadas).
    Note que tanto 'publico' e 'público' existem na lingua portuguesa, porém com significados diferentes:
    1 - publico - verbo conjugado (1ª pessoa do singular) no presente do indicativo de publicar.
    2 - público - aglomerado número de pessoas.
    Ex: Eu, presidente do Supremo Tribunal Federal, publico o edital do concurso.
    Ex: O canal do Whindersson Nunes tem um público bastante jovial.
    d) E. Errado: mal. Correto: mau.
    Note:
     mal = contrário de bem.
     mau = contrário de bom.
    Ex: Ser mal-educado é horrível para o convívio em sociedade.
    Ex: Estou passando mal.
    Ex: Darth Vader é um vilão muito mau.
    e) E. Errado: extendeu. Correto: estendeu (sentido de tornar maior).
    Ex: A aula se estendeu para mais de meia hora (sentido de adiar o fim da aula).

  • Pessoal, não há método melhor para estudar Português (em especial, ortografia/Novo Acordo) do que ler jornais, preferencialmente os grandes que tendem a conter vocabulário mais rico e menos erros. Levante de manhã (5am Club, rs), tome um belo café lendo colunas diversas, opiniões de jornalistas consagrados (chances grandes de cair na prova, inclusive) e atualidades. Em suma: desenvolva o hábito da leitura, aprenda a gostar de ler!


    Bons estudos!


    Segue lá --> @el_arabe_trt

  • confundi o '' traz ''

  • Com relação a acentuação gráfica:


    Acentuam-se OXÍTONAS TERMINADAS EM: A(S), E(S), O(S), EM(NS).

    Então, alternativa B tem acentuação correta na palavra robô, e pelo mesmo motivo na palavra além.


    Acentuam-se as paroxítonas com final L, R, X, N, PS, OM(NS), UM(UNS), U(S), I(S), Ã(S), ÃO(S) e DITONGO.

    Então a palavra notável está correta.


    Acentuam-se as todas as proparoxítonas. Então a Palavra repertório está correta.

  • Me sinto o próprio Einstein quando acerto as questões da FCC/FGV

  • a) Louza --> Lousa

    b) Iten correto!

    c) Publico --> Público

    d) Mal --> Bom

    e) Extendeu --> Estendeu

  • a) Lousa (e não LouZa), insignes (e não "insígnes", pois paroxítona terminada em -es: in-sig-nes, não tem acento gráfico);

    b) CORRETA;

    c) Suscitar (e não SuCitar), público (e não publico, pois palavras proparoxítona são sempre acentuadas);

    d) Itens (e não ítens, pois não se acentua paroxítonas terminadas em -em e -ens: i-tens);

    e) Júri (e não juri, pois deve-se acentuar paroxítonas terminadas em -i: jú-ri), estendeu (e não extendeu, pois essa palavra está errada).

  • EU AMO A LÍNGUA PORTUGUESA!

    A- LOUZA (ERRADO) / LOUSA (CORRETO)

    B- CORRETA

    C- SINÓLOGO (COM ACENTO) / SINOLOGIA (SEM ACENTO)

    PUBLICO= DO VERBO PUBLICAR / PÚBLICO= QUE NÃO É PARTICULAR

    D- MAU = BOM é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízo.

    UMA DÚVIDA ! SER OU SEREM NA LETRA ¨D¨?

    E- JÚRI /ESTENDEU

    A Palavra de Deus tem toda a motivação que precisamos para viver o nosso dia a dia com confiança, alegria e poder.

    Nesta vida, é muito fácil nos desmotivarmos e perdermos o foco. Somos fracos e se não estivermos firmes na Rocha, podemos ficar paralisados.

  • Aqui fica menos difícil ver os erros ''bestas'', agora muita besteira dessa, na hora da prova, faz muita gente rodar

  • as habilidades DA robô, essa foi a minha duvida...mas vamos em frente...

  • ALTERNATIVA A – ERRADA – O primeiro erro está grafia de “louza”. Deve-se escrever “lousa”, pois, em regra, emprega-se “s” após ditongo. Já “expectador” é, pela definição de dicionário, “aquele que nutre expectativa”, contudo, na frase, trata-se de indivíduos que apenas observam a vida passar, assistem a ela, sendo correto o uso da palavra “espectador”. Por fim, a palavra “insigne” (sublime, notável) é escrita sem acento gráfico.

    A redação correta ficaria: A lousa tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como espectadores uma equipe de insignes cientistas chineses.

    ALTERNATIVA B – CERTA – A redação está plenamente correta. Uma observação a ser feita é que a palavra “robô” pode tanto ser antecedida de artigo masculino, como de feminino.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – O primeiro erro está na grafia de “sucitar”. Deve-se escrever “suscitar”. Além disso, falta o acento gráfico na proparoxítona “público”.

    A redação correta ficaria: O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve suscitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do público de um modo geral.

    ALTERNATIVA D – ERRADA – A grafia da palavra “exitosa” está correta. Trata-se do adjetivo derivado de “êxito”. Há dois erros. O primeiro ocorre no emprego de “mal”. Dever-se-ia empregar a forma “mau”, em oposição a “bom” (mau desempenho x bom desempenho). Outro erro está na palavra “ítens”. Ela não leva acento, pois é uma paroxítona de final “ENS” (final que interessa não às paroxítonas, mas sim às oxítonas).

    A redação correta ficaria: Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mau desempenho, embora ainda existam alguns itens a ser aprimorados.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – O primeiro erro está na grafia de “juri”. O correto é “júri”, acentuada por ser uma paroxítona de final “i(s)”. Outro erro está na grafia de “extendeu”. O correto é “estendeu”, flexão do verbo “estender”.

  • a) lousa;

    espectadores ---> aqueles que assistem a um espetáculo

    expectadores ---> aqueles que estão na expectativa de passar no concurso

    b) GABARITO

    c) suscitar; público

    d) mau; itens

    e) júri; estendeu

  • GABARITO LETRA B.

    Detalhe importante da alternativa:

    Trás é um advérbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após. 

    Traz é a forma conjugada do verbo trazer, que significa levar, transportar para perto de quem fala.

  • Bons comentários, pessoal.

  • E com essa, descobri que "dispor" não tem acento. :)

    GABARITO: B

  • ALTERNATIVA A – ERRADA – O primeiro erro está grafia de “louza”. Deve-se escrever “lousa”, pois, em regra, emprega-se “s” após ditongo. Já “expectador” é, pela definição de dicionário, “aquele que nutre expectativa”, contudo, na frase, trata-se de indivíduos que apenas observam a vida passar, assistem a ela, sendo correto o uso da palavra “espectador”. Por fim, a palavra “insigne” (sublime, notável) é escrita sem acento gráfico. A redação correta ficaria: A lousa tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como espectadores uma equipe de insignes cientistas chineses.

    ALTERNATIVA B – CERTA – A redação está plenamente correta. Uma observação a ser feita é que a palavra “robô” pode tanto ser antecedida de artigo masculino, como de feminino.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – O primeiro erro está na grafia de “sucitar”. Deve-se escrever “suscitar”. Além disso, falta o acento gráfico na proparoxítona “público”. A redação correta ficaria: O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve suscitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do público de um modo geral.

    ALTERNATIVA D – ERRADA – A grafia da palavra “exitosa” está correta. Trata-se do adjetivo derivado de “êxito”. Há dois erros. O primeiro ocorre no emprego de “mal”. Dever-se-ia empregar a forma “mau”, em oposição a “bom” (mau desempenho x bom desempenho). Outro erro está na palavra “ítens”. Ela não leva acento, pois é uma paroxítona de final “ENS” (final que interessa não às paroxítonas, mas sim às oxítonas). A redação correta ficaria: Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mau desempenho, embora ainda existam alguns itens a ser aprimorados.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – O primeiro erro está na grafia de “juri”. O correto é “júri”, acentuada por ser uma paroxítona de final “i(s)”. Outro erro está na grafia de “extendeu”. O correto é “estendeu”, flexão do verbo “estender”.

    Resposta: B


ID
1606852
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há ocorrência de verbos na voz passiva na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • d) Gab

    perdiam-se horas ---> horas são perdidas

    dica: quando o " se" for PA ( transforme-o no verbo ser ) haverá sujeito na oração com o qual o verbo deverá concordar.

  • É só esquecer as controvérsias de BECHARA e caminhar 
    ,e cantar,e seguir
    a canção....rs

  • se // p.apassivadora

  • Antigamente, perdiam-se horas dentro da empresa, visto que o trabalho não podia ser feito em outro ambiente.

    cuidado para não analisar apenas a oração entre as virgulas, tem que analisar a frase como um todo!! Pq se nao voce pode achar q é um VI

     horas dentro da empresa: sujeito

    antigamente: adj adverbial

    visto que o trabalho não podia ser feito em outro ambiente: OD

    perdiam-se:  VTD       Particula apassivadora( VTD OU VTDI) 

    NA PASSIVA OBG O VERBO OU É VTD OU É VTDI

    PERDIAM-SE: FORMA SINTETICA (REDUZIDA,LIGTH rsrsrs) da passiva!

    gab: D


  • Além disso o fim da oração "... o trabalho não podia ser feito...". Como o comando da questão pede a frase que apresenta voz passiva sem restringir a forma analítica, pode-se resolver a questão desta maneira.

  • Fernando Costa, foi dessa forma que resolvi... Não fiquei procurando a PA não...rs

  • SER FEITO= VERBO SER + PARTICIPIO IRREGULAR

  • em d, é o mesmo que dizer "horas são perdidas"

  • GABARITO: D

    Perdiam-se horas = horas eram perdidas

  • Gabarito letra D.. sou péssimo em português, respondi correto, pois em todas ad outras alternativas contém VTI

  •   d) Antigamente, perdiam-se horas dentro da empresa, visto que o trabalho não podia ser feito em outro ambiente. Quem perde, perde algo (VTD) - "se": Partícula apassivadora. A frase está na voz passiva sintética. Transpondo ela para a voz passiva analítica teríamos: "horas eram perdidas".

  • FUNÇÕES DO SE

    PA: VTD, VTDI (Concordância entre sujeito e verbo)

    IIS: VTI, VI, VL (Verbo no singular)

    REFLEXIVO: “A SI MESMO”

    RECÍPROCO: “UNS AOS OUTROS”

    EXPLETIVO: VI, MOVIVENTO OU ATITUDES EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO

    PIV: SENTIMENTOS E FENÔMENOS MENTAIS


  • gab D


    " perdiam-SE horas dentro da empresa "

    Este SE é partícula apassivadora que antecede o sujeito, no caso, horas - sujeito paciente.

    Nos outros casos o Se é índice de indeterminação do sujeito que, quase sempre, vem acompanhado de preposição, não formando a Voz Passiva, pois não existe sujeito preposicionado.

    Deus está no controle de todas as coisas!
  • Verbo Transitivo direto na terceira pessoa do Plural mais a partícula Se = Pronome apassivador.


  • Gostaria de acrescentar uma reflexão: Se as alternativas “ B  e C” fossem consideradas Verbo Transitivo Indireto ,como dito por alguns colegas, não seriam  o caso de estarem  na 3 pessoa do singular?

    Sendo assim, penso que as alternativas são Parte Integrante do Verbo, pois, denotam atitudes próprias do sujeito.

    Aberto a discussões!


  •  a) Antigamente, os empregadores solicitavam aos funcionários que se empenhassem em concluir suas tarefas dentro da empresa. ERRADA!

    VOZ ATIVA!!

     

     b) Antigamente, os trabalhadores detinham-se em suas tarefas em um horário fixo e só deveriam operar dentro da empresa. ERRADA!

    VTI NÃO SÃO TRANSPONIVEIS PARA A VOZ PASSIVA

     

     c) Antigamente, os trabalhadores dedicavam-se às suas tarefas somente enquanto estavam dentro da empresa, e não fora dela. ERRADA!

    VTI NÃO SÃO TRANSPONIVEIS PARA A VOZ PASSIVA

     

     d) Antigamente, perdiam-se horas dentro da empresa, visto que o trabalho não podia ser feito em outro ambiente. CORRETA!

    HORAS SÃO PERDIDAS DENTRO DA EMPRESA

     

     e) Antigamente, operar fora da empresa era incomum e os trabalhadores orgulhavam-se de concluir seu trabalho em um horário fixo. ERRADA!

    VTI NÃO SÃO TRANSPONIVEIS PARA A VOZ PASSIVA

  • Voz Passiva: verbo ser + particípio. Gab D

  • De acordo com o professor Alexandre Soares, as letras a,b,c e e são parte integrante do verbo.

  • Galera, olhei pra questão sob uma visão diferente... A questão pede a alternativa em que Há ocorrência de verbos na voz passiva (e não se o verbo é ou não transponível para passiva).

     

    "Consoante sua forma, o verbo pode indicar uma ação praticada pelo sujeito (voz ativa), uma ação sofrida pelo sujeito (voz passiva) ou uma ação praticada e sofrida pelo sujeito (voz reflexiva)." (Fernando Pestana)

     

    Voz ativa (VA), voz passiva (VP) e voz reflexiva (VR)...

     

    a. Antigamente, os empregadores solicitavam (VA) aos funcionários que se empenhassem em (VR) concluir suas tarefas dentro da empresa.

    b. Antigamente, os trabalhadores detinham-se em (VR) suas tarefas em um horário fixo e só deveriam operar (VA) dentro da empresa.

    c. Antigamente, os trabalhadores dedicavam-se às (VR) suas tarefas somente enquanto estavam (VA) dentro da empresa, e não fora dela.

    d. Antigamente, perdiam-se (VP sintética) horas dentro da empresa, visto que o trabalho não podia ser feito (VP analítica)¹ em outro ambiente.

    e. Antigamente, operar fora da empresa era (VA) incomum e os trabalhadores orgulhavam-se² de concluir seu trabalho em um horário fixo.

     

    1 - Uma dúvida: aqui é VP analítica? Como ficaria na voz ativa?

    2 -Se não me engano, verbos que designam sentimentos não se confundem com verbos de sentido reflexivo.

     

    Bom, foi só a visão da questão em uma outra perspectiva, diferente da dos colegas.

    Não tenho certeza das verdades do meu comentário. Então, se estiver errado, corrijam-me!

     

    Bons estudos!!!

  • Colega Bruno Caveira,

    Interessante seu modo de ver a questão, no entanto, a frase "o trabalho não pode ser feito em outro ambiente" é voz ativa [em minha humilde opinião]

    Vejamos: a locução verbal "pode ser feito" pede preposição [de, com ou em = quem é feito de, é feito de algo (ele é feito de açúcar), com algo (o bolo é feito com fermento) ou em algum lugar (a bomba foi feita na américa)], logo, não admite voz passiva.

    Na minha opinião a questão é "morta" com o conhecimento sobre VTD e VTI.

    A única assertiva com VTD é a (d). Quem perde, perde algo = VTD

    Transpondo pra ativa ficaria "Horas são perdidas dentro da empresa"

  • RL Tribunais,

     

    obrigado por esclarecer minha dúvida! Vivendo e aprendendo.

