SóProvas



Prova FCC - 2018 - SABESP - Técnico em Sistemas de Saneamento 01 - Eletrônica


ID
2691673
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

Considere as afirmações abaixo.


I. O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

II. Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

III. Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. (Errada) O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

     

    Analisando o 1° parágrafo: Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas.( Portanto, não adquire conhecimento a partir de "conhecimentos banais", senão de ideias abstratas...)

     

    II. (Errada) Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

     

    Último parrágrafo: Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis,

     

    III. ( Certa) Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera.

     

    Às vezes participa do jogo da mídia. ... pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana.

     

    Gabarito letra D

    Bons estudos 

  • Quanto a afirmativa II- Imprescindível quer dizer que não se pode dispensar ou renunciar; indispensável.

     

    Ex: o pandeiro é imprescindível para um bom samba.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br

     

    Portanto, não há como afirmar que nos tempos modernos um filósofo seja imprescindível, como se pode notar desse trecho do texto: "Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros."

     

    Por isso a afirmativa está incorreta.

     

     

  • Estudante focado sem postar comentário é um poeta ! Tá chato velho . 

  • MALUCO, CHATOOOOOOOO!!!!! to reportando todos os comentários dele.... (estudante focado)

     

  • Gabarito Letra D
     

    Considere as afirmações abaixo.
    I. O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

    II. Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

    III. Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera CORRETA
    Ultimo parágrafo -" A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele ..."

  • Reforçando o comentário do colega Leudys L, quanto ao item I:

     

     

    -  O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

     

     

    1º Parágrafo  -  "O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente?"

     

     

     

    *  Reparem que há uma oposição no que tange à origem das ideias e conhecimentos dos poetas. No item I há uma restrição nítida, enquanto no texto se estabelece a abrangência dessa ideia, levando-a para o campo da abstração.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Complementando o que os amigos estão dizendo sobre a alternativa I, observem o porquê o examinador compatibilizar o possível surgimento do novo filósofo contemporâneo (ocidental) com práticas do filósofo na época tradicional.

    Trecho do texto: "combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica."

    Conseguem observar que a possibilidade de esse tipo de filósofo (antigo) movimentar o possível surgimento do filósofo ocidental é justamente a prática dele nos escopos dos:

    1) Negócios; e a

    2) Capacidade de imergir/abstração da sua imaginação que o retira do plano real.

    --

    Por isso a alternativa I está incorreta,visto que nada se diz sobre MAZELAS ou ACONTECIMENTOS BANAIS.

  • Estudante solidário, fodase

  •  "filósofo contemporâneo" essa parte me fez errar, o enunciado restringiu para contemporâneo. Já o texto diz filosofo


ID
2691676
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

... e de desconfiar das novidades espalhafatosas. (último parágrafo)


No trecho acima, o emprego da preposição em destaque justifica-se pela regência do termo

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    Regência nominal do substantivo "compromisso" (de, com, entre):

     

     

    "Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias [...] e de desconfiar das novidades espalhafatosas."

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Sempre retorne ao texto!!!

    Apareceu uma frase transcrita e a indicação do parágrafo em parênteses?

    Não é em vão!

    Retorne ao texto!!!

  • Compromisso DE afasta-se e DE desconfiar

  • Nunca tinha visto a regência compromisso DE, realmente, pensava que era apenas possível -  Compromisso com, entre, para, diante de ou perante, segundo a gramática para concursos, 2º edição ,capitulo sobre regencia verbal.
    Vivendo e aprendendo..

  • GAB A

    Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas. 

  • [...] precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. 

    COMPROMISSO de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas.

  • Quando a possível resposta correta encontra-se logo na primeira alternativa.......

     

    TENSO!

  • " assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas (...) e de desconfiar".
    Letra A.

  • Pocando de rir das mensagens de fé no QC. 

  • GAB A

    Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas.

  • De boaaaa kkk


    GAB A

  • FCC: Leia o texto, LEIA!

  • compromisso. 

  • GABARITO: A.

     

    (...) precisa não perder de vista que assumiu o compromisso...

     

    compromisso de quê?

     

    1) de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e

    2) de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

  • Leia o textooooo boca de burrooooooooooooo

  • O nome “compromisso”, por ter sentido incompleto, requer complemento nominal, o qual é sempre introduzido por preposição. Nesse caso, a expressão “de desconfiar” é justamente o complemento nominal de “compromisso”, justificando o uso da preposição em relação a esse termo.

    Resposta: A

  • GABARITO: A

    "Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas. "

    Quem tem o compromisso, tem o compromisso de algo (de afastar-se das ideias e de desconfiar das novidades espalhafatosas).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas.


ID
2691679
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A respeito do 1° parágrafo, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Segundo" e "conforme" são conjunções subordinativas conformativas, assim como "consoante" e "como".

  • a) ERRADA. O segmento quando se embrenha em suas reflexões pode ser substituído por “ao passo que em pensamentos se perdem”.

    O verbo deveria estar no singular, flexionado de acordo com seu sujeito ' O filosófo.....se perde '.

     

    c) CORRETA. O segmento segundo a tradição grega pode ser substituído por “conforme dita a tradição grega”, sem prejuízo do sentido. 

    As conjunções em destaque são equivalentes quanto ao sentido.

     

    e) ERRADO. Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, o segmento é o que contam a respeito de Tales pode ser substituído por “é o que se relatam sobre Tales”. 

    A partícula 'se' deixa o sujeito indeterminado, motivo pelo qual o verbo não pode ser flexionado. O correto seria 'que se relata sobre'.

     

    Qualquer erro, enviar no privado. ;)

     

     

  • O erro da a, ao meu ver, é que  a conjunção "ao passo que" é  proporcional e "quando" é uma conjunção temporal.

  • Alguém sabe dizer o erro da letra "b"?

  • Ni Bering,

     

    Segundo a professora Flavia Rita, pergunta retórica não objetiva resposta, mas apenas estimula a reflexão do leitor sobre determinado assunto. Normalmente, a pergunta traz em si mesmo a resposta, como no exemplo a seguir:

    "é justo enquanto você estuda seu marido ficar bebendo no bar?"

     

    Veja que no exemplo acima o ponto de interrogação pode ser retirado, pois a pergunta tem caráter retórico, isto é, não objetiva resposta, mas apenas leva o leitor à reflexão. Isso não acontece, por exemplo, com a alternativa "B", na qual o ponto de interrogação NÃO foi usado com caráter retórico, mas para fazer uma pergunta direta dentro do texto. 

  • Sobre a II:

     

    Na minha humilde opinião, a justificativa da Prof. Flavia Rita, apresentada pela colega Ieda Oliveira, não convenceu. Retirando a interrogação da frase exemplificada "é justo enquanto você estuda seu marido ficar bebendo no bar?" alteraria completamente o sentido, visto que, passaria a ideia de que a pessoa acha mesmo justo o marido ficar bebendo no bar enquanto você estudaBuscando entender melhor o erro da II, encontrei a explicação de um exercício similar e achei relevante. Por isso, compartilho com vocês:

     

    QUESTÃO COMENTADA DE PORTUGUÊS
    ( FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12a REGIÃO - 2013)

    Atente para o que se afirma abaixo a respeito da pontuação empregada no texto.

     

    I. É uma escolha que deveria nos deixar mais livres. (2o parágrafo)
    Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após que, sem prejuízo para a correção.
    II. No segmento cada um era definido por sua proveniência, e as perguntas iniciais diziam.. (1o parágrafo) a vírgula pode ser suprimida, sem prejuízo para a correção.
    III. Quem foram seus pais e antepassados?
    Onde você nasceu? Quais são as dívidas que você herdou? (início do texto)
    Os pontos de interrogação podem ser suprimidos, sem prejuízo para a correção e o sentido, pois as perguntas feitas nas frases acima são retóricas.

     

    Está correto o que se afirma APENAS em
    (A) III.
    (B) I e II.
    (C) II e III.
    (D) I e III.
    (E) II.

     

    RESPOSTA: (B)
    Em I, a oração que se inicia com o "que" é adjetiva, já que se trata de um pronome relativo. Sabe-se que as orações adjetivas não virguladas são de valor restritivo. Colocada a vírgula, elas passam a ser explicativas, alternando, assim, o sentido. Entretanto a alternativa fala "correção" e esta não se altera.

     

    Em II, a vírgula antes do "e"´ pode ser usada, porque está unindo orações de sujeitos diferentes, Só que, quando isso ocorre, ela é facultativa. Assim, sua retirada não altera a correção.

     

    Em III, se forem retiradas as interrogações, as frases (mesmo retóricas) perdem o caráter de pergunta, de reflexão e passam a ser afirmações. A correção vai se prejudicar.

     

    fonte: Prof. Ricardo ERSE (https://www.facebook.com/RicardoErsePortugues/posts/663159267058073)

     

  • Errei, me empolguei quando vi a letra B e sequer li o restante...
    Preciso aprender a não me precipitar!! ¬¬

  • Conjução conformativa: (Segundo, Conforme, Consoante).  Letra (C).

  • Eu acho que a "B" está errada porque se você tirar a interrogação ela deixa de ser uma pergunta e se transforma numa afirmação, alterando o sentido original.

    O erro não se relaciona com o fato dela ser uma pergunta retórica (que é aquela que busca reflexões, e não respostas). 

  • Erro B: não se retira ponto de interrogação de perguntas diretas ou retóricas.

    Perguntas indiretas não exigem ponto de interrogação.


ID
2691682
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. (3° parágrafo)

Em relação ao trecho acima, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    "Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca."

     

     

    a) Mantendo-se a correção gramatical, o segmento que encontra pode ser substituído por “encontrado”. 

     

     

    →   Errado, não caberia particípio na oração.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) O emprego da vírgula colocada imediatamente após capital se justifica por separar sujeitos de orações diferentes. 

     

     

    →   Errado, o emprego da vírgula é justificado pela elípse do verbo "transformar".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) A flexão do verbo “encontrar” se deve ao termo “comércio”. 

     

     

    →   Errado, a flexão do verbo "encontrar" se deve ao sujeito oculto "ele" (o filósofo).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento Graças a... pode ser substituído por “Decorrente a”. 

     

     

    →   Errado, acredito que com a troca dos termos haveria uma mudança na semântica da oração. Pois "decorrente" tem uma idéia de "resultante". Ex.: Isto é decorrente do que aconteceu ontem". Já o termo "graças a" equivale a "devido a". Ex.: Graças a Deus estou vivo".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) O segmento em moeda de troca é complemento do verbo “transformar”. 

     

     

    →   Correto, pois há um verbo elíptico (transformar) antes do termo "em moedade de troca", esse verbo elíptico está sendo marcado pela vírgula antes do termo, que é obrigatória.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Na E, em moeda de troca seria o predicativo do objeto ? Porque o que completa o verbo transforma sao as novidades q se encontra..., n compreendi

  • Gabarito E

     

     

     

    Graças a esse comércio   transforma     seu saber em capital,    e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca.

     

     

     

    Verbo Transformar  -  Transitivo Direto e Indireto  

    transforma     seu saber    em capital

                               O.D              O.I   

    transforma     as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca   

                                                           O.D                                                  O.I

     

    erros me avisem  ;)

  • graças a esse comércio, (o filósofo) transforma seu saber em capital, e (ele - o filósofo - TRANSFORMA) as novidas que (ele) encontra, na leitura de textos, em modas de troca.


    Gab. E
     

  • Não Larissa.."em moeda de troca é objeto indireto".

  • Graças a esse comércio transforma, em moeda de troca, seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos. (3° parágrafo) 

  • Acho que tentar fazer uma reescrita da frase seria o melhor caminho para encontrar a resposta.

    Graças a esse comércio transforma seu saber em capital em moeda de troca e as novidades que encontra na leitura de textos

     

    Transformar : VTDI (

    Seu saber: OD //  Em moeda de troca: OI

    as novidades:  OD de transformar, ou talvez - oração subordinada objetiva direta (neste ponto, tenho menos certeza ainda rsrs)

     

    Outra reescrita: Graças a esse comércio transforma seu saber capital em moeda de troca .....

     

    obs: essa prova foi muito difícil, tb não era por menos..... Pela concorrência que é SP, ou seja, as provas do TRT 15 e 02 não seram diferentes...

  • Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:

    Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.

    Questão muuuuito difícil. Demorei horrores e não acertei. Só depois de ler os comentários que entendi.

  • Perfeito a sua reescrita Milene C.

  • Marquei a B, achando que depois de Capital era um adjunto adverbial.

  • Para que serve a primeira virgula na alternativa B?

  • Graças a esse comércio transforma( verbo bitransitivo) seu saber(OD) em capital(OI), e as novidades que encontra na leitura de textos(OD), em moeda de troca.(OI) 

    quem transforma, transforma alguma coisa em algo.

    GAB E

  • Derrapei direto na letra B.

  • Letra E. Caso de zeugma: a vírgula está substituindo um verbo (transforma) já mencionado, portanto, o termo é complemento de transforma.
  • Soraya Lapini

    Serve para separar orações, mas não sujeitos das orações

  • Resposta: E
    Fonte: Prof Fabiano Sales

     

    a) ERRADA. O segmento "que encontra" relaciona-se ao nome "novidades", flexionado no plural. Portanto, sua substituição seria adequada por "encontradas", feminino plural.
     
    b) ERRADA. A vírgula após "capital" foi empregada por razões estilísticas, com a finalidade de realçar/destacar o trecho "e as novidades (...) leitura de textos".
     
    c) ERRADA. Os verbos "transformar" e "encontrar" estão flexionados na terceira pessoa do singular para concordar com o termo "filósofo", núcleo do sujeito "o filósofo", mencionado no início do terceiro parágrafo.
     
    d) ERRADA. A locução prepositiva "graças a" tem valor de causalidade, sendo equivalente às expressões "devido a", "por causa de".

     

    e) CERTA. O verbo "transformar" é transitivo direto e indireto, sendo o sintagma "seu saber natural" o O.D. e o constituinte sintático "em moeda de troca" seu O.I.

     

    ------------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais vídeos explicados pelos professores melhor será para todos.

  • meia hora tentando colocar na ordem direta, mas deu... questão boa

  • USO DA VÍRGULA PARA SEPARAR SUJEITOS


    A vírgula antes da conjunção "e" só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:

     

    a conjunção "e" deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.


    A vocação do Brasil é a produção de alimentos e() os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar. - Sem a vírgula separando os sujeitos.

     

    No exemplo, a vírgula é necessária para deixar claro que "os setores do agronegócio" são o sujeito da segunda oração, e não objeto direto da primeira. Sem a vírgula, uma primeira leitura poderia ser "A vocação do Brasil é a produção de alimentos e os setores do agronegócio".

     

    Para evitar a ambiguidade, a vírgula é obrigatória:

     

    A vocação do Brasil é a produção de alimentos(,) e os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar.



    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/virgula-antes-da-conjuncao-e

  • fcc é dificil

  • não acredito que essa questão seja de nível médio.

  • FCC tá igual a FGV, uma verdadeira M.....

  • Questão mal-elaborada, porque é obrigatória a vírgula após "comércio". Se não houver, ele se torna sujeito do verbo transforma.

  • Sono,deixe-me.

  • cadê o "r" na palavra transformar?

  • A FCC tem explorado bastante questões sobre o sujeito oculto: vejam essa cobrada no TRT SP Q917200

  • Em questões como essas, é importante retomar ao texto. Errei por esse motivo.

  • Nem me toquei que era bitransitivo...muita coisa pra analisar em uma alternativa que fica fácil esquecer kkkk

  • Comentário da Milene C

    Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:

    Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.

    --------

    Complementando o comentário dela, acredito que a vírgula tenha sido usada para assinalar a supressão do verbo 'transforma'.

  • zeugma

  • Muitas pessoas falando que a primeira vírgula da B é uma elipse: ERRADO!

    A primeira vírgula serve para separar objetos de orações diferentes; e a segunda vírgula, para isso que acabei de fazer: é a chamada vírgula vicária de ZEUGMA que serve para marcar a supressão do verbo!


ID
2691685
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... (último parágrafo)


No segmento acima, o sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso se substitua “mídia” por

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    "A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... "

     

     

    a) imprensa. 

     

    →  Correto, há crase pois o substantivo é feminino.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) programas. 

     

    →  Errado, não há crase antes de substantivo masculino.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) meio de comunicação.

     

    →  Errado, vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) debates. 

     

    →  Errado, vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) propagandas. 

     

    →  Errado, "A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU!

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Uma questão fácil em meio a tantas outras cansativas e chatas nessa prova.

     

    Deus me defenderay

  • errei no cansaço

  • Quem disse que a FCC não dá pelo menos uma para não zerar? kkkkkkk

  • Gab. A

     

    B, C e D- Erradas

    Diante de masculino, crase é pepino.

     

    E- Errada

    "A" no singular, palavra no plural, crase nem a pau.

  • Gab. A 

    fui por uma lógica diferente: Vi quais estavam no Plural e descartei logo, depois analisei "meio de comunição" palavra masculina.  

    b)programas. Plural crase nem a pau 

     c)meio de comunicação.Palavra Masculina 

     d)debates. Plural crase nem a pau 

     e)propagandas. Plural crase nem a pau 

  • *Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:

     b)programas. 

    d)debates. 

    e)propagandas. 

    *Antes de substantivos masculinos:

     c) meio de comunicação.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Questão dada!

  • Gabarito Letra A

     

    Hum, acho que a FCC extrapola tanto em suas maldades, que o examinador de vez em nunca como é o caso dar uma questão, para tentar aliviar sua consciência, seu malvado hahaa.   

  • Importante lembrar nessa questão que Crase no singular não dá certo com nome no plural.

  • Perdão, 

    Acho que não tem muita lógica dizer " Plural crase nem a pau". Pois depende: existe uma possibilidade para que ocorra crase  diante de uma palavra feminina plural : 


     

    *Na verdade, as histórias de bruxas pertenciam às fantasias infantis. ( a (prep.) + as ( artigo definido plural) )

    *Exposições ás propagandas --- 

     

    Mais exemplos: fonte http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/acraseeaspalavrasnoplural.htm 

     

     

    : p

  • Gab. A

    "A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... "

    a) imprensa. 

    →  Correto, há crase pois o substantivo é feminino.

    b) programas. 

    →  Errado, não há crase antes de substantivo masculino.

    c) meio de comunicação.

    →  Errado, vide (b).

    d) debates. 

    →  Errado, vide (b).

    e) propagandas. 

    →  Errado, "A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU!

  • FACIN FACIN

  • A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU

  • Dada essa...


  • Os 12 mandamentos da crase. Fonte colega aqui do QC.

