Gabarito: letra "D".
1. Na última fala da menina, a autora quis trazer a carga humorística da piada.
CORRETO: justamente pela quebra da expectativa da fala da filha para a resposta de sua mãe: "— Xi, vou ganhar uma irmãzinha".
2. Pela fala da mãe, infere-se que a menina era circunspecta e, por isso, a mãe quis dar a ela um recado para continuar assim.
ERRADO: "circunspecta" significa "cautelosa, prudente, que olha à volta de si", o que não é o caso da menina do texto, que, se infere, como mal comportada.
(fonte: <https://www.dicionarioinformal.com.br/circunspecta/>. Acesso em 24 de maio de 2021).
3. Pela resposta da filha infere-se que ela não pretende mudar seu comportamento.
ERRADO: pois embora a mãe, responda indiretamente a sua filha de que queria que ela fosse mais comportada, essa expressa que não mudará o seu mal comportamento pela fala " — Xi, vou ganhar uma irmãzinha …"
4. O termo “mamãe” exerce a função sintática de vocativo.
CORRETO: vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação (geralmente, por vírgula).
(fonte: <https://www.portugues.com.br/gramatica/vocativo.html>. Acesso em 24 de maio de 2021).
5. Se a mãe, em sua resposta, tivesse usado o pretérito mais-que-perfeito sua resposta teria mais assertividade.
ERRADO: pois o "pretérito mais-que-perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação passada. Pode indicar também um acontecimento situado de forma incerta no passado".
Ademais, se tivéssemos usado o pretérito mais-que-perfeito, a resposta da mãe do no texto teria ficado até sem sentido, vejamos:
Verbo no original: "— Eu queria… uma menina muito bem-comportada".
Verbo no pretérito mais-que-perfeito do indicativo: "— Eu quisera (?)… uma menina muito bem-comportada".
Verbo no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo: "— Eu tinha/havia querido (?)… uma menina muito bem-comportada".
(fonte: <https://www.conjugacao.com.br/preterito-mais-que-perfeito-do-indicativo/>. . Acesso em 24 de maio de 2021).