    Foi só uma tentativa de "destrinchar" a questão, mas, certamente, ela pode ser resolvida com a verificação da transitividade dos verbos.

     

    Avante, guerreiros!

  • Colega RL Tribunais,

    Você está correto quanto a explicação da voz passiva sintética, porém, essa última frase não está na voz passiva analítica? "Horas são perdidas dentro da empresa". (Verbo de ligação "são" + Particípio "perdidas")

    Não teríamos algo como: " Antigamente, os funcionários perdiam muitas horas dentro da empresa [...]" na voz ativa?

  • DICA:  Só podem ser transpostos para a voz passiva os VTD e os VTDI.

    Faz a pergunta ao verbo.  

    ( O QUÊ) -   VTD    QUEM GRAVA, GRAVA O QUÊ?  Quem subsidia, subsidia o quê, ALGO?

    ( QUEM) -   VTDI

    - Quem compartilha, compartilha O QUÊ, ALGO ?     VTD

     

    VOZ ATIVA   Os revestimentos das paredes isolam o calor 

                                     Sujeito                          VTD        OD

     

    VOZ PASSIVA     O calor         é       +       isolado                         pelos revestimentos das paredes.

                                   Sujeito     VL          (locução verbal)                     Agente da passiva 

     

     

    DICA:     

    Passiva com 3 verbos terá 2 na ativa


    Passiva com 2 verbos terá 1 na ativa

     

    AO CONTRÁRIO, V. A. PARA VOZ PASSIVA ANALÍTICA:

    TERIAM sido utilizados (3 verbos)

    TERIAM utilizado (2 verbos)

     

    REGRA:        ATIVA COM UM VERBO. NA PASSIVA VAI TER DOIS

     

    1°)      Contar os verbos. Ex: se na voz ativa tem 1 verbo, na voz passiva passará a ter 2 verbos ( verbo + particípio)

     

    2°)      NA TRANSPOSIÇAO DA VOZ ATIVA PARA PASSIVA DEVE SE MANTER O MESMO TEMPO e MODO

    3°)           Inverter os termos inicial e final

     

    4º)    Voz ativa: discussões ecológicas privilegia o ( Estado e o mundo – SUJ. composto verbo no plural).        Voz passiva: Estado e o mundo SÃO (PLURAL) privilegiados.

     

     

     

                                             IDENTIFICAR OS VERBOS:

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU ALGUÉM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS (Crescer, VIVER, ACESSA, FUNCIONA, caiu, comeu, morreu, chegou, acordou, moro, resido, situar-se).

     

     

    -          VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     

     

    VERBOS QUE ADMITEM PASSIVA: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (Ex.: PULVERIZAR, EXALTAR, CELEBRAR) ou VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

    CUIDADO COM OS VERBOS AUXILIARES DA LOCUÇÃO VERBAL:   ESTAMOS (VL) FAZENDO (VTD). Prevalece o VTD.

     

    EXCEÇÃO:  Não se converte O.D. ORACIONAL EM VOZ PASSIVA     Ex. EU QUERIA (VTD) / COMPRAR UM CARRO (OD ORACIONAL).

     

    ***  NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA

     

     

    1)       VTI -  Verbos Transitivos Indiretos (REGEM PREPOSIÇÃO).     Exceção:    OBEDECER e DESOBEDECER.  

     

                             Quem Protesta, Protesta Contra algo/alguém.

     

     

    2)          VI -    Verbos Intransitivos (não pedem complementos). Crescer, VIVER, ACESSA, FUNCIONA, caiu, comeu, morreu, chegou, acordou, moro, resido, situar-se

     

     

    3)          VL -    Verbos de Ligação       ( ser , estar , ficar, continuar, voltar, andar, parecer , permanecer...)     CUIDADO COM OS VERBOS AUXILIARES DA LOCUÇÃO VERBAL:   ESTAMOS FAZENDO (VTD)

     

     

         4)        Verbo IMPESSOAIS       (NÃO TEM SUJEITO):   HAVER (no sentido de existir) e verbos que expressem fenômenos da natureza.

  • EM TEMPO:  QUESTÃO LINDA ! Pessoal, a banca queria saber se tinha VTI, e como  passar da voz passiva SINTÉTICA (SE) para voz passiva ANALÍTICA.

     

    BANCA FCC

    ATENÇÃO:   Alterando-se da voz passiva SINTÉTICA (SE) para voz passiva ANALÍTICA, a forma verbal concordará  com o sujeito paciente MANTÉM o tempo verbal.

     

     

    I-     Na voz passiva SINTÉTICA: nem se poderiam qualificar as curvas como "cabeças de alfinete" 

          Na voz passiva analítica: as curvas nem poderiam ser qualificadas como "cabeças de alfinete"

     

    II-    Na voz passiva SINTÉTICA:   perdiam-se horas dentro da empresa

            Na voz passiva analítica:        horas ERAM perdidas dentro da empresa.

         

     

    II-    Na voz passiva SINTÉTICA: podem-se examinar à vontade as árvores e as plantas

            Na voz passiva analítica:  as árvores e as plantas podem ser examinadas à vontade

     

    III-  Na voz passiva SINTÉTICA Mas a grandeza das manhãs se media pela quantidade de mulungus..

         Na voz passiva ANALÍTICA: Quantidade de mulungus era medida pela grandezas das manhãs.

  • ótima questão!

  • GABARITO--------D

  • VTD, VTDI + se = Particula Apassivadora / Pronome apassivador ---> o que seria objeto direto passa a ser sujeito (a frase fica na voz passiva) 

    VTI, VL, VI + se = Indece de Interterminação do Sujeito 

  • HORAAAAAAAAAS SÃO PERDIDAS!!!!
    GAB LETRA D


    "quem perde, perde algo, VTD"

  • PARA MATAR A QUESTÃO

    Conjugue os VERBOS!!!!!

    Quem perde, perde ALGO: VTD LOGO: PASSIVA

  • É muito comum a FCC fazer prova com vozes do verbo.

  • VOZ PASSIVA = 1) ANALÍTICA: verbo ser + particípio

    2) SINTÉTICA: vtd + se

    Identificação do sujeito agente

    Detinham-se em que = em suas tarefas = VTI não forma passiva

    Dedicavam-se a que = às suas tarefas = VTI não forma passiva

    Quando o " se" for PA ( transforme-o no verbo ser ) haverá sujeito na oração com o qual o verbo deverá concordar:

    Antigamente, as horas dentro da empresa eram perdidas, visto que o trabalho não podia ser feito em outro ambiente

    Orgulham-se de que = de concluir seu trabalho = VTI não forma passiva


ID
1606855
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Zygmunt Bauman: “Vivemos o fim do futuro" 

Em 1963, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman foi censurado e afastado da Universidade de Varsóvia por causa de suas ideias, tidas como subversivas no comunismo. Hoje, aos 88 anos, é considerado um dos pensadores mais eminentes do declínio da civilização. Nesta entrevista, ele fala sobre como a vida mudou nos últimos 20 anos.

ÉPOCA – De acordo com sua análise, as pessoas vivem um senso de desorientação. Perdemos a fé em nós mesmos?

Zygmunt Bauman – Durante toda a era moderna, nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente. Nossos contemporâneos vivem sem esse futuro. Estamos mais descuidados, ignorantes e negligentes quanto ao que virá.

ÉPOCA – Os jovens podem mudar e salvar o mundo? Ou nem os jovens podem fazer algo para alterar a história?

 Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real.

                                          (Adaptado de: GIRON, Luís Antônio. In: Época. São Paulo, Globo, 19.02.2014)


Zygmunt Bauman expressa a opinião de que

Alternativas
Comentários
  • A - o que ocorre é que os negligentes foram os mais velhos!

    b - deve prescindir

    C - GABARITO

    D - há o que esperar, com atitudes reais!

    E - o autor é esperançoso

  • GABARITO "C"



    a) O declínio da sociedade atual é resultado da postura negligente dos nossos contemporâneos, não dos jovens; pelo contrário, eles é que podem ser a esperança, segundo Bauman.



    b) O texto não fala em diálogo entre jovens e mais velhos.



    d) "...pois não há como esperar que os jovens desenvolvam uma postura responsável quanto a seu futuro" - O pensamento do sociólogo vai de encontro com essa ideia; se há uma esperança, ela está nos jovens, com algumas ressalvas, é claro.



    e) afirmativa estapafúrdia dizer que os ancestrais foram negligentes, o sociólogo até os enaltece dizendo que tinham visão de futuro, que se planejavam com avaliações do que houvera realizado.

  • FCC sempre trabalhando com a "Inferência" e "Extrapolação" nas questões de Português. Letra C 

  • Neste caso foi pura recorrência  textual , ou seja, a originalidade do texto 

  • Gabarito: C.

     

    Fundamento:

     

     a) o declínio da sociedade atual é resultado da postura negligente que os jovens têm com relação ao fortalecimento de ideias comunistas. incorreto
    "ÉPOCA – Os jovens podem mudar e salvar o mundo? Ou nem os jovens podem fazer algo para alterar a história? 

     Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram."

     

     b) o futuro do planeta depende de um diálogo mais saudável entre os jovens e os mais velhos, o qual não deve prescindir da interação virtual.incorreto: "Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real."

     

     c) os jovens poderão alterar positivamente o curso da história, com a condição de passarem a se dedicar às relações da vida real.correto: "Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real."

     

     d) o planeta e seus habitantes estão ameaçados, pois não há como esperar que os jovens desenvolvam uma postura responsável quanto ao seu futuro.incorreto: "Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real." 

     

     e) os jovens têm se mostrado tão negligentes com o futuro quanto seus ancestrais, e isso fará recrudescer o declínio da civilização.incorreto: "Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real."


ID
1606858
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Zygmunt Bauman: “Vivemos o fim do futuro" 

Em 1963, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman foi censurado e afastado da Universidade de Varsóvia por causa de suas ideias, tidas como subversivas no comunismo. Hoje, aos 88 anos, é considerado um dos pensadores mais eminentes do declínio da civilização. Nesta entrevista, ele fala sobre como a vida mudou nos últimos 20 anos.

ÉPOCA – De acordo com sua análise, as pessoas vivem um senso de desorientação. Perdemos a fé em nós mesmos?

Zygmunt Bauman – Durante toda a era moderna, nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente. Nossos contemporâneos vivem sem esse futuro. Estamos mais descuidados, ignorantes e negligentes quanto ao que virá.

ÉPOCA – Os jovens podem mudar e salvar o mundo? Ou nem os jovens podem fazer algo para alterar a história?

 Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real.

                                          (Adaptado de: GIRON, Luís Antônio. In: Época. São Paulo, Globo, 19.02.2014)


Considere a seguinte passagem do texto:


... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente.


Essa passagem está corretamente reescrita, preservando-se o sentido e as relações sintáticas e coesivas, em: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "C"

    a) a conjunção condicional "CASO" no último período deixa  a alternativa errada, pois "A visão do futuro guiava o presente" é uma constatação, não uma possibilidade.

    b) a adversativa "CONTUDO" no último período deixa a alternativa errada, pois insere ideia de contraste em relação às orações anteriores descaracterizando o que o texto original quer dizer.


    c) o texto original tem três períodos; o reescrito, dois. A tática foi retirar o primeiro ponto, introduzir vírgula e trocar as palavras "eles avaliavam" pelo gerúndio "avaliando", o que o deixou com o mesmo sentido. O arremate foi pôr a conclusiva "ASSIM" no último período que em nada alterou o seu sentido original.

    d) nessa alternativa a segunda oração é iniciada com a locução proporcional "AO PASSO QUE", que, no meu modo de ver, cabe perfeitamente sem alterar o sentido, pois uma coisa acontece à proporção que a outra se desenrola. O problema está no último período, no qual a expressão"SENDO QUE" faz o papel de uma causal, ou seja, essa oração seria a causa das anteriores, o que a deixaria em desconformidade com o texto original.

    e) O erro dessa alternativa está no início da segunda oração com a adversativa  "AINDA QUE", pois exprime ideia de contraste em relação à oração anterior desconfigurando o sentido do texto original.

  • Muito bons os seus comentários Pedro Paulo! Só discordo de você na última alternativa, pois considero a expressão "Ainda que" uma conjunção concessiva, sinônimo de "embora".

    Foco, Força e Fé!!

  • Muito bom Pedro Paulo Obrigada...


ID
1606861
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Zygmunt Bauman: “Vivemos o fim do futuro" 

Em 1963, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman foi censurado e afastado da Universidade de Varsóvia por causa de suas ideias, tidas como subversivas no comunismo. Hoje, aos 88 anos, é considerado um dos pensadores mais eminentes do declínio da civilização. Nesta entrevista, ele fala sobre como a vida mudou nos últimos 20 anos.

ÉPOCA – De acordo com sua análise, as pessoas vivem um senso de desorientação. Perdemos a fé em nós mesmos?

Zygmunt Bauman – Durante toda a era moderna, nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente. Nossos contemporâneos vivem sem esse futuro. Estamos mais descuidados, ignorantes e negligentes quanto ao que virá.

ÉPOCA – Os jovens podem mudar e salvar o mundo? Ou nem os jovens podem fazer algo para alterar a história?

 Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real.

                                          (Adaptado de: GIRON, Luís Antônio. In: Época. São Paulo, Globo, 19.02.2014)


Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso.Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram.

Essa passagem está adaptada a um artigo científico, escrito na terceira pessoa, em linguagem correta, culta e formal, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Prova para fechar português!

  • A)  O "NÃO" ATRAI A PROCLISE

    B) A LINGUAGEM ESTÁ INFORMAL

    C)O "NÃO" ATRAI A PROCLISE

    D) TÊM (CONCORDAR COM "JOVENS")

    E) GABARITO

  • Dúvida: Na alternativa D a forma usada "pra" está correta na linguagem culta, formal?

  • "Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra". Exemplos: Viajei para o Japão ano passado. (texto formal, escrito) / Fui pra casa da minha tia ontem. (texto informal, fala). (http://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=83)

    Espero que tenha ajudado. Bons estudos!


  • Só RETIFICANDO... O colega falou que o ITEM B está escrito INFORMAL... "dar um jeito", OK. Porém existe outro erro no tempo verbal do verbo PODER:  É confiante que os jovens podem dar um jeito no estrago que os mais velhos deixaram. 



    Presente do Indicativo

    Eu posso / tu podes / ele pode / nós podemos / vós podeis / Eles podem



    No entanto a estrutura da frase está no PRESENTE DO SUBJUNTIVO: 

    É confiante QUE os/ELES jovens POSSAM dar um jeito no estrago que os mais velhos deixaram. 



    Deus é fiel!

  • A) erro de concordância. [...]será reparado pelos mais jovens as faltas. serão reparadas

    c) aptos à corrigir. podre, crase antes de verbo.

    d) poder [...] pra retificar. tem o poder de retificar....