     

    1-Diante de pronome, crase passa fome.

    2-Diante de masculino, crase é pepino.

    3-Diante de ação, crase é marcação.

    4-Palavras repetidas, crase proibida.

    5-A+aquele, crase nele.

    6-Vou a, volto da: Crase há.

    7- Vou a, volto de: Crase para quê?

    8- Diante de cardinal, crase faz mal.

    9- Quando for a hora, crase sem demora.

    10- Palavra determinada, crase liberada.

    11- Sendo à moda de, crase vai vencer.

    12 - Adverbial, feminina e locução, coloque crase meu irmão.

  • Nas demais alternativas é exigido o artigo definido feminino no plural, e também porque são palavras masculinas. Portanto, gabarito letra A.

    ÁREA PROIBIDA

    1 - palavras repetidas

    2 - palavra masculina

    3 - antes de infinitivo

    4 - "a" no singular + palavra plural

    5 - essa(s), esse(s)...

    6 - pronomes pessoais

    7 - pronomes de tratamento iniciados por "Vossa"

    8 - você, cujo, quem

    9 - artigo indefinido

    10 - pronome indefinido

  • Exclui o que tinha de palavras no masculino, dps as que estavam no plural. Sobrou a A

  • ALTERNATIVA A: Alternativa correta. O substantivo “imprensa” admite o uso de artigo definido “a”, que se liga à preposição “a” requerida pelo nome “exposição”, resultando no uso de crase.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta, porque “programas” é substantivo masculino, não admitindo o artigo definido feminino.

    ALTERNATIVA C: Alternativa incorreta, pois “meio de comunicação” é outro substantivo masculino, que não admite o uso de artigo feminino.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. Mais uma alternativa que não admite artigo definido feminino por ser substantivo masculino.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. O substantivo “propagandas” admite o artigo definido feminino plural “as”, que poderia formar com a preposição “a” a crase “às”. Note, no entanto, que, na redação original, está presente a contração “à”, no singular. Dessa forma, fazendo-se a alteração proposta, teríamos uma crase singular antes de substantivo plural, o que não é possível de forma alguma.

    Resposta: A

  • GABARITO: LETRA A

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2691688
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A frase que admite transposição para a voz passiva é:

Alternativas
Comentários
  •  

    Sendo simples antes que alguém venha com um textão que mais complica do que esclarece as dúvidas dos colegas:

    Pra frase ser transposta pra voz passiva, precisamos ter um VERBO TRANSITIVO DIRETO

    A) ''são'' - Verbo de ligação

    b) ''está'' - Verbo de ligação

    c) ''participa'' - VTI.

    d) ''manipula'' - VTD. Voz passiva: idéias abstratas, importantes e divinas são manipuladas

    e) ''cai'' -  VTI

  • Acredito, pelo que pesquisei, que o verbo "cair" é intransitivo. Portanto, na alternativa E:

     

    Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundanaTal trecho teria a função de ajunto adverbial.

     

    Vejam:

     

    Predicação verbal

     

    Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivostransitivos ou de ligação.

     

    Verbo intransitivo

    É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.

    Por exemplo: O avião caiu.

    O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como:

    local: O avião caiu sobre as casas da periferia.

    modo: O avião caiu lentamente.

    tempo: O avião caiu no mês passado.

    Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica.

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint11.php

  • Acertei somente por ter lembrado que a transposiçaõ da voz passiva o sujeito jamais poderá ser acompanhado por preposição , este macete e para os concurseiros péssimo em portugues igual a mim , pois o verbo transitivo direto em regra nao vem acompanhado com preposição. 

  • Parabéns Daniel Gomes!

  • Letra (d)

     

    Complementando o excelente comentário do Daniel Gomes e da Rosinete Barbosa

     

    (Verbo VTD / VTDI + SER + ESTAR + TER + PARTICÍPIO)

     

    Algumas questões que ajudam a responder:

     

    Q764147, Q763280, Q738929, Q853669, Q886268, Q889555, Q868128, Q869046, Q868563, Q868193, Q855903, Q889478, Q897082

  • ideias abstratas são manipuladas.

  • - VL, VI e VTI: NÃO aceitam a voz passiva.

    - VTD e VTDI: admitem a v. passiva.

     

    Gabarito: D

  • Cara chato (Estudante Focado)!!!!

  • Saí tentando substituir da voz ativa pra passiva...

    " manipula ideias abstratas, importantes e divinas."
    Idéias abstratas, importantes e divinas SÃO manipuladas

  • passar para voz passiva? Procure OD.

  • fcc ama isso mesmo

     

    tente acertar essa

     

    2017

    Respeitam-se as normas de concordância nessa adequada transposição de uma forma verbal ativa para uma forma verbal passiva:

     a) Da visão de um objeto participam perspectivas = As perspectivas têm participação na visão de um objeto.

     b) O livro teria traduções em várias línguas = Em várias línguas haveriam traduções do livro.

     c) É bom prestigiar encenações teatrais = É bom que se prestigiem encenações teatrais.

     d) Sua visão não corresponde aos fatos = Os fatos não são correspondidos em sua visão.

     e) Muitas verdades expressa uma máscara = Expressa-se numa máscara muitas verdades.  

  • Ideias abstratas, importantes e divinas SÃO MANIPULADAS.

  • Acertei buscando qual verbo era VTD ou VTDI.

  • D)  ...manipula ideias abstratas>>>>>Manipula-se ideias abstratas.

  • Danilo vi esse comentário em outras questões, a cerca de buscar o VTD, fui nessa lógica e de fato ajuda bastante por eliminação.

  •  d)... manipula ideias abstratas, importantes e divinas.

     

    Voz Passiva Análitica: ideais abstratas, importantes e divinas são manipuladas (VERBO SER + PARTÍCIPIO).

     

    Voz Passiva Sintética (VTD): manipulam-se ideias abstratas, importantes e divinas.

  • Quem manipula, manipula algo... (VTD)

    VOZ PASSIVA SINTÉTICA OU VOZ PASSIVA ANALÍTICA

  • D) manipula ideias abstratas, importantes e divinas


    Ideias abstratas, importantes e divinas são manipuladas.

    Sujeito (Ideias abstratas, importantes e divinas) + SER (São) + Particípio (Manipuladas) - Voz Passiva Analítica.

  • LETRA "A"-ERRADA Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis... 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo ser é de ligação, logo ele não admite transposição para a voz passiva. Ele liga o sujeito "as coisas e as pessoas" ao predicativo do sujeito "descartáveis".

    LETRA "B"-ERRADA ... essa imagem está em plena decadência... 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo estar foi empregado como verbo de ligação, assim ele não admite transposição para a voz passiva. Ele liga o sujeito "essa imagem" ao predicativo do sujeito "em plena decadência".

    LETRA "C"-ERRADA ... o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo participar foi empregado como transitivo indireto, portanto ele não admite transposição para a voz passiva.

    "Quem participa" participa "de" alguma coisa. Essa coisa é, no trecho em questão, "o mercado de trabalho", objeto indireto da forma verbal "participa".

     

    LETRA "E"-ERRADA Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo cair foi empregado como transitivo indireto, portanto ele não admite transposição para a voz passiva.

    "Quem cai" cai "em" alguma coisa. Essa coisa é, no trecho em questão, "as frivolidades da vida mundana", objeto indireto da forma verbal "cai".

  • D) o verbo MANIPULAR = VTD verbo transitivo direto

    #voz passiva ANALITICA são manipuladas (VERBO SER + PARTÍCIPIO).

    #voz passiva SINTETICA  manipulam-se 


ID
2691691
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

...cair no abismo onde se perdem suas raízes (2° parágrafo)


O segmento sublinhado acima possui a mesma função sintática do que se encontra também sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

     

    Ordem direta: "...cair no abismo onde suas raízes (suj.) são perdidas"

     

     

    a) ... que inverte o sentido original (o.d.) de suas práticas [...].

     

    b) ... o filósofo (suj.), principalmente o iniciante, [...].

     

    c) Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias (o.i.).

     

    d) ... para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política (o.i.) [...].

     

    e) Às vezes participa do jogo da mídia (o.i.) [...].

     

     

     

    Comentário corrigido, valeu Diogo.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Não percebi a inversão na ordem.

    Português da FCC é complicado.

  • Gabarito B.

    @Sergio Faraias, você escreveu o gabarito errado, embora tenha indicado-o corretamente na explicação.

     

    Voz passiva: "...cair no abismo onde se perdem suas raízes".

    Voz Ativa: "...cair no abismo onde suas raízes são perdidas".

    Na frase temos uma voz passiva sintética, na qual o termo 'suas raízes' exerce função de SUJEITO.

     

    SEMPRE que aparecer um 'SE' depois de um VTD, o termo seguinte será o sujeito da oração. Ex.: Compra-se chocolate (chocolate é o sujeito).

    Nesse caso, a particula 'se' veio em próclise (antes do verbo), mas podemos perceber que o verbo concorda com o temo 'suas raízes'.

  • Vish! Nem vi a voz passiva sintética ali. Fui seco na A pensando que era OD. O termo "suas raízes" é o sujeito!

  • FCC inverteu a ordem e eu errei. Não percebi a inversão e analisei demaneira equivocada. Atenção redobrada a partir de agora.

    Suas raízes é sujeito.

    Gab. Letra B

  • Não enxerguei que era sujeito, e pensei que era OD , mas vamos pra cima 

  • Meu sonho de princesa era entender Português ....

  • Letra (b)

     

    Quando pede-se a mesma função sintática - deve-se encontrar o sujeito, para depois, se houver, o objeto direto ou indireto.

     

    Outras questões que ajudam a responder:

     

    Q868135, Q886269, Q868560, Q866770, Q889484

  •  

    Viu um SE na FCC, fica ligado, provavelmente vai ser partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito..

    Lembrando provável né?! estudem todas as regras do "se".

     

    Agora, decore isso pra vida:

    Como diz a Flávia Rita: Se há partícula apassivadora(P.A), não há objeto direto(OD).

    Repete ai: SE HÁ P.A, NÃO HÁ OD.

     

    Vai ter o que então? SUJEITOOOO. ENTENDEU?

     

    Agora, repare bem, a FCC quase sempre vai colocar o OD na letra a, então presta atenção. Geralmente, tbm, ela coloca duas alternativas com objeto direto, logo, já dá pra perceber que não será OD. Façam várias questões.

     

    Bons estudos

     

     

  • Essa questão não é para iniciantes... :(  

    Crente q era O.D. buáaaaaa

  • Jurava que era OB Direto
    Em 15/07/2018, às 21:11:16, você respondeu a opção A

  • A gente não quer voltar ao texto e acaba errando a questão. 

    Onde se perdem suas raízes = Suas raízes se perdem... sujeito!!!

    VTD+partícula apassivadora Se -> voz passiva. 

    Vai querendo ler só o trecho destacado, vai. :( 

     

    Cuidado com os comentários aí dizendo que se trata de adjunto adnominal.

  • PERGUNTE PRIMEIRO PELO SUJEITO, SEMPRE!

  • O SE está funcionando como particula apassivadora ( pois há um verbo que tem transitividade direta.)

    Como há o SE ( pron. apassivador - o que seria um OBJETO DIRETO, vira então SUJEITO.).

    A mesma função sintativa do item B. ( SUJEITO)

     

    GABARITO ''B''

  • Uma regra que aprendi com o prof Zambeli logo no começo desta vida excitante de concursos, é a famosa regra do Subway: primeiro o pão (sujeito), depois o recheio (complementos)... e aí é só correr pro abraço da morena inesquecível! 

  • Sempre volte ao texto (é melhor perder alguns minutos do que a questão).

  • Vou colar o mesmo comentário que fiz na mesma questão, só que para outro cargo, porque minha dúvida ainda persiste, quem puder me indicar o erro, por favor, peço que me avise, ficarei imensamente agradecido.

     

    Eu discordo do gabarito, pois no segmento indicado para a análise, o termo sublinhado exerce a função de SUJEITO PACIENTE devido a partícula apassivadora "SE", então teríamos que encontrar outro SUJEITO PACIENTE.

     

    Na letra "B", embora haja o sujeito, este não é paciente, pois não sofre ação.

     

    Já na letra "A" temos o sujeito paciente, já que o termo "o sentido original" exerce essa função, pois podemos passá-lo para a voz passiva.

    Veja:

     

    O sentido original é invertido pela teia de condutas.

     

    Não concordei com o gabarito.

  • Islan, é que no caso na alternativa A o sujeito é

     Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas.

    que é que inverte?

    Teia de condutas inverte.

  • A FCC é mestra em fazer isso. É típico da FCC: faz você pensar que é OD. Mas é sujeito. A solução que retira a pseudoroupagem de OD é colocar na ordem direta, como apontado pelo Sérgio TRT. Veja a mesma tática cobrada nessas duas questões: Q977977+Q368694. 

  • Gab B

    Como saber se é OD ou se é SUJEITO?

    ...cair no abismo onde se perdem suas raízes 

    perdem está no plural, logo tem sujeito no plural

    cair no abismo dar ideia de lugar, não pode ser sujeito

    então sobra suas raízes como sujeito

    Outra forma:

    Cair no abismo onde suas raízes se perdem.

    Sujeito está explícito na frase então atrai ''se'' partícula apassivadora.

  • Não adianta, ou joga na ordem direta ou vc vai errar! E outra: Veja sempre no texto, se acompanhar só pelas alternativas, vai errar tbm!

    Mas confesso que bate uma felicidade ao acertar uma dessa! Português, para mim, é a matéria mais complicada!


ID
2691694
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

... que reflita sobre o sentido de seu comportamento.


O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo do sublinhado acima está na frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

     

     

    "... que reflita (presente do subjuntivo) sobre o sentido de seu comportamento."

     

     

    a) ... que o retira (presente do indicativo) do mundo.

     

    b) ... venha (presente do subjuntivo) a ser mais tolerante às opiniões alheias... 

     

    c) ... como se fossem (pretérito imperfeito do subjuntivo) meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... 

     

    d) ... que inverte (presente do indicativo) o sentido original de suas práticas...

     

    e) A palavra grega filosofia significa (presente do indicativo) “amigo da sabedoria”... 

     

     

    Dica:

     

    Para conjugar o presente do subjuntivo use a muletinha "que". Não há erro.

     

    Ex.: Que eu reflita / Que tu reflitas / Que ele reflita / Que nós reflitamos [...]

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Fiz de um jeito que deixou bem claro, 

     

    ... (Isso é para que) reflita sobre o sentido de seu comportamento.

     

    Usando o mesmo termo nas outras alternativas fica claro qual tem o mesmo tempo e modo:

     

     a) Isso é para que o retira do mundo. (retire)

     

     b) Isso é para que venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... Correto.

     

     c) Isso é para que como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... (aqui não faz sentido nenhum a frase)

     

     d) Isso é para que que inverte o sentido original de suas práticas... (inverta)

     

     e) Isso é para que A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”... (signifique)

     

    Criei um canal com resolução de questões aqui do qc, espero que te ajude!

    youtube.com/channel/UCKqb4hrACvuQDwdlEZgItQg

  • Jeferson Fickel ,

    Obrigada 

  • Gab: B

    que reflita = que eu reflita

     

    a) que o retira  =  ela/ela  retira

     

    b) que  venha  = que eu venha  única usando o que para conjulgar (presente do subjuntivo)

     

    c) como se fossem   =  se  eles  fossem

     

    d) que inverte  =  Ele/Ela  inverte

     

    e) A palavra grega filosofia significa =  Ela/Ela siginifica

     

  •  b)... venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... 

     reflita (presente do subjuntivo) 

    venha (presente do subjuntivo) 

  • Bom lembrar que no presente do subjuntivo:

    E / I --> A

    A --> E

     

    Ex. A) que o retira do mundo. 
    Retirar no presente do subjuntivo: retire.
     

  • Gabarito letra B
    Que eu reflita... Que eu venha a ser

  • VENHA A SER = SEJA. Logo, presente do SUBJUNTIVO. 

  • GAB= B de bola :)

  • Macete: Coloquem na frente o:  Maria quer que..................... está dando certo comigo.

  • ... que reflita (presente do subjuntivo) sobre o sentido de seu comportamento.


    b) QUE venha (presente do subjuntivo) a ser mais tolerante às opiniões alheias...

  • Gabarito B

     

    Quero chamar a atenção para a letra "d".

     

    Em: [...] que inverte 

    Nem sempre que o verbo tiver o "que" antes, será presente do subjuntivo. 

     

    No presente do subjuntivo, ficaria:

     

    Eu que (eu) inverta

    Tu que (tu) invertas

    Ele que (ele) inverta <-----

  • Rapaz, essa questão eu usei para colocar em prova o macete do "Maria quer que." E não é que deu certo! Vejam na Q900905. Só não reproduzo aqui porque estou usando o celular. 

  • Gab B

    3º parágrafo : se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

    Presente do subjuntivo.

  • Usando o macete: Maria quer que...................

    A... Maria quer que o retira do mundo. (retire)

    B... Maria quer que venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... (Gabarito)

    C... Maria quer que como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... (tudo errado)

    D... Maria quer que inverte o sentido original de suas práticas...(inverta)

    E... Maria quer que A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”... (signifique)

  • DICA DE MINHAS ANOTAÇÕES ACERCA DA CONJUGÇÃO DOS VERBOS NO SUBJUNTIVO:

    QUE EU - PRESENTE DO SUBJUNTIVO

    SE EU - PRET. IMP. DO SUBJUNTIVO

    QUNDO EU - FUTURO SO SUBJUNTIVO


ID
2691697
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação do comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    a) É inevitável que se deixeM convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admira, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente, 

     

     

    → "Deixem" deve concordar com o sujeito "aqueles".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) A filosofia ocidental, A qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante À formação da pólis, a cidade-estado.  

     

     

    → Não deveria haver crase no "a qual" pois não há exigência de preposição por nenhum termo. E deveria haver crase em "concomitante à formação" pela regência do termo "concomitante a".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravaM-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

     

    → O verbo "integravam-se" deve concordar com o sujeito "nem todos os filósofos gregos"

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Os discípulos de Pitágoras _ criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

     

    → Não cabe vírgula separando o sujeito "discípulos" do seu verbo "criaram".

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Creio que o item A contenha um segundo erro.

     

    A) É inevitável que se deixeM convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que o admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    'Admiram' concordando com 'aqueles' e 'o' fazendo referência a 'filósofo'.

  • A ALTERNATIVA A É FINALIZADA COM VÍRGULA.

  • E. Várias vírgulas só para deixar o candidato na dúvida.

  • Essa vírgula finalizando a letra A, eu jurava que fosse merda do estagiário do QC! kkk

  • Droga, errei!
    Ia marcar a E, mas fiquei a dúvida por esse negócio de "Fomentar espanto"...
    Qual era o sentido?

  • VINCULAR (VTDI) + SE = partícula apassivadora

  • a) É inevitável que se deixem convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    b) A filosofia ocidental, a qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante à formação da pólis, a cidade-estado. 

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravam-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

    d) Os discípulos de Pitágoras criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

    e) Foi a partir do século XIII que os filósofos se vincularam às universidades, fortalecendo, assim, o debate de ideias e fomentando o espanto pela existência do mundo. 

  • AO MEU VER TODOAS ESTÃO ERRADAS. NESSA QUESTÃO, NÃO EXISTE A MAIS CERTA, NEM A MENOS ERRADA. TODAS APRESENTAM O O MESMO NÍVEL DE ERRO. por isso, acho que cabia recurso.

     

    a) É inevitável que se deixem convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    b) A filosofia ocidental, a qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante à formação da pólis, a cidade-estado. 

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravam-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

    d) Os discípulos de Pitágoras criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

    e) Foi a partir do século XIII que os filósofos se vincularam às universidades, fortalecendo, assim, o debate de ideias e fomentando o espanto pela existência do mundo.   Se vinculam  (Vinculam-se) ênclise.

     


ID
2691700
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

Considere as afirmações abaixo a respeito da crônica de Ruy Castro.


I. Em Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias (1° parágrafo), os tempos verbais indicam, respectivamente, uma ação que estava se processando e outra anterior a ela.

II. A partir da afirmação de que Vinícius tinha prática nesses assuntos (2° parágrafo), depreende-se que ele já havia escrito poemas sobre tais questões, de modo que pôde enfrentar a perda de Maria com serenidade.

III. Com o comentário detalhe insignificante (2° parágrafo), o autor refere-se, com humor, à grande distância entre o Rio e Paris.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Discordo que a alternativa III esteja correta, pois o autor não descreve com humor ao se referia a distância entre Rio e Paris e sim, inclusive, em tom denotativo, pois realmente não há relevancia, 'no além", onde estejamos, o defunto não o verá mesmo. Forçando um pouco, poderíamos tratar como ironia, mas ainda assim não considero que o humor seja algo que caiba nesse texto.

  • Concorco com a posição de Danilo Nogueira. Acho que a resposta está equivocada. 

  • Também não consegui identificar o humor no comentário do autor.

  • Em análise de textos e provas, temos que pensar que o humor não existe somente quando provocara o riso.

    Devemos considerar o humor como uma quebra da expectativa.

    Toda vez que se fala algo que quebra a expectativa têm-se o efeito de humor.

  • Comentando:

    I. (Certa) Em Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias (1° parágrafo), os tempos verbais indicam, respectivamente, uma ação que estava se processando e outra anterior a ela.

     

    Ainda esperava ... e

    tinham combinado, ação concluida.

     

    II. (Errada) A partir da afirmação de que Vinícius tinha prática nesses assuntos (2° parágrafo), depreende-se que ele já havia escrito poemas sobre tais questões, de modo que pôde enfrentar a perda de Maria com serenidade.

     

    Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé.

    "... meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

    Ele não enfrentou a perda do seu amigo com serenidade, mas sim arrasado...

     

    III. (Certa) Com o comentário detalhe insignificante (2° parágrafo), o autor refere-se, com humor, à grande distância entre o Rio e Paris.

     

    Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

    Refere-se sim à distáncia entre Rio e Paris, já o humor não encontrei engraçado, mas tem algo de sátira no comentário e por isso marquei como certa.

     

    Gabarito letra C

    Bons estudos

  • NÃO VI NADA DE HUMOR NO ITEM III.

  • humor? só se for o humor negro do querido examinador... aiaiaiai

  • Errei também. Marquei "E".

    Procurando pelas definições de humor, encontrei:

     

    hu·mor

    9. Mordacidade chistosa; ironia delicada.


    "humor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/humor [consultado em 08-06-2018].

  • Com relação ao item III, o humor refere-se ao fato de que a distância não significa nada para os mortos, pois eles podem se desclocar de um lugar para outro, por isso, o fato de Vinícius estar em Paris não era impedimento para o amigo, que morreu no Rio, o visitasse.

     

    "Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além"

  • na passagem "Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”. podemos então entender que o autor do texto coloca, sim, um pouco de humor.

    gabarito C

  • Definitivamente não consegui identificar humor nenhum no trecho. Agora, além de interpretar, temos que adivinhar se o examinador achou graça ou não. Tenso! 

  • O erro do item II é a afirmação de que Vinícius tinha feito um poema sobre o assunto anteriormente, mas o 2º parágrafo deixa claro que Vinícius escreveu a Manuel Bandeira - e não foi um poema.

    Veja: (2º parágrafo) Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. 


    Gabarito: C

  • Ótima explicação, Leudys L. Merece um ingresso pra minha turnê. 

     

  • Talvez o examinador tenha errado na interpretação.

  • Vou tentar explicar o item III, por que a frase possui humor? Simplesmente pelo fato de que ele chama a distância do Rio até Paris de insignificante, e todos sabemos que essa distância está longe de ser insignificante.

  • A três está errada, não tem humor nenhum.

    Fazer comentário com o gabarito na mão é fácil, quero ver marcar certo que o cara falou com "humor" sem ter a resposta da banca.


ID
2691703
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

A formulação correta que dá continuidade à frase Ao ver um passarinho gordo, Vinícius afirmou... está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

     

     

    a) que estaria certo que tratava-se de uma palhaçada de Maria, para tirá-lo da fossa.

     

     

    →  O "que" é atrativo de próclise, por isso não pode haver ênclise. 

     

    →  Correção: "estaria certo que se tratava [...]"

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) que tinha certeza tratar-se de Maria, fazendo palhaçada para lhe tirar da fossa. 

     

     

    →  O verbo "tirar" é VTD e deve ser acompanhado pelos pronomes (o, a, os, as), portanto, não cabe "lhe".

     

    →  Correção: "fazendo palhaçada para tirá-lo da fossa. "

     

    →  Quando o verbo termina em "R, S ou Z" substitui-se por (lo, la, los, las).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d)  estar certo de que se tratara de Maria, a fazer palhaçadas a fim de tirar-lhe da fossa. 

     

     

    →  Vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) ter certeza de que tratava-se das palhaçadas de Maria a fim de tirar-lhe da fossa. 

     

     

    →  Vide (a).

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • fiquei entre a A e C e acabei errando qual a justificativa da virgula na letra C ????

  • Ruben, acredito que a vírgula esteja separando orações com sujeitos diferentes:

     

    1ª oração: sujeito é 'Vínicius'.

    2ª oração: sujeito é 'Maria'

     

     

  • a)

    que estaria certo que tratava-se de uma palhaçada de Maria, para tirá-lo da fossa.

    Pronome Relativo atrai a próclise (QUE SE TRATAVA)

     

     b)

    que tinha certeza tratar-se de Maria, fazendo palhaçada para lhe tirar da fossa. 

    Quem tem certeza, tem certeza DE algo

     

    c)

    ter certeza de que se tratava de Maria, fazendo palhaçada para tirá-lo da fossa. 

    CORRETO!

     

     d)

    estar certo de que se tratara de Maria, a fazer palhaçadas a fim de tirar-lhe da fossa. 

    TIRAR É VTDI. Tirar alguém de algo, TIRÁ-LO DA FOSSA

     

     e)

    ter certeza de que tratava-se das palhaçadas de Maria a fim de tirar-lhe da fossa. 

    QUE SE TRATAVA

  • (forma correta) tirar ele... quem tira, tira alguém. Portanto, tirá-lo. (VTD)

    (forma errada) tirar a ele para usar o lhe, deveria ser: quem tira, tira a alguém. Portanto, não cabe, fica incoerente.(VTD)

    pra quem é péssimo nisso, igual a mim, dá pra acertar 90% das questões fazendo tal afirmação (em azul)


ID
2691706
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

O verbo que, no contexto, pode ser corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    A única alternativa que cabe tanto plural e singular é a (e) pois o verbo "vêm" está ANTEPOSTO ao sujeito composto "vazio e a sensação", por estar anteposto ele pode concordar com os 2 termos ou apenas com o mais próximo. Lembrando que isso é facultativo.

     

     

    e) Quando se perde um amigo, VÊM / VEM o vazio e a sensação de que...

     

     

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • FCC inovando...quem cobra muito essa regra é Cespe..

  • matei quando ele falou que n[ao precisaria mexer na frase, é só acento diferencial 

  • Letra E. Regra de concordância do sujeito posposto ao verbo, fica tanto no SINGULAR quanto no PLURAL

     

    Realmente, quem gosta disso mesmo é a CESPE

    =)

     

  •  alguém poderia me dar uma luz e  dizer  pq  não poderia  ser  a B?

  • GAB. E

    a) De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que... (1° parágrafo). suj. indeterminado - O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração).

     

     b)... por mais que se falassem... (último parágrafo). ele não falava com ele mesmo, mas falava ele e seu amigo, ou seja duas pessoas - ficando assim o verbo apenas no plural.

     

     c)Eram mais que amigos − irmãos. (1° parágrafo). mesmo que o verbo concordasse com o mais próximo, ficaria no plural pois os dois termos estão no plural. 

     

     d)... os dois não disseram tudo. (último parágrafo). concorda com o numeral. 

     

     e)Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que... (último parágrafo). verbo anteposto concorda com o mais próximo e como ele está no singular o verbo tem a opção de ficar no singular. 

     

    #ERROSMECORRIJAM  

  • Resposta letra E!

    REGRA: SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO --> O VERBO VAI PARA O PLURAL OU CONCORDA COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO.
     

  • Sujeito posposto ao verbo, este pode concordar com o mais próximo ou com ambos...

  • "sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase" 

  • No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.

    Por Exemplo:

    Faltaram coragem e competência.
    Faltou coragem e competência.

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php

  • Verbo depois do sujeito composto: plural -> O aluno e a aluna chegaram

    Verbo antes do sujeito composto: plural OU concorda apenas com o elemento mais próximo -> Chegaram o aluno e a aluna/ Chegou o aluno e a aluna. 

    Fonte: materiais de aula do Professor Felipe Oberg

  • Que questão lindaaaaaaaaaaaaaa!!!

  • Pq minhas questões não mostra o texto que está sublinhado? Será que é pq estou acessando pelo aplicativo?
  • LETRA E.

    SUJEITO COMPOSTO (O VAZIO E A SENSAÇÃO) ESTÁ POSPOSTO AO VERBO.

    NESTE CASO O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS OS SUJEITOS.

    VEM O VAZIO - OU - VÊM O VAZIO E A SENSAÇÃO.

  • Priscilla Sanros,

     

    as minhas também não mostram e uso o notebook, é um saco porque ou tento adivinhar o que está sublihado ou pulo a questão.

  • Usem o navegador "google chrome"! Nele, as marcações de sublinhado, etc., aparecem normalmente.

  • Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que.

    Quando se perde um amigo, vem o vazio e a sensação de que.

  • Sujeito composto posposto ao verbo: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. É uma opção, e não uma obrigação.

    Ex: Faltaram coragem e competência / Faltou coragem e competência.

    (Língua Portugues para Concursos - Duda Nogueira)

  • Mas olha só, na letra A seria possível escrever:

     

    De repente, fui dar a Vinícius a notícia de que...

     

    Ok, mudou o sujeiito para a 1a pessoa do singular, mas nenhuma outra modificação na frase escrita seria necessária para tornar a frase correta. A pessoa do verbo mudou com a alteração do próprio verbo para o singular que era o que o comando da questão solicitava e não havia no comando algo que indicasse que deveria ser mantida a mesma pessoa do verbo. Sei que força um pouco a barra, mas alguém discorda?

  • As alternativas estavam bem discrepantes ao meu ver.

    No entanto, fui por eliminação, acabei nem lendo a letra E, porque no poderia, de forma alguma, ser quaisquer da outras alternativas.

  • GAB: E 

  • Subiram hoje a gosolina e o álcool

    Subiu hoje a gasolina e o álcool

     

    Porém, em sentido de reciprocidade só admite o plural: 

    ABRAÇARAM-SE O PROFESSOR E O ALUNO!

  • Rodrigo Collet, vi uma outra questão parecida com essa que penso ser passível de revisão ou anulação, mas essa aqui não. A diferença é que na outra questão não havia nem um indicativo que levasse em consideração o contexto, enquanto que nesse aqui têm.


    O verbo que, no CONTEXTO, pode ser corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está sublinhado em: 


    Portanto, muda-se o contexto ao alterarmos o sujeito de uma frase.


  • Pessoal, além do verbo ter sido posto antes do sujeito composto, é facultativo o verbo no plural ou singular. Outro indicador que seria a letra (E), ao menos para mim, é o numeral UM. 

     

  • Gab E

    FCC ama concordância atrativa!

  • GABARITO: E

    Vêm → Concorda com tudo (o vazio e a sensação); e

    Vem → Concorda com apenas "o vazio"

    Quando se perde um amigo, VÊM o vazio e a sensação de que...

    Quando se perde um amigo, VEM o vazio e a sensação de que...

    Questão CESPE para treinar: Q26489

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)


ID
2691709
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

Está correta a redação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

     

     

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira ACERCA da cena a qual via, sentado na poltrona a frente de um amigo que já havia morrido. 

     

     

    →   Acerca de  =  “sobre”  -  Ex.: Sergio estava conversando acerca da viagem.

     

    →   A cerca de  =  “aproximadamente”  -  Ex.: A casa de Sergio fica a cerca de 2 km da árvore.

     

    →   Há cerca de  =  “faz aproximadamente”  (tempo decorrido)  -  Ex.: Sergio comprou o vinho há cerca de 3 anos.

     

     

    *  Não é a primeira vez que a FCC cobra a diferença dos "acercas", vejam: Q886273.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) Na crônica, relata-se que Vinícius e Antônio Maria haviaM combinado de se encontrar em Barão de Mauá. 

     

     

    →  O verbo "haver" não está no sentido de existir, por isso ele varia e deve concocordar com o sujeito composto "Vinícius e Antônio Maria".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) Era gordo como Maria [,] o passarinho que: fazendo movimentos harmoniosos ao seu redor entrou pela varanda. 

     

     

    →  Não cabe vírgula, pois está separando o sujeito "passarinho" do seu verbo "era". 

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) A perda de um amigo traz a sensação de que, ainda HAVERIA muitas coisas que poderiam ser ditas entre eles. 

     

     

    →  Verbo "haver" no sentido de existir é IMPESSOAL, por isso não varia e tem de estar no singular.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • espera não é verbo?

  • Esperar = VERBO

     

    Espera : SUBSTANTIVO DEVERBAL,derivado de um verbo ( ex: A(artigo) espera foi grande )

  • Acredito "à espera" leva crase por ser uma locução adverbial feminina. Segundo a regra, a crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas.

  • Fiquei em duvida com a regencia da palavra estava...

     

    Usa-se a crase:

    Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas como:

    às pressas, às vezes, à risca, à noite, à direita, à esquerda, à frente, à maneira de, à moda de, à procura de,

    à mercê de, à custa de, à medida que, à proporção que, à força de, à espera de:

     

    Exemplos:

    Saiu às pressas.

    Vive à custa do pai.

    Estava à espera do irmão.

    Sua tristeza aumentava à medida que os amigos partiam.

    Serviu o filé à moda da casa. 

     

    A combinação de outras preposições com a (para a, na, da, pela e com a, principalmente) indica se o a ou as deve levar crase.

    Não é necessário que a frase alternativa tenha o mesmo sentido da original nem que a regência seja correta.

     

    Exemplos:

    Emprestou o livro à amiga (para a amiga).

    Chegou à Espanha (da Espanha).

    As visitas virão às 6 horas (pelas 6 horas).

    Estava às portas da morte (nas portas).

    À saída (na saída).

    À falta de (na falta de, com a falta de).

    fonte:
    https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/crase

  • Nas locuções adverbiais FEMININAS usa-se crase.

  • A cerca de, escrito assim, separado, significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”:

    a) Brasília fica a cerca de 208 km de Goiânia.

    Acerca de tem significado de “a respeito de” ou “sobre”:

    a) Estávamos conversando acerca da viagem.

    Há cerca de por apresentar o verbo “haver” tem sentido de tempo decorrido, logo, significa “desde aproximadamente”, “faz aproximadamente”:

    a) O curso foi lançado há cerca de dois anos.

  • VLW SERGIO, SEUS COMENTÁRIOS SEMPRE ACRESCENTAM!

  • "Vinícius e Antônio Maria haviam combinado"

    VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL.

    Nas locuções verbais, o verbo auxiliar vai depender do verbo principal.

    O verbo principal (combinar) é pessoal, por isso o verbo auxiliar (haver) concorda com o sujeito. Se o verbo principal fosse impessoal, o verbo auxiliar ficaria no singular.

     

    VERBO IMPESSOAL: não possue sujeito, ou seja, não tem com "quem concordar" --> singular.
    Ex. Haver = existir. 

     

    Qualquer erro, avisem-me.

  • Gabarito D

     

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira a cerca da cena a qual via, sentado na poltrona a frente de um amigo que já havia morrido.  2 ERROS

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira ACERCA da cena a qual via, sentado na poltrona À frente de um amigo que já havia morrido. 

     

    creio que haja crase em  À FRENTE     (pois FRENTE é palavra feminina)

  • Na expressão “à frente”, ocorre crase, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina (“Ele está sempre à frente”; “Esse músico sempre está à frente do seu tempo”

    Fonte: http://www.educacional.com.br/espacopasquale/dicas.asp?c=C_4&

  • a) Vinícius contou a Manuel Bandeira acerca da cena a qual via, sentado na poltrona à frente de um amigo que já havia morrido.

     

    b) Na crônica, relata-se que Vinícius e Antônio Maria haviam combinado de se encontrarem em Barão de Mauá. 

     

    c) Era gordo como Maria o passarinho que fazendo movimentos harmoniosos ao seu redor entrou pela varanda. 

     

    d) Vinícius estava à espera de Antonio Maria, por quem nutria grande amizade, quando recebeu a triste notícia de que ele havia morrido na véspera.

     

    e) A perda de um amigo traz a sensação de que ainda haveria muitas coisas que poderiam ser ditas entre eles.

  • Não marquei a letra D porque o nome do Antônio está sem acento! af.