  • a)Bauman não julga-se desesperançoso. Demonstra confiança de que será reparado pelos mais jovens as faltas dos mais velhos. ERRO NA COLOCAÇÃO PRONOMINAL/ NÃO É PALAVRA ATRATIVA
     b)Bauman não acha que ele é desesperançoso. É confiante que os jovens podem dar um jeito no estrago que os mais velhos deixaram. TEXTO CIENTÍFICO USANDO A PALAVRA "ACHA"???

     c)Bauman não vê-se como desesperançoso. Está confiante de que os jovens encontram-se aptos à corrigir os equívocos dos mais velhos.  ERRO NA COLOCAÇÃO PRONOMINAL/ NÃO É PALAVRA ATRATIVA

    d)Bauman não se diz desesperançoso. Confia no poder que os jovens tem pra retificar os erros dos mais velhos. VERBO TER DEVERIA ESTAR COM ACENTO CIRCUN - OS JOVENS TÊM

     e)Bauman não se considera desesperançoso. Tem confiança na capacidade de os jovens repararem os danos provocados pelos mais velhos. CORRETA

  • Ainda na alternativa C) aptos à corrigir (deve ser sem crase).

  • gab. E

    Olha sou medianinho para fraco em português, mas consegui responder essa questão apenas com a leitura, pois é a única fluente e concisa.

  •  a) Bauman não julga-se desesperançoso. Demonstra confiança de que será reparad(o) pelos mais jovens as faltas dos mais velhos. ERRADA!ERRADA! 

    Adverbio "não" atrai a partiular "se" - nesse caso reflexiva.

    O adjetivo "REPARADO" deve concordar com o substantivo ao qual se refere, "AS FALTAS".

     

     b) Bauman não acha que ele é desesperançoso. É confiante que os jovens podem dar um jeito no estrago que os mais velhos deixaram. ERRADA!

    Dever-se-ia empregar o modo subjuntivo; POSSAM

     

     c) Bauman não vê-se como desesperançoso. Está confiante de que os jovens encontram-se aptos à corrigir os equívocos dos mais velhos.  ERRADA!

    VER REGRA DA LETRA A

    Não se usa crese antes de verbos.

     

     d) Bauman não se diz desesperançoso. Confia no poder que os jovens tem pra retificar os erros dos mais velhos. ERRADA!

    Dever-se-á acentuar o verbo ter com o acento diferencial, para distinguí-lo, se flexionado no plural ou singular.

     

     e) Bauman não se considera desesperançoso. Tem confiança na capacidade de os jovens repararem os danos provocados pelos mais velhos. CORRETA!

  • A explicação da alternativa (e) é a mesma da (a), apresentada abaixo por Rick Santos, Adverbio "não" atrai a partiular "se" - nesse caso reflexiva.


ID
1606864
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Céu da Boca 

    Uma das sedes da nostalgia da infância, e das mais profundas, é o céu da boca. 
    A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos. O cronista, se fosse escrever um livro de memórias, daria nele a maior importância à mesa de família, na cidade de interior onde nasceu e passou a meninice. A mesa funcionaria como personagem ativa, pessoa da casa, dotada do poder de reunir todas as outras, e também de separá-las, pelo jogo de preferências e idiossincrasias do paladar − que digo? da alma, pois é no fundo da alma que devemos pesquisar o mistério de nossas inclinações culinárias. 
    A mesa mineira era grande, inteiriça e de madeira clara. À esquerda e à direita, estiravam-se dois bancos compridos, em que irmãos e parentes em visita se sentavam por critério hierárquico. À cabeceira, na cadeira de jacarandá e palhinha, o pai presidia. 
    A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou; e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. A bolsa e a vida. São Paulo, Companhia das Letras, 2012, p. 91-92.) 

Para o autor,

Alternativas
Comentários
  • a) a memória do paladar está relacionada a reminiscências de quem fomos na infância e de relações de afeto com nossos familiares. 
    Comentário: 'A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos."

    b)nossas preferências culinárias vêm do fundo da alma e, portanto, permanecem imunes à influência do meio em que somos criados. 
    Comentário: "A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou;" - a comida fica imune às influências externas, conservando a simplicidade da cidade do interior.

    c)os hábitos alimentares adquiridos ao longo da vida adulta alteram a lembrança do contexto em que vivemos na nossa infância. 
    Comentário: "e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras."

    d) a memória do paladar da infância é despertada ao se apreciar uma refeição idêntica àquela do passado e não uma outra refeição, diferente.
    Comentário: Nada a ver com o que é dito no texto de Drummond

    e) nossas inclinações culinárias vão se sofisticando ao longo dos anos, sendo que pratos simples tendem a ser preteridos por requintados. (preterir = desprezar) 
    Comentário: errado - "e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras."

  • Reminiscências:  Ato de se lembrar.

    A frase ficaria maios ou menos assim: 

    A memória do paladar está relacionada a reminiscências = (LEMBRANÇAS) de quem fomos na infância e de relações de afeto com nossos familiares. 



ID
1606867
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Céu da Boca 

    Uma das sedes da nostalgia da infância, e das mais profundas, é o céu da boca. 
    A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos. O cronista, se fosse escrever um livro de memórias, daria nele a maior importância à mesa de família, na cidade de interior onde nasceu e passou a meninice. A mesa funcionaria como personagem ativa, pessoa da casa, dotada do poder de reunir todas as outras, e também de separá-las, pelo jogo de preferências e idiossincrasias do paladar − que digo? da alma, pois é no fundo da alma que devemos pesquisar o mistério de nossas inclinações culinárias. 
    A mesa mineira era grande, inteiriça e de madeira clara. À esquerda e à direita, estiravam-se dois bancos compridos, em que irmãos e parentes em visita se sentavam por critério hierárquico. À cabeceira, na cadeira de jacarandá e palhinha, o pai presidia. 
    A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou; e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. A bolsa e a vida. São Paulo, Companhia das Letras, 2012, p. 91-92.) 

Uma característica do gênero crônica verificável no texto é:

Alternativas
Comentários
  • Características da crônica:
    1. diálogo com o leitor
    2. reflexão a partir de um fato cotidiano
    3. normalmente, é uma narração curta
    4. podem ser críticas, sarcásticas, humorísticas ou reflexivas. 

    Alternativa D

  • A questão versa, nada além da interpretação do texto. Vale ressaltar que a banca extrapola os enunciados para confundir o candidato. Vejamos:

    a) a linguagem rigorosamente formal e impessoal O autor não utiliza uma linguagem rigorosamente formal e impessoal (extrapolação)

    b) o relato objetivo e imparcial de um evento no passado É um relato de certa forma objetivo da sua vivência enquanto menino e não em somente um evento (extrapolação)

    c) o discurso reivindicatório, expressos por verbos no imperativo Ele não reivindica a alimentação atual, e simplesmente relata da nostalgia que sente da alimentação da sua infância a partir da experiência cotidiana do passado. 

    d) a reflexão a partir de uma experiência cotidiana CORRETO. Percebe-se que há uma divergência com a alternativa b, que fala somente de um evento no passado. 

    e) a argumentação pautada na recorrências de perguntas retóricas Não há uma ideia de convencimento no texto e sim de uma exposição de uma experiência cotidiana no passado. 


  • bizu:


    eu vi no texto uma passagem em que  ele disse: DIGO! ... DESSE MODO, TIRA-SE A IMPESSOALIDADE.


    QUANDO VC VIR EM PROVA DE FCC ALGUNS DESSES ADVERBIOS, FIQUE COM UM PULGA ATRAS DA ORELHA PQ VEM BOMBA:


    RIGOROSAMENTE

    NUNCA

    SEMPRE

    NAO

    TODOS

  • Crônica (características):

    A crônica narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras.

    Fonte: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018. Pág. 977) 


ID
1606870
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está redigida com correção e clareza a frase:

Alternativas
Comentários
  • a) gab.

    b) o verbo ser não pede prep.:  A cabeceira da mesa era onde se sentava ...

    c) quem está disposto, está disposto a : O cronista disposto a escrever...

    d) demonstrar (vtd): um gesto () que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa.

     e)quem faz alusão, faz alusão a  :  Drummond faz alusão a alguns alimentos...

  • a) Alguns alimentos (sujeito) vinculam-se à infância de certas pessoas de uma maneira tão surpreendente  que as (certas pessoas) transportam, de imediato, ao passado. CORRETO 

      b) A cabeceira da mesa era aonde (ERRADO - ideia de movimento) se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os (lugares) eram designados segundo um critério hierárquico.  ERRADO

      c) O cronista disposto A escrever um livro de memórias deve rememorar sobre os hábitos alimentares da família, dando (VTDI)-LHES (AOS HÁBITOS) um papel de destaque em seu texto (OBJETO DIRETO). ERRADO

    DANDO UMA PAPEL DE DESTAQUE AOS HÁBITOS (A ELES- LHES).

      d) Nas famílias brasileiras, um gesto de que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa. ERRADO 

    UM GESTO QUE SE PRETENDA DEMONSTRAR RESPEITO OU AFETO (demonstra-se afeto e respeito a alguém)  A ALGUM FAMILIAR..

      e) Em sua crônica “O céu da boca”, Drummond faz alusão A alguns alimentos que O remetem  ao tempo em que era menino em Minas Gerais. ERRADO

    ALUSÃO A ALGUNS ALIMENTOS QUE O REMETEM (REMETEM ELE)

  • Até agora não entendi pq a D está errada?

  • A D está errada pois o verbo demonstrar é VTD, pois quem demonstra, demonstra ALGO, ou seja, não necessita da preposição DE. A frase correta ficaria assim: Nas famílias brasileiras, um gesto (de < elemento errado) que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa. 

  • Na a): "Alguns alimentos vinculam-se ..."

    usaria a próclise se não tivesse a palavra alimentos?

    "Alguns se vinculam ..."

    é isso?





  • No meu entender, a alternativa D também poderia ser reescrita da seguinte forma:

    Nas famílias brasileiras, um gesto com o qual se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reserva-lhe um lugar especial à mesa.

    Justificativas:

    Com o qual: Ele pretende demonstrar respeito ou afeto com alguma coisa

    Reserva-lhe: Quem reserva, reserva alguma coisa a alguém (VTDI). Na questão, ele reserva um lugar especial ao familiar; logo, a preposição lhe substitui a objeto indireto.


    Se estiver equivocado, corrijam-me por favor!!!

  • Questão complicada. Erros quase que não notórios, mas deu tudo certo.

  • a)Alguns alimentos vinculam-se à infância de certas pessoas de uma maneira tão surpreendente que as transportam, de imediato, ao passado. CORRETA

     b)A cabeceira da mesa era aonde ONDE se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os eram designados segundo um critério hierárquico. 

     c)O cronista disposto de DISPOSTO A escrever um livro de memórias deve rememorar sobre os hábitos alimentares da família, dando-os um papel de destaque em seu texto. 

    d)Nas famílias brasileiras, um gesto de A que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa. 

     e)Em sua crônica “O céu da boca”, Drummond faz alusão FAZ ALUSÃO A de alguns alimentos que lhe remetem ao tempo em que era menino em Minas Gerais. 
  • Li todos os comentários e até agora creio não ter achado algo que explicasse o erro da questão D. 
    A preposição "de" nada tem a ver com o verbo pretender, não há ligação entre os dois termos em meu entender, ela está sim ligada ao termo "gesto". Portanto, pouco importaria a transitividade do verbo "pretender".

  • Porque a D está errada:

    Nas famílias brasileiras,

    um gesto [COM O QUAL se pretende demostrar (respeito ou afeto) (a algum familiar)]

    é

    reservá-lo um lugar especial à mesa.


    [pretende demonstrar] é uma locução onde o verbo principal é DEMONSTRAR. Então, ele que manda. 

    Demonstrar pode ser verbo transitivo direto E verbo transitivo direto e indireto.

    Na frase, ele funciona como VTDI. Portanto, está ok.


    [reservá-lo um lugar à mesa]

    Reservar é verbo transitivo direto pronominal.

    Portanto, está ok.


    O erro na D é o COM O QUAL no lugar de DE QUE.

  • Concordo com o João Morysson. O correto na letra D seria "com o qual se pretende demonstrar".

  • a) Alguns alimentos vinculam-se à infância de certas pessoas de uma maneira tão surpreendente que as transportam, de imediato, ao passado. PERFEITA!

     

     b) A cabeceira da mesa era aonde se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os(lhes) eram designados segundo um critério hierárquico.  ERRADA!

    Preposição avulsa, tornando-se desnecessária!

     

    O termo designados está utilizando como transitivo indireto, portanto incorreto o uso do pronome obliquo 'os', devendo-se utilizar o pronome LHES. Pois vejamos;

     

    (Foi erro na digitação já corrigi, vlw pelo toque Alfredo Ebenezer)

     

    (...) parentes ocupavam os lugares nas laterais, que eram designados a eles segundo um critério hierárquico. 

     

     

     c) O cronista disposto de(a) escrever um livro de memórias deve rememorar sobre os hábitos alimentares da família, dando-os(lhes) um papel de destaque em seu texto.  ERRADA!

    Troca equívoca da preprosição "a" pela "de". Pois quem se dispõe, dispõe-se A ALGO.

     

    VER REGRA DA LETRA B 

     

     

     d) Nas famílias brasileiras, um gesto de que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo(lhe) um lugar especial à mesa.  ERRADA!

    VER REGRA DA LETRA B

     

    Quem reserva, reserva ALGO A ALGUÉM!

     

    (...) um gesto de que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservár a ele um lugar especial à mesa.

     

     

     e) Em sua crônica “O céu da boca”, Drummond faz alusão de(A) alguns alimentos que lhe(o) remetem ao tempo em que era menino em Minas Gerais.  ERRADA!

    Troca equívoca da preprosição "a" pela "de". 

     

    Equvoca colocação Pronomianl; o que remete, remete alguem A ALGO. 

     

    Portanto;

     

    (...) alguns alimentos que remetem ele ao tempo em que era menino em Minas

     

     

  • Na letra A o verbo "vinculam-se" não deveria está no sigular pois é verbo transitivo indireto está com a particula "se"????

    Alguem poderia me ajudar....

    Desde já obrigado...

  • Estava reparando que nessa questão, que é certa em provas da FCC, a banca costuma dar mais de um erro em cada alternativa errada. Vale ressaltar aqui, pois, caso você tenha dúvida em relação a um trecho estar ou não errado, leia a alternativa até o final, porque é grande a possibilidade de haver outro erro, eliminando sua dúvida.

  • Rick Santos, 

    Nada a ver teu comentário cara!

    Na alternativa B se o verbo é VTD é correto é usar OS mesmo que será o objeto direto. LHES sempre será OI, então sua explicação está errada.

    Você ta fazemdo muita confusão, sua colocação pronominal está errada.
     

  • Na letra d, quem reserva reserva algo a alguem. Não seria vtdi???????????

  • d) não há acento na conjugação 'revervá-lo'. Correto: reserva-lo, presente do Indicativo com o pronome oblíquo átono 'o'.