  • não entendi o uso desse "de" na alternativa D:

    D) Vinícius estava à espera de Antonio Maria, por quem nutria grande amizade, quando recebeu a triste notícia de que ele havia morrido na véspera.

    o que rege ele???

  • Pensei que a letra D não era o gabarito por Antonio está sem acento.

  • Antonio derrubou todo mundo kk


ID
2691712
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante uma crise financeira, um certo imóvel perdeu 20% de seu valor e, com o fim da crise, o valor do imóvel aumentou 5% em um ano. Para voltar a ter o mesmo valor do início da crise financeira, é necessário ter uma valorização percentual de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • vamos supor que o Valor do Imovel é 100 perdeu 20% de seu valor. (-20%) = fica 80

    Depois aumentou 5% 80 (+5%) = Fica 84

    Depois para voltar ao valor inicial é so olhar nas alternativas a que se aproxima

    que é a letra C 19%

    vamo a prova real

    19% de 84= 19*84=1596 volta duas casas =15,9

    84+15,9 = 99,9 aproximadamente 100 Valor inicial.

  • Valor inicial antes da crise: 100 % = 100

     

    Valor durante da crise, perdeu 20%, então seu valor ficou  80

     

    Aumento depois da crise de 5% de 80 = 4. Então se aumentou 4 somam 84 depois da crise.

     

    Para esses 84 chegar aos 100 iniciais novamente faltam 16... então :

     

    84  é 100%

    16 é %?

     

    Regra de 3, multiplica cruzado:

    (16*100)/84 = 19

     

    Gabarito letra C

  • Imóvel => redução de -20% e aumento de +5% 

    -20% + 5% = -15%

    -(2)*(0,5)    = - 1%

                       = -16%    ( Método de aumentos e reduções em porcentagem - vídeos do Matemática para Passar Youtube)

    Então o imóvel passou a valer: 84% do valor original        por regra de 3:

    84% -------------100%

    100% ---------- X           x= 119%         ou seja, valorização de 19%                 Gabarito:  Letra C)                 

  • Gab. C

      

    Simplifique

      

    84     100%

    100    x

      

    84 e 100 por 4

      

    21   100%

    25       x

      

    Ps. Não simplifique %, cuidado.

      

    2500 por 21 = 119,....

      

    Para voltar ao preço antigo precisa de 100% do valor + 19%.

  • Referente = 16

    10% = 8,4

    20% é maior que 16 (elimina letras D  e E)

    Teste com 15%

    8,4x1,5 = 84*15 = 1260 (valor menor que 1600)

    Sendo assim elemina-se as letras A e B (12 e 15%)

    Gabarito letra C.

     

    Conta simples, rápida, sem fazer a divisão e  trabalhando com transformação de números decimais.

  • 0,8x + 0,05(0,8x) = 100

    0,8x + 0,4x = 100

    x = 100/0,84

    x=119,04...

    119 - 100 = 19 Letra C


ID
2691721
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa decide dividir todo seu patrimônio entre seus 3 filhos ainda em vida. Analisando a situação atual de cada um, conclui que a filha mais velha deve receber 1/5 de seu patrimônio, ao passo que o filho do meio deve receber R$ 500.000,00 e o filho mais novo, 30% do total do patrimônio. No ato da transferência, cada filho deve pagar ao governo um imposto de 2% do valor recebido.


Dessa forma, a filha mais velha deverá pagar um imposto relativo ao valor por ela recebido de

Alternativas
Comentários
  • Não consegui resolver, alguém ajuda?

     

  • Marco, vamos lá

    Uma pessoa decide dividir TODO seu patrimônio, ou seja, 100%. Entre 3 filhos assim:
    1º A mais Velha --> 1/5 da herança ou podemos dizer 20%
    2º Filho do meio --> R$ 500.000,00
    3º Filho mais novo --> 30% da herança

    Então chegamos a conclusão que R$ 500.000,00 é igual a 50%

    Se R$ 500.000,00 é igual a 50%, logo 100% é R$ 1.000.000,00.

    Aí fica assim:
    1º filha 20% de 1 milhão = R$ 200.000,00 multiplicado por 2% do imposto = R$ 4.000,00

    Gab D

  • Supondo que a herança seja de R$1.000.000,00. 
    1/5 de 1.000.000 = 200.000
    0,02 (imposto) x 200.000 = 4.000.

  • 30% do irmão mais novo.

    |_|_|_|_|_| = 1/5 da irmã mais velha, ou seja, 1/5 de 100% = 20%

    30% do mais novo + 20% da mais velha = 50% ou seja a metade.

    O enunciado diz que o do meio deve receber R$ 500.000.

    Então se a mais velha junto com o mais novo detém a metade do patrimônio a outra parte está com o do meio.

    Ou seja 500.000+500.000= 1.000.000.

    E o examinador quer saber quanto é 2% de imposto da mais velha em relação a sua parte do patrimônio.

    A parte da mais velha = 20% de 1.000.000 = 0,2*1.000.000 = 200.000 (o patrimônio da mais velha)

    Agora 2% de 200.000 = 0,02*200.000 = 4.000

    Letra D

  • Resolvendo passo a passo para quem teve dificuldade:

    Filha mais velha (V) = 1/5x          Filho do meio (M) = 500.000          Filho mais novo (N) = 30%x = 3/10x

    Achando o valor total (X):

    1/5 x + 500.000 + 3/10x = x  ---------- Resolvendo essa equação de 1º grau, achará:

    5.000.000 = 5x

    x = 1.000.000 ---- Valor total do patrimônio deixado

    Achando o valor deixado para a filha mais nova:  1.000.000/5 = 200.000

    Calculando o imposto de 2% sobre o patrimônio da filha mais nova:  200.000 ---------- 100%

                                                                                                              I  ------------------  2%

    Imposto = 200.000 x 2% = 4.000

  • Filha Mais Velha (FV) = 1/5 do Pat = 0,2 ou 20% Pat

    Filho do Meio ( FM) = $500000

    Filho Mais Novo (FN) = 30% Pat 

    Se a Filha Mais Velha recebeu 20% e o Filho mais Novo 30%, então o restante 50% ficou para o filho do meio.

    Se 50% do Patrim equivale a $500000, então 100% é o dobro: $ 1000000

    Sendo assim a FV recebeu 20% de $1000000 = $200000 e pagou de imposto 2% de $200000 = $4000        Resp.: Gabarito D

  • Peguei o valor 1.000.000 como base. 

     

    Filha mais velha = 1/5 de 1.000.000 = 200.000

     

    Filho do meio = 500.000

     

    Filho mais novo = 30% de 1.000.000 = 300.000

     

    Imposto de 2% sobre 200.000 (filha mais velha) = 4.000.

     

     

    Alternativa "D"

  • Eu fiz da seguinte forma:

     

    Se a mais velha recebeu 1/5, então ela recebeu 20%, pois 1 corresponde a 20% de 5.

     

     

    Se a mais velha recebeu 20% e o mais novo 30%, então o resto, que é 50%, ficou com o do meio.

     

     

     

     

    O do meio recebeu R$500.000 (50%).

     

    A mais velha recebeu R$200.000 (20%).

     

    Regra de três:

    200.000_____100%

           x________ 2%

    x = 4000.

    Letra D

     

  • Joga um valor: herança no total de 10 reais

    filha mais velha recebeu 1/5 ou 20% = 2 reais

    Desses 2 reais, ela vai ter que pagar 2% ao governo

    R$2 - 100%

    R$ x - 2%

    regra de 3 simples:::: R$0,04 ou (4 mil) > se a alternativa é a D), então ela teve ter recebido ao invés de R$2,00 > R$200 mil (e pagou R$4 mil imposto)

    o irmão do meio: R$500 mil

    o mais novo: 30% (R$300 mil)

    total da herança: 1 milhão

  • Passo a passo feito na mão: https://imgur.com/GRm91wI

  • Passo a passo completo:

     

    Dados:

    Filha mais velha = 1/5x

    Filho do meio = 500.000

    Filho mais novo = 30% => 3/10

     

    Montando a equação:

    1/5x + 500.000 + 3/10x = x (MMC,5,10 = 10)

    2x + 5.000.000 + 3x = 10x

    10x - 3x - 2x = 5.000.000

    5x = 5.000.000

    x = 5.000.000/5

    x = 1.000.000 (total da herança)

     

    Parte da filha mais velha = 1/5x = 1/5 * 1.000.000 = 200.000

     

    Imposto de 2% = 200.000 * 0,02 = 4.000

  • Perfeita Letícia Núncio! 

  • Resolvi em equação de 1º grau:


    X = Valor do patrimônio


    30% = 0,3


    X = x/5+500.000+0,3x


    X = 1.000.000


    Parte da filha mais velha: 1.000.000/5 = 200.000


    Só calcular os 2% de 200.000.

    Resultado: 4.000

  • Gabarito: D

     

     

    filha mais velha: 1 / 5

    filho do meio: R$500.000,00

    filho mais novo: 30% --> 3 / 10

     

    1x / 5 + 500.000 + 3x / 10 = x

    mmc = 10

    (2x + 5.000.000 + 3x) / 10 = 10x / 10

    2x + 5.000.000 + 3x = 10x

    5.000.000 = 5x

    x = 1.000.000

     

    1.000.000 / 5 = 200.000 <--- Valor recebido pela filha mais velha

     

    200.000 * 0,02 = 4.000 <--- Valor de imposto pago pela filha mais velha

     

     

     

    -Bons estudos.

     

     

  • Gabarito: D

     

    Sempre que vier questões envolvento mais de uma fração, busque igualar os denominadores.

     

     

    Mais velha: 1/5 do Total

    Mais novo:   3/10 do total (30% é igual a 3/10)

     

     

    Agora iguala os dois a um mesmo denominador

     

     

    Mais velha: 2/10 do total (1/5 x 2 = 2/10, este 10 é igual ao denominador do filho mais novo)

    Mais novo: 3/10 do total

     

     

    Agora, sabemos que se somar a filha mais velha com o mais novo, teremos:

     

     

    2/10 mais 3/10 =   5/10 do patrimonio, ou seja metade. A outra metade só pode ser do filho do meio, que corresponde a 500.000

     

     

    Agora, faz a regra de 3. 

     

    Se 5/10 é igual a 500 mil, 2/10 será igual a 200.000 (Referente a filha mais velha)

     

     

    Desconto do Imposto: 2% de 200.000 = 4000$

     

     

    Sempre busque igualar os denominadores. Ficará mais fácil saber as partes correspondentes da fração de cada um.


ID
2691730
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que uma pessoa precise comprar 3/7 de um saco de farinha de 10 kg. Para fazer isso, ela calcula o valor decimal da fração 3/7 e o arredonda, multiplicando-o por 10, para determinar a massa, em kg, que deverá ser comprada. Se a pessoa arredondar o valor decimal de 3/7 na primeira casa decimal, ela comprará menos farinha do que se fizer o arredondamento na segunda casa decimal (a pessoa adotou a seguinte regra de arredondamento: ao arredondar em uma determinada casa, ela observa o algarismo imediatamente à direita. Se ele for 5 ou mais, ela arredonda para cima; se for 4 ou menos, para baixo).


Portanto, a quantidade de farinha que ela comprará a mais, se arredondar na segunda casa decimal, é de

Alternativas
Comentários
  • 3/7 de 1,000 kg

    1000 / 7 partes = 1,4285 kg

    fórmula 1 : arredondando para menor = 1,40 pois o algarismo apóss 4 é 2 , menor que 5 conforme a regra

    fórmula 2 : arredondando para maior = 1,50 pois o algarismo após 2 é 8 , maior que cinco conforme a regra.

    usando formula 1 : compraria 4,200 kg

    usando formula 2 : compraria 4,500 kg  logo 0,300 kg a mais

  • * 3/7 = 0,4285

    * contam-se as casas decimais a partir do primeiro número inteiro quando o número é decimal

     

    1) arredondar na primeira casa para baixo => arredondar 0,4para baixo = 0,4

    2) arredondar na segunda casa para cima => arredondar 0,428 para cima = 0,43

     

    10kg x 0,4 = 4kg

    10kg x 0,43 = 4,3kg

    diferença = 0,3kg

  • A segunda casa decimal não seria o numero 2 (1,4285) ? 

    pois seguindo a ordem entendo que o numero é unidade e os numeros após a virgula são decimais, com isso ao meu vers a segunda casa decimal seria o numero 2 e que como é menor que 5 seria arredondado para 4. 

  • 0,42 para baixo arredondei como 0,41...

  • wilian carlos: a primeira casa decimal é o 4 (0,4) e a segunda casa é o 2 (0,42). No enunciado diz que a pessoa arredonda utilizando-se do algarismo à direita, ou seja, em 0,4285 o número a direita do 2 é o 8 (que é maior que 5). Desta forma, o arredondamento na segunda casa fica 0,43 e o da primeira 0,4 (porque 2, que está à direita do 4, é menor que 5).

  • Rei Babar, tem que observar os critérios que o enunciado mencionou...

    Olha pro número imediatamente à direita: se for maior igual a 5, arredonda pra cima. Se for menor, arredonda pra baixo.

    0,428 (8 >5) --> 0,43, entendeu?

  • Ah...  finalmente entendi!

    De saída, tem de calcular o decimal de 3/7 (0,428)

    E não 3/7 de 10kg !

    Tava errando aí!

    :)

  • O arredondamento tem que ser feito olhando a primeira casa a direita do número que se quer arredondar.

    3/7 = 0,4285. Então o número que queremos arredondar é 0,4285

    Hipótese 1 (arredondando na primeira casa) = 0,4285 -> 2 menor que 5, então arredonda pra baixo = 0,40

    Hipótese 2 (arredondando na segunda casa) = 0,4285 -> 8 maior que 5, então arredonda pra cima = 0,43

  • Pessoal esse questão e lógica, nem precisa fazer cálculo, leiam com atenção.

    Ele fala no final se o número for menor q 4 arredondar pra baixo ou seja zero , e se for maior q 5 arredondar pra cima ou  seja 10 , então se a saca tem 10kg e ele falou para arredondar a casa do lado direito logo fica assim 

    3/10 - > eu tenho 10 kg te dou 3 kg vc ganhou quanto? 

    3 kg 

    Fácil né!

  • Vou ser bem suscinto.. 3/7 de 10kg = 4,28kg; seguindo a regra de arredondamento na segunda casa, temos 4,3kg, ou seja.. 0,3kg.

  • gente, alguém pode me ajudar?

    por que no arredondamento pra baixo não seria 0,41?

  • Para quem teve dúvida quanto ao arredondamento de 0,42 que deu 0,4, deixo as 2 regras usadas pela questão:

     

     

    Regra 1  - Se o algarismo depois do número que eu quero arredondar for menor que 5, eu não mexo nesse número (Caso da questão).

     

     

    Ex.: 0,42 - Eu quero arredondar a primeira casa decimal "4" e vejo que 2 é menor que 5, logo, o arrendondamento será = 0,4

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Regra 2  - Se o algarismo depois do número que eu quero arredondar for maior que 5, eu aumento 1 unidade no número a ser arredondado (Caso da questão).

     

     

    Ex.: 0,48 - Eu quero arredondar a primeira casa decimal "4" e vejo que 8 é maior que 5, logo, o arrendondamento será = 0,5

     

     

    https://www.youtube.com/watch?v=tAB4rCIYsFA

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • PQP essa Banca FCC so inventa e faz graça

  • Galera foi a questão mais facil kkkk

    pega 10 divide por 7 = 1,4

    a questão fala que se a casa depois da virgula for abaixo de 5 arredonda para baixo, logo então fica 1

    como ele comprou 3/7 então 3x1= 3


ID
2691733
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Técnico compartilha seu microcomputador com um colega. Sabe-se que o sistema operacional é o Windows 10, em português, e que este sistema pode abrigar perfis de usuários diferentes. Cada usuário pode entrar no seu perfil e guardar seus dados, executar seus aplicativos e personalizar sua área de trabalho. Uma das formas de acionar a troca de usuário é feita diretamente na área de trabalho, mediante o uso das teclas combinadas

Alternativas
Comentários
  • CTRL + ALT + DEL, no WINDOWS 10, também leva aos seguintes itens:

    BLOQUEAR

    TROCAR USUÁRIO

    SAIR

    GERENCIADOR DE TAREFAS

  • Mesma coisa acontece no Windows 7!

  • GABARITO: C

    Ctrl+Alt+Del é um meio indireto de chegar nas opções trocar de usuário, gerenciador de tarefas, bloquear e sair.

    Ctrl + shift + esc = abrir diretamente o gerenciador de tarefas 

    Tecla do Windows + L = atalho para bloquear diretamente 

  • Quem nunca deu um Ctrl+Alt+Del pra ninguém mexer em seu computador...

  • Só acrescentando que também podemos abrir o GERENCIADOR DE TAREFAS com o seguinte atalho:

    CRTL + SHIFT + ESC

  • CTRL + ALT + DEL -> Vai pra tela de logon.

    GABARITO -> [C]

  • CTRL + ALT + DEL não só troca de usuário >  BLOQUEAR >   TROCAR USUÁRIO >    SAIR    >   GERENCIADOR DE TAREFAS

     

  • Atalhos mais importantes no Word:

     

    CTRL + A: abre um arquivo já existente

    CTRL + B: salva o documento

    CTRL + C: copia o texto selecionado

    CTRL + D: altera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar)

    CTRL + E: centraliza o texto

    CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa

    CTRL + G: alinha à direita

    CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial

    CTRL + I: formata o texto para itálico

    CTRL + J: formata o parágrafo para justificado

    CTRL + K: insere hyperlink

    CTRL + L: abre a pesquisa

    CTRL + M: insere parágrafo

    CTRL + N: formata o texto para negrito

    CTRL + O: abre um novo documento em branco

    CTRL + P: imprime seu documento

    CTRL + Q: formata o parágrafo para alinhar à esquerda

    CTRL + R: refaz a ação

    CTRL + S: sublinha o texto selecionado

    CTRL + T: seleciona todo o texto do documento

    CTRL + U: substitui texto, formatação ou outros itens

    CTRL + V: cola o texto copiado

    CTRL + X: recorta o texto selecionado

    CTRL + Y: refaz a última ação

    CTRL + Z: desfaz a última ação

    CTRL + ENTER: começa uma nova página no mesmo documento

    CTRL + F10: maximiza ou restaura a janela

    CTRL + SHIFT + A: formata as letras para maiúsculas

    CTRL + SHIFT + E: ativa ou desativa o controle de alterações

    CTRL + SHIFT + W: sublinha somente as palavras, mas não os espaços

    CTRL + SHIFT + >: aumenta a fonte do texto

    CTRL + SHIFT + <: diminui a fonte do texto

    CTRL + ALT + L: começa uma lista

    ALT + F4: sai do Word

    ALT + CTRL + D:insere uma nota de fim

    ALT + CTRL + F: insere uma nota de rodapé

    ALT + CTRL + S: divide a janela do documento

    ALT + SHIFT + C: remove a divisão da janela do documento

    ALT + CTRL + I: entra no modo de visualização de impressão

    ALT + CTRL + Z: alterna entre os últimos quatro lugares editados

     

  • Letra (c)

     

    A questão abordou sobre efetuar Logoff.

     

    Logoff se refere a terminar o uso de um sistema computacional, removendo a senha do usuário. Se trata de um reiniciar rápido, onde todos os programas são fechados e posteriormente é possível iniciar a área de trabalho com outro usuário.Podendo ter uma melhor utilização. Na verdade logoff e realmente um sistema de atualização.

     

    Fonte: Wiki

  • Ctrl+Alt+Del = trocar de usuário, gerenciador de tarefas, bloquear e sair.

    Ctrl + shift + esc = abrir diretamente o gerenciador de tarefas

  • PIor de tudo é você errar a bagaça duas vezes...cruzes!!!

  • Só acresentando..

    CTRL + SHIFT + ESC tbm abre o Gerenciador de Tarefas

     

  • "Cada usuário pode entrar no seu perfil e guardar seus dados, executar seus aplicativos e personalizar sua área de trabalho...." Ou seja, GERENCIAR.

  • Para agregar conhecimento: CTRL+ SHIFT+ DEL no navegador CRHOME abre outra aba em Configurações>limpar dados da navegação :)

  • Todas as funções do Ctrl+Alt+Del. Em ordem. 

    1) Bloquear

    2) Trocar de usuario

    3) Sair

    4) Alterar uma senha 

    5) Gerenciador de tarefas

     

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Botar um texto enorme pra tentra pegar um velho Gato escaldado ?

    Isso não funciona mais. :)

  • Ctrl alt del = windows 10  e windoes 7 ambos nao entra no gerenciador de tarefas direto!!

    -trocar usuario - bloquear(CTRL L)  E GERENCIADOR DE TAREFAS

    GERENCIADOS DE TAREFAS DIRETO =  CTRL SHIF  ESC = TAMBÉM SERVE =)
     

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Outra forma é através do comando Win + L (O computador vai bloquear rsrs)

  • GAB. C

  • Um comando BOMBRIL, MULTIUSO!

    CTRL+ ALT + DEL

    > Bloqueia;

    > Troca o usuário;

    > Faz Logoff;

    > Altera a senha;

    > Inicia o gerenciador de tarefas;

  • O Windows é um sistema operacional multiusuário.
    Vários usuários poderão acessar os arquivos simultaneamente.
    Um usuário por vez poderá ter controle da sessão de uso do Windows.

    No Windows, ao pressionar Ctrl+Alt+Del ele poderá escolher as opções para Efetuar Logoff (encerrar a sessão atual), Reiniciar o computador, Bloquear o computador, Trocar senha, e Trocar Usuário. Com a opção Trocar usuário, os arquivos do usuário atual permanecem abertos, e outro usuário poderá usar o computador. Quando efetuar login novamente, os arquivos do usuário anterior estarão disponíveis. Se o outro usuário tentar desligar o computador, receberá uma notificação sobre um perfil aberto e conectado.

    Gabarito: Letra C.

  • GABARITO (C).

    Ctrl+Shift+Del. Limpar Histórico de Navegações.

    Ctrl+Alt+Del. Bloqueia/Troca o usuário/Faz Logoff/Altera a senha/Inicia o gerenciador de tarefas;

  • FCC tem uma tara por esse atalho.

  • Já vi questoes em q essa alternativa estava errada, pois esse comando aciona a tela de bloqueio, mas não aciona a troca de usuário automaticamente.

  • eu entraria com recurso, visto que:

    "Uma das formas de acionar a troca de usuário é feita diretamente na área de trabalho, mediante o uso das teclas combinadas"

    Ctrl+Alt+Del não alterna acessa diretamente a troca de usuários, e sim indiretamente.


ID
2691736
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as operações a seguir:


I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

II. Alterar fuso horário.


No Painel de Controle do Windows 10, em português, configurado para exibição por ícones pequenos, essas operações são realizadas, respectivamente, acionando-se as opções

Alternativas
Comentários
  • progamaos e recursos-- data e hora

  • chora não bebe !!! kkkkk

  • LETRA (D)

     

    Programas e Recursos − Data e Hora.

  • Complementando:

     

     

    Você pode configurar o Painel de Controle em três modos de exibição diferentes:

     

     

    > Categoria

    > Íncones Grandes

    > Íncones Pequenos

     

     

    Quando se escolhe o modo "Íncones Pequenos", entre as opções disponíveis aparecem "Programas e Recursos" e "Data e Hora".

  • Fcc fez questoes faceis p quem estudou o painel de controle do WIN 10, porem a Central de Ações faz as mesmas coisas que o painel de controle,e as provas estao explorando bem mais essa central. Mas a Fcc pego de surpresa.

  • Só para complementar:

    1. Nas exibições "ícones pequenos" ou "ícones grandes" essas opções aparecem como "Programas e Recursos" e "Data e hora"

     

    2. Na exibição categoria, aparecem como "Programas" e "Relógios, Idiomas e Região"

  • Vítor Moraes, no meu W10 está certo: Programas e Recursos.

     

  • Questão boa relacionada a este assunto:

     

    (Q375385) Em uma instalação padrão do Microsoft Windows 7, qual item do Painel de Controle deve ser selecionado para que se possa alterar, com o menor número possível de passos de navegação, os formatos de exibição de data e hora?

    a) Data e Hora

    b) Ferramentas Administrativas

    c) Região e Idioma

    d) Personalização

    e) Sistema

     

    RESPOSTA: Alternativa "c"

  • Painel de Controle

    http://s2.glbimg.com/F3EusC6lcBT26SQEYkSoVgBaJus=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/06/19/captura-de-tela-2015-06-13-as-202914.png

    Painel de Controle - EXIBIÇÃO DE ÍCONES GRANDES

    https://image.slidesharecdn.com/03-configuraesepaineldecontrole-160907122005/95/configuraes-e-painel-de-controle-do-windows-10-9-638.jpg?cb=1473250840

     

  • GABARITO D

  • Cuidado que no Windows 10 tem uma opção chamada "Configurações" que pode ser acessada a partir do menu iniciar. Nela, os itens corretos seriam "Aplicativos e Recursos" e Hora e Idioma" para a pergunta da FCC. Frizo este ponto, pois as bancas podem confundir abordando esse menu de configurações que se parece muito com o painel de controle, no entanto tem outra formatação. Portanto, é bom estar atento para os dois.

  • PRESENTE

  • Pode ser acessado em configurações também.

  • Você pode configurar o painel de controle em três modos diferentes:

    Categoria - Icones grandes e icones pequenos( que tem as mesmas funções só mudam o tamanho)

    sendo opções icones pequenos

    data e fora = par alterar fuso horario e a data ;)

    programas e recursos = para desinstalar e alterar 

    lembrando que na opção prgramas e recursos não instala programa nenhum!! apenas desinstalar e altera!!!

    se fosse o opção cateogoria 

    seria PROGRAMA E RELÓGIO E REGIÃO para alterar fuso horário!

  • Gabarito D



    Considere as operações a seguir:


    I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

    II. Alterar fuso horário.


    No Painel de Controle do Windows 10, em português, configurado para exibição por ícones pequenos, essas operações são realizadas, respectivamente, acionando-se as opções 



    d) Programas e RecursosData e Hora.




    .

  • I. Desinstalar ou alterar programas do computador e II. Alterar fuso horário QUANDO SE TRATA DAS INFORMAÇÕES DO PAINEL DE CONTROLE, AS INFORMAÇÕES CONSTANTES, SÃO BASICAMENTE AS MESMAS DO WINDOWS 7.


    GABARITO: D

    Programas e Recursos − Data e Hora.

  • Eu sabia da existência de DATA E HORA. Então eu fui na letra D

  • "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • O Painel de Controle (Configurações) possui os itens para configuração dos Programas (softwares) e Dispositivos (hardware) do computador.
    Para desinstalar ou alterar programas do computador, o usuário pode acessar a opção "Programas e Recursos".
    Para alterar o fuso horário ou ajustar a hora local, o usuário pode acessar a opção "Data e hora".

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO (D).

    Questão Pão com Mortadela: Gostos, Barato e Fácil de se Fazer!

    I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

    II. Alterar fuso horário.

    Programas e Recursos > Desinstalar Programas − Data e Hora > Alterar Fuso Horário.

  • Então a pessoa tem que gravar o que aparece em cada modo de exibição > Categoria

    > Íncones Grandes > Íncones Pequenos

  • Tão óbvia que dá até medo de marcar... kkkk


ID
2691739
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Técnico escreveu um grande texto usando o Microsoft Word 2013, em português, mas equivocadamente escreveu tudo em letras maiúsculas. Mantendo o texto selecionado, ele deseja corrigir isso e colocar somente a primeira letra de cada sentença em maiúscula. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Guia Página Inicial -> Maiúsculas e Minúsculas -> Primeira letra da frase em maiúscula

  • Encoste o cursor na palavra ou Selecione o Texto

    Atalho: Shift + F3

     

  • Guia: Página inicial

    Grupo: Fonte

    Botão: Maiúsculas e Minúsculas (Primeira letra da frase em maiúscula)

     

    ou

    Atalho: SHIFT F3 (fica alternando entre tudo maiúsculo, tudo minúsculo ou primeira letra maiúscula)

     

    Opções disponíveis no botão maiúsculas e minúsculas:

    - Primeira letra da frase em maiúscula

    - minúsculas

    - MAIÚSCULAS

    - Colocar Cada Palavra em Maiúscula

    - aLTERNAR mAIÚSC./mINÚSC.

  • No comentário da colega "Blair"...

     

    " Opções disponíveis no botão maiúsculas e minúsculas: " Gravem essas opções! Volta e meia caem!

  • GUIA -> Página inicial;
    GRUPO -> Fonte;
    Opção -> Maiúsculas e Minúsculas
    Colocar Cada Palavra em Maiúscula

    GABARITO -> [B]

  • Ou "Shift + F3"

  • http://s2.glbimg.com/rOel9SiLlUI_RTJU9BlQ93ZqeeQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/02/11/captura-de-tela-2015-02-09-as-133555.png

    Para ajudar com a memória visual

  • Pode ser feito tbm pelo Atalho: Shift + F3 (alterna entre todas maiúsculas, todas minúsculas, primeira letra maiúscula)

  • https://support.office.com/pt-br/article/alterar-o-uso-de-mai%C3%BAsculas-e-min%C3%BAsculas-no-texto-1d86cf80-fbef-4380-8d6f-59a6b77db749
     

    Para alterar maiúsculas e minúsculas do texto selecionado em um documento, faça o seguinte:

    Selecione o texto no qual deseja alterar as maiúsculas e minúsculas.

    Na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique em Maiúsculas e Minúsculas (Aa).

     

    Siga um destes procedimentos:

    Para colocar em maiúscula a primeira letra de cada frase e deixar todas as outras letras minúsculas, clique em Primeira letra da frase em maiúscula.

    Para excluir as letras maiúsculas do texto, clique em minúsculas.

    Para colocar todas as letras em maiúscula, clique em MAIÚSCULAS.

    Para colocar em maiúscula a primeira letra de cada palavra e deixar as outras letras minúsculas, clique em Colocar Cada Palavra em Maiúscula.

    Para alternar entre dois modos de exibição de maiúsculas e minúsculas (por exemplo, para alternar entre Colocar Cada Palavra em Maiúscula e o oposto cOLOCAR cADA pALAVRA eM mAIÚSCULA), clique em aLTERNAR mAIÚSC./mINÚSC..

  • Teve gente que marcou a letra A O.O

  • Uso mais o SHIFT + F3 para isso, ao invés do próprio botão.

    Principalmente pegando alguns comentários e bizus daqui, mudo lá no meu resumo.


    GAB LETRA B

  • Eu nem lembrava desse botão!! Lembrava do SHIFT+F3 porque caiu no senado federal para técnico em 2008 e 2012! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Na guia Layout da Página tem mais recursos voltados para a página, o papel em si: margem, orientação da folha, tamanho da folha, colunas em que será disposto o texto, recuo, quebra, número de linha na margem, espaçamento, essas coisas. Portanto, desconfie quando uma questão atrelar o "embelezamento", formatação de um texto, palavras ou elementos à guia Layout da PÁGINA.

     

    Na questão ele fala em mudança das letras do texto, não fala nada em recursos voltados para o papel em si, então já daria para eliminar as alternativas C e E :)

     

    Sobre o botão Maiúsculas e Minúsculas (Página Inicial > Fonte > Maiúsculas e Minúsculas), ele dá cinco opções de como pode ficar o texto:

    * Primeira letra da frase em maiúscula

    * minúscula

    * MAIÚSCULAS

    * Colocar Cada Palavra Em Maiúscula

    * aLTERNAR MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS (aqui vai depender de como o texto foi originalmente escrito. Se foi escrito com a primeira letra maiúscula e essa opção foi selecionada, ele vai inverter o que era maiúsculo para minúsculo e vice-versa).

  • Edmir Dantes esta desiquilibrado emocionalmente, pois foca no Pensador e nao estuda.

  • Shift +F3 RESOVERIA

  • Gabarito B



    Um Técnico escreveu um grande texto usando o Microsoft Word 2013, em português, mas equivocadamente escreveu tudo em letras maiúsculas. Mantendo o texto selecionado, ele deseja corrigir isso e colocar somente a primeira letra de cada sentença em maiúscula. Nesse caso, 


    b) ele pode usar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada. CERTO




    Guia: Página inicial


    Grupo: Fonte


    Botão: Maiúsculas e Minúsculas (Primeira letra da frase em maiúscula)



    .

  • Essa deu pra acertar por eliminação.

  • O camarada então digitou todo o texto sem olhar para a tela...

    meu Deus...

    bastava um CTRL T e SHIFT F3

    princípio da celeridade indo pro ralo

  • SE VOCÊ UTILIZAR ESSAS PARADAS NA PRÁTICA FICA TUDO MAIS FÁCIL EM INFORMÁTICA.

    "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • O editor de textos possui recursos para a formatação e mudança do texto sem a necessidade de digitar novamente o conteúdo.
    Se o texto está todo em minúsculas, é possível aplicar a primeira letra da sentença ou a primeira letra de cada palavra com formatação em maiúsculas.
    Na guia Página Inicial, poderá utilizar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada.
    Ou o atalho de teclado Shift+F3.

    Gabarito: Letra B.


  • GABARITO (B).

    Ele pode usar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada. ou pressionar bastava um CTRL + T e SHIFT + F3.


ID
2696413
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Sobre transmissores inteligentes, considere:


I. Podem se comunicar com sistema de controle por meio de protocolos HART, Fieldbus e Profibus.

II. A calibração, auto diagnose e alteração de parâmetros são realizadas somente no local.

III. Podem processar as informações e corrigir erros de não linearidade do sensor primário.

IV. A instalação pode ser feita a dois fios, ou seja, a alimentação e o sinal de transmissão podem estar no mesmo fio.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2696419
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Protocolo industrial que utiliza sinal digital com modulação FSK a 1200 bps, Bit 1 = 1200 Hz, bit 0 = 2200 Hz:

Alternativas

ID
2696422
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao protocolo IP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : letra E

    Um endereço IPv4 é formado por 32 bits. 

    Com o objetivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP (Classes: A, B, C, D e E).

    A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits N.N.H.H) de um endereço IP identificam  a rede e os restantes 2 octetos ( 16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

    Fonte: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/classes-de-endereos-ip-sabe-quais-so/

  • Comentário das alternativas.

    a) Não.

     

    b) IPv4 - 32 bits / IPv6 - 128 bits.

     

    c) Se for em uma rede doméstica: Exemplo, você poderia utilizar os endereços "192.168.1.1", "192.168.1.2" e "192.168.1.3", onde o "192.168.1." é o endereço da rede (e por isso não muda) e o último número (1, 2 e 3) identifica os três micros que fazem parte dela. Fonte: https://www.hardware.com.br/termos/ipv4.

     

    d) Segue link da diferença de IP válido e de IP inválido: http://redecag.blogspot.com/2011/08/qual-diferenca-entre-ip-valido-e-nao.html.

     

    e) Gabarito.

     

     

    "Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida!"

  • Complementando:

     

     

    > Classe A: 1 - 127

    > Classe B: 128 - 191

    > Classe C: 192 - 223

    > Classe D: 224 - 239

    > Classe E: 240 - 255

     

     

    Fonte: Aula 05 - Redes e Fundamentos da internet - Estratégia Concursos

     

     

    Como se a gente tivesse pouca coisa pra decorar. ¬¬'

     

  • noção de informatica kkkkkkkkkkk

     

  • Classes de Endereços IP

     

    Classe                  Octetos

        A                     1.0.0.0 até 127.0.0.0

        B                      128.0.0.0 até 191.255.0.0

        C                     192.0.0.0 até 233.255.255.0

  • Foi um chute certeiro...

  • Noções de informática daqui a pouco vai virar "Doutorado em informática" haha #socorro

  • Quanto a letra (a), na verdade, na Intranet e Internet os protocolos são os mesmos, TCI-IP 

  • Séloko

  • Menos, gente. A questão é de uma prova para técnico em eletrônica. ;) Acertei por lógica.
  • Da para matar por elimiação... sabendo algumas coisas básicas sobre IP.

  • Pra fazer prova de  Informática a melhor coisa é tomar um alucinógeno, quem sabe dá pra ver alguma lógica nisso. 

  • Só por eliminação. Socorro

  • IP que começa com 127 é inválido, pois ele é usado para testes. 

    classe A: 1 até 126
    classe B: 128 até 191
    classe C: 192 a 223

    fonte: Informática para Concursos (Renato da Costa)

  • USEI A FAMOSA LÓGICA DE INFORMÁTICA = GENERALIZOU? DESCONFIE!

     

    DEPOIS DE REDUZIR AS GENERALIZAÇÕES, DESCONFIE DAS APARENTEMENTE DADAS...

     

     a)Todos os computadores de uma determinada rede têm o mesmo número de IP.  

     b)O número IPv4 é formado por 128 bits. 

     c)Geralmente os dois primeiros bytes do IP representam o número da rede e os dois últimos o número da placa de rede.

     d)Para formação do endereço de IPv4 todas combinações são possíveis, não havendo números de IP inválidos. 

     e)Se o valor do primeiro byte for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de IP classe B para o IPv4.