    Fonte: http://www.conjugacao.com.br/verbo-reservar/

  • A meu ver, embora o site descrito pelo Israel mostre a palavra "reservá-lo" sem acento agudo, está errado, pois no caso da ênclise devemos seguir normalmente as regras de acentuação da palavra anterior ao pronome átono.

  • Uma dúvida: Em A cabeceira da mesa..., esse "A" não seria craseado ? Por favor se alguém puder explicar...

  • Apenas o conhecimento da regência dos pronomes "o, a, os, as, e lhe, lhes" já mata a questão.

  • Só uma dica rapida sobre a B: quando vir AONDE seu coração já fica tenso ne; pois sabe que vai acertar:

    AONDE: so se usa essa PORRA quando o verbo PEDIR a preposição A.

    Aonde ele vai? QUEM VAI, VAI a algum lugar
    Aonde você quer chegar? QUEM CHEGA, CHEGA a alguem lugar
    Aonde devo ir para comprar esses produtos? VAI VAI ( ir) VAI a algum lugar
    Não sei aonde ir para vê-la....

    O AONDE indica movimento tá ;)

     

    A cabeceira da mesa era aonde se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os eram designados segundo um critério hierárquico.

    RESPOSTA: era é verbo de ligação, não pede A. Para acrescentar, nem ONDE caberia..pois so podemos usá-lo quando indicar LUGAR.

     

    erros, avise-me.

    GABARITO ''A''

  • a)Alguns alimentos vinculam-se à infância de certas pessoas de uma maneira tão surpreendente que as transportam, de imediato, ao passado. 

     

     b)A cabeceira da mesa era aonde se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os eram designados segundo um critério hierárquico. 

    Correto: onde

     

     c)O cronista disposto de escrever um livro de memórias deve rememorar sobre os hábitos alimentares da família, dando-os um papel de destaque em seu texto. 

    Quem está disposto, está disposto a algo --> disposto a escrever

     

     d)Nas famílias brasileiras, um gesto de que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa. 

    Quem pretende pretende alguma coisa. --> que se pretende

     

     e)Em sua crônica “O céu da boca”, Drummond faz alusão de alguns alimentos que lhe remetem ao tempo em que era menino em Minas Gerais. 

    Quem faz alusão, faz alusão a algo--> alusão a alguns...

  • Caros, 

     

    a) Alguns alimentos vinculam-se à infância de certas pessoas de uma maneira tão surpreendente que as transportam, de imediato, ao passado. (CORRETA)

     

     

     b) A cabeceira da mesa era aonde se sentava o pai, enquanto irmãos e demais parentes ocupavam os lugares nas laterais, que os eram designados segundo um critério hierárquico. (ERRADA)

     

    Justificativa: O emprego de “aonde” na frase está descabido, pois o seu uso rege a preposição “a” e denota o sentido de locomoção, o que não é o caso da assertiva, que denota lugar.

     

    O correto seria: Na (em + a) cabeceira da mesa era onde se sentava o pai.... O Pronome onde, exige o emprego da preposição “em” e é utilizado para denotar lugar.

     

     

     c) O cronista disposto de escrever um livro de memórias deve rememorar sobre os hábitos alimentares da família, dando-os um papel de destaque em seu texto. (ERRADA)

     

    Justificativa: Quem está disposto, está disposto a alguma coisa. O verbo dar é VTDI, portanto aceita apenas um complemento direito e outro indireto, e no seu emprego na frase, apresenta dois objetos diretos.

     

    Alternativa de reescritura: dando-lhes (OI) um papel de destaque (OD) em seu texto.

     

     

     d) Nas famílias brasileiras, um gesto de que se pretende demonstrar respeito ou afeto a algum familiar é reservá-lo um lugar especial à mesa.  (ERRADA)

     

    Justificativa: Na frase não há justificativa para o emprego da preposição “de” antes do pronome “que” conforme destacado, não há nenhum termo que a rege.

     

     

     e) Em sua crônica “O céu da boca”, Drummond faz alusão de alguns alimentos que lhe remetem ao tempo em que era menino em Minas Gerais. (ERRADA)

     

    Justificativa: Questão tradicional, quem faz alusão, faz alusão a algo.

     

    Espero ter ajudado, bons estudos. 

  • GABARITO A

     

    AONDE --> Ideia de movimento.

    ONDE --> Ideia de lugar

     

    bons estudos.

  • a) Gabarito

    b) À cabeceira da mesa era ONDE se sentava

    c) disposto A escrever

    d) um gesto que se pretende demonstrar

    e) faz alusão A alguns

  • Quem senta, senta EM = onde

    Quando o verbo pedir a preposição A = aonde


ID
1606873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase escrita com clareza e atendendo às normas de concordância da norma-padrão é:

Alternativas
Comentários
  • a) Algumas pessoas detêm ... 

    b)Pode haver muitas explicações científicas... o verbo haver "contamina seu verbo auxiliar" mantendo-o na 3ª pessoa do sing.

    c) GAB

    d) Quando alguns alimentos se enchem de significado afetivo tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los serão inevitáveis. 

     não separa o sujeito de predicado, ou seja, não tem essa virgula antes do verbo tornam-se.

    e) O paladar pode evocar experiências agradáveis...

  • Gabarito "C"


    a) Há dois erros nessa assertiva: "Detém" - o correto é "Detêm" no plural. O outro erro está em toda a segunda oração que se inicia com o pronome relativo "As quais", quando o correto é "A qual", já que se refere à "capacidade" e não a "pessoas" como quer fazer crer o examinador. Vou reescrever de forma correta: Algumas pessoas detêm uma capacidade para memorizar sabores e texturas maior que a média,a qual passa a ser usada como ferramenta de trabalho. (o que vai ser usado como ferramenta de trabalho é a capacidade da pessoa).

    b) "Podem haver muitas explicações..." - o correto: "Pode haver muitas explicações...". O verbo "haver" é impessoal, fica, portanto no singular; "pode" é auxiliar que deve assumir o mesmo comportamento do principal.

    d) Toda a construção dessa assertiva está correta - inclusive, as colocações das vírgulas e do ponto e vírgula - até chegar nas palavras "serão inevitáveis". O correto seria: "é inevitável". O examinador ilude o candidato ao fazê-lo acreditar que "inevitáveis" deve concordar com "prová-los."Vou reescrever da forma correta: Quando alguns alimentos se enchem de significados afetivos, tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los é inevitável.

    e) "O paladar....podem evocar..." - o correto: "O paladar ....pode evocar..."
  • Gostaria de entender melhor as vírgulas usadas na assertiva C em (, pelos poetas, uma ponte entre o corpo e a alma,).

  • Eu acredito que na letra E o erro está em "traumas que se julgava resolvido" (correto: traumas que se julgavam resolvidos). "Podem", como se refere à olfato e a paladar, pode ficar no singular (caso concorde com o sujeito mais próximo) ou plural (ambos sujeitos) .

  • Gente na alternativa D a forma correta seria ''enchem-se'' ou nao? Pq na minha opinião não tem nem uma palavra atrativa antes dela. Me ajudem ..

  • Descartei a letra c depois de ler o a craseado antes do nossa. Ainda acho que a letra e é a correta

  • William, acredito que esse ''se'' da alternativa D seja parte integrante do verbo, por isso não se admite a ênclise. Acredito que seja isso porque logo depois do verbo vem a preposição ''de'' ( quem ''se'' enche, ''se'' enche ''de'' alguma coisa),

  • Renta correa, 

    O paladar, tanto quanto o olfato para alguns, podem evocar experiências agradáveis, mas também traumas que se julgava resolvido.

    A letra "E"está errada devido a concordância verbal. veja a parte destacada em negrito

  • Gabarito letra C.. só uma observação a mais sobre a crase da letra C... A crase antes de pronomes possessivos é facultativa, mas no caso de estar no plural ela é obrigatória..

  • Perfeito o comentário do Pedro Paulo!

  • e) O paladar, tanto quanto o olfato para alguns, podem evocar experiências agradáveis, mas também traumas que se julgava resolvido. Reescrevendo: O paladar, tanto quanto o olfato para alguns, podem evocar experiências agradáveis, traumas que se julgavaM resolvidos. 

    "Podem", como se refere à olfato e a paladar, pode ficar no singular (caso concorde com o sujeito mais próximo) ou plural (ambos sujeitos) . Na verdade o plural é facultativo. 

    Julgavam = concordará com traumaS

  • não consegui visualizar o erro da alternativa D.

  • Thiago Silva, o comentário do "Pedro Paulo" explica o erro da letra d.

    d) Toda a construção dessa assertiva está correta - inclusive, as colocações das vírgulas e do ponto e vírgula - até chegar nas palavras "serão inevitáveis". O correto seria: "é inevitável". O examinador ilude o candidato ao fazê-lo acreditar que "inevitáveis" deve concordar com "prová-los."Vou reescrever da forma correta: Quando alguns alimentos se enchem de significados afetivos, tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los é inevitável.

  • Respondendo ao Thiago, a letra "D" está errada por conta do equívoco registrado no segundo período da respectiva frase: o verbo "inevitáveis" no plural.


    Este verbo deve ficar no SINGULAR em razão do sujeito oracional: "voltar ao passado ao prová-los". Basta substituí-lo por isso.

    Logo, "voltar ao passado ao prová-los é inevitável", ou seja, "isso é inevitável ".


    Esse é um tipo de sujeito oracional, que se verifica quando o verbo está constituído no infinitivo. Ele também é chamado de oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.


    Espero ter ajudado!!!

  • Considerada, pelos poetas, uma ponte entre o corpo e a alma, a memória do paladar é responsável por compor o conjunto de traços que nos liga às nossas origens. não seria Ligam????

  • A crase não é obrigatória por estar no plural, ela é facultativa. Só será obrigatória se for possessivo substantivo.
  • Pessoal, DÚVIDA que em outra questão PODE FAZER A DIFERENÇA.


    Na letra "d", o erro de "serão inevitáveis" é gritante. 

    ..., tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los serão inevitáveis.

    Porém, outra ponto me chamou atenção, alguém pode me dizer se a vírgula após "por isso" é obrigatória? 

    Se for, qual a justificativa?

    Grato!

  • Gabarito C.

    a) Algumas pessoas (sujeito) detêm uma capacidade para memorizar sabores e texturas maior que a média, a qual (a capacidade - sujeito) passa a ser usada como ferramenta de trabalho.
    b) Pode haver muitas explicações científicas para o funcionamento da memória, mas ainda assim suas causas profundas continuam um mistério para os poetas. O verbo "haver" no sentido de existir é impessoal, transmitindo sua impessoalidade ao verbo auxiliar "poder," por isso, o verbo fica na 3.ª pessoa do singular.
    c) Correta.
    d) Quando alguns alimentos se enchem de significado afetivo, tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar (núcleo do sujeito)  ao passado ao prová-los será inevitável. Faça a pergunta ao verbo: o que será inevitável? Resposta: voltar ao passado. Quando o sujeito da oração é um verbo no infinitivo, o verbo fica no singular.

    e) O paladar, tanto quanto o olfato para alguns, podem evocar experiências agradáveis, mas também traumas que (sujeitose julgavam resolvidos. O pronome relativo "que" exerce a função de sujeito e está retomando a palavra "traumas," assim o verbo vai para o plural para concordar com o sujeito.
  • Quanto à dúvida do Marcelo Jaskiw na alternativa C:
    c) Considerada, pelos poetas, uma ponte entre o corpo e a alma, a memória do paladar é responsável por compor o conjunto de traços que nos liga às nossas origens. O pronome relativo "que" está retomando o termo antecedente (o conjunto de traços) e tem função sintática de sujeito da oração, assim, o verbo "ligar" concorda com o núcleo do sujeito, que é "conjunto". Logo, "o conjunto nos liga às nossas memórias."


  • bizus:


    Sempre que tem dois verbos juntos, o primeiro eh sempre no singular. segue exemplo. isso despenca em prova!
    Deveeeeeeeeeeee ter muitos CONCURSEIROS aqui
    Podia haver mortes naquela casa
    Devia comparecer muitos concurseiro à prova

    bons estuods
  • Sobre a observação do Marco Antônio a respeito do comentário do Daniel Martins:

    São três os casos em que a crase é FACULTATIVA, trato do que diz respeito à questão:

    Diante de pronomes possessivos femininos no singular quando o termo regente exigir preposição “a”:

    Ele desistiu de viajar devido a/à sua doença. (Neste caso, a crase é facultativa).

    Observação:

    a)  Se o possessivo estiver no PLURAL, não mais haverá um caso de crase facultativa. Existirão apenas duas formas para se construir a estrutura. Observe:

    Ninguém ofendeu a/às vossas irmãs.

    (...) que nos liga a/às nossas origens. (Esse é o exemplo da questão)

    b)  Caso o possessivo feminino se refira a um substantivo elíptico (oculto), a crase será obrigatória. Veja:

    Ele não se referiu a/à tua proposta, mas sim à minha (crase obrigatória – substantivo elíptico).

    Fonte: Nova Gramática da Língua Portuguesa - Rodrigo Bezerra


  • Erro sutil na letra A que por pouco não passou batido. 

    Como o sujeito é "algumas pessoas" é DETÊM com acento circunflexo.

  • Na opção D,

    "[...] ; por isso, voltar ao passado ao prová-los serão inevitáveis." 

    "[...] ; por isso, voltar ao passado ao prová-los é inevitável." (sujeito oracional - verbo deverá ficar no singular)

  • "...o conjunto... nos liga..." Ok! Letra "c" é o gabarito.

  • FUTURO OJAF,

    creio que seu comentário está equivocado.

     

    Quando 2 verbos estão juntos e indicam a mesma ação, temos uma locução verbal (verbo auxiliar + verbo principal). O verbo principal é quem manda na parada! Observe: "No Brasil, os índices de inflação têm subido drasticamente". Repare que, pela concordância verbal, o verbo vai pro plural - pois o sujeito está no plural. Porém, como temos uma locução verbal, o verbo principal (subido) manda o auxiliar ficar no plural, e este lhe obecede.

     

    O que geralmente ocorre é a famosa brincadeira com o verbo haver no sentido de existir. Sabemos que, nesse caso, ele é um verbo impessoal! Logo:

         várias regras de concordância

              Deve haver várias regras de concordância (CERTO)

              Devem haver várias regras de concordância (ERRADO)

     

    Acho que é isso. Se estiver errado, corrijam-me!

    Bons estudos


ID
1606876
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Dona Doida
Uma vez, quando eu era menina, choveu grosso,
com trovoada e clarões, exatamente como chove agora.
Quando se pôde abrir as janelas,
as poças tremiam com os últimos pingos.
Minha mãe, como quem sabe que vai escrever um poema,
decidiu inspirada: chuchu novinho, angu, molho de ovos.
Fui buscar os chuchus e estou voltando agora,
trinta anos depois. Não encontrei minha mãe.
A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha,
com sombrinha infantil e coxas à mostra.
Meus filhos me repudiaram envergonhados,
meu marido ficou triste até a morte,
eu fiquei doida no encalço.
Só melhoro quando chove.
          (PRADO, Adélia. Poesia Reunida. São Paulo, Siciliano, 1991, p. 108) 

No contexto do poema,

Alternativas
Comentários
  • Gab..............B

    OBS: A Alternativa C está idêntica a B.