  • Nunca nem vi!

  • a) ERRADO. Os IP's podem ser fixos ou variáveis.

     

    b) ERRADO. IPV4 tem 32 bits, já o IPV6 tem 128 bits.

     

    c) ERRADO. Não os bytes, mas as máscaras que compõe os blocos de bytes.

     

    d) ERRADO. Exemplo de nº de IP que não podem ter no final das combinações: 127, 255...

     

    e) CORRETO.

    Se o valor do primeiro byte for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de IP classe B para o IPv4.

  • https://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/capitulo-entendendo-enderecamento.html

  • Há um livro que explica detalhadamente acerca das máscaras de sub rede. É do João Antônio, Informática para concursos: teória e questões. O que tenho é da 5ª edição. 

     

    Segue um resuminho bem básico, mas o ideal é ler a matéria no livro, pois o assunto é complexo.

    Máscara de sub rede

    1) Formada por 32 bits, sendo que inicia com um bloco ininterrupto de 1 (uns) seguido de um bloco ininterrupto de 0 (zeros). Sem alternância.

    2) Quando um octeto qualquer for diferente de 255 (11111111), os octetos seguintes serão automaticamente 0 (00000000). Ou seja não seria possível uma másara 255.240.248.128.

    Porque em binário ela seria

    11111111.11110000.11111000.10000000

    E isso não pode (alternância entre 1 e 0).

    Agora note a máscara a seguir:

    255.240.0.0 – que é 11111111.11110000.00000000.00000000

    Note que o 255 no primeiro octeto permitiu que o segundo octeto fosse diferente de zero. Mas 240 no segundo octeto obrigou todos os demais octetos a serem zero, para manter o respeito à regra da não alternância dos 1 e 0 na máscara.

     

    3) Só podem ser octetos em uma máscara em decimal os números:

    255 – porque é 11111111 em binário;

    254 – porque é 11111110;

    252 – porque é 11111100;

    248 – porque é 11111000;

    240 – porque é 11110000;

    224 – porque é 11100000;

    192 – porque é 11000000;

    128 – porque é 10000000; e

    0 – porque é 00000000;

     

    4) A máscara de sub-rede serve para identificar qual parte do endereço IP identifica a rede e qual parte do endereço IP identifica o micro.

     

    5) Um endereço IP não serve apenas para identificar uma estação em si (ou uma conexão à Internet). Inerente ao endereço IP, existe uma informação que identifica a rede da qual aquela estação faz parte.

     

    6) Classes

    classe A: 1 até 126 – 1º octeto começa com 0 – em binário
    classe B: 128 até 191 – 1º octeto começa com 10 – em binário
    classe C: 192 a 223 – 1º octeto começa com 110 – em binário

    Classe D: 224 a 239  – 1º octeto começa com 1110 – em binário

    Classe E: 240 a 254 – 1º octeto começa com 1111 – em binário

  • Os endereços IP, versão 4, possuem 4 octetos com números de 0 a 255.
    O primeiro octeto identifica qual é a classe de IP usada.

    Classe         Gama de Endereços    
    A         0.0.0.0 até 127.255.255.255
    B         128.0.0.0 até 191.255.255.255
    C         192.0.0.0 até 223.255.255.255
    D         224.0.0.0 até 239.255.255.255
    E         240.0.0.0 até 255.255.255.254

    Gabarito: Letra E.
  • Nunca nem vi!!! 

     

    Ta repreendido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

  • a) os computadore tem ips diferentes
    b) ipv4 = 32 bits ipv6= 128

    c)só muda o numero final  tipo 192.168.1 =   192.168.2 =192.168.3
    onde 1 2 3 é o numero do pc naquela rede.
    > Classe A: 1 - 127

    > Classe B: 128 - 191

    > Classe C: 192 - 223

    > Classe D: 224 - 239

    > Classe E: 240 - 255
     

    resposta = IP ENTRE  128 A 191 TEMOS O IP DE CLASSE B =d

  • Ca. Na. Lhas.....
  • absurdo o nivel de conhecimento que as bancas cobram em informatica para concurso

  • Gabarito E



    QUESTÃO: Com relação ao protocolo IP, é correto afirmar:


    c) Geralmente os dois primeiros bytes do IP representam o número da rede e os dois últimos o número da placa de rede. ERRADA


    Exemplo:

    192.168.1.1

    192.168.1.2

    192.168.1.3


    o 192.168.1 não muda, pois é o endereço da rede

    o último número (1, 2 ou 3) indicam os três micros que fazem parte da rede.





    e) Se o valor do primeiro byte for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de IP classe B para o IPv4. CERTA





    .

  • Comecei ler a questão e vi todas as alternativas e disse?

    Diabéisso ? kkk

  • GABARITO E


    Os endereços IP, versão 4, possuem 4 octetos com números de 0 a 255. O primeiro octeto identifica qual é a classe de IP usada.

    Classe      Gama de Endereços    

    A       0.0.0.0 até 127.255.255.255

    B      128.0.0.0 até 191.255.255.255

    C       192.0.0.0 até 223.255.255.255

          224.0.0.0 até 239.255.255.255

          240.0.0.0 até 255.255.255.254

  • Como é possível alguém acertar isso? :((

  • > Classe A: 1 - 127

    > Classe B: 128 - 191

    > Classe C: 192 - 223

    > Classe D: 224 - 239

    > Classe E: 240 - 255

    COMENTÁRIOS DO JOÃO PAULO

  • GABARITO (E).

    Classe A - 0.0.0.0   até 126.255.255.255

    Classe B - 128.0.0.0 até 191.255.255.255

    Classe C - 192.0.0.0 até 223.255.255.255

    Classe D - 224.0.0.0 até 239.255.255.255 - reservado

    Classe E - 240.0.0.0 até 254.255.255.254 - reservado.

  • É assim que eu gosto. excelente questões, nível hard. quem não sabe, não passa!

  • Assertiva E

    Se o valor do primeiro byte for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de IP classe B para o IPv4.

  • Eliminei todas as alternativas até só sobrar a E.

    a - cada um tem seu IP;

    b - são 32 bits

    c - primeiro, se não me engano, mostra o país;

    d - os números vão até 255, acima disso é inválido.

  •  Resposta: E


ID
2696425
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a equipamentos de rede, é correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Analisando as altertivas:

    a) Hub é um dispositivo gerenciável ou seja, requer configuração prévia para entrar em funcionamento. 

    Errada. Hub não requer configuração prévia.

     

     b) Switch é capaz de interligar duas ou mais redes diferentes.

    Errada. Esse equipamento conecta apenas ativos na mesma rede.

     

     c) Roteador é tipicamente um dispositivo de camada 4 − transporte, no modelo OSI. 

    Errada. Roteador é da camada 3 - rede, no modelo OSI

     

     

    e) Switch permite conexões paralelas, mesmo quando mais de um computador deseja enviar dados para um mesmo destinatário. 

    Errada. 

  • Gab letra D
    Roteadores conectam computadores à Internet, de modo que os usuários possam compartilhar uma conexão física. O roteador busca as melhores rotas/caminhos para enviar e receber dados, desta forma a informação traféga rapidamente na Internet.

     

  • switch layer 3 pode interligar redes diferentes, ou estou enganado? 

  • Jubileu J. o switch layer 3 realmente pode interligar redes diferentes. Porém, quando a banca não disser expressamente que está se referindo ao switch layer 3, devemos assumir que se trata do switch layer 2. Isso vale tanto para a FCC quanto para outras bancas.

  • Eu sei que o roteador busca os melhores caminhos para enviar dados, ou o mais curto ou o menos congestinado, mais que ele escolhe o melhor caminho pra receber... fiquei confuso nessa.

  • entendi. Obrigado pela dica Marco Aurelio 

  • Como assim um roteador busca a melhor rota/caminho para RECEBER dados? Enviar, sim, mas receber? Como um roteador pode escolher a melhor rota para um dado que ele ainda nem recebeu e nem sabe que irá receber? Gostaria, se possível, que alguém citasse uma fonte confiável que diga que um roteador escolhe a melhor rota para receber dados.

  • 2016

    Uma bridge pode ser utilizada para interligar duas redes distintas de uma organização.

    Errada

    2016

    Um switch layer 2 é capaz de realizar roteamento entre duas redes distintas.

    Errada



  • ROTEADOR

     

    -Usa várias métricas para determinar o "melhor" caminho ao longo do qual o tráfego de rede deve fluir.
    -Filtra/encaminha pacotes através do endereço de redes
    -Roteadores frequentementee conectam múltiplos tipos de tecnologias de LAN, e tecnologia de LAN/WAN
    -Necessa´rio para o acesso à internet.
    -Isolam Broadcast
    -Usado para ainterligar redes distintas
    -Faz roteamento através dos endereços IP(endereço lógico)
    -Montam tabelas com IP: as tabelas de roteamento

     

    Fonte: Itnerante

  • Switch permite sim mais de uma conexão paralela à um computador mesmo quando ambos desejam enviar um pacote ao mesmo tempo.

    Uma Conexão TCP atua na camada 4 do modelo OSI, enquanto um swicth atua nas camadas 2 e 3.

    A alternetiva E está correta.

  • O roteador envia pacotes, quem trabalha com dado é a camada de aplicação.


ID
2696428
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O cabo UTP para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T que suportam frequências de até 100 MHz é classificado como categoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : letra E

    O cabo UTP tem, geralmente, quatro pares de fios condutores trançados com saídas de dados positivas e negativas, cada qual com sua finalidade específica, protegidos por um invólucro de PVC. Ao serem trançados uns aos outros em espirais virtuais aos pares, esse tipo de cabeamento cria uma espécie de campo magnético que aumenta a proteção contra interferências na rede e reduz as chances de ocorrência de ruídos externos durante a transmissão de informações.

    Categoria 1: cabos telefônicos tradicionais, utilizados nos anos 90, com capacidade de transportar somente voz.
    Categoria 2: utilizados antes das redes Ethernet, com capacidade de transmissão de até 4 Mbps.
    Categoria 3: primeira categoria desenvolvida para redes de computadores de até 10 Mbps, com capacidade transmissora de 16 MHZ, e em que teve início a padronização dos pares trançados.
    Categoria 4: com 4 pares trançados, essa categoria de cabeamento possibilitou a utilização de redes com transmissão de dados com até 20 MHZ e velocidade de 16 Mbps.
    Categoria 5: o maior salto de modernidades dos cabos UTP. Essa nova categoria permitiu transmissões com até 100 MHZ e transferências de 100 Mbps.
    Categoria 5e e 6: onde surge a Gigabit Ethernet, pois esse cabeamento suporta envio de dados de até 1 Gbps.
    Categoria 6a: a mais moderna entre as existentes, com capacidade para até 10 Gbps e ondas de 500 MHZ, porém, atualizada para reduzir as interferências entre os pares de cabos.

    Fonte: https://www.ispblog.com.br/2016/07/01/cabo-utp-voce-sabe-como-funciona/

  • Na dúvida vai no patinho feio kkkkk

  • Triste

  • Nunca nem vir isso. Quando foi isso? Nunca nem vir.
  • Deus tenha misericórdia.
  • Zulivre

  • Quanta inutilidade!!!

    Gabarito Letra E

     

  • Meu pai eterno

  • Esse assunto tem no livro da Emannuele Gouveia (Informática para concursos).

     

    Ela faz uma observação: As categorias 3 e 5 são as mais importantes para as redes de computadores. Elas oferecem 16 MHZ e 100 MHZ respectivamente.

     

    Bom como ela falou que são as categorias mais importantes, o examinador escolheu nos presentear com essa bela questão.

  • Essa questão de nível médio foi para técnico em eletrônica, daí a especificidade do conteúdo. ;)
  • eita.

  • Estou 100Base para informatica

  • chuta a questão e chuta o examinador 

  • Essa foi no uni duni tê

  • AHAHAHAHAHAHAHAH QUE Lixo.

  • Isso porque é Noções heim... rsrr

  • Noções de Informática Avançada

  • ''Num tem neSSeÇidade isso, pra kê agridí !

  • Esse tipo de questão é pra nem perder tempo, foi colocada só pra testar a sorte de quem chuta mesmo...PRÓXIMA!

  • Típica questão pra avaliar os candidatos que têm sorte!

  • É de comer?????

  • Vai na mais diferente que dá certo kkkk pelo amor hein
  • Socorro kkkkkkk

  • A gente sofre mas se diverte aqui kkkkkkkkkkkk

  • Não consigo opinar..nem pensar...nem marcar nada rs

  • Questão indicada para comentário.

     

     

    “Se você acha que não consegue mais fazer alguma coisa, você chegou ao ponto em que pode avançar uns 40% mais.”

  • é mais fácil saber onde fica o da cobra 

    do que isso...

    =D

  • cruz credo!!!

     

  • Afffff... questãozinha do capiroto

     

  • "semnhor"!

  • Alguém sabe me dizer se essa cabo suporta 65 quilos?

  • O cabo UTP tem, geralmente, quatro pares de fios condutores trançados com saídas de dados positivas e negativas, cada qual com sua finalidade específica, protegidos por um invólucro de PVC. Ao serem trançados uns aos outros em espirais virtuais aos pares, esse tipo de cabeamento cria uma espécie de campo magnético que aumenta a proteção contra interferências na rede e reduz as chances de ocorrência de ruídos externos durante a transmissão de informações.

    Categoria 1: cabos telefônicos tradicionais, utilizados nos anos 90, com capacidade de transportar somente voz.
    Categoria 2: utilizados antes das redes Ethernet, com capacidade de transmissão de até 4 Mbps.
    Categoria 3: primeira categoria desenvolvida para redes de computadores de até 10 Mbps, com capacidade transmissora de 16 MHZ, e em que teve início a padronização dos pares trançados.
    Categoria 4: com 4 pares trançados, essa categoria de cabeamento possibilitou a utilização de redes com transmissão de dados com até 20 MHZ e velocidade de 16 Mbps.
    Categoria 5: o maior salto de modernidades dos cabos UTP. Essa nova categoria permitiu transmissões com até 100 MHZ e transferências de 100 Mbps.
    Categoria 5e e 6: onde surge a Gigabit Ethernet, pois esse cabeamento suporta envio de dados de até 1 Gbps.
    Categoria 6a: a mais moderna entre as existentes, com capacidade para até 10 Gbps e ondas de 500 MHZ, porém, atualizada para reduzir as interferências entre os pares de cabos.

    + IMPORTANTES 3 = QUE SUPORTA 16 MHZ VELOCIDADE

    E 5 QUE SUPORTA = 100 MHZ VELOCIDADE

     E O 5E = 1Gbps

     

  • Creio em Deus Pai.

     

    kkkkkk

  • Se eu ver uma questão dessa na prova e se ainda for cespe eu prefiro nem responder kkk

  • Categoria 5e não seria até 155MHz?

  • Quem não assistiu, recomendo assistir às 3 aulas sobre rede de computadores daqui do QC, referentes a essa questão. O professor Frank Matos explicou isso bem ;)

  • "Algo de errado não está certo" nesta questão, já que os cabos cat 5e suportam frequências até 125MHZ não até 100MHZ como sugere a questão. Na minha visão deveria ser anulada.

  • ETHERNET 10BASE-T / 10 Mbps - CAT 5

    FAST ETHERNET 100BASE-T / 100 Mbps - CAT 5e

    GIGABIT ETHERNET 1000BASE-T / 1000 Mbps - CAT 6

    10G ETHERNET 10GBASE-T / 10000 Mbps - CAT 7

  • Misericórdia!!!

  • Não tenho nem noção...
  • Categoria 5: Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os padrões de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente. Os cabos cat 5 seguem padrões de fabricação muito mais estritos e suportam freqüências de até 100 MHz, o que representa um grande salto em relação aos cabos cat 3. Apesar disso, é muito raro encontrar cabos cat 5 à venda atualmente, pois eles foram substituídos pelos cabos categoria 5e (o "e" vem de "enhanced"), uma versão aperfeiçoada do padrão, com normas mais estritas, desenvolvidas de forma a reduzir a interferência entre os cabos e a perda de sinal, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos. Os cabos cat 5e devem suportar os mesmos 100 MHz dos cabos cat 5, mas este valor é uma especificação mínima e não um número exato. Nada impede que fabricantes produzam cabos acima do padrão, certificando-os para freqüências mais elevadas. Com isso, não é difícil encontrar no mercado cabos cat 5e certificados para 110 MHz, 125 MHz ou mesmo 155 MHz, embora na prática isso não faça muita diferença, já que os 100 MHz são suficientes para as redes 100BASE-TX e 1000BASE-T. Os cabos 5e são os mais comuns atualmente, mas eles estão em processo de substituição pelos cabos categoria 6 e categoria 6a, que podem ser usados em redes de 10 gigabits.
  • "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • Os cabos de rede são meios guiados para a transmissão de sinais elétricos que representam os dados enviados.
    O cabo UTP tem, geralmente, quatro pares de fios condutores trançados com saídas de dados positivas e negativas, cada qual com sua finalidade específica, protegidos por um invólucro de PVC. Ao serem trançados uns aos outros em espirais virtuais aos pares, esse tipo de cabeamento cria uma espécie de campo magnético que aumenta a proteção contra interferências na rede e reduz as chances de ocorrência de ruídos externos durante a transmissão de informações.
    Categoria 5e e 6: opera Gigabit Ethernet, pois esse cabeamento suporta envio de dados de até 1 Gbps.

    Gabarito: Letra E.


  • A banca avisou, o cargo é para eletrônica.

    E tem mais, concurso público em são paulo é disputadíssimo, por isso a banca aperta o sinto para eliminar a concorrência.

    Só pra se ter uma noção tem prova de nível médio que é mais difícil do que superior.

    Daqui a pouco não se espantem quando as provas de Técnico Judiciários - Área Administrativa, serem parecida com as de procurador e Juiz.

  • Apenas para fins de revisão:

    Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os padrões de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente.


ID
2696431
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à comunicação serial de dados, considere as características abaixo.


I. Permite comunicação de até 32 dispositivos.

II. Baseia-se na transmissão diferencial, ou seja, na diferença das tensões de entradas.

III. Necessita de um sinal de referência comum entre os dispositivos.

IV. Realiza operação Half-Duplex e Full Duplex em um par de fios.

V. Transmissão de dados com segurança em até 10 Mbps em uma distância máxima de 12 metros.


São relativas ao padrão RS-485 as características que constam APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ERRADA: IV)

    HALF DUPLEX: apenas uma pessoa pode falar por vez. A conexão em half duplex costuma ser vista em hardwares mais antigos, como hubs. A comunicação em half duplex depende do fluxo de dados unidirecional quando o envio e o recebimento de dados não são executados ao mesmo tempo.

    FULL DUPLEX: o fluxo de dados é bidirecional, os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. O suporte bidirecional aprimora o desempenho, reduzindo o tempo de espera entre as transmissões.

  • A topologia utilizada pelo padrão RS-485 é a de barramento ou sua variante daisy chaine permite a adição e remoção de dispositivos sem influenciar outros dispositivos que já estejam em operação. Sendo um padrão multiponto, é possível adicionar vários dispositivos na mesma rede, diferente do padrão RS-232, onde apenas é admitida a comunicação entre dois dispositivos.

     

    https://www.embarcados.com.br/redes-de-comunicacao-em-rs-485/

  • Padrão RS 485


    Half duplex -> Um par de cabo.

    Full duplex -> Dois pares de cabos

    Define um sinal diferente de tensão entre fios Velocidade máxima entre 10Mb à 12Mb

    Distância máxima 1.219 Metros

    Permite comunicação de até 32 dispositivo


ID
2696437
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Banco de dados é

Alternativas
Comentários
  • É aquele tipo de questão copia e cola não é a toa que essa é uma das características da FCC - Fundação Copia e Cola

     

    Segundo Silberchartz, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

     

    Letra E

     

    Meu mapa mental:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/banco_de_dados_-png

     

    Fonte: Sistemas de banco de dados - Silberchartz, Korth e Sudarshan

  • Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos seus usuários para acessar e modificar tais dados.

  • Ano: 2012Banca: AOCPÓrgão: BRDEProva: Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas

    I. Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito.

    II. Um banco de dados pode representar conceito surreal, e persistir a existência de características do mundo real.

    III. Um banco de dados representa alguns aspectos do mundo real, sendo chamado, às vezes, de minimundo ou de universo de discurso (UoD).

    IV. Um banco de dados pode ser uma coleção lógica e coerente de dados com algum significado inerente.

     a) Apenas I e II.

     b) Apenas I e III.

     c) Apenas I e IV.

     d) Apenas I, III e IV.

     e) I, II, III e IV.

    letra D

     

  • A a) é um SGBD, não o banco de dados em si.

  • E.

    Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos seus usuários para acessar e modificar tais dados.

  • Bancos de dados nada mais é que estruturas utilizadas para o armazenamento de informações para as posteriores consultas necessárias, de maneira ordenada e adaptada à necessidade do usuário.

  • Esse é o tipo de questão que Deus sopra no seu ouvido: - Depois dessa você não zera a prova!

  • Um banco de dados, segundo Elmasri & Navathe, é uma coleção de dados relacionados. Os bancos de dados, ainda segundo os autores, possuem três características fundamentais:

    Dadas essas informações, concluímos que a única resposta plausível é a letra E. Você pode até ter se confundido em relação à letra A, mas saiba que um banco de dados não pode ser um mero aplicativo. Ele é a própria coleção de dados. Ao falarmos de aplicativos e softwares, estamos adentrando mais no conceito de SGBD.

  • (Letra E).

    um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados interrelacionados com algum significado inerente. Galera, se você tiver uma variedade aleatória de dados, você não tem um banco de dados;

    um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para uma finalidade específica. Possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações específicas nas quais esses usuários estão interessados.

  • Segundo Korth, um banco de dados "é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico".

  • (E)

    Outra Conceitual de B.D

    (COPESE) Acerca dos conceitos de banco de dados assinale a alternativa CORRETA.

    (A)

    (B)

    (C) Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados.

    (D)

  • Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!

    O que é Banco de Dados?

    Bancos de dados ou bases de dados são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas.

    Segundo Korth, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

    Gabarito: letra E.

    Bons estudos.


ID
2696440
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O comando do prompt do windows que exibe e modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços físicos usadas pelo protocolo de resolução de endereços é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    O protocolo ARP (Address Resolution Protocol – RFC 826) permite que um PC obtenha o endereço físico de uma máquina, usando o endereço IP (da máquina de destino).

    Fonte: https://br.ccm.net/contents/262-o-protocolo-arp

  • Letra d.

     

    Digite no seu prompt de comando...

     

    C:\Windows\system32>arp

     

    Exibe e modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços
    físicos usadas pelo protocolo de resolução de endereços (ARP).

     

    ARP -s inet_addr eth_addr [if_addr]
    ARP -d inet_addr [if_addr]
    ARP -a [inet_addr] [-N if_addr] [-v]

      -a            Exibe entradas ARP atuais interrogando os dados
                    de protocolo atuais. Se inet_addr for especificado, somente
                    os endereços IP e físicos do computador especificado serão
                    exibidos. Se mais de uma interface de rede usar ARP, serão
                    exibidas as entradas para cada tabela ARP.

  • Gabarito: LETRA D

     

    O protocolo ARP (Address Resolution Protocol/Protocolo de Resolução de Endereços) permite-nos resolver endereços IPv4 para endereços MAC, além de nos auxiliar na detecção de duplicação de uso de endereços de rede!

  • GABARITO: D

     

    O protocolo ARP é utilizando - de uma forma ou de outra - por qualquer usuário de redes (por mais leigo que seja) todos os dias, centenas ou milhares de vezes. Por isso qualquer problema nesse nível causa problemas graves na rede.

    No entanto, apesar de ser tão utilizado, ele é muito mal compreendido, o que dificulta em muito a depuração dos problemas que seriam simples de resolver se fosse melhor entendido.

     

    https://under-linux.org/entry.php?b=1138

  •  a) Ping: testa a conexão com um endereço de IP remoto. Usado para saber se uma máquina está “viva” na rede. Permite testar a conectividade, ao nível do IP, entre equipamentos. Errado

     

     b) Ipconfig: exibe e atualiza a configuração da Rede TCP/IP. Errado.

     

     c) Route: exibe e modifica a tabela do roteador. Errado.

     

     d) Arp: resolução de endereços IP em endereços MAC. Exibe e modifica as tabelas de traduções dos endereços IP em endereços físicos utilizados pelo protocolo de resolução de endereços (ARP). Certo.

     

     e) Netsh: configura uma rede Windows. Errado.

     

    https://br.ccm.net/faq/1319-comandos-ip-de-redes-no-windows

    https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/afinal-serve-comando-ping/

  • Fui seco no "ipconfig"

  • Achei que fosse o "DNS" kkkkkkkkkkkkkk

  • Sangue de Jesus tem poder!!!

  • "..Para Endereços.."

    ARP – O ARP (Address Resolution Protocol) =  (Protocolo de Resolução de Endereços)

     

    DICA: Em informática a maioria dos nomes são abreviações da função. Ajuda MUITO! Só passei a errar menos depois que fiquei pesquisando isso rsrsrs

     

    Exemplo: Cartão SD (Secure Digital)

    Cartão SDSC (Secure Digital Standard Capacity) =  até 2 GB.

    Cartão SDHC (Secure Digital High Capacity) =  armazena até 32 GB de conteúdo

    Cartão SDXC (Secure Digital eXtended Capacity) = 32 GB e 2 TB.

  • Fico me perguntando: onde irei usar essas questões quando tomar posse??? 

  • ARP

    IP

    NAT

    ICMP

  • Questões para pular: essa é uma!

     

  • Eu e o Victor Dalton fomos na B...

  • Deus tome de conta.

  • Como tem gente inconveniente nesses comentários

  • Arp ----- lógico em físico

     

    Rarp ------ Físico em Lógico

  • Se correr o bicho pega se ficar a fcc come....

  • omando ARP – O ARP (Address Resolution Protocol) estabelece uma ligação entre o endereço físico (MAC Address) da placa de rede e o endereço lógico (Endereço IP). A placa de rede de um computador contém uma tabela onde faz a ligação entre os endereços físicos e lógicos dos computadores presentes na rede.

    Quando um computador quer comunicar com o outro, vai verificar nessa tabela se o computador está presente na rede. Se estiver, envia os dados e o tráfego na rede é diminuído, caso contrário envia um sinal designado por pedido ARP para determinar o seu endereço.

    Como funciona o protocolo ARP?

    Vamos supor que tem uma máquina com o IP 192.168.1.69 e quer se connectar à máquina 192.168.1.3. A sua máquina, primeiro irá verificar se a máquina com o IP 192.168.1.3 está na mesma rede, se se confirmar ele pode conversar diretamente via Ethernet. Então ele irá procurar 192.168.1.3 na sua tabela ARP, para ver se este endereço já é conhecido. Caso seja conhecido, o sistema irá adicionar um cabeçalho Ethernet, e enviar o pacote. Mas vamos supor que esta máquina não esteja na tabela ARP. Sendo assim não há como enviar o pacote, porque você precisa do endereço físico. Então o seu sistema usa o protocolo ARP para enviar uma requisição ARP. Basicamente uma requisição ARP diz ‘Eu preciso o endereço físico para o IP 192.168.1.3.

    Todas as máquinas escutam as requisições ARP. Quando uma máquina vê uma requisição ARP para ele mesmo, ele é requisitado a responder. Então 192.168.1.3 verá a requisição e responderá com uma resposta ARP dizendo como resultado para o IP 192.168.1.3 é D0-67-E5-40-B5-3F. Tenha em conta que o resultado obtido é o endereço físico (MAC Address).

    A sua máquina irá salvar esta informação na sua tabela ARP, então os futuros pacotes para esse mesmo endereço poderão ir diretamente. Muitos sistemas tratam a tabela ARP como uma cache, e limpam suas entradas se estas não forem usadas em um determinado período de tempo. Existe uma cache ARP em separado para cada placa de rede.

    UTILIZANDO O COMANDO ARP:

    É possível verificar a cache ARP através do comando arp. Para visualizar a cache ARP, escreva arp -a numa linha de
    comandos

    presentamos algumas opções para o comando ARP:

    -a Mostra todas as entradas ARP correntes lidas da tabela de um arquivo kmem baseada no arquivo núcleo do unix

    -d Apaga uma entrada para o host chamado. Esta opção só poder ser usado pelo super usuário

    -f Le o arquivo chamado filename e marca diversas entradas na tabela ARP

    -s Criar uma entrada ARP para o host chamado hostname com o endereço físico. O endereço físico (MAC Address) é mostrado com 6 bytes hexadecimais separados por pontos.

  • Esse Edmir aí fuma uma, só pode. O cara dando parabéns aqui nos comentários

  • Gabarito D


    O comando do prompt do windows que exibe e modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços físicos usadas pelo protocolo de resolução de endereços é: 


    d) Arp




    .

  • Gabarito D


    O comando do prompt do windows que exibe e modifica as tabelas de conversão de endereços IP para endereços físicos usadas pelo protocolo de resolução de endereços é: 


    d) Arp




    .

  • Perco nem meu tempo nesse tipo de questão.

  • GAB: D

    Address Resolution Protocol ARP: é um padrão da telecomunicação, mais especificamente em redes de computadores, definido pela RFC 826 em 1982, usado para resolução de endereços (conversão) da camada de internet em endereços da camada de enlace.

  • ARP -> LÓGICO PARA FÍSICO

    RARP -> FÍSICO PARA LÓGICO

  • Sobre o ipconfig:


    Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: ALESE Prova: FCC - 2018 - ALESE - Técnico Legislativo - Técnico-Administrativo

    Q886288 - Para resolver um problema de conexão do computador do escritório onde trabalha com a Internet, um Técnico Administrativo ligou para o suporte da empresa provedora de serviços de Internet. O funcionário do suporte solicitou ao Técnico que informasse o endereço IPv4 do computador. Para obter esse número, o Técnico abriu o prompt de comandos do Windows 7, em português, digitou um comando e pressionou a tecla Enter. O comando digitado foi


    B) ipconfig (CERTO)

  • Na próxima encarnação quero vim programadora

  • No Prompt de Comandos do Windows, o usuário poderá digitar comandos para consultar informações sobre a rede de computadores e seus parâmetros de configuração.
    O comando PING é usado para enviar um pacote e aguardar a resposta, determinando o tempo de resposta do dispositivo remoto.
    O comando IPCONFIG é para consultar as informações da placa de conexão, como endereço MAC e endereço IP atribuído.
    O comando ARP é para resolução de endereços IP em endereços MAC. Exibe e modifica as tabelas de traduções dos endereços IP em endereços físicos utilizados pelo protocolo de resolução de endereços (ARP).

    Gabarito: Letra D.

  • ARP - Converte Endereço IP (lógico) para Endereço MAC (físico).

    RAP - Converte Endereço MAC (físico) para Endereço IP (lógico).

  • *_curte_* QUEM MARCOU LETRA B

  • Pessoal,

    O comando "ipconfig" só vai mostrar o ip do computador do usuário.

  • Testem o comando arp -a

ID
2696443
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de computadores, considere:


I. Um computador é formado por 3 blocos básicos: Unidade Central de Processamento, Memória e Dispositivos de Entrada/Saída.

II. Os blocos internos de um computador são interligados por barramentos que podem ser analógicos ou digitais.

III. A unidade central de Processamento é formada basicamente por Unidade Lógica e Aritmética, Registradores e Unidade de Controle.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Lembrando que o computador trabalha apenas com 0 e 1, por isso o item II está errado. Os blocos internos de um computador são interligados por barramentos que trabalham digitalmente.

  • Segundo W. Stallings e a arquitetura IAS, um computador é composto por 4 blocos básicos e não três como cita a afirmação I: Dispostivo de E/S, CPU, Memória e o BARRAMENTO DE SISTEMAS, que interliga os outros 3. Portanto, na minha opinião somente é certa a III afirmativa, letra "e".

  • Barramento e controles deixaria a I completa e correta.

    E é a certa


ID
2696446
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sequência binária a seguir:


11000110 10101000 00000000 00010001


representa corretamente o endereçamento IP:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    Conversão de binário para decimal e vice-versa:

     

    Ex. 1: Converter o número binário 10101000 para decimal:

    128 64 32 16 8 4 2 1 (Esquema para ajudar na conversão. Tipo fórmula de física. É só aplicar com os dados da questão).

    Perceba que de 128 a 1 há 8 números, e que o binário 10101000 é formado por 8 números. 

    Então, é só colocar o binário 10101000 embaixo do esquema. Exemplo:

    128 64 32 16 8 4 2 1

      1   0   1   0  1 0 0 0

    Agora, tenho que somar todos os números que embaixo deles aparecem o número 1.

    128 + 32 + 8 = 168

     

    Ex. 2: Concerter o número decimal 17 para binário:

    128 64 32 16 8 4 2 1

    Dentro desse esquema acima, quais são os números que somados dão 17? Res.: 16 + 1.

    Então, é só colocar o número 1 embaixo do 16 e do 1, e zero embaixo dos números que sobraram. Exemplo:

    128 64 32 16 8 4 2 1

     0    0   0   1  0 0 0 1

    Logo, 17 em binário é = 00010001.

     

    Obs.: Só se somam os números que embaixo aparecem o número 1. O zero não entra na conta.

     

    Fonte: Professor de Informática Renato da Costa.

     

     

     

  • 11000110 10101000 00000000 00010001

    é simples fazendo por parte:

     

    128 64 32 16 8 4 2 1

     0    0   0   1  0 0 0 1 ->dessa sequência  começa da direita para esquerda, colocando os numeros em cima dessa sequencia -> então você faz assim: (o binário é o dobro de cada numero) pois vamos lá -> em cima do 1 você coloca 1 ai  vai dobrar apartir de agora depois do 1 será o  2 depois 4 o dobro do 4 será ....8 até o último item sempre dobrando. (Complicado aqui explicar rsrs)

    a sequencia que será essa 1 2 4 8 16 32 64 128-> só que será aqui em cima desse numero  00010001 da direita para esqueda ( 1286432168421) agora como você fez em cima da sequencia você vai cortar onde tem os 0 dessa -> 00010001e juntos corta também com 1286432168421 e depois somar aquele que você dobrou quantos ficaram -->17. guarda aí

     

    00000000  mesmo fazendo todo o trabalho depois tem que cortar os 0 então será-->  0

     

    128 64 32 16 8 4 2 1

      1   0   1   0  1 0 0 0  em cima dessa sequência colocar o 1 e vai dobrando e fica assim--> 1 2 4 8 16 32 64 128 sempre comerça da direita para esquerda, corta onde estiver 0  ( 10101000)  fica assim 128 64 32 16 8 4 2  1 somando os numero preto fica 168.

    sempre da direita para esquerda .....168.0.17 VAI PARA ALTERNATIVA letra C

    EXPLICAR AQUI QUE É DIFICIL kkkk

     

  • pqp!!!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É rir pra não chorar.

  • kkkkkkk que isso jovem

  • já acabou jéssica

  • Pessoal, desculpe minha ignorância, mas de que lugar saiu o número 17? Esse número consta da explicação do Henrique e da Alanny. Não entendi... kk

    :(

    Bons estudos!

  • Motivo do último ser 17

    cada algarismo representa valor positivo 1 ou negativo  0. A sequência está na Base 2 como diz o próprio nome Binário(2)

    00010001 = 17... começa da direita para esquerda, o primeiro bit (no exemplo é o primeiro numero 1 da direita p/ esquerda)  representa apenas os valores negativos(0) e positivos(1 = 1) daí em diante começamos valores na base binária. segundo valor é negativo(0)  se fosse positivo(1 = 2)

    EXEMPLO direita p/ esquerda

    1   = 1; se fosse 0 o valor seria = 0
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 2
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 4
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 8
    1   = 16; se fosse 0 o valor seria = 0
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 32
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 64
    0   = 0; se fosse 1 o valor seria = 128

    somando os positivos = 17... 

    espero ter ajudado... qualquer erro me avisem :)

  • Se é loko !!!

  • Maneira mais fácil de converter binario em decimal:

    são sempre 8 bits (1 soma, 0 não soma)

    128 64 32 16 8 4 2 1

    Pega cada sequencia, onde tem 1 soma, se for zero não soma.

    Pra fazer a lista começa da direita em 1 e sempre dobra a casa para esquerda.

     

     

  • CHUUUUUUUUUUUUUTE PRA FORA =/

    Alguém explica isso de maneira mais simples, por favor. 

     

  • Melhor comentário é de Alanny Nunes.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  • Endereçamento IP tem a seguinte estrutura

    0     0    0   0  0  0  0 0 0     0    000000   .  00000000.00000000

    128 64  32 16  8 4  2 1  . 128  64  ...