  • Existem alternativas extrapoladas na questão. Se raciocinar pela parte lógica do contexto, percebe-se que a alternativa correta é a letra B

  • Vamos indicar para comentário do professor.


  • GABARITO: B

    Sempre acho difícil a interpretação de textos poéticos e costumo errar com frequência. Desta vez acertei e me segurei nas duas primeiras linhas do poema para marcar a opção correta.

  • Gabarito letra B.. Não entendi nada sobre o texto, mas acertei.. pq era a única alternativa que não extrapolava o texto... Jesus abençoe e nos dê sabedoria 

  • Letra B: CORRETA.


    "Uma vez, quando eu era MENINA, choveu grosso, com trovoada e clarões, exatamente como chove AGORA".


    A chuva serve como o elemento que conduz a poeta do momento presente para o passado. E é no passado que ela "reencontra" a sua mãe. Então, como apontado pela assertiva B, a chuva serve como veículo que a leva até a sua mãe...


  • ***1ª e 2ª linha: "Uma vez, quando eu era menina, choveu grosso, com trovoada e clarões, exatamente como chove agora"

    ***Última linha: Só melhoro quando chove.

      

    Isso quer dizer que está chovendo no momento que se passa, e isso faz com que ela lembre do passado.

    Sendo assim, a chuva representa um vínculo. 

    No entanto, não entendi completamente essa alternativa, bastando o erro das outras para que eu fizesse por eliminação, pois as demais extrapolam a interpretação.


    *********************************************************


    Letra B:  a chuva representa uma espécie de vínculo, simbólico e sensorial, entre a enunciadora e sua mãe.

  • Basta ler o primeiro e último período; o resto é descartável.

  • Poeminha sem pé nem cabeça...pelo amor! Acertei, mas foi na sorte msm. Falar que entendi, estaria mentindo. Rs

  • Sensação que este texto já foi questão de outra prova!
    Gabarito B (um pouco complexa).

  • Que poema lindo e triste.  Impressão que ela teve Alzheimer. Ela volta pro passado e da de cara com o presente. A família sofre.

  • mas que m... de questão pedir esse tipo de interpretação em concurso público


  • shoraste?

  • Muita maconha nesse texto...


ID
1606879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Dona Doida
Uma vez, quando eu era menina, choveu grosso,
com trovoada e clarões, exatamente como chove agora.
Quando se pôde abrir as janelas,
as poças tremiam com os últimos pingos.
Minha mãe, como quem sabe que vai escrever um poema,
decidiu inspirada: chuchu novinho, angu, molho de ovos.
Fui buscar os chuchus e estou voltando agora,
trinta anos depois. Não encontrei minha mãe.
A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha,
com sombrinha infantil e coxas à mostra.
Meus filhos me repudiaram envergonhados,
meu marido ficou triste até a morte,
eu fiquei doida no encalço.
Só melhoro quando chove.
          (PRADO, Adélia. Poesia Reunida. São Paulo, Siciliano, 1991, p. 108) 

Na construção do poema, predomina o tipo

Alternativas
Comentários
  • NARRATIVO ----- VERBOS NO PASSADO 


    DISSERTATIVO ---- VERBOS NO PRESENTE 


    Estava na dúvida se realmente era narrativo ou descritivo 


    NARRATIVO (passagem no texto) = A parte narrativa é predominante, apesar de o texto possuir traços descritivos, observe: 

    "A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha, com sombrinha infantil e coxas à mostra."


    GAB: E 

  • É um texto narrativo- descritivo com predominância em narração.

    Infelizmente achei que a letra e era pegadinha e errei. :(

  • Tipologia textual:

    - DESCRITIVO: Retrato verbal

    - NARRATIVO: Contar uma história, inclusive poesias

    - DISSERTATIVO: 

    1 - Expositivo: Informar

    2 - Argumentativo: Convencer

  • A questão versa sobre tipologia textual:

    - DESCRITIVO: envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

    - NARRATIVO: esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

    - DISSERTATIVO: é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa. Pode ser Expositivo ou Argumentativo. 

    1 - Expositivo: Informar

    2 - Argumentativo: Convencer

    Embora há partes no texto que descreve algo, há predominânia narrativa. 

    RESPOSTA: E


  • bizus:


    NARRAÇÃO -> era uma vez / eu andava pela cidade quando eu vi um concurseiro estudando


    DISSERTATIVO--> percebe-se que o concurseiro eh um bixo doido

  • Este texto tem passagens descritivas porém o que predomina nele e a narração.

  • No texto narrativo haverá uma progressão temporal, vejamos a explicação: 

    Ao falarmos em narração, logo nos remete à ideia do ato de contar histórias, sejam estas verídicas ou fictícias.

    E para que essa história seja dotada de sentido, ela precisa atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos constitutivos. Dentre eles destacam-se:

    Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

    Tempo - Caracteriza o desencadear dos fatos. É constituído pelo cronológico, que, como o próprio nome diz, é ligado a horas, meses, anos, ou seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo calendário.

    O outro é o psicológico, ligado às lembranças, aos sentimentos interiores vividos pelos personagens e intrinsecamente relacionados com a característica pessoal de cada um.

    Personagens - São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio enredo.

    Há a predominância de personagens que se destacam pelos atos heroicos, chamadas de principais, outras que se relacionam pelo seu caráter de oposição, as antagonistas, e as secundárias, que não se destacam tanto quanto as primárias, funcionando apenas como suporte da trama em si. Existe ainda o Narrador, narrador-personagem, narrador -observador e ainda o narrador onisciente.

     

    Narrador Onisciente Esse sabe tudo sobre o enredo e os personagens, revelando os sentimentos e pensamentos mais íntimos, de uma maneira que vai além da própria imaginação. Muitas vezes sua voz se confunde com a dos personagens, é o que chamamos de Discurso Indireto Livre.

    Todos estes elementos correlacionam entre si, formando o que denominamos de enredo, 
    que é o desencadear dos fatos, a essência da história, a qual se constituirá para um desfecho imprevisível que talvez não corresponderá às expectativas do leitor.

    Este, portanto, poderá ser triste, alegre, cômico ou trágico, dependo do ponto de vista do narrador

     

    Gabarito E 

    Bons Estudos 

  • matei porque ela mesmo fala dela, quando eu era menina, eu voltei depois de 30 anos, meus filhos me repudiam, ela ta falando dela, narrando 

  • → Narração Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.


ID
1606882
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida com clareza e correção, conforme a norma-padrão, é:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão temos que analisar se os verbos combinam entre si...

    Mesmo após tantos anos, a mulher ainda ansiava(PRETERITO IMPERF DO INDICATIVO) por comer a comida que sua mãe preparara (P+QP) em um dia de chuva.

    O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO É O PASSADO DO PASSADO...

    VEJAMOS... PRIMEIRO A MAE PREPAROU A COMIDA, SEGUNDO A FILHA ANSIOU COMER....

    Para quem tem duvidas..

    amo     presente

    amei     preterito perfeito (tempo acabou)

    amava    preterito imperfeito (tempo decorrido) 

    amara    preterito mais que perfeito equivalente a TINHA AMADO

    amarei (futuro do presente)

    amaria (futuro do pretérito)


    gab: D


  • A) sobrevieram e não "sobrevierão"

    B) abrandasse 

    C) comprasse talvez "decidira"

    CORRETA

    D) puderam


    Não tenho certeza da B e C, mas usei essa lógica e acertei a questão.


  •  a) sobrevieram


    ---------------------------------------------------------------------


    b) além do erro na correlação verbal, não há clareza.


    ---------------------------------------------------------------------


    c) arrefecer é o correto.

    Além disso o sujeito de arrefecer(chuva) está preposicionado, 

    sendo o correto: de a chuva arrefecer.


    ---------------------------------------------------------------------


    d) quem anseia, anseia por (GABARITO)


    ---------------------------------------------------------------------


    e) puderiam - se mostrasse



    Gabarito LETRA D

  • Sobre a letra D comer a comida não é pleonasmo ? Pode ser considerado correto ?

  • Rogerio, não acho que seja pleonasmo.

    Tem diferença você falar :

    Vou comer comida -> pleonasmo

    Vou comer a comida da minha mãe -> Acredito que seja complemento nominal, pq está fornecendo mais informações sobre o substantivo abstrato (comida).

    Alguém com mais conhecimento em português pode confirmar?
  • Pleonasmo é uma REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA, como em : "Gosto de comer comida". 

    O enunciador da mensagem poderia simplesmente ter dito "Gosto de comer", que a frase já teria sentido.

    Outra coisa é dizer "Gosto de comer a comida da minha mãe". Por quê? "Comida" e "Comida DA MINHA MÃE (ADJUNTO ADNOMINAL COM VALOR RESTRITIVO)" não são expressões sinônimas; uma é genérica (repete a idéia contida no verbo), a outra específica. 

    Por falar nisso, existem dois tipos de pleonasmo, um intencional e outro vicioso (esse último abrange os famosos "sair pra fora", "entrar pra dentro", etc).

    Cuidado com as questões,pois nem sempre a repetição de termos é um pleonasmo propriamente dito (pleonasmo = repetição grosseira).

    Ex.: 

     Valsinha - de Chico Buarque de Holanda e Vinícius de Morais:

    "E ali dançaram tanta dança,
    que a vizinhança toda despertou".

    Tranquilo?

     

  • Na E

    Os filhos da mulher não poderam entender o que havia se passado com ela, embora seu marido se mostrou mais compreensivo.

    Os filhos da mulher não puderam entender o que se havia passado com ela, embora seu marido se mostrou mais compreensivo.


ID
1606885
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Responda à  questão de acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. 

A posse dos Desembargadores ocorre perante o Tribunal Pleno. Todavia, se requerido pelo interessado, com posterior referendo do Tribunal Pleno, a posse poderá ser dada 


Alternativas
Comentários
  • qual é a aternativa correta?

  • Gabarito: D

     

     

     

    Comentário: 

     

     

    Em regra, o Desembargador toma posse perante o Tribunal Pleno,

     

    mas quando o Tribunal estiver em recesso ou quando o próprio

     

    Desembargador requerer, a posse ser dada pelo Presidente,

     

    nos termos do art. 110.
     


ID
1606888
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Responda à  questão  de acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. 

Os Desembargadores são vitalícios e inamovíveis. Quanto aos Juízes do Trabalho, é correto afirmar que são vitalícios 


Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Vitalícios - após 2 anos de exercício.

    Inamovíveis - a partir da sua promoção a Juiz Titular da Vara do Trabalho.

  • REGIMENTO INTERNO ATUALIZADO

    Art. 69. Os desembargadores são vitalícios e inamovíveis, e os juízes serão vitalícios após 2 (dois) anos de exercício, tornando-se inamovíveis a partir de sua promoção a juiz titular


ID
1606891
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Responda à  questão de acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª  Região. 

Para apurar e determinar a permanência do Juiz nos limites da jurisdição da respectiva Vara ou na região metropolitana em que está sediado o órgão, é competente o 


Alternativas
Comentários
  • Gab. b) Corregedor.

  • REGIMENTO ATUALIZADO

    Alternativa B

    Art. 29. Compete ao CORREGEDOR:

    V - apurar, de ofício ou mediante representação, e ordenar, se necessário:

    c) a permanência do juiz nos limites da jurisdição da respectiva vara do trabalho ou na região metropolitana em que ela está sediada; e


ID
1606894
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Responda à  questão  de acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª  Região. 

 Considere os seguintes tipos de processo:


I. Embargos de declaração.

II. Habeas corpus.

III. Arguição de impedimento.

IV. Arguição de suspeição.


Desses casos, independem de inclusão em pauta o que consta em 


Alternativas
Comentários
  • PRA VC QUE ESTUDA PRO TRT 14, NAO HÁ ESSA NAO INCLUSAO N PAUTA DE JULGAMENTO DE SUSPEICAO E IMPEDIMENTO


    ENTAO A RESPOSTA SERIA: I e II


    NAO DESISTAM

  • REGIMENTO INTERNO ATUALIZADO

    Alternativa E

    Art. 141. As pautas serão organizadas pelas secretarias dos órgãos e aprovadas pelos respectivos presidentes.

    § 1º Independem de inclusão em pauta:

    - os embargos de declaração, desde que apresentados em mesa pelo relator até a primeira sessão subsequente ao término do prazo regimental para a elaboração do voto;

    II - os processos de habeas corpus e de habeas data;

    III - as arguições de impedimento ou de suspeição; e

    IV - outras ocorrências que resultem da vontade das partes e visem à extinção do processo com ou sem resolução de mérito.


ID
1606897
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Responda à  questão  de acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª  Região. 


Uma autoridade do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região teve ciência de irregularidade praticada por um servidor do Tribunal a ele subordinado. Instaurado processo administrativo disciplinar, foi verificado que a irregularidade cometida está sujeita à pena de demissão. Nesse caso, é competente para a aplicação dessa penalidade 


Alternativas
Comentários
  • Para o TRT 11º 

    Art. 245. Para aplicação das penas previstas no artigo anterior,
    são competentes:
    I - o Tribunal Pleno, nos casos de demissão, cassação de
    aposentadoria e disponibilidade;
    II - o Presidente do Tribunal, nos casos de destituição de cargo
    em comissão, função comissionada e suspensão;
    III - os juízes de primeira instância, quanto aos servidores
    lotados nas respectivas Varas do Trabalho
    e, quanto aos demais, o
    Diretor-Geral, nos casos de advertência

     

    #TRT 11 E AFT 
     

  • REGIMENTO INTERNO ATUALIZADO

    Alternativa C

    Art. 287. Para a aplicação das penalidades previstas em lei, são competentes:

    - o Órgão Especial, nos casos de demissão, de disponibilidade ou de cassação de aposentadoria;


ID
1673329
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No serviço de saúde, o paciente politraumatizado com lesão grave tem atendimento prioritário em relação ao paciente com cefaleia e sinais vitais estáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, nesse atendimento, o princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde contemplado é o da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    Trata-se da equidade: tratar desigualmente os desiguais, ou ainda, igualdade com justiça, com oportunidade de sobrevivência.

     

    O usuário estava numa situação de emergência e pelo princípio da equidade obteve atendimento prioritário.

     

    A forma da descrição da alternativa em “todos os níveis” pode sugerir sobre o princípio da Integralidade, no entanto, neste caso diz respeito ao acesso do indivíduo que foi atendido no serviço da sua necessidade e prioritariamente pela gravidade. 


ID
1673332
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, sobre o Serviço de Atenção Domiciliar oferecida pelo município, consta que

Alternativas
Comentários
  • Decreto 963/13

    Art. 26. O usuário NÃO será incluído no SAD, em qualquer das três modalidades, na presença de pelo menos uma das seguintes situações:

    I - necessidade de monitorização contínua;
    II - necessidade de assistência contínua de enfermagem;
    III - necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência;
    IV - necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência;
    V - necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva contínua.

  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

    De acordo com a Portaria Nº 963, de 27 de maio de 2013.Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde ( SUS ).

     

    a) Errada.

     

    Art. 19. Nas três modalidades de Atenção Domiciliar, as equipes responsáveis pela assistência têm como atribuição:

    II identificar e treinar os familiares e/ou cuidador dos usuários, envolvendo os na realização de cuidados, respeitando os seus limites e potencialidades;

     

    b) Correto.

    Art. 26. O usuário não será incluído no SAD, em qualquer das três modalidades, na presença de pelo menos uma
    das seguintes situações
    :

    V necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva contínua.

     

    c) Errada.

    Art. 25. Para que o usuário seja incluído para cuidados na modalidade AD3, é necessário que se verifique:


    I existência de pelo menos uma das situações admitidas como critério de inclusão para cuidados na modalidade
    AD2; e


    II necessidade do uso de, no mínimo, um dos seguintes equipamentos/procedimentos:


    a) Suporte Ventilatório não invasivo:


    i. Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP);

    ii. Pressão Aérea Positiva por dois Níveis (BIPAP);


    b) diálise peritoneal; ou


    c) paracentese.


    Parágrafo único. Na modalidade AD3 será garantido transporte sanitário e retaguarda para as unidades assistenciais de funcionamento 24 (vinte e quatro) horas/dia, definidas previamente como referência para o usuário, nos casos de intercorrências.

     

    d) Errada.

     

    Art. 19. Nas três modalidades de Atenção Domiciliar, as equipes responsáveis pela assistência têm como atribuição:



    IV acolher demanda de dúvidas e queixas dos usuários e familiares e/ou cuidador como parte do processo de Atenção Domiciliar;

     

    e) Errada.

     

    Art. 21. A prestação da assistência à saúde na modalidade AD1 é de responsabilidade das equipes de atenção básica, por meio de visitas regulares em domicílio, no mínimo, 1 (uma) vez por mês.


    § 1º As equipes de atenção básica que executarem as ações na modalidade AD1 serão apoiadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e ambulatórios de especialidades e de reabilitação.

     

     

  • CUIDADO! Essa questão está desatualizada, de acordo com a portaria 825/2016, a necessidade de ventilação mecânica NÃO mais constitui, por si só, um critério de exclusão para atenção domiciliar. 

    A própria  portaria trata que nesse caso, a atenção é de responsabilidade da AD3.

  • Art. 544. Será inelegível para a AD o usuário que apresentar pelo menos uma das seguintes situações: (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14)

    I - necessidade de monitorização contínua; (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14, I)

    II - necessidade de assistência contínua de enfermagem; (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14, II)

    III - necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência; (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14, III)

    IV - necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; ou (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14, IV)

    V - necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva, nos casos em que a equipe não estiver apta a realizar tal procedimento. (Origem: PRT MS/GM 825/2016, Art. 14, V)


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html

  • A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

    Faz parte das atribuições do Serviço de Atenção Domiciliar capacitar o familiar/cuidador.

    São critérios para não inclusão no Serviço de Atenção Domiciliar - SAD, a presença de pelo menos uma das seguintes situações: necessidade de monitorização contínua; necessidade de assistência contínua de enfermagem; necessidade de propedêutica complementar, com demanda potencial para a realização de vários procedimentos diagnósticos, em sequência, com urgência; necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência; ou necessidade de uso de ventilação mecânica invasiva contínua. Portanto a alternativa B está correta.

    Considera-se elegível na modalidade Atenção Domiciliar de tipo 2 o usuário que, tendo indicação de AD, e com o fim de abreviar ou evitar hospitalização, apresente: afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou reabilitação; afecções crônico-degenerativas, considerando o grau de comprometimento causado pela doença, que demande atendimento no mínimo semanal; necessidade de cuidados paliativos com acompanhamento clínico no mínimo semanal, com o fim de controlar a dor e o sofrimento do usuário; ou prematuridade e baixo peso em bebês com necessidade de ganho ponderal.

    Considera-se elegível, na modalidade Atenção Domiciliar de tipo 3 quando necessitar de cuidado multiprofissional mais frequente, uso de equipamento(s) ou agregação de procedimento(s) de maior complexidade (por exemplo, ventilação mecânica, paracentese de repetição, nutrição parenteral e transfusão sanguínea), usualmente demandando períodos maiores de acompanhamento domiciliar. Portanto a alterantiva C está errada, já que no caso de diálise peritoneal e suporte ventilatório não invasivo o cliente se enquadra na modalidade tipo 2

    A função do atendimento domiciliar é prestar atendimento no domicilio e não avaliar e encaminhar para o hospital todos os casos iniciais. Alternativa D está incorreta.

    A prestação da assistência à saúde na modalidade tipo 1 é de responsabilidade das equipes de atenção básica, por meio de acompanhamento regular em domicílio, de acordo com as especificidades de cada caso. As equipes de atenção básica que executarem as ações nessa modalidade devem ser apoiadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, ambulatórios de especialidades e centros de reabilitação. Logo, a alternativa E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


  • DISCORDO TOTALMENTE DESSE GABARITO!!!

    É necessário que o Concurseiro fique bastante atento no que concerne a atualização dos Marcos Jurídicos. De acordo com a NOVA PORTARIA estabelecida pelo Ministério da Saúde, Portaria 825 de 25 de abril de 2016, mais precisamente em seu Art. 15º diz que: "O descumprimento dos acordos assistenciais entre a equipe multiprofissional e o usuário, familiar ou cuidador poderá acarretar a exclusão do usuário do SAD, ocasião na qual o atendimento do usuário se dará em outro serviço adequado ao seu caso, conforme regulação local.


ID
1673335
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios médicos e estratégias de saúde da família são estruturas de saúde inseridas no nível de atenção primária, cujas ações, entre outras, incluem:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     


ID
1673338
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trabalhador adulto após queda da escada, apresenta suspeita de múltiplas fraturas e recebe os primeiros socorros no ambulatório do Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com a Carta de Direito dos Usuários dos Serviços de Saúde, são condutas da equipe de saúde:

Alternativas
Comentários
  • § 3º Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

    Fonte: Carta dos direitos dos usuários da saúde / Ministério da Saúde. – 1. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012, página 9

  • GABARITO: C


ID
1673341
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Técnico de Enfermagem esclarece o funcionário do Tribunal Regional do Trabalho, quanto ao rastreamento de câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, incluem recomendações para o câncer

Alternativas
Comentários
  • A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual.

    Fonte: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013, página 95

  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 13  Controle dos cânceres do colo do útero e da mama.Brasília-DF.2013

     

     

    Tabela 2 – População-alvo e periodicidade dos exames no rastreamento de câncer de mama


    População-alvo                                                                      Periodicidade dos exames de rastreamento


    Mulheres de 40 a 49 anos                                                      ECM anual e, se alterado, mamografia
    Mulheres de 50 a 69 anos                                                ECM anual e mamografia a cada 2(dois) anos
    Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado                           ECM e mamografia anual


    Fonte: (INCA, 2004).

  • Toque retal a partir dos 45 anos uma vez por ano


ID
1673344
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao prestar cuidados à vítima de queda do andaime, com parestesia nos membros superiores e inferiores, no cuidado imediato para mobilização e transporte requer o controle da coluna cervical e

Alternativas
Comentários
  • Realizar as imobilizações necessárias:
    • na suspeita de lesão na coluna, imobilizar na posição supina (decúbito dorsal), alinhada e neutra, sobre
    prancha rígida (ou dispositivo similar de mesma fi nalidade), iniciando pela estabilização e alinhamento
    manual da cabeça (se não houver contraindicação). Essa estabilização deve ser mantida durante todo o
    tempo até a colocação do fi xador de cabeça;
    • o alinhamento da cabeça está contraindicado e deve ser interrompido quando ocorrer piora da dor
    referida, piora do padrão respiratório, resistência voluntária ao movimento, início ou aumento de défi cit
    neurológico e espasmos dos músculos do pescoço. Nesses casos, imobilizar a cabeça na posição
    encontrada; e
    • paciente que se encontra dentro de veículo:
    • realizar a retirada rápida se paciente grave, cena insegura ou necessidade de acesso a outro paciente
    com lesões mais graves ou em PCR (Protocolo BP5);
    • utilizar equipamento de retirada tipo KED quando indicado ; e
    • após a retirada, imobilizar em prancha longa .

  • D


ID
1673347
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para elaboração de um fôlder educativo de acordo com o Instituto do Câncer, os esclarecimentos sobre tabagismo devem incluir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    a) Errado.

    De acordo com o INCA

     

    O ato de fumar é um comportamento não é isolado ( pois envolve por exemplo o lado social ao qual o hábito está inserido ) envolvendo também família, parentes, amigos e colegas de trabalho e pode ser controlado  inclusive com ajuda de medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na Rede do SUS sendo os seguintes: Terapia de Reposição de Nicotina, através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e o Cloridrato de Bupropiona..

     

    b) Correto.

     

    c) Errado.

    De acordo com o CAB nº 40 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica O Cuidado da Pessoa Tabagista.Brasília-DF.2015

     

    A nicotina é considerada uma droga psicoativa (ou psicotrópica) estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que é capaz de alterá-lo, provocando mudanças no humor, na percepção, no estado emocional, no comportamento e na aprendizagem.

     

    d) Errado.

    De acordo com o INCA

     

    Benefícios

    Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

     

    e)  Errado.

    O acetaldeído, composto no cigarro não foi excluído dos itens causadores de degeneração cerebral.

  • Letra B.

    o ato de fumar é um comportamento isolado e incontrolável. Não envolve toda a sociedade.

    o fumante é um dependente químico.

    a nicotina tem influência específica no sistema nervoso períférico.Não, estimula todo o Sistema nervoso Central.

    ao parar de fumar, o risco de morte por infarto agudo do miocárdio é reduzido em 50%, após 2 meses.Não, leva 1 ano.

    o acetaldeído, composto no cigarro foi excluído dos itens causadores de degeneração cerebral.Não,ele é viciante


ID
1673350
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Programa de Saúde da Mulher, as orientações do Técnico de Enfermagem, quanto aos métodos contraceptivos incluem

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA - método Ogino Knaus é o da tabelinha

    b) considerar o uso do preservativo masculino ou feminino, quando associar o método do muco cervical.

    c) indicar a vasectomia e a ligadura de trompas, em homens e mulheres com capacidade civil plena, a partir de 25 anos de idade ou com pelo menos dois filho vivo.

    d) usar a pílula anticoncepcional de emergência, em até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

    e) considerar o diafragma como método eficiente, quando retirado da vagina, em até 8 horas após a relação sexual.

  • Retira do Diafragma segundo Rômulo Passos:

    6-8h, até 24h.

    Coloca no ato ou 2h antes


ID
1673353
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O clima quente e a umidade em áreas urbanas favorece criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vetor de doenças tropicais como

Alternativas
Comentários
  • GAB.: letra E

     

    "O clima quente e úmido, presente na maior parte do país, favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, da dengue e do chikungunya"

  • clima quente e úmidopresente na maior parte do paísfavorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor

    do Zika vírus,

    da dengue e

    do chikungunya.

     

    http://www.maisfm.com/clima-quente-e-umido-colabora-para-reproducao-de-mosquitos-transmissores-de-doencas/

  • GABARITO LETRA E.

    Aedes aegypti é vetor das seguintes doenças:
    Febre Amarela (ciclo urbano); Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre)
    Dengue (ciclo urbano); Aedes albopictus (ciclo silvestre)
    Zika
    Chikungunya


ID
1673356
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao verificar na carteira de vacinação do trabalhador de 50 anos, a ausência de anotação da vacina tríplice viral, segundo Programa Nacional de Imunização, indica-se

Alternativas
Comentários
  • Esquema, dose e volume

    O esquema básico da vacina é de duas doses nas seguintes situações:

    • Para indivíduos de 12 meses a 19 anos de idade: administre duas doses conforme a situação vacinal encontrada. A primeira dose (aos 12 meses de idade) deve ser com a vacina tríplice viral e a segunda dose (aos 15 meses de idade) deve ser com a vacina tetra viral, para as crianças que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.

    • Para as crianças acima de 15 meses de idade não vacinadas, administre a vacina tríplice viral observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Considere vacinada a pessoa que comprovar duas doses de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola.

    • Para indivíduos de 20 a 49 anos de idade: administre uma dose conforme a situação vacinal encontrada. Considere vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola ou sarampo e rubéola.

    Fonte: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde,, página 105

  • TRÍPLCE VIRAL 2017:

    * Vacinação da tríplice viral em adultos vai diminuir a incidência da caxumba ;

    * Esquema vacinal na infância:  1ª dose de tríplice viral aos 12 meses;  2ª dose tetra viral ou tríplice viral + varicela aos 15 meses ;

    *  2ª dose até 29 anos   ou  1 dose até de 30 a 49 anos  

    FONTE: file:///d:/user/Downloads/Novo-calendario-vacinal-de-2017.pdf

  • Questão errada. Só se vacina com Tríplice Viral, segundo o PNI, pessoas até 49 anos. Repeitando-se situações especiais o que não é o caso na questão. Favor atualizar... Obrigado.

  • TV

    Pessoa de 5-29 anos não vacinadas/incompleto- Faz 2 doses ou completa o esquema

    Pessoa de 30-59 anos não vacinadas- Faz 1 dose


ID
1673359
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No preparo e aplicação da vacina contra a Hepatite B em paciente com pele íntegra é necessário observar os seguintes cuidados:

Alternativas
Comentários
  • A vacina de Hepatite B deve ser admnistrada em via IM (deltóide em adultos e vasto lateral da coxa em crianças), já vem diluida e o tempo de validade do frasco é de acordo com o laboratório produtor, por exemplo, instituto butantã: 15 dias após a abertura do frasco e LG/sanofi aventis: 10 dias. Não é necessário utilizar luvas estéreis para aplicação de qualquer vacina.

  • Notas:

    • Quando utilizar o frasco multidose, ao aspirar cada dose, perfure a borracha em locais diferentes, evitando a parte central da tampa.

    • Antes de aspirar cada dose, faça movimentos rotatórios com o frasco da vacina em sentido único, para homogeneização, evitando, assim, eventos adversos locais mais intensos, principalmente em razão da presença do hidróxido de alumínio como adjuvante.

    • Utilize na administração da vacina a mesma agulha que foi usada na aspiração da dose.

     

    Fonte: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde,, página 77

  • Vacina hepatite B (recombinante)

     

    Administre a vacina por via intramuscular. Em usuário portador de discrasia sanguínea (por exemplo: hemofílico), a vacina pode ser administrada por via subcutânea.