    Portanto o local que aparecer o bit ligado 1(um) significa que você deve pegar a posição e somar todos os locais onde consta o valor 1, vale ressaltar que são 4 grupos de 8 bits como descrito acima e no máximo que você consegue se todos estivem com o bit 1 ligado = 128+64+32+16+8+4+2+1 =255. nesse caso o zero também se conta então seria 256 mas ai não vou entrar em detalhes se não vai complicar.

    com isso vamos a questão.Onde tem bit 1 eu vou somar com o valor daquela posição.

    2^7     2^6           2^2    2^1           2^7        2^5      2^3                                   2^4             2^0

    1          1        000     1         1     0      1        0   1     0  1      000. 00000000 .  000    1     000     1

    128  + 64              +4        +2         .   128+     32 +    8           .         0       .           16  +         1

     (198)                                                .  (168)                                  .  ( 0 )          .(17)

     

     

  • não sei por que fico pedendo meu tempo tentando responder essas questões... lkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjj

  • Conte da esquerda pra direita as casas começando sua contagem por 0,1,2,3...) e eleve ao número da casa onde tem o número 1 . Os espaços entre as sequências devem ser respeitados. Vá de bloco em bloco.

     

    Presta atenção: Você começa a contar por ZERO independente de começar com 0 ou 1, ok? Sua contagem começa falando do zero! Não é pq tem um zero lá, é a forma que vc conta que DEVE começar por 0 e não por 1 como a gente faz usualmente. Então conte sempre as casas assim: ZERO, 1, 2, 3, 4...etc

     

    Vamos lá,

    Primeira parte: 1 1 0 0 0 1 1 0 <------ - aqui o número "1" está na 1º, 2º, 6º e 7º casa. Coloque na base 2 e eleve de acordo com cada casa.

    0

    1º casa = 2 elevado à 1 = 2

    2º casa = 2 elevado à 2 = 4

    0

    0

    0

    6º casa = 2 elevado à 6 = 64

    7º casa = 2 elevado à 7 = 128

    Some ao final Logo, 2 + 4 + 64 + 128 = 198

     

    Segunda parte: 1 0 1 0 1 0 0 0 <----------- (conte da esquerda pra direita o nº de casas "0,1,2,3,4)

    0

    0

    0

    3º casa = 2 elevado à 3 = 8

    0

    5º casa = 2 elevado à 5 = 32

    0

    7ºcasa = 2 elevado à 7 = 128

    Logo: 8+32+128 = 168

     

    Já descobrimos até agora 198.168. e já conseguimos marcar a letra C)

  • GAB: C.

     

    Convertendo o primeiro grupo (11000110), coloca-se,da direita para a esquerda, a correspondente base 2 de cada número:

     

      1   |   1     |   0    |      |   0    |   1    |   1    |   0

    2^7 | 2^6 | 2^5 | 2^4 | 2^3 | 2^2 | 2^1 | 2^0

     

    Para cada número, deve-se multiplicá-lo pela base correspondente:

     

    0 x (2^0)= 0

    1 x (2^1)= 2

    1 x (2^2)= 4

    0 x (2^3)= 0

    0 x (2^4)= 0

    0 x (2^5)= 0

    1 x (2^6)= 64

    1 x (2^7)= 128

     

    Agora, a soma desses resultados irá representar o grupo na base decimal. Logo, (2+4+64+128)= 198.

     

    Fazendo a mesma correspondênca (da direita para a esquerda) para o segundo grupo (10101000), temos:

     

    0 x (2^0)= 0

    0 x(2^1)= 0

    0 x (2^2)= 0

    1 x (2^3)= 8

    0 x (2^4)= 0

    1 x (2^5)= 32

    0 x (2^6)= 0

    1 x (2^7)= 128

     

    Agora, a soma desses resultados irá representar o grupo na base decimal. Logo, (8+32+128)= 168.

     

    Ganhando tempo, já temos como como concluir que o gabarito é a letra C.

  • Questão do demônio... será que o examinador fez pacto com Satã?

     

  • Só consegui entender com o comentário do DANIEL. Na sua explicação, motivo de ser 17:

       0     0     0    0    1      0       0      0      1

    2^8 2^7 2^6 2^5 2^4 2^3 2^2  2^1   2 ^0

    1X2^4 = 16

    1x 2^0 = 1 (todo número elevado a zero é igual a 1)

    16+1=17

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...............KKKKKKKKKKK

  • Quando olho para a minha apostila de informática e vejo o tamanho, sempre penso: poderia estar revisando outra matéria que tem peso 3 ou fazer mais uma redação, por exemplo, ao perder tempo com uma que vale peso 1 e que vai cair 2 ou 3 questões na minha prova.

    E o pior, é que mesmo estudando informática eu ERRO GRANDE PARTE DAS QUESTÕES DA FCC.

    Da mesma forma, índice de erros é tão grande...Vou chutar  o balde e ver se guardo alguma coisa pelas questões...dane-se essa matéria..

    Impossível ir para uma prova sabendo tudo e tendo estudado tudo, quem diz isso está mentindo...não vai passar...

    só um desabafo!

    E que Deus me ajude!!!!!

  • Aprendi assistindo esse vídeo junto com meu filho nesse momento! Não esqueço mais!

    https://www.youtube.com/watch?v=jCPqX_WLbZs

    Após assistir o vídeo, faça uma sequência decimal qualquer e transforme em binário, voilà

  • Essa aí a gente chuta e finge que nada aconteceu

  • O endereço IPV4 tem 4 segmentos. Na conversão para decimal os segmentos ficam demarcados por pontos. Os últimos dígitos do último segmento são 10001. Isso corresponde a 17 decimal. 2**4=16+1=17. Ficamos entre as opções C e E. O terceiro segmento é zero e não ajuda a escolher a resposta. O segundo segmento com certeza não corresponde a 10 que seria 1010, isto é 2**3+2**1. Restou a letra E.

  • ESSA QUESTÃO É PARA SER COMANDANTE DA NASA ou DO UNIVERSO? PQP 

  • Gente! é mais simples do que parece! o vídeo que o colega postou vale super a pena! https://www.youtube.com/watch?v=jCPqX_WLbZs

    daí só fazer essa continha com o 00010001 e chega no resultado da questão :DD

  • https://www.youtube.com/watch?v=jCPqX_WLbZs 

    Depois desse vídeo fica simples. 

  • Eu tô rindo,mas com respeito ao meu desespero 

  • essa questao e muito facil 

    basta fazer a seguinte formula 

    128 64 32 16 8 4 2 1

    1     1   0    0 0 1 1 0

    ta meio feio ou muito feio mais todos entenderão,feito isso e so somar o vaor dos numeros que tem 1 

    ex; 128+64+4+2= 198

    agora e so fazer a mesa coisa com o restante dos binarios 

    questao letra cccccccc

     

  • Santo Deus poderoso, afastai de nós esse tipo de questão.

  • ISSO E UMA INFAMIA.....DEUS ME DEFENDERAI.....

  • No chute, letra C, de CRISTO

  • Gente é bem mais fácil do que parece rs. 

  • Querem um técnico em saneamento ou um técnico de informática no cargo de técnico de saneamento? 

  • Acho que essa questão é para os cargos específicos da área de computação...


  • Os endereços IP, versão 4, possuem 4 octetos com números de 0 a 255.
    O primeiro octeto identifica qual é a classe de IP usada.

    Classe         Gama de Endereços    
    A         0.0.0.0 até 127.255.255.255
    B         128.0.0.0 até 191.255.255.255
    C         192.0.0.0 até 223.255.255.255
    D         224.0.0.0 até 239.255.255.255
    E         240.0.0.0 até 255.255.255.254

    O número binário 11000110 10101000 00000000 00010001 precisa ser convertido para decimal.
    A conversão para decimal consiste em somar os valores absolutos das posições relativas que contenham 1.

    11000110 = 128+ 64 + 0 + 0 + 0 + 4 + 2 + 0 = 198
    10101000 = 128 + 0 + 32 + 0 + 8 + 0 + 0 + 0 = 168
    00000000 = 0
    00010001 = 0 + 0 + 0 + 16 + 0 + 0 + 0 + 1 = 17

    198.168.0.17
    Endereço IPv4 de classe C.

    Gabarito: Letra C.
  • Imagina se não fossem noções de informática...

  • apenas agradecendo aos amigos que ajudam com as respostas! estou feliz em ter aprendido ! grato!

  • kkkkkkkkk so acertei porquequando vejo o ip do meu sky gato aparece o numero 168 no meio

  • Não sei que que a galera tá reclamando tanto

    Questão de cargo específico

    O dia que eu vir cobrando em concurso de área policial (sem ser PF) ou outra área não específica (tribunal, etc)

    Aí eu vou tentar aprender esse negócio, rs.

  • Não Erro mais nunca, valeu pela explicação @antoni zorze

  • melhor comentario Daniel Rodrigues, mas vejam junto com o video.

  • Galera, prestem atenção na prova em que foi aplicada essa questão, Técnico de Sistemas - Eletrônica. É óbvio que uma questão dessa nunca cairia em uma prova de Analista Jurídico, Administrativo ou qualquer outro cargo que não estivesse relacionado com tecnologia.

  • Obrigado pela explicação Antonio Zorze! Melhor comentário, simples e fácil!

  • A cada 8 bits (ou um octeto) forma-se um número decimal. Para realizar o cálculo:

    a) tome como referência um octeto;

    b) da direita para esquerda, inicie pelo número 1 e insira múltiplos de 2 na POSIÇÃO de cada bit. Resultando na seguinte conta:

    = 0*128 + 0*64 + 0*32 + 1*16 + 0*8 + 0*4 + 0*2 + 1*1

    16 + 1 = 17

    (OBS: Os destaques em vermelho são os múltiplos de 2. Se o octeto estiver com todos os bits iguais a "1" - 11111111 - o resultado será 255)

    c) Utilize a mesma regra com os demais octetos.

    Letra C

  • É sério isso?

  • É tão lindo quando cai uma questão dessa e vc sabe responder, rs

    Professor Renato da Costa sabe explicar mto bem esse assunto, recomendo. 

  • 11000110 10101000 00000000 00010001 = 198.168.0.17

    Montar a Tabela Binária e Somar:

    128--64--32--16--8--4--2--1

    1-----1-----0----0---0--1--1--0 --> 198 = 128+64+4+2

    1-----0-----1----0---1--0--0--0 --> 168 = 128+32+8

    0-----0-----0----0---0--0--0--0 --> 0

    0-----0-----0----1---0--0--0--1 --> 17 = 16+1

  • 128 64 32 16 8 4 2 1

    1 1 0 0 0 1 1 0 = 128+64+4+2 = 192

    1 0 1 0 1 0 0 0 = 128+32+8 = 168

    192.168. LETRA C

  • Aquele tipo de questão que te diferencia dos primeiros colocados na prova

  • "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • Noções de informática. Hum, "ÇEI"!

  • Converte para Binário meu filho.

  • Luís Henrique, brilhante comentário! Obrigada.

  • é vc satanás?

  • É legal quando você entende a "lógica"....

    O difícil é só entender mesmo kkk

  • Os endereços IP, versão 4, possuem 4 octetos com números de 0 a 255.

    O primeiro octeto identifica qual é a classe de IP usada.

    Classe      Gama de Endereços   

    A      0.0.0.0 até 127.255.255.255

    B      128.0.0.0 até 191.255.255.255

    C      192.0.0.0 até 223.255.255.255

    D      224.0.0.0 até 239.255.255.255

    E      240.0.0.0 até 255.255.255.254

    O número binário 11000110 10101000 00000000 00010001 precisa ser convertido para decimal.

    A conversão para decimal consiste em somar os valores absolutos das posições relativas que contenham 1.

    11000110 = 128+ 64 + 0 + 0 + 0 + 4 + 2 + 0 = 198

    10101000 = 128 + 0 + 32 + 0 + 8 + 0 + 0 + 0 = 168

    00000000 = 0

    00010001 = 0 + 0 + 0 + 16 + 0 + 0 + 0 + 1 = 17

    198.168.0.17

    Endereço IPv4 de classe C.

    Gabarito: Letra C.


ID
2696449
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Um sistema supervisório

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
2696452
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere as situações de manutenção apresentadas a abaixo.


I. Procedimentos da manutenção, tais como lubrificações periódicas, as revisões sistemáticas do equipamento, os planos de calibração, de aferição de instrumentos e de inspeção de equipamentos.

II. Realizada uma vistoria em um equipamento, percebe-se que uma peça está com problemas, mas que não afeta o funcionamento da máquina de forma imediata. Com o conhecimento prévio do problema, o profissional da manutenção programa o conserto em um momento que não atrapalhe a produção.

III. Uma máquina aparenta estar em perfeito estado e em constante produção, mas em algum momento uma peça apresentou falha e a produção teve que ser parada. Analisa-se o problema e planeja-se a execução da manutenção de forma a colocar a máquina em produção no menor tempo possível.

IV. Utiliza-se o acompanhamento dos parâmetros das peças para que trocas sejam feitas antes do fim da sua vida útil e programa-se o melhor momento para a manutenção.


Representam técnicas de manutenção preventiva as situações descritas em

Alternativas
Comentários
  • I - Preventiva

    II - Preventiva

    III - Corretiva

    IV - Preditiva

  • Na minha opinião, de acordo com cursos de manutenção e experiência de 5  anos no setor, o item II - II. Realizada uma vistoria em um equipamento, percebe-se que uma peça está com problemas, mas que não afeta o funcionamento da máquina de forma imediata. Com o conhecimento prévio do problema, o profissional da manutenção programa o conserto em um momento que não atrapalhe a produção. 

    O item diz que a peça está com problemas e o profissional programa o conserto, então nunca que este procedimento seria uma manutenção preventiva e sim uma manutenção corretiva programada, pois a peça apresenta defeito.

    A questão poderia ter sido anulada, mas por eliminação se poderia ter acertado.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Concordo com o Marcelo. Dentro da minha visão o único ítem que se encaixa como sendo manutenção preventiva é o I.

  • Eu discordo do gabarito, por mais que a IV seja definitivamente o caso de manutenção preditiva, não seria a manutenção preditiva uma manutenção preventiva baseada nas condições do equipamento?

  • A banca esqueceu do conceito de corretiva programada


ID
2696455
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

No que diz respeito a microcontroladores, considere:


I. Dispositivos utilizados basicamente para controle de temperatura e pressão em uma planta industrial.

II. Dispositivos que possuem internamente a parte lógica de um microcomputador, também denominados Single Chip Microcomputer.

III. Podem utilizar tecnologia SISC ou RISC.

IV. Utilizam somente entradas e saídas digitais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Sisc? Com S?

  • Se com Sisc eles queriam dizer CISC, essa é um tipo de questão que cabe recurso fácil.


ID
2696458
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Dispositivo sensor de temperatura que produz uma diferença de potencial elétrico na junção fria devido à temperatura da junção quente (ou junção de detecção), sendo esta última formada por dois metais diferentes, como cromel e alumel:

Alternativas

ID
2696464
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Simboliza uma válvula direcional de 3 vias por 2 posições:

Alternativas
Comentários
  • letra B

     

  • Quantidade de "Quadradinhos" = Posições


    Quantidade de setas = vias


    O início e o fim de uma seta são contados como vias.


    O pequeno t é considerado uma via, chamado de bloqueio



    (Sou um mero estudante, se estiver errado podem me corrigir, mas eu decorei assim kkkkk)

  • Na verdade, 1 seta representa 2 vias, o bloqueio representa 1 via


ID
2696470
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Em processos industriais, na transmissão elétrica, o sinal padronizado em miliampère está expresso em:

Alternativas

ID
2696473
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os processos que envolvem o condicionamento do gás natural, o processo de desidratação é um dos mais importantes, pois, em certas condições, a água pode formar hidratos com o gás. O efeito indesejado dessa reação

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer conhecimentos sobre o processo de condicionamento do gás natural. Para resolvê-la é importante saber o que são os hidratos, citados no enunciado. Os hidratos de gás são substâncias sólidas e possuem aspectos similares ao gelo, formando-se quando moléculas de gases de baixo peso molecular são combinadas com água à baixas temperaturas e altas pressões. A água é capaz de "encapsular" os gases formando um sólido cristalino. Com base nessa definição, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - De acordo com o enunciado, o efeito indesejado tem relação com o processo de formação de hidratos, que são substâncias sólidas  formadas a partir do contato da água com moléculas de gases. Dessa forma, não há geração dos gases metano e etano.

    B) ERRADA - Conforme o enunciado, o efeito indesejado tem relação com o processo de formação de hidratos, que são substâncias sólidas  formadas a partir do contato da água com moléculas de gases. Dessa forma, a formação de hidratos não corresponde à produção de gasolina.

    C) ERRADA - A presença de água pode acelerar o processo de corrosão dos dutos. Entretanto, de acordo com o enunciado, o efeito indesejável tem relação com o processo de formação de hidratos. A reação de formação dos hidratos não causa corrosão.

    D) CORRETA - Os hidratos de gás são sólidos são formados quando moléculas de gases são combinadas com água à baixas temperaturas e altas pressões. Eles possuem aspecto similar ao gelo. Dessa forma, por serem sólidos, eles podem se depositar na tubulação, diminuindo seu diâmetro.

    E) ERRADA - Conforme o enunciado, o efeito indesejado tem relação com o processo de formação de hidratos, que são substâncias sólidas  formadas a partir do contato da água com moléculas de gases. Sendo assim, na reação de formação dos hidratos não ocorre geração dos gases propano e butano.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2696479
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Os CLPs normalmente apresentam entradas reservadas para sinais analógicos. Assim, em aplicações normais, pode-se ligar em uma dessas entradas o dispositivo analógico que consta em

Alternativas

ID
2696485
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere os tópicos de segurança presentes na NR-10:1 − Proteção Coletiva, 2 − Controle e 3 − Proteção Individual e as recomendações abaixo.


I. As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

II. As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

III. O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.


As recomendações I, II e III atendem, respectivamente, aos tópicos da NR 10:

Alternativas
Comentários
  • I. As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.  3 − Proteção Individual

    II. As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. 2 − Controle

    III. O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes. 1 − Proteção Coletiva

    Gabarito: 3,2 e 1

  • PRIMEIRO PENSE EM: COLETIVO E POR ULTIIMO EPI'S QUE VOCÊ MATA A QUESTÃO...

  • 10.2.9. Medidas de proteção individual

    10.2.9.2. As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.  

    10.2.3. As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. 

    10.2.8. Medidas de proteção coletiva

    10.2.8.3. O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

    I-3

    II-2

    III-1

    Gabarito: C