     

    • Quando utilizar o frasco multidose, ao aspirar cada dose, perfure a borracha em locais diferentes, evitando a parte central da tampa.

    • Antes de aspirar cada dose, faça movimentos rotatórios com o frasco da vacina em sentido único, para homogeneização, evitando, assim, eventos adversos locais mais intensos, principalmente em razão da presença do hidróxido de alumínio como adjuvante.

    • Utilize na administração da vacina a mesma agulha que foi usada na aspiração da dose.

    O frasco multidose da vacina hepatite B (recombinante), uma vez aberto, pode ser usado por um prazo estabelecido pelo laboratório produtor, constante da bula do produto ou das normas do PNI.

     

    Notas:

    • O álcool comum não deve ser utilizado pela sua baixa volatilidade (demora a secar) e pelo baixo poder antisséptico.

    • Em situações excepcionais, quando não houver água e sabão na zona rural e em ambiente hospitalar), utilize o álcool a 70%.

    • Quando usar o álcool a 70% para a limpeza da pele, friccione o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, espere mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool no procedimento.

     

    Letra A

     

    Fonte: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/-01VACINA/manual_procedimentos_2014.pdf


ID
1673362
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as orientações quanto a infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV), considera-se que

Alternativas
Comentários
  • Qual é a relação entre HPV e câncer?

    A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.


    http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2687


    letra c

  • A infecção pelo HPV é muito frequente embora seja transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

    Fonte: Cartilha profissionais de saude_MS_HPV-2.indd 3 / Ministério da Saúde, página 12


ID
1673365
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Programa de Educação em Saúde sobre doença sexualmente transmissível, o Técnico de Enfermagem orienta que

Alternativas
Comentários
  • Tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.

    Fonte: Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, página 9

  • Complementando o comentário do colega: corrigindo as demais alternativas:

     

    a) quando um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo.

    Janela imunológica : intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.

    Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado não reagente.

    b) Art. 1º Para a prevenção da contaminação pelo HIV, por intermédio do aleitamento materno, deverão ser considerados as seguintes medidas: 

    II - as mulheres infectadas pelo HIV não devem amamentar seus próprios filhos, nem doar leite.

    c) Não há vacina para hepatite C

    e) a infecção por gonorreia causa a oftalmia neonatal, sendo necessária a aplicação de uma gota de colírio próprio em cada olho do bebê ao nascer.

    A Oftalmia neonatal é uma conjuntivite que afeta crianças menores de 28 dias de nascimento. As mais importantes são as causadas por Chlamydia trachomatis (pode levar a otite e a pneumonia) e Neisseria gonorrhoeae (pode levar à cegueira além de quadro sistêmico).  A prevenção da oftalmia neonatal gonocócica é feita com  uma gota da solução nitrato de prata a 1%.

     

     

     

    FONTES: (a) http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/286-aids/9047-quanto-tempo-depois-de-se-passar-por-uma-situacao-de-risco-de-se-infectar-pelo-virus-hiv-deve-se-fazer-o-exame-para-ter-um-resultado-confiavel-janela-imunologica

    (b) PORTARIA Nº 2.415, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1996 

    (e) http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistenciafarmaceutica/clin-alert0301.pdf

  • a sífilis é transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.


ID
1673368
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a um adulto que apresenta ferimento por objeto encravado em membro superior direito, com sangramento, o cuidado prioritário é

Alternativas
Comentários
  • Objeto encravado No atendimento de clientes com ferimento penetrante com objeto encravado, os cuidados devem estar direcionados para a identificação e controle do sangramento e, também, em manter o objeto fixado.

    Fonte: Livro do Aluno Urgência e Emergência SEGUNDA EDIÇÃO.indd 1: página 193

  • D


ID
1673371
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Técnico de Enfermagem recebe um chamado para atender uma vítima que, segundo o colega se queixou de dor torácica, e se encontra debruçada na mesa de trabalho. Após identificar que se trata de parada cardiorrespiratória − PCR, de acordo com American Heart Association/2010, no suporte básico de vida, as manobras de reanimação cardiopulmonar incluem os seguintes procedimentos:

Alternativas
Comentários
  • A

  • Lembrando que atualemte se utiliza as Diretrizes da American Heart Association 2015.

    https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf


ID
1673374
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a gestante que chega ao ambulatório com intensa palidez cutânea e hipotensão, o Técnico de Enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • É frequente, principalmente no terceiro trimestre de gestação, a gestante apresentar palidez cutânea e hipotensão, levando a sensação de fraqueza e desmaios.

    No caso apresentado pela banca o técnico de enfermagem deve orientar a gestante para que não faça mudanças bruscas de posição e evitar a inatividade; Orientar dieta fracionada, de forma que a gestante evite jejum prolongado e grandes intervalos entre as refeições; e explicar à gestante que sentar com a cabeça abaixada ou deitar em decúbito lateral esquerdo, respirando profunda e pausadamente, melhora a sensação de fraqueza e desmaio.

    A gestante deve deitar em decúbito lateral esquerdo, para não comprimir a veia cava, que passa à direita. O útero gravídico pode comprimir a veia cava inferior reduzindo o retorno venoso e consequentemente reduzindo a capacidade cardíaca.

    Portanto a posição para melhorar a hipotensão é o decúbito lateral esquerdo, outras posições, como decúbito lateral direito ou decúbito elevado não melhorarão o fluxo da veia cava.

    Quanto ao restante das alternativas, não há relação nenhuma a hipotensão com realizar compressões torácicas no hemitórax direito, isso provavelmente irá agravar o quadro da gestante. Além disso, também não há indicação de colher a gasometria arterial, logo, não tem motivo para providenciar o material para tal procedimento.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • As condições em que se encontram o feto e a mãe determinarão o tratamento mais adequado. As medidas de suporte que deverão ser adotadas são a correção do volume intravascular, das desordens na contratilidade e da hipóxia materna, sempre observando a manutenção de decúbito lateral esquerdo da mãe.

  • O decúbito esquerdo permite um melhor retorno sanguíneo dos MMII.


ID
1673377
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente apresenta-se hipertenso e evolui com edema agudo pulmonar. Para melhorar o desconforto respiratório, dentre os cuidados de enfermagem imediatos indica-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra C

     

    O posicionamento adequado do paciente para promover a circulação ajuda a reduzir o retorno venoso para o coração. O paciente fica posicionado ereto, preferivelmente com as pernas decaindo na lateral do leito. Isso apresenta um efeito imediato de diminuir o retorno venoso, abaixando o débito do ventrículo direito e reduzindo a congestão pulmonar. Se o paciente for incapaz de sentar-se com os membros inferiores pendentes, ele pode ser colocado em uma posição ereta no leito (BROOKS-BRUNN apud BARE; SMELTZER, 2005).

  • Quando de sua ocorrência, faz-se necessário agir com rapidez, devido à piora rápida. Nessa circunstância, o cliente deve ser mantido calmo e orientado para respirar pausadamente, não falar e/ou se agitar. Deve ser mantido em repouso no leito, em posição de Fowler ou sentado, com as pernas pendentes para fora do leito, e receber administração de oxigênio por cateter nasal. A adoção dessas medidas melhora sua respiração e oxigenação, diminuindo o retorno venoso ao coração.
     

  • O Edema agudo de pulmão é o extravasamento de líquido dos capilares pulmonares para o interstício pulmonar e espaços aéreos alveolares, secundário à elevação da pressão hidrostática nos capilares pulmonares (edema pulmonar cardiogênico) ou permeabilidade capilar pulmonar anormal (edema pulmonar não cardiogênico). No caso de um paciente com edema agudo de pulmão deve ser mantido em posição sentada ou outra posição mais confortável com as pernas rebaixadas (pêndulas para fora da maca) com o objetivo de reduzir o retorno venoso.

    A furosemida endovenosa é o diurético de escolha no Edema Agudo de Pulmão, cuja dose deve ser individualizada de acordo com as condições clínicas. Porém, para sua administração é necessário uma prescrição medica, por isso não é um cuidado imediato de enfermagem.

    Os demais cuidados não fazem parte das necessidades de um paciente com edema agudo de pulmão.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Insuficiência cardíaca. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 93, n. 6, supl. 1, p. 146-152,  Dec.  2009 . 



ID
1673380
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a uma vítima de trauma com queimadura de face e presença de fuligem em escarro, o procedimento prioritário inclui

Alternativas
Comentários

ID
1673383
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução Cofen 375/2011, em situações de risco, conhecido ou desconhecido, no atendimento pré- hospitalar, a assistência de enfermagem deverá ser executada

Alternativas
Comentários
  • Art 1º A assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

    § 1º A assistência de enfermagem em qualquer serviço Pré-Hospitalar, prestado por Técnicos e Auxiliares de Enfermagem,somente poderá ser realizada sob a supervisão direta do Enfermeiro.

    Art 2º No Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, os profissionais de Enfermagem deverão atender o disposto na Resolução COFEN nº 358/2009.

    Art 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução Cofen nº 300/2005. (Texto alterado pela Resolução Cofen nº 379/2011).

  • GABARITO A

    RESOLUÇÃO COFEN 375/2011

    Art 1º A assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

  • § 1º: A assistência de Enfermagem em qualquer serviço Pré-Hospitalar, prestado por Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, somente poderá ser realizada sob a supervisão direta do Enfermeiro.

     

    Fonte: Resolução cofen 375


ID
1673386
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos da pessoa portadora de transtorno mental. Neste caso, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Fundamento: Lei 10.216/2001- Política Nacional de Saúde Mental.

    Art.2. Direitos da pessoa com transtorno mental: 

    e) IX-  Ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

    Corrigindo as demais:

    a) Art.2 Nos atendimentos em saúde mental, a pessoa e seus familiares serão formalmente cientificados dos direitos da pessoa com transtorno , a saber:
    I-               Receber informações sobre sua doença e tratamento; 

    b) Art.4. A internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. 

    c) Art.2. É direito da pessoa com transtorno mental: VI - Ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.

    d)  Art.2. V- Ter direito à presença médica, a qualquer tempo, para esclarecer ou não de sua hospitalização involuntária; 

     

     

     

    FONTE: LEI 10.216/2001- POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL


ID
1673389
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sendo prescritos 650 mL de solução glicosada a 5%, acrescidos de 30 mL de KCl 19,1% e de 20 mL de NaCl 20% para ser infundido em 12 horas, o número de gotas por minuto deverá ser, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • gts:v/t*3

    gts:650+30+20=700 ( SOMEI TODOS OS VOLUMES. VOCÊ DEVE SOMAR TODOS OS VOLUMES APRESENTADOS NA QUESTÃO.)

    gts:700/12*3=700/36=19,4 ~ 19

     

    Gab D


ID
1673392
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para administrar 0,6 mg de decadron por via endovenosa, e dispondo de frascos de 4 mg/mL, o volume a ser administrado e os efeitos deste medicamento estão corretamente descritos em

Alternativas
Comentários
  • Prescrição de 0,6 ml de Decadron (Dexametasona) 

    Disponível ampolas de 4mg/ml

     

    Sendo assim, 

    4  mg --------------> 1 ml

    0,6 mg--------------> x ml

    4x= 0,6

    x= 0,6/4

    x= 0,15 ml de Decadron ou dexametasona 

     

  • COMENTÁRIOS

    Exercício parecido com os demais, apenas acrescido da função do fármaco.

    Quanto a função: decadron apresenta efeito anti-inflamatório e imunossupressor.

    Agora vamos à conta:

    4mg _________ 1 mL (apresentação)

    0,6 mg _______ X mL

    X = 0,15 mL

    RESPOSTA: C.


ID
1673395
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram prescritos 100 mL de solução fisiológica a 0,9%, a ser administrada em 5 horas, para um paciente com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Congestiva. O volume/hora a ser infundido deve ser mantido rigorosamente em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Fórmula:

    Gotas=Volume/tempo 

  • Alternativa correta: letra A

     

    regra de 3

    100 ml ---------- 5 h                  

       X ml -----------1 h

     

    5 X = 100

    x = 100 / 5

    x = 20 ml/h

  • Cálculo de gotejamento.

    Gotas= Volume / 3 vezes o tempo

    microgotas = volume / tempo

                 


ID
1673398
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram prescritos 0,015 g de garamicina. Sabendo-se que uma ampola de 2 mL contém 20 mg, o volume a ser administrado, é de

Alternativas
Comentários
  • Questão desse tipo cobra do candidato as transformações das unidades,visto na própria questão Mg, Ml e G. Precisa fazer as transformações.

     

  • 0,015 g = 15mg

     

    2ml  -  20mg

        x  -  15mg            

     

      Resposta: 1,5ml             

  • Deve-se lembrar que o medicamento está em gramas e não em miligramas como é pedido na alternativa. Portanto, devemos transformar as gramas em miligramas. Sendo assim:

    0,015 g----------------> x mg

    1 g----------------------> 1000 mg

    x= 15 mg

     

    Agora é possível fazer o cálculo para saber quanto da ampola de medicamento, deveremos aspirar para administrar o conteúdo.

     

    15 mg ------------------ >Xml

    20 mg--------------------> 2 ml

    20x= 30

    x= 30/20

    x= 1,5 ml

    Será administrado 1,5 ml do conteúdo da ampola equivalendo aos 15 mg prescritos. 

  • Essas questões da FCC que exige ás equivalências das unidades..São chatas ¬¬....


ID
1673401
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as penalidades aplicáveis aos profissionais de enfermagem, conforme o Código de Ética, ao Conselho Federal de Enfermagem compete, exclusivamente, a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • Apenas a autarquia COFEN poderá impor a penalidade de cassação do direito ao exercício profissional. (Artº119 e Lei 5.905/73)

  • Como é bom sempre refazer provas anteriores!! 


ID
1673404
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a classificação dos tipos de cirurgia, segundo o potencial de contaminação, é correto afirmar que as cirurgias

Alternativas
Comentários
  • limpas: realizadas em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local, sem penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário, em condições ideais de sala de cirurgia. Exemplo: cirurgia de ovário;

    potencialmente contaminadas: realizadas em tecidos de difí- cil descontaminação, na ausência de supuração local, com penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Exemplo: redução de fratura exposta;  

    contaminadas: realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, de difícil descontaminação, com processo inflamatório mas sem supuração. Exemplo: apendicite supurada;

    infectadas: realizadas em tecido com supuração local, tecido necrótico, feridas traumáticas sujas. Exemplo: cirurgia do reto e ânus com pus.

    Fonte: Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem, Ministério da Saúde, página 24

  • -LIMPA: Tecidos estáreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local;

    -POTENCIALMENTE CONTAMINADA: Tecidos colonizados por microbiota POUCO numerosa ou em tecido de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório, e com falhas técnicas discretas no transoperatório;

    -CONTAMINADA: Tecidos abertos ou recentemente traumatizados, colonizados por microbiota bacteriana ABUNDANTE, de descontaminação difícil ou impossível, aquelas em que tenha ocorrido falha técnica grosseira, na ausência de supuração local;

    -INFECTADA: Qualquer tecido ou órgão em presença de  processo infececioso, tecido necrótico, corpos estranhos, e feridas de origem suja. 

  • Só sistematizando as ideais e facilitando a visualização: 

    a) Cirurgias infectadas: contaminadas são realizadas em tecidos quando há presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera ou contaminação fecal.

    b) GABARITO

    c) Cirurgias contaminadas:  potencialmente contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante de difícil descontaminação, decorrente trauma penetrante há menos de quatro horas e feridas crônicas abertas.

    d) Cirurgias potencialmente contaminadas: são as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação.

    e) A presença do objeto encravado é um corpo estranho. Portanto, acredito que deva ser considerada como cirurgia infectada. 

     

     

     

    FONTE: MANUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE. SES-DF.

     

  • Quanto ao potencial de contaminação da cirurgia:


    - Cirurgia limpa:
    Eletiva, primariamente fechada, sem a presença de dreno, não traumática. Realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local. Cirurgias em que não ocorreram penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário. Por exemplo: mamoplastia.


    - Cirurgia potencialmente contaminada:
    Realizada em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório, e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias com drenagem aberta enquadram-se nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Por exemplo: colecistectomia com colangiografia.

     

    - Cirurgia contaminada:
    Cirurgia realizada em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota bacteriana abundante, de descontaminação difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenha ocorrido falha técnica grosseira, na ausência de supuração local; presença de inflamação aguda na incisão e cicatrização de segunda intenção ou grande contaminação a partir do tubo digestivo. Obstrução biliar ou urinária também se inclui nesta categoria. Por exemplo: hemicolectomia.


    - Cirurgia infectada:
    São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local), tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Por exemplo: cirurgias de reto e ânus com secreção purulenta.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/classificacao-das-cirurgias/23157

     

    Obs: A colectomia parcial ou hemicolectomia por câncer é a remoção parcial (metade ou menos), do intestino grosso (cólon) por presença de tumores malignos (carcinomas). Poderá ser efectuada tanto do lado direito, como do lado esquerdo do intestino.

     

    Letra B

  • Limpas = TECIDOS ESTÉREIS, DESCONTAMINADOS, AUSÊNCIA DE PROCESSO INFECCIOSO= PALAVRA CHAVE = NÃO OCORRE NOS TRATOS DIGESTIVOS, RESPIRATÓRIOS E URINÁRIO.

     

     

    POTENCIALEMENTE CONTAMINADAS = PALAVRA CHAVE = FLORA MICROBIANA POUCO NUMEROSA.

     

     

    CONTAMINADA = PALAVRA CHAVE = TECIDOS TRAUMATIZADOS E ABERTOS COM FLORA BACTERIANA ABUNDANTE.

     

     

    INFECTADA = REALIZADA EM QUALQUER TECIDO OU ÓRGÃO QUE TENHO PROCESSO INFECCIOSO. PALAVRA CHAVE = SUPURAÇÃO.


ID
1673407
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os indicadores disponíveis para validação do processo de esterilização de materiais e equipamentos cirúrgicos são

Alternativas
Comentários
  • monitoramento de processos por indicadores químicos, biológicos e físicos  

    Fonte:RDC 15

  • (RESUMÃO INDICADORES) Complementando: 

    MONITORAMENTO ESTERILIZAÇÃO

    QUÍMICOS. Art.96. O monitoramento deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classe 5- indicadores integradores ou 6).

    São indicadores químicos: indicadores emuladores, integradores e de processo, divididos em 5 classes:

    Classe 1: indicador de processo. Indicam materiais processados e os diferem dos não processados. São indicadores externos (ex:fitas zebradas)

    Classe 2: teste de Bowie & Dick. Testa a eficácia do sistema de vácuo da autoclave pré-vácuo. Não recomendado para autoclaves gravitacionais. " É obrigatória a realização de teste Bowie & Dick para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia".

    Classe 3: indicador uniparâmetro. Deve ser projetado para reagir a uma das variáveis críticas- geralmente a temperatura pré-estabelecida

    Classe 4: indicador multiparâmetro. Deve ser projetado para reagir com duas ou mais variáveis e é designado para indicar a exposição a um ciclo de esterilização aos valores estabelecidos das variáveis selecionadas. 

    Classe 5: integrador. Devem ser projetados para reagir a todas as variáveis críticas. Controla a temperatura, o tempo e a qualidade do vapor.

    Classe 6: simulador de confiança/ emulador: intervalo de confiança maior que o Classe 5. Responde a todos os parâmetros críticos de um ciclo específico

    FÍSICOSArt.97. O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização.  

    É disposto pelo próprio equipamento e deve ser realizado em 100% dos ciclos de esterilização. 

    BIOLÓGICOS: Art.98. No monitoramento do processo de esterilização dos produtos implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga. A carga só pode ser liberada após leitura negativa do indicador biológico (fica em quarentena).

    Art. 99. O monitoramento com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível e que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos.

    Indicador biológico: considerado padrão-ouro no controle de resultados de um ciclo de esterilização. Consiste na aplicação dos próprios esporos impregnados em tiras de papel. Posteriormente à esterilização, efetua-se o contato da tira com o meio de cultura e a incubação. Caso não ocorra desenvolvimento do esporo, o processo de esterilização foi capaz de eliminar os possíveis tipos de vida microbiana. Existem 3 gerações de meio biológico de monitorização

     

    FONTES: RDC 15/12
    https://cmscientifica.com.br/indicadores-biologicos-e-quimicos-no-monitoramento-da-esterilizacao/

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_gerais_central_esterilizacao_p1.pdf  (antiguinho)

    https://www.jundiai.sp.gov.br/saude/wp-content/uploads/sites/17/2014/09/Processo-e-monitoramento-f%C3%ADsico-qu%C3%ADmico-e-biológico-de-esterilização-em-autoclave.pdf

    + links que não​..

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


ID
1673410
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

MNS foi ao ambulatório para consulta mensal, pois sofre de insuficiência cardíaca. Está sendo medicado com digoxina, que pode levar a intoxicação digitálica. O cuidado de enfermagem recomendado, antes da administração deste medicamento consiste na verificação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Fundamento:

    DIGITÁLICOS --> Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido a troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e levam à diminuição da frequência cardíaca.

     

     

    FONTE: COMENTÁRIO DA PROFESSORA ANITA RANDI, aqui do QC.

     

     

  • Bradicardia. Antes de administrar digitálico verificar pulso, se estiver abaixo de 60 bpm, comunicar.


ID
1673413
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os sintomas que caracterizam a reação pirogênica à terapia intravenosa ocorrem

Alternativas
Comentários
  • A reação pirogênica é desencadeada pela presença, na corrente sanguínea, de soluções contaminadas, infundidas no paciente, contendo endotoxinas ou produtos de degradação proteica. Apesar da baixa incidência, seu foco deve ser investigado e erradicado, pois essas ocorrências podem ser deletérias e refletem a qualidade do serviço prestado, já que a causa pode ser proveniente de fatores relacionados ao exame, às soluções utilizadas ou ao processo de esterilização

    A manifestação clínica é aguda e caracterizada por febre, calafrios, tremores, hipotensão, cefaleia, dispneia, náuseas e redução na saturação de oxigênio


ID
1673416
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao trabalhador que será submetido à litotripsia, no tratamento de urolitíase, o Técnico de Enfermagem orienta para

Alternativas
Comentários
  • Litotripsia Extracorpórea é um procedimento usado para quebrar os cálculos renais nas vias urinárias. Esse método é denominado ” Técnica de Cirurgia Aberta de Cálculos Renais”, considerado um grande avanço na medicina, já que é menos invasivo. 

    Litotripsia Extracorpórea pode ser realizada em ambulatório, com sedação analgesia ou anestesia peridural. O corpo do paciente é estrategicamente posicionado em decúbito dorsal e ventral, para que o cálculo renal seja facilmente localizado.

    É pela ultrassonografia e pela técnica de imagem fluoroscopia que é possível que o cálculo renal seja posicionado para receber as ondas de choque. É nesse momento que são lançadas as ondas que irão quebrar as pedras em pedaços menores, facilitando a sua eliminação pela urina.

    Mesmo em ambulatório, o paciente que passa por esse procedimento é monitorado por cerca de uma hora, depois que estiver bem, poderá retornar para casa e deve seguir as recomendações médicas de repouso e de ingestão de muita água.

    Em alguns casos, são recomendados analgésicos ou antibióticos.

    O procedimento de Litotripsia Extracorpórea, geralmente, demora 1 hora, podendo causar alguns desconfortos ao paciente.

    Na véspera do procedimento (1 dia antes) o paciente deve:

    Fazer uma dieta leve durante o jantar (exemplo: sopa).

    Beber sucos, chás e água à vontade.

    Tomar por via oral 60 gotas de Simeticona de 6 em 6 horas (totalizando 4 tomadas)

    No dia do procedimento o paciente deve:

    1) Ficar em jejum absoluto durante 10 (dez) horas antes da litotripsia, inclusive sem beber água e líquidos em geral.
    2) PACIENTES HIPERTENSOS devem utilizar os medicamentos com o mínimo de água possível (15 a 20ml) no horário de costume.
    3) PACIENTES DIABÉTICOS e que usam insulina, devem, se possível, realizar um teste de Dextro em casa, antes do tratamento.
    4) Levar o pedido médico assinado, as radiografias, ultra-sonografias, exames de urina e sangue que eventualmente tenha realizado.
    5) Chegar à clínica com 1 (uma) hora de antecedência.
    6) Comparecer acompanhado por pessoa maior de 18 anos, de preferência habilitada para dirigir.

    Salientamos que após o tratamento o paciente não poderá dirigir veículos até o dia seguinte.

     

  • Esse parte de ser exigida a higiene corporal que foi dícil de entender!


ID
1673419
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalhador com obesidade mórbida foi submetido à gastrectomia parcial e, por complicação na intervenção, apresentou abertura cirúrgica do estômago com a introdução de uma sonda para alimentação e hidratação. A denominação da abertura e o cuidado com alimentação estão, respectivamente, descritos em:

Alternativas

ID
1673422
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar o portador de colostomia devido obstrução intestinal por carcinoma colorretal, o Técnico de Enfermagem esclarece que

Alternativas
Comentários
  • A) O uso de espessante deixa as fezes mais sólidas.FALSO

    B) O uso da placa protetora protege a pele. FALSO

    C) A irrigação intestinal não diminui o peristaltismo e não é recomendado que se faça de maneira contínua. FALSO

    D) O aumento da ingesta hidrica aumenta o peristaltismo e auxilia para tornas as fezes menos endurecidas. 

    E) Os cuidados na troca da bolsa coletora evitam o extravasamento do efluente. VERDADEIRO


ID
1673425
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na posição de Trendelenburg o indivíduo deve permanecer

Alternativas

ID
1673428
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a orientação ao grupo de trabalhadores diabéticos, o Técnico de Enfermagem esclarece que os sinais e sintomas de hiperglicemia incluem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com as Diretrizes SBD | 2015-2016.

     

     

    Os sinais e sintomas de hiperglicemia incluem:

     

    A polidipsia (sede excessiva).

    A poliúria (aumento da produção de urina).

    glicosúria é a presença de glicose na urina.

  • GABARITO D.


    poliúria, polidipsia e glicosúria.


ID
1673431
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um funcionário do Tribunal apresenta crises convulsivas frequentemente. Para a orientação dos colegas de trabalho no atendimento imediato em crises convulsivas deve ser salientado para

Alternativas

ID
1673434
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao ser informado que apresenta melena, um funcionário procura atendimento no ambulatório do tribunal e solicita explicações sobre esta condição. É esclarecido que se trata de hemorragia

Alternativas
Comentários
  • Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos segmentos mais altos do trato digestivo


ID
1673437
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Técnico de Enfermagem é chamado para atender um trabalhador que apresentou mal estar e suspeitará que se trata de Acidente Vascular Encefálico − AVE, se o trabalhador responder

Alternativas
Comentários
  • O sinal mais comum de um AVC, o qual ocorre com maior frequência na fase adulta, é a fraqueza repentina ou dormência da face, braço e/ou perna, geralmente em um lado do corpo. Outros sinais frequentes incluem: confusão mental, alteração cognitiva, dificuldade para falar ou compreender, engolir, enxergar com um ou ambos os olhos e caminhar; distúrbios auditivos; tontura, perda de equilíbrio e/ou coordenação; dor de cabeça intensa, sem causa conhecida; diminuição ou perda de consciência. Uma lesão muito grave pode causar morte súbita.

    Fonte: Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral / Ministério da Saúde, página 9

  • Escala Pré-hospitalar para AVC de Cincinnati (Cincinnati Prehospital Stroke Scale – CPSS) Com o nome devido à localidade onde foi desenvolvida, utiliza a avaliação de 3 achados físicos em menos de um minuto:

     

    1. Queda facial

    2. Debilidade dos braços

    3. Fala anormal

     

    Paciente com aparecimento súbito de 1 destes 3 achados tem 72% de probabilidade de um AVC isquêmico, se os 3 achados estiverem presentes a probabilidade é maior que 85%.

     

    Letra C

    Fonte: http://www.saj.med.br/uploaded/File/artigos/DIRETRIZES%20PARA%20ATENDIMENTO.pdf

  • Escala de cincinnati: pede para sorrir, erguer os braços e falar. Para observar se há alteração respectivamente de queda de rima labial, fraqueza em braço e falar desarticulado.


ID
1673440
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, o tipo da incontinência urinária relacionado aos sintomas estão corretamente descritos em

Alternativas
Comentários
  • ESFORÇO Escape involuntário de urina (quase sempre em pequenas quantidades) com aumentos da pressão intra-abdominal (p.ex., tosse, risos ou exercício)

    URGENCIA Extravasamento de urina (quase sempre volumes grandes, ainda que seja variável) pela incapacidade para retardar a micção após perceber a sensação de plenitude vesical.

    SOBREFLUXO Escape de urina (quase sempre em pequenas quantidades) secundária a esforço mecânico sobre a bexiga distendida ou por outros efeitos da retenção urinária e a função esfincteriana.

    FUNCIONAL Escape de urina relacionado com a incapacidade para usar o vaso sanitário por dano da função cognitiva ou física, falta de disposição psicológica ou barreiras no ambiente.


ID
1673443
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender o funcionário que se acidentou com uma agulha infectada, em lixo impróprio, cabe ao Técnico de Enfermagem:

Alternativas

ID
1673446
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A NR 32 reserva especial atenção ao processo de trabalho para minimizar os riscos no exercício profissional. Quanto ao descarte da seringa e agulha, após o uso, recomenda-se:

Alternativas
Comentários
  • Na opção 'e', deve-se desprezar em recipiente perfurocortante???

    Não seria PARA perfurocortantes?

    O próprio recipiente causa riscos então...

     

  • 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

     

    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr32.htm

  • Letra E é a resposta certa